Pesquisar

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

1ª série

  Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

1ª série F, G, H, I, J - Professora Nilse, Simone e Geny

PROFESSOR (A): Nilse Harduin    SÉRIE (ES): 1ª série “G” do E.M -  DISCIPLINA: Língua Portuguesa   E- Mail: nharduim@gmail.com  

PROFESSOR (A): GENY  RAMOS -  SÉRIE (ES): 1º F - DISCIPLINA: Língua Portuguesa. E-Mail: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br

PROFESSOR (A): SIMONE A. DA FONSECA -  SÉRIE (ES): 1º  H/ I / J -  DISCIPLINA: Língua Portuguesa. E-Mail: monefonseca36@gmail.com

.ATENÇÃO: Assistam as aulas pelo Centro de Mídias S.P. ou canal  Cultura 2.3 de TV e façam as anotações no caderno, pois essas aulas irão ajuda-los a entender as atividades aqui propostas.

 

CONTEÚDO: A FARSA DE INÊS PEREIRA

AUTO: é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgido na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos , em sua maioria, tem elementos cômicos ou intenção moralizadora. Suas personagens simbolizam as virtudes, os pecados, ou apresentam anjos, demônios e santos.

FARSA: é um gênero teatral de caráter puramente caricatural. Em geral, possui apenas um ato, enredo curto e poucos atores.

TRAGÉDIA: Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas de heróis, reis ou deuses.

COMÉDIA: Abordava fatos do cotidiano, apresentando críticas ao sistema político e as guerras.

 ATIVIDADE

 

Leia o Trecho da peça Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente

[...]

INÊS Renego deste lavrar

E do primeiro que o usou;

Ó diabo que o eu dou,

 Que tão mau é d'aturar.

  

Oh Jesu! que enfadamento,

E que raiva, e que tormento,

Que cegueira, e que canseira!

Eu hei-de buscar maneira

D'algum outro aviamento.

[...]


Responda:

1) Inês Pereira inicia a peça reclamando. De acordo com essa primeira fala, qual é o motivo de sua reclamação?

 [...]

Vem a Mãe, e não na achando lavrando, diz:

 MÃE Logo eu adivinhei

Lá na missa onde eu estava,

 Como a minha Inês lavrava

A tarefa que lhe eu dei...

 Acaba esse travesseiro!

Hui! Nasceu-te algum unheiro?

 Ou cuidas que é dia santo?

 INÊS Praza a Deos que algum quebranto?

 Me tire do cativeiro.

[...]


 2) A fala da mãe é reveladora do relacionamento familiar entre ambas. O que é possível inferir no diálogo acima?

 

[...]

MÃE Toda tu estás aquela!

 Choram-te os filhos por pão?

INÊS Prouvesse a Deus!

Que já é razão De eu não estar tão singela.

MÃE Olhade ali o mau pesar...

 Como queres tu casar

 Com fama de preguiçosa?

INÊS Mas eu, mãe, sam aguçosa

 E vós dais-vos de vagar.


 3)Esta peça foi composta em 1523, mas alguns valores que ela transmite ainda estão presentes na atualidade. Segundo este trecho, quais seriam esses valores?

 

4)Qual é a sua opinião em relação a esta fala da mãe considerando que se trata de duas mulheres do século XVI?

 

 [...]

INÊS Que pecado foi o meu?

Porque me dais tal prisão?

 ESCUDEIRO Vós buscastes discrição,

Que culpa vos tenho eu?

 Pode ser maior aviso,

 Maior discrição e siso

Que guardar o meu tisouro?

 Não sois vós, mulher meu ouro?

Que mal faço em guardar isso?

Vós não haveis de mandar

 Em casa somente um pêlo.

Se eu disser: – isto é novelo –

Havei-lo de confirmar

E mais quando eu vier

De fora, haveis de tremer;

E cousa que vós digais

Não vos há-de valer mais

Que aquilo que eu quiser.

[...]

 

5)Quais justificativas o marido de Inês Pereira da para mantê-la presa em casa?

   “F- é inviolável a liberdade feminina de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”

 6) Como podemos relacionar o que acontece na peça A Farsa de Inês Pereira ao que está expresso no artigo acima, que consta no texto Declaração dos direitos da Mulher, apresentado no caderno do aluno?

  “B- Nenhuma mulher será obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;”

 7) Apesar da peça ter sido escrita há quase quinhentos anos, mulheres ainda são obrigadas a agir contra a vontade, porém hoje há alguns mecanismos legais de proteção às mulheres. Quais seriam esses mecanismos?

 Tente ler o final da peça e responda:

8)Em sua opinião, a Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente aproxima-se mais de uma comédia ou de

 tragédia? Por que?

 

 

1ª série A, B - Professora Marlene

Trovadorismo

 

1)  Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso em relação as cantigas trovadorescas:

a) (   ) No trovadorismo podemos reconhecer dois tipos de cantigas: as cantigas líricas e as  satíricas.

b) (   ) As cantigas líricas se subdividem em cantigas de amor e cantigas de amigo.

c) (   ) As cantigas satíricas se subdividem em cantigas de escárnio e maldizer.

d) (   ) Nas cantigas de amor, o trovador  sempre declara seu amor por uma dama da  corte (chamada de “senhor” isto é, senhora). Trata-a de modo respeitoso e com cortesia.

e) (   ) A principal característica das cantigas de  amigo é o sentimento feminino que exprimem, apesar de terem sido escritas por homens.

f) (   ) As cantigas de escárnio eram diretas que exploravam palavras  e construções ambíguas, expressões irônicas sem revelar o nome da pessoa satirizada.

g) (   ) as cantigas de maldizer eram sátiras indiretas, com citações nominal das pessoas ironizadas.

 

2) Leia o texto atentamente e respondas as questões:

                     

           Atrás da porta  -  Chico Buarque & Francis Hime

                    Quando Olhaste bem nos olhos meus

                              E o teu olhar era de adeus

                                  Juro que não acreditei

                                        Eu te estranhei

 

                Me debrucei sobre o teu corpo e duvidei

                              E me arrastei e te arranhei

                           E me agarrei nos teus cabelos

                                         Nos teus pelos

                                             Teu pijama

                                           

                                           Nos teus pés

                                         Ao pé da cama

                               Sem carinho, sem coberta

                                No tapete atrás da porta

                                       Reclamei baixinho

                              Dei para maldizer o nosso lar

                           Pra sujar seu nome, te humilhar

                             E me entregar a qualquer preço

                                    Te adorando pelo avesso

                              Pra mostrar que ainda sou tua

                             Só pra mostrar que inda sou tua...

 

 Após analisar a música assinale as alternativas corretas:

a) (   ) a música se enquadra nas cantigas de amigo, pois a mesma foi escrita por um homem, mas o sentimento expressado é de mulher.

b) (   ) a música se enquadra nas cantigas de amor, pois a mesma foi escrita por homem, mas o sentimento expressado é de mulher.

c) (   ) O verso “ e me arrastei e te arranhei”... enfatiza a submissão da mulher em relação ao esposo.

 

3) As ações apresentadas na canção praticadas pelo  eu lírico: agarrar no cabelo, nos pelos, no pijama, nos pés da cama, representam a figura de linguagem denominada:

a) (   ) gradação

b (   ) eufemismo

c) (   ) pleonasmo

d) (   ) antítese

 

e-mail: marlene.ibruklemar@gmail.com.br


1ª série C, D, E - Professora Sandra

Artigo de Opinião CONHECENDO OU RELEMBRANDO O GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO 1- Você já ouviu falar em artigo de opinião? Se ouviu, quando foi e qual foi a razão dele ter sido mencionado?

2- Você já escreveu um artigo de opinião? Achou fácil ou difícil?

3- Se nunca leu ou ouviu a leitura de um artigo de opinião, o que supõe que seja?

4- No dia a dia, onde acredita que possa ser encontrado um artigo de opinião?

5- Segundo sua hipótese, que assuntos podem aparecer em um artigo de opinião? Por quê?

6-Leia o seguinte artigo de opinião

Procuram-se mulheres de verdade Há um projeto fotográfico que roda o país procurando a beleza de mulheres nuas e normais. Normais significa que não seguem o padrão estético das modelos. A disseminação dessas imagens pode ter um impacto na saúde pública --e na felicidade de muita gente. Comento esse projeto, batizado de "Nu Project", estimulado pelo Carnaval[...]. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/ Alunos leiam o texto observando qual o tema explorado pelo autor, que polêmica é levantada, se o autor possui argumentos para defender o que acredita e se, em sua opinião, consegue alcançar o objetivo principal do gênero: convencer os outros. Devido aos constrangimentos causados por causa dos direitos autorais, foi aqui colocado apenas um trecho do citado artigo. O texto encontra-se, de forma integral, no site acima mencionado.

QUESTÕES RELATIVAS AO ARTIGO LIDO 1- Você consegue perceber qual é o tema do texto?

2- Que opinião o autor tem sobre o assunto?

3- O autor consegue, até o final do texto, manter a sua opinião, ou fracassa na defesa de seu ponto de vista? Por que você pensa assim?

4- Se você fosse o escritor do texto, usaria argumentos parecidos? Por quê?

Enviar para : sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br


GEOGRAFIA

1ª série A, B, C, D, E, J - Professora Liliana

1- Pesquisar o conceito de Biogeografia 

2- Pesquisar o conceito de endemismo 

3- Pesquisar espécies de animais e plantas endêmicos 

4- Responder às seguintes questões: 

– Conceitue o termo Biogeografia e sua importância para os estudos geográficos 

– Dê o conceito de endemismo 

– Cite ao menos uma espécie de animal endêmico da Austrália, Madagascar e China 

-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisa em sites especializados e Google Classroom

Enviar para: liliana15sp@gmail.com


Física

1ª série - 1I, J ( Prof. Francisco)



Acessar o link para o Formulário com Vídeo aulas do Centro de Mídias.



1ª série - A,B,C,D,E,F,G,H (Prof. Rogério) 

Trabalho 6 – 3º Bimestre - TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM – do Caderno do Aluno - continuação

Fazer a atividade do Caderno do Aluno (páginas 26 a 27).

TEMA – INTERAÇÃO GRAVITACIONAL – Atividade 1

Resolver a questão 1: Qual o peso de um homem de 70 kg em cada um dos planetas do sistema solar?

Dica, o peso é dado pela produto da massa pela aceleração da gravidade e a unidade da resposta é em newtons (N)

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.

QUÍMICA

1ª série F - Professor Francisco

Acessar o link para o Formulário com Vídeo aulas do Centro de Mídias.

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffHDtnzQDR78ev6kzoTkWOhXGNbuv-PAOYjQrWYGR8ant6pA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0


1ª série G, H, I, J - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço nas segundas-feiras às 19:00hs e responder as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScesJgsGu131zHB7OlxeSX1ONqL9E8_N0fiHOParcT_EDFQzQ/viewform?usp=sf_link


1ª série D - Professora Claudia

 

FAZER NO CADERNO E ENVIEM FOTOS PELO MEU E-MAIL:

claudiaproquimica@gmail.com

 

ATIVIDADE  – MASSAS MOLECULARES E MASSAS ATÔMICAS

 

1)      Aluno, fazer a atividade de Massas Moleculares e Atômicas via Google Forms

 

https://forms.gle/7KBEN1XYYhMPVQzW7

 

 

2)      Balancear as equações químicas abaixo:

a)      C2H6O  +  O2   →  CO2   +  H2O

b)        Na2CO3  +  HCl   →     NaCl  +  H2O  +  CO2

c)      Ca(OH)2  +  H3PO4  →      Ca3(PO4)2  +  H2O

d)      H3PO4 +   CaO     Ca3(PO4)2 +   H2O

e)      CaCO3 +   H3PO4  Ca3(PO4)2 +    H2O +   CO2

f)       FeCl3  +   Na2CO3 →        Fe2(CO3)3  +   NaCl

g)      NH4Cl  +    Ba(OH)2 →     BaCl2  +   NH3  + H2

h)      KMnO4  +  H2SO4  →      Mn2O7  +  K2SO4  +  H2

i)        KMnO4  →   K2MnO4  +  MnO2  +  O2 

 1ª série A, B, C - Professor Tiago

Balanceamento de equações químicas

 

 Link do formulário:  https://forms.gle/VH1wwqhK1jXeebcL6

1ª série E - Professora Marilene

Olá pessoal, tudo bem?

Orientações para a realização da atividade:

Assistam aos vídeos, quantas vezes forem necessários e realizem as atividades propostas, pode ser manuscrito ou digitado, ok

Qualquer dúvida, enviem mensagens.

Email: marilenemarcelino@prof.educação.sp.gov.br

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre o petróleo?

 O petróleo é uma fonte de energia não renovável que tem origem fóssil e leva milhões de anos para se formar. Após a extração desse recurso e, através da sua destilação fracionada, pode-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica utilizáveis no dia a dia, como a gasolina, o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP), o querosene, o óleo combustível, a nafta, dentre outros...(DAZZANI et al., 2003)

 Atividade:

1.     Assistam aos vídeos: Cada vídeo tem duração de no máximo 5 minutos.

       I.            Conhecendo um pouco sobre petróleo:

https://www.youtube.com/watch?v=7AhUpolDDw8&t=58s

     II.            Utilização do Petróleo: Destilação Fracionada

https://www.youtube.com/watch?v=VQ-x5LOsE6Y

   III.            O petróleo e a economia: Quais as relações?

https://www.youtube.com/watch?v=iXhZWCU9Z2U&t=111s

 

  IV.            O caminho do petróleo

https://www.youtube.com/watch?v=a2ObyRy9dG8

 

2.     Descreva sobre:

 - Como o petróleo é transformado em produtos que utilizamos no dia a dia

- Onde usamos o GPL e qual a função da adição das mercaptanas?

- Como ocorre uma reação química?

- Descreva algumas informações sobre a gasolina

3. Os hidrocarbonetos são substâncias compostas apenas pelos elementos químicos hidrogênio (H) e carbono (C). Como eles podem ser classificados?

4.     Preencha a tabela a seguir, leve em consideração a quantidade de carbonos dos derivados do petróleo, temperatura de ebulição e sua utilização.

Derivados do Petróleo

Quantidade de carbonos

Temperatura de Ebulição (ºC)

Utilização

Gás natural

 

 

 

Gasolina

 

 

 

Querosene

 

 

 

Óleo diesel

 

 

 

Óleo lubrificante

 

 

 

Resíduos

 

 

 

 

5.     Analisando a tabela, o que você percebe da relação entre a quantidade de carbonos com a temperatura de ebulição?



TECNOLOGIA

1ª série A, B, C, D, E - Professor Rogério

APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno

Para fazer a atividade 1 do Caderno do Aluno, página 46 do 9º

  ano, página 121 do 1º ano, página 128 do 2º ano e página 130 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 1 – Números Binários

Canal Youtube:

O que é sistema binário? Entendendo a linguagem que o computador usa| Computação sem Caô

https://www.youtube.com/watch?v=0ihEaXVnF3g

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias


SOCIOLOGIA

1ª série F, G, H, I, J - Professor André

Faça um texto dissertativo para cada figura explorando os temas já trabalhados nos bimestres anteriores como socialização, mais valia, desnaturalização, percepção, modo de produção, exclusão social, lucro, estranhamento, realidade e etc.. Os textos devem ter aproximadamente 20 linhas cada.

 

Figura 1.



Figura 2.



Figura 3.

 


1ª série A, B, C, D, E - Professor Flavio

1)   O senso comum é definido como:

A) O conhecimento adquirido através dos ensinos de youtubers.

B)  É um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado por métodos científicos.

C) Conhecimento restrito aos que fazem parte do grupo dos nerds.


2)   O conhecimento científico, sendo oposto do senso comum, pelo fato de que neste caso:

A) É o conhecimento adquirido através das religiões que explicam sobre a vida.

B)  É o conhecimento adquirido pelas experiências de vida de cada pessoa.

C) É o conhecimento construído e adquirido por meio de pesquisas. É extremamente valorizado e reconhecido, pelo fato que o conhecimento científico tem que ser comprovado a partir de experimentos e procedimentos de verificação. 


3)   O fato de o senso comum ser o oposto do conhecimento científico, então pode-se afirmar que:

A) O senso comum não tem valor de conhecimento, já que não pode ser comprovado com métodos científicos.

B)  Existem vários tipos de conhecimento, como o senso comum, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e a religião, por exemplo, e nenhum é tido como “dono da verdade absoluta”, mas sim, que cada conhecimento tem domínio e maneira diferente de transmitir as informações e saberes.

C) Nenhuma das alternativas está correta


4)   O ser humano é um ser social e com isso, e com isso, pode-se afirmar que:

A) Estar inserido na sociedade é estar, participar e pertencer a determinados grupos sociais.

B)  Família, escola, igreja, amigos, movimentos sociais, trabalho e vizinhança são considerados como grupos sociais.

C) As duas estão corretas.


5)   O etnocentrismo é definido como sendo:

A) Ato, pensamento e sentimento de que determinado povo é melhor que outro, tendo como sua experiência de vida em sociedade, cultura, crenças e costumes superiores aos demais povos.

B)  O ato de que não existe cultura superior ou inferior, mas são diferentes.

C) Nenhuma está correta.


Observação: Como Pensar Realidades diferentes

Grupos Sociais

Etnocentrismo e Relativismo Cultural

Os assuntos acima foram passadas no CMSP, que serve de referência para estas atividades.

 Enviar para : flaviolima8000@gmail.com


EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª série A, B, C, D, E - Professora Lauren

Exemplifique duas situações de preconceitos

Fale duas diferenças marcantes entre Rúgbi e Futebol Americano

Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.

Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica

Unidade temática: Esportes

Esportes de invasão: Rúgbi e Futebol Americano

Para esta atividade o aluno deverá selecionar um vídeo na internet de uma partida de futebol americano, rúgbi ou flag football e deverá realizar uma análise sobre as características principais (espaços, equipamentos, características dos jogadores e dinâmica de jogo), técnicas e táticas de jogo que identificou e outras considerações importantes.

Poderá utilizar imagens, desenhos ou esquemas para ilustrar (opcional).

 

Unidade temática: Corpo, saúde e beleza

Diferenciação entre atividade física e exercício físico e saúde individual e coletiva

Responda as questões abaixo:

1-) Na comunidade onde você mora existem locais adequados para a realização de práticas corporais? Tem estrutura adequada? Qual é o estado de conservação? Qual público utiliza esses espaços?

2-) Você frequenta esses locais?

3-) Qual prática corporal você mais gosta de praticar?

4-) Qual a importância das práticas corporais para você?

5-) Cite os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que as práticas corporais podem promover?

6-) Quais as ações os Estados podem promover para garantir espaços disponíveis, estimular e facilitar a realização de práticas corporais?

Enviar para angelicanegry@hotmail.com


HISTÓRIA

1ª série A, B - Professor David

Fazer a atividade abaixo:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNB4RlBdhS2T3GEE4kY8JRRDUhUTP8jdolm5c8qUXNZ18Srg/viewform?usp=sf_link


https://drive.google.com/file/d/1Sk7hMwMBH2u50KoDqR9blFXA9Gg_GIoa/view?usp=sharing


1ª série F, G - Professora Marcia

 E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com

Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem.

 

Sou a professora Márcia Martelli, trabalho também no Major Telmo com outras salas e disciplinas. Estaremos juntos por um mês, devido a profa. Claudirene estar substituindo o vice diretor da nossa escola.

Será um prazer conhecê-los, espero que corra tudo bem nesse período.  

Essa atividade de recuperação será para todos os alunos, para compor fechamento de notas do 3º. Bimestre, contamos com o empenho e participação de todos.

 Atividade 1) SP FAZ ESCOLA - Caderno do aluno

Fazer no caderno a atividade 1 da página 58.

Atividade 2) Assistir a aula do Centro de Mídias do dia 02/09 - História - Política e sociedade na República Romana, segue o link do yutube, abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=liI7Uj-95mM

Após assistirem a vídeo aula, fazer um mapa mental sobre aula e os textos lidos e discutidos.

Essa atividade deverá ser entregue no e-mail acima regidtrado, até 16/10/2020.

 Forte Abraço 


1ª série C, D, E, H, I, J - Professora Claudirene

SP FAZ ESCOLA  páginas  62, 63, 64, 65

Enviar no email: majortelmo1his@gmail.com


ARTE 

1ª série F, G - Professora Sônia

* Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno fotografada e enviada nos meus endereços de: face book, Messenger ou no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).

*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença.

                                    MOVENDO A APRECIAÇÃO EM DANÇA

Para este momento de estudo e apreciação em dança vamos visitar a galeria de vídeos da Companhia de dança II Posto. Para visualizar os vídeos acesse o site (http://www.ilposto.org/en/videogallery). Em seguida veja este outro vídeo sobre uma nova modalidade artística de dança, que está sendo muito praticado pelos jovens em diversos locais, que se chama Flash Mob. Project – http://www.youtube.com/watch?v=WhcNLsSGApl – acessado em 21/02/2019.

Assista aos vídeos e faça uma pequena pesquisa sobre o termo Flash Mob. para responder as questões abaixo.

QUESTÕES.

1 – Você já tinha ouvido falar do termo Flash Mob?

2 – O termo Flash Mob é utilizado para se referir a que?

3 – Com que finalidade foi realizado o primeiro Flach Mob?

4 – Quando e onde foi realizado o segundo Flach Mob?

5 – Durante a apreciação dos vídeos o que mais te chamou atenção?

6- O que mais te causou estranhamento nos vídeos?

7 –Você participaria de uma apresentação de Flach Mob na sua escola? Justifique?


1ª série A, B, C, D, E - Professora Solange

1 - Assistir a aula do CMSP que fala sobre  Arte, Cidade e Patrimônio Cultural.

https://youtu.be/fwwkp5AY3D0?list=PL1EAsbCb8zETZHe70clPSExC6Nil32bQF

2- Pesquisar Patrimônios Culturais de raiz Indígena,  Africana e Afro-brasileira.

3- Colar a imagem ou desenhar e abaixo da imagem escrever um breve resumo sobre cada imagem.

Material de apoio http://portal.iphan.gov.br/

Enviar atividade para  solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série H, I, J - Professora Debora

Atividades 4 e 5 do caderno do aluno, volume 3 - pág. 82 e 83

Enviar para: deby_danca@hotmail.com


MATEMÁTICA

1ª série F, G, H - Professora Ana Paula

Função Quadrática

1. Dada à função f(x) = x² + 3x – 10 pede-se:

 

a) Determinar o vértice V da função.                 

b) Determinar as raízes.

c) Esboçar o gráfico da função                           

 

2. Uma empresa criou o modelo matemático L(x)=-100x²+1000×-1900 para representar o lucro diário obtido pela venda de certo produto, na qual x representa as unidades vendidas. Qual é o lucro máximo diário obtido por essa empresa?

3. O vértice da parábola que corresponde à função  é:

 

(A) (-2, -2)                 (B) (-2, 0)                  (C) (-2, 2)                  (D) (2, -2)                  (E) (2, 2)

 

3. O vértice da parábola y = - x² + 4 x + 5 é: 

 

a) V = (2, 9)             

b) V = (5, -1)                        

c) V = (-1, -5)                       

d) V = (0, 0)

 

4. Um corpo lançado do solo verticalmente para cima tem posição em função do tempo dada pela função f(t) = 40 t – 5 t² onde a altura f(t) é dada em metros e o tempo t é dado em segundos. De acordo com essas informações responda as questões A e B. 

 

a) O tempo que o corpo levou para atingir a altura máxima é:  

 

a) 2 segundos                     

b) 3 segundos                     

c) 8 segundos                     

d) 4 segundos 

 

b) A altura máxima atingida pelo corpo foi de:  

 

a) 80 metros                         b) 40 metros                         c) 60 metros             d) 30 metros

 

5. Numa certa cidade operam duas empresas de táxis. A empresa E cobra pela bandeirada inicial R$ 6,00 e por quilômetro rodado R$ 3,00. Enquanto a empresa F cobra apenas R$ 4,00 por quilômetro rodado. Pede-se as funções de cada empresa e o gráfico comparativo entre elas.

 Enviar para: anademanboro@prof.educacao.sp.gov.br

1ª série D - Professor José Luiz (Matemática) 

Enviar resposta para o e-mail: jose6luiz11@gmail.com





1ª série A, B, C, I, J - Professor Vitor

Fazer os exercícios de 6 a 10 da apostila Volume 3.

Enviar para : vitor.corredor@usp.br


1ª série E - Professor Francisco 



Acessar o link para o Formulário com Video aulas do Centro de Mídias.



BIOLOGIA 

1ª série D, E, G, H, I, J - Professor Silvio

Faça uma pesquisa sobre os acidentes com as usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima.

Enviar para: silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br

1ª série A, B, C, F - Professor Tiago

Doenças relacionadas ao saneamento básico no Brasil

 Link do formulário:  https://forms.gle/cN66VSoFLTguPos29



FILOSOFIA 

1ª série A, B, C, D - Professora Marta

ATIVIDADE 1 – Descrição

Escolha  um dos textos  e  descreva sobre. Você deve ser justo e ético dando sua opinião sobre o assunto. Porém você tem que dar dois argumentos um a favor e outro contra.



 

Por que a beleza importa?

Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930, se se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade.

Então, no século XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, gradativamente, se focou em perturbar e quebrar tabus morais. Não era beleza, mas originalidade, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.

Não somente a arte fez um culto à feiúra, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras, estão ficando cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a beleza e o bom gosto não tivessem lugar em nossas vidas.

Uma palavra é escrita em letras garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: EGOÍSMO. "Meus lucros", "meus desejos", "meus prazeres". E a arte não tem o que dizer em resposta, apenas: "sim, faça isso"!

Penso que estamos perdendo a beleza e existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida.

                                  Roger Scruton

 

Justo - o justo (to dikaion) no sentido daquilo que está de acordo com a convenção ou lei da comunidade política.

Injusto - Vamos, então, encontrar em quais sentidos se chama um homem injusto. [O termo homem injusto] é tido como se aplicando tanto àquele que viola a lei quanto àquele que deseja mais do que o que lhe cabe, assim está claro que homem justo será tanto aquele que segue a lei quanto aquele que busca o igual.

*Ética - Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

 

ATIVIDADE - 2  HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Os recursos abaixo são para realizar a história, use todos se possível.

Temas: Amizade, família, escola. 



ATIVIDADE – 3  LEITURA E ANALISE DE TEXTO

                                   É PRECISO SABER DESLIGAR



Esqueça o trânsito caótico, a urucubaca política, o tal balancete no final do ano. Deixe de lado a cobrança interna, a dívida externa, a tão eterna dúvida. Viver é assim. Não há como negar. Para ficar ligado é preciso saber desligar. Fácil? Nem tanto. Descobrir qual é o seu tempo é tarefa nobre: exige um grande conhecimento sobre si mesmo. Portanto, esqueça o relógio. Seu tempo está dentro de você. Chega de viver com a ansiedade no colo e o celular na mão. Não deixe a agenda ocupar ? sem querer - o lugar do coração. Respeite sua hora. Desacelere. TURN OFF. Mais do que correr, é preciso saber parar. Não adianta viver no piloto-automático e deixar de sorrir. Nem tirar folga e levar uma enorme culpa dentro da mala. O mundo lá fora exige produtividade e imediatismo. Aqui dentro, corpo e alma pedem menos, muito menos. Como fazer, então, para conciliar tempos tão diferentes? A resposta não está em livros. Mas dentro de cada um. Quer tentar? Respire fundo. Desencane. Perca seu tempo com você! É uma responsabilidade enorme desconectar-se, eu sei. Mas vida ao vivo é pra quem tem coragem. Coragem de arriscar. Cuidado em saber a hora certa de parar. Difícil? Pode ser. É um exercício diário que exige confiança e um amor incondicional por tudo o que somos e acreditamos. Uma aceitação suave dos próprios defeitos, um rir de si mesmo, um desaprender contínuo, um aprender sem fim sobre o que queremos da vida. Não importa se tudo parecer errado e o mundo virar a cara para você. Esqueça. Se esqueça. Hora de se perdoar. RENASÇA. Eu sei pouca coisa da vida, mas uma frase eu sigo à risca: é preciso respeitar o próprio tempo. E eu respeito! Acredito no que diz o silêncio na hora em que a mente cala. E meu silêncio - que não é mudo e também escreve - dita com voz desafiante: confie em si mesma. Quebre a rigidez. Ouse. Brinque. Viva com mais leveza. E - por favor - desligue-se. Só assim você vai transformar vida em letra e letra em vida. E ter coragem e fôlego pra ser VOCÊ, no momento em que o mundo te atropelar sem licença e disser: CHEGOU A HORA!

 

                                                                                                          Fernanda Mello

 

 

 Com base na leitura faça um texto sobre descoberta de si mesmo nesses meses de pandemia.

 Não esqueça o título 


LÍNGUA INGLESA

1ª série B - Professora Camila

Elaborar trabalho sobre a história da língua inglesa: 
1. Quando surgiu ? 
2 . Quantos países atualmente falam inglês?
3. Qual tipo de inglês esses países falam? Britânico ou Americano??
4. Colocar mapa para ilustrar os países que falam inglês e  na legenda qual o tipo de inglês! 
Enviar para: camilaq.fortunato@gmail.com


1ª série A - Professora Elisete

Caderno do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA - VOL. 3 – Parte 1

Activity 5 - págs. 105 e 106

a)    Observe as imagens. Todas as imagens representam o mesmo tipo de energia?

b)    Leia o texto.

      d)   Siga o exemplo e indique os tipos de energia presentes nessas transformações.

Activity 6 - pág. 107

a)    Leia o diálogo.

c)    Leia a definição e relacione-a com a situação apresentada no diálogo.

 

 Activity 7 - pág. 108

a)    Leia o texto e reflita sobre ele.

b)    Você conhece alguma invenção que se pareça com um “Soccket?”

c)    Quais os benefícios que uma invenção como essa traz para a sociedade e a natureza?

Respostas em inglês

Tire fotos das atividades e encaminhe-as para teacherelis2019@gmail.com

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.


1ª série F, G - Professora Geny

Read the Text:

The doctor

    Dylan is a doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock. Today he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train but today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30 now and he is still driving.  It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00 but today he isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven because his favorite programme starts at half past seven.

Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now Dylan  is going to bed. He always goes to bed at 24.00.

1.Quem é Dylan?

 

2.De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?

 

3.Qual horário Dylan costuma chegar em seu trabalho?

 

4.De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:

a.está dirigindo.

b.está tomando o café da manhã.

c.está entrando no carro.

d.ainda está dando beijo nas crianças.

 

5.Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto,  hoje:

a.ele ainda está indo almoçar.

b.ele está assistindo TV.

c.ele está cuidando de seus pacientes doentes.

d.ele está cuidando de uma criança doente.

 

6.De acordo com o texto, o que Dylan costuma fazer às 7h30min e por quê?

  

7.Qual horário Dylan costuma jantar?

a. 18h30min

b. 18 horas

c. 20h30min

d. 19h30min

 

8.Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?

a. 00h30min

b. 18 horas

c. 20h30min

d. 19h30min

 

9.Você acha que Dylan é uma pessoa metódica ou esses hábitos específicos dele já foram mecanizados?

 

10. Você conhece alguém como Dylan, que tem horário para praticar as ações diárias? Comente.


1ª série C, D, E - Professora Adriana



1- Look at the pictures. Write a short story about what happened.

 

 2-  Faça as páginas  106, 107, 108 do caderno do aluno volume 3.


1ª série H, I, J - Professor Carlos

Good Morning students! How is it going?

Como atividade de recuperação de 28/09 a 16/10 os alunos deverão fazer as atividades 1 a 6 do caderno do aluno vol. 3, atividades essas já analisadas, explicadas durante o bimestre, isso significa que os alunos que já enviaram essas atividades por e-mail estão com a situação OK.

  


PROJETO DE VIDA

1ª série A, B - Professora Maria Roseli

Pesquisar três Histórias de vida bem-sucedidas. Pode ser da família ou uma pessoa muito conhecida na mídia.

 Colocar os dados da pessoa e sua profissão.

Os aspectos relevantes para o sucesso  pessoal e profissional( seu esforço, à perseverança, à dedicação, seus valores pessoais e aspectos de cooperação foram relevantes para o sucesso. pode fazer uma entrevista.

Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série C, D, E - Professora Sandra

Preconceito 1-Os alunos deverão pesquisar ; Preconceito Conceitual: o que é o dia da consciência negra? O que são as teorias racialistas? Preconceito Sócio-histórico: como que a escravidão e as teorias racialistas ainda influenciam o racismo cotidiano? Preconceito Econômico: Como os negro são tratados no âmbito profissional. Preconceito Político: Que ações governamentais são feitas para minimizar/erradicar o racismo?. Preconceito Cultural: o cotidiano de inferiorização do povo negro e a necessária valorização de sua cultura. Preconceito Filosófico: A compreensão e a superação do racismo .Como isso pode ser feito? 2-Escrever um artigo de opinião sobre o tema ; PRECONCEITO

Enviar para : sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br


 


ELETIVA

1ª série A - Professor Tiago

Queimadas no Pantanal  

 Link do formulário: https://forms.gle/vfmdRE46thAjU9oG6


1ª série B - Professora Maria Roseli

Entregar um cartão com mensagens de motivação de vida . relacionado ao Setembro Amarelo. Já mencionado no Plantão de dúvidas.

              Relatar sobre o Outubro Rosa: início da campanha, onde ocorreu e qual sua importância.

                Fazer um breve comentário pessoal de motivação e cuidado sobre o Câncer.

 Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série E - Professora Camila (ELETIVA)

Elaborar vasos de cimento de acordo com o vídeo: 

 1ª série C, D - Professora Sandra(ELETIVA)

Setembro Amarelo: Suicídio

Conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o tema.

Atividade: ler variados textos sobre o assunto e escrever um artigo de opinião sobre os mesmos












Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO