Pesquisar

sábado, 3 de outubro de 2020

6º ano

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

6º ano A, B. C. D, E. F, G - Professoras Luciana / Shirley / Marlene

Livro Didático – Geração Alpha – Língua Portuguesa 6 Anos.

Atividade 1 – Contos de Lá.

Leia com muita atenção o texto – “O Kow de Hedley”

Capítulo 2 – páginas 56 até a 58.

Atividade 2 – Texto em Estudo.

Para entender o texto, você deve copiar e responder no seu caderno as questões: 2,3,4,5,6,7, e 8 da página 59

Atividade 3 – Teorizando

Leia com atenção o box intitulado “Anote Aí!” e copie em seu caderno.

Importante:

Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e capricho.

Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser feita através do Classroom ou pelos e-mails:

6 Anos A,B,C e D lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

6 Ano E marlene.ibruklemar@gmail.com

6 Ano F smacline@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídia.

Fiquem bem e se cuidem!!!!


MATEMÁTICA

6º ano A, B - Professora Adriana

Eu coloquei um game como reforço e revisão do conteúdo no Classroom.

Ao acessar kahoot, em nickname escrevam seu nome e turma!

Segue o link 

Link é https://kahoot.it/challenge/07949875?challenge-id=3b3dfa0e-a209-4aa5-a25f-a00f11d8b914_1602517846692


6º ano C, D - Professora Alecsandra


Acesse o site   https://www.todamateria.com.br/angulos/ para realizar as questões abaixo..    Realize-as no caderno, fotografe e envie pelo email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br

 

  1. Classifique  os  ângulos  a  seguir  de  acordo  com  sua nomenclatura.  (agudo, obtuso,  reto,nulo, de uma volta completa, côncavo, raso)

 

a)80°_________________________

b)16°_________________________

c)360°________________________

d)33°_________________________

e)224°________________________

f)90°_________________________

g)120°_______________________

h)180°________________________

i)79°_________________________

j)150°________________________

 

 

2- Complete a atividade com as respostas correspondentes:

a)    A principal unidade de medida de um ângulo.

b)    O instrumento que mede os ângulos.

c)    Ângulos que possuem a mesma medida.

d)    Ângulo menor que o ângulo reto.

e)    Duas retas concorrentes que se interceptam formando quatro ângulos retos.

f)     Ângulo que mede 90°

g)    Se a medida de um ângulo é 155°, então esse ângulo é chamado de:


3- Responda às  questões  1  e 2  da página 206 do livro didático.

 

4- O que são e quais são os tipos de ângulos?

 

5- Que instrumento é utilizado para medir os ângulos? Ilustre-o


6º ano E, F - Professor Francisco

Realizar a situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno. "Matemática" Volume 3
Enviar para 

franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br



ARTE

6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Michele

Monte uma composição ( desenhos ) com personagens circenses.

 

Materiais: Folha Sulfite A4, lápis de cor e régua.

Margem: 2 cm

Técnica de pintura : tradicional ou degradê.

 

Enviar por e-mail: michelek@prof.educacao.sp.gov.br

 

CIÊNCIAS

6º ano A - Professora Carla

Assistir o vídeo sobre o Sistema Ocular, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NnoXSCut3Ns

Fazer um relatório sobre o vídeo e enviar para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br com o nome completo, número e a série.

 

6º ano B, C, D, E, F - Professores Vanderlei e Alecsandra

Após assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GNHylis0h4I  responda o questionário, identifique com seu nome/serie e envie por email.

1 - Quais estruturas constituem o sistema esquelético e sua função?

2 - O que são e para que servem as articulações?

3 - O sistema locomotor e formado por quais estruturas?

4 – Aproximadamente quantos ossos possui um bebe  ao nascer e quantos osso possui um adulto?

5 – Identifique e nomeie as estruturas do esqueleto abaixo.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Edgard

Roteiro:

Leia o caderno do Aluno e responda as questões no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIByXK-YBufEAX27eeGsMiqlinmkZkFlL-3bHm-Ai_o0sHcg/viewform?usp=sf_link

 

ELETIVA

6º ano A - Professora Claudia

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão  e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

Assista ao vídeo, leia o texto a seguir e responda as questões:

https://youtu.be/7X54fS0SQyw

'Dilema das Redes': os 5 segredos dos donos de redes sociais para viciar e manipular CRÉDITO,NETFLIX

Descrito como uma janela para as distantes mesas de decisões de gigantes do Vale do Silício, filme narra estratégias controversas para manter usuários conectados e expostos a anunciantes

"Dois tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de softwares."

A frase aparece em um dos momentos mais comentados do filme "O Dilema das Redes", que foi lançado em fevereiro de 2020 no festival de Sundance, nos Estados Unidos, mas só virou assunto no resto do mundo após entrar para o catálogo da Netflix, sete meses depois.

Costurado por depoimentos de ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e acadêmicos, o roteiro descreve o vício e os impactos negativos das redes sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados.

Assim, segundo “O Dilema das Redes”, experiências digitais aparentemente banais como recomendações automáticas, notificações e publicações sugeridas funcionariam como iscas lançadas bilhões de vezes por dia pelos apps mais populares do planeta.

O alvo seria o tempo das pessoas – uma moeda valiosa para empresas, políticos, organizações ou países que queiram vender produtos ou ideias para audiências vulneráveis e hiper-segmentadas.

A seguir, conheça  5 pontos-chave expostos pelo filme – e, ao fim, leia uma série de recomendações simples para proteger seus dados e combater o vício em redes sociais.

 

1 - "Se você não estiver pagando pelo produto – você é o produto"

Em agosto, segundo o Índice de Bilionários da agência de notícias financeiras Bloomberg, a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou US$ 100 bilhões. Só durante a pandemia do novo coronavírus, o fundador do Facebook teria ganhado mais de US$ 30 bilhões.

Como Zuckerberg seria capaz de oferecer serviços gratuitos e ficar cada dia mais rico?

Segundo os entrevistados de “O Dilema das Redes”, o americano e seus colegas CEOs fariam dinheiro a partir do tempo.

Eles explicam que, quanto mais horas um usuário passa conectado às suas redes sociais, mais informações detalhadas sobre hábitos, gostos e características de consumo ele acaba expondo.

Esses dados são recolhidos e organizados por algoritmos que mapeam curtidas e comentários, analisam tempos de leitura e exposição a imagens e alimentam enormes servidores (alguns deles hospedados em submarinos).

As informações sobre os usuários são então oferecidas a clientes – de marcas de cosméticos e universidades a políticos e governos – que pagam milhões de dólares para mostrarem produtos ou ideias a públicos pré-dispostos a se engajar.

A engrenagem só funciona, no entanto, se os usuários se mantiverem conectados a seus perfis e, assim, puderem ser expostos ao máximo de anúncios.

Muitas vezes, segundo o filme, isso aconteceria a qualquer preço.

2 – Ferramentas desenhadas para viciar e manipular CRÉDITLIX

O principal personagem do filme é Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google que tentou alertar os companheiros sobre o risco de viciar usuários – e diz ter sido ignorado.

Em “O Dilema das Redes”, ele descreve ferramentas que seriam criadas para manter usuários "vidrados" e "distraídos" enquanto anunciantes ganham dinheiro.

Um dos mais claros seria a rolagem automática – estratégia desenvolvida para que a experiência na rede não tenha fim e o usuário siga conectado.

As notificações, por sua vez, são descritas como uma das ferramentas mais eficazes para trazer quem está fora e manter quem já está conectado.

Já a dinâmica de curtidas e comentários com elogios ou criticas seria estimulada para manipular e tornar usuários dependentes, segundo os entrevistados.

Nas palavras de Harris, as redes treinariam "uma geração inteira de indivíduos que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a 'chupetas digitais' para se acalmar".

Essas "chupetas" seriam as validações recebidas por elogios e que trazem sensação de felicidade ou conquista aos usuários.

"Isso vai atrofiando nossa habilidade de lidar com as coisas", alerta o especialista.

3 - Falsas recompensas ETTY IMAGES

Além de Harris, o "Dilema das Redes" traz depoimentos de Aza Raskin, inventor do sistema de rolagem infinita usado pela maioria dos sites, e Guillaume Chaslot, um dos desenvolvedores do algoritmo de vídeos recomendados no YouTube.

Dirigida pelo americano Jeff Orlowski, vencedor do Emmy e indicado ao Oscar em 2013, a produção também entrevistou Bailey Richardson, desenvolvedora que trabalhou nos primórdios do Instagram, Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook, Alex Roetter, ex-vice presidente de engenharia do Twitter e Justin Rosenstein, um dos co-criadores do botão 'Curtir' no Facebook.

Os entrevistados descrevem métodos de manipulação de emoções por meio da dopamina - um neurotransmissor ligado ao prazer, à alegria e ao bem-estar.

Por meio de sistemas de "recompensa imediata", como curtidas ou comentários positivos, as redes sociais teriam criado métodos de navegação capazes de estimular a circulação de dopamina em níveis sem precedentes.

Como cada validação recebida online gera novos impulsos artificiais de dopamina, as redes manteriam conectada uma legião de usuários cada vez mais solitários e carentes.

4 – Segurança x Insegurança

A tendência se reflete nos recordes de suicídios infantis registrados nos últimos anos.

Nos EUA, segundo dados oficiais, o suicídio se tornou a segunda principal causa de mortes de crianças e jovens em idade escolar (12 a 18 anos), ficando atrás apenas de acidentes.

As mortes de meninas entre 15 e 19 anos por suicídio atingiram um recorde em 40 anos - e dobraram entre 2007 e 2015, com 5,1 casos para cada 100 mil.

O fenômeno atinge também crianças e adolescentes do sexo masculino, cujas mortes ainda acontecem em maior número, mas crescem em ritmo menos acelerado: 30% no mesmo período (são 14,2 casos para cada 100 mil).

Segundo o filme, esse cenário não é resultado do uso irresponsável das redes sociais – mas da forma irresponsável como as redes lidam com seus usuários.

TTY IMAGES

5 - Fake news se espalham seis vezes mais rápido do que notícias verdadeiras

A frase aparece como citação a um estudo publicado em 2018 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

Segundo o filme, as notícias falsas têm alcance amplificado nas redes graças à "paranoia" em manter usuários expostos a anúncios.

“Criamos um sistema que privilegia as informações falsas (...) porque as informações falsas rendem mais dinheiro às empresas do que a verdade", diz um dos entrevistados.

Ele completa, em uma das frases do filme que mais viralizaram nas últimas semanas:

"A verdade é chata."

Dicas para se proteger

a) As notificações, segundo o filme, seriam a principal ferramenta de manipulação das redes. A sugestão dos entrevistados é desativá-las – assim, você vai até a rede social quando quiser, e não o contrário.

b) Não embarque nas recomendações de vídeos ou conteúdos sem refletir. De preferência, faça você mesmo as buscas pelo que você se interessa. As indicações costumam seguir uma lógica criada para chamar anunciantes, e não necessariamente para informar, segundo o filme.

c) Siga pessoas ou páginas com as quais você não concorda. Assim, você "fura a bolha" e é estimulado a a aprofundar conhecimentos, se questionar sobre as certezas absolutas e aprender com a diferença – mesmo que ela desagrade.

d) Desconecte-se uma hora antes de ir pra cama. Deixe o celular, o tablet e o laptop em outro cômodo e em modo avião.

e) Valorize os seus cliques e o seu tempo. A maneira como você se relaciona com uma publicação vale "ouro". É assim que as redes ganham dinheiro, portanto leve isso em conta antes de clicar em um anúncio ou publicação indicada.

 

Questões

 

1 – De que forma as redes socias manipulam seus usuários?

2 – Como os usuários das redes sociais se tornam “produtos” das empresas de softwares?

3 – Como as redes sociais interferem na vida e na segurança de jovens e adolescentes?

4 – Como as fake news interferem na construção da história da humanidade? Dê um exemplo de fake news que você já teve acesso.

5 – Como você utiliza as redes sociais? Elas tomam quanto tempo do seu dia? Elas já interferiram de maneira negativa na sua vida? Explique.

 

 

6º ano B - Professora Fabiana

Roteiro de Estudos - Poema

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no e-mail da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do e-mail.

TEMA: Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Símbolo



Atividade: Faça um poema que valorize a beleza e importância da vida.

Este poema deve conter mensagens positivas e motivacionais


6º ano D, E - Professora Marcela

AUTOCUIDADO E AUTOCONHECIMENTO

Eu sou o meu melhor amigo (a)

Como sabemos, estamos vivenciando um momento atípico do nosso século, em que a pandemia de Covid-19 está nos impondo um isolamento social para que possamos nos cuidar e evitar sermos contaminados.

 

Ficar mais tempo em casa nos impõe uma nova forma de avaliar, não só as nossas relações com as pessoas com quem convivemos como também a relação que temos com nós mesmos.

 

·         Reflita e responda:

1 - Cite no máximo 5 qualidades que você aprecia em você mesmo.

2 - Cite no máximo 5 qualidades ou habilidades que você descobriu em você mesmo durante esse período de isolamento.

3 - Cite no máximo 5 características em sua personalidade que você precisa trabalhar.

4 - Cite no máximo 5 características que você descobriu que precisa ser trabalhadas durante esse período de isolamento

·         Com base nas qualidades que você citou, escolha até duas delas e faça um autoelogio, enaltecendo as qualidades que você tem e como elas te tornam especiais e únicos (as).

·         Agora, escolha até 2 características a serem trabalhadas. Em seguida, você fará de conta que é o seu melhor amigo e irá escrever um conselho que você se daria para ir trabalhando essas características.

Exemplo de resposta:

1-    Sou inteligente, gentil, divertido (a), paciente e educado (a)

2-    Paciência.

3-    Sou ansioso (a), nervoso (a) e distraído (a).

4-    Descobri que não sou tão tolerante assim.

Autoelogio:

“ Eu gosto de você por ser divertido. É por isso que você tem amigos e que eles sempre te procuram quando estão tristes, porque você tem a capacidade de melhorar o dia de alguém.”

“ Eu aprecio você por ser gentil. O mundo anda muito hostil e ele está precisando de mais pessoas como você.”.

Conselho para mim:

“ Amigo (a) , você é muito distraído (a), e isso não é muito legal. Voce é cheio de capacidades e o mundo abriu para você muitas oportunidades que foram perdidas por conta da sua distração. Coloque seus pés no chão, viva o momento de forma consciente e preste bastante atenção as coisas que te dizem e ao que acontece a sua volta. Faça no seu tempo, que você vai conseguir superar isso.”

“Amigo, (a), como assim você descobriu que não é assim tão tolerante? Você é a tolerância em pessoa!! Todos nós estamos passando por esse momento complicado, não deixe que essa pandemia e o isolamento te façam esquecer de quem você é. Respire. Continue tolerante com quem merece a sua tolerância. Fique bem”.

Observações:

·         A resposta acima se trata de um exemplo. A resposta deve ser pessoal, tendo como base suas qualidades e características solicitadas no exercício.

·    Enviem essa atividade no e-mail: marcelaasantos@prof.educacao.sp.gov.br

·    Nosso plantão de dúvidas é toda sexta-feira, as 11h e as 17:15.

Boa atividade!

Cuidem-se.

 


LÍNGUA INGLESA

6º ano A, B, C, D, E - Professora Rosana 

Faça o contorno com  o lápis de sua mão direita e esquerda.

MÃO DIREITA – Escreva em Inglês( em cada dedo ) 5 LEARNED BEHAVIORS (Comportamentos aprendidos)

MÃO ESQUERDA- Escreva em Inglês( em cada dedo) 5 INHERITED TRAITS (Traços herdados)

OBS: UTILIZE O VOCABULÁRIO EM INGLÊS DA APOSTILA VOL.3 PARTE 1 .( Págs. 40 a 45 )

 Dúvidas: email: rosanafrdomingues@gmail.com

6º ano F - Professora Joyce

Leiam o texto e respondam as questões sobre sua família em inglês, você poderá seguir o modelo do texto:

1) Read the following text.

I am Pedro. I want to introduce my family to you. Carlos is my father. Catarina is my mother. Carlos and Catarina are my parents. Sara is my sister and Bruno is my little brother. My family is very happy.

2) In your notebook, write a text about your family. You can follow Pedro´s example.

3) Now, introduce your family to your friends using your notes.

Você poderá assistir à aula no YouTube com esse link: “Family”  https://www.youtube.com/ watch?v=ck2W-IGZdI0&li st=PLAdEu5NtlLkb_CNN S8ubjy2

Plantão de dúvidas: segundas-feiras, 17h15; pelo MEET https://meet.google.com/kjk-cfvc-qde

Fotografe e envie as imagens para meu e-mail.

joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br


PROJETO DE VIDA 

6º ano A, B - Professora Aline

Caderno SP Faz Escola – volume 03 – parte 2. Situação de aprendizagem 03 – “A arte de dialogar” – pág. 73.

Leia os quadros em verde das págs. 73 e 74. Reflita sobre as competências socioemocionais importantes para um bom diálogo: empatia, respeito, assertividade.

Em seguida, pense em um momento ou uma história que se passou com você e que você queira dividir com alguém.

Nas linhas verdes finais da pág. 74 registre o assunto ou tema relacionado a história que você passou ( primeiro item)  e faça um breve resumo da situação passada por você ( segundo item).

Nas linhas da pág. 75 você deverá contar/escrever toda a história/situação vivida por você. Fique atento aos parágrafos, letra legível e siga as instruções no início da pág. 75 para que sua história tenha início, meio e fim.

- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO.                                                  (alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)

 6º ano C, D, E, F - Professor Vanderlei

Assista ao video https://www.youtube.com/watch?v=BxBHlWCJWl0 , faça uma reflexão e responda :

1 – Gratidão.

Escreva três coisas pela qual você e grato.

2 Afirmações

– Cite algo que você quer e pode fazer..

3 – O que tornaria hoje um grande dia (Pense no seu dia e escreva três coisas que tornaria este dia melhor)?

4 – Cite 2 ou mais  coisas boas que aconteceram  no seu dia.

5 – o que você poderia ter feito para tornar este dia ainda melhor. 

 Prof. Vanderlei  vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


TECNOLOGIA 

6º ano F - Professor Francisco

 Realizar as atividades 1 ao 4,  " De olho no lixo" 

Enviar para 

franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br


6º ano A, B, C, D - Professora Roseli


E-mail: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

 Atividade -1  Semanal  de Tecnologia de 28/09 a 16/10/20.

(Recuperação e Aprofundamento) - 6 ABDC - tarde

Tema: Cyberbullying

 

Nesta atividade de recuperação e aprofundamento da disciplina de tecnologia,  iremos trabalhar o tema cyberbullying.

 Leiam a tirinha/história em quadrinho (H.Q) abaixo:


Atividade 1 - A  partir da tirinha  responder as seguintes questões:

  1. O que as duas meninas fizeram? Você concorda com a atitude delas?
  2. Qual a intenção das meninas ao expor os colegas?
  3. Qual meio de comunicação utilizado para propagar a brincadeira de mau gosto? Na sua opinião por que as meninas escolheram esse meio?
  4. Qual a reação dos meninos no dia seguinte ao chegarem na escola? Como você acha que eles se sentiram?
  5. Qual atitude dos meninos após se depararem com as fotos alteradas deles na escola?
  6. Após revelarem ao diretor quem foram as autoras da brincadeira de mau gosto o que aconteceu com as meninas?
  7. Se fosse você o aluno prejudicado pelas meninas como você se sentiria? O que você faria?
  8. O que você aprendeu com essa tirinha?

A situação apresentada na tirinha denomina-se cyberbullying e é muito comum no dia a dia. Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.

Você conhece casos de cyberbullying? Comente.

Click no link da aula do centro de mídias do dia 30/04/20

Profa. Débora Garófalo.

Tema: Cyberbullying

https://www.youtube.com/watch?v=K1HdSvQedZ0


HISTÓRIA 

6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Claudia 

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno de história. Não precisa copiar o texto! Copiar somente as questões e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

TEMA: Roma antiga e Povos da Mesopotâmia  – Antiguidade Clássica

Atividade 1

Assista ao vídeo sobre a História de Roma, após faça uma tirinha contendo três quadrinhos, em cada quadrinho você deve fazer um desenho que represente um período da História de Roma, que são três: monarquia, república e império.

Vídeo: https://youtu.be/ERYdnVQL9Vw

Atividade 2

Livro didático pág. 172 – questões 1 e 2 a, b.

Atividade 3

Assista ao vídeo sobre a sociedade na Mesopotâmia, em seguida leia o texto sobre o Código de Hamurábi e responda as questões a seguir.

Vídeo: https://youtu.be/0U2hNdUb1ks

Texto: O Código de Hamurábi

É chamado Código de Hamurábi uma compilação de 282 leis da antiga Babilônia (atual Iraque), composto por volta de 1772 a.C. Hamurábi é o sexto rei da Babilônia, responsável por decretar o código conhecido com seu nome, que sobreviveu até os dias de hoje em cópias parcialmente preservadas, sendo uma na forma de uma grande estela (monolito) de tamanho de um humano médio, além de vários tabletes menores de barro.

 Características



Estela contendo as inscrições do Código de Hamurábi. Foto: Sailko

O Código de Hamurábi é visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais antiga de que se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião. Ele é pequeno, tendo em seu original três mil e seiscentas linhas, sendo essas linhas ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos, sendo que de alguns deles não há conhecimento completo de sua redação.

Na verdade, como o Código de Hamurábi é a única legislação daquele povo, ele não deveria receber tal nomenclatura, tendo em vista que não apresenta-se da maneira de um código, noção que foi concebida após o Código Civil Napoleônico. Vale lembrar que o este código é uma legislação que está composta por vários fragmentos, sendo alguns civis, outros penais, alguns referentes ao direito do trabalho, etc.

Lei de talião

A lei (ou pena) de talião é o ponto principal e fundamental para o Código de Hamurábi.

A despeito do que muitos pensam, talião não é um nome próprio. O termo vem do latim talionis, que significa “como tal”, “idêntico”. Daí temos a pena que se baseia na justa reciprocidade do crime e da pena, frequentemente simbolizada pela expressão “olho por olho, dente por dente”.

Ela se faz presente na maior parte dos duzentos e oitenta e dois artigos do código. Muitos delitos acabam tendo com sanção punitiva o talião, ou às vezes a pena de morte. Apesar de parecer chocante a condenação à pena de morte, esta era uma condenação bastante usual, pelo menos na legislação.

Questões

1 – Por que podemos dizer que a Mesopotâmia era considerada uma civilização fluvial?

2 – Que tipo de escrita os sumérios desenvolveram? Em que tipos de texto ela era utilizada?

3 – O que foi o código de Hamurábi? Qual sua lei mais conhecida?

4 – Podemos afirmar que o código Hamurábi foi o princípio da justiça? Justifique sua resposta.

5 – O código de Hamurábi foi baseado na expressão popular “olho por olho, dente por dente”, qual o significado desta expressão? Por que não devemos adquirir este tipo de pensamento para atribuir justiça?


GEOGRAFIA 

6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Emílio

Pesquisar, pode ser no caderno de Geografia, sobre : O que é a atividade industrial?

O livro de geografia tem essa definição, procurar no índice do mesmo. Somente a definição bem simples um parágrafo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO