Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
6º ano A, B. C. D, E. F, G - Professoras Luciana / Shirley / Marlene
Livro
Didático – Geração Alpha – Língua Portuguesa 6 Anos.
Atividade
1 – Contos de Lá.
Leia com
muita atenção o texto – “O Kow de Hedley”
Capítulo 2 –
páginas 56 até a 58.
Atividade
2 – Texto em Estudo.
Para
entender o texto, você deve copiar e responder no seu caderno as questões:
2,3,4,5,6,7, e 8 da página 59
Atividade
3 – Teorizando
Leia com
atenção o box intitulado “Anote Aí!” e copie em seu caderno.
Importante:
Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e
capricho.
Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser
feita através do Classroom ou pelos e-mails:
6 Anos A,B,C e D lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
6 Ano E marlene.ibruklemar@gmail.com
6 Ano F smacline@prof.educacao.sp.gov.br
As
atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídia.
Fiquem bem e se cuidem!!!!
MATEMÁTICA
6º ano A, B - Professora Adriana
Eu coloquei um game como reforço e revisão do conteúdo no Classroom.
Ao acessar kahoot, em nickname escrevam seu nome e turma!
Segue o link
Link é https://kahoot.it/challenge/07949875?challenge-id=3b3dfa0e-a209-4aa5-a25f-a00f11d8b914_1602517846692
Acesse o site https://www.todamateria.com.br/angulos/ para realizar as questões
abaixo.. Realize-as no caderno,
fotografe e envie pelo email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br
- Classifique os
ângulos a seguir
de acordo com
sua nomenclatura. (agudo,
obtuso, reto,nulo, de uma volta
completa, côncavo, raso)
|
a)80°_________________________ b)16°_________________________ c)360°________________________ d)33°_________________________ e)224°________________________ |
f)90°_________________________ g)120°_______________________ h)180°________________________ i)79°_________________________ j)150°________________________ |
2-
Complete a atividade com as respostas correspondentes:
a)
A principal unidade de medida de um
ângulo.
b)
O instrumento que mede os ângulos.
c)
Ângulos que possuem a mesma medida.
d)
Ângulo menor que o ângulo reto.
e)
Duas retas concorrentes que se
interceptam formando quatro ângulos retos.
f)
Ângulo que mede 90°
g)
Se a medida de um ângulo é 155°, então
esse ângulo é chamado de:
4-
O que são e quais são os tipos de ângulos?
5-
Que instrumento é utilizado para medir os ângulos? Ilustre-o
6º ano E, F - Professor Francisco
franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br
ARTE
6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Michele
Monte uma
composição ( desenhos ) com personagens circenses.
Materiais:
Folha Sulfite A4, lápis de cor e régua.
Margem: 2
cm
Técnica
de pintura : tradicional ou degradê.
Enviar
por e-mail: michelek@prof.educacao.sp.gov.br
6º ano A - Professora Carla
Assistir
o vídeo sobre o Sistema Ocular, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NnoXSCut3Ns
Fazer um
relatório sobre o vídeo e enviar para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br com o nome completo, número
e a série.
Após assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GNHylis0h4I responda o questionário, identifique com seu
nome/serie e envie por email.
1 - Quais
estruturas constituem o sistema esquelético e sua função?
2 - O que
são e para que servem as articulações?
3 - O
sistema locomotor e formado por quais estruturas?
4 –
Aproximadamente quantos ossos possui um bebe
ao nascer e quantos osso possui um adulto?
5 –
Identifique e nomeie as estruturas do esqueleto abaixo.
6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Edgard
Roteiro:
Leia o
caderno do Aluno e responda as questões no link abaixo:
ELETIVA
6º ano A - Professora Claudia
Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br
Instagram -
@profclaudiaborges
ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.
Assista ao vídeo, leia o texto a
seguir e responda as questões:
'Dilema das Redes': os 5 segredos dos donos de redes sociais para viciar e manipular CRÉDITO,NETFLIX
Descrito como uma janela para as distantes mesas de decisões de gigantes do Vale do Silício, filme narra estratégias controversas para manter usuários conectados e expostos a anunciantes
"Dois
tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de
softwares."
A
frase aparece em um dos momentos mais comentados do filme "O
Dilema das Redes", que foi lançado em fevereiro de 2020 no festival de
Sundance, nos Estados Unidos, mas só virou assunto no resto do mundo após
entrar para o catálogo da Netflix, sete meses depois.
Costurado
por depoimentos de ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e
acadêmicos, o roteiro descreve o vício e os impactos negativos das redes
sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para
manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados.
Assim, segundo “O Dilema das
Redes”, experiências digitais aparentemente banais como recomendações
automáticas, notificações e publicações sugeridas funcionariam como iscas
lançadas bilhões de vezes por dia pelos apps mais populares do planeta.
O alvo seria o tempo das pessoas –
uma moeda valiosa para empresas, políticos, organizações ou países que queiram
vender produtos ou ideias para audiências vulneráveis e hiper-segmentadas.
A
seguir, conheça 5 pontos-chave expostos
pelo filme – e, ao fim, leia uma série de recomendações simples para proteger
seus dados e combater o vício em redes sociais.
1
- "Se você não estiver pagando pelo produto – você é o produto"
Em
agosto, segundo o Índice de Bilionários da agência de notícias
financeiras Bloomberg, a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou US$
100 bilhões. Só durante a pandemia do novo coronavírus, o fundador do Facebook
teria ganhado mais de US$ 30 bilhões.
Como
Zuckerberg seria capaz de oferecer serviços gratuitos e ficar cada dia mais
rico?
Segundo
os entrevistados de “O Dilema das Redes”, o americano e seus colegas
CEOs fariam dinheiro a partir do tempo.
Eles
explicam que, quanto mais horas um usuário passa conectado às suas redes
sociais, mais informações detalhadas sobre hábitos, gostos e características de
consumo ele acaba expondo.
Esses
dados são recolhidos e organizados por algoritmos que mapeam curtidas e
comentários, analisam tempos de leitura e exposição a imagens e alimentam
enormes servidores (alguns deles hospedados em submarinos).
As
informações sobre os usuários são então oferecidas a clientes – de marcas de
cosméticos e universidades a políticos e governos – que pagam milhões de
dólares para mostrarem produtos ou ideias a públicos pré-dispostos a se
engajar.
A
engrenagem só funciona, no entanto, se os usuários se mantiverem conectados a
seus perfis e, assim, puderem ser expostos ao máximo de anúncios.
Muitas
vezes, segundo o filme, isso aconteceria a qualquer preço.
2 – Ferramentas desenhadas para viciar e manipular CRÉDITLIX
O
principal personagem do filme é Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google que
tentou alertar os companheiros sobre o risco de viciar usuários – e diz ter
sido ignorado.
Em
“O Dilema das Redes”, ele descreve ferramentas que seriam criadas para
manter usuários "vidrados" e "distraídos" enquanto
anunciantes ganham dinheiro.
Um
dos mais claros seria a rolagem automática – estratégia desenvolvida para que a
experiência na rede não tenha fim e o usuário siga conectado.
As
notificações, por sua vez, são descritas como uma das ferramentas mais eficazes
para trazer quem está fora e manter quem já está conectado.
Já
a dinâmica de curtidas e comentários com elogios ou criticas seria estimulada
para manipular e tornar usuários dependentes, segundo os entrevistados.
Nas
palavras de Harris, as redes treinariam "uma geração inteira de indivíduos
que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a
'chupetas digitais' para se acalmar".
Essas
"chupetas" seriam as validações recebidas por elogios e que trazem
sensação de felicidade ou conquista aos usuários.
"Isso
vai atrofiando nossa habilidade de lidar com as coisas", alerta o
especialista.
3 - Falsas recompensas ETTY IMAGES
Além
de Harris, o "Dilema das Redes" traz depoimentos de
Aza Raskin, inventor do sistema de rolagem infinita usado pela maioria dos
sites, e Guillaume Chaslot, um dos desenvolvedores do algoritmo de vídeos
recomendados no YouTube.
Dirigida
pelo americano Jeff Orlowski, vencedor do Emmy e indicado ao Oscar em 2013, a
produção também entrevistou Bailey Richardson, desenvolvedora que trabalhou nos
primórdios do Instagram, Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook,
Alex Roetter, ex-vice presidente de engenharia do Twitter e Justin Rosenstein,
um dos co-criadores do botão 'Curtir' no Facebook.
Os
entrevistados descrevem métodos de manipulação de emoções por meio da dopamina
- um neurotransmissor ligado ao prazer, à alegria e ao bem-estar.
Por
meio de sistemas de "recompensa imediata", como curtidas ou
comentários positivos, as redes sociais teriam criado métodos de navegação
capazes de estimular a circulação de dopamina em níveis sem precedentes.
Como
cada validação recebida online gera novos impulsos artificiais de dopamina, as
redes manteriam conectada uma legião de usuários cada vez mais solitários e
carentes.
4
– Segurança x Insegurança
A
tendência se reflete nos recordes de suicídios infantis registrados nos últimos
anos.
Nos
EUA, segundo dados oficiais, o suicídio se tornou a segunda principal causa de
mortes de crianças e jovens em idade escolar (12 a 18 anos), ficando atrás
apenas de acidentes.
As
mortes de meninas entre 15 e 19 anos por suicídio atingiram um recorde em 40
anos - e dobraram entre 2007 e 2015, com 5,1 casos para cada 100 mil.
O
fenômeno atinge também crianças e adolescentes do sexo masculino, cujas mortes
ainda acontecem em maior número, mas crescem em ritmo menos acelerado: 30% no
mesmo período (são 14,2 casos para cada 100 mil).
Segundo
o filme, esse cenário não é resultado do uso irresponsável das redes sociais –
mas da forma irresponsável como as redes lidam com seus usuários.
TTY IMAGES
5
- Fake news se espalham seis vezes mais rápido do que notícias verdadeiras
A
frase aparece como citação a um estudo publicado em 2018 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de
Massachusetts), nos Estados Unidos.
Segundo
o filme, as notícias falsas têm alcance amplificado nas redes graças à
"paranoia" em manter usuários expostos a anúncios.
“Criamos
um sistema que privilegia as informações falsas (...) porque as informações
falsas rendem mais dinheiro às empresas do que a verdade", diz um dos
entrevistados.
Ele
completa, em uma das frases do filme que mais viralizaram nas últimas semanas:
"A
verdade é chata."
Dicas
para se proteger
a)
As notificações, segundo o filme, seriam a principal ferramenta de
manipulação das redes. A sugestão dos entrevistados é desativá-las – assim,
você vai até a rede social quando quiser, e não o contrário.
b)
Não embarque nas recomendações de vídeos ou conteúdos sem
refletir. De preferência, faça você mesmo as buscas pelo que você se interessa.
As indicações costumam seguir uma lógica criada para chamar anunciantes, e não
necessariamente para informar, segundo o filme.
c)
Siga pessoas ou páginas com as quais você não concorda. Assim, você
"fura a bolha" e é estimulado a a aprofundar conhecimentos, se
questionar sobre as certezas absolutas e aprender com a diferença – mesmo que
ela desagrade.
d) Desconecte-se uma
hora antes de ir pra cama. Deixe o celular, o tablet e o laptop em outro cômodo
e em modo avião.
e)
Valorize os seus cliques e o seu tempo. A maneira como você se
relaciona com uma publicação vale "ouro". É assim que as redes ganham
dinheiro, portanto leve isso em conta antes de clicar em um anúncio ou
publicação indicada.
Questões
1 – De que forma as redes socias manipulam seus usuários?
2 – Como os usuários das redes sociais se tornam “produtos” das
empresas de softwares?
3 – Como as redes sociais interferem na vida e na segurança de jovens
e adolescentes?
4 – Como as fake news interferem na construção da história da
humanidade? Dê um exemplo de fake news que você já teve acesso.
5 – Como você utiliza as redes sociais? Elas tomam quanto tempo do seu
dia? Elas já interferiram de maneira negativa na sua vida? Explique.
6º ano B - Professora Fabiana
Roteiro de Estudos - Poema
ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto!
Copiar somente a questão e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no e-mail
da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do e-mail.
TEMA: Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a
prevenção do suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas
resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Símbolo
Atividade: Faça um poema que valorize a beleza e importância da vida.
Este poema deve conter mensagens positivas e motivacionais
6º ano D, E - Professora Marcela
AUTOCUIDADO E AUTOCONHECIMENTO
Eu sou o meu melhor amigo (a)
Como sabemos, estamos vivenciando um momento atípico do nosso século, em que a pandemia de Covid-19 está nos impondo um isolamento social para que possamos nos cuidar e evitar sermos contaminados.
Ficar
mais tempo em casa nos impõe uma nova forma de avaliar, não só as nossas
relações com as pessoas com quem convivemos como também a relação que temos com
nós mesmos.
·
Reflita e responda:
1 - Cite no máximo 5 qualidades que você aprecia em você mesmo.
2 - Cite no máximo 5 qualidades ou habilidades que você descobriu em
você mesmo durante esse período de isolamento.
3 - Cite no máximo 5 características em sua personalidade que você
precisa trabalhar.
4 - Cite no máximo 5 características que você descobriu que precisa ser
trabalhadas durante esse período de isolamento
·
Com base nas qualidades que você citou, escolha até duas
delas e faça um autoelogio, enaltecendo as qualidades que você tem e como elas
te tornam especiais e únicos (as).
·
Agora, escolha até 2 características a serem trabalhadas. Em
seguida, você fará de conta que é o seu melhor amigo e irá escrever um conselho
que você se daria para ir trabalhando essas características.
Exemplo de resposta:
1-
Sou inteligente, gentil, divertido (a), paciente e educado
(a)
2-
Paciência.
3-
Sou ansioso (a), nervoso (a) e distraído (a).
4-
Descobri que não sou tão tolerante assim.
Autoelogio:
“ Eu gosto de você por ser divertido. É por isso que você tem amigos e
que eles sempre te procuram quando estão tristes, porque você tem a capacidade
de melhorar o dia de alguém.”
“ Eu aprecio você por ser gentil. O mundo anda muito hostil e ele
está precisando de mais pessoas como você.”.
Conselho para mim:
“ Amigo (a) , você é muito distraído (a), e isso não é muito
legal. Voce é cheio de capacidades e o mundo abriu para você muitas
oportunidades que foram perdidas por conta da sua distração. Coloque seus pés
no chão, viva o momento de forma consciente e preste bastante atenção as coisas
que te dizem e ao que acontece a sua volta. Faça no seu tempo, que você vai
conseguir superar isso.”
“Amigo, (a), como assim você descobriu que não é assim tão tolerante? Você
é a tolerância em pessoa!! Todos nós estamos passando por esse momento
complicado, não deixe que essa pandemia e o isolamento te façam esquecer de
quem você é. Respire. Continue tolerante com quem merece a sua tolerância.
Fique bem”.
Observações:
·
A resposta acima se trata de um exemplo. A resposta deve ser
pessoal, tendo como base suas qualidades e características solicitadas no
exercício.
· Enviem essa atividade no e-mail: marcelaasantos@prof.educacao.sp.gov.br
· Nosso plantão de dúvidas é toda sexta-feira, as 11h e as
17:15.
Boa atividade!
Cuidem-se.
LÍNGUA INGLESA
Faça o contorno com o
lápis de sua mão direita e esquerda.
MÃO DIREITA – Escreva em Inglês( em cada dedo ) 5 LEARNED
BEHAVIORS (Comportamentos aprendidos)
MÃO ESQUERDA- Escreva em Inglês( em cada dedo) 5 INHERITED
TRAITS (Traços herdados)
OBS: UTILIZE O VOCABULÁRIO EM INGLÊS DA APOSTILA VOL.3 PARTE
1 .( Págs. 40 a 45 )
6º ano F - Professora Joyce
Leiam o texto e
respondam as questões sobre sua família em inglês, você poderá seguir o modelo
do texto:
1) Read
the following text.
I am
Pedro. I want to introduce my family to you. Carlos is my father. Catarina is
my mother. Carlos and Catarina are my parents. Sara is my sister and Bruno is
my little brother. My family is very happy.
2) In
your notebook, write a text about your family. You can follow Pedro´s example.
3) Now,
introduce your family to your friends using your notes.
Você poderá assistir à aula no YouTube com esse link: “Family” https://www.youtube.com/ watch?v=ck2W-IGZdI0&li st=PLAdEu5NtlLkb_CNN S8ubjy2
Plantão de dúvidas: segundas-feiras, 17h15; pelo MEET https://meet.google.com/kjk-cfvc-qde
Fotografe e envie as imagens para meu e-mail.
joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
PROJETO DE VIDA
Caderno SP
Faz Escola – volume 03 – parte 2. Situação de aprendizagem 03 – “A arte de
dialogar” – pág. 73.
Leia os
quadros em verde das págs. 73 e 74. Reflita sobre as competências
socioemocionais importantes para um bom diálogo: empatia, respeito,
assertividade.
Em
seguida, pense em um momento ou uma história que se passou com você e que você
queira dividir com alguém.
Nas linhas
verdes finais da pág. 74 registre o assunto ou tema relacionado a história que
você passou ( primeiro item) e faça um breve resumo da situação passada
por você ( segundo item).
Nas linhas
da pág. 75 você deverá contar/escrever toda a história/situação vivida por
você. Fique atento aos parágrafos, letra legível e siga as instruções no início
da pág. 75 para que sua história tenha início, meio e fim.
- ESSA
ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO
CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E
SÉRIE/ANO. (alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)
Assista ao video https://www.youtube.com/watch?v=BxBHlWCJWl0
, faça uma reflexão e responda :
1 – Gratidão.
Escreva três
coisas pela qual você e grato.
2 Afirmações
– Cite algo
que você quer e pode fazer..
3 – O que
tornaria hoje um grande dia (Pense no seu dia e escreva três coisas que
tornaria este dia melhor)?
4 – Cite 2
ou mais coisas boas que aconteceram no seu dia.
5 – o que
você poderia ter feito para tornar este dia ainda melhor.
Prof. Vanderlei vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
TECNOLOGIA
6º ano F - Professor Francisco
Realizar as atividades 1 ao 4, " De olho no lixo"
Enviar para
franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br
E-mail: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
(Recuperação e
Aprofundamento) - 6 ABDC - tarde
Tema:
Cyberbullying
Nesta atividade
de recuperação e aprofundamento da disciplina de tecnologia, iremos trabalhar o tema cyberbullying.
Leiam a tirinha/história em quadrinho (H.Q) abaixo:
Atividade 1 -
A partir da tirinha responder as seguintes questões:
- O que as duas meninas fizeram? Você concorda
com a atitude delas?
- Qual a intenção das meninas ao expor os
colegas?
- Qual meio de comunicação utilizado para
propagar a brincadeira de mau gosto? Na sua opinião por que as meninas
escolheram esse meio?
- Qual a reação dos meninos no dia seguinte ao
chegarem na escola? Como você acha que eles se sentiram?
- Qual atitude dos meninos após se depararem
com as fotos alteradas deles na escola?
- Após revelarem ao diretor quem foram as
autoras da brincadeira de mau gosto o que aconteceu com as meninas?
- Se fosse você o aluno prejudicado pelas
meninas como você se sentiria? O que você faria?
- O que você
aprendeu com essa tirinha?
A situação
apresentada na tirinha denomina-se cyberbullying e é muito comum no dia a dia.
Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da
internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying
significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega
de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou
atacando covardemente.
Você conhece
casos de cyberbullying? Comente.
Click no link da aula do centro de mídias do dia 30/04/20
Profa. Débora
Garófalo.
Tema:
Cyberbullying
https://www.youtube.com/watch?v=K1HdSvQedZ0
HISTÓRIA
Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br
Instagram - @profclaudiaborges
ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno de história. Não precisa
copiar o texto! Copiar somente as questões e responder. Tirar uma foto da
atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série
descritos no assunto do email.
TEMA: Roma antiga e Povos da Mesopotâmia – Antiguidade Clássica
Atividade 1
Assista ao vídeo sobre a História
de Roma, após faça uma tirinha contendo três quadrinhos, em cada quadrinho você
deve fazer um desenho que represente um período da História de Roma, que são
três: monarquia, república e império.
Vídeo: https://youtu.be/ERYdnVQL9Vw
Atividade 2
Livro didático pág. 172 –
questões 1 e 2 a, b.
Atividade 3
Assista ao vídeo sobre a
sociedade na Mesopotâmia, em seguida leia o texto sobre o Código de Hamurábi e
responda as questões a seguir.
Vídeo: https://youtu.be/0U2hNdUb1ks
Texto: O Código de Hamurábi
É chamado
Código de Hamurábi uma compilação de 282 leis da antiga Babilônia (atual Iraque), composto
por volta de 1772 a.C. Hamurábi é o sexto rei da Babilônia, responsável por
decretar o código conhecido com seu nome, que sobreviveu até os dias de hoje em
cópias parcialmente preservadas, sendo uma na forma de uma grande estela
(monolito) de tamanho de um humano médio, além de vários tabletes menores de
barro.
Características
Estela
contendo as inscrições do Código de Hamurábi. Foto: Sailko
O Código de Hamurábi
é visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais antiga de que
se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião. Ele é pequeno,
tendo em seu original três mil e seiscentas linhas, sendo essas linhas
ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos, sendo que de alguns deles não
há conhecimento completo de sua redação.
Na verdade, como o Código
de Hamurábi é a única legislação daquele povo, ele não deveria receber tal
nomenclatura, tendo em vista que não apresenta-se da maneira de um código,
noção que foi concebida após o Código Civil Napoleônico. Vale lembrar que o
este código é uma legislação que está composta por vários fragmentos, sendo
alguns civis, outros penais, alguns referentes ao direito do trabalho, etc.
Lei de talião
A lei (ou pena) de talião é
o ponto principal e fundamental para o Código de Hamurábi.
A despeito do que muitos
pensam, talião não é um nome próprio. O termo vem do latim talionis, que
significa “como tal”, “idêntico”. Daí temos a pena que se baseia na justa
reciprocidade do crime e da pena, frequentemente simbolizada pela expressão
“olho por olho, dente por dente”.
Ela se faz presente na
maior parte dos duzentos e oitenta e dois artigos do código. Muitos delitos
acabam tendo com sanção punitiva o talião, ou às vezes a pena de morte. Apesar
de parecer chocante a condenação à pena de morte, esta era uma condenação
bastante usual, pelo menos na legislação.
Questões
1 – Por que podemos dizer
que a Mesopotâmia era considerada uma civilização fluvial?
2 – Que tipo de escrita os
sumérios desenvolveram? Em que tipos de texto ela era utilizada?
3 – O que foi o código de Hamurábi?
Qual sua lei mais conhecida?
4 – Podemos afirmar que o
código Hamurábi foi o princípio da justiça? Justifique sua resposta.
5 – O código de Hamurábi
foi baseado na expressão popular “olho por olho, dente por dente”, qual o
significado desta expressão? Por que não devemos adquirir este tipo de
pensamento para atribuir justiça?
GEOGRAFIA
Pesquisar, pode ser no caderno de Geografia, sobre : O que é a atividade industrial?
O livro de geografia tem essa definição, procurar no índice do mesmo. Somente a definição bem simples um parágrafo.





Nenhum comentário:
Postar um comentário