2) De acordo com a pesquisa " Sua escolha Profissional"
tente descobrir quais as caracteristicas, da profissação escolhida,
poderão contribuir em sua felicidade. Justifique os mesmos
BIOLOGIA
3ª A, B, C – Prof.
Silvio
Pesquisa - Malária e Doença-de-Chagas (com os ciclos reprodutivos do
Trypanossoma cruzi e do Plasmodium sp)
3ª D – Professor Tiago Donegatti
Assistir 2
videoaulas no Youtube e produzir uma resenha para cada aula assistida.
Tema da aula 1:
botânica (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas)
Tema da aula 2:
adaptação das angiospermas quanto à organização, ao crescimento, ao
desenvolvimento e à nutrição
FILOSOFIA
3ª A
– Prof. Flavio
Faça um resumo explicando o que levou pessoas a lutarem
pela cidadania, (no sentido político) o contexto histórico e a importância da
cidadania na vida de cada pessoa e para sociedade.
Cerca de 25 Linhas
3ª B, C – Prof. Everson
ATITUDE CRÍTICA
Em certa medida, a investigação filosófica segue o caminho traçado por
Sócrates. Os filósofos não consideram saber aquilo que os outros têm por
sabido. Eles nunca dão por estabelecido qualquer conhecimento que não tenha
sido examinado, como se fosse verdade inquestionável. Nada existe que não possa
ser adquirido, posto em dúvida e investigado. Nem a tradição, nem as
autoridades, nem os sábios, nem os cientistas - muito menos os filósofos e a
filosofia - estão isentos de questionamentos - Todos estão sujeitos a passar
pelo julgamento racional.
Como SÓCRATES, os filósofos estão sempre reconstruindo sentidos, indagando
sobre as coisas que pareciam assentadas ou conhecidas, buscando clareza ou
entendimento mais profundo sobre o assunto investigado. O que é sabido
não é tido como absoluto ou plenamente satisfatório e, por isso, é questionado,
o que leva a novas formulações, que, por sua vez, também possibilitaram outras
reflexões.
O filósofo francês
Maurice MERLEAU-PONTY (1908-1961) resumiu esse movimento realizado pelo
filósofo em busca do saber, que nunca será alcançado de maneira absoluta:
"O que caracteriza
o filósofo é o movimento que levaria incessantemente do saber à ignorância, e
um certo repouso neste movimento [...]."
- Maurice MERLEAU-PONTY. LIVRO: Elogio da Filosofia
Esse movimento - do
sabet à ignorância e da ignorância ao saber - caracteriza uma postura
questionadora: a busca contínua por esmiuçar a realidade. A filosofia requer,
em
primeiro lugar, essa atitude crítica: por um lado, não aceitar nada
(afirmações, teses, teorias) sem uma investigação racional; por outro,
investigar detalhadamente o que as coisas são, por que são assim e se podem ser
diferentes.
###
ATITUDE REFLEXIVA ###
Para o rigor da investigação, o pensamento filosófico deve ser reflexivo, isto
é, tem de voltar-se para si mesmo. Reflexão origina-dr da palavra flexão, que
significa "curvar ou dobrar". Quando um atleta faz exercício
abdominal, ele se curva sobre si mesmo (daí chamarmos esse movimento de flexão
abdominal); assim também acontece quando dobramos uma folha de caderno ou
fechamos uma carteira de dinheiro (objetos flexionáveis).
Pensamento reflexivo, então, é aquele que se dobra sobre si mesmo, isto é, pensa-se
a si próprio. Refletir é pensar de maneira rigorosa sobre o próprio pensamento.
Quer dizer, o pensamento investiga a si mesmo, avaliando se as idéias estão
claras, se as conexões estão bem-feitas, se as conclusões são válidas.
Imagine, por exemplo, que voce chegou a conclusao de que errou a resposta de um
problema matematico. Entao comeca a repassar os procedimentos pelos quais se
equivocou. Primeiro rele o problema, para verificar se o entendeu
perfeitamente; depois analisa as etapas, avaliando se o raciocinio em cada caso
era adequado; em seguida, observa se as operacoes e as conexoes entre elas
estavam corretas; por ultimo, confere se o resultado e coerente com todo o
processo realizado. Podemos comparar esse procedimento com a reflexao filosofica.
As teses ou afirmacoes (os pensamentos) sao submetidas a rigotosa avaliacao.
Cada ideia e investigada, o sentido das frases, a concatenacão logica entre as
teses, os argumentos utilizados e a validade das conclusoes.
Se a reflexao filosofica e pensamento sobre pensamento, isto é, pensamento que
se dobra sobre si (e podemos pensar sobre varios assuntos), tudo pode ser
objeto da filosofia. Podemos refletir filosoficamente sobre os pensamentos
envolvidos naquilo que dizemos, desejamos ou fazemos. Podemos, por exemplo,
refletir sobre as acoes humanas, os desejos, as teses cientificas e as terias
sociais. Podemos refletir sobre a percepcao, o tempo, a musica, a arte, a vida,
a angustia, a felicidade, a maldade, o trabalho, o conhecimento, a politica, a
ciencia e o prazer, ou ate mesmo sobre o que e que pensar ou sobre o
proprio refletir.
Perguntas:
1-
Qual a funcao da atitude critica em relacao a ignorancia?
2-
A atitude reflexiva é algo que conclui de imediato o pensamento?
SOCIOLOGIA
3ª
B, C – Prof. André
Atividades de Sociologia – Segundo Bimestre
Participação Popular
- A construção da democracia participativa
Mais de cinco milhões
de pessoas ajudaram a formular, implementar as políticas públicas no Brasil.
Pouca gente, além dos diretamente envolvidos, sabe que boa parte do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC), todo o Programa Nacional de Habitação, o plano
de expansão das universidades públicas, o Pro Uni, a criação do Sistema Único
de Assistência Social (Suas), as políticas afirmativas contra a discriminação
racial, de mulheres e minorias sexuais e o amplo conjunto de medidas que
impulsionaram enormes avanços na agricultura familiar nos últimos anos foram
formulados e decididos com a participação direta de milhões de brasileiros, por
meio de inúmeros canais criados ou ampliados para consolidar a democracia
participativa nos país.
Só as 73 conferências nacionais temáticas
realizadas para debater políticas públicas envolveram, em seus vários níveis,
cerca de cinco milhões de pessoas. Mais da metade dos conselhos nacionais de
políticas públicas que contam com participação popular foram criados ou
ampliados nos últimos oito anos.
A participação popular na elaboração,
implementação e fiscalização das políticas públicas ganhou amplitude sem
precedentes, contribuindo para aumentar tanto a eficácia e abrangência das
ações públicas, como a capacidade de formulação dos movimentos sociais.
Durante esse período, programas
estruturantes como as medidas conjunturais relevantes foram decididos e
implementados por meio de diálogo direto e da mais ampla negociação com os
movimentos sociais. Para isso foram criados ou ampliados diversos canais de
interlocução do Estado com os movimentos sociais - conferências, conselhos,
ouvidorias, mesas de diálogo etc. -, que já configuram o embrião de um
verdadeiro sistema nacional de democracia participativa.
Para Dallari (1996, p.
13-51), a participação popular prevista na Constituição
Federal de 1988 é um princípio inerente à democracia, garantindo aos indivíduos,
grupos e associações, o direito não apenas à representação política, mas também
à informação e à defesa de seus interesses.
Atividade
- Faça analise da figura acima e crie uma resenha sobre a
importância dos movimentos sociais no Brasil e no mundo.
- Reflita na definição Dallari sobre a participação
popular e construa uma dissertação de aproximadamente 30 linhas sobre os
novos movimento sociais: negro, feminista, ambientalista e GLBT.
- Trabalho: Escolha um movimento social de sua preferência
e fale sobre: o seu surgimento, sua ideologia e sua importância, o
trabalho deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
3ª D
– Profª Marcia
Queridos alunos!
Espero que estejam todos bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês... Se cuidem, para que
possamos estarmos juntos em breve.
Precisamos ficar em casa. Sempre lavarmos as mãos, para q
essa fase passe logo.
Beijos no Coração.
Peço que acessem o Centro de Mídia de São Paulo (CMSP), a
TV Educação pelo canal 2.3, Facebook, Youtube, e assistam às aulas.
ü Ao
assistirem às aulas, registrar no caderno a data da aula, o tema abordado e
fazer um breve resumo do assunto trabalhado.
ü Fazer
uma pesquisa sobre o jornalista Vladimir Herzog, início da carreira, Vlado e a
política, sua morte e outros itens que falem sobre ele. Estamos passando por
momentos delicados em nosso país, onde jornalistas, profissionais da saúde têm
sido atacados cruelmente. A vida de Vlado, irá retratar um pouco essas
crueldades na época da Ditadura Militar. Essa pesquisa deve conter capa (folha
de caderno de desenho), índice, introdução, conclusão e bibliografia. Deverá
ser entregue no prazo indicado no início do texto.
ü A
partir do filme assistido, sobre Zuzu Angel, os momentos históricos que temos
vivido, Responda à questão, em 20 linhas.
ü Questão:
É possível confirmar a existência de democracia e de cidadania plena no Brasil?
Justifique sua resposta com argumentos e exemplos concretos.
Obs:
A resposta dessa questão e a pesquisa podem ser envidas para o meu
e-e-mail: profamarciadecamargo@gmail.com,
sempre com o nome da escola e os dados dos alunos.
Bom estudo a todos! Forte Abraço!!!Forte abraço!!
ARTE
3ª A
– Prof. Antonio Edgar
Com base na tele aula do Centro de Mídias de SP que
aconteceu em 14/05/2020 com o tema: Elementos estruturantes de um Projeto
Artístico, escreva ou digite sobre o que você entendeu da aula e cite
profissões e profissionais relacionados com as Artes. Se você não assistiu a
tele aula ao vivo, você pode assistir no youtube.
3ª
B, C – Profª Débora
Compreender as relações entre Arte e contexto social
Uma das formas de se conhecer a história de uma determinada sociedade, é
observar a sua produção artística. Para isso, vamos agora olhar para a história
do Brasil, sob a ótica de alguns artistas.
Pesquise a história de Chico Buarque de Hollanda e Geraldo Vandré.
Quem são esses artistas?
O que se destaca na produção artística musical deles?
Quais acontecimentos se destacam na vida desses artistas?
Os dois músicos tem histórias curiosas e em comum nos Festivais da
Música Brasileira (evento muito importante da música brasileira nos anos
1950,1960 e 1970).
Descreva essas histórias.
Aproveite e faça um resumo sobre o que e como foram os Festivais de
Música Brasileira.
3ª D
– Profª Sonia
*Enviar
as respostas no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com), no
meu Messenger ou Face book ou ainda pelo Classroon
*Importante que não se esqueçam de colocar o nome completo e a série e
o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença.
AULA - 2
Respondam
as questões das páginas 80/81 do caderno do al
uno
do SP FAZ ESCOLA – 1º bimestre - Atividade 1: SONDAGEM.
1
- Você já participou da elaboração de algum projeto?
2
- O que um projeto de Artes Visuais e Tecnologia precisa conter?
3
- Em se tratando de produções no campo das artes visuais, o que você mais gosta
de fazer? Gravura, desenhar, pintar, colar, modelar, esculpir?
4
- Você já fez alguma performance ou instalação artística?
5
- Você já participou de algum projeto ou curso de produção de vídeos?
6
- Você sabe utilizar tecnologias? Tem afinidades com aparelhos eletrônicos?
Gosta de obras com características hibridas?
7
- Quais profissões você imagina que estão diretamente ligadas às artes visuais?
8
- Quais são os campos de atuação profissional em que podemos trabalhar com e/ou
a serviço das artes visuais?
9
- Quais são suas expectativas profissionais para o futuro?
10
- De que maneira sua escolha profissional pode colaborar num projeto de Arte?
11 - Como você
espera que a escola lhe ajude a atingir seus objetivos?
AULA – 3
Você irá pesquisar sobre duas (2)
das profissões abaixo, que mais lhe chame atenção e que são ligadas diretamente
as áreas da Arte.
·
Arquitetura
- Design de Interiores - Design Gráfico – Publicidade - Artes Plásticas – Figurinista
– Rádio e TV – Cinema - Vídeo – Moda – Desenho Industrial – Fotografia –
Urbanismo – Tatuador – Grafiteiro.
·
A
atividade deverá conter o texto da pesquisa e pelo menos uma imagem de cada
profissão escolhida.
HISTÓRIA
3ª A, D - Profª Marcia
E-MAIL:
profamarciadecamargo@gmail.com
Olá meus queridos! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Estou com saudades de todos! Se cuidem e vamos acreditar
que logo tudo ficará bem.
Meus lindos, a escola criou um blog e também o classroom,
onde vocês poderão enviar mensagens aos professores. Vocês precisam se conectar
lá.
Um forte abraço a todos!
1ª. Atividade: Pesquisar sobre o continente
africano e quais são os fatores internos e externos que
comprometem aspectos econômicos e sociais em sua autodeterminação.
Obs: Pesquisar sobre autodeterminação dos povos,
depois seguir com a pesquisa.
Essa pesquisa deve conter introdução, conclusão e
bibliografia.
Manuscrita em folha de caderno,
com o nome da escola e os dados do aluno.
Enviar para o e-mail registrado acima.
2ª. Atividade: Apostila do aluno, 1º.bimestre,
pagina 58, Primeira Guerra Mundial...
Fazer a leitura do texto, onde se diz do processo da
industrialização, avanço tecnológico que chegará na Grande Guerra Mundial.
Elaborar um mapa mental referente à 1ª. E à
2ª. Revolução Industrial. Segue um vídeo que orienta como fazer, tem
vários, fica a critério de vocês.
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA
https://www.youtube.com/watch?v=qNeNN-BLFIk-Esse
Esses mapas deverão ser feitos em folhas de caderno de
desenho ou sulfite.
Bem colorido, no capricho!
Enviar no e-mail registrado acima.
Bom estudo a todos!
3ª B, C – Prof. José Luiz
ATIVIDADE
AVALIATÓRIA
- Leia o texto “A revolução
russa” e responda as questões que se encontram no fim do texto. As respostas
deverão ser encaminhadas pelo e-mail institucional: spetic@prof.educacao.gov.sp.br ATÉ
DIA 17/06/2020
PS:
recomendo
que copiem o texto e as questões em seu aparelho – seja PC, tablet, notebook ou
celular – salvando as questões em outro arquivo para responder e enviar para
meu e-mail com a devida identificação, isto é, NOME
DA ESCOLA, NOME DO ALUNO, SÉRIE E TURMA
Para se
compreender a Revolução Russa, é importante que vocês pesquisem as diferenças
entre socialismo, comunismo e capitalismo, utilizem o modelo da tabela
abaixo para guiar sua pesquisa.
|
CAPITALISMO
|
SOCIALISMO
|
COMUNISMO
|
PROPRIEDADE
|
Propriedade privada dos meios de produção.
|
Propriedade estatal dos meios de produção, gerida por
trabalhadores.
|
Propriedade coletiva, ou comum, dos meios de produção.
|
MODELO DE ESTADO
|
Estado burguês.
|
Estado dos trabalhadores.
|
Governo econômico, social e político dos trabalhadores, por meio
de cooperativas, conselhos e associações de livres produtores.
|
DIVISÃO DA SOCIEDADE
|
Divisão da sociedade em classes.
|
Expropriação dos capitalistas e divisão dos recursos por meio de
serviços públicos do Estado.
|
Fim das classes sociais: todos são produtores.
|
A
REVOLUÇÃO RUSSA
ANTECEDENTES
: O CAMINHO PARA O SOCIALISMO
Assim como a
Revolução Francesa em 1789 mostrou-se um modelo clássico de Revolução Burguesa
acabando com a velha ordem feudal aristocrática propiciando o desenvolvimento
do capitalismo moderno, a Revolução Russa de 1917 foi um modelo clássico de
revolução proletária que visava o fim do capitalismo e o nascimento de uma nova
ordem mundial tornando-se a primeira nação socialista o mundo.
A
RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO
A Rússia entes da Revolução era predominantemente agrária
e semifeudal, onde a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle
da propriedade da terra e o poder político. O processo de industrialização
iniciara somente no fim do século XIX, concentrado nas áreas de Kiev, Moscou e
Petrogrado, sendo que mais da metade do capital era de origem estrangeira:
principalmente França, Alemanha e Inglaterra. A industrialização tardia e
dependente, concentrada em regiões específicas produziu uma burguesia fraca e
imprudente de um lado, e de outro, um proletariado forte organizado e combativo
mantendo laços estreitos com os camponeses (ocasionado pelas origens rurais).
OPOSIÇÃO
PARTIDÁRIA AO CZAR
A burguesia russa, mostrava-se fraca e dependente, uma
vez que a concentração das terras estava nas mãos dos nobres e o capital das
grandes empresas nos grupos estrangeiros, cabendo aos capitalistas russos
apenas médios e pequenos empreendimentos. Assim, a oposição ao czar se fazia
com os seguintes grupos:
a) Oposição Burguesa: Buscando uma maior e
mais ativa participação na política, a maioria dos burgueses voltava-se para o
liberalismo buscando arrumar meios para estabelecer um regime constitucional,
capaz de garantir sua representatividade junto ao poder central. Buscavam
estabelecer um sistema de governo baseado na divisão de poderes seguindo os
moldes na monarquia parlamentarista inglesa. Com isso o Czar continuaria no
topo do poder político, mas dividindo suas prerrogativas com uma assembleia
legislativa eleita. Organizaram-se no Partido
Constitucional Democrático, o Partido
Kadete, expressão das reivindicações burguesas e que ainda agregava alguns
dos elementos mais “modernos” da nobreza.
b) Oposição Operário-Camponesa: Dentre os
partidos de maior expressão destacamos primeiramente o Partido Socialista Revolucionário o mais numeroso partido operário
que possuía também uma grande penetração no campo, mas que se encontrava
dividido em alas socialistas e anarquistas, e usavam de táticas violentas para
tentar derrubar o regime.
O Partido Operário
Social Democrata Russo, surgira como um partido socialista marxista
autêntico. Em 1903, divergências sobre táticas implementadas na luta pelo
poder, dividi-o em duas alas: Bolcheviques
e Mencheviques. --Mencheviques
(membros da minoria): Propunham a formação de um partido que buscaria a
formação e implementação de um socialismo seguindo a “evolução natural” da
sociedade, permitindo primeiro o amadurecimento do capitalismo para depois
fazer a revolução implantando o socialismo, defendendo uma aliança com a
burguesia para acelerar o processo. Foi liderado por Trotsky até 1917.
-Bolcheviques
(membros da maioria): Propunham a formação de um partido com organização
profissional de revolucionários, objetivando a insurreição plena e imediata
para a conquista do poder, implantando um regime socialista através da posse de
terras, indústrias, bancos para o regime revolucionário. A aliança permitida
era unicamente entre camponeses e operários (foice e martelo). Mais tarde o
partido é rebatizado com nome de Partido Comunista, sendo liderado por Lênin e
Trotsky.
O ENSAIO GERAL
O regime Czarista russo era baseado principalmente na
expansão militar. Em 1904 o Czar russo Nicolau II mobilizou tropas em direção
ao Pacífico, entrando em choque com o Imperialismo Japonês. A mobilização para
a guerra associada a uma derrota para o Japão acentua a fragilidade do sistema
czarista e os problemas sociais russos, levando a eclosão de um movimento
popular pacífico em frente ao Palácio de Inverno do Czar, mas que foi
violentamente reprimido por ordens de Nicolau II. O movimento ficou conhecido
como DOMINGO SANGRENTO e despertou
uma onda de protestos por todo o Império (greves trabalhadoras, rebeliões
camponesas e motins militares).
Inicialmente conduzido por operários, o movimento foi aos
poucos liderado pela burguesia e pela classe média. Diante da proporção da
crise e da organização do movimento o Czar resolve aceitar alguma das
reivindicações, estabelecendo algumas concessões como: legalização dos partidos
políticos inclusive os de oposição, ampliação de direitos civis como o de associações
(soviets) e a criação de uma
Assembleia Legislativa (Duma) Pouco
depois o Czar foi tentando restabelecer o controle do país, dissolvendo a Duma,
prendendo líderes opositores e intervindos em soviets, o que só veio a
contribuir para aumentar o descontentamento com o regime. O movimento de 1905
ficou conhecido como um “Ensaio Geral”
para a Revolução de 1917.
A
PARTICIPAÇÃO NA GUERRA
A entrada da
Rússia na Primeira Guerra Mundial, acelerou o movimento revolucionário, pois as
privações e o grande número de mortos no conflito, aumentaram a insatisfação da
população. A Rússia não se mostrava em condições para encarar uma guerra de
tamanha proporção, com número de mortos estimados na casa dos 4 milhões,
mobilizou uma oposição formada pelos soviets,
Duma e da sociedade civil.
Com o governo dividido e enfraquecido pela guerra,
associado a uma oposição cada vez mais numerosa e organizada, não haveria outro
fim que não a Revolução.
A
REVOLUÇÃO E SUAS FASES
A Primeira Guerra iniciou-se na Europa em 1914, a Rússia
apesar de ser um país atrasado “associou-se” junto a Tríplice Entente e
enfrentou a Áustro-Húngria e a Alemanha. O custo do conflito logo apareceu, o
Exército debilitado logo começa a sofrer baixas, derrotas e perda de
território. Associada a uma crise econômica esse foi o cenário que levou a
derrocada do Czarismo.
Em 1916 o exército russo tenta uma última investida
desesperada contra os alemães, mas apenas adicionou mais uma derrota.
Internamente o descontentamento, a escassez de alimentos e as greves se
aglutinam em centros industrias, bem como o apoio dos soldados e operários
torna o movimento incontrolável, levando Nicolau II a abdicar em fevereiro de
1917.
Surgiram na Rússia dois centros de poder: a Duma Legislativa controlada pela
burguesia liberal, e os Soviets,
conselhos de camponeses, soldados e operários. A Duma designa um Governo
Provisório presidido, primeiro por Georgy Y. Lvov (apelidado de “Príncipe Lvov)
e depois da renúncia deste, por Kerensky.
Conhecida como Revolução de Fevereiro, teve caráter
democrático, liberal e burguês. Contrariando expectativas populares, o governo
liberal comprometido com a burguesia internacional manteve a Rússia na guerra,
contribuindo para o fortalecimento dos bolcheviques. No começo de abril,
começam a chegar os exilados políticos, Lênin assumiu a liderança do partido e
lançou as Teses de Abril, que
propunham: transferência de poder aos soviets; instauração de uma república
socialista; distribuição de terras aos camponeses e saída imediata da guerra
(conhecida também como as teses ou política de Pão, Paz e terra).
Por meio de uma bem organizada estratégia, os
bolcheviques tomam toda a cidade em menos de 24 horas, cercando os prédios
públicos e forçando a fuga de Kerensky. Num II Congresso dos Soviets de maioria
Bolchevique formam o primeiro governo socialista da história, formado por
operários, soldados e camponeses, tendo a frente figuras como Lênin, Stalin e
Trotsky. Era a Revolução de Outubro sob o lema de “Todo Poder aos Soviets”.
Logo de início, o governo nacionalizou indústrias e
bancos estrangeiros, redistribuiu terras (da Igreja, da Coroa e da
Aristocracia) e firmou um armistício com a Alemanha, cedendo territórios em
troca da paz pós saída da Guerra (Tratado
de Brest-Litovsky).
O
COMUNISMO DE GUERRA
Terminada a guerra, em 1918, os países capitalistas
temendo que os rumos da Revolução Russa pudessem influenciar os trabalhadores
europeus, resolvem apoiar os anti-bolcheviques (oficiais do exército russo,
czaristas e liberais) que formaram o Exército
Branco para combater o governo socialista. Em contrapartida uma guarnição
militar constituída pelos bolcheviques as vésperas da revolução de outubro que
originou a guarda vermelha após a tomada do poder tornou-se o Exército Vermelho dirigido por Trotsky,
foi ampliado para fazer frente ao Exército Branco.
O combate entre Brancos e Vermelhos durou de 1918 a 1921,
onde nesse meio tempo alguns países declararam guerra aos Russos, mas a vitória
coube aos Vermelhos apoiados por outras nações e também pelos bolcheviques.
A vitória, no entanto, exigiu medidas extremas que
ficaram conhecidas como Comunismo de Guerra: centralização da economia;
equiparação salarial e em alguns casos confisco de gêneros alimentícios agrícolas.
Em 1922 surge a
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, uma federação reunindo outras
nacionalidades em torno da Rússia: Ucrânia, Biolorússia, Transcaucásia e as
Repúblicas da Ásia Central.
A
ECONOMIA DE GUERRA E A NEP
Ao fim da Guerra Civil e das invasões estrangeiras, a
vitória estava consolidada. A partir de 1921 estabeleceu-se a Nova Política
Econômica, que procurou restaurar a economia de mercado abalada pelos anos de
guerra. Segundo Lênin tratava-se de “dar um passo para trás para dar dois
adiante”. Dentre as principais características podemos citar: a) abolição do confisco de gêneros
alimentícios, como ocorrera durante o Comunismo de Guerra. b) restabeleceu a distinção salarial. c) permissão para entrada de
trabalhadores técnicos estrangeiros, para os setores básicos da economia. d) remessa de parte do capital para o
exterior. Esse plano de medidas durou até 1927, quando transformações no
interior da URSS iniciaram uma nova etapa na história como veremos a seguir.
STALINIZAÇÃO
Após a morte de Lênin em 1924, verificou-se uma disputa
pelos rumos da revolução e pela luta do poder político da recém fundada URSS,
que discutiam os rumos e propagação do movimento para outros países.
Internacionalistas defendiam uma Revolução Permanente ou Mundial, sendo
necessário o apoio de países avançados para manter vivos os ideais da Revolução
Russa, sendo liderados por Leon Trotsky. Diferentemente, socialnacionalistas
acreditavam no modelo socialista único devendo ser consolidado primeiramente na
Rússia, sendo liderados por Josef Stálin.
Com maior apoio político Stálin venceu a disputa e
iniciou uma nova era na história da Revolução: O Stalinimo (1927-1953). Seu governo fora marcado por violentos
expurgos e condenações de opositores, inclusive Trotsky, que foi morto em
agosto de 1940 por ordem de Stalin.
No plano econômico verifica-se a adoção de planos quinquenais que planificavam a
atividade econômica objetivando o crescimento industrial através das indústrias
de base e a coletivização forçada dos campos após 1928.
No terceiro plano quinquenal a Rússia já era a terceira
maior Potência Mundial e a segunda europeia. A agricultura cresceu com a
socialização da terra através de fazendas coletivas (Sockhozes) e fazendas
cooperativas (kolkhozes).
No plano político, Stálin consolidou seu poder assumindo
o controle do Partido Comunista. Vale observar que a situação econômica do país
melhorara da década de 20 para a de 30, mas a revolução não conseguiu alcançar
seu principal objetivo: a total distribuição de renda. A burocracia dirigente,
minoria, reservava para si uma série de privilégios, e a massa trabalhadora
(maioria) vivia com um padrão inferir ao dos países capitalistas avançados.
(UFJF – CURSO PRÉ - VESTIBULAR 2012 HISTÓRIA –
PROFESSORA: THAMIRIS, com modificações)
EXERCÍCIOS
ENEM/UFJF
01. ... ou o poder se transfere para as
mãos dos operários, soldados e camponeses revolucionários; e, nesse caso,
significará a abolição total da tirania dos donos de terras, o aniquilamento
imediato dos capitalistas, a proposta urgente de uma paz justa. A terra estará
garantida para os camponeses, o controle da indústria assegurado aos operários.
Haverá pão para os que têm fome e essa guerra absurda chegará ao .fim!...
Pode-se
associar ao texto a Revolução:
a) Americana.
b) Francesa
c) Russa.
d) Gloriosa.
e) Puritana.
.
02. Em março de 1921, Lenin afirma:
É necessário
abandonar a construção imediata do socialismo para se voltar, em muitos setores
econômicos, na direção de um capitalismo de Estado.
Tendo em vista
as etapas da Revolução Russa, podemos interpretar essa declaração no sentido
de:
a) representar
o abandono do comunismo de guerra e o início da Guerra Civil.
b) traduzir o
insucesso dos planos quinquenais e o retorno a uma economia capitalista.
c) indicar a
possibilidade do socialismo num só país, daí a volta do capitalismo
monopolista.
d) introduzir a
Nova Política Econômica, caracterizada por algumas concessões ao capitalismo, a
fim de possibilitar o avanço do socialismo.
e) aceitar a
introdução de métodos capitalistas na produção e o retorno à iniciativa
privada.
03. Em 1917, liderados por Lenin e
Trotski, os bolcheviques ganharam popularidade com as “Teses de abril”,
enunciadas na plataforma “paz, terra e pão”, que propunha:
a) a manutenção
da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos
sovietes.
b) a saída da
Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e
a formação da Guarda Vermelha.
c) a entrada da
Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a
adoção de uma nova política econômica (a NEP).
d) a manutenção
da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e
Dardanelos e a formação de um Parlamento (Duma).
e) a saída da
Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os
camponeses e a regularização do abastecimento interno.
04. A Revolução Socialista na Rússia, em
1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que
colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do
processo revolucionário, é correto afirmar que:
a)
os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por
defenderem a implantação da ditadura do proletariado.
b)
os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo
derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
c)
foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que
desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de
abastecimento de alimentos.
d)
foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da
necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do
exército vermelho.
e) o
Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior
quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos
setores mais conservadores.
05. Há
controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções
do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto,
existe consenso sobre o fato de que ambas:
a)
fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com
os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b)
geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia
francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c)
puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de
abolição das classes e do Estado.
d)
efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na
França e do feudalismo na Rússia.
e)
foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até
1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
06.
Considerando-se a Revolução Russa de 1917, que derrubou o regime czarista e
pretendeu instalar o socialismo naquele país, é possível afirmar que:
a) a
vitória da Rússia na Primeira Guerra Mundial favoreceu a concentração de poder
pelo Czar
b) a
política imperialista do Czar levou a Rússia à guerra com a China pela posse da
Manchúria
c)
na sua primeira fase, caracterizou-se como uma revolução liberal que separou
Estado e Igreja e criou eleições por sufrágio universal
d)
em 1917, constituiu-se o Conselho dos Comissários do Povo, presidido pelo Czar,
para resistir à Revolução
e)
Lênin, exilado na Finlândia ficou excluído do processo revolucionário
07.No
final de 1921, com o término da guerra civil e a retirada das forças
estrangeiras, o Partido Comunista, visando reconstruir a economia do país,
decidiu adotar a NEP (Nova Política Econômica). Tal programa de desenvolvimento
econômico, com relativa liberalização, adotado pelo governo da União Soviética,
permaneceu em vigor até 1928, sendo caracterizado, exceto:
a)
pelas graves divergências político-ideológicas geradas a nível das lideranças
do próprio partido, radicalizando as posições
b)
pela privatizações de empresas com menos de vinte trabalhadores e pela
autorização aos pequenos artesãos de vender os seus produtos
c)
pela abertura da economia aos investimentos estrangeiros e pelo
restabelecimento das relações econômicas com a Inglaterra e a Alemanha
d)
pelo desenvolvimento de segmentos sociais enriquecidos, com os KULAKS
(camponeses ricos) e os NEPMEM (comerciantes intermediários)
e)
pela criação da Glosplan, órgão estatal responsável pela elaboração de planos
de produção rigorosos e de objetivos precisos para todos os setores econômicos
08.(UFRJ)
“Cidadãos do Estado russo: um grande acontecimento se produziu. Graças ao
poderoso impulso do povo russo, o Antigo Regime foi derrotado (...). O governo
fará todo o necessário para abastecer o exército de tudo que precise para
continuar a guerra até seu final vitorioso (...)”.
(
Declaração do Governo Provisório, março de 1917)
“O
governo provisório caiu (...). O poder soviético proporá uma paz democrática a
todas as nações (...)”
(Proclamação
da queda do Governo provisório, out.1917)
O
movimento de oposição ao regime czarista na Rússia teve seu inicio no final do
século XIX. No entanto, foi durante a 1ª Guerra Mundial que a luta pela queda
do regime ganhou maior números de adeptos. Isolado e enfraquecido, política e
materialmente , tal regime não resistiu e, em fevereiro de 1917, constitui-se
um governo revolucionário provisório.
No
ano de 1917, dois acontecimentos marcaram os rumos da 1ª Guerra Mundial: a
saída da Rússia, após a queda do Governo provisório, e a entrada dos EUA no
conflito.
a) Cite duas
razões que levaram à queda do Governo Provisório Russo em Outubro de 1917
b) Explique um
motivo da entrada dos EUA na 1ª Guerra Mundial, em 1917
09.(FUVEST) “Tinha razão o camponês que declarou
no VIII Congresso dos Soviets: tudo vai bem. Mas, se a terra é para nós, o pão
é para vocês, isto é, para os comissários; a água é para nós, mas o peixe é
para vocês; as florestas são para nós, mas a madeira para vocês”.
(“Izvestia” de
Kronstadt, 25/03/1921; Cit na Henri Arvon- A Revolta de Kronsdadt)
Qual
a política implementada posteriormente por Stálin em relação ao campesinato?
10. (UNICAMP-SP)
Em 1924, após a morte
de Lênin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se
opuseram. Stálin venceu essa disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky
foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos.
a)
Explique a divergência entre Trotsky e Stálin
b) Explique
porque o stalinismo precisou varrer a imagem de Trotsky da História soviética
A
CRISE DE 1929
Introdução:
O período entre guerras (1919-1939) foi
marcado pela mais contundente crise do capitalismo desde seu surgimento: A
Crise de 1929. Uma crise de superprodução acompanhada de um subconsumo,
iniciado nos Estados Unidos e que em maior ou menor grau, atingiu todos os
países do mundo capitalista.
O CRESCIMENTO AMERICANO: No
governo de Theodore Roosevelt (1901- 1909), os Estados Unidos tornam-se
efetivamente uma potência mundial e entrou efetivamente na disputa
imperialista.
A produção norte americana deu um salto
gigantesco em vários setores, destacando-se a indústria bélica, de material de
campanha, de alimentos e mesmo de setores destinados ao consumo interno, uma
vez que o potencial de consumo no país aumentou com a elevação do nível de
emprego; ou ainda para a exportação, principalmente para a América Latina,
tomando o lugar que tradicionalmente coube à Inglaterra, e para os demais
países da Europa durante a Primeira Guerra Mundial.
A RELAÇÃO ENTRE OS EUA E A
GUERRA: Com a Primeira Guerra Mundial, o papel dos EUA no
cenário internacional alterou-se. A guerra fora planejada para poucos meses,
porém sua longa duração e o envolvimento de diversos países com a política de
alianças, gerou o problema de abastecimento, pois os países beligerantes
precisavam cada vez mais de roupas, alimentos, armas e dinheiro. Os EUA eram o
único país em condições de atender a demanda européia, e como a princípio não
participava do conflito podia comercializar com ambos os lados.
Desta forma, os “neutros politicamente”,
enriqueceram muito se tornando o grande credor da Europa. Até aproximadamente
1914, havia grandes investimentos europeus (principalmente Inglaterra e França)
nos EUA, e com a guerra as relações econômicas com a Europa mudaram de fluxo.
No final da guerra os Estados Unidos eram a maior potência econômica do globo.
Os anos 20 foram marcados por uma explosão de
crescimento interno, a produção crescia a uma velocidade considerável,
alcançando diversos setores e desenvolvendo novas tecnologias como por exemplo
o rádio, que em 10 anos passou de raridade a elemento obrigatório nos lares
americanos, onde os anunciantes começam uma disputa pela preferência e atenção
dos ouvintes.
No plano industrial, há um aumento da
produção devido ao incremento de novas formas de energia como a eletrificação,
uso do petróleo e derivados. Isso acarretou um efeito de barateamento no custo
da produção de aço e crescimento da produção automobilística.
A expansão do crédito incrementava a venda
dos produtos, aquecendo a economia. Formaram-se grandes impérios industriais e
comerciais nos EUA. Ao final da década de 20 por exemplo, um em cada 5 americanos
tinha um automóvel o que encurtou as distâncias e facilitou o deslocamento de
mercadorias por todo o país.
O sucesso econômico produziu também o
nascimento da indústria do entretenimento, com destaque para o cinema, maior
instrumento para a difusão do “american
way of life” ou modo de vida americano, através de Hollywood esse padrão
foi exibido para o mundo inteiro, passando a ser invejado, desejado e
consumido.
A agricultura também se beneficiou, com um
surto de prosperidade acompanhando o crescimento das áreas de eletrificação
rural e a emergente mecanização do campo.
A CRISE DE SUPERPRODUÇÃO:
Durante a guerra, a grande demanda do mercado externo garantia o total
escoamento da produção americana. Como fornecedor único, houve uma
supervalorização dos produtos nos EUA, enriquecendo a sociedade americana.
Quando a guerra acabou e quando os países europeus voltaram a produzir,
adotaram também medidas protecionistas que garantissem a competição interna.
Com isso o produto americano, visto como caro, não podia mais concorrer com os
europeus.
Isso mostra o caráter contraditório do
capitalismo, já que o enriquecimento ocorre
através da produção e exploração do trabalho gerando o lucro. Mas a
mesma produção geradora de lucro ou riqueza, quando demasiada e não acompanhada de consumo pode significar uma
queda na lucratividade quando o fluxo de consumo decresce, e foi exatamente
isso que aconteceu.
Com os preços baixos os cortes nos custos da
produção, tornam-se necessários a demissão maciça de empregados como primeira
medida. Ocorre que, com mais desempregados, diminuía o consumo e os preços eram
forçados a baixar novamente; cortavam-se mais custos; mais demissões; redução
dos preços novamente...
Diante desta situação, os grandes empresários
passaram a especular na Bolsa de Valores, atribuindo as suas ações preços
irreais, muito mais altos. Os investidores passaram a desconfiar e a partir de
setembro de 1929, colocaram simultaneamente seus títulos a venda e a bolsa
entrou em declínio, mas era o primeiro passo para o colapso.
No dia 24 de outubro de 1929, a bolsa quebrou
e o dia ficou lembrado como a quinta feira negra. Milhões de ações não
encontraram compradores e as cotações baixaram vertiginosamente, causando
falência nos bancos, empresas, indústrias e comércio. Milhares de funcionários
foram demitidos e o mercado entrou em uma retração profunda.
Não só os EUA sofreram com a quebra da bolsa,
mas também a Europa que viu os créditos estrangeiros evaporarem, e a América
Latina cujos países não tinham como repassar na mesma proporção suas matérias
primas.
SESSÃO LEITURA
O
New Deal:
A não intervenção do
Estado e o estrago causado pelos empresários americanos, foram os fatores
fulminantes nos princípios liberais predominantes até então (Liberalismo
Econômico Clássico). O custo foi enorme, além da quebradeira geral das empresas
e indústrias, o número de desempregados em 1933 chegava a casa dos 15 milhões,
apenas nos EUA. A Alemanha por exemplo tinha índices próximos aos 6 milhões.
Apenas a URSS que vivia isolada através da política de “cordão sanitário”
imposta pelos capitalistas, escapou da crise. Em 1932 foi eleito para
presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt, que anunciou um conjunto de
profundas mudanças na economia e sociedade americana. O ponto crucial e que
mudaria a política econômica a partir de então, seria a intervenção estatal
para salvaguardar o modelo capitalista: estas séries de medidas receberam o
nome de New Deal.
O plano estimulava investimentos a partir do
Estado na economia, através de investimentos na infraestrutura do país:
construção de estradas; barragens; auditórios; aeroportos; portos e habitações
populares. O aumento de investimentos nos setores produtivos reduziria o
contingente de desempregados e recuperaria se poder de compra.
O governo ainda
remunerou agricultores para que não plantassem mais, reduzindo a oferta dos
produtos agrícolas limitando a produção. Estabeleceu ainda medidas de proteção
social como: seguro desemprego, salário mínimo e aposentadoria.
Apesar dos avanços do
New Deal, críticos da intervenção do Estado na economia, setores mais
conservadores limitaram a quantidade de capitais investidos nas ações do
governo. Desta forma os efeitos da grande depressão de 30, apesar de amenizados
com o New Deal, só foram totalmente superados com o início da Segunda Guerra
Mundial.
(Extraído de:
http://www.ufjf.br/cursinho/files/2014/05/APOSTILA-Pedro-Apostila-Hist%C3%B3ria-VERS%C3%83O-FINAL.pdf
, em 17/08/2017)
ASSISTA AO VÍDEO : A
Crise de 1929. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r85mmTfB6PY&list=PLqzoASVnPHBNICHe9Tjtzzd1QItw9
HOae>. Acesso em: 26 nov. 2019.
ATIVIDADE
AVALIATÓRIA
ATENÇÃO:
a presente atividade refere-se ao tema “Crise de 1929”, também chamado de “Quebra
da Bolsa de Nova Iorque de 1929” ou ainda “Crack da Bolsa de 1929”. Leia
previamente os textos, assista aos vídeos sobre o tema com atenção antes de
responder as questões.
|
EXERCICIOS ENEM/UFJF
01. UFV-MG O crash da Bolsa de
Nova York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos sob o comando do
Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o New Deal como saída para a
crise que o país atravessava.
São características do New Deal:
I. a intervenção deliberada do
Estado na economia, contrapondo-se à tradição liberal americana.
II. a criação de um amplo plano
de obras públicas, como barragens e autoestradas, para gerar novos empregos.
III. o incentivo ao aumento da
produção para alimentar a população desempregada.
IV. a criação de fundo
monetário destinado a financiar os países europeus em crise.
V. a criação de medidas
visando o equilíbrio entre o custo da produção e o valor final das mercadorias.
Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta
apenas as características corretas.
a) I, II e V d) II,III e IV
b) I, III e IV e) II, III, V
c) I, IV e V
02. PUC-RJ A Grande Depressão,
iniciada em 1929 com a crise da Bolsa de Nova York, foi, possivelmente, o
acontecimento do século XX cujas repercussões se fizeram sentir sobre um maior
número de homens e mulheres em todo o planeta.
a) Explique por que os efeitos
da Grande Depressão afetaram mais a economia da Alemanha do que a economia da
União Soviética.
b) Roosevelt, ao assumir a
presidência em 1933, deu início à implementação do New Deal, um conjunto de
medidas que visava a combater os efeitos recessivos da Grande Depressão sobre a
economia norte-americana. Indique 1 (uma) dessas medidas.
03. Vunesp
Encontrando-se o Estado em situação de poder calcular a
eficiência (...) dos bens de capital a longo prazo e com base nos interesses
gerais da comunidade, espero vê-lo assumir uma responsabilidade cada vez maior
na organização direta dos investimentos.
(J. M. Keynes. A teoria geral do emprego, do juro e da
moeda. 1936.)
O ponto de vista de Keynes opõe-se a uma teoria econômica
que predominou na política governamental dos Estados Unidos da América nos anos
imediatamente anteriores à Crise de 1929. Baseando-se nestas informações,
responda.
a) A que teoria econômica
Keynes se opunha?
b) Exemplifique com duas
medidas implementadas pelo New Deal, o esforço do governo Roosevelt para
superar os efeitos sociais da crise econômica de 1929.
04. PUC Camp-SP
No pós-guerra, a situação de miséria e a crise de 1929
provocaram o descrédito da população no capitalismo liberal e, simultaneamente,
criaram condições favoráveis para a expansão das ideias socialistas. Com isso,
na Itália e na Alemanha:
a) as burguesias industriais e
financeiras apoiaram os regimes nazifascistas, temerosas com o avanço das
ideias socialistas.
b) surgiram os movimentos
operários de caráter reformista, conduzidos habilmente pela maioria socialista
aliada ao Estado.
c) os partidos políticos mais
expressivos associaram-se com o intuito de restaurar a credibilidade do Estado.
d) houve um amplo pacto social
com o objetivo de estabilizar a vida econômica e política desses países.
e) houve o agravamento das
tensões sociais, e a ditadura foi a opção de consenso para que se
restabelecessem a ordem e a justiça.
05. UFU-MG Em 1929, o mundo
capitalista passou pela maior crise que o sistema já conheceu. Para fazer
frente a ela, os países tentaram políticas de recuperação, entre as quais se
destacou o New Deal, nos EUA. São medidas do programa econômico-social do New
Deal, exceto:
a) a diminuição da produção
agrícola, com os agricultores recebendo para não plantar.
b) a realização de obras
públicas para ocupar a mão-de-obra desempregada.
c) o enfraquecimento do
liberalismo econômico, substituído por uma vigorosa intervenção do Estado na
economia.
d) a diminuição dos salários e
o aumento da jornada de trabalho visando a superar a crise em busca de maior
produção.
e) a liberação de créditos aos
bancos e às empresas, procurando evitar novas falências.
(Questões extraídas de UFJF – CURSO PRÉ - VESTIBULAR 2012
HISTÓRIA – PROFESSORA: THAMIRIS)
- AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM EXTRAÍDAS DO “LIVRO DO
ALUNO”, COM MODIFICAÇÕES. LEIA OS ENUNCIADOS COM ATENÇÃO E RESPONDA O QUE SE
PEDE:
6)
Com base em seus conhecimentos, que
consequências uma crise econômica pode provocar diretamente em sua vida?
Explique dando exemplos.
7)
Observe o gráfico abaixo e responda
7a) Ao observar o gráfico abaixo, quais
as inferências você pode realizar sobre a economia americana, antes e depois da
crise de 1929?
7b) Pesquise
a relação entre a prosperidade econômica norte-americana, as taxas de
desemprego apresentadas no gráfico e as Guerras Mundiais
Taxa de
desemprego nos EUA de 1910-1960, com destaque em rosa para os anos da Grande
Depressão (1929-1939). Adaptado/Traduzido de <https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o#/media/Ficheiro:US_Unemployment_1910-1960.gif> Acesso em: 26 nov. 2019.
- LEIA OS TEXTOS 1 E 2, A SEGUIR, PARA RESPONDER AS
QUESTÕES:
Texto 1 - A
Crise econômica de 2008
O capitalismo
passa por crises periódicas. A mais recente ocorreu em 2008, quando a economia
norte-americana sofreu com a declaração de falência do quarto maior banco dos
Estados Unidos, o Lehman Brothers. Alguns analistas avaliam que a crise de 2008
foi tão complexa quanto a de 1929. Sem dinheiro, empresas de financiamento,
seguradoras, agências de hipotecas e bancos de inúmeros lugares do mundo
abriram falência. As perdas de valores chegaram ao patamar dos 50 trilhões de
dólares.
A crise
provocou retração na economia e diversos países entraram em recessão. Como
consequência, os índices de desemprego subiram no mundo inteiro. A Organização
Mundial do Trabalho (OIT), afirmou que, no início de 2008, existiam cerca de
190 milhões de desempregados no mundo. No final de 2012, esse número passou de
202 milhões. O Fundo Monetário Internacional (FMI) classificou a crise como
sendo a mais grave desde a Grande Depressão, ocorrida em 1929.
Diante desse
quadro econômico, assim como em 1929, houve uma intervenção do Estado na
economia, contrariando os princípios liberais de Estado mínimo. Na ocasião da
crise de 2008, George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, socorreu os
bancos à beira da falência com US$ 700 bilhões em uma semana, ou seja, os
impactos foram minimizados por meio de intervenções consideráveis no mercado.
Alguns bancos à beira da falência se tornaram propriedade do Estado e outros
receberam empréstimos governamentais para liquidar suas dívidas e garantir
dinheiro na conta de seus correntistas.
(Fonte: elaborado especialmente para o São
Paulo Faz Escola).
TEXTO 2 – O New
Deal (“novo acordo”) e o Estado de bem-estar social.
Ao assumir a
presidência dos Estado Unidos, em 1933, o presidente Franklin Delano Roosevelt
contrariou as políticas econômicas liberais, pautadas no livre mercado. Com a
Crise de 1929, a alternativa para sair da Grande Depressão foi uma intervenção
forte do Estado na economia. Assim, seu plano econômico articulava ações
governamentais com as de empresas privadas, a fim de elevar a renda dos
trabalhadores e incentivar o consumo. Dentre as medidas adotadas, pode-se
destacar:
-
Desvalorização da moeda, para tornar as exportações mais competitivas;
- Empréstimos
aos bancos, para evitar novas falências;
- Criação do
seguro-desemprego;
- Criação de um
vasto plano de obras públicas, a fim de gerar novos empregos;
- Salário
mínimo e direito de organização sindical;
- Subsídio a
insumos, para estimular a produção agrícola.
(Fonte: elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola)
8)
Após suas pesquisas sobre as crises
econômicas de 1929 e 2008, aponte as especificidades que deram origem às
crises, contextualizando os dois tempos históricos.
9)
Com base nos textos, explique a postura
dos governos frente às crises de 1929 e 2008. Os governos de Franklin Delano
Roosevelt e George W. Bush tiveram posturas semelhantes? Justifique sua
resposta.
EDUCAÇÃO FÍSICA
3ª A – Profª Lauren
Atividade 3
Princípios do Treinamento Físico
1ª semana
Princípios do Treinamento Físico. Tipos de Treinamento e os objetivos de
cada um.
Conceitos e exemplos
2ª semana
Leia e resuma os artigos abaixo:
Acesso em 01/02/2019.
Roschel, Hamilton. Tricoli, Valmor. Ugrinowitsch, Carlos. Treinamento
físico: considerações práticas científicas. Disponível em:
3ª semana
Estudar IMC, FC e zona-alvo de treinamento
Fazer atividades dos temas já trabalhados das apostilas
Colocar nome completo e turma no título do e-mail (ex. Láuren Máriam F.
Laham – 4º ano A)
Bibliografia
em todas as atividades
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