Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
3ª série A, B, C - Professoras Dulce e Marlene
Roteiro de Estudos
De acordo com a sequência didática estabelecida nas aulas do
CMSP e nos plantões de dúvidas, segue abaixo exercícios que contemplam a
competência “ Segunda fase da Literatura Modernista”. Àqueles que
porventura não acompanharam às aulas acima citadas, sugere-se leitura livro
didático (p. 184).
O TEMPO E O VENTO
Essa obra de Érico Veríssimo narra a saga de uma família e de uma cidade
do Rio Grande do Sul, desde suas origens, 1745, até 1945. O trecho a seguir
focaliza a personagem Ana Terra.
“Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua
casa para pensar no passado. E no seu pensamento como que ouvia o vento de
outros tempos e sentia o tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se
de coisas...[...] Em 85 uma nuvem de gafanhotos desceu sobre a lavoura deitando
a perder toda a colheita. Em 86, uma peste atacou o gado e um raio matou um dos
escravos. [...] E era assim que o tempo se arrastava, o sol nascia e se sumia,
a lua passava por todas as fases, as estações iam e vinham, deixando sua marca
nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas.[...]
1- Percebe-se no texto o embate de duas forças. Qual delas simboliza
memória e qual simboliza passagem? Qual a forma verbal predominante no texto?
Que elemento deixa as suas marcas nas árvores, na terra, nas coisas e nas
pessoas?
2- Sobre Graciliano Ramos, julgue as proposições como F (falsa) ou
V (verdadeira):
a-) Preso aos problemas de sua terra, limitou sua temática à seca
nordestina.
b-) Sua obra “Memórias do Cárcere “ fala de uma personagem fictícia,
criada para denunciar as arbitrariedades dos militares no poder.
c-) Em “Vidas Secas” , toda a aridez da terra se confunde com a aridez
da vida humana perdida e explorada nos confins do sertão.
d-) Com o narrador em primeira pessoa, escreve dois livros
autobiográficos: Infância e Memórias do Cárcere.
3- A obra de Jorge Amado, em sua fase inicial, aborda o problema da:
a-) seca que devasta a pecuária do Piauí.
b-) decadência da aristocracia da cana-de-açúcar.
c-) luta pela posse de terras na região cacaueira de Ilhéus.
d-) aristocracia cafeeira à beira da falência.
4- “O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas da cachorra, pôs -se a
contar-lhe baixinho uma estória. Tinha o vocabulário tão minguado como o do
papagaio que morrera no tempo da seca.” Em “Vidas secas, de Graciliano Ramos,
há uma aproximação entre:
a-) homem e animal
b-) criança e homem
c-) papagaio e criança
d-) natureza e homem.
5-)
I - Moderno e versátil, Vinicius de Moraes compõe tanto letras para
canções como poemas dentro dos mais estritos padrões clássicos.
II - Cecilia Meireles caracterizou sua poesia pela constante sugestão de
sombra, identificação e ausência.
III - Atento ao presente, Drummond é um poeta voltado à transformação da
realidade, por meio da união (trabalho coletivo).
Está (ao) correta (s):
a-) Só I. b-) II e III
c-) Só III. d-) Todas
6- Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina.”
Uma das características na obra de Carlos Drummond de Andrade, como se
verifica nos versos acima, é:
a-) a louvação do homem social
b-) o negativismo destrutivo
c-) a violação e desintegração da palavra
d-) o questionamento da própria poesia
7- “ Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma
solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Nessa estrofe, o poeta:
a-) deixa claro que desejaria mudar de nome.
b-) sugere que a atividade poética não consiste em fazer rimas.
c-) tem dúvida em relação ao tamanho do seu coração.
d-) declara que seu nome é sonoro por causa da rima.
8- A poesia modernista revela:
a-) ritmo psicológico
b-) cotidianismo
c-) sintaxe e pontuação revolucionárias
d-) estão corretas as afirmações a e c
e-) estão corretas as afirmações a,b,c
9- “ Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas.”
(Cecilia Meireles)
Analise se é verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo.
a-) Com a linguagem requintada que caracteriza toda a sua obra, aborda o
cotidiano.
b-) Em sua obra critica o mundo rural, o universo primitivo.
c-) Sua poesia tem a fineza dos sentimentos, das imagens e da capacidade
sugestiva.
d-) Sua poesia revela a percepção sensorial do mundo.
d-) Sua poética é condizente com o conceito de linguagem feminina da época,
delicada, intimista e subjetiva.
10- SONETO DA SEPARAÇÃO
Vinicius de Moraes
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Considerando a obra poética de Vinicius de Moraes e o soneto acima,
marque a alternativa correta:
a-) A sua poesia é fruto de uma intensa elaboração formal em detrimento
dos aspectos temáticos.
b-) Ele é um poeta do parnasiano tardio.
c-) A sua obra apresenta duas fases: a primeira explora a religiosidade
e a segunda é marcada pelo erotismo e as vicissitudes do amor na sua condição
carnal.
d-) A sua temática principal está vinculada às questões socioeconômicas
do Brasil.
3ª série D - Professora Geny
ATIVIDADE 1 – LITERATURA DE CORDEL
Texto I
1. Leia os textos I e II.
Literatura
de Cordel
A Literatura de Cordel, folhetos em versos
populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época
da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do
Brasil, principalmente os do Nordeste.
Os artistas populares registram a sua arte de
forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem
em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore
brasileiro, realidade social, religião etc.
Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por
formas rimadas e possui uma
linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura
usado nas capas dos folhetos.
E quanto às estrofes, são consideradas
as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.
Atualmente,
o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes
sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio
Alves dos Santos,
Firmino Teixeira
do Amaral, João Ferreira
de Lima, João Martins de Athayde, Manoel
Monteiro e Leandro
Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir,
a partir de trechos
de “Uma Viagem
ao Céu”, uma das suas obras.
Texto elaborado especialmente para este material.
Texto II
1.
Após leitura
dos textos, desenvolva as questões a seguir.
a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.
b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características?
c) No Texto II, “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada.
d) Pesquise as palavras desconhecidas ou consideradas não pertencentes à ortografia em vigor. Escreva, em seu caderno, como seria a escrita delas, se adaptadas para a atualidade.
Sobre
o Texto II, responda aos itens.
a)
Quantas
estrofes estão presentes?
b)
Que palavras
conferem rimas ao poema?
c) Qual é o tema abordado?
d) Faça a escansão dos versos da 1ª estrofe de “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, nomeando-os de acordo com a quantidade de sílabas poéticas. Classifique também as rimas, quanto à posição:
“Uma vez, eu era pobre, Vivia sempre atrasado, Botei um negócio bom Porém vendi-o
fiado Um dia até emprestei
O livro do
apurado. (...)”
1.
Analise a
capa do folheto, no Texto II, e
responda aos itens:
a)
O que a
ilustração (xilogravura) representa? Descreva as impressões que a imagem lhe causou.
b) Escolha outro nome para a obra de Leandro Gomes de Barros, considerando os elementos presentes na ilustração. Justifique.
LÍNGUA INGLESA
3ª série A - Professora Adriana
Caderno do aluno volume 3 ( páginas 110, 111, 112, 113)
3ª série B, C, D - Professor Carlos
Roteiro para responder as atividades do caderno
do aluno vol. 3 (Páginas 112 a 115):
Atividade 4 (respostas em Inglês ou Português)
a) Leia o trecho do livro. (história bem conhecida)
b) Por que Alice sente que está diferente do que
ela costumava a ser?
c) Por que ela sente a necessidade de analisar
outras crianças para ver se elas também estão diferentes?
d) O que “Great puzzle” se refere?
Atividade 5
Infelizmente em nossa sociedade, mídias sociais ou vida real, preconceitos, estereótipos e discriminações estão presentes. Apesar de conceitos diferentes eles geram consequências semelhantes.
a) Pesquise a definição de cada um e complete o organograma abaixo (No círculo central preencha com uma consequência semelhante do 3 em Inglês)
Atividade 6
a)
Leia o depoimento abaixo e
preencha com as causas e efeitos e como evitá-los.
Atividade 7 ATIVIDADE ADAPTADA
a)
Imagine que sua cidade está
sob forte bombardeio e você deve escolher 6 pessoas para um abrigo, veja bem 6
importantes pessoas para reconstruir a cidade, atender as pessoas, reorganizar
tudo novamente, pode ser relacionado a profissão, caráter, religião, sistema
político, autoridades, enfim 6 pessoas fundamentais para a sobrevivência da
espécie humana nesse local.
Escreva 6 frases em inglês sobre o motivo que você escolheria essa
pessoa seguindo os exemplos do quadro abaixo.
Ex: I would take this person because he is a
doctor and he will be able to help people.
I
think I will choose a _____________
because he/she can _________________.
Atividade 8 ATIVIDADE ADAPTADA
Faça uma lista de 3 tipos de
preconceitos, estereótipos ou discriminação (Ou 1 de cada), elabore um plano de
ação para combatê-los e preencha o quadro abaixo.
Tipos de estereótipos – Plano de ação – Quanto tempo para ter efeito
(Última coluna não é necessário)
Preencha em inglês ou português.
b)
Retorne a atividade 1 e
complete a 3ª coluna do quadro KWL.
Good Luck!
Teacher Carlos
ARTE
3ª série A - Professor Edgar
Tempo de Fazer Gerando o Mostrar: Jingle
Publicitário
Criar com base em um produto/marca uma letra de uma música como paródia ou uma canção curta de no máximo 3 minutos em audio ou em vídeo uma propaganda de um produto ou pessoa/candidato eleitoral.
Enviar o vídeo ou
o audio para o meu email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br
3ª série D - Professora Sonia
* Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno
fotografada e enviada nos meus endereços de: face book, Messenger ou no meu
e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).
*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome
da escola, para que possa ser computada a nota e a presença. Data para
devolução da atividade até 18/09.
FESTIVAIS
Em muitas regiões os festivais se
caracterizam por celebrações em honra a Deuses, porém um festival pode abordar
diversos assuntos, por exemplo: música, teatro, artesanato, gastronomia ou as
especificidades de uma região, com periodicidade distinta, de acordo com as
tradições locais e calendários determinados, e ganham destaque em virtude da
recorrência e adesão dos participantes. Muitos desses festivais agregam valores
históricos, culturais, políticos e sociais.
O Brasil se destaca por ser o
celeiro de grandes festivais, nacionais e internacionais para diversas
expressões culturais. O Rock in Rio, idealizado no Brasil, hoje atinge vários
países, tornando-se um importante festival no cenário mundial da música.
Podemos ainda citar vários festivais tradicionais que fortalece a cultura e a
economia das regiões onde são realizados, como: “Festival Internacional de
Inverno de Campos do Jordão”, em julho; “Festival de Cinema de Gramado”, em
agosto; “Festival Literário de Paraty”, em julho entre outros.
Sendo assim, pode-se perceber que
os festivais representam uma forma eficaz de apresentar, firmar e consagrar as
particularidades de cada região, levando às pessoas, várias expressões, maneira
de aquisição e demonstração cultural, além de colaborar economicamente para o
crescimento do local em que acontece e, ainda, a projeção e reconhecimento da
região, sendo uma referência social bastante importante.
ATIVIDADE
Tendo como referência o texto
acima realize uma pesquisa sobre um dos festivais mencionados no texto, ou sobe
qualquer outro de sua preferência. E responda as questões abaixo:
1)
Qual a principal intenção de um festival?
2)
Você já participou de algum dos festivais
mencionados no texto?
3)
Que tipo de festival você gostaria de
participar?
4)
O que faz um festival se tornar famoso?
5) Qual o motivo de você ter escolhido falar sobre este festival?
EDUCAÇÃO FÍSICA
3ª série A - Professora Lauren
https://www.youtube.com/watch?v=AwIAqqiJuMI
https://www.youtube.com/watch?v=-HOpYMRFG1A&feature=youtu.be
Assistir os vídeos acima, identificar e explicar as características e
elementos do hip hop. Além de fazer a análise crítica e comparativa das
apresentações do street dance.
Folha de caderno, sem rebarba, nome completo, série e turma. Mandar a
foto via e-mail para lauren@prof.educacao.sp.gov.br
Attachments area
Preview
YouTube video MAROON 5 - "Girls Like You" ft Cardi B Dance | Matt
Steffanina & Kaycee Rice
3ª série B, C, D - Professora Angélica
Unidade temática: Esportes
Dança
Caderno do Aluno 3 – pag. 117
Preencha o
quadro abaixo com as principais características dos estilos de samba e se
desejar faça ilustrações:
|
|
Estilos de samba |
|
Samba
de roda
|
|
|
Samba-enredo
|
|
|
Samba
rock
|
|
|
Samba
de gafieira
|
|
|
Pagode
|
|
|
Samba
partido alto |
|
Unidade temática: Lazer
e trabalho
Direito do cidadão,
dever do Estado
Caderno do aluno 3 –
pag. 120
Responda
as questões abaixo:
1- Responda as questões da atividade 1,
pag. 120.
2- Faça uma avaliação das facilidades e
dificuldades ao acesso de espaços para a prática do lazer em seu bairro e
responda as questões da atividade 3, pag. 121.
3- Qual a diferença entre lazer e tempo
livre? Cite exemplos.
Enviar para o email: angelicanegry@gmail.com
GEOGRAFIA
3ª série A, C - Professores Alan e Allyson
Globalização
Mas, afinal, como funciona a Globalização?
Ao falarmos em Globalização, a primeira ideia que temos
é sobre a grande influência que ela exerce em todo o Planeta. A Globalização é
um processo de aprofundamento da integração econômica, social e cultural dos
países do mundo que se intensificou no final do século XX.
Esse fenômeno está produzindo a chamada “ALDEIA
GLOBAL”, expressão atribuída à grande facilidade de aproximação das pessoas
graças aos avanços tecnológicos aplicados aos meios de comunicação e transporte
em todos os pontos da Terra. Podemos citar alguns exemplos para melhor
justificar esse conceito.
v
Um carro esporte Mazda é desenhado na
Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado na Inglaterra e a
montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos
inventados e fabricados no Japão.
v
O Ford Fiesta é montado na Espanha, mas os
vidros vêm do Canadá; o carburador, da Itália; o radiador da Áustria; os
cilindros, as baterias e a ignição da Inglaterra; os pistões da Alemanha; e o
eixo de transmissão, da França.
v
Uma campanha publicitária de cerveja é concebida
na Inglaterra, rodada no Canadá, editada em Nova York. Um “filme-global”,
realizado para um público-alvo mundial, é produzido por um Major de Hollywood,
dirigido por um cineasta europeu, financiado pelos japoneses, contém no elenco
vedetes internacionais, e as cenas se passam em vários lugares do planeta.
v
As roupas japonesas, consumidas no mercado
americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura; já a
indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos “made
in USA”, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, no Caribe ou
nas Filipinas.
Isso sim são exemplos da globalização. Ela tende cada vez mais a diminuir as distancias, sejam territoriais, econômicas, sociais ou políticas, em razão do crescente fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações em todo o mundo.
Para refletir:
1-
O que você entende pelo termo ALDEIA GLOBAL?
Explique com suas palavras.
2-
Quantos países diferentes foram mencionados no
texto acima? Quais foram eles?
3-
Leia e interprete a Charge abaixo:
Segundo a Charge acima, o que é a “ Festa da Globalização “ ? Para você o acesso é para todos? Explique.
3ª série B, D - Professor Marcos
SP
FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
CONTEUDO
: O CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA
GLOBAL
PÁGINAS
53,54,55,56,
LER
OS TEXTOS E PESQUISAR SOBRE A AFRICA E
RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS
HISTÓRIA
3ª série A, D - Professora Marcia
E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com
Olá meus
queridos! Espero que estejam todos bem.
Chegamos ao
3º. Bimestre, quero agradecer e parabenizar a todos que se empenharam no
projeto ERER, com o tema: Vidas Negras Importam. Tenho certeza que foi de
grande valia para todos nós, recebemos ótimos trabalhos.
Continuem
entregando as atividades, participando das aulas no Centro de Mídias e dos
plantões de dúvidas pelo Meet.
Atividades para a próxima quinzena.
Apostila
do 2º.bimestre, páginas 70, 71 e 72 – situação de aprendizagem 1 – A Crise
econômica de 1929.
Fazer a
leitura dos textos contidos na apostila, assistir a vídeo aula indicada abaixo
e outras a critério do aluno.
https://www.youtube.com/watch?v=2TavnfSVRKg&list=TLPQMDQwOTIwMjAjn-0vDMsOvg&index=6
Em seguida, realizar
as atividades solicitadas, das páginas mencionadas acima, que vão desde
atividade 1 até atividade 3.1 (A e B).
Obs: Na
atividade 2, existe a indicação de como fazer um infográfico, o aluno deverá
assistir para ter noção de como confeccionar, mas deverá usar suas habilidades,
conhecimento e criatividade para a execução da atividade.
Essas
atividades deverão ser feitas em folha de caderno, contendo os dados da escola
e do aluno, como: nome, número, série, disciplina e data de entrega.
SOCIOLOGIA
3ª série B, C - Professor André
Fazer os exercícios das páginas 79 à 85 - Caderno do Aluno – SP faz Escola.
3ª série D - Professora Marcia
E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com
Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem.
Chegamos ao 3º. Bimestre, quero agradecer e parabenizar a todos que se empenharam no projeto ERER, com o tema: Vidas Negras Importam. Tenho certeza que foi de grande valia para todos nós, recebemos ótimos trabalhos.
Continuem entregando as atividades, participando das aulas do Centro de Mídias e também dos plantões de dúvidas pelo Meet.
Atividade:
Obs: Assistir aula pelo Facebook, yutube.
Com base na aula do centro de mídias, do dia 30/07/2020, como tema: Direito das mulheres na atualidade, responda às questões abaixo:
1) Você acha que o fato de ser homem ou mulher mudou ao longo do tempo? Ou as relações entre homens e mulheres sempre foram como são hoje? Justifique e argumente sua resposta.
2) Hoje, efetivamente temos direitos iguais? Justifique e dê exemplos.
3) Você se revolta quando uma mulher é discriminada, sofre violência ou é desqualificada por ser mulher? Justifique e argumente sua resposta.
4) O que é feminicídio?
5) O que é possível fazer para sanar essas discriminações e violências contra a mulher?
6) Faça uma dissertação sobre o preconceito e discriminação da mulher no mercado de trabalho.
Bom estudo! Forte abraço
3ª série A - Professor Flavio
Faça uma síntese, que são os pontos principais que foram trabalhados na aula do dia 20/08/2020, que passou no Centro de Mídias sobre o tema: Entendendo o conceito de Estado, cerca de 30 linhas. Com base nesta síntese, explique por quais motivos o Brasil, sendo país, existe um Estado Brasileiro, bem como os países reconhecidos pela ONU, mas, o mesmo conceito de Estado não existe na Escócia e na Groenlândia.
Observações:
1) lembrando que resumo # síntese. O primeiro é escrever em algumas frases ou palavras o que entendeu e o segundo é anotar os pontos ou tópicos que constituem naquele assunto exposto.
2) Segue
o link da aula disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IKzqK3Gc-5Y
Email: flaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br
BIOLOGIA
3ª série D - Professor Tiago
Videoaula sobre o conteúdo:
Origem da vida
https://www.youtube.com/watch?v=VASPBcNFCzs
Complete a tabela da página 47
3ª série A, B, C - Professor Silvio
Pesquise em seu livro didático de biologia das páginas 263 a 283
Copie, em folha à parte as questões e todas as alternativas, assinalando a correta
Nome..........................
1.Apesar de ser conhecido pela teoria da evolução, Darwin também trabalhou com plantas. Em 1880, ele realizou alguns experimentos e observou, ao cultivar alpiste em solo adequado ao seu crescimento, um movimento do ápice dos coleóptilos. Esses cresciam sempre buscando a luz. Darwin estava diante de um crescimento orientado:
a. ( )Pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio giberilina;
b ( ) Pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio auxina;
c. ( ) Pela ausência de luz (fototropismo), mediado pelo hormônio giberilina;
d ( )Pelo tipo de solo utilizado (geotropismo), mediado pelo hormônio giberilina;
e. ( )Pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio cinetina
2. Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue; nos vegetais é genericamente denominado seiva.
A seiva pode ser, basicamente, de dois tipos: bruta ou elaborada. Sobre elas, é correto dizer:
a. ( )Seiva bruta é constituída de água e açúcares produzidos na fotossíntese;
b. ( ) Seiva elaborada costuma apresentar movimento ascendente, no corpo do vegetal, através do floema;
c. ( )Seiva elaborada, rica em sais, é de grande importância para a realização da fotossíntese;
d. ( ) Produto da fotossíntese, uma seiva rica em sais minerais destina-se à raiz, para supri-la em suas necessidades.
e. ( ) A seiva bruta, também chamada de seiva mineral, geralmente tem movimento ascendente, pelo lenho do vegetal.
3. O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?
a.( )Auxina
b. ( ) Citocinina
c. ( )Giberilina
d. ( ) Etileno
e. ( )Ácido abscísico
4. Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir sobre essas plantas transgênicas que elas:
a. ( )Têm um pouco mais de dificuldade de retirar água do solo.
b. ( )Têm pequeno gasto energético no metabolismo de absorção de água e sais.
c. ( ) Facilmente podem perder água por gutação na raiz.
d. ( ) Têm grande capacidade de absorção passiva de água.
e. ( )Tendem a ter dificuldade de formação de seiva elaborada.
5. Em diversas espécies vegetais a formação de tubérculos é influenciada pela luz. Em certa variedade de batatas, por exemplo, se a planta ficar exposta a 18 horas de luz, não forma tubérculos, mas produz bom número deles se for iluminada durante 10 horas apenas. Isso significa que a tuberização está sujeita:
a. ( )À fotossíntese.
b. ( ) À fotonastia.
c. ( )À fotoindução.
d. ( )Ao fotoperiodismo.
e. ( )Ao fototropismo.
6. "A caatinga, na seca, tem uma fisionomia de deserto. As cactáceas como o mandacaru, a coroa-de-frade, o xiquexique, o facheiro são exemplos de sua vegetação típica. Também algumas bromeliáceas como a macambira. Todas elas apresentam várias adaptações que lhes permitem sobreviver na época da seca".
Dentre as adaptações que essas plantas comumente apresentam, só NÃO PODE ser indicada (o):
a. ( )Estômatos com movimentos lentos.
b. ( ) Presença de parênquima aquífero no caule.
c. ( )Cutícula grossa nas folhas.
d. ( )Presença de muitos pelos na epiderme foliar.
e. ( )Estômatos no interior de criptas.
7. As proposições a seguir referem-se ao movimento de água nas fanerógamas. Qual delas é a única que pode ser aceita como verdadeira?
a. ( )A zona suberosa da raiz é o principal local de entrada de água na planta.
b. ( )A água sobe da raiz para as folhas através do floema.
c. ( )A pressão positiva da raiz é responsável pela condução da seiva bruta em árvores com mais de 30 metros de altura.
d. ( )A perda de água sob a forma líquida constitui a transpiração.
e. ( ) Os estômatos permitem a saída da maior parte do vapor de água eliminado por uma planta.
8. Fatores endógenos e ambientais, como a água, a luz e a temperatura, interagem exercendo influência acentuada sobre as plantas, afetando suas funções, seu metabolismo e seus padrões de desenvolvimento, podendo ocorrer estímulo, modificação ou neutralização de qualquer um deles.
A produção dos fitormônios está fortemente sujeita à interferência desses fatores. Sobre isso deve ser considerado correto:
a.( )A variação desses fatores ambientais pode conduzir ao aumento das citocininas no ovário, provocando a sua hipertrofia.
b. ( )Água e temperatura são fundamentais na migração de auxina no caule, interferindo diretamente no fototropismo do órgão.
c. ( )A variação desses fatores pode promover a queda do teor de AIA nas folhas, promovendo a sua queda.
d. ( )Luz e água interferem na liberação de etileno, que estimula o crescimento das raízes.
e. ( )Fatores ambientais podem inibir a produção de giberilinas, estimulando a germinação de sementes.
9. Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos:
I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.
II. a planta deixa de absorver a luz.
III. a entrada de ar atmosférico e a saída de são prejudicadas.
IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a.( )I e II.
b. ( )I e III.
c. ( ) I e IV.
d. ( ) II e III.
e. ( ) III e IV.
10. A cultura de tecidos vegetais constitui uma forma de regeneração de plantas a partir de fragmentos de tecido denominados explantes. Os explantes são transferidos para meio de cultura que contém fitormônios ou reguladores de crescimento. O uso destas substâncias em concentrações adequadas induz a formação de raízes, ramos e folhas, regenerando-se uma planta com a mesma constituição genética do explante.
No processo de multiplicação de células do explante deve ter grande importância a ação do (a):
a.( )Ácido abscísico
b. ( )Ácido abscísico
c. ( ) Etileno
d. ( )Giberilina
e. ( )Lignina
FÍSICA
3ª série A - Professor Rogério
TRABALHO
5 – 3º Bimestre - TEMA 1 – MATÉRIA, SUAS PROPRIEDADES E ORGANIZAÇÃO – do
Caderno do Aluno
Fazer as atividades 1, 2, 3 e 4(páginas
27 a 34) do Caderno do Aluno.
Segue abaixo os links para
ajudá-los nas atividades:
Dica: na atividade 1 a pesquisa
tem o objetivo de levar a uma reflexão sobre a evolução dos modelos atômicos e
a relação de suas características em cada modelo. Os modelos foram se modificando.
Modelo de Bohr:
https://www.youtube.com/watch?v=DC3yLdHEe7k
Espectro, a “digital” das
estrelas:
http://planeta.rio/espectro-a-digital-das-estrelas/
Leituras de Física do Grupo de
Reelaboração do Ensino de Física (GREF), págs. 65 a 68, disponível em: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf
Enviem as
respostas das questões nas atividades e para:
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Quem não puder enviar email,
anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos
Usem o Google Classrroom para
tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias
, as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
Agradecido, Professor Rogério de
Física e Tecnologia.
Acessar o
link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro
de Mídias.
3ª série D - Professor Marcelo
Matéria e radiação
Matéria, propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas para explicar
características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos
físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Átomos e radiações
• A quantização da energia para explicar a emissão e
absorção de radiação pela matéria
• A dualidade onda–partícula
• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso
tecnológico, como a iluminação incandescente, a
fluorescente e o laser.
Núcleo atômico e radiatividade
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e
induzida
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico,
industrial, energético e bélico
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e
radioproteção
Desenvolver uma pesquisa sobre os temas acima citados:
Capa com nome número e série
Índice
Páginas numeradas
Conclusão
Bibliografia
Obs. Exemplos através de figuras
MATEMÁTICA
3ª série A - Professor Francisco
Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas
Videoaulas do Centro de Mídias.
3ª série D - Professora Simone
Ver as aulas dos dias 03/08 e 05/08 no CMSP de matemática 3º
ano ensino médio.
Enviar por email simoneg61@gmail.com
Essas atividades são do caderno do aluno 3º bimestre.
Entregue na escola.
ESTUDO DAS FUNÇÕES ATIVIDADE
ATIVIDADE 1 Determine a lei da função que relaciona o lado x
de um quadrado ao seu perímetro.
ATIVIDADE 2 Determine a lei da função que relaciona o lado x
de um quadrado com a sua área.
ATIVIDADE 3 Complete a tabela com algumas relações entre os
valores dos exercícios anteriores.
Lado (X) 1 2 3 4 5
Perímetro
Área
ATIVIDADE 4 1) Utilize uma folha de papel quadriculado para
resolver os próximos exercícios:
a) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do
lado x de um
quadrado ao perímetro.
b) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do
lado x de um
quadrado à sua área.
ATIVIDADE 5 Classifique as funções a seguir em (C) crescente
ou (D)
decrescente:
( ) f(x) = 5x + 2
( ) g(x) = –3x + 4
( ) h(x) = 5 – x
ATIVIDADE 6 Defina a propriedade observada na atividade
anterior, para determinar se a função é crescente ou decrescente
ATIVIDADE 9 No gráfico de uma função do 1º grau podemos
notar as seguintes propriedades:
- A reta que representa a função intercepta em um único
ponto o eixo x;
- A reta que representa a função intercepta em um único
ponto o eixo y.
Dadas as equações de reta a seguir, encontre os pontos de
intersecção nos eixos x e y:
a) y = x + 3
b) y = 2x – 8
c) y = –3x – 3
d) y = 6 – x
TECNOLOGIA
3ª série A - Professor Rogério
Trabalho
5 – Tecnologia – 3º bimestre - E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? – do
Caderno do Aluno
Para fazer a atividade 1 e 2 do Caderno do Aluno, vejam o
vídeo, as imagens e leiam o noticiário conforme os links abaixo:
Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o
smartphone sustentável.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s
. Acesso em: 2 jun. 2020.
Imagem de consumismo exagerado:
https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2016/06/consumismo02-1024x682.jpg
e http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT318979-17180,00.html
E a notícia:
Atividade 1 – Em busca de respostas –
Responda às seguintes questões:
1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo
espera que durem?
2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item,
especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas
de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?
3. Foi fácil fazer o conserto?
4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um
aparelho novo em vez de consertar?
5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos
deliberadamente para teruma vida útil pequena?
6. Você se considera uma pessoa consumista?
7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você
e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?
8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma
influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?
9 . Você já foi vítima (ou conhece alguém que tenha sido) da
obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de
algum produto/bem adquirido?
10. Que aparelho aparece em maior número entre os
dispositivos eletrônicos ativos no Brasil?
11. Entre 2018 e 2019, qual foi o aumento no número desses
aparelhos ativos?
12. Que argumentos você usaria para demonstrar que o Brasil
é um país conectado?
13. O que deve acontecer com a venda de aparelhos celulares
nos próximos anos?
Atividade 2 – É assim que eu reajo
Leiam a atividade e vejam o Porvir. Sucesso nas redes
sociais, memes também podem ensinar. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podemensinar/.
Acesso em: 2 jun. 2020.
Enviem as
respostas das questões e o meme para:
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
QUÍMICA
3ª série B, C - Professor Wilson
Assistir
as aulas no centro de mídias e as aulas do reforço nas segundas-feiras às 19:45
e responder as questões disponíveis no link:
FILOSOFIA
3ª série A - Professora Valquires
ENTREGAR NO E-MAIL INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)
Fazer em folha
separada. Pode ser folha de caderno.
O objetivo desta atividade é promover um despertar para
realidade social em que vivemos.
Buscar o desenvolvimento racional, crítico, a empatia com o
outro, a leitura, pesquisa, interpretação. Etc.
Leia atentamente o texto do caderno do aluno, volume 03 e
realize as atividades da página
71 até 74.
Participem do nosso plantão todas as segundas ás 08:30
Responda a seguinte Questão:
01 – Como você descreve a política do seu Estado neste tempo
de pandemia?
02- Se Você fosse um governador ou prefeito, como defenderia
o seu colegiado eleitoral?
3ª série D - Professor Isael
Brasileiros têm de entender que estudar não é chato; chato é ser burro
Pedro Bandeira
A história da educação no Brasil é um
acúmulo de omissões e até mesmo de ações propositais que resultaram numa
situação de extrema desigualdade social, com um analfabetismo ou um
analfabetismo funcional endêmicos, um vergonhoso estado geral de ignorância e
de desprezo pelo conhecimento.
Para quem analisar nossa história,
fica claro que a proibição do voto aos analfabetos sempre foi intencional, pois
o governante somente tinha de prestar satisfações a uma minoria privilegiada,
da qual esse mesmo governante provinha. Como a maioria era analfabeta, e não
tinha voz nem voto, o governante só poderia ser alijado do poder pela ínfima
minoria para quem governava, e podia desprezar solenemente as necessidades da
imensa maioria dos brasileiros, aumentando assim, ano a ano, século a século, o
abismo social que nos define.
A exclusão brasileira foi criada
propositalmente pela reserva do acesso à educação somente a uma parcela dos
brasileiros, porque só há uma riqueza a distribuir, e essa riqueza é o acesso a
uma educação de qualidade.
Felizmente, depois de três séculos de
domínio e de espoliação colonial, mais quase outros dois séculos de manutenção
do mesmo estado de exclusão, primeiro imperial, depois de republiquetas e/ou de
ditaduras em que a reserva da educação para poucos continuava a ser usada com
fator de "proteção" da elite, o Brasil vem tentando construir um
estado democrático há cerca de trinta anos.
Pela primeira vez em nossa história,
o voto foi estendido a todos os brasileiros, e o direito à escolarização tornou-se
universal, com a oferta de vagas no ensino fundamental a todas as nossas
crianças. Agora, em pleno século 21, consolidar essa democracia afinal
conquistada é um trabalho hercúleo, uma obrigação de todos os brasileiros.
Sabemos que, mais que nunca, o passaporte para um futuro feliz e realizado é o
acesso a uma educação de qualidade.
Agora, finalmente, conseguimos
oferecer vagas na escola pública para cada criança, mas essa cultura do atraso
faz com que os despossuídos encarem a frequência escolar não como um direito
libertador, mas como uma obrigação. Tantos séculos de atraso acabaram por fazer
com que a maioria de nós, os despossuídos da história, sequer tenhamos ganas de
reivindicar nosso direito à educação.
Muitas famílias enviam seus filhos à
escola de má vontade, alguns somente para cumprir as exigências das
bolsas-família, e as próprias crianças festejam quando algum professor falta à
aula e elas podem ficar brincando à vontade no recreio. Séculos de exclusão não
criaram um anseio por este direito por parte dos próprios excluídos!
A maioria dos pais dessas crianças
está disposta a fazer sacrifícios para comprar um tênis de grife para seu
filho, mas protesta quando tem de gastar qualquer quantia para comprar-lhe um
livrinho sequer. Isso significa que a família brasileira acha mais importante
investir no pé do que na cabeça do seu próprio filho...
Como reverter esse quadro? Como
incutir na consciência das famílias que a felicidade e a riqueza só podem ser
conquistadas pelo conhecimento, pelo acesso à ciência, à tecnologia? Como
poderemos obrigar o brasileiro a ser feliz?
Acredito que obrigar é impossível.
Enquanto tentarmos enfiar o conhecimento goela abaixo de nossas crianças como
um purgante, utilizando as punições, as suspensões e as reprovações como
instrumentos de persuasão, só teremos fracassos pela frente.
Nossa escola tem de ser fascinante,
atraente, cheirosa, utilizando como fator de atração a literatura infantil e
juvenil hoje produzida por centenas de ótimos autores, para que os sonhos e a alegria
desses livros possam fazer com que os alunos anseiem por estar na escola, não
comemorem os feriados. Não basta que tenhamos criado vagas para todo mundo. É
preciso que a porta da sala de aula seja o pórtico da felicidade.
Os brasileiros têm de compreender que
estudar não é chato; chato é ser burro!
PROJETO DE VIDA
3ª série A - Professora Maria Roseli
Responder às páginas 147,148,149 da apostila
ELETIVA
3ª série A - Professora Lauren
Após assistir o vídeo e ver a imagem anexa, reflita sobre o tema e faça uma análise de caso de um suicídio de alguém famoso.
Entregar por e-mail com o título ELETIVA para lauren@prof.educacao.sp.gov.br com nome completo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário