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segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2ª série

 Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

2ª série A - Professora Sandra

sandradiaspaiao@gmail.com

sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br

 

CONTEÚDO

1-Retire da internet textos que sejam exemplos de: (1 de  cada)  

a) Editorial

b) Artigo de Opinião

c) Dissertativo

(Não se esqueça de apontar a fonte)

2-Aponte as principais diferenças entre os três gêneros textuais acima

3)Faça uma análise de cada texto, ou seja, faça comentários sobre:

A) Assunto tratado é relevante? É um assunto atual? É um assunto polêmico? Por que?  Personagens, narrador, linguagem utilizada, argumentos positivos e negativos, e a conclusão.

3-Conjugue os verbos VIR e VER em todos os modos e tempos verbais

4-Retire da internet dois exemplos de cada autor representante do período literário : Arcadismo, Barroco e Literatura Africana.

A)Tomás Antonio Gonzaga

B);Manuel Maria Barbosa du Bocage

C)Agostinho Neto

5-Faça relatório de 2 aulas de Língua Portuguesa do Centro de mídias (escolha o dia que quiser e não se esqueça de apontar a data ) 


2ª série B, C, D - Professora Celiane

Pesquise o que é o Realismo na Literatura Brasileira e o nome de um autor do Realismo, bem como um poema ou um trecho de um livro deste autor. 

Enviar para o e-mail/ Google sala de aula (celianemendes12@gmail.com)


2ª série E, F, G - Professora Dulce

Livro didático p. 165

 TEXTO A:

"É uma sala em quadro, toda ela de uma alvura deslumbrante, que realçam o azul celeste do tapete de rico recamado de estrelas e a bela cor de ouro das cortinas e do estofado dos móveis. A um lado, duas estatuetas de bronze dourado representando o amor e a castidade sustentam uma cúpula oval de forma ligeira, donde se desdobram até o pavimento bambolins de cassa finíssima. Doutro lado, há uma lareira, não de fogo, que o dispensa nosso ameno clima fluminense, ainda na maior força do inverno. Essa chaminé de mármore cor-de-rosa é meramente pretexto para o cantinho de conversacão".

José de Alencar  (Senhora)

 TEXTO B:

"O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boemia. Fazia má impressão estar ali: o vômitp de Amâncio secava-se no chão, azedando o ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e ruída de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melodicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larousse, que lhe fizera as vezes de castiçal."

Aluísio de Azevedo  (Casa de pensão)

 

1. Os textos A e B, extraídos de romances de escolas literárias diferentes, teriam algum ponto em comum? Justifique a resposta.

2. A que período literário pertence o texto A? Cite uma característica dessa escola que se comprove pelo texto,

3. O texto B pertence a um romance realista ou naturalista? Justifique sua resposta, citando uma característica presente no texto.

4. Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:

a-) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos de renovação.

b-) defende a arte pela arte, descompromissada com a realidade social.

c-) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.

d-) estabelece um nexo de causa e efeito entre fatores sociológicos e biológicos na conduta das personagens.

5. "E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia rotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco."

O fragmento "O cortiço", romance de Aluísio de Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?

a-) uma compreensão psicológica do Homem.

b-) uma compreensão biológica do Mundo.

c-) uma concepção religiosa da vida.

d-) uma visão sentimental da Natureza.

6. No romance citado acima, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica:

a-) o personagem sobrepõe-se ao ambiente.

b-) o coletivo sobrepõe-se ao individual.

c-) o psicológico sobrepõe-se ao social.

d-) a força sobrepõe-se à razão.

 7. O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:

a-) minuciosa busca de soluções psicológicas aperfeiçoadoras.

b-) a grande quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela improvisação.

c-) a sinceridade com que manifesta as várias fases de sua biografia.

d-) iniciou-se no Realismo e mais tarde converteu-se ao Naturalismo.

 8. Cognominado de "escritor psicológico", ele mesmo dizia que era preciso "entremear a análise no romance com pequenas sínteses poéticas". É ele:

a-) José de Alencar

b-) Aluísio de Azevedo

c-) Machado de Assis

d-) Álvares de Azevedo

 9-) "O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solucão do enigma."

 

No excerto transcrito, o narrador, que é o protagonista da história, questiona-se por que se sente dividido: ele percebe o mundo de um modo  .........., mas aspiraria a que ele fosse organizado de acordo com princípios ......

a-) romântico  -  modernos

b-) realista  -  modernos

c-) realista  -  românticos

d-) romântico  -  realista

 

10. Sobre Machado de Assis e sua obra, analise as afirmações seguintes como falsas ou verdadeiras.

a-) Percebe-se na obra machadiana um gosto pela observação psicológica e uma ironia associada a uma visão pessimista do ser humano.

b-) Em Dom Casmurro, o tema é um triângulo amoroso bem como os interesses de posição, prestígio e poder.

c-) Machado de Assis sempre conservou certas concepções românticas, como o da mulher visualizada como musa inspiradora.

d-) Em Dom Casmurro, Machado  fornece ao leitor as provas da traição da personagem Capitu, dando desfecho à obra.

 Enviar para: djanuncio@prof.educacao.sp.gov.br


ARTE

2ª série A - Antônio Edgar

Fazer a atividade do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV0w-A6wpDVcVD7HMqM4zv3O1NJKcsGn0OkUxDWcrCA5PW7Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7757

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

2ª série A - Professora Lauren

Capacidades Físicas

Capacidades físicas.  Explicar e conceituar as situações propostas no organograma da página 111 do caderno do aluno.

Conceitos e 3 exemplos em esportes diferentes

 Ampliando conhecimentos: Níveis de atividade física indicado pela OMS.

Finalização da atividade e envio de fotos para a professora via e-mail: lauren@prof.educacao.sp.gov.br

Colocar nome completo e turma no título do e-mail (ex. Láuren Máriam F. Laham – 1ª série D)

·         Bibliografia em todas as atividades



2ª série B, C, D, E, F, G - Professora Angélica

Fazer a atividade proposta no link abaixo: 

https://forms.gle/gntUBBPXjkBUWJ3S8  


ELETIVA

2ª série A - Professora Sandra

sandradiaspaiao@gmail.com

sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br

1-Você será candidato a vereador(a), crie um fanzine com sua plataforma de intenções (propaganda eleitoral)


FÍSICA

2ª série A - Professor Rogério

TRABALHO 7 - TEMA 2 – LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – do Caderno do Aluno – Câmara Escura

Fazer a  atividades 2 (página 33 e 34) do Caderno do Aluno.

Existe uma parte experimental que se você tiver os materiais necessários, pode fazer, não é obrigatório, aliás existem vários modelos de câmara escura na internet e o vídeo abaixo exibe um bem interessante e divertido.

Aprenda a Fazer um Câmara Escura com o Beakman

https://www.youtube.com/watch?v=fVi8NhD8BAE

Após realizar o experimento e/ou assistir o vídeo, responda as questões a, b, c e d da pagina 33 e as da página 34.

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

Agradecido, Professor Rogério de Física e Tecnologia. 


2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Francisco

Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAk9CPkvWjz2oBtoi4k-4m7qq4Fw4V3YALmYsZMWfktrgUmw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 


LÍNGUA INGLESA

2ª série A - Professora Adriana

Produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre o Halloween. 

Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br


2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Carlos

English task

Halloween


Pesquisar a história do Halloween, quando e onde surgiu, como era celebrado e quais mudanças aconteceram até a comemoração que conhecemos hoje.

Escolher um personagem relacionado ao tema terror (livros, filmes, lendas, etc) e escrever uma breve biografia sobre a trajetória desse personagem.

Estrutura: Capa, índice, introdução, texto narrativo em Inglês ou Português, ilustrações, conclusão, manuscrito ou digitado.

Good Luck!

 

PROJETO DE VIDA

2ª série A - Professora Sandra

sandradiaspaiao@gmail.com

sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br

 1-Assistam a um dos  filmes citados abaixo.

A)      Anjos do Sol

B)      A cor púrpura

2) Faça a resenha critica do filme

3)Façam a análise do elementos da narrativa do filme( personagens, enredo, tempo, lugar, protagonista, antagonista, narrador, tipo de discurso, clímax, e desfecho)

 

SOCIOLOGIA

2ª série A - Professora Márcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com


Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

 

Atividade 1) Essa atividade está baseada nas páginas 85 e 86 da apostila do aluno, volume 3.

Fazer a leitura desses textos, em seguida, elaborar um mapa mental sobre o contexto trabalhado.

Leia o texto a seguir: A manufatura se estendeu de meados do século XVI ao último terço do século XVIII, sendo substituída pela grande indústria. Na manufatura, foram introduzidas algumas inovações técnicas que modificaram a forma como o trabalho era organizado. Aos poucos, o trabalhador foi deixando de ser responsável pela produção integral de determinado objeto e passou a se dedicar unicamente a uma atividade. A divisão do trabalho foi acelerada, fazendo que um produto deixasse de ser obra de um único trabalhador e se tornasse o resultado da atividade de inúmeros trabalhadores. Dessa maneira, o produto passava por vários trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a ele e, no final do processo, o produto era o resultado não de um trabalhador individual, mas de um trabalhador coletivo. Essa é a divisão do trabalho que persiste na sociedade capitalista, e que se caracteriza pela especialização das funções, ou seja, pela especialização do trabalhador na execução de uma mesma e única tarefa, especializando também o seu corpo nessa operação. 1 Charles Chaplin fez uma crítica muito contundente ao capital. ( Nas próximas atividades, trabalharemos o contexto do filme, Tempos Modernos).

Na divisão manufatureira do trabalho, o ser humano é levado a desenvolver apenas uma habilidade parcial, limitando o conjunto de habilidades e capacidades produtivas que possuía quando era artesão. É isso que torna o trabalhador dependente e o faz vender a sua força de trabalho; e esta só serve quando comprada pelo capital e posta a funcionar no interior da oficina. Segundo Karl Marx, essa divisão do trabalho tinha como objetivo o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento do método do trabalho e teve como resultado o que ele chama de “a virtuosidade do trabalhador mutilado”2 , com a especialização dos ofícios. Na manufatura, portanto, a produtividade do trabalho dependia da habilidade (virtuosidade) do trabalhador e da perfeição de suas ferramentas, e já havia o uso esporádico de máquinas. Foi apenas com o surgimento da grande indústria que a máquina passou a desempenhar um papel fundamental, primeiro, com base na mecânica, depois, na eletrônica e, atualmente, na microeletrônica. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola. O capitalismo é anterior à indústria, mas esta se alinhou perfeitamente a esse sistema, inclusive, introduzindo novas facetas nele. Até então, o trabalhador conhecia e dominava todas as etapas da produção. Na indústria, as etapas foram separadas em nome de, por exemplo, rapidez. Isso fez com que os trabalhadores se especializassem apenas naquilo que realizavam em seu posto de trabalho – não necessariamente uma especialização qualificada –; o que resultou na incapacidade de dominar todas as etapas da manufatura do que produziam. Isso soou tão eficiente na sociedade, que muitos lares contemporâneos adotaram essa divisão de trabalho: tarefas que cabem aos pais, às mães, aos filhos e às filhas. A divisão do trabalho é também sexual. As transformações engendradas pela revolução industrial envolveram fundamentalmente as mulheres, que tiveram uma ação protagonista nesse processo. Embora maioria nas fábricas, elas recebiam salários menores que os homens, sofriam frequentemente com agressões e assédio sexual de seus superiores, além de se exporem a riscos de acidentes de trabalho durante o manuseio das máquinas desse início de industrialização. Diante disso, nesse período, as mulheres participaram ativamente como novo ator no espaço público, estando à frente dos movimentos operários por melhores condições de trabalho e conquistando, gradativamente, reconhecimento social e direitos. Não obstante, há tendência em acreditar que a natureza feminina é mais propensa a determinados tipos de trabalho e a masculina a outros. Temos que desnaturalizar o olhar mais uma vez, problematizando-o.

Atividade 2) Copiar no caderno e responder a questão abaixo:

 O que diferencia os seres humanos no processo de trabalho?

 

Atividade 3) Façam a leitura desse trecho do texto, envolvendo-se com o tema de forma emocional e racional 

As transformações engendradas pela revolução industrial envolveram fundamentalmente as mulheres, nesse período, as mulheres participaram ativamente como novo ator no espaço público, estando à frente dos movimentos operários por melhores condições de trabalho e conquistando, gradativamente, reconhecimento social e direitos. Não obstante, há tendência em acreditar que a natureza feminina é mais propensa a determinados tipos de trabalho e a masculina a outros. Temos que desnaturalizar o olhar mais uma vez, problematizando-o.”

Elaborar uma charge dentro do contexto participativo das mulheres no mercado de trabalho e a relação machista, muitas vezes, onde dizem que a natureza feminina é mais propensa a determinados tipos de trabalho e a masculina a outros.

Usem a criatividade e o capricho nessa atividade.

Bom estudo a todos!

Forte abraço!!

 

 2ª série B, C, D, E, F, G - Professor André

Charge realizada pelo cartunista Carlos Latuff reproduz genocídio da população negra nas periferias do Brasil

Submundo do subúrbio, faz vítima em tudo: família acusa polícia por morte de jovem no Morro São Carlos

Segundo reportagem divulgada pelo jornal Extra, na manhã desta sexta-feira, 22, a  família de Shayene Santos, de 14 anos, acusa a polícia de ter disparado contra a adolescente, morta na madrugada desta sexta-feira, no Morro do São Carlos, região central da capital fluminense.

Em entrevista ao jornal, a mãe da menina, Dayse dos Santos, de 39 anos, afirmou que os tiros partiram de policiais:

“Houve disparo sim. Minha filha foi mais uma vítima de bala perdida. Eles mataram mais uma inocente, que é a minha filha. Minha filha era linda, minha filha estudava, minha filha estava indo embora para casa. Não foi bandido que atirou – disse a auxiliar de serviços gerais”.

Nos morros e favelas, bala perdida tem sempre o mesmo destino

Ainda na entrevista, a tia da jovem, Cristiane de Souza Braga, reafirmou a versão de que oficiais do BOPE (Batalhão de Operação Especiais) faziam uma operação do Morro da Coroa, no mesmo complexo. Ela também lembrou a perda de Carlos Eduardo Nogueira da Silva, 20 anos, sobrinho de consideração, que foi baleado por policiais enquanto tomava água de coco no Morro do Querosene.

Sua morte ganhou destaque nos noticiários recentes e colocam em debate a atuação da polícia na cidade – especificamente nos morros e vielas onde balas se perdem, saco de pipoca ou celulares são confundidos com armas. E a marcha fúnebre prossegue.

“Ele era um sobrinho para mim, me chamava de tia e pedia bênção. Agora, é a minha sobrinha de sangue passando pela mesma coisa. Eles se conheciam desde crianças”.

 1.     Atividade: Leia o fragmento retirado da internet acima e faça um texto dissertativo de aproximadamente 20 linhas considerando as formas de manifestação dos diferentes tipos de violência, analisando os processos de produção e reprodução da violência institucional do Estado, principalmente aquela que é provocada pela desigualdade social e econômica no Brasil.



 TECNOLOGIA

2ª série A - Professor Rogério

Trabalho 7 – Tecnologia - APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem Binária

Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 47 do 9º

  ano, página 122 do 1º ano, página 129 do 2º ano e página 131 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2

Canal Youtube:

Como transformar um número Binário em Decimal

https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias


HISTÓRIA

2ª série A, B - Professor Luiz

E-mail do professor para enviar atividade: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br

Tema: República Oligárquica

Essa atividade Tem a Finalidade de estudarmos o que foi a República Oligárquica e seus legados na sociedade Brasileira. Através das explicações via meet: Peço que os alunos respondam as seguintes perguntas logo abaixo:

Vídeo material de apoio https://www.youtube.com/watch?v=PHPxpWV4k_E

1)   Qual a importância de São Paulo e Minas no período Oligárquico?

2)   O Que é Voto de Cabresto?

3)   O Poder estava concentrado nas mãos de Quem?

4)    Explique mais sobre o principal produto daquela época?

5)    O que ocorre nos Estados Unidos em 1929? Teve repercussão aqui no Brasil na Economia?

 

2ª série C, D - Professora Marcela

Fazer a atividade do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyE7if-yB9ZoAm8IH8MfBtbQOFBhcxk_AuXJqYnFwMKpPgbA/formrestricted


2ª série E, F, G - Professor José Luiz

Prezados alunos e alunas, a presente atividade faz parte dos conteúdos a serem desenvolvidos durante o 4º Bimestre e a mesma deverá ser encaminhada a este professor pelo e-mail institucional spetic@prof.educacao.sp.gov.br

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Como se sabe, a Revolução Industrial foi uma transformação nas práticas de produção, quando passou-se da produção artesanal e manufatureira para a produção utilizando máquinas a vapor para a produção de tecidos e, posteriormente, motores a explosão e energia elétrica.

Essa transição – produção manufatureira para a maquinofatura – é denominada revolução pelo fato de ter causado transformações radicais em todos os setores da sociedade: economia, política, arte, religião, educação, relações interpessoais, enfim, mudou a forma do ser humano em ver, sentir, pensar, existir.

ATIVIDADE

TRABALHO DE PESQUISA

Com base nessa “sinopse” sobre a Revolução Industrial, desenvolva uma pesquisa sobre esse tema, isto é, a Revolução Industrial.

- a pesquisa deverá seguir as orientações já feitas no início do ano e fornecidas através do grupo de Whatsapp, sendo estas o texto “aprendendo a Ler” e “como fazer um trabalho de pesquisa escolar de acordo com as normas ABNT para trabalho escolar simplificada”.

- poderá ser feita em grupos com até 05 (cinco) componentes.

- cópias extraídas das internet não serão consideradas, isto é, o aluno/grupo que assim o fizer ficará sem nota.

OS: para vcs terem uma ideia de como foram os primeiros tempos da Revolução Industrial, e mesmo no início do século XX, assistam aos filmes:

- “O germinal” – trata da situação dos mineiros de carvão na França e suas lutas por melhores condições de existência. O Filme teve como base o livro homônimo de Júlio Verne.

- “Däens, um grito de justiça” – a história real de um padre belga que optou por lutar em favor dos trabalhadores na Bélgica.

- “Tempos Modernos” – uma crítica “satírica” a exploração dos trabalhadores nas indústrias em suas linhas de montagem.

Todos os filmes estão disponíveis no youtube, inclusive dublados. São bons filmes que mostram a realidade em que viviam os trabalhadores urbanos. Em “Tempos Modernos” há quem consiga dar risada (ainda não entendi como conseguem, porque Charles Chaplin nunca fez comédia, na minha opinião, claro).


FILOSOFIA

2ª série A, B, C, D, E - Professora Valquires

E-MAIL INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)

Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno.

Leia atentamente o texto abaixo.

Após a leitura realize as atividades

Jean-Paul Sartre (1905-1980), considerado o pai da corrente filosófica Existencialismo, é certamente um dos nomes mais lembrados dentre os filósofos do Século XX. Ao longo de sua obra, trata de temas inerentes à existência humana, como liberdade, possibilidades e angústia. De acordo com ele, o homem está condenado a ser livre e isso o torna o único responsável por suas ações.

Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905 e lá passou a maior parte de sua vida. Aos 19 anos, ingressou na Escola Normal Superior, onde conheceu Simone de Beauvoir. Alguns anos depois, em 1936, publicou seus primeiros ensaios filosóficos, concomitantemente à produção de seus primeiros textos de ficção. Dois anos mais tarde, publicou seu primeiro romance, A Náusea, que já denotava os traços existencialistas do filósofo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu ao exército francês e, na ocasião, foi capturado e enviado a um campo de concentração na Alemanha, no qual ficou preso por um ano. Posteriormente, além da dedicação à literatura ficcional, à filosofia e ao teatro, tornou-se muito ativo politicamente. Em decorrência disto, fundou um influente jornal de opinião chamado Les Temps Modernes, junto com Beauvoir, Merleau-Ponty e outros intelectuais. Neste meio tempo, apoiou a militância estudantil francesa nos protestos de Maio de 1968 e colaborou com diversos jornais de esquerda e órgãos da imprensa libertária. Por outro lado, viveu uma relação de amor e ódio com o Partido Comunista Francês.

Ademais, destaca-se em sua biografia a recusa em receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1964, pois não desejava ter seu nome confundido com o da instituição. Por fim, sobre seu falecimento em 1980, um jornal parisiense teria lamentado: “a França perde sua consciência”. Um amor necessário dentre amores contingentes

Da juventude à sua morte, Sartre teve um famoso relacionamento com a também filósofa Simone de Beauvoir. Ambos contestavam os ideais burgueses, inclusive a tradição matrimonial. Por isso, optaram por viver um relacionamento aberto. Neste ínterim, chegaram a viver juntos por dois anos sob um contrato, porém, após finalizado o prazo, passaram a se relacionar também com outras pessoas. Apesar disso, persistiram em seus laços de amor e amizade, além da parceria intelectual. Afinal, a respeito da peculiaridade deste relacionamento, Sartre teria dito a Beauvoir: “trata-se de um amor necessário; convém que conheçamos também amores contingentes”.

A filosofia de Sartre

Em síntese, na filosofia sartreana, o homem não foi concebido a partir de uma essência, isto é, a partir de características preestabelecidas que fundamentam seu ser. Pelo contrário, Sartre afirma que a existência precede a essência . Ou seja, o homem só é algo a partir do momento em que ele se projeta no mundo e faz de si alguma coisa, a partir do momento em que ele passa a existir. Isso significa que, antes disso, ele não é nada. A seguir, destacamos dois conceitos fundamentais para se entender este princípio filosófico, a saber: existencialismo e liberdade.

Existencialismo

Este termo indica um conjunto de filosofias ou correntes de pensamento que se dedicam à análise da existência. A respeito disto, Abbagnano (2007) afirma: “existir significa relacionar-se com o mundo, ou seja, com as coisas e com os outros homens e, como se trata de relações não-necessárias em suas várias modalidades, as situações em que elas se configuram só podem ser analisadas em termos de possibilidades”. Acerca disto, de acordo com Sartre, a possibilidade última do homem é o “projeto fundamental”: neste projeto, estão todas as ações e as vontades do ser humano que só são possíveis por sua liberdade absoluta e incondicional.

Liberdade

Conforme Sartre, a liberdade faz parte do projeto do ser humano. Além disso, o homem está condenado a ser livre. Isso significa que o ser humano é o único responsável por suas escolhas. O ônus desta liberdade, entretanto, é a angústia. O fato de não haver um plano superior a quem se deva nosso destino, como o Deus cristão, causa o sentimento de estarmos à deriva. Em outras palavras, há a percepção de estarmos constantemente fazendo escolhas e, consequentemente, aniquilando tantas outras alternativas. Esta liberdade que dá ao homem tanto poder sobre si gera medo e desejo de não mais possuir tal liberdade. Neste caso, o homem desiste de exercer sua liberdade e fazer escolhas o que, no entanto, é impossível, pois mesmo o ato de se conformar é uma escolha. Estes, portanto, são alguns conceitos-chave para começar a compreender Jean-Paul Sartre. Deste modo, é importante ter em mente ao se falar do filósofo francês que o ser humano existe e é algo a partir do momento que age. Embora o ato de constantemente fazer escolhas (e, assim, deixar para trás tantas possibilidades) cause angústia, estar alheio a si e deixar a existência fluir, isentando-se de tomar decisões e resignando-se, não exime o homem das responsabilidades que possui consigo e com os outros.

7 frases de Sartre

O filósofo parisiense dedicou grande parte de sua obra à existência humana e ao conceito de liberdade intrínseco a ela. Dito isto, listamos algumas frases que expressam seu pensamento:

1. “A existência precede e comanda a essência”. (O ser e o nada)

2. “Eu estou condenado a ser livre”. (O ser e o nada)

3. “Eu sou responsável por tudo, salvo por minha própria responsabilidade, porque eu não sou o fundamento de meu ser”. (O ser e o nada)

4. “É preciso ter a coragem de fazer como todo mundo para não ser como ninguém”.

5. “O inferno são os outros”

6. “Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre”.

7. “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo”. (O existencialismo é um humanismo)

Nota-se que algumas destas frases são bastante conhecidas e amplamente reproduzidas. Lembramos, todavia, que para a compreensão de qualquer escritor é fundamental saber contextualizar suas citações de acordo com a obra. Cabe ressaltar, portanto, que sempre que possível, deve-se buscar ter contato com seus textos integrais.

 ATIVIDADE

Após a leitura do texto, responda:

1º O que significa dizer que o homem está condenado a ser livre? Justifique a sua resposta.

2º Com base na frase de número 07, escreva um pequeno texto, falando sobre você e suas escolhas .


BIOLOGIA

2ª série A, B, C, D, E, F, G - Professor Silvio

Faça uma pesquisa e resolva um problema sobre os fatores que alteram as proporções obtidas na 1ª Lei de Mendel: Herança Intermediária e Genes Letais

Enviar para silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br

 


QUÍMICA

2ª série A - Professora Marilene

e-mail: marilenemarcelino@prof.educacao.sp.gov.br

Olá pessoal, tudo bem?

 Atividade 2: Caderno do Aluno SP faz Escola

 ·       Leitura do texto “Polaridade Eletronegatividade” – Responder as questões 2A e 2B

·       Assistir a animação “Água e óleo se misturam” e “Experimento de Polaridade” – Responder as questões 2D; 2E e 2F

 ·       Leitura do texto “Surfactantes sintéticos e biossurfactantes “vantagens e desvantagens” – Responder a questão 2G

 Assista as videoaulas do CMSP:

  - Dia 10/08/2020, link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BKYpmF_FofQ


2ª série B, C, D, E, F, G - Professor Wilson

Link dos exercícios 2 EM

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScj_0Sx-hFh02uouXE9F9ZYRzmc5t00RqVTawF2czJa0ArJ6g/viewform?usp=sf_link

 

MATEMÁTICA

2ª série B, C, D, E, F, G - Professores Marcela e Francisco

Fazer a atividade do link abaixo:

https://forms.gle/XJzfMvmZHV1rK1W69

 

2ª série A - Professor Vitor

Atividade 11 até 15 da apostila Volume 3

Enviar para: vitorcorredor@prof.educacao.sp.gov.br


GEOGRAFIA


2ª série B, C, D, E, G - Professores Emílio e Marcos


OBSERVE  AS PIRAMIDES ABAIXO: ; E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:



 ANALISE  AS PIRÂMIDES ETARIAS CONSIDERANDO OS SEGUINTES ASPECTOS.

1)     Comportamento dos dados da base ao topo corresponde á quantidade de população em  cada faixa etária de acordo com o gênero ( a esquerda , população do sexo masculino e a direita, do sexo feminino.

2)     Diferenças entre a quantidade de população masculina e de população feminina em cada faixa etária corresponde;

3)     Quanto á parcela intermediária , entre 15 a 60 anos, estabelecer   entre este segmento, correspondente á idade produtiva , e a base da pirâmide . S e a diferença for acentuada , o país terá um descompasso entre a população em idade produtiva e crianças e idosos

4)     Vértice , quantidade de população de idosos em relação ao resto de pirâmide.

 

Responda as questões abaixo:

1.      Com base nas semelhanças visuais das estruturas etárias das pirâmides do Brasil, China, África do Sul, apresentadas  nas figuras acima , distribua os cinco países em dois grupos. Depois , procure caracterizar a estrutura etária desses grupos.

2.      Considerando o que você estudou até agora  e a analise comparativa da questão  anterior. Explique por que a pirâmide etária brasileira sinaliza um estágio de transição demográfica.

2ª B, C, D, E - enviar para rapussi@prof.educacao.sp.gov.br

2º G - enviar para marcostadeusilva@prof.educacao.sp.gov.br


2ª série A, F - Professora Liliana

1- Pesquisar o significado da sigla PEA 2

- Analisar e interpretar os seguintes gráficos, tabelas e mapas fornecidos, digitalmente, pelo site do IBGE: 

a) População Economicamente Ativa no Brasil 

https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,1,2,-2,- 3,99,128&ind=4726 

b) Densidade Demográfica no território brasileiro 

https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_densidade_demografica.pdf 

c) Pirâmide e estrutura etária brasileira 

https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_idade_da_populacao.pdf 

d) Rendimentos por domicílios no Brasil 

https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_rendimento.pdf 

e) Indicadores de alfabetização no Brasil 

https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_alfabetizacao.pdf 

3- Responder às seguintes questões:

 • Cite o significado da sigla PEA e interprete o gráfico, deste tema, fornecido através do link do item 2a 

• Com os mapas, fornecidos através do link do item 2b, indique os anos de base dos mapas e a área do território brasileiro mais densamente povoada 

• Através do mapa e do gráfico, fornecidos no item 2c, indique a região com o maior e o menor adensamento demográfico por faixa etária 

• Por meio do mapa, com o título 'Rendimento médio mensal domiciliar', indique os dois estados com baixo rendimento e os dois com o mais alto rendimento, fornecido pelo item 2d 

• Através do mapa, fornecido pelo link do item 2e, indique os quatro estados com os maiores índices de alfabetização e os cinco estados com os menores índices e suas respectivas regiões


Enviar para: liliana15sp@gmail.com







  


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