Pesquisar

domingo, 7 de junho de 2020

7º ANO


EE Major Telmo Coelho Filho

Queridos alunos e responsáveis, as atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia, assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!


ELETIVA 








LÍNGUA PORTUGUESA

7º ano A, B, C – Profª Shirley e Profª Aline
Os alunos deverão utilizar a apostila SP faz escola – volume 2 – parte 1 – página 22.
Deverão ser realizadas todas as atividades da Atividade 2 – Entrevistas em análise: estrutura e intencionalidades (págs. 22 e 23) – as respostas que não tiverem espaço na apostila, poderão ser feitas no caderno de Língua Portuguesa.
Na sequência irão para a página 25 – Atividade 4 – Textos e intencionalidades, deverão responder as atividades a, b, c, d, e, f (págs. 25 e 26) – respostas no caderno de Língua Portuguesa.
Para finalizar, deverão ir para a página 29 – Atividade 5 – Comparando informações, observarão o texto e responderão as questões (págs. 30 e 31) -  essas atividades deverão ser respondidas no caderno.
Obs.: só deverão ser respondidas as questões e páginas solicitadas. Não deverão responder toda a apostila, pois tem atividades que necessitam de grupos e não as faremos neste momento. A apostila APRENDER SEMPRE deverá ser guardada com cuidado, pois iremos utilizá-la brevemente.
Não esqueçam de colocar o cabeçalho no caderno.


7º D, E – Profª Margarete

Antes de iniciar a unidade 4 do livro didático, pesquisar, se possível, sobre o gênero reportagem.
Ler as páginas 111 a 117 e responder as páginas 118 a 129.
Somente as respostas no caderno! Não é preciso copiar as perguntas.


7º F – Profª Elisabeth
Responder questões 1 e 2 – “A posição dos determinantes e modificadores do substantivo” do livro didático p.33 (pronomes e adjetivos)

Responder questões 1 a 4 – “Escrita em pauta” do livro didático p. 34 e 35

Copiar no caderno esquema p.34 do livro didático “Palavras derivadas” e “x ou ch?”

Ler o texto “A moratória”, p.36 a 38 do livro didático.
Responder questões 1 a 13 do livro didático p.39 a 41
                                
Pesquisar:
·         O que é moratória?
·         Características do gênero texto dramático.



GEOGRAFIA

7ºs   A, B, C, D – Prof. Marcos
ATIVIDADES:
A partir do livro ARARIBA MAIS GEOGRAFIA, livro que foi distribuído a todos os sétimos anos.
Os alunos poderão, a partir da página 21, fazer as seguintes atividades:
a)    Descrever a relação entre o curso do rio e as diferenças de altitude de relevo, da porção leste do Brasil.
b)    Dar a característica do relevo no lugar de sua região.
c)    O clima, o relevo e a vegetação pode influenciar na quantidade de água em uma região? Por que?   
d)    Quais os tipos de vegetação existentes no Brasil, cite as principais características dessas vegetações?

7º E, F – Profª Claudirene
Assistir o vídeo : https://youtu.be/c0EvXIQZudM
Após fazer a leitura dos textos e assistir os vídeos respondas as questões abaixo, copiando as perguntas em uma folha e responder. É necessário conter capa com nome completo do aluno, nº e série/ ano e nome da professora.
Texto: Fontes de energia
O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas.

Energia Renováveis e Não Renováveis

As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.

Fontes de Energia no Brasil

A busca por fontes alternativas de energias não poluentes ou renováveis tem avançado no mundo. Seja para diminuir a dependência do petróleo, seja para descer os níveis de poluição, o fato é que a busca por diferentes fontes de energia já são uma realidade no mundo.
No Brasil, o uso do álcool, proveniente da cana-de-açúcar, data de 1975, com a implantação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em decorrência da crise do petróleo. Hoje o álcool é também usado como aditivo à gasolina.
Igualmente, o uso e a exploração da energia solar e eólica, vem sendo estimulada ainda que de maneira tímida por parte do governo.

Fontes renováveis de energia

As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Energia eólica- O vento é um recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica. A instalação de aerogeradores eólicos provoca modificação na paisagem e prejudica a rota imigratória de aves.

Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente. As principais vantagens dessa fonte de energia são a não emissão de poluentes na atmosfera e os baixos impactos ambientais.

Energia solar- energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade e aquecer a água para uso. É também uma fonte inesgotável de energia, haja vista que o Sol – ao menos na sua configuração atual – existirá por bilhões de anos.

Há duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos. É uma fonte de energia limpa, abundante em diversas áreas e apresenta bom custo-benefício por isso é muito vantajoso.
Em razão dos elevados custos, a energia solar ainda não é muito utilizada. Todavia, seu aproveitamento vem crescendo gradativamente, tanto com a instalação de placas em residências, indústrias e grandes empreendimentos quanto com a construção de usinas solares especificamente voltadas para a geração de energia elétrica.  A desvantagem desse tipo de energia é O aproveitamento que ainda requer avanços tecnológicos que viabilizem economicamente seu uso.

Energia hidrelétrica- energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica, ao lado das termoelétricas, haja vista o grande potencial que o país possui em termos de disponibilidade de rios propícios para a geração de hidreletricidade.

Nas usinas hidrelétricas, constroem-se barragens no leito do rio para represamento da água que será utilizada no processo de geração de eletricidade. Nesse caso, o mais aconselhável é que as barragens sejam construídas em rios que apresentem desníveis em seus terrenos a fim de diminuir a superfície inundada. Por isso, é mais recomendável a instalação dessas usinas em rios de planalto, embora também seja possível instalá-las em rios de planícies, porém com impactos ambientais maiores.

Biomassa-A utilização da biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais. É considerada uma fonte de energia renovável, porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja controlado, seu uso é sustentável por não alterar a macrocomposição da atmosfera terrestre.

Os biocombustíveis, de certa forma, são considerados um tipo de biomassa, pois também são produzidos a partir de vegetais de origem orgânica para geração de combustíveis. O exemplo mais conhecido é o etanol produzido da cana-de-açúcar, mas podem existir outros compostos advindos de vegetais distintos, como a mamona, o milho e muitos outros.

Energia das marés (maremotriz)-energia das marés – ou maremotriz – é o aproveitamento da subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.

Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Alguns recursos energéticos, como o petróleo, possuem seu esgotamento estimado para algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico desses elementos.

Combustíveis fósseis- A queima de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o deslocamento de veículos quanto para a produção de eletricidade em estações termoelétricas. Os três tipos principais são petróleocarvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso.

Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética global advém dos três principais combustíveis fósseis citados acima. Essas fontes representam 56,8% da matriz energética brasileira. Assim, muitos países dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam medidas geopolíticas para consegui-los.
Outra questão bastante discutida a respeito dos combustíveis fósseis refere-se aos altos índices de poluição gerados por sua queima. Muitos estudiosos apontam que eles são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos problemas vinculados ao aquecimento global.

Energia nuclear (atômica)- Na energia nuclear – também chamada de energia atômica –, a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.

Embora as usinas nucleares sejam menos poluentes do que outras estações semelhantes, como as termoelétricas, são alvo de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido e a ocorrência de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência da questão sobre o aquecimento global, seu uso vem sendo reconsiderado por muitos países.
Cada tipo de energia apresenta suas vantagens e desvantagens e no caso da energia nuclear é vantajoso o uso dessa fonte de energia não libera gases de efeito estufa e não depende de fatores climáticos para viabilizar seu uso. No momento, não há nenhuma fonte que se apresente absolutamente mais viável que as demais, mas a energia nuclear é uma energia cara em relação às outras fontes energéticas e seu uso apresenta alto potencial de risco de acidentes nucleares, dessa forma acaba sendo desvantajoso. Algumas são baratas e abundantes, mas geram graves impactos ambientais; outras são limpas e sustentáveis, mas inviáveis financeiramente. O mais aconselhável é que exista, nos diferentes territórios, uma diversidade nas matrizes energéticas para que se atenuem os problemas. No entanto, isso não acontece no Brasil e em boa parte dos demais países.

Questões
1-      O que são Fontes renováveis de energia?
2-      O que é Energia eólica?
3-      O que é Energia Solar
4-      O que é Energia da Biomassa
5-      O que é Energia das marés (maremotriz)
6-      O que são Fontes renováveis de energia?
7-      O que é Combustíveis fosseis?
8-      O que é Energia Nuclear Atômica?
9-      Qual a vantagem e desvantagem do uso da fonte de energia solar?
10-  Qual a vantagem e desvantagem do uso da fonte de energia nuclear?



CIÊNCIAS


7°s A, B, C, D, E, F – Profª Carla

➡️Assistir os vídeos:
▶️ Termodinâmica - máquinas térmicas. Disponível em: https://youtu.be/5xHI4o3Yfpk
▶️ Máquinas térmicas e a Revolução Industrial. Disponível em: https://youtu.be/EaFvHyWJ59U

Caderno do aluno - Volume 2.
➡️Ler as páginas 6, 7, 8, 9 e 10.
➡️Responder no caderno os exercícios 1 ao 5 das páginas 6 e 7.
➡️ Responder os exercícios 1 ao 3 da página 8.
➡️Página 9 - Atividade 2 - Fazer uma pesquisa de acordo com os ítens 1 e 2.

 Entrar no grupo ️ Ciências - Major Telmo no Facebook.🧬

Carla Fernandes



TECNOLOGIA

7ºs anos C, D, E, F – Profª Viviane

APOSTILA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - SP FAZ ESCOLA

Págs. 56 a 59 - Atividades 1 a 6


7º A, B – Prof. Vinícius

1. Assista ao video: https://www.youtube.com/watch?v=RE_oB8COKys

2. Escreva um breve resumo relacionado ao assunto.

3. Faça uma pesquisa sobre: "Marco civil da internet".

ARTE


7ºs A, B, C, D, E, F – Profª Micheli e Profª Solange

1- Pesquisa - Modinha e Lundu 

2- Desenhar no mínimo quatro instrumentos musicais (Modinha e Lundu).

Materiais: folha sulfite e lápis de cor.

Técnica de pintura: livre.

Margem : opcional.





INGLÊS
7ºs A, B, C, D, E, F – Profª Elisete
 
Livro didático Way to English
Unit 4
Leia os textos e copie e responda aos exercícios em folha separada das páginas 70 à 79.
Leia os textos das páginas 190 e 191.

Observações:
Página 75: exercícios 2, 5, 6 e 7.
Página 79: exercícios 7 e 8.
Página 191: apenas a tabela.
Encaminhar as respostas por e-mail para 
teacherelis2019@gmail.com



PROJETO DE VIDA
7º A, B, C – Profª Elisete

Ler os textos das páginas 59 à 65 da Apostila volume 1, e responder às atividades em folha separada.
No dia 5 de junho, é comemorado o Dia do meio ambiente. Assista ao vídeo, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw, e escreva um texto de 15 a 20 linhas, sobre o que você entendeu sobre o vídeo e de que maneira as pessoas podem contribuir para proteger o meio ambiente.
Encaminhar as respostas por e-mail para: 
teacherelis2019@gmail.com
Enviar as respostas por email.
Elisete M. França


7º D, E, F – Profª Marcia
Olá queridos! Tudo bem com vocês?
Espero que sim. Infelizmente não podemos estar juntos ainda, devido ao problema da pandemia, mas, acredito que logo tudo passará e estaremos juntos na escola novamente.
Estou com saudades de todos!!
1ª. Atividade: Fazer a leitura do texto da página 55, da apostila Projeto de Vida.
Esse texto fala dos superpoderes! Sempre temos um herói com quem nos identificamos e, assim como eles, temos nossos “poderes”, eles estão em nossas qualidades, nas coisas que acreditamos, como agimos com as pessoas, com nossa família.
Após fazer a leitura do texto, responda na própria apostila, o que está sendo solicitado, caso não caiba no espaço dos quadrinhos, pode fazer no caderno.
Ah! Vocês irão se surpreender! Após respondida a atividade dos quadrinhos, vocês deverão registrar no caderno, três superpoderes que vocês já têm.
2ª. Atividade: Escolher um super herói de sua preferência e pesquisar sobre sua vida real, ou seja , sobre o ator que desenvolve aquele personagem. Pesquise sobre os gostos deles, seus medos, sua família e outras características, como estudo, os sonhos tudo que tiverem curiosidade em saber.
3ª. Atividade: Fazer um desenho, em folha de caderno de desenho. Coloque seus dados, nome da escola.
Nesse desenho, vocês deverão desenhar dois óculos, e nas lentes, deverão colocar como vocês vêm o mundo hoje e como querem ver no futuro.
Caprichem!
Obs: A pesquisa e o desenho, devem ser enviados no e-mail registrado acima.
Não esqueçam de colocar seus dados e nome da escola.




HISTÓRIA

7º F – Prof. David

Pesquisas para se fazer no caderno com ao menos três páginas.

As consequências da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica para a Sociedade Europeia.



7º A, B, C, D, E – Profª Paula

 Proposta de Atividade para o Mês de Maio Via Blog da Escola

OBS: todas as atividades devem ser entregues com identificação.
Nome da escola, nome do aluno, série e data



1º Atividade – Revisão
Responder o questionário abaixo :

1) Explique o que você entendeu sobre Feudalismo.
2) O que foram as Cruzadas?
3) Explique o que foi o Renascimento Urbano?
4) Quando as pessoas retornaram para as cidades, quais atividades de trabalho  elas passaram a realizar?
5) O que foi o Renascimento Urbano?
6) Quem eram os burgueses?
7) O que eram rotas e as  feiras comerciais?
8) O que é Modernidade?
9) O que foi o Renascimento Cultural?
10) Explique Teocentrismo e Antropocentrismo.

2º Atividade – História em quadrinhos.
Assistir ao vídeo:https:// www.youtube.com/watch?v=yMHbWVI4l_c
Fazer uma pesquisa sobre o tema: A crise do século XIX
Produzir uma história em quadrinhos em folha de sulfite ou em folha de caderno de desenho com o seguinte tema : A crise do século XIV.
Obs: subtemas da crise do século XIV: Crise da Fome, Peste Negra, Revoltas Populares e Guerra dos Cem Anos.

Exemplo:
mínimo de 3 páginas.









3ª Atividade – Absolutismo

Assitir aos vídeos: link:https:// www.youtube.com/watch?v=gtQPdnSjVbo 
https:// www.youtube.com/watch?v=Hetg_bEbsR4 
https:// www.youtube.com/watch?v=SIfoqzQtGEo
Fazer um relatório para cada vídeo de no mínimo 20 linhas.

4ª Atividade

Fazer uma pesquisa com a Biografia de Luiz XIV da França.
A biografia deve ter um desenho ou uma imagem.


MATEMÁTICA

7º A, B, C – Prof. Vinícius Piva
Assista à videoaulahttps://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns

Resolva as situações-problemas no seguinte formuláriohttps://forms.gle/Ek697GcrEhnsBmxbA  

Obs: Atividade inserida no Classroom.

7º D, E, F – Prof. José Luiz

-Livro pgs.186/187 - responder exercícios 1/2/3;

-Livro pgs.188/189 - responder exercícios de 1 à 4 da pag. 190;

-Livro pgs. 86/87     - responder exercícios 1 (a,b) da pag. 87;

-Livro pgs.88/89       -responder exercícios de 1 à 10 das pags. 90/91.



6 comentários:

GESTÃO EM FOCO