Pesquisar

domingo, 12 de julho de 2020

6º ano

6º ano


ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.


LÍNGUA PORTUGUESA

 

6º Anos A, B, C, D e F – Professoras Luciana e Shirley

1 – Construa um barquinho de papel observando todo o passo a passo. Em seguida, elabore um texto de instrução como se deve construir um barquinho de papel.

       Faça em folha separada apresentando todo o processo em desenho como no modelo da construção do avião presente na Apostila São Paulo faz escola – Volume 2 página 25.



Ø  Preste atenção na colocação verbal característica do texto de instrução. Além disso, a ilustração pedida é fundamental para orientar na realização da tarefa.

 

 

 

2 – Ler a pequena biografia sobre Leonardo da Vinci – Apostila São Paulo faz Escola, Volume 2 – página 29

Ø  Resolver as questões da atividade 5 (a,b,c,d,e,f ) – Decifrando Enigmas página 30.

Ø  Na mesma página 30, ler a orientação da Atividade 6 e produzir uma biografia, em folha para entregar, sobre um super-herói que você admira ou um super-herói criado por você mesmo. Siga as instruções da atividade.

Observação: Produzir o texto com atenção, observando a colocação verbal além da pontuação adequada e utilização da ortografia correta. Quando necessário, consulte ao dicionário.

3 – Com base na produção de texto 1 (texto de instrução para construção do barquinho) e produção de texto 2 (biografia de um Super-herói). Resolva as questões:

          a) Circule os verbos do texto de instrução do barquinho e os verbos da biografia do super-herói.

          b) Em que modo se encontra os verbos do texto de instrução?

          c) Em que modo se encontra os verbos da Biografia?

 

ATENÇÃO: As atividades desenvolvidas são baseadas nas aulas de Língua Portuguesa 6º Ano do Centro de Mídias SP, nos dias 16, 18 e 23/06/2020. Caso precise assistir novamente, acesse ao Youtube canal centro de mídas.

“Estamos à disposição no chat do App Centro de Mídias, de segunda a sexta-feira das 15h ás 17h, ou através do google classroom (sala de aula)”

 

6º ano E – Profª Marlene

1) Assista os vídeos, preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos e em seguida responda: 

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

 2) Quais sentimentos você experimentou ao assistir o vídeo? Exemplo: Amor, saudade, paz, tristeza, raiva entre outros....

  3)   Em seguida, Elabore um pequeno texto, no mínimo 10 linhas, tendo em vista como inspiração as apresentações que você assistiu.


MATEMÁTICA

 

6º Anos A, B– Profª Adriana / 6ª E, F – Profª Viviane

 

Para realização da atividade você vai usar a apostila Caderno do Aluno 2, observe as explicações e realize os exercícios.

Atividade 2 e 3 do Caderno do aluno - Volume 2, páginas 61 e 62 (imagem anexa abaixo).

6º anos C, D – Profª Alecsandra

Tema: Frações e unidades de medidas

Observe as explicações do Caderno do Aluno e responda os exercícios abaixo.

1)       Qual fração representa a parte colorida?



2)       Pinte nas figuras abaixo a fração indicada.



a) 1 km equivale a ………. m.

b) 1 hm equivale a ………. m.

c) 1 dam equivale a ………. m.

d) 1 dm equivale a ………. m.

e) 1 cm equivale a ………. m.

f) 1 mm equivale a ………. m.

 

4) Um balconista vendeu 80 cm de corda de nylon a um freguês. Esse balconista preencherá corretamente a nota, escrevendo:

a) 0,80 cm

b) 0,08 cm

c) 0,0008cm

d) 0, 80m

 

5) Em uma madeireira empilham-se 20 tábuas de 2,5 cm e 15 tábuas de 3,5 cm de espessura. Qual a altura da pilha de tábua.

 

 

HISTÓRIA

 

6º Anos A, B, C, D, E, F – Profª Claudia

ORIENTAÇÕES: Essa Atividade deve ser feita em folha separada (papel almaço ou folha de caderno sem rebarba), com capa contendo nome completo, número, série, Disciplina: História e nome da professora: Claudia Borges.

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br                                            Instagram - @profclaudiaborges

Tema: Os povos indígenas do Brasil ontem e hoje

Introdução: Como acompanhamos na última aula do Centro de Mídias (17/06) sobre os povos indígenas do Brasil, podemos identificar as diferentes interpretações sobre os povos indígenas após a chegada dos portugueses e seus reflexos para o Brasil de hoje.

1 – Assista ao vídeo abaixo e responda as questões:

https://youtu.be/cQkA5PDow2s

a)    Quem são as populações indígenas do Brasil?

b)    Todos os povos indígenas do Brasil são iguais? Justifique.

c)     Que tipos de preconceitos sofrem os povos indígenas?

d)    O que você achou de mais interessante no vídeo?

2 – Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que foi escrita quando os portugueses chegaram ao Brasil:

 

“A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornariam, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Ora veja Vossa Alteza se quem em tal inocência vive se converterá ou não, ensinando-lhes o que pertence à sua salvação. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

Referência: Fundação Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro. A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA. Link: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf

Agora responda as questões:

a)    Como Caminha descreve os índios na carta?

b)    Você acha que as pessoas atualmente tem a mesma visão sobre os índios como é descrita na carta? Justifique.

c)     Quais são os diversos tipos de indígenas apresentados no final do vídeo que existem hoje no Brasil? Como eles vivem? O que eles defendem?

d)    Os índios atualmente no Brasil vivem como os índios encontrados pelos portugueses em 1500? Justifique.

3 – Assista ao vídeo abaixo:

https://youtu.be/y_tKDCBimTQ

·       Agora crie em uma folha sulfite ou na folha do seu caderno de desenho, um slogan que defenda a questão indígena do Brasil atualmente, faça uma frase de efeito e uma ilustração. Não se esqueça de fazer margem de 2 cm na folha e colorir o desenho com bastante capricho!!! Utilize para escrever a frase letra de forma ou letra bastão.

Espero que todos estejam bem!!! Dúvidas enviar pelo e-mail estarei à disposição! Bjos

 

GEOGRAFIA

 

6º Anos A, B, C, D, E, F – Profº Emílio

Pesquisar o mapa político do continente africano, copiar numa folha de papel sulfite ou papel vegetal e escrever o nome dos países.

CIÊNCIAS

 

6º ano A – Profª Carla

Lições para estudar (não precisa entregar) – Caderno do aluno - volume 2

•         Leitura: páginas 10, 12, 13, 14 e 15.

Desenhar as células animal e vegetal especificando as partes internas (organelas) de cada uma e as suas respectivas funções.

 

6º anos B, C, D, E – Prof. Vanderlei / 6º ano F – Profª Alecsandra

Níveis de organização dos seres Vivos

1)       Com auxílio do livro didático, apostila volume 2 e vídeo do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gCnQvlHrFTI   respondam as atividades abaixo:

a)       Nomeie cada estrutura celular representada no quadro acima.

A=

B=

C=

D=

E=

F=

G=

H=

2)       De acordo com o vídeo, descreva a função de cada estrutura celular.

A=

B=

C=

D=

E=

F=

G=

Caso haja dúvidas entrar em contato com seu professor através do grupo da sala.

 

INGLÊS

 

6º ano A, B, C, D, E – Profª Rosana

Observe a apostila Caderno do Aluno para realizar a atividade abaixo:

Fonte utilizada: SP FAZ ESCOLA -CADERNO DO ALUNO - VOL. 2 -PARTE 1                                                                                                    

1. Copie (folha separada) e complete o quadro da página 40 utilizando as palavras abaixo:

Coverage (cobertura): scales, shell, feathers, fur, skin

Procreation (procriação): born from eggs / born from mom

Feed (alimentação): insects, birds, fish, plants, fruit, meat, grains, vegetables, milk

TIRAR DÚVIDAS NO EMAIL: rosanafrdomingues@gmai.com

 

6º ano F – Profª Joyce

1) Assista ao vídeo da música You say (Lauren Daigle), escolha o site de sua preferência e pesquise a letra da música.

Sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=YOrUnd4i3fA


 2) Escolha um trecho da letra da música e faça a tradução dele, depois faça um desenho que representa esse trecho escolhido por você; utilize para o desenhar papel sulfite ou em folha de caderno de desenho.

 

ARTE

 

6º ano A, B, C, D, E, F – Profª Michele

1- Crie uma composição (um desenho) com os figurinos das danças folclóricas brasileiras.

 

Materiais: folha sulfite ( 1 ) e lápis de cor.

Margem: 2 cm

Técnica de pintura: degradê ou tradicional.

Figurinos: no mínimo 3.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

6º ano A, B, C, D, E, F – Prof. Edgard

Assista os vídeos abaixo e depois realize a atividade proposta:

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

https://www.youtube.com/watch?v=8TaswiOvv0o&feature=youtu.be


 

1- Apreciar os dois vídeos acima.

2- Fazer um texto comparativo entre a dança contemporânea e o hip hop (street dance). Utilizar folha de caderno com nome completo e série, sem rebarba com no mínimo 10 linhas.

3 - Convidar a família para juntos, realizarem os movimentos das danças apreciadas.


PROJETO DE VIDA

 

6º ano A, B – Profª Aline

“Desafio dos superpoderes”

Reflita sobre suas qualidades.

A partir de todas as suas qualidades exaltadas por seus familiares e conhecidos próximos (atividade feita anteriormente com o desenho de uma flor), você refletirá sobre “onde está e para onde quer ir”.

Essa reflexão deve levar em conta suas principais qualidades e seus planos para o futuro (o que quero ser quando crescer? ; qual caminho devo seguir para alcançar isso? ; como posso me organizar para alcançar o que almejo?).

Após essa reflexão você deverá copiar essas três questões em uma folha separada, sem rebarba, com cabeçalho, nome completo, série e respondê-las. Capriche na letra e na organização. Essa atividade deverá ser entregue na escola na data mencionada no blog.

1)       Como estou me desenvolvendo?

2)       Para onde quero ir/chegar com esse desenvolvimento?

3)       Qual é o próximo passo que preciso dar para me ajudar no desenvolvimento esperado?

 

6º C, D, E, F – Prof. Vanderlei

Tema: Reforçando os pontos fortes e os que ainda precisam fortalecer

1) Complete a tabela destacando seus pontos fortes, onde usá-los, fracos e como melhorá-los.

Pontos fortes

Onde usar

Pontos fracos

Como melhorar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Dos pontos fortes citados por você, qual é o que mais se destaca em você?

3) Dos seus pontos fracos, qual você julga ser o mais difícil para se trabalhar?

 

 

TECNOLOGIA

 

6º ano A, B, C, D – Profª Roseli

Profa Roseli  E-mail rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

 (ATIVIDADE ATUALIZADA)

Tema: Bullying e Cyberbullying.

Assista ao  filme “ Um grito de Socorro" (SPIJT).

E faça uma sinopse, escreva um breve resumo e reflexões sobre o filme.

Filme: Um grito de Socorro. classificação: 12 anos

Click no link para assistir ao filme dublado: https://www.youtube.com/watch?v=guZQ944jld8


 

6º ano E, F – Profª Viviane

Leia a página recomendada abaixo e realiza a atividade:

 

APOSTILA SP FAZ ESCOLA 

PG. 57 - Atividade 2 - RODA DE CONVERSA

Refazer em folha separada para ser entregue.

 

9 comentários:

  1. Posso dizer que esse blog ajuda muito mas eu não estou entendendo augumas atividades

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde
    Eu não estou conseguindo acessar o vídeo da matéria de educação física
    Sou aluna do 6 ano c
    Por favor poderia reenviar

    ResponderExcluir
  4. O vídeo de educação física já foi alterado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde o trabalho de matemática é para ser realizado em papel almaço ou só na apostila ?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde onde encontro o filme ref a materia de tecnologia e inovação? Não achei em lugar algum, nem youtube,nem netflix,nem amazon...teria um link prof roseli para facitar?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde como é pra fazer o de projeto de vida,pois não estou entendendo

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde não estou entendendo como faz o trabalho de projetos de vida ?

    ResponderExcluir

GESTÃO EM FOCO