Pesquisar

domingo, 4 de outubro de 2020

7º ano

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

7º ano A, B, C - Professoras Aline e Shirley

Livro didático – Língua Portuguesa. 

Leia a reportagem das págs. 114, 115, 116 e 117. Após ler o texto e refletir sobre as características da reportagem comentadas na aula do Centro de mídias – (https://www.youtube.com/watch?v=WELNYwrESJI), responda no caderno as atividades 01 à 07 – pág. 118 do livro.

- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO.  

Alunos do 7ºC enviar para = (alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)

Alunos do 7ºA e B enviar para = (smacline@prof.edicacao.sp.gov.br)

7º ano D, E - Professora Margarete

Caderno do aluno p. 34, atividade 5 , questões 1e 2.

Na questão 1: Reler o texto da p.25 e observar as manchetes da época relacionadas a ele e anotar a impressão que cada manchete causa. Na questão 2: responder com as próprias palavras sobre a reflexão das perguntas a, b e c.

Caderno do aluno p. 35 questão 3 leitura do texto A, B e C .

Caderno do aluno p.36 - questão 4 e 5 .

Depois de ler os textos A, B e C, retirar informações para preencher a tabela (exercício 4). Responder a questão 5 ( A, B, C , D e E).

Encaminhar para o email: margaretemaria@prof.educacao.sp.gov.br


7º ano F - Professora Beth

Caderno do aluno – Volume 3 – páginas 28 a 31

 ATIVIDADE 3 – O OLHAR DE ANTIGAMENTE – 1ª PARTE

ATIVIDADE 4 – O OLHAR DE ANTIGAMENTE – 2ª PARTE

 Aula do centro de mídia do estado de São Paulo:11:18 / 41:35

13/08 - 7° ano EF - Língua Portuguesa - O rádio é o cara

https://www.youtube.com/watch?v=13yTCuLZtTo&list=PLXyA-zl-y4WHPrArpbl3-UxQNxD1PFtL_&index=41&t=92s

Enviar por e-mail para -  elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira


ARTE

7º ano A, B, C - Professora Michele

Monte uma composição ( desenhos ) com os fantoches clássicos da TV brasileira.                  

Materiais: Folha Sulfite A4, lápis de cor e régua.

Margem: 2 cm

Técnica de pintura : tradicional ou degradê.

 Enviar por e-mail: michelek@prof.educacao.sp.gov.br

 

 7º ano F - Professora Mariana

TEATRO DE ANIMAÇÃO

 

TEATRO DE FANTOCHE

Teatro de Fantoches é uma apresentação feitas por:  fantoches, dedoches, varetas, bonecos de manipulação ou marionetes, onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres são construídos especialmente para esse tipo de apresentação.


DEDOCHES

Os Fantoche e Dedoches são manipulados por uma pessoa que o veste como uma luva na mão, no caso do Fantoches, o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços, no caso dos Dedoches eles vestem os dedos das mãos.

BONECOS DE MANIPULAÇÃO OU MARIONETES

É uma forma tradicional de apresentação artística. Consiste em bonecos que representam animais, pessoas ou objetos animados que são manipulados por pessoas através de cordas. Normalmente, quem manipula os bonecos são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela. Apenas os bonecos ficam visíveis em pequenos palcos.



MAMULENGOS

Os mamulengos encantam pela beleza e ensinam sobre o folclore e os costumes do interior nordestino, eles são um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche.


 


TEATRO DE VARETA

O boneco de vara é um tipo de boneco manipulado através de varas ou hastes, que podem ser de madeira, plástico ou metal leve (como por exemplo o alumínio). Os manipuladores normalmente ficam atrás de um tecido onde somente os bonecos aparecem.

 


 

ATIVIDADES

 

Agora vocês vão criar os seus próprios bonecos de vareta!

Basta escolher um personagem que você goste, ou criar um, desenhar e pintar em uma folha sulfite ou cartolina ( se não tiver, pode ser no caderno de artes mesmo) recortar colar em palito de sorvete ou churrasco e pronto , seu boneco de varetas está pronto!

Se tiver um pedaço de papelão em casa para colar o desenho antes de recortar para ele ficar mais durinho pode usar!

Fotografe e me envie por email: marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br

 7º ano D, E - Professora Solange

1-   Assistir a aula de CMSP que fala sobre formas de registro musical - https://youtu.be/OrV8vgqm9kI

2-      No caderno escrever o que você entende por ritmo, melodia e harmonia,

    3-      Pesquisar e colar ou desenhar no caderno a forma convencional da escrita musical ( partitura) e exemplos de formas não convencionais. Fotografar a atividade e enviar  para :solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br

 

 


HISTÓRIA

7º ano A, B, C, D, E - Professora Paula

Atividade 1 : Leia o texto do livro didático pág. 141 – Os Indígenas hoje  e responda:

1)  Como vivem os indígenas hoje no Brasil?

2)  Qual problema afeta diretamente a vida tradicional dos povos indígenas? 

3)  O que o governo e a população brasileira deve fazer para proteger os povos indígenas?

 

Atividade 2: Utilizando o mapa da pág. 126, responda:

Pág. 144. questões 1 e 2

Pág. 162 questões 1,2 e 3 

 

Atividade 3: Utilizando os textos das págs. 164,165,166 e 169 responda

1)  Porque Portugal resolve  plantar cana-de -açúcar no Brasil?

2)  O que era um engenho de açúcar?

3)  Explique como o açúcar era fabricado.

4)  Responda as questões 1 e 2 da pág.170


Importante!

·         Para fazer as pesquisas e ajudar nos exercícios  utilizar o livro didático ou internet. Enviar para paulaaparecidasousa@prof.educacao.sp.gov.br

·         Dúvidas devem ser tiradas pelo Chat do aplicativo do Centro de Mídias (CMSP) ou pelo Plantão de dúvidas todas as quintas-feiras às 15h45 até 16h30.

meet.google.com/xmi-xgco-yyd

·         Link para reprises das aulas de história https://www.youtube.com/results?search_query=aulas+de+historia+centro+de+midias+sp+7+ano

7º ano F - Professor David

Fazer a atividade abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeMu4pQksH_oWqqFz8cKKmVBJxTvn5Kjbrl-reC61ZrozBHQ/viewform

              

GEOGRAFIA

7º ano A, B, C, D - Professor Marcos

UTILIZANDO O LIVRO ARARIBA 7º PAGINAS 94.95,96 RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

A)   CITE PELO MENOS DUAS ATIVIDADES ECONOMICAS QUE IMPULSIONARAM AS INDUSTRIAS NO BRASIL.

B) QUAIS FIRAM AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA?

C) POR QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO OCORREU EM SUA MAIOR PARTE NA REGIÃO SUDESTE?

D) OBSERVANDO   O MAPA ESTABELECIMENTO INDUSTRIAIS (2015)

RESPONDA:

A) QUAIS AS REGIOES COM MAIOR QUANTIDADE DE INDUSTRIAS E AS MENORES EM TERMOS DE QUANTIDADE.

B) PESQUISE , NAS REGIOES ONDE A INDUSTRIAS  NÃO SÃO OS PRINCIPAIS SETORES DA ECONOMIA, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONOMICAS?

77º ano E, F - Professora Claudirene

SP FAZ ESCOLA  páginas  22, 23, 24, 25 e 26.

Enviar no email: majortelmo7geo@gmail.com

 

ELETIVA

7º ano A, E - Professor José Luiz

Observação essas tarefas contemplam 3 etapas;

   Essa atividade tem como finalidade trabalhar questões relativas a temas sociais que possibilitem o aluno e professor a trabalharem a compreensão, de cada narrativa.

Encaminhar para: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br

 Objetivo: temas a serem ministrados:

 Pesquisem qual a importância de se por no lugar do outro semelhante: e respondam?

1-) Estou respeitando meus familiares com minhas ações?

2 -) O que posso fazer para um mundo melhor?

3-) através dos exercícios anteriores trabalhamos o Dom de cada aluno e Sonhos. O que estou fazendo para atingir minhas metas?

7º ano D - Professora Claudia

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão  e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

Assista ao vídeo, leia o texto a seguir e responda as questões:

https://youtu.be/7X54fS0SQyw

'Dilema das Redes': os 5 segredos dos donos de redes sociais para viciar e manipular

Descrito como uma janela para as distantes mesas de decisões de gigantes do Vale do Silício, filme narra estratégias controversas para manter usuários conectados e expostos a anunciantes

"Dois tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de softwares."

A frase aparece em um dos momentos mais comentados do filme "O Dilema das Redes", que foi lançado em fevereiro de 2020 no festival de Sundance, nos Estados Unidos, mas só virou assunto no resto do mundo após entrar para o catálogo da Netflix, sete meses depois.

Costurado por depoimentos de ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e acadêmicos, o roteiro descreve o vício e os impactos negativos das redes sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados.

Assim, segundo “O Dilema das Redes”, experiências digitais aparentemente banais como recomendações automáticas, notificações e publicações sugeridas funcionariam como iscas lançadas bilhões de vezes por dia pelos apps mais populares do planeta.

O alvo seria o tempo das pessoas – uma moeda valiosa para empresas, políticos, organizações ou países que queiram vender produtos ou ideias para audiências vulneráveis e hiper-segmentadas.

A seguir, conheça  5 pontos-chave expostos pelo filme – e, ao fim, leia uma série de recomendações simples para proteger seus dados e combater o vício em redes sociais.

 1 - "Se você não estiver pagando pelo produto – você é o produto"

Em agosto, segundo o Índice de Bilionários da agência de notícias financeiras Bloomberg, a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou US$ 100 bilhões. Só durante a pandemia do novo coronavírus, o fundador do Facebook teria ganhado mais de US$ 30 bilhões.

Como Zuckerberg seria capaz de oferecer serviços gratuitos e ficar cada dia mais rico?

Segundo os entrevistados de “O Dilema das Redes”, o americano e seus colegas CEOs fariam dinheiro a partir do tempo.

Eles explicam que, quanto mais horas um usuário passa conectado às suas redes sociais, mais informações detalhadas sobre hábitos, gostos e características de consumo ele acaba expondo.

Esses dados são recolhidos e organizados por algoritmos que mapeam curtidas e comentários, analisam tempos de leitura e exposição a imagens e alimentam enormes servidores (alguns deles hospedados em submarinos).

As informações sobre os usuários são então oferecidas a clientes – de marcas de cosméticos e universidades a políticos e governos – que pagam milhões de dólares para mostrarem produtos ou ideias a públicos pré-dispostos a se engajar.

A engrenagem só funciona, no entanto, se os usuários se mantiverem conectados a seus perfis e, assim, puderem ser expostos ao máximo de anúncios.

Muitas vezes, segundo o filme, isso aconteceria a qualquer preço.

2 – Ferramentas desenhadas para viciar e manipular

CRÉDITLIX

O principal personagem do filme é Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google que tentou alertar os companheiros sobre o risco de viciar usuários – e diz ter sido ignorado.

Em “O Dilema das Redes”, ele descreve ferramentas que seriam criadas para manter usuários "vidrados" e "distraídos" enquanto anunciantes ganham dinheiro.

Um dos mais claros seria a rolagem automática – estratégia desenvolvida para que a experiência na rede não tenha fim e o usuário siga conectado.

As notificações, por sua vez, são descritas como uma das ferramentas mais eficazes para trazer quem está fora e manter quem já está conectado.

Já a dinâmica de curtidas e comentários com elogios ou criticas seria estimulada para manipular e tornar usuários dependentes, segundo os entrevistados.

Nas palavras de Harris, as redes treinariam "uma geração inteira de indivíduos que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a 'chupetas digitais' para se acalmar".

Essas "chupetas" seriam as validações recebidas por elogios e que trazem sensação de felicidade ou conquista aos usuários.

"Isso vai atrofiando nossa habilidade de lidar com as coisas", alerta o especialista.

3 - Falsas recompensas

ETTY IMAGES

Além de Harris, o "Dilema das Redes" traz depoimentos de Aza Raskin, inventor do sistema de rolagem infinita usado pela maioria dos sites, e Guillaume Chaslot, um dos desenvolvedores do algoritmo de vídeos recomendados no YouTube.

Dirigida pelo americano Jeff Orlowski, vencedor do Emmy e indicado ao Oscar em 2013, a produção também entrevistou Bailey Richardson, desenvolvedora que trabalhou nos primórdios do Instagram, Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook, Alex Roetter, ex-vice presidente de engenharia do Twitter e Justin Rosenstein, um dos co-criadores do botão 'Curtir' no Facebook.

Os entrevistados descrevem métodos de manipulação de emoções por meio da dopamina - um neurotransmissor ligado ao prazer, à alegria e ao bem-estar.

Por meio de sistemas de "recompensa imediata", como curtidas ou comentários positivos, as redes sociais teriam criado métodos de navegação capazes de estimular a circulação de dopamina em níveis sem precedentes.

Como cada validação recebida online gera novos impulsos artificiais de dopamina, as redes manteriam conectada uma legião de usuários cada vez mais solitários e carentes.

4 – Segurança x Insegurança

A tendência se reflete nos recordes de suicídios infantis registrados nos últimos anos.

Nos EUA, segundo dados oficiais, o suicídio se tornou a segunda principal causa de mortes de crianças e jovens em idade escolar (12 a 18 anos), ficando atrás apenas de acidentes.

As mortes de meninas entre 15 e 19 anos por suicídio atingiram um recorde em 40 anos - e dobraram entre 2007 e 2015, com 5,1 casos para cada 100 mil.

O fenômeno atinge também crianças e adolescentes do sexo masculino, cujas mortes ainda acontecem em maior número, mas crescem em ritmo menos acelerado: 30% no mesmo período (são 14,2 casos para cada 100 mil).

Segundo o filme, esse cenário não é resultado do uso irresponsável das redes sociais – mas da forma irresponsável como as redes lidam com seus usuários.

TTY IMAGES

5 - Fake news se espalham seis vezes mais rápido do que notícias verdadeiras

A frase aparece como citação a um estudo publicado em 2018 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

Segundo o filme, as notícias falsas têm alcance amplificado nas redes graças à "paranoia" em manter usuários expostos a anúncios.

“Criamos um sistema que privilegia as informações falsas (...) porque as informações falsas rendem mais dinheiro às empresas do que a verdade", diz um dos entrevistados.

Ele completa, em uma das frases do filme que mais viralizaram nas últimas semanas:

"A verdade é chata."

Dicas para se proteger

a) As notificações, segundo o filme, seriam a principal ferramenta de manipulação das redes. A sugestão dos entrevistados é desativá-las – assim, você vai até a rede social quando quiser, e não o contrário.

b) Não embarque nas recomendações de vídeos ou conteúdos sem refletir. De preferência, faça você mesmo as buscas pelo que você se interessa. As indicações costumam seguir uma lógica criada para chamar anunciantes, e não necessariamente para informar, segundo o filme.

c) Siga pessoas ou páginas com as quais você não concorda. Assim, você "fura a bolha" e é estimulado a a aprofundar conhecimentos, se questionar sobre as certezas absolutas e aprender com a diferença – mesmo que ela desagrade.

d) Desconecte-se uma hora antes de ir pra cama. Deixe o celular, o tablet e o laptop em outro cômodo e em modo avião.

e) Valorize os seus cliques e o seu tempo. A maneira como você se relaciona com uma publicação vale "ouro". É assim que as redes ganham dinheiro, portanto leve isso em conta antes de clicar em um anúncio ou publicação indicada.

 

Questões

 1 – De que forma as redes socias manipulam seus usuários?

2 – Como os usuários das redes sociais se tornam “produtos” das empresas de softwares?

3 – Como as redes sociais interferem na vida e na segurança de jovens e adolescentes?

4 – Como as fake news interferem na construção da história da humanidade? Dê um exemplo de fake news que você já teve acesso.

5 – Como você utiliza as redes sociais? Elas tomam quanto tempo do seu dia? Elas já interferiram de maneira negativa na sua vida? Explique.

 

MATEMÁTICA

7º ano A, B, C - Professor Vinícius

1.    Assista a Aula: https://www.youtube.com/watch?v=5QGlP-QmMco&list=PLXyA-zl-y4WF_M6jAxb_zuuzQ1szAD46E&index=9

2.    Responda os exercícios da Situação de Aprendizagem 3 nas páginas 68 e 69 do caderno do aluno volume 3. (Em folhas a parte).

3.    Tire uma foto das respostas das atividades e anexe no formulário https://forms.gle/Vp89rU5xKM8rXRbC9


7º ano D, E, F - Professor José Luiz

Entregar no e-mail:  jose6luiz11@gmail.com





 TECNOLOGIA

7º ano A, B, C - Professor Vinícius

1.    Assista ao filme Estrelas Além do Tempo disponível no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1rg--h9ORZbFGWumuZskx0A-UcKfdse-G/view?usp=sharing

2.    Faça um breve resumo relatando o que você achou mais interessante no filme. (Em folhas a parte)

Encaminhar para vpiva@prof.educacao.sp.gov.br


7º ano C, D, E, F - Professor Francisco

Realizar as atividades 1 ao 4,  " De olho no lixo"

Enviar para: 

franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br


CIÊNCIAS

7º ano A, B, C, D, E, F - Professora Carla

Assistir os vídeos sobre bactérias, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FjqksBI0Ic0 e em https://www.youtube.com/watch?v=Ylio4muOlAM

Fazer um relatório sobre os vídeos e enviar para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br


  EDUCAÇÃO FÍSICA

7º ano A, B, C, D - Professor Edgard

Roteiro:

Leia o caderno do Aluno e responda as questões no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNL2AFTPW7bMoR5TkFOMfy5CP4DkhbG5zftzIjuFBxlLJcSQ/viewform?usp=sf_link

 

7º ano E, F - Professora Fabiana

Leia o caderno do aluno;

Responda as questões do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScO3pXmbxzZhx7lPSRDDND36hKdtHSwWHUFwg7BtLmWRojZEg/viewform?usp=sf_link

 

LÍNGUA INGLESA

7º ano A, B, C, D, E, F - Professora Elisete

Caderno do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA  - VOL. 3 – Parte 1

Activity 5 - PAG. 43

a)    Nomeie cada imagem de acordo com o que representam.

b)    Pesquise e indique, a partir dos fenômenos naturais acima, aqueles que ocorrem no Brasil.

c)    Você e sua comunidade já sofreram  algum desastre natural? Quais?

(Respostas em inglês)

Activity 6 - PAG 44 e 45

a)    Leia o texto.

b)    De  acordo com o texto, marque as afirmações abaixo com T (se forem verdadeiras) ou F (se forem falsas).

c)    Complete as frases com palavras do quadro.

Activity 10 - PAG. 49

a)    Coloque as palavras na ordem certa para reorganizar as frases.

 

Respostas em inglês

Tire fotos das atividades e encaminhe-as  para teacherelis2019@gmail.com

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail. 

 

PROJETO DE VIDA 

7º ano A, B, C - Professora Elisete

 Caderno do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA  - VOL. 3 – Parte 1

Situação de Aprendizagem 3 - PAG 71

Em  Motivos para ser um investigador do conhecimento, escreva em seu caderno de Práticas e Vivências os motivos que têm a ver com você (pág. 71)

Situação de Aprendizagem 6

Atividades 1 e 2 - PAG 77 e 78

Em seu Diário de Práticas e Vivências, responda as questões partes 1 e 2.

Situação de Aprendizagem 7 - PAG 80

Responda as questões.

• Quais são as características de uma pessoa organizada?

• Você se considera uma pessoa organizada?

• Como a organização ajuda na realização das suas atividades diárias?

 

Tire fotos das atividades e encaminhe-as  para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.

 

 7º ano D, E, F - Professora Marcia

 E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Nessa semana realizaremos atividades de recuperação, elas serão para todos os alunos. Quem não entregou ainda esse texto, solicitado abaixo, poderá entregar até o dia 16/10/20.

Fazer um texto dissertativo, tendo como tema assertividade e persistência.

Agradeço de coração o empenho de quem já entregou.

A atividade nova, será sobre o Projeto Setembro Amarelo, conscientização sobre o suicídio e a importância da vida.

Cometamos esse tema em nosso plantão de dúvidas. Peço que assistam esses vídeos abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A

https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE

https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk

Após assistirem aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine,

Que é uma pequena revista com frases, ou pequenos textos e imagens, nela deverá conter mensagens de incentivo à vida.

O vídeo abaixo, demonstra como se faz um fanzine.

Mãos à obra... Caprichem, eu acredito em vocês!!!

https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25s

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO