Caros alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
9º ano A, B, C, D, G - Professoras Joyce e Maria Julia
Fazer a atividade do formulário abaixo:
https://forms.gle/D2mnGftrHsEjXhNP9
Google Forms
9º ano E, F - Professora Dulce
Conteúdo: Texto Dissertativo Argumentativo
Compreensão textual
Aulas CMSP
Plantões de dúvidas
Livro didático p. 186
VAMOS RELEMBRAR?
1. Argumentos de autoridade: citação da fala de algum especialista no
assunto ou de dados da pesquisa.
2. Argumentos de causa e consequência: são apresentados como
"efeitos", ou seja, consequências de uma ideia antes apresentada.
3. Argumentos por exemplificacão: são apresentados fatos que
exemplificam, ilustram a ideia defendida.
SACOLAS PLÁSTICAS E O USO CONSCIENTE
Francisco de Assis Esmeraldo
RECENTEMENTE, uma grande rede de supermercados
anunciou a decisão de eliminar as sacolas plásticas em até 4 anos, medida
elogiada por este prestigioso jornal. A verdade é que não há alternativas
consistentes para substituir as sacolas plásticas. Econômicas, resistentes,
práticas, higienícas e inertes, são reutilizáveis e 100% recicláveis. Tanto
que, segundo pesquisa do Ibope, 100% das sacolas plásticas são
reutilizadas como saco de lixo e são as embalagens preferidas de 71% das donas
de casa para transportar compras.
A questão é reduzir o impacto ambiental causado por
aqueles que descartam incorretamente as sacolinhas. Pergunto: deve-se banir as
sacolas ou promover ações em favor de seu uso consciente?
Imagine se baníssemos tudo o que é moderno, mas que tenha
algum impacto ambiental. Voltaríamos aos primórdios, com baixa expectativa de
vida, epidemias que hoje só são vistas nos livros de história e total falta de
higiene no contato com os alimentos,
. Na sociedade contemporânea, a
melhor forma de usufruir de conforto, praticidade, economia, segurança e
qualidade de vida a que todos temos direito é utilizar esse ou qualquer outro
produto de forma consciente, o que significa aplicar os três Rs: reduzir,
reutilizar e reciclar.
Os plásticos são feitos para durar (ao durar, retêm
carbono e não contribuem para o efeito estufa), e não para serem descartados na
natureza.
[...]
O desafio ambiental é urgente e imenso. Porém, não será
com a penalização do consumidor, mas pela educação e responsabilidade
compartilhada da indústria, sociedade e do poder público e adotando soluções
verdadeiramente consistentes que iremos garantir o bem-estar das pessoas e a
preservação do meio ambiente. Não é justo promover o retrocesso.
Responda:
1. Qual é o assunto central deste artigo de opinião?
2. Você acha que esse assunto pode gerar polêmica e discussões? Por quê?
3. É um assunto de interesse da sociedade como um todo ou é um assunto pessoal?
4. Qual seria o objetivo de um artigo de opinião? Informar, divertir, influenciar a opinião/ação de outras pessoas?
5. Você acha que as empresas que publicam esse tipo de artigo convidam qualquer pessoa para escrevê-los? Por quê?
6. Quais os tipos de argumentos foram utilizados? Dê exemplos do texto.
7. Qual a solução sugerida pelo autor?
8. Qual sua opinião sobre o assunto?
MATEMÁTICA
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professoras Roberta e Vânia
Segue o link para a atividade de Matemática para os 9°s anos, referente os dia 19/10 até 30/10.EDUCAÇÃO FÍSICA
9º ano A - Professora Fabiana
E-mail: thome@prof.educacao.sp.gov.br
Roteiro
de Estudo
Responda as questões do link abaixo:
9º ano B, C, D - Professora Angélica
Responda as questões do link abaixo:
9º ano E, F, G - Professora Lauren
Responder
ao formulário abaixo
ARTE
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Solange
Assistir a aula do CMSP do dia 28-09-2020 – Teatro e
Tecnologia
Responder:
1- Como
vocês imaginam que seria um espetáculo teatral com tecnologia?
2- Elaborar
uma experiência Tecnológica, juntando cenário digital, improviso e teatro,
conforme apresentado na aula que vocês assistiram. (bem simples e rápido)
Pode enviar a atividade no e-mail
solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br
HISTÓRIA
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professor Maurício
Pesquisa de História Tema: Ditaduras na América
Latina
Manuscrito no caderno em uma folha, com nome e sala
e bibliografia.
Deve ser enviado ao endereço eletrônico smauricio@prof.educacao.sp.gov.br
LÍNGUA INGLESA
9º ano A, B, C, D, E - Professora Elisete
Livro: Way to English
Unit 6 – Having Fun
1) Warming Up.
Analise as imagens e responda a
questão. (págs. 108 e 109)
2)
Reading
Comprehension
Fazer os exercícios. (págs.110 e
111)
3)
Reading
for Critical Thinking
Responder as questões (pág. 112)
4)
Leisure
activities – exercícios 1, 2 e 3 (pág. 113)
Respostas
em inglês.
Tire fotos e envie-as para o e-mail: elisetef@prof.educacao.sp.gov.br
Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.
9º ano F, G - Professora Adriana
Fazer uma produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre
o Halloween.
Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br
TECNOLOGIA
9º ano A - Professora Roberta
Fazer a atividade do link abaixo:
9º ano B, C - Professor José Luiz
Fazer uma pesquisa sobre : " A descoberta e evolução da tecnologia
dos foguetes, que são lançados no espaço extra-terrestre "
OBSERVAÇÃO ; tirar fotos bem legíveis e envia no e-mail ; jose6luiz11@gmail.com
9º ano D, E, F, G - Professor Rogério
Tecnologia
- APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem Binária
Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 47 do 9º ano, página 122 do 1º ano, página 129 do 2º ano e página 131 do 3º ano.
Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2
Canal Youtube:
Como transformar um número Binário em Decimal
https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
PROJETO DE VIDA
9º ano A, B, C, G - Professora Beth
Caderno
do aluno – Volume 3 - páginas 62 e 66
Situação de Aprendizagem 2: COMO EU ESCOLHO? (páginas 62 e 63) – Preencher as fichas
Situação de Aprendizagem 3: MAPA PARA O FUTURO (páginas 65 e 66) – Reflita
e preencha o quadro de aprendizagem.
Aulas de apoio
02/09 - 9º ano EF - Projeto de Vida - Como eu escolho?
https://www.youtube.com/watch?v=AcSmvkp_EvA&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=14&t=765s
09/09 - 9º ano EF - Projeto de Vida - Mapa para o futuro
https://www.youtube.com/watch?v=EjHYXq6pIpc&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=15
Enviar
por e-mail para elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br
Observação:
Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira
9º ano D - Professor Vanderlei
❖
Faça uma retrospectiva dos acontecimentos do ano em sua
vida , aponte os pontos em que você mais melhorou e os pontos que você deseja
melhorar.
Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
Fazer a atividade do link abaixo:
https://forms.gle/nzngZmQbsgLkDGde9
Google Form
ELETIVA
9º ano C, D - Professora Marcela
Fazer a atividade do link abaixo:
9º ano F, G - Professor Tiago
(Diversidade e preconceito)
Link do
formulário: https://forms.gle/pj8LKquJPjmzT3dUA
CIÊNCIAS
9º ano C, D, E, F, G - Professor Vinícius
Fazer a atividade do link abaixo:
GEOGRAFIA
9º ano A, B, C, D, E - Professora Maria Roseli
Fazer a atividade da apostila páginas 27 e 28.
Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br
9º ano F, G - Professor Alan
AS PRINCIPAIS VANTAGENS
E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO
Que vivemos em pleno desenvolvimento
do mundo técnico científico informacional ( Globalização ) , isso já sabemos,
esta em pleno vapor e cravado em nosso dia a dia. O que ainda é uma pergunta
bem frequente são os efeitos positivos e negativos da Globalização na vida
humana. Por isso é importante pensar sobre as vantagens e desvantagens de se
viver em um mundo globalizado.
As principais Vantagens da Globalização
· Um grande desenvolvimento tecnológico que facilita a vida humana em um mundo moderno
Desenvolvimento importante da medicina que prolonga a vida
As principais
Desvantagens de um mundo Globalizado
· Promove e sustenta a desigualdade social
· Existe mas não é para o alcance de todos
· Perda da identidade cultural em vários países do mundo
· Mundialização dos hábitos e costumes
Relações econômicas desfavoráveis aos países pobres
· Surge uma divisão internacional do trabalho
Assinale
apenas a alternativa correta nas questões abaixo:
1. O processo de
globalização, iniciado com as grandes navegações, tem como característica:
atravessa os séculos e
apresenta-se hoje, em todo o mundo, sob a
égide do neoliberalismo, que não se caracteriza
corretamente:
a) pelo atraso
tecnológico.
b) pela participação do
Estado na economia.
c) pela igualdade
social
d) pelo desenvolvimento
tecnológico
e) pelo crescimento
econômico da África
2. Assinale a opção que
preenche corretamente os espaços vazios do texto abaixo:
“A formação de _________ significa uma
regionalização do ________ mundial. Isso acaba sendo uma maneira de incrementar
a _______________ em escala global, já que existe a tendência de os blocos
fazerem ___________ de comércio entre si. Assim, pertencer a um bloco significa
para um país ter acesso ao mercado consumidor de um bloco aliado.”
a) países; domínio;
independência; restrições
b) blocos; espaço;
interdependência; alianças
c) territórios; contexto;
divulgação; guerras
d) áreas; mercado; proibição; proibição
e) critérios; traçado; paisagem; lutas
3. Com base nas
informações da tabela e nos conhecimentos sobre redes e globalização, é correto
afirmar:
a) Países desenvolvidos estão muito mais integrados a
globalização que os países subdesenvolvidos
b) Países subdesenvolvidos estão muito mais integrados a
globalização que os países desenvolvidos
c) O mundo está igualmente distribuído no que se refere à
tecnologia e informação na era da globalização
d) Existe uma pequena diferença entre os dois grupos de
países que demonstra que o processo de globalização e ao mesmo tempo
igualitário e desigual.
e) A globalização tem como fundamento a distribuição
igualitária de tecnologia e informação.
4. Uma das consequências política da globalização é o:
a) socialismo
b) anarquismo
c) comunismo
d) neoliberalismo
e) toyotismo
5. A Internet surgiu da aliança entre
informática e telecomunicações. Sua expansão tem sido muito rápida: 25 milhões
de internautas em 1990 e aproximadamente 500 milhões em 2002.
A Internet abre novas fronteiras devido às
numerosas funções que ela exerce. Entre essas novas funções temos, exceto:
a) correio eletrônico;
b) banco de dados;
c) trabalho à
distância;
d) tele-comércio;
(e) tele transporte
6- Quais as principais Vantagens e Desvantagens da
Globalização. Destaque uma de cada para comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário