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segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Protocolo de convivência


Caros alunos

A atividade abaixo deve ser respondida e encaminhada para o email: pcarmo@prof.educacao.sp.gov.br 





Obs. Esta atividade integra as propostas de ações do Plano de Melhoria da Convivência. Foi organizado pelo GEPEM/Unesp para apoiar o momento em que as escolas estão preparando as propostas de atendimento à distância em função do período de distanciamento social.

PROTOCOLO DE CONVIVÊNCIA NA INTERNET
Atividade 1 - Autoeficácia para a convivência na internet

Estamos vivendo um momento em que as relações e a convivência na internet têm se intensificado muito e algumas questões precisam ser observadas.
A convivência na internet reflete a forma como nos relacionamentos pessoalmente, reflete os valores que escolhemos levar para nossa vida. Assim, o respeito que desejamos nas relações interpessoais presenciais também precisa existir nas relações virtuais.
Pensando nesse período que estamos vivendo de isolamento, pensamos que seria importante você se autoavaliar sobre as suas condutas na internet e a forma como tem se relacionado com as pessoas nas plataformas digitais.
Você deverá selecionar a alternativa de 1 a 4, o quanto você está conseguido tomar as atitudes descritas, considerando 1 (nunca) como não está conseguindo e 4 (sempre) está conseguido bastante.

       

Ao final poderá guardar esse documento com você e ir se autoavaliando. Assim, poderá
se esforçar para que, a cada semana, venha a ter atitudes mais assertivas na
"cyberconvivência".

Atividade 2: Cyberagressão
Esta atividade é uma contribuição da pesquisadora Thais Bozza (GEPEM/Unicamp).
Tema: As agressões no meio virtual

Discussão sobre desrespeito na Internet e suas consequências, a partir de um vídeo.

Objetivos: refletir sobre os sentimentos de quem é exposto, o papel dos espectadores (que compartilham, participam da agressão ou apenas assistem), sobre as consequências (éticas e legais) quando expomos alguém na internet.
Encaminhamentos:

b) Iniciar uma reflexão sobre o que viram e como se sentiram, bem como os sentimentos dos personagens. Podemos fazer perguntas como:
- O que aconteceu no vídeo? Como se sentiram ao assistirem esse vídeo?
- Como acham que Patty se sentiu? Existe diferença com relação ao sentimento de quem é exposto, quando a ofensa acontece no mundo real e no meio virtual?
- Qual a atitude da plateia no vídeo? Na internet também vemos essa atitude? Existem outras atitudes dos espectadores na internet? Quais?
- Quais são as consequências quando uma pessoa é exposta ou desrespeitada na internet?

Atividade 3: Cyberagressão
Esta atividade é uma contribuição da pesquisadora Thais Bozza (GEPEM/Unicamp).

Encaminhamentos:
Assista o vídeo: Vídeo del verano - Campaña #YoRespeto - Pensamiento Colectivo

Em seguida reflitam acerca das perguntas abaixo:
1. Como você se sentiria se fosse com você?
2. Como você agiria se o vídeo fosse do seu amigo (a)?
3. Como você agiria se fosse de um aluno da sua escola, mas que você não conhece?
4. Quais as consequências de se compartilhar um vídeo como esse?
5. Quais ações poderiam ser feitas para evitar a viralização do vídeo?
6. Quais valores são feridos ao filmar uma situação como essa?
7. Quais valores são feridos ao se compartilhar esse vídeo?
8. Quais valores queremos entre nós? 

Podemos mudar isso? Quando vemos uma situação de desrespeito na internet ou um post que expõe, humilha, ofende alguém, o que podemos fazer? (Focar no papel do espectador que pode acolher e ajudar o alvo em vez de julgar, compartilhar, rir, etc.)

Atividade 4: Fake News
Esta atividade foi organizada pela equipe de criação de conteúdo da Convivere Mais.

Organização: Convivere Mais – Assessoria e Formação

Autoras: Adriana de Melo Ramos, Danila Di Pietro, Soraia Campos e Thais Bozza março/abril de 2020, em distanciamento social #ficaemcasa (membros do GEPEM/Unicamp)


O conteúdo acima foi amplamente divulgado (principalmente pelo WhatsApp) durante os primeiros dias de distanciamento social, quando o álcool gel estava em falta em algumas cidades do Brasil. A
empresa abaixo mencionada na imagem se pronunciou e afirmou que mensagem é falsa e que a
produção é destinada apenas aos hospitais.
Analise o conteúdo e reflita sobre a afirmação falsa acima.
a) Quais as possíveis consequências ao compartilharmos um conteúdo falso como este?
Por que você pensa que pode acontecer isso?
b) Como a mensagem é falsa, o endereço eletrônico (link) destacado em azul na imagem
também não corresponde a empresa citada. O que pode acontecer quando clicamos nesse link?
c) Você já recebeu um conteúdo falso nas redes sociais que utiliza? Qual? Relate o que você fez quando descobriu que era falso e quais foram as consequências das suas atitudes.
d) Podemos afirmar que há uma epidemia também de compartilhamento de conteúdos
falsos atualmente, por quê? 

Outras referências de atividades:
Vídeo produzido pela SAFERNET BRASIL– Órgão diretamente ligado à defesa dos
Direitos Humanos na Internet no Brasil.



6 comentários:

  1. Essa atividade é para o 6 ano A também??

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  2. Essa atividade é para o 6 ano A? Deve ser entregue quando? As provas devem ser respondidas até que dia por favor.

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  3. De que forma essas atividades devem ser feitas? Em papel? colocando perguntas e respostas ou somente respostas. Peço que por favor sejam mais claros, e se as atividades são para o 7°ano tbm?
    Obs: A mãe que está perguntando

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  4. Como faz essa licao de convivencia na folha a parte ou tem que imprimir?

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