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terça-feira, 9 de junho de 2020

3ª série EM

EE Major Telmo Coelho Filho

Queridos alunos e responsáveis, as atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia, assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!


MATEMÁTICA


3ª A – Prof. Francisco Queiroz

Assistir aulas online enviadas por e-mail e/ou Classroom semanalmente.

Qualquer dúvida enviar e-mail para franciscoq@prof.educacao.sp.gov.br





3ª B, C – Prof. Eduardo

Geometria Espacial de posição uma introdução intuitiva

Posição relativa entre duas retas

Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço:

Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum.


Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
Retas concorrentes: duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum. Não é necessário que pertençam ao mesmo plano.
Retas concorrentes perpendiculares: são retas que possuem ponto em comum formando um ângulo de 90º.



Retas reversas: estão presentes em planos distintos.
Posição relativa entre reta e plano.

Uma reta e um plano poderão ter as seguintes posições relativas:

Reta paralela ao plano: considere uma reta t e um plano β, eles serão paralelos se não tiverem nenhum ponto em comum.
Reta contida no plano: considerando uma reta t e um plano β. t está contido em β se todos os infinitos pontos de t pertencerem a β.
Geometria Espacial parte ll

Retas e planos secantes ou concorrentes: a reta t será concorrente ao plano β se possuírem um ponto em comum.




Posição entre dois planos

Dois planos irão assumir no espaço as seguintes posições relativas entre si:

Planos paralelos: dois planos são considerados paralelos se não possuírem pontos em comum ou se uma reta pertencente ao plano α (alfa) for paralela a uma reta pertencente ao plano β (beta).

Planos secantes: dois planos são secantes quando forem distintos e a intersecção entre eles formar uma reta.

Planos coincidentes: planos coincidentes equivalem a um mesmo plano, ou seja, todos os seus infinitos pontos e planos pertencem ao outro.

Posições relativas entre reta e plano

Posição relativa entre planos

Posição relativa entre reta e plano

Entenda a posição relativa entre reta e plano e alguns resultados existentes envolvendo esses dois objetos matemáticos.

Arestas de um cubo formadas por prismas vermelhos

Prisma

Aprenda o que é prisma, o modo como esse sólido geométrico é definido e algumas das classificações mais importantes que o envolvem.

 

Projeções ortogonais

 

Quadriláteros

Aprenda o que são quadriláteros e as características e propriedades que os definem como paralelogramos, trapézios ou nenhum dos dois.

Trapézios

Tronco da pirâmide

Ângulos alternos internos e externos

Volume do prisma


Perpendicularidade

Posições relativas, Posição relativa entre duas retas, Retas paralelas, Retas coincidentes, Reta paralela ao plano, Reta contida no plano, Retas e planos secantes ou concorrentes, Planos paralelos, Planos secantes, Planos coincidentes, perpendicularidade entre retas e planos.

Sólido de Platão: Tetraedro

Tetraedro Regular

 

 Geometria Espacial

Exercicios

1)    Uma indústria fabrica brindes promocionais em forma de pirâmide. A pirâmide é obtida a partir de quatro cortes em um sólido que tem a forma de um cubo. No esquema, estão indicados o sólido original (cubo) e a pirâmide obtida a partir dele.


Os pontos A, B, C, D e O do cubo e da pirâmide são os mesmos. O ponto O é central na face superior do cubo. Os quatro cortes saem de O em direção às arestas AD, BC, AB, CD, nessa ordem.­




Após os cortes, são descartados quatro sólidos. Os formatos dos sólidos descartados são:

A) 

todos iguais.

B) 

todos diferentes

C) 

três iguais e um diferente

D) 

apenas dois iguais.

E) 

iguais dois a dois.

Exercício 3: (Enem 2010)

A siderúrgica “Metal Nobre” produz diversos objetos maciços utilizando o ferro. Um tipo especial de peça feita nessa companhia tem o formato de um paralelepípedo retangular, de acordo com as dimensões indicadas na figura que segue.

O produto das três dimensões indicadas na peça resultaria na medida da grandeza:

A) 

massa.

B) 

volume.

C) 

superfície.

D) 

capacidade.

E) 

comprimento.

Exercício 4: (UFRGS 2017)

Considere a planificação de um tetraedro, conforme a figura abaixo.

Os triângulos ABC e ABD são isósceles respectivamente em B e D. As medidas dos segmentos AC , BC , BD e DF estão indicadas na figura.

A soma das medidas de todas as arestas do tetraedro é:

A) 

33

B) 

34

C) 

43

D) 

47

E) 

48

Exercício 5: (UFRGS 2017)

Considere um cubo de aresta a. Os pontos I, J, K, L, M e N são os centros das faces ABCD, BCGF, DCGH, ADHE, ABFE e EFGH, respectivamente, conforme representado na figura abaixo.

O octaedro regular, cujos vértices são os pontos I, J, K, L, M e N, tem aresta medindo:


Geometria Espacial parte lV

 

Retas são conjuntos de pontos que formam uma figura com formato de linha que não faz curva. Planos são conjuntos de retas que formam uma superfície plana e que também não possuem distorção alguma. Entre essas duas figuras, quando observadas no espaço tridimensional, há posições relativas.

As posições relativas podem ser analisadas entre diversas figuras geométricas. As mais comuns são: posição relativa entre duas retas, entre duas circunferências e entre reta e plano.

Reta contida no plano

Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano.

Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano. Isso é resultado de um dos postulados da Geometria Plana.

Reta secante ao plano

Uma reta é secante ou concorrente quando toca o plano em apenas um ponto. Como o plano é uma parcela ínfima do espaço tridimensional, podendo ser comparado com uma fatia que não possui profundidade, existem infinitos pontos tanto em um plano como fora dele. Essa afirmação é obtida em um dos axiomas provenientes da Geometria Plana, cujo texto diz exatamente:

Contidos em um plano existem infinitos pontos. Fora de um plano existem infinitos pontos.

Ilustração de uma reta secante ao plano: reta que o toca apenas em um ponto

Reta paralela ao plano

Uma reta é dita paralela a um plano quando não existe ponto em comum entre eles. Em outras palavras, quando a reta não toca o plano em ponto algum.

A propriedade responsável pelo paralelismo entre retas e planos é a seguinte:

Se uma reta s não é secante nem está contida em um plano β e, além disso, existe outra reta paralela a ela contida nesse mesmo plano, então, a reta s e o plano β são paralelos

A reta s é paralela à reta r contida no plano

Todas as posições relativas entre reta e plano presentes na mesma ilustração

Geometria Espacial parte V

 

Posição relativa entre planos

A posição relativa entre planos é o estudo de como esses objetos interagem no espaço tridimensional: com ou sem pontos na intersecção.

 

Planos são figuras geométricas de duas dimensões que, geralmente, ocupam parte do espaço tridimensional. Ao escolher dois planos quaisquer no espaço, é possível identificar se existe interação entre eles e o modo como ela acontece. Isso depende da posição relativa entre esses dois planos.

O que é plano?

plano é uma coleção infinita de retas paralelas que são perpendiculares a uma única reta. Essa última existe para que as retas paralelas não façam qualquer ondulação. O resultado disso é uma superfície plana parecida, por exemplo, com a superfície de uma mesa ou com a parede de uma casa.

Construção de um plano a partir de retas paralelas

As posições relativas entre planos são três, a saber:

Planos coincidentes

Caso idêntico ao de retas coincidentes. Quando dois planos equivalem a um único plano, ou seja, quando compartilham todos os pontos, eles são chamados de coincidentes.

Exemplo de planos coincidentes: são o mesmo plano

As retas coincidentes são aquelas que possuem dois pontos em comum. O resultado disso é que elas também compartilham todos os outros infinitos pontos. Já os planos coincidentes são aqueles que possuem três pontos não colineares – que não estão em linha reta – em comum.

Também é possível pensar nessa definição a partir de uma reta e um ponto fora dela, duas retas paralelas ou duas retas concorrentes. Se dois planos compartilham uma reta e um ponto fora dela ou duas retas paralelas ou duas retas concorrentes, eles são coincidentes.

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Planos secantes

Os planos secantes, também chamados de planos concorrentes, equivalem às retas concorrentes. Assim, dois planos são secantes quando são distintos e possuem pontos em sua intersecção. Portanto, para que dois planos sejam secantes, é necessário que eles não sejam coincidentes, mas que possuam pontos em comum.

Outro modo de definir planos secantes é o seguinte: Se a intersecção entre dois planos é uma reta, esses planos são secantes. Logo, os pontos em comum entre os dois planos não coincidentes sempre serão uma reta.

As propriedades que envolvem os planos secantes α e β são as seguintes:

·         Se os planos α e β são perpendiculares e a reta r, pertencente ao plano α, é perpendicular à intersecção entre esses planos, então r também é perpendicular ao plano β.

·         2 – Quando um plano contém uma reta perpendicular a outro, esses dois planos são perpendiculares.

Planos paralelos

Dois planos são paralelos quando não possuem ponto em comum. As propriedades dos planos paralelos são as seguintes:

·         Se um plano contém duas retas concorrentes paralelas a outro plano, esses dois planos são paralelos. Para que uma reta r seja paralela a um plano, é necessário encontrar uma reta s nesse plano que seja paralela à reta r;

·         A distância entre dois planos paralelos (α e β) é igual à distância de ponto a plano entre um ponto pertencente a α e o plano β.

Exemplo de planos que não possuem ponto em comum

Planos paralelos e perpendiculares formando um cubo

 

 

Geometria Espacial parte Vll

 

Prisma

Prisma são sólidos geométricos que possuem duas bases poligonais e um número limitado de faces laterais.

Prisma é um sólido geométrico definido no espaço tridimensional. Para sua definição, são necessários um plano α, um polígono paralelo ao plano e uma reta r concorrente a ele. O conjunto de segmentos de reta paralelos a r que tem como extremidades o polígono e o plano forma o sólido que conhecemos como prisma.

Elementos do prisma

Observe a figura a seguir, na qual são destacados os elementos de um prisma. Observe que o polígono é a figura ABDG.

Bases

A figura formada no plano é congruente ao polígono ABDG. Essas duas figuras são chamadas de bases do prisma.

→ Faces laterais

As faces laterais de um prisma são os polígonos que não são bases. Um exemplo na imagem acima é o polígono ABCE. Note que as faces laterais de um prisma sempre são quadriláteros. Note também que, em razão de os segmentos de reta que partem de ABDG até o plano α serem paralelos e pelo fato de o próprio polígono ser paralelo ao plano, as faces laterais do prisma são paralelogramos.

→ Faces

São os polígonos que limitam o prisma: as bases e as faces laterais.

→ Arestas

São os segmentos de reta formados pelo encontro entre duas faces. No prisma da imagem acima, são exemplos de arestas os segmentos AB, AD, DF etc.

→ Vértices

São os pontos de encontro entre duas arestas. Na figura acima, os pontos A, B, … G, H.

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→ Diagonal

É o segmento de reta cujas extremidades são dois vértices, mas que não pertence a uma face. Por exemplo: AF, BF e DE.

Classificação dos prismas

Um prisma pode ser classificado quanto ao número de lados de suas bases. Assim, se a base de um prisma for um triângulo, ele será chamado de prisma triangular. Se a sua base for um quadrilátero, ele será chamado de prisma quadrangular. Se a sua base for um pentágono, prisma pentagonal e assim por diante.

Um prisma também pode ser classificado a partir da inclinação de suas arestas:

→ Prisma reto

As arestas laterais são perpendiculares à base. Como só existirão ângulos retos em suas faces laterais, elas serão sempre retângulos em um prisma reto.

Observe que não adianta formar um único ângulo reto com a base, é preciso que a aresta lateral seja perpendicular a ela.

→ Prisma oblíquo

As arestas laterais não são perpendiculares à base.

À esquerda, um exemplo de prisma reto; à direita, um exemplo de prisma oblíquo

Além disso, um prisma que possui polígonos regulares nas suas bases é chamado de prisma regular.

Paralelepípedos

Quando as bases de um prisma são paralelogramos, esse prisma é chamado de paralelepípedo. Os paralelepípedos podem ser classificados em oblíquos ou retos, da mesma maneira que os prismas comuns. Esse último também é chamado de paralelepípedo reto-retângulo ou bloco.

Arestas de um cubo formadas por prismas vermelhos



3ª D – Profª Simone

DICAS:

1) Para resolver você deve ver as aulas dos dias 18 e 19/5 do centro de mídias.
2) Conhecimento prévio para resolver equação da reta – matrizes com determinantes.

Geometria Analítica

    A Geometria Analítica está fundamentada na ideia de representar os pontos da reta por números reais e os pontos do plano por pares ordenados de números reais. Assim, as linhas do plano, são descritas por meio de equações.
   Para estabelecer correspondências biunívocas (que associa os elementos de dois conjuntos) são usados dois eixos ortogonais (eixo x e eixo y) que formam o sistema cartesiano ortogonal. A intersecção dos eixos x e y é o ponto 0, chamado origem do sistema.
Eixos ortogonais – retas orientadas que permitem a localização de pontos no plano ou no espaço.

Questões:

1.            No sistema cartesiano abaixo cada par ordenado este associado a um ponto. A qual ponto está associado cada par ordenado?
coordenada x = abscissa                          coordenada y = ordenada



a) (0 , 0)                                

b) (3 , 2)


c) (-1 , 4)


d) (-2 , -3)


e) (2 , -1)

1.            Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas:


a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
f) F
g) G

1.            Construa um plano cartesiano ortogonal e marque os pontos:


a) A (1 , -2)
b) D (0 , 3)
c) Q (3 , -2)
d) B (- 3 , 3)
e) P (-1 , -5)
f) N (0 , -4)
g) C (4 , 4)
h) M (-4 , 0)
i) R (3 , 0)


Fórmula da distância entre dois pontos  

1.            Calcule a distância entre os pontos dados: Ex.:  
a) A (3 , 7) e B (1 , 4)


b) E (3 , -1) e F (3 , 5)


c) H (-2 , -5) e O (0 , 0)


d) D (3 , 1) e E (2 , 4)


e) J (5 , 2) e L (1 , 3)

f) M (-1 , 4) e N (-2 , -3)

Calcule o perímetro do triângulo ABC, sendo A (1 , 0), B (3 , 7) e C (-2 , 4)
d (A , B) =

d (A , C) =

d (B , C) =

1.            Coeficiente angular de uma reta fórmula:     

 Determine o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos:
a) A (3 , 2) e B (-3 , -1)


b) A (2 , -3) e B (-4 , 3) -1


c) P (5 , 2) e Q (-2 , -3)


d) R(-1 , 4) e S (3 , 2)

1.            Forma da equação da reta 

2.                          Escreva uma equação geral da reta definida pelos pontos A e B:
a) A (-1 , 6) e B (2 , -3)

b) A (-1 , 8) e B (-5 , -1)

c) A (5 , 0) e B (1 , -5)

d) A (3 , 1) e B (-5 , 4) 




           FÍSICA


3ª A – Professor Rogério
PROPRIEDADES ELÉTRICAS E CIRCUITOS ELÉTRICOS – LEI DE OHM
Se possível assista aos vídeos:

CORRENTE ELÉTRICA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA https://www.youtube.com/watch?v=q_evMCsfE_I,

Como resolver circuitos em série e paralelo https://www.youtube.com/watch?v=0jPj0vtJ584

E para relaxar e se divertir esse vídeo do Manual do Mundo:  10 PROJETOS para FAZER EM CASA na quarentena https://www.youtube.com/watch?v=jmnzm2jvI3U

Pesquise sobre as propriedades e grandezas elétricas, materiais condutores e isolantes e a lei de ohm, resistores e suas associações e responda à seguinte questão:

Em uma casa estão instaladas na rede de 110 volts, 15 lâmpadas de 10 watts cada de forma paralela, qual a potência total de lâmpadas e a corrente máxima em ampére que todas elas consomem? Mostre os cálculos e o circuito.
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (física) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
Não é obrigatório figuras, fotos, etc, seja objetivo, se entendeu a questão, alcançou as habilidades requeridas.
Agradecido, Professor Rogério de Física – se quiser enviar foto do trabalho o email é: físicarogeriomtelmo@gmail.com.
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas e também as aulas do Centro de Mídias

3ª B, C – Prof. Francisco

Assistir aulas online enviadas por e-mail e/ou Classroom semanalmente.

Qualquer dúvida enviar e-mail para franciscoq@prof.educacao.sp.gov.br


3ª D – Prof. Marcelo
Realizar uma pesquisa sobre os assuntos abaixo: (pode ser um trabalho único que contempla os três itens)
- Transmissão de eletricidade em grandes distâncias (Semana 1)
- Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação com o desenvolvimento econômico e social (Semana 2)
- Produção de energia elétrica em grande escala em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de seus impactos ambientais. (principalmente o funcionamento das usinas elétricas). (Semana 3)


INGLÊS
3ª A – Profª Adriana
1-Crie um anúncio de emprego em inglês, oferecendo-se para um emprego. Use verbos que indicam diferentes habilidades.
2- Pesquise diferentes profissões e campos de atuação em inglês. Depois escreva em inglês, qual profissão você deseja seguir.


3º B, C, D – Prof. Carlos
Grammar

Superlative Form: use it when you talk about more than two people or things. 
Use the + superlative.

1- Add –est to short adjectives like: calm, clean, cold, cool dark, full, great, hard, high, light, long, low, new, old, poor, proud, quiet, rough, smooth, short, smart, tall, warm, young, etc.

Examples:     Rosa: 12                   Rita: 15          Jenny: 17
            Rosa is the youngest girl.             The youngest girl is Rosa.
            Jenny is the oldest of the three.   The oldest of the three is Jenny.

2- Double the last letter and add –est to adjectives with this pattern consonant vowel consonant like: big, fat, hot, sad, thin, wet, etc.



3- Change “y” to “i” and add –est to adjectives such as: angry, busy, cloudy, dirty, early, easy, empty, foggy, friendly, funny, happy, heavy, lucky, noisy, pretty, sunny, thirsty, ugly, windy, etc.





4- Add –st to adjectives that end with letter “e” like: brave, handsome, huge, large, late, little, nice, safe, etc.



 

5- Irregular superlative forms: good = the best           bad = the worst      far = the farthest / furthest.

Examples:     Yamileth: 96             Hannio: 75               Xinia: 43
            Yamileth’s grade is the best one.
            Xinia’s grade is the worst.

6- Use the most- with long adjectives such as: awful, beautiful, boring, careful, clever, dangerous, delicious, difficult, excited, exciting, expensive, famous, frightened, helpful, important, intelligent, interesting, un/popular, scared, terrible, tired, unfriendly, unhappy, unlucky, wonderful, worried, etc.

Examples:     bronze ring $4         silver ring $ 8           gold ring $16
            The golden ring is the most expensive of the three.
            The most expensive ring is the gold one.

Grammar

Comparative Form: use it when you talk about two people or things. 
Use adjective + er than.

1- Add –er than to short adjectives like: calm, clean, cold, cool dark, full, great, hard, high, light, long, low, new, old, poor, proud, quiet, rough, smooth, short, smart, tall, warm, young, etc.

Examples:     Rosa: 12                   Rita: 15         
            Rosa is younger than Rita.                      
            Rita is older than Rosa.

2- Double the last letter and add –er than to adjectives with this pattern: consonant vowel consonant like: big, fat, hot, sad, thin, wet, etc.


3- Change “y” to “i” and add –er than to adjectives such as: angry, busy, cloudy, dirty, early, easy, empty, foggy, friendly, funny, happy, heavy, lucky, noisy, pretty, sunny, thirsty, ugly, windy, etc.




4- Add –r than to adjectives that end with letter “e” like: brave, handsome, huge, large, late, little, nice, safe, etc.

 

5- Irregular superlative forms: good = better than                   bad = worse than
                                                               far = farther than / further than.

Examples:     Yamileth: 96             Hannio: 75               Xinia: 43
            Yamileth’s grade is better than Hannio’s grade.
            Xinia’s grade is worse than Hannio’s grade.

6- Use more than- with long adjectives such as: awful, beautiful, boring, careful, clever, dangerous, delicious, difficult, excited, exciting, expensive, famous, frightened, helpful, important, intelligent, interesting, un/popular, scared, terrible, tired, unfriendly, unhappy, unlucky, wonderful, worried, etc.

Examples:     bronze ring $4         silver ring $ 8           gold ring $16
            The solver ring is more expensive than the bronze ring.
            The gold ring is more beautiful than the silver ring.




A.   Write the comparative form of the adjectives    
1) Ann is ___________ (happy) than her sister.
2) My hair is ______________ (long) than my sister’s hair.
3) These exams are getting ___________ (bad) and ___________ (bad) every year.
4) John is ____________ (thin) than Bob.
5) Steve is _____________ (happy) today than he was yesterday.

A.   Write the superlative form of the adjective:
1) I am _____________ (tall) in the class.
2) This is _______________ (expensive) hotel I’ve ever stayed in.
3) This road is ______________ (narrow) in all of California.
4) New York is one of the ______________ (busy) cities in the USA.
5) Jack is _____________ (good) football player on the team.

Roteiro para responder o caderno do aluno vol 2 (páginas 119 ao início da 124).

Atividade 1

a)        O que você vê nesta imagem? É uma representação ficcional ou uma situação que aconteceu? Pense a respeito.
b)        Faça uma relação de palavras (em inglês) relacionadas a imagem ou algum outro evento que você lembre.
                             Ex.: Disaster,
                                     big waves
Atividade 2

a)        Leia o texto e aponte onde os mais significantes tsunamis se originam. (Pode escrever a resposta abaixo do quadro ou no final desta folha)
b)        Elabore frases sobre tsunamis de acordo com o texto usando os balões abaixo.

Atividade 3

a)        Pesquise sobre DESASTRES e DESASTRES NATURAIS complete o quadro com as informações da sua pesquisa e aponte as diferenças principais entre eles (Inglês).
b)        Leia o infográfico e responda as questões seguintes nesta folha.

De acordo com o infográfico As pesspas estão preparadas para enfrentar perigos e desastres?
___________________________________________________________

Com base no infográfico sublinhe as palavras relacionadas com o problemas que as pessoas que vivem em áreas de risco tem que enfrentar.

Atividade 1 – b) ______________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2 – a) ______________________________________________________________________________________________________________________


OBS. Os alunos que não estão com o caderno do aluno – vol 2 poderão baixar da Internet ou solicitar a um colega de sala que lhe envie cópias das páginas (em branco) para realização das atividades, após o término o aluno deverá fotografá-las (bem nítido) e enviá-las por e-mail, quando retornarem as aulas presenciais os cadernos do aluno serão vistados pelo professor. Ao enviar o e-mail não esqueça de mencionar seu Nome completo, nº e série.

LÍNGUA PORTUGUESA

3ª A – Profª Marlene
TEMA: “A Língua Portuguesa na contemporaneidade”
Caro aluno,

Aqui vão algumas orientações para o entendimento deste Roteiro de Estudo.

Ao realizar os exercícios propostos, você desenvolverá habilidades que o auxiliarão na construção de estratégias de leitura adequadas aos objetivos específicos e às características de diferentes textos, na localização de informações nessas produções, na participação futura de discussões orais em sala de aula e na produção de sínteses explicativas, a partir daquilo que lê, em como na reflexão sobre a norma padrão da Língua Portuguesa e sua utilização.

Para relembrar e retomar um pouco das atividades passadas anteriormente, vamos começar pelo seguinte: você já parou para pensar sobre o conceito de “modernidade”? E este conceito aplicado à literatura, o que sugere? Então, saiba que é desse conceito de modernidade, relacionado à literatura, que discutiremos a seguir. Mãos à obra!

Este conjunto de atividades tem como objetivos, por meio do tema “A Língua Portuguesa na contemporaneidade”, identificar e analisar características próprias da modernidade, relacionar diferentes produções artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações de tema e sentido e localizar e interpretar informações em um texto para apresentar uma opinião e construir argumentação.
Desejo um ótimo trabalho!
Atividade A - O conceito de modernidade
Uma das ideias que nos vem ao utilizarmos a palavra “moderno” está intimamente ligada a seu antônimo “antigo”. Mas, será que podemos restringir o conceito de moderno, a ideia de modernidade, a tudo aquilo que não é antigo, ultrapassado ou fora de moda...?
Responda às questões.
1) De que forma você responderia a questão acima? Organize e registre suas ideias.
2) Sobre essa problemática, responda:
• Para você, o que significa o termo “moderno”?
• O que é modernidade?
• Os termos “Moderno” e “Contemporâneo” representam a mesma ideia? Quais evidências podem justificar sua resposta?
• Você já ouviu falar em “Pós-Modernidade” e em “Modernidade Tardia”? No que consistem esses conceitos? Como podemos identificar a ocorrência deles na prática? (pesquise)
Para compreender melhor as questões que envolvem a modernidade e o que consideramos como moderno, você pode assistir fragmentos, ou se possível na íntegra, os filmes:
“Tempos Modernos” (1936), direção de Charles Chaplin.
“Blade Runner” (1982), direção de Ridley Scott.
“Matrix” (1999), direção de Lana Wachowski e Lilly Wachowski.
“Perdidos no espaço” - série de 1965, direção de Irwin Allen.
Atividade B – A modernidade na Literatura (I)
1) Leia e analise os quatro poemas abaixo. Em seguida, reflita sobre as diferenças e semelhanças entre os textos, procurando definir o que significa a palavra “modernidade” no contexto literário. O objetivo é encontrar elementos (palavras, temas, ideias, conceitos, estruturas etc.) que caracterize o que consideramos moderno na literatura.
IMPORTANTE: tenha à mão um dicionário e pesquise as palavras que desconheça.
Texto 1 - PSICOLOGIA DE UM VENCIDO
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
ANJOS, Augusto dos. Psicologia de um vencido. In: Eu e Outras Poesias. Disponível em:
< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn00054a.pdf >.
Texto 2 – EU, EU MESMO…
Eu, eu mesmo...
Eu, cheio de todos os cansaços
Quantos o mundo pode dar. - Eu...
Afinal tudo, porque tudo e eu,
E até as estrelas, ao que parece,
Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que crianças não sei...
Eu...
Imperfeito? Incógnito? Divino?
Não sei...
Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...
A vida que pare de aqui a pouco...
Mas eu, eu...
Eu sou eu,
Eu fico eu,
Eu...
PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. Disponível em:
< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000011.pdf >.
Texto 3 – VIA-LÁCTEA I
Talvez sonhasse, quando a vi. Mas via
Que, aos raios do luar iluminada,
Entre as estrelas trêmulas subia
Uma infinita e cintilante escada.
E eu olhava-a de baixo, olhava-a...
Em cada degrau, que o ouro mais límpido vestia,
Mudo e sereno, um anjo a harpa doirada,
Ressoante de súplicas feria...
Tu, mãe sagrada! Vós também, formosas Ilusões!
Sonhos meus! Leis por ela
Como um bando de sombras vaporosas.
E, o meu amor! Eu te buscava, quando
Vi que no alto surgias, calma e bela,
O olhar celeste para o meu baixando...
BILAC, Olavo. Via-Láctea. In: Antologia: Poesias. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000289.pdf >.
Texto 4 – ONDE ESTÁS
É meia-noite... E rugindo
Passa triste a ventania,
Como um verbo de desgraça,
Como um grito de agonia.
E eu digo ao vento, que passa
Por meus cabelos fugaz:
“Vento frio do deserto,
Onde ela está? Longe ou perto?”
Mas, como um hálito incerto,
Responde-me o eco ao longe:
“Oh! minh’amante, onde estás?...”
Vem! É tarde! Por que tardas?
São horas de brando sono,
Vem reclinar-te em meu peito
Com teu lânguido abandono!...
‘Stá vazio nosso leito...
‘Stá vazio o mundo inteiro;
E tu não queres qu’eu fique
Solitário nesta vida...
Mas por que tardas, querida?...
Já tenho esperado assaz...
Vem depressa, que eu deliro
“Oh! minh’amante, onde estás?...”
Estrela — na tempestade,
Rosa — nos ermos da vida,
Iris — do náufrago errante,
Ilusão — d’alma descrida!
Tu foste, mulher formosa!
Tu foste, ó filha do céu!... . . .
E hoje que o meu passado
Para sempre morto jaz...
Vendo finda a minha sorte,
Pergunto aos ventos do Norte...
“Oh! minh’amante, onde estás?...”
ALVES, Antonio de Castro. Espumas Flutuantes. In: Poesias Completas. Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000067.pdf >.
Pesquise e selecione um poema que, na sua opinião, seja “moderno”. Para a seleção desse texto, considere: a estrutura formal; a(s) temática(s); as escolhas lexicais e morfossintáticas presentes e a época em que foi escrito.
Atividade C – A modernidade na Literatura (II)
1) Copie (ou cole) o texto selecionado, registrando nome do poema, autor, obra da qual o poema foi retirado, ano de publicação, conforme o quadro que segue.
Poema Autor Obra Ano de Publicação
2) Faça a análise do texto, tomando nota dos itens abaixo:
Texto Na perspectiva do eu lírico:
Na perspectiva do autor:
Na perspectiva do leitor:
Contexto Ambiente de interação do eu lírico:
Ambiente de interação entre autor e leitor:
Intertexto Associação feita com textos da Atividade B:
Atividade D – A caracterização do gênero Poema
1) POEMA e POESIA são a mesma coisa?
Pesquise e registre (busque por mais de uma fonte).
Um ponto central para essa discussão e a princípio pensarmos dois aspectos:
• As escolhas feitas pelo autor (lexicais, morfossintáticas, formais – quantidade e tamanho dos versos, estrofes, pontuação etc.), ao construir seu texto.
• A recepção do texto por parte do leitor e o respectivo processo de construção de sentidos do poema, o que envolve elementos como inferências, formas de aceitação, relação estabelecida entre os conhecimentos linguísticos, enciclopédicos (ou de mundo) e interacionais acionados no momento em que esses textos são lidos etc.
Texto 1 – CONCLUSÃO A SUCATA!... FIZ O CÁLCULO
Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo,
Saiu-me certo, fui elogiado...
Meu coração e um enorme estrado
Onde se expõe um pequeno animálculo...
A microscópio de desilusões
Findei, prolixo nas minúcias fúteis...
Minhas conclusões práticas, inúteis...
Minhas conclusões teóricas, confusões...
Que teorias há para quem sente
O cérebro quebrar-se, como um dente
Dum pente de mendigo que emigrou?
Fecho o caderno dos apontamentos
E faço riscos moles e cinzentos
Nas costas do envelope do que sou...
PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. Disponível em:
< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000011.pdf >.
Texto 2 – VIOLONCELO
Chorai arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas,
Pontes aladas
De pesadelo...
De que esvoaçam,
Brancos, os arcos...
Por baixo passam,
Se despedaçam,
No rio, os barcos.
Fundas, soluçam
Caudais de choro.
Que ruínas, (ouçam)!
Se se debruçam,
Que sorvedouro!...
Trêmulos astros,
Soidões lacustres...
Lemes e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!
Urnas quebradas!
Blocos de gelo...
Chorai arcadas,
Despedaçadas,
Do violoncelo.
PESSANHA, Camilo. Violoncelo. In: Clepsidra. Disponível em <
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action
3) Analise os poemas “Conclusão a sucata!... Fiz o cálculo”, de Fernando Pessoa (heterônimo
Álvaro de Campos), e “Violoncelo”, de Camilo Pessanha, considerando o que foi trabalhado nas atividades anteriores. Realize seu registro a partir das questões abaixo:
a) Descreva a estrutura dos poemas.
b) Quanto às escolhas linguísticas, quais as opções feitas pelos autores?
c) Quanto às dimensões do Texto, do Contexto e do Intertexto, o que os poemas nos apresentam? (utilize o quadro para responder, se preferir)
d) Quais elementos nos permitem caracterizar os textos como Poemas e quais como Poesias?
e) Os textos apresentam traços do que consideramos moderno na Literatura? Comente, retomando o estudo realizado sobre o “Mundo Moderno”.
Pesquisa:
Você já ouviu falar em “Vanguardas”? Quando falamos em Literatura Brasileira do início do século XX, observa-se que os autores foram muito influenciados pelos modelos estrangeiros.
Pesquise algumas dessas influências vindas da Europa e da própria América Latina. Seguem algumas perguntas norteadoras:
• O que era produzido como arte na Europa nessa época?
• E na América Latina?
A partir das informações coletadas, estabeleça a relação entre a produção artística estrangeira com a produção realizada no Brasil.
Para o bom andamento dessas atividades, você deverá pesquisar e registrar, para serem entregues juntamente com as atividades acima, as orientações que seguem:
1) Pesquisar: Texto, Contexto e intertexto;
2) Artigo de opinião:
a) Tese/Assunto
b) Argumentos: de autoridade; de comprovação; a partir de causa e consequência
3) MODERNISMO português: Fernando Pessoa e seus heterônimos.
MODERNISMO brasileiro: teatro
AVALIAÇÃO.
1) Entrega no prazo (primeira semana de retorno às aulas presenciais), e até o dia 19 de junho para o meu e-mail pessoal.
2) Questões e respostas manuscritas, a caneta (preta ou azul), em folha devidamente identificada.
3) Acertos das questões.
4) Valor de zero (0,0) a dez (10,0).
CORREÇÃO.
A correção será feita através dos trabalhos enviados por e-mail ou, na impossibilidade do envio, em sala de aula de aula na primeira semana de retorno às aulas presenciais.
Bom trabalho!

3ª B, C – Profª Dulce


Pesquisar:
1- Texto, Contexto e Intertexto.
2- Artigo de Opinião:
    a) tese/assunto;
    b) argumentos:
    b1. Argumento de autoridade;
    b2. Argumento de comprovação;
    b3. Argumento de exemplificação;
    b4. Argumento a partir de causa e consequência.
3- Coesão e Coerência.
4- Modernismo Português: Fernando Pessoa e seus heterônimos. Modernismo Brasileiro: Teatro


Atividades, respectivamente:
1- Ilustre a intertextualidade ocorrida entre dois textos produzidos em diferentes períodos da nossa história (não necessariamente do mesmo gênero textual).
2- Desenvolva, a partir de uma tese/assunto sugerido por você, um parágrafo argumentativo de:
     a) autoridade
     b) comprovação 
     c) exemplos
     d) causa e consequência 
3- a) Responda às atividades propostas no seu livro didático (Linguagem e Interação, p.202, ex.5,6,7) sobre coesão e coerência/concordância.
     b) Explique: coesão referencial e sequencial.
4- Modernismo Português:
    Leia atentamente os poemas das páginas 58,59,60,61 do seu livro didático, em seguida, retire deles, no mínimo, dois versos que ilustrem as características próprias do autor em questão.
5- Modernismo Brasileiro:
    Leia a peça teatral “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade (livro didático, p.156) e responda às questões 1,2,6 e 8.
    

3ª D – Profª Geny
Pesquisar:
1- Texto, Contexto e Intertexto.
2- Artigo de Opinião:
    a) tese/assunto; 
    b) argumentos:
    b1. argumento de autoridade;
    b2. argumento de comprovação;
    b3. argumento de exemplificação;
    b4. argumento a partir de causa e consequência.
3- Coesão e Coerência.
4- Modernismo Português: Fernando Pessoa e seus heterônimos.
    Modernismo Brasileiro: Teatro

Atividades, respectivamente:
1- Ilustre a intertextualidade ocorrida entre dois textos produzidos em diferentes períodos da nossa história (não necessariamente do mesmo gênero textual).
2- Desenvolva, a partir de uma tese/assunto sugerido por você, um    parágrafo argumentativo de:
     a) autoridade
     b) comprovação 
     c) exemplos
     d) causa e consequência 
3- a) Responda às atividades propostas no seu livro didático (Linguagem e Interação, p.202, ex.5,6,7) sobre coesão e coerência/concordância.
     b) Explique: coesão referencial e sequencial.
4- Modernismo Português:
    Leia atentamente os poemas das páginas 58,59,60,61 do seu livro didático e, em seguida, retire deles, no mínimo, dois versos que ilustrem as características próprias do autor em questão.
    Modernismo Brasileiro:
    Leia a peça teatral “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade (livro didático, p.156) e responda às questões 1,2,6 e 8.


QUÍMICA

3ª A  – Profª Viviane

APOSTILA - SP FAZ ESCOLA


PARA ENTREGAR À PARTE POSTERIORMENTE (MESMO QUE EM FOLHA DE CADERNO)

Pg.38
Atividade 1 - Composição das águas naturais e usos da água doce.


3ª B, C, D – Prof. Wilson
Vídeos para o 3º ENSINO MÉDIO
Fazer um relatório sobre o assunto tratado no vídeo acima, com foco nos conceitos de ácidos e bases e a relação com o meio ambiente. Mínimo de 15 linhas.  
Conteúdo: Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo;
Habilidades: Utilizar valores da escala de pH para classificar soluções aquosas como ácidas, básicas e neutras (a 25 ºC) • Interpretar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH–

PROJETO DE VIDA
3ª A – Profª Maria Roseli

Caminhos para a Felicidade


1) Leia o texto anexo e responda as questões abaixo:


1a) O que é Felicidade para você?

b) Quais são as atitudes que auxilia na busca da felicidade?

c) Há alguma relação entre felicidade e sucesso profissional? Explique?

d) Quais atividades você costuma fazer que dá sensação de bem estar?

e) Quais as características que você acha importante uma pessoa ter para ser feliz?Justifique sua resposta.

f) Você acredita que podemos praticar a felicidade, tomando atitudes para chegarmos a esta sensação? Justifique.


2) De acordo com a pesquisa " Sua escolha Profissional"  tente descobrir quais  as caracteristicas,  da profissação escolhida, poderão  contribuir em sua felicidade. Justifique os mesmos 


BIOLOGIA

3ª A, B, C – Prof. Silvio

Pesquisa - Malária e Doença-de-Chagas (com os ciclos reprodutivos do Trypanossoma cruzi e do Plasmodium sp)

 Enviar para meu e.mail: silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br

3ª D – Professor Tiago Donegatti
Assistir 2 videoaulas no Youtube e produzir uma resenha para cada aula assistida.
Tema da aula 1: botânica (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas)
Tema da aula 2: adaptação das angiospermas quanto à organização, ao crescimento, ao desenvolvimento e à nutrição



FILOSOFIA

3ª A – Prof. Flavio
Faça um resumo explicando o que levou pessoas a lutarem pela cidadania, (no sentido político) o contexto histórico e a importância da cidadania na vida de cada pessoa e para sociedade.
Cerca de 25 Linhas

3ª B, C – Prof. Everson
 ATITUDE CRÍTICA
          Em certa medida, a investigação filosófica segue o caminho traçado por Sócrates. Os filósofos não consideram saber aquilo que os outros têm por sabido. Eles nunca dão por estabelecido qualquer conhecimento que não tenha sido examinado, como se fosse verdade inquestionável. Nada existe que não possa ser adquirido, posto em dúvida e investigado. Nem a tradição, nem as autoridades, nem os sábios, nem os cientistas - muito menos os filósofos e a filosofia - estão isentos de questionamentos - Todos estão sujeitos a passar pelo julgamento racional.
          Como SÓCRATES, os filósofos estão sempre reconstruindo sentidos, indagando sobre as coisas que pareciam assentadas ou conhecidas, buscando clareza ou entendimento mais profundo sobre o assunto investigado. O que é  sabido não é tido como absoluto ou plenamente satisfatório e, por isso, é questionado, o que leva a novas formulações, que, por sua vez, também possibilitaram outras reflexões.
          O filósofo francês Maurice MERLEAU-PONTY (1908-1961) resumiu esse movimento realizado pelo filósofo em busca do saber, que nunca será alcançado de maneira absoluta:
   
          "O que caracteriza o filósofo é o movimento que levaria incessantemente do saber à ignorância, e um certo repouso neste movimento  [...]."
     - Maurice MERLEAU-PONTY. LIVRO: Elogio da Filosofia
          Esse movimento - do sabet à ignorância e da ignorância ao saber - caracteriza uma postura questionadora: a busca contínua por esmiuçar a realidade. A filosofia requer, em
primeiro lugar, essa atitude crítica: por um lado, não aceitar nada  (afirmações, teses, teorias) sem uma investigação racional; por outro, investigar detalhadamente o que as coisas são, por que são assim e se podem ser diferentes.
### ATITUDE REFLEXIVA ###
          Para o rigor da investigação, o pensamento filosófico deve ser reflexivo, isto é, tem de voltar-se para si mesmo. Reflexão origina-dr da palavra flexão, que significa "curvar ou dobrar". Quando um atleta faz exercício abdominal, ele se curva sobre si mesmo (daí chamarmos esse movimento de flexão abdominal); assim também acontece quando dobramos uma folha de caderno ou fechamos uma carteira de dinheiro (objetos flexionáveis).
           Pensamento reflexivo, então, é aquele que se dobra sobre si mesmo, isto é, pensa-se a si próprio. Refletir é pensar de maneira rigorosa sobre o próprio pensamento. Quer dizer, o pensamento investiga a si mesmo, avaliando se as idéias estão claras, se as conexões estão bem-feitas, se as conclusões são válidas.
          Imagine, por exemplo, que voce chegou a conclusao de que errou a resposta de um problema matematico. Entao comeca a repassar os procedimentos pelos quais se equivocou. Primeiro rele o problema, para verificar se o entendeu perfeitamente; depois analisa as etapas, avaliando se o raciocinio em cada caso era adequado; em seguida, observa se as operacoes e as conexoes entre elas estavam corretas; por ultimo, confere se o resultado e coerente com todo o processo realizado. Podemos comparar esse procedimento com a reflexao filosofica. As teses ou afirmacoes (os pensamentos) sao submetidas a rigotosa avaliacao. Cada ideia e investigada, o sentido das frases, a concatenacão logica entre as teses, os argumentos utilizados e a validade das conclusoes.
         Se a reflexao filosofica e pensamento sobre pensamento, isto é, pensamento que se dobra sobre si (e podemos pensar sobre varios assuntos), tudo pode ser objeto da filosofia. Podemos refletir filosoficamente sobre os pensamentos envolvidos naquilo que dizemos, desejamos ou fazemos. Podemos, por exemplo, refletir sobre as acoes humanas, os desejos, as teses cientificas e as terias sociais. Podemos refletir sobre a percepcao, o tempo, a musica, a arte, a vida, a angustia, a felicidade, a maldade, o trabalho, o conhecimento, a politica, a ciencia e o prazer, ou ate mesmo sobre o que e que pensar ou sobre  o proprio refletir.

Perguntas:
1- Qual a funcao da atitude critica em relacao a ignorancia?
2- A atitude reflexiva é algo que conclui de imediato o pensamento?


SOCIOLOGIA

3ª B, C – Prof. André
Atividades de Sociologia – Segundo Bimestre

Participação Popular - A construção da democracia participativa
Mais de cinco milhões de pessoas ajudaram a formular, implementar as políticas públicas no Brasil.

Pouca gente, além dos diretamente envolvidos, sabe que boa parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), todo o Programa Nacional de Habitação, o plano de expansão das universidades públicas, o Pro Uni, a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), as políticas afirmativas contra a discriminação racial, de mulheres e minorias sexuais e o amplo conjunto de medidas que impulsionaram enormes avanços na agricultura familiar nos últimos anos foram formulados e decididos com a participação direta de milhões de brasileiros, por meio de inúmeros canais criados ou ampliados para consolidar a democracia participativa nos país.
Só as 73 conferências nacionais temáticas realizadas para debater políticas públicas envolveram, em seus vários níveis, cerca de cinco milhões de pessoas. Mais da metade dos conselhos nacionais de políticas públicas que contam com participação popular foram criados ou ampliados nos últimos oito anos.
A participação popular na elaboração, implementação e fiscalização das políticas públicas ganhou amplitude sem precedentes, contribuindo para aumentar tanto a eficácia e abrangência das ações públicas, como a capacidade de formulação dos movimentos sociais.
Durante esse período, programas estruturantes como as medidas conjunturais relevantes foram decididos e implementados por meio de diálogo direto e da mais ampla negociação com os movimentos sociais. Para isso foram criados ou ampliados diversos canais de interlocução do Estado com os movimentos sociais - conferências, conselhos, ouvidorias, mesas de diálogo etc. -, que já configuram o embrião de um verdadeiro sistema nacional de democracia participativa.

Para Dallari (1996, p. 13-51), a participação popular prevista na Constituição Federal de 1988 é um princípio inerente à democracia, garantindo aos indivíduos, grupos e associações, o direito não apenas à representação política, mas também à informação e à defesa de seus interesses.

Atividade

  1. Faça analise da figura acima e crie uma resenha sobre a importância dos movimentos sociais no Brasil e no mundo.

  1. Reflita na definição Dallari sobre a participação popular e construa uma dissertação de aproximadamente 30 linhas sobre os novos movimento sociais: negro, feminista, ambientalista e GLBT.

  1. Trabalho: Escolha um movimento social de sua preferência e fale sobre: o seu surgimento, sua ideologia e sua importância, o trabalho deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

3ª D – Profª Marcia
Queridos alunos!
Espero que estejam todos bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês... Se cuidem, para que possamos estarmos juntos em breve.
Precisamos ficar em casa. Sempre lavarmos as mãos, para q essa fase passe logo.
Beijos no Coração.
Peço que acessem o Centro de Mídia de São Paulo (CMSP), a TV Educação pelo canal 2.3, Facebook, Youtube, e assistam às aulas.
ü  Ao assistirem às aulas, registrar no caderno a data da aula, o tema abordado e fazer um breve resumo do assunto trabalhado.

ü  Fazer uma pesquisa sobre o jornalista Vladimir Herzog, início da carreira, Vlado e a política, sua morte e outros itens que falem sobre ele. Estamos passando por momentos delicados em nosso país, onde jornalistas, profissionais da saúde têm sido atacados cruelmente. A vida de Vlado, irá retratar um pouco essas crueldades na época da Ditadura Militar. Essa pesquisa deve conter capa (folha de caderno de desenho), índice, introdução, conclusão e bibliografia. Deverá ser entregue no prazo indicado no início do texto.

ü  A partir do filme assistido, sobre Zuzu Angel, os momentos históricos que temos vivido, Responda à questão, em 20 linhas.

ü  Questão: É possível confirmar a existência de democracia e de cidadania plena no Brasil? Justifique sua resposta com argumentos e exemplos concretos.

Obs:  A resposta dessa questão e a pesquisa podem ser envidas para o meu e-e-mail: profamarciadecamargo@gmail.com, sempre com o nome da escola e os dados dos alunos.

Bom estudo a todos!   Forte Abraço!!!Forte abraço!!


ARTE
3ª A – Prof. Antonio Edgar
Com base na tele aula do Centro de Mídias de SP que aconteceu em 14/05/2020 com o tema: Elementos estruturantes de um Projeto Artístico, escreva ou digite sobre o que você entendeu da aula e cite profissões e profissionais relacionados com as Artes. Se você não assistiu a tele aula ao vivo, você pode assistir no youtube.

3ª B, C – Profª Débora
Compreender as relações entre Arte e contexto social

Uma das formas de se conhecer a história de uma determinada sociedade, é observar a sua produção artística. Para isso, vamos agora olhar para a história do Brasil, sob a ótica de alguns artistas.

Pesquise a história de Chico Buarque de Hollanda e Geraldo Vandré.

Quem são esses artistas? 

O que se destaca na produção artística musical deles?

Quais acontecimentos se destacam na vida desses artistas?

Os dois músicos tem histórias curiosas e em comum nos Festivais da Música Brasileira (evento muito importante da música brasileira nos anos 1950,1960 e 1970).

Descreva essas histórias.

Aproveite e faça um resumo sobre o que e como foram os Festivais de Música Brasileira.


3ª D – Profª Sonia
 *Enviar as respostas no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com), no meu Messenger ou Face book ou ainda pelo Classroon
*Importante que não se esqueçam de colocar o nome completo e a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença.

AULA - 2
Respondam as questões das páginas 80/81 do caderno do al

uno do SP FAZ ESCOLA – 1º bimestre - Atividade 1: SONDAGEM.
1 - Você já participou da elaboração de algum projeto?
2 - O que um projeto de Artes Visuais e Tecnologia precisa conter?
3 - Em se tratando de produções no campo das artes visuais, o que você mais gosta de fazer? Gravura, desenhar, pintar, colar, modelar, esculpir?
4 - Você já fez alguma performance ou instalação artística?
5 - Você já participou de algum projeto ou curso de produção de vídeos?
6 - Você sabe utilizar tecnologias? Tem afinidades com aparelhos eletrônicos? Gosta de obras com características hibridas?
7 - Quais profissões você imagina que estão diretamente ligadas às artes visuais?
8 - Quais são os campos de atuação profissional em que podemos trabalhar com e/ou a serviço das artes visuais?
9 - Quais são suas expectativas profissionais para o futuro?
10 - De que maneira sua escolha profissional pode colaborar num projeto de Arte?
11 - Como você espera que a escola lhe ajude a atingir seus objetivos?
AULA – 3

            Você irá pesquisar sobre duas (2) das profissões abaixo, que mais lhe chame atenção e que são ligadas diretamente as áreas da Arte.
·         Arquitetura - Design de Interiores - Design Gráfico – Publicidade - Artes Plásticas – Figurinista – Rádio e TV – Cinema - Vídeo – Moda – Desenho Industrial – Fotografia – Urbanismo – Tatuador – Grafiteiro.                     
·         A atividade deverá conter o texto da pesquisa e pelo menos uma imagem de cada profissão escolhida.



HISTÓRIA

3ª A, D - Profª Marcia 

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá meus queridos! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Estou com saudades de todos! Se cuidem e vamos acreditar que logo tudo ficará bem.

Meus lindos, a escola criou um blog e também o classroom, onde vocês poderão enviar mensagens aos professores. Vocês precisam se conectar lá.

Um forte abraço a todos!

 

1ª. Atividade: Pesquisar sobre o continente africano e quais são os fatores internos e externos que comprometem aspectos econômicos e sociais em sua autodeterminação.

Obs: Pesquisar sobre autodeterminação dos povos, depois seguir com a pesquisa.

Essa pesquisa deve conter introdução, conclusão e bibliografia.

Manuscrita em folha de caderno, com o nome da escola e os dados do aluno.

Enviar para o e-mail registrado acima.

2ª. Atividade: Apostila do aluno, 1º.bimestre, pagina 58, Primeira Guerra Mundial...

Fazer a leitura do texto, onde se diz do processo da industrialização, avanço tecnológico que chegará na Grande Guerra Mundial.

Elaborar um mapa mental referente à 1ª. E à 2ª. Revolução Industrial. Segue um vídeo que orienta como fazer, tem vários, fica a critério de vocês. 

https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA

https://www.youtube.com/watch?v=qNeNN-BLFIk-Esse

Esses mapas deverão ser feitos em folhas de caderno de desenho ou sulfite.

Bem colorido, no capricho!

Enviar no e-mail registrado acima.

Bom estudo a todos!

 



3ª B, C – Prof. José Luiz

ATIVIDADE AVALIATÓRIA
- Leia o texto “A revolução russa” e responda as questões que se encontram no fim do texto. As respostas deverão ser encaminhadas pelo e-mail institucional: spetic@prof.educacao.gov.sp.br ATÉ DIA 17/06/2020
PS: recomendo que copiem o texto e as questões em seu aparelho – seja PC, tablet, notebook ou celular – salvando as questões em outro arquivo para responder e enviar para meu e-mail com a devida identificação, isto é, NOME DA ESCOLA, NOME DO ALUNO, SÉRIE E TURMA

Para se compreender a Revolução Russa, é importante que vocês pesquisem as diferenças entre socialismo, comunismo e capitalismo, utilizem o modelo da tabela abaixo para guiar sua pesquisa.

                                             CAPITALISMO
     SOCIALISMO
        COMUNISMO
PROPRIEDADE
Propriedade privada dos meios de produção.
Propriedade estatal dos meios de produção, gerida por trabalhadores.
Propriedade coletiva, ou comum, dos meios de produção.
MODELO DE ESTADO
Estado burguês.
Estado dos trabalhadores.
Governo econômico, social e político dos trabalhadores, por meio de cooperativas, conselhos e associações de livres produtores.
DIVISÃO DA SOCIEDADE
Divisão da sociedade em classes.
Expropriação dos capitalistas e divisão dos recursos por meio de serviços públicos do Estado.
Fim das classes sociais: todos são produtores.

A REVOLUÇÃO RUSSA
ANTECEDENTES : O CAMINHO PARA O SOCIALISMO
 Assim como a Revolução Francesa em 1789 mostrou-se um modelo clássico de Revolução Burguesa acabando com a velha ordem feudal aristocrática propiciando o desenvolvimento do capitalismo moderno, a Revolução Russa de 1917 foi um modelo clássico de revolução proletária que visava o fim do capitalismo e o nascimento de uma nova ordem mundial tornando-se a primeira nação socialista o mundo.
A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO
A Rússia entes da Revolução era predominantemente agrária e semifeudal, onde a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle da propriedade da terra e o poder político. O processo de industrialização iniciara somente no fim do século XIX, concentrado nas áreas de Kiev, Moscou e Petrogrado, sendo que mais da metade do capital era de origem estrangeira: principalmente França, Alemanha e Inglaterra. A industrialização tardia e dependente, concentrada em regiões específicas produziu uma burguesia fraca e imprudente de um lado, e de outro, um proletariado forte organizado e combativo mantendo laços estreitos com os camponeses (ocasionado pelas origens rurais).
OPOSIÇÃO PARTIDÁRIA AO CZAR
A burguesia russa, mostrava-se fraca e dependente, uma vez que a concentração das terras estava nas mãos dos nobres e o capital das grandes empresas nos grupos estrangeiros, cabendo aos capitalistas russos apenas médios e pequenos empreendimentos. Assim, a oposição ao czar se fazia com os seguintes grupos:
a) Oposição Burguesa: Buscando uma maior e mais ativa participação na política, a maioria dos burgueses voltava-se para o liberalismo buscando arrumar meios para estabelecer um regime constitucional, capaz de garantir sua representatividade junto ao poder central. Buscavam estabelecer um sistema de governo baseado na divisão de poderes seguindo os moldes na monarquia parlamentarista inglesa. Com isso o Czar continuaria no topo do poder político, mas dividindo suas prerrogativas com uma assembleia legislativa eleita. Organizaram-se no Partido Constitucional Democrático, o Partido Kadete, expressão das reivindicações burguesas e que ainda agregava alguns dos elementos mais “modernos” da nobreza.
b) Oposição Operário-Camponesa: Dentre os partidos de maior expressão destacamos primeiramente o Partido Socialista Revolucionário o mais numeroso partido operário que possuía também uma grande penetração no campo, mas que se encontrava dividido em alas socialistas e anarquistas, e usavam de táticas violentas para tentar derrubar o regime.
O Partido Operário Social Democrata Russo, surgira como um partido socialista marxista autêntico. Em 1903, divergências sobre táticas implementadas na luta pelo poder, dividi-o em duas alas: Bolcheviques e Mencheviques. --Mencheviques (membros da minoria): Propunham a formação de um partido que buscaria a formação e implementação de um socialismo seguindo a “evolução natural” da sociedade, permitindo primeiro o amadurecimento do capitalismo para depois fazer a revolução implantando o socialismo, defendendo uma aliança com a burguesia para acelerar o processo. Foi liderado por Trotsky até 1917.
-Bolcheviques (membros da maioria): Propunham a formação de um partido com organização profissional de revolucionários, objetivando a insurreição plena e imediata para a conquista do poder, implantando um regime socialista através da posse de terras, indústrias, bancos para o regime revolucionário. A aliança permitida era unicamente entre camponeses e operários (foice e martelo). Mais tarde o partido é rebatizado com nome de Partido Comunista, sendo liderado por Lênin e Trotsky.
 O ENSAIO GERAL
O regime Czarista russo era baseado principalmente na expansão militar. Em 1904 o Czar russo Nicolau II mobilizou tropas em direção ao Pacífico, entrando em choque com o Imperialismo Japonês. A mobilização para a guerra associada a uma derrota para o Japão acentua a fragilidade do sistema czarista e os problemas sociais russos, levando a eclosão de um movimento popular pacífico em frente ao Palácio de Inverno do Czar, mas que foi violentamente reprimido por ordens de Nicolau II. O movimento ficou conhecido como DOMINGO SANGRENTO e despertou uma onda de protestos por todo o Império (greves trabalhadoras, rebeliões camponesas e motins militares).
Inicialmente conduzido por operários, o movimento foi aos poucos liderado pela burguesia e pela classe média. Diante da proporção da crise e da organização do movimento o Czar resolve aceitar alguma das reivindicações, estabelecendo algumas concessões como: legalização dos partidos políticos inclusive os de oposição, ampliação de direitos civis como o de associações (soviets) e a criação de uma Assembleia Legislativa (Duma) Pouco depois o Czar foi tentando restabelecer o controle do país, dissolvendo a Duma, prendendo líderes opositores e intervindos em soviets, o que só veio a contribuir para aumentar o descontentamento com o regime. O movimento de 1905 ficou conhecido como um “Ensaio Geral” para a  Revolução de 1917. 
A PARTICIPAÇÃO NA GUERRA
 A entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, acelerou o movimento revolucionário, pois as privações e o grande número de mortos no conflito, aumentaram a insatisfação da população. A Rússia não se mostrava em condições para encarar uma guerra de tamanha proporção, com número de mortos estimados na casa dos 4 milhões, mobilizou uma oposição formada pelos soviets, Duma e da sociedade civil.
Com o governo dividido e enfraquecido pela guerra, associado a uma oposição cada vez mais numerosa e organizada, não haveria outro fim que não a Revolução.
A REVOLUÇÃO E SUAS FASES
A Primeira Guerra iniciou-se na Europa em 1914, a Rússia apesar de ser um país atrasado “associou-se” junto a Tríplice Entente e enfrentou a Áustro-Húngria e a Alemanha. O custo do conflito logo apareceu, o Exército debilitado logo começa a sofrer baixas, derrotas e perda de território. Associada a uma crise econômica esse foi o cenário que levou a derrocada do Czarismo.
Em 1916 o exército russo tenta uma última investida desesperada contra os alemães, mas apenas adicionou mais uma derrota. Internamente o descontentamento, a escassez de alimentos e as greves se aglutinam em centros industrias, bem como o apoio dos soldados e operários torna o movimento incontrolável, levando Nicolau II a abdicar em fevereiro de 1917.
Surgiram na Rússia dois centros de poder: a Duma Legislativa controlada pela burguesia liberal, e os Soviets, conselhos de camponeses, soldados e operários. A Duma designa um Governo Provisório presidido, primeiro por Georgy Y. Lvov (apelidado de “Príncipe Lvov) e depois da renúncia deste, por Kerensky.
Conhecida como Revolução de Fevereiro, teve caráter democrático, liberal e burguês. Contrariando expectativas populares, o governo liberal comprometido com a burguesia internacional manteve a Rússia na guerra, contribuindo para o fortalecimento dos bolcheviques. No começo de abril, começam a chegar os exilados políticos, Lênin assumiu a liderança do partido e lançou as Teses de Abril, que propunham: transferência de poder aos soviets; instauração de uma república socialista; distribuição de terras aos camponeses e saída imediata da guerra (conhecida também como as teses ou política de Pão, Paz e terra).
Por meio de uma bem organizada estratégia, os bolcheviques tomam toda a cidade em menos de 24 horas, cercando os prédios públicos e forçando a fuga de Kerensky. Num II Congresso dos Soviets de maioria Bolchevique formam o primeiro governo socialista da história, formado por operários, soldados e camponeses, tendo a frente figuras como Lênin, Stalin e Trotsky. Era a Revolução de Outubro sob o lema de “Todo Poder aos Soviets”.
Logo de início, o governo nacionalizou indústrias e bancos estrangeiros, redistribuiu terras (da Igreja, da Coroa e da Aristocracia) e firmou um armistício com a Alemanha, cedendo territórios em troca da paz pós saída da Guerra (Tratado de Brest-Litovsky). 
O COMUNISMO DE GUERRA
Terminada a guerra, em 1918, os países capitalistas temendo que os rumos da Revolução Russa pudessem influenciar os trabalhadores europeus, resolvem apoiar os anti-bolcheviques (oficiais do exército russo, czaristas e liberais) que formaram o Exército Branco para combater o governo socialista. Em contrapartida uma guarnição militar constituída pelos bolcheviques as vésperas da revolução de outubro que originou a guarda vermelha após a tomada do poder tornou-se o Exército Vermelho dirigido por Trotsky, foi ampliado para fazer frente ao Exército Branco.
O combate entre Brancos e Vermelhos durou de 1918 a 1921, onde nesse meio tempo alguns países declararam guerra aos Russos, mas a vitória coube aos Vermelhos apoiados por outras nações e também pelos bolcheviques.
A vitória, no entanto, exigiu medidas extremas que ficaram conhecidas como Comunismo de Guerra: centralização da economia; equiparação salarial e em alguns casos confisco de gêneros alimentícios agrícolas.
 Em 1922 surge a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, uma federação reunindo outras nacionalidades em torno da Rússia: Ucrânia, Biolorússia, Transcaucásia e as Repúblicas da Ásia Central. 
A ECONOMIA DE GUERRA E A NEP
Ao fim da Guerra Civil e das invasões estrangeiras, a vitória estava consolidada. A partir de 1921 estabeleceu-se a Nova Política Econômica, que procurou restaurar a economia de mercado abalada pelos anos de guerra. Segundo Lênin tratava-se de “dar um passo para trás para dar dois adiante”. Dentre as principais características podemos citar: a) abolição do confisco de gêneros alimentícios, como ocorrera durante o Comunismo de Guerra. b) restabeleceu a distinção salarial. c) permissão para entrada de trabalhadores técnicos estrangeiros, para os setores básicos da economia. d) remessa de parte do capital para o exterior. Esse plano de medidas durou até 1927, quando transformações no interior da URSS iniciaram uma nova etapa na história como veremos a seguir.
STALINIZAÇÃO
Após a morte de Lênin em 1924, verificou-se uma disputa pelos rumos da revolução e pela luta do poder político da recém fundada URSS, que discutiam os rumos e propagação do movimento para outros países. Internacionalistas defendiam uma Revolução Permanente ou Mundial, sendo necessário o apoio de países avançados para manter vivos os ideais da Revolução Russa, sendo liderados por Leon Trotsky. Diferentemente, socialnacionalistas acreditavam no modelo socialista único devendo ser consolidado primeiramente na Rússia, sendo liderados por Josef Stálin.
Com maior apoio político Stálin venceu a disputa e iniciou uma nova era na história da Revolução: O Stalinimo (1927-1953). Seu governo fora marcado por violentos expurgos e condenações de opositores, inclusive Trotsky, que foi morto em agosto de 1940 por ordem de Stalin.
No plano econômico verifica-se a adoção de planos quinquenais que planificavam a atividade econômica objetivando o crescimento industrial através das indústrias de base e a coletivização forçada dos campos após 1928.
No terceiro plano quinquenal a Rússia já era a terceira maior Potência Mundial e a segunda europeia. A agricultura cresceu com a socialização da terra através de fazendas coletivas (Sockhozes) e fazendas cooperativas (kolkhozes).
No plano político, Stálin consolidou seu poder assumindo o controle do Partido Comunista. Vale observar que a situação econômica do país melhorara da década de 20 para a de 30, mas a revolução não conseguiu alcançar seu principal objetivo: a total distribuição de renda. A burocracia dirigente, minoria, reservava para si uma série de privilégios, e a massa trabalhadora (maioria) vivia com um padrão inferir ao dos países capitalistas avançados.
(UFJF – CURSO PRÉ - VESTIBULAR 2012 HISTÓRIA – PROFESSORA: THAMIRIS, com modificações)

EXERCÍCIOS ENEM/UFJF
01. ... ou o poder se transfere para as mãos dos operários, soldados e camponeses revolucionários; e, nesse caso, significará a abolição total da tirania dos donos de terras, o aniquilamento imediato dos capitalistas, a proposta urgente de uma paz justa. A terra estará garantida para os camponeses, o controle da indústria assegurado aos operários. Haverá pão para os que têm fome e essa guerra absurda chegará ao .fim!...
Pode-se associar ao texto a Revolução:
a) Americana.
b) Francesa
c) Russa.
d) Gloriosa.
 e) Puritana.
.
02. Em março de 1921, Lenin afirma:
É necessário abandonar a construção imediata do socialismo para se voltar, em muitos setores econômicos, na direção de um capitalismo de Estado.
Tendo em vista as etapas da Revolução Russa, podemos interpretar essa declaração no sentido de:
a) representar o abandono do comunismo de guerra e o início da Guerra Civil.
b) traduzir o insucesso dos planos quinquenais e o retorno a uma economia capitalista.
c) indicar a possibilidade do socialismo num só país, daí a volta do capitalismo monopolista.
d) introduzir a Nova Política Econômica, caracterizada por algumas concessões ao capitalismo, a fim de possibilitar o avanço do socialismo.
e) aceitar a introdução de métodos capitalistas na produção e o retorno à iniciativa privada.

03. Em 1917, liderados por Lenin e Trotski, os bolcheviques ganharam popularidade com as “Teses de abril”, enunciadas na plataforma “paz, terra e pão”, que propunha:
a) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos sovietes.
b) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e a formação da Guarda Vermelha.
c) a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a adoção de uma nova política econômica (a NEP).
d) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e a formação de um Parlamento (Duma).
e) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os camponeses e a regularização do abastecimento interno.

04. A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação da ditadura do proletariado.
b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.
d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

05. Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
06. Considerando-se a Revolução Russa de 1917, que derrubou o regime czarista e pretendeu instalar o socialismo naquele país, é possível afirmar que:
a) a vitória da Rússia na Primeira Guerra Mundial favoreceu a concentração de poder pelo Czar
b) a política imperialista do Czar levou a Rússia à guerra com a China pela posse da Manchúria
c) na sua primeira fase, caracterizou-se como uma revolução liberal que separou Estado e Igreja e criou eleições por sufrágio universal
d) em 1917, constituiu-se o Conselho dos Comissários do Povo, presidido pelo Czar, para resistir à Revolução
e) Lênin, exilado na Finlândia ficou excluído do processo revolucionário

07.No final de 1921, com o término da guerra civil e a retirada das forças estrangeiras, o Partido Comunista, visando reconstruir a economia do país, decidiu adotar a NEP (Nova Política Econômica). Tal programa de desenvolvimento econômico, com relativa liberalização, adotado pelo governo da União Soviética, permaneceu em vigor até 1928, sendo caracterizado, exceto:
a) pelas graves divergências político-ideológicas geradas a nível das lideranças do próprio partido, radicalizando as posições
b) pela privatizações de empresas com menos de vinte trabalhadores e pela autorização aos pequenos artesãos de vender os seus produtos
c) pela abertura da economia aos investimentos estrangeiros e pelo restabelecimento das relações econômicas com a Inglaterra e a Alemanha
d) pelo desenvolvimento de segmentos sociais enriquecidos, com os KULAKS (camponeses ricos) e os NEPMEM (comerciantes intermediários)
e) pela criação da Glosplan, órgão estatal responsável pela elaboração de planos de produção rigorosos e de objetivos precisos para todos os setores econômicos

08.(UFRJ) “Cidadãos do Estado russo: um grande acontecimento se produziu. Graças ao poderoso impulso do povo russo, o Antigo Regime foi derrotado (...). O governo fará todo o necessário para abastecer o exército de tudo que precise para continuar a guerra até seu final vitorioso (...)”.
( Declaração do Governo Provisório, março de 1917)
“O governo provisório caiu (...). O poder soviético proporá uma paz democrática a todas as nações (...)”
(Proclamação da queda do Governo provisório, out.1917)
O movimento de oposição ao regime czarista na Rússia teve seu inicio no final do século XIX. No entanto, foi durante a 1ª Guerra Mundial que a luta pela queda do regime ganhou maior números de adeptos. Isolado e enfraquecido, política e materialmente , tal regime não resistiu e, em fevereiro de 1917, constitui-se um governo revolucionário provisório.
No ano de 1917, dois acontecimentos marcaram os rumos da 1ª Guerra Mundial: a saída da Rússia, após a queda do Governo provisório, e a entrada dos EUA no conflito.

a) Cite duas razões que levaram à queda do Governo Provisório Russo em Outubro de 1917
b) Explique um motivo da entrada dos EUA na 1ª Guerra Mundial, em 1917

09.(FUVEST) “Tinha razão o camponês que declarou no VIII Congresso dos Soviets: tudo vai bem. Mas, se a terra é para nós, o pão é para vocês, isto é, para os comissários; a água é para nós, mas o peixe é para vocês; as florestas são para nós, mas a madeira para vocês”.
(“Izvestia” de Kronstadt, 25/03/1921; Cit na Henri Arvon- A Revolta de Kronsdadt)
Qual a política implementada posteriormente por Stálin em relação ao campesinato?

10. (UNICAMP-SP) Em 1924, após a morte de Lênin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram. Stálin venceu essa disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos.
a) Explique a divergência entre Trotsky e Stálin
b) Explique porque o stalinismo precisou varrer a imagem de Trotsky da História soviética



A CRISE DE 1929
Introdução:
O período entre guerras (1919-1939) foi marcado pela mais contundente crise do capitalismo desde seu surgimento: A Crise de 1929. Uma crise de superprodução acompanhada de um subconsumo, iniciado nos Estados Unidos e que em maior ou menor grau, atingiu todos os países do mundo capitalista.
O CRESCIMENTO AMERICANO: No governo de Theodore Roosevelt (1901- 1909), os Estados Unidos tornam-se efetivamente uma potência mundial e entrou efetivamente na disputa imperialista.
A produção norte americana deu um salto gigantesco em vários setores, destacando-se a indústria bélica, de material de campanha, de alimentos e mesmo de setores destinados ao consumo interno, uma vez que o potencial de consumo no país aumentou com a elevação do nível de emprego; ou ainda para a exportação, principalmente para a América Latina, tomando o lugar que tradicionalmente coube à Inglaterra, e para os demais países da Europa durante a Primeira Guerra Mundial.
A RELAÇÃO ENTRE OS EUA E A GUERRA: Com a Primeira Guerra Mundial, o papel dos EUA no cenário internacional alterou-se. A guerra fora planejada para poucos meses, porém sua longa duração e o envolvimento de diversos países com a política de alianças, gerou o problema de abastecimento, pois os países beligerantes precisavam cada vez mais de roupas, alimentos, armas e dinheiro. Os EUA eram o único país em condições de atender a demanda européia, e como a princípio não participava do conflito podia comercializar com ambos os lados.
Desta forma, os “neutros politicamente”, enriqueceram muito se tornando o grande credor da Europa. Até aproximadamente 1914, havia grandes investimentos europeus (principalmente Inglaterra e França) nos EUA, e com a guerra as relações econômicas com a Europa mudaram de fluxo. No final da guerra os Estados Unidos eram a maior potência econômica do globo.
Os anos 20 foram marcados por uma explosão de crescimento interno, a produção crescia a uma velocidade considerável, alcançando diversos setores e desenvolvendo novas tecnologias como por exemplo o rádio, que em 10 anos passou de raridade a elemento obrigatório nos lares americanos, onde os anunciantes começam uma disputa pela preferência e atenção dos ouvintes.
No plano industrial, há um aumento da produção devido ao incremento de novas formas de energia como a eletrificação, uso do petróleo e derivados. Isso acarretou um efeito de barateamento no custo da produção de aço e crescimento da produção automobilística.
A expansão do crédito incrementava a venda dos produtos, aquecendo a economia. Formaram-se grandes impérios industriais e comerciais nos EUA. Ao final da década de 20 por exemplo, um em cada 5 americanos tinha um automóvel o que encurtou as distâncias e facilitou o deslocamento de mercadorias por todo o país.
O sucesso econômico produziu também o nascimento da indústria do entretenimento, com destaque para o cinema, maior instrumento para a difusão do “american way of life” ou modo de vida americano, através de Hollywood esse padrão foi exibido para o mundo inteiro, passando a ser invejado, desejado e consumido.
A agricultura também se beneficiou, com um surto de prosperidade acompanhando o crescimento das áreas de eletrificação rural e a emergente mecanização do campo.
A CRISE DE SUPERPRODUÇÃO: Durante a guerra, a grande demanda do mercado externo garantia o total escoamento da produção americana. Como fornecedor único, houve uma supervalorização dos produtos nos EUA, enriquecendo a sociedade americana. Quando a guerra acabou e quando os países europeus voltaram a produzir, adotaram também medidas protecionistas que garantissem a competição interna. Com isso o produto americano, visto como caro, não podia mais concorrer com os europeus.
Isso mostra o caráter contraditório do capitalismo, já que o enriquecimento ocorre  através da produção e exploração do trabalho gerando o lucro. Mas a mesma produção geradora de lucro ou riqueza, quando demasiada e não acompanhada de consumo pode significar uma queda na lucratividade quando o fluxo de consumo decresce, e foi exatamente isso que aconteceu.
Com os preços baixos os cortes nos custos da produção, tornam-se necessários a demissão maciça de empregados como primeira medida. Ocorre que, com mais desempregados, diminuía o consumo e os preços eram forçados a baixar novamente; cortavam-se mais custos; mais demissões; redução dos preços novamente...
Diante desta situação, os grandes empresários passaram a especular na Bolsa de Valores, atribuindo as suas ações preços irreais, muito mais altos. Os investidores passaram a desconfiar e a partir de setembro de 1929, colocaram simultaneamente seus títulos a venda e a bolsa entrou em declínio, mas era o primeiro passo para o colapso.
No dia 24 de outubro de 1929, a bolsa quebrou e o dia ficou lembrado como a quinta feira negra. Milhões de ações não encontraram compradores e as cotações baixaram vertiginosamente, causando falência nos bancos, empresas, indústrias e comércio. Milhares de funcionários foram demitidos e o mercado entrou em uma retração profunda.
Não só os EUA sofreram com a quebra da bolsa, mas também a Europa que viu os créditos estrangeiros evaporarem, e a América Latina cujos países não tinham como repassar na mesma proporção suas matérias primas.
SESSÃO LEITURA
O New Deal:
A não intervenção do Estado e o estrago causado pelos empresários americanos, foram os fatores fulminantes nos princípios liberais predominantes até então (Liberalismo Econômico Clássico). O custo foi enorme, além da quebradeira geral das empresas e indústrias, o número de desempregados em 1933 chegava a casa dos 15 milhões, apenas nos EUA. A Alemanha por exemplo tinha índices próximos aos 6 milhões. Apenas a URSS que vivia isolada através da política de “cordão sanitário” imposta pelos capitalistas, escapou da crise. Em 1932 foi eleito para presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt, que anunciou um conjunto de profundas mudanças na economia e sociedade americana. O ponto crucial e que mudaria a política econômica a partir de então, seria a intervenção estatal para salvaguardar o modelo capitalista: estas séries de medidas receberam o nome de New Deal.
 O plano estimulava investimentos a partir do Estado na economia, através de investimentos na infraestrutura do país: construção de estradas; barragens; auditórios; aeroportos; portos e habitações populares. O aumento de investimentos nos setores produtivos reduziria o contingente de desempregados e recuperaria se poder de compra.
O governo ainda remunerou agricultores para que não plantassem mais, reduzindo a oferta dos produtos agrícolas limitando a produção. Estabeleceu ainda medidas de proteção social como: seguro desemprego, salário mínimo e aposentadoria.
Apesar dos avanços do New Deal, críticos da intervenção do Estado na economia, setores mais conservadores limitaram a quantidade de capitais investidos nas ações do governo. Desta forma os efeitos da grande depressão de 30, apesar de amenizados com o New Deal, só foram totalmente superados com o início da Segunda Guerra Mundial.
(Extraído de: http://www.ufjf.br/cursinho/files/2014/05/APOSTILA-Pedro-Apostila-Hist%C3%B3ria-VERS%C3%83O-FINAL.pdf , em 17/08/2017)
ASSISTA AO VÍDEO : A Crise de 1929. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r85mmTfB6PY&list=PLqzoASVnPHBNICHe9Tjtzzd1QItw9
HOae>. Acesso em: 26 nov. 2019.

ATIVIDADE AVALIATÓRIA
ATENÇÃO: a presente atividade refere-se ao tema “Crise de 1929”, também chamado de “Quebra da Bolsa de Nova Iorque de 1929” ou ainda “Crack da Bolsa de 1929”. Leia previamente os textos, assista aos vídeos sobre o tema com atenção antes de responder as questões.
As resposta deverão ser enviadas para o e-mail spetic@prof.educacao.sp.gov.br (Prof. José Luiz)
EXERCICIOS ENEM/UFJF
01. UFV-MG O crash da Bolsa de Nova York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos sob o comando do Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o New Deal como saída para a crise que o país atravessava.
São características do New Deal:
I. a intervenção deliberada do Estado na economia, contrapondo-se à tradição liberal americana.
II. a criação de um amplo plano de obras públicas, como barragens e autoestradas, para gerar novos empregos.
III. o incentivo ao aumento da produção para alimentar a população desempregada.
IV. a criação de fundo monetário destinado a financiar os países europeus em crise.
V. a criação de medidas visando o equilíbrio entre o custo da produção e o valor final das mercadorias.
Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta apenas as características corretas.
a) I, II e V                                           d) II,III e IV
b) I, III e IV                                         e) II, III, V
c) I, IV e V
02. PUC-RJ A Grande Depressão, iniciada em 1929 com a crise da Bolsa de Nova York, foi, possivelmente, o acontecimento do século XX cujas repercussões se fizeram sentir sobre um maior número de homens e mulheres em todo o planeta.
a) Explique por que os efeitos da Grande Depressão afetaram mais a economia da Alemanha do que a economia da União Soviética.
b) Roosevelt, ao assumir a presidência em 1933, deu início à implementação do New Deal, um conjunto de medidas que visava a combater os efeitos recessivos da Grande Depressão sobre a economia norte-americana. Indique 1 (uma) dessas medidas.
03. Vunesp
Encontrando-se o Estado em situação de poder calcular a eficiência (...) dos bens de capital a longo prazo e com base nos interesses gerais da comunidade, espero vê-lo assumir uma responsabilidade cada vez maior na organização direta dos investimentos.
(J. M. Keynes. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. 1936.)
O ponto de vista de Keynes opõe-se a uma teoria econômica que predominou na política governamental dos Estados Unidos da América nos anos imediatamente anteriores à Crise de 1929. Baseando-se nestas informações, responda.
a) A que teoria econômica Keynes se opunha?
b) Exemplifique com duas medidas implementadas pelo New Deal, o esforço do governo Roosevelt para superar os efeitos sociais da crise econômica de 1929.
04. PUC Camp-SP
No pós-guerra, a situação de miséria e a crise de 1929 provocaram o descrédito da população no capitalismo liberal e, simultaneamente, criaram condições favoráveis para a expansão das ideias socialistas. Com isso, na Itália e na Alemanha:
a) as burguesias industriais e financeiras apoiaram os regimes nazifascistas, temerosas com o avanço das ideias socialistas.
b) surgiram os movimentos operários de caráter reformista, conduzidos habilmente pela maioria socialista aliada ao Estado.
c) os partidos políticos mais expressivos associaram-se com o intuito de restaurar a credibilidade do Estado.
d) houve um amplo pacto social com o objetivo de estabilizar a vida econômica e política desses países.
e) houve o agravamento das tensões sociais, e a ditadura foi a opção de consenso para que se restabelecessem a ordem e a justiça.
05. UFU-MG Em 1929, o mundo capitalista passou pela maior crise que o sistema já conheceu. Para fazer frente a ela, os países tentaram políticas de recuperação, entre as quais se destacou o New Deal, nos EUA. São medidas do programa econômico-social do New Deal, exceto:
a) a diminuição da produção agrícola, com os agricultores recebendo para não plantar.
b) a realização de obras públicas para ocupar a mão-de-obra desempregada.
c) o enfraquecimento do liberalismo econômico, substituído por uma vigorosa intervenção do Estado na economia.
d) a diminuição dos salários e o aumento da jornada de trabalho visando a superar a crise em busca de maior produção.
e) a liberação de créditos aos bancos e às empresas, procurando evitar novas falências.
(Questões extraídas de UFJF – CURSO PRÉ - VESTIBULAR 2012 HISTÓRIA – PROFESSORA: THAMIRIS)

- AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM EXTRAÍDAS DO “LIVRO DO ALUNO”, COM MODIFICAÇÕES. LEIA OS ENUNCIADOS COM ATENÇÃO E RESPONDA O QUE SE PEDE:
6)    Com base em seus conhecimentos, que consequências uma crise econômica pode provocar diretamente em sua vida? Explique dando exemplos.
7)    Observe o gráfico abaixo e responda 
7a) Ao observar o gráfico abaixo, quais as inferências você pode realizar sobre a economia americana, antes e depois da crise de 1929?
7b) Pesquise a relação entre a prosperidade econômica norte-americana, as taxas de desemprego apresentadas no gráfico e as Guerras Mundiais

 
Taxa de desemprego nos EUA de 1910-1960, com destaque em rosa para os anos da Grande Depressão (1929-1939). Adaptado/Traduzido de <https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o#/media/Ficheiro:US_Unemployment_1910-1960.gif> Acesso em: 26 nov. 2019.

- LEIA OS TEXTOS 1 E 2, A SEGUIR, PARA RESPONDER AS QUESTÕES:
Texto 1 - A Crise econômica de 2008
O capitalismo passa por crises periódicas. A mais recente ocorreu em 2008, quando a economia norte-americana sofreu com a declaração de falência do quarto maior banco dos Estados Unidos, o Lehman Brothers. Alguns analistas avaliam que a crise de 2008 foi tão complexa quanto a de 1929. Sem dinheiro, empresas de financiamento, seguradoras, agências de hipotecas e bancos de inúmeros lugares do mundo abriram falência. As perdas de valores chegaram ao patamar dos 50 trilhões de dólares.
A crise provocou retração na economia e diversos países entraram em recessão. Como consequência, os índices de desemprego subiram no mundo inteiro. A Organização Mundial do Trabalho (OIT), afirmou que, no início de 2008, existiam cerca de 190 milhões de desempregados no mundo. No final de 2012, esse número passou de 202 milhões. O Fundo Monetário Internacional (FMI) classificou a crise como sendo a mais grave desde a Grande Depressão, ocorrida em 1929.
Diante desse quadro econômico, assim como em 1929, houve uma intervenção do Estado na economia, contrariando os princípios liberais de Estado mínimo. Na ocasião da crise de 2008, George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, socorreu os bancos à beira da falência com US$ 700 bilhões em uma semana, ou seja, os impactos foram minimizados por meio de intervenções consideráveis no mercado. Alguns bancos à beira da falência se tornaram propriedade do Estado e outros receberam empréstimos governamentais para liquidar suas dívidas e garantir dinheiro na conta de seus correntistas.
(Fonte: elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola).

TEXTO 2 – O New Deal (“novo acordo”) e o Estado de bem-estar social.
Ao assumir a presidência dos Estado Unidos, em 1933, o presidente Franklin Delano Roosevelt contrariou as políticas econômicas liberais, pautadas no livre mercado. Com a Crise de 1929, a alternativa para sair da Grande Depressão foi uma intervenção forte do Estado na economia. Assim, seu plano econômico articulava ações governamentais com as de empresas privadas, a fim de elevar a renda dos trabalhadores e incentivar o consumo. Dentre as medidas adotadas, pode-se destacar:
- Desvalorização da moeda, para tornar as exportações mais competitivas;
- Empréstimos aos bancos, para evitar novas falências;
- Criação do seguro-desemprego;
- Criação de um vasto plano de obras públicas, a fim de gerar novos empregos;
- Salário mínimo e direito de organização sindical;
- Subsídio a insumos, para estimular a produção agrícola.
(Fonte: elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola)
8)    Após suas pesquisas sobre as crises econômicas de 1929 e 2008, aponte as especificidades que deram origem às crises, contextualizando os dois tempos históricos.
9)    Com base nos textos, explique a postura dos governos frente às crises de 1929 e 2008. Os governos de Franklin Delano Roosevelt e George W. Bush tiveram posturas semelhantes? Justifique sua resposta.


EDUCAÇÃO FÍSICA
3ª A – Profª Lauren
Atividade 3
Princípios do Treinamento Físico
1ª semana
Princípios do Treinamento Físico. Tipos de Treinamento e os objetivos de cada um.
Conceitos e exemplos
2ª semana
Leia e resuma os artigos abaixo:
Bessa Ludmila Cândida. Silva, Heliton Gonçalves. Carrijo, Jackeline de Souza. Oliveira, Klébler Mirallia. A importância dos princípios do treinamento. Prescrição do treino. Disponível em https://www.efdeportes.com/efd186/a-importancia-dos-principios-do-treinamento.htm.
Acesso em 01/02/2019.
Roschel, Hamilton. Tricoli, Valmor. Ugrinowitsch, Carlos. Treinamento físico: considerações práticas científicas. Disponível em:
3ª semana
Estudar IMC, FC e zona-alvo de treinamento
Fazer atividades dos temas já trabalhados das apostilas
Finalização da atividade e envio de fotos para a professora via e-mail: lauren@prof.educacao.sp.gov.br
Colocar nome completo e turma no título do e-mail (ex. Láuren Máriam F. Laham – 4º ano A)

         Bibliografia em todas as atividades

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