Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
1ª série F, G, H, I, J - Professora Nilse, Simone e Geny
PROFESSOR (A): Nilse Harduin SÉRIE (ES): 1ª série “G” do E.M - DISCIPLINA: Língua Portuguesa E- Mail: nharduim@gmail.com
PROFESSOR (A): GENY RAMOS -
SÉRIE (ES): 1º F - DISCIPLINA: Língua Portuguesa. E-Mail: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br
PROFESSOR (A): SIMONE
A. DA FONSECA - SÉRIE (ES): 1º H/ I / J -
DISCIPLINA: Língua Portuguesa. E-Mail: monefonseca36@gmail.com
.ATENÇÃO:
Assistam as aulas pelo Centro de Mídias S.P. ou canal Cultura 2.3 de TV e façam as anotações no
caderno, pois essas aulas irão ajuda-los a entender as atividades aqui propostas.
CONTEÚDO:
A FARSA DE INÊS PEREIRA
AUTO: é uma composição
teatral do subgênero da literatura dramática, surgido na Idade Média, na
Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta
(normalmente, compõe-se de um único ato), os autos , em sua maioria, tem
elementos cômicos ou intenção moralizadora. Suas personagens simbolizam as
virtudes, os pecados, ou apresentam anjos, demônios e santos.
FARSA:
é
um gênero teatral de caráter puramente caricatural. Em geral, possui apenas um
ato, enredo curto e poucos atores.
TRAGÉDIA: Gênero mais
antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às
sagas de heróis, reis ou deuses.
COMÉDIA: Abordava fatos do cotidiano, apresentando
críticas ao sistema político e as guerras.
Leia o Trecho da
peça Farsa de Inês Pereira, de Gil
Vicente
[...]
INÊS Renego deste
lavrar
E do primeiro que
o usou;
Ó diabo que o eu
dou,
Que tão mau é d'aturar.
Oh Jesu! que
enfadamento,
E que raiva, e que
tormento,
Que cegueira, e
que canseira!
Eu hei-de buscar
maneira
D'algum outro
aviamento.
[...]
Responda:
1) Inês Pereira
inicia a peça reclamando. De acordo com essa primeira fala, qual é o motivo de
sua reclamação?
Vem
a Mãe, e não na achando lavrando, diz:
MÃE Logo eu adivinhei
Lá
na missa onde eu estava,
Como a minha Inês lavrava
A
tarefa que lhe eu dei...
Acaba esse travesseiro!
Hui!
Nasceu-te algum unheiro?
Ou cuidas que é dia santo?
INÊS Praza a Deos que algum quebranto?
Me tire do cativeiro.
[...]
[...]
MÃE
Toda tu estás aquela!
Choram-te os filhos por pão?
INÊS
Prouvesse a Deus!
Que
já é razão De eu não estar tão singela.
MÃE
Olhade ali o mau pesar...
Como queres tu casar
Com fama de preguiçosa?
INÊS
Mas eu, mãe, sam aguçosa
E vós dais-vos de vagar.
4)Qual é a sua
opinião em relação a esta fala da mãe considerando que se trata de duas
mulheres do século XVI?
INÊS
Que pecado foi o meu?
Porque
me dais tal prisão?
ESCUDEIRO Vós buscastes discrição,
Que
culpa vos tenho eu?
Pode ser maior aviso,
Maior discrição e siso
Que
guardar o meu tisouro?
Não sois vós, mulher meu ouro?
Que
mal faço em guardar isso?
Vós
não haveis de mandar
Em casa somente um pêlo.
Se
eu disser: – isto é novelo –
Havei-lo
de confirmar
E
mais quando eu vier
De
fora, haveis de tremer;
E
cousa que vós digais
Não
vos há-de valer mais
Que
aquilo que eu quiser.
[...]
5)Quais
justificativas o marido de Inês Pereira da para mantê-la presa em casa?
8)Em sua opinião,
a Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente aproxima-se mais de uma comédia ou de
tragédia? Por que?
Trovadorismo
1) Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso
em relação as cantigas trovadorescas:
a) ( ) No trovadorismo podemos reconhecer dois
tipos de cantigas: as cantigas líricas e as
satíricas.
b) ( ) As cantigas líricas se subdividem em
cantigas de amor e cantigas de amigo.
c) ( ) As cantigas satíricas se subdividem em
cantigas de escárnio e maldizer.
d) ( ) Nas cantigas de amor, o trovador sempre declara seu amor por uma dama da corte (chamada de “senhor” isto é, senhora).
Trata-a de modo respeitoso e com cortesia.
e) ( ) A principal característica das cantigas
de amigo é o sentimento feminino que
exprimem, apesar de terem sido escritas por homens.
f) ( ) As cantigas de escárnio eram diretas que
exploravam palavras e construções
ambíguas, expressões irônicas sem revelar o nome da pessoa satirizada.
g) ( ) as cantigas de maldizer eram sátiras
indiretas, com citações nominal das pessoas ironizadas.
2) Leia o texto atentamente e
respondas as questões:
Atrás da porta - Chico Buarque & Francis Hime
Quando Olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era
de adeus
Juro que não
acreditei
Eu te
estranhei
Me debrucei sobre o teu corpo e
duvidei
E me arrastei e
te arranhei
E me agarrei nos
teus cabelos
Nos
teus pelos
Teu pijama
Nos
teus pés
Ao pé
da cama
Sem carinho, sem
coberta
No tapete atrás
da porta
Reclamei
baixinho
Dei para maldizer
o nosso lar
Pra sujar seu nome, te humilhar
E me entregar a
qualquer preço
Te adorando
pelo avesso
Pra mostrar que
ainda sou tua
Só pra mostrar que
inda sou tua...
Após analisar a música assinale as
alternativas corretas:
a) (
) a música se enquadra nas cantigas de amigo, pois a mesma foi escrita
por um homem, mas o sentimento expressado é de mulher.
b) (
) a música se enquadra nas cantigas de amor, pois a mesma foi escrita
por homem, mas o sentimento expressado é de mulher.
c) (
) O verso “ e me arrastei e te arranhei”... enfatiza a submissão da
mulher em relação ao esposo.
3) As ações apresentadas na canção
praticadas pelo eu lírico: agarrar no
cabelo, nos pelos, no pijama, nos pés da cama, representam a figura de
linguagem denominada:
a) (
) gradação
b (
) eufemismo
c) (
) pleonasmo
d) (
) antítese
e-mail: marlene.ibruklemar@gmail.com.br
1ª série C, D, E - Professora Sandra
Artigo de Opinião CONHECENDO OU RELEMBRANDO O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO 1- Você já ouviu falar em artigo de opinião? Se ouviu, quando foi e qual foi a razão dele ter sido mencionado?
2- Você já escreveu um artigo de opinião? Achou fácil ou difícil?
3- Se nunca leu ou ouviu a leitura de um artigo de opinião, o que supõe que seja?
4- No dia a dia, onde acredita que possa ser encontrado um artigo de opinião?
5- Segundo sua hipótese, que assuntos podem aparecer em um artigo de opinião? Por quê?
6-Leia o seguinte artigo de opinião
Procuram-se mulheres de verdade Há um projeto fotográfico que roda o país procurando a beleza de mulheres nuas e normais. Normais significa que não seguem o padrão estético das modelos. A disseminação dessas imagens pode ter um impacto na saúde pública --e na felicidade de muita gente. Comento esse projeto, batizado de "Nu Project", estimulado pelo Carnaval[...]. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/ Alunos leiam o texto observando qual o tema explorado pelo autor, que polêmica é levantada, se o autor possui argumentos para defender o que acredita e se, em sua opinião, consegue alcançar o objetivo principal do gênero: convencer os outros. Devido aos constrangimentos causados por causa dos direitos autorais, foi aqui colocado apenas um trecho do citado artigo. O texto encontra-se, de forma integral, no site acima mencionado.
QUESTÕES RELATIVAS AO ARTIGO LIDO 1- Você consegue perceber qual é o tema do texto?
2- Que opinião o autor tem sobre o assunto?
3- O autor consegue, até o final do texto, manter a sua opinião, ou fracassa na defesa de seu ponto de vista? Por que você pensa assim?
4- Se você fosse o escritor do texto, usaria argumentos parecidos? Por quê?
Enviar para : sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
GEOGRAFIA
1ª série A, B, C, D, E, J - Professora Liliana
1- Pesquisar o conceito de Biogeografia
2- Pesquisar o conceito de endemismo
3- Pesquisar espécies de animais e plantas endêmicos
4- Responder às seguintes questões:
– Conceitue o termo Biogeografia e sua importância para os estudos geográficos
– Dê o conceito de endemismo
– Cite ao menos uma espécie de animal endêmico da Austrália, Madagascar e China
-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisa em sites especializados e Google Classroom
Enviar para: liliana15sp@gmail.com
Física
1ª série - 1I, J ( Prof. Francisco)
1ª série - A,B,C,D,E,F,G,H (Prof. Rogério)
Trabalho 6
– 3º Bimestre - TEMA 1 – UNIVERSO –
ELEMENTOS QUE O COMPÕEM – do Caderno do Aluno - continuação
Fazer a atividade do Caderno do Aluno (páginas 26 a 27).
TEMA – INTERAÇÃO GRAVITACIONAL –
Atividade 1
Resolver a questão 1: Qual o peso de um homem de 70 kg em cada um dos planetas do sistema solar?
Dica, o peso é dado pela produto da massa pela aceleração da gravidade e a unidade da resposta é em newtons (N)
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
Agradecido, Professor Rogério de
Física e Tecnologia.
QUÍMICA
1ª série F - Professor Francisco
Acessar o
link para o Formulário com Vídeo aulas do Centro de Mídias.
1ª série G, H, I, J - Professor Wilson
Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço
nas segundas-feiras às 19:00hs e responder as questões disponíveis no link:
FAZER NO CADERNO E ENVIEM FOTOS
PELO MEU E-MAIL:
ATIVIDADE – MASSAS
MOLECULARES E MASSAS ATÔMICAS
1)
Aluno, fazer a atividade de Massas Moleculares e Atômicas via
Google Forms
https://forms.gle/7KBEN1XYYhMPVQzW7
2)
Balancear
as equações químicas abaixo:
a)
C2H6O + O2 →
CO2 + H2O
b) Na2CO3 +
HCl → NaCl
+ H2O + CO2
c) Ca(OH)2 + H3PO4 →
Ca3(PO4)2 + H2O
d)
H3PO4 + CaO → Ca3(PO4)2 + H2O
e)
CaCO3 + H3PO4 → Ca3(PO4)2 + H2O + CO2
f) FeCl3 + Na2CO3
→ Fe2(CO3)3 +
NaCl
g) NH4Cl +
Ba(OH)2 → BaCl2 + NH3 + H2O
h) KMnO4 + H2SO4 →
Mn2O7
+ K2SO4 + H2O
i)
KMnO4 →
K2MnO4
+ MnO2 + O2
1ª série A, B, C - Professor Tiago
Balanceamento de equações químicas
Link do formulário: https://forms.gle/
1ª série E - Professora Marilene
Olá
pessoal, tudo bem?
Orientações para a realização da atividade:
Assistam
aos vídeos, quantas vezes forem necessários e realizem as atividades propostas,
pode ser manuscrito ou digitado, ok
Qualquer
dúvida, enviem mensagens.
Email: marilenemarcelino@prof.educação.sp.gov.br
Vamos
conhecer um pouco mais sobre o petróleo?
O petróleo é uma fonte de energia não renovável que tem origem fóssil e leva milhões de anos para se formar. Após a extração desse recurso e, através da sua destilação fracionada, pode-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica utilizáveis no dia a dia, como a gasolina, o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP), o querosene, o óleo combustível, a nafta, dentre outros...(DAZZANI et al., 2003)
Atividade:
1. Assistam aos vídeos: Cada vídeo tem duração de
no máximo 5 minutos.
I.
Conhecendo um
pouco sobre petróleo:
https://www.youtube.com/watch?v=7AhUpolDDw8&t=58s
II.
Utilização do Petróleo: Destilação Fracionada
https://www.youtube.com/watch?v=VQ-x5LOsE6Y
https://www.youtube.com/watch?v=iXhZWCU9Z2U&t=111s
IV.
O caminho do petróleo
https://www.youtube.com/watch?v=a2ObyRy9dG8
2. Descreva sobre:
- Como o petróleo é transformado em produtos que utilizamos no dia a dia
- Onde usamos o GPL e qual a função da adição das mercaptanas?
- Como ocorre uma reação química?
- Descreva algumas informações sobre a gasolina
3. Os hidrocarbonetos são substâncias compostas apenas pelos elementos químicos hidrogênio (H) e carbono (C). Como eles podem ser classificados?
4. Preencha a tabela a seguir, leve em consideração a quantidade de carbonos dos derivados do petróleo, temperatura de ebulição e sua utilização.
|
Derivados do Petróleo |
Quantidade de carbonos |
Temperatura de Ebulição (ºC) |
Utilização |
|
Gás natural |
|
|
|
|
Gasolina |
|
|
|
|
Querosene |
|
|
|
|
Óleo diesel |
|
|
|
|
Óleo lubrificante |
|
|
|
|
Resíduos |
|
|
|
5.
Analisando a tabela, o que você percebe da relação entre a quantidade de
carbonos com a temperatura de ebulição?
TECNOLOGIA
1ª série A, B, C, D, E - Professor Rogério
APRENDENDO
A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno
Para fazer a atividade 1 do Caderno do Aluno, página 46 do 9º
ano, página 121 do 1º
ano, página 128 do 2º ano e página 130 do 3º ano.
Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 1 – Números
Binários
Canal Youtube:
O que é sistema binário? Entendendo a linguagem que o
computador usa| Computação sem Caô
https://www.youtube.com/watch?v=0ihEaXVnF3g
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
SOCIOLOGIA
1ª série F, G, H, I, J - Professor André
Faça um texto dissertativo para cada figura explorando os
temas já trabalhados nos bimestres anteriores como socialização, mais valia,
desnaturalização, percepção, modo de produção, exclusão social, lucro,
estranhamento, realidade e etc.. Os textos devem ter aproximadamente 20 linhas
cada.
Figura
1.
Figura 2.
Figura 3.
1ª série A, B, C, D, E - Professor Flavio
1)
O
senso comum é definido como:
A) O conhecimento adquirido através dos
ensinos de youtubers.
B) É um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação
e pela repetição, que não foi testado por métodos científicos.
C) Conhecimento restrito aos que fazem
parte do grupo dos nerds.
2)
O
conhecimento científico, sendo oposto do senso comum, pelo fato de que neste
caso:
A) É o conhecimento adquirido através
das religiões que explicam sobre a vida.
B) É o conhecimento adquirido pelas
experiências de vida de cada pessoa.
C) É o conhecimento construído e adquirido por meio de
pesquisas. É extremamente valorizado e reconhecido, pelo fato que o
conhecimento científico tem que ser comprovado a partir de experimentos e
procedimentos de verificação.
3)
O
fato de o senso comum ser o oposto do conhecimento científico, então pode-se
afirmar que:
A) O senso comum não tem valor de
conhecimento, já que não pode ser comprovado com métodos científicos.
B) Existem vários tipos de conhecimento,
como o senso comum, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e a
religião, por exemplo, e nenhum é tido como “dono da verdade absoluta”, mas
sim, que cada conhecimento tem domínio e maneira diferente de transmitir as
informações e saberes.
C) Nenhuma das alternativas está correta
4)
O
ser humano é um ser social e com isso, e com isso, pode-se afirmar que:
A) Estar inserido na sociedade é estar,
participar e pertencer a determinados grupos sociais.
B) Família, escola, igreja, amigos,
movimentos sociais, trabalho e vizinhança são considerados como grupos sociais.
C) As duas estão corretas.
5)
O
etnocentrismo é definido como sendo:
A) Ato, pensamento e sentimento de que
determinado povo é melhor que outro, tendo como sua experiência de vida em sociedade,
cultura, crenças e costumes superiores aos demais povos.
B) O ato de que não existe cultura
superior ou inferior, mas são diferentes.
C) Nenhuma está correta.
Observação: Como Pensar
Realidades diferentes
Grupos Sociais
Etnocentrismo e Relativismo
Cultural
Os assuntos acima foram
passadas no CMSP, que serve de referência para estas atividades.
EDUCAÇÃO FÍSICA
1ª série A, B, C, D, E - Professora Lauren
Exemplifique duas situações de preconceitos
Fale duas diferenças marcantes entre Rúgbi e
Futebol Americano
Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.
Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica
Unidade temática:
Esportes
Esportes de invasão: Rúgbi e Futebol
Americano
Para esta atividade o aluno deverá
selecionar um vídeo na internet de uma partida de futebol americano, rúgbi ou
flag football e deverá realizar uma análise sobre as características principais
(espaços, equipamentos, características dos jogadores e dinâmica de jogo),
técnicas e táticas de jogo que identificou e outras considerações importantes.
Poderá
utilizar imagens, desenhos ou esquemas para ilustrar (opcional).
Unidade temática: Corpo,
saúde e beleza
Diferenciação
entre atividade física e exercício físico e saúde individual e coletiva
Responda
as questões abaixo:
1-)
Na comunidade onde você mora existem locais adequados para a realização de
práticas corporais? Tem estrutura adequada? Qual é o estado de conservação?
Qual público utiliza esses espaços?
2-)
Você frequenta esses locais?
3-)
Qual prática corporal você mais gosta de praticar?
4-)
Qual a importância das práticas corporais para você?
5-)
Cite os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que as práticas corporais
podem promover?
6-)
Quais as ações os Estados podem promover para garantir espaços disponíveis,
estimular e facilitar a realização de práticas corporais?
Enviar para angelicanegry@hotmail.com
HISTÓRIA
1ª série A, B - Professor David
Fazer a atividade abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1Sk7hMwMBH2u50KoDqR9blFXA9Gg_GIoa/view?usp=sharing
1ª série F, G - Professora Marcia
E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com
Olá meus
queridos! Espero que estejam todos bem.
Sou a
professora Márcia Martelli, trabalho também no Major Telmo com outras salas e
disciplinas. Estaremos juntos por um mês, devido a profa. Claudirene estar
substituindo o vice diretor da nossa escola.
Será um
prazer conhecê-los, espero que corra tudo bem nesse período.
Essa
atividade de recuperação será para todos os alunos, para compor fechamento de
notas do 3º. Bimestre, contamos com o empenho e participação de todos.
Fazer no caderno a atividade 1 da página 58.
Atividade 2) Assistir a aula do Centro de Mídias do dia 02/09 -
História - Política e sociedade na República Romana, segue o link do yutube,
abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=liI7Uj-95mM
Após assistirem a vídeo aula, fazer um mapa mental sobre
aula e os textos lidos e discutidos.
Essa atividade deverá ser entregue no e-mail acima
regidtrado, até 16/10/2020.
1ª série C, D, E, H, I, J - Professora Claudirene
SP FAZ ESCOLA
páginas 62, 63, 64, 65
Enviar no email: majortelmo1his@gmail.com
ARTE
1ª série F, G - Professora Sônia
* Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno
fotografada e enviada nos meus endereços de: face book, Messenger ou no meu
e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).
*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença.
MOVENDO A APRECIAÇÃO
EM DANÇA
Para este momento de estudo e apreciação em dança vamos
visitar a galeria de vídeos da Companhia de dança II Posto. Para visualizar os
vídeos acesse o site (http://www.ilposto.org/en/videogallery). Em seguida veja este outro vídeo
sobre uma nova modalidade artística de dança, que está sendo muito praticado
pelos jovens em diversos locais, que se chama Flash Mob. Project – http://www.youtube.com/watch?v=WhcNLsSGApl – acessado em 21/02/2019.
Assista aos vídeos e faça uma pequena pesquisa sobre o termo
Flash Mob. para responder as questões abaixo.
QUESTÕES.
1 – Você já tinha ouvido falar do
termo Flash Mob?
2 – O termo Flash Mob é utilizado
para se referir a que?
3 – Com que finalidade foi
realizado o primeiro Flach Mob?
4 – Quando e onde foi realizado o
segundo Flach Mob?
5 – Durante a apreciação dos vídeos
o que mais te chamou atenção?
6- O que mais te causou
estranhamento nos vídeos?
7 –Você participaria de uma
apresentação de Flach Mob na sua escola? Justifique?
1ª série A, B, C, D, E - Professora Solange
1 - Assistir a aula do
CMSP que fala sobre Arte, Cidade e
Patrimônio Cultural.
https://youtu.be/fwwkp5AY3D0?list=PL1EAsbCb8zETZHe70clPSExC6Nil32bQF
2- Pesquisar Patrimônios Culturais de raiz Indígena, Africana e Afro-brasileira.
3- Colar a imagem ou
desenhar e abaixo da imagem escrever um breve resumo sobre cada imagem.
Material de apoio http://portal.iphan.gov.br/
Enviar atividade para solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série H, I, J - Professora Debora
Atividades 4 e 5 do caderno do aluno, volume 3 - pág. 82 e 83
Enviar para: deby_danca@hotmail.com
MATEMÁTICA
1ª série F, G, H - Professora Ana Paula
Função Quadrática
1. Dada à função f(x) = x² + 3x – 10 pede-se:
a) Determinar o vértice V da função.
b) Determinar as raízes.
c) Esboçar o gráfico da função
2. Uma empresa criou o modelo matemático L(x)=-100x²+1000×-1900
para representar o lucro diário obtido pela venda de certo produto, na
qual x representa as unidades vendidas. Qual é o lucro máximo diário
obtido por essa empresa?
3. O vértice da parábola que corresponde à
função
(A) (-2, -2) (B)
(-2, 0) (C) (-2, 2) (D) (2, -2) (E) (2, 2)
3. O vértice da parábola y = - x² + 4 x + 5 é:
a) V = (2, 9)
b) V = (5, -1)
c) V = (-1, -5)
d) V = (0, 0)
4. Um corpo lançado do solo verticalmente para
cima tem posição em função do tempo dada pela função f(t) = 40 t – 5 t² onde a
altura f(t) é dada em metros e o tempo t é dado em segundos. De acordo com
essas informações responda as questões A e B.
a) O tempo que o corpo levou para atingir a
altura máxima é:
a) 2 segundos
b) 3 segundos
c) 8 segundos
d) 4 segundos
b) A altura máxima atingida pelo corpo foi
de:
a) 80 metros b)
40 metros c) 60
metros d) 30 metros
5. Numa certa cidade operam duas empresas de
táxis. A empresa E cobra pela bandeirada inicial R$ 6,00 e por quilômetro
rodado R$ 3,00. Enquanto a empresa F cobra apenas R$ 4,00 por quilômetro
rodado. Pede-se as funções de cada empresa e o gráfico comparativo entre elas.
1ª série D - Professor José Luiz (Matemática)
Enviar resposta para o e-mail: jose6luiz11@gmail.com
1ª série A, B, C, I, J - Professor Vitor
Fazer os exercícios de 6 a 10 da apostila Volume 3.
Enviar para : vitor.corredor@usp.br
1ª série E - Professor Francisco
BIOLOGIA
1ª série D, E, G, H, I, J - Professor Silvio
Faça uma pesquisa sobre os acidentes com as usinas
nucleares de Chernobyl e Fukushima.
Enviar para: silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série A, B, C, F - Professor Tiago
Doenças relacionadas ao saneamento básico no Brasil
Link do formulário: https://forms.gle/
FILOSOFIA
1ª série A, B, C, D - Professora Marta
ATIVIDADE
1 – Descrição
Escolha um
dos textos e descreva sobre. Você deve ser justo e ético
dando sua opinião sobre o assunto. Porém você tem que dar dois argumentos um a
favor e outro contra.
|
|
|
Por que a
beleza importa? Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930,
se se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia,
da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse
o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a
verdade e a bondade. Então, no século XX, a beleza deixou de
ser importante. A arte, gradativamente, se focou em perturbar e quebrar tabus
morais. Não era beleza, mas originalidade, atingida por quaisquer meios e a
qualquer custo moral, que ganhava os prêmios. Não somente a arte fez um culto à
feiúra, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o
nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras,
estão ficando cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a
beleza e o bom gosto não tivessem lugar em nossas vidas. Uma palavra é escrita em letras
garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: EGOÍSMO. "Meus
lucros", "meus desejos", "meus prazeres". E a arte
não tem o que dizer em resposta, apenas: "sim, faça isso"! Penso que estamos perdendo a beleza e
existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida. Roger
Scruton |
Justo - o justo (to dikaion) no sentido daquilo que está de
acordo com a convenção ou lei da comunidade política.
Injusto - Vamos, então, encontrar em quais sentidos se chama
um homem injusto. [O termo homem injusto] é tido como se aplicando tanto àquele
que viola a lei quanto àquele que deseja mais do que o que lhe cabe, assim está
claro que homem justo será tanto aquele que segue a lei quanto aquele que busca
o igual.
*Ética - Parte da filosofia responsável pela investigação dos
princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento
humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições
e exortações presentes em qualquer realidade social.
ATIVIDADE - 2 HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Os
recursos abaixo são para realizar a história, use todos se possível.
Temas: Amizade,
família, escola.
ATIVIDADE – 3 LEITURA E ANALISE DE TEXTO
É PRECISO
SABER DESLIGAR
Esqueça o trânsito caótico, a urucubaca política, o tal balancete no final do
ano. Deixe de lado a cobrança interna, a dívida externa, a tão eterna dúvida.
Viver é assim. Não há como negar. Para ficar ligado é preciso saber desligar.
Fácil? Nem tanto. Descobrir qual é o seu tempo é tarefa nobre: exige um grande
conhecimento sobre si mesmo. Portanto, esqueça o relógio. Seu tempo está dentro
de você. Chega de viver com a ansiedade no colo e o celular na mão. Não deixe a
agenda ocupar ? sem querer - o lugar do coração. Respeite sua hora. Desacelere.
TURN OFF. Mais do que correr, é preciso saber parar. Não adianta viver no
piloto-automático e deixar de sorrir. Nem tirar folga e levar uma enorme culpa
dentro da mala. O mundo lá fora exige produtividade e imediatismo. Aqui dentro,
corpo e alma pedem menos, muito menos. Como fazer, então, para conciliar tempos
tão diferentes? A resposta não está em livros. Mas dentro de cada um. Quer tentar?
Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você! É uma responsabilidade
enorme desconectar-se, eu sei. Mas vida ao vivo é pra quem tem coragem. Coragem
de arriscar. Cuidado em saber a hora certa de parar. Difícil? Pode ser. É um
exercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que
somos e acreditamos. Uma aceitação suave dos próprios defeitos, um rir de si
mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da
vida. Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara para você.
Esqueça. Se esqueça. Hora de se perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida,
mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu
respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu
silêncio - que não é mudo e também escreve - dita com voz desafiante: confie em
si mesma. Quebre a rigidez. Ouse. Brinque. Viva com mais leveza. E - por favor
- desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E
ter coragem e fôlego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem
licença e disser: CHEGOU A HORA!
Com base na leitura faça um texto sobre descoberta de si mesmo nesses
meses de pandemia.
Não esqueça o título
LÍNGUA INGLESA
1ª série B - Professora Camila
Caderno
do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA - VOL. 3 – Parte 1
Activity
5 - págs. 105 e 106
a)
Observe
as imagens. Todas as imagens representam o mesmo tipo de energia?
b)
Leia
o texto.
d) Siga o exemplo e indique os tipos de energia
presentes nessas transformações.
Activity 6 - pág. 107
a) Leia o diálogo.
c)
Leia
a definição e relacione-a com a situação apresentada no diálogo.
Activity 7 - pág. 108
a)
Leia
o texto e reflita sobre ele.
b)
Você
conhece alguma invenção que se pareça com um “Soccket?”
c)
Quais
os benefícios que uma invenção como essa traz para a sociedade e a natureza?
Respostas
em inglês
Tire fotos
das atividades e encaminhe-as para teacherelis2019@gmail.com
Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.
1ª série F, G - Professora Geny
Read
the Text:
The doctor
Dylan is a
doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock. Today
he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train
but today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but
it is 7.30 now and he is still driving.
It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00 but today he
isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half
past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven
because his favorite programme starts at half past seven.
Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having
dinner now. It is 24.00 now Dylan is
going to bed. He always goes to bed at 24.00.
1.Quem
é Dylan?
2.De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?
3.Qual horário Dylan costuma chegar em
seu trabalho?
4.De
acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:
a.está
dirigindo.
b.está
tomando o café da manhã.
c.está
entrando no carro.
d.ainda está dando beijo
nas crianças.
5.Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o
texto, hoje:
a.ele ainda está indo almoçar.
b.ele está assistindo TV.
c.ele está cuidando de seus pacientes doentes.
d.ele
está cuidando de uma criança doente.
6.De
acordo com o texto, o que Dylan costuma fazer às 7h30min e por quê?
7.Qual horário Dylan costuma jantar?
a.
18h30min
b.
18 horas
c. 20h30min
d. 19h30min
8.Que horário Dylan costuma dormir
todos os dias?
a. 00h30min
b. 18 horas
c. 20h30min
d. 19h30min
9.Você acha que Dylan é uma pessoa metódica ou
esses hábitos específicos dele já foram mecanizados?
10. Você conhece alguém como Dylan, que
tem horário para praticar as ações diárias? Comente.
1ª série C, D, E - Professora Adriana
1- Look at the pictures. Write a short story about what
happened.
1ª série H, I, J - Professor Carlos
Good Morning students! How is it going?
Como atividade de recuperação de 28/09 a 16/10 os alunos deverão fazer as atividades 1 a 6 do caderno do aluno vol. 3, atividades essas já analisadas, explicadas durante o bimestre, isso significa que os alunos que já enviaram essas atividades por e-mail estão com a situação OK.
PROJETO DE VIDA
1ª série A, B - Professora Maria Roseli
Pesquisar três Histórias de vida bem-sucedidas. Pode ser da família
ou uma pessoa muito conhecida na mídia.
Colocar os dados da pessoa e sua profissão.
Os aspectos relevantes para o sucesso pessoal e profissional( seu
esforço, à perseverança, à dedicação, seus valores pessoais e aspectos de
cooperação foram relevantes para o sucesso. pode fazer uma entrevista.
Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série C, D, E - Professora Sandra
Preconceito 1-Os alunos deverão pesquisar ; Preconceito Conceitual: o que é o dia da consciência negra? O que são as teorias racialistas? Preconceito Sócio-histórico: como que a escravidão e as teorias racialistas ainda influenciam o racismo cotidiano? Preconceito Econômico: Como os negro são tratados no âmbito profissional. Preconceito Político: Que ações governamentais são feitas para minimizar/erradicar o racismo?. Preconceito Cultural: o cotidiano de inferiorização do povo negro e a necessária valorização de sua cultura. Preconceito Filosófico: A compreensão e a superação do racismo .Como isso pode ser feito? 2-Escrever um artigo de opinião sobre o tema ; PRECONCEITO
Enviar para : sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
ELETIVA
1ª série A - Professor Tiago
Queimadas no Pantanal
1ª série B - Professora Maria Roseli
Entregar
um cartão com mensagens de motivação de vida . relacionado ao Setembro Amarelo.
Já mencionado no Plantão de dúvidas.
Relatar sobre o Outubro Rosa: início
da campanha, onde ocorreu e qual sua importância.
Fazer um breve comentário
pessoal de motivação e cuidado sobre o Câncer.








Nenhum comentário:
Postar um comentário