LÍNGUA PORTUGUESA
1ª A, B - Profª Marlene
Assista os dois vídeos de dança contemporânea:
respectivas disciplinas.
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos e responda o que
segue:
1) Em
um pequeno parágrafo, escreva os sentimentos que você experimentou ao
assistir os vídeos, por exemplo: Alegria, prazer, dor, tristeza, raiva, emoção,
entre outros...
Leia o texto a seguir e responda:
“Pela
linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros.
E
eles têm muitas coisas a dizer para você.
Também
nosso corpo é antes de tudo
Um
centro de informações para nós mesmos”.
(weil
e Tompakow)
2) Agora que você leu o texto, faça uma
comparação entre os vídeos assistidos e o texto acima e relate, o que, na sua
opinião, os dois contribuem no auxílio/ ajuda à realidade que estamos vivendo.
Relate essa leitura em um texto de 10 a 15
linhas.
1ª C, D, E - Profª Sandra
CANTIGA (TROVADORISMO)
A dona que eu sirvo e que muito adoro
Mostrai-ma, ai Deus! Pois vos imploro,
Senão, dai-me a morte.
Essa que é luz destes olhos meus
Por quem sempre choram, mostrai-ma, ai Deus!
Senão, dai-me a morte.
Essa que entre todas fizeste formosa,
Mostrai-ma, ai Deus! Onde vê-la eu possa,
Senão, dai-me a morte.
A que me fizestes mais que tudo amar,
Mostrai-ma onde possa com ela falar,
Senão, dai-me a morte.
(Bernardo de Bonaval)
1ª) A cantiga trovadoresca acima é satírica ou lírica?
2ª) A cantiga é classificada como
a) cantiga de amor.
b) cantiga de maldizer.
c) cantiga de escárnio.
d) cantiga de amigo.
3ª) O eu-lírico é masculino ou feminino?
4ª) O eu-lírico faz um pedido. Qual?
5ª) A quem o pedido é direcionado?
6ª) O amor, por ser impossível, é fonte de sofrimento para o trovador. Copie um trecho em que ocorra a expressão desse sofrimento.
7ª) A não concretização de seu desejo revela um outro. Qual é esse desejo?
8ª) Localize uma característica atribuída pelo eu-lírico a sua amada.
2-Indique a alternativa correta.(não precisa copiar nada)
01. No trecho: “O pavão é um arco-íris de plumas” temos uma:
A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole
02. Na expressão “a natureza parece estar chorando”, do ponto de vista estilístico, temos:
A) antítese
B) eufemismo
C) personificação
D) ironia
03. Em qual das opções há erro de identificação das figuras? A) Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono. (eufemismo) B) A neblina, roçando o chão” (prosopopeia) C) “Por você eu dançaria tango no teto.” (hipérbole) D) Li Cecília Meirelles. (metáfora) 04) Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é: a) pleonasmo
b) comparação
c) eufemismo
d) hipérbole
e) anáfora
05. Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir: I. Está provado, quem espera nunca alcança. II. Onde queres o lobo sou o irmão;. III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente. IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular. A) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole B) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese C) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo D) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia
06. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é: A) metáfora B) hipérbole C) pleonasmo D) prosopopeia
07. “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado” (Martinho da Vila) a figura de linguagem é: A) comparação B) metáfora C) hipérbole D) pleonasmo 08. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é: A) pleonasmo B) comparação C) eufemismo D) hipérbole
09. Assinale a figura de linguagem encontrada em: “Minha cidade toda se enfeitou Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor.” A) comparação B) eufemismo C) pleonasmo D) personificação 10. No trecho: “O vento beija meus cabelos.” (Lulu Santos) tem- se a figura de linguagem: A) personificação B) metonímia C) hipérbole D) metáfora 3- Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha para responder as questões que se seguem: CARTA (Fragmento) Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos até a outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. [...] Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal nem de ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Águas são muitas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar. (Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500. http://objdigital.bn.br.) 1ª) Percebe-se ao longo do texto o interesse dos portugueses pela terra descoberta. Identifique esses principais interesses no trecho. 2ª) Identifique no 1° parágrafo uma expressão de Caminha que apresenta a grandiosidade das terras brasileiras. 3ª) Escreva uma palavra ou expressão que substitua a conjunção "Porém" no segundo parágrafo. 4ª) Com que sentido o adjetivo "graciosa" do 3° parágrafo é empregado por Pero Vaz de Caminha? 5ª) O que Pero Vaz de Caminha quis dizer com a expressão "salvar esta gente" no último parágrafo? 6ª) Localize a expressão no texto que justifica a oração "dar-se-á nela tudo..." 7ª) Que pedido Pero Vaz faz ao rei de Portugal? 8ª) Qual sua opinião sobre a colonização portuguesa nas terras brasileiras?
1ª F, G, H, I, J – Professoras Simone, Nilse e Geny
Conteúdo: Fato e Opinião.
Leia o texto a seguir:
A
causa da Chuva …
Não chovia
há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam
que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma
conclusão.
- Chove só
quando a água cai do telhado do meu galinheiro – esclareceu a galinha.
- Ora, que
bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa.
- Chove
quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
- Como
assim? – disse a lebre – Está visto que só chove quando as folhas das árvores começam
a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
Nesse
momento começou a chover.
- Viram? –
gritou a galinha. – O telhado do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
- Ora, não
vê que a chuva e a água da lagoa borbulhando? – disse o
Sapo.
- Mas, como
assim? – tornou a lebre. – Parecem cegos! Não vem que a água cai das folhas das
árvores?
Moral:
Todas as opiniões estão erradas.
(Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas.
Rio de Janeiro: Nórdica, 1985).
1. Complete o quadro:
FATO |
|
Opinião da galinha |
|
Opinião do sapo |
|
Opinião da lebre |
|
Opinião do autor |
|
2. Releia a moral da
história: “Todas as opiniões estão erradas”. Você concorda com isso?
Justifique.
3. O quadro contém alguns
fatos que foram noticiados em fevereiro de 2020. Leia algumas manchetes sobre
alguns fatos. A tarefa é elaborar a sua opinião sobre o assunto.
4.
As afirmações a
seguir contêm fato e opinião. Organize-as no quadro abaixo. a.
Lucas é alto. Deve, portanto, jogar basquete. b.
Carlos é um excelente professor. Ele estudou na
Universidade Federal de São Carlos. c.
Marcelo não tem muita responsabilidade. São nove horas e
ele não apareceu. d.
Sinto, às vezes, dor de cabeça. Pode ser o cansaço. e. O livro é
interessante. Apresenta relatos de meninos de rua.
5. Observe as frases abaixo.
Coloque-as no lugar adequado no quadro, após fazer a leitura dos comentários: Este é o melhor jornal do país. Este jornal
tem mais de 8000 assinantes.
BOM
ESTUDO! |
MATEMÁTICA
1ª A, B, C, I, J – Prof. VITOR
· Faça
uma resenha dos Capítulos 3 e 4 do livro “Matemática Básica para Leigos”, no
link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/15X-jfY8ni1w55CqAK4kCR0moNKO98LG9/view?usp=sharing
1ª D – Prof. José Luiz
A atividade será feita com o uso do livro didático:
Livro - pags. 49 (leitura) - " O desenvolvimento do conceito
de função"
Livro - pags. 50/51 - fazer o exercício 31 da
pag. 51.
1ª E – Prof. Francisco
São verdadeiras APENAS as afirmações:
(a) 𝐼 𝑒 𝐼𝐼𝐼.
(b) 𝐼𝐼 𝑒 𝐼𝑉.
(c) 𝐼𝐼 𝑒 𝐼𝐼𝐼.
(d) 𝐼,𝐼𝐼 𝑒 𝐼𝐼𝐼.
(e) 𝐼,𝐼𝐼,𝐼𝐼𝐼 𝑒 𝐼
1ª F, G, H – Profª Ana Paula
Por favor, assistam aos vídeos na seguinte ordem.
1º. Pares ordenados e funções: https://youtu.be/Fv47Z3tGPnY
2º.
Funções do 1º grau: https://youtu.be/n06HBqP9JMw
3º.
Sinais da função afim: https://youtu.be/rdspE3ofn88
E em seguida realizem a atividade:
Atividades – Função
1) Verifique quais relações abaixo representam funções.
2) Dados A = {0, 1, 2, 3}, B = {-1, 0, 1} e a correspondência entre A e B dada por y = x – 2, com xA e yB, faça um diagrama e diga se f é uma função de A em B.
3) Dados A = { -3, -2, 0, 3 } e B = { - 1, 0, 1, 2, 4, 5, 7 } e uma relação expressa pela fórmula y = x + 2, com x pertencendo a A e y pertencendo a B. Faça o diagrama e verifique se f é uma função de A em B.
4) O preço a ser pago por uma corrida de táxi inclui uma parcela fixa de R$ 6,00, denominada bandeirada mais uma parcela variável de R$ 0,90 por km rodado.
Determine:
a) A função que representa o preço P de uma corrida em função de x quilômetros rodados.
b) O preço de uma corrida de 12 km.
c) A distância percorrida por um passageiro que pagou R$ 96,00 pela corrida.
5) Analise os dois diagramas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Diagrama I Diagrama II
(A) O diagrama I não representa uma função, pois, há elementos no conjunto B (0, 2, 8) que não estão relacionados a nenhum elemento do conjunto A.
(B) O conjunto Imagem da função representada pelo diagrama I é Im = {4, 6, 10}.
(C) O diagrama II representa uma função de A em B.
(D) O conjunto Domínio da função representado pelo diagrama II é Dom = {– 4, – 2, 0, 2, 4}.
6) Qual dos gráficos a seguir representa a função do 1º grau definida pela equação y = – 4x + 2?
7) O consumo de combustível e a distância percorrida são variáveis relacionadas e variam de carro para carro (marca, fabricante, condições de pista etc.). Um certo carro percorre 11 km por litro de combustível. Sendo assim, para percorrer uma distância de 242 quilômetros serão necessários:
(A) 10 litros (B) 12 litros (C) 22 litros (D) 20 litros
8) Dada a função afim f(x) = -2x + 2, determine os valores de x para que:
a) f(x) = 1
b) f(x) = 0
c) f(x) = 1/3
9) Dados os conjuntos A = {-1, 2, 1, 0,} e B = {2, 6, 5, 4, 3} e uma função f: A→B, definida por f(x) = x + 4, determine o conjunto imagem dessa função.
10) A tabela a seguir foi gerada a partir da função afim y = ax + b.
O gráfico que melhor representa essa função é:
HISTÓRIA
1ª A, B – Prof. David
Assista a aula abaixo para poder responder o
questionário:
https://drive.google.com/file/d/1iN_lGkr8iyPXPjJaNWD_mclnFCHSgHEi/view?usp=sharing
Responder a atividade clicando no link abaixo:
1ª C, D, E, F, G, H, I, J – Profª Claudirene
Assistir
o filme: Êxodo Deus e Reis
Após
fazer um relatório no mínimo com 30 linhas.
OBS: O
relatório deve ser manuscrito e conter capa com nome, numero e série.
GEOGRAFIA
1ª A, B, C, D, E– Profª Liliana
1- Pesquisar o conceito de Hidrografia
2- Pesquisar o conceito de hidrografia, a importância do seu estudo, áreas que utilizam o conhecimento hidrográfico e deficiência hídrica
3- Pesquisar o conceito de bacia hidrográfica e distinguir quais são as principais bacias hidrográficas do Brasil
4- Pesquisar os países que possuem maior abundância e escassez hídrica
5- Responder às seguintes questões:
– Cite áreas da sociedade civil que dependem do conhecimento de hidrografia
– Cite o que é deficiência hídrica e três países que apresentam essa característica
– Cite as principais bacias hidrográficas do território brasileiro e a que está inserida o estado de São Paulo
Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias e pesquisas em sites relacionados ao tema
1ª F, G, H, I - Prof. Allyson
Atividade de
Geografia – 1ª série do EM – Noturno.
GLOBALIZAÇÃO E
OS ORGANISMO ECONOMICOS INTERNACIONAIS
FLUXO
COMERCIAL E ECONÔMICO MUNDIAL
CONTEÚDOS
ABORDADOS
·
Dispersão do processo produtivo
·
Integração econômica e blocos econômicos
·
Sistema financeiro internacional
INTRODUÇÃO
Até a Segunda Guerra Mundial, o progresso técnico e o
desenvolvimento industrial estavam limitados às grandes potências do mundo. A
Guerra Fria provocou uma aceleração de investimentos científicos e tecnológicos,
inclusive em alguns países considerados subdesenvolvidos, tendo as grandes
potências – Estados Unidos e União Soviética – como mentoras desse processo.
Em 1991, com o fim da ordem bipolar da Guerra Fria, o
Socialismo sucumbiu e o Capitalismo se expandiu pelos diversos cantos do mundo.
Nesse contexto, a organização produtiva atingiu um patamar de dispersão nunca
antes visto, e os países aceleraram intensamente as trocas comerciais e a
integração de suas economias.
Essa fase da nova ordem mundial ficou conhecida por Globalização.
A Globalização é um processo em curso, caracterizada,
basicamente, pela integração econômica, pelo progresso científico e pelo
desenvolvimento tecnológico, sobretudo, nos meios de transportes e de
telecomunicações.
Foi essa dinâmica que intensificou os fluxos de
comunicação e ampliou a rede de relação entre os países, uma vez que possibilitou
a dispersão das indústrias e do processo produtivo, ampliou a cooperação entre
as empresas e instituições bancárias, além de intensificar o comércio global.
No entanto, a Globalização vai além da economia e da
revolução técnico-científica e atinge as esferas políticas, culturais e
sociais. Até as questões ambientais passaram a ser vistas e abordadas pelo viés
da Globalização. Isto é, nesse cenário de plena integração, quase todos
problemas ambientais são discutidos como questões que dizem respeito a todos os
países, cidadãos e organizações.
O acirrado debate sobre o aquecimento global, como o
próprio nome já sinaliza, é o principal exemplo dessa realidade.
Apesar de não ser a única esfera a sofrer impactos com
o processo de Globalização, a economia, sem dúvidas, foi aquela que preconizou
todas as demais, uma vez que foram as aspirações econômicas dos países
capitalistas que motivaram todo o progresso científico e os demais
desdobramentos desencadeados a partir de então.
Mesmo provocando mudanças políticas, culturais e nos
demais setores da vida social, a integração do sistema capitalista teve, por
princípio, a viabilização do lucro e dos interesses econômicos dos países mais
ricos do mundo, sendo uma condição fundamental para o desenrolar desse
processo. Por esse motivo, a análise das transformações econômicas é
fundamental para o entendimento dessa etapa que ganhou força com o fim da
Guerra Fria.
Com a Globalização, as atividades que envolvem o
sistema financeiro se ampliam e ganham destaque na economia mundial,
tornando-se tão importantes quanto as atividades produtivas (como a indústria)
e o comércio. Entende-se por atividade financeira, todas as atividades
bancárias, a compra e a venda de ações nas bolsas de valores, as inúmeras
opções de créditos pessoais e investimentos, a administração dos fundos das previdências
privadas, dentre outras.
Dispersão do
processo produtivo
Ainda na década de 1970, no contexto da Guerra Fria, as principais
economias do mundo, influenciadas pelo Toyotismo (modelo produtivo da indústria
automobilística japonesa Toyota), provocaram uma transformação da organização das
indústrias ao redor do mundo.
Os avanços científicos tecnológicos – como a robotização e a automação da produção e o
desenvolvimento dos meios de transporte – possibilitaram diversas
modificações na produção e na distribuição espacial da indústria.
Figura 1 – A
automação é uma das marcas do processo de industrialização atual
Fonte: Macrovector/Shutterstock.com
A principal delas foi a fragmentação das etapas da produção de mercadorias e componentes
em diferentes partes do mundo.
Já na década de 1950,
as multinacionais se dispersavam em busca de vantagens locacionais, custos mais baixos de produção e mão de
obra, além de conquistas de novos mercados. Foi o que aconteceu no Brasil, com
a chegada de montadoras de automóveis, durante o governo Juscelino Kubitschek
(1956-1961).
Esse processo, que foi
responsável pela consolidação da indústria e pela dinamização da economia de
muitos países considerados subdesenvolvidos naquele período, se intensificou
com a implantação do modelo toyotista. A aceleração dos fluxos de mercadorias,
com a ampliação das redes de transportes, dinamizou as trocas e a fluidez dos
bens produzidos em diferentes partes do planeta.
Do ponto de vista da
produção industrial, isso significa dizer que as peças de um avião, por
exemplo, podem ser facilmente fabricadas em diferentes lugares e rapidamente
serem reunidas em uma unidade que irá “montar” o produto final.
Assim, é justamente
esse cenário de trocas rápidas e maior fluidez que permite a flexibilidade da
localização industrial e a instalação de unidades produtivas menores em lugares
distintos. Apesar de separadas fisicamente, essas unidades estão todas
interconectadas pelas redes de transportes e telecomunicações. É a chamada
Terceira Revolução Industrial.
Essa tendência,
dinamizada pelo modelo toyotista, é uma adaptação das indústrias às demandas do
Capitalismo e da economia globalizada que, constantemente, criam e recriam
espaços atrativos e movimentam as plantas industriais ao redor do mundo. (Para saber
mais sobre a Terceira Revolução Industrial e o Toyotismo, consulte o Tema de
Estudo de Geografia do EM: Espaço
Industrial: o processo de industrialização no mundo).
Com essa lógica, a
indústria se espalha, dinamiza a economia de outros países e oportuniza a
geração de emprego e renda para aqueles trabalhadores qualificados a operarem
as máquinas e os robôs.
Figura 2 –
Fábrica em Hanoi, no Vietnã
Fonte: Jimmy Tran/Shutterstock.com
Assim, a Globalização
marca um período de presença e consolidação da indústria em quase todos os
países do mundo. Em outras palavras, ao contrário do que acontecia em meados do
século 20, hoje, grande parte dos países do mundo, mesmo aqueles mais pobres,
possuem unidades industriais instaladas em seus territórios. Contudo, nem todos
se desenvolveram ou enriqueceram. Isso ocorre porque, apesar da
industrialização, a dependência tecnológica em relação aos países centrais persiste
e colabora para a reprodução das desigualdades.
Apesar de gerar
empregos e dinamizar a economia dos países periféricos, geralmente o lucro das
unidades produtivas não é revertido em prol do desenvolvimento da população e
retorna, quase que em sua totalidade, para os países-sede das multinacionais.
Assim, uma empresa
norte-americana instalada no Vietnã, geralmente é lucrativa apenas para os
Estados Unidos, que conquista uma série de vantagens locacionais sem o
compromisso de garantir o desenvolvimento econômico e social do país asiático.
É nesse contexto que
se afirma que a Globalização integra, porém não iguala os países.
Integração
econômica e blocos econômicos
As transformações ocorridas a partir da segunda metade do século 20, e
intensificadas com o fim da Guerra Fria, provocaram a consolidação da
Globalização que tem como um de seus fundamentos, a ampliação das relações
entre os países e, consequentemente, o assentamento de acordos internacionais
em diferentes instâncias e o estabelecimento de diferentes processos de
integração econômica.
No âmbito do comércio internacional, umas das principais formas de manifestação
da Globalização é o estreitamento dos vínculos e a integração das economias
nacionais por meio dos blocos econômicos.
Neles, geralmente, capitais, serviços e mercadorias circulam livremente,
isentos de impostos e outras taxas, a fim de expandir mercados e aumentar os
lucros das grandes empresas.
A Globalização possibilitou a emergência de novos atores internacionais
e a afirmação de amplas parcerias também entre países da periferia do sistema
capitalista. Essa situação viabiliza a atuação de um rol maior de países e
garante maior equilíbrio e projeção para eles. Nesses termos, a integração das
economias e a estruturação de blocos econômicos aparecem como as principais alternativas
para a afirmação dessas nações no plano da configuração econômica contemporânea
e das relações internacionais.
A formação de blocos econômicos está vinculada, portanto, ao
fortalecimento da economia capitalista globalizada, em que diferentes países se
associam e estabelecem metas comerciais comuns, com a finalidade de facilitar
as transações econômicas e financeiras entre eles, além de ampliar seus
mercados em um cenário de intensa competitividade.
Figura 3 – Sede
do Banco Central Europeu, em Frankfurt, na Alemanha. A União Europeia é o mais
rico e mais bem sucedido bloco econômico do mundo
Fonte: Sonia Alves-Polidori/Shutterstock.com
Os blocos econômicos são, portanto, capazes de garantir vantagens e
ampliar o poder de negociação dos países membros, reduzir os preços das
mercadorias e aumentar o mercado consumidor. A ideia central para a formação de
um bloco é a de que, unidos, os países têm mais chances de fazer frente à
competitividade do mercado internacional.
Apesar de existir diferentes modalidades ou estágios de integração,
geralmente, os blocos econômicos adotam redução ou isenção de impostos e
tarifas alfandegárias comuns. Veja, a seguir, alguns exemplos dos principais
blocos econômicos do mundo:
·
ALADI – Associação Latino-Americana de Integração;
·
APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico;
·
ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático;
·
CEI – Comunidade dos Estados Independentes;
·
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul;
·
NAFTA – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio;
·
SADC – Comunidade para o Desenvolvimento da África
Austral;
·
UA – União Africana;
·
UE – União Europeia.
Sistema financeiro internacional
Uma das principais características do processo de Globalização é o
aumento da importância do sistema financeiro internacional.
Ainda na primeira metade do século 20, os grandes conglomerados se
espalharam pelo mundo, obtendo lucros exorbitantes e acumulando grandes
remessas de capitais. Nesse cenário, muitos desses
grupos passaram por processos de fusão com outras empresas. Outras deixaram de
ser familiares, transformando-se em sociedades anônimas, com inúmeros
acionistas – desde bancos, a pequenos investidores. Da mesma forma, alguns
conglomerados deixaram de se dedicar exclusivamente à produção de mercadorias e
investiram grande parte dos seus capitais na atividade financeira – como a
compra e venda de ações – uma vez que a possibilidade de lucro nessa prática é
muito mais rápida.
Figura 4 – Andar
do “pregão” da Bolsa de Valores de Nova Iorque, uma das mais importantes do
mundo
Fonte: lev radin/Shutterstock.com
Com isso, o setor financeiro passou a ser tão
importante e lucrativo quanto à atividade industrial, proporcionando a expansão
do mercado de capitais e as negociações nas bolsas de valores.
Com o desenvolvimento tecnológico, as atividades
financeiras se dinamizaram, facilitando os investimentos simultâneos em diversas partes do
mundo. Nessa dinâmica, os investidores conseguem aplicar e acompanhar a
circulação de seus recursos praticamente em tempo real.
Em questão de minutos é possível a realização de transações bancárias, compras
de mercadorias e de ações, etc.
Figura 5 – O
desenvolvimento tecnológico dinamiza e facilita a realização de transações
financeiras
Fonte: Sergey Nivens/Shutterstock.com
Dada a importância das atividades financeiras, o poder
econômico se concentrou ainda mais nas mãos dos conglomerados, dos bancos e das
empresas financeiras, que subsidiam grande parte das demais atividades
econômicas.
Além dos investimentos diretos nos setores produtivos,
esses grupos controlam os mecanismos de empréstimos, cobranças de juros e o
fluxo de capitais pelo mundo. Com isso, ganham autonomia e exercem um papel tão
importante quanto o dos bancos centrais dos países. Por exemplo, em troca de
empréstimos para investir em setores produtivos, muitos países – sobretudo os
periféricos – contraem grandes dívidas a juros altos e se submetem às regras
das instituições financeiras que, geralmente, têm sede nos países centrais.
Para as grandes corporações e instituições
financeiras, a organização de Estados soberanos, com leis protecionistas e
regras de regulamentação próprias, cria empecilhos para a livre circulação de
mercadorias e capitais, uma vez que as transações financeiras precisam de
mobilidade e garantias de fluidez no mercado.
A rede de relações financeiras, que amplia a
circulação de mercadorias e capitais e possibilita a rápida movimentação e
transferências virtuais de dinheiro, acelerou-se com o desenvolvimento das
tecnologias de informação. Em questão de segundos, é possível que um investidor
transfira grandes montantes de seus recursos para países onde as taxas de juros
costumam remunerar melhor essas transações. (Para saber
mais sobre a expansão do capital financeiro, consulte o Tema de Estudo de
Geografia do EM: Formação do Mundo Capitalista).
Na outra ponta do processo, é preciso destacar que, se as transações
bancárias são instantâneas e estão articuladas e uma rede cada vez mais
interligada mundialmente, com as crises (típicas do modo de produção
capitalista) não é diferente.
O ano de 2008 presenciou uma crise iniciada no sistema financeiro
norte-americano que logo se espalhou pela União Europeia e demais países do
mundo, atingindo, especialmente, economias fragilizadas, como a Grécia. Isso
ocorre porque a economia capitalista, do sistema produtivo até as negociações
de ações, está totalmente integrada e informatizada e envolve um número elevado
de bancos centrais, investidores privados, corporações e instituições
financeiras particulares, provenientes de diferentes partes do mundo. Nesse
contexto, a desestabilização desse sistema desencadeou uma série de implicações
para os diversos atores envolvidos, com desdobramentos de proporções globais.
ATIVIDADES
A partir do texto base responda as questões:
Cite algumas características da economia global
2.
Explique o conceito de dispersão do processo produtivo
dentro da economia globalizada
3.
Qual é a relação entre o surgimento dos blocos
econômicos e a economia globalizada?
4.
Cite os principais blocos econômicos do mundo atual
5. Qual é a
relação entre a globalização e o sistema financeiro internacional?
1ª A – Profª Elisete
As atividades deverão ser
feitas em folha separada.
- Faça uma pesquisa em inglês sobre voz passiva, com as
seguintes informações: definição, utilização, regras e exemplos.
Livro Way to go!
Leia a página 67 e faça as
atividades solicitadas. Desconsidere as informações sobre as atividades em
grupo.
- Leia a página 129,
Language in Use – Relative Pronouns e responda aos exercícios 1, 2, 7, 8, 9 e
10.
Tire fotos de todas as atividades, verifique se estão nítidas e encaminhe-as para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com. Em caso de dúvidas, estou à disposição.
1ª C, D, E – Profª Adriana
Assista os vídeos e faça a tradução da letra da música - You say (Lauren
Daigle)
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
1ª F, G – Profª Geny
Reproduzir
o mapa mental em folha sulfite, fazer a tradução, use uma seta para indicar a
tradução.
1ª H, I, J – Prof. Carlos
Para responder as questões, acesse os links para
consulta.
https://www.williamshakespeare.net/
https://www.britannica.com/biography/William-Shakespearee
https://www.history.com/topics/british-history/william-shakespearee
Theme: Famous people
- When was William Shakespeare born?
- Where was William Shakespeare born?
- What was his father’s name?
- What was his father’s job?
- Did he have any brothers or sisters?
- Where did he study?
- What was his wife’s name?
- How many children did they have?
- What was the name of Shakespeare's theatre in London?
- What are his famous comedies? (Name 3 of them)
- What are his famous tragedies? (Name 3 of them)
- When did William
Shakespeare write “Romeo and Juliet"?
- How many plays did William Shakespeare write?
- When did he die?
- Where did
he die?
Good Luck Students!
Teacher Carlos
ARTE
1ª A, B, C, D, E – Profª SOLANGE
Assista os dois
vídeos de dança contemporânea:
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Preste atenção na
música e nos movimentos dos bailarinos e responda a seguinte questão:
Posso
dizer que todas as alternativas estão corretas? Justifique sua
resposta.
Nas instituições de ensino, a dança pode
ser tratada de várias maneiras e pode estar presente em diversas situações,
conforme apresentadas nos itens a seguir.
1.
Dança como um conhecimento abordado pelo professor em sala
de aula.
2.
Dança como uma alternativa para a apreciação artística
nas festas escolares.
3.
Dança como uma atividade de lazer e entretenimento
estético.
4. Dança
como um conhecimento necessário à formação do cidadão.
1ª F, G – Profª Sônia
PROJETOS
POETICOS NA ESCOLA
Patrimônio Cultural Material e
Imaterial, Mediação Cultural, Arte Urbana, Intervenção são ações criativas e
poéticas, produzidas com o intuito de chamar a atenção do público para as
questões artísticas, ecológicas, ambientais, geográficas, sociais, políticas,
preservação patrimonial, etc., que se manifestam em algum lugar ou espaço com a
intenção de chamar atenção.
Para conhecermos melhor estas formas
de mediação cultura, escolha DUAS das formas poéticas abaixo que mais lhe
interessar e realize uma pesquisa sobre as mesmas. E acrescente uma imagem
sobre os temas escolhidos.
- Pintura
nas grutas da pré-história;
- Murais
da Antiguidade no século XX;
-
Grafite;
- Stencil
Grafite;
- Reverse
Grafite;
- Cow Parade;
- Land art;
- Lambe-lambe;
-
Assemblages;
- Arte
conceitual;
- Sites
specific;
- Performance.
1ª H, I, J – Profª Débora
Crie um
grafite a partir do tema “Pandemia”
Lembre-se
de fazer margem de 1cm na folha sulfite, de pensar no acabamento do desenho e
de pintar.
BIOLOGIA
1ª A, B, C, F – Prof Tiago
Assista o vídeo
sobre Mudança Climática e produza uma resenha.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=VW5R_rpDjm0
*Caso você
não tenha acesso ao YouTube, você poderá procurar algum texto sobre o assunto.
Se isso também não for possível, escreva sobre o tema com os seus conhecimentos
prévios.
1ª D, E, G, H, I, J – Prof. Silvio
A HISTÓRIA DAS
VACINAS
A história
da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward
Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença
viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo,
lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que
foi erradicada por meio da vacinação.
Jenner nasceu em maio de 1749, na
Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos
sobre varíola. Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da
vacina e em 1798 divulgou seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e
os Efeitos da Vacina da Varíola”, mudando, a partir daí, completamente a
ideia de prevenção contra doenças.
Como foi criada a primeira vacina?
Edward Jenner observou pessoas que se contaminaram, ao
ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas
pessoas tornavam-se
imunes à varíola. A doença, chamada de cowpox ou vacínia, assemelhava-se
à varíola humana pela formação de pústulas (lesões com pus)
Diante dessa observação,
em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que
possuía a doença (cowpox),
em um garoto de oito anos de nome James
Phipps. Phipps adquiriu a infecção de forma leve e, após dez
dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma
pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina, nome dado
em referência ao cowpox ou vacínia, que deu origem a esse método de imunização.
O médico continuou sua
experiência, repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua
descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da
Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo,
sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o
primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou
a adotar a vacinação. A vacina
chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.
A
vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo
produz os anticorpos) e baseia-se na introdução
do agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses
agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular
a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos
e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença
infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira
rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma
importante forma de prevenção contra doenças.
Poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria e
hepatite B são
exemplos de doenças que podem ser prevenidas atualmente pela vacinação.
Responda:
1. Qual é a origem do nome vacina?
2. O
que significa dar imunidade?
3.
Contra qual doença a primeira vacina imunizava?
4.
Como Edward
Jenner descobriu a vacina?
5.
Como “funcionam” as vacinas?
QUÍMICA
1ª A, B, C, D, E - Profª Viviane
APOSTILA SP FAZ ESCOLA
Pg. 39
Atividade 1I. Poema " COMBUSTÍVEL"
Leitura e interpretação do poema e responder as questões.
Realizar em folha separada para que seja entregue.
1ª F – Prof Francisco
Título: Leis ponderais - Lavoisier e Proust / Modelos
atômicos – Thomson, Rutherford e Bohr
Pesquisas:
- Lei de Lavoisier
- Lei de Proust
- Modelo atômico de Thomson
- Modelo atômico de Rutherford
- Modelo atômico de Bohr
1ª G, H, I, J – Prof Wilson
Assista o vídeo sobre as leis ponderais no
seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=P8tm4ak2xGQ
E responda as questões sobre o vídeo no seguinte link:
CONTEÚDO: Conservação da massa e proporção entre as
massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.
FÍSICA
1ª A, B, C, D, E, F, G, H – Prof. Rogério
Atividade 4 – Pressão e Empuxo
Se possível assista ao vídeo:
EMPUXO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA https://www.youtube.com/watch?v=Yq2EaW-9X_8
,
O vídeo identifica as
condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de
objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo. No seu livro didático e
caderno do aluno também se encontram mais conteúdos do assunto, inclusive
exercícios.
Pergunta:
Balões
de ar quente (foram muito usados mas são proibidos hoje em dia) e balões de gás
(dependendo do tamanho também necessitam de autorização). Os dois sobem, apesar
de serem gases diferentes, qual grandeza física esses gases têm em comum? Você
sabe que gases podem ser utilizados em balões de gás e qual não pode ser
utilizado em balão de festa e por que? Se souber responda.
Escreva a resposta da
pergunta e porque o conhecimento do empuxo é importante para nós.
Meu email para
esclarecimento de dúvidas é: físicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom
para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de
Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
1ª I, J – Prof. Francisco
Título: Trabalho, potência e energia mecânica
Pesquisas:
- Trabalho de uma força: Definição e unidades de medida.
- Potência: Definição e unidades de medida.
- Energia mecânica: Definição e unidades de medida.
- Energia potencial gravitacional: Definição e exemplos
de aplicação.
- Energia potencial elástica: Definição e exemplos de
aplicação.
- Energia cinética: Definição e exemplos de aplicação.
- Teorema da Energia cinética: Definição.
FILOSOFIA
1ª A, B, C, D – Profª Marta
Leitura. Textos informativos retirado do
caderno do aluno página 87
Ideologia na ciência
e no Brasil
Nestes
tempos de crise do pensamento crítico no Brasil, um dos aspectos de
consideração urgente é o da dificuldade de muitos cientistas para ver sua
própria ciência como objeto de conhecimento de outra ciência. E de compreender
criticamente o caráter relativo e de certo modo provisório do conhecimento já
acumulado em seu respectivo campo de saber.
É
frequente, entre nós, que análises baseadas nas ciências sociais sejam
confundidas com interpretações de senso comum por parte de cientistas das
demais áreas do conhecimento. Não levam em conta o que é metodologicamente
próprio das diferentes ciências. Provavelmente, nem sabem que uma das funções
das ciências sociais é a de estudar e diagnosticar as consequências socialmente
problemáticas do próprio desenvolvimento científico.
Uma
inovação agrícola lucrativa e produtiva pode levar à miséria milhares de
pessoas. Uma inovação médica, como uma vacina, pode aterrorizar multidões.
Tivemos no Rio a Revolta da Vacina, em 1904, em reação à obrigatoriedade da
vacinação contra varíola. A alta racionalidade da ciência não é imune a
irracionalidades sociais sociologicamente explicáveis.
Num
momento politicamente difícil como este, interpretações sociológicas e
antropológicas da realidade podem ser essenciais para o desenvolvimento de uma
consciência socialmente crítica da situação do País, até mesmo em relação a
ameaças que pesam sobre o trabalho científico e o ensino da ciência.
Assim
como há uma ciência das ideologias, no campo da sociologia do conhecimento, há
também a muito pouco analisada ideologia de cada ciência e, por isso, a da
ideologia na ciência. Pasteur, que não era médico, foi peitado pelos médicos de
sua época em nome de valores extra científicos que norteavam e limitavam
inovações no campo médico. O “errado” estava certo.
O
trabalho científico é limitado pelas ideologias não científicas dos cientistas.
Em nome de religião que eventualmente professe, um cientista pode cercear-se na
pesquisa, suprimindo temas e problemas de investigação que contrariem suas
convicções religiosas. Ou, em nome de determinada opção político-partidária,
mesmo um cientista social pode fazer danosas correções de interpretação para
que não colida com suas ideias não científicas.
Essas
invasões podem não afetar o rigor técnico e formal da pesquisa científica em
si, porque a interferência se dá antes, na escolha dos temas e na definição dos
problemas de investigação. Mas erguem as muralhas intransponíveis do proibido à
descoberta científica.
Quando
governantes, louvados em seu poder, se arvoram em autoridade em campos como o
da ciência e estabelecem condições e limites para o que deve ser pesquisado e
estudado, ou para o que deve ser ensinado, estamos em face de pressões para
ideologizar a produção e a disseminação do conhecimento. Ainda que sob o
pretexto de combater ideologias onde supostamente ideologias não devem
interferir. Os danos do extravasamento dessa premissa autoritária são mais do
que prováveis.
Não
é raro que haja quem pense que a função do cientista se baseia no pressuposto
da condição de ateu. Em alguns casos, nas culturas de religiosidade extremada e
ultramontana, a opção pelo ateísmo favoreceu defensivamente a indagação
científica. Nos cientistas de opção preferencial pela ciência deixou aberta a
iluminadora porta da dúvida em relação ao propriamente extracientífico.
Exatamente porque a ciência não é campo de certeza absoluta.
Ciência
só é ciência cercada pela margem da incerteza, da dúvida. Todo o tempo, a
ciência põe em dúvida o já sabido. Ainda que acumulativo, o conhecimento
científico é provisório e relativo. Não obstante, o senso comum do cientista é
peculiar, diverso do da pessoa comum.
É
claro que há situações em que um campo não científico, como uma religião, pode
contribuir poderosamente para destravar bloqueios ao conhecimento científico
oriundos da própria religião. Em 1994, novo catedrático da Universidade de
Cambridge, fui um dos convidados do Master e dos fellows de St. John’s College
para participar das celebrações de São João Batista, patrono da instituição.
Na
cerimônia religiosa, na capela, o pregador dissertou sobre a importância do
calvinismo no desenvolvimento da ciência em Cambridge. De fato, Cambridge foi
um cenário decisivo nas controvérsias e debates sobre a Reforma protestante no
século XVI. O púlpito da Igreja de Santo Eduardo, Rei e Mártir, ainda é o mesmo
em que se pregou o primeiro sermão protestante da Inglaterra, em 1525.
Os
elementos racionais e, mesmo, seculares do calvinismo abriam perspectivas
responsáveis por um novo senso comum que iluminava aspectos vetados ou obscuros
da realidade da vida.
José de Souza Martins
– Foto: Marcos Santos / USP Imagens
1 - Responda:
a) O que é uma pesquisa cientifica?
b) Para que serve uma pesquisa cientifica?
c) O trabalho científico é limitado? Explique.
d) As invasões podem não afetar o rigor técnico e formal da
pesquisa científica em si? Explique.
1ª E, F, G, H, I, J – Profª Valquires
1º Leia mais uma, ou quantas
vezes necessário for o texto abaixo, e faça um resumo com o seu entendimento
sobre o texto.
2º Separe as palavras
desconhecidas, depois veja o significado de cada uma delas.
3º Escreva quais as maiores
dificuldades para compreender o texto.
4º Separe as palavras
desconhecidas, depois veja o significado de cada uma delas no sentido
filosófico.
5º Narre uma historia contando
em quantos momentos da sua vida você já usou a analogia?
7º Quanto tempo você gastou
para realizar esta atividade completa?
6º Qual o grau de dificuldade
você encontrou para realizar a atividade?
SOCIOLOGIA
1ª A, B, C, D, E – Prof. Flavio
Assistir a aula apresentada no dia 18/06 no
CMSP/TV Educação, pela Professora Fabiana Warthon que falou sobre a
História e a função da Sociologia.
Os estudantes irão escrever no trabalho apenas
função da Sociologia explicado na aula e que pensem em que tipos de
fenômenos ou problemas sociais que a Sociologia estuda na atualidade. Cerca de
20 linhas
1ª F, G, H, I, J – Prof. André
EDUCAÇÃO
FÍSICA
1ª A, B, C, D, E – Profª Lauren
Escreva um parágrafo
referente aos links com os vídeos de dança contemporânea, observando e
descrevendo o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as
dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança
individual com a dança em grupo.
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
PROJETO
DE VIDA
1ª A, B, C, D, E – Professoras Sandra e Roseli
Assistam
ao filme Auto da Compadecida e respondam as seguintes questões:
https://www.youtube.com/watch?v=t31OxV2C4Ek
1. O que faz de João Grilo a personagem
principal da história?
2. João Grilo é matreiro, isto é, vence pela
esperteza. Descreva algum acontecimento na história que destaca essa
característica da personagem
3. Qual a atitude de João diante das
histórias contadas por Chico, como a do cavalo bento e a do peixe que pescou o
homem?
4. . Responda:
a) Porque o padre resolveu benzer o
cachorro?
b) A atitude do padre é comum à nossa
realidade do dia a dia
5. A questão religiosa é muito forte no
Nordeste. Cite algum trecho do filme que demonstre isso.
TECNOLOGIA
1ª A, B, C, D, E – Prof. Rogério
Atvividade 4 – Correio eletrônico - email
Assista ao vídeo: Correio
eletrônico. O que é um correio eletrônico? https://www.youtube.com/watch?v=t4oizK5p_ho&t=75s
Atividade: Enviem mensagem
para mim, não precisa ser longa, de como você está estudando nesse momento
virtual, quantas contas de correio eletrônico vocês tem e se costuma usar o
email. Como vocês sabem eu criei um email para me comunicar com vocês tanto em
Física quanto Tecnologia. Para poder me organizar, ao enviar suas mensagens
coloque no assunto do email as seguintes informações, e assim eu poder filtrar
por série, disciplina, etc:
Ano e série – Tec ou Fisica
– Nome completo – Atividade 4 ou trabalho 3, etc
Trabalhar com informática
requer um mínimo de organização, idenfificar corretamente um documento ou um
email ajuda mais tarde na hora da busca. Use o email sempre com respeito e
ética, faça as correções ortográficas necessárias, releia sempre o texto, se
mandar anexo indique que mandou (Virus podem incluir anexos sem sua permissão).
Quem não puder enviar agora, prepare e guarde para quando voltarmos poder
simular email em sala. Bom trabalho.
Meu email:
físicarogeriomtelmo@gmail.com
Agradecido, Professor
Rogério de Física e Tecnologia. Podem enviar os trabalhos de tec e física por
email.
Usem o Google Classrroom
para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de
Mídias
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