EE Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos e responsáveis, as
atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia,
assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem
atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao
período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!
ELETIVA
MATEMÁTICA
8º A – Prof. José
Luiz
-Livro pgs.96/97/98 - responder exercícios 1/2 da pag.98;
-Livro pg.99 - responder exercícios 1/2 da pag.99;
-Livro pgas.100/101 -responder exercícios de 1 à 9 da pag. 102;
-Livro pags.103/104/105 -responder exercícios de 1à 7 da pag. 106.
8º C, D – Profª Simone
DICA:
1) Lendo as explicações e procurando aulas no YouTube
sobre o tema “expressões algébricas”, você terá condições de resolver os
exercícios.
2) Por enquanto se tiver condições mandar por e-mail, mas não é obrigatório: simoneg61@gmail.com
3) Para resolver os exercícios, lembrar: 5x = 5 . x (multiplicação)
2) Por enquanto se tiver condições mandar por e-mail, mas não é obrigatório: simoneg61@gmail.com
3) Para resolver os exercícios, lembrar: 5x = 5 . x (multiplicação)
Expressões algébricas
As expressões
em que aparecem letras no lugar de números são chamadas expressões algébricas . Nessas expressões, as letras são
chamadas variáveis.
Quando substituímos a variável de uma expressão algébrica por um número e efetivamos os cálculos, obtemos o valor numérico da expressão.
Por exemplo, o valor numérico da expressão
, para
, é dado por:
.
A parte da matemática que estuda letras para representar números é chamada álgebra.
Quando substituímos a variável de uma expressão algébrica por um número e efetivamos os cálculos, obtemos o valor numérico da expressão.
Por exemplo, o valor numérico da expressão
A parte da matemática que estuda letras para representar números é chamada álgebra.
Questões:
1.
Para cada expressão literal, escreva uma
expressão algébrica na tabela abaixo:
EXPRESSÃO LITERAL
|
EXPRESSÃO ALGÉBRICA
|
Dezoito
mais o triplo de um número;
|
|
O
dobro de um número menos três;
|
|
Seis
vezes um número mais nove;
|
|
O
quíntuplo de um número menos cinco;
|
|
A
metade de um número mais um;
|
|
Um
número ao quadrado mais três;
|
|
Um
número menos três dividido por quatro.
|
2.
Pensei em um número, multipliquei por 4,
tirei 7 e obtive 29. Em que número pensei?
3.
Escreva na linguagem literal as seguintes
equações:
a) X + 3 = 3
b) 3X + 5 + 11
c) X + 2X +1 = 16
a) X + 3 = 3
b) 3X + 5 + 11
c) X + 2X +1 = 16
4.
Encontre o valor numérico para as
expressões algébricas quando X = 2; Y = 3, Z = 5.
a)
2X + 3X
b)
5 + Y
c)
3Z + 2Z + 2
d)
Z+ X
e)
2Y
f)
2Z + X
5. Qual o
perímetro do retângulo e qual o do quadrado?
6.
Associe cada expressão algébrica a uma frase,
escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.
7.
Determine o valor numérico de:
8.
Considerando n um número natural, escreva uma expressão algébrica para
representar:
a) a diferença entre o dobro desse número e 8
b) 20% desse número
c) o antecessor desse número
d) a terça parte desse número menos 5
e) a soma de 20 com
desse número
a) a diferença entre o dobro desse número e 8
b) 20% desse número
c) o antecessor desse número
d) a terça parte desse número menos 5
e) a soma de 20 com
9.
Escreva uma expressão algébrica para
representar cada situação.
a)
Para pagar algumas peças de roupa, dei R$ 28,00 de entrada e o restante dividi
em 5 prestações iguais. Qual o valor de cada prestação?
b)
Nesse mês, o consumo de energia elétrica da casa de Paulo aumentou em 2/9
em
relação ao mês passado. Qual o consumo nesse mês?
10.
Calcule o valor numérico da expressão para:
a)
x = 4 e y = 5
b)
x = 12 e y = 37
11.
Ligar a frase literal com a
correspondente expressão algébrica.
A soma de um número qualquer com 9
A diferença de um número qualquer e 9
O dobro de um número qualquer
A terça parte de um número qualquer
Um número qualquer mais 3, dividida por 4
Um número elevado ao quadrado menos 5
Um número ao cubo dividido por 5
A soma de um número qualquer com 9
A diferença de um número qualquer e 9
O dobro de um número qualquer
A terça parte de um número qualquer
Um número qualquer mais 3, dividida por 4
Um número elevado ao quadrado menos 5
Um número ao cubo dividido por 5
8º
ano B – Prof. Douglas
1) Determine os valores das seguintes potências:
a)24=2x2x2x2=16 (resolvido).
b)33=
c)52=
d)74=
e)103=
f)17=
g)06=
h)54=
i)210=
j)20=(pesquisar).
2) Calcule as seguintes porcentagens:
a)50%de20(50/100 x 20=50x20/100=1000/100=10)(resolvido).
b)30%de60
c)80%de300
d)2%de100
e)25%de200
f)10%de40
g)15%de300
h)35%de1000
i)1%de500
j)10%de20%de1000(pesquisar).
3) Ana possui 4 blusas e 3 calças, de quantas maneiras
diferentes ela poderá se vestir, usando uma blusa e uma calça?
Resolução:
4x3=12maneiras diferentes
4) Jonas possui 4camisetas, 4 calças e 3 bonés . De
quantas maneiras distintas ele poderá combinar uma camiseta, uma calça e um
boné?
5) Uma sorveteria oferece 10 sabores de sorvetes e 5
tipos de coberturas . Quantos sorvetes diferentes podemos fazer , usando apenas
um sabor e uma cobertura?
6)25 é um quadrado perfeito ,pois ,52=25.Dê
exemplos de outros números que sejam quadrados perfeitos(no mínimo 5 exemplos).
7)No lançamento de um dado, a chance ou probabilidade de
sair o número 1 é de uma em seis , ou seja, 1/6.Responda as seguintes
perguntas:
a)Qual é a chance de sair o número 6?
b)Qual é a probabilidade de sair um número par?
c)Qual é a probabilidade de sair um número ímpar?
d)Qual é a chance de sair um número maior do que 4?
e) Qual é a probabilidade do número ser primo?(pesquisar
números primos)
8) No lançamento de uma moeda, qual é a chance de sair
cara?
9) Uma caixa de lápis possui 12 lápis de cores
diferentes, qual é a probabilidade de sair o lápis vermelho, numa retirada
aleatória?
10) Transforme em
porcentagem:
a)1/5(1/5=0,2x100=20%)(resolvido).
b)1/2
c)3/5
d)7/10
e)1/6
11) Um quadrado de 100m2
de área, possui 10m de lado, pois, 102=100.Responda as seguintes
perguntas :
a) Quanto mede o lado de um
quadrado de 49m2de área?
b) Quanto mede o lado de um
quadrado de 81m2de área?
c ) O lado de um quadrado
mede 11m, qual é a área desse quadrado?
12) Desenhe um quadrado de
36cm2 de área.
Observação: Faça os
exercícios no caderno e transcreva para uma folha.
Exercícios
complementares
1)Calcule
o valor de :
43+52+74-103
2)Um
desconto de 15% sobre um valor de R$ 800 equivale a :
a)R$100,00
b)R$120,00 c)R$150,00 d)180,00
3)Um
salão de festas possui 3 portas para a entrada e 2 portas para a saída.De
quantas maneiras diferentes podemos entrar e sair desse salão?
4)Numa
urna há 4 bolinhas azuis,3 bolinhas amarelas e 3 bolinhas verdes.Qual é a
probabilidade de não sair uma bolinha azul em uma retirada aleatória?
a)30%
b)40%
c)50%
d)60%
5)A
sequência abaixo é formada apenas por números quadrados perfeitos.Qual é o
décimo primeiro termo dessa sequência?
0,1,4,....
6)Aumentando-se
em 50% o lado de um quadrado que mede 10m, a área do novo quadrado será igual
a:
a)100m2
b)150m2
c)200m2
d)225m2
7)Uma
sala quadrada possui 5m de lado.Sabendo-se que cada pessoa ocupa uma área de 1m2, quantas pessoas podemos colocar nessa sala?
Observação:Faça
as questões no caderno e transcreva para uma folha.
8º
E, F, G –Prof. Nilton Vieira
Copiar
e responder no caderno
Potenciação
A potenciação é
a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou
seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias
vezes. Se temos a seguinte multiplicação:
2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta
potência).
O expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216
Casos de potenciação
Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
20 = 1
30 = 1
100 = 1
40 = 1
1250 = 1
Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
21 = 2
31 = 3
151 = 15
201 = 20
121 = 12
Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
05 = 0
012 = 0
0100 = 0
07 = 0
025 = 0
O expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216
Casos de potenciação
Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
20 = 1
30 = 1
100 = 1
40 = 1
1250 = 1
Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
21 = 2
31 = 3
151 = 15
201 = 20
121 = 12
Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
05 = 0
012 = 0
0100 = 0
07 = 0
025 = 0
Base negativa
e expoente ímpar, resultado negativo.
(-3)3 = (-3) x (-3) x (-3) = -27
(-4)5 = (-4) x (-4) x (-4) x (-4) x (-4) = -1024
(-2)7 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = -128
Base negativa e expoente par, resultado positivo.
(-2)4 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = + 16
(-6)2 = (-6) x (-6) = + 36
(-7)2 = (-7) x (-7) = + 49
(-3)3 = (-3) x (-3) x (-3) = -27
(-4)5 = (-4) x (-4) x (-4) x (-4) x (-4) = -1024
(-2)7 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = -128
Base negativa e expoente par, resultado positivo.
(-2)4 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = + 16
(-6)2 = (-6) x (-6) = + 36
(-7)2 = (-7) x (-7) = + 49
Quando o expoente é um número negativo: invertemos a base e mudamos o sinal do expoente para positivo.
LISTA DE EXERCÍCIOS - 8º ANO – POTENCIAÇÃO
1
- Calcule o valor de:
a)
72
b)
90
c)
-106
d)
(- 0,3)4
e)
f)
g)
(1,9)2
h)
(- 6)-1
i)
11-2
j)
2-6
k)
l)
m)
2
-
Qual é o valor de
3
- Resolva a expressão
4
- Escreva na forma de potências:
a) 2.2.2.2.2
=______
b) 10.10.10.10.10.10 =______
c) 10.10 =______
d) 0.0.0 =______
e) 1.1.1.1 =______
f) 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 . 1 10 =
______
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade
Multiplicação de potências de mesma base
Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.
exemplos
3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷
conclusão:
conservamos a base e somamos os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
a) 4³ x 4 ²=
Primeira propriedade
Multiplicação de potências de mesma base
Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.
exemplos
3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷
conclusão:
conservamos a base e somamos os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
a) 4³ x 4 ²=
b) 7⁴ x 7⁵ =
c) 2⁶ x 2²=
d) 6³ x 6 =
e) 3⁷ x 3² =
f) 9³ x 9 =
g) 5 x 5² =
h) 7 x 7⁴ =
i) 6 x 6 =
j) 3 x 3 =
l) 9² x 9⁴x 9 =
m) 4 x 4² x 4 =
n) 4 x 4 x 4=
0) m⁰ x m x m³ =
p) 15 x 15³ x 15⁴x 15 =
2) Reduza a uma só potência:
a) 7² x 7⁶ =
2) Reduza a uma só potência:
a) 7² x 7⁶ =
b) 2² x 2⁴=
c) 5 x 5³ =
d) 8² x 8 =
e) 3⁰ x 3⁰ =
f) 4³ x 4 x 4² =
g) a² x a² x a² =
h) m x m x m² =
i) x⁸ . x . x =
j) m . m . m =
Segunda Propriedade
Divisão de Potência de mesma base
Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.
Exemplo
a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷
b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³
conclusão : conservamos a base e subtraimos os expoentes
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
a) 5⁴ : 5² =
Segunda Propriedade
Divisão de Potência de mesma base
Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.
Exemplo
a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷
b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³
conclusão : conservamos a base e subtraimos os expoentes
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
a) 5⁴ : 5² =
b) 8⁷ : 8³ =
c) 9⁵ : 9² =
d) 4³ : 4² =
e) 9⁶ : 9³ =
f) 9⁵ : 9 =
g) 5⁴ : 5³ =
h) 6⁶ : 6 =
i) a⁵ : a³ =
j) m² : m =
k) x⁸ : x =
l) a⁷ : a⁶ =
2) Reduza a uma só potência:
a) 2⁵ : 2³ =
b) 7⁸ : 7³=
c) 9⁴ : 9 =
d) 5⁹ : 5³ =
e) 8⁴ : 8⁰ =
f) 7⁰ : 7⁰ =
Terceira Propriedade
Potência de Potência
Ao elevar uma potência a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes.
(7²)³ = 7²΄³ = 7⁶
conclusão: conservamos a base e multiplicamos os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência:
a) (5⁴)²
b) (7²)⁴
c) (3²)⁵
d) (4³)²
e) (9⁴)⁴
f) (5²)⁷
g) (6³)⁵
h) (a²)³
i) (m³)⁴
j) (m³)⁴
k) (x⁵)²
l) (a³)⁰
m) (x⁵)⁰
2) Reduza a uma só potência:
a) (7²)³ =
2) Reduza a uma só potência:
a) (7²)³ =
b) (4⁴)⁵ =
c) (8³)⁵ =
d) (2⁷)³ =
e) (a²)³ =
f) (m³)⁴ =
g) (a⁴)⁴ =
h) (m²)⁷ =
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS
1) 5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) 7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos:
1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14
2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS
1) 5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) 7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos:
1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14
2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23
Exercícios
1) Calcule o valor das expressões:
a) 7² - 4 =
b) 2³ + 10 =
c) 5² - 6 =
d) 4² + 7⁰=
e) 5⁰+ 5³=
f) 2³+ 2⁴ =
g) 10³ - 10² =
h) 80¹ + 1⁸⁰ =
i) 5² - 3² =
j) 1⁸⁰ + 0⁷⁰ =
2) Calcule
a) 3² + 5 =
b) 3 + 5² =
c) 3² + 5² =
d) 5² - 3² =
e) 18 - 7⁰ =
f) 5³ - 2² =
g) 10 + 10² =
h) 10³ - 10² =
i) 10³ - 1¹ =
3) Calcule o valor das expressões
a) 2³ x 5 + 3² =
3) Calcule o valor das expressões
a) 2³ x 5 + 3² =
b) 70⁰+ 0⁷⁰ - 1 =
c) 3 x 7¹ - 4 x 5⁰ =
d) 3⁴- 2⁴: 8 – 3 x 4 =
e) 5² + 3 x 2 – 4 =
f) 5 x 2² + 3 – 8 =
g) 5² - 3 x 2² - 1 =
h) 16 : 2 – 1 + 7² =
4) calcule o valor das expressões:
a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 =
4) calcule o valor das expressões:
a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 =
b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ =
c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² =
d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] =
e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) =
f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) =
g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 =
h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 =
5) calcule o valor das expressões:
a) 5 + 4²- 1 =
5) calcule o valor das expressões:
a) 5 + 4²- 1 =
b) 3⁴ - 6 + 2³ =
c) 2⁵ - 3² + 1⁹ =
d) 10²- 3² + 5 =
e) 11² - 3² + 5 =
f) 5 x 3² x 4 =
g) 5 x 2³ + 4² =
h) 5³ x 2² - 12 =
6) Calcule o valor das expressões:
a) ( 4 + 3)² - 1 =
a) ( 4 + 3)² - 1 =
b) ( 5 + 1 )² + 10 =
c) ( 9 – 7 )³ x 8 =
d) ( 7² - 5²) + ( 5² - 3 ) =
e) 6² : 2 - 1⁴ x 5 =
f) 3² x 2³ + 2² x 5² =
7) Calcule o valor das expressões:
a) 4²- 10 + (2³ - 5) =
a) 4²- 10 + (2³ - 5) =
b) 30 – (2 + 1)²+ 2³ =
c) 30 + [6² : ( 5 – 3) + 1 ] =
d) 20 – [6 – 4 x( 10 - 3²) + 1] =
e) 50 + [ 3³ : ( 1 + 2) + 4 x 3] =
f) 100 –[ 5² : (10 – 5 ) + 2⁴ x 1 ] =
g) [ 4² + ( 5 – 3)³] : ( 9 – 7)³ =
h) 7²+ 2 x[(3 + 1)² - 4 x 1³] =
ARTE
8º A, B, C, D, F, G
– Profª Micheli e Profª Solange
1- Pesquisa - Música Indígena e Música Africana.
2- Desenhar no mínimo quatro instrumentos musicais (Indígena e
Africano).
Materiais: Sulfite e lápis de cor.
Técnica de pintura: livre.
Margem: opcional.
8º E
– Prof. Antônio Edgar
Com base na aula do Centro de Mídia de São Paulo do dia:
11/05/2020 cujo tema é: Matrizes estéticas na Música-Currículo Paulista
(Habilidade:EF06AR16)
Responda:
O que é música? Cite um gênero e um estilo musical.
A música é usada de várias maneiras e com várias funções.
Em um filme ou novela ela é a trilha sonora. Escreva ou digite a letra de uma
música de um filme ou de uma novela.
Escolha uma letra de música Afro-brasileira, cite qual é
o gênero musical e o estilo musical e faça uma ilustração sobre a letra.
EDUCAÇÃO FÍSICA
8ºs
A, B, C, D, E, F, G – Profª Fabiana
Realizar os exercícios do caderno do aluno seguindo as
orientações.
Situação
de aprendizagem 1 “Ju (suave) Do
(caminho)” pág.: 41
Atividade 1 –
começar “Hajime” – (RA – DI – MÊ) –
Responda
as duas perguntas dessa atividade.
Atividade 4 – Pega a Faixa – “OBI” pág.: 43
Neste
momento não podemos realizar essa atividade na quadra, porém vamos substitui-la
por outras que vocês possam realizar em casa e assim responder as questões do
caderno do aluno.
As
atividades Práticas são:
Toque no ombro: Os(As)
jogadores(as) deverão ficar em duplas, frente a frente, e tentar tocar o ombro
do(a) adversário, cada toque realizado contará um ponto. Para fugir dos toques,
os(as) integrantes podem abaixar, esquivar e proteger com as mãos (sem
agarrar), porém, não podem mover os pés do lugar. Após o tempo estipulado para
que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a).
Observe se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da
disputa.
Pega o Pregador: Cada participante deverá ter quatro pregadores de roupa para que pendurem em suas roupas, na região do tronco. Em duplas, terão como objetivo tirar o pregador da roupa do(a) adversário, em um espaço delimitado para cada dupla. A pontuação se dará quando uma dupla tiver retirado todos os pregadores da dupla oponente. Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a). Observem se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.
Cabo
de guerra: Com uma corda ou
lençol, procure equilibrar as forças para cada jogador ou time distribuindo
pessoas de peso e tamanho semelhantes para lados opostos. Cada jogador ficará
com uma das pontas da corda, o ponto exato do meio da corda deverá ficar sobre
uma marcação no chão. Para ganhar, um jogador deverá puxar o adversário até que
ele ultrapasse totalmente a marca no chão.
Obs.:
Realize com seus familiares e responda as questões da atividade 4.
Atividade
5 – Amortecimento de queda – “UKEMI” – (U – QUE
– MI) pág. 43
Realizar os movimentos de queda
USHIRO
UKEMI
Responda as questões referente a atividade 5
Atividade 8 – Para Meditar – “MOKUSSO” – (MO – CU – SÔ)
Responda
as 5 questões da atividade
Situação
de aprendizagem 2 – Ju “suavidade” – Jutsu “ arte”
Atividade
2
– Guarda Profunda – “DEEP GUARD” pag:48
Pesquisa:
·
História do Jiu – Jutsu
·
Principais golpes do Jiu – Jutsu
·
Principais regras da competição
·
Diferenças e semelhanças com o Judô
Atividade
3
– Por Baixo – “BENEATH” pag:48
Atividades
Práticas:
Arranca tênis
Prática 1 – Em duplas,
sentados de costas um para o outro. Ao sinal, dentro do tempo de 1 minuto, os
participantes devem tentar tirar o tênis do oponente. Aquele que tirar primeiro
o tênis do oponente (dentro do tempo estipulado), vence. Atenção para a regra:
nenhum dos oponentes deve tirar seus glúteos do solo.
Cabo de guerra
Prática 2 – Em duplas,
sentados de frente um para o outro, encostando totalmente as plantas dos pés
entre si. Ao comando, dentro do tempo de 1 minuto, os dois participantes devem
disputar o domínio de um cabo, corda ou bastão. Atenção para as regras: nenhum
dos oponentes pode se levantar ou perder o contato dos pés.
Após vivencias a prática
responder as questões dessa atividade.
Atividade
4
– A Luta na vida – “The fight in the life” pág.: 49
Nesta atividade você pode
fazer uma lista para cada movimento, ex:
Movimento/Lutas
|
Movimentos utilizados em outras práticas
corporais
|
Quedas
|
Cortada do vôlei
|
Equilíbrio
|
....
|
....
|
Assim por diante.
Atividade 5 – Postura – “Posture” pag: 49
Leia
a situação problema e responda as 3 questões da atividade.
Situação
de aprendizagem 3 – Esporte Paralímpico: Judô
Realizar apenas a atividade
5 – Ampliando o conhecimento pág.: 51 a 53
Leia os dois textos:
·
Halterofilismo Paralímpico – Os mais fortes
·
Esgrima em cadeira de rodas – Paralímpico.
Responda as 3 questões da atividade.
Observação: o
que não der para responder no caderno do aluno, por falta de espaço, colocar em
uma folha de caderno com a pergunta, resposta e a pagina da atividade. Colocar
nome, número e série na folha de entrega.
A atividade de pesquisa também deve ser
entregue em folha a parte e manuscrito.
Bons
estudos!!!
Leia o texto sobre alongamento e faça os
exercícios
Alongamento
O alongamento é uma prática que é
recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a
flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a
sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
O
alongamento é um exercício voltado para o ganho da flexibilidade por meio de um
estiramento das fibras musculares. Objetivando dar mais agilidade e aumentar a
amplitude do movimento e da elasticidade.
Dessa
forma, os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer movimentos,
sem tensões desnecessárias.
Estudos
demonstram que, o alongamento de grupos musculares específicos pode contribuir
para melhorar a postura corporal e reduzir a dor musculoesquelética.
Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai
ganhar flexibilidade. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios
para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem resultado por aumentarem a
temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de
tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Alguns estudos demonstram que o alongamento deve ser feito
antes de algumas atividades ou exercícios físicos específicos como, na ioga ou
ginástica olímpica. Já para exercícios como a corrida, ou atividades aeróbicas,
recomenda-se que o alongamento seja feito depois, para auxiliar o relaxamento
muscular e a volta à calma. Porém os estudos ainda não são conclusivos.
Os alongamentos são classificados em algumas categorias: o estático consiste em alongar em
repouso, (normalmente isola-se um único grupo muscular), alonga-se o músculo
até uma determinada posição e a mantem durante 10 a 30 segundos. Implica
alongar até o limite do confortável. O dinâmico,
com movimentos repetitivos, utilizando diferentes articulações e músculos,
consiste em alongar dando impulso, mas sem exceder os limites dos alongamentos
estáticos, como por exemplo: girar os ombros para trás ou rotação do tronco,
muito observado em alongamento para prática de esporte.
Além dessas duas formas de alongamento, estático e dinâmico
também temos outras categorias de alongamentos, como: o passivo, que é um tipo
de alongamento estático no qual uma força externa (companheiro, fisioterapeuta,
ou materiais como elástico, toalha, etc) exerce sobre o membro a ser alongado.
E o alongamento ativo que também é
estático, mas nesse caso a própria pessoa é que realiza, sem a interferência
“ajuda” de outros (companheiro, fisioterapeutas ou de materiais).
O importante é que o alongamento deve fazer parte da rotina
diária de qualquer pessoa, mesmo que você não vá realizar nenhum outro tipo de
atividade física ou exercício posteriormente.
Mãos a obra...
Alongamento dos membros superiores:
1º movimento:
Como fazer: ficar em pé com os pés separados em uma distância
equivalente à largura dos quadris, os dedos dos pés apontados para frente e os
joelhos ligeiramente flexionados. Levar o braço direito para cima, perto da
orelha.
Então, flexionar o cotovelo, colocando a mão
direita no ombro esquerdo e atrás das costas. Os dedos da mão direita devem
apontar para baixo, tocando a parte de trás da escápula, como na fotografia.
Levar o braço esquerdo sobre a cabeça e segurar levemente depois do cotovelo
direito, como na imagem. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir
o movimento com o outro braço.
2º movimento:
Como
fazer: ficar em pé, com os joelhos
ligeiramente flexionados e os pés separados em uma distância equivalente à
largura dos ombros. O passo seguinte consiste em flexionar o cotovelo direito e
colocar o braço sobre o peito como na foto. Colocar o braço esquerdo
ligeiramente atrás do cotovelo para apoiar o outro braço durante o alongamento.
Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir o movimento com o outro
braço.
3º
movimento:
Como fazer: agarrar as mãos atrás das costas com as palmas
juntas. Esticar os braços e girá-los até que as palmas estejam direcionadas
para baixo. Por fim, levantar os braços e segurar a posição até sentir um
alongamento no bíceps. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.
Este exercício alonga os bíceps, envolvendo ainda
outras regiões musculares como o peito e os ombros. Seu nível de dificuldade é
iniciante.
Alongamento
para membros inferiores:
4º
movimento:
Como
fazer: sentar-se no chão com as
duas pernas retas estendidas. Estender os braços para alcançar lá na frente,
colocando as palmas das mãos no chão, flexiona-se a cintura o máximo que
conseguir, ao mesmo tempo em que mantém os joelhos retos. Permanecer nessa
posição de 20 a 30 segundos.
5º movimento:
Como
fazer: apoiar o calcanhar esquerdo
em uma superfície um pouco mais baixa do que o seu quadril como uma cadeira ou
um banquinho. Então, deixar a perna reta e flexionar o pé. Permanecer nessa
posição de 20 a 30 segundos e repetir o movimento com a outra perna.
6º movimento:
Como
fazer: na posição em pé, cruzar o
pé direito na frente do esquerdo. Devagarzinho, abaixar a testa até o joelho
direito, flexionando-se a cintura. Manter os joelhos retos e segurar a posição
durante 20 a 30 segundos.
7º movimento:
Como fazer: tomar posição em frente a uma parede,
em uma distância de um pé da parede, e colocar as mãos na parede na altura dos
ombros, com as mãos separadas em uma distância correspondente à largura dos
ombros.
Dar um passo para trás com uma das
pernas, ao mesmo tempo em que empurra a parede. Manter as costas retas e
pressionar os calcanhares no chão. Segurar a posição durante 20 a 30 segundos,
repetir com a outra perna.
Alongamento da coluna:
8º movimento:
Como
fazer: Para fazer o exercício, a regra é deitar-se de costas, dobrar os
joelhos e levá-los para cima em direção ao peito como se o corpo estivesse na
posição que fica quando senta em uma cadeira, como na imagem. Os joelhos e os
quadris devem estar flexionados em um ângulo de 90º.
Colocar as palmas das mãos retas no
chão. Respirar profundamente, exalar o ar devagar, ao mesmo tempo em que conta
até quatro e levar os joelhos para baixo em direção ao lado direito, conforme a
imagem acima. Durante esse movimento, os quadris são erguidos para cima, os
ombros não saem do lugar, os joelhos são mantidos juntos e devem cair o mais
longe possível e as mãos são mantidas no chão.
Segurar a posição por no mínimo 30
segundos e, então, retornar ao posicionamento original.
9º
movimento:
Como
fazer: Este é mais um
dos alongamentos para costas que trabalha a coluna. Ele inicia na posição em
pé, com os pés separados a uma distância equivalente à largura dos ombros e os
braços estendidos para cima e uma mão junta à outra, como na imagem do meio.
Então, inclinar-se para um lado, o máximo que conseguir, e voltar ao
posicionamento original. Após isso, inclinar-se para o outro lado, também o
máximo que puder. Permanecer na posição de 20 a 30 segundos para cada lado.
Como
fazer: Temos aqui um
alongamento oriundo de uma posição de yoga, que além de alongar a lombar,
trabalha a flexibilidade das costas.
Ele inicia na posição de quatro, com
os braços esticados para frente. O rosto deve descer e ficar bem próximo ao
chão. Então, lentamente sentar-se sobre os calcanhares dos pés, encostando o
peito nas pernas e a cabeça no chão, como na imagem.
Segurar o posicionamento durante 20 a
30 segundos. Neste momento, você sentirá a lombar ser levemente alongada.
Para
refletir:
Quais tipos de alongamento foram
propostos?
Foi fácil realiza-los?
Precisou de algum material?
Você incluiria esses alongamentos em
seus hábitos diários?
Observação: Essas questões não são para entrega e
sim para reflexão. Porém os exercícios de alongamento devem ser feito no mínimo
e vezes por semana.
Exercícios Físicos para realizar em
casa.
Texto de Orientação e exercícios
Deixar o
sedentarismo de lado nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem
nunca teve o costume de praticar atividades físicas. Só que nunca é tarde para
desenvolver hábitos mais saudáveis, e a melhor forma de começar é com a ajuda
de alguns exercícios para iniciantes.
Essas atividades
são fundamentais para manter um bom condicionamento físico, facilitar os
movimentos simples do dia a dia, afastar doenças e ajudar a emagrecer. Além disso, são muito fáceis e
podem ser feitos por indivíduos de todas as idades, em qualquer
lugar.
A
primeira atividade antes de dar início aos exercícios são os alongamentos, o
aquecimento vem depois para preparar o corpo para a atividade física. A corrida
pode ser entre outros exercícios (como o polichinelo, pular corda, etc) uma
forma de aquecimento.
Então...
Mãos a obra:
Corrida para o aquecimento:
corra intensamente sem sair do lugar (elevação do joelho alternando os braços)
por cerca de 40 segundos. Depois, interrompa e respire por 30 segundos. Repita
esse exercício 10 vezes.
Lembre-se de respirar e inspirar e
respirar profundamente para garantir a oxigenação nos músculos. Tal atividade
pode ser feita diariamente e serve para acelerar o seu metabolismo e lhe dar
mais disposição na sua rotina.
Exercícios:
1º Agachamento no banco
O agachamento no banco é um ótimo
exercício para fortalecer os membros inferiores e os glúteos. Para
realizá-lo, mantenha as pernas na linha do quadril e os joelhos sempre na
direção das pontas dos pés. Contraia o abdômen e desça bem devagar,
levando o quadril para trás até se sentar no banco. Depois, levante rapidamente.
Faça 3 séries (vezes)
de 10 repetições (movimento do agachamento)
2º Flexão de braço
Esse exercício clássico trabalha todos
os músculos do peitoral, ombro e tríceps. No entanto, não é muito fácil de ser
executado. Coloque suas mãos na linha do peitoral e os cotovelos direcionados
para fora. Depois, desça todo o corpo, até encostar o peito no chão, e faça uma
extensão completa do cotovelo.
É importante que o quadril e o tronco
permaneçam alinhados e o seu abdômen contraído. Para facilitar, você poderá
realizá-lo de pé na parede, ficando a 2 passos de distância e realizando o
mesmo movimento já citado.
Faça
3 séries de 8 repetições.
3º Agachamento
isométrico
Além de ser excelente para quem sente
dores nos joelhos, esse exercício também fortalece a musculatura dos membros
inferiores. Por não ter movimentos, não exige das articulações e fortifica a
musculatura.
Mantenha as pernas na linha do quadril
e apoie toda a coluna na parede. Deixe a postura reta e agache até 90º,
lembrando que quanto mais abaixar, mais difícil será. Permaneça nessa posição
de 20 a 30 segundos.
Faça
2 séries de 20 a 30 segundos.
4º Tríceps
Trabalhar os tríceps resulta em muitos
benefícios, além do aumento da massa desse músculo, como a estabilidade dos
ombros, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos dos braços.
Então, sente-se na borda
da cadeira e apoie as mãos na borda ao lado dos seus quadris, estique um
pouco as pernas (na largura dos quadris), mantenha os calcanhares apoiados no
chão e levante um pouco para que sua parte de trás deixe a borda da
cadeira.
Abaixe-se até os cotovelos formarem um
ângulo entre 45 e 90 graus, volte devagar para a posição inicial.
Faça
3 séries de 8 repetição.
5º Prancha
Optar pela prancha, além de trabalhar
a musculatura abdominal, proporciona bastante ganho de força, o que garante uma
boa postura no cotidiano. Vale ressaltar que a força abdominal melhora a
resistência dos músculos das costas, fazendo com que você fique mais resistente
ao cansaço e seja menos suscetível a esforços ou lesões.
Esse é um excelente e simples
exercício para fazer em casa. De início, cubra o chão para não se
machucar, então, apoie todo o peso do seu corpo nos antebraços, suba o quadril
e apoie-se nas pontas dos pés. Não se esqueça de
manter a cabeça e a lombar em suas
curvaturas naturais.
Faça
2 séries de 20 a 30 segundos.
6. Reto abdominal
Esse é um exercício muito eficiente
para iniciantes. Além disso, não tem restrições, já que ter um abdômen
forte é importante para a postura e a coluna vertebral. Para realizá-lo,
concentre toda a sua força somente na musculatura dessa região. Evite puxar o
pescoço para se levantar.
Deitado, mantenha as pernas próximas
ao quadril, contraia o abdômen tirando as costas do chão e retorne devagar.
Expire ao subir, inspire ao descer e mantenha os braços sempre dobrados na
frente do peitoral. Conforme for evoluindo, você conseguirá afastá-los do
corpo, colocá-los atrás da cabeça ou estendê-los para cima.
Faça
3 séries de 20 repetição.
Observações:
1) Faças esses exercícios no mínimo duas vezes na semana, com intervalo de um
dia de treino, para haver o tempo de descanso e recuperação da musculatura.
2)
O tempo de descanso entre as séries deve ser de 30 segundos.
LÍNGUA PORTUGUESA
8º A
– Prof. Marlene
Vamos começar essa atividade relembrando:
Modos verbais;
Tempos verbais
Linguagem formal
Linguagem informal
Para isso, faça uma breve pesquisa e anote em seu
trabalho.
Em seguida responda:
- caderno do aluno vol. 1
- Ler e responder a questão 01 da pag. 09
- Ler e responder as questões de 01 a 06 paginas 10 a 12
- Ler e responder a questão 01 da pag. 13
- Ler e responder as questões 01 a 05 pag. 14
- Ler e responder as questões de 01 a 04 pag. 17
- Ler e responder a questão 01 da pag. 18
Ainda no caderno do aluno vol. 01 copiar: “alguns tipos
de argumento” pag. 16. Aula ministrada no centro de midias no dia 14/05, caso
queiram revê-la está disponível pelo youtube como reprise e no centro de
mídias.
- Livro didático
- Ler atentamente o texto: “Mr. Sherlock Holmes” pag 38 e
39 do livro didático e responder as questões de 01 a 06 pag. 39.
- Caderno do aluno vol. 02
- Faça uma pesquisa sobre: artigo de opinião e artigo
científico leia e copie em seu trabalho,
- Em seguida responda as questões do caderno do aluno
vol. 02:
- Atividade 1 - Reconhecimento de campo questões 01 e 02
pag. 06
- Ler atentamente um artigo de divulgação científica,
páginas 07 e 08 e responder as questões 01, 02 e 03 pag. 09
- Ler com atenção atividades 2 pag. 09 “Uma teia com
muitas camadas” e responder as questões 01 e 02 da pag. 11
- Obs:
Todos os trabalhos deverão ser manuscritos, devidamente
identificado e entregues na primeira semana do retorno das aulas presenciais, e
para quem puder, fotografar, e enviar uma cópia ao meu e-mail pessoal, até o
dia 19/06, para que eu possa ir corrigindo e tirando dúvidas que venham a
surgir. Detalhe: o mesmo trabalho que você entregará na escola (quando
voltarmos) é o mesmo que deve ser enviar pra mim por e-mail.
marlene.ibruklemar@gmail.com Caso tenham dúvidas: cel. 999647044
8ºs B, C, D - Profª Aline
Pesquisar sobre textos de divulgação científica e
observar a apostila SP faz escola – volume 2 – parte 1- página 20.
Deverão ser realizadas todas as atividades da apostila
Atividade 01 – reconhecimento de campo,
Atividade 2 – Leitura de um artigo de divulgação
científica,
Atividade 3 – Conteúdo e estrutura textual
Atividade 4 – Produção textual ( págs. 20 à 27).
As atividades que não tiverem espaço para serem
respondidas na apostila, poderão ser respondidas no caderno de Língua
Portuguesa.
Obs.: os alunos deverão colocar a data de realização das
atividades, seja na apostila ou no caderno. A apostila APRENDER SEMPRE deverá ser guardada com cuidado, pois iremos
utilizá-la brevemente.
8º E, F, G – Profª Elisabeth
Responder Atividade 1 – questão 1, p. 9 do caderno do aluno volume 1.
Responder Atividade 2 - questões 1 a 6, p. 10 a 12 do caderno do aluno
volume 1.
Responder Atividade 3 – questão 1, p. 13 do caderno do aluno volume 1.
questões
1 a 5, p.14 do caderno do aluno volume 1.
questões
1 a 4, p.17 do caderno do aluno volume 1.
questão 1, p.18 do
caderno do aluno volume 1.
Copiar no caderno esquema “Alguns tipos de argumentos”, p.16 do caderno do
aluno volume 1.
Observação: Atividades do caderno do aluno
volume 1 – aula ministrada no centro de mídia no dia 14/05
14/05 - 8ª série do EM - PO -Questões polêmicas, explicações e argumentos
Ler: “Mr. Sherlock Holmes”, p. 38 e 39 do livro didático.
Responder questões 1 a 6, p. 39 do livro didático
Pesquisar: Características do conto de enigma e conto de terror
TECNOLOGIA
8ºs B, C, D – Profª Roseli
Enviar as atividades por email: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: O mundo digital.
Qual a sua opinião sobre as questões do mundo digital?
1) Como fazer da internet um ambiente seguro?
2) O que fazer se ver alguém vítima de bullying?
3) Pesquise dicas de segurança na internet?
4) O que significa a expressão “digital sem pressão”
5) O que você entende por bullying virtual?
8º A
– Prof. José Luiz
- Leitura de textos sobre : evolução da máquina
fotográfica e automóvel.
8º
E, F, G – Profª Roberta
Fazer um
vídeo de poucos minutos sobre o cantinho que você estuda todos os dias aí
na sua casa, falando o que você está achando de usar toda essa tecnologia para
estudar sozinho. Me conte se está gostando do novo jeito de estudar, está
conseguindo aprender? Está sentindo falta dos seus colegas e professores?
Você tem
um animalzinho de estimação? Apresente-o pra mim, vou adorar conhecê-lo.
Fale o
que você faz nas horas livres para passar o tempo.
Não
esqueça de fazer a edição do vídeo com o aplicativo que mais gostar, ou, se não
conhecer nenhum deixo algumas sugestões ( viva vídeo, bazaart, newcut, filmadorago,
kainemaster).
Depois
envie para o meu email
GEOGRAFIA
8º
A, B, C – Prof. Marcelo
Solicito-vos a leitura do capítulo 3 (unidade II população e
regionalização do espaço mundial), a partir da página 36 até a página 46.
Na sequência, as atividades propostas na página 47.
Lembrando que nas páginas 42,43 e 44, possui atividades também.
Obs: não é necessário copiar os enunciados, somente as respostas.
8º
E, F – Profª Liliana
1- Pesquisar as características gerais do México e do
Canadá
2- Pesquisar aspectos físicos dos países mencionados
(relevo, clima, hidrografia e vegetação)
3- Pesquisar aspectos humanos dos países mencionados
(população, economia e dados demográficos)
4- Responder às seguintes questões:
– Cite, resumidamente, as principais características
humanas do Canadá e México
– Cite as principais características físicas de Canadá e
México
8º G – Profª Maria Roseli
Páginas do livro 61 até 81
Diferentes formas de regionalização
Regionalizar
significa agrupar os lugares ou países de acordo com algumas características
comuns entre eles. A regionalização pode ser feita com base em critérios
naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou
agrícola, renda per capita ( renda por pessoa); indicadores sociais ,IDH(
Índice de Desenvolvimento Humano); culturais (religiões,etnias);entre outros
meios de regionalizar, ou seja, agrupar cada característica que se quer analisar
, estudar.
1) Dê
acordo com o livro você vai resumir os tipos de regionalização abaixo.
- Grandes
áreas geoculturais;
- Países
desenvolvidos e países subdesenvolvidos;
-
Primeiro, Segundo e Terceiro mundo;
- Países
do Norte e países do Sul;
- Um
mundo multipolar;
-
Regionalização por níveis de desenvolvimento.
2) Agora
você vai responder as páginas 65,82 e 83 do livro.
Não é
necessário copiar as perguntas. Pode fazer em folha de caderno.
CIÊNCIAS
8º A – Profª Alecsandra
Tema : Matéria e
Energia
- Assista
aos vídeos no youtube e responda as questões:
a)
Quais as 10 Fontes de Energias renováveis mais eficientes do Mundo?
b)
Como é obtida a energia nuclear?
c. O vídeo cita o
Acidente nuclear em Chernobyl, descreva o que houve.
d.
Como é obtida a biomassa?
e.
Qual é a principal fonte de energia utilizada no Brasil e de onde ela
provém?
f.
O que é a energia radiante?
g.
Faça uma lista com as 10 principais hidrelétricas do Brasil, sua
localização, capacidade de produção individual e calcule a capacidade
geral/total de energia produzida por todas elas juntas.
h.
Faça uma pesquisa sobre a história da construção da maior hidrelétrica
do Brasil.
i.
Durante a construção de uma hidrelétrica ocorre diversos prejuízos
para o meio ambiente. Quais são eles?
j.
Na sua opinião, quais fontes de energia renováveis o Brasil deveria
explorar mais. Por que?
k.
O que é energia limpa? Entre as energias renováveis quais são
consideradas mais “limpas”?
a.
O que é a transformação de energia?
b.
Quais os tipos de energia?
c.
Dê exemplos de 10 aparelhos que utilizam energia elétrica em sua casa?
·
Apostila volume 2 - páginas 7, 8 e 9 ( Ler o conteúdo e responder as
questões da página 9 em folha separada com capa).
8º B, C, D –
Profª Cristiane
Atividade 1 – Pesquisa: Processos Reprodutivos dos Seres Vivos
- Definir o que é reprodução.
- Diferenciar reprodução assexuada e sexuada. Exemplificar.
* Orientações: Utilizar o livro didático para
realização da pesquisa. Não esqueça de organizar uma capa para o seu trabalho
contendo nome completo, turma e título. O conteúdo da pesquisa deve ser
manuscrito.
Atividade 2- Conhecendo o Processo Reprodutivo humano
- Realizar a atividade da página 14 do Caderno do aluno (Volume 2) -
Nosso Corpo em Transformação.
* Orientações: Copie em uma folha as tabelas da página 15 e preencha. Não esqueça
de organizar uma capa contendo nome completo, turma e título do trabalho.
OBS: Na ferramenta Google Classroom será disponibilizado material de
apoio para a realização das atividades.
8º
E,F,G – PROF. ANTONIO
·
Assistir o vídeo USINAS GERADORAS DE ENERGIA
ELÉTRICA (Link no Classroom)
·
Copiar e responder as atividades da página
142 (as 4 questões) no caderno de classe.
·
Acompanhar as aulas de Ciências no CENTRO DE
MÍDIAS DE SP.
PROJETO DE VIDA
8º A – Profª Marcia
Olá queridos! Tudo bem com vocês?
Espero que sim. Infelizmente não podemos estar juntos
ainda, devido ao problema da pandemia, mas, acredito que logo tudo passará e
estaremos juntos na escola novamente.
Estou com saudades de todos!!
1ª. Atividade: Fazer a leitura do texto da
página 55, da apostila Projeto de Vida.
Esse texto fala dos superpoderes! Sempre temos um herói
com quem nos identificamos e, assim como eles, temos nossos “poderes”, eles
estão em nossas qualidades, nas coisas que acreditamos, como agimos com as
pessoas, com nossa família.
Após fazer a leitura do texto, responda na própria
apostila, o que está sendo solicitado, caso não caiba no espaço dos quadrinhos,
pode fazer no caderno.
Ah! Vocês irão se surpreender! Após respondida a
atividade dos quadrinhos, vocês deverão registrar no caderno, três superpoderes
que vocês já têm.
2ª. Atividade: Escolher um super herói de sua
preferência e pesquisar sobre sua vida real, ou seja, sobre o ator
que desenvolve aquele personagem. Pesquise sobre os gostos deles, seus medos,
sua família e outras características, como estudo, os sonhos tudo que tiverem
curiosidade em saber.
3ª. Atividade: Fazer um desenho, em folha de
caderno de desenho. Coloque seus dados, nome da escola.
Nesse desenho, vocês deverão desenhar dois óculos, e nas
lentes, deverão colocar como vocês vêm o mundo hoje e como querem ver no
futuro.
Caprichem!
Obs: A pesquisa e o desenho, devem ser enviados no e-mail
registrado acima.
Não esqueçam de colocar seus dados e nome da escola.
8º D – Professora
Joyce
Olá alun@s, espero que todos estejam bem!
Façam as atividades com atenção:
Atividades abaixo adaptadas do Material
Projeto de Vida:
Competências
socioemocionais em foco: empatia, autoconfiança e interesse artístico
Revelando meus
segredos
Você
verá uma cena do filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. https://www.youtube.com/watch?v=cpOb3db_Xuc
Para começar, você precisa saber que essa é
uma animação brasileira que concorreu ao Oscar, uma das maiores premiações do
cinema do mundo, em 2016! Além disso, levou mais de 44 outros prêmios em
festivais mundo afora.
Antes de avançar para a próxima atividade,
imagine como se sentiu Alê Abreu e toda a sua equipe quando receberam a notícia
de que estavam concorrendo ao prêmio. Provavelmente, eles pensaram em todos os
passos que percorreram até chegar ali. Só para fazer o filme, eles levaram 3 anos!
Veja a declaração do diretor sobre a
participação no Oscar:
http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/02/oscar-2016-estar-aqui-ja-e-uma-grande-vitoria-diz-ale-abreu.html
1. Atividade:
Reflita
sobre o vídeo e faça uma “chuva de ideias” sobre os passos que esses
brasileiros devem ter dado antes de receberem a indicação. Vale de tudo! Desde
terminar o Ensino Médio, estudar cinema até fazer um curso de desenho ou buscar
um patrocinador.
Anote
as suas ideias em uma folha separada, para ser entregue à professora.
Você deve ter percebido que pequenas e
grandes ações se combinaram para que eles chegassem lá. Independente disso,
eles agiram como protagonistas em cada uma delas! E, além de tudo, estavam
profundamente comprometidos com o seu projeto. Ou seja, nada os faria desistir.
Eles acreditavam nesta produção! Assim como a equipe de criação do filme, o
personagem principal também é protagonista da sua história! Identifique
características em comum entre o menino do filme e os seus criadores. Preste
atenção especial em como todos estão comprometidos com suas ideias e em como as
suas decisões foram importantes.
2. Atividade: Faça em
folha separada.
Agora é sua vez! Pense no seu sonho: quais
passos você, como protagonista da sua história, precisa percorrer para chegar
lá?
Crie uma narrativa sobre essa caminhada e, se
quiser, divida a sua criação com a turma. Para te ajudar, você pode pensar em:
a)
Uma
situação em que você agiu como um protagonista de sua vida e já avançou em
algum dos passos para buscar o seu sonho.
b)
Alguma
área de sua vida em que você ainda não age como protagonista, mas que é
importante para alcançar o seu sonho. Cite duas ações práticas que você pode
tomar a partir de hoje para mudar isso.
Leia o poema “Girabelhinhas” e responda as
perguntas:
Uma abelha dessas pequeninas
Uma abelha dessas pequeninas
pousou numa foto de uma flor
e um romance todo feito em cores
e um romance todo feito em cores
foi se revelando, fez-se amor
Carregou a foto para a colmeia
e explicou o caso para a rainha
e explicou o caso para a rainha
que era sábia e foi dizendo
"Será que você está piradinha?
"Será que você está piradinha?
Esse girassol não vale nada é bonito, mas não passa de um papel
nunca vai lhe dar perfume, pólen, filhos, e aqui nós precisamos é de mel!"
Ela embrulhou a foto em suas roupinhas
e saiu em busca de um cantinho
pra viver seu sonho de verdade
sem rainhas
pra encher o seu saquinho
Hoje existe um lugar na Terra
pra viver seu sonho de verdade
sem rainhas
pra encher o seu saquinho
Hoje existe um lugar na Terra
onde há girassóis que têm asinhas
e abelhas que voam com pétalas
num mundo novo
cheio de girabelhinhas
cheio de girabelhinhas
SER PROTAGONISTA NO
MUNDO E NO MEU PROJETO DE VIDA
Competências
socioemocionais em foco: empatia e determinação
3.
Atividade:
Após a leitura do
poema “Girabelhinhas”, reflita sobre a situação inicial e a situação final da
abelha pequenina (personagem-protagonista).
Depois, tentem
responder:
1. Qual era seu
sonho?
2. Qual era sua
realidade imediata?
3. Qual o desafio que
encontrou?
4. Qual foi sua
decisão frente ao desafio?
5. Qual foi a
consequência de sua decisão?
Anote suas respostas
em folha separada.
8º E, F, G – Profª
Alecsandra
- Assista
ao vídeo no youtube e responda as questões:
a.
Qual a importância do ECA?
b.
Descreva os artigos mencionados no vídeo acima.
c. Como era o dia a dia
de Mariinha?
d.
Identifique quais artigos do ECA foram desrespeitados em relação à
menina?
e.
Qual foi a atitude tomada pela diretora da escola e em quais artigos ela
se baseou para realizar tal ato?
f. Qual o nome, idade e
região do país pertencem os dois personagens citados pelo locutor do vídeo?
g.
Qual a realidade compartilhada por ambos os personagens?
h.
Cerca de 8% da população na faixa etária de 5 a 17 anos se encontram na
situação do trabalho infantil. Isso representa quantos milhões da população?
i.
De acordo com o Ministério da Saúde, quantos jovens e adolescentes de
até 17 anos sofreram acidentes ou morreram no período de 2007 a 2013 ocasionado
pelo trabalho infantil?
j.
Complete a tabela de acordo com a lei brasileira sobre permissão ou não
do trabalho infantil:
Idade
|
O que é permitido de acordo com a
idade e em quais condições
|
13 anos
|
|
14-16 anos
|
|
16-18 anos
|
|
acima de 18
|
k. De acordo com a OIT (
Organização Internacional do Trabalho) quais são as piores formas de
trabalho infantil?
l.
O que tem sido feito no Brasil para combater o trabalho infantil ou
exploração de crianças e adolescentes nas últimas duas décadas?
m.
De quem é a responsabilidade ao combate do trabalho infantil?
8º B, C – Profª Luciana
Apostila
São Paulo Faz Escola – Volume 2 Parte 1
Atividade 1 – Nossos Direitos
Ler o texto da página 71.
Atividade 2 – Organize uma entrevista com um
membro de sua família
ATIVIDADE NO CADERNO: Construa uma entrevista com um
membro da sua família, que será citado por você em sua autobiografia.
Essa entrevista deverá ter no mínimo 15 perguntas!
As
Atividades serão vistas e corrigidas no retorno das aulas!
HISTÓRIA
8° D, E, F, G –
Prof. David
Assista a aula :
O surgimento dos conceitos políticos "Direita" e
"Esquerda" durante a Revolução Francesa.
Pesquisas para se fazer no caderno com ao menos três páginas.
8º A, B, C – Prof Ricardo
Assistir
às aulas sobre a Revolução Francesa que eu postei no google class e escreverem
um texto dissertativo de no mínimo 4 páginas.
Assistam as aulas:
No texto
deve constar: causa; processo revolucionário e o fim da Revolução.
INGLÊS
8º A,
B, C, D – Prof. Carlos
Estude as regras gramaticais do Superlativo e comparativo
Grammar
Superlative
Form: use quando se referir a mais de 2 pessoas cou
coisas.
Use the + superlative.
1- Adicione –est
em adjectives curtos como: calm, clean, cold, cool dark, full, great, hard,
high, light, long, low, new, old, poor, proud, quiet, rough, smooth, short,
smart, tall, warm, young, etc.
Examples: Rosa:
12 Rita: 15 Jenny: 17
Rosa is the youngest girl. The
youngest girl is Rosa.
Jenny is the oldest of the three. The
oldest of the three is Jenny.
2- Dobre a consoante final e adicione–est em adjectives que terminam em
consoante – vogal – consoante como: big, fat, hot, sad, thin, wet, etc.
3- Troque “y” por
“i” e adicione–est em adjectives
que terminam em consoante - y: angry, busy, cloudy, dirty, early, easy, empty,
foggy, friendly, funny, happy, heavy, lucky, noisy, pretty, sunny, thirsty,
ugly, windy, etc.
5- Superlativo irregular: good = the best bad = the worst far = the farthest / furthest.
Examples: Yamileth:
96 Hannio: 75 Xinia: 43
Yamileth’s
grade is the best one.
Xinia’s
grade is the worst.
6- Use the
most- em adjectives longos como: awful, beautiful, boring, careful, clever,
dangerous, delicious, difficult, excited, exciting, expensive, famous,
frightened, helpful, important, intelligent, interesting, un/popular, scared, terrible, tired,
unfriendly, unhappy, unlucky, wonderful, worried, etc.
Examples: bronze
ring $4 silver ring $ 8 gold ring $16
The
golden ring is the most expensive of the three.
The
most expensive ring is the gold one.
Grammar
Forma Comparativa: use
quando se referir a duas pessoas cou coisas.
Use adjective +
er than.
1- Adicione –er
than em adjectives curtos como: calm, clean, cold, cool dark, full,
great, hard, high, light, long, low, new, old, poor, proud, quiet, rough, smooth,
short, smart, tall, warm, young, etc.
Examples: Rosa:
12 Rita: 15
Rosa
is younger than Rita.
Rita
is older than Rosa.
2- Dobre a consoante final e adicione–er than em adjectives com a forma:
consoante - vogal – consoante como: big,
fat, hot, sad, thin, wet, etc.
3- Troque “y” por
“i” e adicione–er than em
adjectives que terminam em consoante – y como: angry, busy, cloudy, dirty,
early, easy, empty, foggy, friendly, funny, happy, heavy, lucky, noisy, pretty,
sunny, thirsty, ugly, windy, etc.
4-
Adicione –r than em adjectives que
terminam em “e” como: brave,
handsome, huge, large, late, little, nice, safe, etc.
5- Comparativo irregular:
good = better than
bad = worse than
far = farther than / further than.
Examples: Yamileth:
96 Hannio: 75 Xinia: 43
Yamileth’s
grade is better than Hannio’s grade.
Xinia’s
grade is worse than Hannio’s grade.
6- Use more
than- em adjectives logos como: awful, beautiful, boring, careful, clever,
dangerous, delicious, difficult, excited, exciting, expensive, famous,
frightened, helpful, important, intelligent, interesting, un/popular, scared, terrible, tired,
unfriendly, unhappy, unlucky, wonderful, worried, etc.
Examples: bronze
ring $4 silver ring $ 8 gold ring $16
The
solver ring is more expensive than the bronze ring.
The
gold ring is more beautiful than the silver ring.
Roteiro para responder as
atividades do caderno do aluno vol 2 (Páginas 30 a 33):
Atividade
1 (Respostas em português)
a)
Olhe
a figura
b)
O
que você vê na figura?
c)
Este
navio é novo ou velho?
d)
Você
pode imaginar para que o navio era usado?
e)
Complete
as 2 primeiras colunas do quadro KWL sobre as grandes navegações.
O que eu sei /
O que eu quero
Atividade 2
a)
Procure
as palavras sobre navegação no caça-palavras.
b)
Agora
que você as encontrou use-as para completar as sentenças. (Pode usar
dicionário/google)
Atividade
3
a)
Leia
o texto e circule as palavras que você não sabe.
b)
Use
o dicionário ou Internet para pesquisar as palavras que você circulou.
c)
Qual
o assunto do texto? (Respostas em português)
d)
Pesquise
em livros ou Internet quem foi o personagem descrito no texto e complete as
frases.
e)
Não
é necessário.
Atividade
4
a)
Leia
o texto. (Use dicionário/Google)
b)
Responda
as perguntas completando a frase. (Inglês)
1.Qual o assunto
do texto?
2. O que eram
considerados tesouros na era do descobriment
3. O que você considera tesouros hoje? Por
4. O que você acha que será mais valioso no futuro? Por
que?
c)
Não
é necessário fazer.
d)
Agora,
volte ao quadro KWL e responda a 3ª coluna.
OBS. Os alunos que não estão com o caderno do aluno – vol
2 poderão baixar da Internet ou solicitar a um colega de sala que lhe envie
cópias das páginas (em branco) para realização das atividades, após o término o
aluno deverá fotografá-las (bem nítido) e enviá-las por e-mail, quando
retornarem as aulas presenciais os cadernos do aluno serão vistados pelo
professor. Ao enviar o e-mail não esqueça de mencionar seu Nome completo, nº e
série.
Good
Luck!
Teacher Carlos
8° E, F, G - Profª Adriana Ferreira
1-Pesquise sobre o futuro ( Will, going to)
2-Escreva 20 frases em inglês no futuro ( colocar
tradução)
3- Pesquise sobre adjetivos comparativos e superlativos.
4- Escreva 10 frases em inglês usando adjetivos comparativos
e superlativos.
Como deixar os alunos loucos:
ResponderExcluirComo deixar os alunos loucos:
ResponderExcluirHsjd
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirQual o e-mail para enviar o trabalho de inglês ?
Ano 8B
Boa Tarde! Este é o e-mail do professor Carlos carloslouro@prof.educacao.sp.gov.br
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