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sábado, 2 de maio de 2020


E.E. Major Telmo Coelho Filho

Queridos alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina de estudos.
 Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse tempo é precioso!!!
Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!

Fiquem atentos!
Fiquem bem!!










EDUCAÇÃO FÍSICA




Educação Física – Profª Fabiana, Angélica e Lauren (são 3 atividades)

Informações importantes
Seu trabalho deve conter:
1.               Capa com nome, número e série;
2.               Conclusão ao final das questões.
3.               Opcional: Uso de imagens, figuras ou desenhos.

1 - Jogo de damas – regras
Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome atribuído a um jogo de tabuleiro muito conhecido. Em Portugal e no Brasil é mais conhecido na versão de 64 casas (8x8), embora sua versão mundialmente conhecida conte com um tabuleiro de 100 casas (10x10).
O jogo de damas é praticado entre dois jogadores, em um tabuleiro quadrado, de 64 casas, alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo ganha a partida.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.
A captura é obrigatória.
Não existe sopro.
Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
Se no mesmo lance apresentar mais de um modo de captura, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças.
A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem ai parar, não será promovida à dama.
Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.
As peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

Empates:
Após 20 lances sucessivos de dama, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra dama e uma pedra;
Uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.


Atividade para fazer em casa

Produzir o tabuleiro e as peças da dama utilizando materiais recicláveis. Tabuleiro: cartolina, sulfite ou papelão.
Dama: tampinha de garrafa (refrigerante, leite, etc)
Jogue de acordo com as regras, e vivencie este jogo com seus familiares.

à dama.2 - Leia o texto abaixo e responda as questões
Dança de salão: Zouk
A palavra Zouk significa “festa”, e a música é cantada em créole, língua que mistura predominantemente o idioma francês com dialetos africanos. É uma dança caribenha oriunda das Antilhas Francesas, com frequência praticada nas ilhas de Martinica, Guadalupe e Santa Lúcia, e também popular em países africanos onde o português é língua oficial, como Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guine Equatorial e Moçambique. O ritmo é mundialmente conhecido. Na África, porém, é chamado Kizomba.
No Brasil, popularizou-se no final de 1990, com movimentos diferenciados à lambada, influenciando-a e sendo influenciado por ela. É bastante conhecida na região norte do país, o que se deve a proximidade com a Guiana Francesa, parte do território ultramarino francês. O Amapá e o Pará são os estados Brasileiros em que o Zouk é mais popular.
Há indícios de que o Zouk tenha influenciado alguns ritmos brasileiros, ocasionando mudanças na forma de dançar o carimbo, por exemplo, com a substituição de duplas soltas por casais abraçados. No caso da Lambada, surgida no Pará durante a década de 1970, além do Zouk e do Carimbo, percebe-se também a influencia do forró e de outros ritmos latinos, como o Merengue.
Considera-se que o Zouk dançado no Brasil não seja o mesmo dançado no Caribe. Os passos brasileiros são semelhantes aos da Lambada, mas realizados mais lentamente. O ritmo dançado nos demais países é chamado de Zouk Love e seus passos são diferentes, por serem mais suaves. O Zouk Love possui três passos principais: o Zouk cannelle (“canela”), o Zouk gingembre (“gengibre”) e o Zouk piment (“pimenta”).
Para esses passos é necessário considerar que os momentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundução da cabeça. O passo básico chamado “canela” se dá de maneira semelhante ao caminhar, para frente e para trás, durante o qual o homem e a mulher colocam-se de frente um para o outro.
Assim, o membro inferior direito de cada dançarino estará próximo ao inferior esquerdo de seu parceiro. O movimento é iniciado com a perna direita do homem projetando-se para frente e, consequentemente, a perna esquerda da mulher projetando-se para trás. A seguir, ambos se preparam, agrupando os movimentos inferiores, para “dar um passo” no sentido oposto: a mulher movimenta a perna esquerda para frente e o homem a acompanha com a perna direita para trás. Esse movimento de vaivém é continuo ao longo da dança.
O passo “gengibre” envolve a semiflexão dos joelhos, seguidas de extensão, assemelhando-se ao movimento de descer e subir. Essa movimentação, na articulação do quadril, é realizada à direita e à esquerda. Já o passo “pimenta” é a fusão dos anteriores (“canela” e “gengibre”), com o casal dançando o mais próximo possível, entrelaçando os membros inferiores. Embora algumas articulações tenham sido enfatizadas na descrição dos movimentos, na caracterização do Zouk não basta apenas dar passos para frente, para trás e para os lados. É necessário envolver todo o corpo ao dançar.

Questões
1.               O que significa a palavra Zouk?
2.               O Zouk surgiu nas Antilhas Francesas e manifestou-se no Brasil em qual região e como ocorreu sua difusão?
3.               Quais são as características da dança Zouk?
4.            Zouk brasileiro é semelhante à lambada. Na lambada, como são os movimentos em relação ao Zouk?
5. Descreva os passos da dança Zouk Love, como Zouk “canela”, “gengibre” e “pimenta”.

3 - Roteiro para a pesquisa
1.              Faça uma breve descrição sobre a história da dança de salão.
2.              Como são classificadas as danças de salão?
3.              Quais são os tipos mais comuns de dança de salão?
4.              Quais são as principais características?
5.              Quais são os benefícios da dança de salão?
6.              Faça uma breve descrição sobre as danças de competição.
7.              Faça uma breve descrição sobre a dança de salão no Brasil.
Sugestão de filme para assistir em família
1.              Vêm dançar (2005)
Sinopse: Resumo O filme “vem dançar” mostra a história de um professor que resolve ajudar a alunos tidos como problemáticos e perdidos, ele usa a dança de salão. A turma não era nada fácil de trabalhar, ele encontra várias dificuldades para tornar aqueles adolescentes em dançarinos.











TECNOLOGIA



Tecnologia – Prof. José Luiz – 9ºs anos B, C

Pesquisar usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos, sobre o que é a Inteligência Artificial (AI).
Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular já têm mais contato com AI do que imagina.
E mesmo quem não vive online, já pode estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. " Inteligência artificial, é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores, de modo que consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e, que pareça "natural" para a mente humana. Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e, até já fazem parte de nosso cotidiano.

OBSERVAÇÃO: O trabalho deve ter: o nome da escola; título (no caso "Inteligência Artificial"); disciplina (  no caso "Tecnologia"; nome completo; turma e, data; nome do prof. (no caso José Luiz Ferreira ). Pode usar folhas de caderno; o tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc. fica à critério de vocês.


Tecnologia – Prof. RogérioProfª Roberta - 9°s anos A, D, E, F, G
Pesquise, usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial (AI). Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular já têm mais contato com AI do que imagina. E mesmo quem não vive online já pode estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores de modo que consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’ para a mente humana”. Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e até já fazem parte do nosso cotidiano.
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho, figuras, fotos, é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério de Tecnologia - – físicarogeriomtelmo@gmail.com








MATEMÁTICA







Matemática – Profª Vania e Profª Roberta – 9ºs anos A, B, C, D, E, F, G
OBSERVAÇÃO: 
1.    Estas atividades poderão ser impressas ou respondidas em folha de caderno com devolução na escola conforme agendamento da mesma;
2.    Aqueles que tiverem acesso à internet devem responder também online acessando o link abaixo:
                 http://gg.gg/notacaocientificamajor

1.Calcule as potências: 
a) 2 3 =______               
b) 3 −2 =______         
c) 3 4 =______               
d) 4 3 =______           
e) 1 0 =______              
f) 0 1 =______            
g) 100 =______             
h) 10−1 =_____             
i) 102 =______              
j) 10−2 =______           
k) 104 =______              
l) 10−3 =______                                                                                                       

2. Escreva na forma de potências: 
                                                                                          
a) 2.2.2.2.2 =______     
b) 10.10.10.10.10.10 =______            
c) 10.10 =______                 
d) 0.0.0 =______              
e) 1.1.1.1 =______                                                                    
f) 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 = ______                                                        

3. Complete a tabela:

 Potência de 𝟏𝟎 com expoente negativo
 Fração equivalente 
Cálculo 
Número decimal 
Escrita na língua materna 
10−1 
1 :10 
1: 10 
0,1 
Um décimo
10-2
10-3
10-4
10-5


 Nomenclatura - Pode-se representar a multiplicação 10.10.10.10 utilizando a potência 𝟏𝟎𝟒 , em que 10 é a base e 4 o expoente. Potências em que a base é o número 𝟏𝟎 são chamadas de POTÊNCIA DE BASE DEZ (leitura: dez elevado à quarta potência). 

1. Complete a tabela conforme os exemplos.
Potência 
Resultado
Língua materna 
Classe numérica 
10−5 
0,00001
 Um centésimo de milésimo 
centésimo de milésimo
 10−4
0,0001
 Um décimo de milésimo -
décimo de milésimo
10-3
10-2
10-1
100
101
102
103
1000
Um mil
 Milhares
104
105
106
107
108
109
1010


2. Observe as potências de dez e responda quais potências de dez representam a primeira ordem: 
a) das unidades simples? ______ 
b) dos milhares? ______ 
c) dos milhões? ______ 
d) dos bilhões ______ 
e) dos trilhões? ______ 
Como você chegou a esta conclusão? 

 3. Reescreva as manchetes do jornal valor.com.br do dia 3 de agosto de 2019, representando os números das frases com todos os algarismos.
 Observe o exemplo. 
Brasil eleva cota de importação de etanol sem tarifa para 750 milhões de litros.
 Cálculo: 750. 106 = 750 000 000 
Brasil eleva cota de importação de etanol sem tarifa para 750 000 000 de litros. 

a) Repasses do Funcafé na safra 2019/20 chegam a R$ 4,2 bilhões. 

b) Brasken propõe dividendo mínimo de R$ 667,4 milhões aos acionistas.

c) Sesi vai perder R$ 1,6 bilhão ao ano com cortes no Sistem S. 

d) Capes corta mais 5,6 mil bolsas de mestrado e doutorado. 

4. Calcule: 

a) 27,0345.10 = 270,345                     
b) 27,0345.100 =____________
c) 27,0345.1000 =____________       
d) 27,0345.10 000 =____________ 
e) 27,0345.100 000 =____________   
f) 135,003.102 =____________ 
g) 135,003.104 =____________          
h) 135,003.106 =____________ 
i) 0,0045. 103 =____________             
j) 0,0045. 106 =____________ 

5. Calcule:
a) 2703,45.10−1 =______
b) 270,345 = ________  
c) 2703,45.10−3 =______                                      
d) 2703,45.10−4 =______                               
e) 2703,45:10−5 =______ 

6. Represente os números em potência de base 10. 

a) 10000000 = ______      
b) 48900000 = ______       
c) 0,0000079= ______ 

7. Escreva as potências de base 10 em números na forma decimal. 

a) 52,53. 102 =______                   
b) 0,152 . 103 = ______                                                        
c) 28. 10−4 =______                      
d) 598. 10−2 =______

 8. (UFPI) A nossa galáxia, a Via Láctea, contém cerca de 400 bilhões de estrelas. Suponha que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema planetário onde exista um planeta semelhante à Terra. O número de planetas semelhantes à Terra, na Via Láctea, é:                

(A) 2 . 108              
 (B) 2 . 107                   
(C) 2 .1011                       
(D) 2 . 10

CURIOSIDADE   O cérebro
 O cérebro recebe e manda mensagens para todas as partes do corpo, estima-se que essas mensagens viajam a uma velocidade de 385 km/h ou em notação científica:
385 = 3,85 . 102 km/h 

 NOTAÇÃO CIENTÍFICA

 As medidas associadas a certas grandezas podem ser representadas por números gigantescos, como a massa da Lua, estimada em 73 400000 000 000 000 000 t, ou por números minúsculos, como a medida de 0,000 000 2 m do comprimento da menor bactéria do gênero Chlamydia. A dificuldade de trabalhar com esses números levou os cientistas a estabelecerem uma notação simplificada para representá-los. 73 400 000 000 000 000 000 t = 𝟕, 𝟑𝟒. 𝟏𝟎𝟏𝟗 Obtivemos um número compreendido entre 1 e 10 multiplicado por uma potência de base 10: esse número está escrito em notação científica. No caso da bactéria, temos: 0,000 000 2 m= 𝟐. 𝟏𝟎𝟕 m Como a vírgula foi deslocada 19 casas para esquerda, multiplicamos por 𝟏𝟎𝟏𝟗 para que a igualdade fique verdadeira. Como a vírgula foi deslocada 7 casas para direita, multiplicamos por 𝟏𝟎𝟕 .


1. Represente os números usando notação científica. 
l - Números muito grandes:

a) 10 000 ________                                                                                                                                                
b) 370 000   _____________                                                                
c) 1 486 000 000 000 000  __________________      
d) 500      ____________                  
e) 856 000 000 ____________      
f) 51 325 000 000 000 000 000   ___________         

 II - Números muito pequenos: 

a) 0,000 125 _________
b) 0,000 000 000 000 000 042 ___________                                    
c) 0,01 f) 0,005___________
d) 0,000 000 007 __________
e) 0,1 _______

 2. A distância da Terra ao Sol é de, aproximadamente, 150 000 000 km. 

Pede-se: 
a) Esta distância em notação científica. 
b) Quanto tempo leva a luz do Sol para atingir a Terra, sabendo-se que a velocidade da luz é de 300 000 km/s? 

3. Uma bactéria tem massa, aproximadamente, de 0,000 005 g, e seu comprimento é cerca de 1,8. 10−4 mm. Escreva a massa da bactéria em notação científica. 

4. (Unifor-CE) Considerando que cada aula dura 50 minutos, o intervalo de tempo de duas aulas seguidas, expresso em segundos, é de: 
(A) 3,0 . 102  
(B) 3 . 103        (
(C) 3,6 . 103        
(D) 6 . 103        
(E) 7,2 . 103  

5. Complete com sinal de > ou <:

a) 3,2. 106
b) 7,5 . 105                             
c) 6,5 . 10−11
d) 4,1 . 10−12                                                             
e) 2,5 . 10−3
f) 8 . 10−2                                      
g) 9,8 . 1018
h) 1,2 .1021 

6. (UFRGS-2013) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:
(A) 109               
(B) 1010            
(C) 1011             
(D) 1012                   
(E) 1013 

7. A plataforma continental brasileira é rica em jazidas de petróleo. Dela são extraídas 60% da produção nacional. As reservas de petróleo do país somam 2,816 milhões de barris. Escreva em notação científica o número de nossas reservas petrolíferas. 

DESAFIO:
Um coração humano bate em média 120000 vezes por dia. Determine o número de vezes que, desde o nascimento, já bateu o coração de uma pessoa ao completar 50 anos. Use a notação científica e despreze a diferença no número de dias nos anos bissextos


SUGESTÃO: caso deseje, acesse o link e assista a vídeo aula



EXERCÍCIOS
1)    Determine as raízes (esse símbolo √ é o radical), seguindo os exemplos:
a)    √81 = 9, porque 92 = 81                         g) 5√32 = 2, porque 25 = 32
b)    √100 =                                                    h) 5√-32 =
c)    3√1 =                                                       i) √400 =
d)    3√-1 =                                                      j) 6 √64 =
e)     4 √81 = 3, porque 34 = 81                     k) 3 √1000 =
f)     √121 =                                                    l) 3 √-1000 =

2)    Resolva as expressões: (observe o exemplo do exercício a)
a)    10 - √49 + 7 √0 =
10 – 7 + 0 = 3
b)    5.3√-8 + 12 - 4√81 =
c)    8√1 + 9√0 + 4√16 + 3√-64 =
d)    7√-1 + 3√8 + 5√-32 + √144 =
e)    √9 + √16 =
f)     √9 . √16 =

3)    Observe o exemplo e resolva os exercícios:
a)      83/4 = 4√83                                             f) √x = x1/2                      
b)      51/2 =                                                g) √3 =
c)      23/4 =                                                           h) 6√95 =
d)      72/3 =                                                 i) 5√a3 =
e)      6 ¼ =                                                  j) √103 =

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE RADICAIS

SOMAR OU SUBTRAIR RADICAIS APENAS QUANDO FOREM SEMELHANTES, OU SEJA, QUANDO POSSUIREM O MESMO INDICE E MESMO RADICANDO. VEJA OS EXEMPLOS:

83√2 e 53√2 são semelhantes porque o índice 3 e o radicando 2 são iguais.

4)    Efetue as adições e subtrações:

a)    5√7 + 3√7 = 8√7                              f) 7√a - 4√a = 3√a
b)    6√8 + √8 =                                        g) 25√7 - 65√7 =
c)    23√9 + 33√9 =                                  h) 4√5 - 2√5 =
d)    √6 + √6 =                                          i) 33√6 - 73√6 =
e)    √5 + 7√5 =                                        j) √20 - √20 =

5)    Efetue as adições e subtrações conforme o exemplo:

a)10√a + √a - 3√a = 8√a
b) √7 + √7 + √7 =
c) 8√3 - 2√3 - 8√3 + √3 =
d) 12√3 - √5 - 8√3 - 6√5 =

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COM RADICAIS COM MESMO INDICE
Na multiplicação conservamos o índice e multiplicamos os radicandos e na divisão conservamos o índice e dividimos os radicandos.
6)    Efetue as multiplicações e divisões, seguindo os exemplos:

a)    √5 . √7 = √35                              e) 3√4 . 3√10 =
b)    4√5 . 4√3 =                                  f) 4√3 . √7 =
c)    √5 . √2 =                                      g) 2√5 . 3√3 =
d)    √2 . √7                                         h) 6√7 . 7√6 =  

i) √14 : √2 =                                      m) 8√20 : √2 =

j) 3√20 : 3√5 =                                    n) 20√2 : 5√3 = 

o) 4√25 : 4√5 =                                         o) √24 : √6 =

l) 15√6 : 3√2 = 5√3                                 p) 3√40 : 3√5 =


POTENCIAÇÃO

CONSERVAR O INDICE E ELEVAR O RADICANDO À POTÊNCIA INDICADA. VEJA OS EXEMPLOS:
a)    (5√3)3 = 5√34 = 5√81             c) (4 3√5)2 = 42.3√52 = 16 3√25
b)    (3√a2)2 = 3√a4                               d) (25√2)3 = 23 . 5√23 = 8 5√8

7)    Efetue as potências:
a)    (2√3)2 = 22 . √32 = 4 . √9 = 4 . 3 = 12
b)    (3√5)2 =
c)    ( 2 3√5)3 =
d)    (- 7 √2)2 =
e)    (- √7)3 =
f)     (- 3 5√2)2 =

RADICIAÇÃO
CONSERVAR O RADICANDO E MULTIPLICAR OS ÍNDICES. VEJA OS EXEMPLOS A SEGUIR.
a)    34√5 = 3.5√5 = 15√5
b)    45√√3 = 4.5.2√3 = 40√3

8)    Expresse na forma de um único radical:
a)    34√5 =
b)    53√2 =
c)    5√7 =
d)    √√3 =
e)    5√√6√5 =
f)     √√√8 =



HISTÓRIA



História – Prof. Maurício – 9ºs anos A, B, C, D, E, F, G
Trabalho:
Relatório na folha de caderno sem capa, com caneta azul ou preta,
Nome deve vir primeiro na folha e depois, título, relatório e bibliografia.
Segue os links para assistir os documentários e fazer o relatório

República Velha - Boris Fausto
Habilidade
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil


Documentário - Consciência Negra
Habilidades
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

Para celebrar o início do Mês da Cultura Africana, o documentário “Consciência Negra” traça um panorama da trajetória dos negros no Brasil. Grandes nomes do movimento negro no país repercutem a herança da escravidão e suas consequências no presente e no futuro do povo brasileiro.

Caminhos da Reportagem | Ecos da Escravidão

Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. E em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas. Ainda analisa uma polêmica: é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo?












LÍNGUA PORTUGUESA






Português – Profª Dulce9ºs anos E, F
Pesquisar:

1-Texto Persuasivo.

2-Conjunções coordenativas e subordinativas.

Atividades:

Redigir a partir do tema: DESNUTRIÇÃO 
Um parágrafo descritivo;
Um parágrafo narrativo;
Um parágrafo narrativo-descritivo;
Um parágrafo informativo e
Um parágrafo persuasivo.

2- Elaborar propaganda persuasiva, tema livre.








Portugues – Profª Joyce e Profª Maria Julia -  9ºs anos A, B, C ,D, G

Pesquisar as Orações Subordinadas: Substantivas; Adjetivas; Adverbiais.

A pesquisa deverá conter: capa; introdução; conteúdo da pesquisa com exemplos; bibliografia.
















GEOGRAFIA







Geografia  – Prof Alan e Profª Marina – 9ºs anos A, B, C, D, E, F, G
IDH – Mudanças e indicadores                                                                                                               Definição
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões. O IDH pode ser dividido em muito alto, alto, médio e baixo de acordo com o desenvolvimento humano.

IDH
Classificação
0,700 até 1,000
Alto/muito alto
0,500 até 0,699
Médio
0,001 até 0,459
Baixo

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população), Renda Nacional Bruta, sanitarização, número de médicos por habitante, taxa de analfabetismo, acesso à água tratada, etc.
Dados do Brasil PNUD 2019
Entre 1990 e 2018, o país apresenta aumento consistente do seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um crescimento de 24%. Em relação a 2017, o Brasil apresentou leve crescimento de 0,001 no seu IDH, passando de 0,760 para 0,761. Esse resultado mantém o Brasil  no grupo de países com Alto Desenvolvimento Humano. Sua posição no ranking de 189 países é a 79ª, juntamente com a Colômbia.
Na América do Sul, o Brasil é o 4º país com mais alto IDH. Chile, Argentina e Uruguai aparecem na frente. Teve o quinto maior crescimento no IDH na região entre 2010 e 2018.
No entanto, quando o valor do IDH do Brasil tem descontada a desigualdade, ele apresenta uma perda de 24,5%. A parcela dos 10% mais ricos do Brasil concentra cerca de 42% da renda total do país.
Possibilidades de ação
O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019 faz um chamado para a ação e recomenda políticas públicas que podem apoiar os governos de todo o mundo no combate às novas e variadas formas de desigualdade, que vão para além da renda, das médias e do hoje. Segundo o PNUD as recomendações finais do IDH 2019 incluem:
  1. Finalizar o trabalho do século XX, de modo que todas as pessoas no planeta tenham as liberdades e oportunidades básicas para uma vida digna.
  2. Acompanhar e endereçar as novas desigualdades do século XXI, entendendo a evolução e a expectativa das pessoas em relação ao futuro.
  3. Para os bebês que vão nascer em 2020 e vão ver o século XXII, é preciso preparar o terreno de forma que as desigualdades do presente pertençam ao passado.
OBS: Caso tenha interesse de conhecer um pouco mais sobre o IDH, segue endereço acima!
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
1-    Observe a tabela e responda as questões:
Posição no IDH
País
PIB per capita em dólar
Esperança de vida
25º
Luxemburgo
111.182
78,7 anos
174º
Etiópia
328
52,9 anos
Noruega
94.359
80,2 anos
Canadá
42.031
80,7 anos
12º
Japão
38.443
82,6 anos
79º
Brasil
8.400
72,4 anos
180º
Serra Leoa
351
42,6 anos
EUA
46.716
78,2 anos

a-    Qual dos países da tabela tem o maior IDH? _______________________________________________________
b-    Qual tem o menor IDH? _______________________________________________________
c-    Qual país apresenta a maior esperança de vida? _______________________________________________________
d-    Qual dos países da tabela apresenta a menor esperança de vida? _______________________________________________________
e-    Qual a classificação brasileira na tabela? _______________________________________________________

2-    Leia o texto abaixo e responda:
O IDH é um indicador, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que avalia a qualidade de vida das pessoas em praticamente todos os países e não considera somente os indicadores econômicos.
a-    O que quer dizer IDH?
_______________________________________________________

b-    Que indicadores sociais e econômicos são levados em consideração para o cálculo do IDH?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

c-    Compare o IDH dos Estados Unidos, Brasil e Serra Leoa.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

3-    Utilizando no mínimo cinco dos termos abaixo, faça um texto sobre a situação ideal para uma população. Aproveite para grifar no texto as palavras utilizadas.

Democracia
Educação
Qualidade
IDH
Desenvolvimento
Renda
Humano
Saúde
Vida
Esperança

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







PROJETO DE VIDA

Projeto de vida – Prof.ª Joyce – 9ºs anos D, E, F

Os alunos escolherão videoaulas no YouTube, ou outra plataforma, que os auxiliarão em sua futura profissão. Em seguida, farão um diário para relatar essas aulas e o seu aprendizado. O registro deverá ser entregue à professora para o acompanhamento do aprendizado. 





Projeto de Vida – Prof.ª Elisabeth – 9ºs anos A, B, C e G
A cada semana faça um relato de experiência positivas vividas durante a quarentena.
(Conversa com seus pais, descobertas, sentimentos, filmes assistidos...)
Observação: Relato é uma redação onde você vai falar sobre experiências vividas, precisa ter estrutura de narrativa, incluindo título.







INGLÊS




Inglês – Profª Adriana – 9ºs anos F, G 
 Produza um perfil e uma biografia em inglês de uma personalidade marcante que ainda está viva.


Inglês – Profª Elisete – 9ºs anos A, B, C, D, E
- Fazer os exercícios das páginas 62 e 66 do livro didático.

- Fazer uma pesquisa em inglês sobre Malala Yousafzai 

Ler os textos das páginas 36 à 41 e 46 e 47 do livro didático. (Na página 40, apenas o Reading for Critical Thinking e o anúncio (advertisement).
Copiar e responder ás perguntas em folha separada.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: teacherelis2019@gmail.com








ARTE


Arte - Prof.ª Solange – 9ºs anos A, B, C, D, E, F, G                                              
Pesquisa Teatro Documentário + Sua História + Foto da sua cena
1-Fazer uma pesquisa sobre Teatro Documentário, focando em um dos temas: Indígena, africano ou europeu.
2- Escreva uma história sobre suas experiências vividas, em tempo de estudos em casa. (no máximo umas 30 linhas)
3- Escolha uma das partes de sua história e crie a cena, produza o cenário e o figurino com coisas que possui em casa. Depois de montada a cena fotografe-a como registro da atividade.
 Se possível imprima-a e anexe-a ao trabalho de pesquisa, junto com sua história.








CIÊNCIAS





Ciências – Prof. Vinicius – 9ºs anos C, D, E, F, G
- Elabora uma Pesquisa
Tema   propriedades Gerais e Específicas da Matéria
·         Definir as propriedades a seguir:
-  Extensão
- Inércia
- Impenetrabilidade
- Divisibilidade
- Compressibilidade/expansibilidade
- Cor
- Dureza
- Brilho
- Maleabilidade
- Ductilidade
Obs.: A atividade deverá ser realizada em folhas  a  parte para   posterior avaliação.  Cuidem-se! #fique em casa!





Ciências – Prof. Antônio - 9º anos A, B
TEMA: RADIAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES
PESQUISAR:
·  Sobre o uso de Radiações no tratamento de doenças.
·  As principais tecnologias de uso cotidiano que aplicam as radiações em seu funcionamento.
·  Apontar os benefícios da tecnologia 5G nas comunicações e possíveis PROBLEMAS de Saúde provocados em nossa saúde.



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GESTÃO EM FOCO