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segunda-feira, 13 de julho de 2020

1ª série

1ª série

Caros alunos, o período de 27 a 31 estaremos na Semana de Estudos Intensivos. Aproveitem para colocar os estudos em dia!😉

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.
Horário de funcionamento da escola de 10h às 16h.

LÍNGUA PORTUGUESA

1ª A, B - Profª Marlene

Assista os dois vídeos de dança contemporânea:

respectivas disciplinas.

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos e responda o que segue:

 1)  Em um pequeno parágrafo, escreva os sentimentos que você experimentou ao assistir os vídeos, por exemplo: Alegria, prazer, dor, tristeza, raiva, emoção, entre outros...

 

 Leia o texto a seguir e responda:

                “Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros.

                              E eles têm muitas coisas a dizer para você.

                                    Também nosso corpo é antes de tudo

                               Um centro de informações para nós mesmos”.

                                                   (weil e Tompakow)

2) Agora que você leu o texto, faça uma comparação entre os vídeos assistidos e o texto acima e relate, o que, na sua opinião, os dois contribuem no auxílio/ ajuda à realidade que estamos vivendo.

Relate essa leitura em um texto de 10 a 15 linhas.



1ª C, D, E - Profª Sandra

CANTIGA (TROVADORISMO) A dona que eu sirvo e que muito adoro Mostrai-ma, ai Deus! Pois vos imploro, Senão, dai-me a morte. Essa que é luz destes olhos meus Por quem sempre choram, mostrai-ma, ai Deus! Senão, dai-me a morte. Essa que entre todas fizeste formosa, Mostrai-ma, ai Deus! Onde vê-la eu possa, Senão, dai-me a morte. A que me fizestes mais que tudo amar, Mostrai-ma onde possa com ela falar, Senão, dai-me a morte. (Bernardo de Bonaval) 1ª) A cantiga trovadoresca acima é satírica ou lírica? 2ª) A cantiga é classificada como a) cantiga de amor. b) cantiga de maldizer. c) cantiga de escárnio. d) cantiga de amigo. 3ª) O eu-lírico é masculino ou feminino? 4ª) O eu-lírico faz um pedido. Qual? 5ª) A quem o pedido é direcionado? 6ª) O amor, por ser impossível, é fonte de sofrimento para o trovador. Copie um trecho em que ocorra a expressão desse sofrimento. 7ª) A não concretização de seu desejo revela um outro. Qual é esse desejo? 8ª) Localize uma característica atribuída pelo eu-lírico a sua amada. 2-Indique a alternativa correta.(não precisa copiar nada) 01. No trecho: “O pavão é um arco-íris de plumas” temos uma: A) metáfora B) comparação C) metonímia D) hipérbole

02. Na expressão “a natureza parece estar chorando”, do ponto de vista estilístico, temos: A) antítese B) eufemismo C) personificação D) ironia

03. Em qual das opções há erro de identificação das figuras? A) Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono. (eufemismo) B) A neblina, roçando o chão” (prosopopeia) C) “Por você eu dançaria tango no teto.” (hipérbole) D) Li Cecília Meirelles. (metáfora) 04) Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é: a) pleonasmo

b) comparação

c) eufemismo

d) hipérbole

e) anáfora

05. Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir: I. Está provado, quem espera nunca alcança. II. Onde queres o lobo sou o irmão;. III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente. IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular. A) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole B) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese C) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo D) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia

06. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é: A) metáfora B) hipérbole C) pleonasmo D) prosopopeia

07. “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado” (Martinho da Vila) a figura de linguagem é: A) comparação B) metáfora C) hipérbole D) pleonasmo 08. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é: A) pleonasmo B) comparação C) eufemismo D) hipérbole

09. Assinale a figura de linguagem encontrada em: “Minha cidade toda se enfeitou Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor.” A) comparação B) eufemismo C) pleonasmo D) personificação 10. No trecho: “O vento beija meus cabelos.” (Lulu Santos) tem- se a figura de linguagem: A) personificação B) metonímia C) hipérbole D) metáfora 3- Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha para responder as questões que se seguem: CARTA (Fragmento) Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até a outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. [...] Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal nem de ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Águas são muitas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar. (Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500. http://objdigital.bn.br.) 1ª) Percebe-se ao longo do texto o interesse dos portugueses pela terra descoberta. Identifique esses principais interesses no trecho. 2ª) Identifique no 1° parágrafo uma expressão de Caminha que apresenta a grandiosidade das terras brasileiras. 3ª) Escreva uma palavra ou expressão que substitua a conjunção "Porém" no segundo parágrafo. 4ª) Com que sentido o adjetivo "graciosa" do 3° parágrafo é empregado por Pero Vaz de Caminha? 5ª) O que Pero Vaz de Caminha quis dizer com a expressão "salvar esta gente" no último parágrafo? 6ª) Localize a expressão no texto que justifica a oração "dar-se-á nela tudo..." 7ª) Que pedido Pero Vaz faz ao rei de Portugal? 8ª) Qual sua opinião sobre a colonização portuguesa nas terras brasileiras?

1ª F, G, H, I, J – Professoras Simone, Nilse e Geny

Conteúdo: Fato e Opinião.

Leia o texto a seguir:

A causa da Chuva …

Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.

- Chove só quando a água cai do telhado do meu galinheiro – esclareceu a galinha.

- Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa.

- Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.

- Como assim? – disse a lebre – Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.

Nesse momento começou a chover.

- Viram? – gritou a galinha. – O telhado do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!

- Ora, não vê que a chuva e a água da lagoa borbulhando? – disse o

Sapo.

- Mas, como assim? – tornou a lebre. – Parecem cegos! Não vem que a água cai das folhas das árvores?

Moral: Todas as opiniões estão erradas.

(Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985).

1. Complete o quadro:

FATO

 

 

Opinião da galinha

 

 

Opinião do sapo

 

 

Opinião da lebre

 

 

 

Opinião do autor

 

 

 

2. Releia a moral da história: “Todas as opiniões estão erradas”. Você concorda com isso? Justifique.

 

3. O quadro contém alguns fatos que foram noticiados em fevereiro de 2020. Leia algumas manchetes sobre alguns fatos. A tarefa é elaborar a sua opinião sobre o assunto.

FATO

OPINIÃO

Cervejaria “bombardeia” nuvens para não chover em São Paulo durante o carnaval.

 

 

Alemanha reforça medidas de segurança após atentado racista.

 

 

No Camboja, irmãs de 98 e 101 anos se

reencontram após quase meio século separadas.

 

 

Jogos do campeonato Italiano são adiados por causa do Coronavírus.

 

 

Mãe que narra jogos para o filho com deficiência vira personagem da Turma da Mônica.

 

 

 

4. As afirmações a seguir contêm fato e opinião. Organize-as no quadro abaixo.

a. Lucas é alto. Deve, portanto, jogar basquete.

b. Carlos é um excelente professor. Ele estudou na Universidade Federal de São Carlos.

c. Marcelo não tem muita responsabilidade. São nove horas e ele não apareceu.

d. Sinto, às vezes, dor de cabeça. Pode ser o cansaço.

e. O livro é interessante. Apresenta relatos de meninos de rua.

 

FATO

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Observe as frases abaixo. Coloque-as no lugar adequado no quadro, após fazer a leitura dos comentários:

Este é o melhor jornal do país.

Este jornal tem mais de 8000 assinantes.

Esta afirmação contém apenas uma opinião pessoal sobre o jornal. Para confirmar isso, seria necessário conhecer todos os jornais produzidos no país. Pode-se concordar ou não com uma opinião.

 

Essa afirmação apresenta um fato, que pode ser provado, por meio de consulta à empresa.

 

 

 

BOM ESTUDO!



MATEMÁTICA

1ª A, B, C, I, J – Prof. VITOR

·       Faça uma resenha dos Capítulos 3 e 4 do livro “Matemática Básica para Leigos”, no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/15X-jfY8ni1w55CqAK4kCR0moNKO98LG9/view?usp=sharing

 

1ª D – Prof. José Luiz

A atividade será feita com o uso do livro didático:

 

Livro -  pags. 49 (leitura) - " O desenvolvimento do conceito de função"

Livro -  pags. 50/51 - fazer o exercício 31 da pag. 51.

 

1ª E – Prof. Francisco




São verdadeiras APENAS as afirmações:

(a) 𝐼 𝑒 𝐼𝐼𝐼.

(b) 𝐼𝐼 𝑒 𝐼𝑉.

(c) 𝐼𝐼 𝑒 𝐼𝐼𝐼.

(d) 𝐼,𝐼𝐼 𝑒 𝐼𝐼𝐼.

(e) 𝐼,𝐼𝐼,𝐼𝐼𝐼 𝑒 𝐼




1ª F, G, H – Profª Ana Paula

 Por favor, assistam aos vídeos na seguinte ordem.

 1º. Pares ordenados e funções: https://youtu.be/Fv47Z3tGPnY

2º. Funções do 1º grau: https://youtu.be/n06HBqP9JMw

3º. Sinais da função afim: https://youtu.be/rdspE3ofn88

 E em seguida realizem a atividade:


Atividades – Função


1) Verifique quais relações abaixo representam funções.

2) Dados A = {0, 1, 2, 3}, B = {-1, 0, 1} e a correspondência entre A e B dada por  y = x – 2, com xA e yB, faça um diagrama e diga se f é uma função de A em B

3) Dados A = { -3, -2, 0, 3 } e B = { - 1, 0, 1, 2, 4, 5, 7 } e uma relação expressa pela fórmula y = x + 2, com x pertencendo a A e y pertencendo a B. Faça o diagrama e verifique se f é uma função de A em B. 


4) O preço a ser pago por uma corrida de táxi inclui uma parcela fixa de R$ 6,00, denominada bandeirada mais uma parcela variável de R$ 0,90 por km rodado. 


Determine:


a) A função que representa o preço P de uma corrida em função de x quilômetros rodados.

b) O preço de uma corrida de 12 km.

c) A distância percorrida por um passageiro que pagou R$ 96,00 pela corrida.

5) Analise os dois diagramas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


                           Diagrama I                           Diagrama II

(A) O diagrama I não representa uma função, pois, há elementos no conjunto B (0, 2, 8) que não estão relacionados a nenhum elemento do conjunto A.

(B) O conjunto Imagem da função representada pelo diagrama I é Im = {4, 6, 10}.

(C) O diagrama II representa uma função de A em B.

(D) O conjunto Domínio da função representado pelo diagrama II é Dom = {– 4, – 2, 0, 2, 4}.


6) Qual dos gráficos a seguir representa a função do 1º grau definida pela equação y = – 4x + 2?

7) O consumo de combustível e a distância percorrida são variáveis relacionadas e variam de carro para carro (marca, fabricante, condições de pista etc.). Um certo carro percorre 11 km por litro de combustível. Sendo assim, para percorrer uma distância de 242 quilômetros serão necessários:


(A) 10 litros (B) 12 litros (C) 22 litros (D) 20 litros


8) Dada a função afim f(x) = -2x + 2, determine os valores de x para que:


a) f(x) = 1

b) f(x) = 0

c) f(x) = 1/3


9) Dados os conjuntos A = {-1, 2, 1, 0,} e B = {2, 6, 5, 4, 3} e uma função f: A→B, definida por f(x) = x + 4, determine o conjunto imagem dessa função.





10)  A tabela a seguir foi gerada a partir da função afim y = ax + b.

O gráfico que melhor representa essa função é:


 O e-mail
institucional anademanboro@prof.educacao.sp.gov.br é para que possam entrar em contato em caso de dúvidas.

HISTÓRIA

1ª A, B – Prof. David

Assista a aula abaixo para poder responder o questionário:

https://drive.google.com/file/d/1iN_lGkr8iyPXPjJaNWD_mclnFCHSgHEi/view?usp=sharing

Responder a atividade clicando no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclzc9CLu7AeXUNtif4EyfAxKmUx-f7EZLQCAOAozF-QQ2icQ/viewform?usp=sf_link

 

1ª C, D, E, F, G, H, I, J – Profª Claudirene

Assistir o filme:  Êxodo  Deus e Reis

 

Após fazer um relatório no mínimo com 30 linhas.

 

OBS: O relatório deve ser manuscrito e conter capa com nome, numero e série.

 

https://youtu.be/tuVxTLiGdy0

 

GEOGRAFIA

1ª A, B, C, D, E– Profª Liliana

1- Pesquisar o conceito de Hidrografia 

2- Pesquisar o conceito de hidrografia, a importância do seu estudo, áreas que utilizam o conhecimento hidrográfico e deficiência hídrica 

3- Pesquisar o conceito de bacia hidrográfica e distinguir quais são as principais bacias hidrográficas do Brasil 

4- Pesquisar os países que possuem maior abundância e escassez hídrica 

5- Responder às seguintes questões: 

– Cite áreas da sociedade civil que dependem do conhecimento de hidrografia 

– Cite o que é deficiência hídrica e três países que apresentam essa característica 

– Cite as principais bacias hidrográficas do território brasileiro e a que está inserida o estado de São Paulo 

Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias e pesquisas em sites relacionados ao tema


1ª F, G, H, I - Prof. Allyson

Atividade de Geografia – 1ª série do EM – Noturno.

 

GLOBALIZAÇÃO E OS ORGANISMO ECONOMICOS INTERNACIONAIS

FLUXO COMERCIAL E ECONÔMICO MUNDIAL

 

CONTEÚDOS ABORDADOS

 

·        Dispersão do processo produtivo

·        Integração econômica e blocos econômicos

·        Sistema financeiro internacional

 

INTRODUÇÃO

 

Até a Segunda Guerra Mundial, o progresso técnico e o desenvolvimento industrial estavam limitados às grandes potências do mundo. A Guerra Fria provocou uma aceleração de investimentos científicos e tecnológicos, inclusive em alguns países considerados subdesenvolvidos, tendo as grandes potências – Estados Unidos e União Soviética – como mentoras desse processo.

Em 1991, com o fim da ordem bipolar da Guerra Fria, o Socialismo sucumbiu e o Capitalismo se expandiu pelos diversos cantos do mundo. Nesse contexto, a organização produtiva atingiu um patamar de dispersão nunca antes visto, e os países aceleraram intensamente as trocas comerciais e a integração de suas economias.

Essa fase da nova ordem mundial ficou conhecida por Globalização.

A Globalização é um processo em curso, caracterizada, basicamente, pela integração econômica, pelo progresso científico e pelo desenvolvimento tecnológico, sobretudo, nos meios de transportes e de telecomunicações.

Foi essa dinâmica que intensificou os fluxos de comunicação e ampliou a rede de relação entre os países, uma vez que possibilitou a dispersão das indústrias e do processo produtivo, ampliou a cooperação entre as empresas e instituições bancárias, além de intensificar o comércio global.

No entanto, a Globalização vai além da economia e da revolução técnico-científica e atinge as esferas políticas, culturais e sociais. Até as questões ambientais passaram a ser vistas e abordadas pelo viés da Globalização. Isto é, nesse cenário de plena integração, quase todos problemas ambientais são discutidos como questões que dizem respeito a todos os países, cidadãos e organizações.

O acirrado debate sobre o aquecimento global, como o próprio nome já sinaliza, é o principal exemplo dessa realidade.

Apesar de não ser a única esfera a sofrer impactos com o processo de Globalização, a economia, sem dúvidas, foi aquela que preconizou todas as demais, uma vez que foram as aspirações econômicas dos países capitalistas que motivaram todo o progresso científico e os demais desdobramentos desencadeados a partir de então.

Mesmo provocando mudanças políticas, culturais e nos demais setores da vida social, a integração do sistema capitalista teve, por princípio, a viabilização do lucro e dos interesses econômicos dos países mais ricos do mundo, sendo uma condição fundamental para o desenrolar desse processo. Por esse motivo, a análise das transformações econômicas é fundamental para o entendimento dessa etapa que ganhou força com o fim da Guerra Fria.

Com a Globalização, as atividades que envolvem o sistema financeiro se ampliam e ganham destaque na economia mundial, tornando-se tão importantes quanto as atividades produtivas (como a indústria) e o comércio. Entende-se por atividade financeira, todas as atividades bancárias, a compra e a venda de ações nas bolsas de valores, as inúmeras opções de créditos pessoais e investimentos, a administração dos fundos das previdências privadas, dentre outras.

 

Dispersão do processo produtivo

Ainda na década de 1970, no contexto da Guerra Fria, as principais economias do mundo, influenciadas pelo Toyotismo (modelo produtivo da indústria automobilística japonesa Toyota), provocaram uma transformação da organização das indústrias ao redor do mundo.

Os avanços científicos tecnológicos – como a robotização e a automação da produção e o desenvolvimento dos meios de transporte – possibilitaram diversas modificações na produção e na distribuição espacial da indústria.

 


Figura 1 – A automação é uma das marcas do processo de industrialização atual

Fonte: Macrovector/Shutterstock.com

 

A principal delas foi a fragmentação das etapas da produção de mercadorias e componentes em diferentes partes do mundo.

Já na década de 1950, as multinacionais se dispersavam em busca de vantagens locacionais, custos mais baixos de produção e mão de obra, além de conquistas de novos mercados. Foi o que aconteceu no Brasil, com a chegada de montadoras de automóveis, durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Esse processo, que foi responsável pela consolidação da indústria e pela dinamização da economia de muitos países considerados subdesenvolvidos naquele período, se intensificou com a implantação do modelo toyotista. A aceleração dos fluxos de mercadorias, com a ampliação das redes de transportes, dinamizou as trocas e a fluidez dos bens produzidos em diferentes partes do planeta.

Do ponto de vista da produção industrial, isso significa dizer que as peças de um avião, por exemplo, podem ser facilmente fabricadas em diferentes lugares e rapidamente serem reunidas em uma unidade que irá “montar” o produto final.

Assim, é justamente esse cenário de trocas rápidas e maior fluidez que permite a flexibilidade da localização industrial e a instalação de unidades produtivas menores em lugares distintos. Apesar de separadas fisicamente, essas unidades estão todas interconectadas pelas redes de transportes e telecomunicações. É a chamada Terceira Revolução Industrial.

Essa tendência, dinamizada pelo modelo toyotista, é uma adaptação das indústrias às demandas do Capitalismo e da economia globalizada que, constantemente, criam e recriam espaços atrativos e movimentam as plantas industriais ao redor do mundo. (Para saber mais sobre a Terceira Revolução Industrial e o Toyotismo, consulte o Tema de Estudo de Geografia do EM: Espaço Industrial: o processo de industrialização no mundo).

Com essa lógica, a indústria se espalha, dinamiza a economia de outros países e oportuniza a geração de emprego e renda para aqueles trabalhadores qualificados a operarem as máquinas e os robôs.

 


Figura 2 – Fábrica em Hanoi, no Vietnã

Fonte: Jimmy Tran/Shutterstock.com

 

Assim, a Globalização marca um período de presença e consolidação da indústria em quase todos os países do mundo. Em outras palavras, ao contrário do que acontecia em meados do século 20, hoje, grande parte dos países do mundo, mesmo aqueles mais pobres, possuem unidades industriais instaladas em seus territórios. Contudo, nem todos se desenvolveram ou enriqueceram. Isso ocorre porque, apesar da industrialização, a dependência tecnológica em relação aos países centrais persiste e colabora para a reprodução das desigualdades.

Apesar de gerar empregos e dinamizar a economia dos países periféricos, geralmente o lucro das unidades produtivas não é revertido em prol do desenvolvimento da população e retorna, quase que em sua totalidade, para os países-sede das multinacionais.

Assim, uma empresa norte-americana instalada no Vietnã, geralmente é lucrativa apenas para os Estados Unidos, que conquista uma série de vantagens locacionais sem o compromisso de garantir o desenvolvimento econômico e social do país asiático.

É nesse contexto que se afirma que a Globalização integra, porém não iguala os países.

 

Integração econômica e blocos econômicos

As transformações ocorridas a partir da segunda metade do século 20, e intensificadas com o fim da Guerra Fria, provocaram a consolidação da Globalização que tem como um de seus fundamentos, a ampliação das relações entre os países e, consequentemente, o assentamento de acordos internacionais em diferentes instâncias e o estabelecimento de diferentes processos de integração econômica.

No âmbito do comércio internacional, umas das principais formas de manifestação da Globalização é o estreitamento dos vínculos e a integração das economias nacionais por meio dos blocos econômicos. Neles, geralmente, capitais, serviços e mercadorias circulam livremente, isentos de impostos e outras taxas, a fim de expandir mercados e aumentar os lucros das grandes empresas.

A Globalização possibilitou a emergência de novos atores internacionais e a afirmação de amplas parcerias também entre países da periferia do sistema capitalista. Essa situação viabiliza a atuação de um rol maior de países e garante maior equilíbrio e projeção para eles. Nesses termos, a integração das economias e a estruturação de blocos econômicos aparecem como as principais alternativas para a afirmação dessas nações no plano da configuração econômica contemporânea e das relações internacionais.

 

A formação de blocos econômicos está vinculada, portanto, ao fortalecimento da economia capitalista globalizada, em que diferentes países se associam e estabelecem metas comerciais comuns, com a finalidade de facilitar as transações econômicas e financeiras entre eles, além de ampliar seus mercados em um cenário de intensa competitividade.

 


Figura 3 – Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, na Alemanha. A União Europeia é o mais rico e mais bem sucedido bloco econômico do mundo

Fonte: Sonia Alves-Polidori/Shutterstock.com

 

Os blocos econômicos são, portanto, capazes de garantir vantagens e ampliar o poder de negociação dos países membros, reduzir os preços das mercadorias e aumentar o mercado consumidor. A ideia central para a formação de um bloco é a de que, unidos, os países têm mais chances de fazer frente à competitividade do mercado internacional.

Apesar de existir diferentes modalidades ou estágios de integração, geralmente, os blocos econômicos adotam redução ou isenção de impostos e tarifas alfandegárias comuns. Veja, a seguir, alguns exemplos dos principais blocos econômicos do mundo:

 

·        ALADI – Associação Latino-Americana de Integração;

·        APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico;

·        ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático;

·        CEI – Comunidade dos Estados Independentes;

·        MERCOSUL – Mercado Comum do Sul;

·        NAFTA – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio;

·        SADC – Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral;

·        UA – União Africana;

·        UE – União Europeia.

 

 

 

Sistema financeiro internacional

Uma das principais características do processo de Globalização é o aumento da importância do sistema financeiro internacional.

Ainda na primeira metade do século 20, os grandes conglomerados se espalharam pelo mundo, obtendo lucros exorbitantes e acumulando grandes remessas de capitais. Nesse cenário, muitos desses grupos passaram por processos de fusão com outras empresas. Outras deixaram de ser familiares, transformando-se em sociedades anônimas, com inúmeros acionistas – desde bancos, a pequenos investidores. Da mesma forma, alguns conglomerados deixaram de se dedicar exclusivamente à produção de mercadorias e investiram grande parte dos seus capitais na atividade financeira – como a compra e venda de ações – uma vez que a possibilidade de lucro nessa prática é muito mais rápida.

 


Figura 4 – Andar do “pregão” da Bolsa de Valores de Nova Iorque, uma das mais importantes do mundo

Fonte: lev radin/Shutterstock.com

 

Com isso, o setor financeiro passou a ser tão importante e lucrativo quanto à atividade industrial, proporcionando a expansão do mercado de capitais e as negociações nas bolsas de valores.

Com o desenvolvimento tecnológico, as atividades financeiras se dinamizaram, facilitando os investimentos simultâneos em diversas partes do mundo. Nessa dinâmica, os investidores conseguem aplicar e acompanhar a circulação de seus recursos praticamente em tempo real. Em questão de minutos é possível a realização de transações bancárias, compras de mercadorias e de ações, etc.

 


Figura 5 – O desenvolvimento tecnológico dinamiza e facilita a realização de transações financeiras

Fonte: Sergey Nivens/Shutterstock.com

Dada a importância das atividades financeiras, o poder econômico se concentrou ainda mais nas mãos dos conglomerados, dos bancos e das empresas financeiras, que subsidiam grande parte das demais atividades econômicas.

Além dos investimentos diretos nos setores produtivos, esses grupos controlam os mecanismos de empréstimos, cobranças de juros e o fluxo de capitais pelo mundo. Com isso, ganham autonomia e exercem um papel tão importante quanto o dos bancos centrais dos países. Por exemplo, em troca de empréstimos para investir em setores produtivos, muitos países – sobretudo os periféricos – contraem grandes dívidas a juros altos e se submetem às regras das instituições financeiras que, geralmente, têm sede nos países centrais.

Para as grandes corporações e instituições financeiras, a organização de Estados soberanos, com leis protecionistas e regras de regulamentação próprias, cria empecilhos para a livre circulação de mercadorias e capitais, uma vez que as transações financeiras precisam de mobilidade e garantias de fluidez no mercado.

A rede de relações financeiras, que amplia a circulação de mercadorias e capitais e possibilita a rápida movimentação e transferências virtuais de dinheiro, acelerou-se com o desenvolvimento das tecnologias de informação. Em questão de segundos, é possível que um investidor transfira grandes montantes de seus recursos para países onde as taxas de juros costumam remunerar melhor essas transações. (Para saber mais sobre a expansão do capital financeiro, consulte o Tema de Estudo de Geografia do EM: Formação do Mundo Capitalista).

Na outra ponta do processo, é preciso destacar que, se as transações bancárias são instantâneas e estão articuladas e uma rede cada vez mais interligada mundialmente, com as crises (típicas do modo de produção capitalista) não é diferente.

O ano de 2008 presenciou uma crise iniciada no sistema financeiro norte-americano que logo se espalhou pela União Europeia e demais países do mundo, atingindo, especialmente, economias fragilizadas, como a Grécia. Isso ocorre porque a economia capitalista, do sistema produtivo até as negociações de ações, está totalmente integrada e informatizada e envolve um número elevado de bancos centrais, investidores privados, corporações e instituições financeiras particulares, provenientes de diferentes partes do mundo. Nesse contexto, a desestabilização desse sistema desencadeou uma série de implicações para os diversos atores envolvidos, com desdobramentos de proporções globais.

 

ATIVIDADES

A partir do texto base responda as questões:

Cite algumas características da economia global

2.     Explique o conceito de dispersão do processo produtivo dentro da economia globalizada

3.     Qual é a relação entre o surgimento dos blocos econômicos e a economia globalizada?

4.     Cite os principais blocos econômicos do mundo atual

5.     Qual é a relação entre a globalização e o sistema financeiro internacional?

                             INGLÊS

1ª A – Profª Elisete

As atividades deverão ser feitas em folha separada.

- Faça uma pesquisa em inglês sobre voz passiva, com as seguintes informações: definição, utilização, regras e exemplos.

Livro Way to go!

Leia a página 67 e faça as atividades solicitadas. Desconsidere as informações sobre as atividades em grupo.

- Leia a página 129, Language in Use – Relative Pronouns e responda aos exercícios 1, 2, 7, 8, 9 e 10.

Tire fotos de todas as atividades, verifique se estão nítidas e encaminhe-as para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com. Em caso de dúvidas, estou à disposição. 

1ª C, D, E – Profª Adriana

Assista os vídeos e faça a tradução da letra da música - You say (Lauren Daigle)

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

1ª F, G – Profª Geny

Reproduzir o mapa mental em folha sulfite, fazer a tradução, use uma seta para indicar a tradução.

 

1ª H, I, J – Prof. Carlos

Para responder as questões, acesse os links para consulta.

https://www.williamshakespeare.net/

https://www.britannica.com/biography/William-Shakespearee

https://www.history.com/topics/british-history/william-shakespearee

 

Theme: Famous people


                                                                                 

  1. When was William Shakespeare born?

 

  1. Where was William Shakespeare born?

 

  1. What was his father’s name?

 

  1. What was his father’s job?

 

  1. Did he have any brothers or sisters?

 

  1. Where did he study?

 

  1. What was his wife’s name?

 

  1. How many children did they have?

 

  1.  What was the name of Shakespeare's theatre in London?

 

  1. What are his famous comedies? (Name 3 of them)  

 

  1. What are his famous tragedies? (Name 3 of them) 

 

  1. When did William Shakespeare write “Romeo and Juliet"?

 

  1. How many plays did William Shakespeare write?

 

  1. When did he die?

 

  1.  Where did he die?

   

Good Luck Students!

Teacher Carlos


ARTE

1ª A, B, C, D, E – Profª SOLANGE

Assista os dois vídeos de dança contemporânea:

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos e responda a seguinte questão:

           Posso dizer que todas as alternativas estão corretas? Justifique sua    resposta.

                    Nas instituições de ensino, a dança pode ser tratada de várias maneiras e pode estar presente em diversas situações, conforme apresentadas nos itens a seguir.

1.        Dança como um conhecimento abordado pelo professor em sala de aula.

2.        Dança como uma alternativa para a apreciação artística nas festas escolares.

3.        Dança como uma atividade de lazer e entretenimento estético.

4.        Dança como um conhecimento necessário à formação do cidadão. 

1ª F, G – Profª Sônia

PROJETOS POETICOS NA ESCOLA

            Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Mediação Cultural, Arte Urbana, Intervenção são ações criativas e poéticas, produzidas com o intuito de chamar a atenção do público para as questões artísticas, ecológicas, ambientais, geográficas, sociais, políticas, preservação patrimonial, etc., que se manifestam em algum lugar ou espaço com a intenção de chamar atenção.    

            Para conhecermos melhor estas formas de mediação cultura, escolha DUAS das formas poéticas abaixo que mais lhe interessar e realize uma pesquisa sobre as mesmas. E acrescente uma imagem sobre os temas escolhidos.

- Pintura nas grutas da pré-história;

- Murais da Antiguidade no século XX;

- Grafite;

- Stencil Grafite;

- Reverse Grafite;

- Cow Parade;

- Land art;

- Lambe-lambe;

- Assemblages;

- Arte conceitual;

- Sites specific;

- Performance.

1ª H, I, J – Profª Débora

Crie um grafite a partir do tema “Pandemia”

Lembre-se de fazer margem de 1cm na folha sulfite, de pensar no acabamento do desenho e de pintar.

BIOLOGIA

1ª A, B, C, F – Prof Tiago

Assista o vídeo sobre Mudança Climática e produza uma resenha.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=VW5R_rpDjm0

  *Caso você não tenha acesso ao YouTube, você poderá procurar algum texto sobre o assunto. Se isso também não for possível, escreva sobre o tema com os seus conhecimentos prévios.  

1ª D, E, G, H, I, J – Prof. Silvio

A HISTÓRIA DAS VACINAS

 

A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.

 

  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola. Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”, mudando, a partir daí, completamente a ideia de prevenção contra doenças.

 

Como foi criada a primeira vacina?

Edward Jenner  observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes à varíola. A doença, chamada de cowpox ou vacínia, assemelhava-se à varíola humana pela formação de pústulas (lesões com pus)

 

Diante dessa observação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps. Phipps adquiriu a infecção de forma leve e, após dez dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina, nome dado em referência ao cowpox ou vacínia, que deu origem a esse método de imunização.

 

O médico continuou sua experiência, repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

 

A vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças.

Poliomielitetétanocoqueluchesaramporubéolagripe, febre amareladifteria e hepatite B são exemplos de doenças que podem ser prevenidas atualmente pela vacinação.

 

Responda:

 

1. Qual é a origem do nome vacina?

2. O que significa dar imunidade?

3. Contra qual doença a primeira vacina imunizava?

4. Como Edward Jenner descobriu a vacina?

5. Como “funcionam” as vacinas?

 

 

 

QUÍMICA

1ª A, B, C, D, E - Profª Viviane

APOSTILA SP FAZ ESCOLA

Pg. 39

Atividade 1I. Poema " COMBUSTÍVEL"

Leitura e interpretação do poema e responder as questões.

Realizar em folha separada para que seja entregue.

 

 

1ª F – Prof Francisco

Título: Leis ponderais - Lavoisier e Proust / Modelos atômicos – Thomson, Rutherford e Bohr

Pesquisas:

- Lei de Lavoisier

- Lei de Proust

- Modelo atômico de Thomson

- Modelo atômico de Rutherford

- Modelo atômico de Bohr


1ª G, H, I, J – Prof Wilson

 

Assista o vídeo sobre as leis ponderais no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=P8tm4ak2xGQ

E responda as questões sobre o vídeo no seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8ZR1-rSDLVuowdtoE8I7Yosr1nV-6UMR7ZtLBi2-vK4tt4g/viewform?usp=sf_link

CONTEÚDO: Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.


FÍSICA

1ª A, B, C, D, E, F, G, H – Prof. Rogério

Atividade 4 – Pressão e Empuxo

Se possível assista ao vídeo: EMPUXO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA https://www.youtube.com/watch?v=Yq2EaW-9X_8 , 

O vídeo identifica as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo. No seu livro didático e caderno do aluno também se encontram mais conteúdos do assunto, inclusive exercícios.

Pergunta:

Balões de ar quente (foram muito usados mas são proibidos hoje em dia) e balões de gás (dependendo do tamanho também necessitam de autorização). Os dois sobem, apesar de serem gases diferentes, qual grandeza física esses gases têm em comum? Você sabe que gases podem ser utilizados em balões de gás e qual não pode ser utilizado em balão de festa e por que? Se souber responda.

Escreva a resposta da pergunta e porque o conhecimento do empuxo é importante para nós.

Meu email para esclarecimento de dúvidas é: físicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.


1ª I, J – Prof. Francisco

Título: Trabalho, potência e energia mecânica

Pesquisas:

- Trabalho de uma força: Definição e unidades de medida.

- Potência: Definição e unidades de medida.

- Energia mecânica: Definição e unidades de medida.

- Energia potencial gravitacional: Definição e exemplos de aplicação.

- Energia potencial elástica: Definição e exemplos de aplicação.

- Energia cinética: Definição e exemplos de aplicação.

- Teorema da Energia cinética: Definição.


FILOSOFIA

1ª A, B, C, D – Profª Marta

Leitura. Textos informativos retirado do caderno do aluno página  87

 

Ideologia na ciência e no Brasil

Nestes tempos de crise do pensamento crítico no Brasil, um dos aspectos de consideração urgente é o da dificuldade de muitos cientistas para ver sua própria ciência como objeto de conhecimento de outra ciência. E de compreender criticamente o caráter relativo e de certo modo provisório do conhecimento já acumulado em seu respectivo campo de saber.

É frequente, entre nós, que análises baseadas nas ciências sociais sejam confundidas com interpretações de senso comum por parte de cientistas das demais áreas do conhecimento. Não levam em conta o que é metodologicamente próprio das diferentes ciências. Provavelmente, nem sabem que uma das funções das ciências sociais é a de estudar e diagnosticar as consequências socialmente problemáticas do próprio desenvolvimento científico.

Uma inovação agrícola lucrativa e produtiva pode levar à miséria milhares de pessoas. Uma inovação médica, como uma vacina, pode aterrorizar multidões. Tivemos no Rio a Revolta da Vacina, em 1904, em reação à obrigatoriedade da vacinação contra varíola. A alta racionalidade da ciência não é imune a irracionalidades sociais sociologicamente explicáveis.

Num momento politicamente difícil como este, interpretações sociológicas e antropológicas da realidade podem ser essenciais para o desenvolvimento de uma consciência socialmente crítica da situação do País, até mesmo em relação a ameaças que pesam sobre o trabalho científico e o ensino da ciência.

Assim como há uma ciência das ideologias, no campo da sociologia do conhecimento, há também a muito pouco analisada ideologia de cada ciência e, por isso, a da ideologia na ciência. Pasteur, que não era médico, foi peitado pelos médicos de sua época em nome de valores extra científicos que norteavam e limitavam inovações no campo médico. O “errado” estava certo.

O trabalho científico é limitado pelas ideologias não científicas dos cientistas. Em nome de religião que eventualmente professe, um cientista pode cercear-se na pesquisa, suprimindo temas e problemas de investigação que contrariem suas convicções religiosas. Ou, em nome de determinada opção político-partidária, mesmo um cientista social pode fazer danosas correções de interpretação para que não colida com suas ideias não científicas.

Essas invasões podem não afetar o rigor técnico e formal da pesquisa científica em si, porque a interferência se dá antes, na escolha dos temas e na definição dos problemas de investigação. Mas erguem as muralhas intransponíveis do proibido à descoberta científica.

Quando governantes, louvados em seu poder, se arvoram em autoridade em campos como o da ciência e estabelecem condições e limites para o que deve ser pesquisado e estudado, ou para o que deve ser ensinado, estamos em face de pressões para ideologizar a produção e a disseminação do conhecimento. Ainda que sob o pretexto de combater ideologias onde supostamente ideologias não devem interferir. Os danos do extravasamento dessa premissa autoritária são mais do que prováveis.

Não é raro que haja quem pense que a função do cientista se baseia no pressuposto da condição de ateu. Em alguns casos, nas culturas de religiosidade extremada e ultramontana, a opção pelo ateísmo favoreceu defensivamente a indagação científica. Nos cientistas de opção preferencial pela ciência deixou aberta a iluminadora porta da dúvida em relação ao propriamente extracientífico. Exatamente porque a ciência não é campo de certeza absoluta.

Ciência só é ciência cercada pela margem da incerteza, da dúvida. Todo o tempo, a ciência põe em dúvida o já sabido. Ainda que acumulativo, o conhecimento científico é provisório e relativo. Não obstante, o senso comum do cientista é peculiar, diverso do da pessoa comum.

É claro que há situações em que um campo não científico, como uma religião, pode contribuir poderosamente para destravar bloqueios ao conhecimento científico oriundos da própria religião. Em 1994, novo catedrático da Universidade de Cambridge, fui um dos convidados do Master e dos fellows de St. John’s College para participar das celebrações de São João Batista, patrono da instituição.

Na cerimônia religiosa, na capela, o pregador dissertou sobre a importância do calvinismo no desenvolvimento da ciência em Cambridge. De fato, Cambridge foi um cenário decisivo nas controvérsias e debates sobre a Reforma protestante no século XVI. O púlpito da Igreja de Santo Eduardo, Rei e Mártir, ainda é o mesmo em que se pregou o primeiro sermão protestante da Inglaterra, em 1525.

Os elementos racionais e, mesmo, seculares do calvinismo abriam perspectivas responsáveis por um novo senso comum que iluminava aspectos vetados ou obscuros da realidade da vida.

 

José de Souza Martins – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

 

1 - Responda:

a)    O que é uma pesquisa cientifica?

b)    Para que serve uma pesquisa cientifica?

c)    O trabalho científico é limitado? Explique.

d)    As invasões podem não afetar o rigor técnico e formal da pesquisa científica em si? Explique.


1ª E, F, G, H, I, J – Profª Valquires

1º Leia mais uma, ou quantas vezes necessário for o texto abaixo, e faça um resumo com o seu entendimento sobre o texto.

2º Separe as palavras desconhecidas, depois veja o significado de cada uma delas.

3º Escreva quais as maiores dificuldades para compreender o texto.

4º Separe as palavras desconhecidas, depois veja o significado de cada uma delas no sentido filosófico.

5º Narre uma historia contando em quantos momentos da sua vida você já usou a analogia?

7º Quanto tempo você gastou para realizar esta atividade completa?

6º Qual o grau de dificuldade você encontrou para realizar a atividade?



SOCIOLOGIA

1ª A, B, C, D, E – Prof. Flavio

Assistir a aula apresentada no dia 18/06 no CMSP/TV Educação,  pela Professora Fabiana Warthon que falou sobre a História e a função da Sociologia.

 

Os estudantes irão escrever no trabalho apenas função da Sociologia explicado na aula e que pensem em que tipos de fenômenos ou problemas sociais que a Sociologia estuda na atualidade. Cerca de 20 linhas

 

1ª F, G, H, I, J – Prof. André

Texto:

O encanto da esperança

O amanhã sempre será um mistério. Nunca poderemos ver o que nos aguarda no futuro e, por mais que nos preparemos para tudo, ele sempre encontrará um jeito de nos surpreender. Mas, continuamos acreditando em um amanhã melhor e talvez seja esse o verdadeiro encanto da vida: a nossa esperança sempre resiste!

Após de ler o texto acima e de acordo com os  trabalhos de Sociologia solicitado, faça uma resenha de aproximadamente 20 e 25  linhas sobre o mundo de possibilidades. Lembre-se de incluir temas estudado até aqui

Tema (sugestão): Um mundo de possibilidades: como será a socialização em um mundo pós pandemia.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª A, B, C, D, E – Profª Lauren

Escreva um parágrafo referente aos links com os vídeos de dança contemporânea, observando e descrevendo o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

 

PROJETO DE VIDA

 

1ª A, B, C, D, E – Professoras Sandra e Roseli

Assistam ao filme Auto da Compadecida e respondam as seguintes questões:

https://www.youtube.com/watch?v=t31OxV2C4Ek

1.       O que faz de João Grilo a personagem principal da história?

2.       João Grilo é matreiro, isto é, vence pela esperteza. Descreva algum acontecimento na história que destaca essa característica da personagem

3.       Qual a atitude de João diante das histórias contadas por Chico, como a do cavalo bento e a do peixe que pescou o homem?

4.       . Responda:

a)       Porque o padre resolveu benzer o cachorro?

b)       A atitude do padre é comum à nossa realidade do dia a dia

5.       A questão religiosa é muito forte no Nordeste. Cite algum trecho do filme que demonstre isso.

 

TECNOLOGIA

 

1ª A, B, C, D, E – Prof. Rogério

Atvividade 4 – Correio eletrônico - email

Assista ao vídeo: Correio eletrônico. O que é um correio eletrônico? https://www.youtube.com/watch?v=t4oizK5p_ho&t=75s

Atividade: Enviem mensagem para mim, não precisa ser longa, de como você está estudando nesse momento virtual, quantas contas de correio eletrônico vocês tem e se costuma usar o email. Como vocês sabem eu criei um email para me comunicar com vocês tanto em Física quanto Tecnologia. Para poder me organizar, ao enviar suas mensagens coloque no assunto do email as seguintes informações, e assim eu poder filtrar por série, disciplina, etc:

Ano e série – Tec ou Fisica – Nome completo – Atividade 4 ou trabalho 3, etc

Trabalhar com informática requer um mínimo de organização, idenfificar corretamente um documento ou um email ajuda mais tarde na hora da busca. Use o email sempre com respeito e ética, faça as correções ortográficas necessárias, releia sempre o texto, se mandar anexo indique que mandou (Virus podem incluir anexos sem sua permissão). Quem não puder enviar agora, prepare e guarde para quando voltarmos poder simular email em sala. Bom trabalho.

Meu email: físicarogeriomtelmo@gmail.com

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia. Podem enviar os trabalhos de tec e física por email.

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias


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GESTÃO EM FOCO