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domingo, 3 de maio de 2020


E.E. Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina de estudos.
 Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse tempo é precioso!!!
Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!
Fiquem atentos!
Fiquem bem!!




ARTE


Arte - Profª Debora – 1ªs séries H, I, J
Arte e Cidade: Manifestações artísticas urbanas - o HIP HOP
Pesquisa: O que é o Movimento HIP HOP? Qual a sua origem? Quais as linguagens na qual ele se manifesta?
Principais artistas.
Produção Visual: Faça uma releitura de uma obra de Arte de Os Gêmeos
Observações:
Releitura de uma obra, é ler novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original. Não é uma cópia, é uma nova criação, uma reconstrução de algo já existente
Ao escolher uma obra de Os gêmeos para fazer a releitura, escreva no versa da sua releitura, qual foi a obra que você se baseou para fazer a sua releitura.



Arte – Profª Sonia – 1ªs séries F, G
*Leiam o texto abaixo e respondam as questões. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email so_bartolo@hotmail.com .
*Importante que não se esqueçam de colocar o nome completo e a série.
No caderno do aluno SP FAZ ESCOLA, Atividade 1 – Sondagem – Dança – Página 78.
Leia o texto de Lenira Rengel, bailarina e professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em dançada Universidade Federal da Bahia, reflita sobre o assunto e responda as questões.
            “Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem história e é um documento parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças, por exemplo: ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), clássicas (balé), de salão (forró, funk, valsa), populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-Boi) e de rua (break). ”
1)    O que é dança para você? Quais estilos você conhece?
2)    Em sua região existem grupos de dança? Quais?
3)    Conhece danças típicas e/ou tradicionais de alguma região? Quais?
4)    Para você o que é dança regional? Você se interessa por dança? Qual?
5)    Você gosta de dançar?
6)    Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?


Arte -  Prof.ª Solange  - 1ªs séries A, B, C, D, E                                                
Pesquisa Teatro Documentário + Sua História + Foto da sua cena
1-Fazer uma pesquisa sobre Teatro Documentário, focando em um dos temas: Indígena, africano ou europeu.
2- Escreva uma história sobre suas experiências vividas, em tempo de estudos em casa. (no máximo umas 30 linhas)
3- Escolha uma das partes de sua história e crie a cena, produza o cenário e o figurino com coisas que possui em casa. Depois de montada a cena fotografe-a como registro da atividade.
 Se possível imprima-a e anexe-a ao trabalho de pesquisa, junto com sua história.




BIOLOGIA


Biologia – Prof. Silvio – 1ªs séries D, E, G, H, I, J

Baseado em sua vivência na realidade dessa pandemia que estamos vivendo, faça um texto de no mínimo 15 linhas, citando:

As mudanças ocorreram em você quanto ao seu lado emocional, sentimental e comportamental.

Cite também termos científicos que você aprendeu e seus respectivos significados.


O FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS

      Como vimos em nossas últimas aulas, a matéria e a energia fluem nos ecossistemas através das cadeias e teias alimentares.
       A fonte primária de energia para os ecossistemas é o Sol. Durante a fotossíntese, os produtores armazenam a energia luminosa de Sol nos compostos orgânicos produzidos como a glicose, em forma de energia química.



     A energia armazenada nos compostos orgânicos construídos pelos produtores será transferida aos consumidores pela alimentação.
    Contudo, dizemos que a energia possui fluxo unidirecional, pois vai diminuindo sempre ao longo das cadeias alimentares , na direção dos produtores aos decompositores.



A perda de energia ao longo das cadeias alimentares se deve:
·         Parte da energia é gasta nas atividades vitais do ser vivo
·         Nem todas as partes do corpo de um ser vivo são aproveitados na alimentação de outro
·         Parte da energia contida no alimento é perdida com as fezes
·         Parte da energia e dissipada na forma de calor

Como a perda de energia é constante ao longo das cadeias alimentares,
·         As cadeias alimentares não podem ser muito longas, tendo no máximo, 4 ou 5 elos
·         Os ecossistemas não podem ser considerados totalmente autossuficientes, pois dependem de uma constante reposição de energia do Sol.

RESPONDA:

1. Qual é o “papel” do Sol para o funcionamento das cadeias alimentares?


2. Porque dizemos que a energia flui de forma unidirecional nas cadeias alimentares?


3. Porque, conforme avançamos nas cadeias alimentares a quantidade de energia disponível vai diminuindo?


4. Quais são as consequências da perda de energia ao longo das cadeias alimentares?






Biologia – Prof. Tiago – 1ªs séries A, B, C, F
Redigir um trabalho manuscrito sobre as relações ecológicas intra e interespecíficas 






INGLÊS


Inglês - Profª Geny - 1ªs séries F, G

: Inglês Seleciona don't ou doesn't para completar a frase, depois faça a tradução corretamente.
1. You __________like to drink coffee. don't doesn't 
2. Steve __________ know how to play piano. don't doesn't 
3. My dog __________ eat human food, only dog food. don't doesn't 
4. We __________ study in the same classroom. don't doesn't 
5. Robert and I __________ to be driving tonight. don't doesn't 
6. The houses in this neighborhood __________ have fences. don't doesn't 
7. The windows __________ want to open easily. don't doesn't 
8. This car __________ have support for climbing. don't doesn't 
9. The people __________ want to be seen here. don't doesn't 
10. My children __________ like to take medicines. don't doesn't



Inglês – Prof. Carlos – 1ªs séries H, I, J


Degrees of comparison of adjectives                                  

A) Escreva usando Comparativo de Superioridade:   
1) Ann is ________________________ (happy) than her sister.
2) My hair is ________________________ (long) than my sister’s hair.
3) These exams are getting ______________ (bad) and ________________ (bad) every year.
4) John is ________________________ (thin) than Bob.
5) Steve is ________________________ (happy) today than he was yesterday.
6) Mary’s car is ________________________ (large) than Mark’s car.
7) The _________________ (soon), the ___________________ (good).
B)   Escreva usando o Grau Superlativo:
1) I am ________________________ (tall) in the class.
2) This is ________________________ (expensive) hotel I’ve ever stayed in.
3) This road is ________________________ (narrow) in all of California.
4) New York is one of the ________________________ (busy) cities in the USA.
5) Jack is _________________________ (good) football player on the team.
6) North Pole is ___________________________ (cold) place on Earth.
7) My father is ___________________________ (generous) person I know.
C)   Escreva usando Superioridade ou Superlativo:
1) I think John is ______________________ (happy) now than he was last year.
2) His ____________________________ (big) desire is to return home.
3) She is probably ___________________________ (angry) person I know.
4) Today’s weather is _______________________ (bad) than yesterday’s.
5) My brother is ________________________ (young) than me.
6) He drove _________________ (fast) and __________________ (fast) till we told him to stop.
7) _________________________ (many) people want to be rich. 



Inglês - Profª Adriana – 1ª séries B, C, D, E
Produza um texto informativo em inglês para um programa de intercâmbio cultural, voltado a estudantes que queiram estudar português no Brasil. O texto deverá ser atrativo, com imagens ou desenhos, que chamem a atenção dos estudantes.




Inglês – Prof. Elisete – 1ª série A
Fazer as seguintes pesquisas em inglês, incluindo exemplos e bibliografia.
- As diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano
Simple Present (definição, estrutura, utilização e exemplos.) 
Copiar e responder às questões 1 e 2 da página 50, do livro didático e responder os exercícios abaixo. 
(São os do anexo.)
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com




PROJETO DE VIDA

Projeto de Vida – Prof.ª Sandra – 1ªs séries C, D, E
1-Escrevam sobre os problemas ambientais da cidade e do mundo em geral.
2- Explique sobre os vários tipos de poluição. Fale sobre a diferença entre lixo e material reciclável.
3-Qual é seu papel (e do seres em geral) sobre os problemas ambientais.
4-Faça uma ligação entre os problemas ambientais e a COVID 19
5-Veja o vídeo: faça um resumo e comente Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw (Lugar de lixo é no lixo) autor Lula Borges



Projeto de Vida – Prof.ª Maria Roseli – 1ªs séries A, B     

Como está sendo o seu dia a dia no isolamento?
Como você deve agir?
Cite 7 regras básicas de convivência com seus familiares.
Como você está lidando com a situação de aprendizado à distância?



EDUCAÇÃO FÍSICA



Educação Física – Prof.ª Lauren – 1ªs séries A, B, C, D, E
Atividade
Corpo, Saúde e Beleza
Pesquisar as doenças alimentares: como se instauram, suas consequências, como podem ser evitadas.
Relação entre padrões de beleza, corpo e saúde: imagem corporal, IMC em adolescentes, influência da educação física nesses três setores.
Bibliografia e imagens







LÍNGUA PORTUGUESA

Português - Profa. Sandra Paião – 1ªs séries C, D e E

1-Entregar o caderno APRENDER SEMPRE preenchido

2-Responder às questões dos textos do livro didático que serão enviados pelo grupo de whatsapp

Páginas
A)42 e 43
B)52 a 59

3-Entregar a Avaliação AAP respondida


Prof.ª: Nilse - 1ª série G  -  E-MAIL: nharduim@gmail.com
Prof.ª: Simone -  1ªs séries H, I, J - E-MAIL: monefonseca36@gmail.com

A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E SUA EVOLUÇÃO
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Conhecer a origem da Língua Portuguesa; 
·         Reconhecer as diferenças entre o latim erudito e o latim vulgar;
·         Refletir sobre a expansão do Latim;
·         Reconhecer a influência de diferentes povos na formação da Língua Portuguesa. 
SOBRE O TRABALHO
- Poderá ser digitado ou manuscrito
 -Deverá conter:
- Numeração nas páginas
- Capa (com nome da escola, nome do aluno, série, disciplina e nome da professora).
- Sumário (lista dos tópicos com os números das páginas)
- Introdução (sobre o que se trata o trabalho)
- Pesquisa e questões respondidas
- Conclusão (o fechamento do conteúdo desenvolvido; o que aprendeu com a pesquisa)
- Bibliografia (fonte da pesquisa).
  


I)             PESQUISA

A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E SUA EVOLUÇÃO

II)             QUESTÕES
1)    Que língua falavam os primeiros homens que invadiram o Brasil?
2)    Fomos invadidos somente por esse povo?
3)    Quais as consequências?
4)    Que língua falavam os homens que invadiram Portugal?
5)    E eles foram invadidos somente por esse povo?
6)    Quais as consequências dessa invasão?
7)    Quem vivia no Lácio?
8)    Onde fica?
9)    Que língua falavam?
10)  Por qual razão apareceram as duas modalidades do Português (a língua culta e a popular)?


III)   Responder as atividades do caderno APRENDER SEMPRE e tirar dúvidas por e-mail.

As atividades devem ser enviadas por email para a professora. 





Português – Prof.ª. Geny – 1ª série F
Habilidades básicas de leitura e escrita e conhecimentos sobre antíteses e paradoxos
Aula 1
A) Apresentação da seguinte imagem aos alunos:

Mon Bijoux deixa sua roupa uma perfeita obra-prima.”
B) Indagar se eles já conheciam a propaganda e se sabem a que outra imagem famosa ela refere-se. Mostre então a imagem abaixo e explique sobre a tão famosa obra. 

Informações sobre a obra:

Monalisa é uma famosíssima obra de arte feita pelo italiano Leonardo da Vinci, o quadro retrata a figura de mulher com um sorriso tímido e expressão introspectiva.

 Introduza o conceito de intertextualidade.
Intertextualidade é a relação entre dois textos em que um cita o outro. Assim, qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é exemplo de intertextualização. A intertextualidade pode ocorrer em textos escritos, músicas, pinturas, filmes, novelas etc. Esclareça que, dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem dos textos/contextos em que ela é inserida.
Aula 2   
a) Entregue aos alunos o texto abaixo:   
Texto 1:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.   
(Bíblia, I Coríntios 13)
b) Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto. Em seguida, faça você, professor, uma leitura em voz alta para os alunos. Procure dar a entonação e as pausas adequadas, fazendo desta uma leitura bastante expressiva e contagiante.     
c) Pergunte aos alunos o que acharam do texto, se gostaram, se não gostaram, (por quê?) e se o compreenderam.    
d) Entregue aos alunos o texto abaixo:
Texto 2:   
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Soneto 11 de Luiz Vaz de Camões (Rimas)     
e) Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto. Em seguida, distribua cada verso do poema para cada aluno da turma. Dependendo do número de alunos da turma, divida-a em 2 grupos e então distribua os versos do poema para cada aluno de cada grupo. Peça para que os grupos reunam seus participantes e elaborem uma forma de recitar o poema. Cada aluno deverá apresentar um verso, atentando-se para a entonação necessária e a emoção que deve passar.    
f) Pergunte aos alunos o que acharam do texto, se gostaram, se não gostaram (por quê?) e o que sentiram ao ter que recitá-lo.   
g) Entregue aos alunos os exercícios abaixo: 

Exercícios   
1.      Em poucas linhas, escreva o assunto do texto I.
2.      Tendo em vista que o texto I foi tirado da Bíblia, qual é o seu público alvo?
3.      Agora, em poucas linhas escreva o assunto do texto II.
4.      Em sua opinião, qual é o objetivo comunicativo do texto II.       
5.      Considere as definições:

Antítese – Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.
Paradoxo - é uma afirmação ou opinião que à primeira vista parece ser contraditória, mas na realidade expressa uma verdade possível.

O poema de Camões é composto por antíteses e paradoxos.
a) Dê um exemplo de antítese.
b) Dê um exemplo de paradoxo.
c) Que sentido essas figuras de linguagem trazem para o texto?   
6. Qual o aspecto semelhante entre os dois textos?   
7. A concepção de amor é diferenciada nos dois textos. Explicite essa diferença.  
Link para baixar a música:  

Texto III
Monte Castelo
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja Ou se envaidece...
O amor é o fogo
Que arde sem se ver
É ferida que dói
E não se sente
É um contentamento
Descontente
É dor que desatina sem doer...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É um não querer
Mais que bem querer
É solitário andar
Por entre a gente
É um não contentar-se
De contente
É cuidar que se ganha
Em se perder...
É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor...
Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
(Renato Russo – Legião Urbana, “As quatro estações”, 1989.)
l) Após a leitura/escuta, pergunte aos alunos se eles já conheciam a música, o que acharam dela e por quê.
m) Pergunte se eles conseguem ver semelhanças entre a letra da música e os dois textos lidos anteriormente. Ressalte que essas semelhanças compõem uma relação de intertextualidade.
n) Peça que grifem na letra as partes que “dialogam” com o Texto I e as que “dialogam com o Texto II.
o) Comente com os alunos sobre a relevância da música Monte Castelo ao trazer para os jovens dos anos 80 (quando a música foi lançada) dois escritores tão distantes. Vale ressaltar que o poema de Camões data do século XVI e compõe a vasta gama de produção do período do Classicismo; já a carta do apóstolo Paulo à Igreja de Corinto, registrada na Bíblia, foi escrita em Éfeso, no século I d.C



Português – Prof.ª Marlene – 1ªs séries A, B
Parte I - Para começo de conversa!
A letra de uma música pode retratar aspectos cotidianos. “Polícia”, gravada
originalmente pelos Titãs, é um exemplo.
Texto 1
Polícia
Tony Belloto
Dizem que ela existe pra ajudar!
Dizem que ela existe pra proteger!
Eu sei que ela pode te parar!
Eu sei que ela pode te prender!
Polícia! Para quem precisa!
Polícia! Para quem precisa de polícia! (2x)
Dizem pra você obedecer!
Dizem pra você responder!
Dizem pra você cooperar!
Dizem pra você respeitar!
Polícia! Para quem precisa!
Polícia! Para quem precisa de polícia! (2x)
Dizem que ela existe pra ajudar!
Dizem que ela existe pra proteger!
Eu sei que ela pode te parar!
Eu sei que ela pode te prender!
Polícia! Para quem precisa!
Polícia! Para quem precisa de polícia! (2x)
Dizem pra você obedecer!
Dizem pra você responder!
Dizem pra você cooperar!
Dizem pra você respeitar!
Polícia! Para quem precisa!
Polícia! Para quem precisa de polícia! (2x)
Disponível em: < https://www.vagalume.com.br/titas/policia.html >. Acesso em: 02 abr. 2020.

Quando nos deparamos com situações como esta, é inevitável que dois questionamentos sejam feitos: (em folha separada)
1. Você já a conhecia a música?
2. Qual é o tema dessa canção?
Parte II - Levantamento de hipóteses.
Leia, em seguida, a crônica “Aprenda a Chamar a Polícia”, mas antes responda às questões abaixo, levantando hipóteses: (em folha separada)
1. Você conhece essa crônica?
2. Do que será que ela trata?
3. Por que é preciso chamar a polícia?
4. Por que será necessário que se aprenda a chamar a polícia? Não é fácil chamá-la? Não basta discar 190?
5. O que acontece nessa crônica, na sua opinião?
Texto 2
Aprenda a Chamar a Polícia
Luís Fernando Veríssimo
Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.
Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:
— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro de escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!
Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.
Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.
No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
Eu respondi:
— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Aprenda a chamar a polícia.
Disponível em: < https://portuguesemdestaque.blogspot.com/p/cronicas.html >.
Acesso em: 02 abr. 2020.
Agora que você já leu o texto, responda às questões abaixo: (em folha separada)
6. O que você achou da crônica? Se gostou ou não, quais as suas justificativas para a opinião dada?
7. Suas hipóteses, a partir do título e antes da leitura do texto, se confirmaram? Comente.
8. O que Texto 1 e o Texto 2 apresentam em comum? E em que diferem?
9. Sabemos que o Texto 1 é a letra de uma canção e o Texto 2, pertence a que gênero textual?
Ao realizar essa análise, você está fazendo comparações e tornando clara a ideia de que um mesmo tema pode ser trabalhado de maneira totalmente diferente do outro, dependendo apenas da criatividade do escritor.
10. E o que é uma crônica? Faça uma pesquisa sobre este gênero textual, para responder esta questão.
11. E o autor, Luís Fernando Veríssimo, você já o conhecia? Faça, também, uma pesquisa resumida sobre a vida e a obra dele. Relacione aquilo que achar interessante e que outras pessoas gostariam de saber.
Leia suas pesquisas para alguém de sua família e pergunte a opinião dela. Se te perguntar algo que não esteja no seu texto ou que você não saiba responder, pesquise mais um pouco e acrescente às respostas dadas nas questões 10 e 11.
Parte III - Mudando o foco!
Em continuidade ao estudo, responda às questões abaixo: (em folha separada)
1. A situação vivida pelo personagem poderia acontecer no nosso dia a dia? Comente.
2. O que você achou da solução encontrada para que a polícia o atendesse prontamente?
3. Quem é o narrador da história?
4. Ele participa do enredo?
5. Em que pessoa é feita a narrativa?
6. Por que você acha que o autor escolheu este foco narrativo?
7. Se fosse escrito em 3ª pessoa, como ficaria o texto? Então, agora, vamos mudar o foco narrativo do trecho que contempla os três primeiros parágrafos. Uma dica: após escrito, leia em voz alta ou para alguém de casa, para corrigir possíveis falhas.
8. Houve alguma diferença nessa mudança de foco narrativo? Comente.
Parte IV - Explorando a crônica!
Em seguida, algumas perguntas sobre a crônica, para que você as responda:
1. Resumidamente, o que acontece nessa narrativa?
2. Em que época os fatos narrados se passam? Eles se verificam em um tempo cronológico? O espaço de tempo em que os fatos se passam é longo, ou é curto?
3. Onde acontecem esses fatos? Esse local contribui para o desenrolar das ações? Por que acontecem?
4. Com quem acontecem? Qual é o personagem principal? E os secundários (ou coadjuvantes)?
5. Descreva no quadro as características de cada personagem.
6. Como acontece o desfecho da história?
7. Que sentimentos esta leitura desperta?
Ao responder essas perguntas, você irá identificar e conhecer os elementos que compõem uma crônica narrativa e, nesse caso, também humorística.
Parte V - A linguagem.
Responda, a seguir, perguntas que contemplam as características do gênero crônica e a linguagem empregada. Você pode utilizar sua pesquisa - questões 10 da Parte II.
1. Como é a linguagem nessa crônica? Há palavras difíceis de serem compreendidas? Comente.
2. Por ser uma linguagem simples, coloquial, que tipo de leitor aprecia essa leitura? São só os adultos? Comente.
3. Quais são outras características de linguagem que fazem com que as pessoas apreciem essa crônica?
Seguem algumas sugestões outras crônicas que podem ser lidas para que você conheça e se habitue ao gênero:
SABINO, Fernando. A última crônica. Disponível em: http://www.releituras.com/i_samuel_fsabino.asp 
SCLIAR, Moacyr. A noite em que os hotéis estavam cheios. Disponível em:
LISPECTOR, Clarice. Das vantagens de ser bobo. Disponível em:
Parte VI - Como fazer uma crônica narrativa?
Para produzir uma crônica narrativa, primeiramente temos de considerar os principais elementos que compõem uma narração. São eles:
● Enredo: história da trama, no qual temos o tema ou o assunto que será narrado.
● Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários / coadjuvantes.
● Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.
● Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.
● Foco narrativo: é o tipo de narrador que pode ser um personagem da trama, um observador ou ainda onisciente.
Além disso, é preciso observar que, geralmente, os fatos são narrados em ordem cronológica e sua estrutura está dividida em: introdução, desenvolvimento e conclusão. É chegada a hora de você colocar em prática o que estudou sobre crônicas!
Observe as seguintes manchetes, retiradas do site Planeta Bizarro1
1. Carta de amor de 1944 é achada em parede durante reforma de casa nos EUA Carta era de Walter para Betty, que já morreu. Eles nunca se casaram.
2. 'Papai Noel do crime' fica entalado em chaminé em tentativa de assalto nos EUA “Ele não tinha as mesmas habilidades do Papai Noel real”, brincou a polícia.
3. Cansada de lavar a louça, mãe quebra tudo e deixa um prato pra cada filho. Sabe aquele momento em que o pessoal usa todos os pratos da casa, mas ninguém lava a louça suja? Cansada de toda essa bagunça, mãe deu o seu próprio jeito.
1 Disponível em: < https://g1.globo.com/planeta-bizarro/  >
4. Novinha posta selfie provocante, mas bagunça de quarto ‘rouba a cena’ Uma bela jovem americana postou no Twitter uma selfie provocante com um vestido decotado, mas a bagunça do quarto dela foi que chamou a atenção dos internautas.
Você deve escolher uma das manchetes como assunto do seu texto: (em folha separada)
CRÔNICA
Você deve redigir uma crônica a partir da manchete escolhida. Por mais absurda que a notícia pareça, relate os fatos como se fossem reais e verdadeiros, para que seu leitor acredite neles. A crônica deve ser:
- em 1ª. pessoa do singular;
- no tempo passado;
- em local adequado ao assunto;
- as ações devem ser bem detalhadas;
- os personagens devem ser verossímeis.
Recomendações:
1. Faça rascunho.
2. Verifique se o leitor de seu texto compreenderá o que você quis dizer.
3. Passe o rascunho a limpo, utilizando caneta azul ou preta.
4. Capriche na letra!
5. Não se esqueça do título.
6. Seu texto deve ter mais de 7 linhas.
7. Verifique se escreveu seu nome, número e série.
Dica: antes de passar a limpo, leia o seu texto para alguém de sua casa ou compartilhe com algum amigo, para saber o que acharam. Caso apontem alguma coisa, faça a reescrita de sua crônica, corrigindo possíveis falhas apontadas.








QUÍMICA


Química – Profª Viviane – 1ªs séries A, B, C, D, E
1)           Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:

a) todas são substâncias simples.
b) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) todas são substâncias compostas.
d) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples.

1.            Misturando 20g de sódio (Na) em 350g de água, obtém-se uma solução. Considerando que o volume da solução é igual a 300ml, a densidade dessa solução em g/ml será de?

2.    Um avião transporta 6000g de uma variedade de metal cuja densidade é 0,7g/cm³. Qual o volume da metal que está sendo transportado?

3.    Um bloco de metal tem volume de 200ml e massa de 1,792g.
a) Qual a densidade desse metal, expressa em g/cm³?
b) Qual o volume de uma amostra de 1Kg desse metal?

4.    Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substâncias puras? Dentre as substâncias puras, quais são simples e quais são compostas?
a)    Água dos rios                        f) Refrigerante

b)    Ferro                                     g) Leite

c)    Aço                                        h) Metano

d)    Gás carbônico                       i) Vinagre

e)    Salmoura                              j) Ouro 18 quilates

5.    É comum, inclusive entre os químicos, o uso da expressão “substância pura e substância impura”. Acerca desse fato, analise as afirmações abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas:
a)    (   ) As expressões são corretas porque uma substância pode ser pura ou impura, dependendo de como suas propriedades variam.
b)    (   ) É muito raro encontrar “substâncias puras” na natureza. Em geral, os materiais se apresentam na forma de misturas ou de “substâncias impuras”.
c)     (  ) A expressão “substância pura” é redundante porque se um material não é formado de uma única substância,  portanto puro, esse material é classificado como mistura.
d)     (  ) Somente as “substâncias puras” possuem todas as propriedades químicas, físicas e de grupo constantes e invariáveis.
e)     (  ) A expressão “substância impura” refere-se a um material formado de duas ou mais substâncias (mistura), em que a principal delas aparece numa porcentagem superior ( > 90%) em relação à(s) outra(s).

6.    Em qual das sequências abaixo estão representados um elemento, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente:
a)    H2, Cℓ2, O2
b)    H2, Ne, H2O
c)    H2, HI, He
d)    H2O, O2, H2
e)    Cℓ, N2, HI

7.    Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:

a) todas são substâncias simples.
b) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) todas são substâncias compostas.
d) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples.

8.    As seguintes afirmativas referem-se a substâncias puras e a misturas. Assinale a coluna I para correto e a coluna II para errado:
A água do mar é uma substância pura.

a)     O bronze (liga de cobre e estanho) é uma mistura.

b)     O etanol é uma substância pura.

c)     O oxigênio é uma mistura.

d)     O ar é, praticamente, uma mistura de oxigênio e nitrogênio.

9.    É comum, inclusive entre os químicos, o uso da expressão “substância pura e substância impura”. Acerca desse fato, analise as afirmações abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas:
f)     (   ) As expressões são corretas porque uma substância pode ser pura ou impura, dependendo de como suas propriedades variam.
g)    (   ) É muito raro encontrar “substâncias puras” na natureza. Em geral, os materiais se apresentam na forma de misturas ou de “substâncias impuras”.
h)    (  ) A expressão “substância pura” é redundante porque se um material não é formado de uma única substância,  portanto puro, esse material é classificado como mistura.
i)      (  ) Somente as “substâncias puras” possuem todas as propriedades químicas, físicas e de grupo constantes e invariáveis.
j)       (  ) A expressão “substância impura” refere-se a um material formado de duas ou mais substâncias (mistura), em que a principal delas aparece numa porcentagem superior ( > 90%) em relação à(s) outra(s).

10. Em qual das sequências abaixo estão representados um elemento, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente:
f)     H2, Cℓ2, O2
g)    H2, Ne, H2O
h)   H2, HI, He
i)     H2O, O2, H2
j)      Cℓ, N2, HI

11. Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:

a) todas são substâncias simples.
b) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) todas são substâncias compostas.
d) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples.

12. As seguintes afirmativas referem-se a substâncias puras e a misturas. Assinale a coluna I para correto e a coluna II para errado:
A água do mar é uma substância pura.

e)     O bronze (liga de cobre e estanho) é uma mistura.

f)      O etanol é uma substância pura.

g)     O oxigênio é uma mistura.

h)    O ar é, praticamente, uma mistura de oxigênio e nitrogênio.

    13. Bromo é um líquido vermelho acastanhado com densidade de 3,10g/cm³. Que volume ocupa uma amostra de 88,5g de bromo?



Química – Prof. Wilson – 1ªs séries F, G, H, I, J
Vídeos para separação de misturas 1º ENSINO MÉDIO
Química: Processos de separação de misturas
Fazer um relatório sobre o assunto tratado no vídeo acima, com foco em separação das misturas. Mínimo de 15 linhas.
Conteúdo: • Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade • Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização
Habilidades: Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição





GEOGRAFIA


Geografia – Prof. Allyson – 1ªs séries F, G, H, I
Subdesenvolvimento
Produzido como consequência da evolução capitalista estão, em sua maioria encontrados, na África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas.
Origens históricas: quase todos foram colônias de exploração no passado. As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a Revolução Industrial, as potências se expandiram às custas dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a haver o Imperialismo econômico, dominando financeiramente.
A expressão Terceiro Mundo surgiu a partir da Conferência de Bandung, na Indonésia, em 1955, quando 29 países africanos e asiáticos independentes expressaram o objetivo de não estar sob a influência dos EUA nem da URSS. O Capitalismo era o Primeiro Mundo, o Socialismo o Segundo Mundo.
A partir de então, países independentes politicamente são dominados comercial, financeira e tecnologicamente - Neocolonialismo/Neoimperialismo
Os países "subdesenvolvidos" podem ser agrários, ou industrializados. O fato de ter indústria não significa, necessariamente, que o país seja desenvolvido. A produção pode ser de baixa tecnologia, ou, mesmo que bem desenvolvida, o país pode ter, ainda, muitas desigualdades sociais internas.
Os países subdesenvolvidos industrializados desenvolveram sua indústria após a Segunda Guerra Mundial.
Uma parte foi a partir das décadas de 50 e 60, e desenvolveram-se à custa de endividamento econômico externo. Possuem riqueza e modernidade, mas violentas desigualdades sociais. Ex.: Brasil, México, Argentina.
Outra parte desenvolveu-se a partir da década de 80, passando a produzir produtos baratos e de baixo nível tecnológico. São os chamados tigres asiáticos - Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura - e os novos tigres: Malásia, Indonésia, Filipinas, Tailândia.
  • Dependência econômica e tecnológica - vendem matéria-prima e a recompram industrializada, o que causa endividamento externo, que, por sua vez, obriga esses países a facilitar a influência externa, tendo, assim, a economia controlada por potências internacionais.
·         Famílias numerosas
·         Indicadores sociais ruins
·         Desigualdades sociais gritantes
·         Má distribuição de riqueza
·         Agropecuária de baixo nível técnico
Em alguns países, a população é rural e se concentra em atividades agrárias. A urbanização, consequentemente, é baixa. Em outros, uma grande parte da população se concentra no setor terciário, a urbanização é desordenada e as cidades são mal estruturadas.
A fome é um dos grandes problemas do mundo subdesenvolvido. Há duas formas de medir a fome: a fome aguda, uma medida quantitativa (em calorias) e a fome crônica, uma medida qualitativa (em proteínas). A primeira pode levar à morte por inanição, e é causada por graves problemas estruturais de baixa renda ou seca, pragas na plantação, etc. A segunda, mais comum, é menos evidente, e diminui a capacidade das pessoas ao longo do tempo.
A educação ruim, nos países subdesenvolvidos, é agravada pela grande quantidade de crianças e jovens sem condições de frequentar uma escola. O governo tenta atender o maior número de estudantes, em detrimento da qualidade.
Exercícios
1. Onde estão encontradas as principais regiões subdesenvolvidas do Planeta?
2. Cite cinco países considerados subdesenvolvidos.
3. Por que o termo Terceiro mundo foi usado?
4. Complete os espaços correspondentes:
A. Produzido como consequência da evolução capitalista estão, em sua maioria encontrados, na ____________, ______________, __________________ e vários países ________________.
B. Quase todos foram ________________________ no passado. As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a ____________________, as potências se expandiram às custas dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a haver o ______________________, dominando financeiramente.
C. A expressão __________________ surgiu a partir da Conferência de Bandung, na Indonésia, em 1955, quando 29 países africanos e asiáticos independentes expressaram o objetivo de não estar sob a influência dos _______ nem da ___________. O Capitalismo era o Primeiro Mundo, o Socialismo o Segundo Mundo.
D. A partir de então, países independentes politicamente são dominados comercial, financeira e tecnologicamente - _________________/_________________
E. Os países "subdesenvolvidos" podem ser __________, ou __________________. O fato de ter indústria não significa, necessariamente, que o país seja desenvolvido. A produção pode ser de baixa tecnologia, ou, mesmo que bem desenvolvida, o país pode ter, ainda, muitas _________________internas.
F. Os países subdesenvolvidos industrializados desenvolveram sua indústria após a _______________________.
G. Uma parte foi a partir das décadas de 50 e 60, e desenvolveram-se à custa de endividamento econômico externo. Possuem riqueza e modernidade, mas violentas desigualdades sociais. Ex.: _______________________________.
H. Outra parte desenvolveu-se a partir da década de 80, passando a produzir produtos baratos e de baixo nível tecnológico. São os chamados tigres asiáticos - ___________,______________,_______________,____________ - e os novos tigres: __________,_____________,________________,_________________.
5. Coloque na tabela abaixo as principais características dos países subdesenvolvidos:






Países Desenvolvidos
O Primeiro Mundo, também chamado de grupo dos países desenvolvidos, é composto por países que possuam fortes economias e altos indicadores sociais, tais como qualidade de vida, por exemplo
As sociedades desses países são altamente consumistas, isto é, percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano. Se todas as nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.
A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que diz respeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi necessário a participação direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da população. Os governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais favorecidas em prol da sociedade. Os impostos cobrados são direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais, programas de saúde, aposentadorias mais justas, isto foi possível graças ao engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.
A democracia existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num Estado de direito que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos direitos.
Os fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de oportunidades de empregos, seja no setor secundário, seja no setor terciário, com salários em geral mais altos. Essas condições surgiram primeiramente nos países de industrialização antiga, os países desenvolvidos. Nesses países, além das transformações urbanas, houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que, ao longo da história, foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade, principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infraestrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz – e aumento de geração de empregos. Assim, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos países subdesenvolvidos. Além disso, pelo fato de gradativamente haver um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente. Como resultado, há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.
Características
·         Estrutura indústria industrial completa
·         Dominação econômica
·         Produzem todos os tipos de bens
·         Agropecuária moderna e intensiva
·         Emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.
·         Desenvolvimento científico e tecnológico elevado.
·         Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação.
·         População urbana é maior que a população rural, são urbanizados.
·         População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário.
·         Pequeno número de analfabetos.
·         Elevado nível de vida da população.
·         Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
·         Reduzido crescimento populacional.
·         Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil.
·         Elevada expectativa de vida.
·         Diferenças sociais pouco significativas
·         População urbana
·         Crescimento populacional e urbano regular
·         Mortalidade infantil e analfabetismo baixos
·         Alta expectativa de vida (+ 75 anos)
·         Agricultura moderna
Exercícios
1. Onde estão encontradas as principais regiões desenvolvidas do Planeta?
2. Cite cinco países considerados desenvolvidos.
3. Complete os espaços correspondentes:
A. O _______________________, também chamado de grupo dos países _______________ é composto por países que possuam ____________________ e altos __________________, tais como qualidade de vida, por exemplo
B. As sociedades desses países são altamente _______________________, isto é, percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com _____________________, que são lançados no mercado a cada ano.
C. A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que diz respeito a uma melhor ___________________, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi necessário a participação direta da _______________, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da __________________.
D. Os governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais ________________ em prol da sociedade. Os impostos cobrados são direcionados à construção de ___________, _____________, _____________, _________________, ______________, _____________________________, isto foi possível graças ao engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.
E. A __________________ existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num _____________________ que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos direitos.
F. Os fatores atrativos da ________________________, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de ____________________ em sentido amplo, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de oportunidades de empregos, seja no setor _________________, seja no setor ______________________, com salários em geral mais altos.
4. Coloque na tabela abaixo as principais características dos países desenvolvidos:








As diferentes formas de se regionalizar o Brasil!
A divisão do IBGE


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A forma mais conhecida de dividir o Brasil em regiões foi pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano de 1969. A divisão regional do IBGE leva em consideração as diferenças entre as paisagens naturais predominantes em cada porção do país. Por exemplo na Região Norte predomina a densa Floresta Amazônica, com clima equatorial quente e úmido. Houve também a preocupação com as diferenças socioeconômicas. A intensa urbanização e industrialização foram fatores decisivos na delimitação da região Sudeste.


Os complexos regionais







Na atualidade outra forma de se dividir o Brasil é a partir de três regiões básicas: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia. Essa divisão conhecida como complexos regionais levam em consideração os seguintes critérios: o processo histórico da ocupação do espaço, o grau de alteração do meio ambiente e as diferenças socioeconômicas.
O Centro-Sul apresenta-se como a região mais importante do país, foi ocupado de forma intensa sendo hoje a região mais populosa e poderosa economicamente, apresentando porém graves problemas ambientais.

O Nordeste é a região de ocupação mais antiga, apresentando graves problemas socioeconômicos e profunda modificação do meio ambiente natural.
Na Amazônia, o processo de ocupação intensificou apenas nas ultimas décadas. Apesar do predomínio da paisagem natural, a região encontra-se em acelerado processo de modificação ambiental.
Atividades:
1 – Quais são as principais formas de se regionalizar o Brasil?
2 – O que é levado em consideração na divisão proposta pelo IBGE?
3 – O que é levado em consideração na divisão proposta nos Complexos Regionais?
4 - A partir dos mapas preencha o que se pede na tabela:




IBGE

Complexos Regionais

Nome das regiões existentes
























Estados cortados pela divisão regional



























Geografia - Profª Liliana - 1ªs séries A, B, C, D, E. J

1- Pesquisar o conceito de Sensoriamento Remoto e sua utilização como inovação tecnológica 
2- Relacionar este conceito com o surgimento de técnicas de monitoramento remoto de fenômenos geográficos distintos. 
3- Responder às seguintes questões: 
– O que você entende pelo conceito de Sensoriamento Remoto?
– Como o uso dessa tecnologia pode promover o avanço de estudos de fenômenos ligados à ciência geográfica?






HISTÓRIA




História – Profª Claudirene - 1ªs  séries C-D-E-F-G-H-I-J
Fazer uma pesquisa sobre:
 O Antigo Egito-
·         Antigo Império
·         Médio Império
·         Novo Império
·         Sociedade e Politica
·         Religião
·         Artes e ciências
Assistir no Youtube o documentário: O Egito na História – Universo do documentário
Fazer um relatório do documentário – mínimo 30 linhas.




História – Prof. David – 1ªs séries A, B
Pré-História
1- (UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”. Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.
2- (FCSCL-SP) Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
3- Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:
a) Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam em cavernas.
b) Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem.
c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola.

d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
e) Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.
4- (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.
5- (Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta! O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de
a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.
6- (UFSM-RS) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:
a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.
7- (UFC-CE) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I – As condições ecológicas explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II – Na economia da Baixa Mesopotâmia, a fome e as crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também das guerras.
III – Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da história.
Sobre as alternativas anteriores, é correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) II e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras. 
8- Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico), modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)
O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.
a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.
b) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.
c) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.
d) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.
e) Período marcado por intensa troca de mercadorias graças ao desenvolvimento de embarcações velozes que cruzavam praticamente todos os oceanos do planeta.
9- A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó.
(Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)
O texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito Antigo. Assim sendo, discorra sobre algumas características importantes da religião na sociedade egípcia.
10- (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma." (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO).
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam:
a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

11- De acordo com seus conhecimentos, explique a importância do estudo da História para as nossas vidas.






TECNOLOGIA


Tecnologia – Prof. Rogério – 1ªs séries A, B, C, D, E
Pesquise, usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial (AI). Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular já têm mais contato com AI do que imagina. E mesmo quem não vive online já pode estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores de modo que consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’ para a mente humana”. Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e até já fazem parte do nosso cotidiano.
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério - físicarogeriomtelmo@gmail.com






MATEMÁTICA


Matemática – Prof. Vitor Corredor - 1ª séries A, B, C, I, J
Questionário – Progressões Aritméticas (P.A.) e Geométricas (P.G.).
1.            Determine se as progressões apresentadas abaixo são Progressões, classifique-as como P.A. ou P.G. e encontre sua razão.
a.    (5; 8; 11; 14; 17; 20; ...)
b.    (6,23; 6,26; 6,29; ...)
c.    (100; 50; 25; ...)
d.    (24; 20; 16; 12; ...)
e.    (1; -3; 9; -27; ...)
f.     (2; 5/2; 3; 7/2; 4; 9/2; ...)
g.    (5; 5; 5; 5; 5; ...)
h.    (24; 12; 6; 3; 3/2; 3/4; 3/8; ...)

2.            Observe a P.A. abaixo e determine (a) o valor de a1 e (b) o centésimo décimo quinto termo da P.A.

P.A. = (-8; 0; 8; 16; 24; ...)

3.            Escreva os 10 primeiros termos de uma P.A. considerando a1 = 2 e r = 2/3. A progressão será crescente, decrescente ou constante? Justifique.

4.            Observe a P.G. abaixo e determine (a) o valor de a1 e (b) seu quadragésimo oitavo termo.

P.G. = (1/2; 1/4; 1/8; 1/16; ...)

5.            Em quais casos uma P.G. poderá ser considerada crescente, decrescente, alternante ou constante? Justifique.

6.            Escreva os 10 primeiros termos de uma P.G. considerando a1 = 1/8 e r = 2. A progressão será crescente, decrescente ou constante? Justifique.


Pesquisa bibliográfica:
O que é o Decaimento Radioativo, quais as suas aplicações e como pode ser relacionado a uma progressão geométrica?

Assistir os vídeos - Soma de PA finita - https://youtu.be/AHrnisZmExM
Resolução de exercício sobre soma de PA - https://youtu.be/5LIeJCT6xnw


Matemática – Prof.ª Ana Paula – 1ªs séries F, G, H
LISTA DE EXERCICIOS – PA E SOMA DE PA
ATENÇÃO: Todas as questões devem constar a resolução.
1) Uma empresa deve instalar telefones de emergência a cada 42 quilômetros, ao longo da rodovia de 2.184 km, que liga Maceió ao Rio de Janeiro. Considere que o primeiro desses telefones é instalado no quilômetro 42 e o último, no quilômetro 2142. Assim, a quantidade de telefones instalados é igual a:
a) 50
b) 51
c) 52  
d) 53

2) Um pai resolve depositar todos os meses uma certa quantia na caderneta de poupança de sua filha. Pretende começar com R$ 5,00 e aumentar R$ 5,00 por mês, ou seja, depositar R$ 10,00 no segundo mês, R$ 15,00 no terceiro mês e assim por diante. Após efetuar o décimo quinto depósito, a quantia total depositada por ele será de:
a) R$ 150,00           
 b) R$ 250,00          
c) R$ 400,00
d) R$ 520,00           
e) R$ 600,00

3) Numa P.A. tem-se que a1=-3 e a19=1. Calcule a razão.

4) Num programa de condicionamento físico uma pessoa começa correndo 300 metros num dia, 400 metros no dia seguinte, 500 metros no próximo dia e assim sucessivamente até o décimo dia. Pergunta-se:
a) Quantos metros correu no décimo dia?
b) Qual o total de metros percorridos por essa pessoa nos 10 dias?

5) Calcule a soma dos 25 primeiros termos da P.A (1;3; 5;...)

6) Numa cerimônia de formatura de uma faculdade, os formandos foram dispostos em 20 filas de modo a formar um triângulo, com 1 formando na primeira fila, 3 formandos na segunda, 5 na terceira e assim por diante, constituindo uma progressão aritmética. O número de formandos na cerimônia é
a) 400.
b) 410.                      
c) 420.                      
d) 800.                      
e) 840.

7) Um auditório foi construído de acordo com o esquema abaixo:       
  
                                           
A plateia tem 18 filas de assentos e cada fila tem 4 lugares a mais que a anterior. Se forem convidadas 800 pessoas para assistir a um evento e todas comparecerem,

a) ficarão vagos 140 lugares.
b) ficarão vagos 64 lugares.
c) faltarão 44 lugares.
d) faltarão 120 lugares.
e) não sobrarão nem faltarão lugares.

8) Dada a sequência: {24,19,14,9,4, - 1, - 6...}, pode-se concluir que:

(A) Não é uma P.A, pois ela não é uma sequência crescente.
(B) Não é uma P.A, pois a razão da sequência numérica é negativa.
(C) É uma P.A, pois, se considerarmos um termo qualquer e adicionarmos um valor constante, chamado de razão da P.A, obtemos o seu sucessor, neste caso a razão da P.A é igual a – 5.
(D) É uma P.A, pois, se considerarmos um termo qualquer e adicionarmos um valor constante, chamado de razão da P.A, obtemos o seu sucessor, neste caso a razão da P.A é igual a 5.

9) Quando Karl Friedrich Gauss (1777-1855), estudava na escola primária, um professor de Matemática, solicitou aos alunos que tentassem resolver a soma de todos os números compreendidos entre 1 e 100. Em pouco tempo, Gauss, apresentou o resultado da soma: 5050.
Utilizando a mesma ideia de Gauss, responda quanto vale o produto:
1 × 2 × 4 × 8 × 16 × 32 × 64 × 128
(A) 4129                               
(B) 4128                               
(C) 1294                               
(D) 1284

10) Dada uma P.A de razão 4, em que a soma do primeiro termo e o último é 38. Sabendo-se que a soma dos termos desta P.A é 190, então a quantidade de termos da P.A será de:
(A) 5 termos.                        
(B) 10 termos.                     
(C) 37 termos.                     
(D) 38 termos

Assistir os vídeos - Soma de PA finita - https://youtu.be/AHrnisZmExM
Resolução de exercício sobre soma de PA - https://youtu.be/5LIeJCT6xnw




Matemática – Prof. José Luiz – 1ª série D

Livro: Ler pags. 171/172, resolver os exercícios de 1 à 5 na pag.173.
Livro: Ler pags.174/175/176, resolver os exercícios de 9 à 19 das pags. 176/177.
Livro: Ler pags. 178/179/180 e fazer os exercícios 32 à 39 da pag. 180.
Livro: Ler pags. 182/183/184 e resolver exercícios 41 e 42 da pag. 184.
Resolver os exercícios de 43 à 48 da pag. 185.
Livro: Ler pag. 186 e resolver exercício 13 da pag. 186.
Resolver exercícios de 62 à 67 da pag. 187.
Livro: Ler 188/189/190 e fazer os exercícios de 69 à 72  da pag.190. 




Matemática – Prof. Francisco – 1ª série E
Atividades online. 1ª Atividade - Três vídeos para assistir. Link do Vídeo 1 - https://youtu.be/6ShsVLOtGQI . Link do Vídeo 2 - https://youtu.be/CDZYMkxv2JA . Link do Vídeo 3 - https://youtu.be/N_EatIhGANo . Responder três questões com base no conteúdo dos vídeos. 2ª Atividade - Quatro questões com base nas Pesquisas sobre Conjuntos numéricos: Definição, Representação gráfica, propriedades e exemplos de cada um dos conjuntos numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais).




FÍSICA



Física – Prof. Francisco – 1ªs séries I, J
Atividades online.
1ª Atividade – Vídeo sobre as Leis de Newton para assistir. Link do Vídeo  - https://youtu.be/dU14qCv5AuI .
Responder três questões com base no conteúdo do vídeo.
 2ª Atividade - Quatro questões com base nas Pesquisas sobre: Vida e obra de Galileu Galilei e Isaac Newton, Conservação e variação da quantidade de movimento e suas aplicações em situações do cotidiano.




Física – Prof. Rogério – 1ªs séries A, B, C, D, E, F, G, H
Pesquise as máquinas e ferramentas simples que nos ajudam a ampliar forças. Tente categorizar pelo tipo (alavanca, polia, plano inclinado). E também responda à seguinte questão:
Os alicates tem seus bicos mais curtos que seus cabos, como isso amplifica a força na hora de cortar, amassar ou segurar objetos?
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (física) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério de Física – físicarogeriomtelmo@gmail.com




FILOSOFIA

Filosofia - Profª Marta - 1ªs séries A, B, C, D 

Pesquisa
Temas:
1 - Introdução ao empirismo e ao criticismo

Observação  e explicação
 a)  Empirismo: corrente filosófica que defende a aquisição do conhecimento através dos sentidos (experiência sensorial), temos como representante John Locke.

b) Criticismo:  doutrina Kantiana que estuda as condições de validade e os limites do uso que podemos fazer de nossa razão. Temos como representante Immanuel Kant

1        Introdução – Folha 1 somente.

2-         Empirismo  -  comece na folha 2 até terminar. Use quantas folhas for necessário.
Quando terminar  comece na próxima  folha .
3-        Criticismo
4         - John Locke.
5         - Immanuel Kant





1 - Recorte e cole separadamente e reescreva abaixo  da imagem.

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Platão (Platon) (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates "o sábio é o virtuoso".

Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos gregos e o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega “a fase sistemática”.

2- Recorte a foto correspondente e faça um quadrinho ao lado e escreva.

·        







Filosofia – Profª Valquires e Prof. Everson – 1ªs séries E, F, G, H, I, J 

01 – FAÇA PESQUISA SOBRE O TEMA O NASCIMENTO DA FILOSOFIA.
02 -  A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO APRENDIZADO DO ALUNO.
03 -  O QUE É LIBERDADE NA VISÃO DA FILOSOFIA.

Atividade manuscrita com introdução e conclusão.






SOCIOLOGIA

Sociologia – Prof. Flavio – 1ªs séries A, B, C, D, E
Fazer um trabalho dissertativo sobre a diferença do senso comum e conhecimento científico.

Trabalho com escrita manual, com cerca de 20 linhas





Sociologia – Prof. Andre – 1ªs séries F, G, H, I, J

 “Sociedade isolada”

isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário.

Causas do isolamento social
O isolamento social pode ser causado por motivos interiores ou exteriores ao indivíduo. Listamos a seguir as causas dos dois tipos de isolamento e suas variantes.
O isolamento social é o ato voluntário ou não de se separar um indivíduo ou grupo do convívio social.

→ Causas do isolamento involuntário

        Epidemias e pandemias
Quando há uma situação emergencial de epidemia em um país ou uma pandemia (quando a epidemia é generalizada e perpassa as fronteiras de um país, espalhando-se por outros continentes), há a imposição de um isolamento social por parte dos governos e dos líderes das nações. No caso da pandemia de coronavírus de 2020, por exemplo, os governos estão impondo quarentenas e distanciamento social, que opera por meio do fechamento de comércio, do transporte público e de escolas, por exemplo.
O isolamento e o distanciamento social são medidas sanitárias contra a proliferação de doenças epidêmicas ou pandêmicas.

Nos casos mais severos, há a imposição de uma tática chamada lockdown horizontal, que é o isolamento total da população em suas casas com o fechamento quase total do comércio e dos serviços.

        Guerras
Quando uma guerra estoura em um local, como aconteceu em 2015, na Síria, há a imposição de um toque de recolher para que a população se feche em casa e não sofra as consequências diretas da guerra. Esse tipo de confinamento nem sempre é efetivo, visto que, em situações de guerra, existem bombardeios que destroem casas de civis.

        Violência
Quando os índices de violência crescem repentinamente em uma região, há a imposição de um isolamento social via toque de recolher para que a população não fique exposta diretamente a casos de assalto, por exemplo. Assim, o toque de recolher pode ser imposto pelas autoridades ou mesmo pelas próprias pessoas, que se isolam por causa dos conflitos sociais.

→ Isolamento voluntário
        Depressão e outras doenças psiquiátricas: quando as pessoas são acometidas por doenças como a depressão, transtorno bipolar, síndrome de boderline e outras comorbidades psiquiátricas, elas podem cair em situação de isolamento social. Nesse caso, o isolamento não é uma opção escolhida pela pessoa, visto que a doença não é uma escolha, mas dizemos que o isolamento é voluntário por não partir de uma situação exterior à própria pessoa.

        Vontade: algumas pessoas simplesmente escolhem viver fora do convívio social por livre e espontânea vontade, sem nenhuma força maior que as obrigue ao isolamento.
        Motivos religiosos: existem grupos religiosos, como os amishes, que optam pelo isolamento social do grupo para manter o que chamam de pureza religiosa da comunidade. Os amishes são cristãos ultraconservadores que não aceitam qualquer intervenção do mundo moderno, como a tecnologia, no seu cotidiano.

Consequências do isolamento

O isolamento social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de ansiedade, podem levar ao suicídio.
O isolamento social pode desencadear ou agravar doenças psiquiátricas.
isolamento social forçado também pode acarretar doenças psicológicas nos indivíduos. Quando a pessoa é forçada a ficar em casa, ela pode desenvolver um quadro de ansiedade generalizada, que pode evoluir para a depressão. As consequências desse isolamento, se não forem cuidadas, podem ser catastróficas.
Além das consequências isoladas e individuais, o isolamento social, quando imposto por motivo de força maior, pode também acarretar crise financeira. Quando a população para de circular nas ruas e consumir, o comércio e a prestação de serviços também param de funcionar. Isso provoca a queda extrema nas vendas e a falta de arrecadação. O Brasil, que ainda depende fortemente do comércio e da prestação de serviços, é um dos países que podem ser drasticamente afetados por um isolamento social grupal que provoque a queda no consumo.

PORFíRIO, Francisco. "Isolamento Social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm. Acesso em 22 de abril de 2020.
Atividade:
Faça uma dissertação de aproximadamente de 30 a 40 linhas sobre as relações e interações sociais na família, na escola, na vizinhança e ambiente de trabalho antes e após o isolamento social imposta em nosso Estado, seguindo a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) como política de enfrentamento da pandemia do Covid-19.




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