LÍNGUA PORTUGUESA
8º B,
C, D – Profª Aline
Releia o texto “ USP lidera força-tarefa para descobrir
as conexões entre as espécies”
- págs. 21, 22, 23 e 24 – apostila vol. 02
Após a leitura monte uma síntese ( da maneira que for
mais apropriada a você : palavra-chave, mapa mental....). A síntese deverá ser
referente ao texto lido ( para realizá-la poderá retomar o conteúdo da pág. 25
da apostila vol. 02 e observar o link em anexo).
Deverá fazê-la em folha separada, sem rebarba, com
cabeçalho, nome completo e série.
Segue links para reforçar o conteúdo:
8º A, E, F, G – Professoras Marlene e Beth
Assista os vídeos abaixo para realizar a atividade
proposta:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
1) Quais sentimentos
você experimentou ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva, tristeza, saudade,
amor, entre outros.
2) Faça uma pequena
redação em prosa ou versos tendo como inspiração a apresentação que você
assistiu. Não esqueça o título.
MATEMÁTICA
8º A, E, F, G – Prof. José Luiz e Prof. Nilton
A
atividade a seguir será realizada observando o livro didático de Matemática.
· Livro - páginas. 120/121 - fazer
os exercícios 1/2/3 da pg. 122.
8º B – Profª
Marcela
Para esclarecimento de dúvidas entre em contato pelo
e-mail marcelamartinss@prof.educacao.sp.gov.br
Realizar os exercícios de 1 a 5 da apostila APRENDER
SEMPRE 8° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL – Volume 2
8º C, D – Profª Simone
HISTÓRIA
8º A, B, C – Prof. Ricardo
Após
assistir as 4 aulas sobre a Revolução Francesa responda às questões abaixo.
Entregar
na escola com perguntas e respostas – tem que ter capa (disciplina; nome do
professor; nome do aluno; número e turma)
e ser manuscrito.
1- Como
estava dividida a sociedade francesa antes da revolução?
2- Explique
por que a França pré-revolucionária passava por uma grave crise econômica.
3- Cite
5 características do absolutismo que passou a ser combatida pelos membros do 3º
estado.
4- Sobre
a assembleia dos estados gerais, responda:
A) Por
que Luís XVI a convocou?
B) Quais
eram seus representantes?
C) Por
que o 3º se rebelou e se declarou em assembleia nacional?
5- Cite
3 características da constituição francesa aprovada em 1791.
6- Diferencie
girondinos, jacobinos e pântano.
7- Descreva
os acontecimentos da revolução francesa que resultou na condenação do rei Luís
XVI à guilhotina.
8- Quais
foram as medidas mais importantes tomadas pelos jacobinos quando chegaram ao
poder?
9- Explique
o que foi o período do terror colocado em prática pelo jacobino Robespierre.
10- Diferencie
o golpe do 9 termidor do golpe do 18 brumário.
8º D, E, F, G – Prof. David
Os alunos
deverão assistir novamente à aula abaixo e realizar em seus cadernos:
1- Um resumo das
principais ideias expostas nas aulas;
2- Elaborar um questionário
de orientação de estudo com 10 perguntas e depois respondê-las;
Segue o vídeo:
8° Ano do Ensino
Fundamental II:
https://drive.google.com/file/d/1b7Pajw0TA0Nfd_31jrqUVR0ET2uILGpN/view?usp=sharing
GEOGRAFIA
8º A, B, C – Prof. Marcelo
Solicito-vos um resumo dos seguintes capítulos do livro didático:
Da ordem bipolar a geopolítica atual (pág 21 até a 31);
Aspectos demográficos (pág 38 até a 46).
8º D – Profª. Marcia
Após leitura dos textos das páginas 63 e 64, referentes
ao 5º. Capítulo do livro didático de geografia sobre as Diferentes formas de regionalização,
copiar e responder às questões a seguir em folha separada para entregar, com:
Capa contendo o nome da escola, disciplina nome do professor e dados do aluno.
1) Em
quais critérios pode ser feita a regionalização?
2) O
que têm agravado os problemas ambientais do século XXI?
3) Faça
um resumo, com suas palavras sobre o uso dos recursos hídricos por regiões.
Conto com o compromisso de todos os alunos
para essa atividade.
Obrigada!
Abraço!
8º E, F – Profª. Liliana
1- Pesquisar as características gerais da América Central
2- Pesquisar a localização da América Central no mundo e no
continente americano e a sua principal divisão geográfica
3- Pesquisar aspectos naturais da América Central sobre clima,
relevo e hidrografia
4- Responder às seguintes questões:
– Cite, resumidamente, as principais características geográficas
da
América Central e sua divisão territorial (cerca de 8
linhas)
– Cite as principais características físicas da América Central
(cerca de 8 linhas)
– Comente sobre a ação de fenômenos naturais frequentes, em
ilhas caribenhas, (furacões mais precisamente) e a época do ano mais comum
de sua ocorrência.
8º G– Profª. Roseli
Leitura
do texto do livro didático de geografia, página 84 e 85
Responder
para entregar os exercícios 1,2,3,4. da página 85.
CIÊNCIAS
8º A – Profª. Alecsandra
Tema: Processos Reprodutivos dos Seres Vivos
1) Com auxílio do dicionário e do seu livro didático,
pesquise o significado dos seguintes termos abaixo:
a) reprodução sexuada:
b) reprodução assexuada:
c) divisão binária:
d) esporulação:
e) brotamento:
f) fragmentação
g) testosterona:
h) estrógeno:
i) progesterona:
j) hormônios:
obs: Caso haja dúvidas entrar em contato com sua
professora através do grupo da sala.
8º B,
C, D – Profª. Cristiane
TEMA: Conhecendo Melhor Nosso Corpo: Sistema Genital
Masculino e Feminino.
Orientações de Estudo: Assista o vídeo indicado
abaixo. Como a auxílio do livro didático
(Capítulo 3), copie e responda as questões propostas em uma folha. Não esqueça
de organizar uma capa contendo nome, série e disciplina.
Material de Apoio: Livro Didático e Google Classroom
Assista o vídeo no youtube e responda as questões:
https://www.youtube.com/watch?v=widhcGlrte0&t=11s
1- Relacione as colunas:
ÓRGÂO
a) Ovários
b) Tubas uterinas
c) Vagina
d) Útero
REFERÊNCIA
( ) Canal que
liga o útero ao exterior do corpo.
( ) Órgão que
aumenta de tamanho durante a gravidez.
( ) Glândula
onde ocorre a produção de gametas e hormônios sexuais.
( ) Canais que conduzem os ovócitos dos
ovários para o útero.
2-
Relacione as colunas:
ÓRGÂO
a)
Testículos.
b)
Pênis.
c)
Uretra.
d)
Epidídimo.
e) Ductos
deferentes.
f)
Glândulas Sexuais Acessórias
REFERÊNCIA
( ) Incluem a próstata, produzem líquidos
que, com os espermatozoides compõem o sêmen (ou esperma).
( ) Glândulas sexuais masculinas que
produzem os espermatozoides e hormônios sexuais masculinos.
( ) Canais que transportam os
espermatozoides e secreções produzidas pelas glândulas sexuais acessórias.
( ) Local onde os espermatozoides acabam
de se formar (maduração).
( ) Órgão formado por tecidos que se
enchem de sangue durante a excitação sexual.
( ) Canal do homem que faz parte do
sistema excretor e reprodutor, conduz tanto o sêmen quanto a urina.
3- No
sistema reprodutor feminino, os ovários são responsáveis por produzir os
hormônios:
a) a
progesterona e a prolactina
b) o
estrogênio e a testosterona
c) a
progesterona e o estrogênio
d) a
testosterona e a adrenalina
e) a
prolactina e a adrenalina
4- O
sistema reprodutor masculino, além de produzir os gametas masculinos, é
responsável por sintetizar nos testículos um hormônio bastante importante.
Marque a alternativa em que está indicado o nome desse hormônio.
a)
Insulina.
b)
Hormônio do crescimento.
c)
Progesterona.
d)
Adrenalina.
e)
Testosterona.
5-
Responda V (verdadeiro) ou (F) falso:
a) A
reprodução é a capacidade de gerar descendentes, importante para a perpetuação
da espécie. Na espécie humana também está relacionada com afeto, sentimentos e
prazer. ( )
b)
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino
e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. ( )
c)
Sexualidade diz respeito ao comportamento humano e de outros animais. No ser
humano, a sexualidade engloba o corpo, dimensões genéticas, afetivas e sociais.
( )
d) Na fase
da adolescência os adolescentes não costumam ter a necessidade de
independência, e de explorar seus sentimentos e seu corpo. ( )
6- De
acordo com o vídeo proposto, descreva o caminho do espermatozoide desde sua
produção até o encontro do óvulo.
8º E, F, G – Prof. Antõnio
Pesquisa sobre diferentes processos Reprodutivos dos
Seres vivos
Escolha um ser vivo e preencha uma Ficha Instrucional
(modelo na página 12 do caderno do aluno) sobre um ser vivo que você vai
pesquisar (livre escolha).
Sugestões de alguns seres: Dragão de Komodo, Cecília,
Jararaca etc.
INGLÊS
8º A, B, C, D – Prof Carlos
Encontre as palavras no quadro abaixo:
Write a paragraph about Coronavirus (Preferência em
English mas pode ser feito em Portuguese):
8º E, F, G – Profª Adriana
Assista os vídeos sugeridos:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Assista os vídeos e faça a tradução da letra da
música - You say (Lauren Daigle)
ARTE
8º A – Profª Mariana
Atividades do Livro didático Rumos da
Artes 8º ano - Unidade 1 – O PATRIMÔNIO CULTURAL
·
Página 8 a 17 Leitura de texto.
·
A Página 18 nos convida a um passeio pelo site do Iphan, faça tour e
realize as atividades propostas nos itens 4 e 5 da página 19 em seu caderno de
artes.
·
O item 8 da página 19 pode ser feito em Papel Sulfite, ou no próprio caderno
de artes, siga as instruções do item 9 e 10, desconsidere o item 11.
Materiais para a confecção do
panfleto:
·
Folha sulfite ou caderno de artes
·
Régua
·
Lápis de cor, canetinha, giz de cera (o material que tiver, não precisa
ser todos esses).
Bons estudos.
Abraços,
8º B,
C, D – Profª Michele
1- Crie uma composição (desenho) com os figurinos das danças
afro-brasileiras.
Materiais: folha sulfite e lápis de cor.
Técnica de pintura: degradê ou tradicional.
Margem: 2 cm
Figurinos: no mínimo 3.
Atividade de Arte referente a teleaula do CMSP de
08/06/2020. Caso você não tenha assistido a aula veja no YouTube procurando
como aula de Arte para o 8ºano no CMSP em 08/06/2020.
Pesquise para responder:
Quais são os instrumentos musicais indígenas e quais são
os instrumentos musicais africanos?
Cite a bibliografia e se conseguir coloque alguma imagem
de algum instrumento.
8º F, G – Profª Solange
Assista os dois vídeos de dança contemporânea, preste atenção na música
e nos movimentos dos bailarinos em relação a velocidade e direção
em que eles executam os passos e exploram os espaços (solo e atmosfera).
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Se possível dance enquanto acompanha o vídeo,
perceba as emoções que lhe vem à tona enquanto dança. Depois disso, escolha um
movimento que expresse um sentimento seu; desenhe ou print a tela e imprima;
cole-o em uma folha de caderno e escreva abaixo qual emoção ou quais
sentimentos você sentiu nesse momento.
EDUCAÇÃO FÍSICA
8º A, B, C, D, E, F, G – Profª Fabiana
Escreva um parágrafo referente aos
links com os vídeos de dança contemporânea:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Observe e descreva o uso dos movimentos
e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com
estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.
PROJETO DE VIDA
8º D – Profª Joyce
Assista os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
1- Quais sentimentos você experimentou
ao assistir os vídeos? Exemplos: raiva, tristeza, saudade, amor, entre outros.
2- Quando você experimenta algum desses
sentimentos descritos na questão 1, você busca algum tipo de arte para sentir-se
melhor? Qual (is)?
3- A arte é importante em sua vida?
Justifique.
4- Faça um
desenho que representa seus sentimentos em sulfite ou em folha de caderno
de desenho.
8º B, C – Profª Luciana
Apostila
São Paulo Faz Escola – Volume 2
Atividade 1 – Nossos Direitos
Com base no texto da Apostila São Paulo faz Escola página
71. Responda as questões abaixo:
1) O que são direitos?
2) O que são Deveres?
Observe o modelo da camiseta:
Desenhe ou imprima o modelo da camiseta e escreva na
frente um direito e nas costas um dever com base no ECA – Estatuto da Criança e
Adolescente. Não se esqueça de decorá-la.
Atividade 2 – Projeto Autobiografia:
Escolha uma personalidade conhecida, pode ser de qualquer
área esporte, cultura, ciências..., e pesquise sua biografia e complete a
tabela.
Nome do Pesquisado: |
Sua importância da sociedade |
Local em que nasceu: |
|
Data de nascimento e morte (se já for
falecido) |
|
Dados Familiares (cônjuge, filhos) |
|
Prêmios ou condecorações: |
|
Você escolheu ele (a) por quê? |
|
ATENÇÃO: As atividades desenvolvidas são baseadas nas
aulas de Projeto de Vida 8º Anos do Centro de Mídias SP, nos dias 10 e
17/06/2020. Caso precise assistir novamente, acesse ao youtube canal centro de
mídas.
“Estamos à disposição no chat do App Centro de Mídias, de
segunda a sexta-feira dás 15h às 17h, ou através do google classroom (sala de
aula)”
8º A – Profª Marcia
Atividade:
Fazer uma pesquisa sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA).
Deve conter:
Capa com o nome da escola, dados do aluno, disciplina,
nome do professor(a); Índice; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Bibliografia
Conto com o empenho e dedicação de todos.
Forte abraço!!
8º E, F, G – Profª Alecsandra
Tema: Eu, minha comunidade e minha escola
Reveja a aula de Projeto de Vida do CMSP exibido no dia
24/06
Link do youtube:
www.youtube.com/watch?v=XnaPfURJZgg&list=PLSP3TdMpLABuEfANAEGBJnlrNVZZi6At0&index=7
1) O que é comunidade? Como você pode defini-la?
2) Quais benefícios o trabalho em conjunto de sua
comunidade pode trazer a todos?
3) Você conhece a sua comunidade? Que tipo de serviços
ela oferece aos moradores?
4) O que falta em sua comunidade?
5) O que os moradores poderiam fazer para melhorar a sua
rua ou bairro?
6) Ilustre em papel sulfite a comunidade (rua) em que
você reside. Você pode usar qualquer tipo de material ou informação, exemplo:
recortes de jornal ou revista, etc.
TECNOLOGIA
8º A – Prof José Luiz / 8º E, F, G – Profª
Roberta
Fazer uma Pesquisa (manuscrita), pode ser em folhas de
caderno (se caso não tiver folhas almaço).
Assunto: Inteligência Artificial (AI).
8º B,
C, D – Profª Roseli
Tema: Bullying e Cyberbullying.
Assista ao filme: Bullying Virtual, e faça uma sinopse.
Escreva um breve resumo e
reflexões sobre o filme.
Filme: Bullying virtual. (Dublado e completo)
click no link.
https://www.youtube.com/watch?v=tkDvyfSeziE&t=1s
Nenhum comentário:
Postar um comentário