Pesquisar

terça-feira, 6 de outubro de 2020

3ª série

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 06 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

3ª série B, C - Professora Dulce

1, De acordo com a tabela abaixo, redija nos espaços em branco, a conjunção ou a locução conjuntiva adequada ao sentido do período:

a fim de   -   de modo que   -   à medida que   -   ainda que   -   contudo

segundo  -   conforme   -   visto que   -   se   -   ao passo que

 a) Saírei, __________ você der autorização.

b) Saímos na hora, ______________ havíamos combinado.

c) Saimos cedo, _____________ conseguir um bom lugar no teatro.

d) Os alunos saíam, _____________ terminavam a prova.

e) Saiu cedo, ______________ chegou atrasado.

f) Saí apressado, _____________ estava atrasado.

g) Saímos tão distraídos, _______________ esquecemos os ingressos.

h) Saímos cedo, _______________o espetáculo começasse tarde.

i)  _____________ ganhavam, mais gastavam.

j) _____________ você havia previsto, ele não apareceu.

 

2. As questões que seguem apresentam um período que você deverá modificar, iniciando-o conforme se sugere,mas sem alterar a ideia contida no primeiro. Como resultado, outras partes da frase sofrerão alterações. Assinale a alternativa que contém o elemento adequado ao novo período.

 ·  Como não gostava de revelar seus sentimentos, passava frequentemente por antipático.

Comece com: Passava frequentemente por antipático, _________________

a) conquanto                                d) uma vez que

b) à medida que                           e) conforme

c) embora

 

·  A ser verdadeira a sua história, nada mais poderá ser feito. Comece com:

Nada mais poderá ser feito   _______________

a) caso                                        d) embora

b) porque                                    e) enquanto

c) conforme

 

·  Ponha um peso sobre a mesa, senão os papéis voarão. Comece com:

Os papéis voarão ______________

a) contanto que                        d) já que

b) porque                                  e) visto que

c) a não ser que

 

·  O pai era excessivamente severo e o filho tornou-se tímido. Comece com:

O pai era de tal forma severo  _________

a) mas                                    d) por isso

b) portanto                              e) que

c) embora

 

·  Mesmo sendo ricos, não quiseram educar os filhos em escolas particulares.

Comece com: Não quiseram educar os filhos em escolas particulares  ________________

 a) contudo                            d) embora

b) no entanto                        e) todavia

c) enquanto

 

 3ª série A - Professora Marlene

            SEGUNDA FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO

                                      (1930 – 1945)

 

Leia atentamente o texto: Diálogo com a Leitura pags.: 184/185

(livro didático) e em seguida:

                               

Leia o Texto: “MEMÓRIAS DO CÁRCERE” (Graciliano Ramos)

Pags.: 186 – 187 e 188   (do livro didático) e, responda as questões de 01 a 10 pags. 189

 

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail abaixo:

marlene.ibruklemar@gmail.com.br


GEOGRAFIA 

3ª série A, C - Professores Alan e Allyson

Globalização

 

Mas, afinal, como funciona a Globalização?

Ao falarmos em Globalização, a primeira ideia que temos é sobre a grande influência que ela exerce em todo o Planeta. A Globalização é um processo de aprofundamento da integ

ração econômica, social e cultural dos países do mundo que se intensificou no final do século XX.

Esse fenômeno está produzindo a chamada “ALDEIA GLOBAL”, expressão atribuída à grande facilidade de aproximação das pessoas graças aos avanços tecnológicos aplicados aos meios de comunicação e transporte em todos os pontos da Terra. Podemos citar alguns exemplos para melhor justificar esse conceito.

v     Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado na Inglaterra e a montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados e fabricados no Japão.

v     O Ford Fiesta é montado na Espanha, mas os vidros vêm do Canadá; o carburador, da Itália; o radiador da Áustria; os cilindros, as baterias e a ignição da Inglaterra; os pistões da Alemanha; e o eixo de transmissão, da França.

v     Uma campanha publicitária de cerveja é concebida na Inglaterra, rodada no Canadá, editada em Nova York. Um “filme-global”, reaizado para um público-alvo mundial, é produzido por um Major de Hollywood, dirigido por um cineasta europeu, financiado pelos japoneses, contém no elenco vedetes internacionais, e as cenas se passam em vários lugares do planeta.

v     As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura; já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos “made in USA”, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, no Caribe ou nas Filipinas.

Isso sim são exemplos da globalização. Ela tende cada vez mais a diminuir as distancias, sejam territoriais, econômicas, sociais ou políticas, em razão do crescente fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações em todo o mundo.

Para refletir:

1-  O que você entende pelo termo ALDEIA GLOBAL? Explique com suas palavras.


2- Quantos países diferentes foram mencionados no texto acima? Quais foram eles?


 

3-                      Leia e interprete a Charge abaixo:

/


 

Segundo a Charge acima, o que é a  “ Festa da Globalização “ ? Para você o acesso é para todos? Explique.                                                                                                                

Enviar para: alanluizdecaireslino@gmail.com


3ª série B, D - Professor Marcos

FAZER  UMA  PESQUISA REFERENTE AOS PAISES  DA AFRICA COM MAIORES PIB  DO MUNDO, MONTAR UMA TABELA ORDENADA DO MAIOR PARA O MENOR  E DAR DESTAQUE QUAL O SETOR  DA ECONOMIA DESSES PAISES QUE MAIS GERAM RENDA.

EXEMPLO

                                                             .

 

PAIS

PIB PER CAPITA 2018

SETOR ECONOMICO

01

CHINA

7500 MILHOES DE $$

TECNOLOGIA INDUSTRIAL

02

JAPÃO

6800 MILHOES DE $$

TECNOLOGIA  ROBOTICA

 

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª série B, C, D - Professora Angélica

Unidade temática: Esportes

Dança – Estilo Samba de Roda

a-) Características do samba de roda (como surgiu, em qual região é mais popular, como é dançado, instrumentos musicais utilizados);

b-) Pesquise uma letra de música de samba de roda ou se quiser pode criar uma.

 

Unidade temática: Lazer e trabalho

Direito do cidadão, dever do Estado

Responda as questões abaixo:

1-) Na comunidade onde você mora existem locais adequados para a realização de práticas corporais? Tem estrutura adequada? Qual é o estado de conservação? Qual público utiliza esses espaços?

2-) Você frequenta esses locais?

3-) Qual prática corporal você mais gosta de praticar?

4-) Qual a importância das práticas corporais para você?

5-) Cite os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que as práticas corporais podem promover?

6-) Quais as ações os Estados podem promover para garantir espaços disponíveis, estimular e facilitar a realização de práticas corporais?

Enviar para : angelicanegry@hotmail.com


3ª série A - Professora Lauren

Exemplifique duas situações de preconceitos

Diferencie dois tipos de samba

Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.


Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br

 

ARTE 

3ª série D - Professora Sônia

* Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno fotografada e enviada nos meus endereços de: facebook, Messenger ou no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).

*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença. Esta atividade deverá ser entregue até 16/10.

FESTIVAL DA POESIA

                Como já trabalhamos na atividade 8, vamos dar continuidade falando sobre festival, porém vamos falar sobre um festival de poesia. Como já foi dito o festival trata de uma série de eventos artísticos, culturais ou desportivos, que ocorrem ao longo de um determinado período de tempo, geralmente de forma periódica podendo ou não ter caráter competitivo. Observe a imagem e leia a poesia.

TODA AQUELA MULHER TEM A PUREZA (ÁLVARES DE AZEVEDO)

O HUMOR NA “LIRA DOS VINTE ANOS”



Toda aquela mulher tem a pureza

Que exala o jasmineiro no perfume,

Lampeja seu olhar nos olhos negros

Como, em noite d’escuro, um vagalume...

Que suave moreno o de seu rosto!

A alma parece que seu corpo inflama.

Simula até que sobre os lábios dela

Na cor vermelha tem errante chama...

E quem dirá, meus Deus! Que a lira d’alma

Ali não tem som – nem de falsete!

E, sob a imagem de aparente fogo,

É frio o coração como um sorvete!

ATIVIDADE: Agora você é o poeta, escolha uma imagem e escreva uma poesia sobre ela, podendo usar um dos temas solicitados, amor, paixão, amizade, perdão, solidão ou ilusão.


3ª série A - Professor Antônio Edgar

Entregar para o e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br

 

1.Pesquise, responda e cite a bibliografia:

a)Escolha uma profissão relacionada com a Música e escreva sobre ela.

b)Na criação musical de um Jingle Publicitário observamos a presença às vezes de uma paródia. Responda: O que é paródia?

c)Em um espetáculo musical existe a participação de vários profissionais. Explique o que faz o assistente de palco.

d)O que é vídeoclipe? E quais são os profissionais responsáveis pela produção de um vídeoclipe?


3ª série B, C - Professora Debora

Escolha uma banda/cantor(a) que você goste (pode ser nacional ou internacional). Pesquise que tipos de profissionais da área da música atuam nos trabalhos deste artista escolhido e explique qual o papel de cada um.

Enviar para: deby_danca@hotmail.com


 BIOLOGIA 

3ª série A, B, C - Professor Silvio

Baseado o texto Poriferos e Cnidários, da página  54 a 60 do seu livro didático, crie (invente) 5 perguntas com respostas.


3ª série D - Professor Tiago


Responder a atividade

Link do formulário: https://forms.gle/tgXQjXh1rhMf9i5bA



 QUÍMICA

3ª série B, C - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas do reforço nas segundas-feiras às 19:45 e responder as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1YWLylgujBPF8jn44TBfNpeDY9P3-QTlV1Tak8nIZ7Da7bg/viewform?usp=sf_link



3ª série D - Professora Alecsandra 

1- Pesquise quais são os principais hidrocarbonetos e suas nomenclaturas.

2- Classificação das cadeias carbônicas.

3- O que é Isomeria e qual a diferença de isomeria plana e espacial.

4- Realizar a atividade da página 37 (tabela) .

 

Obs: Fazer no caderno de química as atividades 1,2 e 3. A atividade 4 realizar na apostila. Fotografar todas e enviar por email para : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br



 FÍSICA

3ª série B, C - Professor Francisco

Acessar o link para o Formulário com Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc76V2FlpWJHtXBufB2HFQQojJIPn3HkRTRHIcjFoPKFw-b-w/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

3ª série A - Professor Rogério

TEMA 2 – FENÔMENOS NUCLEARES – do Caderno do Aluno

Fazer a ATIVIDADE 1 – FORMAÇÃO NUCLEAR  (páginas 33 a 34) do Caderno do Aluno.

Pesquise no livro didático ou internet e responda as perguntas das páginas acima.

Enviem as respostas das questões nas atividades e para:

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia. 


3ª série D - Professor Marcelo

Matéria, propriedades e constituição 

• Modelos de átomos e moléculas para explicar características macroscópicas mensuráveis 

• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos físicos de materiais inanimados 

• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr

Desenvolver uma pesquisa sobre o tema acima citado.

E-Mail a ser enviado : vallilo@professor.educacao.sp.gov.br


 LÍNGUA INGLESA

3ª série A - Professora Adriana



  1-           Work in pairs. Look at the pictures. Write a short story about what happened.

2-           Faça as páginas 114  e 115 da apostila volume 3

 

MATEMÁTICA 

3ª série A - Professor Francisco

Acessar o link para o Formulário com Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLn8vaju4xd5Wcn8v3pyaeZZCM4GUjKyuRZzO86sSqh2FUlA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0


3ª série D - Professora Simone

Mandar para o e-mail: simoneg61@gmail.com 

Continuação da apostila pg. 10 ATIVIDADE 10 

Podemos observar como característica das funções polinomiais de 2º grau, a quantidade de raízes reais (ou zeros da função) dependendo do valor obtido no radicando ∆ = b2 – 4 ∙ a ∙ c. 

Quando ∆ é positivo, há duas raízes reais e distintas; 

Quando ∆ é zero, há só uma raiz real (mas precisamente, há duas raízes iguais); 

Quando ∆ é negativo, não há raiz real. 

Sabendo-se disso, encontre o valor do ∆ e identifique a quantidade de raízes reais nas seguintes funções: 

a) y = x2 + 3 

b) y = 3x2 – 8x 

c) y = –4x2 – x – 3 

d) y = 5 + 6x – x2 

ATIVIDADE 11 

Entre todos os retângulos com perímetro de 24 m, como os exemplificados a seguir, qual tem a maior área?




ATIVIDADE 17 
Defina as raízes das seguintes funções polinomiais. 
a) f (x ) = (x – 2) ∙ (x – 1) ∙ (x + 2) 

b) f(x)= x ∙ (x – 3) ∙ (x + 4) 

c) f(x) = (x – 5) · x · (x + 2) 

d) f(x) = (1 – x) ∙ (x + 1) ∙ (x – 4) ∙ (3 + x)



HISTÓRIA

3ª série B, C - Professor José Luiz


ATENÇÃO:  A presente atividade tem como objetivo permitir aos alunos e alunas  das terceiras séries B e C a apreensão de habilidades inerentes aos conteúdos ministrados no corrente bimestre. Leia com atenção os enunciados e alternativas das questões propostas pesquisando sobre o tema caso necessário, antes de assinalar o gabarito.

O GABARITO, DEVIDAMENTE PREENCHIDO E COM A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO DEVERÁ SER ENCAMINHADO PARA O E-MAIL INSTITUCIONAL: spetic@prof.educacao.sp.gov.br


 

 1) ENEM 2012 – A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial

b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial

c) o poder soviético, durante a Guerra Fria

d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã

e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001



2) ENEM 2008 – Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:

“Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Internet: (com adaptações)

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia

3) (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial. 
 

4) (PUC-RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses

a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.

b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.

c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.

d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.

e) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.

 

5) FGV/2003) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.”

(VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)

A respeito desse período, podemos afirmar:

a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.
c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.

 

GABARITO

 

A

B

C

D

E

1


2


3


4

    


5






 

 




   

3ª série A, D - Professora Márcia

E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com

Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem. 

Estou aguardando atividades anteriores, que seriam entregues em 18/09/20, referente as páginas da apostila, infográfico , com tema sobre a Crise de 1929. Receberei essa atividade até o dia 08/10/20

 

Projeto Setembro Amarelo, conscientização ao suicídio e incentivo à vida.

Nessas semanas iremos trabalhar sobre o tema acima, segue abaixo alguns links para assistirem:

https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A

https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE

https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk

Após assistir aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine, seguido de textos, frases inspiradoras, imagens e desenhos incentivando a vida, o cuidado com o próximo.

Caprichem!! Eu acredito no potencial de cada um!

Segue um link de como fazer um fanzine, existem vários no yutube, fiquem a vontade para explorar.

https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25


Forte abraço a todos!!



 

  PROJETO DE VIDA

3ª série A - Professora Maria Roseli

Pesquisar três Histórias de vida bem-sucedidas. Pode ser da família ou uma pessoa muito conhecida na mídia.

 Colocar os dados da pessoa e sua profissão.

Os aspectos relevantes para o sucesso  pessoal e profissional( seu esforço, à perseverança, à dedicação, seus valores pessoais e aspectos de cooperação foram relevantes para o sucesso. pode fazer uma entrevista.

Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


  ELETIVA 

3ª série A - Professora Lauren

Exemplifique duas situações de preconceitos

Diferencie dois tipos de samba

Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.


Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br



   TECNOLOGIA

3ª série A - Professor Rogerio

APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno

Para fazer a atividade 1 do Caderno do Aluno, página 46 do 9º

  ano, página 121 do 1º ano, página 128 do 2º ano e página 130 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 1 – Números Binários

Canal Youtube:

O que é sistema binário? Entendendo a linguagem que o computador usa| Computação sem Caô

https://www.youtube.com/watch?v=0ihEaXVnF3g

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias

      SOCIOLOGIA

3ª série A - Professor Flavio

Atividade

1)   Assinale as alternativas corretas:

A) A cidadania é um conjunto de leis que expressa direitos e deveres exercido por cada pessoa na sociedade.

B)  O cidadão é ter direito á vida, a liberdade, a propriedade e deveres a cumprir, conforme escrito na constituição do seu país.

C) As duas estão corretas.


2)   A Participação Política pode ser definida como:

A) A possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais, com ação intencional para impactar na agenda pública, a partir do voto, campanhas, manifestações, movimentos sociais, referendos e consultas públicas.

B)  Participar do voto escolhendo os seus representantes, que após serem eleitos, resta à população aguardar que os mesmos criarão leis e políticas públicas em benefício do povo.

C) É o ato de que apenas países com regimes de partido único, totalitários e monarquias absolutas é que devem ditar o que é melhor para o país.


3)   As características que constituem um Estado são:

A) Soberania, da qual é independente de qualquer outro estado, como o Brasil, os E.U.A e a Alemanha, que tem suas políticas distintas e independentes.

B)  Território, que determina o espaço geográfico que delimita a ação do Estado.

C) Leis que regem a sociedade.

D)  Todas estão corretas.

Enviar para: flaviolima8000@gmail.com


3ª série B, C - Professor André

Faça um texto dissertativo para cada figura explorando os temas já trabalhados nos bimestres anteriores como cidadania, participação popular e política, cidadão, estado e governo, voz ativa, contradições, conflitos e etc.. Os textos devem ter aproximadamente 20 linhas cada.

 

Figura 1.



Figura 2



Figura 3


3ª série D - Professora Marcia


 E-mail: Profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá meus queridos! Espero que estejam todos bem.

Estou aguardando atividades anteriores, que seriam entregues em 18/09/20, referente às questões sobre direitos das mulheres, dentro do tema feminismo. Receberei essa atividade até 08/10/2020.

 

 Nessas semanas trabalharemos mais um dos movimentos sociais, sendo o Movimento Operário e Sindical.

Atividade 1) Assistir aula do Centro de Mídias de 09/07, Movimento operário e sindical, segue link abaixo referente ao tema citado acima.

https://www.youtube.com/watch?v=8MbNVCwYwYc

Após assistirem a aula deverão fazer um resumo com a sua conclusão, sobre o tema trabalhado.

Atividade 2) Fazer uma breve pesquisa, sobre: o que é um sindicato? Quando ele surgiu? Qual sua função?

Não esqueçam de colocar nome da escola, seus dados e enviarem para o e-mail acima registrado.

Conto com a colaboração de todos, últimas atividades do 3º.bimestre.

Bom Estudo!!

Forte abraço!! 


FILOSOFIA

3ª série A - Professora Valquires

Todas as segundas temos plantão pelo meet. 08:30

 Leia atentamente o texto  abaixo.

Após a leitura, escreva um pequeno texto (28) linhas  demostrando quais os critérios que você entende que um candidato deve ter para merecer o seu voto. Tanto para prefeito quanto para  vereador. E justifique a sua resposta.

 

Critério

cri··rio

Significado de Critério

1. Aquilo que é usado para efetuar diferenciações, distinções ou seleções; que é usado para discernir  valores; capacidade de distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso, o bem do mal, entre outras;
2. Signo ou sinal que permite a diferenciação irrefutável de uma coisa entre outras;
3. Aquilo que é usado como alicerce, parâmetro ou base para determinada análise ou avaliação; processo, raciocínio, lucidez ou razão;
4. Premissa ou requisito essencial, suficiente e imprescindível;
5. Sensatez, juízo, discernimento ou capacidade;
6. Autoridade para condenar ou repreender.
(Etimologia da palavra: do grego: kritérion; do latim: criterĭu)

Sinónimos de Critério

 discernimentodiscriçãoequilíbriofundamentojuízomedidanormapreceitoprocessoraciocínio

Antónimos de Critério

burricedelíriodesatinodesvairodesvarioilógicoimbecilidadeimprudênciainsâniainsensatez


  3ª série D - Professor Isael

Diferenças entre Capitalismo e Socialismo/ No caderno, explique os principais pontos dos 2 sistemas. 

Juliana Bezerra

Professora de História

Capitalismo e Socialismo foram dois sistemas econômicos que disputaram a hegemonia no mundo ao longo do século XX.

Neste texto, vamos focar principalmente nas diferenças entre os dois sistemas.

Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico baseado nas trocas de bem por dinheiro e onde as algumas pessoas são donas das propriedades e dos meios de produção.

É difícil precisar a origem no tempo e no espaço do capitalismo, pois este foi se desenvolvendo ao longo de séculos.

No entanto, observamos sua gênese no século XVI quando a Europa Ocidental passava do Feudalismo para o Mercantilismo e a valorizar o dinheiro como principal meio de troca por serviços e produtos.

Veja também: Capitalismo

Socialismo

O Socialismo, por sua vez, tem origem no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na sociedade industrial que se desenvolvia.

Desta maneira, um grupo de intelectuais de diversas nacionalidades como Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels, Saint-Simon, Robert Owen, idealizaram uma sociedade diferente da capitalista. Ali, a propriedade e os meios de produção estariam nas mãos do Estado ou pertenceria à coletividade.

Alguns países tentaram implementar o socialismo como sistema econômico e coletivizaram os meios de produção como Cuba, a União Soviética, China e Vietnã, após a Guerra do Vietnã. .

Veja também: Socialismo

Abaixo listamos as principais divergências entre esses dois sistemas econômicos:

Capitalismo

Socialismo

Os meios de produção pertencem aos investidores e capitalistas.

Os meios de produção pertencem ao Estado.

A produção visa ao lucro.

A produção visa à satisfação das necessidades básicas da comunidade.

Há concorrência e pressão para que se trabalhe sempre mais.

A concorrência e a pressão para aumentar a produção são para mostrar que os países socialistas são eficientes.

Existem classes sociais.

As classes sociais são reduzidas até desaparecer.

Há liberdade de religiosa.

A religião é vista como um instrumento a mais do capitalismo e, muitas vezes, os praticantes são perseguidos.

O mercado dita as prioridades econômicas da sociedade.

O Estado planifica a economia em ciclos.

O motor que move a sociedade é a acumulação de bens.

O grande estímulo social seria a garantia de felicidade com o mínimo para sobreviver para todos, sem que nada falte.

O livre-arbítrio e o individualismo consistem o pilar político. Desta maneira, o indivíduo participa das decisões políticas.

O indivíduo deve levar em conta as necessidades da coletividade antes de tomar uma decisão como a escolha da profissão, por exemplo.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO