Pesquisar

domingo, 18 de outubro de 2020

9º ano

 Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

9º ano A, B, C, D, G - Professoras Joyce e Maria Julia

Fazer a atividade do formulário abaixo:

https://forms.gle/D2mnGftrHsEjXhNP9

Google Forms


9º ano E, F - Professora Dulce

dulce.marun@yahoo.com.br

                    

Conteúdo: Texto Dissertativo Argumentativo

                  Compreensão textual

Aulas CMSP

Plantões de dúvidas

Livro didático p. 186

 

VAMOS RELEMBRAR?

1. Argumentos de autoridade: citação da fala de algum especialista no assunto ou de dados da pesquisa.

2. Argumentos de causa e consequência: são apresentados como "efeitos", ou seja, consequências de uma ideia antes apresentada.

3. Argumentos por exemplificacão: são apresentados fatos que exemplificam, ilustram a ideia defendida.

 

                    SACOLAS PLÁSTICAS E O USO CONSCIENTE

                                                        Francisco de Assis Esmeraldo

 

    RECENTEMENTE, uma grande rede de supermercados anunciou a decisão de eliminar as sacolas plásticas em até 4 anos, medida elogiada por este prestigioso jornal. A verdade é que não há alternativas consistentes para substituir as sacolas plásticas. Econômicas, resistentes, práticas, higienícas e inertes, são reutilizáveis e 100% recicláveis. Tanto que, segundo pesquisa do Ibope, 100% das  sacolas plásticas são reutilizadas como saco de lixo e são as embalagens preferidas de 71% das donas de casa para transportar compras.

    A questão é reduzir o impacto ambiental causado por aqueles que descartam incorretamente as sacolinhas. Pergunto: deve-se banir as sacolas ou promover ações em favor de seu uso consciente?

    Imagine se baníssemos tudo o que é moderno, mas que tenha algum impacto ambiental. Voltaríamos aos primórdios, com baixa expectativa de vida, epidemias que hoje só são vistas nos livros de história e total falta de higiene no contato com os alimentos,

.     Na sociedade contemporânea, a melhor forma de usufruir de conforto, praticidade, economia, segurança e qualidade de vida a que todos temos direito é utilizar esse ou qualquer outro produto de forma consciente, o que significa aplicar os três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

    Os plásticos são feitos para durar (ao durar, retêm carbono e não contribuem para o efeito estufa), e não para serem descartados na natureza.

[...]

    O desafio ambiental é urgente e imenso. Porém, não será com a penalização do consumidor, mas pela educação e responsabilidade compartilhada da indústria, sociedade e do poder público e adotando soluções verdadeiramente consistentes que iremos garantir o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente. Não é justo promover o retrocesso.

 

Responda:

1. Qual é o assunto central deste artigo de opinião?

2. Você acha que esse assunto pode gerar polêmica e discussões? Por quê?

3. É um assunto de interesse da sociedade como um todo ou é um assunto pessoal?

4. Qual seria o objetivo de um artigo de opinião? Informar, divertir, influenciar a opinião/ação de outras pessoas?

5. Você acha que as empresas que publicam esse tipo de artigo convidam qualquer pessoa para escrevê-los? Por quê?

6. Quais os tipos de argumentos foram utilizados? Dê exemplos do texto.

7. Qual a solução sugerida pelo autor?   

8. Qual sua opinião sobre o assunto?


MATEMÁTICA

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professoras Roberta e Vânia

Segue o link para a atividade de Matemática para os 9°s anos, referente os dia 19/10 até 30/10.



EDUCAÇÃO FÍSICA

9º ano A - Professora Fabiana

E-mail: thome@prof.educacao.sp.gov.br                     

Roteiro de Estudo

 

Responda as questões do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsmnYGqLVYQmstcV6lKsDptVkXIAT4j-LmplIOzO_eElUJTg/viewform?usp=sf_link



9º ano B, C, D - Professora Angélica

Responda as questões do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdU3QfRW0ZRN4VYl5am6CBsdJ18flTzbJ6fUywktocjqMYOHw/viewform?usp=pp_url

 

9º ano E, F, G - Professora Lauren

Responder ao formulário abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4CRu0qWjik5H3H_BXYnBgaJSApQPN6rVNI4CJnoXOo1INnw/viewform?usp=sf_link


ARTE

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Solange

Assistir a aula do CMSP do dia 28-09-2020 – Teatro e Tecnologia

https://youtu.be/PvBxkdj_QSw

Responder:

1-    Como vocês imaginam que seria um espetáculo teatral com tecnologia?

2-    Elaborar uma experiência Tecnológica, juntando cenário digital, improviso e teatro, conforme apresentado na aula que vocês assistiram. (bem simples e rápido)

Pode enviar a atividade no e-mail

solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br


HISTÓRIA

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professor Maurício

Pesquisa de História Tema: Ditaduras na América Latina

Manuscrito no caderno em uma folha, com nome e sala e bibliografia.

Deve ser enviado ao endereço eletrônico smauricio@prof.educacao.sp.gov.br


LÍNGUA INGLESA

9º ano A, B, C, D, E - Professora Elisete

Livro: Way to English

Unit 6 – Having Fun

 1)           Warming Up.

            Analise as imagens e responda a questão. (págs. 108 e 109)

2)           Reading Comprehension

           Fazer os exercícios. (págs.110 e 111)

3)           Reading for Critical Thinking 

           Responder as questões (pág. 112)

4)           Leisure activities – exercícios 1, 2 e 3 (pág. 113)

 

Respostas em inglês.

Tire fotos e envie-as para o e-mail: elisetef@prof.educacao.sp.gov.br

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail. 


9º ano F, G - Professora Adriana

 Fazer uma produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre o Halloween. 

Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br


TECNOLOGIA

9º ano A - Professora Roberta

Fazer a atividade do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScm80BKYPwj5NbJGi6RWxM_k9VAmyRIhh6KGlNMJ6CrZS3Q0Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7757


9º ano B, C - Professor José Luiz

Fazer uma pesquisa sobre : " A descoberta e evolução da tecnologia dos foguetes, que são lançados no espaço extra-terrestre "

OBSERVAÇÃO ; tirar fotos bem legíveis e envia no e-mail ; jose6luiz11@gmail.com

9º ano D, E, F, G - Professor Rogério

Tecnologia - APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem Binária

Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 47 do 9º   ano, página 122 do 1º ano, página 129 do 2º ano e página 131 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2

Canal Youtube:

Como transformar um número Binário em Decimal

https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias


PROJETO DE VIDA

9º ano A, B, C, G - Professora Beth

Caderno do aluno – Volume 3 - páginas 62 e 66

Situação de Aprendizagem 2: COMO EU ESCOLHO? (páginas 62 e 63) – Preencher as fichas

Situação de Aprendizagem 3: MAPA PARA O FUTURO (páginas 65 e 66) – Reflita e preencha o quadro de aprendizagem.

Aulas de apoio

02/09 - 9º ano EF - Projeto de Vida - Como eu escolho?

https://www.youtube.com/watch?v=AcSmvkp_EvA&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=14&t=765s

09/09 - 9º ano EF - Projeto de Vida - Mapa para o futuro

https://www.youtube.com/watch?v=EjHYXq6pIpc&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=15

 

Enviar por e-mail para  elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira


9º ano D - Professor Vanderlei

     Faça uma retrospectiva dos acontecimentos do ano em sua vida , aponte os pontos em que você mais melhorou e os pontos que você deseja melhorar. 

Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


 9º ano E, F - Professora Joyce

Fazer a atividade do link abaixo: 

https://forms.gle/nzngZmQbsgLkDGde9

Google Form

 

ELETIVA

9º ano C, D - Professora Marcela

Fazer a atividade do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNt-7O33OqBsAkDeD7K3gqYtlg2tGyEMJ9rUxqeKOnsxXnZA/viewform?usp=sf_link 


9º ano F, G - Professor Tiago

(Diversidade e preconceito) 

 Link do formulário: https://forms.gle/pj8LKquJPjmzT3dUA

 


CIÊNCIAS

9º ano C, D, E, F, G - Professor Vinícius

Fazer a atividade do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1WSQG1XWMlv9w8SZj0xQWsTTSxK0TF7ByqoLdGSpOrwM/viewform?gxids=7757&edit_requested=true

 

GEOGRAFIA

9º ano A, B, C, D, E - Professora Maria Roseli

Fazer a atividade da apostila páginas 27 e 28.

Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


9º ano F, G - Professor Alan

AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

 

Que vivemos em pleno desenvolvimento do mundo técnico científico informacional ( Globalização ) , isso já sabemos, esta em pleno vapor e cravado em nosso dia a dia. O que ainda é uma pergunta bem frequente são os efeitos positivos e negativos da Globalização na vida humana. Por isso é importante pensar sobre as vantagens e desvantagens de se viver em um mundo globalizado.

 

 As principais Vantagens da Globalização

·         Um grande desenvolvimento tecnológico que facilita a vida humana em um mundo moderno


 Desenvolvimento importante da medicina que prolonga a vida


·         Produtos cada dia melhores para o consumo humano


·        
Uma grande e livre concorrência entre as empresas


As principais Desvantagens de um mundo Globalizado


·         Promove e sustenta a desigualdade social



 ·         Existe mas não é para o alcance de todos             



 ·         Perda da identidade cultural em vários países do mundo   



·         Mundialização dos hábitos e costumes



 Relações econômicas desfavoráveis aos países pobres 



 ·         Surge uma divisão internacional do trabalho



Assinale apenas a alternativa correta nas questões abaixo:

1. O processo de globalização, iniciado com as grandes navegações, tem como característica: atravessa os séculos e

apresenta-se hoje, em todo o mundo, sob a égide do neoliberalismo, que não se caracteriza

corretamente:

 

a) pelo atraso tecnológico.

b) pela participação do Estado na economia.

c) pela igualdade social

d) pelo desenvolvimento tecnológico

e) pelo crescimento econômico da África

 

2. Assinale a opção que preenche corretamente os espaços vazios do texto abaixo:

 

“A formação de _________ significa uma regionalização do ________ mundial. Isso acaba sendo uma maneira de incrementar a _______________ em escala global, já que existe a tendência de os blocos fazerem ___________ de comércio entre si. Assim, pertencer a um bloco significa para um país ter acesso ao mercado consumidor de um bloco aliado.”

 

a) países; domínio; independência; restrições

b) blocos; espaço; interdependência; alianças

c) territórios; contexto; divulgação; guerras

d) áreas; mercado; proibição; proibição

e) critérios; traçado; paisagem; lutas 


3. Com base nas informações da tabela e nos conhecimentos sobre redes e globalização, é correto afirmar:


a) Países desenvolvidos estão muito mais integrados a globalização que os países subdesenvolvidos

b) Países subdesenvolvidos estão muito mais integrados a globalização que os países desenvolvidos

c) O mundo está igualmente distribuído no que se refere à tecnologia e informação na era da globalização

d) Existe uma pequena diferença entre os dois grupos de países que demonstra que o processo de globalização e ao mesmo tempo igualitário e desigual.

e) A globalização tem como fundamento a distribuição igualitária de tecnologia e informação.

 

 

 

 

4. Uma das consequências política da globalização é o:

 

a) socialismo

b) anarquismo

c) comunismo

d) neoliberalismo

e) toyotismo

 

5.  A Internet surgiu da aliança entre informática e telecomunicações. Sua expansão tem sido muito rápida: 25 milhões de internautas em 1990 e aproximadamente 500 milhões em 2002.

A Internet abre novas fronteiras devido às numerosas funções que ela exerce. Entre essas novas funções  temos, exceto:

 

a) correio eletrônico;

b) banco de dados;

c) trabalho à distância;

d) tele-comércio;

(e) tele transporte

6- Quais as principais Vantagens e Desvantagens da Globalização. Destaque uma de cada para comentar.





 



 

 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO