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segunda-feira, 13 de julho de 2020

3ª série

3ª série

Caros alunos, o período de 27 a 31 estaremos na Semana de Estudos Intensivos. Aproveitem para colocar os estudos em dia!😉

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/07 À 24/07

Caros alunos e responsáveis,

As atividades deverão ser feitas em folha separada, com capa contendo o nome, número, série e turma, nome do professor e disciplina.

Todas as atividades dessa quinzena deverão ser entregues na escola nos dias 27, 28 e 29/07.
Horário de funcionamento da escola de 10h às 16h.

LÍNGUA PORTUGUESA

3ª A, B, C, D – Professoras Marlene, Dulce e Geny

                      A LINGUAGEM POLITICAMENTE CORRETA

                                                                                      José Luiz Fiorin (USP)

 

          A linguagem politicamente correta é a expressão do aparecimento na cena pública de identidades que eram reprimidas e recalcadas: mulheres, negros, homossexuais, etc. Revela   ela   a força dessas “minorias”, que eram discriminadas, ridicularizadas, desconsideradas. Pretende-se, com ela, combater o preconceito, proscrevendo-se em um vocabulário que é fortemente negativo em relação a esses grupos sociais. A  ideia  é que, alterando-se a linguagem, mudam-se as atitudes discriminatórias. [...]

       A linguagem politicamente correta leva-nos a pensar em uma série de aspectos a respeito do funcionamento da linguagem (meus argumentos concordam com os de Sírio Possenti,  difundidos em comunicação e textos). O primeiro é que, como já ensinava Aristósteles, na Retórica, aquele que fala ou escreve cria, ao produzir um texto, uma imagem de si mesmo. Sem dúvida nenhuma, a presença de certas palavras num determinado texto faz que ele seja racista, machista, etc., criando uma imagem de que seu autor é alguém que tem preconceitos contra as mulheres, os negros, os índios, os homossexuais e assim por diante. O que é preciso saber é se combater o uso de palavras ou expressões que patenteiam a discriminação é um instrumento eficaz de luta contra ela.

          De um lado, é verdade que a linguagem modela sentimentos e emoções. Se alguém sempre ouvir certos termos ou expressões, como negro, bicha, ou coisa de mulher, ditos com desdém ou com raiva, certamente vai desenvolver uma atitude machista ou racista. Quem é tratado com gritos ou com ameaças seguramente não vai introjetar atitudes de bondade ou doçura. Portanto, usar uma linguagem não marcada por fortes conotações pejorativas é um meio de diminuir comportamentos preconceituosos ou discriminatórios, De outro lado, porém, é preciso atentar para dois aspectos. O primeiro é que o cuidado excessivo na busca de eufemismos para designar certos grupos sociais revela a existência de preconceitos arraigados na vida social. Em segundo lugar, os defensores da linguagem politicamente correta acreditam que existam termos neutros ou objetivos, o que absolutamente não é verdade.

          Isso ocorre porque as condições de produção de discursos sobre a mulher, o negro, o homossexual, etc., são as de existência de fortes preconceitos em nossa formação social. Isso significa que não basta mudar a linguagem para que a discriminação deixe de existir. Entretanto, como a conotação negativa é uma questão de grau, não é irrelevante deixar de usar os termos mais fortemente identificados com atitudes racistas, machistas, etc.

          Há, porém, duas posições dos defensores da linguagem politicamente correta que contrariam a natureza do funcionamento da linguagem e que, portanto, são irrelevantes para a causa que defendem. A primeira é a crença de que a palavra isolada carrega sentido e apreciação social. Na verdade, um termo funciona num discurso e não isoladamente. Por isso, nem todos os usos do vocábulo negro com valor negativo denotam racismo. Por exemplo, dizer que há racismo na expressão “nuvem negra” no horizonte do país é um equivoco, porque o sentido conotativo de “situação preocupante”, que aparece no discurso político ou econômico, está relacionado à metereologia, nada tendo a ver com raças ou etnias. Na verdade, considerar que a palavra exerce sua função independentemente do contexto é afirmar então que  as expressões passar em branco todos aqueles anos ou dar um branco, no sentido de  “passar sem ter realizado coisa alguma coisa alguma aqueles anos” ou “sofrer uma incapacidade de lembrar ou de raciocinar” são racistas.

          Uma outra coisa que produz efeito contrário ao pretendido é o uso de eufemismos francamente cômicos, quando a língua não possui um termo “não marcado” para fazer uma designação que é vista como preconceituosa: por exemplo, dizer “pessoa verticalmente prejudicada” em lugar de anão; “pessoa de porte avantajado” em vez de gordo, “pessoa em transição entre empregos” por desempregado. Isso gera descrédito para os que pretendem relações mais civilizadas entre as pessoas. Por isso, as piadas já começam a surgir.

          As palavras ferem e, como diz o poeta Pepe, “as lágrimas não cicatrizam”. Por isso, para criar um mundo melhor, é  importante usar uma linguagem que não machuque os outros, que não revele preconceitos, que não produza discriminações. É necessário, porém, que, para ter eficácia, esse trabalho sobre a palavra respeite a natureza e o funcionamento da linguagem.

 

Após ler o texto atentamente, responda:

a) Que tese/assunto é evidenciado pelo autor do artigo?

b) O autor defende ou refuta o assunto em questão? Explique.

c) Há argumentos de autoridade e ou de comprovação presentes no texto? Se sim, quais?

d) Há no texto um parágrafo voltado à contra argumentação?  Qual? Justifique sua resposta.

e) Segundo os que defendem o uso da linguagem politicamente correta, por que ela contribui para diminuir os preconceitos? E segundo aqueles que a atacam, por que ela não cumpre essa função?

MATEMÁTICA

3ª A, B, C – Professores Francisco, Eduardo 

Assista aos dois vídeos indicados e faça a resolução das três questões a seguir.

https://youtu.be/tuqlArb4j9Y

https://youtu.be/DFxjqvh_uEs

Questão 1

Qual a equação de grau 2 cujas raízes são -3 e 5? Escreva a equação na forma fatorada e na forma reduzida.

Questão 2

Qual a equação de grau 3 cujas raízes são -5, 3 e 4? Escreva a equação na forma fatorada e na forma reduzida.

Questão 3

Qual a equação de grau 4 cujas raízes são 2, 1, 7 e -3? Escreva a equação na forma fatorada e na forma reduzida.

 3ª D - Profª Simone


HISTÓRIA

3ª A, D – Profª Marcia

Estou muito grata e feliz com os alunos que têm entregue às atividades, parabéns pelo empenho nos estudos.

Beijo grande... Com saudades!!

SEGUE ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE NA ESCOLA

Conto com a colaboração de todos na entrega dessa atividade.

Obrigada!

OBS: Essa Atividade já foi solicitada no período anterior, aos que já fizeram, peço a gentileza de fazer uma capa, com o nome da escola, disciplina, nome do professor e dados do aluno e a data da entrega, que será colocada no blog da escola.

Elaborar um mapa mental referente à 1ª. e a 2ª. Revolução Industrial. Segue um vídeo que orienta como fazer, têm vários, fica a critério de vocês. 

https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA

https://www.youtube.com/watch?v=qNeNN-BLFIk-Esse

Esses mapas deverão ser feitos em folhas de caderno de desenho ou sulfite.

Bem colorido, no capricho!

Bom estudo!

 

3ª B, C – Prof. José Luiz

 

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZISMO E FASCISMO

INTRODUÇÃO:

Totalitarismo é um termo que representa uma ideologia e prática política caracterizada pela total subordinação dos

indivíduos aos interesses do Estado. Num regime totalitário o Estado possui poderes absolutos sobre toda a vida política, social, cultural, religiosa e econômica. O totalitarismo foi particularmente visível nas ditaduras europeias surgidas após o final da Primeira Guerra Mundial, constituindo uma das características principais do fascismo, do nazismo, do franquismo, do salazarismo e do comunismo soviético sob o domínio de Stálin e seus sucessores.

É importante lembrar que, ao fim a Primeira Guerra Mundial, a Europa passava por uma grave crise econômica, principalmente na Itália e Alemanha. No cenário de inflação, miséria e desemprego surgem líderes político-ideológicos antidemocráticos, pregando o discurso da necessidade de um governo forte capaz de garantir a segurança e restaurar o equilíbrio da nação.

Foi ainda no decorrer da Primeira Guerra Mundial que começou a nascer o Totalitarismo, fenômeno político que marcou o século XX.

Com a necessidade de direcionar a produção industrial para as demandas geradas pela guerra, os governos das frágeis democracias liberais europeias tiveram de se fortalecer, acumulando poderes e funções de Estado, em detrimento do poder parlamentar, para agilizar as decisões importantes em tempos de guerra. Quando voltasse a paz, dizia-se, que esses poderes seriam retornados à distribuição democrática usual. Mas não foi isso que aconteceu.

O Estado com executivo forte e legislativo debilitado que se constituiu durante a Primeira Guerra acabou sendo a semente do modelo de Estado autoritário que surgiria na década seguinte. Das várias monarquias parlamentares europeias em 1914 (Reino Unido, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Noruega, Sérvia, Bulgária, Romênia, Grécia, Áustria-Hungria e outras), só a britânica terminou o século sem ter passado por uma ditadura de inspiração fascista.

Nas suas origens íntimas, os regimes totalitários revelam-se como um ímpeto de reação contra os males do liberalismo filosófico, político, social e econômico, males que contribuíram decisivamente para a quebra de unidade religiosa, política e social da Europa, a partir do Renascimento. Os regimes totalitários, por sua vez, divinizando os bens criados – Estado, Partido, Chefe, Raça, Nação – procuram falsamente substituir os valores desalojados pelo liberalismo.

A PROPAGANDA TOTALITÁRIA:

Buscando o domínio total da população em regimes pautados por teorias conspiratórias e uma realidade fictícia criada em meio a um desprezo pela realidade dos fatos, a propaganda totalitária foi essencial para, num primeiro momento, a conquista das massas e arregimentar em torno de si uma enorme quantidade de simpatizantes. Já empossados da máquina governamental, o terror, ainda restrito na ascensão dos movimentos ao poder, assume sua forma mais acabada, e, com isso, constitui-se no melhor instrumento de propaganda destes regimes: dão realidade às afirmações fictícias do regime. Como exemplo, Stalin, ao divulgar que acabara com o desemprego na URSS, uma inverdade de fato, extinguiu os programas de benefícios para desempregados. Ao afirmarem, os nazistas, que poloneses não tinham intelecto, começaram o extermínio de intelectuais poloneses.

Desta forma, o uso da violência é tido como parte da propaganda. E a primeira só vai substituir a segunda na medida em que a dominação vá se efetuando completamente. A propaganda é destinada aos elementos externos ao movimento, àqueles que ainda não se dominam completamente, já o terror é perpetrado entre aqueles já dominados e que não mais oferecem resistência ao regime, alcançando sua perfeição nos campos de concentração onde a propaganda é totalmente substituída pela violência.

 

 

Totalitarismo de esquerda

Totalitarismo de direita

Características divergentes

·       Abolição da propriedade privada;

·       Coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;

·       Supressão da religião;

 

·       Forte apoio da burguesia industrial;

·       Corporativismo nas relações de trabalho e tutela estatal sobre as organizações sindicais

·       Fundamentação ideológica em valores tradicionais (étnicos, culturais, religiosos).

 

Características comuns:

·       Regime de partido único (e um partido de massas);

·       Centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;

·       Burocratização do aparelho estatal;

·       Intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;

·       Culto à personalidade do (s) líder (es) do Partido e do Estado;

·       Patriotismo, ufanismo e chauvinismo exacerbados.

·       Intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;

·       Censura aos meios de comunicação e expressão;

·       Paranóia social e patrulha ideológica

·       Militarização da sociedade e dos quadros do Partido;

·       Expansionismo.

 

 

O FASCISMO ITALIANO:

O despertar do sentimento nacionalista na Itália do Pós Primeira Guerra Mundial foi extremamente forte, ocasionado principalmente pela não obtenção de territórios estratégicos nos tratados do pós-guerra. Somem-se ainda o número de mortos italianos no conflito que chegaram à casa dos 650.000. As “recompensas” territoriais concedidas à Itália foram consideradas insignificantes o que despertou um sentimento de frustração e necessidade de conquista de novos territórios

A situação econômica depois da guerra era grave. O país passava por problemas como atrasos ou heranças de guerra: destruição, inflação causada pelo emissionismo (emissão de papel moeda sem o devido lastro-ouro para garantir o valor da moeda corrente), dívidas de empréstimos, desemprego, depreciação da moeda local (a lira), e etc.

Dentro deste cenário a crise logo se transformou em ingredientes para uma revolução. O número de greves cresceu assustadoramente após 1919; revoltas e pilhagens eram conduzidas pela população desempregada; nos campos as revoltas camponesas também aumentavam.

O poder político mostrava-se incapaz de acabar com a crise. A burguesia sentia-se ameaçada pela revolta social e pela crescente simpatia a teorias sociais alternativas como o comunismo. Decidiram então apoiar um grupo político pequeno, mas muito bem organizado e disposto a acabar com a onda revolucionária: os Fascistas.

O partido foi fundado em 23 de março de 1919 em Milão. Dentre seus membros encontravam-se membros das mais diferentes tendências políticas: anarquistas, sindicalistas, nacionalistas e principalmente antigos combatentes ainda não acostumados à vida civil.

Concorreram as eleições em 1919, mas foram derrotados sem conseguir uma cadeira no Parlamento. O fracasso demonstrou sérias deficiências no partido e um de seus líderes Benito Mussolini resolveu reorganizá-lo só que agora em moldes paramilitares. Fundado como uma associação nacionalista (o Fasci di Combattimento), o movimento fascista de Mussolini converteu-se num partido nacional (o Partito Nazionale Fascista) após ter ganhado 35 assentos nas eleições ao parlamento de Maio de 1921.

Em Julho de 1922, a violência fascista conseguiu evitar uma greve geral decretada pelos partidos de esquerda. Foi preparada uma demonstração de força que deveria ser apoiado militarmente com uma marcha sobre Roma. Em 26 de outubro, Mussolini dirigiu-se ao Rei Vitor Emanoel exigindo o poder. O monarca organizou um novo ministério composto de vários membros do partido fascista. No dia seguinte o exército desfilou pelas ruas da cidade sem encontrar nenhuma resistência, movimento que ficara conhecido como a MARCHA SOBRE ROMA.

Em 03 de janeiro de 1925, Mussolini anunciou o estabelecimento de um regime totalitário de governo onde a oposição foi eliminada, a constituição reformulada, o Primeiro Ministro passaria a ter poderes plenos do legislativo desaparecendo com a Câmara e o Senado.

O fascismo foi de certa forma o resultado de um sentimento geral de ansiedade e medo dentro da classe média na Itália do pós-guerra, que surgiu no seguimento da convergência de pressões interrelacionadas de ordem econômica, política e cultural. Sob o estandarte desta ideologia autoritária e nacionalista, Mussolini foi capaz de explorar os medos perante o capitalismo numa era de depressão pós-guerra, o ascendente de uma esquerda mais militante, e um sentimento de vergonha nacional e de humilhação que resultaram da "vitória mutilada" da Itália nos tratados de paz pós Primeira Guerra Mundial. Tais aspirações nacionalistas não realizadas (ou frustradas) manchavam a reputação do liberalismo e do constitucionalismo entre muitos setores da população italiana

O feito político mais duradouro deste regime foi talvez o Tratado de Latrão de Fevereiro de 1929 entre o Estado italiano e a Santa Sé, pelo qual ao Papado foi concedida a soberania sobre a Cidade do Vaticano e recebeu a garantia do livre exercício do Catolicismo como a única religião do Estado em toda a Itália em retorno da sua aceitação da soberania italiana sobre os anteriores domínios do Papa.

O NAZISMO ALEMÃO:

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi palco de uma revolução democrática que se instaurou no país. A primeira grande dificuldade da jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha.

Ao final da Primeira Guerra Mundial , além de perder territórios para França, Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados pelo Tratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos países vencedores. Essa penalidade faz crescer a dívida externa e compromete os investimentos internos, gerando falências, inflação e desemprego em massa. As tentativas frustradas de revolução socialista (1919, 1921 e 1923) e as sucessivas quedas de gabinetes de orientação social-democrata criam condições favoráveis ao surgimento e à expansão do nazismo no país.

À medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram no cenário político-alemão, partidos ultranacionalistas, radicalmente contrários ao socialismo. Curiosamente, um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) e era liderado por um ex-cabo de nome Adolf Hitler. As eleições presidenciais de 1925 foram vencidas pelo velho Von Hindenburg que, com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente norte-americano, conseguiu com que a economia do país voltasse a crescer lentamente. Esse crescimento, porém, perdurou somente até 1929.

Foi quando a crise econômica atingiu com tal força a Alemanha, que, em 1932, já havia no país mais de 6 milhões de desempregados. Nesse contexto de crise, os milhões de desempregados, bem como muitos integrantes dos grupos dominantes, passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num país rico e poderoso. Assim, nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido. Apesar disso, Hitler não conseguiu se eleger.

Valendo-se disso, os nazistas passaram a pressionar o presidente e este concedeu a Hitler o cargo de chanceler (chefe do governo equivalente ao de primeiro ministro). No poder, Hitler conseguiu rapidamente que o Parlamento aprovasse uma lei que lhe permitia governar sem dar satisfação de seus atos a ninguém. Em seguida, com base nessa lei, ordenou a dissolução de todos os partidos, com exceção do Partido Nazista. Em agosto de 1934, morreu Hindenburg e Hitler passou a ser o presidente da Alemanha, com o título de Führer (guia condutor, criando o 3º Reich - Terceiro Império).

Fortalecido, o Führer lançou mão de uma propaganda sedutora e de violência policial para implantar a mais cruel ditadura que a humanidade já conhecera. A propaganda era dirigida por Joseph Goebbles, doutor em Humanidades e responsável pelo Ministério da Educação do Povo e da Propaganda. Esse órgão era encarregado de manter um rígido controle sobre os meios de comunicação, escolas e universidades e de produzir discursos, hinos, símbolos, saudações e palavras de ordem nazista. Já a violência policial esteve sob o comando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SA (guarda do Exército), SS (guarda especial) e Gestapo (polícia política) para prender, torturar e eliminar os inimigos do nazismo implantando o terror com a perseguição aos judeus, dos sindicatos e dos políticos comunistas, socialistas e de outros partidos.

No plano econômico, o governo hitlerista estimulou o crescimento da agricultura, da indústria de base e, sobretudo, da indústria bélica. Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes. O intervencionismo e a planificação econômica adotados por Hitler eliminam, no entanto, o desemprego e provocam o rápido desenvolvimento industrial, estimulando a indústria bélica e a edificação de obras públicas, além de impedir a retirada do capital estrangeiro do país. Esse crescimento deve-se em grande parte ao apoio dos grandes grupos alemães, como Krupp, Siemens e Bayer, a Adolf Hitler.

Desrespeitando o Tratado de Versalhes, Hitler reinstitui o serviço militar obrigatório (1935), remilitariza o país. Nesse mesmo ano, cria o Serviço para a Solução do Problema Judeu, sob a supervisão das SS, que se dedica ao extermínio sistemático dos judeus por meio da deportação para guetos ou campos de concentração. Anexa a Áustria (operação chamada, em alemão, de Anschluss) e a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia (1938). Ao invadir a Polônia, em 1939, dá início à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

NAZISMO X FASCISMO:

O Nazismo é geralmente considerado uma forma de fascismo, mas o Nazismo, em contraste com o Fascismo, viu o objetivo do Estado no serviço de um ideal daquilo que o Estado supostamente deveria ser: as suas pessoas, raças, aspectos da cultura. Por seu lado, o fascismo de Mussolini continuou fiel à ideologia de que todos estes fatores existiam para servir o Estado e que não era necessariamente no interesse do Estado servir ou manipular algumas daquelas características.

O único objetivo do governo sob o fascismo era autovalorizar-se como a maior prioridade da sua cultura, simplesmente sendo o Estado em si, quanto maior a sua dimensão, melhor. Enquanto o Nazismo era uma ideologia Metapolítica, vendo a si mesmo apenas como uma utilidade pela qual uma condição alegórica do seu povo era o seu objetivo, o fascismo era uma forma sinceramente anti-socialista de Estadismo que existiu por virtude de e com fins em si mesmo.

O movimento Nazi falou da sociedade baseada em classes como o seu inimigo e pretendia unificar o elemento racial acima de classes estabelecidas, enquanto que o movimento fascista tentou preservar o sistema de classes e sustentou-o como a fundação de cultura estabelecida e progressiva.

Por mais que certos tipos de socialismo possam parecer-se superficialmente ao fascismo, deve ser destacado que as duas ideologias se chocam violentamente em muitos assuntos. O papel do Estado, por exemplo. No Socialismo, considera-se que o Estado é meramente uma "ferramenta do povo", algumas vezes chamado de "mal necessário", que existe para servir aos interesses do povo e proteger o bem comum (e algumas formas de socialismo, como o socialismo libertário, rejeitam completamente o Estado). Já o Fascismo crê no Estado como um fim em si mesmo, e digno de obediência e subserviência por parte do povo.

O Fascismo rejeita as doutrinas centrais do Marxismo, que são a luta de classes e a necessidade de substituir o capitalismo por uma sociedade controlada pelo operariado, na qual os trabalhadores sejam proprietários dos meios de produção.

(extraído, com modificações, de WWW.UFJF – CURSO PRÉ - VESTIBULAR 2012 - HISTÓRIA – PROFESSORA: THAMIRIS, em mar/ 2017/jun.2020)

ATIVIDADES

- Com base na leitura do texto “Os regimes totalitários: Nazismo e Fascismo” e pesquisas em outras fontes, responda as questões abaixo.

NOTA: AS QUESTÕES PODERÃO SER RESPONDIDAS EM FOLHA DE CADERNO OU DIGITADAS E DEVERÃO ESTAR DEVIDAMENE IDENTIFICADAS COM O NOME DA ESCOLA, DO ALUNO, SÉRIE E TURMA. O ENUNCIADO DA QUESTÃO E A ALTERNATIVA CORRETA DEVERÃO ESTAR COPIADAS, SENDO DESNECESSÁRIO COPIAR AS ALTERNATIVAS INCORRETAS.

EXERCICIOS ENEM/UFJF

01.(UNICAMP-2003) A tentativa dos nazistas de dissimular suas atrocidades nos campos de concentração e de extermínio resultou em completo fracasso. Muitos sobreviventes desses campos sentiram-se investidos da missão de testemunhar e não deixaram de cumpri-la, alguns logo depois de serem libertados e outros, quarenta e até cinquenta anos mais tarde. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Memória do mal, tentação do bem. Indações sobre o século XX. ARX, 2002, p.211)

a) Caracterize o contexto histórico em que surgiram os campos de concentração e de extermínio.

b) Que parcelas da população foram aprisionadas nesses campos?

c) Com base no texto, explique a importância do testemunho das sobreviventes.

02.Leia os trechos abaixo e responda à questão:

“ Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar- republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.

( Adaptado de Norbert Elias, Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997,p.199 e 204)

A exigência da anulação da “paz imposta” pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a república de Weimar.

(Adaptado de Peter Gay. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978,p. 31 e 168).

a) Relacione a “paz imposta” com a ascensão da ideologia nazista?

b) Discorra sobre a relação estabelecida entre a ideologia nazista e os meios de comunicação.

03.Aponte as características dos regimes totalitários, destacando as especificidades do fascismo e do nazismo.

04.“ Jamais na História das crises dos 50 últimos anos, a renda nacional sofreu uma queda semelhante a esta. Não poupando funcionários, nem agricultores.”

No período entre guerras (1919-1939) a sociedade liberal capitalista foi afetada por uma crise sem precedentes, afetando todas as categorias sociais.

Relacione tal crise à ascensão dos regimes totalitários, destacando a influência destes no II conflito mundial.

05.O elo que liga a Guerra de 1914-1918 à crise econômica iniciada com o crack da Bolsa de Nova York, em 1929,pode ser expresso da seguinte maneira:

a) Os EUA entraram em crise de produção e começaram a baixar perigosamente os índices de sua economia após a Europa, recuperada da guerra, ter-se soerguido economicamente e voltado a controlar os mercados mundiais.

b) O sucesso da Revolução Russa na década de vinte provocou uma retração das exportações americanas para a Europa, pois os EUA tinham receio que os “planos quinquenais” soviéticos fossem adotadas pelos países da Europa Ocidental.

c) A economia norte-americana em expansão não suportou a desorganização dos mercados europeus que ainda sofriam a retração da produção e a falta de mão-de-obra.

d) O governo dos EUA, excessivamente preocupado em promover as economias europeias, desviou as aplicações em sua própria economia e inverteu maciçamente na Europa, desorganizando a economia norte-americana na década de vinte.

e) A França, a Inglaterra e a Alemanha criaram um mercado comum na década de vinte para fazer frente ao crescimento econômico norte-americano, fato que abalou profundamente a produção agroindustrial dos EUA no período.

6) Pesquise e produza um texto de, no máximo, duas folhas versando sobre o crescimento de ideais e partidos de influência nazifascista nos últimos anos, inclusive no Brasil. Lembre-se que o texto é de autoria, isto é, você será o autor, não se admitindo cópia, ou seja, o texto por você produzido será o resultado de suas pesquisas. Não se esqueça de citar as referências bibliográficas.

 

 

GEOGRAFIA

3ª A, C – Prof Alan e Prof. Allyson

AS FASES DO CAPITALISMO

 

CAPITALISMO COMERCIAL

 

 

CAPITALISMO INDUSTRIAL

 

CAPITALISMO FINANCEIRO

 

CAPITALISMO INFORMACIONAL

 CAPITALISMO COMERCIAL – Século XV ao XVIII


·       Os estados se fortaleciam promovendo e proporcionando relações comerciais vantajosas (Rotas Comerciais).

·       A economia funcionava segundo a Doutrina Mercantilista (Intervenção do Governo nas relações comerciai

·       Acúmulo de metais Preciosos pelos Monarcas

 

Interessante pensar!

 

Nessa fase como era a mão de obra? Qual o papel do escravo no capitalismo Comercial? Responda

 

CAPITALISMO INDUSTRIAL – Primeiras décadas do século XVIII


·       Com o acúmulo da riqueza proveniente do capitalismo Comercial, surge o Capitalismo Industrial.

·       Culmina com a Revolução Industrial (aceleração dos fluxos).

·       Prática do Liberalismo – Garantir a livre Iniciativa “Mão Invisível “

 

CAPITALISMO FINANCEIRO – Final do Século XIX

·       Surgimento de Grandes Corporações e Empresas Industriais e Comerciais

·       Criação de grandes Monopólio e oligopólios

·       Grandes investimentos industriais e comerciais

 

          Empresa (País)          Ano de Fundação

British Petróleo

1909

Coca- Cola

1886

Exxon

1882

Fiat

1899

General Eletric

1892

General Motors

1916

IBM

1911

Mitsubishi Bank

1880

Nestle

1866

Siemens

1847

 

CAPITALISMO INFORMACIONAL – Á partir de meados da década de 70


·       Com o início da TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ou REVOLUÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL

Utilização disseminada de Computadores, Robôs, satélites, aviões a Jato, cabos, Fibra ótica , internet, telefones , internet e os consequentes fluxos da Globalização:

Fluxos de mercadorias

Fluxos de Capitais

Fluxos de Informações

Fluxos de Pessoas

·       Promove e proporciona o desenvolvimento da Globalização

·       Neoliberalismo como Prática Econômica

·       Surgimento de Constantes Crises Econômicas

 

Responda:

1-    Quais as 4 principais fases do Sistema Capitalista?

2-    O que você entende por Liberalismo econômico? Em quais fases do Capitalismo ele prevalece?

3-    Quais são os principais fluxos da Revolução técnico Cientifico Informacional? Comente sobre um deles.

4-    Preencha o quadro comparativo abaixo:

 

 

Características

Período Histórico

    CAPITALISMO COMERCIAL

 

 

 

 

CAPITALISMO     INDUSTRIAL

 

 

 

 

CAPITALISMO FINANCEIRO

 

 

 

CAPITALISMO INFORMACIONAL

 

 

 

 

 

 

3ª B, D – Prof Marcos



ATIVIDADES . GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO.

Guerra Fria: o mundo bipolar

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países. Foi dessa chamada disputa ideológica que surgiu a Guerra Fria. Esse período de disputa hegemônica teve esse nome por ter acontecido apenas no campo ideológico, não chegando a haver uma declaração oficial de guerra entre os blocos.

A Corrida Armamentista, Espacial e as ajudas econômicas

Entre as décadas de 1950 e 1960, houve o período denominado de corrida armamentista, no qual soviéticos e norte-americanos disputavam qual dos países sairiam na frente no que diz respeito a tecnologias militares e bélicas. Foi então na tentativa de mostrar sua força que a URSS levou o primeiro homem, Yuri Gagárin, ao espaço. Em resposta, os norte-americanos levaram Neil Armstrong à lua. Isso demonstrava claramente a tentativa de mostrar a superioridade entre as duas ideologias. Nesse momento também houve a criação, em 1947, do Plano Marshall pelos EUA, ajudando os países capitalistas a se reerguerem após a guerra. Com o mesmo objetivo, mas do lado oposto, foi criado em 1949 o COMECON, garantindo o auxílio mútuo entre os países socialistas.

Atividades;

A)    Pesquise os países que foram aliados dos estados unidos  e os países que foram aliados da antiga união das republicas soviética.

B)    Por que houve essa divisão do mundo em duas bandeiras?

Quais foram os fatores mais importante?

 

INGLÊS

3ª B, C, D – Prof Carlos


Para responder as questões, acesse os sites indicados.

1.     When was William Shakespeare born?

2.     Where was William Shakespeare born?

3.     What was his father’s name?

4.     What was his father’s job?

5.     Did he have any brothers or sisters?

6.     Where did he study?

7.     What was his wife’s name?

8.     How many children did they have?

9.      What was the name of Shakespeare's theatre in London?

10.                       What are his famous comedies? (Name 3 of them)  

11.                       What are his famous tragedies? (Name 3 of them) 

12.                       When did William Shakespeare write “Romeo and Juliet"?

13.                       How many plays did William Shakespeare write?

14.                       When did he die?

15.                        Where did he die?

 

Helpful resources:

https://www.williamshakespeare.net/

https://www.britannica.com/biography/William-Shakespeare

https://www.history.com/topics/british-history/william-shakespeare

Good Luck!

Teacher Carlos

 

3ª A – Profª Adriana

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Assista os vídeos e faça a tradução da letra da música - You say (Lauren Daigle)

 

 

ARTE

3ª A – Prof. Antonio

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Assista os dois vídeos de dança contemporânea, preste atenção na música e nos movimentos dos bailarinos em relação a velocidade e direção em que eles executam os passos e exploram os espaços (solo e atmosfera).

Se possível dance enquanto acompanha o vídeo, perceba as emoções que lhe vem à tona enquanto dança. Depois disso, escolha um movimento que expresse um sentimento seu; desenhe ou printe a tela e imprima; cole-o em uma folha de caderno e escreva abaixo qual emoção ou quais sentimentos você sentiu nesse momento.

 

3ª B, C – Profª Débora

Crie um desenho sobre a música “Pra não dizer que não falei das flores” do Gerado Vandré (artista pesquisado na atividade anterior).

Pesquise a letra da musica, escute a música e, ante de fazer o desenho, tente entender em que contexto a música foi composta.

Lembre-se de fazer margem de 1cm na folha sulfite, de pensar no acabamento do desenho e de pintar.

 

 

3ª D – Profª Sônia

EXPERIMENTAÇÃO DE DANÇA

          Vamos ampliar nosso conhecimento sobre a Linguagem da Dança e sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança e com o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada a profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas da sua vida.

          Para a realização desta atividade assista os vídeos listados abaixo e disponibilizados no YouTube, que irão contribuir para seu conhecimento. Depois de assistir aos vídeos responda as questões abaixo.

OBS: É muito importante assistir aos vídeos antes de responder as questões.

 - Dança das sombras diferenciadas. Fonte Valéria Marques. “Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE – Acesso em: 04 dez. 2019.”

E Shadows – Lindsey Stirling (Original Song). Fonte: Lindsay Stirling. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A – Acesso em 04 dez. 2019.

1 – O que você achou da apresentação? Como foram os movimentos dos dançarinos?

2 – Você reconhece algum movimento? Que sensação os movimentos te causaram?

3 – Você acha que a música interfere nos movimentos?

4 – De que forma o corpo se movimenta durante a apresentação? (Com todo corpo ou usam apenas algumas partes?)

5 – O que é dança para você? Quais estilos você conhece?

6 – Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?

7 – Você gosta de dançar? Qual estilo você dança?

 

BIOLOGIA

3ª A, B, C – Prof. Silvio

 

A DESCOBERTA DOS ANTIBIÓTICOS

 

 O oficial médico inglês, Alexander Fleming voltou da Primeira Guerra Mundial com um sonho: pesquisar uma forma de reduzir o sofrimento dos soldados que tinham suas feridas infectadas, impondo dor e por tantas vezes um processo ainda mais acelerado em direção à morte. De volta ao St. Mary´s Hospital, em Londres, em 1928, dedicou-se a estudar a bactéria Staphylococcus aureus, responsável pelos abscessos em feridas abertas provocadas por armas de fogo. Estudou tão intensamente que, um dia, exausto, resolveu se dar de presente alguns dias de férias. Saiu, deixando os recipientes de vidro do laboratório, com as culturas da bactéria, sem supervisão. Esse desleixo fez com que, ao retornar, encontrasse um dos vidros sem tampa e com a cultura exposta e contaminada com o mofo da própria atmosfera.

Estava prestes a jogar todo o material fora quando, ao olhar no interior do vidro, percebeu que onde tinha se formado bolor, não havia Staphylococcus em atividade. Concluiu que o mofo, oriundo do fungo Penicillium, agia secretando uma substância que destruía a bactéria. Ainda que por acaso, estava criado o primeiro antibiótico da história da humanidade – a penicilina – que é para tantos cientistas uma das mais vitais descobertas da história humana. Para eles, a medicina só se tornou ciência verdadeira a partir dos antibióticos. Antes deles, era um bom exercício para o diagnóstico das enfermidades infecciosas. Quanto ao tratamento e à cura, só a interpretação religiosa podia compreender ou ajudar. Com a descoberta de Alexander Fleming, abriam-se as portas de um novo mundo, com o surgimento de uma grande indústria que passou a se dedicar à produção de penicilina e outros antibióticos responsáveis pela possibilidade de vida com qualidade para pessoas que sofriam de tuberculose, pneumonia, meningite, sífilis, entre outras infecções. A penincilina só foi verdadeiramente isolada em 1938, por Ernst B. Chain e Howard W. Florey, também na Inglaterra. Embora logo após a descoberta de Fleming tivesse surgido uma onda de desconfiança sobre a eficácia do bolor, ela não impediu que cientistas médicos continuassem estudando a substância. Com a Segunda Guerra Mundial e a necessidade de ajudar cada vez mais os feridos, Dr. Florey, patologista da Universidade de Oxford, tomou para si a pesquisa da penicilina, retomando o cultivo do bolor de Fleming e dele extraindo um pó marrom. A substância foi testada em 80 tipos de bactérias, provando sua eficácia contra os micróbios e inatividade com relação aos glóbulos brancos. Em 1940, a penicilina foi utilizada, na Inglaterra, no primeiro paciente humano, um policial, vítima de grave infecção sanguínea. O mundo passava a conhecer e desfrutar de uma arma absolutamente vital à vida e existência a partir de então.

RESPONDA:

1. Qual era o “sonho” de Alexander Fleming? O trabalho ela fazia para realiza-lo?

2. Como Alexander Fleming descobriu a penicilina?

3.  o que era o “pó marrom” que o Dr. Florey extraiu do bolor?

4. Porque a descoberta dos antibióticos é considerada um dos amis importantes marcos da história da medicina?

5. Porque os antibióticos não são capazes de destruir o SARS – COV2 (novo corona vírus)?

 

3ª D – Prof. Tiago

Assista o vídeo sobre o Museu de Zoologia da USP e escreva brevemente sobre a importância desse tipo de instituição para a Biologia.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=EZpYvKKzVhw

  *Caso você não tenha acesso ao YouTube, você poderá procurar algum texto sobre o assunto. Se isso também não for possível, escreva sobre o tema com os seus conhecimentos prévios.  

 

 

QUÍMICA

3ª B, C, D – Prof. Wilson

Leia os textos disponíveis nos seguintes links:

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2020/03/30/e-fake-que-a-ingestao-de-alimentos-alcalinos-combate-o-novo-coronavirus.ghtml

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm

E responda as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciO56gzxSBeV3rIMjzp8vDSsoWtwvPSOc2HfRQPH9GacOSlg/viewform?usp=sf_link

Conteúdo: Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo;

3ª A – Profª Viviane

APOSTILA SP FAZ ESCOLA

Pg. 43 - Atividade 1L

 

- Pesquisar no material didático e na internet (para quem tem acesso).

 

- Responder as questões em folha separada para ser entregue.


FÍSICA

3ª A – Prof. Rogério

Atividade 4 – Pressão e Empuxo

Se possível assista ao vídeo: EMPUXO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA https://www.youtube.com/watch?v=Yq2EaW-9X_8

O vídeo identifica as condições necessárias para a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico de objetos no ar ou na água, avaliando pressão e empuxo. No seu livro didático e caderno do aluno também se encontram mais conteúdos do assunto, inclusive exercícios.

Pergunta:

Balões de ar quente (foram muito usados mas são proibidos hoje em dia) e balões de gás (dependendo do tamanho também necessitam de autorização). Os dois sobem, apesar de serem gases diferentes, qual grandeza física esses gases têm em comum? Você sabe que gases podem ser utilizados em balões de gás e qual não pode ser utilizado em balão de festa e por que? Se souber responda.

Mande email resumido o que entendeu, com a resposta da pergunta e porque o conhecimento do empuxo é importante para nós.

No assunto do email: Ano e série –Fisica –  Nome completo – Atividade 4 – Pressão e Empuxo

Meu email é: físicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

 

3ª B, C, D – Prof. Francisco e Marcelo

Título: Experimento de Oersted e Introdução ao Eletromagnetismo

Nome completo e Série

Pesquisas:

- Experimento de Oersted.

- Magnetismo: Breve histórico.

- Campo magnético: Definição.

- Materiais ferromagnéticos: exemplos e principais características.

- Geomagnetismo: Geomagnetismo: Definição. Representação das linhas do campo magnético da Terra. Valor do campo magnético da Terra.

 

 

 FILOSOFIA

3ª A – Prof. Valquires

Objetivo – Desenvolver consciência crítica, leitura, reflexão, entre outros.

Olá Pessoal, a atividade deve ser realizada em folha separada.

Entregar na escola na data aprazada no blog.

Ler o texto, separar as palavras desconhecidas e achar o significado. Após escrever o seu entendimento, e responder as questões abordadas no texto.

Boa Sorte.

FILOSOFIA E VIDA

 

Temos observado em diferentes momentos, especialmente por meio da imprensa, que o sistema representativo de governo das democracias pelo mundo, vem perdendo o apoio da população. O crescente número de votos brancos e nulos são sinais do esgotamento do sistema representativo de governo. Nas democracias modernas, a representação está relacionada ao processo eleitoral, de forma que os representantes eleitos pelo povo têm o objetivo de conhecer as suas demandas e discuti-las, para que prevaleça o bem comum. Contudo, o que temos presenciado, cotidianamente, é que uma parte significativa dos representantes eleitos pelo povo tem se desviado da finalidade de seu cargo. O que se nota é um sistema de privilégios, de favorecimentos, casos de corrupção e até de impunidade. Todos esses eventos têm conduzido significativos segmentos da população a questionarem a democracia e seu modelo de representação. Mas será que a democracia deve de fato ser questionada? Por que os representantes eleitos, por vezes, deixam a desejar no desempenho de sua função? Vamos pensar um pouco mais sobre a democracia e o seu sistema representativo? Numa sociedade democrática, os representantes eleitos devem atuar de forma a garantir a igualdade de todos perante a lei, e não atuar somente segundo a sua base eleitoral. Nesse contexto, os costumes e a liberdade de pensamento e expressão devem ser garantidos para que os interesses e carências de indivíduos e/ou grupos pertencentes à toda sociedade democrática possam ser reivindicados e considerados. A indiferença em relação à democracia significa indiferença aos mecanismos que garantem a liberdade e a igualdade. Como seria sua vida se em sua família, em seu cotidiano escolar e em seu trabalho, você não tivesse direito de expressar e de reivindicar tratamento digno? Se não pudesse manifestar seu sentimento religioso ou suas convicções políticas? Se fosse vetado escolher o que fazer nos momentos de lazer? Pense sobre isso! A democracia representativa apresenta falhas e demandas para o seu aperfeiçoamento. Por isso, considere a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre essa forma de organização política, entender suas possibilidades e fragilidades e, principalmente, pense em como podemos aprimorar a organização democrática na sociedade brasileira contemporanea. Você conhece o Programa Senado Jovem Brasileiro? Senado Federal - Jovem Senador. Disponível em Acesso em 23/04/2019 E o Parlamento Jovem Brasileiro? Portal da Câmara dos Deputados- Parlamento Jovem. Disponível em: Acesso em 23/04/2019

 

3ª B, C – Prof. Everson

TORNAR-SE INDIVÍDUO
          (Paul RICOEUR e Michel FOUCAULT)

          CONDUTAS MASSIFICADAS

          DISCIPLINA e BIOPODER

          Para Michel FOUCAULT (1926-1984), as teorias políticas modernas e contemporâneas partem da concepção de que o poder é uma realidade única, centralizada, que emana do rei, do soberano ou do Estado, e a sociedade apenas reproduz as formas de domínio determinadas por esse poder.
          Tal generalização, ainda que contenha algo de verdadeiro - pois o Estado, suas leis e instituições podem ser entendidos como instrumentos de dominação -, não é suficiente para compreendermos as relações de dominação presentes n sociedade.
        
          "Procurei fazer o inverso: [...] mostrar não só como o direito é, de modo geral, o instrumento de dominação - o que é consenso -, mas também como, até que ponto e sob que forma o direito (e quando digo direito não penso simplesmente na lei, mas no conjunto de aparelhos, instituições e regulamentos que aplicam o direito) põe em prática, veicula relações que não são relações de soberania, e sim de dominação. Por dominação não entendo o fato de uma dominação global de um sobre outros, ou de um grupo sobre outro, mas as múltiplas formas de dominação que podem se exercer na sociedade. Portanto, não o rei e sua posição central, mas os súditos em suas relações recíprocas [...]."     *FOUCAULT*
          Assim, FOUCAULT investigou a prática das relações de dominação,  que seria estabelecida social e historicamente e que, em vez de se reduzir a um poder central, seria disseminada e se multiplicaria em numerosos micropoderes, alguns dos quais incorporados pelas instituições do Estado. Haveria, então, muítos poderes locais e específicos espalhados na sociedade.
          Em certa medida, pode-se dizer que o filósofo francês adotou uma metodologia de investigação contrária à da tradição. Ele partiu desses poderes periféricos e concretos para, depois, articulá-los com o poder institucional e jurídico do Estado. Investigou o funcionamento da rede de poderes da sociedade, a efetivação da dominação entre os indivíduos, os mecanismos, os discursos, as técnicas e as táticas de dominação, o modo como as pessoas seriam subjugadas e teriam seu comportamento determinado e seu corpo controlado. Para isso, FOUCAULT empreendeu estudos sobre as relações de poder desenvolvidas nas prisões, nas escolas e nos hospitais psiquiátricos; investigou os saberes envolvidos nessas relações;  e abordou os mecanismos de exclusão da loucura, de controle da sexualidade ou de vigilância de prisioneiros. Esses mecanismos, que se efetivariam lentamente, seriam estabelecidos histórica e socialmente e assumiriam, aos poucos, utilidade econômica ou política do Estado.
          Em suas investigações, FOUCAULT destaca dois aspectos que fogem completamente às análises tradicionais sobre o poder. O primeiro é o da existência de uma relação intrínseca entre poder e saber. Toda prática de dominação estabelecida na prisão, no hospício ou na escola relaciona-se a uma sériede saberes. Em uma prisão, por exemplo, desenvolve-se a organização espacial dos presos, o controle do tempo dos detentos, um regime de vigilância constante: criam-se métodos de observação, formas de registro,  técnicas de inquérito, modos de verificação e de controle dos presos. Nesse regime, há um saber inerente aos mecanismos de poder. O mesmo pode ser dito das relações dominadoras desenvolvidas em um hospício ou em uma escola. Neles também se acumulam saberes relacionados à técnica de dominação. Isso é válido para todas as formas de dominação que se estabelecem de maneira organizada e apresentam características particulares ou regionais. Assim, saber e poder se articulam. Poder inplica saber, e vice-versa.
          O segundo aspecto original na abordagem de FOUCAULT sobre o poder está no fato de entendê-lo como produtivo. Na concepção do filósofo, o poder não é só elemento de repressão, como comumente é compreendido, mas antes de tudo produz coisas, elabora saberes, cria discursos, inventa aparelhos, induz ao prazer. O poder cria técnicas para seu desenvolvimento, circulação e manutenção da sociedade.
          Nesse sentido, o pober existe mais por seu aspecto positivo do que pelo negativo. Se o poder fosse fundamentado única e exclusivamente na repressão, não poderia se manter por muito tempo. O poder, na concepção de FOUCAULT, é uma força afirmativa que cria elementos para sua persistência e ampliação.
          
          
TEORIAS SOBRE A VERDADE

          MESTRES DA SUSPEITA

         O filósofo francês Paul RICOEUR (1913-2005) criou a expressão "mestres da suspeita" para designar os pensadores Karl MARX (1818-1831), Friedrich NIETZSCHE (1844-1900) e Sigmund FREUD (1856-1939). Para RICOEUR, foram eles os primeiros pensadores a suspeitar das ilusões da consciência. Por consequência, para descobrir a verdade, é preciso proceder à interpretação do que consideramos conhecer a fim de decifrar o sentido oculto por trás do sentido aparente.
          Por exemplo, MARX procedeu a uma crítica da razão ao denunciar a ideologia como um conhecimento ilusório que mascara os conflitos sociais e mantém a dominação de uma classe sobre outra. NIETZSCHE propôs a genealogia como método de investigação da origem dos valores para descobrir por que os instintos vitais foram degenerados. FREUD, fundador da psicanálise, levantou a hipótese do inconsciente, questionando a centralidade da consciência no sujeito e defendendo que os significados ocultos nossa conduta podem ser interpretados.

          RICOEUR: INTERPRETAÇÃO E IDEOLOGIA

          O filósofo francês Paul RICOEUR, representante de um método de interpretação denominado hermenêutica, analisou os filósofos MARX, NIETZSCHE e FREUD - por ele denominados "mestres da suspeita" -, pensadores que suspeitaram das ilusões da consciência.
          Ao se debruçar sobre a ideologia marxista, disse pretender "cruzar MARX, sem segui-lo nem tampouco combatê-lo". Nesse sentido, criticou a noção marxista de ideologia como instrumento de dominação de uma classe sobre outra, porque o "homem da suspeita" pensa estar isento da deformação ideológica que denuncia, como explica:
         
          Admite-se com muita facilidade que o homem da suspeita está isento da tara que ele denuncia: a ideologia é o pensamento do meu adversário; é o pensamento do outro. Ele não sabe, eu, porém, sei. Ora, a questão é a de saber se existe um ponto de vista sobre a ação que seja capaz de escapar à condição ideológica do conhecimento engajado na práxis = união da dialética da teoria e da prática.   (RICOEUR)

          RICOEUR não nega, porém, a ideologia, mas faz sua crítica no contexto de uma interpretação historicamente situada, sem desmerecer o esforço para reinterpretar nossas heranças culturais, no sentido de encontrar "um grau de verdade ao qual nos é possível aspirar".

PERGUNTAS

FOUCAULT ao analisar o poder, verifica a dominação do Estado sobre a sociedade. Qual a sua metodologia a ser usada para acabar com essa dominação central?

Ao tratar sobre a ilusão da consciência, Paul RICOEUR destaca 3 filósofos e o estudo de cada um. Nesse sentido, qual o filósofo que RICOEUR dá mais ênfase e coloca o homem como "suspeita"?

 

3ª D – Prof. Isael

Educar é preparar para a vida

 Equipe Flávio Gikovate | 12/12/2016

Um dos filmes mais bonitos e comoventes dos últimos anos, Cinema Paradiso, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Foi um grande sucesso de bilheteria em muitos países e também no nosso. Quase todas as pessoas que conheço choraram em algumas partes do filme. A cena que provocou lágrimas no maior número de espectadores é aquela na qual o velho, que é o pai espiritual e sentimental do rapaz, que lhe ensinou quase tudo o que sabia da vida até então, diz a ele que se prepare para partir do vilarejo rumo à cidade grande: “Vá e não olhe para trás; não volte nem mesmo se eu te chamar”. O pai manda embora o filho adorado e “ordena” a ele que vá em busca do seu caminho, do seu destino, dos seus ideais.

Nesse momento, eu não fui mais capaz de conter as lágrimas, coisa que tentava fazer até então em respeito a esse esforço que os homens fazem para não chorar — e que é absolutamente ridículo. Lembrei da minha história pessoal e lamentei, com enorme tristeza, que eu jamais tivesse ouvido coisa parecida. Parece que eu havia nascido essencialmente para realizar tarefas que fossem da conveniência dos meus pais. Eles jamais me estimularam a sair de perto deles, ainda que pudessem achar que partir seria bom para mim. Achavam intelectualmente; mas, como isso era inconveniente e doloroso para eles, optavam por me impor o que fosse melhor para eles.

Antigamente isso era feito de modo aberto e frontal. Os pais, em certas culturas, chegavam até mesmo a escolher algum filho — especialmente filha — que lhes servisse de companhia e amparo na velhice. Essa criatura não deveria se casar nem ter qualquer tipo de vida própria; seria a “enfermeira” e “empregada” dos pais nos seus últimos anos. A maior parte das famílias, isto há 40, 50 anos, não agia assim tão diretamente. Mas jamais estimulariam todos os filhos para que fossem estudar em outras cidades. Alguns podiam — e deviam — ir; outros deveriam ficar para dar continuidade aos negócios dos pais e para zelar por eles.

Filho era, de certo modo, propriedade dos pais e seu destino era o que fosse decidido por eles. E as decisões eram feitas essencialmente em função das conveniências práticas — materiais e de conforto físico — dos patriarcas.Os aspectos emocionais da vida existiam, é claro, mas estavam submersos e invisíveis, colocados embaixo das questões práticas de todos os tipos. Não eram relevantes na hora das decisões. Se um filho era escolhido para ser padre, de nada interessavam suas reclamações de que não era esse o destino que havia sonhado para si e que isso o faria infeliz. Ser infeliz não era argumento forte!

Temos a impressão de que esses tempos já se foram e que hoje em dia as coisas são muito diferentes. Parece que agora nós agimos respeitando a vontade dos nossos filhos e que eles podem fazer das suas vidas o que desejarem. Será mesmo? Não é essa a minha impressão. É evidente que há grandes avanços.

Rapazes e moças são mais livres para escolher suas profissões; são mais livres para escolher seus namorados, para se casarem ou não — isso em termos, pois uma filha solteira com mais de 25 anos de idade ainda preocupa, e muito, os pais. Poucos são os pais que, hoje em dia, têm coragem de interferir frontalmente sobre o destino de seus filhos. Isso, é claro, desde que eles se comportem dentro dos limites, estreitos em muitos casos, dos padrões de conduta mais usuais. Filhos que decidem ser atores, bailarinos, músicos etc. esbarram em grandes obstáculos familiares. O mesmo acontece com os homossexuais que, até hoje, escondem suas práticas das famílias.

Agora, a forma mais sórdida e maldosa que existe de dominação é aquela que se mascara, que se traveste de grande amor e superproteção. A criança — e depois o jovem — é tão paparicada que não desenvolve os meios necessários para se manter sobre as próprias pernas. É evidente que, dessa forma, jamais poderá partir para longe dos pais. Foi carregada no colo o tempo todo e suas pernas ficaram, por isso mesmo, atrofiadas. Não pode andar por seus próprios meios e é dependente da família para a vida toda. Pais fracos e inseguros fazem isso porque, na realidade, querem os filhos perto de si, exatamente como se fazia no passado. Querem os filhos por perto para darem sabor e sentido às suas vidas pobres e vazias. Querem seus filhos sem asas e incapazes de voar por conta própria. Não prepararam seus descendentes para voarem seus próprios voos e buscarem seu lugar na terra. Em nome do amor — o que é mentira — geram um parasita, uma criatura dependente.

A coisa é mais grave do que era no passado: antes o indivíduo era proibido de partir. Hoje, é permitido que parta, mas ele não tem pernas para isso!

1 – Leia o texto e faça uma interpretação. Minimo de 10 linhas.

 

SOCIOLOGIA

3ª A – Prof. Flávio

A atividade é para os estudantes fazerem um resumo da aula de Sociologia apresentada no dia 25/06 sobre os movimentos sociais, suas origens e importância dos mesmos na sociedade, entre 25 e 40 linhas.

 

3ª B, C – Prof. André 

Texto:

O encanto da esperança

O amanhã sempre será um mistério. Nunca poderemos ver o que nos aguarda no futuro e, por mais que nos preparemos para tudo, ele sempre encontrará um jeito de nos surpreender. Mas, continuamos acreditando em um amanhã melhor e talvez seja esse o verdadeiro encanto da vida: a nossa esperança sempre resiste!

Após de ler o texto acima e de acordo com os  trabalhos de Sociologia solicitado, faça uma resenha de aproximadamente 20 e 25  linhas sobre o mundo de possibilidades. Lembre-se de incluir temas estudado até aqui

Tema (sugestão): Um mundo de possibilidades:  o fortalecimento da Democracia e o respeito a Constituição na construção de um país mais justo e digno para sua população.

 3ª D – Profª Marcia

Olá queridos, desejo que todos estejam bem.

Conto com a colaboração de todos na entrega dessa atividade.

Forte abraço!

A atividade será:

Assistir às vídeo aulas através do youtube, indicadas abaixo, a qual trata de um assunto atual em nosso país, que é o AI5- Ato Institucional 5, onde um determinado grupo da sociedade têm clamado insistentemente por sua volta. Se faz importante o conhecimento do assunto, por se tratar também, de tema para o ENEM.

https://www.youtube.com/watch?v=Go3TsP4l7II

https://www.youtube.com/watch?v=j_uk1xAfPVA

Após assistir ao vídeo, realizar o Mapa Mental que é descrito durante a vídeo aula. No verso da folha, em breves linha, relatar sua opinião sobre o contexto apresentado.

Bom estudo!

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª A – Profª Lauren

https://www.youtube.com/watch?v=hkjT5TcND50&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=f3-qCCRSTjQ

Escreva um parágrafo referente aos links com os vídeos de dança contemporânea, observando e descrevendo o uso dos movimentos e das capacidades físicas, além de analisar as dançarinas de acordo com estereótipos pré-definidos e comparar a dança individual com a dança em grupo.

 

 PROJETO DE VIDA

3ª A – Profª Roseli

Assistam ao filme Auto da Compadecida e respondam as seguintes questões:

1.       O que faz de João Grilo a personagem principal da história?

2.       João Grilo é matreiro, isto é, vence pela esperteza. Descreva algum acontecimento na história que destaca essa característica da personagem

3.       Qual a atitude de João diante das histórias contadas por Chico, como a do cavalo bento e a do peixe que pescou o homem?

4.       . Responda:

a)       Porque o padre resolveu benzer o cachorro?

b)       b) A atitude do padre é comum à nossa realidade do dia a dia

5-       A questão religiosa é muito forte no Nordeste. Cite algum trecho do filme que demonstre isso.


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