LÍNGUA PORTUGUESA
2ª A - Profª Sandra
1-Após a leitura do texto de Millôr Fernandes,
responda :
A tinta de escrever é um líquido com que a gente suja os
dedos quando vai fazer a lição. A gente podia fazer a lição com lápis mas com
lápis era muito fácil e por isso a professora não deixa. Assim, a gente tem que
tomar muito cuidado porque com tinta o erro nunca mais sai. E uma coisa que eu
não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode ter tanto erro de
Português.
FERNANDES, Millôr. Conpozissões imfãntis. Rio de Janeiro:
Nórdica, 1976. p. 17.
a) O texto
acima se constrói na perspectiva de uma criança em fase de aprendizagem.
Reflita e escreva a concepção de erro implícita nas passagens do texto
destacadas a seguir, sob o enfoque do ensino-aprendizagem da linguagem escrita.
“A gente podia fazer a lição com lápis mas com lápis era muito fácil e por isso
a professora não deixa” “a gente tem que tomar muito cuidado porque com tinta o
erro nunca mais sai” “eu não sei é como um vidrinho de tinta tão pequeno pode
ter tanto erro de Português”
b) b) A ironia
no texto de Millôr denuncia uma concepção de erro veiculada pela escola
tradicional. Explicite essa ironia e discuta a deficiência que ela aponta.
2-A utilização do sinal indicativo de crase tem relação,
também, com a regência dos verbos. Sabendo disso, justifique o uso ou o não uso
da crase em cada oração.
A) Quando fala em
‘infinitude da língua’, o autor se refere à incalculáveis usos possíveis da
língua.
B) Algumas ‘proibições’ na língua atrelam-se mais à
preconceito do que à reflexões sobre os usos.
C) Há regras gramaticais absurdas, que chegam à proibir
certos usos que já são correntes.
D) A atitude de ‘autoritarismo linguístico’, à qual o
autor alude no texto, está longe de ser superada.
E) No texto, o autor dirige sua crítica à todos que
adotam uma visão normativa da gramática.
3-Na coluna O que eles estão lendo (Caderno Idéias,
21/08/99), entrevistam-se profissionais de diversas áreas, pedindo-se que
indiquem suas últimas leituras. Ao ser entrevistada recentemente, a coreógrafa
Regina Miranda forneceu informações que podem ser resumidas nos seguintes
itens:
• Está
preparando um novo trabalho com a sua companhia
• Em função
do novo trabalho, está lendo poemas de Jalaleddin Rumi
• Jalaleddin
Rumi é um poeta persa que viveu no século XIII
• Jalaleddin
Rumi é considerado o maior poeta místico de toda a tradição muçulmana
• Jalaleddin
Rumi pode ser comparado com Shakespeare e Dante
• Está lendo
não só poemas de Jalaleddin, mas também todo o material que conseguiu sobre ele
Articule todas essas informações em um texto de, no
máximo, três períodos, sendo ao menos um deles composto por subordinação.
2ª B,
C, D – Profª Celiane
Entregar a Avaliação AAP na escola devidamene preenchida e com nome.
2ª E, F, G – Profª Dulce
Leia o trecho abaixo da obra “Senhora “ de José de Alencar e, em
seguida, responda às questões propostas.
“Há anos raiou no céu fluminense uma
nova estrela.
Desde o momento de sua ascensão
ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.
Tornou-se a deusa dos bailes; a musa
dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.
Duas opulências que se realçam, como
a flor em caso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de
sol no prisma do diamante.
Quem não se recorda de Aurélia
Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e
apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?”
1-) Qual o significado da expressão metafórica: “Há anos raiou no céu
fluminense uma nova estrela “.
2-) Qual o tipo de sociedade descrita no romance?
3-) Qual o tema central do livro?
4-) Classifique o conectivo “como” presente nesta oração: “Duas
opulências que se realçam, como a flor em caso de alabastro”
MATEMÁTICA
2ª A – Prof Vitor
· Faça
uma resenha do Capítulos 3 do livro “Matemática Básica para Leigos”, no link
abaixo:
https://drive.google.com/file/d/15X-jfY8ni1w55CqAK4kCR0moNKO98LG9/view?usp=sharing
· Faça
uma resenha do texto “Matrizes e Determinantes”, no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1ayllzqmj5YmHeaHw0mWzkSgMeqTCCfHB/view?usp=sharing
2ª B, C, D, E, F, G – Profª Marcela e Prof.
Francisco
Realizar as atividades de 01 a 09 da apostila APRENDER
SEMPRE.
Duvidas podem ser respondidas pelo email:
marcelamartinss@prof.educacao.sp.gov.br
franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br
HISTÓRIA
2ª A, B, C, D – Profª. Claudirene
Assistir
o filme: A Rainha Elizabeth
Após
fazer um relatório no mínimo com 30 linhas.
OBS: O
relatório deve ser manuscrito e conter capa com nome, número e série.
2ª E, F, G – Prof. José Luiz
COM BASE NA LEITURA DO TEXTO “COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA”
ENVIADO NO GRUPO DE WHATSAPP NO DIA 20/06 E PESQUISAs EM OUTRAS
PLATAFORMAS, FAÇA O QUE SE PEDE:
1) Durante
décadas estudiosos defenderam que o “descobrimento” (ou “achamento”) do Brasil
ocorreu por um “acidente de percurso”, entretanto, existem evidências apontando
que Portugal já tinha conhecimento das ter-ras as quais Pedro Álvares Cabral
tomou posse em 22 de Abril de 1500. Aponte as
evidências da:
1a) casualidade, isto é, do “acidente de percurso” que
trouxe a frota comandada por Cabral ao Brasil
1b) a intencionalidade da viagem de Pedro Álvares Cabral
até aqui.
2) Quais
motivos impediram que a Inglaterra e França não participassem de imediato das
“conquistas marítimas no século XVI?
3) O que foi o
“pacto colonial”?
4) Aponte as
causas que permitiram o desenvolvimento de colônias de povoamento nas colônias
inglesas da América do Norte e o seu contrário, isto é, colônias de exploração
no sul daquela parte do continente e nas colônias hispânicas e lusitana.
5) Como é
sabido, a ocupação da América por parte dos europeus foi revestida das mais
cruéis ações, jamais imaginadas, contra os povos indígenas. Quais as
justificativas usadas pelos sanguinários conquistadores espa-nhóis para suas
ações?
6) Os
primeiros conquistadores espanhóis, e responsáveis pelas maiores crueldades
contra os povos indígenas, eram chamados de
adelantados, os primeiros colonos ingleses se autodenominaram peregrinos
e pioneiros. No Brasil que nomes receberam aqueles que se embrenharam nos
sertões? Em que medida podemos diferenci-ar esse três primeiros colonizadores?
PESQUISA
TEMA: RESISTÊNCIA INDÍGENA, ONTEM E HOJE
Faça uma pesquisa, em grupos com até quatro
participantes, sobre as resistências dos povos ameríndios da América Espanhola,
América Anglo-saxônica e América Portuguesa citando as lideranças durante o período da colonização e
no Brasil atual. LEMBRE-SE : trabalho de pesquisa não é uma cópia de artigos já
publicados, entretanto, as fontes de referência devem constar ao final do artigo que você produziu. Caso tenha
dúvi-das releia os textos já enviados de como proceder para fazer trabalhos
escolares de pesquisa.
NOTA: as atividades deverão ser entregues separadamente,
isto é, uma referente as seis questões as quase deverão ser respondidas
individualmente podendo ser digitadas ou não, e a pesquisa, que poderá ser
feita em grupo ou individualmente, de acordo com as normas ABNT para trabalhos
escolares, conforme orientações já fornecidas.
GEOGRAFIA
2ª A, F – Profª. Liliana
1- Pesquisar o conceito de Geografia Urbana
2- Pesquisar o conceito de urbanização
3- Pesquisar a importância das cidades em
contextualização espaço- tempo
(como as cidades surgiram e evoluíram como são hoje)
4- Pesquisar sobre o processo de urbanização e
metropolização no Brasil
5- Pesquisar a dinâmica socioespacial das cidades
(fronteiras urbanas e
diferenças socioespaciais
- Responder às seguintes questões:
- Diferencie metrópole de megalópole e dê dois exemplos
de cada
- Em cerca de 10 linhas, comente o processo de
urbanização no Brasil
associando ao processo de industrialização (visto no 1°
bimestre)
2ª B, C, D, E, G – Prof. Emílio e Prof.
Marcos
Conteúdo: A GENESE DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS
Leitura
e analise de conceitos territoriais:
O
estabelecimento de fronteiras políticas internacionais constitui-se usualmente
em quatro etapas;
Fronteira:
A fronteira
é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais. No
Brasil, a fronteiras são as delimitações dos países, divisas são as
delimitações dos estados, e limites são as delimitações dos municípios.
Limites: Limite
geográfico é o local onde termina um ponto geográfico e começa outro. ... O limite
também pode ser político: É o local onde termina um território e começa outro.
Exemplo: A divisa entre dois países como Brasil e Argentina
1. Definição : Operação conceitual na qual é travado um
acordo sobre os princípios gerais para a produção de limites:
2. Delimitação; consiste na fixação dos
limites por meio de tratados internacionais.
3. Demarcação : É a implantação física dos limites , por
meio de construção de marcos em pontos determinados.
4. Densificação ou
caracterização : etapa na qual se realiza o aperfeiçoamento
sistemático da materialização da linha divisória, mediante intercalaçãode novos
marcos , com objetivo de torna-los cada
vez mais intervisíveis , isto é,
facilmente perceptíveis para os dois lados.
A delimitação do Brasil,
teve início no século XVIII e nos
primeiros anos do século XX, os problemas de limites ainda pendentes foram
negociados pelo Barão do Rio Branco . Um exemplo é a fronteira do Brasil, com a
Colômbia , delimitada pelo tratado de Bogotá (1907) e o tratado do RIO DE
Janeiro (1928) , após o tratado que
definiu no mesmo ano , a situação do Trapézio colombiano, cuja posse estava até
então em litígio entre o Peru e a Colômbia. Logo foram feitos vários acordos. A
Guerra do Paraguai (1864-1870)foi um conflito marcante na história dos países
envolvidos. Entre outras conseqüências para o Brasil, o referido confronto
resultou na resolução das questões de limites com o Paraguai e do problema da
livre navegação nos tios da Bacia do Prata , em especial quanto ao Rio
Paraguai, permitindo maior atenção dos governantes as ligações com província de Mato Grosso.
Responda:
a) Quais
são os países que fazem fronteira com o Brasil?
b) Quais
os países que fizeram acordo fronteiriço com o Brasil?
c)
Qual foi i diplomata brasileiro que coordenou a maioria dos
acordos fronteiriço do Brasil com os países vizinhos, uma vez que nunca houve
guerra com os países vizinhos por limites e terras?
INGLÊS
2ª A – Profª. Adriana
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Assista os vídeos e
faça a tradução da letra da música - You say (Lauren Daigle)
2ª B, C, D, E, F, G – Prof. Carlos
Para responder as questões, acesse os sites indicados.
1. When was William Shakespeare born?
2. Where was William Shakespeare born?
3. What was his father’s name?
4. What was his father’s job?
5. Did he have any brothers or sisters?
6. Where did he study?
7. What was his wife’s name?
8. How many children did they have?
9. What was the name of Shakespeare's theatre in
10. What are his famous comedies? (Name 3 of them)
11. What are his famous tragedies? (Name 3 of them)
12. When did William Shakespeare write “Romeo and Juliet"?
13. How many plays did William Shakespeare write?
14. When did he die?
15. Where did he die?
Helpful resources:
https://www.williamshakespeare.net/
https://www.britannica.com/biography/William-Shakespeare
https://www.history.com/topics/british-history/william-shakespeare
Good Luck!
Teacher Carlos
Good
Luck!
Teacher
Carlos
ARTE
2ª A – Prof. Antonio Edgar
Atividade de Arte referente a tele-aula do CMSP de 10/07/2020.
Pesquise e responda citando também a bibliografia.
O que é poética pessoal em Arte?
O que é processo colaborativo em Arte?
O que são objetos poéticos?
Cite sobre um fotógrafo famoso brasileiro ou internacional e sobre suas obras. Se possível for coloque imagens de fotos do artista.
2ª B, C, D, E, F, G – Profª. Debora
Crie
um desenho a partir do tema “Pandemia”
Lembre-se de fazer margem de 1cm na folha sulfite, de pensar no
acabamento do desenho e de pintar.
BIOLOGIA
2ª A, B, C, D, E, F, G – Prof. Silvio
Príons
Príons são moléculas proteicas que
possuem propriedades infectantes. O nome príon vem do inglês proteinaceous
infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais
partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.
Existe
um gene,
denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular
(PrPc). Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do
processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação do
gene prinp provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon.
Essa molécula proteica infectante é capaz, ainda, de alterar a forma de
outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento
priônico. Os príons podem até mesmo produzir réplicas de si mesmos (por
mecanismos ainda desconhecidos).
Os príons
possuem estruturas bastante estáveis e são resistentes a enzimas digestivas,
calor, algumas substâncias químicas e até à radiação
ultravioleta, condições que normalmente degradam proteínas e ácidos nucleicos.
Também não existe nenhum mecanismo de defesa imunológica capaz de neutralizar
essa partícula infectante, o que torna ainda mais rápida a sua disseminação.
Por ser
oriundo de uma proteína do sistema nervoso, os príons afetam exatamente os
neurônios. A infecção por tais moléculas pode ocorrer por herança genética,
consumo da carne de animais infectados, aplicação de hormônios, utilização de
instrumentos cirúrgicos contaminados ou por uma mutação casual. E seja qual for
o mecanismo de infecção, não há procedimento de rotina que possa
identifica-los.
As doenças
provocadas por príons não têm cura e são frequentemente classificadas como
encefalopatias espongiformes, devido ao aspecto esponjoso que o cérebro adquire
com a infecção. A mais conhecida dessas doenças é a Encefalopatia Espongiforme
Bovina (EEB), conhecida popularmente como mal da vaca louca. Essa doença é evolutiva e provoca
a degeneração dos neurônios de bovinos, que passam a apresentar comportamentos
anormais e morrem dentro de pouco tempo.
Na
espécie humana, as doenças causadas por príons ocorrem geralmente na fase
adulta da vida e são bastantes raras
São
exemplos de doenças causadas por príons na espécie humana:
·
Kuru –
doença de evolução rápida, que, entre outros danos, provoca perda da
coordenação muscular (ataxia) e tremores. Os indivíduos
infectados podem morrer em até 1 ano após o surgimento da doença.
- Síndrome
de Gerstmann-Straussler-Scheinker – síndrome hereditária rara, de evolução
lenta e progressiva, cujos sintomas são ataxia, perda da coordenação
motora, degeneração do cerebelo e dificuldade de
locomoção. Os portadores da doença começam a desenvolver os sintomas entre
os 35 e 60 anos de idade; estima-se que a sobrevida desses indivíduos seja
de 5 anos, contados após o aparecimento dos sintomas.
- Insônia Familiar Fatal – trata-se de um distúrbio do sono hereditário,
caracterizado principalmente pela incapacidade de dormir. Os sintomas
aparecem, em geral, a partir dos 40 anos de idade, sendo eles, falta de
atenção, perda da coordenação motora, taquicardia, sudorese, entre outros.
Tais sintomas evoluem rapidamente para turvação da consciência, demência e
morte.
- Síndrome de Alpers – doença congênita
progressiva, cujos sintomas podem surgir ainda no primeiro dia de vida da
criança. O desenvolvimento lento, ataques apopléticos frequentes, perda
das capacidades muscular e intelectual e dureza dos membros são alguns dos
sintomas da doença.
Graças ao
seu trabalho que levou à descoberta dos príons, o cientista estadunidense
Stanley Prusiner recebeu o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 1997.
RESPONDA:
1. O que são príons?
2. Todo príon é causador de doenças? Explique.
3. Como se formam os príons infectantes?
4. Quais são as células afetadas pelos príons? Como elas
são classificadas?
5. O que é o mal da vaca louca?
QUÍMICA
2ª A – Profª. Viviane
APOSTILA SP FAZ ESCOLA
Pg. 43
Atividade 4 - Tabela Periódica
Atividades 4B e 4C
Realizar as atividades em folha separada para ser entregue.
Professora, Viviane.
2ª B,
C, D, E, F, G – Prof. Wilson
https://www.youtube.com/watch?v=4wkaMA41IoI
https://www.youtube.com/watch?v=nxzd8FhjdS0
https://www.youtube.com/watch?v=ZFnEdCpEU6E
https://www.youtube.com/watch?v=0DkyFwgs95M
Assistir os vídeos sugeridos acima e responder ao
questionário disponível no link:
Conteúdo: Ligações químicas em termos de forças elétricas
e de atração e repulsão.
FÍSICA
2ª A – Prof. Rogério
ATIV 4 – PRESSÃO, VOLUME E TEMPERATURA
Se possível assista aos
vídeos: Variáveis de um gás - Pressão, volume e temperatura https://www.youtube.com/watch?v=WhSV_DrTiUs
, FBNET | Tr22 - UFAM - Obtendo a temperatura do gráfico de pressão pelo volume.
https://www.youtube.com/watch?v=_4wot4sUHHY
Os vídeos identificam as
grandezas pressão, volume e temperatura e analisa diagrama P x V na resolução
de exercício. No seu livro didático e caderno do aluno também se encontram mais
conteúdos do assunto, inclusive exercícios.
Pergunta:
Um gás ideal possui,
inicialmente, volume V0 e encontra-se sob uma pressão p0. O gás passa por uma
transformação isotérmica (Temperatura constante), ao final da qual o seu volume
torna-se igual a V0/2 (metade do volume inicial). Em seguida, o gás passa por
uma transformação isobárica (pressão constante), após a qual seu volume é 2V0
(o dobro do volume inicial). Denotando a temperatura absoluta inicial do gás
por T0, a sua temperatura absoluta ao final das duas transformações é igual a:
a) T0/4 b) T0/2 c) T0
d) 2T0 e) 4T0
Justifique sua resposta utilizando a Lei Geral dos Gases
Mande email resumido o que
entendeu, com a resposta da pergunta e porque o conhecimento da lei dos gases é
importante para nós.
No assunto do email: Ano e
série –Fisica – Nome completo –
Atividade 4 – PRESSÃO, VOLUME E TEMPERATURA
Meu email é: físicarogeriomtelmo@gmail.com
Quem não puder enviar email,
anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos
Usem o Google Classrroom
para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de
Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
Agradecido, Professor Rogério
de Física e Tecnologia.
2ª B, C, D, E, F, G – Prof. Francisco
Título: Leis da Termodinâmica e Máquinas térmicas
Nome completo e Série
Pesquisas:
- Transformação isotérmica: Definição e gráfico.
- Transformação isobárica: Definição e gráfico.
- Transformação isovolumétrica: Definição e gráfico.
- Primeira Lei da Termodinâmica: Definição.
- Segunda Lei da Termodinâmica: Definição.
- Ciclo de Carnot: Gráfico.
- Gráfico de P x V.
- Máquinas térmicas: Definição.
- Rendimento de uma máquina térmica: Definição.
FILOSOFIA
2ª A, B, C, D, E – Profª. Valquires
Objetivo – Desenvolver consciência crítica, leitura,
reflexão, entre outros.
Olá Pessoal, a atividade deve ser realizada em folha separada.
Entregar na escola na data aprazada no blog.
Ler o texto, separar as palavras desconhecidas e achar o
significado. Após escrever o seu entendimento, e responder as questões
abordadas no texto.
Boa Sorte.
FILOSOFIA E VIDA
FILOSOFIA E VIDA O que significa indivíduo? Quando o
professor orienta para a realização de uma “atividade individual”, o que você
entende? Ao ler uma notícia de jornal com a seguinte escrita: “Ao perceber que
seria abordado o indivíduo correu”, o que você entende por indivíduo? Na
biologia, indivíduo em geral, descreve um organismo. Mas nas Ciências Humanas,
a referência é o humano na sua manifestação revelada na sociedade, segundo
diferentes condições, histórica, espacial, material, simbólica. Qual é a relevância
da história para a compreensão dos indivíduos? Há muitas considerações a serem
feitas sobre esta questão. Nossa aparência física, nossos gostos e valores
seriam os mesmos em qualquer tempo e lugar? Se vivêssemos na Idade Média, quais
seriam as nossas experiências, nossos desejos e esperanças? Ainda que
reconheçamos que os indivíduos são únicos e lidam com fatos e eventos de forma
singular, não podemos negar que a nossa compreensão da vida seria diferente e
compartilharíamos com toda uma população valores, técnicas e crenças. Em um
momento histórico, por exemplo, em que a vida cotidiana era orientada por
atividades no campo, pelos ritmos da natureza, por um severo regime de
obediência, por uma conexão vertical e limitada com as instituições, qual impacto
teria nas crenças, práticas cotidianas e ideal de vida boa e felicidade, nos
diferentes indivíduos? E hoje? Como nos reconhecemos? De onde tiramos as nossas
pretensões de vida boa e felicidade? Certamente não temos as mesmas
experiências e, portanto, os mesmos dilemas morais de outros tempos. Hoje, no
mundo em que vivemos, o amor e a morte, por exemplo, apresentam condições
inimagináveis para outros tempos. Não nos limitamos mais à presença corporal,
podemos até namorar ou velar um morto virtualmente. A vida ganhou outros
espaços e as nossas relações passam por fios e por sinais que nos permitem
conectar pessoas que nunca vimos, e pode acontecer de nunca as conhecer
pessoalmente. Há experiências capazes de ampliar a nossa percepção, interação
por meio da realidade virtual e/ou realidade aumentada, por meio de diferentes
possibilidades de simulação e imersão capazes de explorar ou criar ambientes.
Você já teve oportunidades de fazer uso de tecnologias de realidade virtual
e/ou realidade aumentada? Pense, reflita sobre as condições dos indivíduos, no
mundo contemporâneo, e como a ciência e a tecnologia têm proporcionado
experiências tais que ser indivíduo hoje não encontra paralelo na história.
2ª F, G – Prof. Everson
TEORIA DO DEVER
Uma
importante teoria do dever é aquela que parte do princípio de que existem
direitos e deveres. Se um amigo me empresta dinheiro, por exemplo, ele tem o
direito de receber de volta e eu tenho o dever de pagá-lo. Um dos principais
teóricos dessa teoria foi o filósofo inglês John LOCKE (1632-1704), para o qual
existem direitos naturais do ser humano, tais como o direito à vida, à saúde, à
liberdade e à propriedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos,
adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1848, por exemplo, tem
forte inspiração na teoria ética dos direitos e deveres. Nas palavras de LOCKE:
"O homem ao nascer não
pode ter direito no mundo a algo que outro não tenha. Portanto, os homens
devem ou gozar de todas as coisas em comum ou mediante pacto determinar
seus direitos. Se todas as coisas permanecerem em comum, a falta, a rapina, e a
forca inevitavelmente que não seja compatível com fartura e
segurança".
Como podemos
perceber, a teoria de LOCKE, na verdade, está a meio caminho entre uma
teoria pura do dever, ao defender a existência de direitos naturais, e uma
teoria consequencialista, já que para ele é necessário um pacto social como
forma de garantir a felicidade individual e coletiva. Além disso, LOCKE se
aproxima, em parte, de uma teoria das virtudes ao ressaltar que as regra morais
dependem de um processo de aprendizado:
"Porém,
considerando, como se já mostrou noutra parte, que essa Iei de natureza não é
tradição, nem certo princípio moral interno escrito em nossas mentes pela
natureza, nada resta que permita defini-la, a nao ser a razão e a percepção dos
sentidos. De fato, apenas essas duas faculdades parecem ensinar e educar as
mentes dos homens, providenciando aquilo que é característico da lei de
natureza, a saber: que sejam passíveis de ser trazidas à mente e conhecidas
como se fossem examinadas coisas que, do contrário, permaneceria inteiramente
desconhecidas e ocultas na escuridão. Na medida em que essas duas faculdades
servem uma à outra [...] não há nada tão obscuro, tão oculto, tão afastado de
qualquer significado que a mente, capaz de tudo, não poderá apreender por
reflexão e raciocínio se tiver o apoio dessas duas faculdades. Mas, se
suprirmos uma das duas a outra certamente não terá proveito".
------------------------------------------------------
TEORIAS CONSEQUENCIALISTAS
Uma das
correntes filosóficas que defendem uma ética consequencialista é o
utilitarismo, que parte do princípio de utilidade. Esta é entendida, de acordo
com o filósofo utilitarista Jeremy BENTHAM (1748-1832), como:
[...] "propriedade em
virtude da qual o objeto tende a produzir ou proporcionar benefício, vantagem,
prazer, bem ou felicidade (tudo isto, no caso presente, se reduz à mesma coisa)
ou, (o que novamente vem a ser a mesma coisa) a impedir que aconteça o dano, a
dor, o mal, ou a infelicidade para a parte cujo interesse está em pauta"
Para
BENTHAM, as consequências da ação humana podem ser expressas em duas
categorias, prazer e dor, e a moralidade deve garantir o máximo de prazer e o
máximo de dor para o maior número de pessoas. Nas palavras de BENTHAM:
"A natureza
colocou o gênero humano sob o domínio de dois senhores soberanos: a dor e o
prazer. Somente a eles compete apontar o que devemos fazer, bem como determinar
o que na realidade faremos. Ao trono desses dois senhores está vinculada, por
uma parte, a norma que distingue o que é reto do que é errado, e por outra, a
cadeia das causas e dos efeitos.
Os dois senhores de que
falamos governam em tudo o que fazemos, em tudo o que dizemos, em tudo o
que pensamos, sendo que qualquer tentativa que façamos para sacudir esse
senhorio outra coisa não faz senão demonstrá-lo e confirmá-lo. Através de suas
palavras, o homem pode pretender abjurar tal domínio, porém na realidade O
princípio da utilidade reconhece esta sujeição e a coloca como o fundamento
desse sistema, cujo objeto consiste em construir o edifício da felicidade
através da razão e da lei.
Por princípio de
utilidade entende-se aquele principio que aprova ou desaprova qualquer ação,
segundo a tendência a promover ou comprometer ka referida felicidade".
------------------------------------------------------
Já o filósofo
JOHN STUART MILL (1806-1873) desenvolve uma abordagem utilitarista na qual,
como BENTHAM, prazer e dor constituem conceitos importantes. Nas palavras de
MILL:
"O credo que aceita
a utilidade ou o princípio da maior
felicidade como fundação da moral sustenta que as ações são corretas na medida
em que tendem a promover a felicidade e erradas conforme tenham a produzir o
contrário da felicidade. Por felicidade s6e entende prazer e a ausência de dor,
por infelicidade, dor e a privação do prazer. Para dar uma clara idéia do
padrão moral estabelecido pela teoria, é preciso dizer muito mais; trata-se do
saber, em particular, o que está incluído nas idéias de dor e prazer e em que
medida esse debate é uma questão aberta. Mas essas explicações suplementares
não afetam a teoria da vida sobre a qual se funda a teoria da moralidade, a
saber, que o prazer e a imunidade à dor são as únicas coisas desejáveis como
fins, e que todas as coisas desejáveis [...] são desejáveis quer pelo prazer
inerente a elas mesmas, quer como meios para alcançar o prazer e evitar a
dor".
Embora BENTHAM e MILL
partam de um entendimento semelhante em relação ao conceito de utilidade, o
utilitarismo de BENTHAM enfatiza a moralidade da ação, enquanto o de MILL busca
entender em que consistiria a avaliação moral da ação e a moralidade das
próprias normas. Assim, para MILL, o ato de roubar é moralmente condenável
porque vai contra uma norma - não roubar -, mas a própria norma é validada pelo
fato de trazer consequências favoráveis a um maior número de pessoas.
------------------------------------------------------
PERGUNTAS
Na Teoria do Dever, além dos direitos, LOCKE estabelece nos homens duas
faculdades para ensinar e educar durante toda a vida. Quais são?
BENJAMIN e MILL tratam de dois conceitos importantes. Quais são?
SOCIOLOGIA
2ª A – Profª. Marcia
Peço a gentileza de assistirem a esses vídeos no youtube,
eles trazem o contexto sobre aculturação e assimilação.
https://www.youtube.com/watch?v=heWXOBDcgPA
https://www.youtube.com/watch?v=8kFn0M70Jsc
Após assistirem aos vídeos, fazer
um resumo com conclusão sobre o contexto apresentado.
Em folha separada para
entregar.
Deve conter capa com o nome da escola, disciplina, nome
do professor, dados do aluno.
Conto com o empenho de todos na entrega dessa atividade.
Obrigada!
OBS; ESSA ATIVIDADE CONSTA COMO PARTE DA ATIVIDADE DO
PERÍODO ANTERIOR.
Abraço!
Bom estudo!
2ª B, C, D, E, F, G – Prof. André
Texto:
EDUCAÇÃO FÍSICA
2ª A – Profª. Lauren
https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ
Escreva um parágrafo referente aos links com os
vídeos de dança contemporânea, observando e descrevendo o uso dos movimentos e
das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com
estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.
PROJETO DE VIDA
2ª A – Profª. Sandra
Assistam ao filme Auto da Compadecida e respondam as
seguintes questões:
1. O que faz
de João Grilo a personagem principal da história?
2. João Grilo
é matreiro, isto é, vence pela esperteza. Descreva algum acontecimento na
história que destaca essa característica da personagem
3. Qual a
atitude de João diante das histórias contadas por Chico, como a do cavalo bento
e a do peixe que pescou o homem?
4. . Responda:
a) Porque o
padre resolveu benzer o cachorro?
b) b) A
atitude do padre é comum à nossa realidade do dia a dia
5- A questão
religiosa é muito forte no Nordeste. Cite algum trecho do filme que demonstre
isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário