Pesquisar

domingo, 12 de julho de 2020

8º ano

8º ano

Caros alunos, o período de 27 a 31 estaremos na Semana de Estudos Intensivos. Aproveitem para colocar os estudos em dia!😉

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.
Horário de funcionamento da escola de 10h às 16h.

LÍNGUA PORTUGUESA

8º B, C, D – Profª Aline

Releia o texto “ USP lidera força-tarefa para descobrir as conexões entre as espécies”

- págs. 21, 22, 23 e 24 – apostila vol. 02

Após a leitura monte uma síntese ( da maneira que for mais apropriada a você : palavra-chave, mapa mental....). A síntese deverá ser referente ao texto lido ( para realizá-la poderá retomar o conteúdo da pág. 25 da apostila vol. 02 e observar o link em anexo).

Deverá fazê-la em folha separada, sem rebarba, com cabeçalho, nome completo e série.

Segue links para reforçar o conteúdo:

https://youtu.be/f_A5_g9s5JQ

https://youtu.be/5W5_xZk_AiQ

 

8º A, E, F, G – Professoras Marlene e Beth

Assista os vídeos abaixo para realizar a atividade proposta:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

1)    Quais sentimentos você experimentou ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva, tristeza, saudade, amor, entre outros.

 

2)     Faça uma pequena redação em prosa ou versos tendo como inspiração a apresentação que você assistiu. Não esqueça o título.

 

MATEMÁTICA

8º A, E, F, G – Prof. José Luiz e Prof. Nilton


A atividade a seguir será realizada observando o livro didático de Matemática.

· Livro -  páginas. 120/121 - fazer os exercícios 1/2/3 da pg. 122.


8º B – Profª Marcela

Para esclarecimento de dúvidas entre em contato pelo e-mail marcelamartinss@prof.educacao.sp.gov.br

Realizar os exercícios de 1 a 5 da apostila APRENDER SEMPRE 8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – Volume 2

 

8º C, D – Profª Simone


HISTÓRIA

8º A, B, C – Prof. Ricardo

Após assistir as 4 aulas sobre a Revolução Francesa responda às questões abaixo.

 

Entregar na escola com perguntas e respostas – tem que ter capa (disciplina; nome do professor; nome do aluno; número e turma)  e ser manuscrito.

 

1-    Como estava dividida a sociedade francesa antes da revolução?

2-    Explique por que a França pré-revolucionária passava por uma grave crise econômica.

3-    Cite 5 características do absolutismo que passou a ser combatida pelos membros do 3º estado.

4-    Sobre a assembleia dos estados gerais, responda:

A)    Por que Luís XVI a convocou?

B)    Quais eram seus representantes?

C)   Por que o 3º se rebelou e se declarou em assembleia nacional?

5-    Cite 3 características da constituição francesa aprovada em 1791.

6-    Diferencie girondinos, jacobinos e pântano.

7-    Descreva os acontecimentos da revolução francesa que resultou na condenação do rei Luís XVI à guilhotina.

8-    Quais foram as medidas mais importantes tomadas pelos jacobinos quando chegaram ao poder?

9-    Explique o que foi o período do terror colocado em prática pelo jacobino Robespierre.

 

10- Diferencie o golpe do 9 termidor do golpe do 18 brumário.

 

8º D, E, F, G – Prof. David

Os alunos deverão assistir novamente à aula abaixo e realizar em seus cadernos:

1- Um resumo das principais ideias expostas nas aulas;

2- Elaborar um questionário de orientação de estudo com 10 perguntas e depois respondê-las;

Segue o vídeo:

8° Ano do Ensino Fundamental II:

https://drive.google.com/file/d/1b7Pajw0TA0Nfd_31jrqUVR0ET2uILGpN/view?usp=sharing

 

Acesse o link abaixo e responda o questionário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVki79IYZKAav1NCdLf1kh0ppCW9l2KbZntAlSSQSo3CaR8A/viewform?usp=sf_link

GEOGRAFIA

8º A, B, C – Prof. Marcelo

Solicito-vos um resumo dos seguintes capítulos do livro didático:

 

 Da ordem bipolar a geopolítica atual (pág 21 até a 31);

 

Aspectos demográficos (pág 38 até a 46).

 

 

8º D – Profª. Marcia

Após leitura dos textos das páginas 63 e 64, referentes ao 5º. Capítulo do livro didático de geografia sobre as Diferentes formas de regionalização, copiar e responder às questões a seguir em folha separada para entregar, com: Capa contendo o nome da escola, disciplina nome do professor e dados do aluno.

 

1)    Em quais critérios pode ser feita a regionalização?

2)    O que têm agravado os problemas ambientais do século XXI?

3)    Faça um resumo, com suas palavras sobre o uso dos recursos hídricos por regiões.

 

Conto com o compromisso de todos os alunos para essa atividade.

Obrigada!

Abraço!

 

8º E, F – Profª. Liliana                                                                                                  

1- Pesquisar as características gerais da América Central 

2- Pesquisar a localização da América Central no mundo e no continente americano e a sua principal divisão geográfica 

3- Pesquisar aspectos naturais da América Central sobre clima, relevo e hidrografia 

4- Responder às seguintes questões: 

– Cite, resumidamente, as principais características geográficas da 

América Central e sua divisão territorial (cerca de 8 linhas) 

– Cite as principais características físicas da América Central (cerca de 8 linhas) 

– Comente sobre a ação de fenômenos naturais frequentes, em ilhas caribenhas, (furacões mais precisamente) e a época do ano mais comum de sua ocorrência.

 

 

8º G– Profª. Roseli

Leitura do texto do livro didático de geografia, página 84 e 85

 

Responder para entregar os exercícios 1,2,3,4. da página 85.

 

 

CIÊNCIAS

8º A – Profª. Alecsandra

Tema: Processos Reprodutivos dos Seres Vivos

1) Com auxílio do dicionário e do seu livro didático, pesquise o significado dos seguintes termos abaixo:

a) reprodução sexuada:

b) reprodução assexuada:

c) divisão binária:

d) esporulação:

e) brotamento:

f) fragmentação

g) testosterona:

h) estrógeno:

i) progesterona:

j) hormônios:

obs: Caso haja dúvidas entrar em contato com sua professora através do grupo da sala.

 

8º B, C, D – Profª. Cristiane

TEMA: Conhecendo Melhor Nosso Corpo: Sistema Genital Masculino e Feminino.

Orientações de Estudo: Assista o vídeo indicado abaixo.  Como a auxílio do livro didático (Capítulo 3), copie e responda as questões propostas em uma folha. Não esqueça de organizar uma capa contendo nome, série e disciplina.

Material de Apoio: Livro Didático e Google Classroom

Assista o vídeo no youtube e responda as questões:

              https://www.youtube.com/watch?v=widhcGlrte0&t=11s

1- Relacione as colunas:

ÓRGÂO                                 

a) Ovários                   

b) Tubas uterinas                       

c) Vagina                   

d) Útero                        

REFERÊNCIA

(      ) Canal que liga o útero ao exterior do corpo.

(      ) Órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez.

(      ) Glândula onde ocorre a produção de gametas e hormônios sexuais.

(      ) Canais que conduzem os ovócitos dos ovários para o útero.

2- Relacione as colunas:

 

ÓRGÂO                                 

a) Testículos.         

b) Pênis.                   

c) Uretra.                 

d) Epidídimo.           

e) Ductos deferentes.              

f) Glândulas Sexuais Acessórias

 

REFERÊNCIA

(        ) Incluem a próstata, produzem líquidos que, com os espermatozoides compõem o sêmen (ou esperma).

(        ) Glândulas sexuais masculinas que produzem os espermatozoides e hormônios sexuais masculinos.

(        ) Canais que transportam os espermatozoides e secreções produzidas pelas glândulas sexuais acessórias.

(        ) Local onde os espermatozoides acabam de se formar (maduração).

(        ) Órgão formado por tecidos que se enchem de sangue durante a excitação sexual.

(        ) Canal do homem que faz parte do sistema excretor e reprodutor, conduz tanto o sêmen quanto a urina.

 

3- No sistema reprodutor feminino, os ovários são responsáveis por produzir os hormônios:

a) a progesterona e a prolactina

b) o estrogênio e a testosterona

c) a progesterona e o estrogênio

d) a testosterona e a adrenalina

e) a prolactina e a adrenalina

 

4- O sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante. Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.

a) Insulina.

b) Hormônio do crescimento.

c) Progesterona.

d) Adrenalina.

e) Testosterona.

 

5- Responda V (verdadeiro) ou (F) falso:

 

a) A reprodução é a capacidade de gerar descendentes, importante para a perpetuação da espécie. Na espécie humana também está relacionada com afeto, sentimentos e prazer.   (   )

b) Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. (   )

c) Sexualidade diz respeito ao comportamento humano e de outros animais. No ser humano, a sexualidade engloba o corpo, dimensões genéticas, afetivas e sociais. (     )

d) Na fase da adolescência os adolescentes não costumam ter a necessidade de independência, e de explorar seus sentimentos e seu corpo. (      )

 

6- De acordo com o vídeo proposto, descreva o caminho do espermatozoide desde sua produção até o encontro do óvulo.

 

 

8º E, F, G – Prof. Antõnio

Pesquisa sobre diferentes processos Reprodutivos dos Seres vivos

Escolha um ser vivo e preencha uma Ficha Instrucional (modelo na página 12 do caderno do aluno) sobre um ser vivo que você vai pesquisar (livre escolha).

Sugestões de alguns seres: Dragão de Komodo, Cecília, Jararaca etc.


 

INGLÊS

8º A, B, C, D – Prof Carlos

Encontre as palavras no quadro abaixo:

Write a paragraph about Coronavirus (Preferência em English mas pode ser feito em Portuguese):

 

8º E, F, G – Profª Adriana

Assista os vídeos sugeridos:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Assista os vídeos e faça a tradução da letra da música - You say (Lauren Daigle)

 

ARTE

8º A – Profª Mariana

Atividades do Livro didático Rumos da Artes 8º ano - Unidade 1 – O PATRIMÔNIO CULTURAL

·        Página 8 a 17 Leitura de texto.

·        A Página 18 nos convida a um passeio pelo site do Iphan, faça tour e realize as atividades propostas nos itens 4 e 5 da página 19 em seu caderno de artes.

·        O item 8 da página 19 pode ser feito em Papel Sulfite, ou no próprio caderno de artes, siga as instruções do item 9 e 10, desconsidere o item 11.

 

Materiais para a confecção do panfleto: 

·        Folha sulfite ou caderno de artes

·        Régua 

·        Lápis de cor, canetinha, giz de cera (o material que tiver, não precisa ser todos esses).

Bons estudos.

Abraços,

8º B, C, D – Profª Michele

1- Crie uma composição (desenho) com os figurinos das danças afro-brasileiras.

 

Materiais: folha sulfite e lápis de cor.

Técnica de pintura: degradê ou tradicional.

Margem: 2 cm 

Figurinos: no mínimo 3.

 

 8º E – Prof. Antonio Edgar

Atividade de Arte referente a teleaula do CMSP de 08/06/2020. Caso você não tenha assistido a aula veja no YouTube procurando como aula de Arte para o 8ºano no CMSP em 08/06/2020.

Pesquise para responder:

Quais são os instrumentos musicais indígenas e quais são os instrumentos musicais africanos?

Cite a bibliografia e se conseguir coloque alguma imagem de algum instrumento.

 

8º F, G – Profª Solange

Assista os dois vídeos de dança contemporânea, preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos em relação a velocidade e direção em que eles executam os passos e exploram os espaços (solo e atmosfera).

 

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

 

 Se possível dance enquanto acompanha o vídeo, perceba as emoções que lhe vem à tona enquanto dança. Depois disso, escolha um movimento que expresse um sentimento seu; desenhe ou print a tela e imprima; cole-o em uma folha de caderno e escreva abaixo qual emoção ou quais sentimentos você sentiu nesse momento.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

8º A, B, C, D, E, F, G – Profª Fabiana

Escreva um parágrafo referente aos links com os vídeos de dança contemporânea:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Observe e descreva o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.

 

PROJETO DE VIDA

8º D – Profª Joyce

Assista os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

1- Quais sentimentos você experimentou ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva, tristeza, saudade, amor, entre outros.

2- Quando você experimenta algum desses sentimentos descritos na questão 1, você busca algum tipo de arte para sentir-se melhor? Qual (is)?

3- A arte é importante em sua vida? Justifique.

4- Faça um desenho  que representa seus sentimentos em sulfite ou em folha de caderno de desenho.

 

8º B, C – Profª Luciana

Apostila São Paulo Faz Escola – Volume 2

Atividade 1 – Nossos Direitos

Com base no texto da Apostila São Paulo faz Escola página 71. Responda as questões abaixo:

1) O que são direitos?

2) O que são Deveres?

Observe o modelo da camiseta:


Desenhe ou imprima o modelo da camiseta e escreva na frente um direito e nas costas um dever com base no ECA – Estatuto da Criança e Adolescente. Não se esqueça de decorá-la.

 

Atividade 2 – Projeto Autobiografia:

Escolha uma personalidade conhecida, pode ser de qualquer área esporte, cultura, ciências..., e pesquise sua biografia e complete a tabela.

Nome do Pesquisado:

 

Sua importância da sociedade

Local em que nasceu:

 

 

 

Data de nascimento e morte (se já for falecido)

 

 

 

Dados Familiares (cônjuge, filhos)

 

 

 

Prêmios ou condecorações:

 

 

 

 

Você escolheu ele (a) por quê?

 

 

 

 

ATENÇÃO: As atividades desenvolvidas são baseadas nas aulas de Projeto de Vida 8º Anos do Centro de Mídias SP, nos dias 10 e 17/06/2020. Caso precise assistir novamente, acesse ao youtube canal centro de mídas.

“Estamos à disposição no chat do App Centro de Mídias, de segunda a sexta-feira dás 15h às 17h, ou através do google classroom (sala de aula)”

8º A – Profª Marcia

Atividade:

Fazer uma pesquisa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deve conter:

Capa com o nome da escola, dados do aluno, disciplina, nome do professor(a); Índice; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Bibliografia

Conto com o empenho e dedicação de todos.

Forte abraço!!

 

8º E, F, G – Profª Alecsandra

Tema: Eu, minha comunidade e minha escola

Reveja a aula de Projeto de Vida do CMSP exibido no dia 24/06

Link do youtube:

www.youtube.com/watch?v=XnaPfURJZgg&list=PLSP3TdMpLABuEfANAEGBJnlrNVZZi6At0&index=7

1) O que é comunidade? Como você pode defini-la?

2) Quais benefícios o trabalho em conjunto de sua comunidade pode trazer a todos?

3) Você conhece a sua comunidade? Que tipo de serviços ela oferece aos moradores?

4) O que falta em sua comunidade?

5) O que os moradores poderiam fazer para melhorar a sua rua ou bairro?

6) Ilustre em papel sulfite a comunidade (rua) em que você reside. Você pode usar qualquer tipo de material ou informação, exemplo: recortes de jornal ou revista, etc.

 

 

 

TECNOLOGIA

8º A – Prof José Luiz / 8º E, F, G – Profª Roberta

Fazer uma Pesquisa (manuscrita), pode ser em folhas de caderno (se caso não tiver folhas almaço).

Assunto: Inteligência Artificial (AI).

 

8º B, C, D – Profª Roseli

Tema: Bullying e Cyberbullying.

Assista ao  filme: Bullying Virtual,  e faça uma sinopse.

Escreva um breve resumo e reflexões sobre o filme.

Filme:  Bullying virtual. (Dublado e completo) click no link.

https://www.youtube.com/watch?v=tkDvyfSeziE&t=1s


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO