Pesquisar

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

2ª série

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

2ª série A - Professora Sandra 

Artigo de Opinião CONHECENDO OU RELEMBRANDO O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO 1- Você já ouviu falar em artigo de opinião? Se ouviu, quando foi e qual foi a razão dele ter sido mencionado? 2- Você já escreveu um artigo de opinião? Achou fácil ou difícil? 3- Se nunca leu ou ouviu a leitura de um artigo de opinião, o que supõe que seja? 4- No dia a dia, onde acredita que possa ser encontrado um artigo de opinião? 5- Segundo sua hipótese, que assuntos podem aparecer em um artigo de opinião? Por quê? 6-Leia o seguinte artigo de opinião Procuram-se mulheres de verdade Há um projeto fotográfico que roda o país procurando a beleza de mulheres nuas e normais. Normais significa que não seguem o padrão estético das modelos. A disseminação dessas imagens pode ter um impacto na saúde pública --e na felicidade de muita gente. Comento esse projeto, batizado de "Nu Project", estimulado pelo Carnaval[...]. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/ Alunos leiam o texto observando qual o tema explorado pelo autor, que polêmica é levantada, se o autor possui argumentos para defender o que acredita e se, em sua opinião, consegue alcançar o objetivo principal do gênero: convencer os outros. Devido aos constrangimentos causados por causa dos direitos autorais, foi aqui colocado apenas um trecho do citado artigo. O texto encontra-se, de forma integral, no site acima mencionado.

QUESTÕES RELATIVAS AO ARTIGO LIDO 1- Você consegue perceber qual é o tema do texto? 2- Que opinião o autor tem sobre o assunto? 3- O autor consegue, até o final do texto, manter a sua opinião, ou fracassa na defesa de seu ponto de vista? Por que você pensa assim? 4- Se você fosse o escritor do texto, usaria argumentos parecidos? Por quê?


2ª série B, C, D - Professora Celiane

Apostila Caderno do Aluno 3 Bimestre - paginas 100 e 101.
Ler o poema e responder as questões (p. 101)
Enviar para: eliane.mendes@sme.prefeitura.sp.gov.br

2ª série E, F, G - Professora Dulce

e-mail: dulce.marun@yahoo.com.br

LITERATURA:Romantismo

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

 

              O navio negreiro

                        Castro Alves

Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vós, Senhor Deus!

Se é loucura ... se é verdade

Tanto horror perante os céus?!

O mar, por que não apagas

Co’ a esponja de tuas vagas

De teu manto este borrão?...

Astros! noites! tempestades!

Rolai das imensidades!

Varrei os mares, tufão!

 

Quem são estes desgraçados

Que não encontram em vós

Mais que o rir calmo da turba

Que excita a fúria do algoz?

Quem são? Se a estrela se cala,

Se a vaga à pressa resvala

Como um cúmplice fugaz,

Perante a noite confusa...

Dize-o tu, severa Musa,

Musa libérrima, audaz!

 

São os filhos do deserto,

Onde a terra esposa a luz.

Onde vive em campo aberto

A tribo dos homens nus ...

São os guerreiros ousados

Que com os tigres mosqueados

Combatem na solidão.

Ontem simples, fortes e bravos...

Hoje míseros escravos,

Sem luz, sem ar, sem razão...

 

[...]

 

Depois, o areal extenso...

Depois, o oceano de pó.

Depois no horizonte imenso

Desertos, desertos só...

E a fome, o cansaço, a sede,

Aí! quanto infeliz que cede,

E cai pra não mais se erguer!

Vaga um lugar na cadeia,

Mas o chacal sobre a areia

Acha um corpo que roer.

 

Ontem a Serra Leoa,

A guerra, a caça ao leão,

O sono dormindo à toa

Sob as tendas da amplidão!

Hoje ... o porão negro, fundo,

Infecto, apertado, imundo,

Tendo a peste por jaguar ...

E o sono sempre cortado

Pelo arranco de um finado,

E o baque de um corpo ao mar...

 

Ontem plena liberdade,

A vontade por poder ...

Hoje ... cúmulo de maldade,

Nem são livres pra morrer ...

[...]

 

Responda:

1. No verso 7 da primeira estrofe, o poeta emprega a palavra “borrão “ para designar o navio negreiro. Que sentidos essa palavra pode ter? Justifique.

2. Depois da decepção diante da impassibilidade dos elementos da natureza, o eu lírico recorre à sua musa. Que musa é essa?

3. Onde fica Serra Leoa? Por que o autor se referiu a esse lugar?

4. Ao se referir aos elementos da natureza: mar, astros, noite, tempestade, qual figura de linguagem se emprega?

5. Como você caracterizaria o vocabulário empregado pelo poeta: simples ou pomposo? Justifique sua resposta.


 FÍSICA

2ª série  B, C, D, E, F, G - Professor Francisco


Acessar o link para o Formulário com Vídeo aulas do Centro de Mídias.


2ª série A - Professor Rogério

TRABALHO 6 – 3º Bimestre - TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – do Caderno do Aluno

Fazer a  atividades 1 (página 32 e 33) do Caderno do Aluno.

Segue abaixo os links para ajudá-los nas atividades:

Lux | Propagação da luz: https://www.youtube.com/watch?v=k69j7dFT9mE

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.

Turmas: 2°A


GEOGRAFIA

2ª série A, F, G - Professora Liliana

1- Pesquisar o conceito de Indicador socioeconômico, segundo as diretrizes do IBGE 

2- Pesquisar o que é o CENSO demográfico e sua utilidade para a coleta e análise de dados sobre a população brasileira 

3- Responder às seguintes questões: • Em cerca de 8 linhas descreva quais são os indicadores socioeconômicos mais relevantes para a descrição de aspectos demográficos, usando exemplos • Explique o que é o CENSO demográfico e como os dados coletados são utilizados para um estudo aproximado da realidade da população do Brasil 

*Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias e sites escolares de apoio, Google Classroom

Enviar para liliana15sp@gmail.com


2ª série B, C, D, E - Professor Emílio

Definição de Conurbação. Copiar no caderno de geografia , somente a definição , um parágrafo.

Enviar para rapussi@prof.educacao.sp.gov.br


SOCIOLOGIA

2ª série B, C, D, E, F, G - ProfessorAndré

Faça um texto dissertativo para cada figura explorando os temas já trabalhados nos bimestres anteriores como cultura, mundo do trabalho, diversidade de raça, classes sociais, desigualdade social, gênero, gerações, construção social, aculturação, cultura de massa e etc.. Os textos devem ter aproximadamente 20 linhas cada.

 

Figura 1.

Figura 2.




Figura 3.



BIOLOGIA 


2ª série A, B, C, D, E, F, G - Professor Silvio

PROBLEMAS - 1ª LEI DE MENDEL

1A determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro sabidamente heterozigoto para esse caráter biológico, se cruzada com  outro, que produz caju amarelo deverá produzir descendentes em quais proporções de genótipos e fenótipos?

2. Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas puras de flores vermelhas foram cruzadas com plantas de flores brancas, também puras, produzindo sempre descendentes com flores vermelhas.

     Se esses descendentes com flores vermelhas forem cruzados entre si e, desses cruzamentos forem obtidas 4.000 sementes, supondo que todas elas germinem, quantas delas resultarão plantas com flores brancas?

 3. Na espécie humana, olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. qual é probabilidade desse casal vir a ter  filhos de olhos azuis?

4. o que é retrocruzamento ou cruzamento-teste? Para que serve?

Obs.: Copiar os enunciados

Enviar no email: silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br


LÍNGUA INGLESA

2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Carlos

Good Morning students! How is it going?

Como atividade de recuperação de 28/09 a 16/10 os alunos deverão fazer as atividades 1 a 8 do caderno do aluno vol. 3, atividades essas já analisadas, explicadas durante o bimestre, isso significa que os alunos que já enviaram essas atividades por e-mail estão com a situação OK.

2ª série A - Professora Adriana

1 -Work in pairs. Look at the pictures. Write a short story about what happened           










EDUCAÇÃO FÍSICA 

2ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica

Unidade temática: Esportes

Esportes de invasão: Tchoukball

Responda as questões abaixo:

1-) Qual a origem do Tchoukball:

a)    Alemanha;

b)    Suíça;

c)    Dinamarca;

d)    França.

2-) No Tchoukball jogam-se duas equipes:

a)    Quadra 40x20, com 9 jogadores, somente homens;

b)    Quadra 40x20, com 12 jogadores, somente mulheres;

c)    Quadra 40x20, com 9 jogadores, equipes mistas;

d)    Quadra 40x20, com 12 jogadores, equipes mistas.

3-) No Tchoukball, são permitidos:

a)    Mínimo 3 passes;

b)    Máximo 4 passes;

c)    Máximo 3 passes;

d)    Mínimo 4 passes.

4-) Quantos metros possuem área restrita:

a)    2m;

b)    3m;

c)    4m;

d)    5m.

5-) Para valer o ponto, a bola deve:

a)    Bater no quadro de remissão e cair dentro da área restrita;

b)    Bater no quadro de remissão e cair fora da quadra;

c)    Bater no quadro de remissão e atingir o jogador adversário;

d)    Bater no quadro de remissão e atingir o chão.

6-) A cada ponto válido, a equipe adversária deve:

a)    Iniciar o jogo na linha central da quadra;

b)    Iniciar o jogo na linha lateral da quadra;

c)    Iniciar o jogo aonde a bola caiu;

d)    Iniciar o jogo ao lado do quadro de remissão.

7-) No Tchoukball, é permitido:

a)    Interceptar a bola;

b)    Contato físico;

c)    Invadir a área de 3m;

d)    Arremessar a bola em ambos os quadros de remissão.

8-) No Tchoukball, é permitido:

a)    Drible;

b)    Andar com a bola;

c)    Duas saídas;

d)    Três passos com a bola.

Situação de jogo

A equipe azul arremessou a bola, bateu no quadro de remissão e retornou para a quadra, mas a equipe amarela não recuperou.

9-) Responda:

a)    Foi ponto da equipe azul, e a equipe amarela deve reiniciar o jogo ao lado do quadro de remissão;

b)    Foi ponto da equipe amarela, e a equipe azul deve reiniciar o jogo ao lado do quadro de remissão;

c)    Não foi ponto da equipe azul, e a falta deve ser cobrada pela equipe amarela;

d)    Não foi ponto da equipe amarela, e a falta deve ser cobrada pela equipe azul;

10-) Responda:

Um parceiro da equipe azul recuperou a bola no seu retorno, após arremesso no quadro de remissão.

a)    Foi ponto, e a equipe amarela deve reiniciar o jogo ao lado do quadro de remissão;

b)    Foi falta, e a equipe amarela cobra a falta no local onde ela ocorreu;

c)    Foi falta, e a equipe amarela deve cobrar a falta na lateral;

d)    A equipe azul deve reiniciar o contra-ataque.

 

Unidade temática: Corpo, saúde e beleza

Doenças hipocinéticas.

Responda as questões abaixo:

1- Quais são os fatores de riscos modificáveis para evitar doenças?

a) Álcool, fumo, drogas, estresse, alimentação, e sedentarismo.

c) Genética.

b) Sexo, etnia, hereditariedade e envelhecimento.

d) Controle hormonal.

2- Quais são os grupos de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial:

a) Crianças.

c) Negros, obesos e idosos.

b) Atletas.

d) População indígena.

3- Qual a função da lipoproteína HDL:

a) Diminuir os níveis de glicose no sangue.

c) Aumentar a quantidade de vitaminas e sais minerais no organismo.


b) Remover o LDL, considerada lipoproteína de baixa densidade.

 

d) Reconstrução de tecidos.

4- De que forma posso diminuir os níveis de LDL no organismo:

a) Evitar exercícios físicos de alta intensidade.


c) Diminuir a ingestão de alimentos ricos em gordura e derivados do leite.

b) Aumentar a ingestão de calorias.

d) Diminuir a ingestão de alimentos ricos em açucares.

 

5- Como a atividade física pode ajudar um diabético a manter os níveis de glicose dentro do adequado:

a) Melhoria na autoestima influencia fortemente na diminuição de glicose no sangue.

c) Auxilia o pâncreas a produzir mais insulina.

 

b) Captação da glicose na corrente sanguínea durante a realização do exercício.

d) Não é recomendado, pois aumenta os níveis de glicose produzida pelo fígado.

 

 2ª série A - Professora Lauren

Exemplifique duas situações de preconceitos

Fale sobre doenças hipocinéticas

Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.

Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br

 

QUÍMICA 

2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Wilson

Fazer a atividade no Formulário abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1Mjy9qS-g_2jmVcgkCoasp3FQX2ZR49OFn1mwSU74rMY/prefill 



ARTE  

2ª série A - Professor Antônio Edgar

edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br

 1.Pesquise, responda e cite a bibliografia:

a) O que há de diferente e semelhante na Arte Egípcia e em História em Quadrinhos?

b) Existem várias modalidades de Dança. Escolha uma modalidade e explique sobre ela.

c) O que é Jingle? Cite um exemplo.


2ª série B, C, D, E, F - Professora Debora

Atividades 5 e 6 do caderno do aluno, volume 3 - pag. 91

 Enviar para: deby_danca@hotmail.com


MATEMÁTICA  

2ª série A - Professor Vitor

Fazer os exercícios de 6 até 10 da apostila. Enviar para vitor.corredor@usp.br


2ª série B, C, D, E, F, G - Professores Marcela e Francisco

Fazer a atividade do Formulário abaixo:

 https://forms.gle/trWtiKudCEKYayXu5

2ª série A - Professora Marcia 

PROFESSORA: MÁRCIA MARTELLI

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá meus queridos, espero que estejam todos bem! 

Estou aguardando atividades que deveriam ser entregues no dia 18/09/20. Sobre o Minimalismo, poderão enviar até 08/10/20.

Nessas semanas, estaremos em processo de recuperação do 3º. Bimestre, essa recuperação será para todos os alunos.

Atividade 1)  Assistir a aula do Centro de Mídias, do dia 01/10/20, revisão sobre trabalho, alienação e fetichismo da mercadoria, conforme, link:

https://www.youtube.com/watch?v=FGq5J1aCnpM

Em seguida, fazer um resumo conclusivo sobre “O que é alienação do Trabalho e quais são as etapas do processo de alienação.”

Atividade 2) Projeto Setembro Amarelo, conscientização ao suicídio e o incentivo à vida. Assistir aos vídeos indicados nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A

https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE

https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GY

Em seguida irão confeccionar um fanzine , onde deve conter textos, frases, imagens ou desenhos de incentivo à vida; sobre o cuidado e apoio ao próximo nesse momento tão triste. 

Segue link de como fazer um fanzine, caprichem, vocês são capazes. Eu acredito no potencial de todos!

https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25s

Essas atividades deverão ser enviadas até o dia 16/10/20, no e-mail acima indicado.

HISTÓRIA  

2ª série A, B, C, D - Professora Claudirene

SP FAZ ESCOLA  páginas  68, 69

Enviar no email: majortelmo2his@gmail.com 


2ª série E, F, G - Professor José Luiz

ATENÇÃO: A PRESENTE ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO RECUPERAR CONTEÚDO E NOTA DO TERCEIRO BIMESTRE DOS ALUNOS MATRICULADOS NAS 2ªS. SÉRIES E – F – G. ENVIAR RESPOSTAS PARA E-MAIL INSTITUCIONAL: spetic@prof.educacao.sp.gov.br

  

- COM BASE NOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS DURANTE O CORRENTE BIMESTRE, ASSINALE, NO GABARITO, A ALTERNATIVA CORRETA DAS QUESTÕES ABAIXO:

1)(Fuvest) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a)      desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.

b)      contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.

c)      eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.

d)     dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.

e)      impôs o domínio político e econômico dos criollos.

 

2) Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano:

a)      Sobre os incas, na região andina.

b)      Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.

c)      Sobre os maias, na região amazônica.

d)     Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.

e) Sobre o tupinambás, na extensão litorânea do atual Espírito Santo até Santos

4) (FEI-SP) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

a)      cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.

b)      a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.

c)      a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.

d)     a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.

e)      a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.

5)  (Cesgranrio)

O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período "pré-colonial" (1500-1530), foi marcado pelo(a):

a) envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil;

b) plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano.

c) deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente;

d) fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas;

e) implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.

 

6) FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:

a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.

b) baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

c) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

d) consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

e) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

 

 

7) Entre 1580 e 1640 ocorreu a “União Ibérica”, isto é, Portugal, junto com suas colônias, passaram para o domínio de Felipe II, rei da Espanha. O motivo dessa forçada união foi:

a) morte do rei D. Sebastião, em 1578, na batalha de Alcácer-Quibir.

b) A morte de Inês de Castro a mando do rei D. Afonso IV.

c) Casamento entre Fernão, de Navarra com Isabel, de Castela.

d) Portugal pediu auxílio a Espanha para expulsar os franceses que ocuparam o Maranhão.

e) Impedir que os ingleses ocupassem o litoral brasileiro.

 

 

8) (Enem) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras". CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

a) O lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.

b) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.

c) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.

d) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.

e) Os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

9) Rebeliões Nativistas e Separatistas: (Enem–2010) O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que “Todos os brasileiros se fizessem franceses, para viverem em igualdade e abundância”.
MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil. SILVA, M. N. (Org.) O Império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986.

O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por:
A) defender a igualdade econômica, extinguindo a propriedade, conforme proposto nos movimentos liberais da França napoleônica.
B) introduzir no Brasil o pensamento e o ideário liberal que moveram os revolucionários ingleses na luta contra o
 absolutismo monárquico.
C) propor a instalação de um regime nos moldes da  república dos Estados Unidos, sem alterar a ordem socioeconômica escravista e latifundiária.
D) apresentar um caráter elitista burguês, uma vez que sofrera influência direta da Revolução Francesa, propondo o sistema censitário de votação.
E) defender um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa.

 

 

10) Com a descoberta das minas de metais e pedras preciosas nos séculos XVII e XVIII, muitos colonos aventureiros de outras capitanias do Brasil dirigiram-se à Capitania de São Paulo, onde, à época, encontravam-se centros da mineração. A relação entre mineradores paulistas e aqueles que lá chegavam passou a ficar tensa na primeira década do século XVIII, fato que deu origem a um confronto sangrento conhecido como:

a) Guerra dos Emboabas

b) Guerra de Canudos

c) Revolta do Contestado

d) Guerra dos Tropeiros

e) Guerra do Distrito Diamantino

 

GABARITO

 

A

B

C

D

E

01

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

03

 

 

 

 

 

04

 

 

 

 

 

05

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

 

07

 

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

09

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 


























Um comentário:

GESTÃO EM FOCO