Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 06 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
3ª série B, C - Professora Dulce
1, De acordo com a tabela abaixo, redija nos espaços em branco, a
conjunção ou a locução conjuntiva adequada ao sentido do período:
a fim de - de modo que -
à medida que - ainda que -
contudo
segundo - conforme - visto
que - se - ao passo que
b) Saímos na hora, ______________ havíamos combinado.
c) Saimos cedo, _____________ conseguir um bom lugar no teatro.
d) Os alunos saíam, _____________ terminavam a prova.
e) Saiu cedo, ______________ chegou atrasado.
f) Saí apressado, _____________ estava atrasado.
g) Saímos tão distraídos, _______________ esquecemos os ingressos.
h) Saímos cedo, _______________o espetáculo começasse tarde.
i) _____________ ganhavam, mais gastavam.
j) _____________ você havia previsto, ele não apareceu.
2. As questões que seguem apresentam um período que você deverá
modificar, iniciando-o conforme se sugere,mas sem alterar a ideia contida no
primeiro. Como resultado, outras partes da frase sofrerão alterações. Assinale
a alternativa que contém o elemento adequado ao novo período.
Comece com: Passava frequentemente por antipático, _________________
a) conquanto d) uma vez que
b) à medida
que
e) conforme
c) embora
· A ser verdadeira a
sua história, nada mais poderá ser feito. Comece com:
Nada mais poderá ser feito _______________
a) caso d) embora
b)
porque
e) enquanto
c) conforme
· Ponha um peso sobre
a mesa, senão os papéis voarão. Comece com:
Os papéis voarão ______________
a) contanto que d) já que
b)
porque
e) visto que
c) a não ser que
· O pai era
excessivamente severo e o filho tornou-se tímido. Comece com:
O pai era de tal forma severo _________
a) mas d) por isso
b)
portanto
e) que
c) embora
· Mesmo sendo ricos,
não quiseram educar os filhos em escolas particulares.
Comece com: Não quiseram educar os filhos em escolas particulares
________________
b) no
entanto
e) todavia
c) enquanto
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO
BRASILEIRO
(1930 –
1945)
Leia
atentamente o texto: Diálogo com a
Leitura pags.: 184/185
(livro
didático) e em seguida:
Leia o
Texto: “MEMÓRIAS DO CÁRCERE” (Graciliano
Ramos)
Pags.: 186 –
187 e 188 (do livro didático) e,
responda as questões de 01 a 10 pags. 189
Os trabalhos
deverão ser enviados para o e-mail abaixo:
marlene.ibruklemar@gmail.com.br
GEOGRAFIA
3ª série A, C - Professores Alan e Allyson
Globalização
Mas, afinal, como funciona a Globalização?
Ao falarmos em Globalização, a primeira ideia que temos é sobre a grande influência que ela exerce em todo o Planeta. A Globalização é um processo de aprofundamento da integ
ração econômica, social e cultural dos países
do mundo que se intensificou no final do século XX.
Esse fenômeno está produzindo a chamada “ALDEIA
GLOBAL”, expressão atribuída à grande facilidade de aproximação das pessoas
graças aos avanços tecnológicos aplicados aos meios de comunicação e transporte
em todos os pontos da Terra. Podemos citar alguns exemplos para melhor
justificar esse conceito.
v
Um carro esporte Mazda é desenhado na
Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado na Inglaterra e a
montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos
inventados e fabricados no Japão.
v
O Ford Fiesta é montado na Espanha, mas os
vidros vêm do Canadá; o carburador, da Itália; o radiador da Áustria; os
cilindros, as baterias e a ignição da Inglaterra; os pistões da Alemanha; e o
eixo de transmissão, da França.
v
Uma campanha publicitária de cerveja é concebida
na Inglaterra, rodada no Canadá, editada em Nova York. Um “filme-global”,
reaizado para um público-alvo mundial, é produzido por um Major de Hollywood,
dirigido por um cineasta europeu, financiado pelos japoneses, contém no elenco
vedetes internacionais, e as cenas se passam em vários lugares do planeta.
v
As roupas japonesas, consumidas no mercado
americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura; já a
indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos “made
in USA”, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, no Caribe ou
nas Filipinas.
Isso sim são
exemplos da globalização. Ela tende cada vez mais a diminuir as distancias,
sejam territoriais, econômicas, sociais ou políticas, em razão do crescente
fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações em todo o mundo.
Para refletir:
1- O que você entende pelo termo ALDEIA GLOBAL?
Explique com suas palavras.
2- Quantos países diferentes foram mencionados no
texto acima? Quais foram eles?
3-
Leia e interprete a Charge abaixo:
Segundo a Charge acima, o que é a “ Festa da Globalização “ ? Para você o acesso
é para todos? Explique.
Enviar para: alanluizdecaireslino@gmail.com
3ª série B, D - Professor Marcos
FAZER UMA PESQUISA REFERENTE AOS PAISES DA AFRICA COM MAIORES PIB DO MUNDO, MONTAR UMA TABELA ORDENADA DO MAIOR
PARA O MENOR E DAR DESTAQUE QUAL O
SETOR DA ECONOMIA DESSES PAISES QUE MAIS
GERAM RENDA.
EXEMPLO
.
|
|
PAIS |
PIB PER CAPITA 2018 |
SETOR ECONOMICO |
|
01 |
CHINA |
7500 MILHOES DE $$ |
TECNOLOGIA INDUSTRIAL |
|
02 |
JAPÃO |
6800 MILHOES DE $$ |
TECNOLOGIA
ROBOTICA |
EDUCAÇÃO FÍSICA
3ª série B, C, D - Professora Angélica
Unidade temática:
Esportes
Dança – Estilo Samba de Roda
a-)
Características do samba de roda (como surgiu, em qual região é mais popular,
como é dançado, instrumentos musicais utilizados);
b-) Pesquise
uma letra de música de samba de roda ou se quiser pode criar uma.
Unidade temática: Lazer
e trabalho
Direito do cidadão,
dever do Estado
Responda
as questões abaixo:
1-)
Na comunidade onde você mora existem locais adequados para a realização de
práticas corporais? Tem estrutura adequada? Qual é o estado de conservação?
Qual público utiliza esses espaços?
2-)
Você frequenta esses locais?
3-)
Qual prática corporal você mais gosta de praticar?
4-)
Qual a importância das práticas corporais para você?
5-)
Cite os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que as práticas corporais
podem promover?
6-)
Quais as ações os Estados podem promover para garantir espaços disponíveis,
estimular e facilitar a realização de práticas corporais?
Enviar para : angelicanegry@hotmail.com
3ª série A - Professora Lauren
Exemplifique duas situações de preconceitos
Diferencie dois tipos de samba
Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.
Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br
ARTE
3ª série D - Professora Sônia
* Observação: Esta atividade deverá ser
realizada no caderno fotografada e enviada nos meus endereços de: facebook,
Messenger ou no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).
*Por favor não se esqueçam de colocar o
nome completo a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e
a presença. Esta atividade deverá ser entregue até 16/10.
FESTIVAL DA
POESIA
Como
já trabalhamos na atividade 8, vamos dar continuidade falando sobre festival,
porém vamos falar sobre um festival de poesia. Como já foi dito o festival
trata de uma série de eventos artísticos, culturais ou desportivos, que ocorrem
ao longo de um determinado período de tempo, geralmente de forma periódica
podendo ou não ter caráter competitivo. Observe a imagem e leia a poesia.
TODA AQUELA MULHER TEM A PUREZA (ÁLVARES DE AZEVEDO)
O HUMOR NA “LIRA DOS VINTE ANOS”
Toda aquela mulher tem a pureza
Que exala o jasmineiro no perfume,
Lampeja seu olhar nos olhos negros
Como, em noite d’escuro, um vagalume...
Que suave moreno o de seu rosto!
A alma parece que seu corpo inflama.
Simula até que sobre os lábios dela
Na cor vermelha tem errante chama...
E quem dirá, meus Deus! Que a lira d’alma
Ali não tem som – nem de falsete!
E, sob a imagem de aparente fogo,
É frio o coração como um sorvete!
ATIVIDADE: Agora você é o poeta, escolha uma imagem e escreva uma
poesia sobre ela, podendo usar um dos temas solicitados, amor, paixão, amizade,
perdão, solidão ou ilusão.
3ª série A - Professor Antônio Edgar
Entregar para o
e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br
1.Pesquise, responda e cite a bibliografia:
a)Escolha uma profissão relacionada com a Música e escreva
sobre ela.
b)Na criação musical de um Jingle Publicitário observamos a presença às vezes de uma paródia. Responda: O que é paródia?
c)Em um espetáculo musical existe a participação de vários profissionais. Explique o que faz o assistente de palco.
d)O que é vídeoclipe? E quais são os profissionais responsáveis pela produção de um vídeoclipe?
3ª série B, C - Professora Debora
Escolha uma banda/cantor(a) que você goste (pode ser nacional ou internacional). Pesquise que tipos de profissionais da área da música atuam nos trabalhos deste artista escolhido e explique qual o papel de cada um.
Enviar para: deby_danca@hotmail.com
3ª série A, B, C - Professor Silvio
Baseado o texto Poriferos e Cnidários, da página 54 a 60 do seu
livro didático, crie (invente) 5 perguntas com respostas.
3ª série D - Professor Tiago
Responder a atividade
Link do formulário: https://forms.gle/
3ª série B, C - Professor Wilson
Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas do
reforço nas segundas-feiras às 19:45 e responder as questões disponíveis no
link:
1- Pesquise
quais são os principais hidrocarbonetos e suas nomenclaturas.
2-
Classificação das cadeias carbônicas.
3- O que é
Isomeria e qual a diferença de isomeria plana e espacial.
4- Realizar
a atividade da página 37 (tabela) .
Obs: Fazer
no caderno de química as atividades 1,2 e 3. A atividade 4 realizar na
apostila. Fotografar todas e enviar por email para : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br
3ª série B, C - Professor Francisco
Acessar o
link para o Formulário com Videoaulas do Centro de Mídias.
TEMA 2
– FENÔMENOS NUCLEARES – do Caderno do Aluno
Fazer a ATIVIDADE 1 – FORMAÇÃO
NUCLEAR (páginas 33 a 34) do Caderno do
Aluno.
Pesquise no livro didático ou
internet e responda as perguntas das páginas acima.
Enviem as
respostas das questões nas atividades e para:
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Quem não puder enviar email,
anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos
Usem o Google Classrroom para
tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias
, as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
Agradecido, Professor Rogério de
Física e Tecnologia.
3ª série D - Professor Marcelo
Matéria, propriedades e constituição
• Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis
• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr
Desenvolver uma pesquisa sobre o tema acima citado.
E-Mail a ser enviado : vallilo@professor.educacao.sp.gov.br
3ª série A - Professora Adriana
1- Work in pairs. Look at the pictures. Write a short story about what happened.
2-
Faça as páginas 114
e 115 da apostila volume 3
MATEMÁTICA
3ª série A - Professor Francisco
Acessar o
link para o Formulário com Videoaulas do Centro de Mídias.
3ª série D - Professora Simone
Mandar para o e-mail: simoneg61@gmail.com
Continuação da apostila pg. 10 ATIVIDADE 10
Podemos observar como característica das funções polinomiais de 2º grau, a quantidade de raízes reais (ou zeros da função) dependendo do valor obtido no radicando ∆ = b2 – 4 ∙ a ∙ c.
Quando ∆ é positivo, há duas raízes reais e distintas;
Quando ∆ é zero, há só uma raiz real (mas precisamente, há duas raízes iguais);
Quando ∆ é negativo, não há raiz real.
Sabendo-se disso, encontre o valor do ∆ e identifique a quantidade de raízes reais nas seguintes funções:
a) y = x2 + 3
b) y = 3x2 – 8x
c) y = –4x2 – x – 3
d) y = 5 + 6x – x2
ATIVIDADE 11
Entre todos os retângulos com perímetro de 24 m, como os exemplificados a seguir, qual tem a maior área?
HISTÓRIA
3ª série B, C - Professor José Luiz
|
ATENÇÃO: A presente
atividade tem como objetivo permitir aos alunos e alunas das terceiras séries B e C a apreensão de
habilidades inerentes aos conteúdos ministrados no corrente bimestre. Leia
com atenção os enunciados e alternativas das questões propostas pesquisando
sobre o tema caso necessário, antes de assinalar o gabarito. O GABARITO, DEVIDAMENTE PREENCHIDO E COM A IDENTIFICAÇÃO DO
ALUNO DEVERÁ SER ENCAMINHADO PARA O E-MAIL INSTITUCIONAL:
spetic@prof.educacao.sp.gov.br |
1) ENEM 2012 – A
capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra
sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra
a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial
b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra
Mundial
c) o poder soviético, durante a Guerra Fria
d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã
e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro
de 2001
2) ENEM 2008 – Em discurso proferido em
17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain,
sustentou sua posição política:
“Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no
outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada
do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a
Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até
Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento
europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região
de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na
Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
Internet: (com adaptações)
Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em
1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939,
infere-se que
a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios
na Europa além da região dos Sudetos
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia
poderia ter salvado a Tchecoslováquia
c) o rompimento desse compromisso inspirou a
política de ‘apaziguamento europeu’
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder
alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o
problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia
3) (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto
afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma
implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de
pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando
bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na
guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
4)
(PUC-RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao
governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a
ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses
a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas
à valorização do café.
b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a
industrialização.
c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de
estabelecer um Estado forte.
d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo
pela reforma do Estado.
e) da burguesia industrial, na busca de uma política
de livre iniciativa.
5) FGV/2003) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas
recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião.
Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo.
Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em
elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha
motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos
dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não
substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.”
(VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro,
Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)
A respeito desse período, podemos afirmar:
a)
As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não
havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo
brasileiro.
b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o
governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes
nazifascistas.
c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas
não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os
países do Eixo.
d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime
comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro
da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.
GABARITO
|
|
A |
B |
C |
D |
E |
|
1 |
| ||||
|
2 |
| ||||
|
3 |
| ||||
|
4 |
| ||||
|
5 |
|
|
|
|
|
E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com
Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem.
Estou aguardando atividades anteriores, que seriam
entregues em 18/09/20, referente as páginas da apostila, infográfico , com tema
sobre a Crise de 1929. Receberei essa atividade até o dia 08/10/20
Projeto Setembro
Amarelo, conscientização ao suicídio e incentivo à vida.
Nessas semanas iremos trabalhar sobre o tema acima, segue
abaixo alguns links para assistirem:
https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A
https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE
https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk
Após assistir aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine,
seguido de textos, frases inspiradoras, imagens e desenhos incentivando a vida,
o cuidado com o próximo.
Caprichem!! Eu acredito no potencial de cada um!
Segue um link de como fazer um fanzine, existem vários no
yutube, fiquem a vontade para explorar.
https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25
Forte abraço a todos!!
PROJETO DE VIDA
3ª série A - Professora Maria Roseli
Pesquisar três Histórias de vida bem-sucedidas. Pode ser da família
ou uma pessoa muito conhecida na mídia.
Colocar os dados da pessoa e sua profissão.
Os aspectos relevantes para o sucesso pessoal e profissional( seu
esforço, à perseverança, à dedicação, seus valores pessoais e aspectos de
cooperação foram relevantes para o sucesso. pode fazer uma entrevista.
Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br
ELETIVA
3ª série A - Professora Lauren
Exemplifique duas situações de preconceitos
Diferencie dois tipos de samba
Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.
Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br
3ª série A - Professor Rogerio
APRENDENDO
A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno
Para fazer a atividade 1 do Caderno do Aluno, página 46 do 9º
ano, página 121 do 1º
ano, página 128 do 2º ano e página 130 do 3º ano.
Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 1 – Números
Binários
Canal Youtube:
O que é sistema binário? Entendendo a linguagem que o
computador usa| Computação sem Caô
https://www.youtube.com/watch?v=0ihEaXVnF3g
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
SOCIOLOGIA
3ª série A - Professor Flavio
Atividade
1)
Assinale as
alternativas corretas:
A) A
cidadania é um conjunto de leis que expressa direitos e deveres exercido por
cada pessoa na sociedade.
B) O
cidadão é ter direito á vida, a liberdade, a propriedade e deveres a cumprir,
conforme escrito na constituição do seu país.
C) As
duas estão corretas.
2) A
Participação Política pode ser definida como:
A) A
possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais,
nacionais e internacionais, com ação intencional para impactar na agenda
pública, a partir do voto, campanhas, manifestações, movimentos sociais,
referendos e consultas públicas.
B) Participar
do voto escolhendo os seus representantes, que após serem eleitos, resta à
população aguardar que os mesmos criarão leis e políticas públicas em benefício
do povo.
C) É o
ato de que apenas países com regimes de partido único, totalitários e
monarquias absolutas é que devem ditar o que é melhor para o país.
3) As
características que constituem um Estado são:
A) Soberania,
da qual é independente de qualquer outro estado, como o Brasil, os E.U.A e a
Alemanha, que tem suas políticas distintas e independentes.
B) Território,
que determina o espaço geográfico que delimita a ação do Estado.
C) Leis
que regem a sociedade.
D) Todas estão corretas.
Enviar para: flaviolima8000@gmail.com
3ª série B, C - Professor André
Faça um texto dissertativo para cada figura explorando os
temas já trabalhados nos bimestres anteriores como cidadania, participação
popular e política, cidadão, estado e governo, voz ativa, contradições,
conflitos e etc.. Os textos devem ter aproximadamente 20 linhas cada.
Figura
1.
Figura 2
3ª série D - Professora Marcia
E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com
Olá meus
queridos! Espero que estejam todos bem.
Estou aguardando atividades anteriores, que seriam
entregues em 18/09/20, referente às questões sobre direitos das mulheres,
dentro do tema feminismo. Receberei essa atividade até 08/10/2020.
Atividade
1) Assistir aula do
Centro de Mídias de 09/07, Movimento operário e sindical, segue link abaixo referente
ao tema citado acima.
https://www.youtube.com/watch?v=8MbNVCwYwYc
Após assistirem a aula deverão fazer um resumo com a sua
conclusão, sobre o tema trabalhado.
Atividade 2) Fazer uma breve
pesquisa, sobre: o que é um sindicato? Quando ele surgiu? Qual sua função?
Não esqueçam de colocar nome da escola, seus dados e
enviarem para o e-mail acima registrado.
Conto com a colaboração de todos, últimas atividades do
3º.bimestre.
Bom Estudo!!
Forte abraço!!
FILOSOFIA
3ª série A - Professora Valquires
Todas as segundas temos plantão pelo meet. 08:30
Após a leitura, escreva um pequeno texto (28) linhas demostrando quais os critérios que você
entende que um candidato deve ter para merecer o seu voto. Tanto para prefeito
quanto para vereador. E justifique a sua
resposta.
Critério
cri·té·rio
Significado de Critério
1. Aquilo que é usado para efetuar diferenciações,
distinções ou seleções; que é usado para discernir valores; capacidade de distinguir o certo do
errado, o verdadeiro do falso, o bem do mal, entre outras;
2. Signo ou sinal que permite a diferenciação irrefutável de uma coisa entre
outras;
3. Aquilo que é usado como alicerce, parâmetro ou base para determinada análise
ou avaliação; processo, raciocínio, lucidez ou razão;
4. Premissa ou requisito essencial, suficiente e imprescindível;
5. Sensatez, juízo, discernimento ou capacidade;
6. Autoridade para condenar ou repreender.
(Etimologia da palavra: do grego: kritérion; do latim: criterĭu)
Sinónimos de Critério
discernimento, discrição, equilíbrio, fundamento, juízo, medida, norma, preceito, processo, raciocínio
Antónimos de Critério
burrice, delírio, desatino, desvairo, desvario, ilógico, imbecilidade, imprudência, insânia, insensatez
Diferenças entre Capitalismo e Socialismo/ No caderno, explique os principais pontos dos 2 sistemas.
Juliana Bezerra
Professora
de História
Capitalismo e Socialismo foram
dois sistemas econômicos que disputaram a hegemonia no mundo ao longo do século
XX.
Neste texto, vamos focar
principalmente nas diferenças entre os dois sistemas.
Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico
baseado nas trocas de bem por dinheiro e onde as algumas pessoas são donas das
propriedades e dos meios de produção.
É difícil precisar a origem no tempo
e no espaço do capitalismo, pois este foi se desenvolvendo ao longo de séculos.
No entanto, observamos sua gênese no
século XVI quando a Europa Ocidental passava do Feudalismo para o Mercantilismo
e a valorizar o dinheiro como principal meio de troca por serviços e produtos.
Veja
também: Capitalismo
Socialismo
O Socialismo, por sua vez, tem origem
no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na
sociedade industrial que se desenvolvia.
Desta maneira, um grupo de
intelectuais de diversas nacionalidades como Proudhon, Karl
Marx, Friedrich
Engels, Saint-Simon, Robert Owen,
idealizaram uma sociedade diferente da capitalista. Ali, a propriedade e os
meios de produção estariam nas mãos do Estado ou pertenceria à coletividade.
Alguns países tentaram implementar o
socialismo como sistema econômico e coletivizaram os meios de produção como Cuba, a União
Soviética, China e Vietnã, após a Guerra
do Vietnã. .
Veja
também: Socialismo
Abaixo listamos as principais divergências entre
esses dois sistemas econômicos:
|
Capitalismo |
Socialismo |
|
Os meios de
produção pertencem aos investidores e capitalistas. |
Os meios de produção
pertencem ao Estado. |
|
A produção visa
ao lucro. |
A produção visa à
satisfação das necessidades básicas da comunidade. |
|
Há concorrência e
pressão para que se trabalhe sempre mais. |
A concorrência e
a pressão para aumentar a produção são para mostrar que os países socialistas
são eficientes. |
|
Existem classes
sociais. |
As classes
sociais são reduzidas até desaparecer. |
|
Há liberdade de
religiosa. |
A religião é
vista como um instrumento a mais do capitalismo e, muitas vezes, os
praticantes são perseguidos. |
|
O mercado dita as
prioridades econômicas da sociedade. |
O Estado
planifica a economia em ciclos. |
|
O motor que move
a sociedade é a acumulação de bens. |
O grande estímulo
social seria a garantia de felicidade com o mínimo para sobreviver para
todos, sem que nada falte. |
|
O livre-arbítrio
e o individualismo consistem o pilar político. Desta maneira, o indivíduo
participa das decisões políticas. |
O indivíduo deve
levar em conta as necessidades da coletividade antes de tomar uma decisão
como a escolha da profissão, por exemplo. |








Nenhum comentário:
Postar um comentário