EE Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos e responsáveis, as
atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia,
assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem
atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao
período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!
ELETIVA
MATEMÁTICA
6ºs anos A, B, C, D – Profª Adriana e Profª
Alecsandra
Leitura e atividades do livro
didático:
Números racionais, páginas 170 até 179
Unidades de medida, páginas
258 até 270 (Atividades estão nas páginas: 177, 179, 262, 268 e 270).
6ºs anos E, F – Profª Viviane
APOSTILA APRENDER SEMPRE
Atividades das pgs. 8 a 10
Atividade 1 - Fracionando figuras - itens 1 a 3
Atividade 2 - Frações diferentes - itens 1 a 2
Livro Didático
Estudar págs. 170 a 173
CIÊNCIAS
6º A – Profª Carla
➡️Assistir os vídeos:
▶️ Divisões básicas da célula - suas
partes essenciais. Disponível em:
Caderno do aluno - Volume 2.
➡️Ler as páginas 6, 7, 8 e 9.
➡️Responder a página 8.
➡️Fazer uma pesquisa contendo:
diferentes tipos de seres vivos, constituição dos seres vivos, diferença entre
seres unicelulares e pluricelulares e sobre as organelas (partes das células).
6º B, C, D, E, F – Prof. Vanderlei / Profª
Alecsandra
- Assista
aos vídeos no youtube e responda as questões:
a. Como ocorreu a
descoberta da célula?
a.
Quais são os dois tipos principais de células?
b.
Qual o significado dos termos: PROCARIOTA e EUCARIOTA?
c.
Refaça o diagrama do vídeo apontando as diferenças e as características
presentes em ambas.
a.
Basicamente a maioria das células é formada por 3 partes, quais são
elas?
b.
Descreva as funções de cada uma das 3 partes básicas da célula.
- A
Célula ( livro Didático)
- Páginas
23,24,25 ( copiar texto no caderno e responder às questões 1,2 e 3 da página 25
em folha separada );
-Apostila volume 2 -
página 6,7 ( ler conteúdo e responder exercícios página 8 em folha separada);
- Apostila volume 2 -
página 9 (Desenhar a célula em folha sulfite e nomear suas partes conforme
indicação dos números).
- Apostila volume 2 -
página 12 ( Ler texto e responder em folha separada as questões a,b e c)
- Os exercícios e a
ilustração deverão ser entregues juntos com capa.
TECNOLOGIA
6º A, B, C, D – Profª Roseli
Atenção! Leia o texto, e responda as questões E ENVIE POR EMAIL:
rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
O FUTURO É AGORA
A tecnologia 5G é complexa e desafiadora. Para o diretor
da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, ela é vista como disruptiva, por
apresentar cenários diferentes dos oferecidos pela tecnologia atual. “O
primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade. O tempo passou e
tivemos várias mudanças, mas sempre voltadas à funcionalidade e ao aumento da
comunicação de dados. O 5G é diferente, pois permite ir além”, conta.
A nova tecnologia permitirá atender a três cenários
diferentes. Segundo o diretor, o primeiro é o grande aumento da taxa de dados,
que poderão ser até cem vezes maiores do que no sistema 4G. A outra
possibilidade refere-se ao baixo tempo de latência da rede. Ou seja: a
informação demora muito menos para chegar de um ponto a outro. “Essa característica
permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil, com tempo de atraso
tão pequeno que seria possível fazer uma cirurgia a distância, devido à conexão
praticamente instantânea”, exemplifica. Por fim, o último cenário diz respeito
ao número de usuários. Será possível ter muito mais usuários conectados à rede
– e, nem sempre, humanos. “Atualmente, os aparelhos estão conectados a, no
máximo, um ou dois equipamentos conectados. Espera-se que, após a mudança, cada
usuário tenha um smartphone e outros dez aparelhos conectados a seu sistema de
comunicação móvel”, explica.
Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é
preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios são
consenso na comunidade acadêmica.
Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA” – dez 2019/jan/fev 2020,
p.41.
Responda
Questão 1 – Em “A tecnologia 5G é complexa e
desafiadora.”, o texto:
( ) enumera vantagens da tecnologia 5G.
( ) expõe uma avaliação sobre a tecnologia 5G.
( ) levanta uma hipótese sobre a tecnologia 5G.
Questão 2 – Segundo o diretor da Inatel, Carlos Nazareth
Motta Marins, a tecnologia 5G “é vista como disruptiva”. Por quê? Justifique.
Questão 3 – No período “A nova tecnologia permitirá
atender a três cenários diferentes.”, a que nova tecnologia o texto se refere? Justifique.
6º
E, F – Profª Viviane
APOSTILA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - SP FAZ ESCOLA
Págs. 56 a 59 - Atividades 1 a 6
PROJETO DE VIDA
6º
anos A e B – Profª Aline
Após a realização da última atividade enviada, onde vocês
descobriram e ressaltaram seus superpoderes (qualidades), pegue a apostila SP
faz escola - volume 2 – parte 2 – na
página 71.
Respondam o quadro
da pág. 71 ( na própria apostila) e as questões de 01 à 05 – pág. 71 (no caderno
de projeto de vida).
Na sequência vocês irão para a página 72 e realizarão a
atividade 02 – a sua autoimagem – situação de aprendizagem 02, onde vocês
deverão seguir as dicas para produzirem uma selfie em casa.
Após a selfie produzida, salve-a no seu celular e
comentaremos e refletiremos no retorno às aulas. É importante que vocês tenham
essa selfie ao retornarem.
Obs.: os alunos que não possuírem celular, poderão, ao
invés da selfie, desenhar-se numa folha do caderno de projeto de vida.
Não esqueçam de fazer o cabeçalho antes de realizarem as
atividades.
6º C, D, E, F – Prof. Vanderlei
- Assista
ao filme no youtube e responda as questões:
a.
Quem é o personagem principal e qual síndrome ele possui?
b.
Quando se desenvolveu a síndrome do personagem? E quais dificuldades ele
enfrentou quando criança?
c.
Quais personagens o ajudaram a superar os obstáculos e de que maneira?
d.
Qual era o sonho do personagem?
e.
Quais são as qualidades que você considera necessária para que o
personagem principal pudesse alcançar seus sonhos?
f.
Você reconhece em si essas qualidades que considera importante para o
personagem? Por que?
g.
No lugar do personagem o que você faria para realizar seus sonhos?
h.
Esse período de pandemia faz você refletir em seu futuro? De que
maneira?
i.
Dê exemplos de comportamento ou atitude que você tem no seu cotidiano
que reflete na realização dos seus sonhos.
ARTE
6ºs anos A, B, C,
B, E, F – Profª Micheli
1 - Criar um instrumento musical com materiais recicláveis.
2 - Desenho - Escolher uma música folclórica para ilustrar.
Material: Sulfite e lápis de cor.
Técnica de pintura: Degradê ou tradicional.
Margem: 2 cm.
GEOGRAFIA
6ºs anos A, B, C, D, E, F – Prof. Emílio
Pesquisar:
Diferenças entre: Planaltos e
Planícies
INGLÊS
6º
A, B, C, D, E – Profª ROSANA
Fonte
utilizada: SP FAZ ESCOLA -CADERNO DO ALUNO - VOL. 2 -PARTE 1
Copiar
e responder às perguntas em folha separada
1. Pesquise
em português o significado de:
a) Animais
vertebrados:
b) Animais
invertebrados:
2. Escreva
em inglês 5 nomes de animais vertebrados e 5 animais invertebrados.
3. Traduzir
o texto da página 35 (apostila)
Vocabulary:
There are: Há
Worms: minhocas
Slugs:
lesmas
4. Pesquise
em português as 5 classes de vertebrados.
5. Escreva
o nome de dois animais em inglês para cada classe.
6. Escreva
5 frases seguindo o exemplo:
Ex: The fish is a vertebrate animal / The slug is an
invertebrate animal.
7. Leia
o texto da pág. 37. Anote todas as palavras que você não conhece. Procure o seu
significado no dicionário.
8. Responda
às perguntas em português:
a)
Qual o assunto do texto?
b)
Quem executa a construção?
c)
Quais os materiais utilizados para a
construção?
d)
Quanto tempo demora a construção?
e)
Qual material utilizado para a cobertura do
ninho?
f)
Por que é necessária essa cobertura para o
ninho?
OBSERVE
O CASO GENITIVO:
DICAS:
1. o possuidor
2. ´s
3. a
coisa possuída
4.
Não use o artigo (the)
Mary`s
house.
9. Passe
para o inglês as frases abaixo usando o caso genitivo:
a)
O carro de John.
b)
A casa se Susan.
c)
A casa de João de Barro.
d)
O ninho do pássaro.
e)
O cachorro de Adam.
f)
O livro do estudante.
g)
O computador da menina.
h)
A concha(casco) da tartaruga.
i)
O pelo do tigre.
j)
O bebê de Mary.
10. Desenhe
e pinte:
a)
1 animal vertebrado:
b)
animal
invertebrado:
6º F – Professora
Joyce
Olá alun@s, espero que todos estejam bem!
Façam as atividades com atenção:
Atividades da apostila de Inglês (Caderno do Aluno - Estendida) das
páginas: 173; 174; 175; 176; 177 e 178.
Para
quem não buscou o material impresso, deixei o link da apostila: https://drive.google.com/file/d/1EOqL7Gky8-m_c_TWlV-iQFal-aa4SJeW/view
LÍNGUA PORTUGUESA
6º E – Profª Marlene
Atividades caderno do aluno
vol. 02
- Visualize as fotos/imagem da
pag. 21 e em seguida responda as questões
a) b) e c) da pag. 22
- Leia atentamente a atividade
02 das páginas 22 e 23, siga as orientações,
- Depois de ler atentamente o
texto, responda as questões 01 e 02 da pag. 23 e a questão 03 da pag. 24 ( se
for possível, assista aos vídeos sugeridos para obter maiores informações)
Atividade 01 pag. 25
- Essa atividade poderá ser
realizada interagindo com seus familiares num momento de lazer e depois me
relatem a experiência que tiveram.
- Responder as questões 02 e 04
da pag. 26
Para respondermos estas
questões, necessitamos relembrar um pouquinho dos modos verbais, então vamos
lá!
Os modos verbais (indicativo,
subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:
- Indicativo - Exprime fatos,
certezas, manifesta situações habituais;
Ex: Discursa muito bem.
- Subjuntivo - exprime desejos,
possibilidades, dúvidas;
- Ex: Talvez discurse bem essa
noite.
- Imperativo - Exprime ordens
afirmativas ou negativas, pedidos;
Ex: Discurse como ele.
Responda:
1) Indique os modos verbais
abaixo:
a) Suponho que ele ESTEJA em
casa.
b) Não VOU a lado nenhum com
você.
c) CANTAVA como um rouxinol.
d) Se ESTUDASSE, poderia tirar
boas notas!
e) Não FAREI nada enquanto você
não chegar.
f) FALA tu!
Agora, vamos trabalhar um pouco com Termo
Narrativo:
Para essa atividade, você deve:
- Ler o texto “Os dois papudos”
pag. 44 do livro didático, copiar e responder as questões de 01 a 05 pag. 47
- Ler atentamente e copiar no
trabalho, “Anota aí” pag. 47 sobre tempos imaginários e cronológico,
- Responder as questões 10 e 11
(contexto de produção) pag. 48 e linguagem de texto questões 12 e 13.
Produção de texto
- Seguindo as orientações das
páginas 34 e 35 do livro didático, crie uma narrativa de aventura e junte a seu
trabalho, antes porém, faça um rascunho, lembrando sempre de usar o dicionário
para palavras desconhecidas e leia para alguém de sua família, em seguida passe
a limpo para entregar quando do retorno das aulas presenciais.
Lembrem-se:
Todas as atividades devem ser
manuscritas com caneta azul ou preta, devidamente identificado com nome
completo, série, disciplina e nome do professor.
Bom trabalho e caprichem! Estou
com muita saudade de vocês.
Fiquem bem, fiquem em casa e se
cuidem.
Vou deixar meu cel. Caso tenha
alguma dúvida me chame no zap.
Prof. Marlene Língua Portuguesa
6º A, B, C, D, F – Profª Luciana e Profª
Shirley
Proposta de Atividade para a Primeira Quinzena de
Junho!
Apostila São Paulo Faz Escola –
Volume 2 Parte 1
Atividade 1 – O que é, O que é? Nem tudo que
voa é pássaro.
Observar as fotos e responder as questões A, B e C no
caderno, páginas 21 e 22.
Atividade 2 – É um pássaro? É um Super-Homem?
Não! É o 14Bis!
Ler o texto da página 22, 23 e 24, responder as questões
1, 2, 3 na apostila.
Atividade 3 – E por falar em avião...
Siga as instruções e faça seu avião e cole no caderno.
Página 25
Atividade 4 – Sobre Gênios e Genialidades.
Página 27 – 500 Anos de um Gênio. Ler o texto e responder
as questões da página 28 na apostila.
No caderno:
De acordo com o que vocês leram, respondam:
Descreva as características
físicas de Santos Dumont e Leonardo Da Vinci.
Em que período histórico eles
viveram?
O que eles tem em comum?
Desenhe um invento de Santos
Dumont e Leonardo Da Vinci.
As
Atividades serão vistas e corrigidas no retorno das aulas!
Galera...
Cuidem-se e se precisarem mandem mensagem no classroom!
|
HISTÓRIA
6º
A, B, C, D, E, F – Profª Claudia
Atividades
para o período de aula durante a Pandemia
1- Faça
uma pesquisa sobre o Período Paleolítico e em seu caderno, complete os
seguintes dados sobre a vida humana neste período:
a) Quando
esse período teria ocorrido?
b) Que
atividades garantiam a sobrevivência?
c) Que
tipos de instrumentos eram feitos?
d) Como
eram as moradias?
e) Havia
alguma forma de arte? Qual?
2 – Defina os conceitos abaixo. Se necessário consulte um
dicionário:
a) Nomadismo
b) Criacionismo
c) Evolucionismo
3 – Faça uma pesquisa sobre uma pintura rupestre e
responda as questões:
a) Que
tipo de fonte histórica é essa?
b) Em
que período foi feita?
c) O
que está representado na figura?
4 – Livro didático pág. 44:
Leia o trecho do texto extraído do livro: Sapiens: uma
breve história da humanidade e responda as questões 1 e 2 a, b em seu caderno.
5 – Caderno do aluno: São Paulo faz escola volume 2 –
parte 2
Páginas: 43, 44 e 45.
Responda as questões da página 44 em seu caderno e faça
um mapa mental sobre as diferentes formas de escrita desde o surgimento da
escrita na Mesopotâmia.
EDUCAÇÃO FÍSICA
6º anos –
Prof.Edgard de Oliveira Ferreira
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1: MAS, O QUE É DANÇA?
Ler e responder as questões do caderno do aluno (pág. 47)
ATIVIDADE 3: OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇA
Ler o texto e responder as questões do caderno do aluno (pág. 48/49)
ATIVIDADE 4: QUE ÉPOCA É ESSA?
Fazer a pesquisa sobre dança e suas características no caderno do aluno
(pág.49)
ATIVIDADE 2: ESCOLHER ALGUNS RITMOS E DANÇAR
Utilizar o estudo sobre os ritmos e fazer a prática da Dança.
Antes da atividade prática, não esquecer de fazer os alongamentos.
essas atividades são pra entregar na escola? Até que dia?
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirE já tem uma data em vista para os trabalhos anteror?
E data para estes?
As apostilas que receberam, é a prova? E é aqueles gabaritos que devem ser respondidos no link, correto?
(Andréia, vó Vinícius C.M, 6°C)
Obrigado. Aguardo. Se cuidem!
Bom dia! Os trabalhos são para serem entregues no retorno. Apenas aqueles que o professor deixou a orientação no corpo do trabalho com um e-mail para entrega que podem ser enviados antes.
ExcluirAs provas devem ser respondidas no link.
Ah. Não conseguimos nada pelo Classroon. Está cadastrado. Mas diz q precisa de um código do professor.
ResponderExcluirVc precisa ir no blog e procurar "como assesar o Google classroom" entra no primeiro link e clica em aluno no login vc coloca o seu RA por exemplo "1105635794sp" e na senha coloca a sua data de nascimento sem barra por exemplo "30052008"
ExcluirSe ainda não conseguiu acessar o Classroom, envie por favor, qual a sala da sua criança.Mas temos o passo a passo nos comunicados de como acessar com o e-mail institucional (do google)que aluno tem. EX:RA+sp@al.educacao.sp.gov.br. E a senha é a mesma da Secretaria Digital
ExcluirMinha filha esta fazendo tudo no caderno e seja o que deus quizer
ResponderExcluirTudo tem que ser feito no papel almaço ou pode ser impresso?? Claro sei que no de língua é para ser feito a mão. Agradeço se me responderem!
ResponderExcluirNão estamos conseguindo acessar esse classroon, é por favor onde está o link para os gabaritos?
ResponderExcluirBoa tarde Professores do 6C !
ResponderExcluirSou a Mãe do aluno Renan Jesus Trindade Lima 6c.Vocês sabem que ele é deficiente auditivo e tem muita dificuldade em Interpretação, e sem ela não conseguimos entendimento das coisas como textos etc...Estou ajudando o Renan aos poucos nas matérias, mas gostaria que informasse os outros professores tbm, pois ele ainda está terminando a primeira leva de atividades passadas no Blog!Sei que vocês entendem, e se possível, poderiam enviar atividades preparadas para ele, atividades reformuladas, conforme LDB, ele tem dificuldade de mais com tudo isso de conteúdo.Por favor professores, repassem para os outros professores o meu e-mail por favor. Meu WhatsApp 11 982299843 caso queiram falar comigo okay.
Atenciosamente, Erica Trindade