Pesquisar

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

3ª série

Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

3ª série A, B, C - Professoras Dulce e Marlene

Roteiro de Estudos 

De acordo com a sequência didática estabelecida nas aulas do CMSP e nos plantões de dúvidas, segue abaixo exercícios que contemplam a competência “ Segunda fase da Literatura Modernista”. Àqueles que porventura não acompanharam às aulas acima citadas, sugere-se leitura livro didático (p. 184).

 

            O TEMPO E O VENTO

Essa obra de Érico Veríssimo narra a saga de uma família e de uma cidade do Rio Grande do Sul, desde suas origens, 1745, até 1945. O trecho a seguir focaliza a personagem Ana Terra.

“Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua casa para pensar no passado. E no seu pensamento como que ouvia o vento de outros tempos e sentia o tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se de coisas...[...] Em 85 uma nuvem de gafanhotos desceu sobre a lavoura deitando a perder toda a colheita. Em 86, uma peste atacou o gado e um raio matou um dos escravos. [...] E era assim que o tempo se arrastava, o sol nascia e se sumia, a lua passava por todas as fases, as estações iam e vinham, deixando sua marca nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas.[...]

1- Percebe-se no texto o embate de duas forças. Qual delas simboliza memória e qual simboliza passagem? Qual a forma verbal predominante no texto? Que elemento deixa as suas marcas nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas?

 

2- Sobre Graciliano Ramos, julgue as proposições como F (falsa) ou V (verdadeira):

a-) Preso aos problemas de sua terra, limitou sua temática à seca nordestina.

b-) Sua obra “Memórias do Cárcere “ fala de uma personagem fictícia, criada para denunciar as arbitrariedades dos militares no poder.

c-) Em “Vidas Secas” , toda a aridez da terra se confunde com a aridez da vida humana perdida e explorada nos confins do sertão.

d-) Com o narrador em primeira pessoa, escreve dois livros autobiográficos: Infância e Memórias do Cárcere.

 

3- A obra de Jorge Amado, em sua fase inicial, aborda o problema da:

a-) seca que devasta a pecuária do Piauí.

b-) decadência da aristocracia da cana-de-açúcar.

c-) luta pela posse de terras na região cacaueira de Ilhéus.

d-) aristocracia cafeeira à beira da falência.

 

4- “O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas da cachorra, pôs -se a contar-lhe baixinho uma estória. Tinha o vocabulário tão minguado como o do papagaio que morrera no tempo da seca.” Em “Vidas secas, de Graciliano Ramos, há uma aproximação entre:

a-) homem e animal

b-) criança e homem

c-) papagaio e criança

d-) natureza e homem.

 

5-) 

I - Moderno e versátil, Vinicius de Moraes compõe tanto letras para canções como poemas dentro dos mais estritos padrões clássicos.

II - Cecilia Meireles caracterizou sua poesia pela constante sugestão de sombra, identificação e ausência.

III - Atento ao presente, Drummond é um poeta voltado à transformação da realidade, por meio da união (trabalho coletivo).

Está (ao) correta (s):

a-) Só I.           b-) II e III

c-) Só III.         d-) Todas

 

6- Não faças versos sobre acontecimentos.

Não há criação nem morte perante a poesia.

Diante dela, a vida é um sol estático,

Não aquece nem ilumina.”

Uma das características na obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é:

a-) a louvação do homem social 

b-) o negativismo destrutivo 

c-) a violação e desintegração da palavra 

d-) o questionamento da própria poesia

 

7- “ Mundo mundo vasto mundo,

    se eu me chamasse Raimundo

    seria uma rima, não seria uma    

    solução.

    Mundo mundo vasto mundo,

    mais vasto é meu coração.

Nessa estrofe, o poeta:

a-) deixa claro que desejaria mudar de nome.

b-) sugere que a atividade poética não consiste em fazer rimas.

c-) tem dúvida em relação ao tamanho do seu coração.

d-) declara que seu nome é sonoro por causa da rima.

 

8- A poesia modernista revela:

a-) ritmo psicológico 

b-) cotidianismo

c-) sintaxe e pontuação revolucionárias

d-) estão corretas as afirmações a e c

e-) estão corretas as afirmações a,b,c

 

9- “ Minhas mãos ainda estão molhadas

do azul das ondas entreabertas

e a cor que escorre dos meus dedos 

colore as areias desertas.”

(Cecilia Meireles)

Analise se é verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo.

a-) Com a linguagem requintada que caracteriza toda a sua obra, aborda o cotidiano.

b-) Em sua obra critica o mundo rural, o universo primitivo.

c-) Sua poesia tem a fineza dos sentimentos, das imagens e da capacidade sugestiva.

d-) Sua poesia revela a percepção sensorial do mundo.

d-) Sua poética é condizente com o conceito de linguagem feminina da época, delicada, intimista e subjetiva.

 

10-         SONETO DA SEPARAÇÃO 

                      Vinicius de Moraes

 

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma 

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

 

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento 

E do momento imóvel fez-se o drama 

 

De repente, não mais que de repente 

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.

 

Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

De repente, não mais que de repente.

 

Considerando a obra poética de Vinicius de Moraes e o soneto acima, marque a alternativa correta:

a-) A sua poesia é fruto de uma intensa elaboração formal em detrimento dos aspectos temáticos.

b-) Ele é um poeta do parnasiano tardio.

c-) A sua obra apresenta duas fases: a primeira explora a religiosidade e a segunda é marcada pelo erotismo e as vicissitudes do amor na sua condição carnal.

d-) A sua temática principal está vinculada às questões socioeconômicas do Brasil.

 

 3ª série D - Professora Geny

ATIVIDADE 1 – LITERATURA DE CORDEL

Texto I

 1.           Leia os textos I e II.

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste.

Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em cordas ou cordéis o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc.

Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.

Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.

Texto elaborado especialmente para este material.

Texto II

  

1.            Após leitura dos textos, desenvolva as questões a seguir.

 

a)            De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.

b)            Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características?

c)            No Texto II, “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada.

d)            Pesquise as palavras desconhecidas ou consideradas não pertencentes à ortografia em vigor. Escreva, em seu caderno, como seria a escrita delas, se adaptadas para a atualidade.

Sobre o Texto II, responda aos itens.

a)            Quantas estrofes estão presentes?

b)            Que palavras conferem rimas ao poema?

c)            Qual é o tema abordado?

d)            Faça a escansão dos versos da 1ª estrofe de “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, nomeando-os de acordo com a quantidade de sílabas poéticas. Classifique também as rimas, quanto à posição:

“Uma vez, eu era pobre, Vivia sempre atrasado, Botei um negócio bom Porém vendi-o fiado  Um dia até emprestei

O livro do apurado. (...)”



1.           Analise a capa do folheto, no Texto II, e responda aos itens:

a)            O que a ilustração (xilogravura) representa? Descreva as impressões que a imagem lhe causou.

b)            Escolha outro nome para a obra de Leandro Gomes de Barros, considerando os elementos presentes na ilustração. Justifique.



LÍNGUA INGLESA

3ª série A - Professora Adriana

Caderno do aluno volume 3 ( páginas 110, 111, 112, 113)


3ª série B, C, D - Professor Carlos

Roteiro para responder as atividades do caderno do aluno vol. 3 (Páginas 112 a 115):

 Atividade 4 (respostas em Inglês ou Português)

 

a)    Leia o trecho do livro. (história bem conhecida)

b)    Por que Alice sente que está diferente do que ela costumava a ser?

c)    Por que ela sente a necessidade de analisar outras crianças para ver se elas também estão diferentes?

d)    O que “Great puzzle” se refere? 


Atividade 5 

                    Infelizmente em nossa sociedade, mídias sociais ou vida real, preconceitos, estereótipos e discriminações estão presentes. Apesar de conceitos diferentes eles geram consequências semelhantes. 

a)    Pesquise a definição de cada um e complete o organograma abaixo (No círculo central preencha com uma consequência semelhante do 3 em Inglês)

 

Atividade 6 

a)    Leia o depoimento abaixo e preencha com as causas e efeitos e como evitá-los.

 

Atividade 7 ATIVIDADE ADAPTADA 

a)    Imagine que sua cidade está sob forte bombardeio e você deve escolher 6 pessoas para um abrigo, veja bem 6 importantes pessoas para reconstruir a cidade, atender as pessoas, reorganizar tudo novamente, pode ser relacionado a profissão, caráter, religião, sistema político, autoridades, enfim 6 pessoas fundamentais para a sobrevivência da espécie humana nesse local.

Escreva 6 frases em inglês sobre o motivo que você escolheria essa pessoa seguindo os exemplos do quadro abaixo.

 

Ex: I would take this person because he is a doctor and he will be able to help people.

      I think I will choose a  _____________ because he/she can _________________.

  

Atividade 8 ATIVIDADE ADAPTADA 

                  Faça uma lista de 3 tipos de preconceitos, estereótipos ou discriminação (Ou 1 de cada), elabore um plano de ação para combatê-los e preencha o quadro abaixo.

Tipos de estereótipos – Plano de ação – Quanto tempo para ter efeito (Última coluna não é necessário)

 

Preencha em inglês ou português.

 

b)    Retorne a atividade 1 e complete a 3ª coluna do quadro KWL.


Good Luck!

Teacher Carlos


ARTE

3ª série A - Professor Edgar

Tempo de Fazer Gerando o Mostrar: Jingle Publicitário

Criar com base em um produto/marca uma letra de uma música como paródia ou uma canção curta de no máximo 3 minutos em audio ou em vídeo uma propaganda de um produto ou pessoa/candidato eleitoral. 

Enviar o vídeo ou o audio para o meu email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br 


3ª série D - Professora Sonia

* Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno fotografada e enviada nos meus endereços de: face book, Messenger ou no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).

*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença. Data para devolução da atividade até 18/09.

FESTIVAIS

Em muitas regiões os festivais se caracterizam por celebrações em honra a Deuses, porém um festival pode abordar diversos assuntos, por exemplo: música, teatro, artesanato, gastronomia ou as especificidades de uma região, com periodicidade distinta, de acordo com as tradições locais e calendários determinados, e ganham destaque em virtude da recorrência e adesão dos participantes. Muitos desses festivais agregam valores históricos, culturais, políticos e sociais.

O Brasil se destaca por ser o celeiro de grandes festivais, nacionais e internacionais para diversas expressões culturais. O Rock in Rio, idealizado no Brasil, hoje atinge vários países, tornando-se um importante festival no cenário mundial da música. Podemos ainda citar vários festivais tradicionais que fortalece a cultura e a economia das regiões onde são realizados, como: “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, em julho; “Festival de Cinema de Gramado”, em agosto; “Festival Literário de Paraty”, em julho entre outros.

Sendo assim, pode-se perceber que os festivais representam uma forma eficaz de apresentar, firmar e consagrar as particularidades de cada região, levando às pessoas, várias expressões, maneira de aquisição e demonstração cultural, além de colaborar economicamente para o crescimento do local em que acontece e, ainda, a projeção e reconhecimento da região, sendo uma referência social bastante importante.

ATIVIDADE

Tendo como referência o texto acima realize uma pesquisa sobre um dos festivais mencionados no texto, ou sobe qualquer outro de sua preferência. E responda as questões abaixo:

1)      Qual a principal intenção de um festival?

2)      Você já participou de algum dos festivais mencionados no texto?

3)      Que tipo de festival você gostaria de participar?

4)      O que faz um festival se tornar famoso?

5)      Qual o motivo de você ter escolhido falar sobre este festival?


EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª série A - Professora Lauren

https://www.youtube.com/watch?v=AwIAqqiJuMI 

 

https://www.youtube.com/watch?v=-HOpYMRFG1A&feature=youtu.be

 

Assistir os vídeos acima, identificar e explicar as características e elementos do hip hop. Além de fazer a análise crítica e comparativa das apresentações do street dance.

 

Folha de caderno, sem rebarba, nome completo, série e turma. Mandar a foto via e-mail para lauren@prof.educacao.sp.gov.br

Attachments area

Preview YouTube video MAROON 5 - "Girls Like You" ft Cardi B Dance | Matt Steffanina & Kaycee Rice


3ª série B, C, D - Professora Angélica


Unidade temática: Esportes

Dança

Caderno do Aluno 3 – pag. 117

Preencha o quadro abaixo com as principais características dos estilos de samba e se desejar faça ilustrações:

 

Estilos de samba

Samba de roda

 

 

Samba-enredo

 

 

Samba rock

 

 

Samba de gafieira

 

 

Pagode

 

 

Samba partido alto

 

 

 

Unidade temática: Lazer e trabalho

Direito do cidadão, dever do Estado

Caderno do aluno 3 – pag. 120

Responda as questões abaixo:

1-    Responda as questões da atividade 1, pag. 120.

2-    Faça uma avaliação das facilidades e dificuldades ao acesso de espaços para a prática do lazer em seu bairro e responda as questões da atividade 3, pag. 121.

3-    Qual a diferença entre lazer e tempo livre? Cite exemplos.


Enviar para o email: angelicanegry@gmail.com



GEOGRAFIA

3ª série A, C - Professores Alan e Allyson

Globalização

 

Mas, afinal, como funciona a Globalização?

Ao falarmos em Globalização, a primeira ideia que temos é sobre a grande influência que ela exerce em todo o Planeta. A Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social e cultural dos países do mundo que se intensificou no final do século XX.

Esse fenômeno está produzindo a chamada “ALDEIA GLOBAL”, expressão atribuída à grande facilidade de aproximação das pessoas graças aos avanços tecnológicos aplicados aos meios de comunicação e transporte em todos os pontos da Terra. Podemos citar alguns exemplos para melhor justificar esse conceito.

v     Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado na Inglaterra e a montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados e fabricados no Japão.

v     O Ford Fiesta é montado na Espanha, mas os vidros vêm do Canadá; o carburador, da Itália; o radiador da Áustria; os cilindros, as baterias e a ignição da Inglaterra; os pistões da Alemanha; e o eixo de transmissão, da França.

v     Uma campanha publicitária de cerveja é concebida na Inglaterra, rodada no Canadá, editada em Nova York. Um “filme-global”, realizado para um público-alvo mundial, é produzido por um Major de Hollywood, dirigido por um cineasta europeu, financiado pelos japoneses, contém no elenco vedetes internacionais, e as cenas se passam em vários lugares do planeta.

v     As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura; já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos “made in USA”, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, no Caribe ou nas Filipinas.

Isso sim são exemplos da globalização. Ela tende cada vez mais a diminuir as distancias, sejam territoriais, econômicas, sociais ou políticas, em razão do crescente fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações em todo o mundo.  

Para refletir:

1-                      O que você entende pelo termo ALDEIA GLOBAL? Explique com suas palavras.


2-                      Quantos países diferentes foram mencionados no texto acima? Quais foram eles?


3-                      Leia e interprete a Charge abaixo:

Segundo a Charge acima, o que é a  “ Festa da Globalização “ ? Para você o acesso é para todos? Explique.  

                                                                                                               

3ª série B, D - Professor Marcos


SP FAZ  ESCOLA  CADERNO DO ALUNO  3° BIMESTRE

CONTEUDO :  O CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA GLOBAL  

PÁGINAS 53,54,55,56,

LER OS TEXTOS E PESQUISAR SOBRE A AFRICA  E RESPONDER AS  ATIVIDADES PROPOSTAS


HISTÓRIA

3ª série A, D  - Professora Marcia

E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com

Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem.

Chegamos ao 3º. Bimestre, quero agradecer e parabenizar a todos que se empenharam no projeto ERER, com o tema: Vidas Negras Importam. Tenho certeza que foi de grande valia para todos nós, recebemos ótimos trabalhos.

Continuem entregando as atividades, participando das aulas no Centro de Mídias e dos plantões de dúvidas pelo Meet.

Atividades para a próxima quinzena.

Apostila do 2º.bimestre, páginas 70, 71 e 72 – situação de aprendizagem 1 – A Crise econômica de 1929.

Fazer a leitura dos textos contidos na apostila, assistir a vídeo aula indicada abaixo e outras a critério do aluno.

https://www.youtube.com/watch?v=2TavnfSVRKg&list=TLPQMDQwOTIwMjAjn-0vDMsOvg&index=6

Em seguida, realizar as atividades solicitadas, das páginas mencionadas acima, que vão desde atividade 1 até atividade 3.1 (A e B).

Obs: Na atividade 2, existe a indicação de como fazer um infográfico, o aluno deverá assistir para ter noção de como confeccionar, mas deverá usar suas habilidades, conhecimento e criatividade para a execução da atividade.

Essas atividades deverão ser feitas em folha de caderno, contendo os dados da escola e do aluno, como: nome, número, série, disciplina e data de entrega.


SOCIOLOGIA

3ª série B, C - Professor André

Fazer os exercícios das páginas 79 à 85 - Caderno do Aluno – SP faz Escola.


3ª série D - Professora Marcia

E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com

Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem. 

Chegamos ao 3º. Bimestre, quero agradecer e parabenizar a todos que se empenharam no projeto ERER, com o tema: Vidas Negras Importam. Tenho certeza que foi de grande valia para todos nós, recebemos ótimos trabalhos.

Continuem entregando as atividades, participando das aulas do Centro de Mídias e também dos plantões de dúvidas pelo Meet.

Atividade:

Obs: Assistir aula pelo Facebook, yutube.

 Com base na aula do centro de mídias, do dia 30/07/2020, como tema: Direito das mulheres na atualidade, responda às questões abaixo:

1) Você acha que o fato de ser homem ou mulher mudou ao longo do tempo? Ou as relações entre homens e mulheres sempre foram como são hoje? Justifique e argumente sua resposta.

 2) Hoje, efetivamente temos direitos iguais? Justifique e dê exemplos. 

3) Você se revolta quando uma mulher é discriminada, sofre violência ou é desqualificada por ser mulher? Justifique e argumente sua resposta.

 4) O que é feminicídio?

 5) O que é possível fazer para sanar essas discriminações e violências contra a mulher? 

6) Faça uma dissertação sobre o preconceito e discriminação da mulher no mercado de trabalho.

Bom estudo!  Forte abraço

3ª série A - Professor Flavio

Faça uma síntese, que são os pontos principais que foram trabalhados na aula do dia 20/08/2020, que passou no Centro de Mídias sobre o tema: Entendendo o conceito de Estado, cerca de 30 linhas. Com base nesta síntese, explique por quais motivos o Brasil, sendo país, existe um Estado Brasileiro, bem como os países reconhecidos pela ONU, mas, o mesmo conceito de Estado não existe na Escócia e na Groenlândia.

Observações:

1) lembrando que resumo # síntese. O primeiro é escrever em algumas frases ou palavras o que entendeu e o segundo é anotar os pontos ou tópicos que constituem naquele assunto exposto.

2) Segue o link da aula disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IKzqK3Gc-5Y

Email: flaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br

 BIOLOGIA

3ª série D - Professor Tiago 

Videoaula sobre o conteúdo:

Origem da vida

https://www.youtube.com/watch?v=VASPBcNFCzs

Complete a tabela da página 47 


3ª série A, B, C - Professor Silvio

Pesquise em seu livro didático de biologia das páginas 263 a 283

Copie, em folha à parte as questões e todas as alternativas, assinalando a correta

Nome..........................................................................Nº........ 3º ano........

1.Apesar de ser conhecido pela teoria da evolução, Darwin também trabalhou com plantas. Em 1880, ele realizou alguns experimentos e observou, ao cultivar alpiste em solo adequado ao seu crescimento, um movimento do ápice dos coleóptilos. Esses cresciam sempre buscando a luz. Darwin estava diante de um crescimento orientado:

a. (  )Pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio giberilina;

b (  ) Pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio auxina;

c. (  ) Pela ausência de luz (fototropismo), mediado pelo hormônio giberilina;

 d (  )Pelo tipo de solo utilizado (geotropismo), mediado pelo hormônio giberilina;

 e. (  )Pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio cinetina

 2. Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue; nos vegetais é genericamente denominado seiva.

A seiva pode ser, basicamente, de dois tipos: bruta ou elaborada. Sobre elas, é correto dizer:

a. (  )Seiva bruta é constituída de água e açúcares produzidos na fotossíntese;

b. (  ) Seiva elaborada costuma apresentar movimento ascendente, no corpo do vegetal, através do floema;

 c. (  )Seiva elaborada, rica em sais, é de grande importância para a realização da fotossíntese;

d. (  ) Produto da fotossíntese, uma seiva rica em sais minerais destina-se à raiz, para supri-la em suas necessidades.

e. (  ) A seiva bruta, também chamada de seiva mineral, geralmente tem movimento ascendente, pelo lenho do vegetal.

3. O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?

a.(  )Auxina

b. (  ) Citocinina

 c. (  )Giberilina

d. (  ) Etileno

 e. (  )Ácido abscísico

4. Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir sobre essas plantas transgênicas que elas:

a. (  )Têm um pouco mais de dificuldade de retirar água do solo.

b. (  )Têm pequeno gasto energético no metabolismo de absorção de água e sais.

c. (  ) Facilmente podem perder água por gutação na raiz.

d. (  ) Têm grande capacidade de absorção passiva de água.

 e. (  )Tendem a ter dificuldade de formação de seiva elaborada.

5. Em diversas espécies vegetais a formação de tubérculos é influenciada pela luz. Em certa variedade de batatas, por exemplo, se a planta ficar exposta a 18 horas de luz, não forma tubérculos, mas produz bom número deles se for iluminada durante 10 horas apenas. Isso significa que a tuberização está sujeita:

a. (  )À fotossíntese.

b. (  ) À fotonastia.

 c. (  )À fotoindução.

 d. (  )Ao fotoperiodismo.

 e. (  )Ao fototropismo.

6. "A caatinga, na seca, tem uma fisionomia de deserto. As cactáceas como o mandacaru, a coroa-de-frade, o xiquexique, o facheiro são exemplos de sua vegetação típica. Também algumas bromeliáceas como a macambira. Todas elas apresentam várias adaptações que lhes permitem sobreviver na época da seca".

Dentre as adaptações que essas plantas comumente apresentam, só NÃO PODE ser indicada (o):

a. (  )Estômatos com movimentos lentos.

b. (  ) Presença de parênquima aquífero no caule.

 c. (  )Cutícula grossa nas folhas.

 d. (  )Presença de muitos pelos na epiderme foliar.

 e. (  )Estômatos no interior de criptas.

 

7. As proposições a seguir referem-se ao movimento de água nas fanerógamas. Qual delas é a única que pode ser aceita como verdadeira?

a. (  )A zona suberosa da raiz é o principal local de entrada de água na planta.

 b. (  )A água sobe da raiz para as folhas através do floema.

 c. (  )A pressão positiva da raiz é responsável pela condução da seiva bruta em árvores com mais de 30 metros de altura.

d. (  )A perda de água sob a forma líquida constitui a transpiração.

e. (  ) Os estômatos permitem a saída da maior parte do vapor de água eliminado por uma planta.

8. Fatores endógenos e ambientais, como a água, a luz e a temperatura, interagem exercendo influência acentuada sobre as plantas, afetando suas funções, seu metabolismo e seus padrões de desenvolvimento, podendo ocorrer estímulo, modificação ou neutralização de qualquer um deles.

A produção dos fitormônios está fortemente sujeita à interferência desses fatores. Sobre isso deve ser considerado correto:

a.(  )A variação desses fatores ambientais pode conduzir ao aumento das citocininas no ovário, provocando a sua hipertrofia.

 b. (  )Água e temperatura são fundamentais na migração de auxina no caule, interferindo diretamente no fototropismo do órgão.

 c. (   )A variação desses fatores pode promover a queda do teor de AIA nas folhas, promovendo a sua queda.

 d. (  )Luz e água interferem na liberação de etileno, que estimula o crescimento das raízes.

 e. (  )Fatores ambientais podem inibir a produção de giberilinas, estimulando a germinação de sementes.

9. Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos:

I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.

II. a planta deixa de absorver a luz.

III. a entrada de ar atmosférico e a saída de  são prejudicadas.

IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a.(  )I e II.

 b. (  )I e III.

c. (  ) I e IV.

d. (  ) II e III.

e. (  ) III e IV.

 

 

10. A cultura de tecidos vegetais constitui uma forma de regeneração de plantas a partir de fragmentos de tecido denominados explantes. Os explantes são transferidos para meio de cultura que contém fitormônios ou reguladores de crescimento. O uso destas substâncias em concentrações adequadas induz a formação de raízes, ramos e folhas, regenerando-se uma planta com a mesma constituição genética do explante.

No processo de multiplicação de células do explante deve ter grande importância a ação do (a):

a.(  )Ácido abscísico

 b. (  )Ácido abscísico

c. (   ) Etileno

 d. (  )Giberilina

 e. (  )Lignina

FÍSICA

3ª série A - Professor Rogério

TRABALHO 5 – 3º Bimestre - TEMA 1 – MATÉRIA, SUAS PROPRIEDADES E ORGANIZAÇÃO – do Caderno do Aluno

Fazer as atividades 1, 2, 3 e 4(páginas 27 a 34) do Caderno do Aluno.

Segue abaixo os links para ajudá-los nas atividades:

Dica: na atividade 1 a pesquisa tem o objetivo de levar a uma reflexão sobre a evolução dos modelos atômicos e a relação de suas características em cada modelo. Os modelos foram se modificando.

Modelo de Bohr:

https://www.youtube.com/watch?v=DC3yLdHEe7k

Espectro, a “digital” das estrelas:

http://planeta.rio/espectro-a-digital-das-estrelas/

Leituras de Física do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF), págs. 65 a 68, disponível em: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf

Enviem as respostas das questões nas atividades e para:

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia. 

 3ª série B, C - Professor Francisco

Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUWpAH-fwYwGrCF7L5WZ_sn8-ZYdTgUFKtzUF-7nkE7JqpjQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

3ª série D - Professor Marcelo

Matéria e radiação

Matéria, propriedades e constituição

• Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis

• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados

• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

Átomos e radiações

• A quantização da energia para explicar a emissão e absorção de radiação pela matéria

• A dualidade onda–partícula

• As radiações do espectro eletromagnético e seu uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a

fluorescente e o laser.

Núcleo atômico e radiatividade

• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural e induzida

• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico, industrial, energético e bélico

• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e radioproteção

Desenvolver uma pesquisa sobre os temas acima citados:

Capa com nome número e série

Índice

Páginas numeradas

Conclusão

Bibliografia

Obs. Exemplos através de figuras

E-Mail vallilo@professor.educacao.sp.gov.br


MATEMÁTICA

3ª série A - Professor Francisco

Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPUJ4BIkT1MUvhaizqn_OuUvIVKVrLTC3F0iTln16JK9cKZA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

3ª série D - Professora Simone

Ver as aulas dos dias 03/08 e 05/08 no CMSP de matemática 3º ano ensino médio.

Enviar por email simoneg61@gmail.com

 

Essas atividades são do caderno do aluno 3º bimestre. Entregue na escola.

ESTUDO DAS FUNÇÕES ATIVIDADE

ATIVIDADE 1 Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado ao seu perímetro.

ATIVIDADE 2 Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado com a sua área.

ATIVIDADE 3 Complete a tabela com algumas relações entre os valores dos exercícios anteriores.

Lado (X) 1 2 3 4 5

Perímetro

Área

ATIVIDADE 4 1) Utilize uma folha de papel quadriculado para resolver os próximos exercícios:

a) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do lado x de um

quadrado ao perímetro.

b) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do lado x de um

quadrado à sua área.

ATIVIDADE 5 Classifique as funções a seguir em (C) crescente ou (D)

decrescente:

( ) f(x) = 5x + 2

( ) g(x) = –3x + 4

( ) h(x) = 5 – x

ATIVIDADE 6 Defina a propriedade observada na atividade anterior, para determinar se a função é crescente ou decrescente

ATIVIDADE 9 No gráfico de uma função do 1º grau podemos notar as seguintes propriedades:

- A reta que representa a função intercepta em um único ponto o eixo x;

- A reta que representa a função intercepta em um único ponto o eixo y.

Dadas as equações de reta a seguir, encontre os pontos de intersecção nos eixos x e y:

a) y = x + 3

b) y = 2x – 8

c) y = –3x – 3

d) y = 6 – x


TECNOLOGIA

3ª série A - Professor Rogério

Trabalho 5 – Tecnologia – 3º bimestre - E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? – do Caderno do Aluno

Para fazer a atividade 1 e 2 do Caderno do Aluno, vejam o vídeo, as imagens e leiam o noticiário conforme os links abaixo:

Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o smartphone sustentável.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s . Acesso em: 2 jun. 2020.

Imagem de consumismo exagerado:

https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2016/06/consumismo02-1024x682.jpg e http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT318979-17180,00.html

E  a notícia:

https://www.telesintese.com.br/brasil-tera-420-milhoes-de-dispositivos-digitais-em-uso-ao-final-de-2019/

Atividade 1 – Em busca de respostas – Responda às seguintes questões:

1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?

2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?

3. Foi fácil fazer o conserto?

4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?

5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para teruma vida útil pequena?

6. Você se considera uma pessoa consumista?

7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?

8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?

9 . Você já foi vítima (ou conhece alguém que tenha sido) da obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de algum produto/bem adquirido?

10. Que aparelho aparece em maior número entre os dispositivos eletrônicos ativos no Brasil?

11. Entre 2018 e 2019, qual foi o aumento no número desses aparelhos ativos?

12. Que argumentos você usaria para demonstrar que o Brasil é um país conectado?

13. O que deve acontecer com a venda de aparelhos celulares nos próximos anos?

Atividade 2 – É assim que eu reajo

Leiam a atividade e vejam o Porvir. Sucesso nas redes sociais, memes também podem ensinar. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podemensinar/. Acesso em: 2 jun. 2020.

Enviem as respostas das questões e o meme para:

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias


QUÍMICA

3ª série B, C - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas do reforço nas segundas-feiras às 19:45 e responder as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1YWLylgujBPF8jn44TBfNpeDY9P3-QTlV1Tak8nIZ7Da7bg/viewform?usp=sf_link

 

FILOSOFIA

3ª série A - Professora Valquires

ENTREGAR NO E-MAIL INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)

 

 Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno.

O objetivo desta atividade é promover um despertar para realidade social em que vivemos.

Buscar o desenvolvimento racional, crítico, a empatia com o outro, a leitura, pesquisa, interpretação. Etc.

Leia atentamente o texto do caderno do aluno, volume 03 e realize as atividades da página

71 até 74.

Participem do nosso plantão todas as segundas ás 08:30

Responda a seguinte Questão:

01 – Como você descreve a política do seu Estado neste tempo de pandemia?

02- Se Você fosse um governador ou prefeito, como defenderia o seu colegiado eleitoral?

3ª série D - Professor Isael

Brasileiros têm de entender que estudar não é chato; chato é ser burro

Pedro Bandeira

A história da educação no Brasil é um acúmulo de omissões e até mesmo de ações propositais que resultaram numa situação de extrema desigualdade social, com um analfabetismo ou um analfabetismo funcional endêmicos, um vergonhoso estado geral de ignorância e de desprezo pelo conhecimento.

Para quem analisar nossa história, fica claro que a proibição do voto aos analfabetos sempre foi intencional, pois o governante somente tinha de prestar satisfações a uma minoria privilegiada, da qual esse mesmo governante provinha. Como a maioria era analfabeta, e não tinha voz nem voto, o governante só poderia ser alijado do poder pela ínfima minoria para quem governava, e podia desprezar solenemente as necessidades da imensa maioria dos brasileiros, aumentando assim, ano a ano, século a século, o abismo social que nos define.

A exclusão brasileira foi criada propositalmente pela reserva do acesso à educação somente a uma parcela dos brasileiros, porque só há uma riqueza a distribuir, e essa riqueza é o acesso a uma educação de qualidade.

Felizmente, depois de três séculos de domínio e de espoliação colonial, mais quase outros dois séculos de manutenção do mesmo estado de exclusão, primeiro imperial, depois de republiquetas e/ou de ditaduras em que a reserva da educação para poucos continuava a ser usada com fator de "proteção" da elite, o Brasil vem tentando construir um estado democrático há cerca de trinta anos.

Pela primeira vez em nossa história, o voto foi estendido a todos os brasileiros, e o direito à escolarização tornou-se universal, com a oferta de vagas no ensino fundamental a todas as nossas crianças. Agora, em pleno século 21, consolidar essa democracia afinal conquistada é um trabalho hercúleo, uma obrigação de todos os brasileiros. Sabemos que, mais que nunca, o passaporte para um futuro feliz e realizado é o acesso a uma educação de qualidade.

Agora, finalmente, conseguimos oferecer vagas na escola pública para cada criança, mas essa cultura do atraso faz com que os despossuídos encarem a frequência escolar não como um direito libertador, mas como uma obrigação. Tantos séculos de atraso acabaram por fazer com que a maioria de nós, os despossuídos da história, sequer tenhamos ganas de reivindicar nosso direito à educação.

Muitas famílias enviam seus filhos à escola de má vontade, alguns somente para cumprir as exigências das bolsas-família, e as próprias crianças festejam quando algum professor falta à aula e elas podem ficar brincando à vontade no recreio. Séculos de exclusão não criaram um anseio por este direito por parte dos próprios excluídos!

A maioria dos pais dessas crianças está disposta a fazer sacrifícios para comprar um tênis de grife para seu filho, mas protesta quando tem de gastar qualquer quantia para comprar-lhe um livrinho sequer. Isso significa que a família brasileira acha mais importante investir no pé do que na cabeça do seu próprio filho...

Como reverter esse quadro? Como incutir na consciência das famílias que a felicidade e a riqueza só podem ser conquistadas pelo conhecimento, pelo acesso à ciência, à tecnologia? Como poderemos obrigar o brasileiro a ser feliz?

Acredito que obrigar é impossível. Enquanto tentarmos enfiar o conhecimento goela abaixo de nossas crianças como um purgante, utilizando as punições, as suspensões e as reprovações como instrumentos de persuasão, só teremos fracassos pela frente.

Nossa escola tem de ser fascinante, atraente, cheirosa, utilizando como fator de atração a literatura infantil e juvenil hoje produzida por centenas de ótimos autores, para que os sonhos e a alegria desses livros possam fazer com que os alunos anseiem por estar na escola, não comemorem os feriados. Não basta que tenhamos criado vagas para todo mundo. É preciso que a porta da sala de aula seja o pórtico da felicidade.

Os brasileiros têm de compreender que estudar não é chato; chato é ser burro!

PROJETO DE VIDA

3ª série A - Professora Maria Roseli

Responder às páginas 147,148,149 da apostila

ELETIVA

3ª série A - Professora Lauren

Após assistir o vídeo e ver a imagem anexa, reflita sobre o tema e faça uma análise de caso de um suicídio de alguém famoso.

Entregar por e-mail com o título ELETIVA para lauren@prof.educacao.sp.gov.br com nome completo.

https://youtu.be/wP4Shu4p4NE

C:\Users\wander\Downloads\WhatsApp Image 2020-09-08 at 13.04.36.jpeg



 


 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO