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segunda-feira, 19 de outubro de 2020

3ª série

 Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

3ª série A - Professora Marlene


 Leia os textos 1 e 2

TEXTO 1 -  Artigo 215 da Constituição Federal de 1988 

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

TEXTO 2 - Cinema e vídeo transformam a vida de jovens na periferia de São Paulo (Fragmento)

Projeto implantado no bairro do Sapopemba, em São Paulo, permite a produção de filmes e vídeos que retratam o cotidiano local. 

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP viabilizou a implantação de um projeto que evidenciou a produção artística de jovens do bairro de Sapopemba, localizado na zona leste de São Paulo. O estudo de doutorado Processos criativos na produção fílmica de jovens de Sapopemba, periferia da Zona Leste de São Paulo é de autoria da professora Eveline Stella de Araujo e foi orientado pelo professor Paulo Rogério Gallo.

O projeto teve início em 2012, na Associação Amigos do Bairro de Sapopemba e os alunos que estudavam pela manhã participavam do projeto à tarde e vice-versa. As aulas do projeto foram ministradas na própria associação. A escolha do local se deu após uma constatação, por estatística, de que se tratava de uma região com alto índice de mortalidade de jovens por motivos de violência e atropelamento, dentre outros.

Ela conta que o bairro de Sapopemba, na época, estava entre as regiões com maior índice de mortes externas de jovens, por atropelamento e por outras formas de violência. “Logo no início, comecei a estranhar o movimento e a configuração do território, pois notei que algumas das meninas esperavam pelo ônibus dentro da instituição, calculavam o tempo e, quando o ônibus estava próximo, corriam para o ponto. Foi quando entendi os riscos pelos quais passei naquele território. Mais tarde, os estudantes passaram a me acompanhar até o ponto de ônibus”, lembra a pesquisadora. “No decorrer do projeto, enfrentei toques de recolher, tomei conhecimento de que no território ocorriam estupros e cheguei a me deparar com corpos de pessoas mortas, que eram deixados nas proximidades”.

Trabalhando a afetividade

O objetivo principal da pesquisadora era analisar como esses jovens utilizariam a linguagem audiovisual e a relação destes com a internet. Cada equipe de jovens foi formada a critério dos próprios participantes, por afinidade. “A equipe de estudantes soube trabalhar muito a afetividade da amizade verdadeira, direito à cidade, trânsito de skate pela cidade, grafite colocando sua representação do social, trabalharam bem forte essas relações”, conta a pesquisadora. No início das atividades, a falta de equipamentos fez com que os jovens fizessem uso dos próprios celulares. “Só depois é que conseguimos uma câmera em VGA e câmeras compactas simples”, lembra Eveline.

Dentre os produtos do projeto, destaques para a premiação dos jovens no Festival do Minuto, participação no Programa Manos e Minas da TV Cultura e projeção das produções destes jovens no Instituto CRIAR. Um dos jovens alunos de Eveline, com grande domínio na técnica de desenhar avatar, foi contratado em condição remunerada por um dos amigos da pesquisadora que estava no mestrado. O êxito deste trabalho só foi possível graças à flexibilidade de Eveline, que soube manter uma relação fluida, acompanhou ensaio de danças para as festas juninas, jogos de futebol, oficina de grafite, fotografia e fez um redirecionamento do projeto para a temática Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. [...]

 1)Com base no primeiro parágrafo do Texto 2, responda às perguntas a seguir.

a.)  O que aconteceu?

b.)  Quais foram os envolvidos nesse acontecimento?

c.)  Quando isso aconteceu?

d.) Onde aconteceu?


2) A continuação do texto desenvolve as informações do parágrafo introdutório.

a. ) O que garantiu o sucesso do projeto da professora Eveline Stella de Araújo?

b.) Qual era o principal objetivo da pesquisadora?

c.) Qual a relação entre o artigo 215 e a ação da professora Eveline Stella de Araújo?

d.) Quais foram as motivações que levaram a pesquisadora a desenvolver o seu projeto no bairro de Sapobemba?

AULA 2

VER OU NÃO VER...

 Faça a leitura da resenha a seguir.

A questão da representatividade e o sucesso de “Pantera Negra” (Fragmento)

Especialistas comentam a representação de negros ao longo dos anos e o marco que o filme da Marvel representa

O sucesso do filme Pantera Negra é indiscutível e, além das críticas positivas, o longa conquistou a marca de 5ª maior bilheteria de estreia da história dos EUA, representando um marco no gênero de filmes de super-heróis. Entretanto, o mérito do filme não se resume apenas aos seus números de bilheteria: Pantera Negra representa um grande avanço na questão da representatividade negra nas telas de cinema. Para não dizer que o filme da Marvel é absolutamente perfeito, as piadas ali presentes não apresentam excelentes qualidades e são poucas. (...)

“Quando a gente chega em 2018 com a Marvel fazendo o primeiro filme de um super-herói negro, é fundamental e muito importante quando pensamos em representatividade”. A cineasta Lilian Santiago, formada em história e mestre em Integração da América Latina pela USP, também ressalta a importância histórica do filme e aponta seus reflexos na juventude: “Eu só fico imaginando o jovem adolescente negro, que pensa em fazer cinema ou gosta de audiovisual, que nunca se vê retratado em nada e de repente tem acesso a uma superprodução dessas, com uma representação muito bem feita”, comenta. Para ela, a questão da representatividade não está só nas telas, mas também nos bastidores, em virtude da dificuldade de inserção no mercado audiovisual: “É um mundo que a gente não tem acesso”, afirma a cineasta.

3) Analisando a forma que o texto foi escrito, você consegue perceber os pontos positivos e negativos apresentados pelo autor do texto acerca desse produto cultural: o cinema? Vamos listar esses pontos, e escrevê-los abaixo:

CINEMA É BOM!

 Vamos ler a resenha.

Parasita: filme coreano de grande sucesso de público e de crítica

Esse longa aborda como temática a desigualdade de classes entre duas famílias e, de forma concomitante, o humor e o suspense. Estreou no Brasil em 7 de novembro, o filme é reconhecido como uma das melhores produções do ano, sendo recorde em bilheteria. Nele, a temática tratada é a desigualdade de classes entre duas famílias: os Park, opulentos, residentes de uma mansão luxuosa e os Kim, que são desfavorecidos e vivem em um mísero porão. Estes últimos, entram no cotidiano da família de milionários, ocupando funções distintas. O longa foi muito elogiado e chegou a vencer o Oscar de melhor filme. Ele foi o primeiro filme coreano da história a conquistar a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França. Na verdade, o verdadeiro desagrado em Parasita é que não fala apenas de como a situação atual está ruim, mas do quanto ela ainda pode piorar.

4)  Agora é a sua vez de produzir uma resenha. Embora cada autor tenha um estilo específico, é importante conhecer alguns elementos que compõem a estrutura das resenhas. Seja qual for sua preferência, lembre-se sempre de organizar as informações numa ordem lógica e clara. E não se esqueça de fazer uso da norma padrão.

• Primeiramente, você deverá identificar e apresentar a obra analisada;

• Organize uma introdução com um panorama inicial do filme;

• Depois que você apresentar os dados técnicos, deverá construir o primeiro parágrafo como forma de introdução;

• Em seguida, descreva a estrutura da produção, apresente o conteúdo, podendo estabelecer

comparações com outros filmes;

• Por fim, faça uma análise da obra, apresentando pontos de vista, percepções positivas e negativas.  É importante que a sua crítica esteja amparada em dados, fatos e informações.

As atividades deverão ser enviadas ao e-mail: marlene.ibruklemar@gmail.com.br

identificadas com nome completo e série.

beijos da Prof.

3ª série B, C - Professora Dulce

e-mail: dulce.marun@yahoo.com.br

                                     ATIVIDADE QUINZENAL /  4 BIMESTRE

 LEITURA  E COMPREENSÃO TEXTUAL

Conteúdo: Literatura: Modernismo

                  Gramática: Conectivos

 Aulas no  CMSP, Plantões de dúvidas e livro didáico, p. 265

 Responda às questões:

 O fragmento textual que segue, retirado da narrativa "A terceira margem do rio", de João Guimarães Rosa, servirá de base para a questão.

    Sou homem de tristes palavras. De que era que  eu tinha tanta, tanta culpa? Se o meu pai, sempre fazendo ausência e o rio-rio-rio - o rio - pondo perpétuo. Eu sofria já o começo da velhice - esta vida era só o desmoronamento. Eu mesmo tinha achaques. ânsias, cá de baixo, cansaços, perrenguice de reumatismo. E ele? Por quê? Devia de padecer demais.

    De tão idoso, não ia, mais dia menos dia, fraquejar o vigor, deixar que a canoa emborcasse, ou que bubuiasse sem pulso, na levada do rio, para se despenhar horas abaixo, em tororoma e no tombo da cachoeira, brava, com o fervimento e morte. Apertava o coração. Ele estava lá, sem a minha tranquilidade. Sou o culpado do que nem sei, de dor em aberto, no meu foro [...]

 1. No quadro do Modernismo literário no Brasil, a obra de Guimarães Rosa destaca-se pela inventividade da criacão estética. Essa inventividade da narrativa roseana pode ser constatada através do(a):

a-) recriacão do mundo sertanejo pela linguagem, a partir da apropriação de recursos da oralidade.

b-) resgate de histórias que procedem do universo popular, contadas de modo original, opondo realidade e fantasia.

c-) sondagem da natureza universal da existência humana, através de referências a aspectos da religiosidade popular..

d-) aproveitamento de elementos da cultura regional que tematizam a visão de mundo simplista do homem sertanejo.

 2.                                             "Somos muitos Severinos

                                                iguais em tudo na vida

                                                na mesma cabeça grande

                                                que a custo é que se equilibra

                                                no mesmo ventre crescido

                                                sobre as mesmas pernas finas

                                                e iguais também porque o sangue

                                                que usamos tem pouca tinta.

                                                E se somos Severinos

                                                iguais em tudo na vida

                                                morremos de morte igual

                                                mesma morte severina"

Após analisar o trecho acima de "Morte e vida severina" de João Cabral de Melo Neto, aponte se é verdadeira ou falsa as proposições:

a-) é um texto teatral em versos, no qual é contada a viagem de um retirante nordestino, do sertão à cidade de Recife, fugindo da seca, da fome e da miséria.

b-) o tom do texto é sempre de muita esperança, apesar das dificuldades encontradas em sua trajetória.

c-) nessa obra está mais evidente a preocupação social da poesia de João Cabral. A miséria de grande parte dos nordestinos é mostrada não só como consequência da seca, mas também da concentração de renda.

d-) apesar da tristeza, da morte presente em todo o percurso e da injustiça social, a obra se encerra com uma nota de esperança: o nascimento de uma criança.

 3.                                         " O lápis, o esquadro, o papel;

                                            o desenho, o projeto, o número:

                                            o engenheiro pensa o mundo justo,

                                            mundo que nenhum véu encobre."

A estrofe acima ilustra a assertiva de que a poesia de João Cabral de Melo Neto revela um rigor  ................. e a preocupação com o ................

a-) semântico - fazer poéico

b-) técnico  -  problema social

c-) formal - momento político

d-) estilístico - ambiente regional

4. Sobre Guimarães Rosa, podemos afirmar que:

a-) foi autor regionalista, seguindo a linha do regionalismo romântico.

b-) inovou sobretudo nos temas, explorando tipos inéditos.

c-) escreveu obra política de contestação.

d-) inovou sobretudo o aspecto linguístico, revelando trabalho criativo na exploração do potencial da língua.

 5. O romance de Clarice Lispector:

a-) filia-se à ficção romântica do século XIX, ao criar heroínas idealizadas e mitificar a figura da mulher.

b-) renova, define e intensifica a tendência introspectiva da última geração moderna.

c-) define-se como literatura feminista por excelência, ao propor uma visão da mulher oprimida num universo masculino.

d-) analisa com senso de humor uma sociedade urbana em transformação.

6. Sobre o adjetivo "severina" da expressão "Morte e vida severina" que intitula a peça de João Cabral de Melo Neto, todas as alternativas estão certas, exceto:

a-) Refere-se aos migrantes nordestinos que, revoltados, lutam contra o sistema latifundiário que oprime o camponês.

b-) Pode ser sinônimo de vida árida, estéril, carente de bens materiais e de afetividade.

c-) Designa a vida e a morte de retirantes que a seca escorraça do sertão e o latifúndio escorraça da terra.

d-) Qualifica a existência negada, a vida daqueles seres marginalizados determinada pela morte.

 7. Leia o texto abaixo:

 Cajuína

 Existirmos, a que será que se destina?

Pois quando tu me deste a rosa pequenina

Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina

Do menino infeliz não se nos ilumina

Tampouco turva-se a lágrima nordestina

Apenas a matéria vida era tão fina

E éramos olharmo-nos intacta retina

A cajuína cristalina em Teresina

                   Caetano Veloso 

Na letra desta questão o autor questiona:

a-) a vida nordestina

b-) a descoberta do amor

c-) a razão de viver

d-) o sofrimento sem razão

 

8.

a-) " Só depois que Macabéa pensava com satisfação: sou datilógrafa, e virgem, e gosto de coca-cola. Só então vestia-se de si mesma, passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser."

Clarice Lispector  (A hora da estrela) 

b-) " Gabriela rodopiava em frente ao espelho, admirando-se. Era bom ser bonita: os homens enlouqueciam. murmuravam-lhe frases com voz machucada. Gostava de ouvir, se era um moço a dizer.

Jorge Amado  (Gabriela, cravo e canela)

Considerando os fragmentos acima, os autores e a fase literária de cada um, escreva uma característica correspondente ao período.

9. " O fino suporte de madeira sobre o qual o retrato foi pintado sofreu uma deformação desde que especialistas em conservação examinaram a pintura pela última vez ..."

O elemento coesivo "desde que", mais do que ligar duas orações, estabelece uma relação de sentido entre elas. Assinale a alternativa que melhor indica essa relação de sentido.

a-) condição

b-) causa

c-) proporção

d-) tempo

 10. O trecho "Se o palhaço não pode deixar de tropeçar, ela não podia deixar de soltar o palavrão" pode ser substituído por:

a-) À medida que o palhaço não pode deixar de tropeçar, ela não podia deixar de soltar o palavrão,

b-) Embora o palhaço não pode deixar de tropeçar, ela não podia deixar de soltar o palavrão.

c-) O palhaço não pode deixar de tropeçar, tanto que ela não podia deixar de soltar o palavrão.

d-) Assim como o palhaço não pode deixar de tropeçar, ela não podia deixar de soltar o palavrão.

 

3ª série D - Professora Geny

Fazer a atividade do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/1YBEz_hF0hWW_1Nqpz6xi8NL_leC5G9HWZaD-A91BXYI/edit?ts=5f879a64&gxids=7757


EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª série A - Professora Lauren

Realizar o formulário abaixo 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScumaAP89htmssMczoYvdYuo3VAb2xLL93glZaCs96d8vBtng/viewform?usp=sf_link


3ª série B, C, D - Professora Angélica

 Realizar o formulário abaixo 

https://forms.gle/gntUBBPXjkBUWJ3S8


FILOSOFIA

3ª série A - Professora Valquires

E-MAIL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)

 Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno.

Leia atentamente o texto abaixo.

Após a leitura realize as atividades

Jean-Paul Sartre (1905-1980), considerado o pai da corrente filosófica Existencialismo, é certamente um dos nomes mais lembrados dentre os filósofos do Século XX. Ao longo de sua obra, trata de temas inerentes à existência humana, como liberdade, possibilidades e angústia. De acordo com ele, o homem está condenado a ser livre e isso o torna o único responsável por suas ações. Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905 e lá passou a maior parte de sua vida. Aos 19 anos, ingressou na Escola Normal Superior, onde conheceu Simone de Beauvoir. Alguns anos depois, em 1936, publicou seus primeiros ensaios filosóficos, concomitantemente à produção de seus primeiros textos de ficção. Dois anos mais tarde, publicou seu primeiro romance, A Náusea, que já denotava os traços existencialistas do filósofo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu ao exército francês e, na ocasião, foi capturado e enviado a um campo de concentração na Alemanha, no qual ficou preso por um ano. Posteriormente, além da dedicação à literatura ficcional, à filosofia e ao teatro, tornou-se muito ativo politicamente. Em decorrência disto, fundou um influente jornal de opinião chamado Les Temps Modernes, junto com Beauvoir, Merleau-Ponty e outros intelectuais. Neste meio tempo, apoiou a militância estudantil francesa nos protestos de Maio de 1968 e colaborou com diversos jornais de esquerda e órgãos da imprensa libertária. Por outro lado, viveu uma relação de amor e ódio com o Partido Comunista Francês. Ademais, destaca-se em sua biografia a recusa em receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1964, pois não desejava ter seu nome confundido com o da instituição. Por fim, sobre seu falecimento em 1980, um jornal parisiense teria lamentado: “a França perde sua consciência”. Um amor necessário dentre amores contingentes

Da juventude à sua morte, Sartre teve um famoso relacionamento com a também filósofa Simone de Beauvoir. Ambos contestavam os ideais burgueses, inclusive a tradição matrimonial. Por isso, optaram por viver um relacionamento aberto. Neste ínterim, chegaram a viver juntos por dois anos sob um contrato, porém, após finalizado o prazo, passaram a se relacionar também com outras pessoas. Apesar disso, persistiram em seus laços de amor e amizade, além da parceria intelectual. Afinal, a respeito da peculiaridade deste relacionamento, Sartre teria dito a Beauvoir: “trata-se de um amor necessário; convém que conheçamos também amores contingentes”.

A filosofia de Sartre

Em síntese, na filosofia sartreana, o homem não foi concebido a partir de uma essência, isto é, a partir de características preestabelecidas que fundamentam seu ser. Pelo contrário, Sartre afirma que a existência precede a essência . Ou seja, o homem só é algo a partir do momento em que ele se projeta no mundo e faz de si alguma coisa, a partir do momento em que ele passa a existir. Isso significa que, antes disso, ele não é nada. A seguir, destacamos dois conceitos fundamentais para se entender este princípio filosófico, a saber: existencialismo e liberdade.

Existencialismo

Este termo indica um conjunto de filosofias ou correntes de pensamento que se dedicam à análise da existência. A respeito disto, Abbagnano (2007) afirma: “existir significa relacionar-se com o mundo, ou seja, com as coisas e com os outros homens e, como se trata de relações não-necessárias em suas várias modalidades, as situações em que elas se configuram só podem ser analisadas em termos de possibilidades”. Acerca disto, de acordo com Sartre, a possibilidade última do homem é o “projeto fundamental”: neste projeto, estão todas as ações e as vontades do ser humano que só são possíveis por sua liberdade absoluta e incondicional.

Liberdade

Conforme Sartre, a liberdade faz parte do projeto do ser humano. Além disso, o homem está condenado a ser livre. Isso significa que o ser humano é o único responsável por suas escolhas. O ônus desta liberdade, entretanto, é a angústia. O fato de não haver um plano superior a quem se deva nosso destino, como o Deus cristão, causa o sentimento de estarmos à deriva. Em outras palavras, há a percepção de estarmos constantemente fazendo escolhas e, consequentemente, aniquilando tantas outras alternativas. Esta liberdade que dá ao homem tanto poder sobre si gera medo e desejo de não mais possuir tal liberdade. Neste caso, o homem desiste de exercer sua liberdade e fazer escolhas o que, no entanto, é impossível, pois mesmo o ato de se conformar é uma escolha. Estes, portanto, são alguns conceitos-chave para começar a compreender Jean-Paul Sartre. Deste modo, é importante ter em mente ao se falar do filósofo francês que o ser humano existe e é algo a partir do momento que age. Embora o ato de constantemente fazer escolhas (e, assim, deixar para trás tantas possibilidades) cause angústia, estar alheio a si e deixar a existência fluir, isentando-se de tomar decisões e resignando-se, não exime o homem das responsabilidades que possui consigo e com os outros.

7 frases de Sartre

O filósofo parisiense dedicou grande parte de sua obra à existência humana e ao conceito de liberdade intrínseco a ela. Dito isto, listamos algumas frases que expressam seu pensamento:

1. “A existência precede e comanda a essência”. (O ser e o nada)

2. “Eu estou condenado a ser livre”. (O ser e o nada)

3. “Eu sou responsável por tudo, salvo por minha própria responsabilidade, porque eu não sou o fundamento de meu ser”. (O ser e o nada)

4. “É preciso ter a coragem de fazer como todo mundo para não ser como ninguém”.

5. “O inferno são os outros”

6. “Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre”.

7. “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo”. (O existencialismo é um humanismo)

Nota-se que algumas destas frases são bastante conhecidas e amplamente reproduzidas. Lembramos, todavia, que para a compreensão de qualquer escritor é fundamental saber contextualizar suas citações de acordo com a obra. Cabe ressaltar, portanto, que sempre que possível, deve-se buscar ter contato com seus textos integrais.

 

 ATIVIDADE

Após a leitura do texto, responda:

1º O que significa dizer que o homem está condenado a ser livre? Justifique a sua resposta.

2º Com base na frase de número 07, escreva um pequeno texto, falando sobre você e suas escolhas .


3ª série D - Professor Isael

Terras indígenas funcionam como barreira ao desmatamento na Amazônia

Pesquisa mostra que, além de garantir a justiça social, a manutenção desses povos assegura a conservação da floresta


Foto: Marizilda Cruppe – Divulgação/Greenpeace

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP utilizou imagens de satélites para analisar os avanços do desmatamento entre os anos 2000 e 2018 na Amazônia Legal. A partir desta análise, houve um estudo comparativo com as áreas que são protegidas por serem habitadas por populações tradicionais e povos indígenas.

O objetivo era entender se as terras indígenas conseguiam conter o avanço do desmatamento e atuar como barreiras, ou se eram alvo do desflorestamento também. “Verificamos que, de maneira geral, elas ainda têm um papel importante na Amazônia Legal para conter o processo de destruição da floresta”, contou ao Jornal da USP no Ar o pós-graduando Marcelo Hideki Yamane, do Departamento de Geografia da FFLCH.

Isso ocorre porque os territórios nos quais esses povos estão assentados estão sob proteção da lei 9.985/2000. Estas “áreas protegidas” são divididas em diferentes categorias que visam a garantir a manutenção da diversidade biológica e recursos. Yamane explica como o uso da terra pelos indígenas foca a subsistência e há um manejo nesta utilização que garante a preservação do solo. Desta forma, por estarem resguardados por lei em áreas protegidas, a presença indígena impede que o desmatamento avance.

Ele explica que sua pesquisa não buscou trazer dados estatísticos, porque as imagens utilizadas não garantiam a resolução adequada para uma análise do tipo. Porém, com o apoio de dados produzidos no Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Yamane alerta para a tendência de aumento no desmate. 

“Desde 1985, a área de florestas diminuiu significativamente, ao passo que a agricultura, pastagem e mineração aumentaram. Desde 2004, por conta de vários programas oficiais, houve uma tendência de diminuição do desmatamento. Porém, desde o governo Temer essa tendência voltou a ser revertida”, analisa. Mesmo assim, a sobrevivência dos povos indígenas na região ainda representa a conservação da mata.

1 – O que ajuda a impedir o desmatamento na Amazônia?

A – queimadas

B –  imagens de satélite

C -   mais fogo

d – injeção de combustível

 

2 – Qual o resultado da permanência do índio na Amazônia?

A – diminui os focos de incêndio

B – os próprios índios ateiam fogo na floresta

C -  basta observar a imagem que o fogo apaga.

D – os índios são vagabundos e por isso tem que queimar mesmo.

 

3 – Em que se baseou a pesquisa feita pela Faculdade de Filosofia?

A – nas imagens de satélites.

B -  em depoimentos dos índios.

C – nos bombeiros da região.

D – na proporção do próprio fogo.

 

4 – A preservação das áreas, impede o quê?

A – garantir a manutenção da diversidade biológica.

B – não é importante manter estas áreas.

C -  tem que destruir mesmo

D – as próximas gerações que se virem.


GEOGRAFIA

3ª série A, C - Professores Alan e Allyson

AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

 

Que vivemos em pleno desenvolvimento do mundo técnico científico informacional ( Globalização ) , isso já sabemos, esta em pleno vapor e cravado em nosso dia a dia. O que ainda é uma pergunta bem frequente são os efeitos positivos e negativos da Globalização na vida humana. Por isso é importante pensar sobre as vantagens e desvantagens de se viver em um mundo globalizado.

 

As principais Vantagens da Globalização

·         Um grande desenvolvimento tecnológico que facilita a vida humana em um mundo moderno

Desenvolvimento importante da medicina que prolonga a vida 



         Produtos cada dia melhores para o consumo humano

·         Uma grande e livre concorrência entre as empresas

 

As principais Desvantagens de um mundo Globalizado

 ·         Promove e sustenta a desigualdade social


·         Existe mas não é para o alcance de todos            


  ·         Perda da identidade cultural em vários países do mundo  


 ·         Mundialização dos hábitos e costumes



 Relações econômicas desfavoráveis aos países pobres


·         Surge uma divisão internacional do trabalho



Assinale apenas a alternativa correta nas questões abaixo:

1. O processo de globalização, iniciado com as grandes navegações, tem como característica: atravessa os séculos e apresenta-se hoje, em todo o mundo, sob a égide do neoliberalismo, que não se caracteriza corretamente:

a) pelo atraso tecnológico.

b) pela participação do Estado na economia.

c) pela igualdade social

d) pelo desenvolvimento tecnológico

e) pelo crescimento econômico da África

 

2. Assinale a opção que preenche corretamente os espaços vazios do texto abaixo:

 “A formação de _________ significa uma regionalização do ________ mundial. Isso acaba sendo uma maneira de incrementar a _______________ em escala global, já que existe a tendência de os blocos fazerem ___________ de comércio entre si. Assim, pertencer a um bloco significa para um país ter acesso ao mercado consumidor de um bloco aliado.”

 

a) países; domínio; independência; restrições

b) blocos; espaço; interdependência; alianças

c) territórios; contexto; divulgação; guerras

d) áreas; mercado; proibição; proibição

e) critérios; traçado; paisagem; lutas

 

 3. Com base nas informações da tabela e nos conhecimentos sobre redes e globalização, é correto afirmar:


a) Países desenvolvidos estão muito mais integrados a globalização que os países subdesenvolvidos

b) Países subdesenvolvidos estão muito mais integrados a globalização que os países desenvolvidos

c) O mundo está igualmente distribuído no que se refere à tecnologia e informação na era da globalização

d) Existe uma pequena diferença entre os dois grupos de países que demonstra que o processo de globalização e ao mesmo tempo igualitário e desigual.

e) A globalização tem como fundamento a distribuição igualitária de tecnologia e informação.

 

 4. Uma das consequências política da globalização é o:

a) socialismo

b) anarquismo

c) comunismo

d) neoliberalismo

e) toyotismo

 

5.  A Internet surgiu da aliança entre informática e telecomunicações. Sua expansão tem sido muito rápida: 25 milhões de internautas em 1990 e aproximadamente 500 milhões em 2002.

A Internet abre novas fronteiras devido às numerosas funções que ela exerce. Entre essas novas funções  temos, exceto:

 

a) correio eletrônico;

b) banco de dados;

c) trabalho à distância;

d) tele comércio

(e) tele transporte

6- Quais as principais Vantagens e Desvantagens da Globalização. Destaque uma de cada para comentar.

3ª série - B, D - Professor Marcos

FAÇA UMA REDAÇÃO CARACTERIZANDO A AFRICA E TUDO AQUILO QUE VOCE SABE SOBRE O CONTINENTE AFRICANO

Enviar no e-mail:professormarkito@gmail.com

FÍSICA

3ª série A - Professor Rogério

TRABALHO 7  TEMA 2 – FENÔMENOS NUCLEARES – Decaimento Nuclear

Fazer a ATIVIDADE 2 – DECAIMENTOS NUCLEARES  (páginas 33 a 34) do Caderno do Aluno.

Para ajuda-los na atividade, assistam ao vídeo abaixo:

Os Átomos São Eternos? (O Decaimento de Prótons)

https://www.youtube.com/watch?v=Apz2y3kZxRY

Leiam os textos indicados e respondam as questões da atividade.

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.


3ª série B, C - Professor Francisco

Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9YVN_10RU2ZlGOjqcFOsEjD8dVH0y5K397UR15SboIsWQ8A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 

 

3ª série D - Professor Marcelo

Ondas eletromagnéticas 

• Evolução histórica da representação da luz como onda eletromagnética 

• Emissão e absorção de luz de diferentes cores 

• A interpretação do caráter eletromagnético da luz 

Desenvolver uma pesquisa sobre os temas acima citados:

E-Mail: vallilo@professor.educacao.sp.gov.br 


  BIOLOGIA

3ª série A, B, C - Professor Silvio

Faça uma pesquisa sobre as verminoses - Teníase, cisticercose, esquistossomose e ascaridíase e responda:

a) Qual é o parasita causador de cada uma dessas verminoses?

b) Como ocorre a transmissão (ciclo de vida do verme) de cada uma dessas verminoses?

c) Como é a profilaxia (prevenção) de cada uma dessas verminoses?

 Enviar para: silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br

 

3ª série D - Professor Tiago

 Link do formulário: https://forms.gle/EwKxirE7Pn8NMCct7

 

  LÍNGUA INGLESA

3ª série A - Professora Adriana

Fazer uma produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre o Halloween. 

Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br


3ª série B, C, D - Professor Carlos

English task

 Halloween

 

Pesquisar a história do Halloween, quando e onde surgiu, como era celebrado e quais mudanças aconteceram até a comemoração que conhecemos hoje.

 Escolher um personagem relacionado ao tema terror (livros, filmes, lendas, etc) e escrever uma breve biografia sobre a trajetória desse personagem.

 Estrutura: Capa, índice, introdução, texto narrativo em Inglês ou Português, ilustrações, conclusão, manuscrito ou digitado.

  ELETIVA

3ª série A - Professora Lauren 

Pesquisar quatro dicas para ajudar em provas objetivas e dar sua opinião em cada uma. Elencar 2 pontos positivos e negativos em uma prova que tenha interesse em prestar. 


Enviar as respostas por email com a palavra ELETIVAS no título 



 ARTE

3ª série D - Professora Sônia

Observação: Esta atividade deverá ser realizada em folha de sulfite e conter capa. Obrigatoriamente deverá ser entregue na escola. Podem enviar também no meu e-mail pessoal (so_bartolo@hotmail.com)

 *Ao enviar por favor não se esqueçam de colocar o nome completo, e a série e o nome da escola para que possa ser computada a nota e a presença.

Observação: Atividade referente ao período de 19 a 30/10.

FOTOGRAFIA

·         Cristiano Mascaro está na listagem dos mais importantes fotógrafos brasileiros. O fato de ter sua formação como arquiteto teria influenciado seu olhar ao clicar sua câmara, o que se percebe de sua poética singular.

·         Sebastião Salgado espera que, ao observar suas fotografias, as pessoas reflitam sobre a situação econômica do local retratado, seja por meio do choque, ou por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Através de suas lentes, explora temas clássicos da economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens.

·         Vik Muniz cria ilusões fotográficas. Cria desenhos brincando com a materialidade as fotografa. Depois, os desenhos são destruídos. A obra é a fotografia, em edições limitadas.

 

Realizar uma pesquisa sobre as obras dos três artistas citados acima e observe atentamente cada detalhe das imagens fotografadas, o modo de diferentes capturas da imagem para torná-la uma obra de arte. Após a apreciação das obras responda os questionamentos abaixo.

 

1 – Quais as diferenças e semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?

2 – Que procedimento os artistas utilizaram em sua ação de fotografar?

3 – É possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como produtores de Arte?   

4 – Qual dos artistas chamou mais sua atenção? E por quê?  

 Obs.: fazer um breve relato sobre a pesquisa de cada artista.


  MATEMÁTICA

3ª série A - Professor Francisco

Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzddt01oBHree7Y6Mwy9dx32QCnkNwPIrjvAqOXh0ozmwH5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 


3ª série D - Professora Simone

Enviar para o e-mail: simoneg61@gmail.com

 Neste bimestre veremos questões do ENEM. Que serão comentadas nos plantões. ESTATÍSTICA 









3ª série B, C - Professor Eduardo







Enviar para o e-mail: edulupacae@gmail.com

 SOCIOLOGIA

3ª série A - Professor Flavio

Segue o link abaixo dos vídeos:

 https://www.youtube.com/watch?v=YRtGoM9CgBI

Título: Sociologia Violência e Desigualdade Social (10 minutos)

Canal: Eraldo Fernandes

https://www.youtube.com/watch?v=2W9HYYK_Jjk

Título: Desigualdade Social-Brasil Escola (12 minutos)

Canal: Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=8zO30HXAqcM

Título: #45 – Reprodução da violência e desigualdade social

Canal: Américo Neto

Com base nestes três vídeos, faça um resumo da relação entre violência e desigualdade social no Brasil, considerado um dos países com alto índice de violência e desigualdade social do mundo.

Entre 20 e 40 linhas, pode ser tanto manuscrito ou digitado.

Enviar para: flaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br


3ª série B, C - Professor André


Banalização da violência

 

Ao lado da crise política e econômica que se abateu sobre o Brasil, outra tragédia maior se destaca no ano que se inicia. A banalização da morte provocada pela violência. A leitura dos jornais diários, com suas informações sobre o país selvagem em que nos tornamos, é um verdadeiro soco no estômago. Assistir ao noticiário da televisão rouba o sono de qualquer pessoa com um mínimo de noção de civilidade. Dois jovens espancando até a morte, no metrô de São Paulo, um ambulante que tentou defender homossexuais, é das cenas mais dantescas dos últimos tempos. Cada pancada, cada pontapé na cabeça do homem já caído no chão ressoa na consciência dos que ainda preservam lucidez.

 

Mas não se ouve uma voz oficial sobre o ocorrido. É como se esse tipo de crime fosse completamente aceitável no nosso dia a dia, não havendo razão para providências capazes de impedi-lo, ou ao menos dificultá-lo. Nenhuma reflexão por parte das nossas lideranças políticas sobre as razões para o crescimento desse tipo de violência. Estão todos muito ocupados com a próxima eleição dos Presidentes da Câmara e do Senado e no loteamento dos cargos das suas mesas diretoras. Os dois assassinos foram detidos, é verdade, mas com certeza logo estarão nas ruas novamente. Há também os casos patológicos, como o homem que assassinou 12 pessoas da mesma família, incluindo um filho de oito anos e a ex-esposa. Parece que ninguém fica mais chocado com essas mortes brutais. Anestesia geral. Pelo menos, enquanto não forem atingidos pessoalmente.

 

 

1.     Atividade: Leia o fragmento retirado da internet acima e faça um texto dissertativo de aproximadamente 20 linhas considerando as formas de manifestação dos diferentes tipos de violência, analisando os processos de produção e reprodução da violência institucional do Estado, principalmente aquela que é provocada pela desigualdade social e econômica no Brasil, ponderando a desumanização e coisificação do outro na banalização da violência.



 3ª série D - Professora Márcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

 QUAL É A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO?

Nesse período de atividades trabalharemos a apostila do aluno, volume 3, páginas 79 até a 86.

Atividade 1) Façam a leitura dos textos com atenção, respondam as questões solicitadas, no caderno, com cabeçalho, contendo: nome da escola, dados do aluno e série.

Favor especificar como na apostila, exemplo: Momento 1- páginas 79 e 80... Momento 2 – páginas 81 e assim sucessivamente, até a página 86.

 

Atividade 2) Registrar no caderno, a pesquisa indicada abaixo, sobre os tipos de voto, muito pertinente nesse período das eleições.

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo você encontra um texto sucinto sobre voto branco e voto nulo bastante didático: http://twixar.me/pVq3.

 Bom estudo a todos!

Força na peruca... Estamos na reta final!!

Forte abraço, com muita saudades!!


QUÍMICA

3ª série B, C - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas do reforço nas segundas-feiras às 19:45 e responder as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJKaUxGecOIbzAF7FjHEMsLb26Pd4Q7hEGX_LJHg8EpPsqMg/viewform?usp=sf_link


3ª série D - Professora Alecsandra

 

 Assista o vídeo do youtube para realizar a atividade abaixo:

https://www.stoodi.com.br/blog/quimica/hidrocarbonetos/

 

a)         Em que se baseia o estudo da química orgânica?

b)         Qual símbolo, o número atômico e de massa do elemento carbono?

c)         Quais as classificações do átomo de carbono?

d)         Faça a distribuição eletrônica do Carbono.

e)         O que significa dizer que o carbono é classificado como primário?

f)          O que significa dizer que o Carbono é tetravalente?

g)         Ilustre os tipos de ligações básicas do Carbono.

h)         Classifique os carbonos das cadeias carbônicas abaixo:


3ª série A - Professora Marilene

Olá pessoal, tudo bem?

 Atividade 1: Caderno do Aluno SP faz Escola

 ·         Assistir os vídeos “O caminho do gás natural” e “Energia e realizar a atividade 1G e 1H

 Assista as videoaulas do CMSP:

Estudo dos Hidrocarbonetos – Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=fBkWg1DdYRA&t=477s

 

Estudos dos Hidrocarbonetos – Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=x2FEPMPChIA

 

Faça a atividade pág. 37.

 

 

 






TECNOLOGIA

3ª série A - Professor Rogério

Trabalho 7 – Tecnologia - APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem Binária

Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 131 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2

Canal Youtube:

Como transformar um número Binário em Decimal

https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias


 

HISTÓRIA

3ª série A, D - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

 

Nesse período trabalharemos com textos e atividades da apostila do aluno, volume 3, páginas 63 e 64.

O MUNDO PÓS-SEGUNDA GUERRA E A GUERRA FRIA

 

Façam a leitura do texto e a observação da imagem que constam na apostila página 63, com atenção e realizem as atividades solicitadas.

 ATIVIDADE 1) Observe a imagem e realize a leitura do texto para realizar a atividade proposta. IMAGEM 1 Is this tomorrow: America under communism! (“Este é o amanhã: a América sob o comunismo!”). Capa da HQ, editora Guilda Catecética, Minnesota, EUA, 1947. Disponível em: . Acesso em 14 fev. 2020. TEXTO 1 - GUERRA FRIA Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, dois blocos políticos se formaram, gerando um período de tensão permanente, a denominada “Guerra Fria”. De um lado uma potência capitalista: os Estados Unidos da América (EUA) do outro lado, uma potência socialista: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). As duas potências exerceram influências em várias partes do mundo, além de uma disputa armamentista que contava com tecnologias nucleares que, se acionada, poderia trazer sérias consequências a todo o planeta. Nesse contexto, os EUA sob a influência da Doutrina Truman que visava controlar o avanço do comunismo, lançaram o Plano Marshall (para recuperação e reconstrução pós-guerra aos países do bloco capitalista) e aliança militar OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A URSS, por sua vez, lançou a COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua), a COMINFORM (Escritório de Informações dos Partidos Comunistas e Operários) e a aliança militar do Pacto de Varsóvia. Nesse período houve o patrocínio de movimentos em todo o mundo tanto por parte do bloco socialista quanto do capitalista.

Em seu caderno, colocar: nome da escola, seu nome, número e série e copiar e responder as

questões abaixo relacionadas:

Questões

 

 

a) Explique qual a mensagem difundida pelo cartaz? Por que ela é uma propaganda? Justifique.

b) Relacione a imagem com a afirmação do sociólogo Raymond Aron: “a Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”. O que isso significava?

c) Os EUA com o intuito de afastar o que chamavam de perigo comunista, utilizaram-se de linguagens acessíveis, como por exemplo, músicas, jogos eletrônicos, filmes, quadrinhos, desenhos animados, conforme o cartaz. Explique por que era tão importante para os EUA divulgar essa ideia.

d) Pesquise se a URSS utilizava os mesmos recursos de propaganda. Você pode pesquisar no blog Ensinar História. Joelza Ester Domingues. Propaganda ideológica da Guerra Fria em cartazes da época. Disponível em: . Acesso em 14 fev. 2020.

e) A partir dos estudos realizados sobre o tema “Guerra Fria”, crie um slogan para esse contexto. Justifique.

 

ATIVIDADE 2) Em seu caderno, crie uma charge que expresse a polarização do período da “Guerra Fria”. Essa atividade está na página 64, acesse o site proposto para auxílio na atividade.

 

Bom estudo a todos!!

Forte abraço, Com muita saudades!!

 

 3ª série B, C - Professor José Luiz

Prezados alunos e alunas, a presente atividade refere-se ao 4º bimestre e as questões deverão ser acessadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1dwQxEz_fNLJiPEMDSjyUgR0lYskdWW9zsLj9ucYiQrA/edit

 O texto abaixo refere-se ao período da História Política do Brasil após o Estado Novo, quando o país passou a ser governado por presidentes democraticamente eleitos e foi um período caracterizado pela tentativa de desenvolver a indústria nacional. Neste contexto houve uma bipolarização, pois,  de um lado havia os que defendiam o desenvolvimento com “ajuda” internacional, isto é, defensores de uma política de entrada de capital e empresas internacionais o que gerou extrema dependência do capital internacional e o repasse de uma tecnologia ultrapassada – eram denominados “entreguistas” – e aqueles que defendiam o desenvolvimento com a aplicação de recursos nacionais e a criação de tecnologia própria a fim de evitar a dependência exterior, estes foram chamados de “nacional desenvolvimentistas”. Ao final, como se verá, os que propunham a entrada do capital internacional venceram  mas, para isso, usaram de meios coercitivos como golpes de Estado que levou a implantação de ditadura militar e mesmo naqueles governos eleitos democraticamente, à frente estavam os setores mais conservadores da sociedade brasileira, tais como os grandes proprietários rurais, representantes das multinacionais, da Igreja e, principalmente, do exército.

(Prof. José Luiz)

OS GOVERNOS DESENVOLVIMENTISTAS (1946/1964)

O GOVERNO DUTRA

ANTECEDENTES

Getúlio Vargas, que governou ininterruptamente o país de 1930 até 1945, foi deposto por um golpe militar em outubro de 1945. Consideram-se causas de sua deposição o fato de ter decretado, em julho de 1945, a lei antitruste, o que ameaçava os interesses internacionais – principalmente norte-americanos – bem como os da burguesia nacional que via com bons olhos o capital estrangeiro. Além disso aumentava significativamente o apoio popular ao movimento queremista, assim chamado porque a principal palavra de ordem era “Queremos Getúlio”. Tais fatores associavam-se a anistia que libertou os comunistas entre os quais Luís Carlos Prestes, que passaram a defender Getúlio Vargas porque, segundo o próprio Luís Carlos Prestes, Getúlio era o único que poderia fazer frente ao avanço do imperialismo norte americano contra o Brasil.  

Assim, temendo pela continuidade de Vargas no poder, os militares, apoiados pela burguesia nacional e internacional norte americana cercaram o palácio do governo e obrigaram Getúlio a renunciar, tendo assumido o cargo temporariamente o presidente do Supremo Tribunal Federal José Linhares.

O General Eurico Gaspar Dutra, candidato à presidência pelos PSD, venceu as eleições e assumiu a Presidência em 1946. No mesmo ano, Dutra convocou uma Assembleia Constituinte para elaborar a quinta Constituição do país.

Todos os partidos políticos, inclusive o Partido Comunista, participaram da elaboração da nova Constituição. Apesar disso, na Assembleia dominaram os representantes do liberalismo, vinculados aos setores rurais com sentido conservador (PSD).

 

Influências político-partidárias:


A CONSTITUIÇÃO DE 1946:

A nova Constituição apresentava algumas características liberais, mas com sentido conservador. Mantinha alguns elementos antigos e inovava em novos pontos:

Não foram aprovadas propostas de nacionalização de minas, bancos de depósitos e empresas de seguros, além de federalização da justiça que diminuía o controle das oligarquias rurais sobre o judiciário;

POLÍTICA E ECONOMIA:

Dutra procurou apoiar-se em vários partidos a fim de combater o crescimento do PCB e de movimentos populares.

O próximo passo foi à suspensão das eleições sindicais e, finalmente em 1947, a determinação da ilegalidade do PCB, cassando o mandato de seus representantes no congresso, inclusive Luís Carlos Prestes, que fora eleito o senador mais votado.

Mantendo esta política, o governo, até o fim de 1948, acabou por determinar a intervenção em todos os sindicatos de trabalhadores do país.

No plano da política externa, a Guerra Fria envolvendo a disputa por áreas de influência entre EUA e URSS, acabou por afetar a vida política brasileira, fazendo com que o governo Dutra acentuasse seus vínculos com os Estados Unidos.

Em 1946,  durante a Conferência Interamericana para Manutenção da Paz e da Segurança do Continente, ocorrida em Petrópolis, o presidente dos EUA Harry Truman esteve no país, o que fortaleceu a posição do Brasil que, neste mesmo ano acabou rompendo relações diplomáticas com a União Soviética.

Em 1948, era fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) com ampla e ativa participação do Brasil no seu estabelecimento.

Dutra também foi o responsável pela tentativa de colocar em prática o primeiro plano de governo do país, o chamado Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia). Em seu governo ainda pavimentou a rodovia Rio São Paulo (Rodovia Dutra)  e instalou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

Ainda no plano econômico foram consumidos os saldos acumulados durante a 2ª Guerra Mundial, graças à chamada Lei das Importações, que liberou a entrada de produtos estrangeiros no país.

Junto com este processo veio também um pesado processo inflacionário, visto que, para acompanhar o crédito, cresceu assustadoramente a emissão de papel moeda. Tal situação gerou uma forte alta dos preços no mercado interno, diminuindo bruscamente o poder aquisitivo da população, principalmente nos primeiros anos do governo Dutra.

A partir de 1948, as importações começaram a precisar de uma licença prévia fornecida pelo governo, o que reduziu um pouco as importações, favorecendo a indústria nacional.

Ao mesmo tempo, o governo elevou o preço do café e das matérias primas no mercado internacional, procurando equilibrar a balança de comércio brasileiro. Essa situação econômica com diminuição do poder aquisitivo da população acabava favorecendo ao governo de Vargas, devido à comparação que era feita involuntariamente pela população entre os dois governos.

A NOVA ERA VARGAS (1951-1954)

A POLÍTICA NACIONALISTA DE VARGAS:

Getúlio sempre buscou realizar um governo nacionalista cuja característica fosse à defesa dos interesses nacionais. Dizia que era preciso “atacar a exploração das forças internacionais” para que o país alcançasse sua tão sonhada independência econômica.

Vargas procurou apagar a imagem de ditador do Estado Novo e construiu em seu lugar, a figura de um estadista democrata. Além disso, retomou duas características que o consagraram: o nacionalismo econômico e a política de amparo aos trabalhadores urbanos, bandeiras políticas de forte apelo popular.

A proposta nacionalista de Vargas era duramente questionada e atacada pelo governo norte americano, pelas empresas estrangeiras instaladas no Brasil ou por representante destas empresas, normalmente membros do grupo economicamente dominante no país, visto que tal modelo de política era considerado um perigo para estes grupos. (Nacionalismo X Imperialismo).

Estabeleceu-se no Congresso Nacional e na Imprensa um intenso debate entre os grupos NACIONALISTAS que apoiavam o modelo varguista, e os ENTREGUISTAS, que pretendiam uma vinculação e consequentemente, uma maior exploração do capital estrangeiro na economia brasileira.

Um dos momentos mais importantes do debate entre os dois grupos ocorreu quando da nacionalização da exploração do petróleo no Brasil. O grupo nacionalista defendia que a extração e a distribuição do petróleo brasileiro fossem feitas por uma empresa brasileira e estatal, e pregavam o slogan “o petróleo é nosso”. Os entreguistas eram favoráveis a permitir a exploração do petróleo a grupos estrangeiros.

A campanha do petróleo teve um final favorável ao grupo nacionalista e em 1953, foi criada a PETROBRÁS, empresa estatal responsável pelo monopólio total da extração e, parcialmente do refino do petróleo do país.

Ainda em 1953, o governo propôs uma Lei de Lucros Extraordinários, que limitava a remessa de dinheiro das empresas estrangeiras para o exterior. A lei, no entanto, foi barrada no Congresso, devido às pressões dos grupos internacionais.

Diante das ameaças que a política nacionalista de Vargas passava a representar para o grande capital internacional e para os seus representantes no país, a oposição começou a articular-se. A UDN derrotada nas eleições de 1746 (Dutra) e 1950 (Vargas) torna- se o principal instrumento de contestação do governo.

O objetivo era articular a derrubada de Vargas do poder. Um dos principais líderes da oposição foi o jornalista Carlos Lacerda, político da UDN e diretor do jornal Tribuna da Imprensa (ou O Corvo).

O MODELO TRABALHISTA DE GETÚLIO VARGAS:

Para as classes trabalhadoras das cidades, Vargas anunciava a construção de uma verdadeira “democracia social e econômica”. Para o Presidente, democracia daria ao trabalhador não só os direitos políticos, mas também, o direito de desfrutar e beneficiar-se do progresso que ele mesmo criava com seu trabalho.

Em 1954, Vargas autorizava o aumento de 100% do salário mínimo, atendendo a proposta de seu Ministro do Trabalho João Goulart, para desta forma recompor o poder de compra do salário, corroído pela inflação do governo Dutra.

Tal decisão de Vargas acabou provocando uma enorme revolta entre o grupo patronal, que ainda era contra a organização da classe trabalhadora, estimulada pelo governo. Tal organização era vista como uma ameaça de esquerda aos interesses capitalistas.

A ECLOSÃO DA CRISE POLÍTICA E O SUICÍDIO DE VARGAS:

A UDN e a imprensa de oposição continuaram a atacar violentamente o governo de Vargas, e os abusos de poder de outros elementos do governo, ligados ao Presidente.

Em agosto de 1954, o líder da oposição, Carlos Lacerda, acabou sendo vítima de um atentado de morte, ocorrido na porta do prédio onde morava em Copacabana (Atentado na Rua Toneleros).

Lacerda escapava do atentado ferido com um tiro no pé, mas seu guarda costas e também Major da Aeronáutica que o acompanhava, Rubem Vaz, acabou morrendo no atentado.

As investigações feitas pela Aeronáutica após o atentado, acabaram levando a prisão dos assassinos e a vinculação destes com Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Getúlio, criando-se desta forma, a relação de que a oposição precisava para pressionar Vargas a deixar o cargo de presidente.

A situação de Getúlio mostrou-se insustentável: Seus Ministros começaram a pressioná-lo para que se afastasse temporariamente do governo; os Militares, porém queriam que ele renunciasse definitivamente.

Diante de tal situação as pressões aumentaram e em 22 e 23 de agosto surgiram manifestações militares exigindo a renúncia de Getúlio Vargas. O presidente, entretanto, recusava- se deixar o cargo, mesmo denunciando as manobras oposicionistas, o presidente ficava cada vez mais isolado no poder.

Na noite de 23 de agosto de 1954, Getúlio teve uma reunião com todo o Ministério e, ao encerrá-la, afirmou: “como não chegaram a nenhuma conclusão, declaro que aceito a licença. Mas, se vierem depor-me, encontrarão o meu cadáver”.

Finalmente, em 24 de agosto Getúlio recebe mais um ultimato, desta vez com a assinatura do Ministro de Guerra Zenóbio da Costa, exigindo seu afastamento. Isolado no palácio do Catete, Getúlio Vargas prepara seu último ato político, redige uma carta testamento e se suicida com um tiro no coração. 

Os meses que ainda faltavam para completar o mandado de Getúlio, a sucessão da presidência caberia ao vice Café Filho, que se afastou do poder por motivos de saúde. Pela ordem sucessória, seria a vez de Carlos Luz Presidente da Câmara dos Deputados, porém como era da UDN renuncia e assume Nereu Ramos, na época Presidente do Senado.

Assumindo o poder, deflagrou o processo de sucessão eleitoral, desviando para esta disputa a atenção da nação. O quadro político, neste momento era bastante simples:

A morte de Vargas comoveu grande parte da população, gerando um clima de comoção nacional. Carlos Lacerda fugiu do país, com medo de uma reação popular. Os diretórios da UDN por todo o país foram destruídos pelo povo.

O GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHECK (1956-1961)

INTRODUÇÃO:

O período de um ano e meio que vai da morte de Getúlio Vargas até a posse do novo presidente, foi marcado por uma grande turbulência social e política. Completando o período do governo dos substitutos de Vargas, foram realizadas novas eleições presidenciais em 1955, com vencedores JK e como vice João Goulart.

Após sua vitória nas urnas, Juscelino teve que contar com o apoio do General Henrique Teixeira Lott, seu Ministro de Guerra, para sufocar dois movimentos de setores militares, que tentavam impedir a sua posse, sob a alegação que sua candidatura e de João Goulart (Vice) tinham sido financiadas por grupos comunistas internacionais.

DESENVOLVIMENTO X CRESCIMENTO:

JK orientou todo o seu governo para promover transformações radicais na estrutura econômica do país, era o nacional- desenvolvimentismo substituindo o nacionalismo econômico de Vargas. Pretendia acelerar o processo de desenvolvimento industrial brasileiro, contando com o chamado, Plano de Metas, um programa de governo cujo slogan era: “fazer o Brasil crescer 50 anos em 5”. Para tal, era necessário à entrada de empresas multinacionais, sendo as primeiras às indústrias automobilísticas (Ford, GM, Willys, VW).

Paralelamente, pretendia superar o subdesenvolvimento resultante do atraso do setor primário da economia. Para cuidar dos problemas regionais do nordeste, criou a SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste em 1959).

É importante lembrar que neste mesmo ano, a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro e ajudado por Che Guevara, derrubava o governo de Fulgêncio Batista em Cuba, provando que a situação agrária era capaz de provocar uma revolução social de profundidade.

A construção de Brasília: a nova capital, símbolo do Brasil Moderno e Industrializado, significou a abertura de uma nova frente de colonização. A transferência do centro das decisões políticas para o centro do território pretendia servir de fator  de integração nacional.

Os anos JK foram, realmente um período de euforia social e crescimento econômico. A implantação da indústria automobilística, a construção de Brasília, o “respeito” às liberdades democráticas, além da notável habilidade do presidente em lidar com as crises políticas e as pressões sociais, tudo isso alimentou um clima de liberdade e progresso.

No entanto, houve várias reações a política de JK, e partiram de vários setores  da sociedade:

As classes médias estavam insatisfeitas  com a política desenvolvimentista, pois esta havia provocado um significativo aumento da inflação e um endividamento do país com o exterior, em especial bancos norte americanos.

Os problemas sociais de fome, analfabetismo e desemprego não se resolveram, a despeito de medidas como a construção de Brasília; por um lado à construção da nova capital demandou enorme utilização de mão de obra, por outro, aumentou a inflação por causa dos vultosos recursos gastos.

Setores rurais não se beneficiaram da modernização, pois a política clientelística dos coronéis emperrava qualquer iniciativa inovadora. Assim os desequilíbrios entre o campo e a cidade se acentuaram.

“50 anos em 5?”. Certamente não. Mas houve transformações importantes: a expansão da industrial, a urbanização, a consolidação democrática nos termos da constituição vigente. O modelo desenvolvimentista de JK, porém pagou um preço alto: abertura total da economia ao capital estrangeiro, às grandes multinacionais, e a submissão político- econômica à hegemonia norte americana. O custo social interno foi igualmente elevado; descontrole inflacionário, pesando especialmente sobre os assalariados.

Parece claro que crescimento econômico não significa desenvolvimento econômico. No governo JK houve um crescimento econômico e uma maior concentração de renda nas mãos da burguesia nacional e estrangeira, das camadas altas e médias, não houve, portanto desenvolvimento econômico.

Tal crescimento ocorreu sobre a base de três pilares: investimentos diretos estrangeiros, empréstimos externos e emissionismo.

UMA NOVA ERA CULTURAL:

Por fim não foi apenas no campo da estabilidade política e do crescimento econômico que o governo Juscelino foi excepcional. Seu quinquênio correspondeu também a um momento de grande produção cultural, de novas propostas literárias, de grande politização do pensamento e de uma euforia no campo das artes plásticas, da música, dos esportes.

Em 1956 é publicada a obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas, e dois anos depois Jorge Amado publica Gabriela, Cravo e Canela.

A temática passa a ser o centro das atenções de alguns cineastas e teatrólogos. Gianfrencesco Guarnieri encena “Eles não usam Black Tie”, retratando aspectos da vida operária. Já o cinema buscava romper com a linguagem convencional. Dentre as filmes de cunho social, podemos citar Rio 40º, de Nelson Pereira dos Santos, que retrata a população pobre dos morros cariocas.

A juventude se libertava dos bens comportados “bailinhos familiares”, desconsolava os rostos, e se soltava ao som de um novo balanço: “O Rock and Roll”.

O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)

INTRODUÇÃO:

Jânio governou o país, num momento de forte crise financeira, com uma extensa inflação e um déficit na balança de pagamentos, acompanhado por uma crescente divida externa. Para combater tal situação, Jânio instaurou uma política antiinflacionária, restringindo os créditos, congelando os salários e incentivando as exportações.

A inflação estava altíssima, decorrente das constantes emissões monetárias e a dívida externa, a desvalorização da moeda, a falta de correspondência entre o aumento dos salários e do custo de vida. A presença de grandes tensões

sociais decorrentes desses fatores, culminavam em violentas disparidades regionais, e na a existência de bolsões de miséria.

Os constantes êxodos de nordestinos e camponeses de outros estados que procuravam nas cidades industrializadas fugir da miséria do campo e as exigências do capital monopolista trouxeram para Juscelino um resultado eleitoral inesperado nas eleições de 1960: a derrota de seu candidato Enrique Teixeira Lott.

Pela primeira vez, desde 1945, a coligação PTB/PSD perdia uma eleição presidencial, isto só se explica pelos graves problemas nacionais expostos.

O vitorioso Jânio da Silva Quadros, que já fora vereador, prefeito e governador de SP, possuidor de um carisma e de uma habilidade que lhe permitiram manobrar a massa trabalhadora com discursos e gestos populistas, e com promessas de salvá-los dos problemas mais sérios. Sua campanha tinha como símbolo uma vassoura, para “varrer a corrupção” conforme ele mesmo pregava.

Seus principais apelos políticos eram dirigidos às classes médias urbanas, que desejavam um governo dinâmico e honesto, com um líder carismático capaz de beneficiá-los economicamente.

A POLÍTICA ANTIINFLACIONÁRIA:

Jânio Quadros assumiu a presidência em janeiro de 1961, e desde os primeiros momentos de seu governo buscou colocar em prática as promessas feitas durante a campanha: uma austera política externa independente que preservasse a imagem do Brasil como nação autônoma, o combate à corrupção e a especulação.

A crise financeira herdada da gestão anterior não era de fácil solução. Soma-se ao alto índice de inflação e dívida externa. De acordo com compromissos assumidos pelo governo JK, o Brasil teria de pagar 2 bilhões de dólares de dívida, durante o governo de Jânio, e só em 1961 deveria ser saldado 600 milhões. Era sem dúvida uma situação que exigia de Jânio Quadros esforços extraordinários, e em busca de uma solução o presidente lançou uma política anti-inflacionária ortodoxa, sintetizada numa reforma cambial e no congelamento dos salários.

A desvalorização da moeda tinha por objeto principal o incremento das exportações que resultaria no aumento das reservas em moeda estrangeira e redução do déficit governamental. A austeridade da política econômica de Jânio teve o aval do FMI, cuja relação com o Brasil havia sido interrompida no governo de JK. Isso facilitou as novas negociações com os credores externos, resultando em um novo empréstimo de 2 bilhões de dólares.

Os novos empréstimos significavam que Jânio, no início de seu governo, ganhava confiança da comunidade financeira internacional, aliviada com a possibilidade de estabilização financeira que poderia equilibrar as contas estrangeiras no Brasil.

Contudo, internamente, a situação era diferente. A política de redução do crédito bancário, e a retirada de subsídios, afetava as empresas de pequeno e médio porte, acostumadas com os “favores” cambiais do governo anterior. As classes trabalhadoras também se manifestavam e protestavam contra o congelamento dos salários e os aumentos do pão e dos transportes, provocados pela retirada dos subsídios do trigo e dos combustíveis.

Com essa política Jânio começava a ter contra si as mesmas forças urbanas que o elegeram. O preço político de sua ortodoxia econômica tornava-se alto demais. E isso traria consequências desagradáveis a toda nação em curtíssimo prazo.

POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE:

Em nível de política externa, o Ministro das Relações Exteriores, Afonso Arinos, procurou desenvolver uma política independente, tentando desvincular o país dos dois grandes blocos políticos: EUA e URSS.

Restaurou as relações diplomáticas com a União Soviética, além de condecorar um dos  líderes da revolução cubana, o argentino Ernesto “Che” Guevara. Apoiara o ingresso da República Popular da China (comunista) na ONU. Tais atitudes começaram a preocupar os representantes norte-americanos, assim como os setores brasileiros ligados ao capital internacional.

A postura independente assumida pelo presidente, cujo objetivo econômico era a ampliação dos mercados externos e o consequente aumento das exportações brasileiras, provocara acirrada campanha interna da conservadora oposição civil e militar.

As facções conservadoras, principalmente as ligadas a UDN, em concordância com grupos norte-americanos  e europeus que atacavam a política econômica independente, na medida em que ela contrariava seus interesses político- econômicos, afirmavam que era preciso evitar a “esquerdização” do país e fazê-lo retornar à liderança dos EUA.

A RENÚNCIA:

A UDN rompe definitivamente com Jânio e um de seus mais ferrenhos opositores foi o governador do estado da Guanabara Carlos Lacerda, que acusou o presidente de estar preparando um golpe de Estado. Sem apoio dos setores populares, não restou a Jânio outra alternativa senão renunciar o cargo.

A renúncia faria parte de um plano para instituir um governo forte, pretendia que seus Ministros militares não aceitassem a renúncia e garantindo-lhe maiores poderes. Pretendia também, que os militares não aceitassem a entrega da Presidência ao vice João Goulart contra o qual havia uma generalizada indisposição militar. O Tiro saiu pela culatra.

Alegando pressões das chamadas “forças ocultas” o presidente, renunciou após sete meses de governo, provocando uma crise política, já que seu vice estava ausente no país em visita a China (Comunista). Como solução, foi dada a posse ao presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili.

O GOVERNO JOÃO GOULART (1961-1964)

INTRODUÇÃO:

O passado getulista de Goulart, além de suas ligações com os sindicatos e sua proposta reformista e nacionalista, levou a formação de duas correntes de opiniões.

Uma opositora liderada por Carlos Lacerda e representantes da UDN, que procurou, com o apoio de setores e de ministros militares, e do grande empresariado, impedir a posse de João Goulart, sob a alegação de que o mesmo se ausentara do país sem autorização, logo ficando impedido de tomar posse.

Outra corrente defendia a legalidade constitucional, com grande parcela dos sindicalistas e trabalhadores, profissionais liberais e pequenos empresários, apoiando a posse de Goulart, já que o mesmo estava representando o governo brasileiro e, portanto, em condições legais para assumir o poder.

Diante de tal quadro de dualidade, o Exército acabou dividido entre as duas correntes, mas o apoio do Marechal Lopes comandante do III Exército, Jango acabou tendo sua posse garantida.

Para que a posse ocorresse, foi necessário um acordo político entre as duas correntes, resultando deste acordo à adoção do sistema parlamentarista de governo em setembro de 1961.

Por essa medida, os poderes do presidente ficavam limitados, sendo esta a condição negociada para Goulart assumir o poder. Para o cargo de Presidente do conselho de Ministros, foi eleito pela Câmara dos Deputados Tancredo Neves.

Contando com um forte apoio popular, Jango convocou um plebiscito para 6 de janeiro de 1963, onde o povo foi consultado sobre a manutenção ou não do sistema parlamentarista. O resultado foi à vitória esmagadora do presidencialismo, devolvendo assim, os poderes retirados em 1961 a João Goulart

POLÍTICA, ECONOMIA E SOCIEDADE:

Após o resultado do plebiscito, Goulart assumiu plenamente o poder presidencial, reforçando a partir de então, sua linha de governo de tendência nacionalista e política externa independente.

Jango tomou posse num momento em que crescia assustadoramente o déficit governamental, declinavam as receitas totais das exportações, aumentava sensivelmente a taxa de inflação e reduziam-se os empréstimos externos e os financiamentos.

A rápida deterioração da economia exigia que o governo buscasse soluções para o profundo impasse e dificuldades por que passava a sociedade brasileira. O governo tinha que canalizar

esforços que possibilitassem o aumento dos empréstimos externos, a renegociação da dívida externa, a retomada do crescimento econômico, o alívio das tensões sociais e o combate à inflação.

A crise econômica, no entanto, era uma realidade obrigando o Ministro do Planejamento e da Coordenação Econômica, Celso Furtado, a implementar o chamado Plano Trienal que havia sido elaborado ainda durante o período parlamentarista, para combater os problemas de ordem  econômica.

A proposta do Plano Trienal acabava entrando em colisão com a política de mobilização popular, isto porque o plano econômico visava combater a inflação e promover o desenvolvimento da economia a partir do setor industrial. No entanto, exigia também uma ampla austeridade econômica e financeira. O Plano buscava:

•             Promover uma melhor distribuição das riquezas nacionais, atacando os latifúndios improdutivos para defender os interesses sociais;

•             Encampar as refinarias particulares de petróleo;

•             Reduzir a dívida brasileira;

•             Diminuir a inflação e manter o crescimento econômico, sem sacrificar exclusivamente os trabalhadores;

Na época as massas trabalhadoras mobilizavam-se cada vez mais contra as explorações das classes dominantes. Apavorados com as ideias de perder seus lucros e privilégios, os empresários começavam a se articular contra Jango.

A Reforma Agrária, com a  divisão dos latifúndios, para facilitar o acesso a terra a milhões de lavradores que desejavam trabalhar e produzir no campo, controlando, com isso o êxodo rural;

A Reforma Eleitoral, para dar aos analfabetos o direito de votar e participar da vida pública;

A Reforma Urbana, para socorrer milhões de favelados e moradores de cortiços nas grandes cidades;

A Reforma Tributária para corrigir as desigualdades sociais na distribuição dos deveres entre ricos e pobres, patrões e empregados; 



 

As revoltas aumentaram depois que um conjunto de medidas, denominadas Reformas de Base, anunciadas por Jango, incluindo:

Tais transformações ameaçavam os interesses dos setores tradicionais da sociedade brasileira, que reforçaram a oposição a Jango.

Jango deu ênfase ainda a sua política nacionalista, elaborando leis, limitando a remessa de lucros para o exterior, monopolizou a importação do petróleo e tomou posse das refinarias de petróleo particulares

O GOLPE E A DEPOSIÇÃO DE JANGO:

A tensão atingiu o auge quando Jango criou a lei implementando o 13º salário, que foi recusado pelo Congresso, levando os trabalhadores a entrarem em greve. Ao mesmo tempo, os movimentos populares pressionavam o governo para que as reformas fossem concretizadas e até ampliadas.

Sob aplauso de trabalhadores, decretava a nacionalização das refinarias de petróleo e desapropriava terras à margem das ferrovias, rodovias e em regiões de irrigação de açudes.

Tais medidas atendiam aos setores particulares e rurais da sociedade brasileira, inclusive as Ligas Camponesas, que acenavam com perspectiva de uma revolução camponesa socialista, nos moldes ocorridos em Cuba.

A reação dos proprietários rurais e setores da burguesia não demorou. Realizaram uma grande mobilização com

400.000 pessoas, a chamada Marcha da Família com Deus pela Liberdade, demonstrando o descontentamento com o apoio político assumido pelo governo. Significava uma passeata anticomunista pelas ruas centrais da cidade, onde as pessoas rezavam para que o Brasil não fosse atingido pelo comunismo, pois acreditavam que João Goulart era comunista e que estes iriam desembarcar no Brasil e tomar a sociedade.

Tal manifestação acabou marcando o início do movimento organizado por grupos de oficiais das Forças Armadas, provocando desta forma, um movimento de confrontação entre a oficialidade e os sargentos marinheiros. Diante de tal quadro de confrontação, oficiais aparentemente neutros, acabaram por apoiar a conspiração e a derrubada do governo de João Goulart.

No dia 31 de março de 1964, iniciou- se um movimento que acabou depondo João Goulart em abril do mesmo ano. Este movimento foi liderado pelos Generais Luis Carlos Guedes e Olímpio Mourão Filho de MG, e Carlos Lacerda da Guanabara.

Jango acabou sendo totalmente abandonado pelos militares legalistas. A greve geral decretada pela CGT fracassou e as manifestações civis foram facilmente reprimidas. No Rio Grande do Sul, os partidários do Governador Leonel Brizola, cunhado e partidário do Presidente, não resistiram e, João Goulart  abandonou Brasília em 1º de abril de 1964, foi para o RS e depois se abrigou no Uruguai aonde veio a falecer anos mais tarde.

O golpe político foi muito bem visto pelos EUA, preocupados com o avanço de uma política neutralista e nacionalista pregada pelo governo civil de Jango. A neutralidade defendida por uma política externa independente e a não intervenção nos assuntos internos dos países, entenda- se a respeito à soberania nacional, irritava os Estados Unidos, que desejavam a formação de um bloco anticomunista no continente, em função da posição cubana.

A reação ao golpe foi quase nula, sem proteção civil ou militar, o governo desmoronou. O senado declarou vaga a presidência e empossou o presidente da Câmara, Ranieri Mazzili. Chegava ao fim um governo democraticamente eleito e um regime constitucional legítimo, assim como chegava ao fim a República Populista.

(UFJF – CURSO PRÉ - VESTIBULAR 2012 HISTÓRIA – PROFESSORA: THAMIRIS, com modificações)

 

PROJETO DE VIDA - 3ºA

Projeto de Vida:.  Apostila - Mapa da Empatia - Criando Uma Persona. página 150 e 151.


 


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