Pesquisar

domingo, 12 de julho de 2020

7º ano

7º ano


ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.

LÍNGUA PORTUGUESA

7º A, B – Profª Shirley / 7º C – profª Aline

Utilize a apostila SP faz escola – vol. 02 e retome com atenção as definições sobre Entrevista/ Pesquisa/ Roteiro – pág. 22.

Em seguida, pense em alguém próximo ou da sua família que possa ser entrevistado por você.

Elabore 5 perguntas a serem feitas para o seu entrevistado (como sugestão, você poderia elaborar perguntas referentes a pandemia que estamos vivendo e sobre os sentimentos vividos nessa fase).

Escreva as perguntas em uma folha separada, sem rebarba, com cabeçalho, seu nome completo e série. Após escrever as perguntas que serão feitas, coloque o nome do seu entrevistado e transcreva as respostas dadas por ele a suas perguntas.

Preste atenção à sua produção, considerando as características do gênero, orientando-se pelos modelos estudados na apostila.

Essa atividade deverá ser entregue na escola na data mencionada no blog.

Segue links para reforçar o conteúdo:

https://youtu.be/-B1smgOyjMk

https://youtu.be/x9QI3aDtmcI

 

7º D, E – Prof. Margarete

A atividade a seguir será feita usando o livro didático de língua portuguesa.

Ler a tirinha da página 146 e responder as perguntas da 146 e 147.

Ler a reportagem da página 154 e 155 e responder as perguntas da página 155.

Não precisa copiar as perguntas!

 

7º F – Prof. Beth

Assistir os vídeos abaixo e realizar a atividade proposta.

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

1.       Quais sentimentos você experimentou ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva, tristeza, saudade, amor, entre outros.

2.       Faça uma pequena redação em prosa ou versos tendo como inspiração a apresentação que você assistiu. Não esqueça o título.

 

MATEMÁTICA

7º A, B, C – Prof. Vinícius

Para a realização da atividade abaixo, você terá que assistir o vídeo indicado e depois clicar no link e responder o formulário.

 

1.     Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QthgjnKjWCo

2.     Em folha a parte, faça um breve resumo do tema abordado, ressaltando o que você achou mais importante ou interessante.

3.     Responda aos problemas do formulário: https://forms.gle/4Eg38indvapspC1H9

 

7º D, E, F – Prof. José Luiz

Para realizar a atividade você precisará do livro didático de Matemática.

· Livro - pags. 258/259/260/261/262/263

· Fazer os exercícios de 1 à 4 da pg.264.

HISTÓRIA

7º A, B, C, D, E – Profª Paula

 

Importante!

·       Para responder as questões utilizar o livro didático ou internet.

·       Dúvidas devem ser tiradas pelo Chat do aplicativo do Centro de Mídias (CMSP)

·       Link para reprises das aulas de história.

https://www.youtube.com/results?search_query=aulas+de+historia+centro+de+midias+sp+7+ano

·       Links que podem ajudar a responder as questões:

https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds

https://www.youtube.com/watch?v=U3tMEXxmKBw&t=151s

 

 

1.     Pesquisar o significado das palavras abaixo:

 

Processo, expansão, precária, escassez, especiarias, dinamização, cartógrafos, superstições, esfericidade, aportar, rotas marítimas, esfacelamento, périplo africano, tripulação, empreitada, economia, navegadores, feitorias, circundando, expedições, bússola, astrolábio

 

2.     Responder as questões abaixo:

 

1)    Por que era importante investir nas Grandes Navegações?

2)    Que produtos os europeus buscavam em outros continentes?

3)    Além do comércio, qual era o outro interesse português?

4)    Por que Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações?

5)    O que foi o Tratado de Tordesilhas?

6)    Quando iniciou se as viagens espanholas?

7)    As viagens de Colombo foram bem sucedidas?

8)    Quais outros navegadores lideraram expedições além de Colombo?

9)    Quais os perigos enfrentados pelos navegadores durante as viagens?

10) Explique como foi à viagem de Cabral ao Brasil?

11) Explique por que os nativos que viviam aqui na América foram chamados de índios e a América recebeu esse nome?

12) Escreva o que você entendeu sobre as Grandes Navegações.

 

7º F – Prof. David

Para realizar a atividade do questionário, vocês terão que estudar a Unidade 2 do livro didático, da página 50 até a 65. Acessando o linkvocês podem responder. Há apenas uma alternativa correta para cada pergunta. Quando terminar de responder, basta finalizar e o proprio formulário ja envia as respostas para o professor. Alem disso, vocês ja ficam sabendo quantas acertaram.

Amanhã (14/07) às 14h vou dar uma aula onlinepara quem quiser e puderparticipar . A aula será sobre o tema relacionado à atividade do questionário.

Atividade:

Acesse o link abaixo para responder o questionario:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez7Nn46bPIeBOLCNvI0ZW-R4Wb-GRLfB8DI4VILJceoQJeYA/viewform?usp=sf_link


GEOGRAFIA

7º A, B, C, D – Prof. Marcos

 

Leia o texto e responda as questões:

BIOMA   BRASILEIROS E DOMINIOS MORFOCLIMATICOS.

Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude, dentre outros critérios. São tipos de ecossistemas, habitats ou comunidades biológicas com certo nível de homogeneidade.

Domínio morfoclimático é uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo, predominantes em uma determinada área, e a forma como eles se relacionam entre si.

O Brasil:  Apresenta seis biomas continentais (Floresta Amazônica, Cerrado, Mata atlântica , Caatinga, Pantanal, Campos também chamado de Pampas.

O Brasil apresenta seis domínios morfoclimáticos: (Amazônico, Cerrado, Mares de morros, Caatingas, Araucária, Pradarias, Faixas de Transição).

Atividades: Ler  páginas  29 à 35 do Livro de Geografia Araribá e responda as questões da página 36. (de 1 à 5)

 

7º E, F – Profª. Claudirene

Fazer as questões do livro de Geografia página 48, exercícios 1 à 5

OBS: Copiar as questões em folha de almaço ou caderno depois responder, é necessário fazer capa com nome completo e série/ano.


CIÊNCIAS

7º A, B, C, D, E, F – Profª Carla

Trabalho para entregar – Manuscrito – O plástico e seus impactos (página 11 do caderno do aluno - volume 2).

Lições para estudar (não entregar) – caderno do aluno – volume 2

· Leitura da página 12

· Assistir os vídeos:

· Biodiversidade https://www.youtube.com/watch?v=viHvHNdurVU

· Ecossistemas brasileiros

· https://www.youtube.com/watch?v=lG2UFVjt9uA

· https://www.youtube.com/watch?v=eJKrX0OXFCg 

· https://www.youtube.com/watch?v=xLRwlkkZ3hU

 

INGLÊS

7º A, B, C, D, E, F – Profª Elisete

As atividades deverão ser feitas em folha separada.

- Pesquise a biografia em inglês de uma personalidade do passado.


REGULAR VERBS  

Forma-se o passado dos verbos regulares acrescentando-se ed ou d ao infinitivo.


Quando o verbo terminar em y, precedido de consoante, muda-se o y por i e  acrescenta-se ed.

to study – studied (estudou)

Quando o verbo terminar em e, acrescenta-se d.

to live – lived  (morou)

Quando o verbo terminar em y, precedido de vogal, acrescenta-se ed.

to play – played  (jogou)

Quando o verbo terminar em cvc (consoante + vogal + consoante), dobra-se a última consoante. 

to stop – stopped (parou)


IRREGULAR VERBS

São verbos irregulares aqueles que não têm o passado terminado por ed.


to speak – spoke  (falou)

to write – wrote  (escreveu)

 Activity 

  1. Write (R) for regular verbs and ( I )for irregular verbs. 

                  Infinitive                                    Past tense

  1. to live                                              lived         (   ) morou

  2. to work                                            worked     (   )trabalhou

  3. to take                                            took           (   )pegou

  4. to sleep                                          slept          (   ) dormiu 

  5. to see                                             saw           (   ) viu

  6. to play                                            played       (   ) jogou 

  7. to study                                          studied      (   ) estudou

  8. to stop                                            stopped     (   ) parou 


  1. Write the past tense of these regular verbs.

               Infinitive                                        Past tense

  1. to answer                                          answered              (respondeu)

  2. to call                                                _______________ (chamou)

  3. to cross                                             _______________ (cruzou)

  4. to  dance                                           _______________ (dançou)

  5. to rest                                                _______________ (descansou)

  6. to clean                                             _______________ (limpou)


  1. Write the past tense of these irregular verbs.

Observação: No livro didático, páginas 195, 196 e 197, tem uma lista de verbos irregulares. 

             Infinitive                                           Past tense

  1. to sing                                                 sang                     (cantou)

  2. to draw                                              _______________ (desenhou) 

  3. to build                                               _______________ (construiu)

  4. to learn                                              _______________ (aprendeu)

  5. to drive                                               ______________   (dirigiu)

  6. to find                                                 ______________  (encontrou)

-  Assista ao vídeo da música You say (Lauren Daigle). Escolha o site de sua preferência e pesquise a letra da música. 

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

 -  Identifique na letra da música 12 verbos no presente. Em papel sulfite ou folha de caderno, faça uma lista dos verbos, e depois crie um caça-palavras com os verbos correspondentes no passado.

Em caso de dúvidas, estou à disposição teacherelis2019@gmail.com


ARTE

7º A, B, C – Profª Michele

1- Crie uma composição (desenho) com os figurinos das danças clássicas e modernas.

 Materiais: folha sulfite (1) e lápis de cor.

Técnica de pintura: degradê ou tradicional. 

Margem: 2 cm

Figurinos: no mínimo 2. 

 

7º D, E – Profª Solange

  Assista os dois vídeos de dança contemporânea, preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos em relação a velocidade e direção em que eles executam os passos e exploram os espaços (solo e atmosfera).

  Se possível dance enquanto acompanha o vídeo, perceba as emoções que lhe vem à tona enquanto dança. Depois disso, escolha um movimento que expresse um sentimento seu; desenhe ou printe a tela e imprima; cole-o em uma folha de caderno e escreva abaixo qual emoção ou quais sentimentos você sentiu nesse momento.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Se possível enviar a atividade no e-mail:

                   solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

7º F – Profª Mariana

Atividades do Livro didático Rumos da Artes 7º ano - Unidade 1 – ORIGENS DA MUSICALIDADE BRASILEIRA

·       Página 17 - O CHORINHO - Leitura de texto.

·       Página 18 atividades referente ao texto da página 17.

·       Página 19 - CHIQUINHA GONZAGA – Leitura de texto.

·       Página 20 atividades referente ao texto da página 19.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

7º A, B, C, D – Prof Edgard

https://www.youtube.com/watch?v=8TaswiOvv0o&feature=youtu.be

1- Apreciar o vídeo acima;

2- Descrever os movimentos do hip hop presentes no vídeo (em folha de caderno com nome completo e série, sem rebarba).

 https://youtu.be/-HOpYMRFG1A

3- Apreciar o vídeo acima;

4- Fazer a relação do grafismo com o movimento hip hop. (em folha de caderno com nome completo e série, sem rebarba).

5- Fazer os movimentos da dança hip hop apreciados no vídeo.

 7º E, F – Profª Fabiana

https://youtu.be/d3y17D_K9Zw

1- Apreciar o vídeo acima;

2- Descrever os movimentos do hip hop presentes no vídeo (em folha de caderno com nome completo e série, sem rebarba).

 https://youtu.be/-HOpYMRFG1A

3- Apreciar o vídeo acima;

4- Fazer a relação do grafismo com o movimento hip hop. (em folha de caderno com nome completo e série, sem rebarba).

 5- Fazer os movimentos da dança hip hop apreciados no vídeo. 

PROJETO DE VIDA

7º A, B, C – Profª Elisete

A atividade deverá ser feita em folha separada.

-  Escolha um dos filmes abaixo e assista-o na plataforma de sua preferência.

  Universidade Monstros.

  Kung Fu Panda

  Zootopia

- Após assistir ao filme, responda às questões.

a)              Qual é o tema do filme?

b)              Onde se passa a história?

c)              Quem é o personagem principal?

d)              Onde ele vive?

e)              Como foi sua infância?

f)                Ele tem um sonho? Qual?

g)              Ele enfrenta alguma dificuldade para realizar seu sonho? Se sim, descreva-a.    

h)              Ele consegue realizar seu sonho? De que maneira?

i)                Como são os outros personagens?

j)                Qual a importância deles na história?

k)              Você gostou do filme? Qual é a sua cena favorita?

l)                Você acha que essa história poderia acontecer na vida real? Por quê?

m)            O que você aprendeu com o filme?

n)              Você gostaria de fazer algum comentário sobre o filme?

o)              Descreva qual é o seu sonho.

p)               De que maneira você pode realizá-lo?

7º D, E, F – Profª Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Escolher um super-herói de sua preferência e pesquisar sobre sua vida real, ou seja, sobre o ator que desenvolve aquele personagem. Pesquise sobre os gostos deles, seus medos, sua família e outras características, como estudo, os sonhos tudo que tiverem curiosidade em saber.

Prepare essa atividade para entregar, deve conter:

1)    Capa com nome da escola, dados do aluno, a disciplina e o nome do professor(a).

2)    Introdução

3)    Desenvolvimento

4)    Conclusão

5)    Bibliografia

Em caso de dúvida, olhar a última atividade no blog. Forte abraço!!

 

 

TECNOLOGIA

7º A, B – Prof VINÍCIUS

1.     Em folha a parte faça uma pesquisa sobre jogos eletrônicos antigos.

2.     Acesse https://supermarioemulator.com/mario.php (PC)

* caso queira jogar no smartphone procure tutoriais no Youtube de “como jogar Super Mario World no celular”.

3.     Jogue e compartilhe qual foi sua maior pontuação através de uma foto ou um print da tela. (envie para vpiva@prof.educacao.sp.gov.br)

4.     Compartilhe também, por foto ou print screen, qual jogo você mais gosta.

Obs.: As mesmas atividades postadas no Blog estão postadas também no Google Classroom.

7º C, D, E, F – Prof Viviane

APOSTILA SP FAZ ESCOLA 

PG. 57 - Atividade 2 - RODA DE CONVERSA

Refazer em folha separada para ser entregue.


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. No primeiro vídeo de Edução Física dos dois professores não esta disponível


    ResponderExcluir
  3. Qual é o dia de entrega e o horário para entregar essas atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. O vídeo de educação física já foi alterado.

    ResponderExcluir
  5. Professo Edgard não sei os passos do hip hop na lição de educação física

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pode entregar esses trabalhos dia 26?

    ResponderExcluir

GESTÃO EM FOCO