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domingo, 7 de junho de 2020

8º ANO


EE Major Telmo Coelho Filho

Queridos alunos e responsáveis, as atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia, assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!



ELETIVA







MATEMÁTICA

8º A – Prof. José Luiz

-Livro pgs.96/97/98 - responder exercícios 1/2 da pag.98;

-Livro pg.99 - responder exercícios 1/2 da pag.99;

-Livro pgas.100/101 -responder exercícios de 1 à 9 da pag. 102;

-Livro pags.103/104/105 -responder exercícios de 1à 7 da pag. 106.


8º C, D – Profª Simone
DICA:
1) Lendo as explicações e procurando aulas no YouTube sobre o tema “expressões algébricas”, você terá condições de resolver os exercícios.
2) Por enquanto se tiver condições mandar por e-mail, mas não é obrigatório:
simoneg61@gmail.com
3) Para resolver os exercícios, lembrar: 5x = 5 . x (multiplicação)

Expressões algébricas
    As expressões em que aparecem letras no lugar de números são chamadas expressões algébricas . Nessas expressões, as letras são chamadas variáveis.
    Quando substituímos a variável de uma expressão algébrica por um número e efetivamos os cálculos, obtemos o valor numérico da expressão.
   Por exemplo, o valor numérico da expressão
, para , é dado por: .
   A parte da matemática que estuda letras para representar números é chamada álgebra.

Questões:
1.            Para cada expressão literal, escreva uma expressão algébrica na tabela abaixo:

EXPRESSÃO LITERAL
EXPRESSÃO ALGÉBRICA
Dezoito mais o triplo de um número;


O dobro de um número menos três;


Seis vezes um número mais nove;


O quíntuplo de um número menos cinco;


A metade de um número mais um;


Um número ao quadrado mais três;


Um número menos três dividido por quatro.



2.            Pensei em um número, multipliquei por 4, tirei 7 e obtive 29. Em que número pensei?

3.            Escreva na linguagem literal as seguintes equações:
a) X + 3 = 3

b) 3X + 5 + 11

c) X + 2X +1 = 16


4.            Encontre o valor numérico para as expressões algébricas quando X = 2; Y = 3, Z = 5.

a) 2X + 3X                           
b) 5 + Y                                
c) 3Z + 2Z + 2
d) Z+ X                                             
e) 2Y                                     
f) 2Z + X


5. Qual  o perímetro do retângulo e qual o do quadrado?
           


 






                                  
                                                                                                                        

                                                                                                         

6.            Associe cada expressão algébrica a uma frase, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.



7.            Determine o valor numérico de:


 
8.            Considerando n um número natural, escreva uma expressão algébrica para representar:
a) a diferença entre o dobro desse número e 8
b) 20% desse número
c) o antecessor desse número
d) a terça parte desse número menos 5
e) a soma de 20 com
 desse número

9.            Escreva uma expressão algébrica para representar cada situação.

a) Para pagar algumas peças de roupa, dei R$ 28,00 de entrada e o restante dividi em 5 prestações iguais. Qual o valor de cada prestação?

b) Nesse mês, o consumo de energia elétrica da casa de Paulo aumentou em 2/9   em relação ao mês passado. Qual o consumo nesse mês?


10.         Calcule o valor numérico da expressão  para:

a) x = 4 e y = 5                                                        

b) x = 12 e y = 37


11.         Ligar a frase literal com a correspondente expressão algébrica.

A soma de um número qualquer com 9                                
                                 

A diferença de um número qualquer e 9                                                         


O dobro de um número qualquer                                                                      


A terça parte de um número qualquer                                                  


Um número qualquer mais 3, dividida por 4                                        


Um número elevado ao quadrado menos 5                                        


Um número ao cubo dividido por 5                                                       


8º ano B – Prof. Douglas
1) Determine os valores das seguintes potências:
a)24=2x2x2x2=16 (resolvido).
b)33=
c)52=
d)74=
e)103=
f)17=
g)06=
h)54=
i)210=
j)20=(pesquisar).

2) Calcule as seguintes porcentagens:

a)50%de20(50/100 x 20=50x20/100=1000/100=10)(resolvido).

b)30%de60

c)80%de300

d)2%de100

e)25%de200

f)10%de40

g)15%de300

h)35%de1000

i)1%de500

j)10%de20%de1000(pesquisar).

3) Ana possui 4 blusas e 3 calças, de quantas maneiras diferentes ela poderá se vestir, usando uma blusa e uma calça?

Resolução:
4x3=12maneiras diferentes

4) Jonas possui 4camisetas, 4 calças e 3 bonés . De quantas maneiras distintas ele poderá combinar uma camiseta, uma calça e um boné?

5) Uma sorveteria oferece 10 sabores de sorvetes e 5 tipos de coberturas . Quantos sorvetes diferentes podemos fazer , usando apenas um sabor e uma cobertura?

6)25 é um quadrado perfeito ,pois ,52=25.Dê exemplos de outros números que sejam quadrados perfeitos(no mínimo 5 exemplos).

7)No lançamento de um dado, a chance ou probabilidade de sair o número 1 é de uma em seis , ou seja, 1/6.Responda as seguintes perguntas:

a)Qual é a chance de sair o número 6?
b)Qual é a probabilidade de sair um número par?
c)Qual é a probabilidade de sair um número ímpar?
d)Qual é a chance de sair um número maior do que 4?
e) Qual é a probabilidade do número ser primo?(pesquisar números primos)

8) No lançamento de uma moeda, qual é a chance de sair cara?
9) Uma caixa de lápis possui 12 lápis de cores diferentes, qual é a probabilidade de sair o lápis vermelho, numa retirada aleatória?

10) Transforme em porcentagem:

a)1/5(1/5=0,2x100=20%)(resolvido).
b)1/2
c)3/5
d)7/10
e)1/6

11) Um quadrado de 100m2 de área, possui 10m de lado, pois, 102=100.Responda as seguintes perguntas :

a) Quanto mede o lado de um quadrado de 49m2de área?
b) Quanto mede o lado de um quadrado de 81m2de área?
c ) O lado de um quadrado mede 11m, qual é a área desse quadrado?

12) Desenhe um quadrado de 36cm2 de área.

Observação: Faça os exercícios no caderno e transcreva para uma folha.


Exercícios complementares 

1)Calcule o valor de :

43+52+74-103

2)Um desconto de 15% sobre um valor de R$ 800 equivale a :

a)R$100,00 b)R$120,00 c)R$150,00 d)180,00

3)Um salão de festas possui 3 portas para a entrada e 2 portas para a saída.De quantas maneiras diferentes podemos entrar e sair desse salão?

4)Numa urna há 4 bolinhas azuis,3 bolinhas amarelas e 3 bolinhas verdes.Qual é a probabilidade de não sair uma bolinha azul em uma retirada aleatória?

a)30% 

b)40% 

c)50% 

d)60%

5)A sequência abaixo é formada apenas por números quadrados perfeitos.Qual é o décimo primeiro termo dessa sequência?

0,1,4,....

6)Aumentando-se em 50% o lado de um quadrado que mede 10m, a área do novo quadrado será igual a:

a)100m

b)150m

c)200m2 

d)225m2

7)Uma sala quadrada possui 5m de lado.Sabendo-se que cada pessoa ocupa uma área de 1m2,  quantas pessoas podemos colocar nessa sala?


Observação:Faça as questões no caderno e transcreva para uma folha.


8º E, F, G –Prof. Nilton Vieira
Copiar e responder no caderno
Potenciação
potenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes. Se temos a seguinte multiplicação:
2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência).

O
expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:

26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216

Casos de potenciação

Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
20 = 1
30 = 1
100 = 1
40 = 1
1250 = 1

Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
21 = 2
31 = 3
151 = 15
201 = 20
121 = 12

Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
05 = 0
012 = 0
0100 = 0
07 = 0
025 = 0
Base negativa e expoente ímpar, resultado negativo.
(-3)3 = (-3) x (-3) x (-3) = -27
(-4)5 = (-4) x (-4) x (-4) x (-4) x (-4) = -1024
(-2)7 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = -128

Base negativa e expoente par, resultado positivo.
(-2)4 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = + 16
(-6)2 = (-6) x (-6) = + 36
(-7)2 = (-7) x (-7) = + 49

Base é um número racional (fração): devemos elevar ao expoente indicado o numerador e o denominador da fração.



Quando o expoente é um número negativo: invertemos a base e mudamos o sinal do expoente para positivo.




LISTA DE EXERCÍCIOS - 8º ANO – POTENCIAÇÃO
1     - Calcule o valor de:


a)    72
b)    90
c)     -106
d)    (- 0,3)4
e)   
f)    
g)    (1,9)2

h)   (- 6)-1
i)     11-2
j)      2-6
k)   
l)    
m) 




2     - Qual é o valor de 




3     - Resolva a expressão




     4      - Escreva na forma de potências: 
                                                                                          
a)    2.2.2.2.2 =______   
b) 10.10.10.10.10.10 =______            
c) 10.10 =______                 
d) 0.0.0 =______              
e) 1.1.1.1 =______                                                                    
f) 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 = ______                                                        
      
    

PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO

Primeira propriedade

Multiplicação de potências de mesma base

Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.
exemplos
3² x 3⁵ = 3²
⁵ = 3⁷

conclusão:
conservamos a base e somamos os expoentes.


EXERCÍCIOS

1) Reduza a uma só potência
a) 4³ x 4 ²= 

b) 7⁴ x 7⁵ = 

c) 2⁶ x 2²= 

d) 6³ x 6 = 

e) 3⁷ x 3² = 

f) 9³ x 9 = 

g) 5 x 5² = 

h) 7 x 7⁴ = 

i) 6 x 6 = 

j) 3 x 3 = 

l) 9² x 9⁴x 9 = 

m) 4 x 4² x 4 = 

n) 4 x 4 x 4= 

0) m⁰ x m x m³ = 

p) 15 x 15³ x 15⁴x 15 =


2) Reduza a uma só potência:

a) 7² x 7⁶ = 

b) 2² x 2⁴= 

c) 5 x 5³ = 

d) 8² x 8 = 

e) 3⁰ x 3⁰ =

f) 4³ x 4 x 4² = 

g) a² x a² x a² = 

h) m x m x m² =

i) x⁸ . x . x = 

j) m . m . m =

Segunda Propriedade

Divisão de Potência de mesma base

Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.

Exemplo

a) 8⁹: 8² = 8⁹
² = 8⁷

b) 5⁴ : 5 = 5⁴
¹ = 5³

conclusão : conservamos a base e subtraimos os expoentes

EXERCÍCIOS

1) Reduza a uma só potência


a) 5⁴ : 5² = 

b) 8⁷ : 8³ = 

c) 9⁵ : 9² = 

d) 4³ : 4² = 

e) 9⁶ : 9³ =

f) 9⁵ : 9 =

g) 5⁴ : 5³ = 

h) 6⁶ : 6 = 

i) a⁵ : a³ = 

j) m² : m = 

k) x⁸ : x = 

l) a⁷ : a⁶ = 


2) Reduza a uma só potência:

a) 2⁵ : 2³ =

b) 7⁸ : 7³=

c) 9⁴ : 9 =

d) 5⁹ : 5³ =

e) 8⁴ : 8⁰ =

f) 7⁰ : 7⁰ =


Terceira Propriedade

Potência de Potência

Ao elevar uma potência a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes.

(7²)³ = 7²΄³ = 7⁶

conclusão: conservamos a base e multiplicamos os expoentes.


EXERCÍCIOS

1) Reduza a uma só potência:
a) (5⁴)²

b) (7²)⁴

c) (3²)⁵

d) (4³)²

e) (9⁴)⁴

f) (5²)⁷

g) (6³)⁵

h) (a²)³

i) (m³)⁴

j) (m³)⁴

k) (x⁵)²

l) (a³)⁰

m) (x⁵)⁰

2) Reduza a uma só potência:

a) (7²)³ =

b) (4⁴)⁵ =

c) (8³)⁵ =

d) (2⁷)³ =

e) (a²)³ =

f) (m³)⁴ =

g) (a⁴)⁴ =

h) (m²)⁷ =

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO

Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :

1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações

EXEMPLOS

1) 5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23

2) 7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44

Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }

exemplos:

1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14

2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23


Exercícios

1) Calcule o valor das expressões:
a) 7² - 4 = 
b) 2³ + 10 = 
c) 5² - 6 = 
d) 4² + 7⁰= 
e) 5⁰+ 5³= 

f) 2³+ 2⁴ = 

g) 10³ - 10² = 

h) 80¹ + 1⁸⁰ =

i) 5² - 3² = 

j) 1⁸⁰ + 0⁷⁰ = 

2) Calcule

a) 3² + 5 = 


b) 3 + 5² = 

c) 3² + 5² = 

d) 5² - 3² = 

e) 18 - 7⁰ = 

f) 5³ - 2² =

g) 10 + 10² = 

h) 10³ - 10² = 

i) 10³ - 1¹ =

3) Calcule o valor das expressões

a) 2³ x 5 + 3² =

b) 70⁰+ 0⁷⁰ - 1 =

c) 3 x 7¹ - 4 x 5⁰ =

d) 3⁴- 2⁴: 8 – 3 x 4 = 

e) 5² + 3 x 2 – 4 = 

f) 5 x 2² + 3 – 8 = 

g) 5² - 3 x 2² - 1 =

h) 16 : 2 – 1 + 7² =

4) calcule o valor das expressões:

a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 = 

b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ =

c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² = 

d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] = 

e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) = 

f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) = 

g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 = 

h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 =

5) calcule o valor das expressões:

a) 5 + 4²- 1 = 

b) 3⁴ - 6 + 2³ = 

c) 2⁵ - 3² + 1⁹ = 

d) 10²- 3² + 5 = 

e) 11² - 3² + 5 = 

f) 5 x 3² x 4 = 

g) 5 x 2³ + 4² = 

h) 5³ x 2² - 12 = 

6) Calcule o valor das expressões:

a) ( 4 + 3)² - 1 = 

b) ( 5 + 1 )² + 10 =

c) ( 9 – 7 )³ x 8 = 

d) ( 7² - 5²) + ( 5² - 3 ) =

e) 6² : 2 - 1⁴ x 5 =

f) 3² x 2³ + 2² x 5² = 

7) Calcule o valor das expressões:

a) 4²- 10 + (2³ - 5) = 

b) 30 – (2 + 1)²+ 2³ =

c) 30 + [6² : ( 5 – 3) + 1 ] = 

d) 20 – [6 – 4 x( 10 - 3²) + 1] =

e) 50 + [ 3³ : ( 1 + 2) + 4 x 3] = 

f) 100 –[ 5² : (10 – 5 ) + 2⁴ x 1 ] =

g) [ 4² + ( 5 – 3)³] : ( 9 – 7)³ = 

h) 7²+ 2 x[(3 + 1)² - 4 x 1³] = 




ARTE
8º A, B, C, D, F, G – Profª Micheli e Profª Solange

1- Pesquisa - Música Indígena e Música Africana.

2- Desenhar no mínimo quatro instrumentos musicais (Indígena e Africano).

Materiais: Sulfite e lápis de cor.
Técnica de pintura: livre.
Margem: opcional.


8º E – Prof. Antônio Edgar

Entregar para o e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br
Com base na aula do Centro de Mídia de São Paulo do dia: 11/05/2020 cujo tema é: Matrizes estéticas na Música-Currículo Paulista (Habilidade:EF06AR16)
Responda:    
O que é música? Cite um gênero e um estilo musical.
A música é usada de várias maneiras e com várias funções. Em um filme ou novela ela é a trilha sonora. Escreva ou digite a letra de uma música de um filme ou de uma novela.
Escolha uma letra de música Afro-brasileira, cite qual é o gênero musical e o estilo musical e faça uma ilustração sobre a letra.
Tire uma foto da atividade realizada e envie para o e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA

8ºs A, B, C, D, E, F, G – Profª Fabiana

Realizar os exercícios do caderno do aluno seguindo as orientações.
Situação de aprendizagem 1  “Ju (suave) Do (caminho)” pág.: 41
Atividade 1 – começar “Hajime” – (RA – DI – MÊ) –
Responda as duas perguntas dessa atividade.

Atividade 4  – Pega a Faixa – “OBI” pág.: 43
Neste momento não podemos realizar essa atividade na quadra, porém vamos substitui-la por outras que vocês possam realizar em casa e assim responder as questões do caderno do aluno.

As atividades Práticas são:
Toque no ombro: Os(As) jogadores(as) deverão ficar em duplas, frente a frente, e tentar tocar o ombro do(a) adversário, cada toque realizado contará um ponto. Para fugir dos toques, os(as) integrantes podem abaixar, esquivar e proteger com as mãos (sem agarrar), porém, não podem mover os pés do lugar. Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a). Observe se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.

Pega o Pregador:
 Cada participante deverá ter quatro pregadores de roupa para que pendurem em suas roupas, na região do tronco. Em duplas, terão como objetivo tirar o pregador da roupa do(a) adversário, em um espaço delimitado para cada dupla. A pontuação se dará quando uma dupla tiver retirado todos os pregadores da dupla oponente. Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a). Observem se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.
Cabo de guerra: Com uma corda ou lençol, procure equilibrar as forças para cada jogador ou time distribuindo pessoas de peso e tamanho semelhantes para lados opostos. Cada jogador ficará com uma das pontas da corda, o ponto exato do meio da corda deverá ficar sobre uma marcação no chão. Para ganhar, um jogador deverá puxar o adversário até que ele ultrapasse totalmente a marca no chão.
Obs.: Realize com seus familiares e responda as questões da atividade 4.

Atividade 5  – Amortecimento de queda – “UKEMI” – (U – QUE – MI) pág. 43
Realizar os movimentos de queda
USHIRO UKEMI





Responda as questões referente a atividade 5
Atividade 8  – Para Meditar – “MOKUSSO” –  (MO – CU – SÔ)
Responda as 5 questões da atividade

Situação de aprendizagem 2 – Ju “suavidade” – Jutsu “ arte”
Atividade 2  – Guarda Profunda – “DEEP GUARD” pag:48
Pesquisa:
·         História do Jiu – Jutsu
·         Principais golpes do Jiu – Jutsu
·         Principais regras da competição
·         Diferenças e semelhanças com o Judô

Atividade 3 – Por Baixo – “BENEATH” pag:48
Atividades Práticas:
Arranca tênis
Prática 1 – Em duplas, sentados de costas um para o outro. Ao sinal, dentro do tempo de 1 minuto, os participantes devem tentar tirar o tênis do oponente. Aquele que tirar primeiro o tênis do oponente (dentro do tempo estipulado), vence. Atenção para a regra: nenhum dos oponentes deve tirar seus glúteos do solo.
Cabo de guerra
Prática 2 – Em duplas, sentados de frente um para o outro, encostando totalmente as plantas dos pés entre si. Ao comando, dentro do tempo de 1 minuto, os dois participantes devem disputar o domínio de um cabo, corda ou bastão. Atenção para as regras: nenhum dos oponentes pode se levantar ou perder o contato dos pés.
Após vivencias a prática responder as questões dessa atividade.
Atividade 4 – A Luta na vida – “The fight in the life” pág.: 49
Nesta atividade você pode fazer uma lista para cada movimento, ex:
Movimento/Lutas
Movimentos utilizados em outras práticas corporais
Quedas
Cortada do vôlei
Equilíbrio
....
....

                                              
Assim por diante.
Atividade 5  – Postura – “Posture” pag: 49
Leia a situação problema e responda as 3 questões da atividade.

Situação de aprendizagem 3 – Esporte Paralímpico: Judô
Realizar apenas a atividade 5 – Ampliando o conhecimento pág.: 51 a 53
Leia os dois textos:
·         Halterofilismo Paralímpico – Os mais fortes
·         Esgrima em cadeira de rodas – Paralímpico.
Responda as 3 questões da atividade.
Observação: o que não der para responder no caderno do aluno, por falta de espaço, colocar em uma folha de caderno com a pergunta, resposta e a pagina da atividade. Colocar nome, número e série na folha de entrega.
A atividade de pesquisa também deve ser entregue em folha a parte e manuscrito.
Bons estudos!!!


Leia o texto sobre alongamento e faça os exercícios
Alongamento
alongamento é uma prática que é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
O alongamento é um exercício voltado para o ganho da flexibilidade por meio de um estiramento das fibras musculares. Objetivando dar mais agilidade e aumentar a amplitude do movimento e da elasticidade.
Dessa forma, os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer movimentos, sem tensões desnecessárias.
Estudos demonstram que, o alongamento de grupos musculares específicos pode contribuir para melhorar a postura corporal e reduzir a dor musculoesquelética.
Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Alguns estudos demonstram que o alongamento deve ser feito antes de algumas atividades ou exercícios físicos específicos como, na ioga ou ginástica olímpica. Já para exercícios como a corrida, ou atividades aeróbicas, recomenda-se que o alongamento seja feito depois, para auxiliar o relaxamento muscular e a volta à calma. Porém os estudos ainda não são conclusivos.
Os alongamentos são classificados em algumas categorias: o estático consiste em alongar em repouso, (normalmente isola-se um único grupo muscular), alonga-se o músculo até uma determinada posição e a mantem durante 10 a 30 segundos. Implica alongar até o limite do confortável. O dinâmico, com movimentos repetitivos, utilizando diferentes articulações e músculos, consiste em alongar dando impulso, mas sem exceder os limites dos alongamentos estáticos, como por exemplo: girar os ombros para trás ou rotação do tronco, muito observado em alongamento para prática de esporte. 
Além dessas duas formas de alongamento, estático e dinâmico também temos outras categorias de alongamentos, como: o passivo, que é um tipo de alongamento estático no qual uma força externa (companheiro, fisioterapeuta, ou materiais como elástico, toalha, etc) exerce sobre o membro a ser alongado. E o alongamento ativo que também é estático, mas nesse caso a própria pessoa é que realiza, sem a interferência “ajuda” de outros (companheiro, fisioterapeutas ou de materiais).
O importante é que o alongamento deve fazer parte da rotina diária de qualquer pessoa, mesmo que você não vá realizar nenhum outro tipo de atividade física ou exercício posteriormente.


Mãos a obra...

Alongamento dos membros superiores:

1º movimento:



Como fazer: ficar em pé com os pés separados em uma distância equivalente à largura dos quadris, os dedos dos pés apontados para frente e os joelhos ligeiramente flexionados. Levar o braço direito para cima, perto da orelha. 
Então, flexionar o cotovelo, colocando a mão direita no ombro esquerdo e atrás das costas. Os dedos da mão direita devem apontar para baixo, tocando a parte de trás da escápula, como na fotografia. Levar o braço esquerdo sobre a cabeça e segurar levemente depois do cotovelo direito, como na imagem. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir o movimento com o outro braço.



2º movimento:



Como fazer: ficar em pé, com os joelhos ligeiramente flexionados e os pés separados em uma distância equivalente à largura dos ombros. O passo seguinte consiste em flexionar o cotovelo direito e colocar o braço sobre o peito como na foto. Colocar o braço esquerdo ligeiramente atrás do cotovelo para apoiar o outro braço durante o alongamento. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir o movimento com o outro braço.

 3º movimento:



Como fazer: agarrar as mãos atrás das costas com as palmas juntas. Esticar os braços e girá-los até que as palmas estejam direcionadas para baixo. Por fim, levantar os braços e segurar a posição até sentir um alongamento no bíceps. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.
Este exercício alonga os bíceps, envolvendo ainda outras regiões musculares como o peito e os ombros. Seu nível de dificuldade é iniciante.



Alongamento para membros inferiores:

4º movimento:


Como fazer: sentar-se no chão com as duas pernas retas estendidas. Estender os braços para alcançar lá na frente, colocando as palmas das mãos no chão, flexiona-se a cintura o máximo que conseguir, ao mesmo tempo em que mantém os joelhos retos. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.

5º movimento:
                



Como fazer: apoiar o calcanhar esquerdo em uma superfície um pouco mais baixa do que o seu quadril como uma cadeira ou um banquinho. Então, deixar a perna reta e flexionar o pé. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos e repetir o movimento com a outra perna.

6º movimento:



Como fazer: na posição em pé, cruzar o pé direito na frente do esquerdo. Devagarzinho, abaixar a testa até o joelho direito, flexionando-se a cintura. Manter os joelhos retos e segurar a posição durante 20 a 30 segundos.

7º movimento:


Como fazer: tomar posição em frente a uma parede, em uma distância de um pé da parede, e colocar as mãos na parede na altura dos ombros, com as mãos separadas em uma distância correspondente à largura dos ombros.
Dar um passo para trás com uma das pernas, ao mesmo tempo em que empurra a parede. Manter as costas retas e pressionar os calcanhares no chão. Segurar a posição durante 20 a 30 segundos, repetir com a outra perna.



Alongamento da coluna:

8º movimento:


 Como fazer: Para fazer o exercício, a regra é deitar-se de costas, dobrar os joelhos e levá-los para cima em direção ao peito como se o corpo estivesse na posição que fica quando senta em uma cadeira, como na imagem. Os joelhos e os quadris devem estar flexionados em um ângulo de 90º.
Colocar as palmas das mãos retas no chão. Respirar profundamente, exalar o ar devagar, ao mesmo tempo em que conta até quatro e levar os joelhos para baixo em direção ao lado direito, conforme a imagem acima. Durante esse movimento, os quadris são erguidos para cima, os ombros não saem do lugar, os joelhos são mantidos juntos e devem cair o mais longe possível e as mãos são mantidas no chão.
Segurar a posição por no mínimo 30 segundos e, então, retornar ao posicionamento original.


9º movimento:


Como fazer: Este é mais um dos alongamentos para costas que trabalha a coluna. Ele inicia na posição em pé, com os pés separados a uma distância equivalente à largura dos ombros e os braços estendidos para cima e uma mão junta à outra, como na imagem do meio. Então, inclinar-se para um lado, o máximo que conseguir, e voltar ao posicionamento original. Após isso, inclinar-se para o outro lado, também o máximo que puder. Permanecer na posição de 20 a 30 segundos para cada lado.


10º movimento:




Como fazer: Temos aqui um alongamento oriundo de uma posição de yoga, que além de alongar a lombar, trabalha a flexibilidade das costas.
Ele inicia na posição de quatro, com os braços esticados para frente. O rosto deve descer e ficar bem próximo ao chão. Então, lentamente sentar-se sobre os calcanhares dos pés, encostando o peito nas pernas e a cabeça no chão, como na imagem.
Segurar o posicionamento durante 20 a 30 segundos. Neste momento, você sentirá a lombar ser levemente alongada.




Para refletir:

Quais tipos de alongamento foram propostos?

Foi fácil realiza-los?

Precisou de algum material?

Você incluiria esses alongamentos em seus hábitos diários?


Observação: Essas questões não são para entrega e sim para reflexão. Porém os exercícios de alongamento devem ser feito no mínimo e vezes por semana.



Exercícios Físicos para realizar em casa.

Texto de Orientação e exercícios
Deixar o sedentarismo de lado nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem nunca teve o costume de praticar atividades físicas. Só que nunca é tarde para desenvolver hábitos mais saudáveis, e a melhor forma de começar é com a ajuda de alguns exercícios para iniciantes.
Essas atividades são fundamentais para manter um bom condicionamento físico, facilitar os movimentos simples do dia a dia, afastar doenças e ajudar a emagrecer. Além disso, são muito fáceis e podem ser feitos por indivíduos de todas as idades, em qualquer lugar. 
A primeira atividade antes de dar início aos exercícios são os alongamentos, o aquecimento vem depois para preparar o corpo para a atividade física. A corrida pode ser entre outros exercícios (como o polichinelo, pular corda, etc) uma forma de aquecimento.

Então... Mãos a obra:
Corrida para o aquecimento: corra intensamente sem sair do lugar (elevação do joelho alternando os braços) por cerca de 40 segundos. Depois, interrompa e respire por 30 segundos. Repita esse exercício 10 vezes.
Lembre-se de respirar e inspirar e respirar profundamente para garantir a oxigenação nos músculos. Tal atividade pode ser feita diariamente e serve para acelerar o seu metabolismo e lhe dar mais disposição na sua rotina.


Exercícios:

Agachamento no banco


 

O agachamento no banco é um ótimo exercício para fortalecer os membros inferiores e os glúteos. Para realizá-lo, mantenha as pernas na linha do quadril e os joelhos sempre na direção das pontas dos pés. Contraia o abdômen e desça bem devagar, levando o quadril para trás até se sentar no banco. Depois, levante rapidamente.

Faça 3 séries (vezes) de 10 repetições (movimento do agachamento)

 

 

2º Flexão de braço

 

Esse exercício clássico trabalha todos os músculos do peitoral, ombro e tríceps. No entanto, não é muito fácil de ser executado. Coloque suas mãos na linha do peitoral e os cotovelos direcionados para fora. Depois, desça todo o corpo, até encostar o peito no chão, e faça uma extensão completa do cotovelo.
É importante que o quadril e o tronco permaneçam alinhados e o seu abdômen contraído. Para facilitar, você poderá realizá-lo de pé na parede, ficando a 2 passos de distância e realizando o mesmo movimento já citado.
Faça 3 séries de 8 repetições.

3º Agachamento isométrico

 

Além de ser excelente para quem sente dores nos joelhos, esse exercício também fortalece a musculatura dos membros inferiores. Por não ter movimentos, não exige das articulações e fortifica a musculatura.
Mantenha as pernas na linha do quadril e apoie toda a coluna na parede. Deixe a postura reta e agache até 90º, lembrando que quanto mais abaixar, mais difícil será. Permaneça nessa posição de 20 a 30 segundos.
Faça 2 séries de 20 a 30 segundos.

4º Tríceps               

 

Trabalhar os tríceps resulta em muitos benefícios, além do aumento da massa desse músculo, como a estabilidade dos ombros, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos dos braços.
Então, sente-se na borda da cadeira e apoie as mãos na borda ao lado dos seus quadris, estique um pouco as pernas (na largura dos quadris), mantenha os calcanhares apoiados no chão e levante um pouco para que sua parte de trás deixe a borda da cadeira.
Abaixe-se até os cotovelos formarem um ângulo entre 45 e 90 graus, volte devagar para a posição inicial.
Faça 3 séries de 8 repetição.

5º Prancha


Optar pela prancha, além de trabalhar a musculatura abdominal, proporciona bastante ganho de força, o que garante uma boa postura no cotidiano. Vale ressaltar que a força abdominal melhora a resistência dos músculos das costas, fazendo com que você fique mais resistente ao cansaço e seja menos suscetível a esforços ou lesões.
Esse é um excelente e simples exercício para fazer em casa. De início, cubra o chão para não se machucar, então, apoie todo o peso do seu corpo nos antebraços, suba o quadril e apoie-se nas pontas dos pés. Não se esqueça de
manter a cabeça e a lombar em suas curvaturas naturais.
Faça 2 séries de 20 a 30 segundos.

 

6. Reto abdominal

 

Esse é um exercício muito eficiente para iniciantes. Além disso, não tem restrições, já que ter um abdômen forte é importante para a postura e a coluna vertebral. Para realizá-lo, concentre toda a sua força somente na musculatura dessa região. Evite puxar o pescoço para se levantar.
Deitado, mantenha as pernas próximas ao quadril, contraia o abdômen tirando as costas do chão e retorne devagar. Expire ao subir, inspire ao descer e mantenha os braços sempre dobrados na frente do peitoral. Conforme for evoluindo, você conseguirá afastá-los do corpo, colocá-los atrás da cabeça ou estendê-los para cima.
Faça 3 séries de 20 repetição.


 Observações: 1) Faças esses exercícios no mínimo duas vezes na semana, com intervalo de um dia de treino, para haver o tempo de descanso e recuperação da musculatura.
2) O tempo de descanso entre as séries deve ser de 30 segundos.



LÍNGUA PORTUGUESA

8º A – Prof. Marlene
Vamos começar essa atividade relembrando:
Modos verbais;
Tempos verbais
Linguagem formal
Linguagem informal
Para isso, faça uma breve pesquisa e anote em seu trabalho.
Em seguida responda:
- caderno do aluno vol. 1
- Ler e responder a questão 01 da pag. 09
- Ler e responder as questões de 01 a 06 paginas 10 a 12
- Ler e responder a questão 01 da pag. 13
- Ler e responder as questões 01 a 05 pag. 14
- Ler e responder as questões de 01 a 04 pag. 17
- Ler e responder a questão 01 da pag. 18
Ainda no caderno do aluno vol. 01 copiar: “alguns tipos de argumento” pag. 16. Aula ministrada no centro de midias no dia 14/05, caso queiram revê-la está disponível pelo youtube como reprise e no centro de mídias.
- Livro didático
- Ler atentamente o texto: “Mr. Sherlock Holmes” pag 38 e 39 do livro didático e responder as questões de 01 a 06 pag. 39.
- Caderno do aluno vol. 02
- Faça uma pesquisa sobre: artigo de opinião e artigo científico leia e copie em seu trabalho,
- Em seguida responda as questões do caderno do aluno vol. 02:
- Atividade 1 - Reconhecimento de campo questões 01 e 02 pag. 06
- Ler atentamente um artigo de divulgação científica, páginas 07 e 08 e responder as questões 01, 02 e 03 pag. 09
- Ler com atenção atividades 2 pag. 09 “Uma teia com muitas camadas” e responder as questões 01 e 02 da pag. 11
- Obs:
Todos os trabalhos deverão ser manuscritos, devidamente identificado e entregues na primeira semana do retorno das aulas presenciais, e para quem puder, fotografar, e enviar uma cópia ao meu e-mail pessoal, até o dia 19/06, para que eu possa ir corrigindo e tirando dúvidas que venham a surgir. Detalhe: o mesmo trabalho que você entregará na escola (quando voltarmos) é o mesmo que deve ser enviar pra mim por e-mail.
marlene.ibruklemar@gmail.com  Caso tenham dúvidas: cel. 999647044

8ºs B, C, D - Profª Aline
Pesquisar sobre textos de divulgação científica e observar a apostila SP faz escola – volume 2 – parte 1- página 20.
Deverão ser realizadas todas as atividades da apostila
Atividade 01 – reconhecimento de campo,
Atividade 2 – Leitura de um artigo de divulgação científica,
Atividade 3 – Conteúdo e estrutura textual
Atividade 4 – Produção textual ( págs. 20 à 27).
As atividades que não tiverem espaço para serem respondidas na apostila, poderão ser respondidas no caderno de Língua Portuguesa.
Obs.: os alunos deverão colocar a data de realização das atividades, seja na apostila ou no caderno. A apostila APRENDER SEMPRE deverá ser guardada com cuidado, pois iremos utilizá-la brevemente.



8º E, F, G – Profª Elisabeth


Responder Atividade 1 – questão 1, p. 9 do caderno do aluno volume 1.

Responder Atividade 2 - questões 1 a 6, p. 10 a 12 do caderno do aluno volume 1.
Responder Atividade 3 – questão 1, p. 13 do caderno do aluno volume 1.
                                          questões 1 a 5, p.14 do caderno do aluno volume 1.
                                          questões 1 a 4, p.17 do caderno do aluno volume 1.
questão 1, p.18 do caderno do aluno volume 1.

Copiar no caderno esquema “Alguns tipos de argumentos”, p.16 do caderno do aluno volume 1.

     Observação: Atividades do caderno do aluno volume 1 – aula ministrada no centro de mídia no dia 14/05
14/05 - 8ª série do EM - PO -Questões polêmicas, explicações e argumentos

Ler: “Mr. Sherlock Holmes”, p. 38 e 39 do livro didático.
Responder questões 1 a 6, p. 39 do livro didático

Pesquisar: Características do conto de enigma e conto de terror



TECNOLOGIA

8ºs B, C, D – Profª Roseli

Enviar as atividades por email: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br 
Tema: O mundo digital.
Qual a sua opinião sobre as questões do mundo digital?
1) Como fazer da internet um ambiente seguro?
2) O que fazer se ver alguém vítima de bullying?
3) Pesquise dicas de segurança na internet?
4) O que significa a expressão “digital sem pressão”
5) O que você entende por bullying virtual?

8º A – Prof. José Luiz
- Leitura de textos sobre : evolução da máquina fotográfica e automóvel.

8º E, F, G – Profª Roberta

Fazer um vídeo de poucos minutos sobre o cantinho que você estuda todos os dias aí na sua casa, falando o que você está achando de usar toda essa tecnologia para estudar sozinho. Me conte se está gostando do novo jeito de estudar, está conseguindo aprender? Está sentindo falta dos seus colegas e professores?
Você tem um animalzinho de estimação? Apresente-o pra mim, vou adorar conhecê-lo.
Fale o que você faz nas horas livres para passar o tempo.
Não esqueça de fazer a edição do vídeo com o aplicativo que mais gostar, ou, se não conhecer nenhum deixo algumas sugestões ( viva vídeo, bazaart, newcut, filmadorago, kainemaster).
Depois envie para o meu email



GEOGRAFIA

8º A, B, C – Prof. Marcelo

Solicito-vos a leitura do capítulo 3 (unidade II população e regionalização do espaço mundial), a partir da página 36 até a página 46.

Na sequência, as atividades propostas na página 47.

Lembrando que nas páginas 42,43 e 44, possui atividades também. 

Obs: não é necessário copiar os enunciados, somente as respostas.



8º E, F – Profª Liliana
1- Pesquisar as características gerais do México e do Canadá
2- Pesquisar aspectos físicos dos países mencionados (relevo, clima, hidrografia e vegetação)
3- Pesquisar aspectos humanos dos países mencionados (população, economia e dados demográficos)
4- Responder às seguintes questões:
– Cite, resumidamente, as principais características humanas do Canadá e México
– Cite as principais características físicas de Canadá e México

8º G – Profª Maria Roseli

Páginas do livro 61 até 81

                       Diferentes formas de regionalização
Regionalizar significa agrupar os lugares ou países de acordo com algumas características comuns entre eles. A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita ( renda por pessoa); indicadores sociais ,IDH( Índice de Desenvolvimento Humano); culturais (religiões,etnias);entre outros meios de regionalizar, ou seja, agrupar cada característica que se quer analisar , estudar. 

1) Dê acordo com o livro você vai resumir os tipos de regionalização abaixo.

- Grandes áreas geoculturais;
- Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos;
- Primeiro, Segundo e Terceiro mundo;
- Países do Norte e países do Sul;
- Um mundo multipolar;
- Regionalização por níveis de desenvolvimento.

2) Agora você vai responder as páginas 65,82 e 83 do livro.
Não é necessário copiar as perguntas. Pode fazer em folha de caderno.

CIÊNCIAS

                           
8º A – Profª Alecsandra
Tema : Matéria e Energia

  • Assista aos vídeos no youtube  e responda as questões: 
             Vídeo 1 : https://www.youtube.com/watch?v=c0EvXIQZudM

                  a) Quais as 10 Fontes de Energias renováveis mais eficientes do Mundo?
       b) Como é obtida a energia nuclear?
c.    O vídeo cita o Acidente nuclear em Chernobyl, descreva o que houve. 
d.            Como é obtida a biomassa?
e.            Qual é a principal fonte de energia utilizada no Brasil e de onde ela provém?
f.             O que é a energia radiante?
g.            Faça uma lista com as 10 principais hidrelétricas do Brasil, sua localização, capacidade de produção individual e calcule a capacidade geral/total de energia produzida por todas elas juntas.
h.           Faça uma pesquisa sobre a história da construção da maior hidrelétrica do Brasil.
i.             Durante a construção de uma hidrelétrica ocorre diversos  prejuízos para o meio ambiente. Quais são eles?
j.             Na sua opinião, quais fontes de energia renováveis o Brasil deveria explorar mais. Por que?
k.            O que é energia limpa? Entre as energias renováveis quais são consideradas mais “limpas”?

                          
a.            O que é a transformação de energia?
b.            Quais os tipos de energia?
c.            Dê exemplos de 10 aparelhos que utilizam energia elétrica em sua casa?

·         Apostila volume 2 - páginas 7, 8 e 9 ( Ler o conteúdo e responder as questões da página 9 em folha separada com capa).


8º B, C, D – Profª Cristiane

Atividade 1 – Pesquisa: Processos Reprodutivos dos Seres Vivos
- Definir o que é reprodução.
- Diferenciar reprodução assexuada e sexuada. Exemplificar.

* Orientações:  Utilizar o livro didático para realização da pesquisa. Não esqueça de organizar uma capa para o seu trabalho contendo nome completo, turma e título. O conteúdo da pesquisa deve ser manuscrito.
                        
Atividade 2- Conhecendo o Processo Reprodutivo humano
- Realizar a atividade da página 14 do Caderno do aluno (Volume 2) - Nosso Corpo em Transformação.

* Orientações: Copie em uma folha as tabelas da página 15 e preencha. Não esqueça de organizar uma capa contendo nome completo, turma e título do trabalho.

OBS: Na ferramenta Google Classroom será disponibilizado material de apoio para a realização das atividades.


8º E,F,G – PROF. ANTONIO
·         Assistir o vídeo USINAS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA (Link no Classroom)
·         Copiar e responder as atividades da página 142 (as 4 questões) no caderno de classe.
·         Acompanhar as aulas de Ciências no CENTRO DE MÍDIAS DE SP.

PROJETO DE VIDA

 8º A – Profª Marcia

Olá queridos! Tudo bem com vocês?
Espero que sim. Infelizmente não podemos estar juntos ainda, devido ao problema da pandemia, mas, acredito que logo tudo passará e estaremos juntos na escola novamente.
Estou com saudades de todos!!
1ª. Atividade: Fazer a leitura do texto da página 55, da apostila Projeto de Vida.
Esse texto fala dos superpoderes! Sempre temos um herói com quem nos identificamos e, assim como eles, temos nossos “poderes”, eles estão em nossas qualidades, nas coisas que acreditamos, como agimos com as pessoas, com nossa família.
Após fazer a leitura do texto, responda na própria apostila, o que está sendo solicitado, caso não caiba no espaço dos quadrinhos, pode fazer no caderno.
Ah! Vocês irão se surpreender! Após respondida a atividade dos quadrinhos, vocês deverão registrar no caderno, três superpoderes que vocês já têm.
2ª. Atividade: Escolher um super herói de sua preferência e pesquisar sobre sua vida real, ou seja, sobre o ator que desenvolve aquele personagem. Pesquise sobre os gostos deles, seus medos, sua família e outras características, como estudo, os sonhos tudo que tiverem curiosidade em saber.
3ª. Atividade: Fazer um desenho, em folha de caderno de desenho. Coloque seus dados, nome da escola.
Nesse desenho, vocês deverão desenhar dois óculos, e nas lentes, deverão colocar como vocês vêm o mundo hoje e como querem ver no futuro.
Caprichem!
Obs: A pesquisa e o desenho, devem ser enviados no e-mail registrado acima.
Não esqueçam de colocar seus dados e nome da escola.



8º D – Professora Joyce

Olá alun@s, espero que todos estejam bem!

Façam as atividades com atenção:

Atividades abaixo adaptadas do Material Projeto de Vida:   

Competências socioemocionais em foco: empatia, autoconfiança e interesse artístico
Revelando meus segredos

Você verá uma cena do filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. https://www.youtube.com/watch?v=cpOb3db_Xuc

Para começar, você precisa saber que essa é uma animação brasileira que concorreu ao Oscar, uma das maiores premiações do cinema do mundo, em 2016! Além disso, levou mais de 44 outros prêmios em festivais mundo afora.
Antes de avançar para a próxima atividade, imagine como se sentiu Alê Abreu e toda a sua equipe quando receberam a notícia de que estavam concorrendo ao prêmio. Provavelmente, eles pensaram em todos os passos que percorreram até chegar ali. Só para fazer o filme, eles levaram 3 anos!
Veja a declaração do diretor sobre a participação no Oscar:                                                          
http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/02/oscar-2016-estar-aqui-ja-e-uma-grande-vitoria-diz-ale-abreu.html 


1.    Atividade:
Reflita sobre o vídeo e faça uma “chuva de ideias” sobre os passos que esses brasileiros devem ter dado antes de receberem a indicação. Vale de tudo! Desde terminar o Ensino Médio, estudar cinema até fazer um curso de desenho ou buscar um patrocinador.
Anote as suas ideias em uma folha separada, para ser entregue à professora.


Você deve ter percebido que pequenas e grandes ações se combinaram para que eles chegassem lá. Independente disso, eles agiram como protagonistas em cada uma delas! E, além de tudo, estavam profundamente comprometidos com o seu projeto. Ou seja, nada os faria desistir. Eles acreditavam nesta produção! Assim como a equipe de criação do filme, o personagem principal também é protagonista da sua história! Identifique características em comum entre o menino do filme e os seus criadores. Preste atenção especial em como todos estão comprometidos com suas ideias e em como as suas decisões foram importantes.

2.    Atividade: Faça em folha separada.
Agora é sua vez! Pense no seu sonho: quais passos você, como protagonista da sua história, precisa percorrer para chegar lá?
Crie uma narrativa sobre essa caminhada e, se quiser, divida a sua criação com a turma. Para te ajudar, você pode pensar em:
a)    Uma situação em que você agiu como um protagonista de sua vida e já avançou em algum dos passos para buscar o seu sonho.

b)    Alguma área de sua vida em que você ainda não age como protagonista, mas que é importante para alcançar o seu sonho. Cite duas ações práticas que você pode tomar a partir de hoje para mudar isso.


Leia o poema “Girabelhinhas” e responda as perguntas:

Uma abelha dessas pequeninas
pousou numa foto de uma flor
e um romance todo feito em cores
foi se revelando, fez-se amor
Carregou a foto para a colmeia
e explicou o caso para a rainha
que era sábia e foi dizendo
"Será que você está piradinha?

Esse girassol não vale nada é bonito, mas não passa de um papel
nunca vai lhe dar perfume, pólen, filhos, e aqui nós precisamos é de mel!"

Ela embrulhou a foto em suas roupinhas
e saiu em busca de um cantinho
pra viver seu sonho de verdade
sem rainhas
pra encher o seu saquinho
Hoje existe um lugar na Terra
onde há girassóis que têm asinhas
e abelhas que voam com pétalas
num mundo novo
cheio de girabelhinhas

SER PROTAGONISTA NO MUNDO E NO MEU PROJETO DE VIDA

Competências socioemocionais em foco: empatia e determinação

3.    Atividade:
Após a leitura do poema “Girabelhinhas”, reflita sobre a situação inicial e a situação final da abelha pequenina (personagem-protagonista).

Depois, tentem responder:
1. Qual era seu sonho?
2. Qual era sua realidade imediata?
3. Qual o desafio que encontrou?
4. Qual foi sua decisão frente ao desafio?
5. Qual foi a consequência de sua decisão?

Anote suas respostas em folha separada.
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br



8º E, F, G – Profª Alecsandra

  • Assista ao vídeo no youtube  e responda as questões: 


a.            Qual a importância do ECA?
b.            Descreva os artigos mencionados no vídeo acima.

           Vídeo 2 - https://www.youtube.com/watch?v=g4YvtSTOvzU

c.    Como era o dia a dia de Mariinha?
d.            Identifique quais artigos do ECA foram desrespeitados em relação à menina?
e.            Qual foi a atitude tomada pela diretora da escola e em quais artigos ela se baseou para realizar tal ato?


f.     Qual o nome, idade e região do país pertencem os dois personagens citados pelo locutor do vídeo?
g.           Qual a realidade compartilhada por ambos os personagens?
h.           Cerca de 8% da população na faixa etária de 5 a 17 anos se encontram na situação do trabalho infantil. Isso representa quantos milhões da população?
i.             De acordo com o Ministério da Saúde, quantos jovens e adolescentes de até 17 anos sofreram acidentes ou morreram no período de 2007 a 2013 ocasionado pelo trabalho infantil?
j.              Complete a tabela de acordo com a lei brasileira sobre permissão ou não do trabalho infantil:

Idade
O que é permitido de acordo com a idade e em quais condições
13 anos
14-16 anos
16-18 anos
acima de 18

k.    De acordo com a OIT ( Organização  Internacional do Trabalho) quais são as piores formas de trabalho infantil?
l.             O que tem sido feito no Brasil para combater o trabalho infantil ou exploração de crianças e adolescentes nas últimas duas décadas?
m.          De quem é a responsabilidade ao combate do trabalho infantil?


8º B, C – Profª Luciana

Apostila São Paulo Faz Escola – Volume 2 Parte 1
Atividade 1 – Nossos Direitos
Ler o texto da página 71.
Atividade 2 – Organize uma entrevista com um membro de sua família
ATIVIDADE NO CADERNO: Construa uma entrevista com um membro da sua família, que será citado por você em sua autobiografia.
Essa entrevista deverá ter no mínimo 15 perguntas!

As Atividades serão vistas e corrigidas no retorno das aulas!

HISTÓRIA
8° D, E, F, G – Prof. David

Assista a aula :



O surgimento dos conceitos políticos "Direita" e "Esquerda" durante a Revolução Francesa.

Pesquisas para se fazer no caderno com ao menos três páginas.


8º A, B, C – Prof Ricardo

Assistir às aulas sobre a Revolução Francesa que eu postei no google class e escreverem um texto dissertativo de no mínimo 4 páginas. 

Assistam as aulas:






No texto deve constar: causa; processo revolucionário e o fim da Revolução. 

INGLÊS
8º A, B, C, D – Prof. Carlos

Estude as regras gramaticais do Superlativo e comparativo
Grammar
Superlative Form: use quando se referir a mais de 2 pessoas cou coisas. 
Use the + superlative.

1- Adicione –est em adjectives curtos como: calm, clean, cold, cool dark, full, great, hard, high, light, long, low, new, old, poor, proud, quiet, rough, smooth, short, smart, tall, warm, young, etc.

Examples:     Rosa: 12                   Rita: 15          Jenny: 17

Rosa is the youngest girl.                         The youngest girl is Rosa.
Jenny is the oldest of the three.               The oldest of the three is Jenny.

2- Dobre a consoante final e adicioneest em adjectives que terminam em consoante – vogal – consoante como: big, fat, hot, sad, thin, wet, etc.


                                        
                           
          
3- Troque “y” por “i” e adicione–est em adjectives que terminam em consoante - y: angry, busy, cloudy, dirty, early, easy, empty, foggy, friendly, funny, happy, heavy, lucky, noisy, pretty, sunny, thirsty, ugly, windy, etc.


                  

4- Adicione –st em adjectives que terminam em “e” como: brave, handsome, huge, large, late, little, nice, safe, etc.
 

                                                  

                                     

                                                                   
5- Superlativo irregular: good = the best          bad = the worst      far = the farthest / furthest.

Examples:     Yamileth: 96             Hannio: 75               Xinia: 43
           
Yamileth’s grade is the best one.

Xinia’s grade is the worst.

6- Use the most- em adjectives longos como: awful, beautiful, boring, careful, clever, dangerous, delicious, difficult, excited, exciting, expensive, famous, frightened, helpful, important, intelligent, interesting, un/popular, scared, terrible, tired, unfriendly, unhappy, unlucky, wonderful, worried, etc.

Examples:     bronze ring $4         silver ring $ 8           gold ring $16
            

The golden ring is the most expensive of the three.


The most expensive ring is the gold one.

Grammar
 Forma Comparativa: use quando se referir a duas pessoas cou coisas. 
Use adjective + er than.

1- Adicione –er than em adjectives curtos como: calm, clean, cold, cool dark, full, great, hard, high, light, long, low, new, old, poor, proud, quiet, rough, smooth, short, smart, tall, warm, young, etc.

Examples:     Rosa: 12                   Rita: 15   
      
            Rosa is younger than Rita.   
                   
            Rita is older than Rosa.

2- Dobre a consoante final e adicioneer than em adjectives com a forma: consoante -  vogal – consoante como: big, fat, hot, sad, thin, wet, etc.
                                                                                 
                                          
3- Troque “y” por “i” e adicione–er than em adjectives que terminam em consoante – y como: angry, busy, cloudy, dirty, early, easy, empty, foggy, friendly, funny, happy, heavy, lucky, noisy, pretty, sunny, thirsty, ugly, windy, etc.










                                              
                                                          
4- Adicione –r than em adjectives que terminam em “e” como: brave, handsome, huge, large, late, little, nice, safe, etc.
 



                                                
5- Comparativo irregular:

good = better than            
bad = worse than
far = farther than / further than.

Examples:     Yamileth: 96             Hannio: 75               Xinia: 43
            Yamileth’s grade is better than Hannio’s grade.
            Xinia’s grade is worse than Hannio’s grade.

6- Use more than- em adjectives logos como: awful, beautiful, boring, careful, clever, dangerous, delicious, difficult, excited, exciting, expensive, famous, frightened, helpful, important, intelligent, interesting, un/popular, scared, terrible, tired, unfriendly, unhappy, unlucky, wonderful, worried, etc.

Examples:     bronze ring $4         silver ring $ 8           gold ring $16
            The solver ring is more expensive than the bronze ring.
            The gold ring is more beautiful than the silver ring.

Roteiro para responder as atividades do caderno do aluno vol 2 (Páginas 30 a 33):

Atividade 1 (Respostas em português)

a)    Olhe a figura
b)    O que você vê na figura?
c)    Este navio é novo ou velho?
d)    Você pode imaginar para que o navio era usado?
e)    Complete as 2 primeiras colunas do quadro KWL sobre as grandes navegações.

   O que eu sei        /        O que eu quero

Atividade 2
   
a)    Procure as palavras sobre navegação no caça-palavras.
b)    Agora que você as encontrou use-as para completar as sentenças. (Pode usar dicionário/google)

Atividade 3

a)    Leia o texto e circule as palavras que você não sabe.
b)    Use o dicionário ou Internet para pesquisar as palavras que você circulou.
c)    Qual o assunto do texto? (Respostas em português)
d)    Pesquise em livros ou Internet quem foi o personagem descrito no texto e complete as frases.
e)    Não é necessário.

Atividade 4

a)    Leia o texto. (Use dicionário/Google)
b)    Responda as perguntas completando a frase. (Inglês)

 1.Qual o assunto do texto?
 2. O que eram considerados tesouros na era do descobriment
3. O que você considera tesouros hoje? Por
4. O que você acha que será mais valioso no futuro? Por que?

c)    Não é necessário fazer.
d)    Agora, volte ao quadro KWL e responda a 3ª coluna.

OBS. Os alunos que não estão com o caderno do aluno – vol 2 poderão baixar da Internet ou solicitar a um colega de sala que lhe envie cópias das páginas (em branco) para realização das atividades, após o término o aluno deverá fotografá-las (bem nítido) e enviá-las por e-mail, quando retornarem as aulas presenciais os cadernos do aluno serão vistados pelo professor. Ao enviar o e-mail não esqueça de mencionar seu Nome completo, nº e série.
Good Luck!

Teacher Carlos





 E, F, G - Profª Adriana Ferreira



1-Pesquise sobre o futuro ( Will, going to)

2-Escreva 20 frases em inglês no futuro ( colocar tradução)

3- Pesquise sobre adjetivos comparativos e superlativos.

4- Escreva 10 frases em inglês usando adjetivos comparativos e superlativos. 


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