E.E.
Major Telmo Coelho Filho
Queridos
alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis,
por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se
organizem para manter uma rotina de estudos.
Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos
horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos
professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas
através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse
tempo é precioso!!!
Os trabalhos
disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de
acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos
aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as
datas!
Fiquem
atentos!
Fiquem bem!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física – Profª Fabiana, Angélica e Lauren (são 3
atividades)
Informações
importantes
Seu
trabalho deve conter:
1.
Capa com nome, número e série;
2.
Conclusão ao final das questões.
3.
Opcional: Uso de imagens, figuras ou
desenhos.
1 - Jogo
de damas – regras
Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome
atribuído a um jogo de tabuleiro muito conhecido. Em Portugal e no Brasil é
mais conhecido na versão de 64 casas (8x8), embora sua versão mundialmente
conhecida conte com um tabuleiro de 100 casas (10x10).
O jogo de damas é praticado entre dois jogadores,
em um tabuleiro quadrado, de 64 casas, alternadamente claras e escuras,
dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar
as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo
ganha a partida.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela
anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma
peça da mesma cor.
A captura é obrigatória.
Não existe sopro.
Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não
podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra.
Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
Se no mesmo lance apresentar mais de um modo de
captura, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças.
A pedra que durante o lance de captura de várias
peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem ai parar, não será
promovida à dama.
Na execução do lance de captura, é permitido passar
mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a
mesma peça.
As peças capturadas não podem ser retiradas do
tabuleiro antes de completar o lance de captura.
Empates:
Após 20 lances sucessivos de dama, sem captura ou
deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra dama e uma pedra;
Uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama
e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.
Atividade
para fazer em casa
Produzir o tabuleiro e as peças da dama utilizando
materiais recicláveis. Tabuleiro: cartolina, sulfite ou papelão.
Dama: tampinha de garrafa (refrigerante, leite,
etc)
Jogue de acordo com as regras, e vivencie este jogo
com seus familiares.
à dama.2 - Leia o texto abaixo e
responda as questões
Dança
de salão: Zouk
A palavra Zouk significa
“festa”, e a música é cantada em créole, língua que mistura predominantemente o
idioma francês com dialetos africanos. É uma dança caribenha oriunda das
Antilhas Francesas, com frequência praticada nas ilhas de Martinica, Guadalupe
e Santa Lúcia, e também popular em países africanos onde o português é língua
oficial, como Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guine
Equatorial e Moçambique. O ritmo é mundialmente conhecido. Na África, porém, é
chamado Kizomba.
No Brasil, popularizou-se no
final de 1990, com movimentos diferenciados à lambada, influenciando-a e sendo
influenciado por ela. É bastante conhecida na região norte do país, o que se
deve a proximidade com a Guiana Francesa, parte do território ultramarino
francês. O Amapá e o Pará são os estados Brasileiros em que o Zouk é mais
popular.
Há indícios de que o Zouk
tenha influenciado alguns ritmos brasileiros, ocasionando mudanças na forma de
dançar o carimbo, por exemplo, com a substituição de duplas soltas por casais
abraçados. No caso da Lambada, surgida no Pará durante a década de 1970, além
do Zouk e do Carimbo, percebe-se também a influencia do forró e de outros
ritmos latinos, como o Merengue.
Considera-se que o Zouk
dançado no Brasil não seja o mesmo dançado no Caribe. Os passos brasileiros são
semelhantes aos da Lambada, mas realizados mais lentamente. O ritmo dançado nos
demais países é chamado de Zouk Love e seus passos são diferentes, por serem
mais suaves. O Zouk Love possui três passos principais: o Zouk cannelle
(“canela”), o Zouk gingembre (“gengibre”) e o Zouk piment (“pimenta”).
Para esses passos é
necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem
com movimentos de inclinação e de circundução da cabeça. O passo básico chamado
“canela” se dá de maneira semelhante ao caminhar, para frente e para trás,
durante o qual o homem e a mulher colocam-se de frente um para o outro.
Assim, o membro inferior
direito de cada dançarino estará próximo ao inferior esquerdo de seu parceiro.
O movimento é iniciado com a perna direita do homem projetando-se para frente
e, consequentemente, a perna esquerda da mulher projetando-se para trás. A
seguir, ambos se preparam, agrupando os movimentos inferiores, para “dar um
passo” no sentido oposto: a mulher movimenta a perna esquerda para frente e o
homem a acompanha com a perna direita para trás. Esse movimento de vaivém é
continuo ao longo da dança.
O passo “gengibre” envolve a
semiflexão dos joelhos, seguidas de extensão, assemelhando-se ao movimento de
descer e subir. Essa movimentação, na articulação do quadril, é realizada à
direita e à esquerda. Já o passo “pimenta” é a fusão dos anteriores (“canela” e
“gengibre”), com o casal dançando o mais próximo possível, entrelaçando os
membros inferiores. Embora algumas articulações tenham sido enfatizadas na
descrição dos movimentos, na caracterização do Zouk não basta apenas dar passos
para frente, para trás e para os lados. É necessário envolver todo o corpo ao
dançar.
Questões
1.
O que significa a palavra Zouk?
2.
O Zouk surgiu nas Antilhas Francesas e
manifestou-se no Brasil em qual região e como ocorreu sua difusão?
3.
Quais são as características da dança Zouk?
4. Zouk brasileiro é semelhante à lambada. Na
lambada, como são os movimentos em relação ao Zouk?
5. Descreva os passos da
dança Zouk Love, como Zouk “canela”, “gengibre” e “pimenta”.
3 - Roteiro
para a pesquisa
1.
Faça uma breve descrição sobre a história da
dança de salão.
2.
Como são classificadas as danças de salão?
3.
Quais são os tipos mais comuns de dança de
salão?
4.
Quais são as principais características?
5.
Quais são os benefícios da dança de salão?
6.
Faça uma breve descrição sobre as danças de
competição.
7.
Faça uma breve descrição sobre a dança de
salão no Brasil.
Sugestão
de filme para assistir em família
1.
Vêm dançar (2005)
Sinopse: Resumo O filme “vem dançar”
mostra a história de um professor que resolve ajudar a alunos tidos como
problemáticos e perdidos, ele usa a dança de salão. A turma não era nada fácil de trabalhar, ele
encontra várias dificuldades para tornar aqueles adolescentes em dançarinos.
TECNOLOGIA
Tecnologia – Prof. José Luiz
– 9ºs anos B, C
Pesquisar usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos,
sobre o que é a Inteligência Artificial (AI).
Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no
celular já têm mais contato com AI do que imagina.
E mesmo quem não vive online, já pode estar convivendo com robôs
inteligentes sem nem saber. " Inteligência artificial, é quando o
computador consegue aprender com experiências anteriores, de modo que consiga
responder ou fazer previsões de maneira assertiva e, que pareça
"natural" para a mente humana. Liste dois (2) processos de
Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e, até já fazem parte de
nosso cotidiano.
OBSERVAÇÃO: O trabalho deve ter: o nome da escola; título (no caso
"Inteligência Artificial"); disciplina ( no caso "Tecnologia";
nome completo; turma e, data; nome do prof. (no caso José Luiz Ferreira ). Pode
usar folhas de caderno; o tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc. fica à
critério de vocês.
Tecnologia – Prof. Rogério – Profª Roberta - 9°s anos A,
D, E, F, G
Pesquise, usando internet,
livros ou se comunicando com conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial
(AI). Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular
já têm mais contato com AI do que imagina. E mesmo quem não vive online já pode
estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial
é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores de modo que
consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’
para a mente humana”. Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que
estão em uso atualmente e até já fazem parte do nosso cotidiano.
O trabalho deve ter capa com
dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode
usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho,
figuras, fotos, é a critério de vocês.
MATEMÁTICA
Matemática – Profª Vania e
Profª Roberta – 9ºs anos A, B, C, D, E, F, G
OBSERVAÇÃO:
1.
Estas atividades poderão ser impressas ou respondidas em folha de
caderno com devolução na escola conforme agendamento da mesma;
2.
Aqueles que tiverem acesso à internet devem responder também
online acessando o link abaixo:
1.Calcule as potências:
a) 2 3 =______
b) 3 −2 =______
c) 3 4 =______
d) 4 3 =______
e) 1 0 =______
f) 0 1 =______
g) 100 =______
h) 10−1 =_____
i) 102 =______
j) 10−2 =______
k) 104 =______
l) 10−3 =______
2. Escreva na forma de potências:
a) 2.2.2.2.2 =______
b) 10.10.10.10.10.10 =______
c) 10.10 =______
d) 0.0.0 =______
e) 1.1.1.1 =______
f) 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 = ______
3. Complete a tabela:
Potência de 𝟏𝟎 com expoente negativo
|
Fração equivalente
|
Cálculo
|
Número decimal
|
Escrita na língua materna
|
10−1
|
1 :10
|
1: 10
|
0,1
|
Um décimo
|
10-2
|
||||
10-3
|
||||
10-4
|
||||
10-5
|
Nomenclatura - Pode-se representar a multiplicação
10.10.10.10 utilizando a potência 𝟏𝟎𝟒 , em que 10 é a base e 4 o expoente.
Potências em que a base é o número 𝟏𝟎 são chamadas de POTÊNCIA
DE BASE DEZ (leitura: dez elevado à quarta potência).
1. Complete a tabela conforme os exemplos.
Potência
|
Resultado
|
Língua materna
|
Classe numérica
|
10−5
|
0,00001
|
Um centésimo de
milésimo
|
centésimo de milésimo
|
10−4
|
0,0001
|
Um décimo de milésimo -
|
décimo de milésimo
|
10-3
|
|||
10-2
|
|||
10-1
|
|||
100
|
|||
101
|
|||
102
|
|||
103
|
1000
|
Um mil
|
Milhares
|
104
|
|||
105
|
|||
106
|
|||
107
|
|||
108
|
|||
109
|
|||
1010
|
2. Observe as potências de dez e responda quais potências de dez
representam a primeira ordem:
a) das unidades simples? ______
b) dos milhares? ______
c) dos milhões? ______
d) dos bilhões ______
e) dos trilhões? ______
Como você chegou a esta conclusão?
3. Reescreva as manchetes do jornal valor.com.br do dia 3 de
agosto de 2019, representando os números das frases com todos os algarismos.
Observe o exemplo.
Brasil eleva cota de importação de etanol sem tarifa para 750
milhões de litros.
Cálculo: 750. 106 = 750 000 000
Brasil eleva cota de importação de etanol sem tarifa para 750 000
000 de litros.
a) Repasses do Funcafé na safra 2019/20 chegam a R$ 4,2 bilhões.
b) Brasken propõe dividendo mínimo de R$ 667,4 milhões aos
acionistas.
c) Sesi vai perder R$ 1,6 bilhão ao ano com cortes no Sistem
S.
d) Capes corta mais 5,6 mil bolsas de mestrado e doutorado.
4. Calcule:
a) 27,0345.10 = 270,345
b) 27,0345.100 =____________
c) 27,0345.1000 =____________
d) 27,0345.10 000 =____________
e) 27,0345.100 000 =____________
f) 135,003.102 =____________
g) 135,003.104 =____________
h) 135,003.106 =____________
i) 0,0045. 103 =____________
j) 0,0045. 106 =____________
5. Calcule:
a) 2703,45.10−1 =______
b) 270,345 = ________
c) 2703,45.10−3 =______
d) 2703,45.10−4
=______
e) 2703,45:10−5 =______
6. Represente os números em potência de base 10.
a) 10000000 = ______
b) 48900000 = ______
c) 0,0000079= ______
7. Escreva as potências de base 10 em números na forma
decimal.
a) 52,53. 102 =______
b) 0,152 . 103 =
______
c) 28. 10−4 =______
d) 598. 10−2 =______
8. (UFPI) A nossa galáxia, a Via Láctea, contém cerca de 400
bilhões de estrelas. Suponha que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema
planetário onde exista um planeta semelhante à Terra. O número de planetas
semelhantes à Terra, na Via Láctea,
é:
(A) 2 . 108
(B) 2 . 107
(C) 2 .1011
(D) 2 . 104
CURIOSIDADE O cérebro
O cérebro recebe e manda mensagens para todas as partes do
corpo, estima-se que essas mensagens viajam a uma velocidade de 385 km/h ou em
notação científica:
385 = 3,85 . 102 km/h
NOTAÇÃO CIENTÍFICA
As medidas associadas a certas grandezas podem ser
representadas por números gigantescos, como a massa da Lua, estimada em 73
400000 000 000 000 000 t, ou por números minúsculos, como a medida de 0,000 000
2 m do comprimento da menor bactéria do gênero Chlamydia. A dificuldade de
trabalhar com esses números levou os cientistas a estabelecerem uma notação
simplificada para representá-los. 73 400 000 000 000 000 000 t = 𝟕, 𝟑𝟒. 𝟏𝟎𝟏𝟗 Obtivemos um número
compreendido entre 1 e 10 multiplicado por uma potência de base 10: esse número
está escrito em notação científica. No caso da bactéria, temos: 0,000 000 2 m= 𝟐. 𝟏𝟎−𝟕 m Como a vírgula foi
deslocada 19 casas para esquerda, multiplicamos por 𝟏𝟎𝟏𝟗 para que a igualdade fique
verdadeira. Como a vírgula foi deslocada 7 casas para direita, multiplicamos
por 𝟏𝟎−𝟕 .
1. Represente os números usando notação científica.
l - Números muito grandes:
a) 10 000 ________
b) 370 000 _____________
c) 1 486 000 000 000 000 __________________
d) 500 ____________
e) 856 000 000 ____________
f) 51 325 000 000 000 000 000
___________
II - Números muito pequenos:
a) 0,000 125 _________
b) 0,000 000 000 000 000 042 ___________
c) 0,01 f) 0,005___________
d) 0,000 000 007 __________
e) 0,1 _______
2. A distância da Terra ao Sol é de, aproximadamente, 150
000 000 km.
Pede-se:
a) Esta distância em notação científica.
b) Quanto tempo leva a luz do Sol para atingir a Terra, sabendo-se
que a velocidade da luz é de 300 000 km/s?
3. Uma bactéria tem massa, aproximadamente, de 0,000 005 g, e seu
comprimento é cerca de 1,8. 10−4 mm. Escreva a massa da
bactéria em notação científica.
4. (Unifor-CE) Considerando que cada aula dura 50 minutos, o
intervalo de tempo de duas aulas seguidas, expresso em segundos, é de:
(A) 3,0 . 102
(B) 3 . 103 (
(C) 3,6 . 103
(D) 6 . 103
(E) 7,2 . 103
5. Complete com sinal de > ou <:
a) 3,2. 106
b) 7,5 . 105
c) 6,5 . 10−11
d) 4,1 . 10−12
e) 2,5 . 10−3
f) 8 . 10−2
g) 9,8 . 1018
h) 1,2 .1021
6. (UFRGS-2013) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100
bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias
pode ser escrito como:
(A) 109
(B) 1010
(C) 1011
(D) 1012
(E) 1013
7. A plataforma continental brasileira é rica em jazidas de
petróleo. Dela são extraídas 60% da produção nacional. As reservas de petróleo
do país somam 2,816 milhões de barris. Escreva em notação científica o número
de nossas reservas petrolíferas.
DESAFIO:
Um coração humano bate em média 120000 vezes por dia. Determine o
número de vezes que, desde o nascimento, já bateu o coração de uma pessoa ao
completar 50 anos. Use a notação científica e despreze a diferença no número de
dias nos anos bissextos
SUGESTÃO: caso deseje, acesse o link e assista a vídeo aula
EXERCÍCIOS
1) Determine
as raízes (esse símbolo √ é o radical), seguindo os exemplos:
a) √81
= 9, porque 92 = 81 g) 5√32 = 2, porque 25 = 32
b) √100
= h)
5√-32 =
c) 3√1 = i)
√400 =
d) 3√-1
= j)
6 √64 =
e) 4 √81 = 3,
porque 34 = 81 k)
3 √1000 =
f) √121
= l)
3 √-1000 =
2) Resolva
as expressões: (observe o exemplo do exercício a)
a)
10 - √49 + 7
√0 =
10 – 7 + 0 = 3
b) 5.3√-8
+ 12 - 4√81 =
c) 8√1 +
9√0 + 4√16 + 3√-64 =
d) 7√-1
+ 3√8 + 5√-32 + √144 =
e) √9 +
√16 =
f) √9 .
√16 =
3)
Observe o exemplo e resolva os exercícios:
a) 83/4 = 4√83 f) √x = x1/2
b) 51/2 = g) √3 =
c) 23/4
= h)
6√95 =
d) 72/3
= i) 5√a3 =
e) 6 ¼
= j) √103 =
ADIÇÃO
E SUBTRAÇÃO DE RADICAIS
SOMAR
OU SUBTRAIR RADICAIS APENAS QUANDO FOREM SEMELHANTES, OU SEJA, QUANDO POSSUIREM
O MESMO INDICE E MESMO RADICANDO. VEJA OS EXEMPLOS:
83√2
e 53√2 são semelhantes porque o índice 3 e o radicando 2 são iguais.
4) Efetue
as adições e subtrações:
a) 5√7
+ 3√7 = 8√7 f)
7√a - 4√a = 3√a
b) 6√8
+ √8 = g)
25√7 - 65√7 =
c) 23√9
+ 33√9 = h)
4√5 - 2√5 =
d) √6 +
√6 = i)
33√6 - 73√6 =
e) √5 +
7√5 = j)
√20 - √20 =
5) Efetue
as adições e subtrações conforme o exemplo:
a)10√a
+ √a - 3√a = 8√a
b)
√7 + √7 + √7 =
c)
8√3 - 2√3 - 8√3 + √3 =
d)
12√3 - √5 - 8√3 - 6√5 =
MULTIPLICAÇÃO
E DIVISÃO COM RADICAIS COM MESMO INDICE
Na
multiplicação conservamos o índice e multiplicamos os radicandos e na divisão
conservamos o índice e dividimos os radicandos.
6) Efetue
as multiplicações e divisões, seguindo os exemplos:
a) √5 .
√7 = √35 e)
3√4 . 3√10 =
b) 4√5 .
4√3 = f)
4√3 . √7 =
c) √5 .
√2 = g)
2√5 . 3√3 =
d) √2 .
√7 h)
6√7 . 7√6 =
i) √14 : √2 = m) 8√20 : √2 =
j) 3√20 : 3√5 = n) 20√2 : 5√3 =
o) 4√25 : 4√5 = o) √24 : √6 =
l) 15√6 : 3√2 = 5√3 p) 3√40 : 3√5 =
i) √14 : √2 = m) 8√20 : √2 =
j) 3√20 : 3√5 = n) 20√2 : 5√3 =
o) 4√25 : 4√5 = o) √24 : √6 =
l) 15√6 : 3√2 = 5√3 p) 3√40 : 3√5 =
POTENCIAÇÃO
CONSERVAR O INDICE E ELEVAR O RADICANDO
À POTÊNCIA INDICADA. VEJA OS EXEMPLOS:
a) (5√3)3
= 5√34 = 5√81 c) (4 3√5)2 = 42.3√52
= 16 3√25
b) (3√a2)2
= 3√a4 d)
(25√2)3 = 23 . 5√23 = 8 5√8
7) Efetue
as potências:
a) (2√3)2
= 22 . √32 = 4 . √9 = 4 . 3 = 12
b) (3√5)2
=
c) ( 2
3√5)3 =
d) (- 7
√2)2 =
e) (-
√7)3 =
f) (- 3
5√2)2 =
RADICIAÇÃO
CONSERVAR O RADICANDO E MULTIPLICAR OS
ÍNDICES. VEJA OS EXEMPLOS A SEGUIR.
a) 3√4√5
= 3.5√5 = 15√5
b) 4√5√√3
= 4.5.2√3 = 40√3
8) Expresse
na forma de um único radical:
a) 3√4√5
=
b) 5√3√2
=
c) √5√7
=
d) √√3
=
e) 5√√6√5
=
f) √√√8
=
HISTÓRIA
História – Prof. Maurício –
9ºs anos A, B, C, D, E, F, G
Trabalho:
Relatório
na folha de caderno sem capa, com caneta azul ou preta,
Nome
deve vir primeiro na folha e depois, título, relatório e bibliografia.
Segue
os links para assistir os documentários e fazer o relatório
República Velha - Boris Fausto
Habilidade
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais
aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República
no Brasil
Documentário - Consciência Negra
Habilidades
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos
negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da
população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
Para celebrar o início do Mês da Cultura Africana, o
documentário “Consciência Negra” traça um panorama da trajetória dos negros no
Brasil. Grandes nomes do movimento negro no país repercutem a herança da
escravidão e suas consequências no presente e no futuro do povo brasileiro.
Caminhos da Reportagem | Ecos da Escravidão
Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na
mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. E em homenagem aos 127
anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do
cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os
principais abolicionistas. Ainda analisa uma polêmica: é possível ou não
reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho
escravo?
LÍNGUA PORTUGUESA
Português – Profª
Dulce – 9ºs anos E, F
Pesquisar:
1-Texto
Persuasivo.
2-Conjunções
coordenativas e subordinativas.
Atividades:
Redigir a
partir do tema: DESNUTRIÇÃO
Um parágrafo
descritivo;
Um
parágrafo narrativo;
Um
parágrafo narrativo-descritivo;
Um
parágrafo informativo e
Um
parágrafo persuasivo.
2-
Elaborar propaganda persuasiva, tema livre.
Portugues – Profª Joyce e Profª Maria Julia - 9ºs anos A, B, C ,D, G
Pesquisar as Orações Subordinadas: Substantivas; Adjetivas; Adverbiais.
A pesquisa deverá conter: capa; introdução; conteúdo da pesquisa com
exemplos; bibliografia.
GEOGRAFIA
Geografia – Prof Alan e Profª Marina – 9ºs anos
A, B, C, D, E, F, G
IDH – Mudanças e indicadores Definição
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. O IDH pode ser dividido em muito alto, alto, médio e baixo de acordo com o desenvolvimento humano.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. O IDH pode ser dividido em muito alto, alto, médio e baixo de acordo com o desenvolvimento humano.
IDH
|
Classificação
|
0,700 até 1,000
|
Alto/muito alto
|
0,500 até 0,699
|
Médio
|
0,001 até 0,459
|
Baixo
|
No
cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de
estudos), longevidade (expectativa de vida da população), Renda Nacional Bruta,
sanitarização, número de médicos por habitante, taxa de analfabetismo, acesso à
água tratada, etc.
Dados
do Brasil PNUD 2019
Entre
1990 e 2018, o país apresenta aumento consistente do seu Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH), um crescimento de 24%. Em relação a 2017, o
Brasil apresentou leve crescimento de 0,001 no seu IDH, passando de 0,760 para
0,761. Esse resultado mantém o Brasil no grupo de países com Alto
Desenvolvimento Humano. Sua posição no ranking de 189 países é a 79ª,
juntamente com a Colômbia.
Na
América do Sul, o Brasil é o 4º país com mais alto IDH. Chile, Argentina e
Uruguai aparecem na frente. Teve o quinto maior crescimento no IDH na região
entre 2010 e 2018.
No
entanto, quando o valor do IDH do Brasil tem descontada a desigualdade, ele
apresenta uma perda de 24,5%. A parcela dos 10% mais ricos do Brasil concentra
cerca de 42% da renda total do país.
Possibilidades
de ação
O
Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019 faz um chamado para a ação e
recomenda políticas públicas que podem apoiar os governos de todo o mundo no
combate às novas e variadas formas de desigualdade, que vão para além da renda,
das médias e do hoje. Segundo o PNUD as recomendações finais do IDH 2019
incluem:
- Finalizar
o trabalho do século XX, de modo que todas as pessoas no planeta tenham as
liberdades e oportunidades básicas para uma vida digna.
- Acompanhar
e endereçar as novas desigualdades do século XXI, entendendo a evolução e
a expectativa das pessoas em relação ao futuro.
- Para os
bebês que vão nascer em 2020 e vão ver o século XXII, é preciso preparar o
terreno de forma que as desigualdades do presente pertençam ao passado.
OBS: Caso tenha interesse de conhecer
um pouco mais sobre o IDH, segue endereço acima!
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
1-
Observe
a tabela e responda as questões:
Posição no IDH
|
País
|
PIB per capita em
dólar
|
Esperança de vida
|
25º
|
Luxemburgo
|
111.182
|
78,7 anos
|
174º
|
Etiópia
|
328
|
52,9 anos
|
1º
|
Noruega
|
94.359
|
80,2 anos
|
6º
|
Canadá
|
42.031
|
80,7 anos
|
12º
|
Japão
|
38.443
|
82,6 anos
|
79º
|
Brasil
|
8.400
|
72,4 anos
|
180º
|
Serra Leoa
|
351
|
42,6 anos
|
4º
|
EUA
|
46.716
|
78,2 anos
|
a-
Qual dos países da tabela tem o maior IDH?
_______________________________________________________
b-
Qual tem o menor IDH?
_______________________________________________________
c-
Qual país apresenta a maior esperança de
vida? _______________________________________________________
d-
Qual dos países da tabela apresenta a menor
esperança de vida? _______________________________________________________
e-
Qual a classificação brasileira na tabela?
_______________________________________________________
2-
Leia o texto abaixo e responda:
O IDH é um indicador, criado pela ONU (Organização das
Nações Unidas), que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente
todos os países e não considera somente os indicadores econômicos.
a-
O que quer dizer IDH?
_______________________________________________________
b-
Que indicadores sociais e econômicos são
levados em consideração para o cálculo do IDH?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
c-
Compare o IDH dos Estados Unidos, Brasil e
Serra Leoa.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3-
Utilizando
no mínimo cinco dos termos abaixo, faça um texto sobre a situação ideal para
uma população. Aproveite para grifar no texto as palavras utilizadas.
Democracia
|
Educação
|
Qualidade
|
IDH
|
Desenvolvimento
|
Renda
|
Humano
|
Saúde
|
Vida
|
Esperança
|
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
Projeto de vida – Prof.ª Joyce – 9ºs anos D, E, F
Os alunos escolherão videoaulas no YouTube, ou outra plataforma, que os auxiliarão
em sua futura profissão. Em seguida, farão um diário para relatar essas aulas e
o seu aprendizado. O registro deverá ser entregue à professora para o
acompanhamento do aprendizado.
Projeto
de Vida – Prof.ª Elisabeth – 9ºs
anos A, B, C e G
A
cada semana faça um relato de experiência positivas vividas durante a
quarentena.
(Conversa
com seus pais, descobertas, sentimentos, filmes assistidos...)
Observação:
Relato é uma redação onde você vai falar sobre experiências vividas, precisa
ter estrutura de narrativa, incluindo título.
INGLÊS
Inglês – Profª Adriana – 9ºs anos F, G
Produza um perfil
e uma biografia em inglês de uma personalidade marcante que ainda está viva.
Inglês – Profª Elisete – 9ºs anos A, B, C, D, E
- Fazer os exercícios das
páginas 62 e 66 do livro didático.
- Fazer uma pesquisa em inglês sobre
Malala Yousafzai
Ler os textos das páginas 36 à 41 e 46 e 47 do livro didático. (Na página 40, apenas o Reading for Critical Thinking e o anúncio (advertisement).
Copiar e responder ás perguntas em folha separada.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
Ler os textos das páginas 36 à 41 e 46 e 47 do livro didático. (Na página 40, apenas o Reading for Critical Thinking e o anúncio (advertisement).
Copiar e responder ás perguntas em folha separada.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
ARTE
Arte - Prof.ª
Solange – 9ºs anos A, B, C, D, E, F,
G
Pesquisa Teatro Documentário + Sua História + Foto da sua
cena
1-Fazer uma pesquisa sobre Teatro Documentário, focando
em um dos temas: Indígena, africano ou europeu.
2- Escreva uma história sobre suas experiências vividas,
em tempo de estudos em casa. (no máximo umas 30 linhas)
3- Escolha uma das partes de sua história e crie a cena,
produza o cenário e o figurino com coisas que possui em casa. Depois de montada
a cena fotografe-a como registro da atividade.
Se possível
imprima-a e anexe-a ao trabalho de pesquisa, junto com sua história.
CIÊNCIAS
Ciências – Prof.
Vinicius – 9ºs anos C, D, E, F, G
- Elabora uma Pesquisa
Tema propriedades
Gerais e Específicas da Matéria
·
Definir as propriedades a seguir:
- Extensão
- Inércia
- Impenetrabilidade
- Divisibilidade
- Compressibilidade/expansibilidade
- Cor
- Dureza
- Brilho
- Maleabilidade
- Ductilidade
Obs.: A atividade deverá ser realizada em folhas a
parte para posterior
avaliação. Cuidem-se! #fique em casa!
Ciências – Prof.
Antônio - 9º anos A, B
TEMA: RADIAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES
PESQUISAR:
· Sobre o uso de
Radiações no tratamento de doenças.
· As principais
tecnologias de uso cotidiano que aplicam as radiações em seu funcionamento.
· Apontar os
benefícios da tecnologia 5G nas comunicações e possíveis PROBLEMAS de Saúde
provocados em nossa saúde.
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaaaaaa
ResponderExcluirmuita coisa né kkk
ExcluirN aguento mais
Excluirmds
ResponderExcluirPqp quanta lição
ResponderExcluirsem condições de tudo entendi 3 lição
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVontade chorar
ResponderExcluir