E.E.
Major Telmo Coelho Filho
Queridos
alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis,
por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se
organizem para manter uma rotina de estudos.
Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos
horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos
professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas
através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse
tempo é precioso!!!
Os trabalhos
disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de
acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos
aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as
datas!
Fiquem
atentos!
Fiquem bem!!
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA – Profª
Roseli – 8ºs anos A, B, C
Atividade 1
Pesquisar e fazer um resumo sobre os três eixos da
tecnologia. (Revisão).
1- Tecnologias digitais de informação e comunicação.
2- Letramento Digital.
3- Pensamento Computacional.
Atividade 2
Baixar o aplicativo do Coronavirus- SUS
Fazer um algoritmo (instrução, passo a passo) de como
esse aplicativo funciona, quais ferramentas tem nele.
RESPONDER A PERGUNTA.
Qual a importância dessa tecnologia no momento no Sistema
Único de Saúde(SUS)?
Tecnologia – Prof. José Luiz - Profª Roberta - 8ºs anos D, E, F, G
Pesquisar usando internet, livros ou se comunicando com
conhecidos, sobre o que é a Inteligência Artificial ( AI ).
Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no
celular, já têm mais contato com AI do que imagina.
E mesmo quem não vive online, já pode estar convivendo com robôs
inteligentes sem nem saber. " Inteligência artificial, é quando o computador
consegue aprender com experiências anteriores, de modo que consiga responder
ou fazer previsões de maneira assertiva e, que pareça "natural"
para a mente humana. Liste dois (2) processos de Inteligência Artificial que
estão em uso atualmente e, até já fazem parte de nosso cotidiano.
OBSERVAÇÃO: O trabalho deve ter: o nome da escola; título
("Inteligência artificial"); disciplina no
caso "Tecnologia"; nome completo; turma e, data; nome do prof.
(no caso José Luiz Ferreira ). Pode usar folhas de caderno; o tamanho do
trabalho, figuras, fotos, etc. fica à critério de vocês.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação
Física – Profª Fabiana – 8ºs anos A, B, C, D, E, F, G
Informações importantes
Seu
trabalho deve conter:
1. Capa
com nome, número e série;
2. Referências
bibliográficas;
3. Conclusão;
4. Opcional:
Uso de imagens, figuras ou desenhos.
1 - Roteiro para a pesquisa
1. Faça
uma breve descrição sobre a história do Beisebol.
2. Principais
regras.
3. Equipamentos
utilizados.
4. Principais
campeonatos.
5. Beisebol
no Brasil
6. Se
possível colocar ilustração (pode ser desenho), sobre a quadra, ou jogadas.
2 - Leia o texto abaixo e responda as questões.
Vôlei sentado.
Também chamado de voleibol adaptado, o voleibol
sentado é um esporte Paralímpico, que pode ser praticado tanto por equipes masculinas,
quanto por equipes femininas.
Sua prática é responsável, principalmente, pela
integração social das pessoas que possuem deficiência. Além disso, é uma
oportunidade para que elas possam praticar uma modalidade esportiva.
História do
Voleibol Sentado
O voleibol sentado surgiu na década de 50, em uma junção
do esporte convencional, com o sitzbal. Este último é um esporte alemão
praticado por pessoas com mobilidade reduzida. Entretanto, a principal
diferença é que ele não possuí redes.
Em 1956, unindo as duas modalidades, mas com
predominância das regras do voleibol, o vôlei sentado começou a ser praticado.
Ele entrou nas Paralimpíadas pela primeira vez nos
Jogos de 1980, realizados em Arnhem, na Holanda. No início, havia também uma
modalidade disputada em pé. Foi somente em 2004, 24 anos depois, é que o
voleibol sentado passou a brilhar sozinho.
A partir dos jogos de Atenas, em 2004, o vôlei
paralímpico começou a ser disputado exclusivamente com os atletas sentados,
constituído um dos esportes mais velozes e frenéticos das Paralimpíadas.
Durante muito tempo este esporte paralímpico foi
voltado exclusivamente para competidores do sexo masculino. Foi somente na
edição de 2004 que as mulheres fizeram sua estreia na competição.
Naquele ano, seis seleções femininas disputaram a
modalidade. A China garantiu o ouro ao vencer a seleção da Holanda, que ficou
com a prata. Os Estados Unidos ficaram com o bronze ao vencer a Eslovênia por
três sets a um.
A estreia da seleção brasileira feminina de
voleibol sentado aconteceu há pouco tempo. A primeira disputado do Brasil foi
nas Paralimpíadas de 2012, realizadas em Londres.
As brasileiras ficaram no mesmo grupo que chinesas
e estadunidenses, e acabaram eliminadas ainda na primeira fase da competição.
Vencendo a Eslovênia e a Grã-Bretanha, as brasileiras garantiram a quinta
colocação.
Regras do Voleibol
Sentado
Apesar de guardar muitas semelhanças em relação ao
vôlei tradicional, esta modalidade possui várias especificidades. Confira quais
são as principais regras do voleibol sentado:
- Podem
competir na modalidade: amputados, paralisados cerebrais, lesionados na
coluna vertebral ou com outros tipos de deficiência locomotora;
- As
partidas são disputadas por duas equipes, cada uma delas com seis
jogadores em campo. Estes são divididos em jogadores de ataque, defesa e o
líbero;
- Cada
uma delas tem, ainda, seis jogadores reservas;
- Entre
os 12 jogadores de cada time, somente dois podem ter “inabilidade mínima”,
sendo que somente um pode estar em campo;
- Vence
o jogo quem vencer o maior número de sets;
- Não
é permitido bater na bola sem estar sentado;
- Cada
equipe pode tocar na bola somente três vezes antes de passá-la para o
campo adversário;
- A
partida é disputada em cinco sets. Vence a partida quem fizer três sets
primeiro;
- Em
caso de empates dos sets (2×2), o último set será decisivo. Ele é chamado
de tie-break;
- Os
sets possuem 25 pontos corridos e o tie-break 15 pontos;
- Assim
como no voleibol convencional, para vencer o set, é necessário, além dos
25 pontos, marcar dois pontos de diferença;
- A
equipe de arbitragem é composta por:
- Dois
árbitros que são responsáveis por fiscalizar todas as jogadas;
- Dois
auxiliares, que ficam nas extremidades da quadra para averiguar as linhas;
- Dois
marcadores cuja responsabilidade é assinar os pontos da partida.
Quadra do Voleibol
Sentado
A quadra para a prática da modalidade mede 10
metros de comprimento, por seis metros de largura. As linhas de ataque estão
posicionadas a dois metros do centro do campo.
Dimensões
da quadra de voleibol sentado
Assim como no vôlei tradicional, dividindo a
quadra, há uma rede. Esta, por sua vez, é posicionada em alturas diferentes,
dependendo se a competição é masculina ou feminina. Para homens, a altura é de
1,15 metros, enquanto para mulheres, a rede fica a 1,05 metros do chão.
Classificação
funcional
A classificação funcional do voleibol sentada é
dividida entre amputados e les autres. Em les autres enquadram-se pessoas que
possuem alguma deficiência motora. Alguns atletas das categorias de amputados,
paralisados cerebrais ou afetados na medula espinhal (paratetra-pólio) podem
participar de alguns eventos nesta classificação.
Para os primeiros, a divisão ocorre em nove classes
básicas, de acordo com as limitações dos atletas. Elas baseadas nos seguintes códigos:
AK (above knee) – quando a amputação ocorrem
acima ou através da articulação do joelho.
BK (below knee) – neste caso, a amputação é
feita abaixo do joelho, mas através ou acima da articulação tálus-calcâneo.
AE (above elbow) – amputação abaixo do cotovelo.
BE (below elbow) – amputação acima do
cotovelo, mas através ou acima da articulação do pulso.
Classe A1 – duplo AK
Classe A2 – AK simples
Classe A3 – duplo BK
Classe A4 – BK simples
Classe A5 – duplo AE
Classe A6 – AE simples
Classe A7 – duplo BE
Classe A8 – BE simples
Classe A9 – amputações combinadas dos membros
inferiores e superiores
Questões
1. Quais as principais
semelhanças entre o vôlei convencional e o vôlei sentado?
2. Quais
3. são as classificações funcionais dos atletas
paraolímpicos, para a prática do vôlei sentado?
4. Qual é a
importância dos Esportes Paralímpicos no ambiente escolar?
Sugestões de atividade prática para realizar em casa.
Formar duas equipes ou com dois jogadores,
delimitar um espaço em casa (sala, quintal, etc), com barbante ou varal amarrar
o mesmo de forma que ele represente a rede do vôlei sentado. Vivenciar o jogo
atribuindo-lhe algumas regras do esporte (pode ter adaptações).
Obs: se não tiver uma bola, pode usar uma bexiga.
Relate como foi a
experiência.
3 - Jogo
de damas – regras
Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome
atribuído a um jogo de tabuleiro muito conhecido. Em Portugal e no Brasil é
mais conhecido na versão de 64 casas (8x8), embora sua versão mundialmente
conhecida conte com um tabuleiro de 100 casas (10x10).
O jogo de damas é praticado entre dois jogadores,
em um tabuleiro quadrado, de 64 casas, alternadamente claras e escuras,
dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar
as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo
ganha a partida.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela
anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma
peça da mesma cor.
A captura é obrigatória.
Não existe sopro.
Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não
podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra.
Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
Se no mesmo lance apresentar mais de um modo de
captura, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças.
A pedra que durante o lance de captura de várias
peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem ai parar, não será
promovida à dama.
Na execução do lance de captura, é permitido passar
mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a
mesma peça.
As peças capturadas não podem ser retiradas do
tabuleiro antes de completar o lance de captura.
Empates:
Após 20 lances sucessivos de dama, sem captura ou
deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra dama e uma pedra;
Uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama
e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.
Atividade
para fazer em casa
Produzir o tabuleiro e as peças da dama utilizando
materiais recicláveis. Tabuleiro: cartolina, sulfite ou papelão.
Dama: tampinha de garrafa (refrigerante, leite,
etc)
Jogue de acordo com as regras, e vivencie este jogo
com seus familiares.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra aA pedra anda só p
asa de cada vez. Quando a pedra atinge
a oitava linha do tabuleiro ela da à dama.
ARTE
promovidà dama.
Arte
– Profª Michele e Profª Solange –
8ºs A, B, C, D, F, G
Pesquisar
sobre Percussão Corporal (Barbatuques)
Arte - Prof. Antonio Edgar - 8º ano E
Abaixo tem uma
relação de nomes de instrumentos. Classifique-os em [ I ] instrumento INDÍGENA
ou [ A ] instrumento AFRICANO.
|
Afoxé
|
[ ]
|
|
Agogô
|
[ ]
|
|
Apitos
|
[ ]
|
|
Atabaque
|
[ ]
|
|
Bastões
|
[ ]
|
|
Berimbau
|
[ ]
|
|
Buzinas
|
[ ]
|
|
Caxixi
|
[ ]
|
|
Cuíca
|
[ ]
|
|
Flautas
|
[ ]
|
|
Ganzá (reco-reco do Brasil)
|
[ ]
|
|
Pandeiro
|
[ ]
|
|
Pios
|
[ ]
|
|
Reco-reco
|
[ ]
|
|
Reco-reco Catacá
|
[ ]
|
|
Tambor Katukinaru
|
[ ]
|
|
Tambores
|
[ ]
|
|
Trombetas
|
[ ]
|
Referência:
Nos
veremos em breve!
INGLÊS
Inglês – Prof.
Carlos – 8ºs anos A, B, C, D
Plural Nouns
1. What´s the plural
form of the following words?
book
_____________________________
boy
______________________________
family
____________________________
child _____________________________
woman.
__________________________
2. What´s the plural
form of the following words?
ox
___________________________________
wife
_________________________________
person
_______________________________
mouse _______________________________
watch
________________________________
3. Read these
sentences. Rewrite them from singular to plural.
a) That watch is in
his pocket. _______________________________________________________________
b) This radio is on
the desk. ______________________________________________________________
c) You are my
teacher. _______________________________________________________________
d) That isn´t a
table. It is a chair.
_______________________________________________________________
e) That man is your
uncle. _______________________________________________________________
f) The child is ten.
_______________________________________________________________
4. Complete the
sentences with the plural form of the words in brackets.
a) _______________ (baby) are cute, aren´t they?
b) In Autumn
_______________ ( leaf) fall from _______________ (tree).
c) She likes ________________ (puppy)!
d) I´ve got a pair of
_______________ (jeans).
e) Spiderman and
superman are my _______________(hero).
f) Let´s put these
books inside this _______________ (
box).
g) I have to wear
_______________ (glass).
Escolha o substantive correto e passe-o para o
plural.
1. Our neighbours have two
_______________, they live in a kennel.
2. There are many green _____________ in
the country.
3. I never sleep on soft ______________.
4. On September,1 I always give my teacher
a bunch of _________.
5. His _______________ look terribly
dirty.
6. Anastasia likes to wear pink
________________.
7. In the end of the school year we always
have a lot of _________.
8. Liza had bought two pairs of
_______________.
9. The Simpsons have three _____________.
10. ___________ sing beautifully in
spring.
11. My uncle is an artist. I like to look
at his ___________ in the parlour.
12. I did very well at school this year
and received many excellent ___________.
Cloth
– jeans – flower – test – forest – mark – bird – child – dress – picture –
dog - pillow
|
Escreva a
forma correta do plural das palavras entre parênteses:
1) These
______________ (stocking) are too big for me.
2) My favourite
____________ (subject) at school are physics, chemistry and biology.
3) We went to the
park. The ____________ (flower) there were in bloom and smelled of sring.
4) The ____________
(car) we saw at the exhibition were the latest model.
5) Tomorrow is the
holiday. Let’s take the _____________ (child) to the Zoo.
6) These
______________ (sentence) are not very difficult.
7) Many people like
to play computer ________________ (game).
8) For this cake you
need not five, but eight ____________ (spoonful) of sugar.
9) My _________
(parent) have always had many ___________ (book) at home. They love reading.
10) Every person has
two _______ (leg), two ________ (hand), a body and one head.
Inglês – Profª
Adriana - 8°s anos E, F e G
Pesquise sobre comemorações ao redor do mundo (dia dos
namorados, ano-novo, independência), que ocorrem em datas e modos diferentes em
diversos países.
Depois você irá fazer um pôster informativo em inglês
sobre uma das datas comemorativa.
MATEMÁTICA
Matemática – Prof.
Nilton - 8ºs anos B, C, D, E, F, G
PORCENTAGEM
Questão
1
O livro custava R$ 60,00. Teve um desconto de 50%, ou
seja, saía pela metade do preço. Quanto
custou o livro com o desconto?
A) R$ 25,00 B)
R$ 45,00 C) R$ 30,00 D) R$ 20,00
Questão
2
A escola tem 700 alunos. 60% dos alunos são meninas.
Então quantas meninas temos nessa escola?
A) 420 meninas
B) 500 meninas
C) 200 meninas
D) 450 meninas
Questão
3
O álbum tem 160 figurinhas. Sendo que há 5% de figurinhas
em cada página. Quantas figurinhas temos em cada página?
A) 10
B) 8
C) 15
D) 9
Questão
4
Ao lançarmos a moeda temos 1 chance de sair cara dentre 2
possibilidades, sendo que essas duas possibilidades somam 100%. Então, qual é a
chance de sair cara?
A) 60%
B) 45%
C) 80%
D) 50%
Questão
5
Uma equipe de futebol disputou 80 jogos. Venceu 90%
desses 80 jogos. Então quantos jogos ela venceu?
A) 85 jogos
B) 72 jogos
C) 60 jogos
D) 75 jogos
Questão
6
Vanessa trabalha em um restaurante e recebe um salário de
1500 reais. Sabendo que 20% do seu salário vai para ajudar uma família carente.
Quanto resta pra Vanessa? E quanto ela doa para a família carente?
Respectivamente
A) R$
1200,00 e 300,00
B) C) R$
1000,00 e 500,00
C) R$
800,00 e 700,00
D) D) R$
1100,00 e 400,00
Questão
7
Em uma escola tinha um total de 8,6% de analfabetos em
2011. Tendo um aumento para 8,7% em 2012, então quanto foi o aumento de 2011
para 2012?
A)0,01 % de aumento
B) 0,4 % de aumento
C) 0,1% de aumento.
D) 0,2 % de aumento
Questão 8
Um carro tinha um
valor de R$ 35.000. Sendo que pagando à vista o comprador teria um desconto de
10% no valor total do carro. Sabendo disso quanto custaria esse carro se
comprado à vista?
A) 31.500
reais
B) 30.000
reais
C) 33.000
reais
D) 28.000
reais
Questão 9
A escola de Ana custava: 450
reais e aumentou 11% desse valor. Então quanto Ana pagaria agora com esse
aumento?
A) R$ 450,50
B) R$ 500,00
C) R$ 499,00
D) R$ 499,50
Questão
10
Em uma escola temos um total
de 430 alunos. Sabendo que 215 são meninas, descubra quando qual é a
porcentagem de meninas que há na escola.
A) 60%
B) 50%
C) 82%
D) 45%
Questão
11
Maria fez um empréstimo no
valor de 2.000 reais, sabendo ela que ao final pagaria 30% a mais no valor
total do empréstimo. Qual é o valor do acréscimo no empréstimo de Maria?
A) Acréscimo:
30 %
B) Acréscimo:
40%
C) Acréscimo:
25%
D) Acréscimo:
10%
Questão
12
Mariana tinha 120 figurinhas
na sua coleção. Um certo dia ela decidiu da 40% das figurinhas para sua irmã
mais nova. Quantas figurinhas restaram para Mariana?
A) 36 figurinhas
B) 100 figurinhas
C) 50 figurinhas
D) 72 figurinhas
Matemática – Prof. José Luiz
– 8º ano A
Livro: Ler páginas 97/98
Fazer os exercícios 1 e 2 da página 99.
Livro: Ler páginas 100/101, fazer os exercícios 1/2 pag. 102.
Ler pags.103/104/105
Fazer os exercícios 1/2/3/4/5/6 pag. 106.
Ler páginas 107/108, fazer os exercícios de 1 Á 10 da pag. 109.
Ler pags.110/111, fazer os exercícios de 1 à 7 da pag.112.
Ler pag.113, fazer os exercícios de 1à 4 da pag. 114.
Ler pag 115, fazer os exercícios de 1 Á 8 da pag.116 e os exercícios da
pag. 117 (a.b.c.d)
Ler pag 118 e fazer os exercícios de 1 à 8 da pag.119.
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida – Profª
Joyce – 8º ano D
Os alunos escolherão vídeo aulas no YouTube, ou outra
plataforma, que os auxiliarão em sua futura profissão.
Em seguida, farão um diário para relatar essas aulas e o
seu aprendizado. O registro deverá ser entregue à professora para o
acompanhamento do aprendizado.
Projeto de Vida - Profª Luciana
- 8ºs Anos B e C
Dando sequência ao nosso “Projeto
de Escrita Autobiografia”
Pesquisar sobre o Gênero
Narrativo “Autobiografia” e efetuar o registro para entregar em folha a parte;
sua pesquisa deve:
·
Conter capa com: nome, série, disciplina e o
Tema
·
Ser manuscrita a caneta;
Produção Textual: Crie um texto autobiográfico, baseando-se na
estrutura observada na sua pesquisa:
Tema: Minha lembrança mais antiga da infância;
·
Seu texto tem que ter no mínimo 20 linhas e
no máximo 30 linhas;
·
Pode ser manuscrito ou digitado (tipo de
letra “arial 12)
·
Entregar em uma folha a parte com nome,
número e série.
Projeto de vida – Profª
Márcia – 8º ano A
Olá queridos alunos...
Espero que estejam bem e seus familiares também.Estou com
saudades de vocês, se cuidem. Logo estaremos juntos novamente, para isso,
precisamos ficar em casa e sempre lavar bem as mãos, para que essa fase passe
logo.
Beijos no Coração.
Devido à essa pandemia e o isolamento social, estamos impossibilitados
de ir até a escola. Então continuaremos estudando... Peço que assistam às aulas
no canal do Centro de mídias de São Paulo e também pela TV Educação, canal 2.3.
Para quem conseguiu assistir a aula no Centro de mídias,
quero que registrem no caderno o tema que foi abordado, a data da aula e
realizem a atividade que foi solicitada.
Essa aula aconteceu em 29/04, está disponível no Yutube.
Levantem pontos positivos da potencialidades de vocês, através do espelho
analisem como se vêm, escrevam em folha separada para entregar. Com base nesses
pontos faça um texto, ou poema também para entregar.
Bom estudo a todos. Forte Abraço!
Projeto de Vida – Profª
Alecsandra - 8ºs anos E, F, G
De acordo com o livro ¨Me Poupe! ¨ da autora/youtuber
Nathalia Arcuri, descrever os 10 passos para nunca mais faltar dinheiro em seu
bolso e como esses passos podem ajudar em seu projeto de Vida.
GEOGRAFIA
Geografia - Profª Liliana - 8ºs anos E, F
1- Pesquisar características físicas do continente americano:
Tópico 1- Relevo da América:
– Costa oeste
– Costa leste
– Planícies centrais
2- Comparar com o relevo dos demais continentes
3- Responder às seguintes questões:
– Caracterize as três diferentes formas do relevo da América
– Cite os oceanos que banham a América
– Cite 5 cidades populosas de cada costa do continente americano
Tópico 1- Relevo da América:
– Costa oeste
– Costa leste
– Planícies centrais
2- Comparar com o relevo dos demais continentes
3- Responder às seguintes questões:
– Caracterize as três diferentes formas do relevo da América
– Cite os oceanos que banham a América
– Cite 5 cidades populosas de cada costa do continente americano
Geografia – Prof.ª
Maria Roseli – 8º ano G
Pesquisar sobre:
Dispersão da população humana pelo planeta;
Migração Internacionais;
Imigrantes, refugiados e deslocamentos internos;
Causas dos movimentos migratórios;
Falar sobre a situação dos refugiados no mundo atual.
Geografia – Prof.
Marcelo – 8ºs anos A, B, C
Recomendo as atividades do
livro de geografia páginas 32 até a 35 ( somente as respostas das questões).
Fazer em forma de
trabalho, com capa.
Geografia – Prof.ª
Marcia – 8º ano D
Queridos alunos, como devem estar acompanhando pelas
mídias, ainda estamos impossibilitados de retornarmos à sala de aula, porém,
não podemos parar com os estudos, pesquisas que colaboram sempre com o
aprendizagem.
Espero que todos estejam bem junto aos seus familiares.
Saudades de vocês!!
Peço que assistam às aulas de geografia pelo Centro de Mídias
de São Paulo, e façam anotações em seus cadernos, sobre os temas trabalhados,
data que ocorreram as aulas e breve resumo do assunto.
Vamos à outras atividades:
- Pesquisar sobre a Densidade Demográfica dos Estados
Brasileiros; as origens da globalização.
Deve ser feita em folha Separada para entregar, com nome,
número e série.
_Como estamos vivenciando uma experiência diferente,
quero que pesquisem sobre o COVIDE-19, países infectados, sintomas da doença,
precauções a serem tomadas.
Deve ser feita em folha para entregar, com nome, número e
série.
- Fazer o Mapa do Brasil, com legenda, registrando as
regiões do país mais afetada pela doença, colocando o número de mortos por
região, ou seja, norte, nordeste, Sul e Sudeste.
Utilizar o caderno de desenho para essa atividade, também
para entregar.
CIÊNCIAS
Ciências – Prof.ª Cristiane – 8ºs anos B, C, D
Atividade 1 – Pesquisa
Fontes de Energia: Tipos de fontes no mundo atual.
·
Definir o que são fontes de energia renováveis e não renováveis
·
Descrever os tipos de fontes de energia renováveis e não renováveis,
suas vantagens e desvantagens.
·
Orientações: Capa contendo nome completo, turma e título do trabalho
(pode ser digitada com imagens). O conteúdo da pesquisa manuscrito.
Não esqueça de inserir na última página as referências bibliográficas.
Atividade 2- Trabalho – História em
Quadrinhos
Adolescência e Puberdade: Definições e Curiosidades
·
Elabore uma história em quadrinhos onde os personagens discutam a
diferença entre adolescência e puberdade, e quais as principais transformações
físicas e emocionais que ocorrem na puberdade.
·
Orientações: Se possível utilizar folha sulfite. Fazer margem. Não
esqueça de inserir nome completo e série.
Ciências – Prof.ª Alecsandra - 8º ano A
Listar os aparelhos
elétricos mais utilizados no cotidiano de sua residência. Apontando quais foram
os mais e menos utilizados no período da quarentena.
Fazer um quadro
comparativo entre as contas elétricas dos dois meses anteriores a pandemia
(janeiro e fevereiro) com os meses de março e abril, calcular a média de
consumo dos quatro (4) meses.
Obs: (apenas o consumo
elétrico).
Ciências – Prof.
Antônio – 8ºs anos E, F, G
TEMA: VIDA E EVOLUÇÃO/PROCESSOS REPRODUTIVOS E SEXUALIDADE
- Pesquisar sobre os Sistemas Reprodutores Masculino e Feminino, identificando os principais órgãos e suas funções.
- Apresentar imagens(Recorte e colagem) dos dois sistemas reprodutores
- Elaborar e responder 5 questões sobre o tema
LÍNGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa –
Prof.ª Aline - 8ºs anos B, C, D
Leia o texto das págs. 24, 25 e 26 do livro didático. Em
uma folha de almaço ou de caderno, coloque o nome e a série e, copie e responda
as atividades de 01 à 14 – págs. 27 e 28 do livro.
Na sequência faça uma breve pesquisa sobre a
TRANSITIVIDADE VERBAL e enfatize o que são verbos transitivos e intransitivos.
Português – Prof.ª
Beth – 8ºs anos E, F, G
Responder
questões 1 a 35 do caderno Aprender Sempre.
Responder
questão 1 do livro didático p.30 (Sobre
verbo e seus complementos)
Responder
questões 1 a 5 do livro didático p.32 (Sobre preposição)
Responder
questões 1 e 2 do livro didático p.33 (Sobre preposição)
Pesquisar:
Estrangeirismo na Língua Portuguesa e Pronome relativo
Aula auxiliar no Youtube: Uso de Palavras Estrangeiras |
Professora Teresa Cristina
Pronomes Relativos - Brasil Escola Professor Jairo Beraldo Transitividade Verbal
[Prof Noslen]
Português – Prof.ª Marlene
O trabalho deverá ser feito em casa, com o auxílio de
pessoas da sua família. As respostas aos exercícios visam oferecer condições
para que o aluno desenvolva ou aprimore habilidades de leitura, esperadas para
essa fase da escolaridade. Se a opção for solicitar ajuda de outras pessoas, que
não os da casa, aconselho o uso de ambientes virtuais como redes sociais e
aplicativos. As respostas devem ser registradas por escrito e trazidas no
retorno às aulas, para que sejam avaliadas, pelo professor, na parte final do
processo.
Parte I - Letra de música.
Texto 1
Esperando
Na Janela - Gilberto Gil
Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem
O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar
Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar
Composição: Targino Gondim / Manuca Almeida / Raimundinho
do Acordeon
Disponível em: <
https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/46204/ >. Acesso em: 02 abr. 2020.
Para iniciar, além da leitura do texto, você pode
procurar o vídeo da música com Gilberto Gil cantando a canção. É uma forma
agradável de começar o trabalho com um gênero textual que foi, originalmente,
escrito para ser cantado.
Responda às questões a seguir (em folha separada):
1. Do que o eu lírico se lembra?
2. Como ele se sente ao lembrar?
3. Apesar de procurar, a amada não vem. Como ele se sente
por causa disso?
4. De que problema se queixa o eu lírico?
5. Para ele, qual a solução?
6. Qual o tema da canção?
Para refletir um pouco mais:
7. Essa música é um grande sucesso, por quê?
8. Muito tocada nas rádios, é um forró , dançante. É
agradável de ouvir? Comente.
9. Como é retratada a mulher?
10. É comum a mulher ficar na janela esperando?
11. Você conhece por filmes, novelas ou por experiência
de vida, lugares em que as
mulheres esperam os namorados na janela de casa? Comente,
dê exemplos.
12. Faça uma ilustração (um desenho, uma foto ou uma
colagem), que deverá vir em
folha separada, com a legenda: “Esperando na Janela”, com
o seu nome.
Parte II - Explorando o texto.
Leia a segunda estrofe e responda:
1. Há alguma palavra que, sozinha, expresse um sentimento
ou uma emoção do eu lírico. Essa palavra é uma interjeição. Qual é?
2. Leia, agora, o refrão (terceira estrofe) e aponte se
há mais interjeições. Quais são e que efeito de sentido agregam aos versos?
3. Dê outros exemplos de interjeições, comuns em
conversas do dia a dia.
4. Construa frases com interjeições e indique o efeito de
sentido no contexto:
Efeitos de sentido - alegria, dor, chamamento, surpresa,
espanto, satisfação, repulsa, desagrado, admiração, repugnância.
Parte III - Pesquisa.
O que é forró? Qual é a sua origem? Segundo
Câmara Cascudo, a palavra forró é uma redução de forrobodó. O que significa
forrobodó? Por que tantas pessoas gostam de forró em São Paulo? No brasil?
Explique: por que o forró representa um vínculo com as raízes populares do
sertão nordestino?
Para responder às questões acima, faça uma pesquisa,
recolhendo informações de fontes variadas, se possível. Exponha, também, em seu
texto da pesquisa, suas experiências sobre o assunto, exemplos e histórias
vividas ou conhecidas.
Parte IV - A Gramática e o contexto.
1. É importante recordar o que são substantivos. Faça uma
breve pesquisa.
2. Copie a música numa folha e sublinhe todos os
substantivos que existam no texto.
3. Já no primeiro verso pode surgir uma dúvida em relação
a palavra “caminhar”, por exemplo. Por quê? Há alguma outra palavra em que isto
ocorra?
4. Agora, no mesmo texto em que você sublinhou os
substantivos, circule os verbos que estão conjugados no Presente do Indicativo.
Por que os verbos estão no tempo presente? O que isso dá a entender no texto?
5. Reescreva a letra da música, usando os verbos no
Pretérito Perfeito ou Pretérito Imperfeito do Indicativo, fazendo as
adequações, conforme a necessidade.
6. Qual o efeito de sentido provocado por essas mudanças?
Comente.
Parte V - A linguagem.
1. Faça uma breve pesquisa sobre “Variação Linguística”.
2. Sendo essa uma canção popular e representativa da
cultura musical do povo do sertão nordestino, qual seria a variedade
linguística a ser utilizada?
3. Que forma de falar é coerente com o eu lírico? Que
representa especificamente os falares do povo?
4. Das expressões reconhecidas por você, como ficaria
esse trecho da canção, se escrito de acordo com a norma-padrão, na variedade
formal da Língua Portuguesa?
Copie e preencha o quadro.
Na letra da canção, temos uma variedade linguística
própria dos falares populares. Na conversação, usamos informalmente “pra”, a
forma reduzida de “para” e “tá”, redução de “está”, por exemplo.
5. Preencha o quadro a seguir, um exercício para que você
perceba que é bastante comum o emprego de locuções verbais formadas com o verbo
“ir”. Se preciso, consulte fontes sobre o assunto.
HISTÓRIA
História
– Prof. David – 8ºs anos D, E, F, G
Baixa Idade Média
1)
As mudanças estruturais ocorridas durante a passagem do feudalismo para o
capitalismo relacionam-se com o(a):
a)
enfraquecimento urbano.
b)
diminuição do comércio.
c)
fortalecimento dos senhorios.
d)
ascensão da burguesia.
e)
crítica ao liberalismo.
2)
Várias mudanças ocorreram na passagem da Idade Antiga para a Idade Média. Entre
estas mudanças destacam-se:
a)
a fragmentação da propriedade da terra e o desaparecimento das vilas.
b)
o colapso do trabalho servil e a gradual implantação do trabalho escravo.
c)
o declínio do escravismo e sua substituição pelo sistema de trabalho servil.
d)
o fortalecimento do poder real e o enfraquecimento dos grandes proprietários.
e)
o incremento do comércio e a grande expansão territorial.
3)
Marque a alternativa INCORRETA sobre as universidades no contexto da Idade
Média.
a)
Eram estimuladas pela nascente burguesia, que via o conhecimento como um fator
favorável à plena realização de seus negócios.
b)
Surgiram em decorrência do renascimento das atividades comerciais e da
prosperidade dos centros urbanos.
c)
Gozavam de privilégios, como a isenção de impostos e contribuições e o direito
de julgamento de seus membros em foro especial.
d)
Agregavam mestres e discípulos dedicados ao ensino superior de alguns ramos do
saber: teologia, filosofia, ciências, letras, direito e medicina.
e)
Cumpriam o papel de formadoras de consciências críticas e de contestadoras do
regime feudal.
4)
É correto afirmar que um dos fatores responsáveis pela desestruturação do
sistema feudal foi:
a)
as grandes colheitas de cereais e os baixos preços alcançados nas feiras
tradicionais.
b)
a erradicação das epidemias que grassavam na Europa, dizimando parte da
população.
c)
o estabelecimento de relações cordiais entre senhores e servos, fortalecendo o
contrato vassálico.
d)
a cessação de guerras e revoltas que assolavam o mundo europeu, principalmente
na Gália.
e)
o agravamento das contradições entre o campo feudal e as atividades mercantis
urbanas
5)
Criador de uma ordem religiosa mendicante, destacou-se pelo seu compromisso com
os pobres e pela ação precursora na defesa da natureza na Idade Média. Assinale
a alternativa correta.
a)
São Tomás de Aquino
b)
São Francisco de Assis
d)
Santo Inácio de Loiola
e)
São Bernardo
6)
Do ponto de vista político, a transição da sociedade feudal para a sociedade
moderna foi caracterizada
a)
pela luta do clero e da aristocracia para manter seus privilégios.
b)
pela associação de interesses dos grupos burgueses em ascensão e das monarquias
interessadas em retomar efetivamente o poder.
c)
pela manutenção dos privilégios do clero e da aristocracia por parte dos reis,
ao mesmo tempo em que permitia à burguesia acumular capitais e parcelas do
poder.
d)
pela diminuição do poder de intervenção da Igreja nos assuntos internos das
monarquias em formação.
e)
por todas as alternativas citadas
O
Renascimento
7)
A partir da reabertura do Mediterrâneo ao
longo das Cruzadas, a Europa assistiu a uma intensa transformação das relações
sociais e do modo de vida, pois as cidades:
a) Voltaram
a crescer e se tornaram o centro das atividades comerciais
b) Diminuíram
com a migração de pessoas para o campo
c) Permaneceram
com baixa economia
d) Começaram
a se industrializar
8)
No que diz respeito à prosperidade italiana,
esta era relacionada ao monopólio do comércio de especiarias com o Oriente,
tendo se destacado as cidades de:
a) Milão,
Roma, Veneza e Nápoles
b) Gênova,
Veneza, Florença e Pisa
c) Nápoles,
Gênova, Roma e Milão
d) Veneza,
Milão, Verona e Turim
9)
O enriquecimento proveniente do comércio
mediterrâneo, que permitiu aos burgueses o investimento nas artes, sendo
denominados mecenas, tinha como objetivo:
a) Voltar
a fazer crescer atividades comerciais
b) Recuperação
integral da Antiguidade
c) Legitimar
sua posição na sociedade
d) Uma
releitura de valores e modismos
10)
Os
artistas e intelectuais buscavam uma concepção de cultura diferente da medieval
e que tinham suas raízes no mundo:
a) Colonialista
b) Greco-romano
c) Iluminista
d) Neoliberal
11)
Durante
o Renascimento surgem inúmeras inovações nas artes plásticas: a perspectiva, a
representação dos objetos, o lidar com os conceitos de espaço e volume, o que
permitiu:
a) Uma
transformação de valores
b) A
inversão dos valores clássicos
c) Delimitar
o olhar do observador
d) Ampliar
o espaço e trabalhar a profundidade
12) Faça uma redação explicando os motivos que
fizeram com que a ideias do Renascimento revolucionassem a forma pela qual as
pessoas encaravam o mundo e como estas ideias influenciam nosso mundo ainda
hoje.
História
– Prof. Ricardo – 8ºs anos A, B, C
Elaborar um texto dissertativo com no mínimo 4
folhas de fichário/caderno frente e verso sobre a relação(ligação) existente
entre "A era napoleônica"; "A vinda da família real portuguesa
ao Brasil"; e a "Independência do Brasil".
Pra que tanta lição
ResponderExcluir