E.E. Major
Telmo Coelho Filho
Queridos
alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis,
por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se
organizem para manter uma rotina de estudos.
Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos
horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos
professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas
através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse
tempo é precioso!!!
Os trabalhos
disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de
acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos
aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as
datas!
Fiquem
atentos!
Fiquem bem!!
TECNOLOGIA
Tecnologia - Profª Roseli - 6ºs anos A, B, C, D
Atividade 1
Pesquisar e fazer um resumo sobre os três eixos da tecnologia.
(Revisão).
1- Tecnologias digitais de informação e comunicação.
2- Letramento Digital.
3- Pensamento Computacional.
Atividade 2
Baixar o aplicativo do Coronavirus- SUS
Fazer um algoritmo (instrução, passo a passo) de como esse
aplicativo funciona, quais ferramentas tem nele.
RESPONDER A PERGUNTA.
Qual a importância dessa tecnologia no momento no Sistema
Único de Saúde(SUS)?
Tecnologia – Profª Viviane – 6ºs anos E, F
1) Você e sua família, utilizam quais meios tecnológicos para se manterem
informados sobre a pandemia de COVID-19?
2) Dê sua opinião sobre a importância de se manter informado?
3) Os meios tecnológicos (como, por exemplo, a internet) fornecem
informações verdadeiras? Sim ou Não? Justifique sua resposta.
4) Pesquise sobre 4 países que, na medicina estão utilizando tecnologia
para combater a COVID-19 e quais são essas tecnologias. (Exemplo:
desenvolvimento de vacinas).
MATEMÁTICA
Matemática – Professoras Adriana, Alecsandra, Viviane –
6ºs anos A, B, C, D, E, F
Potenciação
1) Escreva na forma de multiplicação cada uma das seguintes
potências:
a) 112
b) 73
c) 84
d) 36
e) 27
2) Determine o valor de cada uma das seguintes potências:
a) 34 =
b) 24 =
c) 100 =
d) 203 =
e) 1001 =
f) 28 =
g) 53 =
3) Descubra o valor do expoente x em cada uma das igualdades:
a) 2x = 16
b) 3x = 9
c) 10x = 100
d) 4x = 256
4) Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a:
a) 1
b) 0
c) Expoente natural
d) 10
e) N.d.a.
b) 0
c) Expoente natural
d) 10
e) N.d.a.
5) Todo número natural não-nulo elevado
à zero é igual a:
a) Ele mesmo
b) 0
c) 1
d) 10
e) N.d.a
a) Ele mesmo
b) 0
c) 1
d) 10
e) N.d.a
6) Qual o resultado de 43 ?
a) 13
b) 63
c) 56
d) 64
e) 24
b) 63
c) 56
d) 64
e) 24
7) Todo número natural elevado a 1 é igual a:
a) 0
b) Ele mesmo
c) 1
d) 10
e) N.d.a
b) Ele mesmo
c) 1
d) 10
e) N.d.a
8) Transforme multiplicações em forma de potenciação:
a) 4x4x4x4x4x4 =
b) 5x5x5 =
c) 8x8x8x8 =
d) 1×1=
e) 10x10x10x10x10x10 =
f) 2x2x2x2x2x2x2x2 =
g) 3x3x3 =
h) 9x9x9x9x9 =
i) 7=
j) bxbxb =
9) Calcule as potências:
a)40² =
b) 11⁴ =
b) 11⁴ =
c)32² =
d) 300² =
d) 300² =
e)15³ =
f) 100³ =
f) 100³ =
g) 30³=
h) 101² =
h) 101² =
10) Escreva as potências com os números naturais e depois
resolva:
a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c) Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Educação Física – Prof. Edgard – 6ºs anos A, B, C, D, E,
F
1- Pesquisar o conceito de jogo pré-desportivo;
2- Descrever um jogo pré-desportivo das seguintes
modalidades: futsal, voleibol, basquete e handebol - como se joga e suas regras.
CIÊNCIAS
Ciências – Profª Carla – 6º ano A
Leitura dos textos
" Descarte incorreto de medicamentos podem causar danos à
saúde e ao meio ambiente" , disponível no
"Descarte de medicamentos e os impactos ambientais" disponível
no site https://pt.wikipedia.org/wiki/Descarte_de_medicamentos_e_os_impactos_ambientais
Após a leitura, fazer um relatório explicando o que entendeu em cada um
dos textos apesentados.
Ciências – Prof. Vanderlei - 6ºs anos B, C, D e E / Profª
Alecsandra – 6º ano F
Assistir ao filme/documentário: Lixo Extraordinário
(youtube)
Elaborar uma resenha contendo 15 linhas e os nomes de 4
personagens que mais se destacam no documentário;
Copiar e Responder às questões da página 210 do livro
didático.
INGLÊS
Inglês – Profª Rosana – 6ºs anos A, B, C, D, E
Livro: Way to English
- Unit 2 - My life
* Copiar e responder todas as perguntas da pág. 36 até 43
( pág. 43 até o ex. 2).
* Copiar a tabela da pág. 47. Responder com suas
preferências .
*Desenhar e pintar uma atividade de lazer que você
goste.
* Pode usar folha de fichário ou caderno.
Inglês – Profª Joyce – 6º ano F
1ª Atividade:
Produzir 1 (um) cartão em inglês para o Dia das Mães.
Para confecção do cartão o aluno poderá utilizar o material de sua
escolha, mas deverá ser bem feito.
2ª Atividade:
Faça uma pesquisa sobre palavras da Língua Inglesa que usamos no dia a
dia em Língua Portuguesa, mínimo de 100( cem) palavras. A pesquisa deverá ser
em folha separada, letra legível, escrita à caneta, não deverá ter
rasuras.
HISTÓRIA
História – Profª. Claudia - 6ºs anos A,B,C,D,E,F
Acessem o Instagran da professora Claudia @profclaudiaborges
Acessem o Instagran da professora Claudia @profclaudiaborges
- Leia seu livro didático da página 30 até a página 40,
copie e responda as questões da página 42.
- Retome as anotações em sala de aula sobre o período
Paleolítico e o Período Neolítico, logo após construa um Quadro Comparativo de
acordo com o modelo abaixo:
Paleolítico
|
Neolítico
|
|
Modo
de Vida
(Principais
características)
|
||
Materiais
que eram feitos os instrumentos e ferramentas
|
||
Tipos
de instrumentos e ferramentas
|
||
Como
obtinham sobrevivência
|
||
Duração
do período
|
GEOGRAFIA
Geografia – Prof. Emilio - 6ºs anos A, B, C, D, E, F
Pesquisar:
· O que é o GPS?
e
·
Biografia de Nicola Tesla
PROJETO
DE
VIDA
Projeto de Vida - Profª Aline – 6ºs anos A, B
Os alunos deverão escrever no caderno o cabeçalho e, em
seguida, enumerar as suas qualidades.
Após esse exercício, deverão perguntar aos seus
familiares as qualidades que estes observam no aluno. O aluno, também no
caderno, deverá colocar as qualidades mencionadas pelos familiares.
Terminada essa sondagem, deverão fazer um desenho de uma
flor ( no sulfite ou folha do caderno) preenchendo todo o espaço da folha. Na
sequência vão escrever todas as qualidades enumeradas por eles e seus
familiares, utilizando os espaços dentro do desenho ( pétalas, miolo,
folhas...).
Deverão pintar bem colorido e caprichado, para que
possamos exaltar todas essas qualidades de cada um.
Projeto de Vida – Prof. Vanderlei - 6ºs anos C, D, E, F
A partir do documentário Lixo Extraordinário, descreva o
Projeto de vida mencionado por cinco personagens e o quais as dificuldades
enfrentadas no cotidiano de cada um.
LÍNGUA
PORTUGUESA
Língua Portuguesa - Profª Shirley – Séries: 6º ano
F
-Realizar a leitura do texto “O lobo e o Mar” de Jack
London, pág.25 (Livro didático);
-Observar as características da narrativa de aventura, já
estudadas;
-Ler e registrar no seu caderno o quadro ANOTE AÍ – pág.
26, sobre a Caracterização do
Personagens;
-Leia com muita atenção o quadro da questão 15-pág. 27,
em COMPARAÇÃO ENTRE TEXTOS. Em seguida,
preencha o quadro da mesma questão 15 sobre o Lobo e o Mar, responda também, no
caderno, as questões 16 e 17, identificando o tema e a página;
-Ler com atenção e registrar no caderno os quadros ANOTE
AÍ- pág.28 (sobre Intencionalidade),
ANOTE AÍ- pág.29 (sobre O contexto de
produção) e ANOTE AÍ- pág.29 (sobre Gêneros
textuais).
-Produção de texto: Criar uma Narrativa de Aventura,
baseando-se nas orientações da pág.34 e 35 do livro didático. Realize o
rascunho, ao finalizar observe o quadro da pág.37 e confira se você atendeu os
critérios da Avaliação de Reescrita. Em seguida, passe a limpo em folha
separada, colocando o Nome da Escola, Nome e série do aluno. Não esqueça do
título.
-Realizar uma pesquisa sobre Variedades linguísticas,
registrar em folha separada com capa, identificando Nome da Escola, Nome e
série do aluno.
Língua Portuguesa – Profª Luciana - 6ºs anos A, B, C, D
Narrativa: Conto Popular –
Livro Didático
·
- Realizar as Atividades propostas na página
41 do seu livro didático sobre seu conhecimento referente ao Conto Popular.
“Primeiras ideias” copiar e responder no caderno as questões da 1 a 5.
·
- Ler o texto “Os dois papudos” (livro
didático), com muita atenção!
·
- Para
entender o texto, copiar e responder as questões 1 até a 5 (página 47)
·
- Ler e registrar no caderno o Anote Aí - Contos populares (página 47)
·
- O Tempo Narrativo, copiar e responder as
questões 6 até 9 (página 47)
·
- Ler e copiar o Anote Aí sobre a teria do Tempo da narrativa (tempo histórico
e imaginário) página 47
·
- O Contexto de Produção – copiar e responder
as questões 10 e 11 (página 48)
·
- A Linguagem do Texto – copiar e responder
as questões 12 e 13 (página 48)
·
- Ler e registrar no caderno Anote aí referente à Memória e à
Cultura, relacionada aos contos populares
·
Produção de Texto: Criar uma Narrativa de
Aventura, baseando-se nas orientações das páginas 34 e 35 do livro didático e
escolher um dos cenários propostos nessas páginas do livro didático
·
Faça rascunho, depois releia e passe a limpo
·
Seu texto tem que ter no mínimo 20 linhas e
no máximo 30 linhas
·
Entregar em uma folha a parte com nome,
número e série e a caneta.
Língua Portuguesa – Profª
Marlene – 6º ano E
O trabalho deverá ser feito em casa,
com o auxílio de pessoas da sua família. As respostas aos exercícios visam a
comparar diferentes textos, no caso a notícia e o cartaz, no tratamento de uma
mesma notícia e construir o seu próprio. Se a opção for solicitar ajuda de
outras pessoas, que não os da casa, aconselhamos o uso de ambientes virtuais
como redes sociais e aplicativos.
Parte I - Levantamento de
hipóteses.
- Leia a frase:
Animais são protegidos.
1. Responda:
a) Que animais você acha que
são protegidos?
b) Eles precisam de proteção por
quê?
c) São protegidos de quê?
d) São protegidos com quê?
e) Quem os protege?
Parte II - Comparações e
mudanças de sentido.
- Substitua, na frase, a
palavra “animais” por “macacos”.
_________________________ são
protegidos.
1. Responda:
a) O sentido da frase se
modifica muito?
b) A partir desse acréscimo,
como ficariam, portanto, as respostas para as perguntas b, c, d, e do exercício
número 1 (Parte I)?
- Ainda pensando em clareza de
sentidos, observe a sequência de frases:
a) Macacos são protegidos.
b) Macacos do Zoo de Salvador são protegidos.
c) Macacos do Zoo de Salvador são protegidos com tela.
d) Macacos do Zoo de Salvador são protegidos com tela contra mosquito.
2. Ao chegarmos à última frase,
percebemos que o assunto começa a tomar uma forma mais detalhada. É possível
sabermos do que se trata somente pela leitura da frase d?
3. Com base nela, conte com
suas palavras o que você compreendeu. Acrescente à resposta, o que sabe a
respeito do assunto iniciado.
Parte III - Leitura e reflexão.
Leia o texto.
Texto 1
Macacos do Zoo de Salvador são
protegidos com tela contra mosquito
Medida ocorre após mortes de
macacos infectados por febre amarela. Nenhum caso foi registrado em animais do
espaço, na capital baiana.
Macacos que vivem no Parque Zoobotânico
de Salvador, localizado no bairro de Ondina, foram protegidos com telas contra
o mosquito transmissor da febre amarela. A medida foi tomada após mortes de
animais infectados com o vírus na cidade. Não houve registro da morte de nenhum
macaco no zoológico. [...]
A coordenação do zoológico da
capital baiana [...] diz que tem recebido ligações e perguntas de visitantes e
esclarece que não há motivo para medo desses animais, que não oferecem riscos à
população. Nenhum caso da doença foi registrado entre os animais que vivem no
espaço. “Infelizmente, não há vacina para esses animais. Algumas espécies são
mais sensíveis à doença e o que estamos fazendo é colocar esses macacos em
locais com uma tela de proteção que impede a passagem dos mosquitos. São
medidas preventivas para diminuir o risco de ficarem doentes, mas as pessoas
não precisam Macaco no Zoológico de Salvador, na Bahia ter medo ou deixar de
vir ao Zoológico”, afirma o coordenador e médico veterinário do Zoo de
Salvador, Vinícius Dantas.
O veterinário explica que os
animais são hospedeiros do vírus [...]. "Mesmo que um macaco esteja
doente, ele não é capaz de fazer a transmissão direta ao homem”, diz. Ele
afirma ainda que a morte dos animais serve como um alerta para a Vigilância
Sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença chegar aos humanos,
mas não através do macaco. "Temos que tratar esses animais como parceiros
e não como vilões”, afirma.
A febre amarela tem duas formas
de transmissão: a silvestre e a urbana. Os casos que estão sendo registrados no
país estão relacionados à forma silvestre. O nome tem a ver com o fato de que
as situações ocorrem em regiões rurais ou de mata. Neste contexto, os
transmissores são os mosquitos Haemagogus ou Sabethes. [...]
Disponível em: < http://g1.globo.com/bahia/noticia/2017/04/macacos-do-zoo-de-salvador-saoprotegidos-com-tela-contra-mosquito.html
>. Acesso em: 02 abr. 2020.
1. Com base na leitura do Texto
1, responda:
a) O trecho “Macacos do Zoo de
Salvador são protegidos com tela contra mosquito” revela o assunto do texto?
b) Retome as questões da Parte
I (Eles precisam de proteção por quê? São protegidos de quê? São protegidos com
quê? Quem os protege?) e verifique se as respondas dadas por você coincidiram
com as informações presentes no texto lido.
c) Compare as novas respostas
com as que você deu antes de fazer a leitura completa do texto. Houve
diferença? Como podemos explicar essa diferença?
- Leia o Texto 2 para depois
responder às questões abaixo:
2. A mensagem do cartaz tem por
finalidade _______________________________.
3. Realize o que a leitura
direcionar:
a) Escreva e retire do cartaz
as orações que possuem todas as letras em formato maiúsculo (caixa alta).
b) Retire das orações os dois
“nãos”. Reescreva-as e verifique como ficou a leitura com a retirada desses
“nãos”.
4. Reflita e conclua.
a) A leitura se modificou?
Comente.
b) Sem o “não” (marca de
negação) de quem é a culpa?
c) Você percebeu que, ao
escrevermos, a escolha das palavras é um passo importante? Comente.
d) O cartaz foi projetado para
que a mensagem considere a proteção do macaco ou o seu extermínio?
Portanto e sem dúvida, a palavra “não” é
essencial para a divulgação da mensagem.
5. Além do “não”, quais outras
palavras ou expressões são essenciais ao sentido do texto?
- Agora, leia o trecho a seguir
sem a palavra “eles”.
Os macacos não transmitem a
febre amarela, eles são vítimas da doença.
6. A ausência da palavra “eles”
possui o mesmo peso que a ausência da palavra “não”?
7. A palavra “eles” se refere a
_____________________________________.
8. O autor pode ter feito essa
substituição para evitar a repetição da palavra “macaco” ou para reforçar que
macacos são “eles” e não “elas”? Comente.
Parte IV - Outros recursos de
linguagem.
Ao pensarmos em escolhas para
construir um texto, outra maneira de trabalhar com palavras ou frases
essenciais é associá-las ao popular uso do hashtag1, cujo sinal gráfico é #. No
cartaz, ele antecede ACULPANÃOÉDOMACACO.
Com base nas palavras
essenciais, importantes para que o sentido seja preservado, crie duas frases
que utilizem #. Uma que fale sobre a importância de vacinar-se contra a gripe;
outra sobre a necessidade de se proteger do Coronavírus.
Lembre-se de que é preciso usar
# seguido de uma frase que contenha palavras-chave. Outra característica: todas
as palavras são escritas juntas, ou seja, sem espaços. Limite-se ao espaço de
uma linha e escolha bem as palavras.
1.
__________________________________________________________________
2.
__________________________________________________________________
Parte V - Tecendo comparações.
Reveja o que pensa o
veterinário do Zoo de Salvador, Vinícius Dantas, no Texto 1:
[...] a morte dos animais serve como um
alerta para a Vigilância Sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença
chegar aos humanos, mas não através do macaco. "Temos que tratar esses
animais como parceiros e não como vilões” [...].
1. Com base no trecho que você
acabou de rever, complete, com suas palavras, a frase abaixo. (Copie e complete
em uma folha separada).
Segundo Vinícius Dantas, temos
que tratas os macacos como parceiros, pois ________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Ainda sobre o Texto 1, releia o
trecho:
Macacos que vivem no Parque
Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, foram protegidos com
telas contra o mosquito transmissor da febre amarela. A medida foi tomada após
mortes de animais infectados com o vírus na cidade. Não houve registro da morte
de nenhum macaco no zoológico.
1 Outros nomes conhecidos:
cerquilha, jogo da velha, cardinal. Para saber mais sobre o assunto,
2. Outra forma de escrevê-lo é:
(Copie o trecho e complete-o em uma folha separada).
Após mortes de macacos
infectados com o vírus da febre amarela, no bairro de Ondina, Salvador, foram
instaladas (o quê?) _______________________________, a fim de (para quê?)
________ ___________________________________________________.
- Leia o texto a seguir para
realizar as próximas atividades.
Texto 3
Desinformação sobre febre
amarela coloca macacos em perigo
Embora não transmitam diretamente o vírus, primatas vêm sendo mortos por
pessoas.
Jornal do Brasil
Mais de 80 primatas, na sua
maioria bugios (do gênero Alouatta), morreram com suspeita de febre amarela
nessas últimas semanas no Espírito Santo. Nos últimos dias, as estimativas
atualizadas apontam a morte de milhares de outros indivíduos no mesmo estado. A
atual epidemia, que atinge as zonas rurais de Minas Gerais e Espírito Santo,
não ameaça apenas os humanos, mas populações inteiras de primatas. Além da
doença, os macacos também correm o risco de serem eliminados por falta de
informação, pois em algumas localidades existe a crença de que sejam
transmissores do vírus, o que não ocorre. O último surto de febre amarela em
macacos ocorreu entre 2008 e 2009, no Rio Grande do Sul, e causou a morte de mais
de dois mil bugios, infectados pelo vírus ou assassinados por pessoas desinformadas
sobre o ciclo da febre amarela. [...]
Disponível em: <
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2017/01/27/desinformacao-sobrefebre-amarela-coloca-macacos-em-perigo/
>. Acesso em: 02 abr. 2020.
Parte VI - Colhendo
informações.
1. Com base nas informações do
Texto 3, que você acabou de ler, preencha o quadro com suas palavras.
Causas (origem)
|
Consequências (resultado)
|
Desinformação sobre febre amarela
|
2. Agora, transforme os dois
trechos em um parágrafo, colocando a consequência antes da causa.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3. Complete o trecho abaixo a
partir das informações do quadro. Faça as modificações que forem necessárias a
fim de estabelecer sentido ao parágrafo construído.
Mais de 80 primatas, na sua
maioria bugios (do gênero Alouatta), morreram com suspeita de febre amarela
nessas últimas semanas no Espírito Santo.
Suspeita de febre amarela mata
___________________________________________________
_____________________________________________________________________________.
Parte VII - A importância das
substituições.
1. Refaça a leitura utilizando,
no lugar dos destaques, a palavra “macaco” e responda: Qual versão fica melhor?
Por quê?
Parte VIII - Produzindo um
texto.
Sua função, agora, é a de pegar
todas as suas respostas da folha separada, colocar essas informações em uma
ordem (numerando-as) em que o encaixe aproxime os sentidos. Depois de feitas as
conexões, verifique se há palavras repetidas e as substitua por outras que
possuam significados semelhantes.
Verifique se há necessidade de
complementar informações, pois você está construindo o seu próprio texto sobre
o assunto.
Copie os parágrafos na ordem
escolhida. Deixe um espaço para o título, que será uma das frases do hashtag
que você escreveu.
Após esse trabalho, é hora de
ler o texto e verificar se falta alguma coisa para que ele tenha sentido.
Bom trabalho!
Obs: tenha à mão um dicionário
e pesquise as palavras que desconheça
ARTE
Arte – Profª Michele – 6ºs anos A, B, C, D, E, F
Pesquisar sobre Música Folclórica Brasileira
Os títulos dos exercícios que aqui foram postados, podem ser impressos e as respostas escritas a mão?
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirTu quer dizer que as perguntas, das matérias eu posso imprimir. E responder em outra folha, a mão?
Ou copiar a mão e responder a mão?
(Andréia vó,Vinicius C.M, 6°C)
Obrigado. Aguardo.
Boa tarde Professores do 6C !
ResponderExcluirSou a Mãe do aluno Renan Jesus Trindade Lima 6c.Vocês sabem que ele é deficiente auditivo e tem muita dificuldade em Interpretação, e sem ela não conseguimos entendimento das coisas como textos etc...Estou ajudando o Renan aos poucos nas matérias, mas gostaria que informasse os outros professores tbm, pois ele ainda está terminando a primeira leva de atividades passadas no Blog!Sei que vocês entendem, e se possível, poderiam enviar atividades preparadas para ele, atividades reformuladas, conforme LDB, ele tem dificuldade de mais com tudo isso de conteúdo.Por favor professores, repassem para os outros professores o meu e-mail por favor. Meu WhatsApp 11 982299843 caso queiram falar comigo okay.
Atenciosamente, Erica Trindade