EE Major Telmo Coelho Filho
Queridos alunos e responsáveis, as
atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia,
assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem
atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao
período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!
ELETIVA
MATEMÁTICA
9º
A, B, C, D, E, F, G – Profª Roberta e Profª Vania
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU
A)
Pesquisar sobre a definição de equação
do 2º grau:
·
Dar exemplos de equações de 2º grau
incompletas;
·
Dar exemplos de equações de 2º grau completas
Agora responda:
1)
Escreva as equações que são do 2º grau com uma
incógnita.
a)
3x2 – 5x + 1 = 0
b)
10x4 – 3x2 + 1 = 0
c)
2x – 3 + 0
d)
–x2 – 3x + 2 = 0
e)
24x2 – x = 0
f)
9x2 – 1 = 0
g)
2x4 + 5 = 0
h)
0x2 – 5x + 6 = 0
2)
Identifique como completa ou incompleta cada
equação do 2ºgrau:
a)
X2 – 7x + 10 = 0
b)
-2x2 + 6x = 0
c)
-4x2 + 6x = 0
d)
X2 – x – 12 = 0
e)
9x2 – 4 = 0
f)
7x2 + 14x = 0
B)
Pesquisar: O que significa a forma ax2
+ bx + c = 0
Agora responda:
1)
Todas as equações seguintes são do 2º
grau estão escritas na forma ax2 + bx + c = 0. Identifique os coeficientes (a,
b e c) de cada equação.
Exemplo:
Na equação x2 + 2x – 3 = 0, temos a = 1; b = 2 e c = -3
a)
10x2 + 3x – 1 = 0
b)
X2 + 2x – 8 = 0
c)
Y2 – 3y – 4 = 0
d)
7p2 + 10p + 3 = 0
e)
-4x2 + 6x = 0
f)
R2 – 16 = 0
g)
-6x2 + x + 1 = 0
h)
5m2 – 10m = 0
C)
Pesquisar: Como escrever uma equação do
2º grau com uma incógnita na sua forma reduzida.
Observe o exemplo: 2x2
– 7x + 4 = 1 – x2
2x2 – 7x + 4 = 1
– x2 (equação dada)
2x2 – 7x + 4 – 1
+ x2 = 0 (aplicando o princípio aditivo, que significa passar todos
os elementos que estão depois da igualdade para antes da igualdade.)
2x2 + x2
– 7x + 4 – 1 = 0 (agrupando os termos semelhantes)
3x2 – 7 + 3 = 0
(encontrando a forma reduzida da equação)
Agora, escreva na forma ax2
+ bx + c = 0, denominada forma reduzida as seguintes equações do 2º grau.
a)
X2 – 7 = x + 5
b)
X2 + 11x = 16x – 6
c)
X2 – 6x + x2 + 2x – 5x
– 10
d)
X + 1 = x – 3x2
e)
X – x2 = x -1
OBSERVAÇÃO:
Essa pesquisa pode ser realizada no próprio livro didático.
As atividades acima podem
ser encaminhadas por email, como segue:
ARTE
9º A, B, C, D, E, F, G – Profª Solange
Conteúdo: Contextos e práticas
na música
Atividade:
·
Leitura do texto do livro “Rumos da Arte”
página 99 a 103
·
Ouvir a faixa do CD com as músicas “Violão e
você” e “Lunik 9”.
·
Responder as questões da página 103 no
caderno de arte ou universitário.
·
Criar a letra de uma música (fazer uma
releitura da letra da música “Lunik 9” – pág. 102), com base no que estamos
vivenciando na quarentena. Seguir a mesma estrutura de versos para fazer a
releitura.
GEOGRAFIA
9º A, B, C, D, E –
Profª Maria Roseli
Atividade do livro página 62 até a 69
Globalização e meio ambiente
1) Explicar resumidamente sobre Os problemas ambientais do séculoXXI.
- O consumo e a produção de lixo;
- A questão da água, sua distribuição;
- O aquecimento Global e as mudanças climáticas;
- A consequência do aquecimento global;
- Conferência mundiais e meio ambiente. Rio-92, Rio-10.
- Conferência de kyoto;
- COP;
- Os recursos energéticos e o meio ambiente.
2) Responda as questões da página 70, 71, 72,73 e 75 do
livro.
Não precisa copiar as perguntas, pode fazer em folha de caderno.
9º
F, G – Prof. Alan
Países Desenvolvidos e Países
Subdesenvolvidos
O Mundo dos Países Subdesenvolvidos ( O
Sul Subdesenvolvido )
Produzido
como consequência evolução capitalista estão, em sua maioria encontrados, na
África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas.
Origens
históricas: quase todos foram colônias de exploração no passado. As riquezas
retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a
Revolução Industrial, as potências se expandiram às custas dos menos
desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a
Segunda Guerra Mundial, passou a haver o Imperialismo econômico, dominando
financeiramente.
A
expressão Terceiro Mundo surgiu a partir da Conferência de Bandung, na
Indonésia, em 1955, quando 29 países africanos e asiáticos independentes
expressaram o objetivo de não estar sob a influência dos EUA nem da URSS. O
Capitalismo era o Primeiro Mundo, o Socialismo o Segundo Mundo.
Os
países "subdesenvolvidos" podem ser agrários, ou industrializados. O
fato de ter indústria não significa, necessariamente, que o país seja
desenvolvido. A produção pode ser de baixa tecnologia, ou, mesmo que bem
desenvolvida, o país pode ter, ainda, muitas desigualdades sociais internas.
Os
países subdesenvolvidos industrializados desenvolveram sua indústria após a
Segunda Guerra Mundial.
Uma
parte foi a partir das décadas de 50 e 60, e desenvolveram-se à custa de
endividamento econômico externo. Possuem riqueza e modernidade, mas violentas
desigualdades sociais. Ex.: Brasil, México, Argentina.
Outra
parte desenvolveu-se a partir da década de 80, passando a produzir produtos
baratos e de baixo nível tecnológico. São os chamados tigres asiáticos - Hong
Kong, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura - e os novos tigres: Malásia, Indonésia,
Filipinas, Tailândia.
- Dependência
econômica e tecnológica - vendem matéria-prima e a recompram
industrializada, o que causa endividamento externo, que, por sua vez,
obriga esses países a facilitar a influência externa, tendo, assim, a
economia controlada por potências internacionais.
·
Famílias
numerosas
·
Indicadores
sociais ruins
·
Desigualdades
sociais gritantes
·
Má
distribuição de riqueza
·
Agropecuária
de baixo nível técnico
Em
alguns países, a população é rural e se concentra em atividades agrárias. A
urbanização, consequentemente, é baixa. Em outros, uma grande parte da
população se concentra no setor terciário, a urbanização é desordenada e as
cidades são mal estruturadas.
A
fome é um dos grandes problemas do mundo subdesenvolvido. Há duas formas de
medir a fome: a fome aguda, uma medida quantitativa (em calorias) e a fome
crônica, uma medida qualitativa (em proteínas). A primeira pode levar à morte
por inanição, e é causada por graves problemas estruturais de baixa renda ou
seca, pragas na plantação, etc. A segunda, mais comum, é menos evidente, e
diminui a capacidade das pessoas ao longo do tempo.
A
educação ruim, nos países subdesenvolvidos, é agravada pela grande quantidade
de crianças e jovens sem condições de frequentar uma escola. O governo tenta
atender o maior número de estudantes, em detrimento da qualidade.
Países do Norte Desenvolvido e
Industrializado
O
Primeiro Mundo, também chamado de grupo dos países desenvolvidos, é composto
por países que possuam fortes economias e altos indicadores sociais, tais como
qualidade de vida, por exemplo
As
sociedades desses países são altamente consumistas, isto é, percebido sobretudo
devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos
com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano. Se todas as
nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das
nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria
matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.
A
luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no
que diz respeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes
disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi
necessário a participação direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma
postura voltada para os interesses da população. Os impostos cobrados são
direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais,
programas de saúde, aposentadorias mais justas, isto foi possível graças ao
engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.
A
democracia existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num Estado de
direito que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A
democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos
direitos.
Os
fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados
basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, às
transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração
de oportunidades de empregos, seja no setor secundário, seja no setor
terciário, com salários em geral mais altos.
Nesses países, além das transformações
urbanas, houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução
agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que, ao longo da história,
foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade,
principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
A
urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades
foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias
na infraestrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz – e aumento de geração de
empregos. Assim, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos
países subdesenvolvidos. Além disso, pelo fato de gradativamente haver um
aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi
também se descentralizando geograficamente. Como resultado, há nos países
desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.
Características
- Estrutura
indústria industrial completa
- Dominação
econômica
- Produzem todos
os tipos de bens
- Agropecuária
moderna e intensiva
- Emprego de
máquinas e mão-de-obra especializada.
- Desenvolvimento
científico e tecnológico elevado.
- Modernos e
eficientes meios de transporte e comunicação.
- População urbana
é maior que a população rural, são urbanizados.
- População Ativa
empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário.
- Pequeno número
de analfabetos.
- Elevado nível de
vida da população.
- Boas condições
de alimentação, habitação e saneamento básico;
- Reduzido
crescimento populacional.
- Baixa taxa de
natalidade e mortalidade infantil.
- Elevada
expectativa de vida.
- Diferenças
sociais pouco significativas
- População urbana
- Crescimento
populacional e urbano regular
- Mortalidade
infantil e analfabetismo baixos
- Alta expectativa
de vida (+ 75 anos)
- Agricultura
moderna
Com base no Texto acima e seus conhecimentos
sobre o tema responda as Questões a seguir:
1-
Quais as principais
características dos países do norte desenvolvido?
2-
Dê exemplo de 10
países do norte desenvolvido e industrializado.
3-
Quais as principais
características dos países do Sul Subdesenvolvido?
4-
Dê exemplo de 10
países do Sul Subdesenvolvido.
5-
O que você entende
por desigualdade social?
6-
Como podemos
definir a tecnologia nos países desenvolvidos?
7-
Dê exemplos de 5
problemas sociais existentes nos países subdesenvolvidos.
8-
Cite o nome de 8
grandes empresas multinacionais.
9-
Entre tantos países
subdesenvolvidos quais são aqueles que podem ser considerados em melhor
estágio? Pesquise.
10- O que você entende por relações comerciais
desfavoráveis? De exemplos.
PROJETO DE VIDA
9º A, B, G – Profª Elisabeth
Pesquisar sobre a História da Educação no Brasil.
Assista
aos vídeos.
Breve
História da Educação no Brasil
Linha do
tempo da História da Educação no Brasil
9ºE, F – Projeto de
Vida – Profª Joyce
Olá alun@s, espero que todos estejam bem!
Façam as atividades
com atenção:
Responda as questões
das páginas 63, 64 e 65 na apostila (Material Projeto de Vida)
e tire fotos e envie para meu e-mail:
joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br ; se possível. Se
não, entregue em folha separada.
Para quem não retirou
o material na escola, estou disponibilizando o link:
9º D – Prof. Vanderlei
- Entre no site : https://www.familysearch.org/pt/, monte sua
árvore genealógica até a 4ª geração (se possível) e responda às questões
da página 69 da apostila volume 2.
- Imprima
ou desenhe a imagem contendo as gerações obtidas através da pesquisa com
seus familiares e a anexe em seu diário de práticas e Vivências.
- Obs:
A árvore pode ser construída a partir de relatos de familiares.
CIÊNCIAS
9º
C, D, E, F, G – Prof. Vinícius
Orientações:
·
Copiar as questões propostas e responder e
folhas para posterior entrega .
·
As atividades/Questionários deverão ser entregues no momento
que retornarmos as aulas.
·
Fiquem todos
bem!
Tema
; Matéria e Energia.
- Considere o exemplo de um
copo de vidro diga o que é matéria
e o que é corpo nesse exemplo?
2.
Chuvas de granizo , também chamadas chuvas de
pedra de gelo, podem ocorrer em certas
épocas do ano. As pedras de gelo que caem
no solo se derretem . Explique porque tanto a chuva de granizo quanto o derretimento das pedras de gelo do
granizo são fenômenos?
- Defina: átomo, corpo, matéria, fenômeno, substância e objeto.
- O que faz com que as partículas que formam a matéria tenham um
movimento vibratório?
5.
Explique
como se comportam as partículas formadoras da matéria no estado líquido
e gasoso.
- Numa chaleira com água fervente podemos perceber a formação de uma
névoa próxima ao bico do recipiente.
Identifique
as mudanças de estado físico da água desde que a água líquida começa a ferver
na chaleira até a formação da névoa no ar.
7.
A naftalina é adquirida geralmente em forma de
bolinhas brancas. Tem cheiro forte e é utilizada para matar baratas e traças.
Colocadas num guarda-roupa, por exemplo, com o passar do tempo as bolinhas de
naftalina diminuem de tamanho. Elas não se transformam em líquido e também não
são comidas pelas baratas ou traças. Nesse caso, a matéria desaparece? Explique
sua resposta.
- Uma das propriedades gerais da matéria diz que a matéria é
indestrutível. Então, como se aplica o “ desaparecimento” que constitui a
vela “a medida que ela queima?
9.
Sua casa tem
janelas, que provavelmente, são vidro. Ora o vidro é matéria, logo tem propriedades
gerais específicas; tem massa e extensão, é impenetrável, é indivisível, é
sólido em temperatura ambiente é mais duro que a madeira e menos duro que o diamante, tem brilho, é
transparente ( se deixa atravessar pela luz), é impermeável ( não se deixa
penetrar pela água) , em estado natural é incolor, não é um bom condutor de calor. Que
propriedades do vidro justificam sua
utilização na fabricação de janelas?
Atividade
de Interpretação de Texto
·
Ler o
texto, Copiar as questões e responder
em folhas para posterior entrega.
Junto com as questões propostas.
A
QUÍMICA DOS NOVOS MATERIAIS
Um dos principais ramos industriais da química é o segmento petroquímico. A partir do eteno, obtido da nafta derivada do petróleo ou diretamente do gás natural, a petroquímica dá origem a uma série de matérias-primas que permite ao homem fabricar novos materiais, substituindo com vantagens a madeira, peles de animais e outros produtos naturais. O plástico e as fibras sintéticas são dois desses produtos. O polietileno de alta densidade (PEAD), o polietileno de baixa densidade (PEBD), o polietileno tereftalato (PET), o polipropileno (PP), o poliestireno (PS), o policloreto de vinila (PVC) e o etileno acetato de vinila (EVA) são as principais resinas termoplásticas.
Nas empresas transformadoras, essas resinas darão origem a autopeças, componentes para computadores e para a indústria aeroespacial e eletroeletrônica, a garrafas, calçados, brinquedos, isolantes térmicos e acústicos... Enfim, a tantos itens que fica difícil imaginar o mundo, hoje, sem o plástico, tantas e tão diversas são as suas aplicações.
Os produtos das centrais petroquímicas também são utilizados para a produção, entre outros, de etilenoglicol, ácido tereftálico, dimetiltereftalato e acrilonitrila, matérias-primas para a produção dos fios e fibras de poliéster, de náilon, acrílicos e do elastano. As fibras sintéticas, em associação ou não com fibras naturais como o algodão e a lã, são transformadas em artigos têxteis e em produtos utilizados por diferentes indústrias, como a de pneumáticos, por exemplo.
E, a cada dia, surgem novas aplicações para as fibras sintéticas e para as resinas termoplásticas. Resultado: maior produção, menores preços e maior facilidade de acesso da população aos bens de consumo, gerando mais qualidade de vida.
QUETÕES PARA INTERPRETAÇÃO
1) Comente o título do texto descrevendo a relação da química com os novos materiais.
2) Explique o motivo de ser o segmento petroquímico, um importante ramo da indústria química.
Um dos principais ramos industriais da química é o segmento petroquímico. A partir do eteno, obtido da nafta derivada do petróleo ou diretamente do gás natural, a petroquímica dá origem a uma série de matérias-primas que permite ao homem fabricar novos materiais, substituindo com vantagens a madeira, peles de animais e outros produtos naturais. O plástico e as fibras sintéticas são dois desses produtos. O polietileno de alta densidade (PEAD), o polietileno de baixa densidade (PEBD), o polietileno tereftalato (PET), o polipropileno (PP), o poliestireno (PS), o policloreto de vinila (PVC) e o etileno acetato de vinila (EVA) são as principais resinas termoplásticas.
Nas empresas transformadoras, essas resinas darão origem a autopeças, componentes para computadores e para a indústria aeroespacial e eletroeletrônica, a garrafas, calçados, brinquedos, isolantes térmicos e acústicos... Enfim, a tantos itens que fica difícil imaginar o mundo, hoje, sem o plástico, tantas e tão diversas são as suas aplicações.
Os produtos das centrais petroquímicas também são utilizados para a produção, entre outros, de etilenoglicol, ácido tereftálico, dimetiltereftalato e acrilonitrila, matérias-primas para a produção dos fios e fibras de poliéster, de náilon, acrílicos e do elastano. As fibras sintéticas, em associação ou não com fibras naturais como o algodão e a lã, são transformadas em artigos têxteis e em produtos utilizados por diferentes indústrias, como a de pneumáticos, por exemplo.
E, a cada dia, surgem novas aplicações para as fibras sintéticas e para as resinas termoplásticas. Resultado: maior produção, menores preços e maior facilidade de acesso da população aos bens de consumo, gerando mais qualidade de vida.
QUETÕES PARA INTERPRETAÇÃO
1) Comente o título do texto descrevendo a relação da química com os novos materiais.
2) Explique o motivo de ser o segmento petroquímico, um importante ramo da indústria química.
3) Comente a seqüência da origem dos materiais formados a
partir do petróleo.
4) Explique para que serve os produtos vindos do petróleo.
5) Comente o destino do uso das fibras oriundas do petróleo pelos seres humanos.
6) Comente como o uso de fibra sintética é vista diante dos recursos financeiros do mercado de capitais.
7) De acordo com o texto, explique a importância do petróleo para a vida do homem atual.
4) Explique para que serve os produtos vindos do petróleo.
5) Comente o destino do uso das fibras oriundas do petróleo pelos seres humanos.
6) Comente como o uso de fibra sintética é vista diante dos recursos financeiros do mercado de capitais.
7) De acordo com o texto, explique a importância do petróleo para a vida do homem atual.
9º
A, B – Prof. Antônio
·
Fazer a leitura das páginas 103 até 106 do
livro de Ciências em seguida montar um mapa conceitual do assunto abordado
nestas páginas (Disponibilizarei imagens destas páginas no Google Classroom)
caso o aluno não tenha recebido o livro
·
Copiar e responder no caderno as Atividades
1,2,3,4,5 da página 107 do livro (Página disponível também no Classroom)
·
Acompanhar as aulas de Ciências no CENTRO DE
MÍDIAS DE SP.
TECNOLOGIA
9º
D, E, F, G – Prof. Rogério
TRAB 3 - Arduino – tecnologia dos controladores
Assista ao vídeo do Manual
do Mundo:
O que é Arduino, afinal de contas? #ManualMaker Aula 4,
Vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=sv9dDtYnE1g&list=PLScovg-nsTLpTf4zJ56XYBOvAAbLVE6Ua
Pesquise, usando internet,
livros ou se comunicando com conhecidos quais outras plataformas de robótica e
automação além do Arduino estão disponíveis para criação de projetos e responda
à seguinte questão:
Indique
quais são os dispositivos de saída e de entrada do celular ou do computador,
por exemplo, o monitor do computador é um dispositivo de saída, quais são os
outros? Responda quantos você conseguir identificar. Boa sorte.
O trabalho deve ter capa com
dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode
usar folhas de caderno)
Não é obrigatório figuras,
fotos, etc, seja objetivo, se entendeu a questão, alcançou as habilidades
requeridas.
Agradecido, Professor
Rogério de Física – se quiser enviar foto do trabalho o email é:
físicarogeriomtelmo@gmail.com.
Usem o Google Classrroom
para tirar dúvidas e também as aulas do Centro de Mídias
9º
B, C – Prof. José Luiz
- Leitura de textos sobre : evolução da máquina
fotográfica e automóvel.
9º A
– Profª Roberta
Fazer um
vídeo de poucos minutos sobre o cantinho que você estuda todos os dias aí
na sua casa, falando o que você está achando de usar toda essa tecnologia para
estudar sozinho. Me conte se está gostando do novo jeito de estudar, está
conseguindo aprender? Está sentindo falta dos seus colegas e professores?
Você tem
um animalzinho de estimação? Apresente-o pra mim, vou adorar conhecê-lo.
Fale o
que você faz nas horas livres para passar o tempo.
Não
esqueça de fazer a edição do vídeo com o aplicativo que mais gostar, ou, se não
conhecer nenhum deixo algumas sugestões (viva vídeo, bazaart, newcut, filmadorago,
kainemaster).
Depois
envie para o meu email
INGLÊS
9º F,
G – Profª Adriana
1-Faça um anúncio publicitário em inglês para um produto
que você criou e deseja convencer as pessoas a compra-lo.
2-Pesquise sobre os
verbos should, must, have to, may e might. Use no mínimo 3 exemplos de
frases em inglês, para mostrar o uso de cada um dos verbos.
9ºs A, B, C, D, E –
Profª Elisete
Livro didático Way to English
Leia os textos, copie e responda aos exercícios em folha separada, das páginas 63, 64, 77 e 78, referente às pesquisas realizadas sobre: First and second conditionals .
Também em folha separada, copie e responda aos exercícios das páginas 70 à 76.
Observações:
Página 73, Reading for General Conprehension e Reading for Detailed Comprehension
Página 74, a partir do texto Freedom of expression
Enviar as atividades por e-mail para: teacherelis2019@gmail.com
LÍNGUA PORTUGUESA
9º E, F - Profª
Dulce
Pesquisar:
1- Estrutura narrativa do conto.
2- Sentido denotativo e conotativo das palavras e expressões.
3- Variação linguística e Preconceito linguístico.
4- Tirinha, Charge e Meme.
Atividades, respectivamente:
1- Redija um conto, considerando sua estrutura narrativa.
2- Elabore quatro frases, sendo duas no sentido denotativo e duas no
conotativo.
3- Elabore duas expressões que apresentem variação linguística e
justifique em qual situação elas podem sofrer preconceito linguístico.
4- Elabore uma tirinha, uma charge e um meme, cujo tema seja o
mesmo para os três: “O uso correto da máscara.”
9º A, B, C, D e G –
Professoras Joyce e Maria Júlia
Olá alun@s, espero que todos estejam bem!
Façam as atividades com atenção:
Responda as questões das páginas 02 até 16 na
apostila (Aprender Sempre – LP –
segundo bimestre); tire fotos, se possível, e envie para meu e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
Para quem não retirou o material na escola,
estou disponibilizando o link:
EDUCAÇÃO FÍSICA
9° anos - Professoras:
Angélica, Fabiana e Láuren
Aulas 1 e 2
Caderno
do aluno, série 9° ano, volume 2, parte 1.
Pag.
46 – Atividade 1 – 2ª Parte
1-)
Escolher uma modalidade esportiva: caratê, boxe ou muay thai;
2-)
Seguir o roteiro sobre o tema para buscar informações importantes ou outras
informações que julgarem necessárias (pag.46);
3-)
Assistir os vídeos indicados na pag. 46. Depois de assistir os vídeos, em uma
folha, faça uma breve reflexão sobre as lutas, levando em consideração os
seguintes questionamentos:
· Homens
e mulheres podem praticar qualquer modalidade?
· Você
considera violenta a prática de lutas? Por quê?
· Crianças
que praticam lutas podem ficar violentas? Em sua opinião, como deve ser o
ensino das lutas para as crianças?
Aulas 3 e 4
1-)
Preencha o quadro a seguir com os conceitos das seguintes modalidades:
Lutas
|
Artes
|
Esportes
de combate
|
Existem
semelhanças e diferenças entre elas? Quais?
2-)Preencha
o quadro a seguir com as modalidades de Esportes de Combate quem fazem parte
dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos:
Esportes
de Combate
|
|
Jogos
Olímpicos
|
Jogos
Paralímpicos
|
3-)
Como funciona a participação das pessoas com deficiência nos jogos Paralímpicos,
nas modalidades de Esportes de Combate?
4-)
Você julga importante a participação das pessoas com deficiência nos esportes?
Comente.
Aulas 5 e 6
A
importância da atividade física em tempos de pandemia
A
OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o sedentarismo é uma das
principais causas de morte no mundo (GUTHOLD et al., 2018). A falta da prática
de atividades físicas podem ocasionar o desenvolvimento muitas doenças graves,
como o câncer, diabetes, infartos, AVC e outras, sendo essas as mais graves.
Diante
deste novo cenário de isolamento social devido à pandemia do novo Corona vírus,
a prática de atividades físicas ficou ainda mais comprometida, pois as pessoas
passam boa parte do tempo sem movimentar o corpo.
Pensando
nesta problemática, elabore um pequeno texto, buscando referências seguras,
sobre a importância de praticar atividades físicas durante a pandemia, tais
para melhorar os fatores físicos, psicológicos e sociais, como a atividade
física pode contribuir para melhorar a imunidade e prevenir o novo Corona vírus
e outras doenças, e faça uma lista com sugestões de como praticar atividades
físicas em casa.
Leia o texto sobre alongamento e faça os
exercícios
Alongamento
O alongamento é uma prática que é
recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a
flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a
sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
O
alongamento é um exercício voltado para o ganho da flexibilidade por meio de um
estiramento das fibras musculares. Objetivando dar mais agilidade e aumentar a
amplitude do movimento e da elasticidade.
Dessa
forma, os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer
movimentos, sem tensões desnecessárias.
Estudos
demonstram que, o alongamento de grupos musculares específicos pode contribuir
para melhorar a postura corporal e reduzir a dor musculoesquelética.
Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai
ganhar flexibilidade. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios
para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem resultado por aumentarem a
temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de
tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Alguns estudos demonstram que o alongamento deve ser feito
antes de algumas atividades ou exercícios físicos específicos como, na ioga ou
ginástica olímpica. Já para exercícios como a corrida, ou atividades aeróbicas,
recomenda-se que o alongamento seja feito depois, para auxiliar o relaxamento
muscular e a volta à calma. Porém os estudos ainda não são conclusivos.
Os alongamentos são classificados em algumas categorias: o estático consiste em alongar em
repouso, (normalmente isola-se um único grupo muscular), alonga-se o músculo
até uma determinada posição e a mantem durante 10 a 30 segundos. Implica
alongar até o limite do confortável. O dinâmico,
com movimentos repetitivos, utilizando diferentes articulações e músculos,
consiste em alongar dando impulso, mas sem exceder os limites dos alongamentos
estáticos, como por exemplo: girar os ombros para trás ou rotação do tronco,
muito observado em alongamento para prática de esporte.
Além dessas duas formas de alongamento, estático e dinâmico
também temos outras categorias de alongamentos, como: o passivo, que é um tipo
de alongamento estático no qual uma força externa (companheiro, fisioterapeuta,
ou materiais como elástico, toalha, etc) exerce sobre o membro a ser alongado.
E o alongamento ativo que também é
estático, mas nesse caso a própria pessoa é que realiza, sem a interferência
“ajuda” de outros (companheiro, fisioterapeutas ou de materiais).
O importante é que o alongamento deve fazer parte da rotina
diária de qualquer pessoa, mesmo que você não vá realizar nenhum outro tipo de
atividade física ou exercício posteriormente.
Mãos a obra...
Alongamento dos membros superiores:
1º movimento:
Como fazer: ficar em pé com os pés separados em uma distância
equivalente à largura dos quadris, os dedos dos pés apontados para frente e os
joelhos ligeiramente flexionados. Levar o braço direito para cima, perto da
orelha.
Então, flexionar o cotovelo, colocando a mão
direita no ombro esquerdo e atrás das costas. Os dedos da mão direita devem
apontar para baixo, tocando a parte de trás da escápula, como na fotografia.
Levar o braço esquerdo sobre a cabeça e segurar levemente depois do cotovelo
direito, como na imagem. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir
o movimento com o outro braço.
2º movimento:
Como
fazer: ficar em pé, com os joelhos
ligeiramente flexionados e os pés separados em uma distância equivalente à
largura dos ombros. O passo seguinte consiste em flexionar o cotovelo direito e
colocar o braço sobre o peito como na foto. Colocar o braço esquerdo
ligeiramente atrás do cotovelo para apoiar o outro braço durante o alongamento.
Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir o movimento com o outro
braço.
3º
movimento:
Como fazer: agarrar as mãos atrás das costas com as palmas
juntas. Esticar os braços e girá-los até que as palmas estejam direcionadas
para baixo. Por fim, levantar os braços e segurar a posição até sentir um
alongamento no bíceps. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.
Este exercício alonga os bíceps, envolvendo ainda
outras regiões musculares como o peito e os ombros. Seu nível de dificuldade é
iniciante.
Alongamento
para membros inferiores:
4º
movimento:
Como fazer: sentar-se no chão com as duas pernas retas estendidas.
Estender os braços para alcançar lá na frente, colocando as palmas das mãos no
chão, flexiona-se a cintura o máximo que conseguir, ao mesmo tempo em que
mantém os joelhos retos. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.
5º movimento:
Como
fazer: apoiar o calcanhar esquerdo
em uma superfície um pouco mais baixa do que o seu quadril como uma cadeira ou
um banquinho. Então, deixar a perna reta e flexionar o pé. Permanecer nessa
posição de 20 a 30 segundos e repetir o movimento com a outra perna.
6º movimento:
Como
fazer: na posição em pé, cruzar o
pé direito na frente do esquerdo. Devagarzinho, abaixar a testa até o joelho
direito, flexionando-se a cintura. Manter os joelhos retos e segurar a posição
durante 20 a 30 segundos.
7º movimento:
Como fazer: tomar posição em frente a uma parede,
em uma distância de um pé da parede, e colocar as mãos na parede na altura dos
ombros, com as mãos separadas em uma distância correspondente à largura dos
ombros.
Dar um passo para trás com uma das
pernas, ao mesmo tempo em que empurra a parede. Manter as costas retas e
pressionar os calcanhares no chão. Segurar a posição durante 20 a 30 segundos,
repetir com a outra perna.
Alongamento da coluna:
8º movimento:
Como
fazer: Para fazer o exercício, a regra é deitar-se de costas, dobrar os
joelhos e levá-los para cima em direção ao peito como se o corpo estivesse na
posição que fica quando senta em uma cadeira, como na imagem. Os joelhos e os
quadris devem estar flexionados em um ângulo de 90º.
Colocar as palmas das mãos retas no
chão. Respirar profundamente, exalar o ar devagar, ao mesmo tempo em que conta
até quatro e levar os joelhos para baixo em direção ao lado direito, conforme a
imagem acima. Durante esse movimento, os quadris são erguidos para cima, os
ombros não saem do lugar, os joelhos são mantidos juntos e devem cair o mais
longe possível e as mãos são mantidas no chão.
Segurar a posição por no mínimo 30
segundos e, então, retornar ao posicionamento original.
9º
movimento:
Como
fazer: Este é mais um
dos alongamentos para costas que trabalha a coluna. Ele inicia na posição em
pé, com os pés separados a uma distância equivalente à largura dos ombros e os
braços estendidos para cima e uma mão junta à outra, como na imagem do meio.
Então, inclinar-se para um lado, o máximo que conseguir, e voltar ao
posicionamento original. Após isso, inclinar-se para o outro lado, também o
máximo que puder. Permanecer na posição de 20 a 30 segundos para cada lado.
10º
movimento:
Como
fazer: Temos aqui um
alongamento oriundo de uma posição de yoga, que além de alongar a lombar,
trabalha a flexibilidade das costas.
Ele inicia na posição de quatro, com
os braços esticados para frente. O rosto deve descer e ficar bem próximo ao
chão. Então, lentamente sentar-se sobre os calcanhares dos pés, encostando o
peito nas pernas e a cabeça no chão, como na imagem.
Segurar o posicionamento durante 20 a
30 segundos. Neste momento, você sentirá a lombar ser levemente alongada.
Para
refletir:
Quais tipos de alongamento foram
propostos?
Foi fácil realiza-los?
Precisou de algum material?
Você incluiria esses alongamentos em
seus hábitos diários?
Exercícios Físicos para realizar em
casa.
Texto de Orientação e exercícios
Deixar o
sedentarismo de lado nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem
nunca teve o costume de praticar atividades físicas. Só que nunca é tarde para
desenvolver hábitos mais saudáveis, e a melhor forma de começar é com a ajuda
de alguns exercícios para iniciantes.
Essas
atividades são fundamentais para manter um bom condicionamento físico,
facilitar os movimentos simples do dia a dia, afastar doenças e ajudar a emagrecer. Além
disso, são muito fáceis e podem ser feitos por indivíduos de todas as
idades, em qualquer lugar.
A
primeira atividade antes de dar início aos exercícios são os alongamentos, o
aquecimento vem depois para preparar o corpo para a atividade física. A corrida
pode ser entre outros exercícios (como o polichinelo, pular corda, etc) uma
forma de aquecimento.
Então...
Mãos a obra:
Corrida para o aquecimento:
corra intensamente sem sair do lugar (elevação do joelho alternando os braços)
por cerca de 40 segundos. Depois, interrompa e respire por 30 segundos. Repita
esse exercício 10 vezes.
Lembre-se de respirar e inspirar e
respirar profundamente para garantir a oxigenação nos músculos. Tal atividade
pode ser feita diariamente e serve para acelerar o seu metabolismo e lhe dar
mais disposição na sua rotina.
Exercícios:
1º Agachamento no banco
O agachamento no banco é um ótimo
exercício para fortalecer os membros inferiores e os glúteos. Para
realizá-lo, mantenha as pernas na linha do quadril e os joelhos sempre na
direção das pontas dos pés. Contraia o abdômen e desça bem devagar,
levando o quadril para trás até se sentar no banco. Depois, levante
rapidamente.
Faça 3 séries (vezes)
de 10 repetições (movimento do agachamento)
2º Flexão de braço
Esse exercício clássico trabalha todos
os músculos do peitoral, ombro e tríceps. No entanto, não é muito fácil de ser
executado. Coloque suas mãos na linha do peitoral e os cotovelos direcionados
para fora. Depois, desça todo o corpo, até encostar o peito no chão, e faça uma
extensão completa do cotovelo.
É importante que o quadril e o tronco
permaneçam alinhados e o seu abdômen contraído. Para facilitar, você
poderá realizá-lo de pé na parede, ficando a 2 passos de distância e realizando
o mesmo movimento já citado.
Faça
3 séries de 8 repetições.
3º Agachamento
isométrico
Além de ser excelente para quem sente
dores nos joelhos, esse exercício também fortalece a musculatura dos membros
inferiores. Por não ter movimentos, não exige das articulações e fortifica a
musculatura.
Mantenha as pernas na linha do quadril
e apoie toda a coluna na parede. Deixe a postura reta e agache até 90º,
lembrando que quanto mais abaixar, mais difícil será. Permaneça nessa posição
de 20 a 30 segundos.
Faça
2 séries de 20 a 30 segundos.
4º Tríceps
Trabalhar os tríceps resulta em muitos
benefícios, além do aumento da massa desse músculo, como a estabilidade dos
ombros, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos dos braços.
Então, sente-se na borda
da cadeira e apoie as mãos na borda ao lado dos seus quadris, estique um
pouco as pernas (na largura dos quadris), mantenha os calcanhares apoiados no
chão e levante um pouco para que sua parte de trás deixe a borda da
cadeira.
Abaixe-se até os cotovelos formarem um
ângulo entre 45 e 90 graus, volte devagar para a posição inicial.
Faça
3 séries de 8 repetição.
5º Prancha
Optar pela prancha, além de trabalhar
a musculatura abdominal, proporciona bastante ganho de força, o que garante uma
boa postura no cotidiano. Vale ressaltar que a força abdominal melhora a
resistência dos músculos das costas, fazendo com que você fique mais resistente
ao cansaço e seja menos suscetível a esforços ou lesões.
Esse é um excelente e simples
exercício para fazer em casa. De início, cubra o chão para não se
machucar, então, apoie todo o peso do seu corpo nos antebraços, suba o quadril
e apoie-se nas pontas dos pés. Não se esqueça de
manter a cabeça e a lombar em suas
curvaturas naturais.
Faça
2 séries de 20 a 30 segundos.
6. Reto abdominal
Esse é um exercício muito eficiente
para iniciantes. Além disso, não tem restrições, já que ter um abdômen
forte é importante para a postura e a coluna vertebral. Para realizá-lo,
concentre toda a sua força somente na musculatura dessa região. Evite puxar o
pescoço para se levantar.
Deitado, mantenha as pernas próximas
ao quadril, contraia o abdômen tirando as costas do chão e retorne devagar.
Expire ao subir, inspire ao descer e mantenha os braços sempre dobrados na
frente do peitoral. Conforme for evoluindo, você conseguirá afastá-los do
corpo, colocá-los atrás da cabeça ou estendê-los para cima.
Faça
3 séries de 20 repetição.
Observações:
1) Faças esses exercícios no mínimo duas vezes na semana, com intervalo de um
dia de treino, para haver o tempo de descanso e recuperação da musculatura.
2)
O tempo de descanso entre as séries deve ser de 30 segundos.
HISTÓRIA
9º A,
B, C, D, E, F, G – Prof. Mauricio
Primeira
República: Voto de Cabresto
Nesta
sequência, você estudará um dos aspectos políticos da Primeira República, a
fraude eleitoral. Este comportamento promoveu, por meio de charges, uma série
de críticas muito criativas. Ao final da proposta, você produzirá charge sobre
o tema estudado.
Habilidade da Atividade
(EF09HI01)
Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais,
econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02)
Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954.
Questões
1-
O
que é democracia?
2-
O
que é necessário para que ela exista?
3-
O
que considera fundamental em uma democracia?
4-
Se
consideram válido a troca ou venda de votos por favores ou dinheiro; por que é
importante o sigilo do voto (garantido a cada eleitor) etc.?
5-
Quais
características da política do período denominado de Primeira República e o
voto de cabresto?
Revista Careta, 1927. De Alfredo Storni/Fundação
Biblioteca Nacional
A imagem se
trata de uma charge. Que esse gênero
apresenta mensagens explícitas e implícitas, com o uso ou não de textos em seus
conteúdos, e que se utiliza de humor, paródia ou exagero para tratar ou
criticar uma situação de caráter político, social e, até mesmo, econômico.
Ainda, a charge pode se dirigir a um personagem importante ou celebridade
conhecida por todos e pode, ou não, ter legenda.
A importância de conhecer a abordagem de
diferentes gêneros discursivos para se compreender as múltiplas perspectivas de
um mesmo evento ou situação histórica.
A charge
atribuída a Alfredo Storni, chargista e caricaturista que trabalhou em diversos
jornais e revistas do período.
1- O que foi representado na charge?
Justifique com elementos da imagem.
2- Quais recursos gráficos e textuais
ironizam o voto de cabresto na charge?
3- O comportamento satirizado por meio da
charge ainda existe no Brasil? Comente.
Para ampliar
a discussão sobre o sistema eleitoral do início da Primeira República, leia
texto a seguir:
“A falta de espírito público, tantas vezes
irrogada ao chefe político local, é desmentida, com frequência, por seu desvelo
pelo progresso do distrito ou município. É o interesse e à sua insistência que
se devem os principais melhoramentos do lugar. A escola, a estrada, o correio,
o telégrafo, a ferrovia, a igreja [...] tudo exige seu esforço, as vezes um
penoso esforço que chega ao heroísmo. E com
essas realizações de utilidade pública, algumas das quais só dependem do seu
empenho e prestígio político, enquanto outras podem requerer contribuições
pessoais de seus amigos, é com elas que, em grande parte, o chefe municipal
constrói ou conserva sua posição de liderança.”
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo,
enxada e voto. O município e o regime representativo no Brasil.
São Paulo: Companhia da Letras, 2012, p. 31.
4- O texto apresenta, sobre a presença e
poder local dos coronéis, uma característica. Identifique-a e copie do texto o
trecho em que esta aparece.
Habilidade da
atividade.
(EF09HI16) Relacionar a
Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e
de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a
defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua
violação.
Questões
1- O
que são direitos humanos?
2- Como
a noção desses direitos interferem na vida dos cidadãos?
3- Em
geral, quem consegue ter seus direitos fundamentais assegurados?
4- Quando
os direitos humanos são violados? Cite exemplos (presente e passado).
5- Quem
são os responsáveis por investigar as violações dos direitos humanos?
6- Por
que precisamos de uma declaração (documento) que ordena os direitos humanos?
7- Redigir
um texto sobre a aplicação dos Direitos Humanos e sua importância na sociedade.
Atividade Pesquisar e fazer
em folha de caderno com o nome completo.
1- Quais
foram fatores que levaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial?
2- Escreva
em um texto a história da Revolução Russa e a biografia dos seus principais
líderes.
3- Qual
foi o seu desfecho e seu reflexo mundial (Primeira Guerra Mundial)?
4- O
que é autoritarismo e totalitarismo, conceito?
5- Descreva
o conceito de Revolução.
6- Em
quais países se instalaram regimes totalitários?
7- Faça
um breve relato sobre o capitalismo.
8- De o
conceito de crise econômica.
9- Produzir
texto sobre o reflexo do covid-19 na economia brasileira.
Sites para pesquisa
👨🦯👨🦯👨🦯👨🦯👨🦯👨🦯I'm blind
ResponderExcluirOk,assim q eu terminar de fzr todas as atividades q esta nesse site e estuda aqui,eu vou ler o livro para fica adiando
ResponderExcluirtrava ZAP
ResponderExcluir