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segunda-feira, 13 de julho de 2020

2ª série

2ª série

Caros alunos, o período de 27 a 31 estaremos na Semana de Estudos Intensivos. Aproveitem para colocar os estudos em dia!😉

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.
Horário de funcionamento da escola de 10h às 16h.

LÍNGUA PORTUGUESA

2ª A - Profª Sandra

1-Após a leitura do texto de Millôr Fernandes, responda  :

A tinta de escrever é um líquido com que a gente suja os dedos quando vai fazer a lição. A gente podia fazer a lição com lápis mas com lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa. Assim, a gente tem que tomar muito cuidado porque com tinta o erro nunca mais sai. E uma coisa que eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode ter tanto erro de Português.

FERNANDES, Millôr. Conpozissões imfãntis. Rio de Janeiro: Nórdica, 1976. p. 17.

a)       O texto acima se constrói na perspectiva de uma criança em fase de aprendizagem. Reflita e escreva a concepção de erro implícita nas passagens do texto destacadas a seguir, sob o enfoque do ensino-aprendizagem da linguagem escrita. “A gente podia fazer a lição com lápis mas com lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa” “a gente tem que tomar muito cuidado porque com tinta o erro nunca mais sai” “eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode ter tanto erro de Português”

b)       b) A ironia no texto de Millôr denuncia uma concepção de erro veiculada pela escola tradicional. Explicite essa ironia e discuta a deficiência que ela aponta.

2-A utilização do sinal indicativo de crase tem relação, também, com a regência dos verbos. Sabendo disso, justifique o uso ou o não uso da  crase em cada oração.

 A) Quando fala em ‘infinitude da língua’, o autor se refere à incalculáveis usos possíveis da língua.

B) Algumas ‘proibições’ na língua atrelam-se mais à preconceito do que à reflexões sobre os usos.

C) Há regras gramaticais absurdas, que chegam à proibir certos usos que já são correntes.

D) A atitude de ‘autoritarismo linguístico’, à qual o autor alude no texto, está longe de ser superada.

E) No texto, o autor dirige sua crítica à todos que adotam uma visão normativa da gramática.

3-Na coluna O que eles estão lendo (Caderno Idéias, 21/08/99), entrevistam-se profissionais de diversas áreas, pedindo-se que indiquem suas últimas leituras. Ao ser entrevistada recentemente, a coreógrafa Regina Miranda forneceu informações que podem ser resumidas nos seguintes itens:

         Está preparando um novo trabalho com a sua companhia

         Em função do novo trabalho, está lendo poemas de Jalaleddin Rumi

         Jalaleddin Rumi é um poeta persa que viveu no século XIII

         Jalaleddin Rumi é considerado o maior poeta místico de toda a tradição muçulmana

         Jalaleddin Rumi pode ser comparado com Shakespeare e Dante

         Está lendo não só poemas de Jalaleddin, mas também todo o material que conseguiu sobre ele

Articule todas essas informações em um texto de, no máximo, três períodos, sendo ao menos um deles composto por subordinação.

2ª B, C, D – Profª Celiane

Entregar a Avaliação AAP na escola devidamene preenchida e com nome.

 

2ª E, F, G – Profª Dulce

Leia o trecho abaixo da obra “Senhora “ de José de Alencar e, em seguida, responda às questões propostas.

 

         “Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.

          Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.

          Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.

          Era rica e formosa.

          Duas opulências que se realçam, como a flor em caso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.

         Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?”

 

1-) Qual o significado da expressão metafórica: “Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela “.

2-) Qual o tipo de sociedade descrita no romance?

3-) Qual o tema central do livro?

4-) Classifique o conectivo “como” presente nesta oração: “Duas opulências que se realçam, como a flor em caso de alabastro”


MATEMÁTICA

2ª A – Prof Vitor

·       Faça uma resenha do Capítulos 3 do livro “Matemática Básica para Leigos”, no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/15X-jfY8ni1w55CqAK4kCR0moNKO98LG9/view?usp=sharing

 

·       Faça uma resenha do texto “Matrizes e Determinantes”, no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1ayllzqmj5YmHeaHw0mWzkSgMeqTCCfHB/view?usp=sharing

 

2ª B, C, D, E, F, G – Profª Marcela e Prof. Francisco

Realizar as atividades de 01 a 09 da apostila APRENDER SEMPRE.

Duvidas podem ser respondidas pelo email:

marcelamartinss@prof.educacao.sp.gov.br

franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br

HISTÓRIA

2ª A, B, C, D – Profª.  Claudirene

Assistir o filme: A Rainha Elizabeth

 

Após fazer um relatório no mínimo com 30 linhas.

 

OBS: O relatório deve ser manuscrito e conter capa com nome, número e série.

https://youtu.be/GCZsINEWJcE

 

2ª E, F, G – Prof. José Luiz

COM BASE NA LEITURA DO TEXTO “COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA” ENVIADO NO GRUPO DE WHATSAPP NO DIA 20/06 E PESQUISAs EM OUTRAS PLATAFORMAS,  FAÇA O QUE SE PEDE:

1)       Durante décadas estudiosos defenderam que o “descobrimento” (ou “achamento”) do Brasil ocorreu por um “acidente de percurso”, entretanto, existem evidências apontando que Portugal já tinha conhecimento das ter-ras as quais Pedro Álvares Cabral tomou posse em 22 de Abril de 1500. Aponte as  evidências da:

1a) casualidade, isto é, do “acidente de percurso” que trouxe a frota comandada por Cabral ao Brasil

1b) a intencionalidade da viagem de Pedro Álvares Cabral até aqui.

2)       Quais motivos impediram que a Inglaterra e França não participassem de imediato das “conquistas marítimas no século XVI?

3)       O que foi o “pacto colonial”?

4)       Aponte as causas que permitiram o desenvolvimento de colônias de povoamento nas colônias inglesas da América do Norte e o seu contrário, isto é, colônias de exploração no sul daquela parte do continente e nas colônias hispânicas e lusitana.

5)       Como é sabido, a ocupação da América por parte dos europeus foi revestida das mais cruéis ações, jamais imaginadas, contra os povos indígenas. Quais as justificativas usadas pelos sanguinários conquistadores espa-nhóis para suas ações?

6)       Os primeiros conquistadores espanhóis, e responsáveis pelas maiores crueldades contra os povos indígenas, eram chamados de  adelantados, os primeiros colonos ingleses se autodenominaram peregrinos e pioneiros. No Brasil que nomes receberam aqueles que se embrenharam nos sertões? Em que medida podemos diferenci-ar esse três primeiros colonizadores?

PESQUISA

TEMA: RESISTÊNCIA INDÍGENA, ONTEM E HOJE

Faça uma pesquisa, em grupos com até quatro participantes, sobre as resistências dos povos ameríndios da América Espanhola, América Anglo-saxônica e América Portuguesa citando as  lideranças durante o período da colonização e no Brasil atual. LEMBRE-SE : trabalho de pesquisa não é uma cópia de artigos já publicados, entretanto, as fontes de referência devem constar ao final  do artigo que você produziu. Caso tenha dúvi-das releia os textos já enviados de como proceder para fazer trabalhos escolares de pesquisa.

 

NOTA: as atividades deverão ser entregues separadamente, isto é, uma referente as seis questões as quase deverão ser respondidas individualmente podendo ser digitadas ou não, e a pesquisa, que poderá ser feita em grupo ou individualmente, de acordo com as normas ABNT para trabalhos escolares, conforme orientações já fornecidas.

 

 

GEOGRAFIA

2ª A, F – Profª.  Liliana

1- Pesquisar o conceito de Geografia Urbana

2- Pesquisar o conceito de urbanização

3- Pesquisar a importância das cidades em contextualização espaço- tempo

(como as cidades surgiram e evoluíram como são hoje)

4- Pesquisar sobre o processo de urbanização e metropolização no Brasil

5- Pesquisar a dinâmica socioespacial das cidades (fronteiras urbanas e

diferenças socioespaciais

- Responder às seguintes questões:

- Diferencie metrópole de megalópole e dê dois exemplos de cada

- Em cerca de 10 linhas, comente o processo de urbanização no Brasil

associando ao processo de industrialização (visto no 1° bimestre)

 

2ª B, C, D, E, G – Prof. Emílio e Prof. Marcos

 

Conteúdo:  A GENESE DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS

Leitura e analise de  conceitos territoriais:

O estabelecimento de fronteiras políticas internacionais constitui-se usualmente em quatro etapas;

Fronteira: A fronteira é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais. No Brasil, a fronteiras são as delimitações dos países, divisas são as delimitações dos estados, e limites são as delimitações dos municípios.

Limites:  Limite geográfico é o local onde termina um ponto geográfico e começa outro. ... O limite também pode ser político: É o local onde termina um território e começa outro. Exemplo: A divisa entre dois países como Brasil e Argentina

1.     Definição :   Operação conceitual na qual é travado um acordo sobre os princípios gerais para a produção de limites:

2.     Delimitação;  consiste na fixação dos limites por meio de tratados internacionais.

3.     Demarcação :    É a implantação física dos limites , por meio de construção de marcos em pontos determinados.

4.     Densificação ou caracterização : etapa na qual se realiza o aperfeiçoamento sistemático da materialização da linha divisória, mediante intercalaçãode novos marcos , com objetivo de torna-los  cada vez mais  intervisíveis , isto é, facilmente perceptíveis para os dois lados.

A delimitação do Brasil, teve início no século XVIII  e nos primeiros anos do século XX, os problemas de limites ainda pendentes foram negociados pelo Barão do Rio Branco . Um exemplo é a fronteira do Brasil, com a Colômbia , delimitada pelo tratado de Bogotá (1907) e o tratado do RIO DE Janeiro  (1928) , após o tratado que definiu no mesmo ano , a situação do Trapézio colombiano, cuja posse estava até então em litígio entre o Peru e a Colômbia. Logo foram feitos vários acordos. A Guerra do Paraguai (1864-1870)foi um conflito marcante na história dos países envolvidos. Entre outras conseqüências para o Brasil, o referido confronto resultou na resolução das questões de limites com o Paraguai e do problema da livre navegação nos tios da Bacia do Prata , em especial quanto ao Rio Paraguai, permitindo maior atenção dos governantes  as ligações com província de Mato Grosso.

Responda:  

a)    Quais são os países que fazem fronteira com o Brasil?

b)    Quais os países que fizeram acordo fronteiriço com o Brasil?

c)    Qual foi i diplomata  brasileiro que coordenou a maioria dos acordos fronteiriço do Brasil com os países vizinhos, uma vez que nunca houve guerra com os países vizinhos por limites e terras?

 

 

INGLÊS

2ª A – Profª.  Adriana

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Assista os vídeos e faça a tradução da letra da música - You say (Lauren Daigle)

 

2ª B, C, D, E, F, G – Prof. Carlos


Para responder as questões, acesse os sites indicados.

1.     When was William Shakespeare born?

2.     Where was William Shakespeare born?

3.     What was his father’s name?

4.     What was his father’s job?

5.     Did he have any brothers or sisters?

6.     Where did he study?

7.     What was his wife’s name?

8.     How many children did they have?

9.      What was the name of Shakespeare's theatre in London?

10.                       What are his famous comedies? (Name 3 of them)  

11.                       What are his famous tragedies? (Name 3 of them) 

12.                       When did William Shakespeare write “Romeo and Juliet"?

13.                       How many plays did William Shakespeare write?

14.                       When did he die?

15.                        Where did he die?

 

Helpful resources:

https://www.williamshakespeare.net/

https://www.britannica.com/biography/William-Shakespeare

https://www.history.com/topics/british-history/william-shakespeare

Good Luck!

Teacher Carlos

Good Luck!

Teacher Carlos


ARTE

2ª A – Prof. Antonio Edgar

Atividade de Arte referente a tele-aula do CMSP de 10/07/2020.

Pesquise e responda citando também a bibliografia.

  1. O que é poética pessoal em Arte?

  2. O que é processo colaborativo em Arte?

  3. O que são objetos poéticos?

  4. Cite sobre um fotógrafo famoso brasileiro ou internacional e sobre suas obras. Se possível for coloque imagens de fotos do artista.

 

2ª B, C, D, E, F, G – Profª. Debora

Crie um desenho a partir do tema “Pandemia”

 

Lembre-se de fazer margem de 1cm na folha sulfite, de pensar no acabamento do desenho e de pintar.

 

BIOLOGIA

2ª A, B, C, D, E, F, G – Prof. Silvio

Príons

Príons são moléculas proteicas que possuem propriedades infectantes. O nome príon vem do inglês proteinaceous infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.

Existe um gene, denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular (PrPc). Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação do gene prinp provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz, ainda, de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico. Os príons podem até mesmo produzir réplicas de si mesmos (por mecanismos ainda desconhecidos).

Os príons possuem estruturas bastante estáveis e são resistentes a enzimas digestivas, calor, algumas substâncias químicas e até à radiação ultravioleta, condições que normalmente degradam proteínas e ácidos nucleicos. Também não existe nenhum mecanismo de defesa imunológica capaz de neutralizar essa partícula infectante, o que torna ainda mais rápida a sua disseminação.

Por ser oriundo de uma proteína do sistema nervoso, os príons afetam exatamente os neurônios. A infecção por tais moléculas pode ocorrer por herança genética, consumo da carne de animais infectados, aplicação de hormônios, utilização de instrumentos cirúrgicos contaminados ou por uma mutação casual. E seja qual for o mecanismo de infecção, não há procedimento de rotina que possa identifica-los.

As doenças provocadas por príons não têm cura e são frequentemente classificadas como encefalopatias espongiformes, devido ao aspecto esponjoso que o cérebro adquire com a infecção. A mais conhecida dessas doenças é a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida popularmente como mal da vaca louca. Essa doença é evolutiva e provoca a degeneração dos neurônios de bovinos, que passam a apresentar comportamentos anormais e morrem dentro de pouco tempo.

 

Na espécie humana, as doenças causadas por príons ocorrem geralmente na fase adulta da vida e são bastantes raras

São exemplos de doenças causadas por príons na espécie humana:

·       Kuru – doença de evolução rápida, que, entre outros danos, provoca perda da coordenação muscular (ataxia) e tremores. Os indivíduos infectados podem morrer em até 1 ano após o surgimento da doença.

  • Síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheinker – síndrome hereditária rara, de evolução lenta e progressiva, cujos sintomas são ataxia, perda da coordenação motora, degeneração do cerebelo e dificuldade de locomoção. Os portadores da doença começam a desenvolver os sintomas entre os 35 e 60 anos de idade; estima-se que a sobrevida desses indivíduos seja de 5 anos, contados após o aparecimento dos sintomas.
  • Insônia Familiar Fatal – trata-se de um distúrbio do sono hereditário, caracterizado principalmente pela incapacidade de dormir. Os sintomas aparecem, em geral, a partir dos 40 anos de idade, sendo eles, falta de atenção, perda da coordenação motora, taquicardia, sudorese, entre outros. Tais sintomas evoluem rapidamente para turvação da consciência, demência e morte.
  • Síndrome de Alpers – doença congênita progressiva, cujos sintomas podem surgir ainda no primeiro dia de vida da criança. O desenvolvimento lento, ataques apopléticos frequentes, perda das capacidades muscular e intelectual e dureza dos membros são alguns dos sintomas da doença.

Graças ao seu trabalho que levou à descoberta dos príons, o cientista estadunidense Stanley Prusiner recebeu o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 1997.

RESPONDA:

1. O que são príons?

2. Todo príon é causador de doenças? Explique.

3. Como se formam os príons infectantes?

4. Quais são as células afetadas pelos príons? Como elas são classificadas?

5. O que é o mal da vaca louca?

 

 

QUÍMICA

2ª A – Profª. Viviane

APOSTILA  SP FAZ ESCOLA

Pg. 43

Atividade 4 - Tabela Periódica

Atividades 4B e 4C

 

Realizar as atividades em folha separada para ser entregue.

Professora, Viviane.

 

2ª B, C, D, E, F, G – Prof. Wilson

https://www.youtube.com/watch?v=4wkaMA41IoI

https://www.youtube.com/watch?v=nxzd8FhjdS0

https://www.youtube.com/watch?v=ZFnEdCpEU6E

https://www.youtube.com/watch?v=0DkyFwgs95M

Assistir os vídeos sugeridos acima e responder ao questionário disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehRJ3sXSBQaDMgpXj0kp3C5lgIg6X04xqZAk-pWWzscs_RBQ/viewform?usp=sf_link

Conteúdo: Ligações químicas em termos de forças elétricas e de atração e repulsão.



FÍSICA

2ª A – Prof. Rogério

ATIV 4 – PRESSÃO, VOLUME E TEMPERATURA

Se possível assista aos vídeos: Variáveis de um gás - Pressão, volume e temperatura https://www.youtube.com/watch?v=WhSV_DrTiUs , FBNET | Tr22 - UFAM - Obtendo a temperatura do gráfico de pressão pelo volume. https://www.youtube.com/watch?v=_4wot4sUHHY

Os vídeos identificam as grandezas pressão, volume e temperatura e analisa diagrama P x V na resolução de exercício. No seu livro didático e caderno do aluno também se encontram mais conteúdos do assunto, inclusive exercícios.

Pergunta:

Um gás ideal possui, inicialmente, volume V0 e encontra-se sob uma pressão p0. O gás passa por uma transformação isotérmica (Temperatura constante), ao final da qual o seu volume torna-se igual a V0/2 (metade do volume inicial). Em seguida, o gás passa por uma transformação isobárica (pressão constante), após a qual seu volume é 2V0 (o dobro do volume inicial). Denotando a temperatura absoluta inicial do gás por T0, a sua temperatura absoluta ao final das duas transformações é igual a:

 a) T0/4        b) T0/2         c) T0      d) 2T0         e) 4T0

Justifique sua resposta utilizando a Lei Geral dos Gases

Mande email resumido o que entendeu, com a resposta da pergunta e porque o conhecimento da lei dos gases é importante para nós.

No assunto do email: Ano e série –Fisica –  Nome completo – Atividade 4 – PRESSÃO, VOLUME E TEMPERATURA

Meu email é: físicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.

 

2ª B, C, D, E, F, G – Prof. Francisco

 

Título: Leis da Termodinâmica e Máquinas térmicas

Nome completo e Série

Pesquisas:

- Transformação isotérmica: Definição e gráfico.

- Transformação isobárica: Definição e gráfico.

- Transformação isovolumétrica: Definição e gráfico.

- Primeira Lei da Termodinâmica: Definição.

- Segunda Lei da Termodinâmica: Definição.

- Ciclo de Carnot: Gráfico.

- Gráfico de P x V.

- Máquinas térmicas: Definição.

- Rendimento de uma máquina térmica: Definição.

FILOSOFIA

2ª A, B, C, D, E – Profª. Valquires

Objetivo – Desenvolver consciência crítica, leitura, reflexão, entre outros.

                  Olá Pessoal, a atividade deve ser realizada em folha separada.

                 Entregar na escola na data aprazada no blog.

Ler o texto, separar as palavras desconhecidas e achar o significado. Após escrever o seu entendimento, e responder as questões abordadas no texto.

Boa Sorte.

                                                        FILOSOFIA E VIDA

 

FILOSOFIA E VIDA O que significa indivíduo? Quando o professor orienta para a realização de uma “atividade individual”, o que você entende? Ao ler uma notícia de jornal com a seguinte escrita: “Ao perceber que seria abordado o indivíduo correu”, o que você entende por indivíduo? Na biologia, indivíduo em geral, descreve um organismo. Mas nas Ciências Humanas, a referência é o humano na sua manifestação revelada na sociedade, segundo diferentes condições, histórica, espacial, material, simbólica. Qual é a relevância da história para a compreensão dos indivíduos? Há muitas considerações a serem feitas sobre esta questão. Nossa aparência física, nossos gostos e valores seriam os mesmos em qualquer tempo e lugar? Se vivêssemos na Idade Média, quais seriam as nossas experiências, nossos desejos e esperanças? Ainda que reconheçamos que os indivíduos são únicos e lidam com fatos e eventos de forma singular, não podemos negar que a nossa compreensão da vida seria diferente e compartilharíamos com toda uma população valores, técnicas e crenças. Em um momento histórico, por exemplo, em que a vida cotidiana era orientada por atividades no campo, pelos ritmos da natureza, por um severo regime de obediência, por uma conexão vertical e limitada com as instituições, qual impacto teria nas crenças, práticas cotidianas e ideal de vida boa e felicidade, nos diferentes indivíduos? E hoje? Como nos reconhecemos? De onde tiramos as nossas pretensões de vida boa e felicidade? Certamente não temos as mesmas experiências e, portanto, os mesmos dilemas morais de outros tempos. Hoje, no mundo em que vivemos, o amor e a morte, por exemplo, apresentam condições inimagináveis para outros tempos. Não nos limitamos mais à presença corporal, podemos até namorar ou velar um morto virtualmente. A vida ganhou outros espaços e as nossas relações passam por fios e por sinais que nos permitem conectar pessoas que nunca vimos, e pode acontecer de nunca as conhecer pessoalmente. Há experiências capazes de ampliar a nossa percepção, interação por meio da realidade virtual e/ou realidade aumentada, por meio de diferentes possibilidades de simulação e imersão capazes de explorar ou criar ambientes. Você já teve oportunidades de fazer uso de tecnologias de realidade virtual e/ou realidade aumentada? Pense, reflita sobre as condições dos indivíduos, no mundo contemporâneo, e como a ciência e a tecnologia têm proporcionado experiências tais que ser indivíduo hoje não encontra paralelo na história.

 

2ª F, G – Prof. Everson

TEORIA DO DEVER

          Uma importante teoria do dever é aquela que parte do princípio de que existem direitos e deveres. Se um amigo me empresta dinheiro, por exemplo, ele tem o direito de receber de volta e eu tenho o dever de pagá-lo. Um dos principais teóricos dessa teoria foi o filósofo inglês John LOCKE (1632-1704), para o qual existem direitos naturais do ser humano, tais como o direito à vida, à saúde, à liberdade e  à propriedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1848, por exemplo, tem forte inspiração na teoria ética dos direitos e deveres. Nas palavras de LOCKE:

         "O homem ao nascer não pode ter direito no mundo a algo que outro não tenha. Portanto, os  homens devem ou gozar de todas  as coisas em comum ou mediante pacto determinar seus direitos. Se todas as coisas permanecerem em comum, a falta, a rapina, e a forca inevitavelmente que não seja compatível com fartura e segurança".                

        Como podemos  perceber, a teoria de LOCKE, na verdade, está  a meio caminho entre uma teoria pura do dever, ao defender a existência de direitos naturais, e uma teoria consequencialista, já que para ele é necessário um pacto social como forma de garantir a felicidade individual e coletiva. Além disso, LOCKE se aproxima, em parte, de uma teoria das virtudes ao ressaltar que as regra morais dependem de um processo de aprendizado:
         
          "Porém, considerando, como se já mostrou noutra parte, que essa Iei de natureza não é tradição, nem certo princípio moral interno escrito em nossas mentes pela natureza, nada resta que permita defini-la, a nao ser a razão e a percepção dos sentidos. De fato, apenas essas duas faculdades parecem ensinar e educar as mentes dos homens, providenciando aquilo que é característico da lei de natureza, a saber: que sejam passíveis de ser trazidas à mente e conhecidas como se fossem examinadas coisas que, do contrário, permaneceria inteiramente desconhecidas e ocultas na escuridão. Na medida em que essas duas faculdades servem uma à outra [...] não há nada tão obscuro, tão oculto, tão afastado de qualquer significado que a mente, capaz de tudo, não poderá apreender por reflexão e raciocínio se tiver o apoio dessas duas faculdades. Mas, se suprirmos uma das duas a outra certamente não terá proveito".
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TEORIAS CONSEQUENCIALISTAS

          Uma das correntes filosóficas que defendem uma ética consequencialista é o utilitarismo, que parte do princípio de utilidade. Esta é entendida, de acordo com o filósofo utilitarista Jeremy BENTHAM (1748-1832), como:

      [...] "propriedade em virtude da qual o objeto tende a produzir ou proporcionar benefício, vantagem, prazer, bem ou felicidade (tudo isto, no caso presente, se reduz à mesma coisa) ou, (o que novamente vem a ser a mesma coisa) a impedir que aconteça o dano, a dor, o mal, ou a infelicidade para a parte cujo interesse está em pauta"

          Para BENTHAM, as consequências da ação humana podem ser expressas em duas categorias, prazer e dor, e a moralidade deve garantir o máximo de prazer e o máximo de dor para o maior número de pessoas. Nas palavras de BENTHAM:

        "A natureza colocou o gênero humano sob o domínio de dois senhores soberanos: a dor e o prazer. Somente a eles compete apontar o que devemos fazer, bem como determinar o que na realidade faremos. Ao trono desses dois senhores está vinculada, por uma parte, a norma que distingue o que é reto do que é errado, e por outra, a cadeia das causas e dos efeitos.
          Os dois senhores de que falamos governam em tudo o que  fazemos, em tudo o que dizemos, em tudo o que pensamos, sendo que qualquer tentativa que façamos para sacudir esse senhorio outra coisa não faz senão demonstrá-lo e confirmá-lo. Através de suas palavras, o homem pode pretender abjurar tal domínio, porém na realidade O princípio da utilidade reconhece esta sujeição e a coloca como o fundamento desse sistema, cujo objeto consiste em construir o edifício da felicidade através da razão e da lei.
          Por princípio de utilidade entende-se aquele principio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência a promover ou comprometer ka referida felicidade".
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          Já  o  filósofo JOHN STUART MILL (1806-1873) desenvolve uma abordagem utilitarista na qual, como BENTHAM, prazer e dor constituem conceitos importantes. Nas palavras de MILL:
         
         "O  credo que aceita a utilidade ou o princípio da maior
felicidade como fundação da moral sustenta que as ações são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade e erradas conforme tenham a produzir o contrário da felicidade. Por felicidade s6e entende prazer e a ausência de dor, por infelicidade, dor e a privação do prazer. Para dar uma clara idéia do padrão moral estabelecido pela teoria, é preciso dizer muito mais; trata-se do saber, em particular, o que está incluído nas idéias de dor e prazer e em que medida esse debate é uma questão aberta. Mas essas explicações suplementares não afetam a teoria da vida sobre a qual se funda a teoria da moralidade, a saber, que o prazer e a imunidade à dor são as únicas coisas desejáveis como fins, e que todas as coisas desejáveis [...] são desejáveis quer pelo prazer inerente a elas mesmas, quer como meios para alcançar o prazer e evitar a dor".
        
          Embora BENTHAM e MILL partam de um entendimento semelhante em relação ao conceito de utilidade, o utilitarismo de BENTHAM enfatiza a moralidade da ação, enquanto o de MILL busca entender em que consistiria a avaliação moral da ação e a moralidade das próprias normas. Assim, para MILL, o ato de roubar é moralmente condenável porque vai contra uma norma - não roubar -, mas a própria norma é validada pelo fato de trazer consequências favoráveis a um maior número de pessoas.
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PERGUNTAS


Na Teoria do Dever, além  dos direitos, LOCKE estabelece nos homens duas faculdades para ensinar e educar durante toda a vida. Quais são?

BENJAMIN e MILL tratam de dois conceitos importantes. Quais são?


SOCIOLOGIA

2ª A – Profª. Marcia

Peço a gentileza de assistirem a esses vídeos no youtube, eles trazem o contexto sobre aculturação e assimilação.

https://www.youtube.com/watch?v=heWXOBDcgPA https://www.youtube.com/watch?v=8kFn0M70Jsc  

Após assistirem aos vídeos, fazer um resumo com conclusão sobre o contexto apresentado.

Em folha separada para entregar.

Deve conter capa com o nome da escola, disciplina, nome do professor, dados do aluno.

Conto com o empenho de todos na entrega dessa atividade.

Obrigada!

OBS; ESSA ATIVIDADE CONSTA COMO PARTE DA ATIVIDADE DO PERÍODO ANTERIOR.

Abraço!

Bom estudo!

 

2ª B, C, D, E, F, G – Prof. André

 Texto:


O encanto da esperança

O amanhã sempre será um mistério. Nunca poderemos ver o que nos aguarda no futuro e, por mais que nos preparemos para tudo, ele sempre encontrará um jeito de nos surpreender. Mas, continuamos acreditando em um amanhã melhor e talvez seja esse o verdadeiro encanto da vida: a nossa esperança sempre resiste!

Após de ler o texto acima e de acordo com os  trabalhos de Sociologia solicitado, faça uma resenha de aproximadamente 20 e 25  linhas sobre o mundo de possibilidades. Lembre-se de incluir temas estudado até aqui

Tema  (sugestão): Um mundo de possibilidades e o fortalecimento da Cultura e Educação como mola propulsora da sociedade.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

2ª A – Profª. Lauren

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

 

Escreva um parágrafo referente aos links com os vídeos de dança contemporânea, observando e descrevendo o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.

 

PROJETO DE VIDA

2ª A – Profª. Sandra

Assistam ao filme Auto da Compadecida e respondam as seguintes questões:

1.       O que faz de João Grilo a personagem principal da história?

2.       João Grilo é matreiro, isto é, vence pela esperteza. Descreva algum acontecimento na história que destaca essa característica da personagem

3.       Qual a atitude de João diante das histórias contadas por Chico, como a do cavalo bento e a do peixe que pescou o homem?

4.       . Responda:

a)       Porque o padre resolveu benzer o cachorro?

b)       b) A atitude do padre é comum à nossa realidade do dia a dia

5-       A questão religiosa é muito forte no Nordeste. Cite algum trecho do filme que demonstre isso.

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