Caros alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
2ª série A - Professora Sandra
sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
CONTEÚDO
1-Retire da internet
textos que sejam exemplos de: (1 de cada)
a) Editorial
b) Artigo de Opinião
c) Dissertativo
(Não se esqueça de
apontar a fonte)
2-Aponte as principais
diferenças entre os três gêneros textuais acima
3)Faça uma análise de
cada texto, ou seja, faça comentários sobre:
A) Assunto tratado é
relevante? É um assunto atual? É um assunto polêmico? Por que?
Personagens, narrador, linguagem utilizada, argumentos positivos e negativos, e
a conclusão.
3-Conjugue os verbos
VIR e VER em todos os modos e tempos verbais
4-Retire da internet
dois exemplos de cada autor representante do período literário : Arcadismo,
Barroco e Literatura Africana.
A)Tomás Antonio
Gonzaga
B);Manuel Maria Barbosa du Bocage
C)Agostinho Neto
5-Faça relatório de 2
aulas de Língua Portuguesa do Centro de mídias (escolha o dia que quiser e não
se esqueça de apontar a data )
2ª série B, C, D - Professora Celiane
Pesquise o que é o Realismo na Literatura Brasileira e o nome de um autor do Realismo, bem como um poema ou um trecho de um livro deste autor.
Enviar para o e-mail/ Google sala de aula (celianemendes12@gmail.com)
2ª série E, F, G - Professora Dulce
Livro didático p. 165
"É uma sala em quadro, toda ela de uma alvura deslumbrante, que
realçam o azul celeste do tapete de rico recamado de estrelas e a bela cor de
ouro das cortinas e do estofado dos móveis. A um lado, duas estatuetas de
bronze dourado representando o amor e a castidade sustentam uma cúpula oval de
forma ligeira, donde se desdobram até o pavimento bambolins de cassa finíssima.
Doutro lado, há uma lareira, não de fogo, que o dispensa nosso ameno clima
fluminense, ainda na maior força do inverno. Essa chaminé de mármore
cor-de-rosa é meramente pretexto para o cantinho de conversacão".
José de Alencar (Senhora)
"O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boemia. Fazia
má impressão estar ali: o vômitp de Amâncio secava-se no chão, azedando o
ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura
coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e ruída de
ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com seu frio aspecto desarranjado
que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a
vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melodicamente pelas bordas
de um frasco vazio de xarope Larousse, que lhe fizera as vezes de
castiçal."
Aluísio de Azevedo (Casa de pensão)
1. Os textos A e B, extraídos de romances de escolas literárias
diferentes, teriam algum ponto em comum? Justifique a resposta.
2. A que período literário pertence o texto A? Cite uma característica dessa escola que se comprove pelo texto,
3. O texto B pertence a um romance realista ou naturalista? Justifique sua resposta, citando uma característica presente no texto.
4. Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:
a-) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos de
renovação.
b-) defende a arte pela arte, descompromissada com a realidade social.
c-) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral
religiosa.
d-) estabelece um nexo de causa e efeito entre fatores sociológicos e
biológicos na conduta das personagens.
5. "E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia rotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco."
O fragmento "O cortiço", romance de Aluísio de Azevedo,
apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
a-) uma compreensão psicológica do Homem.
b-) uma compreensão biológica do Mundo.
c-) uma concepção religiosa da vida.
d-) uma visão sentimental da Natureza.
6. No romance citado acima, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica:
a-) o personagem sobrepõe-se ao ambiente.
b-) o coletivo sobrepõe-se ao individual.
c-) o psicológico sobrepõe-se ao social.
d-) a força sobrepõe-se à razão.
7. O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:
a-) minuciosa busca de soluções psicológicas aperfeiçoadoras.
b-) a grande quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela
improvisação.
c-) a sinceridade com que manifesta as várias fases de sua biografia.
d-) iniciou-se no Realismo e mais tarde converteu-se ao Naturalismo.
a-) José de Alencar
b-) Aluísio de Azevedo
c-) Machado de Assis
d-) Álvares de Azevedo
No excerto transcrito, o narrador, que é o protagonista da história,
questiona-se por que se sente dividido: ele percebe o mundo de um modo
.........., mas aspiraria a que ele fosse organizado de acordo com princípios
......
a-) romântico - modernos
b-) realista - modernos
c-) realista - românticos
d-) romântico - realista
10. Sobre Machado de Assis e sua obra, analise as afirmações seguintes
como falsas ou verdadeiras.
a-) Percebe-se na obra machadiana um gosto pela observação psicológica e
uma ironia associada a uma visão pessimista do ser humano.
b-) Em Dom Casmurro, o tema é um triângulo amoroso bem como os
interesses de posição, prestígio e poder.
c-) Machado de Assis sempre conservou certas concepções românticas, como
o da mulher visualizada como musa inspiradora.
d-) Em Dom Casmurro, Machado fornece ao leitor as provas da
traição da personagem Capitu, dando desfecho à obra.
ARTE
2ª série A - Antônio Edgar
Fazer a atividade do link abaixo:
EDUCAÇÃO FÍSICA
2ª série A - Professora Lauren
Capacidades Físicas
Capacidades físicas. Explicar e conceituar as
situações propostas no organograma da página 111 do caderno do aluno.
Conceitos e 3 exemplos em esportes diferentes
Ampliando conhecimentos: Níveis de atividade física indicado pela OMS.
Finalização da atividade e envio de fotos para a professora via e-mail: lauren@prof.educacao.sp.gov.br
Colocar nome completo e turma no título do
e-mail (ex. Láuren Máriam F. Laham – 1ª série D)
· Bibliografia em todas as atividades
https://forms.gle/gntUBBPXjkBUWJ3S8
ELETIVA
2ª série A - Professora Sandra
sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
1-Você será candidato a vereador(a), crie um fanzine com sua plataforma de intenções (propaganda eleitoral)
FÍSICA
2ª série A - Professor Rogério
TRABALHO 7
- TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – do Caderno do Aluno – Câmara
Escura
Fazer a atividades 2 (página 33 e 34) do Caderno do Aluno.
Existe uma parte experimental que
se você tiver os materiais necessários, pode fazer, não é obrigatório, aliás
existem vários modelos de câmara escura na internet e o vídeo abaixo exibe um
bem interessante e divertido.
Aprenda a Fazer um Câmara Escura
com o Beakman
https://www.youtube.com/watch?v=fVi8NhD8BAE
Após realizar o experimento e/ou
assistir o vídeo, responda as questões a, b, c e d da pagina 33 e as da página
34.
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Quem não puder enviar email,
anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos
Usem o Google Classrroom para
tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias
, as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia.
2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Francisco
Acessar o
link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020
LÍNGUA INGLESA
2ª série A - Professora Adriana
Produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre
o Halloween.
Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br
2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Carlos
English task
Halloween
Pesquisar a história do Halloween, quando e onde surgiu, como era celebrado e quais mudanças aconteceram até a comemoração que conhecemos hoje.
Escolher um personagem relacionado ao tema terror (livros, filmes, lendas, etc) e escrever uma breve biografia sobre a trajetória desse personagem.
Estrutura: Capa, índice, introdução, texto narrativo em Inglês ou Português, ilustrações, conclusão, manuscrito ou digitado.
Good Luck!
PROJETO DE VIDA
2ª série A - Professora Sandra
sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
A) Anjos do Sol
B) A cor púrpura
2) Faça a resenha
critica do filme
3)Façam a análise do
elementos da narrativa do filme( personagens, enredo, tempo, lugar,
protagonista, antagonista, narrador, tipo de discurso, clímax, e desfecho)
SOCIOLOGIA
2ª série A - Professora Márcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º.
Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que
todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o
ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês
foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço
e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?
Atividade
1) Essa atividade está baseada nas páginas 85 e 86 da apostila do aluno, volume
3.
Fazer a
leitura desses textos, em seguida, elaborar um mapa mental sobre o contexto
trabalhado.
Leia o texto a seguir: A manufatura se estendeu de meados do
século XVI ao último terço do século XVIII, sendo substituída pela grande
indústria. Na manufatura, foram introduzidas algumas inovações técnicas que
modificaram a forma como o trabalho era organizado. Aos poucos, o trabalhador
foi deixando de ser responsável pela produção integral de determinado objeto e
passou a se dedicar unicamente a uma atividade. A divisão do trabalho foi acelerada,
fazendo que um produto deixasse de ser obra de um único trabalhador e se
tornasse o resultado da atividade de inúmeros trabalhadores. Dessa maneira, o
produto passava por vários trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a
ele e, no final do processo, o produto era o resultado não de um trabalhador
individual, mas de um trabalhador coletivo. Essa é a divisão do trabalho que
persiste na sociedade capitalista, e que se caracteriza pela especialização das
funções, ou seja, pela especialização do trabalhador na execução de uma mesma e
única tarefa, especializando também o seu corpo nessa operação. 1 Charles
Chaplin fez uma crítica muito contundente ao capital. ( Nas próximas
atividades, trabalharemos o contexto do filme, Tempos Modernos).
Na divisão manufatureira do trabalho, o ser humano é levado
a desenvolver apenas uma habilidade parcial, limitando o conjunto de
habilidades e capacidades produtivas que possuía quando era artesão. É isso que
torna o trabalhador dependente e o faz vender a sua força de trabalho; e esta
só serve quando comprada pelo capital e posta a funcionar no interior da
oficina. Segundo Karl Marx, essa divisão do trabalho tinha como objetivo o
aumento da produtividade e o aperfeiçoamento do método do trabalho e teve como
resultado o que ele chama de “a virtuosidade do trabalhador mutilado”2 , com a
especialização dos ofícios. Na manufatura, portanto, a produtividade do
trabalho dependia da habilidade (virtuosidade) do trabalhador e da perfeição de
suas ferramentas, e já havia o uso esporádico de máquinas. Foi apenas com o
surgimento da grande indústria que a máquina passou a desempenhar um papel
fundamental, primeiro, com base na mecânica, depois, na eletrônica e,
atualmente, na microeletrônica. Elaborado especialmente para o São Paulo faz
escola. O capitalismo é anterior à indústria, mas esta se alinhou perfeitamente
a esse sistema, inclusive, introduzindo novas facetas nele. Até então, o
trabalhador conhecia e dominava todas as etapas da produção. Na indústria, as
etapas foram separadas em nome de, por exemplo, rapidez. Isso fez com que os
trabalhadores se especializassem apenas naquilo que realizavam em seu posto de
trabalho – não necessariamente uma especialização qualificada –; o que resultou
na incapacidade de dominar todas as etapas da manufatura do que produziam. Isso
soou tão eficiente na sociedade, que muitos lares contemporâneos adotaram essa
divisão de trabalho: tarefas que cabem aos pais, às mães, aos filhos e às
filhas. A divisão do trabalho é também sexual. As transformações engendradas
pela revolução industrial envolveram fundamentalmente as mulheres, que tiveram
uma ação protagonista nesse processo. Embora maioria nas fábricas, elas
recebiam salários menores que os homens, sofriam frequentemente com agressões e
assédio sexual de seus superiores, além de se exporem a riscos de acidentes de
trabalho durante o manuseio das máquinas desse início de industrialização.
Diante disso, nesse período, as mulheres participaram ativamente como novo ator
no espaço público, estando à frente dos movimentos operários por melhores
condições de trabalho e conquistando, gradativamente, reconhecimento social e
direitos. Não obstante, há tendência em acreditar que a natureza feminina é
mais propensa a determinados tipos de trabalho e a masculina a outros. Temos
que desnaturalizar o olhar mais uma vez, problematizando-o.
Atividade 2) Copiar no caderno e responder a questão
abaixo:
O que diferencia
os seres humanos no processo de trabalho?
Atividade 3) Façam a leitura desse trecho do texto, envolvendo-se com o tema de forma emocional e racional
“As transformações
engendradas pela revolução industrial envolveram fundamentalmente as mulheres, nesse
período, as mulheres participaram ativamente como novo ator no espaço público,
estando à frente dos movimentos operários por melhores condições de trabalho e
conquistando, gradativamente, reconhecimento social e direitos. Não obstante,
há tendência em acreditar que a natureza feminina é mais propensa a
determinados tipos de trabalho e a masculina a outros. Temos que desnaturalizar
o olhar mais uma vez, problematizando-o.”
Elaborar uma charge dentro do contexto participativo das
mulheres no mercado de trabalho e a relação machista, muitas vezes, onde dizem que
a natureza feminina é mais propensa a determinados tipos de trabalho e a
masculina a outros.
Usem a criatividade e o capricho nessa atividade.
Bom estudo a todos!
Forte abraço!!
Charge realizada pelo
cartunista Carlos Latuff reproduz genocídio da população negra nas periferias
do Brasil
Submundo do subúrbio, faz
vítima em tudo: família acusa polícia por morte de jovem no Morro São Carlos
Segundo reportagem
divulgada pelo jornal Extra, na manhã desta sexta-feira, 22, a
família de Shayene Santos, de 14 anos, acusa a polícia de ter disparado
contra a adolescente, morta na madrugada desta sexta-feira, no Morro do São
Carlos, região central da capital fluminense.
Em entrevista ao jornal, a mãe da
menina, Dayse dos Santos, de 39 anos, afirmou que os tiros partiram de
policiais:
“Houve disparo sim. Minha filha
foi mais uma vítima de bala perdida. Eles mataram mais uma inocente, que é a
minha filha. Minha filha era linda, minha filha estudava, minha filha estava
indo embora para casa. Não foi bandido que atirou – disse a auxiliar de
serviços gerais”.
Nos morros e favelas, bala perdida tem sempre o mesmo destino
Ainda na
entrevista, a tia da jovem, Cristiane de Souza Braga, reafirmou a
versão de que oficiais do BOPE (Batalhão de Operação Especiais) faziam uma
operação do Morro da Coroa, no mesmo complexo. Ela também lembrou a perda de
Carlos Eduardo Nogueira da Silva, 20 anos, sobrinho de consideração, que foi
baleado por policiais enquanto tomava água de coco no Morro do Querosene.
Sua morte ganhou destaque nos
noticiários recentes e colocam em debate a atuação da polícia na cidade –
especificamente nos morros e vielas onde balas se perdem, saco de pipoca ou
celulares são confundidos com armas. E a marcha fúnebre prossegue.
“Ele era um sobrinho para mim, me
chamava de tia e pedia bênção. Agora, é a minha sobrinha de sangue passando
pela mesma coisa. Eles se conheciam desde crianças”.
2ª série A - Professor Rogério
Trabalho
7 – Tecnologia - APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem
Binária
Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 47 do 9º
ano, página 122 do
1º ano, página 129 do 2º ano e página 131 do 3º ano.
Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2
Canal Youtube:
Como transformar um número Binário em Decimal
https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
HISTÓRIA
2ª série A, B - Professor Luiz
E-mail do professor para enviar
atividade: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: República
Oligárquica
Essa atividade Tem a Finalidade de estudarmos o que foi a República Oligárquica e seus legados na sociedade Brasileira. Através das explicações via meet: Peço que os alunos respondam as seguintes perguntas logo abaixo:
Vídeo material de apoio https://www.youtube.com/watch?v=PHPxpWV4k_E
1) Qual a importância de São Paulo e Minas no período Oligárquico?
2) O Que é Voto de Cabresto?
3) O Poder estava concentrado nas mãos de Quem?
4) Explique mais sobre o principal produto daquela época?
5) O que ocorre nos Estados Unidos em 1929? Teve repercussão aqui no Brasil na Economia?
2ª série E, F, G - Professor José Luiz
Prezados alunos e alunas, a presente atividade faz parte dos conteúdos a serem desenvolvidos durante o 4º Bimestre e a mesma deverá ser encaminhada a este professor pelo e-mail institucional spetic@prof.educacao.sp.gov.br
REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
Como se sabe, a Revolução
Industrial foi uma transformação nas práticas de produção, quando passou-se da
produção artesanal e manufatureira para a produção utilizando máquinas a vapor
para a produção de tecidos e, posteriormente, motores a explosão e energia
elétrica.
Essa transição – produção
manufatureira para a maquinofatura – é denominada revolução pelo fato de
ter causado transformações radicais em todos os setores da sociedade: economia,
política, arte, religião, educação, relações interpessoais, enfim, mudou a
forma do ser humano em ver, sentir, pensar, existir.
ATIVIDADE
TRABALHO DE
PESQUISA
Com base nessa “sinopse” sobre
a Revolução Industrial, desenvolva uma pesquisa sobre esse tema, isto é, a
Revolução Industrial.
- a pesquisa deverá seguir as
orientações já feitas no início do ano e fornecidas através do grupo de
Whatsapp, sendo estas o texto “aprendendo a Ler” e “como fazer um trabalho de
pesquisa escolar de acordo com as normas ABNT para trabalho escolar
simplificada”.
- poderá ser feita em grupos
com até 05 (cinco) componentes.
- cópias extraídas das
internet não serão consideradas, isto é, o aluno/grupo que assim o fizer ficará
sem nota.
OS: para vcs terem uma ideia
de como foram os primeiros tempos da Revolução Industrial, e mesmo no início do
século XX, assistam aos filmes:
- “O germinal” – trata da
situação dos mineiros de carvão na França e suas lutas por melhores condições
de existência. O Filme teve como base o livro homônimo de Júlio Verne.
- “Däens, um grito de justiça”
– a história real de um padre belga que optou por lutar em favor dos
trabalhadores na Bélgica.
- “Tempos Modernos” – uma
crítica “satírica” a exploração dos trabalhadores nas indústrias em suas linhas
de montagem.
Todos os filmes estão
disponíveis no youtube, inclusive dublados. São bons filmes que mostram a
realidade em que viviam os trabalhadores urbanos. Em “Tempos Modernos” há quem
consiga dar risada (ainda não entendi como conseguem, porque Charles Chaplin
nunca fez comédia, na minha opinião, claro).
FILOSOFIA
2ª série A, B, C, D, E - Professora Valquires
E-MAIL INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)
Fazer em folha
separada. Pode ser folha de caderno.
Leia atentamente o texto abaixo.
Após a leitura realize as atividades
Jean-Paul Sartre (1905-1980), considerado o pai da corrente
filosófica Existencialismo, é certamente um dos nomes mais lembrados dentre os
filósofos do Século XX. Ao longo de sua obra, trata de temas inerentes à
existência humana, como liberdade, possibilidades e angústia. De acordo com
ele, o homem está condenado a ser livre e isso o torna o único responsável por suas
ações.
Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905
e lá passou a maior parte de sua vida. Aos 19 anos, ingressou na Escola Normal
Superior, onde conheceu Simone de Beauvoir. Alguns anos depois, em 1936,
publicou seus primeiros ensaios filosóficos, concomitantemente à produção de
seus primeiros textos de ficção. Dois anos mais tarde, publicou seu primeiro romance,
A Náusea, que já denotava os traços existencialistas do filósofo.
Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu ao exército francês e,
na ocasião, foi capturado e enviado a um campo de concentração na Alemanha, no
qual ficou preso por um ano. Posteriormente, além da dedicação à literatura
ficcional, à filosofia e ao teatro, tornou-se muito ativo politicamente. Em
decorrência disto, fundou um influente jornal de opinião chamado Les Temps
Modernes, junto com Beauvoir, Merleau-Ponty e outros intelectuais. Neste meio tempo,
apoiou a militância estudantil francesa nos protestos de Maio de 1968 e
colaborou com diversos jornais de esquerda e órgãos da imprensa libertária. Por
outro lado, viveu uma relação de amor e ódio com o Partido Comunista Francês.
Ademais, destaca-se em sua biografia a recusa em receber o
Prêmio Nobel de Literatura em 1964, pois não desejava ter seu nome confundido
com o da instituição. Por fim, sobre seu falecimento em 1980, um jornal
parisiense teria lamentado: “a França perde sua consciência”. Um amor
necessário dentre amores contingentes
Da juventude à sua morte, Sartre teve um famoso
relacionamento com a também filósofa Simone de Beauvoir. Ambos contestavam os
ideais burgueses, inclusive a tradição matrimonial. Por isso, optaram por viver
um relacionamento aberto. Neste ínterim, chegaram a viver juntos por dois anos
sob um contrato, porém, após finalizado o prazo, passaram a se relacionar
também com outras pessoas. Apesar disso, persistiram em seus laços de amor e amizade,
além da parceria intelectual. Afinal, a respeito da peculiaridade deste relacionamento,
Sartre teria dito a Beauvoir: “trata-se de um amor necessário; convém que conheçamos
também amores contingentes”.
A filosofia de Sartre
Em síntese, na filosofia sartreana, o homem não foi
concebido a partir de uma essência, isto é, a partir de características
preestabelecidas que fundamentam seu ser. Pelo contrário, Sartre afirma que a
existência precede a essência . Ou seja, o homem só é algo a partir do momento em
que ele se projeta no mundo e faz de si alguma coisa, a partir do momento em
que ele passa a existir. Isso significa que, antes disso, ele não é nada. A
seguir, destacamos dois conceitos fundamentais para se entender este princípio
filosófico, a saber: existencialismo e liberdade.
Existencialismo
Este termo indica um conjunto de filosofias ou correntes de
pensamento que se dedicam à análise da existência. A respeito disto, Abbagnano
(2007) afirma: “existir significa relacionar-se com o mundo, ou seja, com as
coisas e com os outros homens e, como se trata de relações não-necessárias em
suas várias modalidades, as situações em que elas se configuram só podem ser
analisadas em termos de possibilidades”. Acerca disto, de acordo com Sartre, a possibilidade
última do homem é o “projeto fundamental”: neste projeto, estão todas as ações e
as vontades do ser humano que só são possíveis por sua liberdade absoluta e
incondicional.
Liberdade
Conforme Sartre, a liberdade faz parte do projeto do ser
humano. Além disso, o homem está condenado a ser livre. Isso significa que o
ser humano é o único responsável por suas escolhas. O ônus desta liberdade,
entretanto, é a angústia. O fato de não haver um plano superior a quem se deva
nosso destino, como o Deus cristão, causa o sentimento de estarmos à deriva. Em
outras palavras, há a percepção de estarmos constantemente fazendo escolhas e, consequentemente,
aniquilando tantas outras alternativas. Esta liberdade que dá ao homem tanto
poder sobre si gera medo e desejo de não mais possuir tal liberdade. Neste
caso, o homem desiste de exercer sua liberdade e fazer escolhas o que, no
entanto, é impossível, pois mesmo o ato de se conformar é uma escolha. Estes,
portanto, são alguns conceitos-chave para começar a compreender Jean-Paul
Sartre. Deste modo, é importante ter em mente ao se falar do filósofo francês
que o ser humano existe e é algo a partir do momento que age. Embora o ato de
constantemente fazer escolhas (e, assim, deixar para trás tantas
possibilidades) cause angústia, estar alheio a si e deixar a existência fluir,
isentando-se de tomar decisões e resignando-se, não exime o homem das responsabilidades
que possui consigo e com os outros.
7 frases de Sartre
O filósofo parisiense dedicou grande parte de sua obra à
existência humana e ao conceito de liberdade intrínseco a ela. Dito isto,
listamos algumas frases que expressam seu pensamento:
1. “A existência precede e comanda a essência”. (O ser e o
nada)
2. “Eu estou condenado a ser livre”. (O ser e o nada)
3. “Eu sou responsável por tudo, salvo por minha própria
responsabilidade, porque eu não sou o fundamento de meu ser”. (O ser e o nada)
4. “É preciso ter a coragem de fazer como todo mundo para
não ser como ninguém”.
5. “O inferno são os outros”
6. “Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar
dizendo que o homem está condenado a ser livre”.
7. “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si
mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo”. (O existencialismo é um
humanismo)
Nota-se que algumas destas frases são bastante conhecidas e
amplamente reproduzidas. Lembramos, todavia, que para a compreensão de qualquer
escritor é fundamental saber contextualizar suas citações de acordo com a obra.
Cabe ressaltar, portanto, que sempre que possível, deve-se buscar ter contato
com seus textos integrais.
ATIVIDADE
Após a leitura do texto, responda:
1º O que significa dizer que o homem está condenado a ser
livre? Justifique a sua resposta.
2º Com base na frase de número 07, escreva um pequeno texto,
falando sobre você e suas escolhas .
BIOLOGIA
2ª série A, B, C, D, E, F, G - Professor Silvio
Faça uma pesquisa e resolva um problema sobre os fatores que alteram as proporções obtidas na 1ª Lei de Mendel: Herança Intermediária e Genes Letais
Enviar para silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br
QUÍMICA
2ª série A - Professora Marilene
e-mail:
marilenemarcelino@prof.educacao.sp.gov.br
Olá pessoal, tudo bem?
· Assistir a animação “Água e óleo se misturam” e “Experimento de Polaridade” – Responder as questões 2D; 2E e 2F
https://www.youtube.com/watch?v=BKYpmF_FofQ
2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Wilson
Link dos exercícios 2 EM
MATEMÁTICA
2ª série B, C, D, E, F, G - Professores Marcela e Francisco
Fazer a atividade do link abaixo:
https://forms.gle/XJzfMvmZHV1rK1W69
GEOGRAFIA
2ª série B, C, D, E, G - Professores Emílio e Marcos
OBSERVE AS PIRAMIDES ABAIXO: ; E RESPONDA AS QUESTÕES
A SEGUIR:
1)
Comportamento dos dados da base ao topo
corresponde á quantidade de população em
cada faixa etária de acordo com o gênero ( a esquerda , população do
sexo masculino e a direita, do sexo feminino.
2)
Diferenças entre a quantidade de população
masculina e de população feminina em cada faixa etária corresponde;
3)
Quanto á parcela intermediária , entre 15 a 60
anos, estabelecer entre este segmento, correspondente á idade
produtiva , e a base da pirâmide . S e a diferença for acentuada , o país terá
um descompasso entre a população em idade produtiva e crianças e idosos
4)
Vértice , quantidade de população de idosos em
relação ao resto de pirâmide.
Responda as questões abaixo:
1.
Com base nas semelhanças visuais das estruturas
etárias das pirâmides do Brasil, China, África do Sul, apresentadas nas figuras acima , distribua os cinco países
em dois grupos. Depois , procure caracterizar a estrutura etária desses grupos.
2.
Considerando o que você estudou até agora e a analise comparativa da questão anterior. Explique por que a pirâmide etária
brasileira sinaliza um estágio de transição demográfica.
2ª B, C, D, E - enviar para rapussi@prof.educacao.sp.gov.br
2º G - enviar para marcostadeusilva@prof.educacao.sp.gov.br
2ª série A, F - Professora Liliana
1- Pesquisar o significado da sigla PEA 2
- Analisar e interpretar os seguintes gráficos, tabelas e mapas fornecidos, digitalmente, pelo site do IBGE:
a) População Economicamente Ativa no Brasil
https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,1,2,-2,- 3,99,128&ind=4726
b) Densidade Demográfica no território brasileiro
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_densidade_demografica.pdf
c) Pirâmide e estrutura etária brasileira
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_idade_da_populacao.pdf
d) Rendimentos por domicílios no Brasil
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_rendimento.pdf
e) Indicadores de alfabetização no Brasil
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_alfabetizacao.pdf
3- Responder às seguintes questões:
• Cite o significado da sigla PEA e interprete o gráfico, deste tema, fornecido através do link do item 2a
• Com os mapas, fornecidos através do link do item 2b, indique os anos de base dos mapas e a área do território brasileiro mais densamente povoada
• Através do mapa e do gráfico, fornecidos no item 2c, indique a região com o maior e o menor adensamento demográfico por faixa etária
• Por meio do mapa, com o título 'Rendimento médio mensal domiciliar', indique os dois estados com baixo rendimento e os dois com o mais alto rendimento, fornecido pelo item 2d
• Através do mapa, fornecido pelo link do item 2e, indique os quatro estados com os maiores índices de alfabetização e os cinco estados com os menores índices e suas respectivas regiões
Enviar para: liliana15sp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário