LÍNGUA PORTUGUESA
9º A, B, C, D, G – Professoras Joyce e
Maria Julia
Assista os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
1. Os dois
vídeos destacam a dança contemporânea. Pesquise sobre dança contemporânea e
aponte 3 (três) ou mais características que ela apresenta.
2. Escreva um
breve texto, mínimo dez linhas, relatando como a dança e a música têm o poder
de melhorar a saúde mental e emocional das pessoas; principalmente em momentos
difíceis. Para formular sua resposta pesquise sobre o assunto, mas não plagie.
3. Compare a dança
contemporânea com a letra da música “Ciranda da Bailarina” de Chico Buarque e
Edu Lobo; disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vatq6-CipJ4.
Orientações: Essa questão é reflexiva, para respondê-la terá que pesquisar
sobre balé clássico e dança contemporânea e relacionar com a letra da música.
Seu texto deverá ter no mínimo 10 (dez) linhas e lembre-se de não plagiar.
Dúvidas: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
9º E, F – Profª Dulce
ROTEIRO DE ESTUDOS
Competências:
Variação Linguística/Preconceito linguístico / HQ / Charge
Narrativa digital
A variedade linguística usada por Chico Bento é o que se chama “falar caipira “. Em relação à fala de Chico Bento, seria incorreto afirmar que:
a) Não é objeto de preconceito linguistico de falantes urbanos.
b) Reproduz situação de diálogo informal.
c) Não cumpre a sua função comunicativa.
d) Não é empregada na redação de leis e decretos.
Indique quais das características seguintes pertencem à linguagem falada
informal.
a) É espontânea.
b) Evita a improvisação.
c) É mais precisa e elaborada.
d) Requer a presença de interlocutores.
e) É repetitiva.
f) É planejada.
MATEMÁTICA
9º A, B, C, D – Profª Roberta / 9º E, F, G
– Profª Vania
ATIVIDADE DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU
1) OBSERVE AS
EQUAÇÕES ABAIXO E ASSINALE QUAIS SÃO DO SEGUNDO GRAU:
a) X – 5x + 6
= 0
b) X2 – 7x +
10 = 0
c) 0x2 + 4x –
3 = 0
d) 2x3 – 8x2 –
2 = 0
e) 4x2 – 1 = 0
f) 9x – 6 = 0
g) x2 – 7x = 0
h) 3x2 + x – 8 = 0
2) CLASSIFIQUE
AS EQUAÇÕES DO 2º GRAU EM COMPLETA E INCOMPLETA:
a) X2 – 4 = 0
b)
3x2 = 0
c) 2x2 – x = 0
d) –
x2 – 6x = 0
e) X2 – x – 6 = 0
f)
6 – 5x + x2 = 0
g) 3x2 – 2x – 1 = 0
h)
x2 – 10x + 40 = 0
3) Determine
os valores dos coeficientes a, b e c nas
equações seguintes:
a) x2 – 7x + 10 = 0
b)
4x2 = 0
c) x2 – x – 6 = 0
d)
3x2 – 7 = 0
e) 4x2 – 4x + 1 = 0
f)
x2 – 2x = 0
g) – x2 – 5x – 1 = 0
h)
0,5x2 + 4 – 5x = 0
4) Reduza a
uma equação do segundo grau seguindo o exemplo:
a) 4x2 – 27 = x2 – x
b) 9x2
= 25 + 8x2
c) 4x2 -x2 + x – 27 = 0
d)
4x2 – 27 = x2
e) 3x2 + x – 27 = 0
f)
x2 - 200 = 200
HISTÓRIA
9º A, B, C, D, E, F, G – Prof. Maurício
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.
[...] a chamada Belle Époque parece ter sido mesmo uma
época de contradições, em que guerra e paz, otimismo e desilusão, vida e morte
pareciam caminhar lado a lado, numa constante ameaça de alteração brusca da
ordem estabelecida. Se por um lado as nações se revelavam mais avançadas e
dotadas de tecnologias incipiente e promissora, por outro lado a miséria e a
vida viciosa pareciam crescer vertiginosamente [...]
SILVA, Maurício. A Hélade e o subúrbio: confrontos
literários na Belle Époque carioca. São Paulo: Edusp, 2006. p. 16.
1. Explique o
significado de Belle Époque caracterizando-a.
2. Sobre a
Belle Époque é correto afirmar que:
a) o acúmulo
de capital gerado pela Revolução Industrial foi repartido igualmente entre os
europeus, culminado no período.
b) não houve
investimento em armamentos e os avanços tecnológicos ficaram restritos à
indústria.
c) o período
representou uma época de prosperidade, de estabilidade e de efervescência
cultural, intelectual e artística.
d) os avanços
proporcionados pela Revolução Industrial foram usados exclusivamente para a
destruição em massa da população europeia.
3. A Grande Depressão ou crise de 1929 colocou fim ao
período conhecido como Belle Époque. Sobre a crise é incorreto afirmar que:
a) a
superprodução de bens de consumo nos Estados Unidos desencadeou o processo,
levando muitos empresários à falência.
b) países
europeus que dependiam dos Estados Unidos no pós-Primeira Guerra Mundial também
foram afetados economicamente.
c) regimes
totalitários foram aceitos pela população em razão da desconfiança gerada pela
crise do sistema capitalista.
d) a quebra
da bolsa de valores afetou apenas os grandes empresários, que tiveram de vender
seus bens para pagar os trabalhadores.
Leia o texto a seguir para responder às questões 4 e 5.
Em fevereiro de 1917, em plena guerra mundial, o regime czarista
da Rússia é derrubado por um amplo levante de massas. Alguns meses mais tarde,
em outubro [...], apoiado na mobilização popular e nos sovietes (conselhos) de
operários, soldados e camponeses que tomam todo o país, os bolcheviques
liderados por Lênin e Trotsky conquistam o poder. Pela primeira vez na
história, desde a radicalmente democrática Comuna de Paris ser afogada em
sangue pela reação burguesa, uma revolução vitoriosa dá início a construção de
uma sociedade socialista. A barbárie imperialista da Primeira Guerra Mundial
havia aberto uma nova época, a era da atualidade da revolução. Começava um novo
capítulo da modernidade. O século XX iniciava.
MANCUSO, Eduardo. 100 anos
da revolução russa. GGN, 26 fev. 2017. Disponível em:
<https://jornalggn.com.br/noticia/100-anos-da-revolucao-russa-por-eduardo-mancuso>.
Acesso em: 20 nov. 2018.
4. Explique o contexto
histórico que antecede a queda do regime czarista russo e comente as
consequências mundiais desse acontecimento.
5. Sobre o contexto
histórico da Revolução Russa, é incorreto afirmar que:
a) diante
da insatisfação da população e da pressão revolucionária, o Czar Nicolau II
adotou medidas totalitárias, derrubando a Constituição, e perseguindo e
prendendo todos seus inimigos políticos.
b) em
janeiro de 1905, uma manifestação pacífica em frente ao Palácio de Inverno de
São Petersburgo foi duramente reprimida, e o episódio ficou conhecido como
"domingo sangrento".
c) as
sucessivas crises internas e as derrotas impostas ao exército russo durante a
Primeira Guerra Mundial desencadearam movimentos de greve que se espalharam por
toda a Rússia, permitindo insuflar o movimento revolucionário contra o regime
czarista.
d) no dia 6
de novembro, trabalhadores liderados por Vladimir Lenin tomaram o poder,
instaurando o primeiro governo socialista do mundo. Entre as medidas tomadas,
estavam a distribuição de terras e a estatização dos bancos.
GEOGRAFIA
9º A, B, C, D, E – Profª ROSELI
Para realizar a atividade, será necessário o livro didático de
geografia.
Ler a página 73 do livro e fazer o exercício 6, responder os exercícios
a,b,c.
Pagina 74 e 75. Ler o texto e responder os exercícios 1,2,3,4 esses
exercícios são para entregar na mesma folha.
9º F, G – Prof. Alan
Sistema
Socioeconômico
Capitalismo
Surgiu
com a decadência do sistema feudal na Europa a partir do séc. XVIII, e tem como
objetivo a disputa de mercado e a visão de crescimento econômico a partir do
lucro e acumulo de capitais.
Este sistema caracteriza em linhas
gerais:
- pela propriedade privada ou
particular dos meios de produção;
- pelo trabalho assalariado;
- pelo predomínio da livre
iniciativa sobre a planificação estatal.
- A interferência do Estado nos
negócios é pequena.
- a sociedade capitalista divide-se
em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada
burguesia; a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada
proletariado.
- chamado Economia de mercado, pois
a produção é destinada ao mercado.
- Elemento central: Capital = todo
o dinheiro investido na produção com o fim de gerar lucro
- O ciclo de reprodução do capital
- produção, consumo e distribuição - desenvolve-se em função das
necessidades do mercado.
- O dinheiro é à base de trocas, o
que torna importantes os bancos e outros intermediários financeiros.
Socialismo
A
preocupação com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a
Antiguidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em
modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na
Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More
escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de
uma forma menos injusta.
Entretanto,
com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as ideias
de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores
como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels
e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.
Essas
ideias socialistas espalharam-se pela Europa e depois por todo mundo; e não
ficaram somente na teoria. é o caso da Revolução Socialista de 1917, na Rússia,
onde a população colocou em prática as ideias socialistas.
Até
As
características do sistema socialista
- não existe propriedade privada ou
particular dos meios de produção;
- a economia é controlada pelo
Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre
todas as pessoas da sociedade;
- o trabalho é pago segundo a
quantidade e qualidade do mesmo.
Após
a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), outros países se tornaram socialistas,
como, por exemplo. A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a Coréia do
Norte e Cuba. Entretanto, este novo sistema colocado em prática nesses países,
principalmente na União Soviética, apresenta vários problemas:
·
falta
de participação do povo nas decisões governamentais;
- falta de liberdade de pensamento
e expressão;
- formação de um grupo político
altamente privilegiado.
1- Observe o texto a seguir e responda.
Viva o Capitalismo! Nós somos o mundo livre! Defendemos a liberdade individual
e a democracia. Na nossa sociedade as pessoas não são presas por discordar do
Governo e nem o Estado é dono de todas as empresas. As pessoas têm chances
iguais de alcançar o sucesso e a fortuna. A competição econômica estimula o
progresso, e os que se esforçam são premiados com a riqueza. Rejeitamos a
sociedade social porque ela é impossível. A igualdade social acaba com a
liberdade e emperra o desenvolvimento da economia. O socialismo não funciona,
é contrário à natureza humana competitiva. |
Viva o Socialismo! O que vocês chamam de democracia é na verdade a liberdade da burguesia
atirar o povo na miséria. É a liberdade de passar fome e viver em péssimas
condições humanas. As eleições e os
meios de comunicação são dominados pelas grandes empresas. Nem nos países
mais ricos a pobreza foi eliminada. O proletário trabalha desde criança e
passa fome, enquanto a burguesia vive no luxo e no desperdício. Vocês são
imperialistas e exploram os países mais pobres. Mas o capitalismo não evita
as crises. O socialismo acabou com a pobreza e a desigualdade social. A união
dos trabalhadores do mundo inteiro vai destruir o capitalismo e construir o
socialismo. |
Qual dos dois
regimes em sua opinião representa melhor as necessidades do povo? Justifique
sua resposta.
_____________________________________________________________________________
2-
Preencha o quadro comparativo abaixo:
|
CAPITALISMO |
SOCIALISMO |
OBEJTIVOS |
|
|
PROPRIEDADE |
|
|
ECONOMIA |
|
|
CLASSES
SOCIAIS |
|
|
CIÊNCIAS
9º A, B – Prof. Antônio
Fazer a Leitura e Análise de Texto das páginas 11 e 12 do
caderno do aluno (“Cara de um, focinho do outro”).
Após a leitura responder as questões (1,2,3,4,5 e 6) da
página 6 no próprio caderno de Ciências.
9º C, D, E, F, G – Prof. Vinícius
A
composição do Universo
Publicado por: Líria Alves de Souza
De que é composto o Universo? Essa pergunta é curiosa e ao mesmo tempo
comum, afinal o que compõe as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e
tudo que os cerca? Tudo provém da matéria e a matéria é constituída de átomos.
Sobre o núcleo atômico sabe-se que é constituído de prótons e nêutrons, aliás,
essa teoria existe desde o ano de 1932, já nessa época defendia-se a idéia do
átomo ser indivisível e recebeu a denominação de partícula fundamental.
Foram necessários vários anos de estudo para se chegar a essa concepção de
átomo, e atualmente se faz importante o conhecimento da teoria atômica para
entender a tecnologia presente o tempo todo em nossas vidas como, por exemplo,
aparelhos eletrodomésticos como o forno microondas, a televisão, esses
aparelhos possuem seus princípios de funcionamento baseados no átomo.
Os átomos possuem a propriedade de se agregar com outros átomos e compor
diferentes materiais, é simples! Quando um átomo se junta com outro átomo logo
surgem as moléculas, e essas por sua vez podem se unir a outras moléculas dando
origem a moléculas cada vez maiores, até que se chegue no produto final: a
composição da matéria.
Para um melhor entendimento acompanhe o seguinte raciocínio:
O ouro é uma matéria, mas se ele é usado para se obter uma jóia, esse produto
será considerado um objeto. Assim também acontece com a madeira, é uma matéria
que dá origem a diferentes objetos: cadeiras, mesas, etc.
E é basicamente assim que é formado tudo que vem ao nosso redor, e esse
conceito vai mais além, faz parte da composição do que não temos contato, como
as estrelas, a lua, o sol, enfim, o átomo compõe o Universo.
- Após a
leitura do texto copie as questões e responda!
- Qual o Principal
assunto tratado no texto?
- O
que é átomo e qual o seu significado?
- Como
os átomos formam os diferentes tipos de matéria?
- Quais
são e como são as principais partículas formadoras do
átomo?
- Qual
o estado físico que o Ouro apresenta-se
na natureza? O que determina a mudança de estado
físico da matéria?
- De
acordo com o texto como pode ser definida
molécula?
- Como os átomos
se unem formando todo e qualquer tipo de matéria?
INGLÊS
9º A, B, C, D, E – Profª Elisete
As atividades deverão ser
feitas em folha separada.
Livro Didático de Inglês - Way to English - Unit 8
Leia os textos e faça as
atividades das páginas 142, 143, 144, 145, 147, 148 e 149 (exercícios 5, 6 e
7.) Não é necessário copiar os textos.
Na página 154, faça o
exercício da seção Writing Context.
Na seção Step by Step, siga os passos para escrever em
inglês, a resenha de um filme.
Em caso de dúvidas, estou à
disposição e-mail: teacherelis2019@gmail.com.
9º F, G– Profª Adriana
Assista os vídeos e faça a tradução da
letra da música - You say (Lauren Daigle)
respectivas disciplinas.
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
ARTE
9º A, B, C, D, E, F, G – Profª sOLANGE
· Assista os dois vídeos de dança
contemporânea, preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos e
responda a seguinte questão:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Posso dizer
que todas as alternativas estão corretas? Justifique sua resposta.
Nas instituições de ensino, a dança pode ser
tratada de várias maneiras e pode estar presente em diversas situações,
conforme apresentadas nos itens a seguir.
1.
Dança como um conhecimento abordado pelo professor em
sala de aula.
2.
Dança como uma alternativa para a apreciação artística
nas festas escolares.
3.
Dança como uma atividade de lazer e entretenimento
estético.
4. Dança
como um conhecimento necessário à formação do cidadão.
EDUCAÇÃO FÍSICA
9º A, B, C, D, E, F, G – Professoras Angélica,
Fabiana e Lauren
Escreva um parágrafo referente aos links com os vídeos de dança contemporânea, observando e descrevendo o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.
PROJETO DE VIDA
9º A, B, C, E, F, G – Professoras Joyce e
Beth
- Quais
sentimentos você experimentou ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva,
tristeza, saudade, amor, entre outros.
- Quando
você experimenta algum desses sentimentos descritos na questão 1, você
busca algum tipo de arte para sentir-se melhor? Qual (is)?
- A
arte é importante em sua vida? Justifique.
- As
Artes fazem parte do ser humano desde tempos remotos.
Faça um desenho que representa seus sentimentos em
sulfite ou em folha de caderno de desenho.
9º D – Prof. Vanderlei
Atividades de revisão:
- De acordo com sua Arvore genealógica, copie e responda
as questões da página 69 da apostila vol. 2.
- Pesquise sobre a História da educação do Brasil, copie
e responda as questões da página 70 da apostila vol. 2.
Dúvidas, os representantes poderão me repassar.
TECNOLOGIA
9º B, C – Prof. José Luiz
Fazer uma Pesquisa (manuscrita), pode ser em folhas de caderno (se caso
não tiver folhas almaço).
Assunto: Inteligência Artificial (AI).
9º A, D, E, F, G – Profª Roberta / Prof.
Rogério
Assista ao vídeo: Correio eletrônico. O que é um correio
eletrônico? https://www.youtube.com/watch?v=t4oizK5p_ho&t=75s
Atividade: Enviem mensagem para mim, não precisa ser
longa, de como você está estudando nesse momento virtual, quantas contas de
correio eletrônico vocês tem e se costuma usar o email. Como vocês sabem eu criei
um email para me comunicar com vocês. Para poder me organizar, ao enviar suas
mensagens coloque no assunto do email as seguintes informações, e assim eu
poder filtrar por série, disciplina, etc:
Ano e série – Tecnologia
– Nome completo – Atividade 4 ou trabalho 3, etc
Trabalhar com informática requer um mínimo de
organização, idenfificar corretamente um documento ou um email ajuda mais tarde
na hora da busca. Use o email sempre com respeito e ética, faça as correções
ortográficas necessárias, releia sempre o texto, se mandar anexo indique que
mandou (Virus podem incluir anexos sem sua permissão). Quem não puder enviar
agora, prepare e guarde para quando voltarmos poder simular email em sala. Bom
trabalho.
Meu email: físicarogeriomtelmo@gmail.com
Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de
Mídias
Mds cara n aguento maaaaiiissss
ResponderExcluirDe vdd
ResponderExcluirPQP MANO O ANO JÁ TA PERDIDO NESSA POHA E FICAM MANDANDO ATIVIDADE E FODA TBM EM
ResponderExcluirConcordo plenamente
Excluirolha, se vcs passassem esse tanto de lição a cada 15 dias estaria ótimo!
ResponderExcluira vsf o ano já perdido desgraça minha adianta passa essas poha
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGnt cale a boquinha e vm fzr sem reclama? Obg dnd!
ResponderExcluirCala boca ae,fedida ngm te chamo na conversa ai tlgd ent segue tua caminhada queta pdp?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroi, tentei mandar o email para o professor de tecnologia e está falando que não existe
ResponderExcluirProfessor Rogério o meu está dando o mesmo problema
ResponderExcluir