Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
7º ano A, B, C - Professoras Aline e Shirley
Livro didático – Língua Portuguesa.
Leia a reportagem das
págs. 114, 115, 116 e 117. Após ler o texto e refletir sobre as características
da reportagem comentadas na aula do Centro de mídias – (https://www.youtube.com/watch?v=WELNYwrESJI), responda no
caderno as atividades 01 à 07 – pág. 118 do livro.
- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO.
Alunos do 7ºC enviar para = (alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)
Alunos do 7ºA e B enviar para = (smacline@prof.edicacao.sp.gov.br)
7º ano D, E - Professora Margarete
Caderno do aluno p. 34, atividade 5 , questões 1e 2.
Na questão 1: Reler o texto da p.25 e observar as manchetes da época relacionadas a ele e anotar a impressão que cada manchete causa. Na questão 2: responder com as próprias palavras sobre a reflexão das perguntas a, b e c.
Caderno do aluno p. 35 questão 3 leitura do texto A, B e C .
Caderno do aluno p.36 - questão 4 e 5 .
Depois de ler os textos A, B e C, retirar informações para preencher a tabela (exercício 4). Responder a questão 5 ( A, B, C , D e E).
Encaminhar para o email: margaretemaria@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano F - Professora Beth
Caderno
do aluno – Volume 3 – páginas 28 a 31
ATIVIDADE 3 – O OLHAR DE ANTIGAMENTE – 1ª PARTE
ATIVIDADE 4 – O
OLHAR DE ANTIGAMENTE – 2ª PARTE
Aula do centro de mídia do estado de São Paulo:11:18 / 41:35
13/08 - 7° ano EF - Língua Portuguesa - O rádio é o
cara
https://www.youtube.com/watch?v=13yTCuLZtTo&list=PLXyA-zl-y4WHPrArpbl3-UxQNxD1PFtL_&index=41&t=92s
Enviar por e-mail para - elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br
Observação: Tirar dúvidas no plantão de
quinta-feira
ARTE
7º ano A, B, C - Professora Michele
Monte uma composição ( desenhos ) com os fantoches clássicos da TV brasileira.
Materiais:
Folha Sulfite A4, lápis de cor e régua.
Margem: 2
cm
Técnica
de pintura : tradicional ou degradê.
Enviar por e-mail: michelek@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano F - Professora Mariana
TEATRO
DE ANIMAÇÃO
TEATRO DE FANTOCHE
Teatro de Fantoches é uma apresentação feitas por: fantoches, dedoches, varetas, bonecos de manipulação ou marionetes, onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres são construídos especialmente para esse tipo de apresentação.
DEDOCHES
Os Fantoche e Dedoches são manipulados por uma pessoa que
o veste como uma luva na mão, no caso do Fantoches, o dedo indicador vai
suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços,
no caso dos Dedoches eles vestem os dedos das mãos.
BONECOS DE MANIPULAÇÃO OU MARIONETES
É uma forma tradicional de apresentação artística.
Consiste em bonecos que representam animais, pessoas ou objetos animados que
são manipulados por pessoas através de cordas. Normalmente, quem manipula os
bonecos são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela.
Apenas os bonecos ficam visíveis em pequenos palcos.
MAMULENGOS
Os mamulengos encantam pela beleza e ensinam sobre o folclore e os costumes do interior nordestino, eles são um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche.
TEATRO DE VARETA
O boneco de vara é um tipo de boneco manipulado
através de varas ou hastes, que podem ser de madeira, plástico ou
metal leve (como por exemplo o alumínio). Os manipuladores normalmente ficam
atrás de um tecido onde somente os bonecos aparecem.
ATIVIDADES
Agora vocês vão criar os seus próprios bonecos de vareta!
Basta escolher um personagem que você goste, ou criar um,
desenhar e pintar em uma folha sulfite ou cartolina ( se não tiver, pode ser no
caderno de artes mesmo) recortar colar em palito de sorvete ou churrasco e
pronto , seu boneco de varetas está pronto!
Se tiver um pedaço de papelão em casa para colar o desenho
antes de recortar para ele ficar mais durinho pode usar!
Fotografe e me envie por email: marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br
1- Assistir a aula de CMSP que fala sobre formas de registro musical - https://youtu.be/OrV8vgqm9kI
2- No caderno escrever o que você entende por ritmo, melodia e harmonia,
3- Pesquisar e colar ou desenhar no caderno a forma convencional da escrita musical ( partitura) e exemplos de formas não convencionais. Fotografar a atividade e enviar para :solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br
HISTÓRIA
7º ano A, B, C, D, E - Professora Paula
|
Atividade 1 : Leia o texto do livro didático pág.
141 – Os Indígenas hoje e
responda: |
|
1) Como vivem os indígenas hoje no Brasil? |
|
2) Qual problema afeta diretamente a vida tradicional dos povos indígenas? |
|
3) O que o governo e a população brasileira deve fazer para proteger os
povos indígenas? |
|
Atividade 2: Utilizando o mapa da pág. 126, responda: |
|
Pág. 144. questões 1 e 2 Pág. 162 questões 1,2 e 3 |
|
Atividade 3: Utilizando os textos das págs. 164,165,166 e 169 responda |
|
1) Porque
Portugal resolve plantar cana-de
-açúcar no Brasil? |
|
2) O que
era um engenho de açúcar? |
|
3) Explique
como o açúcar era fabricado. |
|
4) Responda
as questões 1 e 2 da pág.170 |
Importante!
· Para fazer as pesquisas e ajudar nos exercícios utilizar o livro didático ou internet. Enviar para paulaaparecidasousa@prof.educacao.sp.gov.br
·
Dúvidas devem
ser tiradas pelo Chat do aplicativo do Centro de Mídias (CMSP) ou pelo Plantão de
dúvidas todas as quintas-feiras às 15h45 até 16h30.
meet.google.com/xmi-xgco-yyd
· Link para reprises das aulas de história https://www.youtube.com/results?search_query=aulas+de+historia+centro+de+midias+sp+7+ano
7º ano F - Professor David
Fazer a atividade abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeMu4pQksH_oWqqFz8cKKmVBJxTvn5Kjbrl-reC61ZrozBHQ/viewform
GEOGRAFIA
7º ano A, B, C, D - Professor Marcos
UTILIZANDO O LIVRO ARARIBA 7º PAGINAS 94.95,96 RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
A) CITE PELO MENOS DUAS ATIVIDADES ECONOMICAS
QUE IMPULSIONARAM AS INDUSTRIAS NO BRASIL.
B) QUAIS FIRAM AS PRINCIPAIS
CARACTERISTICAS DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA?
C) POR QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO
OCORREU EM SUA MAIOR PARTE NA REGIÃO SUDESTE?
D) OBSERVANDO O MAPA ESTABELECIMENTO INDUSTRIAIS (2015)
RESPONDA:
A) QUAIS AS REGIOES COM MAIOR QUANTIDADE DE
INDUSTRIAS E AS MENORES EM TERMOS DE QUANTIDADE.
B) PESQUISE
, NAS REGIOES ONDE A INDUSTRIAS NÃO SÃO
OS PRINCIPAIS SETORES DA ECONOMIA, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES
ECONOMICAS?
77º ano E, F - Professora Claudirene
SP FAZ ESCOLA
páginas 22, 23, 24, 25 e 26.
Enviar no email: majortelmo7geo@gmail.com
ELETIVA
7º ano A, E - Professor José Luiz
Observação essas tarefas contemplam
3 etapas;
Encaminhar para: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br
1-) Estou respeitando meus familiares com minhas ações?
2 -) O que posso fazer para um mundo melhor?
3-) através dos exercícios anteriores trabalhamos o Dom de cada aluno e Sonhos. O que estou fazendo para atingir minhas metas?
7º ano D - Professora Claudia
Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br
Instagram -
@profclaudiaborges
Assista ao vídeo, leia o texto a
seguir e responda as questões:
'Dilema das Redes': os 5 segredos dos donos de redes sociais para viciar e manipular
Descrito como uma janela para as distantes mesas de decisões de gigantes do Vale do Silício, filme narra estratégias controversas para manter usuários conectados e expostos a anunciantes
"Dois
tipos de indústria chamam clientes de usuários: a das drogas ilegais e a de
softwares."
A
frase aparece em um dos momentos mais comentados do filme "O
Dilema das Redes", que foi lançado em fevereiro de 2020 no festival de
Sundance, nos Estados Unidos, mas só virou assunto no resto do mundo após
entrar para o catálogo da Netflix, sete meses depois.
Costurado
por depoimentos de ex-executivos das maiores empresas do Vale do Silício e
acadêmicos, o roteiro descreve o vício e os impactos negativos das redes
sociais sobre pessoas e comunidades como resultados de estratégias criadas para
manipular emoções e comportamentos e manter usuários conectados.
Assim, segundo “O Dilema das
Redes”, experiências digitais aparentemente banais como recomendações
automáticas, notificações e publicações sugeridas funcionariam como iscas
lançadas bilhões de vezes por dia pelos apps mais populares do planeta.
O alvo seria o tempo das pessoas –
uma moeda valiosa para empresas, políticos, organizações ou países que queiram
vender produtos ou ideias para audiências vulneráveis e hiper-segmentadas.
A
seguir, conheça 5 pontos-chave expostos
pelo filme – e, ao fim, leia uma série de recomendações simples para proteger
seus dados e combater o vício em redes sociais.
Em
agosto, segundo o Índice de Bilionários da agência de notícias
financeiras Bloomberg, a fortuna de Mark Zuckerberg ultrapassou US$
100 bilhões. Só durante a pandemia do novo coronavírus, o fundador do Facebook
teria ganhado mais de US$ 30 bilhões.
Como
Zuckerberg seria capaz de oferecer serviços gratuitos e ficar cada dia mais
rico?
Segundo
os entrevistados de “O Dilema das Redes”, o americano e seus colegas
CEOs fariam dinheiro a partir do tempo.
Eles
explicam que, quanto mais horas um usuário passa conectado às suas redes
sociais, mais informações detalhadas sobre hábitos, gostos e características de
consumo ele acaba expondo.
Esses
dados são recolhidos e organizados por algoritmos que mapeam curtidas e
comentários, analisam tempos de leitura e exposição a imagens e alimentam
enormes servidores (alguns deles hospedados em submarinos).
As
informações sobre os usuários são então oferecidas a clientes – de marcas de
cosméticos e universidades a políticos e governos – que pagam milhões de
dólares para mostrarem produtos ou ideias a públicos pré-dispostos a se
engajar.
A
engrenagem só funciona, no entanto, se os usuários se mantiverem conectados a
seus perfis e, assim, puderem ser expostos ao máximo de anúncios.
Muitas
vezes, segundo o filme, isso aconteceria a qualquer preço.
2
– Ferramentas desenhadas para viciar e manipular
CRÉDITLIX
O
principal personagem do filme é Tristan Harris, um ex-engenheiro do Google que
tentou alertar os companheiros sobre o risco de viciar usuários – e diz ter
sido ignorado.
Em
“O Dilema das Redes”, ele descreve ferramentas que seriam criadas para
manter usuários "vidrados" e "distraídos" enquanto
anunciantes ganham dinheiro.
Um
dos mais claros seria a rolagem automática – estratégia desenvolvida para que a
experiência na rede não tenha fim e o usuário siga conectado.
As
notificações, por sua vez, são descritas como uma das ferramentas mais eficazes
para trazer quem está fora e manter quem já está conectado.
Já
a dinâmica de curtidas e comentários com elogios ou criticas seria estimulada
para manipular e tornar usuários dependentes, segundo os entrevistados.
Nas
palavras de Harris, as redes treinariam "uma geração inteira de indivíduos
que, sempre que se sentem desconfortáveis, sozinhos ou amedrontados, recorrem a
'chupetas digitais' para se acalmar".
Essas
"chupetas" seriam as validações recebidas por elogios e que trazem
sensação de felicidade ou conquista aos usuários.
"Isso
vai atrofiando nossa habilidade de lidar com as coisas", alerta o
especialista.
3
- Falsas recompensas
ETTY IMAGES
Além
de Harris, o "Dilema das Redes" traz depoimentos de
Aza Raskin, inventor do sistema de rolagem infinita usado pela maioria dos
sites, e Guillaume Chaslot, um dos desenvolvedores do algoritmo de vídeos
recomendados no YouTube.
Dirigida
pelo americano Jeff Orlowski, vencedor do Emmy e indicado ao Oscar em 2013, a
produção também entrevistou Bailey Richardson, desenvolvedora que trabalhou nos
primórdios do Instagram, Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook,
Alex Roetter, ex-vice presidente de engenharia do Twitter e Justin Rosenstein,
um dos co-criadores do botão 'Curtir' no Facebook.
Os
entrevistados descrevem métodos de manipulação de emoções por meio da dopamina
- um neurotransmissor ligado ao prazer, à alegria e ao bem-estar.
Por
meio de sistemas de "recompensa imediata", como curtidas ou
comentários positivos, as redes sociais teriam criado métodos de navegação
capazes de estimular a circulação de dopamina em níveis sem precedentes.
Como
cada validação recebida online gera novos impulsos artificiais de dopamina, as
redes manteriam conectada uma legião de usuários cada vez mais solitários e
carentes.
4
– Segurança x Insegurança
A
tendência se reflete nos recordes de suicídios infantis registrados nos últimos
anos.
Nos
EUA, segundo dados oficiais, o suicídio se tornou a segunda principal causa de
mortes de crianças e jovens em idade escolar (12 a 18 anos), ficando atrás
apenas de acidentes.
As
mortes de meninas entre 15 e 19 anos por suicídio atingiram um recorde em 40
anos - e dobraram entre 2007 e 2015, com 5,1 casos para cada 100 mil.
O
fenômeno atinge também crianças e adolescentes do sexo masculino, cujas mortes
ainda acontecem em maior número, mas crescem em ritmo menos acelerado: 30% no
mesmo período (são 14,2 casos para cada 100 mil).
Segundo
o filme, esse cenário não é resultado do uso irresponsável das redes sociais –
mas da forma irresponsável como as redes lidam com seus usuários.
TTY IMAGES
5
- Fake news se espalham seis vezes mais rápido do que notícias verdadeiras
A
frase aparece como citação a um estudo publicado em 2018 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de
Massachusetts), nos Estados Unidos.
Segundo
o filme, as notícias falsas têm alcance amplificado nas redes graças à
"paranoia" em manter usuários expostos a anúncios.
“Criamos
um sistema que privilegia as informações falsas (...) porque as informações
falsas rendem mais dinheiro às empresas do que a verdade", diz um dos
entrevistados.
Ele
completa, em uma das frases do filme que mais viralizaram nas últimas semanas:
"A
verdade é chata."
Dicas
para se proteger
a)
As notificações, segundo o filme, seriam a principal ferramenta de
manipulação das redes. A sugestão dos entrevistados é desativá-las – assim,
você vai até a rede social quando quiser, e não o contrário.
b)
Não embarque nas recomendações de vídeos ou conteúdos sem
refletir. De preferência, faça você mesmo as buscas pelo que você se interessa.
As indicações costumam seguir uma lógica criada para chamar anunciantes, e não
necessariamente para informar, segundo o filme.
c)
Siga pessoas ou páginas com as quais você não concorda. Assim, você
"fura a bolha" e é estimulado a a aprofundar conhecimentos, se
questionar sobre as certezas absolutas e aprender com a diferença – mesmo que
ela desagrade.
d) Desconecte-se uma
hora antes de ir pra cama. Deixe o celular, o tablet e o laptop em outro cômodo
e em modo avião.
e)
Valorize os seus cliques e o seu tempo. A maneira como você se
relaciona com uma publicação vale "ouro". É assim que as redes ganham
dinheiro, portanto leve isso em conta antes de clicar em um anúncio ou
publicação indicada.
Questões
2 – Como os usuários das redes sociais se tornam “produtos” das
empresas de softwares?
3 – Como as redes sociais interferem na vida e na segurança de jovens
e adolescentes?
4 – Como as fake news interferem na construção da história da
humanidade? Dê um exemplo de fake news que você já teve acesso.
5 – Como você utiliza as redes sociais? Elas tomam quanto tempo do seu
dia? Elas já interferiram de maneira negativa na sua vida? Explique.
MATEMÁTICA
7º ano A, B, C - Professor Vinícius
1. Assista
a Aula: https://www.youtube.com/watch?v=5QGlP-QmMco&list=PLXyA-zl-y4WF_M6jAxb_zuuzQ1szAD46E&index=9
2. Responda
os exercícios da Situação de Aprendizagem 3 nas páginas 68 e 69 do caderno do
aluno volume 3. (Em folhas a parte).
3. Tire
uma foto das respostas das atividades e anexe no formulário https://forms.gle/Vp89rU5xKM8rXRbC9
7º ano D, E, F - Professor José Luiz
Entregar no e-mail: jose6luiz11@gmail.com
7º ano A, B, C - Professor Vinícius
1. Assista
ao filme Estrelas Além do Tempo disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1rg--h9ORZbFGWumuZskx0A-UcKfdse-G/view?usp=sharing
2. Faça
um breve resumo relatando o que você achou mais interessante no filme. (Em
folhas a parte)
Encaminhar para vpiva@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano C, D, E, F - Professor Francisco
Realizar as atividades 1 ao 4, " De olho no lixo"
Enviar para:
franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br
CIÊNCIAS
7º ano A, B, C, D, E, F - Professora Carla
Assistir
os vídeos sobre bactérias, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FjqksBI0Ic0 e em https://www.youtube.com/watch?v=Ylio4muOlAM
Fazer um
relatório sobre os vídeos e enviar para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br
7º ano A, B, C, D - Professor Edgard
Roteiro:
Leia o
caderno do Aluno e responda as questões no link abaixo:
Leia o caderno do aluno;
Responda as questões do link abaixo:
LÍNGUA INGLESA
7º ano A, B, C, D, E, F - Professora Elisete
Caderno
do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA - VOL. 3 –
Parte 1
Activity
5 - PAG. 43
a)
Nomeie
cada imagem de acordo com o que representam.
b)
Pesquise
e indique, a partir dos fenômenos naturais acima, aqueles que ocorrem no
Brasil.
c)
Você
e sua comunidade já sofreram algum
desastre natural? Quais?
(Respostas em inglês)
Activity
6 - PAG 44 e 45
a)
Leia
o texto.
b)
De acordo com o texto, marque as afirmações
abaixo com T (se forem verdadeiras) ou F (se forem falsas).
c)
Complete as frases com palavras do quadro.
Activity
10 - PAG. 49
a)
Coloque
as palavras na ordem certa para reorganizar as frases.
Respostas
em inglês
Tire
fotos das atividades e encaminhe-as para
teacherelis2019@gmail.com
Em caso de dúvidas,
participe dos plantões, ou envie um e-mail.
PROJETO DE VIDA
7º ano A, B, C - Professora Elisete
Situação
de Aprendizagem 3 - PAG 71
Em Motivos para ser um investigador do
conhecimento, escreva em seu caderno de Práticas e Vivências os motivos que têm
a ver com você (pág. 71)
Situação
de Aprendizagem 6
Atividades
1 e 2 - PAG 77 e 78
Em
seu Diário de Práticas e Vivências, responda as questões partes 1 e 2.
Situação
de Aprendizagem 7 - PAG 80
Responda
as questões.
•
Quais são as características de uma pessoa organizada?
•
Você se considera uma pessoa organizada?
•
Como a organização ajuda na realização das suas atividades diárias?
Tire
fotos das atividades e encaminhe-as para
o e-mail: teacherelis2019@gmail.com
Em caso de dúvidas,
participe dos plantões, ou envie um e-mail.
Olá! Espero que estejam todos bem!!!
Nessa semana realizaremos atividades de recuperação, elas
serão para todos os alunos. Quem não entregou ainda esse texto, solicitado
abaixo, poderá entregar até o dia 16/10/20.
Fazer um
texto dissertativo, tendo como tema assertividade e persistência.
Agradeço de coração o empenho de quem já entregou.
A
atividade nova, será sobre o Projeto Setembro Amarelo, conscientização sobre o suicídio
e a importância da vida.
Cometamos
esse tema em nosso plantão de dúvidas. Peço que assistam esses vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A
https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE
https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk
Após
assistirem aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine,
Que é
uma pequena revista com frases, ou pequenos textos e imagens, nela deverá
conter mensagens de incentivo à vida.
O
vídeo abaixo, demonstra como se faz um fanzine.
Mãos à
obra... Caprichem, eu acredito em vocês!!!
https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25s







Nenhum comentário:
Postar um comentário