LÍNGUA PORTUGUESA
6º Anos A, B, C, D e F – Professoras
Luciana e Shirley
1 – Construa um barquinho de papel observando todo o
passo a passo. Em seguida, elabore um texto de instrução como se deve construir
um barquinho de papel.
Faça em
folha separada apresentando todo o processo em desenho como no modelo da
construção do avião presente na Apostila São Paulo faz escola – Volume 2 página
25.
Ø Preste
atenção na colocação verbal característica do texto de instrução. Além disso, a
ilustração pedida é fundamental para orientar na realização da tarefa.
2 – Ler a pequena biografia sobre Leonardo da Vinci –
Apostila São Paulo faz Escola, Volume 2 – página 29
Ø Resolver
as questões da atividade 5 (a,b,c,d,e,f ) – Decifrando Enigmas página 30.
Ø Na
mesma página 30, ler a orientação da Atividade 6 e produzir uma biografia, em
folha para entregar, sobre um super-herói que você admira ou um super-herói
criado por você mesmo. Siga as instruções da atividade.
Observação: Produzir
o texto com atenção, observando a colocação verbal além da pontuação adequada e
utilização da ortografia correta. Quando necessário, consulte ao dicionário.
3 – Com base na produção de texto 1 (texto de instrução
para construção do barquinho) e produção
de texto 2 (biografia de um Super-herói). Resolva as questões:
a) Circule
os verbos do texto de instrução do barquinho e os verbos da biografia do
super-herói.
b) Em que
modo se encontra os verbos do texto de instrução?
c) Em que
modo se encontra os verbos da Biografia?
ATENÇÃO: As atividades desenvolvidas são
baseadas nas aulas de Língua Portuguesa 6º Ano do Centro de Mídias SP, nos dias
16, 18 e 23/06/2020. Caso precise assistir novamente, acesse ao Youtube canal
centro de mídas.
“Estamos à disposição no chat do App Centro
de Mídias, de segunda a sexta-feira das 15h ás 17h, ou através do google
classroom (sala de aula)”
6º ano E – Profª
Marlene
1) Assista os vídeos, preste atenção na
música e nos movimentos dos bailarinos e em seguida responda:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
2) Quais sentimentos você
experimentou ao assistir o vídeo? Exemplo: Amor, saudade, paz, tristeza, raiva
entre outros....
3) Em seguida, Elabore um pequeno texto, no mínimo 10 linhas, tendo em vista como inspiração as apresentações que você assistiu.
MATEMÁTICA
6º Anos A, B– Profª Adriana / 6ª E, F –
Profª Viviane
Para realização da atividade você vai usar a apostila
Caderno do Aluno 2, observe as explicações e realize os exercícios.
Atividade 2 e 3 do Caderno do aluno - Volume 2, páginas
61 e 62 (imagem anexa abaixo).
6º anos C, D – Profª Alecsandra
Tema: Frações e unidades de medidas
Observe as explicações do Caderno do Aluno e responda os
exercícios abaixo.
1) Qual fração
representa a parte colorida?
2) Pinte nas figuras abaixo a fração indicada.
a) 1 km equivale a ………. m.
b) 1 hm equivale a ………. m.
c) 1 dam equivale a ………. m.
d) 1 dm equivale a ………. m.
e) 1 cm equivale a ………. m.
f) 1 mm equivale a ………. m.
4) Um balconista vendeu 80 cm de corda de nylon a um
freguês. Esse balconista preencherá corretamente a nota, escrevendo:
a) 0,80 cm
b) 0,08 cm
c) 0,0008cm
d) 0, 80m
5) Em uma madeireira empilham-se 20 tábuas de 2,5 cm e 15
tábuas de 3,5 cm de espessura. Qual a altura da pilha de tábua.
HISTÓRIA
6º Anos A, B, C, D, E, F – Profª Claudia
ORIENTAÇÕES: Essa Atividade
deve ser feita em folha separada (papel almaço ou folha de caderno sem
rebarba), com capa contendo nome completo, número, série, Disciplina: História
e nome da professora: Claudia Borges.
Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br Instagram
- @profclaudiaborges
Tema: Os povos indígenas do
Brasil ontem e hoje
Introdução: Como
acompanhamos na última aula do Centro de Mídias (17/06) sobre os povos
indígenas do Brasil, podemos identificar as diferentes interpretações sobre os
povos indígenas após a chegada dos portugueses e seus reflexos para o Brasil de
hoje.
1 – Assista ao vídeo abaixo
e responda as questões:
a) Quem
são as populações indígenas do Brasil?
b) Todos
os povos indígenas do Brasil são iguais? Justifique.
c) Que
tipos de preconceitos sofrem os povos indígenas?
d) O
que você achou de mais interessante no vídeo?
2 – Leia o trecho da carta
de Pero Vaz de Caminha que foi escrita quando os portugueses chegaram ao
Brasil:
“A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornariam, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Ora veja Vossa Alteza se quem em tal inocência vive se converterá ou não, ensinando-lhes o que pertence à sua salvação. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
Referência: Fundação Biblioteca Nacional. Departamento
Nacional do Livro. A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA. Link: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf
Agora responda as questões:
a) Como
Caminha descreve os índios na carta?
b) Você
acha que as pessoas atualmente tem a mesma visão sobre os índios como é
descrita na carta? Justifique.
c) Quais
são os diversos tipos de indígenas apresentados no final do vídeo que existem
hoje no Brasil? Como eles vivem? O que eles defendem?
d) Os
índios atualmente no Brasil vivem como os índios encontrados pelos portugueses
em 1500? Justifique.
3 – Assista ao vídeo abaixo:
· Agora crie em uma folha sulfite ou na folha do seu caderno de desenho, um slogan que defenda a questão indígena do Brasil atualmente, faça uma frase de efeito e uma ilustração. Não se esqueça de fazer margem de 2 cm na folha e colorir o desenho com bastante capricho!!! Utilize para escrever a frase letra de forma ou letra bastão.
Espero que todos estejam bem!!!
Dúvidas enviar pelo e-mail estarei à disposição! Bjos
GEOGRAFIA
6º Anos A, B, C, D, E, F – Profº Emílio
Pesquisar o mapa político do continente africano, copiar numa folha de papel sulfite ou papel vegetal e escrever o nome dos países.
CIÊNCIAS
6º ano A – Profª Carla
Lições para estudar (não precisa entregar) – Caderno do
aluno - volume 2
• Leitura: páginas 10, 12, 13, 14
e 15.
Desenhar as células animal e vegetal especificando as
partes internas (organelas) de cada uma e as suas respectivas funções.
6º anos B, C, D, E – Prof. Vanderlei / 6º
ano F – Profª Alecsandra
Níveis de organização dos seres Vivos
1) Com auxílio do livro didático, apostila volume 2 e vídeo do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gCnQvlHrFTI respondam as atividades abaixo:
a) Nomeie cada
estrutura celular representada no quadro acima.
A=
B=
C=
D=
E=
F=
G=
H=
2) De acordo
com o vídeo, descreva a função de cada estrutura celular.
A=
B=
C=
D=
E=
F=
G=
Caso haja dúvidas entrar em contato com seu professor
através do grupo da sala.
INGLÊS
6º ano A, B, C, D, E – Profª Rosana
Observe a apostila Caderno do Aluno para realizar a
atividade abaixo:
Fonte utilizada: SP FAZ ESCOLA -CADERNO DO ALUNO - VOL. 2
-PARTE 1
1. Copie (folha separada) e complete o quadro da página
40 utilizando as palavras abaixo:
Coverage (cobertura):
scales, shell, feathers, fur, skin
Procreation
(procriação): born from eggs / born from mom
Feed (alimentação): insects,
birds, fish, plants, fruit, meat, grains, vegetables, milk
TIRAR DÚVIDAS NO EMAIL: rosanafrdomingues@gmai.com
6º ano F – Profª Joyce
1) Assista ao vídeo da música You say (Lauren Daigle),
escolha o site de sua preferência e pesquise a letra da música.
Sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=YOrUnd4i3fA
2) Escolha um
trecho da letra da música e faça a tradução dele, depois faça um desenho que
representa esse trecho escolhido por você; utilize para o desenhar papel
sulfite ou em folha de caderno de desenho.
ARTE
6º ano A, B, C, D, E, F – Profª Michele
1- Crie uma composição (um desenho) com os figurinos das danças folclóricas
brasileiras.
Materiais: folha sulfite ( 1 ) e lápis de cor.
Margem: 2 cm
Técnica de pintura: degradê ou tradicional.
Figurinos: no mínimo 3.
EDUCAÇÃO FÍSICA
6º ano A, B, C, D, E, F – Prof. Edgard
Assista os vídeos abaixo e depois realize a atividade
proposta:
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
https://www.youtube.com/watch?v=8TaswiOvv0o&feature=youtu.be
1- Apreciar os dois vídeos acima.
2- Fazer um texto comparativo entre a dança contemporânea e o hip hop
(street dance). Utilizar folha de caderno com nome completo e série, sem
rebarba com no mínimo 10 linhas.
3 - Convidar a família para juntos, realizarem os movimentos das danças
apreciadas.
PROJETO DE VIDA
6º ano A, B – Profª Aline
“Desafio dos superpoderes”
Reflita sobre suas qualidades.
A partir de todas as suas qualidades exaltadas por seus
familiares e conhecidos próximos (atividade feita anteriormente com o desenho
de uma flor), você refletirá sobre “onde
está e para onde quer ir”.
Essa reflexão deve levar em conta suas principais qualidades
e seus planos para o futuro (o que quero ser quando crescer? ; qual caminho
devo seguir para alcançar isso? ; como posso me organizar para alcançar o que
almejo?).
Após essa reflexão você deverá copiar essas três questões
em uma folha separada, sem rebarba, com cabeçalho, nome completo, série e
respondê-las. Capriche na letra e na organização. Essa atividade deverá ser
entregue na escola na data mencionada no blog.
1) Como estou
me desenvolvendo?
2) Para onde
quero ir/chegar com esse desenvolvimento?
3) Qual é o
próximo passo que preciso dar para me ajudar no desenvolvimento esperado?
6º C, D, E, F – Prof. Vanderlei
Tema: Reforçando os pontos fortes e os que ainda precisam
fortalecer
1) Complete a tabela destacando seus pontos fortes, onde
usá-los, fracos e como melhorá-los.
Pontos
fortes |
Onde
usar |
Pontos
fracos |
Como
melhorar |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2) Dos pontos fortes citados por você, qual é o que mais
se destaca em você?
3) Dos seus pontos fracos, qual você julga ser o mais
difícil para se trabalhar?
TECNOLOGIA
6º ano A, B, C, D – Profª Roseli
Profa
Roseli E-mail rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
(ATIVIDADE ATUALIZADA)
Tema: Bullying
e Cyberbullying.
Assista ao filme “ Um grito de Socorro" (SPIJT).
E faça uma sinopse, escreva um breve resumo e reflexões sobre o filme.
Filme: Um grito de Socorro. classificação: 12 anos
Click no link para assistir ao filme dublado: https://www.youtube.com/watch?
6º ano E, F – Profª Viviane
Leia a
página recomendada abaixo e realiza a atividade:
APOSTILA
SP FAZ ESCOLA
PG. 57 - Atividade
2 - RODA DE CONVERSA
Refazer
em folha separada para ser entregue.
Posso dizer que esse blog ajuda muito mas eu não estou entendendo augumas atividades
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá boa tarde
ResponderExcluirEu não estou conseguindo acessar o vídeo da matéria de educação física
Sou aluna do 6 ano c
Por favor poderia reenviar
O vídeo de educação física já foi alterado.
ResponderExcluirObg
ResponderExcluirBoa tarde o trabalho de matemática é para ser realizado em papel almaço ou só na apostila ?
ResponderExcluirBoa tarde onde encontro o filme ref a materia de tecnologia e inovação? Não achei em lugar algum, nem youtube,nem netflix,nem amazon...teria um link prof roseli para facitar?
ResponderExcluirBoa tarde como é pra fazer o de projeto de vida,pois não estou entendendo
ResponderExcluirBoa tarde não estou entendendo como faz o trabalho de projetos de vida ?
ResponderExcluir