Pesquisar

sábado, 2 de maio de 2020


E.E. Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina de estudos.
 Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse tempo é precioso!!!
Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!

Fiquem atentos!
Fiquem bem!!






TECNOLOGIA






Tecnologia - Profª Roseli - 6ºs anos A, B, C, D
Atividade 1
Pesquisar e fazer um resumo sobre os três eixos da tecnologia. (Revisão).
1- Tecnologias digitais de informação e comunicação.
2- Letramento Digital.
3- Pensamento Computacional.

Atividade 2
Baixar o aplicativo do Coronavirus- SUS
Fazer um algoritmo (instrução, passo a passo) de como esse aplicativo funciona, quais ferramentas tem nele.
RESPONDER A PERGUNTA.
Qual a importância dessa tecnologia no momento no Sistema Único de Saúde(SUS)?



Tecnologia – Profª Viviane – 6ºs anos E, F


1)    Você e sua família, utilizam quais meios tecnológicos para se manterem informados sobre a pandemia de COVID-19?
2)    Dê sua opinião sobre a importância de se manter informado?
3)    Os meios tecnológicos (como, por exemplo, a internet) fornecem informações verdadeiras? Sim ou Não? Justifique sua resposta.
4)    Pesquise sobre 4 países que, na medicina estão utilizando tecnologia para combater a COVID-19 e quais são essas tecnologias. (Exemplo: desenvolvimento de vacinas).











MATEMÁTICA










Matemática – Professoras Adriana, Alecsandra, Viviane – 6ºs anos A, B, C, D, E, F

Potenciação

1) Escreva na forma de multiplicação cada uma das seguintes potências:

a) 112
b) 7   
c) 8   
d) 3 
e) 2 

2) Determine o valor de cada uma das seguintes potências:
a) 3 =
b) 24  =
c) 100 =
d) 20 =
e) 1001 =
f)  2 =
g) 53 =

3) Descubra o valor do expoente x em cada uma das igualdades:
a) 2x = 16
b) 3= 9
c) 10= 100
d) 4= 256

4) Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a:
a)    1              
b)    0             
c)    Expoente natural                     
d)    10                       
e)    N.d.a.

5) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual a:
a)    Ele mesmo                    

b)    0              
c)    1                          
d)    10                       
e)    N.d.a

6) Qual o resultado de 43 ?
a)     13                      
b)     63                      
c)      56                     
d)     64                      
e)     24

7) Todo número natural elevado a 1 é igual a:
a)    0                          
b)    Ele mesmo                    
c)    1              
d)    10                      
e)    N.d.a

8) Transforme multiplicações em forma de potenciação:
a) 4x4x4x4x4x4 =
b) 5x5x5 =
c) 8x8x8x8 =
d) 1×1=
e) 10x10x10x10x10x10 =
f) 2x2x2x2x2x2x2x2 =
g) 3x3x3 =
h) 9x9x9x9x9 =
i) 7=
j) bxbxb =

9) Calcule as potências:
a)40² =                                                                     
b) 11⁴ =
c)32² =                                                                   
d) 300² =
e)15³ =                                                                     
f) 100³ =
g) 30³=                                                                     
h) 101² =                   

10) Escreva as potências com os números naturais e depois resolva:
a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c) Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência













EDUCAÇÃO
FÍSICA







Educação Física – Prof. Edgard – 6ºs anos A, B, C, D, E, F

1- Pesquisar o conceito de jogo pré-desportivo;
2- Descrever um jogo pré-desportivo das seguintes modalidades: futsal, voleibol, basquete e handebol - como se joga e suas regras.













CIÊNCIAS






Ciências – Profª Carla – 6º ano A

Leitura dos textos
 " Descarte incorreto de medicamentos podem causar danos à saúde e ao meio ambiente" , disponível no


"Descarte de medicamentos e os impactos ambientais" disponível no site https://pt.wikipedia.org/wiki/Descarte_de_medicamentos_e_os_impactos_ambientais

Após a leitura, fazer um relatório explicando o que entendeu em cada um dos textos apesentados.







Ciências – Prof. Vanderlei - 6ºs anos B, C, D e E / Profª Alecsandra – 6º ano F

Assistir ao filme/documentário: Lixo Extraordinário (youtube)
 Elaborar uma resenha contendo 15 linhas e os nomes de 4 personagens que mais se destacam no documentário;
 Copiar e Responder às questões da página 210 do livro didático.








INGLÊS









Inglês – Profª Rosana – 6ºs anos A, B, C, D, E

Livro: Way to English - Unit 2 - My life                                                   
* Copiar e responder todas as perguntas da pág. 36 até 43 ( pág. 43 até o ex. 2).                    
* Copiar a tabela da pág. 47. Responder com suas preferências .                    
*Desenhar e pintar uma atividade de lazer que você goste.  
* Pode usar folha de fichário ou caderno.                                     
* Tirar dúvidas no e-mail: rosanafrdomingues@gmail.com








Inglês – Profª Joyce – 6º ano F
1ª Atividade:

Produzir 1 (um) cartão em inglês para o Dia das Mães. 
Para confecção do cartão o aluno poderá utilizar o material de sua escolha, mas deverá ser bem feito.


2ª Atividade:

Faça uma pesquisa sobre palavras da Língua Inglesa que usamos no dia a dia em Língua Portuguesa, mínimo de 100( cem) palavras. A pesquisa deverá ser em folha separada, letra legível, escrita à caneta, não deverá ter rasuras.  















HISTÓRIA






História – Profª. Claudia -  6ºs anos A,B,C,D,E,F

Acessem o Instagran da professora Claudia @profclaudiaborges   

- Leia seu livro didático da página 30 até a página 40, copie e responda as questões da página 42.

- Retome as anotações em sala de aula sobre o período Paleolítico e o Período Neolítico, logo após construa um Quadro Comparativo de acordo com o modelo abaixo:


Paleolítico
Neolítico
Modo de Vida
(Principais características)



Materiais que eram feitos os instrumentos e ferramentas



Tipos de instrumentos e ferramentas



Como obtinham sobrevivência



Duração do período













GEOGRAFIA





Geografia –  Prof. Emilio - 6ºs anos A, B, C, D, E, F
Pesquisar:
·        O que é o GPS?
e
·         Biografia de Nicola Tesla














PROJETO
DE
VIDA










Projeto de Vida - Profª Aline – 6ºs anos A, B

Os alunos deverão escrever no caderno o cabeçalho e, em seguida, enumerar as suas qualidades.
Após esse exercício, deverão perguntar aos seus familiares as qualidades que estes observam no aluno. O aluno, também no caderno, deverá colocar as qualidades mencionadas pelos familiares.
Terminada essa sondagem, deverão fazer um desenho de uma flor ( no sulfite ou folha do caderno) preenchendo todo o espaço da folha. Na sequência vão escrever todas as qualidades enumeradas por eles e seus familiares, utilizando os espaços dentro do desenho ( pétalas, miolo, folhas...).
Deverão pintar bem colorido e caprichado, para que possamos exaltar todas essas qualidades de cada um.






Projeto de Vida – Prof. Vanderlei - 6ºs anos C, D, E, F

A partir do documentário Lixo Extraordinário, descreva o Projeto de vida mencionado por cinco personagens e o quais as dificuldades enfrentadas no cotidiano de cada um.










LÍNGUA
PORTUGUESA







Língua Portuguesa - Profª Shirley – Séries: 6º ano F

-Realizar a leitura do texto “O lobo e o Mar” de Jack London, pág.25 (Livro didático);
-Observar as características da narrativa de aventura, já estudadas;
-Ler e registrar no seu caderno o quadro ANOTE AÍ – pág. 26, sobre a Caracterização do Personagens;
-Leia com muita atenção o quadro da questão 15-pág. 27, em COMPARAÇÃO ENTRE TEXTOS. Em seguida, preencha o quadro da mesma questão 15 sobre o Lobo e o Mar, responda também, no caderno, as questões 16 e 17, identificando o tema e a página;
-Ler com atenção e registrar no caderno os quadros ANOTE AÍ- pág.28 (sobre Intencionalidade), ANOTE AÍ- pág.29 (sobre O contexto de produção) e ANOTE AÍ- pág.29 (sobre Gêneros textuais).
-Produção de texto: Criar uma Narrativa de Aventura, baseando-se nas orientações da pág.34 e 35 do livro didático. Realize o rascunho, ao finalizar observe o quadro da pág.37 e confira se você atendeu os critérios da Avaliação de Reescrita. Em seguida, passe a limpo em folha separada, colocando o Nome da Escola, Nome e série do aluno. Não esqueça do título.
-Realizar uma pesquisa sobre Variedades linguísticas, registrar em folha separada com capa, identificando Nome da Escola, Nome e série do aluno.







Língua Portuguesa – Profª Luciana  - 6ºs anos A, B, C, D

Narrativa: Conto Popular – Livro Didático
·         - Realizar as Atividades propostas na página 41 do seu livro didático sobre seu conhecimento referente ao Conto Popular. “Primeiras ideias” copiar e responder no caderno as questões da 1 a 5.
·         - Ler o texto “Os dois papudos” (livro didático), com muita atenção!
·         -  Para entender o texto, copiar e responder as questões 1 até a 5 (página 47)
·         - Ler e registrar no caderno o Anote Aí  - Contos populares (página 47)
·         - O Tempo Narrativo, copiar e responder as questões 6 até 9 (página 47)
·         - Ler e copiar o Anote Aí sobre a teria do Tempo da narrativa (tempo histórico e imaginário) página 47
·         - O Contexto de Produção – copiar e responder as questões 10 e 11 (página 48)
·         - A Linguagem do Texto – copiar e responder as questões 12 e 13 (página 48)
·         - Ler e registrar no caderno Anote aí referente à Memória e à Cultura, relacionada aos contos populares
·          Produção de Texto: Criar uma Narrativa de Aventura, baseando-se nas orientações das páginas 34 e 35 do livro didático e escolher um dos cenários propostos nessas páginas do livro didático
·         Faça rascunho, depois releia e passe a limpo
·         Seu texto tem que ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas
·         Entregar em uma folha a parte com nome, número e série e a caneta.




Língua Portuguesa – Profª Marlene – 6º ano E

O trabalho deverá ser feito em casa, com o auxílio de pessoas da sua família. As respostas aos exercícios visam a comparar diferentes textos, no caso a notícia e o cartaz, no tratamento de uma mesma notícia e construir o seu próprio. Se a opção for solicitar ajuda de outras pessoas, que não os da casa, aconselhamos o uso de ambientes virtuais como redes sociais e aplicativos.
Parte I - Levantamento de hipóteses.
- Leia a frase:
Animais são protegidos.
1. Responda:
a) Que animais você acha que são protegidos?
b) Eles precisam de proteção por quê?
c) São protegidos de quê?
d) São protegidos com quê?
e) Quem os protege?
Parte II - Comparações e mudanças de sentido.
- Substitua, na frase, a palavra “animais” por “macacos”.
_________________________ são protegidos.
1. Responda:
a) O sentido da frase se modifica muito?
b) A partir desse acréscimo, como ficariam, portanto, as respostas para as perguntas b, c, d, e do exercício número 1 (Parte I)?
- Ainda pensando em clareza de sentidos, observe a sequência de frases:
a) Macacos são protegidos.
b) Macacos do Zoo de Salvador são protegidos.
c) Macacos do Zoo de Salvador são protegidos com tela.
d) Macacos do Zoo de Salvador são protegidos com tela contra mosquito.
2. Ao chegarmos à última frase, percebemos que o assunto começa a tomar uma forma mais detalhada. É possível sabermos do que se trata somente pela leitura da frase d?
3. Com base nela, conte com suas palavras o que você compreendeu. Acrescente à resposta, o que sabe a respeito do assunto iniciado.
Parte III - Leitura e reflexão.
Leia o texto.
Texto 1
Macacos do Zoo de Salvador são protegidos com tela contra mosquito
Medida ocorre após mortes de macacos infectados por febre amarela. Nenhum caso foi registrado em animais do espaço, na capital baiana.
Macacos que vivem no Parque Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, foram protegidos com telas contra o mosquito transmissor da febre amarela. A medida foi tomada após mortes de animais infectados com o vírus na cidade. Não houve registro da morte de nenhum macaco no zoológico. [...]
A coordenação do zoológico da capital baiana [...] diz que tem recebido ligações e perguntas de visitantes e esclarece que não há motivo para medo desses animais, que não oferecem riscos à população. Nenhum caso da doença foi registrado entre os animais que vivem no espaço. “Infelizmente, não há vacina para esses animais. Algumas espécies são mais sensíveis à doença e o que estamos fazendo é colocar esses macacos em locais com uma tela de proteção que impede a passagem dos mosquitos. São medidas preventivas para diminuir o risco de ficarem doentes, mas as pessoas não precisam Macaco no Zoológico de Salvador, na Bahia ter medo ou deixar de vir ao Zoológico”, afirma o coordenador e médico veterinário do Zoo de Salvador, Vinícius Dantas.
O veterinário explica que os animais são hospedeiros do vírus [...]. "Mesmo que um macaco esteja doente, ele não é capaz de fazer a transmissão direta ao homem”, diz. Ele afirma ainda que a morte dos animais serve como um alerta para a Vigilância Sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença chegar aos humanos, mas não através do macaco. "Temos que tratar esses animais como parceiros e não como vilões”, afirma.
A febre amarela tem duas formas de transmissão: a silvestre e a urbana. Os casos que estão sendo registrados no país estão relacionados à forma silvestre. O nome tem a ver com o fato de que as situações ocorrem em regiões rurais ou de mata. Neste contexto, os transmissores são os mosquitos Haemagogus ou Sabethes. [...]
Disponível em: < http://g1.globo.com/bahia/noticia/2017/04/macacos-do-zoo-de-salvador-saoprotegidos-com-tela-contra-mosquito.html >. Acesso em: 02 abr. 2020.
1. Com base na leitura do Texto 1, responda:
a) O trecho “Macacos do Zoo de Salvador são protegidos com tela contra mosquito” revela o assunto do texto?
b) Retome as questões da Parte I (Eles precisam de proteção por quê? São protegidos de quê? São protegidos com quê? Quem os protege?) e verifique se as respondas dadas por você coincidiram com as informações presentes no texto lido.
c) Compare as novas respostas com as que você deu antes de fazer a leitura completa do texto. Houve diferença? Como podemos explicar essa diferença?
- Leia o Texto 2 para depois responder às questões abaixo:
2. A mensagem do cartaz tem por finalidade _______________________________.
3. Realize o que a leitura direcionar:
a) Escreva e retire do cartaz as orações que possuem todas as letras em formato maiúsculo (caixa alta).
b) Retire das orações os dois “nãos”. Reescreva-as e verifique como ficou a leitura com a retirada desses “nãos”.
4. Reflita e conclua.
a) A leitura se modificou? Comente.
b) Sem o “não” (marca de negação) de quem é a culpa?
c) Você percebeu que, ao escrevermos, a escolha das palavras é um passo importante? Comente.
d) O cartaz foi projetado para que a mensagem considere a proteção do macaco ou o seu extermínio?
Portanto e sem dúvida, a palavra “não” é essencial para a divulgação da mensagem.
5. Além do “não”, quais outras palavras ou expressões são essenciais ao sentido do texto?
- Agora, leia o trecho a seguir sem a palavra “eles”.
Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença.
6. A ausência da palavra “eles” possui o mesmo peso que a ausência da palavra “não”?
7. A palavra “eles” se refere a _____________________________________.
8. O autor pode ter feito essa substituição para evitar a repetição da palavra “macaco” ou para reforçar que macacos são “eles” e não “elas”? Comente.
Parte IV - Outros recursos de linguagem.
Ao pensarmos em escolhas para construir um texto, outra maneira de trabalhar com palavras ou frases essenciais é associá-las ao popular uso do hashtag1, cujo sinal gráfico é #. No cartaz, ele antecede ACULPANÃOÉDOMACACO.
Com base nas palavras essenciais, importantes para que o sentido seja preservado, crie duas frases que utilizem #. Uma que fale sobre a importância de vacinar-se contra a gripe; outra sobre a necessidade de se proteger do Coronavírus.
Lembre-se de que é preciso usar # seguido de uma frase que contenha palavras-chave. Outra característica: todas as palavras são escritas juntas, ou seja, sem espaços. Limite-se ao espaço de uma linha e escolha bem as palavras.
1. __________________________________________________________________
2. __________________________________________________________________

Parte V - Tecendo comparações.
Reveja o que pensa o veterinário do Zoo de Salvador, Vinícius Dantas, no Texto 1:
[...] a morte dos animais serve como um alerta para a Vigilância Sanitária saber da presença do vírus e do risco da doença chegar aos humanos, mas não através do macaco. "Temos que tratar esses animais como parceiros e não como vilões” [...].
1. Com base no trecho que você acabou de rever, complete, com suas palavras, a frase abaixo. (Copie e complete em uma folha separada).
Segundo Vinícius Dantas, temos que tratas os macacos como parceiros, pois ________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Ainda sobre o Texto 1, releia o trecho:

Macacos que vivem no Parque Zoobotânico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, foram protegidos com telas contra o mosquito transmissor da febre amarela. A medida foi tomada após mortes de animais infectados com o vírus na cidade. Não houve registro da morte de nenhum macaco no zoológico.
1 Outros nomes conhecidos: cerquilha, jogo da velha, cardinal. Para saber mais sobre o assunto,
2. Outra forma de escrevê-lo é: (Copie o trecho e complete-o em uma folha separada).
Após mortes de macacos infectados com o vírus da febre amarela, no bairro de Ondina, Salvador, foram instaladas (o quê?) _______________________________, a fim de (para quê?) ________ ___________________________________________________.

- Leia o texto a seguir para realizar as próximas atividades.
Texto 3
Desinformação sobre febre amarela coloca macacos em perigo                                                        Embora não transmitam diretamente o vírus, primatas vêm sendo mortos por pessoas.
Jornal do Brasil
Mais de 80 primatas, na sua maioria bugios (do gênero Alouatta), morreram com suspeita de febre amarela nessas últimas semanas no Espírito Santo. Nos últimos dias, as estimativas atualizadas apontam a morte de milhares de outros indivíduos no mesmo estado. A atual epidemia, que atinge as zonas rurais de Minas Gerais e Espírito Santo, não ameaça apenas os humanos, mas populações inteiras de primatas. Além da doença, os macacos também correm o risco de serem eliminados por falta de informação, pois em algumas localidades existe a crença de que sejam transmissores do vírus, o que não ocorre. O último surto de febre amarela em macacos ocorreu entre 2008 e 2009, no Rio Grande do Sul, e causou a morte de mais de dois mil bugios, infectados pelo vírus ou assassinados por pessoas desinformadas sobre o ciclo da febre amarela. [...]
Disponível em: < http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2017/01/27/desinformacao-sobrefebre-amarela-coloca-macacos-em-perigo/ >. Acesso em: 02 abr. 2020.

Parte VI - Colhendo informações.
1. Com base nas informações do Texto 3, que você acabou de ler, preencha o quadro com suas palavras.
Causas (origem)

Consequências (resultado)

Desinformação sobre febre amarela



2. Agora, transforme os dois trechos em um parágrafo, colocando a consequência antes da causa.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3. Complete o trecho abaixo a partir das informações do quadro. Faça as modificações que forem necessárias a fim de estabelecer sentido ao parágrafo construído.
Mais de 80 primatas, na sua maioria bugios (do gênero Alouatta), morreram com suspeita de febre amarela nessas últimas semanas no Espírito Santo.
Suspeita de febre amarela mata ___________________________________________________
_____________________________________________________________________________.

Parte VII - A importância das substituições.
1. Refaça a leitura utilizando, no lugar dos destaques, a palavra “macaco” e responda: Qual versão fica melhor? Por quê?

Parte VIII - Produzindo um texto.
Sua função, agora, é a de pegar todas as suas respostas da folha separada, colocar essas informações em uma ordem (numerando-as) em que o encaixe aproxime os sentidos. Depois de feitas as conexões, verifique se há palavras repetidas e as substitua por outras que possuam significados semelhantes.
Verifique se há necessidade de complementar informações, pois você está construindo o seu próprio texto sobre o assunto.
Copie os parágrafos na ordem escolhida. Deixe um espaço para o título, que será uma das frases do hashtag que você escreveu.
Após esse trabalho, é hora de ler o texto e verificar se falta alguma coisa para que ele tenha sentido.
Bom trabalho!
Obs: tenha à mão um dicionário e pesquise as palavras que desconheça









ARTE





Arte – Profª Michele – 6ºs anos A, B, C, D, E, F

Pesquisar sobre Música Folclórica Brasileira

3 comentários:

  1. Os títulos dos exercícios que aqui foram postados, podem ser impressos e as respostas escritas a mão?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Tu quer dizer que as perguntas, das matérias eu posso imprimir. E responder em outra folha, a mão?
    Ou copiar a mão e responder a mão?

    (Andréia vó,Vinicius C.M, 6°C)
    Obrigado. Aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Professores do 6C !
    Sou a Mãe do aluno Renan Jesus Trindade Lima 6c.Vocês sabem que ele é deficiente auditivo e tem muita dificuldade em Interpretação, e sem ela não conseguimos entendimento das coisas como textos etc...Estou ajudando o Renan aos poucos nas matérias, mas gostaria que informasse os outros professores tbm, pois ele ainda está terminando a primeira leva de atividades passadas no Blog!Sei que vocês entendem, e se possível, poderiam enviar atividades preparadas para ele, atividades reformuladas, conforme LDB, ele tem dificuldade de mais com tudo isso de conteúdo.Por favor professores, repassem para os outros professores o meu e-mail por favor. Meu WhatsApp 11 982299843 caso queiram falar comigo okay.
    Atenciosamente, Erica Trindade

    ResponderExcluir

GESTÃO EM FOCO