E.E. Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos, sabemos que neste momento as
coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se
cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina
de estudos.
Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários
determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos
professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas
através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse
tempo é precioso!!!
Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de
04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de
estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da
SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!
Fiquem atentos!
Fiquem bem!!
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Educação
Física – Prof. Edgard e Profª Fabiana – 7ºs anos A, B, C, D, E, F
1- Observe as imagens
abaixo:
Atividades
1.
Escrever as lutas que já praticaram,
ouviram falar, ou através de pesquisa, identificar as semelhanças encontradas
nas lutas citadas. Exemplo: local de luta, formas de vencer o adversário, tipo
de roupa usada para a prática, entre outras.
2.
Através das imagens quais lutas você
conseguiu identificar?
3.
Entre as imagens não há só lutas, como
também agressões e brigas. Para você qual a diferença entre brigas e lutas?
4.
Produção de texto
Tema: O uso do esporte luta
contra a violência.
Sugestões
de atividades práticas:
Toque
no ombro: Os(As) jogadores(as) deverão ficar em duplas, frente a
frente, e tentar tocar o ombro do(a) adversário, cada toque realizado contará
um ponto. Para fugir dos toques, os(as) integrantes podem abaixar, esquivar e
proteger com as mãos (sem agarrar), porém, não podem mover os pés do lugar.
Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para
que as duplas troquem de adversário(a). Observe se o peso/tamanho de seu/sua oponente
pode influenciar no resultado da disputa.
Pega o Pregador: Cada participante deverá ter quatro pregadores de roupa para que pendurem em suas roupas, na região do tronco. Em duplas, terão como objetivo tirar o pregador da roupa do(a) adversário, em um espaço delimitado para cada dupla. A pontuação se dará quando uma dupla tiver retirado todos os pregadores da dupla oponente. Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a). Observem se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.
Cabo de
guerra: Com uma corda ou lençol, procure equilibrar as forças
para cada jogador ou time distribuindo pessoas de peso e tamanho semelhantes
para lados opostos. Cada jogador ficará com uma das pontas da corda, o ponto
exato do meio da corda deverá ficar sobre uma marcação no chão. Para ganhar, um
jogador deverá puxar o adversário até que ele ultrapasse totalmente a marca no
chão.
2 -
Leia o texto abaixo.
Práticas
Corporais de Aventura Urbanas.
As práticas corporais de aventura podem ser divididas por
categorias: Urbano (também chamados de Esportes Radicais) e de Natureza e
ecoturismo, assim como também podem ser classificados de acordo com as estações
do ano: esportes radicais de Inverno e Verão, aquáticos, aéreos e terrestres,
ou mesmo Esportes Radicais Verticais ou Horizontais de acordo com suas
características. Porém vamos perceber que um determinado esporte se enquadra em
várias categorias, como por exemplo: a escalada que é um esporte de aventura,
considerado um esporte vertical e que pode ser Urbano (escalada de parede) ou
da Natureza (escalada de rocha). Portanto existem várias nomenclaturas para um
mesmo esporte e os que diferenciam na verdade é o local onde é praticado, se na
cidade ou na natureza.
Tais esportes são assim considerados por
oferecerem mais riscos do que os esportes em geral, o que os torna mais
emocionantes, já que existem um maior esforço físico e maior controle
emocional.
Conheça a seguir alguns esportes urbanos:
Skate: Consiste em
percorrer as ruas da cidade ou ambientes fechados, sobre um “carrinho” com 4
rodas.
Rapel: O rapel consiste na
descida em alturas. No caso dos ambientes urbanos, essa descida é feita em
paredões artificiais ou mesmo prédios diversos com a ajuda de cordas, luvas,
mosquetão e cadeirinhas.
Parkour: Esporte originário
da França, seu funcionamento resida basicamente no deslocamento entre pontos
diferentes de um ou mais locais na cidade, de forma rápida e usando habilidades
corporais diversas.
Slackline: O slackline
consiste em uma espécie de corda elástica presa a dois pontos distintos, a uma
certa altura do chão.
Ciclismo: É um esporte de
corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é a chegada primeiro a
determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.
Buildering: É um esporte de
escalada, porém feito em prédios, edifícios e pontes.
Drift
Trike:
Nesse esporte, os participantes descem ladeiras cheias de curvas em alta
velocidade usando triciclos adaptados.
Carrinho
de Rolimã:
Você só precisa de um pedaço de madeira e alguns rolamentos para criar um
carrinho de rolimã e se divertir ladeira abaixo.
Trabalho
para entrega:
Escolher uma modalidade (não necessariamente
esses do exemplo), falar sobre:
·
O
processo histórico
·
Características
(regras e equipamentos)
·
Locais
onde são praticados (citar nomes de lugares em SP)
·
Ilustração
como: imagens, desenhos ou figuras.
3 - Jogo de damas – regras
Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome
atribuído a um jogo de tabuleiro muito conhecido. Em Portugal e no Brasil é
mais conhecido na versão de 64 casas (8x8), embora sua versão mundialmente
conhecida conte com um tabuleiro de 100 casas (10x10).
O jogo de damas é praticado entre dois jogadores,
em um tabuleiro quadrado, de 64 casas, alternadamente claras e escuras,
dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar
as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo
ganha a partida.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela
anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma
peça da mesma cor.
A captura é obrigatória.
Não existe sopro.
Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não
podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra.
Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
Se no mesmo lance apresentar mais de um modo de
captura, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças.
A pedra que durante o lance de captura de várias
peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem ai parar, não será
promovida à dama.
Na execução do lance de captura, é permitido passar
mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a
mesma peça.
As peças capturadas não podem ser retiradas do
tabuleiro antes de completar o lance de captura.
Empates:
Após 20 lances sucessivos de dama, sem captura ou
deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra dama e uma pedra;
Uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama
e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.
Atividade para fazer em casa
Produzir o tabuleiro e as peças da dama utilizando
materiais recicláveis. Tabuleiro: cartolina, sulfite ou papelão.
Dama: tampinha de garrafa (refrigerante, leite,
etc)
Jogue de acordo com as regras, e vivencie este jogo
com seus familiares.
CIÊNCIAS
Ciências – Profª Carla – 7ºs anos A, B, C, D, E, F
Leitura das páginas 221 até 235
Responder os exercícios das páginas 228 (todos), 229 (todos os
exercícios e o 6 deve ser feito individual) e 236 (exercícios 1 ao 4).
Não precisa copiar as perguntas. Anotem a página e o número do exercício.
Ciências -
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
TECNOLOGIA
Tecnologia
– Profª Viviane – 7ºs anos C, D, E, F
1) Você e sua família, utilizam quais meios tecnológicos para se manterem
informados sobre a pandemia de COVID-19?
2) Dê sua opinião sobre a importância de se manter informado?
3) Os meios tecnológicos (como, por exemplo, a internet) fornecem
informações verdadeiras? Sim ou Não? Justifique sua resposta.
4) Pesquise sobre 4 países que, na medicina estão utilizando tecnologia
para combater a COVID-19 e quais são essas tecnologias. (Exemplo:
desenvolvimento de vacinas).
Tecnologia – Prof. Vinícius - 7°s anos A, B
1 – Assista ao vídeo:
2 – Elabore um breve resumo sobre o tema
abordado.
3 – Realize a atividade sobre Memes do Caderno
do Aluno (página 46).
LÍNGUA
PORTUGUESA
Português
– Profª Shirley - 7º ano A e B / Profª Aline – 7º ano C
Pesquisa:
Pesquise brevemente sobre FOCO NARRATIVO, DISCURSO DIRETO E INDIRETO.
Em
seguida transcreva sua pesquisa para uma folha de papel almaço ou de caderno,
colocando o nome e a série.
Após
feita a pesquisa, leia o texto das páginas 24, 25 e 26 do livro didático, copie
e responda na mesma folha da pesquisa as atividades de 1 à 15 – pág. 27 e 28 do
livro.
Na
sequência leia as atividades de 16 à 20- pág. 29 e coloque apenas as respostas
dessas atividades na folha de pesquisa.
Português
– Profª Margarete – 7ºs anos D, E
Antes
de elaborar o capítulo 3 do livro didático, pesquisar o significado da palavra
“moratória” e pesquisar também sobre registro formal e informal.
Para
a escrita do texto dramático da página 42, escolham o conto do capítulo 1 “A
orelha de Van Gogh” que vocês já conhecem pois produziram um texto sobre esse
conto.
Transforme
o conto da página 12 em um texto dramático, ou seja, igual o texto “A
moratória”. O seu texto deverá ter de 20 a 30 linhas.
Português
– Profª Beth – 7º ano F
Responder
as questões 1 a 26 do caderno Aprender Sempre
Responder
as questões 1 a 4 do livro didático – Páginas 30 e 31
Responder
as questões 1 a 4 do livro didático – Página 32
Pesquisar
sobre Variação linguística e sobre Pronomes Oblíquos
Assistir
as aulas no YouTube
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA - Prof.
Marcos – 7ºs anos A, B, C, D
LEIA O TEXTO ABAIXO E
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
OMS afirma que pandemia de corona vírus está
acelerando
Diretor-geral disse que o vírus já chegou a quase
todos os países do mundo. Organização e Fifa lançaram uma campanha de combate à
Covid-19.
23/03/2020 20h53 Atualizado há um
mês
OMS afirma que pandemia de corona
vírus está acelerando
A Organização Mundial da Saúde
afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de Covid-19 está acelerando.
O diretor-geral disse que o novo
corona vírus já chegou a quase todos os países do mundo: "É de partir o
coração".
Desde o primeiro caso relatado
até os 100 mil casos, se passaram 67 dias. Para outros 100 mil, mais 11 dias; e
para outros 100 mil casos, apenas quatro dias. Mas Tedros Adhanom afirmou que
não devemos nos prender às estatísticas: “Não somos espectadores impotentes.
Podemos mudar a trajetória dessa pandemia”.
E, para isso, ele ganhou a ajuda
de um grande time. A OMS e Fifa lançaram uma campanha de combate à doença.
"Por favor, lave as mãos com frequência, usando sabão ou gel
desinfetante", alerta Alisson, goleiro da Seleção brasileira.
O diretor-geral da OMS ressaltou
que não há tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19 e alertou que o
uso de medicamentos não testados pode causar mais mal do que bem e provocar uma
escassez de produtos essenciais para tratar outras doenças.
O secretário-geral das Nações
Unidas pediu um cessar-fogo global para que o mundo possa se concentrar no que
chamou de "verdadeira luta das nossas vidas". Antônio Guterres disse
que a ONU precisa de 2 bilhões de euros para ajudar os países mais pobres.
Pesquise e responda as seguintes
questões:
1.Quais as regiões do Brasil mais
afetadas pelo vírus covid19?
2. O que isso pode
acarretar na economia de cada região brasileira?
3. Quais são as
categorias sociais (ricos, pobres, negros, brancos, indígenas etc.) que serão
mais afetadas pela corona vírus em cada região?
4. Dentro da política
brasileira, quais são os responsáveis pelos setores sociais nas escalas
geográficas, local, regional e federal?
5. Com o isolamento
das pessoas, e o convívio social ficaram muito prejudicados, e a única forma de
nos comunicarmos e através das redes sociais.
6. Qual o principal
setor entre as redes sociais que não pode ter problemas neste momento de
isolamento global? Faça uma redação
colocando esses principais setores para enfrentarmos o corona vírus >
exemplo de setores sócio econômicos, energia, saúde, telecomunicações, etc..
Geografia – Profª Claudirene – 7ºs anos
E, F
Copiar no caderno o texto sobre os principais biomas brasileiros e as
questões sobre a Mata Atlântica deve ser feita em folha de almaço ou caderno
com capa.
Principais biomas
brasileiros
Os
principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas,
Caatinga e Pantanal.
O
território brasileiro, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados,
possui uma grande variedade de características naturais (solo, relevo,
vegetação e fauna), que interagem entre si formando uma composição natural
única. Entre as principais características naturais que mais apresentam
variação, estão os biomas, conjuntos de
ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e
que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação.
De acordo
com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das
maiores biodiversidades do planeta. São eles:
·
Amazônia: A Floresta Equatorial brasileira
ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões
Norte e em parte da região Centro-Oeste. Esse bioma é muito influenciado pelo
clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande
umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. A sua flora é
constituída por uma vegetação florestal muito rica e densa e apresenta espécies
de diferentes tamanhos – algumas podem alcançar até 50 metros de altura – com
folhas largas e grandes, que não caem no outono. A fauna também é muito
diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos
da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas,
pacas, onças e outros.
·
Cerrado: O Cerrado, ou a Savana
brasileira, estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e
Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, que,
em razão da ocorrência de duas estações bem definidas – uma úmida (verão) e
outra seca (inverno) –, possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno
porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia (as folhas
caem no outono). A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras,
lobos-guarás, tamanduás, antas, seriemas etc.
·
Mata
Atlântica: O exemplar de Floresta Tropical
do Brasil praticamente já desapareceu, pois, como estava localizada na faixa
litorânea do país, grande parte de sua vegetação original foi devastada para
ceder lugar à intensa ocupação do litoral. Originalmente, a vegetação desse
bioma encontrava-se localizada em uma extensa área do litoral brasileiro, que
se estendia do Piauí ao Rio Grande do Sul, e era constituída por uma vegetação
florestal densa, com praticamente as mesmas características da Floresta
Amazônica: com diversos tamanhos, latifoliada (folhas largas e grandes) e
perene (folhas que não caem). A fauna dessa região já foi praticamente extinta
e era constituída por micos-leões, lontra, onça-pintada, tatu-canastra,
arara-azul e outros.
·
Caatinga: estende-se por todo o sertão
brasileiro, ocupando cerca de 11% do território nacional. Trata-se da região
mais seca do país, localizando-se na zona de clima tropical semiárido. A
vegetação dessa região é composta, principalmente, por plantas xerófilas
(acostumadas com a aridez, como as cactáceas) e caducifólias (que perdem a
folha durante o período mais seco), além de algumas árvores com raízes bem
grandes que conseguem captar a água do lençol freático em grandes profundidades
e que, por isso, não perdem as suas folhas, como o juazeiro. A fauna desse
bioma é composta por uma grande variedade de répteis, sapo cururu, asa-branca,
cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba etc.
·
Pampas: Localizado no extremo sul do Brasil, no Rio
Grande do Sul, esse bioma é bastante influenciado pelo clima subtropical e pela
formação do relevo, que é constituído principalmente por planícies. Em virtude
do clima frio e seco, a vegetação não consegue desenvolver-se, sendo
constituída principalmente por gramíneas, como capim-barba-de-bode,
capim-gordura, capim-mimoso etc. São exemplos de animais que vivem nesse bioma
o veado, garça, lontras, capivaras e outros.
·
Pantanal: trata-se da maior planície inundável do país
e está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Esse bioma é
muito influenciado pelos regimes dos rios presentes nesses lugares, pois, durante
o período chuvoso (outubro a abril), a água do pantanal alaga grande parte da
planície da região. Quando o período chuvoso acaba, os rios diminuem o seu
volume d'água e retornam para os seus leitos. Por essa razão, a vegetação e os
animais precisam adequar-se a essa movimentação das águas. Todos esses fatores
tornam a vegetação do pantanal muito diversificada, havendo exemplares
higrófilos (adaptados à umidade), plantas típicas do Cerrado e da Amazônia e,
nas áreas mais secas, espécies xerófilas. A fauna é constituída por várias
espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis etc.
Atualmente, como resultado da
expansão das atividades agropecuárias e da urbanização no país, todo os biomas
brasileiros correm risco de extinção caso sejam mantidos os mesmos padrões de
exploração. Dois desses biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica, já se encontram
na lista mundial de Hotsposts, isto é, áreas com grande diversidade que
se encontram ameaçadas de extinção. Além deles, estima-se que a Amazônia
brasileira desaparecerá em 40 anos caso sejam mantidos os índices de
desmatamento atuais. O Pantanal e os Pampas são ameaçados pelas atividades
agropecuárias que comprometem o sistema de cheias dos rios no Pantanal e
contribuem para o processo de desertificação do solo nos Pampas. Assim, o
Brasil, embora possua uma grande biodiversidade, corre o risco de perdê-la caso
as leis ambientais de proteção desses biomas não sejam colocadas em prática.
Responda as questões abaixo:
É necessário copiar as perguntas e responder em folha de
papel almaço ou em folha de caderno, e conter capa com nome, série, disciplina
e nome do professor.
MATA
ATLÂNTICA
Projeto Pitanguá. Geografia, 7º ano. Editora Moderna.
De acordo com o trecho
acima, responda as questões:
1) Qual bioma
brasileiro é abordado no trecho acima?
2) O referido bioma
ocupa qual região?
3) A bandeira que
consta no logotipo é o símbolo da Fundação SOS Mata Atlântica. Na sua análise, o que
esse desenho representaria?
4) Descreva paisagem da
Caatinga. A vegetação da Caatinga possui uma característica típica. Qual é essa
característica?
5) Qual é essa
característica do Cerrado Brasileiro?
6) Descreva a paisagem do bioma da Amazônia. E
como é composta a fauna Amazônica?
7) Onde se encontra a
vegetação do bioma da Mata Atlântica?
8) Um aluno viajou
pelo estado do Rio Grande do Sul e relatou que pode observar que em virtude do clima frio e seco, a
vegetação não consegue se desenvolver, mas em compensação pode conhecer animais
como o veado, garça, lontras, capivaras. Qual tipo de bioma que o aluno está
descrevendo? E qual
vegetação consegue se desenvolver nesse local?
9) O Pantanal é um
tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis
do planeta. Descreva como é a vida dos animais e das plantas no Pantanal?
10) Por que o Brasil
é tão prejudicado com desmatamento? E qual bioma sofre mais com esse
desmatamento?
PROJETO
DE
VIDA
Projeto de Vida – Profª Márcia - 7ºs anos D, E, F
Olá
queridos alunos...
Espero
que estejam bem e seus familiares também.
Estou
com saudades de vocês, se cuidem. Logo estaremos juntos novamente, para isso,
precisamos ficar em casa e sempre lavar bem as mãos, para que essa fase passe
logo.
Beijos
no Coração.
Vamos
às nossas atividades.
Nós
tivemos uma entrevista do Secretário da educação com o querido Maurício de
Sousa, Cartunista e escritor, autor dos gibis da turma da Mônica.
1ª.
Atividade:
Fazer uma pesquisa sobre a biografia de Maurício de Sousa, registrar no caderno
de Projeto de Vida. Nessa pesquisa, devem observar a trajetória dele, como
construiu seus sonhos.
2ª.
Atividade: Elaborar uma história em quadrinhos,
relatando o momento que estamos vivendo, sobre o isolamento social, ou sobre os
cuidados necessários nesse período de pandemia, ou sobre o vírus COVID-19.
Escolha
um dos temas que citei ou pensem em outros. Usem a criatividade. Façam com
capricho, pintem bem bonito.
Façam
na folha do caderno de desenho. Colocar nome e série.
Projeto de Vida - Profª Elisete - 7ºs anos A, B e C
Ler a página 58 da apostila, e escrever a sua biografia, mencionando onde nasceu, algum fato interessante da sua vida, etc
Escreva
em folha separada e faça uma capa bem criativa.
Ler o texto da página 57 da apostila 'Hora da ação!" Construindo um plano de desenvolvimento pessoal e escrever em seu Diário de Práticas e Vivências um plano de desenvolvimento pessoal para conseguir trabalhar as competências escolhidas como desafio da turma, referente à atividade da página 79.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
Ler o texto da página 57 da apostila 'Hora da ação!" Construindo um plano de desenvolvimento pessoal e escrever em seu Diário de Práticas e Vivências um plano de desenvolvimento pessoal para conseguir trabalhar as competências escolhidas como desafio da turma, referente à atividade da página 79.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
ARTE
Arte – Profª Michele – 7ºs anos A, B, C
Pesquisar sobre
Música Clássica
HISTÓRIA
História – Profª Paula
– 7ºs anos A, B, C, D, E
1º Atividade – Revisão
|
Responder o questionário
abaixo:
|
1) Explique o que você entendeu sobre Feudalismo.
|
2) O que foram as Cruzadas?
|
3) Explique o que foi o Renascimento Urbano?
|
4) Quando as pessoas retornaram para as cidades, quais
atividades de trabalho elas passaram a realizar?
|
5) O que foi o Renascimento Urbano?
|
6) Quem eram os burgueses?
|
7) O que eram rotas e as feiras comerciais?
|
8) O que é Modernidade?
|
9) O que foi o Renascimento Cultural?
|
10) Explique Teocentrismo e Antropocentrismo.
|
2º Atividade – História em
quadrinhos.
|
Assistir ao vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=yMHbWVI4l_c
|
Fazer uma pesquisa sobre o tema: A crise do século XIX
|
Produzir uma história em quadrinhos em folha de sulfite ou
em folha de caderno de desenho com o seguinte tema: A crise do século XIV.
|
Exemplo: mínimo de 3 páginas.
|
3ª Atividade – Absolutismo
|
Assistir aos vídeos: link: https://www.youtube.com/watch?v=gtQPdnSjVbo
|
Fazer um relatório para cada vídeo de no mínimo 20 linhas.
|
4ª Atividade
|
Fazer uma pesquisa com a Biografia de Luiz XIV da França.
A biografia deve ter um desenho ou uma imagem.
|
História
– Prof. David – 7º ano F
Brasil Pré-Colonial
1) Analise as afirmações
sobre os indígenas encontrados no Brasil pelos portugueses em 1500 e preencha
com V para afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Possuíam um pequeno desenvolvimento
tecnológico e, também, era muito pequena a produção de excedente.
( ) Algumas tribos eram nômades e formavam
comunidades nas quais reinava uma igualdade entre os indivíduos.
( ) Possuidores de cultura e vida distinta da
dos portugueses, espalhavam-se por todo o litoral e interior do Brasil.
( ) Homens e mulheres participavam igualmente
das tarefas de caça e pesca, para sustentação da tribo.
( ) A sociedade baseava-se numa divisão de
classes, onde os chefes impunham impostos à população rural.
2) Durante o chamado Período
Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a
mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente, pelas
a) Feitorias, exploração do
pau-brasil e a mão-de-obra indígena.
b) Capitanias hereditárias,
cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão
c) Feitorias, exploração do
pau-brasil e mão-de-obra escrava
d) Capitanias hereditárias,
exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida à orientação dos
jesuítas.
e) Feitorias, cultivo da
cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.
3) Durante o Período
Colonial, o ensino desenvolvia-se influenciado pela cultura religiosa do
colonizador. Sobre os primeiros educadores nessa fase é correto afirmar que:
( ) Conseguiram dissociar a evangelização do
processo colonizador luso-brasileiro.
( ) Permaneceram alheios ou indiferentes aos
abusos praticados pelos senhores de escravos.
( ) Preso às ideias etnocêntricas europeias,
ignoraram as línguas indígenas.
( ) Pretenderam divulgar a fé, formando novos
súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.
( ) Tinham por objetivo promover a Igreja
Católica, mantendo intacta a cultura indígena.
4) A inserção do Brasil nos
quadros do sistema colonial mercantilista caracterizou-se pelo(a):
( ) Existência de uma produção organizada que
possibilitou, nos primeiros trinta anos do “descobrimento”, a imediata
comercialização do pau-brasil.
( ) Organização de um sistema produtivo que
privilegiava a produção de gêneros agrícolas de exportação, a atividade
extrativa e o consumo de artigos europeus.
( ) Montagem da empresa açucareira, cujos
elementos definidores de sua estrutura – latifúndio, monocultura e trabalho
escravo – impediram aos portugueses grande lucratividade.
( ) Ocupação da região amazônica graças à
extração e coleta das “drogas do sertão”, atividade que contou, basicamente,
com a mão-de-obra indígena.
( ) Proibição, por força da assinatura do
Trabalho de Methuen, do cultivo de fumo e algodão para impedir a concorrência
com a produção das colônias inglesas.
5) Até 1530, o Brasil não
desempenhou nenhum papel importante nos planos relativos à política colonial
portuguesa. Tendo em vista tal afirmação, indique quais teriam sido os
principais fatores que levaram a Metrópole portuguesa, na década de 30 do
século XVI, a desenvolver planos de colonizar o Brasil.
a) Necessidade de criar um
mercado consumidor para os produtos manufaturados portugueses e de encontrar
metal precioso para a cunhagem de moedas.
b) A crise econômica no
Oriente, em virtude do fim do monopólio da pimenta, e o temor em relação aos
projetos coloniais franceses.
c) A Reforma luterana e as
consequentes guerras religiosas ocorridas em Portugal, que criaram a
necessidade de encontrar ocupações econômicas para os protestantes.
d) A existência de uma
grande quantidade de capital disponível para a colonização de novas áreas,
resultado dos empréstimos realizados pelos cristãos-novos à Coroa portuguesa.
e) A necessidade de a Igreja
Católica expandir-se no Novo Mundo, a fim de evitar que se propagasse aí a
“heresia” protestante.
Administração Colonial
6) O período colonial
brasileiro é marcado pela inserção do Brasil no sistema colonial europeu, como
uma economia dependente e complementar. Assinale a alternativa correta.
a) A economia colonial
pautava-se na troca desigual de produtos em que a colônia fornecia matéria
prima e produtos industrializados e recebia da metrópole os produtos tropicais.
b) A economia da colônia
estava voltada para o fortalecimento de seu mercado interno.
c) A metrópole controlava a
economia da colônia, utilizando o mecanismo conhecido como pacto colonial que
garantia o monopólio comercial da metrópole sobre a colônia.
d) A colônia e a metrópole
estabeleciam relações em que as vantagens comerciais eram usufruídas
principalmente pelos trabalhadores da colônia.
e) Os interesses da
metrópole eram determinados pelas camadas dominantes da Colônia.
7) Sobre a instituição do
Governo Geral no Brasil Colonial, em 1549, pode-se afirmar que:
a) Concentrou todo o poder
de mando nas mãos dos governadores gerais.
b) Representou um esforço da
Metrópole de centralização administrativa.
c) Integrou as várias
capitanias hereditárias.
d) Solucionou os problemas
econômicos portugueses na Colônia.
8) Comparando-se os
processos de expansão territorial e povoamento do Brasil e dos Estados Unidos,
podemos afirmar que:
a) ambos ocorreram no
decorrer do Período Colonial.
b) nos Estados Unidos
ocorreu no Período Colonial e no Brasil, após a independência.
c) ambos ocorreram após a
independência.
d) tanto nos Estados Unidos
quanto no Brasil houve, durante o Período Colonial, apenas a ocupação da faixa
litorânea.
e) no Brasil ocorreu no
Período Colonial e nos Estados Unidos, após a independência.
9) Entre 1580-1640 ocorreu
na Europa a União Ibérica. Esse feito repercutiu no Brasil favorecendo o
desrespeito ao tratado de Tordesilhas e estimulando a interiorização.
Nessa época, os principais
elementos que contribuíram para a expansão territorial brasileira foram:
a) A grande naturalização e
a expulsão dos jesuítas.
b) A imigração italiana e a
pequena propriedade.
c) O escambo e a
escravização indígena.
d) O escravismo e o tráfico
africano.
e) O bandeirismo e a
pecuária.
10) Todas as alternativas
apresentam afirmativas corretas sobre o período colonial no Maranhão, EXCETO:
a) Na Revolta de Beckman,
colonos e jesuítas aliaram-se na defesa da escravidão indígena, entrando em
choque com a Coroa Portuguesa.
b) A colonização europeia só
começou no século XVII, havendo disputa entre portugueses, franceses e
holandeses pela posse do território.
c) A escravidão indígena foi
a solução encontrada pelos colonos, para resolver a necessidade de mão de obra
nos primeiros tempos.
d) Nos 130 anos iniciais da
colonização, a produção agrícola era consumida principalmente no mercado local.
e) A política pombalina, na
segunda metade do século XVIII, incentivou a produção agrícola para exportação
e facilitou a introdução do escravo africano.
INGLÊS
Inglês
– Profª Elisete – 7ºs anos A, B,
C, D, E, F
Regular and Irregular verbs (definição, estrutura e exemplos)
A pesquisa deverá ser feita em inglês
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
A pesquisa deverá ser feita em inglês
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
Simple Present Exercises:
1. Complete with the Simple Present of the verbs in brackets:
♦ John and I ...................(be) dating.
♦ Peter ............... (like) watching baseball.
♦ John............... (live) in Tokyo.
♦ Tony .............. (prefer) baseball than basketball.
♦ We............. (have) a big garden
♦ Cathy............. (study) in the library.
♦ We ............... (be) good friends.
♦ John ............... (go) to school every day.
♦ Mary ...............(read) the story.
♦ Paul ................(have) breakfast at home.
2. Underline the correct answer in the Question Form:
♦ Does Ann live/lives in Africa?
♦ Does Pat arrive/arrives early?
♦ Does Evan goes/go to the Supermarket?
♦ Do Andy and Ann meet/meets them in the restaurant?
♦ Do you read/reads this newspaper?
♦ Does she play/plays volleyball?
MATEMÁTICA
Matemática – Prof. Vinícius - 7°s anos A, B e C
1 – Pesquise:
- Porcentagem
- Porcentagem e frações
2- Assista
aos vídeos abaixo:
3 – Realize as atividades 3 e 4 do Caderno do
Aluno (página 28).
Matemática – Prof. José Luiz - 7ºs anos
D, E, F
Livro: Ler páginas 99 à104. Fazer os exercícios
1/2/3/4/5/6 na página 105.
Livro: Ler pag. 106/107/108, resolver
a/b/c/d/e da pag.107; resolver exercícios de 1 à 6, pag.109.
Livro: ler pag. 110, resolver 1 e 2 da
pag. 111.
Ler páginas 112/113 e resolver exercícios
de 1 à 8 da pag. 114 e exercícios 9 à 12 da pag. 115.
Livro: Ler páginas 164 à 169, fazer os exercícios
de 1 à 7 da pag. 170.
Livro: Ler pag. 171 e fazer os exercícios
de 1 à 10 da pag. 172.









Quando vi a capa pensei q era para alguma outra coisa por isso q eu nem entrei agr q vi q era um monte de lição, mds😭
ResponderExcluirVou virar um robô partiu
ResponderExcluiroxe pra q isso kk
ResponderExcluirmas alguem sabe se é o livro sp faz escola
ResponderExcluiressa lição é do livro didático de matemática
Excluir