Pesquisar

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

2ª série

  Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

2ª série A - Professora Sandra

1- Leia a apostila do 3º bimestre, páginas 95 a 106,e responda as questões em folha a parte. Só respostas. Tire suas dúvidas no plantão. 2- Leia o caderno SP Faz Escola(Linguagens ,códigos e suas tecnologias) e responda em folha a parte(só respostas) as questões de 01 a 22. 3-Faça uma pesquisa sobre os períodos literários denominado: Parnasianismo e o Simbolismo. -Quando surgiu? Como surgiu? Principais características. Principais autores e obras. 4--Produção Textual: crie um artigo de opinião sobre o tema “Vidas negras importam” -título, mínimo 3 parágrafos ,use a norma culta, mínimo 20 linhas (tire suas dúvidas no plantão)


2ª série B, C, D - Professora Celiane

Apostila 3 - páginas 96 até 98 sobre Reportagem


2ª série E, F, G - Professora Dulce

De acordo com a sequência didática estabelecida nas aulas do CMSP e nos plantões de dúvidas, segue abaixo exercícios que contemplam a competência “ Literatura brasileira: Romantismo. Àqueles que porventura não acompanharam às aulas acima citadas, sugere-se leitura livro didático (p. 86).

1- Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras, EXCETO:
a-) Expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e de regiões do Brasil.
b-) Análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c-) Desenvolvimento do teatro nacional.
d-) Expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.

2- As três estrofes abaixo pertencem ao poema “Lembrança de morrer”, de Álvares de Azevedo.

Descansem o meu leito solitário 
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela: 
- Foi poeta - sonhou - e amou na vida -
Sombras do vale, noites da montanha
Que minha alma cantou e amava tanto
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!
Mas quando preludia ave d’aurora
E quando a meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos...
Deixai a lua prantear-me a lousa!

A temática essencial da obra do poeta é revelada na:
a-) valorização da morte como fuga dos problemas sociais de sua época.
b-) exaltação da natureza brasileira.
c-) manifestação do desejo de amor e de morte como impulsos presentes em sua sensibilidade poética.
d-) adesão aos valores cristãos.

3- Assinale a alternativa que contém apenas características do Romantismo:
a-) individualismo, subjetivismo, liberdade de criação.
b-) subjetivismo, cultismo.
c-) espiritualismo, musicalidade.
d-) objetivismo, universalismo.

4- A identificação da natureza com o sofrimento humano, o jovem condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. Essas são temáticas e concepções existenciais dos poetas:
a-) barrocos
b-) arcadismo
c-) românticos
d-) simbolistas

5- Responda. Quais grupos no final do século XX e início do século XXI apresentam comportamento semelhante aos dos românticos do século XIX?

6- O ultrarromantismo brasileiro é bem representado por Álvares de Azevedo, cujas características principais são:
a-) poesia noturna e subjetiva, gosto por temas mórbidos.
b-) poesia lírica e ingênua.
c-) poesia indianista e nacionalista.
d-) poesia condoreira e político-social.

7- Comparando-se os aspectos mais marcantes da poesia de Álvares de Azevedo e de Castro Alves, pode-se corretamente afirmar que: 
a-) se trata de obras igualmente expressivas e representativas da mesma geração romântica.
b-) o primeiro se destaca por seus ideais abolicionistas.
c-) os versos do primeiro traduzem um lirismo intimista enquanto os do segundo abrem-se para os temas políticos da época.

8- “ Uma noite, eu me lembro ... Ela dormia
Numa rede encostada molemente ...
Quase aberto o roupão ... solto o cabelo
E o pé descalço do tapete rente
                       Castro Alves
Levando em conta o fragmento acima, assinale a alternativa correta:
a-) o poeta aceita e interpreta o byronismo como fizeram todos os poetas românticos.
b-) o poeta supera o amor contemplativo embora revele timidez em seus devaneios.
c-) o poeta emprega figuras de linguagem para ocultar seus desejos.

d-) o poeta rompe com os excessos do idealismo amoroso ao apresentar o amor com feições físicas e materiais.

LÍNGUA INGLESA

2ª série A - Professora Adriana

Caderno do aluno volume 3 ( páginas 108, 109, 110, 112)

- Fazer entrevista com os colegas através das mídias sociais quando necessário.


2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Carlos

Roteiro para responder as atividades do caderno do aluno vol. 3 (Páginas 112 a 114):

 Atividade 4   Olhe o mapa abaixo. Há 13 pontos que você precisa encontrar, preste atenção nas coordenadas no mapa.

a)    Use as pistas e as coordenadas para encontrar o lugar correto. Tick os lugares que você achou. (Uso do tradutor, google maps pode ser de grande ajuda).

 

Atividade 5

 

a)    Para esse exercício faremos uma adaptação. Você mesmo vai observar as coordenadas e encontrar o lugar correspondente. São 5 lugares acima da linha do Equador, 5 lugares abaixo da linha do Equador e 1 lugar exatamente na linha do Equador.

Siga o exemplo. (O Google poderá ser de grande ajuda para essa atividade


Atividade 6

a)    Você conhece a localização da sua escola? Da Prefeitura? Dos monumentos da cidade?

b)    Faça uma apresentação sobre isso. Será bem simples: escolha um local, ache-o no mapa e identifique sua localização (Coordenadas), imprima ou desenhe e envie por e-mail. (Pode ser powerpoint, foto, desenho em folha).

c)    Retorne a atividade 1 e preencha a 3ª coluna do quadro KWL.

  Good Luck!       Teacher Carlos


ARTE

2ª série A - Professor Edgar

Com base na aula de Arte do CMSP de 21/08/2020, após assistir alguns desses filmes: Ela dança, eu danço; Vem dançar;  Dança comigo?; ou Fale com ela; 

Escolha um tema, um estilo de dança e faça uma pesquisa sobre a dança  e me envie por aqui ou para o meu email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br


EDUCAÇÃO FÍSICA

2ª série A - Professora Lauren

Com base na bibliografia abaixo e no caderno do aluno, descreva o jogo Tchoukball.

 ·         Como se joga Tchoukball - Fonte: Sports Regras. Tudo sobre Tchoukball [História, Regras, ...].. Disponível em: https://sportsregras.com/tchoukball-historia--regras

·         História do Tchoukball - Fonte: Associação Brasileira de Tchoukball. A história do Tchoukball. Disponível em: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11

·         Você conhece o Tchoukball - Fonte: SESC Jundiaí. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YoV8X00IGc0

 ·         Tchoukball no Brasil: - Fonte: Associação Brasileira de Tchoukball. Disponível em: http://www.tchoukball.esp.br/pagephp?tipo=12

  ·         Como se joga o Tchoukball - Fonte: Associação Brasileira de Tchoukball. Disponível em: http://www.tchoukball.esp.br/pagephp?tipo=13

 ·         Regras do Tchoukball - Fonte: Sports Regras. Tudo sobre Tchoukball [História, Regras, ...]. Disponível em: https://sportsregras.com/tchoukball-historia-regras

Enviar o trabalho por e-mail com Nome Completo, série e turma.

Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br


2ª série B, C, D, E, F, G - Professora Angélica


Unidade temática: Esportes

Dança

Caderno do Aluno 3 – pag. 115

Preencha o quadro abaixo com as principais características dos estilos de samba e se desejar faça ilustrações:

 Preencha o quadro abaixo:


Tchoukball

Origem?



Número de jogadores?



Qual objetivo do jogo?



Como se pontua?



Principais regras?





Após preencher o quadro, faça um comparativo com o Tchoukball de areia, destacando as semelhanças e diferenças.


Unidade temática: Corpo, saúde e beleza

Doenças hipocinéticas.

Caderno do aluno 3 – pag. 118

Responda as questões abaixo:

  1. O que são as doenças hipocinéticas, suas causas e consequências?

  2. Quais são os fatores de risco modificáveis e não modificáveis?

  3. Preencha a ficha pessoal de fatores de riscos à saúde, atividade 2, pag. 119.

  4. Você se considera um indivíduo ativo ou sedentário? Como você pode melhorar os seus hábitos de vida?


Enviar para o email: angelicanegry@gmail.com


GEOGRAFIA

2ª série A, F - Professora Liliana

1- Pesquisar o conceito de Demografia 

2- Pesquisar a biografia de Thomas Malthus e suas teorias relacionadas aos estudos demográficos 

3- Pesquisar a teoria Neomalthusiana e suas aplicações na atualidade 

4- Responder às seguintes questões: 

– Dê o conceito de demografia 

– Explique, em cerca de 8 linhas, como a teoria de Thomas Malthus foi 

concebida e para qual finalidade 

– Em cerca de 8 linhas, tente contrapor a teoria Neomalthusiana em 

relação à Malthusiana diferenciando- nas 

-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisa em sites relacionados ao tema e Google Classroom 

2ª série B, C, D, E - Professor Emílio

Definir taxa de mortalidade, natalidade e crescimento vegetativo. Enviar por email para rapussi@pro.educacao.sp.gov.br


2ª série G - Professor Marcos

CONTEUDO: DINAMICAS DEMOGRÁFICAS , E  MATRIZES CULTURAIS DO BRASIL.

PÁGINAS ( 54,55,56, 57 , 58)

LER OS TEXTOS E FAZER AS ATIVIDADES



HISTÓRIA

2ª série A, B, C, D - Professora Claudirene

SP FAZ ESCOLA- Caderno do aluno

Fazer no caderno atividades das páginas 63, 64, 65,66, e 67.

Enviar as atividades pelo Whatsapp ou pelo e-mail majortelmo2his@gmail.com


SOCIOLOGIA

2ª série A - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá meus queridos, espero que estejam todos bem!

Estamos caminhando para a segunda atividade do 3º. Bimestre, conto com empenho de cada um na entrega das atividades, para o e-mail acima registrado.

Borá lá... Dar início as atividades da semana.

Essa atividade contemplará temas da apostila referente ao 2º bimestre,

trabalhando o sobre consumo versus consumismo, peço que assistam os documentários a seguir, do yutube, sabendo que existem vários estejam a vontade para explorar esse universo. Há também um documentário na Netflix, Minimalismo. São pessoas desapegadas a bens materiais que entendem que: menos é mais, quem tiver esse serviço disponível, assistam, por favor.

https://www.youtube.com/watch?v=GtZ28H9-q_I

https://www.youtube.com/watch?v=E6gVpQk_c0Y

Após assistirem o vídeo e a Série, copiar as questões no caderno e responder, colocando os dados da escola e seus dados, como: nome, no. série e o período da atividade.

Questões

1)    Por que surgiu o minimalismo?

2)    Quando e como surgiu o minimalismo?

3)    Qual é o conceito de minimalismo?

4)    O que prioriza uma pessoa que é minimalista?

5)    O minimalismo pode ajudar o meio ambiente?

Bom estudo a todos!!

2ª série B, C, D, E, F, G - Professor André

 Fazer os exercícios da página 83        Caderno do Aluno – SP faz Escola.

FÍSICA

2ª série A - Professor Rogério

 TRABALHO 5 – 3º Bimestre - TEMA 1 – SOM – CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FONTES – do Caderno do Aluno

Fazer as atividades 1, 2 e 3 (páginas 28 a 32) do Caderno do Aluno.

Segue abaixo os links para ajudá-los nas atividades:

JOÃO CARLOS MARTINS:  “A MÚSICA É A RÉGUA DO MUNDO”

https://orquestrandobrasil.com.br/joao-carlos-martins-a-musica-e-a-regua-do-mundo/

Como enxergar sua própria voz (EXPERIMENTOS de FÍSICA)

https://www.youtube.com/watch?v=6lArL9pCkhs

Comprimento, frequência e velocidade de uma onda - Canal da Física

https://www.youtube.com/watch?v=9Q3bxeEr1OQ

Enviem as respostas das questões nas atividades e para:

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.


 2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Francisco

Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5-7A8oRfY6prstEQEjMgs_sUt1XZ0zrcCWZRrRvDvyjXlJg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

MATEMÁTICA

2ª série A - Professor Vitor

Fazer os exercícios de 1 até 5 da apostila Volume 3.


 2ª série B, C, D, E, F, G - Professrora Marcela e Prof. Francisco

Responder atividade através do link

 

https://forms.gle/XgbGcaS2pXsq3k7D8


QUÍMICA

2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço nas segundas-feiras às 19:45 e responder as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegxT5MvcfV_10mUJXEvzFoZJdFrUgkV0iurQafevtoQ5BctQ/viewform?usp=sf_link


FILOSOFIA

2ª série A, B, C, D, E - Professora Valquires

INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)

Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno.

O objetivo desta atividade é promover um despertar para realidade social em que vivemos.

Buscar o desenvolvimento racional, crítico, a empatia com o outro, a leitura, pesquisa,

interpretação. Etc.

Leia atentamente o texto do caderno do aluno, volume 03 e realize as atividades da página

74 e 75

Responda a seguinte Questão:

01 – Como você descreve a política do seu Estado neste tempo de pandemia?


BIOLOGIA

2ª série A, B, C, D, E, F, G - Professor Silvio














INSTRUÇÕES

 Utilizando o conteúdo do Power Point enviado em anexo, produza, em folha à parte, uma cruzadinha, com pistas, à partir da palavra  vertical MENDEL

As respostas das pistas respectivas às letras devem ser dadas apenas utilizando linhas horizontais, conforme o modelo abaixo:

                                              h o o z i g o t o

E

N

D

E

L

M – Indivíduo que para um determinado caráter biológico apresenta apenas genes dominantes ou genes recessivos





 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO