Pesquisar

sábado, 2 de maio de 2020


E.E. Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina de estudos.

Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse tempo é precioso!!!

Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!

Fiquem atentos!
Fiquem bem!!






























EDUCAÇÃO
FÍSICA




Educação Física – Prof. Edgard e Profª Fabiana – 7ºs anos A, B, C, D, E, F

1- Observe as imagens abaixo:














                              Atividades
1.    Escrever as lutas que já praticaram, ouviram falar, ou através de pesquisa, identificar as semelhanças encontradas nas lutas citadas. Exemplo: local de luta, formas de vencer o adversário, tipo de roupa usada para a prática, entre outras.
2.    Através das imagens quais lutas você conseguiu identificar?
3.    Entre as imagens não há só lutas, como também agressões e brigas. Para você qual a diferença entre brigas e lutas?
4.    Produção de texto
Tema: O uso do esporte luta contra a violência.


Sugestões de atividades práticas:
Toque no ombro: Os(As) jogadores(as) deverão ficar em duplas, frente a frente, e tentar tocar o ombro do(a) adversário, cada toque realizado contará um ponto. Para fugir dos toques, os(as) integrantes podem abaixar, esquivar e proteger com as mãos (sem agarrar), porém, não podem mover os pés do lugar. Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a). Observe se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.

Pega o Pregador:
 Cada participante deverá ter quatro pregadores de roupa para que pendurem em suas roupas, na região do tronco. Em duplas, terão como objetivo tirar o pregador da roupa do(a) adversário, em um espaço delimitado para cada dupla. A pontuação se dará quando uma dupla tiver retirado todos os pregadores da dupla oponente. Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a). Observem se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.
Cabo de guerra: Com uma corda ou lençol, procure equilibrar as forças para cada jogador ou time distribuindo pessoas de peso e tamanho semelhantes para lados opostos. Cada jogador ficará com uma das pontas da corda, o ponto exato do meio da corda deverá ficar sobre uma marcação no chão. Para ganhar, um jogador deverá puxar o adversário até que ele ultrapasse totalmente a marca no chão.

2 - Leia o texto abaixo.
Práticas Corporais de Aventura Urbanas.
As práticas corporais de aventura podem ser divididas por categorias: Urbano (também chamados de Esportes Radicais) e de Natureza e ecoturismo, assim como também podem ser classificados de acordo com as estações do ano: esportes radicais de Inverno e Verão, aquáticos, aéreos e terrestres, ou mesmo Esportes Radicais Verticais ou Horizontais de acordo com suas características. Porém vamos perceber que um determinado esporte se enquadra em várias categorias, como por exemplo: a escalada que é um esporte de aventura, considerado um esporte vertical e que pode ser Urbano (escalada de parede) ou da Natureza (escalada de rocha). Portanto existem várias nomenclaturas para um mesmo esporte e os que diferenciam na verdade é o local onde é praticado, se na cidade ou na natureza.
Tais esportes são assim considerados por oferecerem mais riscos do que os esportes em geral, o que os torna mais emocionantes, já que existem um maior esforço físico e maior controle emocional.

Conheça a seguir alguns esportes urbanos:

Skate: Consiste em percorrer as ruas da cidade ou ambientes fechados, sobre um “carrinho” com 4 rodas.
Rapel: O rapel consiste na descida em alturas. No caso dos ambientes urbanos, essa descida é feita em paredões artificiais ou mesmo prédios diversos com a ajuda de cordas, luvas, mosquetão e cadeirinhas.
Parkour: Esporte originário da França, seu funcionamento resida basicamente no deslocamento entre pontos diferentes de um ou mais locais na cidade, de forma rápida e usando habilidades corporais diversas.
Slackline: O slackline consiste em uma espécie de corda elástica presa a dois pontos distintos, a uma certa altura do chão.
Ciclismo: É um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é a chegada primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.
Buildering: É um esporte de escalada, porém feito em prédios, edifícios e pontes.
Drift Trike: Nesse esporte, os participantes descem ladeiras cheias de curvas em alta velocidade usando triciclos adaptados.
Carrinho de Rolimã: Você só precisa de um pedaço de madeira e alguns rolamentos para criar um carrinho de rolimã e se divertir ladeira abaixo.

Trabalho para entrega:
Escolher uma modalidade (não necessariamente esses do exemplo), falar sobre:
·         O processo histórico
·         Características (regras e equipamentos)
·         Locais onde são praticados (citar nomes de lugares em SP)
·         Ilustração como: imagens, desenhos ou figuras.


3 - Jogo de damas – regras

Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome atribuído a um jogo de tabuleiro muito conhecido. Em Portugal e no Brasil é mais conhecido na versão de 64 casas (8x8), embora sua versão mundialmente conhecida conte com um tabuleiro de 100 casas (10x10).
O jogo de damas é praticado entre dois jogadores, em um tabuleiro quadrado, de 64 casas, alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo ganha a partida.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.
A captura é obrigatória.
Não existe sopro.
Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
Se no mesmo lance apresentar mais de um modo de captura, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças.
A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem ai parar, não será promovida à dama.
Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.
As peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

Empates:
Após 20 lances sucessivos de dama, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra dama e uma pedra;
Uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.


Atividade para fazer em casa

Produzir o tabuleiro e as peças da dama utilizando materiais recicláveis. Tabuleiro: cartolina, sulfite ou papelão.
Dama: tampinha de garrafa (refrigerante, leite, etc)
Jogue de acordo com as regras, e vivencie este jogo com seus familiares.







CIÊNCIAS



Ciências – Profª Carla – 7ºs anos A, B, C, D, E, F

Leitura das páginas 221 até 235 

Responder os exercícios das páginas 228 (todos), 229 (todos os exercícios e o 6 deve ser feito individual) e 236 (exercícios 1 ao 4).

Não precisa copiar as perguntas. Anotem a página e o número do exercício.


Ciências -
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.


TECNOLOGIA






Tecnologia – Profª Viviane – 7ºs anos C, D, E, F


1)    Você e sua família, utilizam quais meios tecnológicos para se manterem informados sobre a pandemia de COVID-19?

2)    Dê sua opinião sobre a importância de se manter informado?

3)    Os meios tecnológicos (como, por exemplo, a internet) fornecem informações verdadeiras? Sim ou Não? Justifique sua resposta.

4)    Pesquise sobre 4 países que, na medicina estão utilizando tecnologia para combater a COVID-19 e quais são essas tecnologias. (Exemplo: desenvolvimento de vacinas).








Tecnologia – Prof. Vinícius -  7°s anos A, B

1 – Assista ao vídeo:

2 – Elabore um breve resumo sobre o tema abordado.

3 – Realize a atividade sobre Memes do Caderno do Aluno (página 46).











LÍNGUA
PORTUGUESA






Português – Profª Shirley - 7º ano A e B / Profª Aline – 7º ano C

Pesquisa: Pesquise brevemente sobre FOCO NARRATIVO, DISCURSO DIRETO E INDIRETO.

Em seguida transcreva sua pesquisa para uma folha de papel almaço ou de caderno, colocando o nome e a série.
Após feita a pesquisa, leia o texto das páginas 24, 25 e 26 do livro didático, copie e responda na mesma folha da pesquisa as atividades de 1 à 15 – pág. 27 e 28 do livro.
Na sequência leia as atividades de 16 à 20- pág. 29 e coloque apenas as respostas dessas atividades na folha de pesquisa.




Português – Profª Margarete – 7ºs anos D, E

Antes de elaborar o capítulo 3 do livro didático, pesquisar o significado da palavra “moratória” e pesquisar também sobre registro formal e informal.
Para a escrita do texto dramático da página 42, escolham o conto do capítulo 1 “A orelha de Van Gogh” que vocês já conhecem pois produziram um texto sobre esse conto.
Transforme o conto da página 12 em um texto dramático, ou seja, igual o texto “A moratória”. O seu texto deverá ter de 20 a 30 linhas.





Português – Profª Beth – 7º ano F

Responder as questões 1 a 26 do caderno Aprender Sempre
Responder as questões 1 a 4 do livro didático – Páginas 30 e 31
Responder as questões 1 a 4 do livro didático – Página 32
Pesquisar sobre Variação linguística e sobre Pronomes Oblíquos
Assistir as aulas no YouTube







GEOGRAFIA




GEOGRAFIA  - Prof. Marcos – 7ºs anos A, B, C, D

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA  AS SEGUINTES  QUESTÕES:
OMS afirma que pandemia de corona vírus está acelerando
Diretor-geral disse que o vírus já chegou a quase todos os países do mundo. Organização e Fifa lançaram uma campanha de combate à Covid-19.
23/03/2020 20h53 Atualizado há um mês
OMS afirma que pandemia de corona vírus está acelerando
A Organização Mundial da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de Covid-19 está acelerando.
O diretor-geral disse que o novo corona vírus já chegou a quase todos os países do mundo: "É de partir o coração".
Desde o primeiro caso relatado até os 100 mil casos, se passaram 67 dias. Para outros 100 mil, mais 11 dias; e para outros 100 mil casos, apenas quatro dias. Mas Tedros Adhanom afirmou que não devemos nos prender às estatísticas: “Não somos espectadores impotentes. Podemos mudar a trajetória dessa pandemia”.
E, para isso, ele ganhou a ajuda de um grande time. A OMS e Fifa lançaram uma campanha de combate à doença. "Por favor, lave as mãos com frequência, usando sabão ou gel desinfetante", alerta Alisson, goleiro da Seleção brasileira.
O diretor-geral da OMS ressaltou que não há tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19 e alertou que o uso de medicamentos não testados pode causar mais mal do que bem e provocar uma escassez de produtos essenciais para tratar outras doenças.
O secretário-geral das Nações Unidas pediu um cessar-fogo global para que o mundo possa se concentrar no que chamou de "verdadeira luta das nossas vidas". Antônio Guterres disse que a ONU precisa de 2 bilhões de euros para ajudar os países mais pobres.
Pesquise e responda as seguintes questões:
1.Quais as regiões do Brasil mais afetadas pelo vírus covid19?
2. O que isso pode acarretar na economia de cada região brasileira?
3. Quais são as categorias sociais (ricos, pobres, negros, brancos, indígenas etc.) que serão mais afetadas pela corona vírus em cada região?
4. Dentro da política brasileira, quais são os responsáveis pelos setores sociais nas escalas geográficas, local, regional e federal?
5. Com o isolamento das pessoas, e o convívio social ficaram muito prejudicados, e a única forma de nos comunicarmos e através das redes sociais.
6. Qual o principal setor entre as redes sociais que não pode ter problemas neste momento de isolamento global?  Faça uma redação colocando esses principais setores para enfrentarmos o corona vírus > exemplo de setores sócio econômicos, energia, saúde, telecomunicações, etc..
Geografia – Profª Claudirene – 7ºs anos E, F
Copiar no caderno o texto sobre os principais biomas brasileiros e as questões sobre a Mata Atlântica deve ser feita em folha de almaço ou caderno com capa.
Principais biomas brasileiros

Os principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.
O território brasileiro, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, possui uma grande variedade de características naturais (solo, relevo, vegetação e fauna), que interagem entre si formando uma composição natural única. Entre as principais características naturais que mais apresentam variação, estão os biomas, conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação.
De acordo com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das maiores biodiversidades do planeta. São eles:
·       AmazôniaA Floresta Equatorial brasileira ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. A sua flora é constituída por uma vegetação florestal muito rica e densa e apresenta espécies de diferentes tamanhos – algumas podem alcançar até 50 metros de altura – com folhas largas e grandes, que não caem no outono. A fauna também é muito diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros.
·       Cerrado: O Cerrado, ou a Savana brasileira, estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, que, em razão da ocorrência de duas estações bem definidas – uma úmida (verão) e outra seca (inverno) –, possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia (as folhas caem no outono). A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas, seriemas etc.
·       Mata AtlânticaO exemplar de Floresta Tropical do Brasil praticamente já desapareceu, pois, como estava localizada na faixa litorânea do país, grande parte de sua vegetação original foi devastada para ceder lugar à intensa ocupação do litoral. Originalmente, a vegetação desse bioma encontrava-se localizada em uma extensa área do litoral brasileiro, que se estendia do Piauí ao Rio Grande do Sul, e era constituída por uma vegetação florestal densa, com praticamente as mesmas características da Floresta Amazônica: com diversos tamanhos, latifoliada (folhas largas e grandes) e perene (folhas que não caem). A fauna dessa região já foi praticamente extinta e era constituída por micos-leões, lontra, onça-pintada, tatu-canastra, arara-azul e outros.
·       Caatingaestende-se por todo o sertão brasileiro, ocupando cerca de 11% do território nacional. Trata-se da região mais seca do país, localizando-se na zona de clima tropical semiárido. A vegetação dessa região é composta, principalmente, por plantas xerófilas (acostumadas com a aridez, como as cactáceas) e caducifólias (que perdem a folha durante o período mais seco), além de algumas árvores com raízes bem grandes que conseguem captar a água do lençol freático em grandes profundidades e que, por isso, não perdem as suas folhas, como o juazeiro. A fauna desse bioma é composta por uma grande variedade de répteis, sapo cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba etc.
·       Pampas: Localizado no extremo sul do Brasil, no Rio Grande do Sul, esse bioma é bastante influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, que é constituído principalmente por planícies. Em virtude do clima frio e seco, a vegetação não consegue desenvolver-se, sendo constituída principalmente por gramíneas, como capim-barba-de-bode, capim-gordura, capim-mimoso etc. São exemplos de animais que vivem nesse bioma o veado, garça, lontras, capivaras e outros.
·       Pantanal: trata-se da maior planície inundável do país e está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Esse bioma é muito influenciado pelos regimes dos rios presentes nesses lugares, pois, durante o período chuvoso (outubro a abril), a água do pantanal alaga grande parte da planície da região. Quando o período chuvoso acaba, os rios diminuem o seu volume d'água e retornam para os seus leitos. Por essa razão, a vegetação e os animais precisam adequar-se a essa movimentação das águas. Todos esses fatores tornam a vegetação do pantanal muito diversificada, havendo exemplares higrófilos (adaptados à umidade), plantas típicas do Cerrado e da Amazônia e, nas áreas mais secas, espécies xerófilas. A fauna é constituída por várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis etc.
Atualmente, como resultado da expansão das atividades agropecuárias e da urbanização no país, todo os biomas brasileiros correm risco de extinção caso sejam mantidos os mesmos padrões de exploração. Dois desses biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica, já se encontram na lista mundial de Hotsposts, isto é, áreas com grande diversidade que se encontram ameaçadas de extinção. Além deles, estima-se que a Amazônia brasileira desaparecerá em 40 anos caso sejam mantidos os índices de desmatamento atuais. O Pantanal e os Pampas são ameaçados pelas atividades agropecuárias que comprometem o sistema de cheias dos rios no Pantanal e contribuem para o processo de desertificação do solo nos Pampas. Assim, o Brasil, embora possua uma grande biodiversidade, corre o risco de perdê-la caso as leis ambientais de proteção desses biomas não sejam colocadas em prática.

Responda as questões abaixo:
É necessário copiar as perguntas e responder em folha de papel almaço ou em folha de caderno, e conter capa com nome, série, disciplina e nome do professor.


MATA ATLÂNTICA
Fundação SOS Mata Atlântica

  A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não governamental cujo principal objetivo é defender o que resta da mata atlântica. Originalmente, a mata atlântica estava distribuída em uma área grande, cobrindo dezessete estados brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Hoje, os fragmentos remanescentes não ocupam mais do que 8% da área original.
                                                                    Projeto Pitanguá. Geografia, 7º ano. Editora Moderna.




De acordo com o trecho acima, responda as questões:
1) Qual bioma brasileiro é abordado no trecho acima?
2) O referido bioma ocupa qual região?
3) A bandeira que consta no logotipo é o símbolo da Fundação SOS Mata Atlântica. Na sua análise, o que esse desenho representaria?
4) Descreva paisagem da Caatinga. A vegetação da Caatinga possui uma característica típica. Qual é essa característica?
5) Qual é essa característica do Cerrado Brasileiro?
6)  Descreva a paisagem do bioma da Amazônia. E como é composta a fauna Amazônica?
7) Onde se encontra a vegetação do bioma da Mata Atlântica?
8) Um aluno viajou pelo estado do Rio Grande do Sul e relatou que pode observar que em virtude do clima frio e seco, a vegetação não consegue se desenvolver, mas em compensação pode conhecer animais como o veado, garça, lontras, capivaras. Qual tipo de bioma que o aluno está descrevendo? E qual vegetação consegue se desenvolver nesse local?
9) O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Descreva como é a vida dos animais e das plantas no Pantanal?
10) Por que o Brasil é tão prejudicado com desmatamento? E qual bioma sofre mais com esse desmatamento?












PROJETO
DE
VIDA









Projeto de Vida – Profª Márcia -  7ºs anos D, E, F

Olá queridos alunos...
Espero que estejam bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês, se cuidem. Logo estaremos juntos novamente, para isso, precisamos ficar em casa e sempre lavar bem as mãos, para que essa fase passe logo.
Beijos no Coração.

Vamos às nossas atividades.

Nós tivemos uma entrevista do Secretário da educação com o querido Maurício de Sousa, Cartunista e escritor, autor dos gibis da turma da Mônica.

1ª. Atividade: Fazer uma pesquisa sobre a biografia de Maurício de Sousa, registrar no caderno de Projeto de Vida. Nessa pesquisa, devem observar a trajetória dele, como construiu seus sonhos.

2ª. Atividade:  Elaborar uma história em quadrinhos, relatando o momento que estamos vivendo, sobre o isolamento social, ou sobre os cuidados necessários nesse período de pandemia, ou sobre o vírus COVID-19.

Escolha um dos temas que citei ou pensem em outros. Usem a criatividade. Façam com capricho, pintem bem bonito.

Façam na folha do caderno de desenho. Colocar nome e série.






Projeto de Vida -  Profª Elisete - 7ºs anos A, B e C

Ler a página 58 da apostila, e escrever a sua biografia, mencionando onde nasceu, algum fato interessante da sua vida, etc
Escreva em folha separada e faça uma capa bem criativa.
Ler o texto da página 57 da apostila 'Hora da ação!" Construindo um plano de desenvolvimento pessoal e escrever em seu Diário de Práticas e Vivências um plano de desenvolvimento pessoal para conseguir trabalhar as competências escolhidas como desafio da turma, referente à atividade da página  79.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com













ARTE






Arte – Profª Michele – 7ºs anos A, B, C

Pesquisar sobre Música Clássica









HISTÓRIA








História – Profª Paula – 7ºs anos  A, B, C, D, E


1º Atividade – Revisão
Responder o questionário abaixo:
1) Explique o que você entendeu sobre Feudalismo.
2) O que foram as Cruzadas?
3) Explique o que foi o Renascimento Urbano?
4) Quando as pessoas retornaram para as cidades, quais atividades de trabalho elas passaram a realizar?
5) O que foi o Renascimento Urbano?
6) Quem eram os burgueses?
7) O que eram rotas e as feiras comerciais?
8) O que é Modernidade?
9) O que foi o Renascimento Cultural?
10) Explique Teocentrismo e Antropocentrismo.

2º Atividade – História em quadrinhos.
Fazer uma pesquisa sobre o tema: A crise do século XIX
Produzir uma história em quadrinhos em folha de sulfite ou em folha de caderno de desenho com o seguinte tema: A crise do século XIV.
Obs: subtemas da crise do século XIV: Crise da Fome, Peste Negra, Revoltas Populares e Guerra dos Cem Anos.

Exemplo: mínimo de 3 páginas.









3ª Atividade – Absolutismo
Assistir aos vídeos: link: https://www.youtube.com/watch?v=gtQPdnSjVbo
Fazer um relatório para cada vídeo de no mínimo 20 linhas.

4ª Atividade
Fazer uma pesquisa com a Biografia de Luiz XIV da França.
A biografia deve ter um desenho ou uma imagem.


História – Prof. David – 7º ano F
Brasil Pré-Colonial
1) Analise as afirmações sobre os indígenas encontrados no Brasil pelos portugueses em 1500 e preencha com V para afirmações verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Possuíam um pequeno desenvolvimento tecnológico e, também, era muito pequena a produção de excedente.
(  ) Algumas tribos eram nômades e formavam comunidades nas quais reinava uma igualdade entre os indivíduos.
(  ) Possuidores de cultura e vida distinta da dos portugueses, espalhavam-se por todo o litoral e interior do Brasil.
(  ) Homens e mulheres participavam igualmente das tarefas de caça e pesca, para sustentação da tribo.
(  ) A sociedade baseava-se numa divisão de classes, onde os chefes impunham impostos à população rural.

2) Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente, pelas
a) Feitorias, exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena.
b) Capitanias hereditárias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão
c) Feitorias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava
d) Capitanias hereditárias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida à orientação dos jesuítas.
e) Feitorias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.

3) Durante o Período Colonial, o ensino desenvolvia-se influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores nessa fase é correto afirmar que:
(  ) Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.
(  ) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos.
(  ) Preso às ideias etnocêntricas europeias, ignoraram as línguas indígenas.
(  ) Pretenderam divulgar a fé, formando novos súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.
(  ) Tinham por objetivo promover a Igreja Católica, mantendo intacta a cultura indígena.
4) A inserção do Brasil nos quadros do sistema colonial mercantilista caracterizou-se pelo(a):
(  ) Existência de uma produção organizada que possibilitou, nos primeiros trinta anos do “descobrimento”, a imediata comercialização do pau-brasil.
(  ) Organização de um sistema produtivo que privilegiava a produção de gêneros agrícolas de exportação, a atividade extrativa e o consumo de artigos europeus.
(  ) Montagem da empresa açucareira, cujos elementos definidores de sua estrutura – latifúndio, monocultura e trabalho escravo – impediram aos portugueses grande lucratividade.
(  ) Ocupação da região amazônica graças à extração e coleta das “drogas do sertão”, atividade que contou, basicamente, com a mão-de-obra indígena.
(  ) Proibição, por força da assinatura do Trabalho de Methuen, do cultivo de fumo e algodão para impedir a concorrência com a produção das colônias inglesas.
5) Até 1530, o Brasil não desempenhou nenhum papel importante nos planos relativos à política colonial portuguesa. Tendo em vista tal afirmação, indique quais teriam sido os principais fatores que levaram a Metrópole portuguesa, na década de 30 do século XVI, a desenvolver planos de colonizar o Brasil.
a) Necessidade de criar um mercado consumidor para os produtos manufaturados portugueses e de encontrar metal precioso para a cunhagem de moedas.
b) A crise econômica no Oriente, em virtude do fim do monopólio da pimenta, e o temor em relação aos projetos coloniais franceses.
c) A Reforma luterana e as consequentes guerras religiosas ocorridas em Portugal, que criaram a necessidade de encontrar ocupações econômicas para os protestantes.
d) A existência de uma grande quantidade de capital disponível para a colonização de novas áreas, resultado dos empréstimos realizados pelos cristãos-novos à Coroa portuguesa.
e) A necessidade de a Igreja Católica expandir-se no Novo Mundo, a fim de evitar que se propagasse aí a “heresia” protestante.
Administração Colonial
6) O período colonial brasileiro é marcado pela inserção do Brasil no sistema colonial europeu, como uma economia dependente e complementar. Assinale a alternativa correta.

a) A economia colonial pautava-se na troca desigual de produtos em que a colônia fornecia matéria prima e produtos industrializados e recebia da metrópole os produtos tropicais.
b) A economia da colônia estava voltada para o fortalecimento de seu mercado interno.
c) A metrópole controlava a economia da colônia, utilizando o mecanismo conhecido como pacto colonial que garantia o monopólio comercial da metrópole sobre a colônia.
d) A colônia e a metrópole estabeleciam relações em que as vantagens comerciais eram usufruídas principalmente pelos trabalhadores da colônia.
e) Os interesses da metrópole eram determinados pelas camadas dominantes da Colônia.

7) Sobre a instituição do Governo Geral no Brasil Colonial, em 1549, pode-se afirmar que:
a) Concentrou todo o poder de mando nas mãos dos governadores gerais.
b) Representou um esforço da Metrópole de centralização administrativa.
c) Integrou as várias capitanias hereditárias.
d) Solucionou os problemas econômicos portugueses na Colônia.

8) Comparando-se os processos de expansão territorial e povoamento do Brasil e dos Estados Unidos, podemos afirmar que:
a) ambos ocorreram no decorrer do Período Colonial.
b) nos Estados Unidos ocorreu no Período Colonial e no Brasil, após a independência.
c) ambos ocorreram após a independência.
d) tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil houve, durante o Período Colonial, apenas a ocupação da faixa litorânea.
e) no Brasil ocorreu no Período Colonial e nos Estados Unidos, após a independência.

9) Entre 1580-1640 ocorreu na Europa a União Ibérica. Esse feito repercutiu no Brasil favorecendo o desrespeito ao tratado de Tordesilhas e estimulando a interiorização.
Nessa época, os principais elementos que contribuíram para a expansão territorial brasileira foram:
a) A grande naturalização e a expulsão dos jesuítas.
b) A imigração italiana e a pequena propriedade.
c) O escambo e a escravização indígena.
d) O escravismo e o tráfico africano.
e) O bandeirismo e a pecuária.

10) Todas as alternativas apresentam afirmativas corretas sobre o período colonial no Maranhão, EXCETO:
a) Na Revolta de Beckman, colonos e jesuítas aliaram-se na defesa da escravidão indígena, entrando em choque com a Coroa Portuguesa.
b) A colonização europeia só começou no século XVII, havendo disputa entre portugueses, franceses e holandeses pela posse do território.
c) A escravidão indígena foi a solução encontrada pelos colonos, para resolver a necessidade de mão de obra nos primeiros tempos.
d) Nos 130 anos iniciais da colonização, a produção agrícola era consumida principalmente no mercado local.
e) A política pombalina, na segunda metade do século XVIII, incentivou a produção agrícola para exportação e facilitou a introdução do escravo africano.












INGLÊS







Inglês – Profª Elisete – 7ºs anos A, B, C, D, E, F

Regular and Irregular verbs (definição, estrutura e exemplos)
A pesquisa deverá ser feita em inglês
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com


Simple Present Exercises: 
1. Complete with the Simple Present of the verbs in brackets: 
♦ John and I ...................(be) dating. 
♦ Peter ............... (like) watching baseball. 
♦ John............... (live) in Tokyo. 
♦ Tony .............. (prefer) baseball than basketball. 
♦ We............. (have) a big garden 
♦ Cathy............. (study) in the library. 
♦ We ............... (be) good friends. 
♦ John ............... (go) to school every day. 
♦ Mary ...............(read) the story. 
♦ Paul ................(have) breakfast at home. 
2. Underline the correct answer in the Question Form
♦ Does Ann live/lives in Africa? 
♦ Does Pat arrive/arrives early? 
♦ Does Evan goes/go to the Supermarket? 
♦ Do Andy and Ann meet/meets them in the restaurant? 
♦ Do you read/reads this newspaper? 
♦ Does she play/plays volleyball?
















MATEMÁTICA



Matemática – Prof. Vinícius -  7°s anos A, B e C

1 – Pesquise:   - Porcentagem
                         - Porcentagem e frações
                         
 2- Assista aos vídeos abaixo:

3 – Realize as atividades 3 e 4 do Caderno do Aluno (página 28).






Matemática – Prof. José Luiz - 7ºs anos D, E, F

Livro: Ler páginas 99 à104. Fazer os exercícios 1/2/3/4/5/6 na página 105.
Livro: Ler pag. 106/107/108, resolver a/b/c/d/e da pag.107; resolver exercícios de 1 à 6, pag.109.
Livro: ler pag. 110, resolver 1 e 2 da pag. 111.
Ler páginas 112/113 e resolver exercícios de 1 à 8 da pag. 114 e exercícios 9 à 12 da pag. 115.
Livro: Ler páginas 164 à 169, fazer os exercícios de 1 à 7 da pag. 170.
Livro: Ler pag. 171 e fazer os exercícios de 1 à 10 da pag. 172.


5 comentários:

  1. Quando vi a capa pensei q era para alguma outra coisa por isso q eu nem entrei agr q vi q era um monte de lição, mds😭

    ResponderExcluir
  2. mas alguem sabe se é o livro sp faz escola

    ResponderExcluir

GESTÃO EM FOCO