EE Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos e responsáveis, as
atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia,
assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem
atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao
período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!
ELETIVA
LÍNGUA PORTUGUESA
7º
ano A, B, C – Profª Shirley e Profª Aline
Os alunos deverão utilizar a apostila SP faz escola –
volume 2 – parte 1 – página 22.
Deverão ser realizadas todas as atividades da Atividade 2
– Entrevistas em análise: estrutura e intencionalidades (págs. 22 e 23) – as
respostas que não tiverem espaço na apostila, poderão ser feitas no caderno de
Língua Portuguesa.
Na sequência irão para a página 25 – Atividade 4 – Textos
e intencionalidades, deverão responder as atividades a, b, c, d, e, f (págs. 25
e 26) – respostas no caderno de Língua Portuguesa.
Para finalizar, deverão ir para a página 29 – Atividade 5
– Comparando informações, observarão o texto e responderão as questões (págs.
30 e 31) - essas atividades deverão ser
respondidas no caderno.
Obs.: só deverão ser respondidas as questões e páginas
solicitadas. Não deverão responder toda a apostila, pois tem atividades que
necessitam de grupos e não as faremos neste momento. A apostila APRENDER SEMPRE deverá ser guardada com cuidado, pois
iremos utilizá-la brevemente.
Não esqueçam de colocar o cabeçalho no caderno.
7º D,
E – Profª Margarete
Antes de iniciar a unidade 4 do livro didático, pesquisar, se possível, sobre o gênero reportagem.
Ler as páginas 111 a 117 e responder as páginas 118 a
129.
Somente as respostas no caderno! Não é preciso copiar as
perguntas.
7º F
– Profª Elisabeth
Responder questões 1 e 2 – “A posição dos determinantes e modificadores do
substantivo” do livro didático p.33 (pronomes e adjetivos)
Responder questões 1 a 4 – “Escrita em pauta” do livro didático p. 34 e 35
Copiar no caderno esquema p.34 do livro didático “Palavras derivadas” e “x ou ch?”
Ler o texto “A moratória”, p.36 a 38 do livro didático.
Responder questões 1 a 13 do livro didático p.39 a 41
Pesquisar:
·
O que é moratória?
·
Características do gênero
texto dramático.
GEOGRAFIA
7ºs A, B, C, D – Prof. Marcos
ATIVIDADES:
A partir do livro ARARIBA MAIS GEOGRAFIA, livro que foi
distribuído a todos os sétimos anos.
Os alunos poderão, a partir da página 21, fazer as
seguintes atividades:
a) Descrever
a relação entre o curso do rio e as diferenças de altitude de relevo, da porção
leste do Brasil.
b) Dar
a característica do relevo no lugar de sua região.
c) O
clima, o relevo e a vegetação pode influenciar na quantidade de água em uma
região? Por que?
d) Quais
os tipos de vegetação existentes no Brasil, cite as principais características
dessas vegetações?
7º
E, F – Profª Claudirene
Após fazer a leitura dos textos e assistir os
vídeos respondas as questões abaixo, copiando as perguntas em uma folha e
responder. É necessário conter capa com nome completo do aluno, nº e
série/ ano e nome da professora.
Texto: Fontes de energia
O carvão, o petróleo, as águas dos
rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes
energéticas.
Energia Renováveis e Não Renováveis
As fontes de energia ou recursos
energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não
renováveis.
Fontes de Energia no Brasil
A busca por fontes alternativas de
energias não poluentes ou renováveis tem avançado no mundo. Seja para diminuir
a dependência do petróleo, seja para descer os níveis de poluição, o fato é que
a busca por diferentes fontes de energia já são uma realidade no mundo.
No Brasil, o uso do álcool,
proveniente da cana-de-açúcar, data de 1975, com a implantação do Programa
Nacional do Álcool (Proálcool), em decorrência da crise do petróleo. Hoje o
álcool é também usado como aditivo à gasolina.
Igualmente, o uso e a exploração da energia
solar e eólica, vem sendo estimulada ainda que de maneira tímida por parte do
governo.
Fontes renováveis de energia
As fontes renováveis de energia, como
o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas
naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas
delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água,
podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar
que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão
de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.
Energia eólica- O vento é um
recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do
planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de
eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função.
Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que os
geradores convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica. A
instalação de aerogeradores eólicos provoca modificação na paisagem e prejudica
a rota imigratória de aves.
Atualmente, a energia eólica não é tão difundida no mundo em
razão do alto custo de seus equipamentos. Todavia, alguns países, como Estados
Unidos, China e Alemanha, já vêm adotando esse recurso substancialmente. As
principais vantagens dessa fonte de energia são a não emissão de poluentes na
atmosfera e os baixos impactos ambientais.
Energia solar- A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para
gerar eletricidade e aquecer a água para uso. É também uma fonte inesgotável de
energia, haja vista que o Sol – ao menos na sua configuração atual – existirá
por bilhões de anos.
Há duas formas de aproveitamento da
energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas
células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir
eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto
para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de
ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados
também outros tipos de líquidos. É uma
fonte de energia limpa, abundante em diversas áreas e apresenta bom
custo-benefício por isso é muito vantajoso.
Em razão dos elevados custos, a
energia solar ainda não é muito utilizada. Todavia, seu aproveitamento vem
crescendo gradativamente, tanto com a instalação de placas em residências,
indústrias e grandes empreendimentos quanto com a construção de usinas solares
especificamente voltadas para a geração de energia elétrica. A desvantagem desse tipo de energia é O aproveitamento que ainda requer avanços
tecnológicos que viabilizem economicamente seu uso.
Energia hidrelétrica- A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água
dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a
principal fonte de energia elétrica, ao lado das termoelétricas, haja vista o
grande potencial que o país possui em termos de disponibilidade de rios
propícios para a geração de hidreletricidade.
Nas usinas hidrelétricas, constroem-se
barragens no leito do rio para represamento da água que será utilizada no
processo de geração de eletricidade. Nesse caso, o mais aconselhável é que as
barragens sejam construídas em rios que apresentem desníveis em seus terrenos a
fim de diminuir a superfície inundada. Por isso, é mais recomendável a
instalação dessas usinas em rios de planalto, embora também seja possível
instalá-las em rios de planícies, porém com impactos ambientais maiores.
Biomassa-A utilização
da biomassa consiste na queima de substâncias de origem
orgânica para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais
como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até
excrementos de animais. É considerada uma fonte de energia renovável, porque o
dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria
vegetação na realização da fotossíntese. Isso significa que, desde que seja
controlado, seu uso é sustentável por não alterar a macrocomposição da
atmosfera terrestre.
Os biocombustíveis, de certa forma, são considerados um
tipo de biomassa, pois também são produzidos a partir de vegetais de origem
orgânica para geração de combustíveis. O exemplo mais conhecido é o etanol
produzido da cana-de-açúcar, mas podem existir outros compostos advindos de
vegetais distintos, como a mamona, o milho e muitos outros.
Energia das marés (maremotriz)-A energia das marés – ou maremotriz – é o aproveitamento da
subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de
forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são
construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante
as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.
Fontes não renováveis
de energia
As fontes não renováveis de energia
são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Alguns
recursos energéticos, como o petróleo, possuem seu esgotamento estimado para
algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico desses elementos.
Combustíveis fósseis- A queima
de combustíveis fósseis pode ser empregada tanto para o
deslocamento de veículos quanto para a produção de eletricidade em
estações termoelétricas. Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o
xisto betuminoso.
Os combustíveis fósseis são as fontes
de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento. Segundo a
Agência Internacional de Energia, cerca de 81,63% de toda a matriz energética
global advém dos três principais combustíveis fósseis citados acima. Essas
fontes representam 56,8% da matriz energética brasileira. Assim, muitos países
dependem da exportação desses produtos, enquanto outros tomam medidas
geopolíticas para consegui-los.
Outra questão bastante discutida a
respeito dos combustíveis fósseis refere-se aos altos índices de poluição gerados
por sua queima. Muitos estudiosos apontam que eles são os principais
responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento dos
problemas vinculados ao aquecimento global.
Energia nuclear (atômica)- Na energia nuclear – também chamada de energia atômica –,
a produção de eletricidade ocorre por intermédio do aquecimento da água, que se
transforma em vapor e ativa os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é
gerado em reatores a partir da fissão nuclear do urânio-235, um material altamente
radioativo.
Embora as usinas nucleares sejam menos
poluentes do que outras estações semelhantes, como as termoelétricas, são alvo
de muitas polêmicas, pois o vazamento do lixo nuclear produzido e a ocorrência
de acidentes podem gerar graves impactos e muitas mortes. No entanto, com a emergência
da questão sobre o aquecimento global, seu uso vem sendo reconsiderado por
muitos países.
Cada tipo de energia apresenta suas
vantagens e desvantagens e no caso da energia nuclear é vantajoso o uso dessa fonte de energia não libera gases de efeito estufa
e não depende de fatores climáticos para viabilizar seu uso. No momento, não há nenhuma fonte que
se apresente absolutamente mais viável que as demais, mas a energia nuclear é uma energia cara em relação às outras
fontes energéticas e seu uso apresenta alto potencial de risco de acidentes
nucleares, dessa forma acaba sendo desvantajoso. Algumas são baratas e
abundantes, mas geram graves impactos ambientais; outras são limpas e
sustentáveis, mas inviáveis financeiramente. O mais aconselhável é que exista,
nos diferentes territórios, uma diversidade nas matrizes energéticas para que
se atenuem os problemas. No entanto, isso não acontece no Brasil e em boa parte
dos demais países.
Questões
1- O
que são Fontes renováveis de energia?
2- O que
é Energia eólica?
3- O que
é Energia Solar
4- O que
é Energia da Biomassa
5- O que
é Energia das marés (maremotriz)
6- O que
são Fontes renováveis de energia?
7- O
que é Combustíveis fosseis?
8- O
que é Energia Nuclear Atômica?
9- Qual
a vantagem e desvantagem do uso da fonte de energia solar?
10- Qual
a vantagem e desvantagem do uso da fonte de energia nuclear?
CIÊNCIAS
7°s A, B, C, D, E,
F – Profª Carla
➡️Assistir os vídeos:
Caderno do aluno - Volume 2.
➡️Ler as páginas 6, 7, 8, 9 e 10.
➡️Responder no caderno os exercícios 1
ao 5 das páginas 6 e 7.
➡️ Responder os exercícios 1 ao 3 da
página 8.
➡️Página 9 - Atividade 2 - Fazer uma
pesquisa de acordo com os ítens 1 e 2.
Carla Fernandes
TECNOLOGIA
7ºs anos C, D, E, F
– Profª Viviane
APOSTILA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - SP FAZ ESCOLA
Págs. 56 a 59 - Atividades 1 a 6
7º A, B – Prof.
Vinícius
1. Assista ao video: https://www.youtube.com/watch?v=RE_oB8COKys
2. Escreva um breve resumo relacionado ao assunto.
3. Faça uma pesquisa sobre: "Marco civil da internet".
2. Escreva um breve resumo relacionado ao assunto.
3. Faça uma pesquisa sobre: "Marco civil da internet".
ARTE
7ºs A, B, C, D, E,
F – Profª Micheli e Profª Solange
1- Pesquisa - Modinha e Lundu
2- Desenhar no mínimo quatro instrumentos musicais (Modinha e Lundu).
Materiais: folha sulfite e lápis de cor.
Técnica de pintura: livre.
Margem : opcional.
INGLÊS
7ºs A, B, C, D, E, F
– Profª Elisete
Livro didático Way to English
Unit 4
Leia os textos e copie e responda aos exercícios em folha separada das páginas 70 à 79.
Leia os textos das páginas 190 e 191.
Observações:
Página 75: exercícios 2, 5, 6 e 7.
Página 79: exercícios 7 e 8.
Página 191: apenas a tabela.
Encaminhar as respostas por e-mail para teacherelis2019@gmail.com
PROJETO DE VIDA
7º A, B, C – Profª Elisete
Ler os textos das páginas 59 à 65 da Apostila volume 1, e responder às atividades em folha separada.
No dia 5 de junho, é comemorado o Dia do meio ambiente. Assista ao vídeo, disponível em:: https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw, e escreva um texto de 15 a 20 linhas, sobre o que você entendeu sobre o vídeo e de que maneira as pessoas podem contribuir para proteger o meio ambiente.
Encaminhar as respostas por e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
Enviar as respostas por email.
Elisete M. França
7º
D, E, F – Profª Marcia
Olá queridos! Tudo bem com vocês?
Espero que sim. Infelizmente não podemos estar juntos
ainda, devido ao problema da pandemia, mas, acredito que logo tudo passará e
estaremos juntos na escola novamente.
Estou com saudades de todos!!
1ª. Atividade: Fazer a leitura do texto da página 55, da
apostila Projeto de Vida.
Esse texto fala dos superpoderes! Sempre temos um herói
com quem nos identificamos e, assim como eles, temos nossos “poderes”, eles
estão em nossas qualidades, nas coisas que acreditamos, como agimos com as
pessoas, com nossa família.
Após fazer a leitura do texto, responda na própria
apostila, o que está sendo solicitado, caso não caiba no espaço dos quadrinhos,
pode fazer no caderno.
Ah! Vocês irão se surpreender! Após respondida a
atividade dos quadrinhos, vocês deverão registrar no caderno, três superpoderes
que vocês já têm.
2ª. Atividade: Escolher um super herói de sua preferência
e pesquisar sobre sua vida real, ou seja , sobre o ator que desenvolve aquele
personagem. Pesquise sobre os gostos deles, seus medos, sua família e outras
características, como estudo, os sonhos tudo que tiverem curiosidade em saber.
3ª. Atividade: Fazer um desenho, em folha de caderno de
desenho. Coloque seus dados, nome da escola.
Nesse desenho, vocês deverão desenhar dois óculos, e nas
lentes, deverão colocar como vocês vêm o mundo hoje e como querem ver no
futuro.
Caprichem!
Obs: A pesquisa e o desenho, devem ser enviados no e-mail
registrado acima.
Não esqueçam de colocar seus dados e nome da escola.
HISTÓRIA
7º F – Prof. David
Pesquisas para se fazer no caderno com ao menos três páginas.
As consequências da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica
para a Sociedade Europeia.
7º A, B, C, D, E – Profª Paula
Proposta de Atividade para o Mês de Maio Via
Blog da Escola
OBS: todas as
atividades devem ser entregues com identificação.
Nome da
escola, nome do aluno, série e data
1º Atividade – Revisão
|
Responder o
questionário abaixo :
|
1) Explique
o que você entendeu sobre Feudalismo.
|
2) O que
foram as Cruzadas?
|
3) Explique
o que foi o Renascimento Urbano?
|
4) Quando as
pessoas retornaram para as cidades, quais atividades de trabalho elas passaram a realizar?
|
5) O que foi
o Renascimento Urbano?
|
6) Quem eram
os burgueses?
|
7) O que
eram rotas e as feiras comerciais?
|
8) O que é
Modernidade?
|
9) O que foi
o Renascimento Cultural?
|
10) Explique
Teocentrismo e Antropocentrismo.
|
2º Atividade – História em quadrinhos.
|
Assistir ao
vídeo:https://
www.youtube.com/watch?v=yMHbWVI4l_c
|
Fazer uma
pesquisa sobre o tema: A crise do século XIX
|
Produzir uma
história em quadrinhos em folha de sulfite ou em folha de caderno de desenho
com o seguinte tema : A crise do século XIV.
|
Exemplo:
mínimo de 3
páginas.
|
3ª Atividade – Absolutismo
|
Assitir aos
vídeos: link:https://
www.youtube.com/watch?v=gtQPdnSjVbo
|
https://
www.youtube.com/watch?v=Hetg_bEbsR4
|
https:// www.youtube.com/watch?v=SIfoqzQtGEo
|
Fazer um
relatório para cada vídeo de no mínimo 20 linhas.
|
4ª Atividade
|
Fazer uma
pesquisa com a Biografia de Luiz XIV da França.
A biografia
deve ter um desenho ou uma imagem.
|
MATEMÁTICA
7º
A, B, C – Prof. Vinícius Piva
Assista à videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=ZeB4i1ns_ns
Resolva as situações-problemas no seguinte formulário: https://forms.gle/Ek697GcrEhnsBmxbA
Resolva as situações-problemas no seguinte formulário: https://forms.gle/Ek697GcrEhnsBmxbA
Obs: Atividade
inserida no Classroom.
7º D, E, F – Prof. José Luiz
-Livro pgs.186/187 - responder exercícios 1/2/3;
-Livro pgs.188/189 - responder exercícios de 1 à 4 da pag. 190;
-Livro pgs. 86/87 - responder exercícios 1 (a,b) da
pag. 87;
-Livro pgs.88/89 -responder exercícios de 1 à
10 das pags. 90/91.
j
ResponderExcluireu gostei muito ❤
ResponderExcluirMds qnts coisas
ResponderExcluirQual o prazo para finalizar?
ResponderExcluirMdss na escola n passa isso tudo
ResponderExcluirÉ vdd
Excluir