Pesquisar

domingo, 3 de maio de 2020


E.E. Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina de estudos.
 Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse tempo é precioso!!!
Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!

Fiquem atentos!
Fiquem bem!!




ARTE


Arte - Prof. Antonio Edgar - 3ª série A

Caro aluno, este roteiro de estudo foi idealizado para que você percorra um caminho de atividades e continue a construir seu conhecimento. Espero poder contribuir positivamente com sua aprendizagem nesse momento de distanciamento social.
A cada atividade, registre suas impressões e respostas em seu caderno para sua avaliação futura.
Tema: Projeto
Conteúdo: Elementos estruturantes de um projeto.
Habilidades: Entender o que é um Projeto e seus elementos básicos.

ESTUDO

Muitos projetos têm sido realizados no sentido de gerar intervenções urbanas. Entre eles, cabe destacar o projeto do artista paulista Eduardo Srur (1974- ). Em 2008 fez uma intervenção urbana com o título Sobrevivência que chamou a atenção dos passantes nas ruas de São Paulo. Vários monumentos receberam coletes salva-vidas para vestir as esculturas.
Cada peça foi confeccionada sob medida para as esculturas em materiais resistentes às condições climáticas e que não danificam o patrimônio histórico. "A ocupação dos monumentos com coletes salva-vidas propõe a reativação visual destes elementos públicos para a população da cidade. A obra busca uma provocação de sentidos no próprio espectador, que vive imerso em sua anestesia diária durante os deslocamentos na metrópole", define Eduardo Srur, por meio de sua assessoria.

Questões para refletir e responder...


 Figura 1 Estátua de Borba Gato faz parte de "Sobrevivência", de Eduardo Srur

a)  O que você entende por intervenção artística?
b)  Qual o objetivo desse projeto de intervenção artística no cotidiano da cidade?
c)  Para elaborar qualquer projeto seguimos um roteiro básico. Quais são os principais itens?
d) Escolha um monumento nacional ou internacional e elabore um Projeto de Intervenção Urbana  com o objetivo de conscientizar sobre o Coronavírus (COVID-19).

Indico a seguir um vídeo para apreciação.
https://www.youtube.com/watch?v=cAlmiqa1F54  Jornal Futura – Série Intervenções Artísticas Urbanas


Atividade
Escreva um comentário sobre o que viu, o que refletiu, o que achou mais interessante, demais observações do seu interesse, enfim o que você aprendeu neste roteiro de estudo.


Nos veremos em breve!





Arte – Profª Debora – 3ªs séries B, C

Compreender as relações entre Arte e contexto social
Pesquise a letra das seguintes músicas e também ouça-as:
. Meninas do Brasil do Moraes Moreira
. Garota de Ipanema do Tom Jobim
Responda as questões:

1) Sobre o que essas duas músicas falam? Reescreva as letras e explique o que você entende em cada uma delas.

2) Em que época elas foram escritas? Fale um pouco sobre a história e obra de seus compositores.

3) Escolha uma música atual que também fale sobre a mulher. Reescreva a letra e responda as duas questões acima para a música que você escolheu.




Arte – Profª Sonia – 3ª série D

*Leiam o texto abaixo e respondam as questões
A SETIMA ARTE
            Assim como acontece com todas as outras áreas do conhecimento humano, a arte é influenciada diretamente pelo surgimento de novas tecnologias. Diferentes inventos e descobertas interferem no modo como os artistas se manifestam, muitas vezes fazendo até com que mudem o meio pelo qual realizam sua arte.
            O cinema foi um desses inventos que, mais do que influenciar o modo de produção de uma arte, transformou-se em uma nova. O desejo humano de captar a realidade visível de seu movimento sempre existiu. Com a invenção da fotografia, abriu-se a possibilidade de captar cenas com realismo. Algumas décadas depois, foi possível colocá-las em movimento.   
            Várias pessoas contribuíram para o surgimento do cinema, pois pesquisavam ao mesmo tempo uma forma de colocar os quadros do filme fotográfico em sequência, gerando a ilusão de movimento. O mérito histórico coube aos irmãos franceses LUMIÈRE. EM 1895, eles realizaram a primeira projeção pública de imagens em movimento, a princípio pequenos filmes sobre a vida cotidiana e mudanças que ocorriam na época. Rapidamente, o cinema se espalhou pelo mundo, atingindo principalmente a Europa e os Estados Unidos.
            Porém, não demorou muito para que fosse percebido seu potencial de comunicação e se tornasse uma das mais abrangentes e expressivas manifestações do mundo moderno. Já em 1911, surgia o primeiro estúdio cinematográfico em Hollywood. E 30 anos depois deixaria de ser mudo e ganharia som.   
QUESTÕES:
1)    A possibilidade de contar histórias, de trabalhar a ficção e a fantasia, mexer com as emoções e despertar a reflexão das pessoas são alguns fatores que fazem o cinema ser considerado a “sétima arte”. Você acha que o cinema é sempre utilizado com intenções artísticas?

2)    Sendo um recurso com tão grande poder de comunicação, que outro uso ele pode ter?


3)    Você se lembra de algum filme em que percebeu que a história contada e as personagens pretendiam difundir alguma ideia, influenciando a opinião do público? Qual?









QUÍMICA


Química – Profª Viviane – 3ª série A
LISTA l
1.    (Unirio) “Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.” (Jornal do Brasil, outubro 1996).
Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:

2.    O elemento cujo átomo tem o maior número de elétrons em sua camada mais externa é aquele cujo número atômico é igual a:
          a) 2             
b) 4           
c) 7             
d) 11              
e) 12
      
3.    (IFSP/2013) - O número de elétrons da camada de valência do átomo de cálcio (Z = 20), no estado fundamental, é?

4.    (AMAN-SP) - O elemento hipotético com nº atômico (Z = 116) apresenta na camada mais externa (camada de valência) um número de elétrons igual a?


5.    (Mack-2003) - Uma distribuição eletrônica possível para um elemento X, que pertence à mesma família do elemento bromo, cujo número atômico é igual a 35, é?

6.    (Unificado-RJ) - As torcidas vêm colorindo cada vez mais os estádios de futebol com fogos de artifício. Sabemos que as cores desses fogos devem-se à presença de certos elementos químicos. Um dos mais usados para obter a cor  vermelha  é o estrôncio (Z = 38), que, na forma do íon Sr+2, apresenta qual configuração eletrônica.


7.    (FM Petrópolis RJ/2013) - O chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos. A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas. Sendo o número atômico (Z) do chumbo igual a 82, o íon plumboso (Pb2+) possui os elétrons mais energéticos no subnível :
a) 6p2                
b) 6s2               
c) 6p4                 
d) 5d10             
e) 4f14

8.    (Unifor-CE) - O átomo de um elemento químico tem 14 elétrons no terceiro nível energético (n = 3). O número atômico desse elemento é?

9.    (Ufrs) - O íon monoatômico A2- apresenta a configuração eletrônica 3s2 3p6 para o último nível. O número atômico do elemento A é?


10. O cloreto de sódio (NaCl) representa papel importante na fisiologia da pessoa, pois atua como gerador clorídrico no estômago. Com relação ao elemento químico cloro (z=17), qual o número de elétrons no subnível ''p''?




Química – Prof Wilson – 3ª série B, C, D
Vídeos:

Tudo se transforma, Reações Químicas, Fritz Haber e a síntese da amônia


CRIOGENIA / COMO FUNCIONAM AS COLUNAS DE DESTILAÇÃO FRACIONADA DO AR (Johnson Ordonez)


Fazer um relatório sobre o assunto tratado no vídeo acima, com foco na captação de gases na atmosfera e a importância da amônia. Fazer uma relação entre os dois vídeos. Mínimo de 15 linhas. 

Conteúdo: Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais

Habilidades: Reconhecer o ar atmosférico como formado por uma mistura de gases.





LÍNGUA PORTUGUESA






Português – Profª Dulce / Profª Marlene – 3ªs séries A, B, C

Pesquisar:

1-Semana de Arte Moderna.

2-Primeira fase modernista. Autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira.

3- Fato e Opinião.

4-Conjunções coordenativas e subordinativas.

Atividades:

1-Textos ilustrativos da primeira fase modernista.

2-Apresente um fato sobre os temas abaixo descritos e, em seguida, sua opinião pessoal sobre eles:

a) O mundo dos esportes.

b) Biodiversidade.

c) Desigualdade social.

d) Sistema prisional.

e) Era tecnológica.


    
Língua Portuguesa – Profª Geny – 3ª série D

1) Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. Após, faça a classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto

2) Produza um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.

Leia o poema a seguir:
Sobre as ambições
de pó
Deus o fez
Mas ele, em vez
De se transformar
Quis ser sol, quis ser mar,
e ser céu… __ ser tudo, enfim!
Mas nada pôde! E foi assim
Que se pôs a chorar de furor…
Mas___ ah! ___foi sobre a sua própria dor
Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó
molhado, ficou sendo lodo___ e lodo só!





FILOSOFIA


Filosofia – Prof. Isael  - 3ª série D












Responda:
1) O que a escola pode fazer para minimizar os transtornos da passagem do aluno do EM para o Mercado de Trabalho?

2) O que você entende sobre análise crítica?
3) O que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais?

4) De acordo com o 2º parágrafo, qual deve ser a busca constante do profissional de qualquer área?

5) Que tipo de profissional o mercado de trabalho tem valorizado? Você acha importante tais habilidades? Justifique.

6) Quais os benefícios do trabalho em grupo?

7) Complete: “O ____________________ também é chave para o _______________________ .”

8) Complete: “A ___________________ mostra que os jovens têm _______________________ qualificar-se _________________ a partir de  _____________________ , __________________ que trabalhem ___________________ específicos, ____________________ especialmente pelo desejo de ____________________ um currículo mais __________________ que permitiu uma melhor ______________________.”

9) No último parágrafo, a matéria apresenta algumas instituições que são responsáveis por desenvolver essa transição entre o aluno do EM e o mercado de trabalho. Quais são elas?



Filosofia – Profª Valquires – 3ª série A

1-QUAL  O  PROBLEMA  FUNDAMENTAL  DA  FILOSOFIA DA  HISTÓRIA?

2- O QUE SUPÕE UMA FILOSOFIA DA HISTÓRIA?

3-PESQUISE SOBRE A OPINIÃO   DE   MERLEAU  PONTY, NO QUE SE REFERE A FILOSOFIA DA HISTÓRIA. COLOCAR NO CADERNO.

4 – ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO, FALANDOSOBRE CERTEZA MORAL   NA  FILOSOFIA.




BIOLOGIA

Biologia – Prof. Silvio – 3ªs séries A, B, C
Baseado em sua vivência na realidade dessa pandemia que estamos vivendo, faça um texto de no mínimo 15 linhas, citando:
 As mudanças ocorreram em você quanto ao seu lado emocional, sentimental e comportamental.
 Cite também termos científicos que você aprendeu e seus respectivos significados.

A CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

    Os cientistas passaram a estudar os seres vivos d forma sistemática apenas a partir do sec. XVI e a escrever artigos sobre eles.
     Mas, devido a enorme biodiversidade (variedade de formas de vida), em pouco tempo se depararam com uma enorme quantidade de material.
    Então, para facilitar a localização e o estudo, sentiram a necessidade de organizar o material escrito a respeito das espécies de seres vivos estudadas e para tal, decidira por fazer um sistema de classificação.
Classificar significa separa a variedade em grupos, de acordo com regras pré-definidas.


    Toda vez que nos deparamos com algo que apresenta variedade, classificamos. Por exemplo, ser você quiser comprar uma barra de chocolate (Diamante negro, por exemplo) irá até um supermercado. Chegando lá, observe que os produtos estão separados por características gerias em corredores (produtos de limpeza, higiene pessoal, enlatados, bebidas, doces...). Aí, você entra no corredor dos doces e verá que eles estão agrupados por seu tipo (balas, goma de mascar, pirulitos, chocolates...). Você então para em frente aos chocolates e verá que eles estão organizados por marcas (Nestlé, Garoto, Lacta...) então, você se lembra que o Diamante Negro é um produto da Lacta e vai procurá-lo nos chocolates dessa marca Então, você poderá perceber que, dentro dessa marca, os chocolates estão separados em seu tipo (Laka, Amaro, ao leite, Diamante Negro...). pronto. Achou o que procurava. Não foi fácil? Mas isto porque os produtos estavam organizados, isto é, classificados.
    





  
    Assim foi feito com os seres vivos, isto é, foram classificados.

O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE LINEU
    O primeiro sistema de classificação biológico foi criado pelo naturalista sueco Karl Von Linée (Lineu) no sec. XVII.
     Como Lineu era adepto da teoria do Fixismo, isto é, acreditava que os seres vivos forma criados por Deus em um momento único e não mais se modificaram desde o momento de sua criação, não aceitava a hipótese de haver qualquer grau de parentesco entre seres vivos pertencentes a diferentes espécies.
   Então, Lineu adotou como regra a observação das semelhanças entre os seres vivos para classifica-los.
   Por exemplo, Lineu colocaria em um mesmo grupo uma borboleta e uma águia, pelo fato de ambos possuírem asas e voarem.

AS CLASSES TAXONÔMICAS
  Lineu, agrupava os seres vivos em categorias hierárquicas, isto é, do geral para o mais específico (semelhante ao exemplo do supermercado), chamadas de Classes Taxonômicas.
  Assim, Lineu separava os seres vivos em grupos bem abrangentes, chamados reinos, que eram por ele divididos em classes, estas em ordens, as ordens eram divididas gêneros e estes, em espécies.

O MODERNO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

    Mais tarde, começaram a surgir evidências que indicavam que é possível que seres vivos pertencentes a diferentes espécies possam guardar algum grau de parentesco entre si. Os fósseis e a ocorrência de órgãos homólogos são algumas dessas evidências

FÓSSEIS
  Compreende-se como fóssil a qualquer resto ou vestígio de um ser vivo que habitou nosso planeta mais de 10 mil anos atrás.




A comparação de fósseis de espécies diferentes ao longo do tempo permite traçar grau de parentesco estre as espécies.



ÓRGÃOS HOMÓLOGOS
   Órgãos homólogos são órgãos presentes em espécies diferentes, que podem exercer funções diferentes, mas que apresentam um mesmo plano de organização.


Observe as estruturas ósseas dos animais ilustradas acima. Você percebe semelhanças? Pois bem. A análise dos órgãos homólogos permite-nos aceitar a existência do grau de parentesco entre seres pertencentes a espécies diferentes.
  Tais observações levaram os cientistas a aceitar a teoria da Evolução das Espécies e, a partir daí, a regra adotada pelos taxonomistas (biólogos especializados em classificar os seres vivos) passou a ser a observação do grau de parentesco existente entre eles.
   Com a aumento de espécies conhecidas, os cientistas criaram mais duas classes taxonômicas: o filo e a família.






Veja, por exemplo, como fica a classificação biológica do cão doméstico ( Canis Familiaris):



OS GRANDES REINOS DA NATUREZA
    Os reinos são as mais abrangentes das categorias taxonômicas. Neles, os seres vivos são agrupados por características gerais de parentesco. Reconhecemos a existência de 5 reinos:
1. Reino monera

   O reino monera é formado por seres unicelulares procariontes, isto é, aqueles cuja célula não possui núcleo definido.

O reino monera é formado pelas bactérias e pelas cianobactérias

2. Reino protoctista
  No reino protoctista estão agrupados seres unicelulares eucariontes ( célula que possui núcleo definido) e por organismos pluricelulares de organização muito simples.


Representantes: protozoários e algas

3. REINO FUNGI
 O reino fungi é formado por seres unicelulares ou pluricelulares heterótrofos(incapazes de produzir seu alimento), com células revestidas por parede celular feita de quitina.


Representantes: fungos ou cogumelos


4. REINO PLANTAE
  O reino plantae é formado por organismos clorofilados fotossintetizantes, pluricelulares com células revestidas por membrana celulósica.


Representantes: vegetais em geral

5. REINO ANIMALIA
O reino animália é formado por organismos pluricelulares heterótrofos, com células sem revestimento de parede celular ou membrana celulósica. 



Representantes: animais em geral

ESPÉCIE
  Devido a enorme biodiversidade existente, até o momento não existe um conceito de espécie que seja abrangente para todos os seres vivos. O melhor conceito para espécie é o que foi proposto por Lineu:
“Espécie é um grupo de indivíduos semelhantes, capazes de reproduzir entre si, originando descendentes férteis”


Por exemplo, analisemos estes dois animais:


Eles são semelhantes? Podem se reproduzir um com o outro? Nascem filhotes?
Os filhotes que nascem do cruzamento entre eles são férteis (podem ter filhotes também?
Se todas as respostas forem afirmativas, podemos concluir que eles pertencem a uma mesma espécie.


Agora, observemos estes dois animais:


O jumento e a égua são semelhantes, capazes de se reproduzir um com o outro mas, não pertencem a uma mesma espécie pois, seus descendentes, o burro ou a mula, não são férteis.
A definição de espécie proposta por Lineu não pode ser aplicada para organismos que se reproduzem assexuadamente ou para fósseis, cujo mecanismo reprodutivo não é conhecido.

A NOMENCLATURA CIENTÍFICA
Ainda no século XVIII, os cientistas depararam-se com um novo problema: a comunicação entre eles pois, os nomes de um mesmo ser vivo variam muito. Por exemplo, a mandioca também pode ser chamada de aipo, aipim, maniva, maniveira, macaxeira ou pão-do-pobre. E isso em um mesmo país (no caso, o Brasil. Então, para resolver esse problema, os cientistas decidiram criar mecanismos para que um mesmo ser vivo, pelo menos entre eles passasse a termo um mesmo nome, não importando a região ou o idioma falado. Esse seria seu nome científico.

O SISTEMA BINOMINAL DE LINEU
O sistema de nomenclatura científica dos seres vivos foi proposto por Lineu e se baseia em um conjunt0o de regras:
·         O nome científico dos seres vivos deve ser comporto por dois termos, onde primeiro termo indique o gênero ao qual o ser vivo pertence e, o segundo termo, determine sua espécie.
·         O termo que indica o gênero de um ser vivo deve ser escrito com letra inicial maiúscula e, o termo que determina sua espécie, deve ser escrito com letras minúsculas.
·         O gênero ao qual pertence o ser vivo é representado por um só termo ( é uninominal) mas sua espécie, é composta por dois teremos (é binominal)
·         O nome científico do ser vivo deve ser destacado em itálico  ou ser grifado.

Ex.: Nome popular: cachorro
        Nome científico: Canis familiaris


ATIVIDADES
1-  RESPONDA:
a) O que é classificar?

b) Porque os cientistas decidiram que era necessário classificar os seres vivos?

c) Qual foi o critério utilizado por Lineu para classificar os seres vivos?

d) Como os cientistas concluíram que os seres vivos pertencentes a diferentes espécies podem apresentar grau de parentesco entre si?

e) Qual é o critério utilizado pelos cientistas para classificar os seres vivos hoje?

f) quais são, da mais ampla a mais restrita, as categorias taxonômicas?

g) Quais são os grandes reinos da natureza?

h) porque embora semelhantes e capazes de reproduzir entre si o jumento e a égua não podem ser considerados como pertencentes a uma mesma espécie?


2. Faça uma pesquisa e escreva o nome popular e o nome científico de 10 seres vivos (podem ser microrganismos, fungos, animais ou plantas.





Biologia – Prof. Tiago – 3ª série D

Redigir um trabalho manuscrito sobre as evidências científicas da evolução das espécies




INGLÊS



Inglês – Prof. Carlos – 3ªs séries                                   
Passive Voice Worksheet

Instructions: Read carefully each ítem and each sentence.
Content: passive voice 
Objective: To apply the structure of the passive voice

*Passive Voice: We use the passive when we want to focus on the recipient of an action*

ACTIVE VOICE
The students did a research on job offers.
Sentence structure:
 subject + verb + direct object


PASSIVE VOICE
A research on job offers was done by the students.
Sentence structure:
Direct object (original sentence) + Verb «to be» + Past participle

Verb tense

Passive Voice

Past Simple
à
Was/ was not  + past participle
singular

à
Were/were not + past participle
Plural








Activity #1: Complete the sentences with the passive voice. Choose a suitable verb.
1)   The letter ______________________________by me.
2)   Soy __________________________________  by farmers in Argentina.
3)   Mona Lisa ______________________________ by Leonardo da Vinci.
4)   America __________________________________(not) by Columbus in 1491.
5)   My wallet ______________________________  by that man.
6)   A lot of money ___________________________ (not) by the family.
7)   The actress ____________________________an award by the host of the event.

Activity #2: Transform the active voice into passive voice.
1.   My boss sent this e-mail.__________________________________________
2.    Millions of people used job web.____________________________________
3.   . The teacher gave a lesson about the passive voice to the class. __________
4.   Many young people find job offers in the newspaper. ___________________
5.   The shark ate the man. __________________________________________
6.   The police took him to prison. _____________________________________
7.   The firefighters saved Lily’s life. ____________________________________
8.   Ed Sheeran sang a beautiful song about love. _________________________
9.   He didn't give the wallet. ____________________________________________
10.He loved his friends very much. _________________________________



Inglês – Profª Adriana – 3ª série A

Produza um depoimento em inglês de experiência de trabalho voluntário. No depoimento você deverá usar o presente perfeito, pois o mesmo é usado para falar de experiência de vida.





EDUCAÇÃO FÍSICA


Educação Física – Profª Lauren – 3ª série A
Gêneros e etnias
Pesquisar as especificidades para cada gênero quanto ao tipo de atividade esportiva: justificar as características que facilitam ou dificultam a execução de 3 modalidades esportivas distintas de seu interesse em ambos os gêneros.
Pesquisar as especificidades para 3 etnias diferentes quanto ao tipo de atividade esportiva: justificar as características que facilitam ou dificultam a execução de 3 modalidades esportivas distintas de seu interesse em cada uma delas.
Bibliografia e imagens



TECNOLOGIA



TECNOLOGIA – Prof. Rogério – 3ª série A

Pesquise, usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial (AI). Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular já têm mais contato com AI do que imagina. E mesmo quem não vive online já pode estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores de modo que consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’ para a mente humana”. Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e até já fazem parte do nosso cotidiano.

O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)

O tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério de Tecnologia - – físicarogeriomtelmo@gmail.com




PROJETO DE VIDA



Projeto de Vida – Profª Maria Roseli – 3ª série A.

Como está sendo o seu dia a dia no isolamento?
Como você deve agir?
Cite 7 regras básicas de convivência com seus familiares.
Como você está lidando com a situação de aprendizado à distância?




HISTÓRIA


História – Prof. José Luiz – 3ªs séries B, C

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

DEFINIÇÃO: O Imperialismo, conforme Lenin, é “a fase superior do Capitalismo” na qual o capital industrial uniu-se ao capital financeiro formando mega empresas que passaram a controlar todo o processo produtivo, isto é, das matérias primas, sua transformação e a venda do produto final. Assim, as nações industrializadas passaram a expandir seus domínios sobre as regiões do globo cujas populações não haviam desenvolvido suas indústrias, dando início a uma forma de exploração denominada neocolonialismo. O Neocolonialismo foi, efetivamente, o controle de vastos territórios daqueles continentes a fim de explorar os recursos naturais, mão-de-obra barata ou mesmo escravizando as populações nativas; impor sua cultura através de um processo denominado “aculturação”, no qual o dominado passa a ver a cultura do dominador como a ideal levando-a a negar sua cultura original a fim de ser aceito pelo dominador.
O Imperialismo é uma das características da fase do  sistema capitalista denominado MONOPOLISTA ou CAPITALISMO FINANCEIRO
CAUSAS: A alta produção causada pela modernização das máquinas durante a II Revolução Industrial (1850), utilizando como força motriz a energia elétrica e os motores a combustão, gerou a necessidade de ampliar os mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas. Para tanto o os países industrializados, num primeiro momento a Inglaterra, França e Bélgica, passaram a ocupar as vastas regiões da África, América Latina, Ásia e Oceania, ou seja, regiões cujas sociedades humanas foram transformadas em meros consumidores das mercadorias produzidas pelas potências industrializadas e produtores de matérias primas necessárias a movimentar as indústrias.
FORMAS DE ATUAÇÃO: Nos continentes onde haviam populações politicamente organizadas, isto é, “estados-nacionais”, como Egito, Índia, China e as nações latino americanas recém independentes das metrópoles colonizadoras (Portugal e Espanha), as classes dirigentes eram “aliciadas”  para fazerem acordos comerciais vantajosos para as potências industrializadas, a exemplo do Brasil que, para ter sua independência (07/09/1822) reconhecida por Portugal e pela Inglaterra (então a nação mais poderosa do planeta), contraiu dívidas de dois milhões de libras esterlinas com a Inglaterra, além de lhe conceder privilégios alfandegários, ou seja, as mercadorias importadas daquele país teriam taxações inferiores as importações de outros países, numa prática que se prolongava desde o estabelecimento da família real portuguesa no Brasil (1808) oficializada pelo “Tratado de Comércio e Navegação” em 1810 e ratificada pelo “Tratado de Comércio e Amizade” (1827). Tais tratados comerciais criaram uma dependência econômica entre o Brasil e a Inglaterra tornando-a a maior compradora de nossos produtos primários e a maior fornecedora de produtos industrializados, numa situação que persiste até nossos dias tendo mudado apenas a nação da qual somos dependentes economicamente.
Na Índia o controle sobre a economia e a sociedade foi total: os indianos eram tratados como inferiores; proibidos de atuar nas formas tradicionais de produção a fim de adquirir o produtos britânicos; na China, a fim de controlar o comércio, passaram a contrabandear ópio que era fornecido aos mandarins – elite chinesa – para que, tornando-os dependentes da droga, pudessem livremente inundar o país com suas mercadorias. O imperador da China, ao ter conhecimento do tráfico, mandou apreender e destruir um carregamento da droga o que levou a “Guerra do Ópio” na qual a China perdeu os portos de Xangai e Hong Kong. Na América Latina o Reino Unido promoveu guerras entre Chile, Bolívia e Peru (Guerra do Pacífico) pelo controle do guano e cobre, havendo indícios que teria insuflado a guerra da Tríplice Aliança onde se uniram Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai.
Nas vastas regiões da África, Ásia e Oceania, nas áreas onde não haviam sociedades politicamente organizadas, as nações imperialistas simplesmente se apossavam dos territórios ricos em recursos naturais e eliminavam os nativos. Tanto na África, Ásia e Oceania cometeram-se genocídios através de assassinatos, maus tratos nas minas e plantações ou ainda em guerras onde os europeus utilizavam canhões, metralhadoras, granadas, fuzis e outras armas de fogo contra lanças, flechas e escudos de madeira.
JUSTIFICATIVAS: As nações imperialistas encontraram justificativas para suas ações junto a ciência e a literatura, assim, a teorias de Charles Darwin foram deturpadas e amplamente utilizadas no que se chamou “darwinismo social”, pelo qual as sociedades mais aptas têm o “dever” de subjugar os “menos aptos”. Não podemos nos esquecer que alguns ramos das Ciências Humanas, como a Antropologia, tiveram como objeto de estudo as sociedades nativas das áreas a serem conquistadas com o objetivo de conhecer sua cultura para melhor serem dominadas. Além do darwinismo social surgiram teorias supostamente científicas como a desenvolvida por Joseph Arthur de Gobineau em sua obra Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas (1855) que deu embasamento. Em decorrência do darwinismo social e das teorias racialistas de Gobineau, surgiram outras teorias: eugenia, racismo as quais, por sua vez, deram suporte para o nazismo e o  fascismo.
 Criou-se, também, a teoria da MISSÃO CIVILIZATÓRIA, na qual os europeus por se acreditarem “superiores”, teriam a missão de levar até os povos “bárbaros e incultos” os valores da “verdadeira” civilização. Nesse contexto o escritor Rudyard Kipling  escreveu um poema chamado “O fardo do homem branco”,  onde o europeu se sacrifica para levar a civilização a “selvagens” que se recusam a assimilar as “bênçãos” da civilização europeia. Kipling, seguido de outros autores, escreveram livros e contos onde mostravam o homem branco como superior e o único capaz de tirar os nativos – asiáticos ou africanos – da situação “degradante” em que viviam. São exemplos mais conhecidos e “inocentes” de tais literaturas: “Tin Tim”, “Mogli, o menino lobo”, “Tarzan dos Macacos”.
Alguns pioneiros do ideal da “missão civilizatória” realmente acreditavam estar prestando um serviço humanitário ao internarem-se em regiões inóspitas, porém, como se viu posteriormente foram tão somente utilizados pelos interesses econômicos, a exemplo do “(...) explorador escocês David Livingstone (1813-1873), que foi à África como missionário médico anglicano e acabou chegando às fontes do Nilo e lutando contra a escravidão da época vitoriana.
Também os Estados Unidos desenvolveram ideologias imperialistas, primeiro, para expandir seu território na América do Norte, depois para o restante da América e finalmente, para o mundo todo. São elas:
- DESTINO MANIFESTO: ideia que Deus havia dado aos pioneiros – primeiros colonizadores – a obrigação de levar a “verdadeira fé e civilização” aos povos bárbaros (no caso, os índios da América do Norte). Tal ideal justificava a destruição e eliminação dos nativos norte-americanos na “marcha para o Oeste” durante o século XIX.
- DOUTRINA MONROE: criada pelo presidente James Monroe em 1823, partia do princípio que os norte-americanos não permitiriam a intromissão dos europeus nas questões do continente americano e o princípio bastante dúbio dessa doutrina era “América para os americanos”. Nesse contexto envolveram-se na guerra pela libertação de Cuba levando a Guerra Hispano-americana que deu aos EUA o controle político e econômico de Porto Rico e  Cuba (América Central), a posse de Guam e das Filipinas, além de “abrir o caminho” para a conquista do arquipélago de Hawaii, no Oceano Pacífico.
No Japão, após a Restauração (ou Revolução) Meiji, episódio que pôs fim ao xogunato e restabeleceu o poder do imperador, teve início a Revolução Industrial. Por ser um país de pequena dimensão territorial e parcos recursos minerais iniciaram uma corrida imperialista disputando com potências europeias territórios na Ásia, principalmente na China. A justificativa japonesa para suas ações imperialistas era: ÁSIA PARA OS ASIÁTICOS. Depois de invadir a Coréia iniciou conflitos com a China e conquistaram a Manchúria, porém, a Rússia já tinha olhos voltados para essa parte da China o que resultou, em 1905, na Guerra Russo Japonesa, com impressionante vitória dos japoneses.
DISPUTAS IMPERIALISTAS: Até por volta de 1870 as potências imperialistas eram Inglaterra, França, Bélgica e, em menor escala, a Holanda, que se apossou territórios no sul da África, havendo pequenas rusgas entre tais países, entretanto, quando ocorreu a unificação italiana e alemã, estas jovens nações industrializaram-se rapidamente e entraram na corrida imperialista gerando conflitos armados nas regiões ambicionadas, como Guerra dos Boêres, entre britânicos e holandeses pela posse da África do Sul e conflitos diplomáticos entre as potências. Para evitar um conflito de maiores proporções o chanceler alemão Bismarck propôs uma conferência  onde ratificariam as conquistas no continente africano bem como criariam regras para o comércio internacional. Esta conferência, denominada Conferência de Berlim, teve início em 15 de novembro de 1884 e estendeu-se até 26 de fevereiro de 1885, contou com a participação das grandes potências mundiais e NENHUM  representante das regiões conquistadas. . Após a Conferência de Berlim ocorreu um período sem conflitos, porém, as potências desenvolveram intensa produção de armas levando um especialista a denominar aquela fase de ‘Paz Armada”, além de praticarem uma política de alianças, já prevendo um conflito de grandes proporções. 
CONSEQUÊNCIAS DO IMPERIALISMO: Para as potências industrializadas significou o enriquecimento e a diminuição dos conflitos sociais internos, uma vez que a conquista de outros territórios permitiu a emigração de parte da população descontente com as condições em que viviam; a nível interno cada país desenvolveu uma política de ultranacionalismo (xenofobia) onde o outro era visto como inimigo a ser destruído. Entre as principais potências rivais, Alemanha e Inglaterra, a primeira, desenvolveu um misto de ódio e medo à Inglaterra (anglofobia) enquanto a Inglaterra e a França desenvolveram a germanofobia. Os franceses, em especial, nutriam um sentimento de revanche contra a Alemanha por terem sido derrotados na guerra Franco-prussiana, em 1871.
Nesse contexto, criou-se a ideia de que povos de uma mesma origem étnica deveriam se unir contra um “inimigo comum”, surgindo o que denominou-se nacionalismos. A  Rússia, que pretendia ter acesso ao mar Mediterrâneo e era impedida pelo império Austro-Húngaro que dominava parte expressiva da região balcânica, passou a apoiar os ideais expansionistas da Sérvia e criou o pan eslavismo (união dos povos eslavos), enquanto a Alemanha criou o pangermanismo (união dos povos germânicos). Naquele contexto de rivalidades, surgiram as políticas de alianças militares, sendo as principais a Tríplice Aliança, entre a Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, entre França, Reino Unido e Rússia. Em última instância tais rivalidades foram a causa da I GUERRA MUNDIAL.
Para a as populações dominadas o Imperialismo significou genocídio, a destruição de formas tradicionais de existência, seja nos aspectos religioso, político, social ou econômico. O fato de as potências terem dividido entre si a África e a Ásia sem levarem em consideração antigas rivalidades tribais gerou descontentamentos que se perpetuam até nossos dias, sendo uma das causas de guerras civis em países daquele continente.
RESISTÊNCIA: As populações não aceitaram passivamente a colonização e ofereceram tenaz resistência, desde a sabotagem até a guerra franca contra os invasores, tanto na África, quanto na Ásia e Nova Zelândia. A Índia conseguiu libertar-se do domínio britânico graças a liderança de Mahatma Gandhi que, num movimento de não-violência – apesar de ser duramente reprimido – conseguiu levar o povo indiano à vitória; na China a Guerra dos Boxers; África do Sul, Guerra Anglo-Zulu. O processo de descolonização deu-se após a II Guerra Mundial, entretanto, permaneceu a dependência econômica na maioria expressiva das nações que foram dominadas pelas potências europeias, a exceção da China, Nova Zelândia e Austrália.  

                     

Fig 2 – Em 1876, na Índia, enquanto preparavam um banquete para 70 mil pessoas, milhões morriam de fome devido à seca e a desestruturação da agricultura familiar que, obrigados a plantar artigos para a indústria britânica, deixaram de produzir alimentos



Figura 2Caricatura de Cecil Rhodes,
explorador britânico, responsável
pelo genocídio de milhares de africanos   


 

                                                     










HISTÓRIA – ATIVIDADESOBRE “IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO”
PROFESSOR JOSÉ LUIZ 
“O FARDO DO HOMEM BRANCO”: ODE AO IMPERIALISMO

No final do século XIX, a Europa controlava a maior parte do mundo e, nesse domínio, sobressaia o poderoso Império Britânico. Vivendo em uma ilha com limitados recursos naturais e uma população em rápido crescimento, os britânicos tinham colonizado diferentes partes do globo a partir do século XVI. Suas colônias na América e na Índia forneciam importantes matérias primas para as indústrias britânicas e, ao mesmo tempo eram mercado consumidor dos produtos fabricados no Reino Unido.
Por essa época, a África voltava a ser fonte de interesse de industriais e políticos europeus, não mais para explorar o comércio de escravos como nos séculos anteriores, mas sim para se apoderar de seus recursos naturais –  petróleo, carvão, cobre, ouro -, muitos dos quais eram essenciais para a florescente economia industrial europeia.

África devassada

Se, até 1870, o interior da África permanecia desconhecido dos europeus e era governado por seus próprios reis, rainhas e chefes de clãs, a partir daquela década rapidamente a situação começou a mudar. A miragem de tesouros fabulosos e de uma natureza desafiadora e ainda intocada estimulou aventureiros transformados em heróis pela imprensa europeia e norte-americana. Entre eles, destacou-se o médico e missionário escocês David Livingstone que, de 1849 até sua morte, em 1873, fez diversas expedições à África Central convertendo nativos e curando doentes. Já o jornalista galês-americano Henry Morton Stanley não tinha a mesma preocupação humanitária. Suas expedições à África central, de leste a oeste, entre 1874 e 1878, revelaram o sistema de navegação da bacia do Congo informação valiosa que, repassada a Leopoldo II, da Bélgica, mediante generosa soma em dinheiro, permitiu ao rei belga encontrar uma saída a oeste, pelos portos suaílis, para as riquezas extraídas do Congo Belga. A população nativa, submetida ao trabalho forçado para entregar marfim e borracha aos colonizadores belgas, quase foi exterminada. A violência dos métodos da exploração belga, considerada mais eficaz e rentável, foi seguida por outras potências europeias presentes no continente: França no Congo francês, Portugal em Angola, Alemanha em Camarões e na África Oriental Alemã (atual Tanzânia).

A Conferência de Berlim
A Conferência de Berlim, realizada entre 19 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 oficializou a partilha da África. A ata geral foi assinada pela Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia, e reconhecida pelo Império Otomano e pelos Estados Unidos.
Enquanto isso, as populações congolesas tiveram suas terras confiscadas, foram obrigadas a pagar impostos, a fornecer víveres aos colonizadores, e ficaram proibidas de explorar suas riquezas em benefício próprio – o marfim e a borracha foram declarados monopólio do Estado belga.
O transporte das mercadorias era feito às costas de centenas de nativos, e continuou assim mesmo depois da construção da ferrovia entre Léopoldville (Kinshasa) e Matadi (1890-1898). Uma testemunha, descreve a respeito desse trabalho forçado: “Incessantemente encontramos esses carregadores, isolados ou em fila indiana, negros, miseráveis, tendo como única vestimenta uma tanga horrivelmente imunda, a carapinha nua suportando a carga, caixote, fardo, presa de marfim, cesto atulhado de borracha, barril, franzinos em sua maioria, cedendo sob o peso multiplicado pelo cansaço e pela comida insuficiente, feita de um punhado de arroz e de peixe seco infecto (...) morrendo ao longo do trajeto ou, terminando este, indo morrer em suas aldeias.”

“O fardo do homem branco”

Foi nesse contexto histórico que o poeta britânico Rudyard Kipling, conhecido pelos ensaios e poemas favoráveis ao imperialismo incluindo The Jungle Book (1894), publicou, em 1899 seu poema The white man’s burden, “O Fardo do Homem Branco” (abaixo).


  
O Fardo do Homem Branco


Tomai o fardo do Homem Branco -
Envia teus melhores filhos
Vão, condenem seus filhos ao exílio
Para servirem aos seus cativos;
Para esperar, com arreios
Com agitadores e selváticos
Seus cativos, servos obstinados,
Metade demônio, metade criança.
Tomai o fardo do Homem Branco -
Continua pacientemente
Encubra-se o terror ameaçador
E veja o espetáculo do orgulho;
Pela fala suave e simples
Explicando centenas de vezes
Procura outro lucro
E outro ganho do trabalho.
Tomai o fardo do Homem Branco -
As guerras selvagens pela paz -
Encha a boca dos Famintos,
E proclama, das doenças, o cessar;
E quando seu objetivo estiver perto
(O fim que todos procuram)
Olha a indolência e loucura pagã
Levando sua esperança ao chão.
Tomai o fardo do Homem Branco -
Sem a mão-de-ferro dos reis,
Mas, sim, servir e limpar -
A história dos comuns.
As portas que não deves entrar
As estradas que não deves passar
Vá, construa-as com a sua vida

E marque-as com a sua morte.
Tomai o fardo do homem branco -
E colha sua antiga recompensa -
A culpa de que farias melhor
O ódio daqueles que você guarda
O grito dos reféns que você ouve
(Ah, devagar!) em direção à luz:
"Porque nos trouxeste da servidão
Nossa amada noite no Egito?"
Tomai o fardo do homem branco -
Vós, não tenteis impedir -
Não clamem alto pela Liberdade
Para esconderem sua fadiga
Porque tudo que desejem ou sussurrem,
Porque serão levados ou farão,
Os povos silenciosos e calados
Seu Deus e tu, medirão.
Tomai o fardo do Homem Branco!
Acabaram-se seus dias de criança
O louro suave e ofertado
O louvor fácil e glorioso
Venha agora, procura sua virilidade
Através de todos os anos ingratos,
Frios, afiados com a sabedoria amada
O julgamento de sua nobreza.
Rudyard Kipling



Nascido em Bombaim, na Índia britânica, em uma família aristocrática, Rudyard Kipling (1865-1936) teve uma infância marcada pelas histórias de encantamento contadas pelos criados indianos que serviam à família. Essas, com certeza, influenciaram seu trabalho de escritor e lhe renderam o Prêmio Nobel de Literatura, em 1907.
O Fardo do Homem Branco talvez seja o trabalho mais curto de Kipling. Mas aquelas sete estrofes, tornaram o poema emblemático e o mais criticado até hoje. A mensagem era bastante simples: Kipling justificava o imperialismo não pela busca e exploração dos recursos naturais, mas sim como uma necessidade para levar a “civilização” aos lugares mais “atrasados” do planeta.
As línguas europeias, a religião cristã, as técnicas, a educação, a medicina e até mesmo noções de higiene deveriam ser levadas aos “selvagens”, isto é, os não-brancos. Este era o “fardo”, a missão difícil e pesada do homem branco “civilizado” para os “tristes povos, metade criança, metade demônio”.
O poema traduzia a mentalidade progressista do final do século XIX. Apresentava uma certa generosidade em relação aos povos conquistados – “levar a paz”, “encher a boca dos famintos”, por fim às doenças e “levar a esperança ao nada” – o que, naquele contexto histórico soava como um eufemismo, uma idealização distante da brutalidade do que então ocorria nas colônias europeias da África e Ásia. As teorias do darwinismo social, da eugenia e do racismo científico forneciam justificativas à expansão imperialista.
O poema de Kipling passou a ser visto como um símbolo do imperialismo. Em resposta à sua publicação, missionários evangélicos e padres foram enviados a todos os cantos do planeta determinados a difundir o cristianismo a qualquer custo. Escolas sob padrão europeu foram abertas para ensinar a árabes, africanos, chineses e indianos a língua da potência imperialista. Estilos de vida e moda europeia foram introduzidos em todo planeta.
A partilha da África deixou um legado dramático que as nações africanas tiveram de lidar a partir da segunda metade do século XX e que persiste ainda hoje. Estabeleceu fronteiras que não respeitaram grupos étnicos, que misturaram povos rivais ou separaram culturas. A monocultura, o trabalho forçado e o abandono da produção familiar provocaram subnutrição, fome e epidemias, destruíram as trocas internas no continente e deixaram os Estados africanos dependentes do mercado externo.


ATIVIDADE 
 RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO -  E-MAIL (joseluizspeticdaselva@gmail.com)

1) Quais motivos despertaram o interesse das potências europeias para a África?

2) De acordo com o texto, o que diferencia as ações de David Livinsgtone e Henry Morton Stanley?

3) O que foi e qual o objetivo da “Conferência de Berlim”? O povos africanos fizeram parte da mesma?

4) Quais as condições de trabalho do africano, sob o domínio europeu?

- A partir da leitura do poema “o Fardo do Homem Branco”, responda:

5) Que palavras e expressões o poeta usa para se referir aos povos colonizados pelo “homem branco”?


6) Em que contexto histórico esse poema foi escrito? Por que o autor denomina o imperialismo de “o fardo do homem branco”?

7)Em que ideias, crenças ou visão de mundo o poema se baseia?

8) Quais as consequências, para os africanos, da partilha de seu continente?


Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues-em 2018, com alterações)



História – Profª Marcia - 3ª série A

Espero que estejam todos bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês... Se cuidem, para que possamos estarmos juntos em breve.
Precisamos ficar em casa. Sempre lavarmos as mãos, para q essa fase passe logo.
Beijos no Coração.

Vamos às atividades:

1º. Devido ao processo que estamos vivendo, quero que façam uma pesquisa referente à Gripe  Espanhola em 1918, associando ao COVID-19 e comparando como se deu suas medidas de tratamento, quanto tempo durou, como as populações reagiram, quantidade de mortos na época , com que o mundo está passando hoje.
Em folha de caderno, com nome e série para entregar.

2º. Fazer uma charge dentro do contexto político e o enfrentamento do Coronavírus, sejam criativos. Usem o caderno de desenho, caprichem!

3º. Sigam o cronograma da Secretaria da Educação, acessem o Centro de mídias, nas aulas de história, registrar no caderno a data da aula, o tema abordado e fazer um breve resumo da discussão no decorrer da aula.

Bom estudo a todos.
Forte abraço!!




GEOGRAFIA



Geografia – Prof. Allyson e Prof. Alan – 3ªs séries A, C

Capitalismo
Surgiu com a decadência do sistema feudal na Europa a partir do séc. XVIII, e tem como objetivo a disputa de mercado e a visão de crescimento econômico a partir do lucro e acumulo de capitais.
Este sistema caracteriza em linhas gerais:
  • pela propriedade privada ou particular dos meios de produção;
  • pelo trabalho assalariado;
  • pelo predomínio da livre iniciativa sobre a planificação estatal.
  • A interferência do Estado nos negócios é pequena.
  • a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia; a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado.
  • chamado Economia de mercado, pois a produção é destinada ao mercado.
  • Elemento central: Capital = todo o dinheiro investido na produção com o fim de gerar lucro
  • O ciclo de reprodução do capital - produção, consumo e distribuição - desenvolve-se em função das necessidades do mercado.
  • O dinheiro é à base de trocas, o que torna importantes os bancos e outros intermediários financeiros.

Socialismo
A preocupação com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a Antiguidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta.
Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as ideias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.
 Essas ideias socialistas espalharam-se pela Europa e depois por todo mundo; e não ficaram somente na teoria. é o caso da Revolução Socialista de 1917, na Rússia, onde a população colocou em prática as idéias socialistas.
Até 1917 a Rússia era um país feudal e capitalista. O povo não participava da vida política e vivia em condições miseráveis. Esta situação fez com que a população, apoiada nas ideias socialistas, principalmente nas de Marx, derrubasse o governo do czar Nicolau II e organizasse uma nova sociedade oposta à capitalista – a socialista. A Rússia foi o primeiro país a se tornar socialista e, posteriormente, passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

As características do sistema socialista

  • não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção;
  • a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade;
  • o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.
           
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), outros países se tornaram socialistas, como, por exemplo. A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a Coréia do Norte e Cuba. Entretanto, este novo sistema colocado em prática nesses países, principalmente na União Soviética, apresenta vários problemas:
  • falta de participação do povo nas decisões governamentais;
  • falta de liberdade de pensamento e expressão;
  • formação de um grupo político altamente privilegiado.

                                       
Viva o capitalismo! Nós somos o mundo livre! Defendemos a liberdade individual e a democracia. Na nossa sociedade as pessoas não são presas por discordar do governo nem o Estado é dono de todas as empresas. As pessoas têm chances iguais de alcançar o sucesso e a fortuna. A competição econômica estimula o progresso, e os que se esforçam são premiados com a riqueza. Rejeitamos a sociedade social porque ela é impossível. A igualdade social acaba com a liberdade e emperra o desenvolvimento da economia. O socialismo não funciona, é contrário à natureza humana competitiva.
Viva o socialismo! O que vocês chamam de democracia é na verdade a liberdade da burguesia atirar o povo na miséria. As eleições e os meios de comunicação são dominados pelas grandes empresas. Nem nos países mais ricos a pobreza foi eliminada. O proletário trabalha desde criança e passa fome, enquanto a burguesia vive no luxo e no desperdício. Vocês são imperialistas e exploram os países mais pobres. Mas o capitalismo não evita as crises. O socialismo acabou com a pobreza e a desigualdade social. A união dos trabalhadores do mundo inteiro vai destruir o capitalismo e construir o socialismo.

Atividades
1. A partir da tabela acima responda:
Qual dos dois regimes em sua opinião representa melhor as necessidades do povo? Justifique sua resposta.

2. Preencha os espaços respectivos de acordo como o regime existente (capitalismo / socialismo)
a)    Visa o lucro:_____________
b)   A sociedade é igualitária_______________
c)    O governo controla a economia:______________________
d)   Prega a livre iniciativa: _________________
e)    Divide-se em duas classes sociais: a burguesia e proletário:______________
f)     A Rússia foi o primeiro país a implantar esse regime:______________
g)   O Brasil adota esse regime:______________
h)   Existe a propriedade privada:______________
i)     O governo se ausenta da economia:______________
j)     Surgiu com o fim do feudalismo:______________
k)    Os EUA é o principal líder desse regime:______________
l)     Não existe propriedade privada:______________
m)  O dinheiro é à base de trocas no mercado:______________
n)   A democracia é restrita:______________
o)   Friedrich Engels e Karl Marx idealizaram esse modelo econômico:____________
p)   Existe muita desigualdade social:______________
q)   Falta liberdade de pensamento e expressão:______________

3. Preencha o quadro comparativo abaixo:

CAPITALISMO
SOCIALISMO
Surgimento



Objetivos



Propriedade



Economia



Classes sociais




A nova ordem mundial
A nova ordem mundial é definida como multipolar, isto é, existem vários centros de poder. Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: os EUA, o Japão e a União Européia, com destaque para a Alemanha.
No final da década de 80, o mundo não era mais bipolar. Isto é, não havia mais a marca da disputa entre as duas superpotências: EUA, representando o capitalismo e a URSS, representando o socialismo. Mas foram a queda do Muro de Berlin e a reunificação da Alemanha, em 1990, os verdadeiros marcos dessa passagem.
Hoje, no mundo multipolar do pós-Guerra Fria, o poder é medido pela capacidade econômica - disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade numa idéia de valor capitalista.
Outro importante aspecto da nova ordem é o aprofundamento da tendência de globalização em suas varias facetas. Essa tendência acontece tanto em âmbito regional, quanto mundial, com o fortalecimento de blocos econômicos supranacionais.
A globalização nada mais é do que uma ferramenta nova da expansão capitalista. Pode-se afirmar que a globalização está para o atual período científico-tecnológico, assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial, ou o imperialismo para o final da fase industrial.
A globalização trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos. Agora a invasão não é mais armada, feita com tropas é muito mais sutil e eficaz. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações, pessoas. As novas armas são a agilidade e a eficiência das comunicações, da informática, dos airbus.
A invasão de agora é, muitas vezes, instantânea, online, via redes mundiais de computadores, que interliga as bolsas de valores ou de capitais especuladores de curto prazo, com grande velocidade, em busca de marcados mais interessantes.
É fato que a nova ordem acabou com o perigo de uma III Guerra Mundial. Mas os problemas e as contradições, tanto do capitalismo, quanto do socialismo, que eram deixados em segundo plano, passaram a  aflorar, chamando a atenção de todo.
Desigualdades sociais e regionais, sentimentos xenófobos, desemprego, agressão ao meio ambiente, conflitos religiosos e étnicos.
Assim, o que se percebe é que, com o fim da Guerra Fria, muitas tensões e conflitos, que estavam latentes, vieram à tona.
É importante ficar claro que a nova ordem mundial é a constituição de um novo arranjo geopolítico e econômico no plano internacional, e não um novo mundo no qual impere a ordem, a estabilidade, o respeito às minorias. A nova ordem mundial, não significa um mundo de paz, mas está muito longe disto.
Exercícios
1. partir do texto acima ache as palavras e complete no diagrama
A. A nova ordem mundial é definida como __________________, isto é, existem vários centros de poder. Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: os __________, o _________ e a _____________, com destaque para a _______________.

B. No final da década de 80, o mundo não era mais ___________. Isto é, não havia mais a marca da disputa entre as duas superpotências: EUA, representando o capitalismo e a URSS, representando o socialismo. Mas foram a queda do __________________ e a reunificação da Alemanha, em 1990, os verdadeiros marcos dessa passagem.

C. Hoje, no mundo multipolar do pós ____________, o poder é medido por pela capacidade ________________ - disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de ________________ e índices de competitividade numa ideia de __________capitalista.

D. Outro importante aspecto da nova ordem é o aprofundamento da tendência de globalização em suas varias facetas. Essa tendência acontece tanto em âmbito regional, quanto mundial, com o fortalecimento de __________________ supranacionais.

E. A _____________ nada mais é do que uma ferramenta nova da expansão capitalista. Pode-se afirmar que a globalização está para o atual período científico-tecnológico, assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial, ou o imperialismo para o final da fase ____________.

F A globalização trata-se de uma expansão que visa aumentar os ______________ e, portanto, os lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos. Agora a invasão não é mais armada, feita com tropas é muito mais sutil e eficaz. Trata-se de uma invasão de ________________, capitais, serviços, informações, pessoas



Geografia – Prof. Marcos – 3ªs séries B, D
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA  AS SEGUINTES  QUESTÕES:
OMS afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
Diretor-geral disse que o vírus já chegou a quase todos os países do mundo. Organização e Fifa lançaram uma campanha de combate à Covid-19.
OMS afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
A Organização Mundial da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de Covid-19 está acelerando.
O diretor-geral disse que o novo coronavírus já chegou a quase todos os países do mundo: "É de partir o coração".
Desde o primeiro caso relatado até os 100 mil casos, se passaram 67 dias. Para outros 100 mil, mais 11 dias; e para outros 100 mil casos, apenas quatro dias. Mas Tedros Adhanom afirmou que não devemos nos prender às estatísticas: “Não somos espectadores impotentes. Podemos mudar a trajetória dessa pandemia”.
E, para isso, ele ganhou a ajuda de um grande time. A OMS e Fifa lançaram uma campanha de combate à doença. "Por favor, lave as mãos com frequência, usando sabão ou gel desinfetante", alerta Alisson, goleiro da Seleção brasileira.
O diretor-geral da OMS ressaltou que não há tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19 e alertou que o uso de medicamentos não testados pode causar mais mal do que bem e provocar uma escassez de produtos essenciais para tratar outras doenças.
O secretário-geral das Nações Unidas pediu um cessar-fogo global para que o mundo possa se concentrar no que chamou de "verdadeira luta das nossas vidas". Antonio Guterres disse que a ONU precisa de 2 bilhões de euros para ajudar os países mais pobres.
1.    Utilizando o mapa mundi, destacar que esse vírus superou as escalas local, regionais , para uma escala global? Por que?

2.    Destaque os lugares onde essa pandemia se espalhou e inde ela esta mais acentuando regionalmente.


3.    Como essa pandemia afeta a economia mundial?

4.    Quais os setores econômicos que mais sofrem com a falta de produtividade, primário, secundário ou terciário?


5.    Quais os setores sociais que mais estão sendo afetados, e quais são as populações?

6.    Podemos afirmar que o vírus, equilibrou a economia mundial? Por quê?




FÍSICA




Física – Prof. Rogério  - 3ª série A



Pesquise como é gerada e transmitida a energia elétrica que chega até sua casa. E também responda à seguinte questão:

É correto dizer que as usinas hidroelétricas são “limpas” porque usam fonte renovável e não tem impacto sobre o meio ambiente e o clima? Justifique.

O tamanho do trabalho, figuras, fotos, é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério de Física – físicarogeriomtelmo@gmail.com



Física – Prof. Francisco – 3ª série B, C

Atividades online.
1ª Atividade – Três vídeos para assistir.


Link do Vídeo 2 - https://youtu.be/qRtq7b4OxkU .


Responder três questões com base no conteúdo dos vídeos.

2ª Atividade - Seis questões com base nas Pesquisas sobre:

1ª e 2ª Lei de Ohm, Resistores ôhmicos e não ôhmicos, Código de cores dos resistores, Resistividade elétrica de diversos materiais, Associação de resistores (em série, em paralelo, mista).



Física - Prof. Marcelo - 3ª série D

Realizar uma pesquisa sobre os assuntos abaixo:
- Campos e Forças Eletromagnéticas 
- Motores e Geradores 
- Produção e consumo elétricos 
Desenvolver uma pesquisa : 
Capa com nome numero e serie 
Índice 
Páginas numeradas 
Conclusão 
Bibliografia 
Obs. exemplos através de figuras 

E-Mail: vallilo@professor.educacao.sp.gov.br  






MATEMÁTICA

Matemática – Prof Eduardo – 3ª séries B / C
01. Determine o número de anagramas da palavra SAULO que começam por vogal.


02. De quantas maneiras distintas podemos organizar as modelos Ana, Carla, Maria, Paula e Silvia para a produção de um álbum de fotografias promocionais     

03. De quantos modos diferentes podemos formar uma fila com 15 pessoas?

04. Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra MAGNÉTICO?                               

05. (Unitau) O número de anagramas da palavra BIOCIÊNCIAS que terminam com as letras AS, nesta ordem é:
a) 9!                  
b) 11!                  
c) 9!/(3! 2!)               
d) 11!/2!                     
e) 11!/3!

06. Em relação aos anagramas da palavra PERNAMBUCO, pergunta-se:

a) Quantos começam por P?

b) Quantos começam por P e terminam por O?

c) Quantos têm as letras R, N, A juntas e nessa ordem?

d) Quantos têm as letras B, U, C, O juntas?

07.  De quantos maneiras diferentes 3 pessoas podem se dispor em fila indiana: Uma fila nada mais é do que uma sequência de pessoas, ou seja, mudando as posições de duas pessoas na fila ela se altera?

08. Calcule de quantas maneiras podem ser dispostas 4 damas e 4 cavalheiros, numa fila, de forma que não fiquem juntos dois cavalheiros e duas damas.

09. (UFSCAR) Calcule o número de anagramas da palavra CLARA em que as letras AR parecem juntas nesta ordem.
a) 9!               
b) 8!               
c) 2.7!            
d) 9! -7!                     
e) 4!

10. Deseja-se pintar uma bandeira, com 7 faixas verticais, dispondo de 3 cores, sem que se tenha duas faixas consecutivas da mesma cor. De quantas isso e possível ?

11) Quantos números de 66 algarismos diferentes maiores do que o número 771.000771.000 podemos formar com os algarismos 1,2,3,4,71,2,3,4,7 e 88 ?

12) De quantas maneiras podemos colocar 10 crianças em uma fila, sendo que 6 são meninos e 4 são meninas, sendo que essa fila terá os meninos e as meninas agrupados?

13) De quantas formas seis pessoas podem sentar na fileira de um teatro que possui seis lugares, sabendo que Mário e Tamires devem ficar sempre juntos?

14) Dispondo das letras A, P e T e dos algarismos 1,2,51,2,5 e 99, quantas placas de automóveis formadas por 33 letras distintas seguidas de 44 algarismos distintos podemos formar?

15) De quantos modos podemos comprar 44 picolés, podendo escolher entre os sabores: maracujá, morango e limão.


Matemática - Profª Simone – 3ª série D

Medidas de Tendência Central
Atividades envolvendo média, moda, mediana.
·         A teoria explicativa foi o último conteúdo registrado em sala de aula. Com ela é possível resolver os exercícios.
·         Todavia se procurar vídeos no YouTube, você vai achar várias aulas explicativas.

1.    Um time de futebol realizou algumas partidas e os resultados foram 3 a 1, 4 a 2, 1 a 1, 0 a 0, 3 a 2, 2 a 1 e 1 a 0. Sabendo que o time não perdeu nenhuma partida, calcule a média aritmética dos gols:
a) marcados;
b) sofridos.


2.    Se um aluno já fez dois trabalhos e obteve notas 8,5 e 5,0, qual deve ser a nota do terceiro trabalho para que a média aritmética dos três seja 7,0?


3.    Qual é a média de idade de um grupo em que há 6 pessoas de 14 anos, 9 de 20 anos e 5 de 16 anos?


4.    Calcule a média aritmética ponderada de um aluno que obteve no bimestre 8,0 na prova (peso 2), 7,0 na pesquisa (peso 3), 9,0 no debate (peso 1) e 5,0 no trabalho de equipe (peso 2).


5.    Durante os sete primeiros jogos de um campeonato, um time marcou, respectivamente, 3, 2, 1, 1, 4, 3 e 2 gols. Determine a média de gols por partida (MA) e a mediana (Me).


6.    De segunda-feira a sábado, os gastos com alimentação de uma pessoa foram 15, 13, 12, 10, 14 e 14 reais. Determinem a média diária de gastos (MA) e a mediana (Me).


7.    Considerem os números 126, 130, 126 e 102 e calculem:
a) a média aritmética (MA);
b) a média aritmética ponderada (MP), com peso 2, 3, 1 e 2, respectivamente;
c) a mediana (Me);
d) a moda (Mo).


8.    Determinem a MA, a Mo e a Me a partir da tabela de frequência:
“Idade” (em anos) em um grupo de 10 pessoas:

Idade (em anos)
13
14
15
16
FA
3
2
4
1


9.    Calcule a média aritmética do conjunto de dados:
a) {1,22 ; 4,302 ; 9,012 ; 100,91}
b) {5, 8, 4, 6}
c) {1,3 ; 9,1 ; 2,7 ; 8,0 ; 30,2}


10. Os dados da tabela abaixo são referentes as idades dos alunos de uma determinada disciplina:

Idade
Frequência
16
5
15
16
14
10
18
9
17
10

Calcule a média das idades, a mediana das idades e a idade modal dos alunos da disciplina.



Matemática – Prof. Francisco – 3ª série A
Atividades online.

1ª Atividade - Três vídeos para assistir.
Link do Vídeo 1 - https://youtu.be/FSfwY1fM4EI .

Link do Vídeo 2 - https://youtu.be/tu81HCPl4mU .

Link do Vídeo 3 - https://youtu.be/5GNJmo1bMlY .

Responder três questões com base no conteúdo dos vídeos.

2ª Atividade - Três questões com base nas Pesquisas sobre Cônicas: Definição, Elementos principais, Equações reduzidas, Aplicações de diferentes cônicas (Elipse, Hipérbole, Parábola).




SOCIOLOGIA




Sociologia – Profª Márcia – 3ªs séries D

Queridos alunos, sabendo desse processo de isolamento social devido ao vírus COVID-19,
Não retornaremos às nossas aulas presenciais. Porém não podemos parar totalmente nossas vidas, precisamos continuar a ler, pesquisar, estudar, aprender.
Estou com saudades de vocês e espero que estejam bem, junto à família.

Essa semana reiniciamos o bimestre e teremos uma rotina de estudos até o retorno às aulas presenciais acontecerem, peço que vocês se organizem da seguinte forma:

-Baixar o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) no seu celular, sendo esse o principal canal para você assistir às vídeos aulas.

-Entrar no Facebook e curtir a página do CMSP, poderão também assistirem às aulas pelo Facebook.

-Através do canal da TV Educação, 2.3, na TV Cultura.

-Acompanhe as publicações da Escola pelo blog que será criado, pelo Facebook

-No YOUTUBE vocês também podem assistir à vídeos aulas e entrevistas.

Vamos às atividades:

1º. Ao acompanhar as aulas de sociologia, no canal ou no aplicativo, registrem no caderno o tema da aula, a data da aula e façam um breve resumo do assunto no caderno.

2ª. Dentro do conteúdo referente à Cidadania reprimida, quero que assistam ao filme “Zuzu Angel” , encontram no YOUTUBE. Esse filme retrata a história de um jovem militante político, desaparecido na época da Regime Militar e o empenho de sua mãe por justiça, observem os direitos que foram infringidos nessa época.

Terminando o filme, farão uma resenha crítica, citando cenas onde os Direitos Humanos e civis foram violados. Deve ser feita em folha de caderno, para entregar. Não esqueçam do nome e série.

3ª. No livro didático de Sociologia, Tempos Modernos, Das páginas 300 até 304,Com o título Participação política, direitos e democracia, contendo fatos sobre a vida escrita de um país, a questão do AI-5, bastante falada nos últimos tempos, de volta à democracia e anistia.

Após leitura e interpretação dos textos elaborar um registro dos fatos em seu caderno contendo sua conclusão sobre os assuntos tratados e em folha separada para  entregar, responder  as questões do livro didático, páginas 314, 315 e 316.

Obs. Copiar os enunciados e alternativas, selecionar a correta.

4ª. Fazer uma charge política, tratando da questão do posicionamento do nosso presidente da República, em relação ao isolamento social e o vírus COVID-19.

Bom estudo a todos, conto a colaboração e comprometimento nas atividades solicitadas.

Forte Abraço. Profa. Márcia Martelli.


Sociologia – Prof. Flávio – 3ª série A

Fazer um trabalho dissertativo sobre Direitos Humanos, bem como o período histórico, e os países que mais respeitam ou promovem estes direitos.

Trabalho com escrita manual, com cerca de 20 linhas



Sociologia – Prof. André – 3ªs séries B, C


 “Sociedade isolada”
isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário.

Causas do isolamento social
O isolamento social pode ser causado por motivos interiores ou exteriores ao indivíduo. Listamos a seguir as causas dos dois tipos de isolamento e suas variantes.
O isolamento social é o ato voluntário ou não de se separar um indivíduo ou grupo do convívio social.

→ Causas do isolamento involuntário

        Epidemias e pandemias
Quando há uma situação emergencial de epidemia em um país ou uma pandemia (quando a epidemia é generalizada e perpassa as fronteiras de um país, espalhando-se por outros continentes), há a imposição de um isolamento social por parte dos governos e dos líderes das nações. No caso da pandemia de coronavírus de 2020, por exemplo, os governos estão impondo quarentenas e distanciamento social, que opera por meio do fechamento de comércio, do transporte público e de escolas, por exemplo.
O isolamento e o distanciamento social são medidas sanitárias contra a proliferação de doenças epidêmicas ou pandêmicas.

Nos casos mais severos, há a imposição de uma tática chamada lockdown horizontal, que é o isolamento total da população em suas casas com o fechamento quase total do comércio e dos serviços.

        Guerras
Quando uma guerra estoura em um local, como aconteceu em 2015, na Síria, há a imposição de um toque de recolher para que a população se feche em casa e não sofra as consequências diretas da guerra. Esse tipo de confinamento nem sempre é efetivo, visto que, em situações de guerra, existem bombardeios que destroem casas de civis.

        Violência
Quando os índices de violência crescem repentinamente em uma região, há a imposição de um isolamento social via toque de recolher para que a população não fique exposta diretamente a casos de assalto, por exemplo. Assim, o toque de recolher pode ser imposto pelas autoridades ou mesmo pelas próprias pessoas, que se isolam por causa dos conflitos sociais.

→ Isolamento voluntário
        Depressão e outras doenças psiquiátricas: quando as pessoas são acometidas por doenças como a depressão, transtorno bipolar, síndrome de boderline e outras comorbidades psiquiátricas, elas podem cair em situação de isolamento social. Nesse caso, o isolamento não é uma opção escolhida pela pessoa, visto que a doença não é uma escolha, mas dizemos que o isolamento é voluntário por não partir de uma situação exterior à própria pessoa.

        Vontade: algumas pessoas simplesmente escolhem viver fora do convívio social por livre e espontânea vontade, sem nenhuma força maior que as obrigue ao isolamento.
        Motivos religiosos: existem grupos religiosos, como os amishes, que optam pelo isolamento social do grupo para manter o que chamam de pureza religiosa da comunidade. Os amishes são cristãos ultraconservadores que não aceitam qualquer intervenção do mundo moderno, como a tecnologia, no seu cotidiano.

Consequências do isolamento

O isolamento social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de ansiedade, podem levar ao suicídio.
O isolamento social pode desencadear ou agravar doenças psiquiátricas.
isolamento social forçado também pode acarretar doenças psicológicas nos indivíduos. Quando a pessoa é forçada a ficar em casa, ela pode desenvolver um quadro de ansiedade generalizada, que pode evoluir para a depressão. As consequências desse isolamento, se não forem cuidadas, podem ser catastróficas.
Além das consequências isoladas e individuais, o isolamento social, quando imposto por motivo de força maior, pode também acarretar crise financeira. Quando a população para de circular nas ruas e consumir, o comércio e a prestação de serviços também param de funcionar. Isso provoca a queda extrema nas vendas e a falta de arrecadação. O Brasil, que ainda depende fortemente do comércio e da prestação de serviços, é um dos países que podem ser drasticamente afetados por um isolamento social grupal que provoque a queda no consumo.

PORFíRIO, Francisco. "Isolamento Social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm. Acesso em 22 de abril de 2020.
Atividade:

Faça uma dissertação de aproximadamente de 30 e 40 linhas sobre a importância da participação politica através do movimentos sociais contemporâneos como o movimento operário e sindical, os movimentos populares urbanos e os novos movimento sociais: negro, feministas, ambientalista, GLBT no auxilio e colaboração nas politicas de isolamento social e na quarentena imposta em nosso Estado, seguindo a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) como politica de enfrentamento da pandemia do Covid-19.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO