E.E.
Major Telmo Coelho Filho
Queridos
alunos, sabemos que neste momento as coisas estão bem confusas e imprevisíveis,
por isso é importante que vocês se cuidem, fiquem em casa (se puderem!!!), e se
organizem para manter uma rotina de estudos.
Acessem o Centro de Mídia São Paulo nos
horários determinados para sua série/ano, façam os trabalhos solicitados pelos
professores no blog da escola, pesquisem, assistam vídeo aulas, tirem dúvidas
através dos meios de comunicação disponíveis, enfim, não fiquem parados!!! Esse
tempo é precioso!!!
Os trabalhos
disponibilizados no blog a partir de 04/05 devem ser realizados gradualmente de
acordo com sua própria rotina de estudo, ainda não há data de entrega, estamos
aguardando novas orientações da SEDUC, e assim que decidirmos, divulgaremos as
datas!
Fiquem
atentos!
Fiquem bem!!
ARTE
Arte – Profª
Debora – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
O encontro entre Arte e público: locais de exposições de
arte
Pesquisa: Pesquise a história de Bienal de Arte no
Brasil. Como ela surgiu? Quem foram os idealizadores? Onde e quando acontece?
Como acontece a escolha das obras de arte que farão parte da exposição da
Bienal?
Arte - Prof. Antonio Edgar - 2ª série A
Caro aluno, este roteiro de estudo foi
idealizado para que você percorra um caminho de atividades e continue a
construir seu conhecimento. Espero poder contribuir positivamente com sua
aprendizagem nesse momento de distanciamento social.
A cada atividade, registre suas impressões e respostas em seu caderno
para sua avaliação futura.
Tema: O
encontro entre arte e público
Conteúdo:
Espaços expositivos, modos de expor, salões de Arte, bienais, feiras de
Arte;
Habilidade:
Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da
mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada; Identificar
espaços e formas de integração entre arte e público.
ESTUDO
A interação entre Arte e público é um encontro que altera os limites do
objeto de arte e do observador, do que causa estranhamento e do que aguça os
sentidos. E quem faz a mediação cultural, ou seja, coloca o observador junto ao
objeto artístico neste roteiro de estudo
será seu professor. Há diferentes espaços que abrigam práticas artísticas,
acolhem observadores de Arte. Diferentes Profissionais trabalham para ativar a
produção artística, viabilizando um encontro entre Arte e público, de forma
sensível e significativa, como experiência estética. O foco nesta mediação
cultural é: Espaços expositivos, modos de expor, salões de Arte, bienais,
feiras de Arte;
Muitas instituições culturais nacionais e
internacionais tem tornado seus acervos disponíveis na internet.
Questões
para refletir e responder...
a) A
interação com o público pode acontecer em todas as linguagens da arte?
b) Os espaços alternativos (aqueles espaços que
diferem dos tradicionais) são facilitadores na aproximação com o objeto da
arte. Comente essa afirmação.
Indico a seguir um site e um vídeo para apreciação.
“ Mundo Museu Instituto Inhotim”, observe como é
a interação do público com a arte...
Atividade:
Escreva um comentário sobre o que viu, o que refletiu, o que achou mais
interessante, demais observações do seu interesse, enfim o que você aprendeu
neste roteiro de estudo.
Nos
veremos em breve!
MATEMÁTICA
Matemática - Profª Marcela / Prof. Francisco – 2ªs
séries B, C, D, E, F, G
Obs; Apresentar a resolução dos cálculos.
Lista 1:
1) Exprima em graus:
2) Exprima em radianos:
a) 30°
b) 60°
c) 90°
d) 180°
e) 330°
f) 120°
g) 150°
h) 240°
i) 225°
j) 315°
3) Transforme em minutos:
a) 30°30’
b) 45°45’
c) 45°15’
d) 5°30’30’’
e) 50°50’
f) 400°45’
g) 360°20’
h) 202°10’
i) 150°05'
4) Dentre os desenhos abaixo, aquele que representa o
ângulo que tem medida mais próxima de 1 radiano é:
Links das aulas no youtube:
Matemática – Prof. Vitor
– 2ª série A
Questionário – Trigonometria
a) Determine o valor de x.
b)
Considerando, agora, que o ângulo DÊF
possua abertura de 60°, qual será o valor de x?
Pesquisa bibliográfica:
O que são as Leis do Seno, Cosseno e Tangente? Quais são
suas aplicações?
QUÍMICA
Química – Profª
Viviane – 2ª série A
LISTA
l
1. (Unirio)
“Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas
internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo
de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas
com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias,
aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.”
(Jornal do Brasil, outubro 1996).
Considerando que o número atômico do
titânio é 22, sua configuração eletrônica será: __
O elemento cujo átomo tem o maior
número de elétrons em sua camada mais externa é aquele cujo número atômico é
igual a:
a) 2
b) 4
c) 7
d) 11
e) 12
3. (IFSP/2013)
- O número de elétrons da camada de valência do átomo de cálcio (Z = 20), no
estado fundamental, é?
4. (AMAN-SP) - O elemento hipotético com nº atômico (Z = 116)
apresenta na camada mais externa (camada de valência) um número de elétrons
igual a?
5. (Mack-2003) - Uma distribuição eletrônica possível para um
elemento X, que pertence à mesma família do elemento bromo, cujo número atômico
é igual a 35, é?
6. (Unificado-RJ) - As torcidas vêm colorindo cada vez mais os
estádios de futebol com fogos de artifício. Sabemos que as cores desses fogos
devem-se à presença de certos elementos químicos. Um dos mais usados para obter
a cor vermelha é o estrôncio (Z = 38), que, na forma do íon
Sr+2, apresenta qual configuração eletrônica.
7. (FM Petrópolis RJ/2013) - O
chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos.
A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a
uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente
afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas. Sendo o
número atômico (Z) do chumbo igual a 82, o íon plumboso (Pb2+)
possui os elétrons mais energéticos no subnível :
a) 6p2
b) 6s2
c) 6p4
d) 5d10
e) 4f14
8. (Unifor-CE)
- O átomo de um elemento químico tem 14 elétrons no terceiro nível energético
(n = 3). O número atômico desse elemento é?
9. (Ufrs)
- O íon monoatômico A2- apresenta a configuração eletrônica 3s2
3p6 para o último nível. O número atômico do elemento A é?
1. O
cloreto de sódio (NaCl) representa papel importante na fisiologia da pessoa,
pois atua como gerador clorídrico no estômago. Com relação ao elemento químico
cloro (z=17), qual o número de elétrons no subnível ''p''?
Química – Profº
Wilson – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
Vídeo para 2º ENSINO MÉDIO
Rios
Urbanos - problemas e soluções
Fazer um relatório sobre o assunto tratado no vídeo
acima, com foco no aumento das concentrações de poluentes das águas. Mínimo de
15 linhas.
Conteúdo: Alguns parâmetros de qualidade da
água–concentração de materiais dissolvidos
Habilidades: Refletir sobre o significado do senso comum
de água “pura” e água potável
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA – Profª
Celiane – 2ªs séries B, C, D
1.
Ler o texto “Amor nos textos da
Internet”, de Jairo Bouer. Acessar em https://www.campograndenews.com.br/artigos/amor-nos-tempos-da-internet
2. Responda
as questões:
a) A
matéria se inicia com uma pergunta. Você considera que o autor respondeu a ela
satisfatoriamente ao longo do texto?
b) Do
ponto de vista de Jairo Bouer, o autor dos tempos da internet, em sua essência,
é diferente de outros tipos de amor? Justifique sua resposta.
c) Para
você, o que é o amor?
d) O
amor já aconteceu para você? Explique e dê exemplo.
e) Pesquise
histórias de amor na Mitologia Grega, na Cultura Africana ou Indígena. Escolha
uma destas histórias e relate os acontecimentos e o que você achou.
GOOGLE SALA DE AULA:
1 . Produção escrita:
Alunos
e alunas, quero que produza um texto (máximo 15 linhas) escrito em primeira
pessoa contando um pouco como você está se sentindo, o que está pensando, o que
está fazendo, o que parou (a escola, o trabalho) e o que continuou a fazer. Eu
texto autobiográfico sobre esse período.
Pesquisa
sobre o Romantismo – Roteiro
Todo trabalho deve ter capa
com nome da escola- título Romantismo – nome do aluno, número e série, Ao
final, bibliografia.
1. O
que foi o Romantismo.
2. Características
das 3 fases românticas
3. Contexto
Histórico do Brasil em cada fase do Romantismo
4. Principais
autores de cada fase romântica
5. Um
poema da escolha do aluno para cada fase romântica.
Trabalho dado no GOOGLE SALA DE AULA
1 . Produção Escrita
Alunos e alunas, quero que
produza um texto (máximo 15 linhas) escrito em primeira pessoa contando um
pouco como você está se sentindo, o que está pensando, o que está fazendo, o
que parou (a escola, o trabalho) e o que continuou a fazer. Eu texto
autobiográfico sobre esse período.
2 Leitura complementar que
postei no GOOGLE SALA DE AULA
Língua Portuguesa – Profª
Sandra – 2ª série A
1-Entregar o caderno APRENDER SEMPRE preenchido
2- Responder às questões dos textos do livro didático que
serão enviados pelo grupo de whatsapp
Páginas
A) 40 e 41
B) 42 a 51
3-Entregar a Avaliação AAP respondida
Língua Portuguesa – Profª Dulce – 2ªs séries E, F, G
Pesquisar:
1-
Gêneros Textuais.
2- Tipos
de Discursos.
3-
Estrutura Dissertativa.
4- Texto
Persuasivo.
5-
Literatura: Romantismo - Principais autores e obras
Atividades:
1- Texto
ilustrativo do período literário acima citado.
2-
Propaganda persuasiva, tema livre.
BIOLOGIA
Biologia – Prof.
Silvio – 2ªs séries A, B, C, D, E,
F, G
Baseado em sua vivência na realidade dessa pandemia que estamos vivendo,
faça um texto de no mínimo 15 linhas, citando:
As mudanças ocorreram em você quanto ao seu lado emocional, sentimental
e comportamental.
Cite também termos científicos que você aprendeu e seus respectivos
significados.
O Complexo de Golgi, modernamente chamado de Aparelho de Golgi consta de um conjunto de bolsas sáculos (minúsculos sacos) achatados, limitados por membranas.
Cloroplastos são orgânulos citoplasmáticos onde se concentra clorofila, presentes nas células vegetais ou algas.
AS
ESTRUTURAS CELULARES
Como vimos em nossas últimas aulas, as
células são formadas, em sua grande maioria, por três partes principais: a
membrana celular (ou plasmática), o citoplasma e o núcleo.
MEMBRANA
CELULAR
A membrana celular ou membrana plasmática é
uma finíssima película envolvente presente em todos os tipos de células,
sendo visível apenas com o auxílio dos poderosos microscópios eletrônicos.
A membrana celular:
·
Limita a célula, estabelecendo um meio intracelular
( que fica dentro da célula) e um meio extracelular (que fica fora da célula)
·
Dá proteção a célula
·
Possui permeabilidade seletiva, isto é, tem a
capacidade de “escolher” o que deve entrar ou sair da célula (este assunto será
abordado em detalhes quando retornarmos para as aulas na escola).
A membrana celular é formada
por duas camadas de lipídios, substâncias da família dos óleos e gorduras, onde
ficam dispostos blocos de proteínas móveis, como icebergs (veja modelo acima).
CITOPLASMA
O citoplasma é a região que, nas células
eucariontes, fica compreendida entre o núcleo e a membrana plasmática.
O citoplasma é preenchido por uma solução
coloidal (gelatinosa) composta por água e proteínas chamada de hialoplasma.
No hialoplasma ficam mergulhados diversos tipos de orgânulos ou organelas
(minúsculos órgãos) responsáveis por desempenhar as diversas funções vitais
para a célula.
ORGÂNULOS CITOPLASMÁTICOS E SUAS FUNÇÕES
RETÍCULO
ENDOPLASMÁTICO
O
Retículo Endoplasmático (R.E.) consta de uma rede de minúsculos túbulos
(finíssimos tubos) ou canalículos (finíssimos canais) interligados, espalhados
por todo o citoplasma podendo apresentar-se liso (ou agranular) ou rugoso (ou
granular). Está presente em todas as células eucariontes.
São funções do retículo
endoplasmático:
·
Transporte de substância no interior da
célula
·
Sintetizar substâncias úteis para a célula
·
Destruir substâncias tóxicas à célula
·
Sintetizar (produzir) proteínas, quando
rugoso
RIBOSSOMOS
São minúsculos orgânulos
citoplasmáticos presentes em todos os tipos de células.
Função:
Sintetizar proteínas (ou
enzimas) para a célula
COMPLEXO
DE GOLGI
O Complexo de Golgi, modernamente chamado de Aparelho de Golgi consta de um conjunto de bolsas sáculos (minúsculos sacos) achatados, limitados por membranas.
FUNÇÃO
Armazenar temporariamente
secreções – substâncias úteis para as células ou para o organismo ao qual ela
pertence para mais tarde eliminá-las no interior de vesículas que podem ou não
permanecerem no interior da célula.
O Complexo de Golgi está
presente em todas as células eucariontes.
LISOSSOMOS
Lisossomos são vesículas (bolsas) presentes
em células animais que contém em seu interior vários tipos de enzimas
digestivas. Os lisossomos são produzidos pela atividade do Complexo de Golgi.
FUNÇÃO
Realizar a digestão de
substâncias no interior da célula
MITOCÔNDRIAS
As mitocôndrias são orgânulos citoplasmáticos
presentes em número variável no citoplasma de células eucariontes.
As mitocôndrias são
orgânulos bastante autossuficientes pois possuem DNA próprio.
FUNÇÃO
As mitocôndrias são responsáveis pela
respiração celular: “queima” da glicose produzindo energia para a célula.
CLOROPLASTOS
Cloroplastos são orgânulos citoplasmáticos onde se concentra clorofila, presentes nas células vegetais ou algas.
Os cloroplastos possuem DNA
próprio
FUNÇÃO
Realizar a fotossíntese.
CENTRÍOLOS
Centríolos são orgânulos de
aspecto cilíndrico, formados por microtúbulos (minúsculos tubos) de proteínas,
presentes aos pares formando um ângulo de 90° entre si, situados próximo ao
núcleo de células animais.
Os centríolos possuem DNA
próprio
FUNÇÕES
·
Orientar a distribuição dos cromossomos,
durante a divisão celular
·
Originar cílios e flagelos
CÍLIOS
E FLAGELOS
Os cílios ou os flagelos são
estruturas com aspecto de filamentos, produzidos a partir dos centríolos,
presente em determinados tipos celulares.
Ø Os
flagelos são longos e pouco numerosos
Ø Os
cílios são curtos e numerosos
FUNÇÕES
·
Realizar s locomoção de determinados
microrganismos
·
Deslocar fluídos em organismos pluricelulares
NÚCLEO
CELULAR
O núcleo celular é uma estrutura de aspecto globoso
(arredondado) presente nas células eucariontes.
O núcleo é visível quando a célula está em
interfase, isto é, quando ela não está se dividindo,
São estruturas nucleares:
CARIOTECA
A carioteca, também chamada de membrana
nuclear, é uma finíssima película que envolve o material nuclear.
NUCLÉOLO
O
nucléolo é uma estrutura de aspecto globoso, constituído por RNA ,
mesma substância que forma os ribossomos.
Quando
a célula está se dividindo (se reproduzindo) o nucléolo se desintegra e seu
material vais servir como matéria-prima para a montagem de novos ribossomos nas
célula-filhas.
CROMATINA
A
cromatina corresponde ao material genético da célula, sendo formada por um
conjunto de filamentos constituídos por DNA envolvido por proteínas.
Durante
a divisão celular, cada filamento componente da cromatina de condensa,
originando os cromossomos.
FUNÇÕES
·
Controle de todas as atividades celulares
·
Determina as características e o modo de
funcionamento da célula
·
Reprodução e hereditariedade
ATIVIDADE
Monte
uma tabela onde conste:
- Orgânulo ou estrutura
- Tipo de célula e onde é presente
- Funções
FILOSOFIA
Filosofia - Profª
Valquires / Prof. Everson – 2ªs séries A, B, C, D, E, F, G
01 – O QUE É CERTEZA
MORAL?
02- DEFINA FILOSOFIA, CONFORME OS TEXTOS
03 – DESCREVA A DIFERENÇA ENTRE DÚVIDA CÉTICA E DÚVIDA
METÓDICA.
04- CRIAR UM TEXTO ONDE VOCÊ COLOQUE EXEMPLOS DAS DÚVIDAS
CÉTICAS E METÓDICAS. 20 A 30 LINHAS.
INGLÊS
Inglês – Prof. Carlos – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
Present Perfec Review
A) Put the verbs in brackets in the correct present
perfect form.
1. Candy …………………………
(knit) a blue sweater for her son.
2. ………………………………
(Alice/ send) you a birthday card?
3. My parents
…………………………… (not/ go) to the cinema for two months.
4. The teacher
…………………………… (not/ give) us much homework today.
5. …………………………………………
(you/ever/go) to the USA?
6. Mum …………………………
(cook) a delicious diner to celebrate dad’s promotion.
7. Paul ……………………………
(not/ choose) the engagement ring yet.
8. You ……………………………
(lose) the keys again! I can’t believe it!
9. Sorry, Pete, I
…………………………… (forget) to bring your CD back.
10. My laptop
……………………… again this morning (break). The technician ………………… (fix) it three
times this month.
11. Cathy …………………………
(not/ wear) the T-shirt I gave her yet.
B) Fill in the blanks
with ALREADY, JUST,
FOR, SINCE, YET or EVER.
1. Mike has …………… had
breakfast; he doesn’t want any coffee now.
2. Have all the
guests arrived ………………………?
3. The teacher has
been ill ……………… last Tuesday. He’s been absent ……………… three days.
4. “Have you …………………
eaten lobster?”
5. I’ve known Patrick
…………… ten years …………… 2003.
6. Tom hasn’t sent
the photos he promised ………
7. My dad has worked
in the same company …………… more than twelve years.
8. “Has Paul ………………
travelled abroad?” “Yes, I think so.”
9. Carol has …………………
finished her project, but I haven’t finished mine ……………
C) Fill in the gaps
with the correct verb in the present perfect. Choose from the list below.
COMPLAIN GET
UP COST BE
TAKE TYPE NOT HAVE SEND
NOT RING LEAVE NOT STOP GIVE
It …………………… a
terrible day today. The alarm clock ………………………… at 7:15 a.m., so I ……………… at
7:50 a.m. I ……………………………… breakfast because I was really late for work. The bus
……………………… just when I arrived at the bus stop, so I ………………………………… a taxi. It
……………………… £8:40!!!
The boss ………………………
because I was late and he ……………………… me a lot of work. I …………………… more than 20
letters and …………………………… about 30 e-mails. Besides, the phone ……………………………
ringing all morning long. It’s 10 p.m. now, I’m going to bed to forget such a
terrible day!
Inglês - Profª
Adriana – 2ª série A
Produza uma resenha crítica em inglês, sobre um filme que
você gosta.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física – Profª
Lauren – 2ª série A
Exercícios e atividades
físicas x Mídia
Pesquisar os conceitos de
exercício físico, atividade física e esporte/desporto. Dar 2 exemplos de cada e
possibilitar práticas de cada um na realidade da quarentena.
A propagação das modalidades
de exercícios e sua potencialização através das mídias. Qual a conduta da mídia
no panorama atual em relação à cada modalidade citada acima.
Bibliografia e imagens
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA – Prof.
Rogério – 2ª série A
Pesquise, usando internet,
livros ou se comunicando com conhecidos sobre o que é a Inteligência Artificial
(AI). Hoje, qualquer pessoa que usa internet e aplicativos simples no celular
já têm mais contato com AI do que imagina. E mesmo quem não vive online já pode
estar convivendo com robôs inteligentes sem nem saber. “Inteligência artificial
é quando o computador consegue aprender com experiências anteriores de modo que
consiga responder ou fazer previsões de maneira assertiva e que pareça ‘natural’
para a mente humana”.
Liste dois (2) processos de
Inteligência Artificial que estão em uso atualmente e até já fazem parte do
nosso cotidiano.
O trabalho deve ter capa com
dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode
usar folhas de caderno)
O tamanho do trabalho,
figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
HISTÓRIA
História – Prof.
José Luiz e Profª Claudirene - 2ªs
séries A, B, C, D, E, F, G
TEXTO
I – ESTADOS NACIONAIS MODERNOS E O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
DEFINIÇÕES: Por Estado
Nacional Moderno devemos entender a
constituição dos Estados-nações (ou países) na Idade Moderna em contraposição
as formas de organização política da Alta Idade Média quando não existiam
efetivas fronteiras políticas e o poder de mando (imposição de leis) era
executado pela nobreza feudal; o rei não detinha o poder político (não fazia as
leis) e não haviam leis escritas valendo o direito do costume (Direito
Consuetudinário) que era aplicado de acordo com a vontade do senhor feudal.
O Absolutismo Monárquico
define-se como um sistema político no qual o rei, teoricamente[1],
detém todos os poderes necessários ao governo de uma nação, isto é, o Poder
Legislativo (de fazer leis), o Poder Executivo (de mandar executar as leis
elaboradas pelo Legislativo) e o Poder Judiciário (de verificar o cumprimento
das leis criadas pelo Legislativo, sancionadas pelo Executivo), por
consequência, o rei controlava também a economia e não estava
submetido as leis que ele criava.
Em outras palavras o Absolutismo é o sistema político caracterizado pela
centralização do poder pelo rei. O Absolutismo Monárquico é uma
consequência direta da formação dos Estados Nacionais Modernos, ou seja, para
que estes viessem a existir houve a necessidade daquele sistema político.
Estados
Nacionais Modernos: origem
A origem dos Estados
Nacionais Modernos está ligada as transformações econômicas e sociais ocorridas
na Baixa Idade Média, entre os séculos XI e XV quando ocorreram mudanças que
levaram a desagregação do Sistema Feudal. Entre essas mudanças podemos citar:
- econômicas: rearticulação
do comércio internacional com o Oriente Médio que gerou, por sua vez, a fase
denominada Renascimento Comercial e Urbano com o consequente aumento da
circulação de mercadorias no território europeu; produção de mercadorias não
mais destinadas a subsistência como era na Alta Idade Média, mas para abastecer
um mercado em crescimento devido a formação de novas cidades (então chamadas de
burgos).
-
sociais: formação da burguesia resultante, entre outros motivos, do aumento
da população nos feudos gerando novas técnicas agrícolas as quais, dando
resultados, levou a expulsão dos antigos servos que organizaram-se nos
cruzamentos das estradas ou próximos a catedrais ou fortificações medievais e
acabaram formando os burgos sendo seus habitantes denominados burgueses.
Os burgueses, ao contrário dos servos de quem se originaram não produziam
para garantir sua subsistência, porém, para vender , logo, surgiram burgueses
ligados a produção de bens e outros ligados ao comércio dos bens
produzidos e assim, gradativamente os artigos deixam de ser produzidos artesanalmente
(como nos feudos) e passam a ser
produzidos em manufaturas. Muitos dos camponeses que fugiam ou
eram expulsos dos feudos acabavam por empregar-se nas manufaturas onde ganhavam
por jornada de trabalho (daí serem chamados de “jornaleiros”) ou em
troca de aprenderem o ofício e tornarem-se “oficiais” ou “mestres”.
Surgem as guildas (associações de comerciantes com o objetivo de
organizar os interesses da burguesia comercial) e as corporações de ofício,
cujo objetivo era fiscalizar a produção quanto a qualidade e os preços das
mercadorias para evitar a concorrência desleal entre os produtores. Eram também
as corporações de ofício encarregadas de fazer os exames de aptidão para ver se
um mestre poderia abrir uma nova oficina no burgo onde vivia.
- politicas:
como consequência direta das transformações econômicas e sociais ocorridas
na Baixa Idade Média, deu-se o fortalecimento dos reis gerando o Absolutismo
Monárquico. Os reis passaram a ampliar seus poderes na medida em que tanto
a burguesia quanto a nobreza – e mesmo o clero – necessitavam de um poder
central para atender as necessidades específicas de cada ordem social. Vejamos
os interesses de cada uma:
·
Burguesia: como
dito acima, a burguesia era um novo estamento social (ou ordem ou ainda classe
social) cujo maior interesse era enriquecer fosse através da produção de
mercadorias, fosse através do comércio. Entretanto seus ganhos eram limitados
por falta de segurança nas estradas , pois, tanto cavaleiros desocupados quanto
“salteadores profissionais” saqueavam as caravanas de mercadores; os senhores
feudais cobravam pedágios dos comerciantes para que usassem as estradas que
passavam por seus feudos; necessidade de unificação monetária, pois, em
um mesmo território circulavam diferentes moedas (isto porque alguns senhores
feudais produziam sua própria moeda); proteção aos burgos, isto porque muitos
nobres cobravam altos impostos dos moradores dos burgos ou simplesmente os
invadiam sob alegação que estavam em suas terras. Neste contexto houve a
chamada “união do rei com a burguesia” na qual a burguesia pagava
impostos ao rei e este contratava soldados e formava um exército próprio para
impor sua autoridade. A burguesia foi favorecida porque, dado que tinham
conhecimento de finanças, tornaram-se funcionários do corpo administrativo real
exercendo funções burocráticas. Recaía sobre a burguesia, então integrante do 3 Estado,
·
Nobreza: se à
primeira vista os nobres perderiam seus poderes políticos em seus feudos com o
empoderamento dos reis, naquele momento necessitavam de um poder forte para
ajudá-los em suas lutas contra as muitas revoltas de camponeses, as chamadas jacqueries,
assim chamadas porque os camponeses eram apelidados de “Jacques, bom homme” que
significava “Jacques, o simples”. Além disso a nobreza foi cooptada pelos reis
na medida em que ganhavam altos cargos como comandantes do Exército, ministros
e suas mulheres ficavam na corte em cargos “importantes” como auxiliares das
rainhas. Além disso, estavam desobrigados a pagar impostos. Não podemos nos
esquecer, entretanto, que a submissão da nobreza ao poder do rei foi unânime
tendo havido batalhas para sujeitar os que discordavam.
·
Clero: estamento
que ocupava o ápice da pirâmide social durante a Idade Média e Moderna, a
Igreja Católica foi protegida pelos soberanos absolutistas em diferentes
momentos: contra os movimentos heréticos
na Baixa Idade Média, contra os movimentos reformistas que abalaram a
cristandade (Reforma Protestante) durante a Idade Moderna. Em troca de tal
proteção o alto clero – os quais tinham parentesco com a nobreza – pregavam
junto aos fiéis da necessidade de obedecerem ao rei com o discurso de que este
era o representante de Deus na Terra e desobedecer àquele seria desobedecer a
Este[2].
Principais
Estados Nacionais Modernos: Portugal, Espanha, França, Inglaterra
·
Portugal: O
primeiro Estado Nacional Moderno com a consequente centralização política foi,
sem dúvida, Portugal. O fator essencial a tal pioneirismo foi a Revolução de
Avis, evento ocorrido entre 1383 e 1385 e impediu que Portugal voltasse a ser
tributário do Reino de Castela.
A Revolução de Avis é o típico exemplo da união entre o rei, a
média burguesia, mestres de ofício, e o povo miúdo uniram forças com a
pequena nobreza que também perderia seus privilégios caso Portugal se tornasse
vassalo de Castela e proclamaram D. João, mestre da Ordem Militar de Avis como
“regedor e defensor do reino” (conf. SARAIVA, Hermano José; História
concisa de Portugal, pg.117). Coroado rei de Portugal como D. João I, de Avis,
criou uma nova dinastia e com os recursos financeiros obtidos dos impostos da
burguesia passou a financiar as aventuras marítimas que levaram a descoberta de
uma nova rota comercial para o Oriente. O sucesso da empreitada marítima tornou Portugal uma
potência colonialista e os lucros advindos da exploração de suas colônias
permitiu ao reis manterem-se como monarcas absolutistas até o século XIX.
· Espanha:
No
século XV após o casamento entre Fernão rei de Aragão e Isabel rainha dos
reinos de Leão e Castela, em 1469, teve início o processo de centralização
política. Em Janeiro de 1492 expulsaram os mouros de Granada – último reduto
árabe na península Ibérica – e deram por unidos os reinos que vieram a compor a
Espanha.
Consolidado
o poder real a Espanha seguiu os passos de Portugal no expansionismo marítimo e
deu início a conquista da América e, consequentemente, apossou-se das imensas
reservas de prata e ouro. Tais riquezas permitiram aos reis espanhóis
estender seus domínios sobre Flandres (Países Baixos), parte da Península
Itálica centralizando o poder até início do século XIX.
· França: Iniciou o processo de
centralização no século XII durante a dinastia Capetíngia, com Felipe, o
Belo, entretanto, disputas internas entre pretendentes ao trono aliada “Guerra
dos Cem Anos” (1337-1453) contra a Inglaterra dificultou esse processo.
Durante
o século XVI a Reforma Protestante colocou em confronto católicos e
membros das novas religiões e a insegurança proveniente destas guerras civis
contribuíram para a formação de um poder político forte organizado pelo
cardeal Richelieu, tornado ministro da França em 1642, quando “(...)passou a empreender uma profunda reforma no sistema
político francês, endurecendo o poder executivo, acentuando a doutrina da
origem divina do poder do rei e rechaçando os aristocratas que se interpunham
ao seu projeto, incluindo a rainha.”
Após, a “Guerra dos Trinta Anos” (1618-1648) a economia
francesa estava em ruínas. Com a morte de Richelieu assumiu o ministério o
cardeal Mazarino que tentou impor pesados impostos a população francesa gerando
os conflitos chamados “Fronda de Paris” (especificamente entre 1648 e 1653), na
qual os participantes ocuparam o palácio do Louvre sendo, porém, derrotados em
1653. A derrota dos participantes da Fronda permitiu o retorno do rei Luis XIV
que, educado pelo cardeal Mazarin, impôs rapidamente seu domínio sobre toda a
população reprimindo revoltas já em seu início, mantendo um exército permanente
e priorizando a ordem.
Luis XIV governou entre 1643 e 1715 e, auxiliado por Colbert
ministro da Fazenda, desenvolveu
práticas mercantilistas através do estimulo a indústria nacional e dificultando
as importações (protecionismo) o que garantiu uma balança comercial
favorável e tornou a França uma grande potência na época.
A justificativa para suas ações foi amparada pela “teoria do
direito divino dos reis”, criada pelo bispo Jacques Bossuet que foi conselheiro
do rei. Luis XIV sintetizou a
centralização política, característica essencial do Absolutismo, com a frase “O
ESTADO SOU EU”.
·
Inglaterra: no século XIII, a fim de conter os excessos
do rei João, dito “Sem Terra” (personagem do romance épico Robin Hood), a
nobreza inglesa criou um conselho a fim de limitar os poderes dos reis.
Entretanto, com a “Guerra dos Cem Anos” a figura do rei tornou-se importante a
fim de organizar as lutas, porém, terminado o conflito a economia do país
estava arruinada assim como a importância do rei. A situação política e social
deteriorou ainda mais com a “Guerra das Duas Rosas”, entre as famílias
York e Lancaster que almejavam o poder. Este conflito só terminou quando
Henrique Tudor, apoiado pela família Lancaster, derrotou o rei Ricardo III, de
York e assumiu o trono como Henrique VII dando início a dinastia Tudor. Para
unir as duas famílias, Henrique casou-se com Isabel de York, além de eliminar
todos os focos de resistência ao seu reinado.
O filho de Henrique VII, Henrique VIII é considerado o
responsável pela implantação do Absolutismo na Inglaterra na medida em que
dominou a nobreza, cooptando seus membros ou mesmo eliminando aqueles que
poderiam oferecer-lhe perigo e eliminou o poder da Igreja Católica através da Reforma
Anglicana.
A Reforma Anglicana foi a cisão entre o rei e o papa
Clemente VII por este não ter anulado seu casamento com Catarina de Aragão. Tal
reforma permitiu a Henrique VIII tornar-se o chefe espiritual da Igreja
Anglicana rendendo-lhe importante lucro político e econômico, pois, expulsou os
padres da Inglaterra, apossou-se das terras da Igreja Católica distribuindo uma
parte entre a alta nobreza e outra parte foi vendida para a burguesia e para a
pequena nobreza, ambas interessadas em utilizar a terra com fins lucrativos,
principalmente na produção de ovelhas para a produção de lãs, o que gerou os
chamados enclausure (cercamentos) das terras e a expulsão dos camponeses
que viviam nas chamadas “terras comunais” e da Igreja Católica. Os camponeses,
expulsos das terras anteriormente ocupadas, passaram a mendigar nas cidades e
estradas, o que levou o rei a criar leis contra a mendicância que ia desde a
prisão até a forca. Tais medidas favoreceram as manufaturas inglesas uma vez
que os antigos camponeses passaram a trabalhar por míseros pagamentos, muitas
vezes em troca de alimentação.
Para favorecer ainda mais a produção interna proibiu as
exportações de lã e outras matérias primas, assim como desestimulou a
importação de artigos produzidos em outros países através do aumento das taxas
alfandegárias.
Após sua morte, seu filho assumiu o trono como Eduardo VI
que deu continuidade a política econômica e religiosa do pai, inclusive
eliminando os últimos resquícios dos rituais católicos nos cultos da Igreja
Anglicana. Eduardo VI morreu aos 15 anos e foi sucedido por sua prima Joana
Grey, que reinou de 10 a 19 de Julho de 1553 (apenas 09 dias). Assumiu o trono
sua meia irmã, Maria I que, sendo católica, passou a perseguir protestantes e
restabeleceu os cultos católicos.
Maria I permaneceu no trono até sua morte, em novembro de
1558 e seu governo foi marcado por crise econômica, política causada,
principalmente, por ter se casado com Filipe, filho do rei Carlos II da Espanha
e guerras contra a França motivada pelo seu casamento com Filipe (depois Filipe
II).
Com a morte de Maria I o trono foi ocupado por Elizabeth
I, meia irmã de Maria e Eduardo VI.
Elizabeth I conseguiu dar continuidade ao Absolutismo
monárquico iniciado por seu pai, Henrique VIII, não apenas no campo religioso e
político, mas também no econômico e para isso lançou mão de recursos pouco
louváveis: a pirataria. Pelo fato de a Inglaterra ter se envolvido com a França
em uma guerra secular, atrasou-se no processo das “Grandes Navegações” e não se
apossou de imediato de grandes territórios de onde poderia retirar seus
recursos, assim passou a atacar os navios espanhóis que saiam da América
carregados de metais preciosos e como esses “bandidos do mar” eram patrocinados
pelo governo inglês não eram denominados “piratas”, mas sim “corsários”,
sendo o mais importante deles Francis Drake, que fez uma viagem de
circunavegação entre 1577 e 1580 na qual aproveitou para atacar e saquear
colônias espanholas na América. Durante o governo de Elizabeth I, entrou em
conflito com a Espanha que, ainda sob o governo de Filipe II (ex marido de sua
irmã Maria I), organizou uma frota de navios – denominada Invencível Armada –
sendo foi derrotada pela marinha inglesa sob o comando de Francis Drake.
Elizabeth I morreu em 1603 e por ser solteira – foi
denominada “A Rainha Virgem” – foi sucedida por Jaime VI, da Escócia, com o
título de I, da Inglaterra.
Teóricos do
Absolutismo Monárquico
O Absolutismo Monárquico foi defendido por muitos
filósofos políticos durante a Idade Moderna, sendo os mais citados:
·
Nicolau Maquiavel (1469-1527): Em sua obra “O Príncipe”
defendia que a função do governante era manter-se no poder a qualquer custo,
desde que fosse para garantir a boa existência dos súditos. Maquiavel
aconselhava que o “príncipe” deveria manter um exército nacional permanente –
mas para isso seria necessário desenvolver uma “consciência nacional” o que não
existia na época – para não precisar valer-se de mercenários; isentava o
“príncipe” de princípios morais para garantir sua liberdade de ação para
permanecer no poder, para Maquiavel o “Estado é amoral”. Pela maneira como esse
filósofo expôs suas ideias a respeito das funções do governante para garantir
sua permanência no poder deduziu-se que para ele “os meios justificam o fim”,
porém, tal frase não existe em sua obra.
·
Jean Bodin (1530-1596): Embora não defenda claramente
que o poder do rei seja uma graça divina, seus escritos induzem a tal sentido,
porquanto afirma que o governante não pode se opor as leis divinas. Seus
escritos defendem a soberania do Estado.
·
Jacques Bossuet(1627-1704): Autor da “Teoria do Direito
Divino dos Reis” considerando um crime contra o próprio Deus revoltar-se contra
o rei, pois, se este estava no poder era por vontade do Criador.
·
Thomas Hobbes(1588-1679): Desenvolveu, para justificar o
absolutismo político, a ideia do jusnaturalismo (direito natural) em sua
principal obra “O Leviatã”. Para Hobbes, o ser humano em seu estado de natureza
era totalmente livre porque não havia leis que limitassem suas ações, de tal
forma que as pessoas não tinham segurança e a situação era de “uma guerra de
todos contra todos” em um mundo onde “o homem é o lobo do homem”. Para acabar
com tal situação a humanidade teria criado o Estado a fim de criar leis para
organizar a sociedade humana.
(Referências:
LINHAGENS DO ESTADO ABSOLUTISTA; ANDERSON, Perry; Editora Brasiliense, São
Paulo, 1985;
Wikipedia – diversos
acessos)
ATIVIDADES
– TEMA: ABSOLUTISMO
COM BASE NO VÍDEO
“ABSOLUTISMO MONÁRQUICO PARTE 1”
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1) O que caracteriza o absolutismo
monárquico?
2) Quais as forças, ou
classes, sociais que davam sustentação ao monarca absolutista?
3) Entendendo-se que a
formação do Absolutismo Monárquico teve como pilar de sustentação a burguesia –
daí dizer-se que o absolutismo foi uma consequência da “união entre o rei e a
burguesia” – pergunta-se:
A) qual a vantagem que o rei obteve ao unir-se a
burguesia?
B) Por que a burguesia apoiou a formação de um governo absolutista,
um regime político que, teoricamente,
daria total poder a uma única pessoa?
4) Sabendo-se que a nobreza
durante a Alta Idade Média era a classe dominante tendo poderes praticamente
absolutos em seus feudos e o rei não exercia de fato poderes de mando, qual
fator foi preponderante para que a mesma se submetesse ao domínio do rei? O que
a nobreza recebeu em troca de tal submissão?
5) Quem foi Luís XIV e qual
frase dita por ele que sintetiza o Absolutismo Monárquico?
6) Durante o auge do Absolutismo
surgiram filósofos que buscaram justificar a existência desta forma de governo.
Quais foram os principais teóricos do Absolutismo Monárquico?
7) Qual o filósofo político
cuja obra gerou a frase “os fins justificam os meios”? Qual o nome do livro
onde ele expõe seu pensamento de como deve o governante proceder?
8) Qual a base do pensamento
político de:
A) Thomas Hobbes?
B) Jean Bodin e Jacques Bossuet?
FÍSICA
FÍSICA – Prof. Rogério
– 2ª série A
Assista aos vídeos:
Pesquisa as duas leis da
termodinâmica, a evolução das máquinas mecânicas e as conquistas que a
humanidade obteve com elas. E também responda à seguinte questão:
Quais
as vantagens e desvantagens da substituição do trabalho humano para o trabalho
mecânico como nas linhas de montagem, colheitadeiras, entre outros?
O trabalho deve ter capa com
dados da escola, Título, disciplina (física) , turma, nome e data. (pode usar
folhas de caderno)
O tamanho do trabalho,
figuras, fotos, etc é a critério de vocês.
Física - Prof.
Francisco – 2ªs séries B, C, D, E,
F, G
Atividades
online.
1ª
Atividade - Três vídeos sobre Aquecimento Global e Mudanças Climáticas para
assistir.
Responder
três questões com base no conteúdo dos vídeos.
2ª
Atividade - Quatro questões com base nas Pesquisas sobre: Vida e obra de
Celsius, Fahrenheit e Kelvin; Coeficientes de dilatação linear em materiais
sólidos e volumétrica em substâncias líquidas; Dilatação nos sólidos (linear,
superficial e volumétrica) e nos líquidos (volumétrica e aparente).
GEOGRAFIA
Geografia – Prof.
Emílio – 2ªs séries B, C, D, E
Pesquisar sobre a Construção de Brasília e sobre a
Serra dos Carajás
Geografia – Prof
Marcos – 2ª série G, A, F
LEIA
O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS
SEGUINTES QUESTÕES:
OMS
afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
Diretor-geral disse que o
vírus já chegou a quase todos os países do mundo. Organização e Fifa lançaram
uma campanha de combate à Covid-19.
OMS
afirma que pandemia de coronavírus está acelerando
A
Organização Mundial da Saúde afirmou nesta segunda-feira (23) que a pandemia de
Covid-19 está acelerando.
O
diretor-geral disse que o novo coronavírus já chegou a quase todos os países do
mundo: "É de partir o coração".
Desde o
primeiro caso relatado até os 100 mil casos, se passaram 67 dias. Para outros
100 mil, mais 11 dias; e para outros 100 mil casos, apenas quatro dias. Mas
Tedros Adhanom afirmou que não devemos nos prender às estatísticas: “Não somos
espectadores impotentes. Podemos mudar a trajetória dessa pandemia”.
E, para
isso, ele ganhou a ajuda de um grande time. A OMS e Fifa lançaram uma campanha
de combate à doença. "Por favor, lave as mãos com frequência, usando sabão
ou gel desinfetante", alerta Alisson, goleiro da Seleção brasileira.
O
diretor-geral da OMS ressaltou que não há tratamento comprovadamente eficaz
contra a Covid-19 e alertou que o uso de medicamentos não testados pode causar
mais mal do que bem e provocar uma escassez de produtos essenciais para tratar
outras doenças.
O
secretário-geral das Nações Unidas pediu um cessar-fogo global para que o mundo
possa se concentrar no que chamou de "verdadeira luta das nossas
vidas". Antonio Guterres disse que a ONU precisa de 2 bilhões de euros
para ajudar os países mais pobres.
1. Utilizando
o mapa mundi, destacar que esse vírus superou as escalas local, regionais ,
para uma escala global? Por que?
SOCIOLOGIA
Sociologia – Profª.
Marcia – 2ª série A
Queridos alunos!
Espero que estejam todos bem e seus familiares também.
Estou com saudades de vocês... Se cuidem, para que
possamos estarmos juntos em breve.
Precisamos ficar em casa. Sempre lavarmos as mãos, para que
essa fase passe logo.
Beijos no Coração.
Profa. Márcia Martelli
Vamos lá...
Estávamos trabalhando o contexto da diversidade social
brasileira, dentro da musicalidade. Íamos entrar na diversidade social
brasileira, através das diferenças nas rendas familiares, saneamento básico,
analfabetismo dentro das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Então... a 1ª.
ATIVIDADE, consiste em:
Acessar o site do IBGE e realizar uma pesquisa sobre
Saneamento básico e analfabetismo nas cincos regiões do país, em porcentagem,
em forma de tabela ou gráfico, analisando as diferenças sociais e humanas que
aparecerão.
Feita a pesquisa, a tabela, irão para a próxima atividade:
2ª atividade: elaborar um texto argumentativo sobre essa
discrepância social existente em nossa sociedade.
Obs. As duas atividades serão para entregar. Podem utilizar
o caderno de desenho, para fazer a tabela ou gráficos e folha de caderno para
produção de texto.
3ª atividade: Pesquisar sobre o sociólogo Georg Simmel,
sua biografia, seus estudos sobre o estrangeiro e o viajante e o processo de
aculturação e assimilação dentro do processo de imigração.
4ª. Atividade, façam uma Charge política, representando
as atitudes de nosso presidente da República em relação ao processo de pandemia
e isolamento que estamos vivendo no momento, por conta do vírus COVID-1.
Bom trabalho a todos.
Assistam às aulas no canal CMSP e TV Educação 2.3, de
sociologia quando acontecerem e registrem a data, os temas trabalhado, e breve
resumo do assunto. Vamos somar aos bimestres.
Forte abraço a todos.
Sociologia – Prof. Andre – 2ªs séries B, C, D, E, F, G
“Sociedade isolada”
O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o
restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há
uma força
maior, seja imposta pelo governo, seja por uma
situação de guerra ou pandemia, ou até
mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por
questões de saúde mental (em consequência de depressão, por
exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social
voluntário.
Causas do isolamento social
O isolamento social pode ser causado por
motivos interiores ou exteriores ao indivíduo. Listamos a seguir as causas dos
dois tipos de isolamento e suas variantes.
→ Causas do isolamento involuntário
●
Epidemias e pandemias
Quando há
uma situação
emergencial de epidemia em um país ou uma pandemia (quando
a epidemia é generalizada e perpassa as fronteiras de um país, espalhando-se
por outros continentes), há a imposição de um isolamento social por parte dos
governos e dos líderes das nações. No caso da pandemia de coronavírus
de 2020, por exemplo, os governos estão impondo quarentenas e
distanciamento social, que opera por meio do fechamento de comércio, do
transporte público e de escolas, por exemplo.
Nos casos
mais severos, há a imposição de uma tática chamada lockdown horizontal, que é o isolamento
total da população em suas casas com o fechamento quase total do comércio e dos
serviços.
●
Guerras
Quando uma
guerra estoura em um local, como aconteceu em 2015, na Síria, há a
imposição de um toque de recolher para que a
população se feche em casa e não sofra as consequências diretas da guerra. Esse
tipo de confinamento nem sempre é efetivo, visto que, em situações de guerra,
existem bombardeios que destroem casas de civis.
●
Violência
Quando os
índices de violência crescem repentinamente em uma região, há a imposição de um
isolamento social via toque de recolher para que a população não fique exposta
diretamente a casos de assalto, por exemplo. Assim, o toque de recolher pode
ser imposto pelas autoridades ou mesmo pelas próprias pessoas, que se isolam
por causa dos conflitos sociais.
→ Isolamento voluntário
●
Depressão e outras doenças psiquiátricas: quando as pessoas são acometidas por doenças como a depressão,
transtorno bipolar, síndrome de boderline e outras comorbidades psiquiátricas,
elas podem cair em situação de isolamento social. Nesse caso, o isolamento não
é uma opção escolhida pela pessoa, visto que a doença não é uma escolha, mas
dizemos que o isolamento é voluntário por não partir de uma situação exterior à
própria pessoa.
●
Vontade: algumas pessoas simplesmente escolhem viver
fora do convívio social por livre e espontânea vontade, sem nenhuma força maior
que as obrigue ao isolamento.
●
Motivos religiosos: existem grupos
religiosos, como os amishes,
que optam pelo isolamento social do grupo para manter o que chamam de pureza
religiosa da comunidade. Os amishes são cristãos ultraconservadores que não
aceitam qualquer intervenção do mundo moderno, como a tecnologia, no seu
cotidiano.
Consequências do isolamento
O isolamento
social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou
outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em
casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o
transtorno de ansiedade, podem levar ao suicídio.
O isolamento
social pode desencadear ou agravar doenças psiquiátricas.
O isolamento social forçado também pode acarretar doenças psicológicas nos indivíduos.
Quando a pessoa é forçada a ficar em casa, ela pode desenvolver um quadro de
ansiedade generalizada, que pode evoluir para a depressão. As consequências
desse isolamento, se não forem cuidadas, podem ser catastróficas.
Além das
consequências isoladas e individuais, o isolamento social, quando imposto por
motivo de força maior, pode também acarretar crise financeira. Quando a população para de circular nas ruas e consumir, o comércio
e a prestação de serviços também param de funcionar. Isso provoca a queda extrema nas
vendas e a falta de arrecadação. O
Brasil, que ainda depende fortemente do comércio e da prestação de serviços, é
um dos países que podem ser drasticamente afetados por um isolamento social
grupal que provoque a queda no consumo.
PORFíRIO, Francisco. "Isolamento Social"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/isolamento-social.htm. Acesso em 22
de abril de 2020.
ATIVIDADE
Faça uma dissertação de aproximadamente de 30
a 40 linhas sobre o papel da cultura e comunicação de massa – música,
televisão, internet, cinema, artes e literatura no isolamento social e na
quarentena imposta em nosso Estado, seguindo a determinação da OMS (Organização
Mundial da Saúde) como política de enfrentamento da pandemia do Covid-19.
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida – Profª Sandra – 2ª série A
1-Escrevam sobre os problemas ambientais da
cidade e do mundo em geral.
2- Explique sobre os vários tipos de
poluição. Fale sobre a diferença entre lixo e material reciclável.
3-Qual é seu papel (e do seres em geral) sobre
os problemas ambientais.
4-Faça uma ligação entre os problemas
ambientais e a COVID 19
5-Veja o vídeo: faça um resumo e comente Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw (Lugar
de lixo é no lixo) autor
Lula Borges
















Gostaria de saber, essas atividades são para entrega, logo devo fazer em folha de almaço ou no próprio caderno?
ResponderExcluir????
Excluir