Pesquisar

domingo, 7 de junho de 2020

9º ANO


EE Major Telmo Coelho Filho

Queridos alunos e responsáveis, as atividades a seguir referem-se ao 2º bimestre. Façam um pouco a cada dia, assistam as aulas do CMSP, utilizem o Google Classroom (se possível) e fiquem atentos aos informativos postados no blog.
Essas atividades são referentes ao período de 08 à 26/06.
Tenham ótimos estudos e fiquem bem!



ELETIVA








MATEMÁTICA

9º A, B, C, D, E, F, G – Profª Roberta e Profª Vania


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU
A)   Pesquisar sobre a definição de equação do 2º grau:
·         Dar exemplos de equações de 2º grau incompletas;
·         Dar exemplos de equações de 2º grau completas
Agora responda:
1)    Escreva as equações que são do 2º grau com uma incógnita.
a)    3x2 – 5x + 1 = 0
b)    10x4 – 3x2 + 1 = 0
c)    2x – 3 + 0
d)    –x2 – 3x + 2 = 0
e)    24x2 – x = 0
f)     9x2 – 1 = 0
g)    2x4 + 5 = 0
h)   0x2 – 5x + 6 = 0

2)    Identifique como completa ou incompleta cada equação do 2ºgrau:
a)    X2 – 7x + 10 = 0
b)    -2x2 + 6x = 0
c)    -4x2 + 6x = 0
d)    X2 – x – 12 = 0
e)    9x2 – 4 = 0
f)     7x2 + 14x = 0

B)   Pesquisar: O que significa a forma ax2 + bx + c = 0
Agora responda:
1)    Todas as equações seguintes são do 2º grau  estão escritas na forma ax2  + bx + c = 0. Identifique os coeficientes (a, b e c) de cada equação.
Exemplo: Na equação x2 + 2x – 3 = 0, temos a = 1; b = 2 e c = -3

a)    10x2 + 3x – 1 = 0
b)    X2 + 2x – 8 = 0
c)    Y2 – 3y – 4 = 0
d)    7p2 + 10p + 3 = 0
e)    -4x2 + 6x = 0
f)     R2 – 16 = 0
g)    -6x2 + x + 1 = 0
h)   5m2 – 10m = 0
C)   Pesquisar: Como escrever uma equação do 2º grau com uma incógnita na sua forma reduzida.
Observe o exemplo: 2x2 – 7x + 4 = 1 – x2
2x2 – 7x + 4 = 1 – x2  (equação dada)
2x2 – 7x + 4 – 1 + x2 = 0 (aplicando o princípio aditivo, que significa passar todos os elementos que estão depois da igualdade para antes da igualdade.)
2x2 + x2 – 7x + 4 – 1 = 0 (agrupando os termos semelhantes)
3x2 – 7 + 3 = 0 (encontrando a forma reduzida da equação)
Agora, escreva na forma ax2 + bx + c = 0, denominada forma reduzida as seguintes equações do 2º grau.

a)    X2 – 7 = x + 5
b)    X2 + 11x = 16x – 6
c)    X2 – 6x + x2 + 2x – 5x – 10
d)    X + 1 = x – 3x2
e)    X – x2 = x -1
OBSERVAÇÃO: Essa pesquisa pode ser realizada no próprio livro didático.

As atividades acima podem ser encaminhadas por email, como segue:
Alunos dos 9º A, B, C, D para: robertaf@prof.educacao.sp.gov.br
Alunos dos 9º E, F, G para: vaniamlima@prof.educacao.sp.gov.br




ARTE

9º A, B, C, D, E, F, G – Profª Solange

Conteúdo: Contextos e práticas na música
Atividade:
·         Leitura do texto do livro “Rumos da Arte” página 99 a 103
·         Ouvir a faixa do CD com as músicas “Violão e você” e “Lunik 9”.
·         Responder as questões da página 103 no caderno de arte ou universitário.
·         Criar a letra de uma música (fazer uma releitura da letra da música “Lunik 9” – pág. 102), com base no que estamos vivenciando na quarentena. Seguir a mesma estrutura de versos para fazer a releitura.



GEOGRAFIA

9º A, B, C, D, E – Profª Maria Roseli

Atividade do livro página 62 até a 69    Globalização e meio ambiente

1) Explicar resumidamente sobre Os problemas ambientais do séculoXXI.
- O consumo e a produção de lixo;
- A questão da água, sua distribuição;
- O aquecimento Global e as mudanças climáticas;
- A consequência do aquecimento global;
- Conferência mundiais e meio ambiente. Rio-92, Rio-10.
- Conferência de kyoto;
- COP;
- Os recursos energéticos e o meio ambiente.

2) Responda as questões da página 70, 71, 72,73   e 75 do livro.

Não precisa copiar as perguntas, pode fazer em folha de caderno.



9º F, G – Prof. Alan

Países Desenvolvidos e Países Subdesenvolvidos

O Mundo dos Países Subdesenvolvidos ( O Sul Subdesenvolvido )

Produzido como consequência evolução capitalista estão, em sua maioria encontrados, na África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas.
Origens históricas: quase todos foram colônias de exploração no passado. As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a Revolução Industrial, as potências se expandiram às custas dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a haver o Imperialismo econômico, dominando financeiramente.
A expressão Terceiro Mundo surgiu a partir da Conferência de Bandung, na Indonésia, em 1955, quando 29 países africanos e asiáticos independentes expressaram o objetivo de não estar sob a influência dos EUA nem da URSS. O Capitalismo era o Primeiro Mundo, o Socialismo o Segundo Mundo.
Os países "subdesenvolvidos" podem ser agrários, ou industrializados. O fato de ter indústria não significa, necessariamente, que o país seja desenvolvido. A produção pode ser de baixa tecnologia, ou, mesmo que bem desenvolvida, o país pode ter, ainda, muitas desigualdades sociais internas.
Os países subdesenvolvidos industrializados desenvolveram sua indústria após a Segunda Guerra Mundial.
Uma parte foi a partir das décadas de 50 e 60, e desenvolveram-se à custa de endividamento econômico externo. Possuem riqueza e modernidade, mas violentas desigualdades sociais. Ex.: Brasil, México, Argentina.
Outra parte desenvolveu-se a partir da década de 80, passando a produzir produtos baratos e de baixo nível tecnológico. São os chamados tigres asiáticos - Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura - e os novos tigres: Malásia, Indonésia, Filipinas, Tailândia.
  • Dependência econômica e tecnológica - vendem matéria-prima e a recompram industrializada, o que causa endividamento externo, que, por sua vez, obriga esses países a facilitar a influência externa, tendo, assim, a economia controlada por potências internacionais.
·         Famílias numerosas
·         Indicadores sociais ruins
·         Desigualdades sociais gritantes
·         Má distribuição de riqueza
·         Agropecuária de baixo nível técnico

Em alguns países, a população é rural e se concentra em atividades agrárias. A urbanização, consequentemente, é baixa. Em outros, uma grande parte da população se concentra no setor terciário, a urbanização é desordenada e as cidades são mal estruturadas.
A fome é um dos grandes problemas do mundo subdesenvolvido. Há duas formas de medir a fome: a fome aguda, uma medida quantitativa (em calorias) e a fome crônica, uma medida qualitativa (em proteínas). A primeira pode levar à morte por inanição, e é causada por graves problemas estruturais de baixa renda ou seca, pragas na plantação, etc. A segunda, mais comum, é menos evidente, e diminui a capacidade das pessoas ao longo do tempo.
A educação ruim, nos países subdesenvolvidos, é agravada pela grande quantidade de crianças e jovens sem condições de frequentar uma escola. O governo tenta atender o maior número de estudantes, em detrimento da qualidade.




Países do Norte Desenvolvido e Industrializado
O Primeiro Mundo, também chamado de grupo dos países desenvolvidos, é composto por países que possuam fortes economias e altos indicadores sociais, tais como qualidade de vida, por exemplo
As sociedades desses países são altamente consumistas, isto é, percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano. Se todas as nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.
A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que diz respeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi necessário a participação direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da população. Os impostos cobrados são direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais, programas de saúde, aposentadorias mais justas, isto foi possível graças ao engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.

A democracia existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num Estado de direito que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos direitos.
Os fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de oportunidades de empregos, seja no setor secundário, seja no setor terciário, com salários em geral mais altos.
 Nesses países, além das transformações urbanas, houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que, ao longo da história, foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade, principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infraestrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz – e aumento de geração de empregos. Assim, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos países subdesenvolvidos. Além disso, pelo fato de gradativamente haver um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente. Como resultado, há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.


Características
  • Estrutura indústria industrial completa
  • Dominação econômica
  • Produzem todos os tipos de bens
  • Agropecuária moderna e intensiva
  • Emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.
  • Desenvolvimento científico e tecnológico elevado.
  • Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação.
  • População urbana é maior que a população rural, são urbanizados.
  • População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário.
  • Pequeno número de analfabetos.
  • Elevado nível de vida da população.
  • Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
  • Reduzido crescimento populacional.
  • Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil.
  • Elevada expectativa de vida.
  • Diferenças sociais pouco significativas
  • População urbana
  • Crescimento populacional e urbano regular
  • Mortalidade infantil e analfabetismo baixos
  • Alta expectativa de vida (+ 75 anos)
  • Agricultura moderna

Com base no Texto acima e seus conhecimentos sobre o tema responda as Questões a seguir:
1-    Quais as principais características dos países do norte desenvolvido?
2-    Dê exemplo de 10 países do norte desenvolvido e industrializado.
3-    Quais as principais características dos países do Sul Subdesenvolvido?
4-    Dê exemplo de 10 países do Sul Subdesenvolvido.
5-    O que você entende por desigualdade social?
6-    Como podemos definir a tecnologia nos países desenvolvidos?
7-    Dê exemplos de 5 problemas sociais existentes nos países subdesenvolvidos.
8-    Cite o nome de 8 grandes empresas multinacionais.
9-    Entre tantos países subdesenvolvidos quais são aqueles que podem ser considerados em melhor estágio? Pesquise.
10- O que você entende por relações comerciais desfavoráveis? De exemplos.




PROJETO DE VIDA
9º A, B, G – Profª Elisabeth

Pesquisar sobre a História da Educação no Brasil.

Assista aos vídeos.
Breve História da Educação no Brasil

Linha do tempo da História da Educação no Brasil

9ºE, F – Projeto de Vida – Profª Joyce

Olá alun@s, espero que todos estejam bem!

Façam as atividades com atenção:

Responda as questões das páginas 63, 64 e 65 na apostila (Material Projeto de Vida)  e tire fotos e envie para meu e-mail:
joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br ; se possível. Se não, entregue em folha separada.

Para quem não retirou o material na escola, estou disponibilizando o link:

Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br


9º D – Prof. Vanderlei

  • Entre no site : https://www.familysearch.org/pt/, monte sua árvore genealógica até a 4ª geração (se possível) e responda às questões da página 69 da apostila volume 2. 
  • Imprima ou desenhe a imagem contendo as gerações obtidas através da pesquisa com seus familiares e a anexe em seu diário de práticas e Vivências. 
  • Obs: A árvore pode ser construída a partir de relatos de familiares.


CIÊNCIAS
9º C, D, E, F, G – Prof. Vinícius
Orientações:
·         Copiar as questões propostas e responder e folhas para posterior entrega .
·         As atividades/Questionários deverão  ser entregues   no momento   que retornarmos   as aulas.
·         Fiquem todos  bem!
Tema ; Matéria e  Energia.
  1. Considere  o exemplo de um copo de vidro  diga o que é matéria e o que é corpo nesse exemplo?

2.      Chuvas de granizo , também chamadas chuvas de pedra de gelo, podem ocorrer em  certas épocas do ano. As pedras de gelo que caem  no solo se derretem . Explique porque tanto a chuva de granizo  quanto o derretimento das pedras de gelo do granizo são fenômenos?


  1. Defina: átomo, corpo, matéria, fenômeno, substância  e objeto.

  1. O que faz com que as partículas que formam a matéria tenham um movimento vibratório? 

5.    Explique  como se comportam as partículas formadoras da matéria no estado líquido e  gasoso.
  1. Numa chaleira com água fervente podemos perceber a formação de uma névoa próxima ao bico do recipiente.
Identifique as mudanças de estado físico da água desde que a água líquida começa a ferver na chaleira até a formação da névoa no ar.
7.    A naftalina é adquirida geralmente em forma de bolinhas brancas. Tem cheiro forte e é utilizada para matar baratas e traças. Colocadas num guarda-roupa, por exemplo, com o passar do tempo as bolinhas de naftalina diminuem de tamanho. Elas não se transformam em líquido e também não são comidas pelas baratas ou traças. Nesse caso, a matéria desaparece? Explique sua resposta.

  1. Uma das propriedades gerais da matéria diz que a matéria é indestrutível. Então, como se aplica o “ desaparecimento” que constitui a vela  “a medida que ela queima?

9.    Sua casa tem janelas, que provavelmente, são vidro. Ora o vidro é matéria, logo tem propriedades gerais específicas; tem massa e extensão, é impenetrável, é indivisível, é sólido em temperatura ambiente é mais duro que a madeira e menos  duro que o diamante, tem brilho, é transparente ( se deixa atravessar pela luz), é impermeável ( não se deixa penetrar pela água) , em estado natural é incolor,  não é um bom condutor de calor. Que propriedades do vidro  justificam sua utilização  na fabricação de janelas?


Atividade de Interpretação de Texto

·         Ler  o texto, Copiar as questões e responder  em  folhas para posterior entrega. Junto com as questões propostas.

A QUÍMICA DOS NOVOS MATERIAIS

Um dos principais ramos industriais da química é o segmento petroquímico. A partir do eteno, obtido da nafta derivada do petróleo ou diretamente do gás natural, a petroquímica dá origem a uma série de matérias-primas que permite ao homem fabricar novos materiais, substituindo com vantagens a madeira, peles de animais e outros produtos naturais. O plástico e as fibras sintéticas são dois desses produtos. O polietileno de alta densidade (PEAD), o polietileno de baixa densidade (PEBD), o polietileno tereftalato (PET), o polipropileno (PP), o poliestireno (PS), o policloreto de vinila (PVC) e o etileno acetato de vinila (EVA) são as principais resinas termoplásticas.
Nas empresas transformadoras, essas resinas darão origem a autopeças, componentes para computadores e para a indústria aeroespacial e eletroeletrônica, a garrafas, calçados, brinquedos, isolantes térmicos e acústicos... Enfim, a tantos itens que fica difícil imaginar o mundo, hoje, sem o plástico, tantas e tão diversas são as suas aplicações.
Os produtos das centrais petroquímicas também são utilizados para a produção, entre outros, de etilenoglicol, ácido tereftálico, dimetiltereftalato e acrilonitrila, matérias-primas para a produção dos fios e fibras de poliéster, de náilon, acrílicos e do elastano. As fibras sintéticas, em associação ou não com fibras naturais como o algodão e a lã, são transformadas em artigos têxteis e em produtos utilizados por diferentes indústrias, como a de pneumáticos, por exemplo.
E, a cada dia, surgem novas aplicações para as fibras sintéticas e para as resinas termoplásticas. Resultado: maior produção, menores preços e maior facilidade de acesso da população aos bens de consumo, gerando mais qualidade de vida.

QUETÕES PARA INTERPRETAÇÃO

1) Comente o título do texto descrevendo a relação da química com os novos materiais.
2) Explique o motivo de ser o segmento petroquímico, um importante ramo da indústria química.
3) Comente a seqüência da origem dos materiais formados a partir do petróleo.
4) Explique para que serve os produtos vindos do petróleo.
5) Comente o destino do uso das fibras oriundas do petróleo pelos seres humanos.
6) Comente como o uso de fibra sintética é vista diante dos recursos financeiros do mercado de capitais.
7) De acordo com o texto, explique a importância do petróleo para a vida do homem atual.

9º A, B – Prof. Antônio

·         Fazer a leitura das páginas 103 até 106 do livro de Ciências em seguida montar um mapa conceitual do assunto abordado nestas páginas (Disponibilizarei imagens destas páginas no Google Classroom) caso o aluno não tenha recebido o livro
·         Copiar e responder no caderno as Atividades 1,2,3,4,5 da página 107 do livro (Página disponível também no Classroom)
·         Acompanhar as aulas de Ciências no CENTRO DE MÍDIAS DE SP.




TECNOLOGIA
9º D, E, F, G – Prof. Rogério
TRAB 3 - Arduino – tecnologia dos controladores
Assista ao vídeo do Manual do Mundo:
O que é Arduino, afinal de contas? #ManualMaker Aula 4, Vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=sv9dDtYnE1g&list=PLScovg-nsTLpTf4zJ56XYBOvAAbLVE6Ua
Pesquise, usando internet, livros ou se comunicando com conhecidos quais outras plataformas de robótica e automação além do Arduino estão disponíveis para criação de projetos e responda à seguinte questão:
Indique quais são os dispositivos de saída e de entrada do celular ou do computador, por exemplo, o monitor do computador é um dispositivo de saída, quais são os outros? Responda quantos você conseguir identificar. Boa sorte.
O trabalho deve ter capa com dados da escola, Título, disciplina (tecnologia) , turma, nome e data. (pode usar folhas de caderno)
Não é obrigatório figuras, fotos, etc, seja objetivo, se entendeu a questão, alcançou as habilidades requeridas.
Agradecido, Professor Rogério de Física – se quiser enviar foto do trabalho o email é: físicarogeriomtelmo@gmail.com.
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas e também as aulas do Centro de Mídias

9º B, C – Prof. José Luiz
- Leitura de textos sobre : evolução da máquina fotográfica e automóvel.

9º A – Profª Roberta
Fazer um vídeo de poucos minutos sobre o cantinho que você estuda todos os dias aí na sua casa, falando o que você está achando de usar toda essa tecnologia para estudar sozinho. Me conte se está gostando do novo jeito de estudar, está conseguindo aprender? Está sentindo falta dos seus colegas e professores?
Você tem um animalzinho de estimação? Apresente-o pra mim, vou adorar conhecê-lo.
Fale o que você faz nas horas livres para passar o tempo.
Não esqueça de fazer a edição do vídeo com o aplicativo que mais gostar, ou, se não conhecer nenhum deixo algumas sugestões (viva vídeo, bazaart, newcut, filmadorago, kainemaster).
Depois envie para o meu email


INGLÊS
9º F, G – Profª Adriana
1-Faça um anúncio publicitário em inglês para um produto que você criou e deseja convencer as pessoas a compra-lo.
2-Pesquise sobre os verbos should, must, have to, may e might. Use no mínimo 3 exemplos de frases em inglês, para mostrar o uso de cada um dos verbos.

9ºs A, B, C, D, E – Profª Elisete
 
Livro didático Way to English

Leia os textos, copie e responda aos exercícios em folha separada, das páginas 63, 64, 77 e 78, referente às pesquisas realizadas sobre: First and second conditionals .
Também em folha separada, copie e responda aos exercícios das páginas 70 à 76.

Observações:
Página 73, Reading for General Conprehension e Reading for Detailed Comprehension
Página 74, a partir do texto Freedom of expression
Enviar as atividades por e-mail para: 
teacherelis2019@gmail.com



LÍNGUA PORTUGUESA
9º E, F - Profª Dulce


Pesquisar:
1- Estrutura narrativa do conto.
2- Sentido denotativo e conotativo das palavras e expressões.
3- Variação linguística e Preconceito linguístico.
4- Tirinha, Charge e Meme.

Atividades, respectivamente:
1- Redija um conto, considerando sua estrutura narrativa.
2- Elabore quatro frases, sendo duas no sentido denotativo e duas no conotativo.
3- Elabore duas expressões que apresentem variação linguística e justifique em qual situação elas podem sofrer preconceito linguístico.
4- Elabore uma tirinha, uma charge e um meme, cujo tema seja o mesmo para os três: “O uso correto da máscara.”

9º A, B, C, D e G – Professoras Joyce e Maria Júlia

Olá alun@s, espero que todos estejam bem!

Façam as atividades com atenção:

Responda as questões das páginas 02 até 16 na apostila (Aprender Sempre – LP – segundo bimestre); tire fotos, se possível, e envie para meu e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br


Para quem não retirou o material na escola, estou disponibilizando o link:

Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br




EDUCAÇÃO FÍSICA

9° anos - Professoras: Angélica, Fabiana e Láuren
Aulas 1 e 2
Caderno do aluno, série 9° ano, volume 2, parte 1.
Pag. 46 – Atividade 1 – 2ª Parte
1-) Escolher uma modalidade esportiva: caratê, boxe ou muay thai;
2-) Seguir o roteiro sobre o tema para buscar informações importantes ou outras informações que julgarem necessárias (pag.46);
3-) Assistir os vídeos indicados na pag. 46. Depois de assistir os vídeos, em uma folha, faça uma breve reflexão sobre as lutas, levando em consideração os seguintes questionamentos:
· Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade?
· Você considera violenta a prática de lutas? Por quê?
· Crianças que praticam lutas podem ficar violentas? Em sua opinião, como deve ser o ensino das lutas para as crianças?
Aulas 3 e 4
1-) Preencha o quadro a seguir com os conceitos das seguintes modalidades:
Lutas
Artes
Esportes de combate








Existem semelhanças e diferenças entre elas? Quais?
2-)Preencha o quadro a seguir com as modalidades de Esportes de Combate quem fazem parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos:
Esportes de Combate
Jogos Olímpicos
Jogos Paralímpicos







3-) Como funciona a participação das pessoas com deficiência nos jogos Paralímpicos, nas modalidades de Esportes de Combate?
4-) Você julga importante a participação das pessoas com deficiência nos esportes? Comente.
Aulas 5 e 6
A importância da atividade física em tempos de pandemia
A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o sedentarismo é uma das principais causas de morte no mundo (GUTHOLD et al., 2018). A falta da prática de atividades físicas podem ocasionar o desenvolvimento muitas doenças graves, como o câncer, diabetes, infartos, AVC e outras, sendo essas as mais graves.
Diante deste novo cenário de isolamento social devido à pandemia do novo Corona vírus, a prática de atividades físicas ficou ainda mais comprometida, pois as pessoas passam boa parte do tempo sem movimentar o corpo.
Pensando nesta problemática, elabore um pequeno texto, buscando referências seguras, sobre a importância de praticar atividades físicas durante a pandemia, tais para melhorar os fatores físicos, psicológicos e sociais, como a atividade física pode contribuir para melhorar a imunidade e prevenir o novo Corona vírus e outras doenças, e faça uma lista com sugestões de como praticar atividades físicas em casa.

Leia o texto sobre alongamento e faça os exercícios
Alongamento
alongamento é uma prática que é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.
O alongamento é um exercício voltado para o ganho da flexibilidade por meio de um estiramento das fibras musculares. Objetivando dar mais agilidade e aumentar a amplitude do movimento e da elasticidade.
Dessa forma, os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer movimentos, sem tensões desnecessárias.
Estudos demonstram que, o alongamento de grupos musculares específicos pode contribuir para melhorar a postura corporal e reduzir a dor musculoesquelética.
Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Os alongamentos conseguem resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Alguns estudos demonstram que o alongamento deve ser feito antes de algumas atividades ou exercícios físicos específicos como, na ioga ou ginástica olímpica. Já para exercícios como a corrida, ou atividades aeróbicas, recomenda-se que o alongamento seja feito depois, para auxiliar o relaxamento muscular e a volta à calma. Porém os estudos ainda não são conclusivos.
Os alongamentos são classificados em algumas categorias: o estático consiste em alongar em repouso, (normalmente isola-se um único grupo muscular), alonga-se o músculo até uma determinada posição e a mantem durante 10 a 30 segundos. Implica alongar até o limite do confortável. O dinâmico, com movimentos repetitivos, utilizando diferentes articulações e músculos, consiste em alongar dando impulso, mas sem exceder os limites dos alongamentos estáticos, como por exemplo: girar os ombros para trás ou rotação do tronco, muito observado em alongamento para prática de esporte. 
Além dessas duas formas de alongamento, estático e dinâmico também temos outras categorias de alongamentos, como: o passivo, que é um tipo de alongamento estático no qual uma força externa (companheiro, fisioterapeuta, ou materiais como elástico, toalha, etc) exerce sobre o membro a ser alongado. E o alongamento ativo que também é estático, mas nesse caso a própria pessoa é que realiza, sem a interferência “ajuda” de outros (companheiro, fisioterapeutas ou de materiais).
O importante é que o alongamento deve fazer parte da rotina diária de qualquer pessoa, mesmo que você não vá realizar nenhum outro tipo de atividade física ou exercício posteriormente.


Mãos a obra...

Alongamento dos membros superiores:

1º movimento:



Como fazer: ficar em pé com os pés separados em uma distância equivalente à largura dos quadris, os dedos dos pés apontados para frente e os joelhos ligeiramente flexionados. Levar o braço direito para cima, perto da orelha. 
Então, flexionar o cotovelo, colocando a mão direita no ombro esquerdo e atrás das costas. Os dedos da mão direita devem apontar para baixo, tocando a parte de trás da escápula, como na fotografia. Levar o braço esquerdo sobre a cabeça e segurar levemente depois do cotovelo direito, como na imagem. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir o movimento com o outro braço.



2º movimento:


Como fazer: ficar em pé, com os joelhos ligeiramente flexionados e os pés separados em uma distância equivalente à largura dos ombros. O passo seguinte consiste em flexionar o cotovelo direito e colocar o braço sobre o peito como na foto. Colocar o braço esquerdo ligeiramente atrás do cotovelo para apoiar o outro braço durante o alongamento. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos, repetir o movimento com o outro braço.

 3º movimento:




Como fazer: agarrar as mãos atrás das costas com as palmas juntas. Esticar os braços e girá-los até que as palmas estejam direcionadas para baixo. Por fim, levantar os braços e segurar a posição até sentir um alongamento no bíceps. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.
Este exercício alonga os bíceps, envolvendo ainda outras regiões musculares como o peito e os ombros. Seu nível de dificuldade é iniciante.



Alongamento para membros inferiores:

4º movimento:


Como fazer: sentar-se no chão com as duas pernas retas estendidas. Estender os braços para alcançar lá na frente, colocando as palmas das mãos no chão, flexiona-se a cintura o máximo que conseguir, ao mesmo tempo em que mantém os joelhos retos. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos.

5º movimento:

                


Como fazer: apoiar o calcanhar esquerdo em uma superfície um pouco mais baixa do que o seu quadril como uma cadeira ou um banquinho. Então, deixar a perna reta e flexionar o pé. Permanecer nessa posição de 20 a 30 segundos e repetir o movimento com a outra perna.

6º movimento:



Como fazer: na posição em pé, cruzar o pé direito na frente do esquerdo. Devagarzinho, abaixar a testa até o joelho direito, flexionando-se a cintura. Manter os joelhos retos e segurar a posição durante 20 a 30 segundos.

7º movimento:


Como fazer: tomar posição em frente a uma parede, em uma distância de um pé da parede, e colocar as mãos na parede na altura dos ombros, com as mãos separadas em uma distância correspondente à largura dos ombros.
Dar um passo para trás com uma das pernas, ao mesmo tempo em que empurra a parede. Manter as costas retas e pressionar os calcanhares no chão. Segurar a posição durante 20 a 30 segundos, repetir com a outra perna.


Alongamento da coluna:

8º movimento:


 Como fazer: Para fazer o exercício, a regra é deitar-se de costas, dobrar os joelhos e levá-los para cima em direção ao peito como se o corpo estivesse na posição que fica quando senta em uma cadeira, como na imagem. Os joelhos e os quadris devem estar flexionados em um ângulo de 90º.
Colocar as palmas das mãos retas no chão. Respirar profundamente, exalar o ar devagar, ao mesmo tempo em que conta até quatro e levar os joelhos para baixo em direção ao lado direito, conforme a imagem acima. Durante esse movimento, os quadris são erguidos para cima, os ombros não saem do lugar, os joelhos são mantidos juntos e devem cair o mais longe possível e as mãos são mantidas no chão.
Segurar a posição por no mínimo 30 segundos e, então, retornar ao posicionamento original.


9º movimento:



Como fazer: Este é mais um dos alongamentos para costas que trabalha a coluna. Ele inicia na posição em pé, com os pés separados a uma distância equivalente à largura dos ombros e os braços estendidos para cima e uma mão junta à outra, como na imagem do meio. Então, inclinar-se para um lado, o máximo que conseguir, e voltar ao posicionamento original. Após isso, inclinar-se para o outro lado, também o máximo que puder. Permanecer na posição de 20 a 30 segundos para cada lado.


10º movimento:



Como fazer: Temos aqui um alongamento oriundo de uma posição de yoga, que além de alongar a lombar, trabalha a flexibilidade das costas.
Ele inicia na posição de quatro, com os braços esticados para frente. O rosto deve descer e ficar bem próximo ao chão. Então, lentamente sentar-se sobre os calcanhares dos pés, encostando o peito nas pernas e a cabeça no chão, como na imagem.
Segurar o posicionamento durante 20 a 30 segundos. Neste momento, você sentirá a lombar ser levemente alongada.







Para refletir:

Quais tipos de alongamento foram propostos?

Foi fácil realiza-los?

Precisou de algum material?

Você incluiria esses alongamentos em seus hábitos diários?


Exercícios Físicos para realizar em casa.

Texto de Orientação e exercícios
Deixar o sedentarismo de lado nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem nunca teve o costume de praticar atividades físicas. Só que nunca é tarde para desenvolver hábitos mais saudáveis, e a melhor forma de começar é com a ajuda de alguns exercícios para iniciantes.
Essas atividades são fundamentais para manter um bom condicionamento físico, facilitar os movimentos simples do dia a dia, afastar doenças e ajudar a emagrecer. Além disso, são muito fáceis e podem ser feitos por indivíduos de todas as idades, em qualquer lugar. 
A primeira atividade antes de dar início aos exercícios são os alongamentos, o aquecimento vem depois para preparar o corpo para a atividade física. A corrida pode ser entre outros exercícios (como o polichinelo, pular corda, etc) uma forma de aquecimento.

Então... Mãos a obra:
Corrida para o aquecimento: corra intensamente sem sair do lugar (elevação do joelho alternando os braços) por cerca de 40 segundos. Depois, interrompa e respire por 30 segundos. Repita esse exercício 10 vezes.
Lembre-se de respirar e inspirar e respirar profundamente para garantir a oxigenação nos músculos. Tal atividade pode ser feita diariamente e serve para acelerar o seu metabolismo e lhe dar mais disposição na sua rotina.


Exercícios:

Agachamento no banco



 

O agachamento no banco é um ótimo exercício para fortalecer os membros inferiores e os glúteos. Para realizá-lo, mantenha as pernas na linha do quadril e os joelhos sempre na direção das pontas dos pés. Contraia o abdômen e desça bem devagar, levando o quadril para trás até se sentar no banco. Depois, levante rapidamente.

Faça 3 séries (vezes) de 10 repetições (movimento do agachamento)

2º Flexão de braço

 

Esse exercício clássico trabalha todos os músculos do peitoral, ombro e tríceps. No entanto, não é muito fácil de ser executado. Coloque suas mãos na linha do peitoral e os cotovelos direcionados para fora. Depois, desça todo o corpo, até encostar o peito no chão, e faça uma extensão completa do cotovelo.
É importante que o quadril e o tronco permaneçam alinhados e o seu abdômen contraído. Para facilitar, você poderá realizá-lo de pé na parede, ficando a 2 passos de distância e realizando o mesmo movimento já citado.
Faça 3 séries de 8 repetições.

3º Agachamento isométrico

 

Além de ser excelente para quem sente dores nos joelhos, esse exercício também fortalece a musculatura dos membros inferiores. Por não ter movimentos, não exige das articulações e fortifica a musculatura.
Mantenha as pernas na linha do quadril e apoie toda a coluna na parede. Deixe a postura reta e agache até 90º, lembrando que quanto mais abaixar, mais difícil será. Permaneça nessa posição de 20 a 30 segundos.
Faça 2 séries de 20 a 30 segundos.

4º Tríceps

 

Trabalhar os tríceps resulta em muitos benefícios, além do aumento da massa desse músculo, como a estabilidade dos ombros, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos dos braços.
Então, sente-se na borda da cadeira e apoie as mãos na borda ao lado dos seus quadris, estique um pouco as pernas (na largura dos quadris), mantenha os calcanhares apoiados no chão e levante um pouco para que sua parte de trás deixe a borda da cadeira.
Abaixe-se até os cotovelos formarem um ângulo entre 45 e 90 graus, volte devagar para a posição inicial.
Faça 3 séries de 8 repetição.

5º Prancha



Optar pela prancha, além de trabalhar a musculatura abdominal, proporciona bastante ganho de força, o que garante uma boa postura no cotidiano. Vale ressaltar que a força abdominal melhora a resistência dos músculos das costas, fazendo com que você fique mais resistente ao cansaço e seja menos suscetível a esforços ou lesões.
Esse é um excelente e simples exercício para fazer em casa. De início, cubra o chão para não se machucar, então, apoie todo o peso do seu corpo nos antebraços, suba o quadril e apoie-se nas pontas dos pés. Não se esqueça de
manter a cabeça e a lombar em suas curvaturas naturais.
Faça 2 séries de 20 a 30 segundos.

6. Reto abdominal

 

Esse é um exercício muito eficiente para iniciantes. Além disso, não tem restrições, já que ter um abdômen forte é importante para a postura e a coluna vertebral. Para realizá-lo, concentre toda a sua força somente na musculatura dessa região. Evite puxar o pescoço para se levantar.
Deitado, mantenha as pernas próximas ao quadril, contraia o abdômen tirando as costas do chão e retorne devagar. Expire ao subir, inspire ao descer e mantenha os braços sempre dobrados na frente do peitoral. Conforme for evoluindo, você conseguirá afastá-los do corpo, colocá-los atrás da cabeça ou estendê-los para cima.
Faça 3 séries de 20 repetição.

 Observações: 1) Faças esses exercícios no mínimo duas vezes na semana, com intervalo de um dia de treino, para haver o tempo de descanso e recuperação da musculatura.
2) O tempo de descanso entre as séries deve ser de 30 segundos.

HISTÓRIA

9º A, B, C, D, E, F, G – Prof. Mauricio

Primeira República: Voto de Cabresto
Nesta sequência, você estudará um dos aspectos políticos da Primeira República, a fraude eleitoral. Este comportamento promoveu, por meio de charges, uma série de críticas muito criativas. Ao final da proposta, você produzirá charge sobre o tema estudado.
Habilidade da Atividade
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Questões
1-    O que é democracia?
2-    O que é necessário para que ela exista?
3-    O que considera fundamental em uma democracia?
4-    Se consideram válido a troca ou venda de votos por favores ou dinheiro; por que é importante o sigilo do voto (garantido a cada eleitor) etc.?
5-    Quais características da política do período denominado de Primeira República e o voto de cabresto?
Revista Careta, 1927. De Alfredo Storni/Fundação Biblioteca Nacional
A imagem se trata de uma charge.  Que esse gênero apresenta mensagens explícitas e implícitas, com o uso ou não de textos em seus conteúdos, e que se utiliza de humor, paródia ou exagero para tratar ou criticar uma situação de caráter político, social e, até mesmo, econômico. Ainda, a charge pode se dirigir a um personagem importante ou celebridade conhecida por todos e pode, ou não, ter legenda.
 A importância de conhecer a abordagem de diferentes gêneros discursivos para se compreender as múltiplas perspectivas de um mesmo evento ou situação histórica.
A charge atribuída a Alfredo Storni, chargista e caricaturista que trabalhou em diversos jornais e revistas do período.
1- O que foi representado na charge? Justifique com elementos da imagem.
2- Quais recursos gráficos e textuais ironizam o voto de cabresto na charge?
3- O comportamento satirizado por meio da charge ainda existe no Brasil? Comente.
Para ampliar a discussão sobre o sistema eleitoral do início da Primeira República, leia texto a seguir:
“A falta de espírito público, tantas vezes irrogada ao chefe político local, é desmentida, com frequência, por seu desvelo pelo progresso do distrito ou município. É o interesse e à sua insistência que se devem os principais melhoramentos do lugar. A escola, a estrada, o correio, o telégrafo, a ferrovia, a igreja [...] tudo exige seu esforço, as vezes um
penoso esforço que chega ao heroísmo. E com essas realizações de utilidade pública, algumas das quais só dependem do seu empenho e prestígio político, enquanto outras podem requerer contribuições pessoais de seus amigos, é com elas que, em grande parte, o chefe municipal constrói ou conserva sua posição de liderança.”
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. O município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 2012, p. 31.

4- O texto apresenta, sobre a presença e poder local dos coronéis, uma característica. Identifique-a e copie do texto o trecho em que esta aparece.

Habilidade da atividade.
(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Questões
1-      O que são direitos humanos?
2-      Como a noção desses direitos interferem na vida dos cidadãos?
3-      Em geral, quem consegue ter seus direitos fundamentais assegurados?
4-      Quando os direitos humanos são violados? Cite exemplos (presente e passado).
5-      Quem são os responsáveis por investigar as violações dos direitos humanos?
6-      Por que precisamos de uma declaração (documento) que ordena os direitos humanos?
7-    Redigir um texto sobre a aplicação dos Direitos Humanos e sua importância na sociedade.
Atividade Pesquisar e fazer em folha de caderno com o nome completo.

1-    Quais foram fatores que levaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial?
2-    Escreva em um texto a história da Revolução Russa e a biografia dos seus principais líderes. 
3-    Qual foi o seu desfecho e seu reflexo mundial (Primeira Guerra Mundial)?
4-    O que é autoritarismo e totalitarismo, conceito?
5-    Descreva o conceito de Revolução.
6-    Em quais países se instalaram regimes totalitários?
7-    Faça um breve relato sobre o capitalismo.
8-    De o conceito de crise econômica.
9-    Produzir texto sobre o reflexo do covid-19 na economia brasileira.  

Sites para pesquisa

























Parte superior do formulário


3 comentários:

  1. 👨‍🦯👨‍🦯👨‍🦯👨‍🦯👨‍🦯👨‍🦯I'm blind

    ResponderExcluir
  2. Ok,assim q eu terminar de fzr todas as atividades q esta nesse site e estuda aqui,eu vou ler o livro para fica adiando

    ResponderExcluir

GESTÃO EM FOCO