E.E.
Major Telmo Coelho Filho
Queridos
alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis,
por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se
organizem para manter uma rotina de estudos.
Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos
horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos
professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas
através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse
tempo é precioso!!!
Os trabalhos
disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de
acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos
aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as
datas!
Fiquem
atentos!
Fiquem bem!!
ARTE
Arte - Prof. Antonio Edgar - 3ª série A
Caro aluno, este roteiro de estudo foi
idealizado para que você percorra um caminho de atividades e continue a
construir seu conhecimento. Espero poder contribuir positivamente com sua
aprendizagem nesse momento de distanciamento social.
A cada atividade, registre suas impressões e respostas em seu caderno
para sua avaliação futura.
Tema: Projeto
Conteúdo:
Elementos estruturantes de um projeto.
Habilidades:
Entender o que é um Projeto e seus elementos básicos.
ESTUDO
Muitos projetos têm sido realizados no sentido de gerar intervenções
urbanas. Entre eles, cabe destacar o projeto do artista paulista Eduardo Srur
(1974- ). Em 2008 fez uma intervenção urbana com o título Sobrevivência que chamou a atenção dos passantes nas ruas de São
Paulo. Vários monumentos receberam coletes salva-vidas para vestir as
esculturas.
Cada
peça foi confeccionada sob medida para as esculturas em materiais resistentes
às condições climáticas e que não danificam o patrimônio histórico. "A
ocupação dos monumentos com coletes salva-vidas propõe a reativação visual
destes elementos públicos para a população da cidade. A obra busca uma
provocação de sentidos no próprio espectador, que vive imerso em sua anestesia
diária durante os deslocamentos na metrópole", define Eduardo Srur, por meio
de sua assessoria.
Questões para refletir e responder...
Figura 1 Estátua de Borba Gato faz parte
de "Sobrevivência", de Eduardo Srur
a) O que
você entende por intervenção artística?
b) Qual o
objetivo desse projeto de intervenção artística no cotidiano da cidade?
c) Para
elaborar qualquer projeto seguimos um roteiro básico. Quais são os principais
itens?
d) Escolha um monumento nacional ou
internacional e elabore um Projeto de
Intervenção Urbana com o objetivo de
conscientizar sobre o Coronavírus (COVID-19).
Indico a seguir um vídeo para apreciação.
Atividade
Escreva um comentário sobre o que viu, o que refletiu, o que achou mais
interessante, demais observações do seu interesse, enfim o que você aprendeu
neste roteiro de estudo.
Nos
veremos em breve!
Arte – Profª Debora – 3ªs séries B, C
Compreender as relações entre Arte e contexto social
Pesquise a letra das seguintes músicas e também ouça-as:
. Meninas do Brasil do Moraes Moreira
. Garota de Ipanema do Tom Jobim
Responda as questões:
1) Sobre o que essas duas músicas falam? Reescreva as
letras e explique o que você entende em cada uma delas.
2) Em que época elas foram escritas? Fale um pouco sobre
a história e obra de seus compositores.
3) Escolha uma música atual que também fale sobre a
mulher. Reescreva a letra e responda as duas questões acima para a música que
você escolheu.
Arte – Profª Sonia
– 3ª série D
*Leiam o texto abaixo e respondam as questões
A
SETIMA ARTE
Assim como acontece com todas as outras áreas do
conhecimento humano, a arte é influenciada diretamente pelo surgimento de novas
tecnologias. Diferentes inventos e descobertas interferem no modo como os
artistas se manifestam, muitas vezes fazendo até com que mudem o meio pelo qual
realizam sua arte.
O cinema foi um desses inventos que, mais do que
influenciar o modo de produção de uma arte, transformou-se em uma nova. O
desejo humano de captar a realidade visível de seu movimento sempre existiu.
Com a invenção da fotografia, abriu-se a possibilidade de captar cenas com
realismo. Algumas décadas depois, foi possível colocá-las em movimento.
Várias pessoas contribuíram para o surgimento do cinema,
pois pesquisavam ao mesmo tempo uma forma de colocar os quadros do filme
fotográfico em sequência, gerando a ilusão de movimento. O mérito histórico
coube aos irmãos franceses LUMIÈRE.
EM 1895, eles realizaram a primeira projeção pública de imagens em movimento, a
princípio pequenos filmes sobre a vida cotidiana e mudanças que ocorriam na
época. Rapidamente, o cinema se espalhou pelo mundo, atingindo principalmente a
Europa e os Estados Unidos.
Porém, não demorou muito para que fosse percebido seu
potencial de comunicação e se tornasse uma das mais abrangentes e expressivas
manifestações do mundo moderno. Já em 1911, surgia o primeiro estúdio
cinematográfico em Hollywood. E 30 anos depois deixaria de ser mudo e ganharia
som.
QUESTÕES:
1) A
possibilidade de contar histórias, de trabalhar a ficção e a fantasia, mexer
com as emoções e despertar a reflexão das pessoas são alguns fatores que fazem
o cinema ser considerado a “sétima arte”. Você acha que o cinema é sempre
utilizado com intenções artísticas?
2) Sendo
um recurso com tão grande poder de comunicação, que outro uso ele pode ter?
3) Você
se lembra de algum filme em que percebeu que a história contada e as
personagens pretendiam difundir alguma ideia, influenciando a opinião do
público? Qual?
QUÍMICA
Química – Profª
Viviane – 3ª série A
LISTA l
1. (Unirio)
“Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas
internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo
de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas
com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias,
aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.” (Jornal
do Brasil, outubro 1996).
Considerando que o número atômico do
titânio é 22, sua configuração eletrônica será:
2. O elemento cujo átomo tem o maior
número de elétrons em sua camada mais externa é aquele cujo número atômico é
igual a:
a) 2
b) 4
c) 7
d) 11
e) 12
3. (IFSP/2013)
- O número de elétrons da camada de valência do átomo de cálcio (Z = 20), no
estado fundamental, é?
4. (AMAN-SP) - O elemento hipotético com nº atômico (Z = 116) apresenta
na camada mais externa (camada de valência) um número de elétrons igual a?
5. (Mack-2003) - Uma distribuição eletrônica possível para um
elemento X, que pertence à mesma família do elemento bromo, cujo número atômico
é igual a 35, é?
6. (Unificado-RJ) - As torcidas vêm colorindo cada vez mais os
estádios de futebol com fogos de artifício. Sabemos que as cores desses fogos
devem-se à presença de certos elementos químicos. Um dos mais usados para obter
a cor vermelha é o estrôncio (Z = 38), que, na forma do íon
Sr+2, apresenta qual configuração eletrônica.
7. (FM Petrópolis RJ/2013) - O
chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos.
A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a
uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente
afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas. Sendo o
número atômico (Z) do chumbo igual a 82, o íon plumboso (Pb2+)
possui os elétrons mais energéticos no subnível :
a) 6p2
b) 6s2
c) 6p4
d) 5d10
e) 4f14
8. (Unifor-CE)
- O átomo de um elemento químico tem 14 elétrons no terceiro nível energético
(n = 3). O número atômico desse elemento é?
9. (Ufrs)
- O íon monoatômico A2- apresenta a configuração eletrônica 3s2
3p6 para o último nível. O número atômico do elemento A é?
10. O
cloreto de sódio (NaCl) representa papel importante na fisiologia da pessoa,
pois atua como gerador clorídrico no estômago. Com relação ao elemento químico
cloro (z=17), qual o número de elétrons no subnível ''p''?
Química – Prof
Wilson – 3ª série B, C, D
Vídeos:
Tudo
se transforma, Reações Químicas, Fritz Haber e a síntese da amônia
CRIOGENIA
/ COMO FUNCIONAM AS COLUNAS DE DESTILAÇÃO FRACIONADA DO AR (Johnson Ordonez)
Fazer um relatório sobre o assunto tratado no vídeo
acima, com foco na captação de gases na atmosfera e a importância da amônia.
Fazer uma relação entre os dois vídeos. Mínimo de 15 linhas.
Conteúdo: Extração de materiais úteis da atmosfera;
produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações
químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio
como matéria-prima para produzir alguns materiais
Habilidades: Reconhecer o ar atmosférico como formado por
uma mistura de gases.
LÍNGUA PORTUGUESA
Português – Profª Dulce / Profª
Marlene – 3ªs séries A, B, C
Pesquisar:
1-Semana de Arte Moderna.
2-Primeira fase modernista. Autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade
e Manuel Bandeira.
3- Fato e Opinião.
4-Conjunções coordenativas e subordinativas.
Atividades:
1-Textos ilustrativos da primeira fase modernista.
2-Apresente um fato sobre os temas abaixo descritos e, em seguida, sua
opinião pessoal sobre eles:
a) O mundo dos esportes.
b) Biodiversidade.
c) Desigualdade social.
d) Sistema prisional.
e) Era tecnológica.
Língua Portuguesa – Profª
Geny – 3ª série D
1) Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida,
identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. Após, faça a
classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto
2) Produza um poema com tema livre, a escolha quanto ao
número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao
socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.
Leia o poema a seguir:
Sobre as ambições
Só
de pó
Deus o fez
Mas ele, em vez
De se transformar
Quis ser sol, quis ser mar,
e ser céu… __ ser tudo, enfim!
Mas nada pôde! E foi assim
Que se pôs a chorar de furor…
Mas___ ah! ___foi sobre a sua própria dor
Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó
molhado, ficou sendo lodo___ e lodo só!
FILOSOFIA
Filosofia – Prof.
Isael - 3ª série D

Responda:
1) O que a escola pode fazer para minimizar os
transtornos da passagem do aluno do EM para o Mercado de Trabalho?
2) O que você entende sobre análise crítica?
3) O que o mercado de trabalho tem exigido dos
profissionais?
4) De acordo com o 2º parágrafo, qual deve ser a busca
constante do profissional de qualquer área?
5) Que tipo de profissional o mercado de trabalho tem
valorizado? Você acha importante tais habilidades? Justifique.
6) Quais os benefícios do trabalho em grupo?
7) Complete: “O ____________________ também é chave para
o _______________________ .”
8) Complete: “A ___________________ mostra que os jovens
têm _______________________ qualificar-se _________________ a partir de _____________________ , __________________
que trabalhem ___________________ específicos, ____________________
especialmente pelo desejo de ____________________ um currículo mais
__________________ que permitiu uma melhor ______________________.”
9) No último parágrafo, a matéria apresenta algumas
instituições que são responsáveis por desenvolver essa transição entre o aluno
do EM e o mercado de trabalho. Quais são elas?
Filosofia – Profª
Valquires – 3ª série A
1-QUAL O PROBLEMA
FUNDAMENTAL DA FILOSOFIA DA
HISTÓRIA?
2- O QUE SUPÕE UMA FILOSOFIA DA HISTÓRIA?
3-PESQUISE SOBRE A OPINIÃO DE
MERLEAU PONTY, NO QUE SE REFERE A
FILOSOFIA DA HISTÓRIA. COLOCAR NO CADERNO.
4 – ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO, FALANDOSOBRE CERTEZA
MORAL NA FILOSOFIA.
BIOLOGIA
Biologia – Prof.
Silvio – 3ªs séries A, B, C
Baseado em sua vivência na realidade dessa pandemia que estamos vivendo,
faça um texto de no mínimo 15 linhas, citando:
A
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Os cientistas passaram a estudar os seres
vivos d forma sistemática apenas a partir do sec. XVI e a escrever artigos
sobre eles.
Mas, devido a enorme biodiversidade
(variedade de formas de vida), em pouco tempo se depararam com uma enorme
quantidade de material.
Então, para facilitar a localização e o
estudo, sentiram a necessidade de organizar o material escrito a respeito das
espécies de seres vivos estudadas e para tal, decidira por fazer um sistema de
classificação.
Classificar significa separa
a variedade em grupos, de acordo com regras pré-definidas.
Toda vez que nos deparamos com algo que apresenta variedade, classificamos. Por exemplo, ser você quiser comprar uma barra de chocolate (Diamante negro, por exemplo) irá até um supermercado. Chegando lá, observe que os produtos estão separados por características gerias em corredores (produtos de limpeza, higiene pessoal, enlatados, bebidas, doces...). Aí, você entra no corredor dos doces e verá que eles estão agrupados por seu tipo (balas, goma de mascar, pirulitos, chocolates...). Você então para em frente aos chocolates e verá que eles estão organizados por marcas (Nestlé, Garoto, Lacta...) então, você se lembra que o Diamante Negro é um produto da Lacta e vai procurá-lo nos chocolates dessa marca Então, você poderá perceber que, dentro dessa marca, os chocolates estão separados em seu tipo (Laka, Amaro, ao leite, Diamante Negro...). pronto. Achou o que procurava. Não foi fácil? Mas isto porque os produtos estavam organizados, isto é, classificados.
Assim foi feito com os seres vivos, isto é,
foram classificados.
O
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE LINEU
O
primeiro sistema de classificação biológico foi criado pelo naturalista sueco
Karl Von Linée (Lineu) no sec. XVII.
Como Lineu era adepto da teoria do
Fixismo, isto é, acreditava que os seres vivos forma criados por Deus em um
momento único e não mais se modificaram desde o momento de sua criação, não
aceitava a hipótese de haver qualquer grau de parentesco entre seres vivos
pertencentes a diferentes espécies.
Então, Lineu adotou como regra a observação
das semelhanças entre os seres vivos para classifica-los.
Por exemplo, Lineu colocaria em um mesmo
grupo uma borboleta e uma águia, pelo fato de ambos possuírem asas e voarem.
AS CLASSES TAXONÔMICAS
Lineu,
agrupava os seres vivos em categorias hierárquicas, isto é, do geral para o
mais específico (semelhante ao exemplo do supermercado), chamadas de Classes
Taxonômicas.
Assim, Lineu separava os seres vivos em
grupos bem abrangentes, chamados reinos, que eram por ele divididos em classes,
estas em ordens, as ordens eram divididas gêneros e estes, em espécies.
O MODERNO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Mais tarde, começaram a surgir evidências
que indicavam que é possível que seres vivos pertencentes a diferentes espécies
possam guardar algum grau de parentesco entre si. Os fósseis e a ocorrência de
órgãos homólogos são algumas dessas evidências
FÓSSEIS
Compreende-se como fóssil a qualquer resto ou
vestígio de um ser vivo que habitou nosso planeta mais de 10 mil anos atrás.
A comparação de fósseis de
espécies diferentes ao longo do tempo permite traçar grau de parentesco estre
as espécies.
ÓRGÃOS HOMÓLOGOS
Órgãos homólogos são órgãos presentes em
espécies diferentes, que podem exercer funções diferentes, mas que apresentam
um mesmo plano de organização.
Observe
as estruturas ósseas dos animais ilustradas acima. Você percebe semelhanças?
Pois bem. A análise dos órgãos homólogos permite-nos aceitar a existência do
grau de parentesco entre seres pertencentes a espécies diferentes.
Tais observações levaram os cientistas a
aceitar a teoria da Evolução das Espécies e, a partir daí, a
regra adotada pelos taxonomistas (biólogos especializados em classificar os
seres vivos) passou a ser a observação do grau de parentesco existente
entre eles.
Com a aumento de espécies conhecidas, os
cientistas criaram mais duas classes taxonômicas: o filo e a família.
Veja, por exemplo, como fica
a classificação biológica do cão doméstico ( Canis Familiaris):
OS
GRANDES REINOS DA NATUREZA
Os reinos são as mais abrangentes das
categorias taxonômicas. Neles, os seres vivos são agrupados por características
gerais de parentesco. Reconhecemos a existência de 5 reinos:
1. Reino monera
O reino monera é formado
pelas bactérias e pelas cianobactérias
2. Reino protoctista
No reino protoctista estão agrupados seres
unicelulares eucariontes ( célula que possui núcleo definido) e por organismos
pluricelulares de organização muito simples.
Representantes: protozoários
e algas
3. REINO FUNGI
O reino fungi é formado por seres unicelulares
ou pluricelulares heterótrofos(incapazes de produzir seu alimento), com células
revestidas por parede celular feita de quitina.
Representantes: fungos ou
cogumelos
4. REINO PLANTAE
O reino plantae é formado por organismos
clorofilados fotossintetizantes, pluricelulares com células revestidas por
membrana celulósica.
Representantes: vegetais em
geral
5. REINO ANIMALIA
O reino animália é formado
por organismos pluricelulares heterótrofos, com células sem revestimento de
parede celular ou membrana celulósica.
Representantes: animais em
geral
ESPÉCIE
Devido a enorme biodiversidade existente, até
o momento não existe um conceito de espécie que seja abrangente para todos os
seres vivos. O melhor conceito para espécie é o que foi proposto por Lineu:
“Espécie é um grupo de
indivíduos semelhantes, capazes de reproduzir entre si, originando descendentes
férteis”
Por exemplo, analisemos estes dois animais:
Eles
são semelhantes? Podem se reproduzir um com o outro? Nascem filhotes?
Os
filhotes que nascem do cruzamento entre eles são férteis (podem ter filhotes
também?
Se
todas as respostas forem afirmativas, podemos concluir que eles pertencem a uma
mesma espécie.
Agora, observemos estes dois animais:
O jumento e a égua são
semelhantes, capazes de se reproduzir um com o outro mas, não pertencem a
uma mesma espécie pois, seus descendentes, o burro ou a mula, não são
férteis.
A definição de espécie
proposta por Lineu não pode ser aplicada para organismos que se reproduzem
assexuadamente ou para fósseis, cujo mecanismo reprodutivo não é conhecido.
A
NOMENCLATURA CIENTÍFICA
Ainda no século XVIII, os
cientistas depararam-se com um novo problema: a comunicação entre eles pois, os
nomes de um mesmo ser vivo variam muito. Por exemplo, a mandioca também pode
ser chamada de aipo, aipim, maniva, maniveira, macaxeira ou pão-do-pobre. E
isso em um mesmo país (no caso, o Brasil. Então, para resolver esse problema,
os cientistas decidiram criar mecanismos para que um mesmo ser vivo, pelo menos
entre eles passasse a termo um mesmo nome, não importando a região ou o idioma
falado. Esse seria seu nome científico.
O SISTEMA BINOMINAL DE LINEU
O sistema de nomenclatura
científica dos seres vivos foi proposto por Lineu e se baseia em um conjunt0o
de regras:
·
O nome científico dos seres vivos deve ser
comporto por dois termos, onde primeiro termo indique o gênero ao qual o ser
vivo pertence e, o segundo termo, determine sua espécie.
·
O termo que indica o gênero de um ser vivo
deve ser escrito com letra inicial maiúscula e, o termo que determina sua
espécie, deve ser escrito com letras minúsculas.
·
O gênero ao qual pertence o ser vivo é
representado por um só termo ( é uninominal) mas sua espécie, é composta por
dois teremos (é binominal)
·
O nome científico do ser vivo deve ser
destacado em itálico ou ser grifado.
Ex.: Nome popular: cachorro
Nome científico: Canis familiaris
ATIVIDADES
1- RESPONDA:
a) O que é classificar?
b) Porque os cientistas
decidiram que era necessário classificar os seres vivos?
c) Qual foi o critério
utilizado por Lineu para classificar os seres vivos?
d)
Como os cientistas concluíram que os seres vivos pertencentes a diferentes
espécies podem apresentar grau de parentesco entre si?
e)
Qual é o critério utilizado pelos cientistas para classificar os seres vivos
hoje?
f)
quais são, da mais ampla a mais restrita, as categorias taxonômicas?
g)
Quais são os grandes reinos da natureza?
h) porque embora semelhantes
e capazes de reproduzir entre si o jumento e a égua não podem ser considerados
como pertencentes a uma mesma espécie?
2. Faça uma pesquisa e
escreva o nome popular e o nome científico de 10 seres vivos (podem ser
microrganismos, fungos, animais ou plantas.
Biologia – Prof.
Tiago – 3ª série D
Redigir um trabalho manuscrito sobre as
evidências científicas da evolução das espécies
INGLÊS
Inglês – Prof. Carlos
– 3ªs séries
Passive
Voice Worksheet
Instructions: Read
carefully each ítem and each sentence.
Content: passive voice
Objective: To apply the structure of the passive voice
Content: passive voice
Objective: To apply the structure of the passive voice
*Passive Voice: We use the passive when we want to focus
on the recipient of an action*
ACTIVE VOICE
The students did a research on job offers.
Sentence structure:
subject + verb + direct object |
PASSIVE VOICE
A research on job offers was done by the students.
Sentence structure:
Direct object (original sentence) + Verb «to be» +
Past participle
|
Verb tense
|
Passive
Voice
|
||
Past Simple
|
à
|
Was/ was not
+ past participle
|
singular
|
à
|
Were/were not + past participle
|
Plural
|
Activity #1: Complete the sentences with the passive
voice. Choose a suitable verb.
1)
The
letter ______________________________by me.
2) Soy
__________________________________ by
farmers in Argentina.
3)
Mona
Lisa ______________________________ by Leonardo da Vinci.
4) America
__________________________________(not) by Columbus in 1491.
5) My wallet ______________________________ by that man.
6) A lot of money ___________________________ (not) by
the family.
7) The actress ____________________________an award by
the host of the event.
Activity #2: Transform the active voice into passive
voice.
1.
My boss sent this
e-mail.__________________________________________
2.
Millions of
people used job web.____________________________________
3. .
The teacher gave a lesson about the passive voice to the class. __________
4. Many
young people find job offers in the newspaper. ___________________
5. The
shark ate the man. __________________________________________
6. The
police took him to prison. _____________________________________
7. The
firefighters saved Lily’s life. ____________________________________
8. Ed
Sheeran sang a beautiful song about love. _________________________
9.
He didn't give the
wallet. ____________________________________________
10.He loved his friends very much. _________________________________
Inglês – Profª
Adriana – 3ª série A
Produza um depoimento em inglês de experiência de trabalho
voluntário. No depoimento você deverá usar o presente perfeito, pois o mesmo é
usado para falar de experiência de vida.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física – Profª
Lauren – 3ª série A
Gêneros e etnias
Pesquisar as especificidades
para cada gênero quanto ao tipo de atividade esportiva: justificar as
características que facilitam ou dificultam a execução de 3 modalidades
esportivas distintas de seu interesse em ambos os gêneros.
Pesquisar as especificidades
para 3 etnias diferentes quanto ao tipo de atividade esportiva: justificar as
características que facilitam ou dificultam a execução de 3 modalidades
esportivas distintas de seu interesse em cada uma delas.
Bibliografia e imagens
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA – Prof.
Rogério – 3ª série A
Pesquise, usando internet, livros ou se comunicando com
conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial (AI). Hoje, qualquer pessoa
que usa internet e aplicativos simples no celular já têm mais contato com AI do
que imagina. E mesmo quem não vive online já pode estar convivendo com robôs
inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial é quando o computador
consegue aprender com experiências anteriores de modo que consiga responder ou
fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’ para a mente humana”.
Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que estão em uso atualmente
e até já fazem parte do nosso cotidiano.
O trabalho deve ter capa com
dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode
usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho,
figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida – Profª Maria
Roseli – 3ª série A.
Como está sendo o seu dia a dia no isolamento?
Como você deve agir?
Cite 7 regras básicas de convivência com seus familiares.
Como você está lidando com a situação de aprendizado à distância?
HISTÓRIA
História – Prof. José
Luiz – 3ªs séries B, C
DEFINIÇÃO:
O
Imperialismo, conforme Lenin, é “a fase superior do Capitalismo” na qual o
capital industrial uniu-se ao capital financeiro formando mega empresas que
passaram a controlar todo o processo produtivo, isto é, das matérias primas,
sua transformação e a venda do produto final. Assim, as nações industrializadas
passaram a expandir seus domínios sobre as regiões do globo cujas populações
não haviam desenvolvido suas indústrias, dando início a uma forma de exploração
denominada neocolonialismo. O Neocolonialismo foi, efetivamente, o
controle de vastos territórios daqueles continentes a fim de explorar os
recursos naturais, mão-de-obra barata ou mesmo escravizando as populações
nativas; impor sua cultura através de um processo denominado “aculturação”, no
qual o dominado passa a ver a cultura do dominador como a ideal
levando-a a negar sua cultura original a fim de ser aceito pelo dominador.
O Imperialismo é uma das características da fase do sistema capitalista denominado MONOPOLISTA ou CAPITALISMO FINANCEIRO
CAUSAS:
A
alta produção causada pela modernização das máquinas durante a II Revolução
Industrial (1850), utilizando como força motriz a energia elétrica e os motores
a combustão, gerou a necessidade de ampliar os mercados consumidores e
fornecedores de matérias-primas. Para tanto o os países industrializados, num
primeiro momento a Inglaterra, França e Bélgica, passaram a ocupar as vastas
regiões da África, América Latina, Ásia e Oceania, ou seja, regiões cujas
sociedades humanas foram transformadas em meros consumidores das mercadorias
produzidas pelas potências industrializadas e produtores de matérias primas
necessárias a movimentar as indústrias.
FORMAS
DE ATUAÇÃO: Nos continentes onde haviam populações
politicamente organizadas, isto é, “estados-nacionais”, como Egito, Índia,
China e as nações latino americanas recém independentes das metrópoles
colonizadoras (Portugal e Espanha), as classes dirigentes eram “aliciadas” para fazerem acordos comerciais vantajosos
para as potências industrializadas, a exemplo do Brasil que, para ter sua
independência (07/09/1822) reconhecida por Portugal e pela Inglaterra (então a
nação mais poderosa do planeta), contraiu dívidas de dois milhões de libras esterlinas
com a Inglaterra, além de lhe conceder privilégios alfandegários, ou seja, as
mercadorias importadas daquele país teriam taxações inferiores as importações
de outros países, numa
prática que se prolongava desde o estabelecimento da família real portuguesa no
Brasil (1808) oficializada pelo “Tratado de Comércio e Navegação” em 1810 e
ratificada pelo “Tratado de Comércio e Amizade” (1827). Tais tratados
comerciais criaram uma dependência econômica entre o Brasil e a Inglaterra
tornando-a a maior compradora de nossos produtos primários e a maior
fornecedora de produtos industrializados, numa situação que persiste até nossos
dias tendo mudado apenas a nação da qual somos dependentes economicamente.
Na Índia o controle sobre a
economia e a sociedade foi total: os indianos eram tratados como inferiores;
proibidos de atuar nas formas tradicionais de produção a fim de adquirir o
produtos britânicos; na China, a fim de controlar o comércio, passaram a
contrabandear ópio que era fornecido aos mandarins – elite chinesa – para que,
tornando-os dependentes da droga, pudessem livremente inundar o país com suas
mercadorias. O imperador da China, ao ter conhecimento do tráfico, mandou
apreender e destruir um carregamento da droga o que levou a “Guerra do Ópio” na
qual a China perdeu os portos de Xangai e Hong Kong. Na América Latina o Reino
Unido promoveu guerras entre Chile, Bolívia e Peru (Guerra do Pacífico) pelo controle do guano e cobre, havendo indícios que teria insuflado a guerra da Tríplice Aliança onde se uniram Brasil,
Uruguai e Argentina contra o Paraguai.
Nas vastas regiões da
África, Ásia e Oceania, nas áreas onde não haviam sociedades politicamente
organizadas, as nações imperialistas simplesmente se apossavam dos territórios
ricos em recursos naturais e eliminavam os nativos. Tanto na África, Ásia e
Oceania cometeram-se genocídios através de assassinatos, maus tratos nas minas
e plantações ou ainda em guerras onde os europeus utilizavam canhões,
metralhadoras, granadas, fuzis e outras armas de fogo contra lanças, flechas e
escudos de madeira.
JUSTIFICATIVAS:
As
nações imperialistas encontraram justificativas para suas ações junto a ciência
e a literatura, assim, a teorias de Charles Darwin foram deturpadas e
amplamente utilizadas no que se chamou “darwinismo
social”, pelo qual as sociedades mais aptas têm o “dever”
de subjugar os “menos aptos”. Não podemos nos esquecer que alguns ramos das
Ciências Humanas, como a Antropologia, tiveram como objeto de estudo as
sociedades nativas das áreas a serem conquistadas com o objetivo de conhecer
sua cultura para melhor serem dominadas. Além do darwinismo social surgiram
teorias supostamente científicas como a desenvolvida por Joseph Arthur
de Gobineau em sua obra Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas (1855)
que deu embasamento. Em decorrência do darwinismo social e das teorias
racialistas de Gobineau, surgiram outras teorias: eugenia, racismo as quais,
por sua vez, deram suporte para o nazismo
e o fascismo.
Criou-se, também, a teoria da MISSÃO CIVILIZATÓRIA, na qual os
europeus por se acreditarem “superiores”, teriam a missão de levar até os povos “bárbaros e incultos” os valores da
“verdadeira” civilização. Nesse contexto o escritor Rudyard Kipling escreveu um poema chamado “O fardo do homem branco”, onde o europeu se sacrifica para levar a
civilização a “selvagens” que se recusam a assimilar as “bênçãos” da
civilização europeia. Kipling, seguido de outros autores, escreveram livros e
contos onde mostravam o homem branco como superior e o único capaz de tirar os
nativos – asiáticos ou africanos – da situação “degradante” em que viviam. São
exemplos mais conhecidos e “inocentes” de tais literaturas: “Tin Tim”, “Mogli,
o menino lobo”, “Tarzan dos Macacos”.
Alguns pioneiros do ideal da
“missão civilizatória” realmente acreditavam estar prestando um serviço
humanitário ao internarem-se em regiões inóspitas, porém, como se viu
posteriormente foram tão somente utilizados pelos interesses econômicos, a
exemplo do “(...) explorador escocês David Livingstone (1813-1873), que foi à
África como missionário médico anglicano e acabou chegando às fontes do Nilo e
lutando contra a escravidão da época vitoriana.”
Também os Estados Unidos
desenvolveram ideologias imperialistas, primeiro, para expandir seu território
na América do Norte, depois para o restante da América e finalmente, para o
mundo todo. São elas:
-
DESTINO MANIFESTO: ideia que Deus havia dado aos pioneiros –
primeiros colonizadores – a obrigação de levar a “verdadeira fé e civilização”
aos povos bárbaros (no caso, os índios da América do Norte). Tal ideal
justificava a destruição e eliminação dos nativos norte-americanos na “marcha
para o Oeste” durante o século XIX.
-
DOUTRINA MONROE: criada pelo presidente James Monroe em 1823,
partia do princípio que os norte-americanos não permitiriam a intromissão dos
europeus nas questões do continente americano e o princípio bastante dúbio
dessa doutrina era “América para os
americanos”. Nesse contexto envolveram-se na guerra pela libertação de Cuba
levando a Guerra Hispano-americana que deu aos EUA o controle político e
econômico de Porto Rico e Cuba (América
Central), a posse de Guam e das Filipinas, além de “abrir o caminho” para a
conquista do arquipélago de Hawaii, no Oceano Pacífico.
No Japão, após a Restauração (ou Revolução) Meiji, episódio
que pôs fim ao xogunato e restabeleceu o poder do imperador, teve início a
Revolução Industrial. Por ser um país de pequena dimensão territorial e parcos
recursos minerais iniciaram uma corrida imperialista disputando com potências
europeias territórios na Ásia, principalmente na China. A justificativa
japonesa para suas ações imperialistas era: ÁSIA PARA OS ASIÁTICOS. Depois de invadir a Coréia iniciou
conflitos com a China e conquistaram a Manchúria, porém, a Rússia já tinha
olhos voltados para essa parte da China o que resultou, em 1905, na Guerra
Russo Japonesa, com impressionante vitória dos japoneses.
DISPUTAS
IMPERIALISTAS: Até por volta de 1870 as potências
imperialistas eram Inglaterra, França, Bélgica e, em menor escala, a Holanda,
que se apossou territórios no sul da África, havendo pequenas rusgas entre tais
países, entretanto, quando ocorreu a unificação italiana e alemã, estas jovens
nações industrializaram-se rapidamente e entraram na corrida imperialista
gerando conflitos armados nas regiões ambicionadas, como Guerra dos Boêres, entre britânicos e holandeses pela posse da
África do Sul e conflitos diplomáticos entre as potências. Para evitar um
conflito de maiores proporções o chanceler alemão Bismarck propôs uma
conferência onde ratificariam as
conquistas no continente africano bem como criariam regras para o comércio
internacional. Esta conferência, denominada Conferência de Berlim, teve início
em 15 de novembro de 1884 e estendeu-se até 26 de fevereiro de 1885, contou com
a participação das grandes potências mundiais e NENHUM representante das regiões conquistadas. .
Após a Conferência de Berlim ocorreu um período sem conflitos, porém, as
potências desenvolveram intensa produção de armas levando um especialista a
denominar aquela fase de ‘Paz Armada”,
além de praticarem uma política de alianças, já prevendo um conflito de grandes
proporções.
CONSEQUÊNCIAS
DO IMPERIALISMO: Para as potências industrializadas significou
o enriquecimento e a diminuição dos conflitos sociais internos, uma vez que a
conquista de outros territórios permitiu a emigração de parte da população
descontente com as condições em que viviam; a nível interno cada país
desenvolveu uma política de ultranacionalismo (xenofobia) onde o outro era
visto como inimigo a ser destruído. Entre as principais potências rivais,
Alemanha e Inglaterra, a primeira, desenvolveu um misto de ódio e medo à
Inglaterra (anglofobia) enquanto a
Inglaterra e a França desenvolveram a germanofobia.
Os franceses, em especial, nutriam um sentimento de revanche contra a Alemanha
por terem sido derrotados na guerra Franco-prussiana, em 1871.
Nesse contexto, criou-se a
ideia de que povos de uma mesma origem étnica deveriam se unir contra um
“inimigo comum”, surgindo o que denominou-se nacionalismos. A Rússia, que
pretendia ter acesso ao mar Mediterrâneo e era impedida pelo império
Austro-Húngaro que dominava parte expressiva da região balcânica, passou a
apoiar os ideais expansionistas da Sérvia e criou o pan eslavismo (união dos
povos eslavos), enquanto a Alemanha criou o pangermanismo (união dos
povos germânicos). Naquele
contexto de rivalidades, surgiram as políticas
de alianças militares, sendo as
principais a Tríplice Aliança, entre
a Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, entre França, Reino Unido e Rússia. Em última
instância tais rivalidades foram a causa da I GUERRA MUNDIAL.
Para a as populações
dominadas o Imperialismo significou genocídio, a destruição de formas
tradicionais de existência, seja nos aspectos religioso, político, social ou
econômico. O fato de as potências terem dividido entre si a África e a Ásia sem
levarem em consideração antigas rivalidades tribais gerou descontentamentos que
se perpetuam até nossos dias, sendo uma das causas de guerras civis em países
daquele continente.
RESISTÊNCIA: As
populações não aceitaram passivamente a colonização e ofereceram tenaz
resistência, desde a sabotagem até a guerra franca contra os invasores, tanto
na África, quanto na Ásia e Nova Zelândia. A Índia conseguiu libertar-se do
domínio britânico graças a liderança de Mahatma Gandhi que, num movimento de
não-violência – apesar de ser duramente reprimido – conseguiu levar o povo
indiano à vitória; na China a Guerra dos Boxers; África do Sul, Guerra
Anglo-Zulu. O processo de descolonização deu-se após a II Guerra Mundial,
entretanto, permaneceu a dependência econômica na maioria expressiva das nações
que foram dominadas pelas potências europeias, a exceção da China, Nova
Zelândia e Austrália.
Fig 2
– Em 1876, na Índia, enquanto preparavam um banquete para 70 mil pessoas,
milhões morriam de fome devido à seca e a desestruturação da agricultura
familiar que, obrigados a plantar artigos para a indústria britânica,
deixaram de produzir alimentos
|
Figura
2Caricatura de Cecil Rhodes,
explorador
britânico, responsável
HISTÓRIA
– ATIVIDADESOBRE “IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO”
PROFESSOR
JOSÉ LUIZ
“O
FARDO DO HOMEM BRANCO”: ODE AO IMPERIALISMO
No
final do século XIX, a Europa controlava a maior parte do mundo e, nesse
domínio, sobressaia o poderoso Império Britânico. Vivendo em uma ilha com
limitados recursos naturais e uma população em rápido crescimento, os
britânicos tinham colonizado diferentes partes do globo a partir do século XVI.
Suas colônias na América e na Índia forneciam importantes matérias primas para
as indústrias britânicas e, ao mesmo tempo eram mercado consumidor dos produtos
fabricados no Reino Unido.
Por
essa época, a África voltava a ser fonte de interesse de industriais e
políticos europeus, não mais para explorar o comércio de escravos como nos
séculos anteriores, mas sim para se apoderar de seus recursos naturais – petróleo, carvão, cobre, ouro -, muitos dos
quais eram essenciais para a florescente economia industrial europeia.
África devassada
Se,
até 1870, o interior da África permanecia desconhecido dos europeus e era
governado por seus próprios reis, rainhas e chefes de clãs, a partir daquela
década rapidamente a situação começou a mudar. A miragem de tesouros fabulosos
e de uma natureza desafiadora e ainda intocada estimulou aventureiros
transformados em heróis pela imprensa europeia e norte-americana. Entre eles,
destacou-se o médico e missionário escocês David Livingstone que, de 1849 até
sua morte, em 1873, fez diversas expedições à África Central convertendo
nativos e curando doentes. Já o jornalista galês-americano Henry Morton Stanley
não tinha a mesma preocupação humanitária. Suas expedições à África central, de
leste a oeste, entre 1874 e 1878, revelaram o sistema de navegação da bacia do
Congo informação valiosa que, repassada a Leopoldo II, da Bélgica, mediante
generosa soma em dinheiro, permitiu ao rei belga encontrar uma saída a oeste,
pelos portos suaílis, para as riquezas extraídas do Congo Belga. A população
nativa, submetida ao trabalho forçado para entregar marfim e borracha aos
colonizadores belgas, quase foi exterminada. A violência dos métodos da
exploração belga, considerada mais eficaz e rentável, foi seguida por outras
potências europeias presentes no continente: França no Congo francês, Portugal
em Angola, Alemanha em Camarões e na África Oriental Alemã (atual Tanzânia).
A Conferência de Berlim
A
Conferência de Berlim, realizada entre 19 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro
de 1885 oficializou a partilha da África. A ata geral foi assinada pela
Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Noruega, Países
Baixos, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia, e reconhecida pelo Império Otomano
e pelos Estados Unidos.
Enquanto
isso, as populações congolesas tiveram suas terras confiscadas, foram obrigadas
a pagar impostos, a fornecer víveres aos colonizadores, e ficaram proibidas de
explorar suas riquezas em benefício próprio – o marfim e a borracha foram
declarados monopólio do Estado belga.
O
transporte das mercadorias era feito às costas de centenas de nativos, e
continuou assim mesmo depois da construção da ferrovia entre Léopoldville
(Kinshasa) e Matadi (1890-1898). Uma testemunha, descreve a respeito desse
trabalho forçado: “Incessantemente encontramos esses carregadores, isolados ou
em fila indiana, negros, miseráveis, tendo como única vestimenta uma tanga
horrivelmente imunda, a carapinha nua suportando a carga, caixote, fardo, presa
de marfim, cesto atulhado de borracha, barril, franzinos em sua maioria,
cedendo sob o peso multiplicado pelo cansaço e pela comida insuficiente, feita
de um punhado de arroz e de peixe seco infecto (...) morrendo ao longo do
trajeto ou, terminando este, indo morrer em suas aldeias.”
“O fardo do homem branco”
Foi
nesse contexto histórico que o poeta britânico Rudyard Kipling, conhecido pelos
ensaios e poemas favoráveis ao imperialismo incluindo The Jungle Book (1894),
publicou, em 1899 seu poema The white man’s burden, “O Fardo do Homem Branco”
(abaixo).
O Fardo do Homem Branco
Tomai
o fardo do Homem Branco -
Envia
teus melhores filhos
Vão,
condenem seus filhos ao exílio
Para
servirem aos seus cativos;
Para
esperar, com arreios
Com
agitadores e selváticos
Seus
cativos, servos obstinados,
Metade
demônio, metade criança.
Tomai
o fardo do Homem Branco -
Continua
pacientemente
Encubra-se
o terror ameaçador
E
veja o espetáculo do orgulho;
Pela
fala suave e simples
Explicando
centenas de vezes
Procura
outro lucro
E
outro ganho do trabalho.
Tomai
o fardo do Homem Branco -
As
guerras selvagens pela paz -
Encha
a boca dos Famintos,
E
proclama, das doenças, o cessar;
E
quando seu objetivo estiver perto
(O
fim que todos procuram)
Olha
a indolência e loucura pagã
Levando
sua esperança ao chão.
Tomai
o fardo do Homem Branco -
Sem
a mão-de-ferro dos reis,
Mas,
sim, servir e limpar -
A
história dos comuns.
As
portas que não deves entrar
As
estradas que não deves passar
Vá,
construa-as com a sua vida
E
marque-as com a sua morte.
Tomai
o fardo do homem branco -
E
colha sua antiga recompensa -
A
culpa de que farias melhor
O
ódio daqueles que você guarda
O
grito dos reféns que você ouve
(Ah,
devagar!) em direção à luz:
"Porque
nos trouxeste da servidão
Nossa
amada noite no Egito?"
Tomai
o fardo do homem branco -
Vós,
não tenteis impedir -
Não
clamem alto pela Liberdade
Para
esconderem sua fadiga
Porque
tudo que desejem ou sussurrem,
Porque
serão levados ou farão,
Os
povos silenciosos e calados
Seu
Deus e tu, medirão.
Tomai
o fardo do Homem Branco!
Acabaram-se
seus dias de criança
O
louro suave e ofertado
O
louvor fácil e glorioso
Venha
agora, procura sua virilidade
Através
de todos os anos ingratos,
Frios,
afiados com a sabedoria amada
O
julgamento de sua nobreza.
Rudyard
Kipling
Nascido
em Bombaim, na Índia britânica, em uma família aristocrática, Rudyard Kipling
(1865-1936) teve uma infância marcada pelas histórias de encantamento contadas
pelos criados indianos que serviam à família. Essas, com certeza, influenciaram
seu trabalho de escritor e lhe renderam o Prêmio Nobel de Literatura, em 1907.
O
Fardo do Homem Branco talvez seja o trabalho mais curto de Kipling. Mas aquelas
sete estrofes, tornaram o poema emblemático e o mais criticado até hoje. A
mensagem era bastante simples: Kipling justificava o imperialismo não pela
busca e exploração dos recursos naturais, mas sim como uma necessidade para
levar a “civilização” aos lugares mais “atrasados” do planeta.
As
línguas europeias, a religião cristã, as técnicas, a educação, a medicina e até
mesmo noções de higiene deveriam ser levadas aos “selvagens”, isto é, os
não-brancos. Este era o “fardo”, a missão difícil e pesada do homem branco
“civilizado” para os “tristes povos, metade criança, metade demônio”.
O
poema traduzia a mentalidade progressista do final do século XIX. Apresentava
uma certa generosidade em relação aos povos conquistados – “levar a paz”,
“encher a boca dos famintos”, por fim às doenças e “levar a esperança ao nada”
– o que, naquele contexto histórico soava como um eufemismo, uma idealização
distante da brutalidade do que então ocorria nas colônias europeias da África e
Ásia. As teorias do darwinismo social, da eugenia e do racismo científico
forneciam justificativas à expansão imperialista.
O
poema de Kipling passou a ser visto como um símbolo do imperialismo. Em
resposta à sua publicação, missionários evangélicos e padres foram enviados a
todos os cantos do planeta determinados a difundir o cristianismo a qualquer
custo. Escolas sob padrão europeu foram abertas para ensinar a árabes,
africanos, chineses e indianos a língua da potência imperialista. Estilos de
vida e moda europeia foram introduzidos em todo planeta.
A
partilha da África deixou um legado dramático que as nações africanas tiveram
de lidar a partir da segunda metade do século XX e que persiste ainda hoje.
Estabeleceu fronteiras que não respeitaram grupos étnicos, que misturaram povos
rivais ou separaram culturas. A monocultura, o trabalho forçado e o abandono da
produção familiar provocaram subnutrição, fome e epidemias, destruíram as
trocas internas no continente e deixaram os Estados africanos dependentes do
mercado externo.
ATIVIDADE
1)
Quais motivos despertaram o interesse das potências europeias para a África?
2)
De acordo com o texto, o que diferencia as ações de David Livinsgtone e Henry
Morton Stanley?
3)
O que foi e qual o objetivo da “Conferência de Berlim”? O povos africanos
fizeram parte da mesma?
4)
Quais as condições de trabalho do africano, sob o domínio europeu?
-
A partir da leitura do poema “o Fardo do Homem Branco”, responda:
5) Que
palavras e expressões o poeta usa para se referir aos povos colonizados pelo
“homem branco”?
6)
Em que contexto histórico esse poema foi escrito? Por que o autor denomina o
imperialismo de “o fardo do homem branco”?
7)Em
que ideias, crenças ou visão de mundo o poema se baseia?
8)
Quais as consequências, para os africanos, da partilha de seu continente?
Blog:
Ensinar História - Joelza Ester Domingues-em 2018, com alterações)
História – Profª
Marcia - 3ª série A
Espero que estejam todos bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês... Se cuidem, para que
possamos estarmos juntos em breve.
Precisamos ficar em casa. Sempre lavarmos as mãos, para q
essa fase passe logo.
Beijos no Coração.
Vamos às atividades:
1º. Devido ao processo que estamos vivendo, quero que
façam uma pesquisa referente à Gripe
Espanhola em 1918, associando ao COVID-19 e comparando como se deu suas
medidas de tratamento, quanto tempo durou, como as populações reagiram,
quantidade de mortos na época , com que o mundo está passando hoje.
Em folha de caderno, com nome e série para entregar.
2º. Fazer uma charge dentro do contexto político e o
enfrentamento do Coronavírus, sejam criativos. Usem o caderno de desenho,
caprichem!
3º. Sigam o cronograma da Secretaria da Educação, acessem
o Centro de mídias, nas aulas de história, registrar no caderno a data da aula,
o tema abordado e fazer um breve resumo da discussão no decorrer da aula.
Bom estudo a todos.
Forte abraço!!
GEOGRAFIA
Geografia – Prof.
Allyson e Prof. Alan – 3ªs séries A,
C
Capitalismo
Surgiu com a decadência do
sistema feudal na Europa a partir do séc. XVIII, e tem como objetivo a disputa
de mercado e a visão de crescimento econômico a partir do lucro e acumulo de
capitais.
Este
sistema caracteriza em linhas gerais:
- pela propriedade
privada ou particular dos meios de produção;
- pelo trabalho
assalariado;
- pelo predomínio
da livre iniciativa sobre a planificação estatal.
- A interferência
do Estado nos negócios é pequena.
- a sociedade
capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de
produção, denominada burguesia; a que possui apenas a sua força de
trabalho, denominada proletariado.
- chamado Economia
de mercado, pois a produção é destinada ao mercado.
- Elemento
central: Capital = todo o dinheiro investido na produção com o fim de
gerar lucro
- O ciclo de
reprodução do capital - produção, consumo e distribuição - desenvolve-se
em função das necessidades do mercado.
- O dinheiro é à
base de trocas, o que torna importantes os bancos e outros intermediários
financeiros.
Socialismo
A preocupação com as
injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a Antiguidade algumas
pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a
organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na Idade
Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu
um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma
menos injusta.
Entretanto, com as grandes
desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as ideias de reformar
a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como
Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels e
outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.
Essas ideias socialistas espalharam-se pela
Europa e depois por todo mundo; e não ficaram somente na teoria. é o caso da
Revolução Socialista de 1917, na Rússia, onde a população colocou em prática as
idéias socialistas.
Até 1917 a Rússia era um país
feudal e capitalista. O povo não participava da vida política e vivia em
condições miseráveis. Esta situação fez com que a população, apoiada nas ideias
socialistas, principalmente nas de Marx, derrubasse o governo do czar Nicolau
II e organizasse uma nova sociedade oposta à capitalista – a socialista. A
Rússia foi o primeiro país a se tornar socialista e, posteriormente, passou a
se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
As características do sistema socialista
- não existe
propriedade privada ou particular dos meios de produção;
- a economia é
controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa
da riqueza entre todas as pessoas da sociedade;
- o trabalho é
pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.
Após a Segunda Guerra
Mundial (1939-1945), outros países se tornaram socialistas, como, por exemplo.
A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a Coréia do Norte e Cuba.
Entretanto, este novo sistema colocado em prática nesses países, principalmente
na União Soviética, apresenta vários problemas:
- falta de
participação do povo nas decisões governamentais;
- falta de
liberdade de pensamento e expressão;
- formação de um
grupo político altamente privilegiado.
Viva
o capitalismo! Nós somos o mundo livre! Defendemos a liberdade individual e a
democracia. Na nossa sociedade as pessoas não são presas por discordar do
governo nem o Estado é dono de todas as empresas. As pessoas têm chances
iguais de alcançar o sucesso e a fortuna. A competição econômica estimula o
progresso, e os que se esforçam são premiados com a riqueza. Rejeitamos a
sociedade social porque ela é impossível. A igualdade social acaba com a
liberdade e emperra o desenvolvimento da economia. O socialismo não funciona,
é contrário à natureza humana competitiva.
|
Viva
o socialismo! O que vocês chamam de democracia é na verdade a liberdade da
burguesia atirar o povo na miséria. As eleições e os meios de comunicação são
dominados pelas grandes empresas. Nem nos países mais ricos a pobreza foi
eliminada. O proletário trabalha desde criança e passa fome, enquanto a
burguesia vive no luxo e no desperdício. Vocês são imperialistas e exploram
os países mais pobres. Mas o capitalismo não evita as crises. O socialismo
acabou com a pobreza e a desigualdade social. A união dos trabalhadores do
mundo inteiro vai destruir o capitalismo e construir o socialismo.
|
Atividades
Qual dos dois regimes em sua
opinião representa melhor as necessidades do povo? Justifique sua resposta.
2.
Preencha os espaços respectivos de acordo como o regime existente (capitalismo
/ socialismo)
a) Visa o
lucro:_____________
b) A sociedade é
igualitária_______________
c) O governo controla a
economia:______________________
d) Prega a livre
iniciativa: _________________
e) Divide-se em duas
classes sociais: a burguesia e proletário:______________
f) A Rússia foi o
primeiro país a implantar esse regime:______________
g) O Brasil adota esse
regime:______________
h) Existe a propriedade
privada:______________
i) O governo se ausenta
da economia:______________
j) Surgiu com o fim do
feudalismo:______________
k) Os EUA é o principal
líder desse regime:______________
l) Não existe
propriedade privada:______________
m) O dinheiro é à base
de trocas no mercado:______________
n) A democracia é
restrita:______________
o) Friedrich Engels e
Karl Marx idealizaram esse modelo econômico:____________
p) Existe muita
desigualdade social:______________
q) Falta liberdade de pensamento
e expressão:______________
3.
Preencha o quadro comparativo abaixo:
CAPITALISMO
|
SOCIALISMO
|
|
Surgimento
|
||
Objetivos
|
||
Propriedade
|
||
Economia
|
||
Classes sociais
|
A nova ordem mundial
A
nova ordem mundial é definida como multipolar, isto é, existem vários centros
de poder. Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande
poderio econômico e tecnológico: os EUA, o Japão e a União Européia, com
destaque para a Alemanha.
No
final da década de 80, o mundo não era mais bipolar. Isto é, não havia mais a
marca da disputa entre as duas superpotências: EUA, representando o capitalismo
e a URSS, representando o socialismo. Mas foram a queda do Muro de Berlin e a
reunificação da Alemanha, em 1990, os verdadeiros marcos dessa passagem.
Hoje,
no mundo multipolar do pós-Guerra Fria, o poder é medido pela capacidade
econômica - disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da
mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade numa idéia de
valor capitalista.
Outro
importante aspecto da nova ordem é o aprofundamento da tendência de
globalização em suas varias facetas. Essa tendência acontece tanto em âmbito
regional, quanto mundial, com o fortalecimento de blocos econômicos
supranacionais.
A
globalização nada mais é do que uma ferramenta nova da expansão capitalista.
Pode-se afirmar que a globalização está para o atual período
científico-tecnológico, assim como o colonialismo esteve para a sua etapa
comercial, ou o imperialismo para o final da fase industrial.
A
globalização trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e,
portanto, os lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos. Agora a
invasão não é mais armada, feita com tropas é muito mais sutil e eficaz.
Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações,
pessoas. As novas armas são a agilidade e a eficiência das comunicações, da
informática, dos airbus.
A
invasão de agora é, muitas vezes, instantânea, online, via redes mundiais de
computadores, que interliga as bolsas de valores ou de capitais especuladores
de curto prazo, com grande velocidade, em busca de marcados mais interessantes.
É
fato que a nova ordem acabou com o perigo de uma III Guerra Mundial. Mas os
problemas e as contradições, tanto do capitalismo, quanto do socialismo, que
eram deixados em segundo plano, passaram a
aflorar, chamando a atenção de todo.
Desigualdades
sociais e regionais, sentimentos xenófobos, desemprego, agressão ao meio
ambiente, conflitos religiosos e étnicos.
Assim,
o que se percebe é que, com o fim da Guerra Fria, muitas tensões e conflitos,
que estavam latentes, vieram à tona.
É
importante ficar claro que a nova ordem mundial é a constituição de um novo
arranjo geopolítico e econômico no plano internacional, e não um novo mundo no
qual impere a ordem, a estabilidade, o respeito às minorias. A nova ordem
mundial, não significa um mundo de paz, mas está muito longe disto.
Exercícios
1. partir do texto
acima ache as palavras e complete no diagrama
A. A nova ordem mundial
é definida como __________________, isto é, existem vários centros de poder.
Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande poderio
econômico e tecnológico: os __________, o _________ e a _____________, com
destaque para a _______________.
B. No final da década de
80, o mundo não era mais ___________. Isto é, não havia mais a marca da disputa
entre as duas superpotências: EUA, representando o capitalismo e a URSS,
representando o socialismo. Mas foram a queda do __________________ e a
reunificação da Alemanha, em 1990, os verdadeiros marcos dessa passagem.
C. Hoje, no mundo
multipolar do pós ____________, o poder é medido por pela capacidade ________________
- disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra,
nível de ________________ e índices de competitividade numa ideia de
__________capitalista.
D. Outro importante
aspecto da nova ordem é o aprofundamento da tendência de globalização em suas
varias facetas. Essa tendência acontece tanto em âmbito regional, quanto
mundial, com o fortalecimento de __________________ supranacionais.
E. A _____________ nada
mais é do que uma ferramenta nova da expansão capitalista. Pode-se afirmar que
a globalização está para o atual período científico-tecnológico, assim como o
colonialismo esteve para a sua etapa comercial, ou o imperialismo para o final
da fase ____________.
F A
globalização trata-se de uma expansão que visa aumentar os ______________ e,
portanto, os lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos. Agora a
invasão não é mais armada, feita com tropas é muito mais sutil e eficaz.
Trata-se de uma invasão de ________________, capitais, serviços, informações,
pessoas
Geografia – Prof.
Marcos – 3ªs séries B, D
LEIA
O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES:
OMS
afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
Diretor-geral disse que o
vírus já chegou a quase todos os países do mundo. Organização e Fifa lançaram
uma campanha de combate à Covid-19.
OMS
afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
A
Organização Mundial da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de
Covid-19 está acelerando.
O
diretor-geral disse que o novo coronavírus já chegou a quase todos os países do
mundo: "É de partir o coração".
Desde o
primeiro caso relatado até os 100 mil casos, se passaram 67 dias. Para outros
100 mil, mais 11 dias; e para outros 100 mil casos, apenas quatro dias. Mas
Tedros Adhanom afirmou que não devemos nos prender às estatísticas: “Não somos
espectadores impotentes. Podemos mudar a trajetória dessa pandemia”.
E, para
isso, ele ganhou a ajuda de um grande time. A OMS e Fifa lançaram uma campanha
de combate à doença. "Por favor, lave as mãos com frequência, usando sabão
ou gel desinfetante", alerta Alisson, goleiro da Seleção brasileira.
O
diretor-geral da OMS ressaltou que não há tratamento comprovadamente eficaz
contra a Covid-19 e alertou que o uso de medicamentos não testados pode causar
mais mal do que bem e provocar uma escassez de produtos essenciais para tratar
outras doenças.
O
secretário-geral das Nações Unidas pediu um cessar-fogo global para que o mundo
possa se concentrar no que chamou de "verdadeira luta das nossas
vidas". Antonio Guterres disse que a ONU precisa de 2 bilhões de euros
para ajudar os países mais pobres.
1. Utilizando
o mapa mundi, destacar que esse vírus superou as escalas local, regionais ,
para uma escala global? Por que?
2. Destaque
os lugares onde essa pandemia se espalhou e inde ela esta mais acentuando
regionalmente.
3. Como
essa pandemia afeta a economia mundial?
4. Quais
os setores econômicos que mais sofrem com a falta de produtividade, primário,
secundário ou terciário?
5. Quais
os setores sociais que mais estão sendo afetados, e quais são as populações?
6. Podemos
afirmar que o vírus, equilibrou a economia mundial? Por quê?
FÍSICA
Física – Prof.
Rogério - 3ª série A
Pesquise como é gerada e
transmitida a energia elétrica que chega até sua casa. E também responda à
seguinte questão:
É
correto dizer que as usinas hidroelétricas são “limpas” porque usam fonte
renovável e não tem impacto sobre o meio ambiente e o clima? Justifique.
O tamanho do trabalho,
figuras, fotos, é a critério de vocês.
Física – Prof. Francisco – 3ª série B, C
Atividades online.
1ª
Atividade – Três vídeos para assistir.
Responder
três questões com base no conteúdo dos vídeos.
2ª
Atividade - Seis questões com base nas Pesquisas sobre:
1ª e 2ª
Lei de Ohm, Resistores ôhmicos e não ôhmicos, Código de cores dos resistores,
Resistividade elétrica de diversos materiais, Associação de resistores (em
série, em paralelo, mista).
Física - Prof. Marcelo - 3ª série D
Realizar uma pesquisa sobre os assuntos abaixo:
- Campos e Forças Eletromagnéticas
- Motores e Geradores
- Produção e consumo elétricos
Desenvolver uma pesquisa :
Capa com nome numero e serie
Índice
Páginas numeradas
Conclusão
Bibliografia
Obs. exemplos através de figuras
E-Mail: vallilo@professor.educacao.sp.gov.br
Física - Prof. Marcelo - 3ª série D
Realizar uma pesquisa sobre os assuntos abaixo:
- Campos e Forças Eletromagnéticas
- Motores e Geradores
- Produção e consumo elétricos
Desenvolver uma pesquisa :
Capa com nome numero e serie
Índice
Páginas numeradas
Conclusão
Bibliografia
Obs. exemplos através de figuras
E-Mail: vallilo@professor.educacao.sp.gov.br
MATEMÁTICA
Matemática – Prof
Eduardo – 3ª séries B / C
01. Determine o número de anagramas da palavra SAULO que
começam por vogal.
02. De quantas maneiras distintas podemos organizar as
modelos Ana, Carla, Maria, Paula e Silvia para a produção de um álbum de
fotografias promocionais
03. De quantos modos diferentes podemos formar uma fila
com 15 pessoas?
04. Quantos anagramas podemos formar com as letras da
palavra MAGNÉTICO?
05. (Unitau) O número de anagramas da palavra BIOCIÊNCIAS
que terminam com as letras AS, nesta ordem é:
a) 9!
b) 11!
c) 9!/(3! 2!)
d) 11!/2!
e) 11!/3!
06. Em relação aos anagramas da palavra PERNAMBUCO,
pergunta-se:
a) Quantos começam por P?
b) Quantos começam por P e terminam por O?
c) Quantos têm as letras R, N, A juntas e nessa ordem?
d) Quantos têm as letras B, U, C, O juntas?
07. De quantos
maneiras diferentes 3 pessoas podem se dispor em fila indiana: Uma fila nada
mais é do que uma sequência de pessoas, ou seja, mudando as posições de duas
pessoas na fila ela se altera?
08. Calcule de quantas maneiras podem ser dispostas 4
damas e 4 cavalheiros, numa fila, de forma que não fiquem juntos dois
cavalheiros e duas damas.
09. (UFSCAR) Calcule o número de anagramas da palavra
CLARA em que as letras AR parecem juntas nesta ordem.
a) 9!
b) 8!
c) 2.7!
d) 9! -7!
e) 4!
10. Deseja-se pintar uma bandeira, com 7 faixas
verticais, dispondo de 3 cores, sem que se tenha duas faixas consecutivas da
mesma cor. De quantas isso e possível ?
11) Quantos números de 66 algarismos diferentes maiores
do que o número 771.000771.000 podemos formar com os algarismos
1,2,3,4,71,2,3,4,7 e 88 ?
12) De quantas maneiras podemos colocar 10 crianças em
uma fila, sendo que 6 são meninos e 4 são meninas, sendo que essa fila terá os
meninos e as meninas agrupados?
13) De quantas formas seis pessoas podem sentar na
fileira de um teatro que possui seis lugares, sabendo que Mário e Tamires devem
ficar sempre juntos?
14) Dispondo das letras A, P e T e dos algarismos
1,2,51,2,5 e 99, quantas placas de automóveis formadas por 33 letras distintas
seguidas de 44 algarismos distintos podemos formar?
15) De quantos modos podemos comprar 44 picolés, podendo
escolher entre os sabores: maracujá, morango e limão.
Matemática - Profª
Simone – 3ª série D
Medidas
de Tendência Central
Atividades
envolvendo média, moda, mediana.
·
A teoria explicativa foi o último conteúdo
registrado em sala de aula. Com ela é possível resolver os exercícios.
·
Todavia se procurar vídeos no YouTube, você
vai achar várias aulas explicativas.
1. Um
time de futebol realizou algumas partidas e os resultados foram 3 a 1, 4 a 2, 1
a 1, 0 a 0, 3 a 2, 2 a 1 e 1 a 0. Sabendo que o time não perdeu nenhuma
partida, calcule a média aritmética dos gols:
a) marcados;
b) sofridos.
a) marcados;
b) sofridos.
2. Se
um aluno já fez dois trabalhos e obteve notas 8,5 e 5,0, qual deve ser a nota
do terceiro trabalho para que a média aritmética dos três seja 7,0?
3. Qual
é a média de idade de um grupo em que há 6 pessoas de 14 anos, 9 de 20 anos e 5
de 16 anos?
4. Calcule
a média aritmética ponderada de um aluno que obteve no bimestre 8,0 na prova
(peso 2), 7,0 na pesquisa (peso 3), 9,0 no debate (peso 1) e 5,0 no trabalho de
equipe (peso 2).
5. Durante
os sete primeiros jogos de um campeonato, um time marcou, respectivamente, 3,
2, 1, 1, 4, 3 e 2 gols. Determine a média de gols por partida (MA) e a mediana
(Me).
6. De
segunda-feira a sábado, os gastos com alimentação de uma pessoa foram 15, 13,
12, 10, 14 e 14 reais. Determinem a média diária de gastos (MA) e a mediana
(Me).
7. Considerem
os números 126, 130, 126 e 102 e calculem:
a) a média aritmética (MA);
b) a média aritmética ponderada (MP), com peso 2, 3, 1 e 2, respectivamente;
c) a mediana (Me);
d) a moda (Mo).
a) a média aritmética (MA);
b) a média aritmética ponderada (MP), com peso 2, 3, 1 e 2, respectivamente;
c) a mediana (Me);
d) a moda (Mo).
8. Determinem
a MA, a Mo e a Me a partir da tabela de frequência:
“Idade” (em anos) em um grupo de 10 pessoas:
“Idade” (em anos) em um grupo de 10 pessoas:
Idade (em anos)
|
13
|
14
|
15
|
16
|
FA
|
3
|
2
|
4
|
1
|
9. Calcule
a média aritmética do conjunto de dados:
a) {1,22 ; 4,302 ; 9,012 ; 100,91}
b) {5, 8, 4, 6}
c) {1,3 ; 9,1 ; 2,7 ; 8,0 ; 30,2}
a) {1,22 ; 4,302 ; 9,012 ; 100,91}
b) {5, 8, 4, 6}
c) {1,3 ; 9,1 ; 2,7 ; 8,0 ; 30,2}
10. Os
dados da tabela abaixo são referentes as idades dos alunos de uma determinada
disciplina:
Idade
|
Frequência
|
16
|
5
|
15
|
16
|
14
|
10
|
18
|
9
|
17
|
10
|
Calcule a média das idades, a mediana das
idades e a idade modal dos alunos da disciplina.
Matemática – Prof.
Francisco – 3ª série A
Atividades online.
1ª Atividade - Três vídeos
para assistir.
Responder três questões
com base no conteúdo dos vídeos.
2ª Atividade - Três
questões com base nas Pesquisas sobre Cônicas: Definição, Elementos principais,
Equações reduzidas, Aplicações de diferentes cônicas (Elipse, Hipérbole,
Parábola).
SOCIOLOGIA
Sociologia – Profª
Márcia – 3ªs séries D
Queridos alunos, sabendo desse processo de isolamento
social devido ao vírus COVID-19,
Não retornaremos às nossas aulas presenciais. Porém não
podemos parar totalmente nossas vidas, precisamos continuar a ler, pesquisar,
estudar, aprender.
Estou com saudades de vocês e espero que estejam bem,
junto à família.
Essa semana reiniciamos o bimestre e teremos uma rotina
de estudos até o retorno às aulas presenciais acontecerem, peço que vocês se
organizem da seguinte forma:
-Baixar o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo (CMSP)
no seu celular, sendo esse o principal canal para você assistir às vídeos
aulas.
-Entrar no Facebook e curtir a página do CMSP, poderão
também assistirem às aulas pelo Facebook.
-Através do canal da TV Educação, 2.3, na TV Cultura.
-Acompanhe as publicações da Escola pelo blog que será
criado, pelo Facebook
-No YOUTUBE vocês também podem assistir à vídeos aulas e
entrevistas.
Vamos às atividades:
1º. Ao acompanhar as aulas de sociologia, no canal ou no
aplicativo, registrem no caderno o tema da aula, a data da aula e façam um
breve resumo do assunto no caderno.
2ª. Dentro do conteúdo referente à Cidadania reprimida,
quero que assistam ao filme “Zuzu Angel” , encontram no YOUTUBE. Esse filme
retrata a história de um jovem militante político, desaparecido na época da
Regime Militar e o empenho de sua mãe por justiça, observem os direitos que
foram infringidos nessa época.
Terminando o filme, farão uma resenha crítica, citando
cenas onde os Direitos Humanos e civis foram violados. Deve ser feita em folha
de caderno, para entregar. Não esqueçam do nome e série.
3ª. No livro didático de Sociologia, Tempos Modernos, Das
páginas 300 até 304,Com o título Participação política, direitos e democracia,
contendo fatos sobre a vida escrita de um país, a questão do AI-5, bastante
falada nos últimos tempos, de volta à democracia e anistia.
Após leitura e interpretação dos textos elaborar um
registro dos fatos em seu caderno contendo sua conclusão sobre os assuntos
tratados e em folha separada para
entregar, responder as questões
do livro didático, páginas 314, 315 e 316.
Obs. Copiar os enunciados e alternativas, selecionar a
correta.
4ª. Fazer uma charge política, tratando da questão do
posicionamento do nosso presidente da República, em relação ao isolamento
social e o vírus COVID-19.
Bom estudo a todos, conto a colaboração e comprometimento
nas atividades solicitadas.
Forte Abraço. Profa. Márcia Martelli.
Sociologia – Prof.
Flávio – 3ª série A
Fazer um trabalho dissertativo sobre Direitos Humanos, bem como o
período histórico, e os países que mais respeitam ou promovem estes direitos.
Trabalho
com escrita manual, com cerca de 20 linhas
Sociologia
– Prof. André – 3ªs séries B, C
“Sociedade isolada”
O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o
restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há
uma força
maior, seja imposta pelo governo, seja por uma
situação de guerra ou pandemia, ou até
mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por
questões de saúde mental (em consequência de depressão, por
exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social
voluntário.
Causas do isolamento social
O isolamento social pode ser causado por
motivos interiores ou exteriores ao indivíduo. Listamos a seguir as causas dos
dois tipos de isolamento e suas variantes.
→ Causas do isolamento involuntário
●
Epidemias e pandemias
Quando há
uma situação
emergencial de epidemia em um país ou uma pandemia (quando
a epidemia é generalizada e perpassa as fronteiras de um país, espalhando-se
por outros continentes), há a imposição de um isolamento social por parte dos
governos e dos líderes das nações. No caso da pandemia de coronavírus de 2020, por exemplo, os governos estão impondo quarentenas e
distanciamento social, que opera por meio do fechamento de comércio, do
transporte público e de escolas, por exemplo.
Nos casos
mais severos, há a imposição de uma tática chamada lockdown horizontal, que é o isolamento
total da população em suas casas com o fechamento quase total do comércio e dos
serviços.
●
Guerras
Quando uma
guerra estoura em um local, como aconteceu em 2015, na Síria, há a
imposição de um toque de recolher para que a
população se feche em casa e não sofra as consequências diretas da guerra. Esse
tipo de confinamento nem sempre é efetivo, visto que, em situações de guerra,
existem bombardeios que destroem casas de civis.
●
Violência
Quando os
índices de violência crescem repentinamente em uma região, há a imposição de um
isolamento social via toque de recolher para que a população não fique exposta
diretamente a casos de assalto, por exemplo. Assim, o toque de recolher pode
ser imposto pelas autoridades ou mesmo pelas próprias pessoas, que se isolam
por causa dos conflitos sociais.
→ Isolamento voluntário
●
Depressão e outras doenças psiquiátricas: quando as pessoas são acometidas por doenças como a depressão,
transtorno bipolar, síndrome de boderline e outras comorbidades psiquiátricas,
elas podem cair em situação de isolamento social. Nesse caso, o isolamento não
é uma opção escolhida pela pessoa, visto que a doença não é uma escolha, mas
dizemos que o isolamento é voluntário por não partir de uma situação exterior à
própria pessoa.
●
Vontade: algumas pessoas simplesmente escolhem viver
fora do convívio social por livre e espontânea vontade, sem nenhuma força maior
que as obrigue ao isolamento.
●
Motivos religiosos: existem grupos
religiosos, como os amishes,
que optam pelo isolamento social do grupo para manter o que chamam de pureza
religiosa da comunidade. Os amishes são cristãos ultraconservadores que não
aceitam qualquer intervenção do mundo moderno, como a tecnologia, no seu
cotidiano.
Consequências do isolamento
O isolamento
social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou
outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em
casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o
transtorno de ansiedade, podem levar ao suicídio.
O isolamento
social pode desencadear ou agravar doenças psiquiátricas.
O isolamento social forçado também pode acarretar doenças psicológicas nos indivíduos.
Quando a pessoa é forçada a ficar em casa, ela pode desenvolver um quadro de
ansiedade generalizada, que pode evoluir para a depressão. As consequências
desse isolamento, se não forem cuidadas, podem ser catastróficas.
Além das
consequências isoladas e individuais, o isolamento social, quando imposto por
motivo de força maior, pode também acarretar crise financeira. Quando a população para de circular nas ruas e consumir, o comércio
e a prestação de serviços também param de funcionar. Isso provoca a queda extrema nas
vendas e a falta de arrecadação. O
Brasil, que ainda depende fortemente do comércio e da prestação de serviços, é
um dos países que podem ser drasticamente afetados por um isolamento social
grupal que provoque a queda no consumo.
PORFíRIO, Francisco. "Isolamento Social"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm. Acesso em 22
de abril de 2020.
Atividade:
Faça
uma dissertação de aproximadamente de 30 e 40 linhas sobre a importância da
participação politica através do movimentos sociais contemporâneos como o
movimento operário e sindical, os movimentos populares urbanos e os novos
movimento sociais: negro, feministas, ambientalista, GLBT no auxilio e
colaboração nas politicas de isolamento social e na quarentena imposta em nosso
Estado, seguindo a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) como
politica de enfrentamento da pandemia do Covid-19.
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