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domingo, 3 de maio de 2020


E.E. Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis, por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se organizem para manter uma rotina de estudos.
 Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse tempo é precioso!!!
Os trabalhos disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as datas!

Fiquem atentos!
Fiquem bem!!




ARTE

Arte – Profª Debora – 2ªs séries B, C, D, E, F, G

O encontro entre Arte e público: locais de exposições de arte

Pesquisa: Pesquise a história de Bienal de Arte no Brasil. Como ela surgiu? Quem foram os idealizadores? Onde e quando acontece? Como acontece a escolha das obras de arte que farão parte da exposição da Bienal?



Arte - Prof. Antonio Edgar - 2ª série A

Caro aluno, este roteiro de estudo foi idealizado para que você percorra um caminho de atividades e continue a construir seu conhecimento. Espero poder contribuir positivamente com sua aprendizagem nesse momento de distanciamento social.
A cada atividade, registre suas impressões e respostas em seu caderno para sua avaliação futura.

Tema: O encontro entre arte e público
Conteúdo: Espaços expositivos, modos de expor, salões de Arte, bienais, feiras de Arte;
Habilidade: Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada; Identificar espaços e formas de integração entre arte e público.

 ESTUDO
A interação entre Arte e público é um encontro que altera os limites do objeto de arte e do observador, do que causa estranhamento e do que aguça os sentidos. E quem faz a mediação cultural, ou seja, coloca o observador junto ao objeto artístico  neste roteiro de estudo será seu professor. Há diferentes espaços que abrigam práticas artísticas, acolhem observadores de Arte. Diferentes Profissionais trabalham para ativar a produção artística, viabilizando um encontro entre Arte e público, de forma sensível e significativa, como experiência estética. O foco nesta mediação cultural é: Espaços expositivos, modos de expor, salões de Arte, bienais, feiras de Arte;
Muitas instituições culturais nacionais e internacionais tem tornado seus acervos disponíveis na internet.
Questões para refletir e responder...

a)  A interação com o público pode acontecer em todas as linguagens da arte?
b) Os espaços alternativos (aqueles espaços que diferem dos tradicionais) são facilitadores na aproximação com o objeto da arte. Comente essa afirmação.

Indico a seguir um site e um vídeo para apreciação.
Museu Casa de Portinari    www.museucasadeportinari.org.br
“ Mundo Museu Instituto Inhotim”, observe como é a interação do público com a arte...

 Atividade:
Escreva um comentário sobre o que viu, o que refletiu, o que achou mais interessante, demais observações do seu interesse, enfim o que você aprendeu neste roteiro de estudo.


Nos veremos em breve!






MATEMÁTICA



Matemática  - Profª Marcela / Prof. Francisco – 2ªs séries B, C, D, E, F, G

Obs; Apresentar a resolução dos cálculos.
Lista 1:
1) Exprima em graus:

2) Exprima em radianos:
a) 30°
b) 60°
c) 90°
d) 180°
e) 330°
f) 120°
g) 150°
h) 240°
i) 225°
j) 315°

3) Transforme em minutos:
a) 30°30’
b) 45°45’
c) 45°15’
d) 5°30’30’’
e) 50°50’
f) 400°45’
g) 360°20’
h) 202°10’
i) 150°05'

4) Dentre os desenhos abaixo, aquele que representa o ângulo que tem medida mais próxima de 1 radiano é: 





Links das aulas no youtube:
https://youtu.be/7Iiyif3xXVE                     https://youtu.be/iVZnc2mqfds                  https://youtu.be/e6EjbcC8gFg



Matemática – Prof. Vitor – 2ª série A

Questionário – Trigonometria
1.            Considere o triangulo abaixo:



a)    Determine o valor de x. 

b)   Considerando, agora, que o ângulo DÊF possua abertura de 60°, qual será o valor de x?

2.            Determine a medida AC no triangulo abaixo.



3.            Observe a figura abaixo e calcule a medida do segmento GB e GM.



4.            Calcule o valor de y




Pesquisa bibliográfica:
O que são as Leis do Seno, Cosseno e Tangente? Quais são suas aplicações?







QUÍMICA


Química – Profª Viviane – 2ª série A
LISTA l
1.    (Unirio) “Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.” (Jornal do Brasil, outubro 1996).
Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será: __

 O elemento cujo átomo tem o maior número de elétrons em sua camada mais externa é aquele cujo número atômico é igual a:
          a) 2            
          b) 4            
          c) 7              
          d) 11              
          e) 12
      
3.    (IFSP/2013) - O número de elétrons da camada de valência do átomo de cálcio (Z = 20), no estado fundamental, é?

4.    (AMAN-SP) - O elemento hipotético com nº atômico (Z = 116) apresenta na camada mais externa (camada de valência) um número de elétrons igual a?

5.    (Mack-2003) - Uma distribuição eletrônica possível para um elemento X, que pertence à mesma família do elemento bromo, cujo número atômico é igual a 35, é?

6.    (Unificado-RJ) - As torcidas vêm colorindo cada vez mais os estádios de futebol com fogos de artifício. Sabemos que as cores desses fogos devem-se à presença de certos elementos químicos. Um dos mais usados para obter a cor  vermelha  é o estrôncio (Z = 38), que, na forma do íon Sr+2, apresenta qual configuração eletrônica.

7.    (FM Petrópolis RJ/2013) - O chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos. A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas. Sendo o número atômico (Z) do chumbo igual a 82, o íon plumboso (Pb2+) possui os elétrons mais energéticos no subnível :
a) 6p2                
b) 6s2               
c) 6p4               
d) 5d10              
e) 4f14

8.    (Unifor-CE) - O átomo de um elemento químico tem 14 elétrons no terceiro nível energético (n = 3). O número atômico desse elemento é?

9.    (Ufrs) - O íon monoatômico A2- apresenta a configuração eletrônica 3s2 3p6 para o último nível. O número atômico do elemento A é?

1.  O cloreto de sódio (NaCl) representa papel importante na fisiologia da pessoa, pois atua como gerador clorídrico no estômago. Com relação ao elemento químico cloro (z=17), qual o número de elétrons no subnível ''p''?






Química – Profº Wilson – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
Vídeo para 2º ENSINO MÉDIO

Rios Urbanos - problemas e soluções

Fazer um relatório sobre o assunto tratado no vídeo acima, com foco no aumento das concentrações de poluentes das águas. Mínimo de 15 linhas.
Conteúdo: Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos
Habilidades: Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável




LÍNGUA PORTUGUESA



LÍNGUA PORTUGUESA – Profª Celiane – 2ªs séries B, C, D

1.    Ler o texto “Amor nos textos da Internet”, de Jairo Bouer. Acessar em https://www.campograndenews.com.br/artigos/amor-nos-tempos-da-internet

2.    Responda as questões:
a)    A matéria se inicia com uma pergunta. Você considera que o autor respondeu a ela satisfatoriamente ao longo do texto?
b)    Do ponto de vista de Jairo Bouer, o autor dos tempos da internet, em sua essência, é diferente de outros tipos de amor? Justifique sua resposta.
c)    Para você, o que é o amor?
d)    O amor já aconteceu para você? Explique e dê exemplo.
e)    Pesquise histórias de amor na Mitologia Grega, na Cultura Africana ou Indígena. Escolha uma destas histórias e relate os acontecimentos e o que você achou.

GOOGLE SALA DE AULA:
1 . Produção escrita:
Alunos e alunas, quero que produza um texto (máximo 15 linhas) escrito em primeira pessoa contando um pouco como você está se sentindo, o que está pensando, o que está fazendo, o que parou (a escola, o trabalho) e o que continuou a fazer. Eu texto autobiográfico sobre esse período.

Pesquisa sobre o Romantismo – Roteiro
Todo trabalho deve ter capa com nome da escola- título Romantismo – nome do aluno, número e série, Ao final, bibliografia.
1.    O que foi o Romantismo.

2.    Características das 3 fases românticas


3.    Contexto Histórico do Brasil em cada fase do Romantismo

4.    Principais autores de cada fase romântica


5.    Um poema da escolha do aluno para cada fase romântica.
Trabalho dado no GOOGLE SALA DE AULA
1 . Produção Escrita
Alunos e alunas, quero que produza um texto (máximo 15 linhas) escrito em primeira pessoa contando um pouco como você está se sentindo, o que está pensando, o que está fazendo, o que parou (a escola, o trabalho) e o que continuou a fazer. Eu texto autobiográfico sobre esse período.
2 Leitura complementar que postei no GOOGLE SALA DE AULA


Língua Portuguesa – Profª Sandra – 2ª série A

1-Entregar o caderno APRENDER SEMPRE preenchido

2- Responder às questões dos textos do livro didático que serão enviados pelo grupo de whatsapp

Páginas

A) 40 e 41
B) 42 a 51

3-Entregar a Avaliação AAP respondida



Língua Portuguesa – Profª Dulce – 2ªs séries E, F, G
Pesquisar:
1- Gêneros Textuais.

2- Tipos de Discursos.

3- Estrutura Dissertativa.

4- Texto Persuasivo.

5- Literatura: Romantismo - Principais autores e obras

Atividades:
1- Texto ilustrativo do período literário acima citado.
2- Propaganda persuasiva, tema livre.





BIOLOGIA

Biologia – Prof. Silvio – 2ªs séries A, B, C, D, E, F, G
Baseado em sua vivência na realidade dessa pandemia que estamos vivendo, faça um texto de no mínimo 15 linhas, citando:

As mudanças ocorreram em você quanto ao seu lado emocional, sentimental e comportamental.

Cite também termos científicos que você aprendeu e seus respectivos significados.


AS ESTRUTURAS CELULARES
   Como vimos em nossas últimas aulas, as células são formadas, em sua grande maioria, por três partes principais: a membrana celular (ou plasmática), o citoplasma e o núcleo.

MEMBRANA CELULAR
  A membrana celular ou membrana plasmática é uma finíssima película envolvente presente em todos os tipos de células, sendo visível apenas com o auxílio dos poderosos microscópios eletrônicos.
  A membrana celular:
·         Limita a célula, estabelecendo um meio intracelular ( que fica dentro da célula) e um meio extracelular (que fica fora da célula)
·         Dá proteção a célula
·         Possui permeabilidade seletiva, isto é, tem a capacidade de “escolher” o que deve entrar ou sair da célula (este assunto será abordado em detalhes quando retornarmos para as aulas na escola).




  
A membrana celular é formada por duas camadas de lipídios, substâncias da família dos óleos e gorduras, onde ficam dispostos blocos de proteínas móveis, como icebergs (veja modelo acima).

CITOPLASMA
  O citoplasma é a região que, nas células eucariontes, fica compreendida entre o núcleo e a membrana plasmática.
   O citoplasma é preenchido por uma solução coloidal (gelatinosa) composta por água e proteínas chamada de hialoplasma. No hialoplasma ficam mergulhados diversos tipos de orgânulos ou organelas (minúsculos órgãos) responsáveis por desempenhar as diversas funções vitais para a célula.

ORGÂNULOS CITOPLASMÁTICOS E SUAS FUNÇÕES

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
   
O Retículo Endoplasmático (R.E.) consta de uma rede de minúsculos túbulos (finíssimos tubos) ou canalículos (finíssimos canais) interligados, espalhados por todo o citoplasma podendo apresentar-se liso (ou agranular) ou rugoso (ou granular). Está presente em todas as células eucariontes.



     

 São funções do retículo endoplasmático:
·         Transporte de substância no interior da célula
·         Sintetizar substâncias úteis para a célula
·         Destruir substâncias tóxicas à célula
·         Sintetizar (produzir) proteínas, quando rugoso

RIBOSSOMOS
São minúsculos orgânulos citoplasmáticos presentes em todos os tipos de células.




Função:
Sintetizar proteínas (ou enzimas) para a célula

COMPLEXO DE GOLGI

  O Complexo de Golgi, modernamente chamado de Aparelho de Golgi consta de um conjunto de bolsas sáculos (minúsculos sacos) achatados, limitados por membranas.


FUNÇÃO
Armazenar temporariamente secreções – substâncias úteis para as células ou para o organismo ao qual ela pertence para mais tarde eliminá-las no interior de vesículas que podem ou não permanecerem no interior da célula.
O Complexo de Golgi está presente em todas as células eucariontes.

LISOSSOMOS
  Lisossomos são vesículas (bolsas) presentes em células animais que contém em seu interior vários tipos de enzimas digestivas. Os lisossomos são produzidos pela atividade do Complexo de Golgi.


FUNÇÃO
Realizar a digestão de substâncias no interior da célula



MITOCÔNDRIAS
  As mitocôndrias são orgânulos citoplasmáticos presentes em número variável no citoplasma de células eucariontes.
  As mitocôndrias são orgânulos bastante autossuficientes pois possuem DNA próprio.




FUNÇÃO
   As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular: “queima” da glicose produzindo energia para a célula.

CLOROPLASTOS

Cloroplastos são orgânulos citoplasmáticos onde se concentra clorofila, presentes nas células vegetais ou algas.


Os cloroplastos possuem DNA próprio
FUNÇÃO
Realizar a fotossíntese.  

CENTRÍOLOS
Centríolos são orgânulos de aspecto cilíndrico, formados por microtúbulos (minúsculos tubos) de proteínas, presentes aos pares formando um ângulo de 90° entre si, situados próximo ao núcleo de células animais.





 Os centríolos possuem DNA próprio
FUNÇÕES
·         Orientar a distribuição dos cromossomos, durante a divisão celular
·         Originar cílios e flagelos

CÍLIOS E FLAGELOS
Os cílios ou os flagelos são estruturas com aspecto de filamentos, produzidos a partir dos centríolos, presente em determinados tipos celulares.







Ø  Os flagelos são longos e pouco numerosos
Ø  Os cílios são curtos e numerosos


FUNÇÕES
·         Realizar s locomoção de determinados microrganismos
·         Deslocar fluídos em organismos pluricelulares

NÚCLEO CELULAR
            O núcleo celular é uma estrutura de aspecto globoso (arredondado) presente nas células eucariontes.


    O núcleo é visível quando a célula está em interfase, isto é, quando ela não está se dividindo,
     São estruturas nucleares:
CARIOTECA
  A carioteca, também chamada de membrana nuclear, é uma finíssima película que envolve o material nuclear.

NUCLÉOLO
O nucléolo é uma estrutura de aspecto globoso, constituído por RNA , mesma substância que forma os ribossomos.
Quando a célula está se dividindo (se reproduzindo) o nucléolo se desintegra e seu material vais servir como matéria-prima para a montagem de novos ribossomos nas célula-filhas.



CROMATINA
A cromatina corresponde ao material genético da célula, sendo formada por um conjunto de filamentos constituídos por DNA envolvido por proteínas.
Durante a divisão celular, cada filamento componente da cromatina de condensa, originando os cromossomos.

FUNÇÕES
·         Controle de todas as atividades celulares
·         Determina as características e o modo de funcionamento da célula
·         Reprodução e hereditariedade

  
ATIVIDADE
Monte uma tabela onde conste:

  1. Orgânulo ou estrutura
  2. Tipo de célula e onde é presente
  3. Funções  






 


FILOSOFIA


 Filosofia  - Profª Valquires / Prof. Everson – 2ªs séries A, B, C, D, E, F, G
01 – O QUE É CERTEZA   MORAL?
02- DEFINA FILOSOFIA, CONFORME OS TEXTOS
03 – DESCREVA A DIFERENÇA ENTRE DÚVIDA CÉTICA E DÚVIDA METÓDICA.
04- CRIAR UM TEXTO ONDE VOCÊ COLOQUE EXEMPLOS DAS DÚVIDAS CÉTICAS E METÓDICAS. 20 A 30 LINHAS.






INGLÊS


Inglês – Prof. Carlos – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
Present Perfec Review
A) Put the verbs in brackets in the correct present perfect form.
1. Candy ………………………… (knit) a blue sweater for her son.
2. ……………………………… (Alice/ send) you a birthday card?
3. My parents …………………………… (not/ go) to the cinema for two months.
4. The teacher …………………………… (not/ give) us much homework today.
5. ………………………………………… (you/ever/go) to the USA?
6. Mum ………………………… (cook) a delicious diner to celebrate dad’s promotion.
7. Paul …………………………… (not/ choose) the engagement ring yet.
8. You …………………………… (lose) the keys again! I can’t believe it!
9. Sorry, Pete, I …………………………… (forget) to bring your CD back.
10. My laptop ……………………… again this morning (break). The technician ………………… (fix) it three times this month.
11. Cathy ………………………… (not/ wear) the T-shirt I gave her yet.

B) Fill in the blanks with ALREADY, JUST, FOR, SINCE, YET or EVER.

1. Mike has …………… had breakfast; he doesn’t want any coffee now.
2. Have all the guests arrived ………………………?
3. The teacher has been ill ……………… last Tuesday. He’s been absent ……………… three days.
4. “Have you ………………… eaten lobster?”
5. I’ve known Patrick …………… ten years …………… 2003.
6. Tom hasn’t sent the photos he promised ………
7. My dad has worked in the same company …………… more than twelve years.
8. “Has Paul ……………… travelled abroad?” “Yes, I think so.”
9. Carol has ………………… finished her project, but I haven’t finished mine ……………

C) Fill in the gaps with the correct verb in the present perfect. Choose from the list below.

COMPLAIN     GET UP      COST     BE     TAKE     TYPE      NOT HAVE    SEND     NOT RING       LEAVE      NOT STOP       GIVE     
It …………………… a terrible day today. The alarm clock ………………………… at 7:15 a.m., so I ……………… at 7:50 a.m. I ……………………………… breakfast because I was really late for work. The bus ……………………… just when I arrived at the bus stop, so I ………………………………… a taxi. It ……………………… £8:40!!!
The boss ……………………… because I was late and he ……………………… me a lot of work. I …………………… more than 20 letters and …………………………… about 30 e-mails. Besides, the phone …………………………… ringing all morning long. It’s 10 p.m. now, I’m going to bed to forget such a terrible day!





Inglês - Profª Adriana – 2ª série A
Produza uma resenha crítica em inglês, sobre um filme que você gosta.






EDUCAÇÃO FÍSICA



Educação Física – Profª Lauren – 2ª série A

Exercícios e atividades físicas x Mídia
Pesquisar os conceitos de exercício físico, atividade física e esporte/desporto. Dar 2 exemplos de cada e possibilitar práticas de cada um na realidade da quarentena.
A propagação das modalidades de exercícios e sua potencialização através das mídias. Qual a conduta da mídia no panorama atual em relação à cada modalidade citada acima.
Bibliografia e imagens





TECNOLOGIA



TECNOLOGIA – Prof. Rogério – 2ª série A
Pesquise, usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial (AI). Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular já têm mais contato com AI do que imagina. E mesmo quem não vive online já pode estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores de modo que consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’ para a mente humana”.
Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e até já fazem parte do nosso cotidiano.
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério de Tecnologia - físicarogeriomtelmo@gmail.com




HISTÓRIA

História – Prof. José Luiz e Profª Claudirene  - 2ªs séries A, B, C, D, E, F, G
TEXTO I – ESTADOS NACIONAIS MODERNOS E O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
DEFINIÇÕES: Por Estado Nacional Moderno  devemos entender a constituição dos Estados-nações (ou países) na Idade Moderna em contraposição as formas de organização política da Alta Idade Média quando não existiam efetivas fronteiras políticas e o poder de mando (imposição de leis) era executado pela nobreza feudal; o rei não detinha o poder político (não fazia as leis) e não haviam leis escritas valendo o direito do costume (Direito Consuetudinário) que era aplicado de acordo com a vontade do senhor feudal.
O Absolutismo Monárquico define-se como um sistema político no qual o rei, teoricamente[1], detém todos os poderes necessários ao governo de uma nação, isto é, o Poder Legislativo (de fazer leis), o Poder Executivo (de mandar executar as leis elaboradas pelo Legislativo) e o Poder Judiciário (de verificar o cumprimento das leis criadas pelo Legislativo, sancionadas pelo Executivo), por consequência, o rei controlava também a economia e não estava submetido as leis que ele criava.     Em outras palavras o Absolutismo é o sistema político caracterizado pela centralização do poder pelo rei. O Absolutismo Monárquico é uma consequência direta da formação dos Estados Nacionais Modernos, ou seja, para que estes viessem a existir houve a necessidade daquele sistema político.
Estados Nacionais Modernos:  origem
A origem dos Estados Nacionais Modernos está ligada as transformações econômicas e sociais ocorridas na Baixa Idade Média, entre os séculos XI e XV quando ocorreram mudanças que levaram a desagregação do Sistema Feudal. Entre essas mudanças podemos citar:
- econômicas: rearticulação do comércio internacional com o Oriente Médio que gerou, por sua vez, a fase denominada Renascimento Comercial e Urbano com o consequente aumento da circulação de mercadorias no território europeu; produção de mercadorias não mais destinadas a subsistência como era na Alta Idade Média, mas para abastecer um mercado em crescimento devido a formação de novas cidades (então chamadas de burgos).
- sociais: formação da burguesia resultante, entre outros motivos, do aumento da população nos feudos gerando novas técnicas agrícolas as quais, dando resultados, levou a expulsão dos antigos servos que organizaram-se nos cruzamentos das estradas ou próximos a catedrais ou fortificações medievais e acabaram formando os burgos sendo seus habitantes denominados burgueses. Os burgueses, ao contrário dos servos de quem se originaram não produziam para garantir sua subsistência, porém, para vender , logo, surgiram burgueses ligados a produção de bens e outros ligados ao comércio dos bens produzidos e assim, gradativamente os artigos deixam de ser produzidos artesanalmente (como nos feudos) e passam a ser  produzidos em manufaturas. Muitos dos camponeses que fugiam ou eram expulsos dos feudos acabavam por empregar-se nas manufaturas onde ganhavam por jornada de trabalho (daí serem chamados de “jornaleiros”) ou em troca de aprenderem o ofício e tornarem-se “oficiais” ou “mestres”. Surgem as guildas (associações de comerciantes com o objetivo de organizar os interesses da burguesia comercial) e as corporações de ofício, cujo objetivo era fiscalizar a produção quanto a qualidade e os preços das mercadorias para evitar a concorrência desleal entre os produtores. Eram também as corporações de ofício encarregadas de fazer os exames de aptidão para ver se um mestre poderia abrir uma nova oficina no burgo onde vivia.
- politicas: como consequência direta das transformações econômicas e sociais ocorridas na Baixa Idade Média, deu-se o fortalecimento dos reis gerando o Absolutismo Monárquico. Os reis passaram a ampliar seus poderes na medida em que tanto a burguesia quanto a nobreza – e mesmo o clero – necessitavam de um poder central para atender as necessidades específicas de cada ordem social. Vejamos os interesses de cada uma:
·         Burguesia: como dito acima, a burguesia era um novo estamento social (ou ordem ou ainda classe social) cujo maior interesse era enriquecer fosse através da produção de mercadorias, fosse através do comércio. Entretanto seus ganhos eram limitados por falta de segurança nas estradas , pois, tanto cavaleiros desocupados quanto “salteadores profissionais” saqueavam as caravanas de mercadores; os senhores feudais cobravam pedágios dos comerciantes para que usassem as estradas que passavam por seus feudos; necessidade de unificação monetária, pois, em um mesmo território circulavam diferentes moedas (isto porque alguns senhores feudais produziam sua própria moeda); proteção aos burgos, isto porque muitos nobres cobravam altos impostos dos moradores dos burgos ou simplesmente os invadiam sob alegação que estavam em suas terras. Neste contexto houve a chamada “união do rei com a burguesia” na qual a burguesia pagava impostos ao rei e este contratava soldados e formava um exército próprio para impor sua autoridade. A burguesia foi favorecida porque, dado que tinham conhecimento de finanças, tornaram-se funcionários do corpo administrativo real exercendo funções burocráticas. Recaía sobre a burguesia, então integrante  do 3 Estado,
·         Nobreza: se à primeira vista os nobres perderiam seus poderes políticos em seus feudos com o empoderamento dos reis, naquele momento necessitavam de um poder forte para ajudá-los em suas lutas contra as muitas revoltas de camponeses, as chamadas jacqueries, assim chamadas porque os camponeses eram apelidados de “Jacques, bom homme” que significava “Jacques, o simples”. Além disso a nobreza foi cooptada pelos reis na medida em que ganhavam altos cargos como comandantes do Exército, ministros e suas mulheres ficavam na corte em cargos “importantes” como auxiliares das rainhas. Além disso, estavam desobrigados a pagar impostos. Não podemos nos esquecer, entretanto, que a submissão da nobreza ao poder do rei foi unânime tendo havido batalhas para sujeitar os que discordavam.
·         Clero: estamento que ocupava o ápice da pirâmide social durante a Idade Média e Moderna, a Igreja Católica foi protegida pelos soberanos absolutistas em diferentes momentos:  contra os movimentos heréticos na Baixa Idade Média, contra os movimentos reformistas que abalaram a cristandade (Reforma Protestante) durante a Idade Moderna. Em troca de tal proteção o alto clero – os quais tinham parentesco com a nobreza – pregavam junto aos fiéis da necessidade de obedecerem ao rei com o discurso de que este era o representante de Deus na Terra e desobedecer àquele seria desobedecer a Este[2].
Principais Estados Nacionais Modernos: Portugal, Espanha, França, Inglaterra
·           Portugal: O primeiro Estado Nacional Moderno com a consequente centralização política foi, sem dúvida, Portugal. O fator essencial a tal pioneirismo foi a Revolução de Avis, evento ocorrido entre 1383 e 1385 e impediu que Portugal voltasse a ser tributário do Reino de Castela.
A Revolução de Avis  é o típico exemplo da união entre o rei, a média burguesia, mestres de ofício, e o povo miúdo uniram forças com a pequena nobreza que também perderia seus privilégios caso Portugal se tornasse vassalo de Castela e proclamaram D. João, mestre da Ordem Militar de Avis como “regedor e defensor do reino” (conf. SARAIVA, Hermano José; História concisa de Portugal, pg.117). Coroado rei de Portugal como D. João I, de Avis, criou uma nova dinastia e com os recursos financeiros obtidos dos impostos da burguesia passou a financiar as aventuras marítimas que levaram a descoberta de uma nova rota comercial para o Oriente. O sucesso  da empreitada marítima tornou Portugal uma potência colonialista e os lucros advindos da exploração de suas colônias permitiu ao reis manterem-se como monarcas absolutistas até o século XIX.
·      Espanha: No século XV após o casamento entre Fernão rei de Aragão e Isabel rainha dos reinos de Leão e Castela, em 1469, teve início o processo de centralização política. Em Janeiro de 1492 expulsaram os mouros de Granada – último reduto árabe na península Ibérica – e deram por unidos os reinos que vieram a compor a Espanha.
Consolidado o poder real a Espanha seguiu os passos de Portugal no expansionismo marítimo e deu início a conquista da América e, consequentemente, apossou-se das imensas reservas de prata e ouro. Tais riquezas permitiram aos reis espanhóis estender seus domínios sobre Flandres (Países Baixos), parte da Península Itálica centralizando o poder até início do século XIX.
·      França: Iniciou o processo de centralização no século XII durante a dinastia Capetíngia, com Felipe, o Belo, entretanto, disputas internas entre pretendentes ao trono aliada “Guerra dos Cem Anos” (1337-1453) contra a Inglaterra dificultou esse processo.
Durante o século XVI a Reforma Protestante colocou em confronto católicos e membros das novas religiões e a insegurança proveniente destas guerras civis contribuíram para a formação de um poder político forte organizado pelo cardeal Richelieu, tornado ministro da França em 1642, quando “(...)passou a empreender uma profunda reforma no sistema político francês, endurecendo o poder executivo, acentuando a doutrina da origem divina do poder do rei e rechaçando os aristocratas que se interpunham ao seu projeto, incluindo a rainha.”
Após, a “Guerra dos Trinta Anos” (1618-1648) a economia francesa estava em ruínas. Com a morte de Richelieu assumiu o ministério o cardeal Mazarino que tentou impor pesados impostos a população francesa gerando os conflitos chamados “Fronda de Paris” (especificamente entre 1648 e 1653), na qual os participantes ocuparam o palácio do Louvre sendo, porém, derrotados em 1653. A derrota dos participantes da Fronda permitiu o retorno do rei Luis XIV que, educado pelo cardeal Mazarin, impôs rapidamente seu domínio sobre toda a população reprimindo revoltas já em seu início, mantendo um exército permanente e priorizando a ordem.
Luis XIV governou entre 1643 e 1715 e, auxiliado por Colbert ministro da Fazenda,  desenvolveu práticas mercantilistas através do estimulo a indústria nacional e dificultando as importações (protecionismo) o que garantiu uma balança comercial favorável e tornou a França uma grande potência na época.
A justificativa para suas ações foi amparada pela “teoria do direito divino dos reis”, criada pelo bispo Jacques Bossuet que foi conselheiro do rei.  Luis XIV sintetizou a centralização política, característica essencial do Absolutismo, com a frase “O ESTADO SOU EU”.
·      Inglaterra: no século XIII, a fim de conter os excessos do rei João, dito “Sem Terra” (personagem do romance épico Robin Hood), a nobreza inglesa criou um conselho a fim de limitar os poderes dos reis. Entretanto, com a “Guerra dos Cem Anos” a figura do rei tornou-se importante a fim de organizar as lutas, porém, terminado o conflito a economia do país estava arruinada assim como a importância do rei. A situação política e social deteriorou ainda mais com a “Guerra das Duas Rosas”, entre as famílias York e Lancaster que almejavam o poder. Este conflito só terminou quando Henrique Tudor, apoiado pela família Lancaster, derrotou o rei Ricardo III, de York e assumiu o trono como Henrique VII dando início a dinastia Tudor. Para unir as duas famílias, Henrique casou-se com Isabel de York, além de eliminar todos os focos de resistência ao seu reinado.
O filho de Henrique VII, Henrique VIII é considerado o responsável pela implantação do Absolutismo na Inglaterra na medida em que dominou a nobreza, cooptando seus membros ou mesmo eliminando aqueles que poderiam oferecer-lhe perigo e eliminou o poder da Igreja Católica através da Reforma Anglicana.
A Reforma Anglicana foi a cisão entre o rei e o papa Clemente VII por este não ter anulado seu casamento com Catarina de Aragão. Tal reforma permitiu a Henrique VIII tornar-se o chefe espiritual da Igreja Anglicana rendendo-lhe importante lucro político e econômico, pois, expulsou os padres da Inglaterra, apossou-se das terras da Igreja Católica distribuindo uma parte entre a alta nobreza e outra parte foi vendida para a burguesia e para a pequena nobreza, ambas interessadas em utilizar a terra com fins lucrativos, principalmente na produção de ovelhas para a produção de lãs, o que gerou os chamados enclausure (cercamentos) das terras e a expulsão dos camponeses que viviam nas chamadas “terras comunais” e da Igreja Católica. Os camponeses, expulsos das terras anteriormente ocupadas, passaram a mendigar nas cidades e estradas, o que levou o rei a criar leis contra a mendicância que ia desde a prisão até a forca. Tais medidas favoreceram as manufaturas inglesas uma vez que os antigos camponeses passaram a trabalhar por míseros pagamentos, muitas vezes em troca de alimentação.
Para favorecer ainda mais a produção interna proibiu as exportações de lã e outras matérias primas, assim como desestimulou a importação de artigos produzidos em outros países através do aumento das taxas alfandegárias.
Após sua morte, seu filho assumiu o trono como Eduardo VI que deu continuidade a política econômica e religiosa do pai, inclusive eliminando os últimos resquícios dos rituais católicos nos cultos da Igreja Anglicana. Eduardo VI morreu aos 15 anos e foi sucedido por sua prima Joana Grey, que reinou de 10 a 19 de Julho de 1553 (apenas 09 dias). Assumiu o trono sua meia irmã, Maria I que, sendo católica, passou a perseguir protestantes e restabeleceu os cultos católicos.
Maria I permaneceu no trono até sua morte, em novembro de 1558 e seu governo foi marcado por crise econômica, política causada, principalmente, por ter se casado com Filipe, filho do rei Carlos II da Espanha e guerras contra a França motivada pelo seu casamento com Filipe (depois Filipe II).
Com a morte de Maria I o trono foi ocupado por Elizabeth I, meia irmã de Maria e Eduardo VI.
Elizabeth I conseguiu dar continuidade ao Absolutismo monárquico iniciado por seu pai, Henrique VIII, não apenas no campo religioso e político, mas também no econômico e para isso lançou mão de recursos pouco louváveis: a pirataria. Pelo fato de a Inglaterra ter se envolvido com a França em uma guerra secular, atrasou-se no processo das “Grandes Navegações” e não se apossou de imediato de grandes territórios de onde poderia retirar seus recursos, assim passou a atacar os navios espanhóis que saiam da América carregados de metais preciosos e como esses “bandidos do mar” eram patrocinados pelo governo inglês não eram denominados “piratas”, mas sim “corsários”, sendo o mais importante deles Francis Drake, que fez uma viagem de circunavegação entre 1577 e 1580 na qual aproveitou para atacar e saquear colônias espanholas na América. Durante o governo de Elizabeth I, entrou em conflito com a Espanha que, ainda sob o governo de Filipe II (ex marido de sua irmã Maria I), organizou uma frota de navios – denominada Invencível Armada – sendo foi derrotada pela marinha inglesa sob o comando de Francis Drake.
Elizabeth I morreu em 1603 e por ser solteira – foi denominada “A Rainha Virgem” – foi sucedida por Jaime VI, da Escócia, com o título de I, da Inglaterra.

Teóricos do Absolutismo Monárquico
O Absolutismo Monárquico foi defendido por muitos filósofos políticos durante a Idade Moderna, sendo os mais citados:
·         Nicolau Maquiavel (1469-1527): Em sua obra “O Príncipe” defendia que a função do governante era manter-se no poder a qualquer custo, desde que fosse para garantir a boa existência dos súditos. Maquiavel aconselhava que o “príncipe” deveria manter um exército nacional permanente – mas para isso seria necessário desenvolver uma “consciência nacional” o que não existia na época – para não precisar valer-se de mercenários; isentava o “príncipe” de princípios morais para garantir sua liberdade de ação para permanecer no poder, para Maquiavel o “Estado é amoral”. Pela maneira como esse filósofo expôs suas ideias a respeito das funções do governante para garantir sua permanência no poder deduziu-se que para ele “os meios justificam o fim”, porém, tal frase não existe em sua obra.
·         Jean Bodin (1530-1596): Embora não defenda claramente que o poder do rei seja uma graça divina, seus escritos induzem a tal sentido, porquanto afirma que o governante não pode se opor as leis divinas. Seus escritos defendem a soberania do Estado.
·         Jacques Bossuet(1627-1704): Autor da “Teoria do Direito Divino dos Reis” considerando um crime contra o próprio Deus revoltar-se contra o rei, pois, se este estava no poder era por vontade do Criador.
·         Thomas Hobbes(1588-1679): Desenvolveu, para justificar o absolutismo político, a ideia do jusnaturalismo (direito natural) em sua principal obra “O Leviatã”. Para Hobbes, o ser humano em seu estado de natureza era totalmente livre porque não havia leis que limitassem suas ações, de tal forma que as pessoas não tinham segurança e a situação era de “uma guerra de todos contra todos” em um mundo onde “o homem é o lobo do homem”. Para acabar com tal situação a humanidade teria criado o Estado a fim de criar leis para organizar a sociedade humana.
(Referências: LINHAGENS DO ESTADO ABSOLUTISTA; ANDERSON, Perry; Editora Brasiliense, São Paulo, 1985;
Wikipedia – diversos acessos)

ATIVIDADES – TEMA: ABSOLUTISMO
 COM BASE NO VÍDEO “ABSOLUTISMO MONÁRQUICO PARTE 1”

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1) O que caracteriza o absolutismo monárquico?

2) Quais as forças, ou classes, sociais que davam sustentação ao monarca absolutista?

3) Entendendo-se que a formação do Absolutismo Monárquico teve como pilar de sustentação a burguesia – daí dizer-se que o absolutismo foi uma consequência da “união entre o rei e a burguesia” – pergunta-se: 

A) qual a vantagem que o rei obteve ao unir-se a burguesia? 
B) Por que a burguesia apoiou a formação de um governo absolutista, um regime político que, teoricamente,  daria total poder a uma única pessoa?

4) Sabendo-se que a nobreza durante a Alta Idade Média era a classe dominante tendo poderes praticamente absolutos em seus feudos e o rei não exercia de fato poderes de mando, qual fator foi preponderante para que a mesma se submetesse ao domínio do rei? O que a nobreza recebeu em troca de tal submissão?

5) Quem foi Luís XIV e qual frase dita por ele que sintetiza o Absolutismo Monárquico?

6) Durante o auge do Absolutismo surgiram filósofos que buscaram justificar a existência desta forma de governo. Quais foram os principais teóricos do Absolutismo Monárquico?

7) Qual o filósofo político cuja obra gerou a frase “os fins justificam os meios”? Qual o nome do livro onde ele expõe seu pensamento de como deve o governante proceder?

8) Qual a base do pensamento político de:

A) Thomas Hobbes?

B) Jean Bodin e Jacques Bossuet?


FÍSICA




FÍSICA – Prof. Rogério – 2ª série A
Assista aos vídeos:
Pesquisa as duas leis da termodinâmica, a evolução das máquinas mecânicas e as conquistas que a humanidade obteve com elas. E também responda à seguinte questão:
Quais as vantagens e desvantagens da substituição do trabalho humano para o trabalho mecânico como nas linhas de montagem, colheitadeiras, entre outros?
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (física) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho, figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
Agradecido, Professor Rogério de Física – físicarogeriomtelmo@gmail.com



Física - Prof. Francisco – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
Atividades online.
1ª Atividade - Três vídeos sobre Aquecimento Global e Mudanças Climáticas para assistir.
Link do Vídeo 1 - https://youtu.be/SStvhz-S6gs .
 Link do Vídeo 2 - https://youtu.be/8UZUECa49Tc .
Link do Vídeo 3 - https://youtu.be/3bQJ7xV7dMk .
Responder três questões com base no conteúdo dos vídeos.
2ª Atividade - Quatro questões com base nas Pesquisas sobre: Vida e obra de Celsius, Fahrenheit e Kelvin; Coeficientes de dilatação linear em materiais sólidos e volumétrica em substâncias líquidas; Dilatação nos sólidos (linear, superficial e volumétrica) e nos líquidos (volumétrica e aparente).






GEOGRAFIA




Geografia – Prof. Emílio – 2ªs séries B, C, D, E
Pesquisar sobre a  Construção de Brasília e sobre a Serra dos Carajás




Geografia – Prof Marcos – 2ª série G, A, F
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA  AS SEGUINTES  QUESTÕES:
OMS afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
Diretor-geral disse que o vírus já chegou a quase todos os países do mundo. Organização e Fifa lançaram uma campanha de combate à Covid-19.
OMS afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
A Organização Mundial da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de Covid-19 está acelerando.
O diretor-geral disse que o novo coronavírus já chegou a quase todos os países do mundo: "É de partir o coração".
Desde o primeiro caso relatado até os 100 mil casos, se passaram 67 dias. Para outros 100 mil, mais 11 dias; e para outros 100 mil casos, apenas quatro dias. Mas Tedros Adhanom afirmou que não devemos nos prender às estatísticas: “Não somos espectadores impotentes. Podemos mudar a trajetória dessa pandemia”.
E, para isso, ele ganhou a ajuda de um grande time. A OMS e Fifa lançaram uma campanha de combate à doença. "Por favor, lave as mãos com frequência, usando sabão ou gel desinfetante", alerta Alisson, goleiro da Seleção brasileira.
O diretor-geral da OMS ressaltou que não há tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19 e alertou que o uso de medicamentos não testados pode causar mais mal do que bem e provocar uma escassez de produtos essenciais para tratar outras doenças.
O secretário-geral das Nações Unidas pediu um cessar-fogo global para que o mundo possa se concentrar no que chamou de "verdadeira luta das nossas vidas". Antonio Guterres disse que a ONU precisa de 2 bilhões de euros para ajudar os países mais pobres.

1.    Utilizando o mapa mundi, destacar que esse vírus superou as escalas local, regionais , para uma escala global? Por que?
 2.    Destaque os lugares onde essa pandemia se espalhou e inde ela esta mais acentuando regionalmente.
 3.    Como essa pandemia afeta a economia mundial?
 4.    Quais os setores econômicos que mais sofrem com a falta de produtividade, primário, secundário ou terciário?
 5.    Quais os setores sociais que mais estão sendo afetados, e quais são as populações?
 6.    Podemos afirmar que o vírus, equilibrou a economia mundial? Por quê?






SOCIOLOGIA

Sociologia – Profª. Marcia – 2ª série A

Queridos alunos!
Espero que estejam todos bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês... Se cuidem, para que possamos estarmos juntos em breve.
Precisamos ficar em casa. Sempre lavarmos as mãos, para que essa fase passe logo.
Beijos no Coração.
Profa. Márcia Martelli
Vamos lá...
Estávamos trabalhando o contexto da diversidade social brasileira, dentro da musicalidade. Íamos entrar na diversidade social brasileira, através das diferenças nas rendas familiares, saneamento básico, analfabetismo dentro das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
 Então... a 1ª. ATIVIDADE, consiste em:
Acessar o site do IBGE e realizar uma pesquisa sobre Saneamento básico e analfabetismo nas cincos regiões do país, em porcentagem, em forma de tabela ou gráfico, analisando as diferenças sociais e humanas que aparecerão.
Feita a pesquisa, a tabela, irão para a próxima atividade:
2ª atividade: elaborar um texto argumentativo sobre essa discrepância social existente em nossa sociedade.
Obs. As duas atividades serão para entregar. Podem utilizar o caderno de desenho, para fazer a tabela ou gráficos e folha de caderno para produção de texto.
3ª atividade: Pesquisar sobre o sociólogo Georg Simmel, sua biografia, seus estudos sobre o estrangeiro e o viajante e o processo de aculturação e assimilação dentro do processo de imigração.
4ª. Atividade, façam uma Charge política, representando as atitudes de nosso presidente da República em relação ao processo de pandemia e isolamento que estamos vivendo no momento, por conta do vírus COVID-1.
Bom trabalho a todos.
Assistam às aulas no canal CMSP e TV Educação 2.3, de sociologia quando acontecerem e registrem a data, os temas trabalhado, e breve resumo do assunto. Vamos somar aos bimestres.
Forte abraço a todos.



Sociologia – Prof. Andre – 2ªs séries B, C, D, E, F, G

 “Sociedade isolada”
isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário.

Causas do isolamento social
O isolamento social pode ser causado por motivos interiores ou exteriores ao indivíduo. Listamos a seguir as causas dos dois tipos de isolamento e suas variantes.
O isolamento social é o ato voluntário ou não de se separar um indivíduo ou grupo do convívio social.

→ Causas do isolamento involuntário

        Epidemias e pandemias
Quando há uma situação emergencial de epidemia em um país ou uma pandemia (quando a epidemia é generalizada e perpassa as fronteiras de um país, espalhando-se por outros continentes), há a imposição de um isolamento social por parte dos governos e dos líderes das nações. No caso da pandemia de coronavírus de 2020, por exemplo, os governos estão impondo quarentenas e distanciamento social, que opera por meio do fechamento de comércio, do transporte público e de escolas, por exemplo.
O isolamento e o distanciamento social são medidas sanitárias contra a proliferação de doenças epidêmicas ou pandêmicas.

Nos casos mais severos, há a imposição de uma tática chamada lockdown horizontal, que é o isolamento total da população em suas casas com o fechamento quase total do comércio e dos serviços.

        Guerras
Quando uma guerra estoura em um local, como aconteceu em 2015, na Síria, há a imposição de um toque de recolher para que a população se feche em casa e não sofra as consequências diretas da guerra. Esse tipo de confinamento nem sempre é efetivo, visto que, em situações de guerra, existem bombardeios que destroem casas de civis.

        Violência
Quando os índices de violência crescem repentinamente em uma região, há a imposição de um isolamento social via toque de recolher para que a população não fique exposta diretamente a casos de assalto, por exemplo. Assim, o toque de recolher pode ser imposto pelas autoridades ou mesmo pelas próprias pessoas, que se isolam por causa dos conflitos sociais.

→ Isolamento voluntário
        Depressão e outras doenças psiquiátricas: quando as pessoas são acometidas por doenças como a depressão, transtorno bipolar, síndrome de boderline e outras comorbidades psiquiátricas, elas podem cair em situação de isolamento social. Nesse caso, o isolamento não é uma opção escolhida pela pessoa, visto que a doença não é uma escolha, mas dizemos que o isolamento é voluntário por não partir de uma situação exterior à própria pessoa.

        Vontade: algumas pessoas simplesmente escolhem viver fora do convívio social por livre e espontânea vontade, sem nenhuma força maior que as obrigue ao isolamento.
        Motivos religiosos: existem grupos religiosos, como os amishes, que optam pelo isolamento social do grupo para manter o que chamam de pureza religiosa da comunidade. Os amishes são cristãos ultraconservadores que não aceitam qualquer intervenção do mundo moderno, como a tecnologia, no seu cotidiano.

Consequências do isolamento

O isolamento social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de ansiedade, podem levar ao suicídio.
O isolamento social pode desencadear ou agravar doenças psiquiátricas.
isolamento social forçado também pode acarretar doenças psicológicas nos indivíduos. Quando a pessoa é forçada a ficar em casa, ela pode desenvolver um quadro de ansiedade generalizada, que pode evoluir para a depressão. As consequências desse isolamento, se não forem cuidadas, podem ser catastróficas.
Além das consequências isoladas e individuais, o isolamento social, quando imposto por motivo de força maior, pode também acarretar crise financeira. Quando a população para de circular nas ruas e consumir, o comércio e a prestação de serviços também param de funcionar. Isso provoca a queda extrema nas vendas e a falta de arrecadação. O Brasil, que ainda depende fortemente do comércio e da prestação de serviços, é um dos países que podem ser drasticamente afetados por um isolamento social grupal que provoque a queda no consumo.

PORFíRIO, Francisco. "Isolamento Social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm. Acesso em 22 de abril de 2020.
ATIVIDADE

 Faça uma dissertação de aproximadamente de 30 a 40 linhas sobre o papel da cultura e comunicação de massa – música, televisão, internet, cinema, artes e literatura no isolamento social e na quarentena imposta em nosso Estado, seguindo a determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde) como política de enfrentamento da pandemia do Covid-19.




PROJETO DE VIDA

Projeto de Vida – Profª Sandra – 2ª série A

1-Escrevam sobre os problemas ambientais da cidade e do mundo em geral.
2- Explique sobre os vários tipos de poluição. Fale sobre a diferença entre lixo e material reciclável.
3-Qual é seu papel (e do seres em geral) sobre os problemas ambientais.
4-Faça uma ligação entre os problemas ambientais e a COVID 19
5-Veja o vídeo: faça um resumo e comente Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw (Lugar de lixo é no lixo) autor
Lula Borges







2 comentários:

  1. Gostaria de saber, essas atividades são para entrega, logo devo fazer em folha de almaço ou no próprio caderno?

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GESTÃO EM FOCO