Pesquisar

domingo, 12 de julho de 2020

9º ano

9º ano

Caros alunos, o período de 27 a 31 estaremos na Semana de Estudos Intensivos. Aproveitem para colocar os estudos em dia!😉

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.
Horário de funcionamento da escola de 10h às 16h.

LÍNGUA PORTUGUESA

9º A, B, C, D, G – Professoras Joyce e Maria Julia

Assista os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

1.       Os dois vídeos destacam a dança contemporânea. Pesquise sobre dança contemporânea e aponte 3 (três) ou mais características que ela apresenta.

2.       Escreva um breve texto, mínimo dez linhas, relatando como a dança e a música têm o poder de melhorar a saúde mental e emocional das pessoas; principalmente em momentos difíceis. Para formular sua resposta pesquise sobre o assunto, mas não plagie.

3.       Compare a dança contemporânea com a letra da música “Ciranda da Bailarina” de Chico Buarque e Edu Lobo; disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vatq6-CipJ4. Orientações: Essa questão é reflexiva, para respondê-la terá que pesquisar sobre balé clássico e dança contemporânea e relacionar com a letra da música. Seu texto deverá ter no mínimo 10 (dez) linhas e lembre-se de não plagiar. Dúvidas: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br

 

9º E, F – Profª Dulce

 

ROTEIRO DE ESTUDOS 

 

Competências:

Variação Linguística/Preconceito linguístico / HQ / Charge

Narrativa digital 

A variedade linguística usada por Chico Bento é o que se chama “falar caipira “. Em relação à fala de Chico Bento, seria incorreto afirmar que:

a) Não é objeto de preconceito linguistico de falantes urbanos.

b) Reproduz situação de diálogo informal.

c) Não cumpre a sua função comunicativa.

d) Não é empregada na redação de leis e decretos.

 

Indique quais das características seguintes pertencem à linguagem falada informal.

a) É espontânea.

b) Evita a improvisação.

c) É mais precisa e elaborada.

d) Requer a presença de interlocutores.

e) É repetitiva.

f) É planejada.

 


MATEMÁTICA

9º A, B, C, D – Profª Roberta / 9º E, F, G – Profª Vania

ATIVIDADE DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU

 

1)       OBSERVE AS EQUAÇÕES ABAIXO E ASSINALE QUAIS SÃO DO SEGUNDO GRAU:

 

a) X – 5x + 6 = 0                                     

b) X2 – 7x + 10 = 0                                  

c) 0x2 + 4x – 3 = 0                                   

d) 2x3 – 8x2 – 2 = 0                                

e) 4x2 – 1 = 0

f) 9x – 6 = 0

g) x2 – 7x = 0

h) 3x2 + x – 8 = 0


2)       CLASSIFIQUE AS EQUAÇÕES DO 2º GRAU EM COMPLETA E INCOMPLETA:

 

a)  X2 – 4 = 0                                           

b) 3x2 = 0

c) 2x2 – x = 0                                       

d) – x2 – 6x = 0

e) X2 – x – 6 = 0                                   

f) 6 – 5x + x2 = 0

g) 3x2 – 2x – 1 = 0                                 

h) x2 – 10x + 40 = 0

 

3)       Determine os valores dos coeficientes  a, b e c nas equações seguintes:

 

a) x2 – 7x + 10 = 0                                

b) 4x2 = 0

c) x2 – x – 6 = 0                                    

d) 3x2 – 7 = 0

e) 4x2 – 4x + 1 = 0                                   

f) x2 – 2x = 0

g) – x2 – 5x – 1 = 0                                  

h) 0,5x2 + 4 – 5x = 0

 

4)       Reduza a uma equação do segundo grau seguindo o exemplo:

 

a) 4x2 – 27 = x2 – x                              

b) 9x2 = 25 + 8x2

c) 4x2 -x2 + x – 27 = 0                                       

d) 4x2 – 27 = x2

e) 3x2 + x – 27 = 0                                  

f) x2  - 200 = 200

 

HISTÓRIA

9º A, B, C, D, E, F, G – Prof. Maurício

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.

[...] a chamada Belle Époque parece ter sido mesmo uma época de contradições, em que guerra e paz, otimismo e desilusão, vida e morte pareciam caminhar lado a lado, numa constante ameaça de alteração brusca da ordem estabelecida. Se por um lado as nações se revelavam mais avançadas e dotadas de tecnologias incipiente e promissora, por outro lado a miséria e a vida viciosa pareciam crescer vertiginosamente [...]

SILVA, Maurício. A Hélade e o subúrbio: confrontos literários na Belle Époque carioca. São Paulo: Edusp, 2006. p. 16.

1.       Explique o significado de Belle Époque caracterizando-a.    

2.       Sobre a Belle Époque é correto afirmar que:

a)       o acúmulo de capital gerado pela Revolução Industrial foi repartido igualmente entre os europeus, culminado no período.

b)       não houve investimento em armamentos e os avanços tecnológicos ficaram restritos à indústria.

c)       o período representou uma época de prosperidade, de estabilidade e de efervescência cultural, intelectual e artística.

d)       os avanços proporcionados pela Revolução Industrial foram usados exclusivamente para a destruição em massa da população europeia.

3. A Grande Depressão ou crise de 1929 colocou fim ao período conhecido como Belle Époque. Sobre a crise é incorreto afirmar que:

a)      a superprodução de bens de consumo nos Estados Unidos desencadeou o processo, levando muitos empresários à falência. 

b)      países europeus que dependiam dos Estados Unidos no pós-Primeira Guerra Mundial também foram afetados economicamente.

c)      regimes totalitários foram aceitos pela população em razão da desconfiança gerada pela crise do sistema capitalista.

d)      a quebra da bolsa de valores afetou apenas os grandes empresários, que tiveram de vender seus bens para pagar os trabalhadores. 

Leia o texto a seguir para responder às questões 4 e 5. 

Em fevereiro de 1917, em plena guerra mundial, o regime czarista da Rússia é derrubado por um amplo levante de massas. Alguns meses mais tarde, em outubro [...], apoiado na mobilização popular e nos sovietes (conselhos) de operários, soldados e camponeses que tomam todo o país, os bolcheviques liderados por Lênin e Trotsky conquistam o poder. Pela primeira vez na história, desde a radicalmente democrática Comuna de Paris ser afogada em sangue pela reação burguesa, uma revolução vitoriosa dá início a construção de uma sociedade socialista. A barbárie imperialista da Primeira Guerra Mundial havia aberto uma nova época, a era da atualidade da revolução. Começava um novo capítulo da modernidade. O século XX iniciava.

MANCUSO, Eduardo. 100 anos da revolução russa. GGN, 26 fev. 2017. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/noticia/100-anos-da-revolucao-russa-por-eduardo-mancuso>. Acesso em: 20 nov. 2018.

4. Explique o contexto histórico que antecede a queda do regime czarista russo e comente as consequências mundiais desse acontecimento.   

5. Sobre o contexto histórico da Revolução Russa, é incorreto afirmar que:

a)      diante da insatisfação da população e da pressão revolucionária, o Czar Nicolau II adotou medidas totalitárias, derrubando a Constituição, e perseguindo e prendendo todos seus inimigos políticos.

b)      em janeiro de 1905, uma manifestação pacífica em frente ao Palácio de Inverno de São Petersburgo foi duramente reprimida, e o episódio ficou conhecido como "domingo sangrento".

c)      as sucessivas crises internas e as derrotas impostas ao exército russo durante a Primeira Guerra Mundial desencadearam movimentos de greve que se espalharam por toda a Rússia, permitindo insuflar o movimento revolucionário contra o regime czarista.  

d)      no dia 6 de novembro, trabalhadores liderados por Vladimir Lenin tomaram o poder, instaurando o primeiro governo socialista do mundo. Entre as medidas tomadas, estavam a distribuição de terras e a estatização dos bancos.

 

 

GEOGRAFIA

9º A, B, C, D, E – Profª ROSELI

Para realizar a atividade, será necessário o livro didático de geografia.

 

Ler a página 73 do livro e fazer o exercício 6, responder os exercícios a,b,c.

 

Pagina 74 e 75. Ler o texto e responder os exercícios 1,2,3,4 esses exercícios são para entregar na mesma folha.

 

 

9º F, G – Prof. Alan

Sistema Socioeconômico

 

Capitalismo

Surgiu com a decadência do sistema feudal na Europa a partir do séc. XVIII, e tem como objetivo a disputa de mercado e a visão de crescimento econômico a partir do lucro e acumulo de capitais.

Este sistema caracteriza em linhas gerais:

  • pela propriedade privada ou particular dos meios de produção;
  • pelo trabalho assalariado;
  • pelo predomínio da livre iniciativa sobre a planificação estatal.
  • A interferência do Estado nos negócios é pequena.
  • a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia; a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado.
  • chamado Economia de mercado, pois a produção é destinada ao mercado.
  • Elemento central: Capital = todo o dinheiro investido na produção com o fim de gerar lucro
  • O ciclo de reprodução do capital - produção, consumo e distribuição - desenvolve-se em função das necessidades do mercado.
  • O dinheiro é à base de trocas, o que torna importantes os bancos e outros intermediários financeiros.

 

Socialismo

A preocupação com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a Antiguidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta.

Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as ideias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.

Essas ideias socialistas espalharam-se pela Europa e depois por todo mundo; e não ficaram somente na teoria. é o caso da Revolução Socialista de 1917, na Rússia, onde a população colocou em prática as ideias socialistas.

Até 1917 a Rússia era um país feudal e capitalista. O povo não participava da vida política e vivia em condições miseráveis. Esta situação fez com que a população, apoiada nas ideias socialistas, principalmente nas de Marx, derrubasse o governo do czar Nicolau II e organizasse uma nova sociedade oposta à capitalista – a socialista. A Rússia foi o primeiro país a se tornar socialista e, posteriormente, passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

As características do sistema socialista

  • não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção;
  • a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade;
  • o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

           

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), outros países se tornaram socialistas, como, por exemplo. A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a Coréia do Norte e Cuba. Entretanto, este novo sistema colocado em prática nesses países, principalmente na União Soviética, apresenta vários problemas:

 

·        falta de participação do povo nas decisões governamentais;

  • falta de liberdade de pensamento e expressão;
  • formação de um grupo político altamente privilegiado.

 

1-     Observe o texto a seguir e responda.

                                          http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJUjuCeLYXvka8W5x6yMHWnGxpCB_vAVVkiY680aeh8gYiTBkV

                                     http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTBmR9cFHmWw6f7VoKUF8vjVi_AJaGldf31r-N-fdCUCEABE_5L

 

Viva o Capitalismo! Nós somos o mundo livre! Defendemos a liberdade individual e a democracia. Na nossa sociedade as pessoas não são presas por discordar do Governo e nem o Estado é dono de todas as empresas. As pessoas têm chances iguais de alcançar o sucesso e a fortuna. A competição econômica estimula o progresso, e os que se esforçam são premiados com a riqueza. Rejeitamos a sociedade social porque ela é impossível. A igualdade social acaba com a liberdade e emperra o desenvolvimento da economia. O socialismo não funciona, é contrário à natureza humana competitiva.

 

Viva o Socialismo! O que vocês chamam de democracia é na verdade a liberdade da burguesia atirar o povo na miséria. É a liberdade de passar fome e viver em péssimas condições humanas.  As eleições e os meios de comunicação são dominados pelas grandes empresas. Nem nos países mais ricos a pobreza foi eliminada. O proletário trabalha desde criança e passa fome, enquanto a burguesia vive no luxo e no desperdício. Vocês são imperialistas e exploram os países mais pobres. Mas o capitalismo não evita as crises. O socialismo acabou com a pobreza e a desigualdade social. A união dos trabalhadores do mundo inteiro vai destruir o capitalismo e construir o socialismo.

        Qual dos dois regimes em sua opinião representa melhor as necessidades do povo? Justifique sua resposta. _____________________________________________________________________________

 

2-     Preencha o quadro comparativo abaixo:

 

CAPITALISMO

SOCIALISMO

    OBEJTIVOS

 

 

 

 

  PROPRIEDADE

 

 

 

 

 

   ECONOMIA

 

 

 

 

CLASSES SOCIAIS

 

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIAS

9º A, B – Prof. Antônio

Fazer a Leitura e Análise de Texto das páginas 11 e 12 do caderno do aluno (“Cara de um, focinho do outro”).

Após a leitura responder as questões (1,2,3,4,5 e 6) da página 6 no próprio caderno de Ciências.

 

9º C, D, E, F, G – Prof. Vinícius

A composição do Universo

 

Publicado por: Líria Alves de Souza

De que é composto o Universo? Essa pergunta é curiosa e ao mesmo tempo comum, afinal o que compõe as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que os cerca? Tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos. Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons e nêutrons, aliás, essa teoria existe desde o ano de 1932, já nessa época defendia-se a idéia do átomo ser indivisível e recebeu a denominação de partícula fundamental. 
Foram necessários vários anos de estudo para se chegar a essa concepção de átomo, e atualmente se faz importante o conhecimento da teoria atômica para entender a tecnologia presente o tempo todo em nossas vidas como, por exemplo, aparelhos eletrodomésticos como o forno microondas, a televisão, esses aparelhos possuem seus princípios de funcionamento baseados no átomo. 
Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a composição da matéria. 
Para um melhor entendimento acompanhe o seguinte raciocínio: 
O ouro é uma matéria, mas se ele é usado para se obter uma jóia, esse produto será considerado um objeto. Assim também acontece com a madeira, é uma matéria que dá origem a diferentes objetos: cadeiras, mesas, etc. 
E é basicamente assim que é formado tudo que vem ao nosso redor, e esse conceito vai mais além, faz parte da composição do que não temos contato, como as estrelas, a lua, o sol, enfim, o átomo compõe o Universo. 




  • Após a  leitura do  texto   copie as questões e responda!

 

  1. Qual o Principal assunto tratado  no texto?
  2. O que é átomo e qual  o seu significado?
  3. Como  os átomos formam  os diferentes tipos de matéria?
  4. Quais são e como  são  as  principais partículas formadoras do átomo?
  5. Qual   o estado  físico  que  o Ouro   apresenta-se   na natureza?  O que determina   a  mudança de estado físico  da  matéria?
  6. De acordo  com  o texto como   pode ser definida  molécula?
  7. Como   os átomos se  unem formando todo e qualquer tipo de  matéria?

 

INGLÊS

9º A, B, C, D, E – Profª Elisete

As atividades deverão ser feitas em folha separada.

Livro Didático de Inglês - Way to English - Unit 8

Leia os textos e faça as atividades das páginas 142, 143, 144, 145, 147, 148 e 149 (exercícios 5, 6 e 7.) Não é necessário copiar os textos.

Na página 154, faça o exercício da seção Writing Context.

Na seção  Step by Step, siga os passos para escrever em inglês, a resenha de um filme.

Em caso de dúvidas, estou à disposição e-mail: teacherelis2019@gmail.com.

 

9º F, G– Profª Adriana

Assista os vídeos e faça a tradução da letra da música - You say (Lauren Daigle)

respectivas disciplinas.

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

 

ARTE

9º A, B, C, D, E, F, G – Profª sOLANGE

·         Assista os dois vídeos de dança contemporânea, preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos e responda a seguinte questão:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

          Posso dizer que todas as alternativas estão corretas? Justifique sua    resposta.

               Nas instituições de ensino, a dança pode ser tratada de várias maneiras e pode estar presente em diversas situações, conforme apresentadas nos itens a seguir.

1.        Dança como um conhecimento abordado pelo professor em sala de aula.

2.        Dança como uma alternativa para a apreciação artística nas festas escolares.

3.        Dança como uma atividade de lazer e entretenimento estético.

4.        Dança como um conhecimento necessário à formação do cidadão. 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

9º A, B, C, D, E, F, G – Professoras Angélica, Fabiana e Lauren

Escreva um parágrafo referente aos links com os vídeos de dança contemporânea, observando e descrevendo o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.

 

PROJETO DE VIDA

9º A, B, C, E, F, G – Professoras Joyce e Beth

  1. Quais sentimentos você experimentou ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva, tristeza, saudade, amor, entre outros.
  2. Quando você experimenta algum desses sentimentos descritos na questão 1, você busca algum tipo de arte para sentir-se melhor? Qual (is)?
  3. A arte é importante em sua vida? Justifique.
  4. As Artes fazem parte do ser humano desde tempos remotos.

 

Faça um desenho que representa seus sentimentos em sulfite ou em folha de caderno de desenho.

 

9º D – Prof. Vanderlei

Atividades de revisão:

- De acordo com sua Arvore genealógica, copie e responda as questões da página 69 da apostila vol. 2.

- Pesquise sobre a História da educação do Brasil, copie e responda as questões da página 70 da apostila vol. 2.

Dúvidas, os representantes poderão me repassar. 

 

TECNOLOGIA

9º B, C – Prof. José Luiz

Fazer uma Pesquisa (manuscrita), pode ser em folhas de caderno (se caso não tiver folhas almaço).

Assunto: Inteligência Artificial (AI).

 

9º A, D, E, F, G – Profª Roberta / Prof. Rogério

Assista ao vídeo: Correio eletrônico. O que é um correio eletrônico? https://www.youtube.com/watch?v=t4oizK5p_ho&t=75s

Atividade: Enviem mensagem para mim, não precisa ser longa, de como você está estudando nesse momento virtual, quantas contas de correio eletrônico vocês tem e se costuma usar o email. Como vocês sabem eu criei um email para me comunicar com vocês. Para poder me organizar, ao enviar suas mensagens coloque no assunto do email as seguintes informações, e assim eu poder filtrar por série, disciplina, etc:

Ano e série – Tecnologia  – Nome completo – Atividade 4 ou trabalho 3, etc

Trabalhar com informática requer um mínimo de organização, idenfificar corretamente um documento ou um email ajuda mais tarde na hora da busca. Use o email sempre com respeito e ética, faça as correções ortográficas necessárias, releia sempre o texto, se mandar anexo indique que mandou (Virus podem incluir anexos sem sua permissão). Quem não puder enviar agora, prepare e guarde para quando voltarmos poder simular email em sala. Bom trabalho.

Meu email: físicarogeriomtelmo@gmail.com

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia. Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias

  

12 comentários:

  1. PQP MANO O ANO JÁ TA PERDIDO NESSA POHA E FICAM MANDANDO ATIVIDADE E FODA TBM EM

    ResponderExcluir
  2. olha, se vcs passassem esse tanto de lição a cada 15 dias estaria ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vsf o ano já perdido desgraça minha adianta passa essas poha

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gnt cale a boquinha e vm fzr sem reclama? Obg dnd!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca ae,fedida ngm te chamo na conversa ai tlgd ent segue tua caminhada queta pdp?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. oi, tentei mandar o email para o professor de tecnologia e está falando que não existe

    ResponderExcluir
  7. Professor Rogério o meu está dando o mesmo problema

    ResponderExcluir

GESTÃO EM FOCO