Pesquisar

domingo, 18 de outubro de 2020

8º ano

   Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

8º ano A - Professora Marlene

  Leia com atenção o excerto do conto “Trezentas onças” de J. Simões Lopes Neto.

Trezentas onças

Eu tropeava, nesse tempo. Duma feita que viajava de escoteiro, com a guaiaca empanzinada de onças de ouro, vim varar aqui neste mesmo passo, por me ficar mais perto da estância da Coronilha, onde devia pousar.

Parece que foi ontem! ... Era fevereiro; eu vinha abombado da troteada.

— Olhe, ali, na restinga, à sombra daquela mesma reboleira de mato que está nos vendo, na beira do passo, desencilhei; e estendido nos pelegos, a cabeça no lombilho, com o chapéu sobre os olhos, fiz uma sesteada morruda.

Despertando, ouvindo o ruído manso da água tão limpa e tão fresca rolando sobre o pedregulho, tive ganas de me banhar; até para quebrar a lombeira... e fui-me à água que nem capincho!

Debaixo da barranca havia um fundão onde mergulhei umas quantas vezes; e sempre puxei umas braçadas, poucas, porque não tinha cancha para um bom nado.

E solito e no silêncio, tornei a vestir-me, encilhei o zaino e montei. Daquela vereda andei como três léguas, chegando à estância cedo ainda, obra assim de braça e meia de sol.

— Ah! . .. esqueci de dizer-lhe que andava comigo um cachorro brasino, um cusco mui esperto e bom vigia. Era das crianças, mas às vezes dava-lhe para acompanhar-me, e depois de sair a porteira, nem por nada fazia cara-volta, a não ser comigo. E nas viagens dormia sempre ao meu lado, sobre a ponta da carona, na cabeceira dos arreios.

Por sinal que uma noite...

Mas isso é outra cousa: vamos ao caso.

Durante a troteada bem reparei que volta e meia o cusco parava-se na estrada e latia e corria pra trás, e olhava-me, olhava-me e latia de novo e troteava um pouco sobre o rastro; — parecia que o bichinho estava me chamando! ... Mas como eu ia, ele tornava a alcançar-me, para daí a pouco recomeçar.

— Pois, amigo! Não lhe conto nada! Quando botei o pé em terra na ramada da estância, ao tempo que dava as — boas tardes! — ao dono da casa, aguentei um tirão seco no coração... não senti na cintura o peso da guaiaca!

Tinha perdido trezentas onças de ouro que levava, para pagamento de gados que ia levantar.

E logo passou-me pelos olhos um clarão de cegar, depois uns coriscos tirante a roxo... depois tudo me ficou cinzento, para escuro…

Eu era mui pobre — e ainda hoje, é como vancê sabe... —; estava começando a vida, e o dinheiro era do meu patrão, um charqueador, sujeito de contas mui limpas e brabo como uma manga de pedras...

Assim, de meio assombrado me fui repondo quando ouvi que indagavam:

— Então patrício? Está doente?

— Obrigado! Não senhor, respondi, não é doença; é que sucedeu-me uma desgraça: perdi uma

dinheirama do meu patrão...

— A la fresca!...

— É verdade... antes morresse, que isto! Que vai ele pensar agora de mim!...

— É uma dos diabos, é... mas; não se acoquine, homem!

Nisto o cusco brasino deu uns pulos ao focinho do cavalo, como querendo lambê-lo, e logo correu para a estrada, aos latidos. E olhava-me, e vinha e ia, e tornava a latir...

Ah!... E num repente lembrei-me bem de tudo. Parecia que estava vendo o lugar da sesteada, o banho, a arrumação das roupas nuns galhos de sarandi, e, em cima de uma pedra, a guaiaca e por cima dela o cinto das armas, e até uma ponta de cigarro de que tirei uma última tragada, antes de entrar na água, e que deixei espetada num espinho, ainda fumegando, soltando uma fitinha de fumaça azul, que subia, fininha e direita, no ar sem vento...; tudo, vi tudo.

Estava lá, na beirada do passo, a guaiaca. E o remédio era um só: tocar a meia rédea, antes que outros andantes passassem.

 [...]

 Agora, responda:

1)No texto lido, há palavras que podem causar estranheza ao significado. Anote as expressões cujos significados você desconhece. Que tal tentar descobrir, observando os períodos/frases em que elas aparecem? Caso não seja possível descobrir os significados, consulte o dicionário físico ou online.

2) Após a leitura e análise do excerto do conto, responda às perguntas a seguir:

a). Releia esse trecho: “Pois, amigo! Não lhe conto nada! Quando botei o pé em terra na ramada da estância, ao tempo que dava as — boas tardes! — ao dono da casa, aguentei um tirão seco no coração... não senti na cintura o peso da guaiaca!

Esse trecho se refere a uma das falas do narrador-personagem. Como pode ser caracterizada essa personagem, a partir da linguagem utilizada por ela?

b) Pelas características da personagem que narra a história, em que lugar do Brasil se passam os fatos narrados? Justifique.

c) Que palavras ou expressões do texto permitem chegar à conclusão de que “cusco brasino” se

refere a esse animal? Como o animal é descrito?

3) Vamos analisar os elementos que constituem a estrutura do conto?

a. Lugar:

b. Tempo:

c. Personagens:

d. Narrador:

e. Enredo:

4) Agora, imaginem um final para o conto, relacionando esse final ao título do texto, de modo que evidenciem o entendimento sobre o significado das “onças” no texto.

As atividades deverão ser enviados ao e-mail marlene.ibruklmar@gmail.com.br 

identificados com nome completo e série.


8º ano B, C, D - Professora Aline

Livro didático – Língua Portuguesa. 

Leia e analise o texto das págs. 130 e 131 – “Imagens do Egito Antigo – um estudo de representações históricas”. 

A seguir, leia o boxe verde ( Anote aí) – pág. 132 do livro e reveja a aula do Centro de mídias sobre paráfrase ( https://www.youtube.com/watch?v=OOGovzyetLI). 

Responda no caderno as atividades 01 à 08 – págs. 132 e 133 do livro.

- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO.   (alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)

 

8º ano E, F, G - Professora Beth

Caderno do aluno – Volume 3 (páginas 28 a 34)

 ATIVIDADE 7 – NOS LABIRINTOS DAS FAKE NEWS:

  Ler texto 4 e responder questões 1, 2 e 3 (páginas 28 a 30)

            Ler texto 5 e responder questões 1 a 8 (páginas 30 a 32)

            Ler texto 6 e responder questões 1 a 5 (páginas 33 a 34)

Aula de apoio

14/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Nos labirintos das fake News

https://www.youtube.com/watch?v=KDcLo4iP14A&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=39

 

18/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Fake em foco

https://www.youtube.com/watch?v=r7jdVc-0bl4&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=40

 

20/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Mal entendido nas notícias

https://www.youtube.com/watch?v=ajWGksRZ5f4&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=41

 

Enviar por e-mail para -  elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira no Google Meet.


EDUCAÇÃO FÍSICA

8º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Fabiana

E-mail: thome@prof.educacao.sp.gov.br                     

Roteiro de Estudo

 

Responda as questões do link abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOweL3QlqmLzrbevwPaArAcqXqf-EXORjcs4mZ3gOGwE0pKg/viewform?usp=sf_link

 

ARTE

8º ano A - Professora Mariana

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 - PÁGINA 9

ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II – CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO TEATRAL

Planeje –Tire a Ideia da Cabeça e Coloque no Papel. Comece escolhendo um tema;

  1. Desenvolva Sua História – Além de uma boa ideia você precisa pesquisar muito;
  2. Construa personagens consistentes dentro da sua história;
  3. Desenvolva cada cena (cena 1, cena 2...) pode ter 3 cenas, não precisa ser nada longo, mas tem que ter começo meio e fim.

 

ATENÇÃO:

Este trabalho já vale nota para o 4º bimestre e deve ser entregue até o dia 30 de novembro no e-mail: marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br

Qualquer dúvida, me chamem no whats 11 96184-6962.


8º ano B, C, D - Professora Michele

1 - Monte uma composição com obras de arte  africana.

Exemplos:



Margem : 2 cm 

Pintura : Lápis de cor ou tinta 

Técnica : livre

 Enviar por e-mail : michelek@prof.educacao.sp.gov.br


 8º ano F, G - Professora Solange

Assistir a aula do CMSP do dia 05-10-2020 – Sobre Trilhas das poéticas pessoais

https://www.pebsp.com/videos/8-ano-arte-trilhas-da-poetica-pessoal-05-10-2020/

Responder:

1-    O que é poética pessoal?

2-    Monte um quadro da sua poética pessoal, conforme as orientações vistas na aula que vocês assistiram. Enviar um vídeo, uma foto ou o desenho da sua produção poética, no e-mail:

solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º ano E - Professor Antônio Edgar

Enviar para o e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br      

Com base nas aulas do CMSP de 28/09 e 05/10 faça uma produção artística(desenho, pintura, recorte e colagem, música ou dança em vídeo, fotografias, que mostre sobre o que você gosta relacionado com a Arte indígena, africana ou afro-brasileira.

 

PROJETO DE VIDA

8º ano A - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com


Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE

Quem foi o escritor português José Saramago? Quais foram as contribuições das suas obras para nossa sociedade? Para responder essas questões faça uma breve pesquisa e registre em seu caderno, com cabeçalho constando nome da escola, seu nome e série e envie no e-mail acima registrado. Assistam esse vídeo sobre o conto “A maior flor do Mundo”, cujo link, consta abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=WYpykfslz7s

As atividades desse período, estão no caderno Projeto de vida do aluno, das páginas 60 até 63, atividades 1 até a 5.

Para melhor entendimento e facilitar as atividades, assistam às aulas do Centro de Mídias, dos dias 12/08/20 e 19/08/20, conforme links abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=YcEQj3uuWUY

https://www.youtube.com/watch?v=8bJ420bVHnY

Em seguida, façam as atividades solicitadas, copiando as questões no caderno e respondendo-as.

Enviar no e-mail acima registrado, até a data solicitada.

Bom estudo a todos!

Forte abraço!

 

8º ano B, C - Professora Luciana

Apostila São Paulo Faz Escola – Volume 3

 

Atividade 1 – Leia o Trecho Abaixo e Reflita:

(Atividade 5 da Apostila) Leia com muita atenção o texto e escreva um conto conforme as orientações da página 63.

Esse conto deverá ser registrado no seu caderno.

 

Atividade 2 – Situação de Aprendizagem 2

(Atividade 1 da Apostila página 64)  “Mão na Massa” Responda individualmente e na Apostila as questões sobre a temática.

 

Importante:

Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e capricho.

Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias.

Fiquem bem e se cuidem!

8º ano D - Professora Joyce

Realizar a proposta no formulário abaixo:

https://forms.gle/ZqxznCQSRsbiB2us7

Google Forms


8º ano E, F, G - Professora  Alecsandra

             Escolha 4 cursos que gostaria de fazer, escreva sobre cada um, citando os pontos favoráveis que mais lhe chamam a atenção e os pontos desfavoráveis que o impediriam de realizá-lo.

            Escolha 1 música, ouça-a durante a realização da atividade anterior. Explique resumidamente ( 5 linhas) qual influência ela causa durante a elaboração da atividade.

Enviar para:  alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br


GEOGRAFIA

8º ano A, B, C - Professor Marcelo

Car@s estudantes solicito-vos que leiam o capítulo 6 -  Quadro natural e regionalização, páginas 88 até a 102. Após a leitura, fazer um resumo do capítulo. 

oferreira@prof.educacao.sp.gov.br

 

 8º ano G - Professora Maria Roseli

Completar a apostila = páginas 25 e 26.

Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


8º ano D - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

 Por esses dias, faremos atividades da apostila do aluno, volume 3, página 22.

Assistam o vídeo sobre globalização, segue o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=fGEc9exsKwg

Em seguida, façam o mapa mental sobre a aula dada

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: BLOCOS REGIONAIS E ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS 3.1 – O SURGIMENTO DOS BLOCOS REGIONAIS

  Em outros momentos do seu percurso de aprendizagem você conheceu aspectos importantes sobre o processo de globalização, que envolve a intensificação de fluxos materiais e imateriais entre países. A globalização também expandiu relações comerciais, e alguns países, para fortalecerem sua economia e garantirem maiores vantagens nas negociações, buscaram fazer acordos regionais com outros países, formando blocos regionais. Considere o trecho abaixo e faça o que se propõe no caderno:

Na última década do século XX, os dois processos aparentemente contraditórios – mas basicamente complementares – da globalização e da regionalização avançaram de maneira constante e aparentemente bem-sucedida. [...] Uma revisão de meio século do multilateralismo econômico e político revela que nenhum país de grandes dimensões permanece isolado no cenário internacional. A experiência histórica da China, da Índia, da Rússia, e dos próprios países desenvolvidos ocidentais, a começar pelos EUA e passando pelos grandes da Europa – hoje unidos no mais exitoso experimento de integração já conhecido – confirma que o isolamento é uma fase temporária e passageira de qualquer processo de emergência e consolidação de novas estruturas de poder econômico e mundial.

Copiar as questões no caderno, colocar cabeçalho antes, como: nome da escola, nome do aluno(a), número, série.

8º ano E, F - Professora Liliana 

 1- Pesquisar as características gerais de cada país sul-americano 

2- Pesquisar aspectos socioeconômicos e os principais produtos de exportação de todos os países que compões a América do Sul 

3- Responder às seguintes questões: 

• Descreva, em cerca de 15 linhas, as principais características geográficas de Argentina, Colômbia, Chile e Paraguai 

• Cite os três produtos de exportação mais importantes para o PIB brasileiro 

• Em cerca de 15 linhas, descreva as principais características de Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Uruguai 

• Em cerca de 3 linhas, fale um pouco sobre a imigração venezuelana recente para o Brasil 

Enviar para: liliana15sp@gmail.com


MATEMÁTICA

8º ano A - Professor José Luiz

Faça uma pesquisa sobre o " Teorema de Tales", apresente 4 (quatro) exemplos e,

4 exercícios.

Faça uma pesquisa sobre o "Teorema de Pitágoras",, apresente 2 (dois ) exercícios( aplicando o teorema de Pitágoras no quadrado) e, 2 ( dois ) exercícios ( aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo equilátero ) 

 Faça uma pesquisa " As relações métricas no triângulo retângulo ", ( 1a. relação / 2a. relação /3a. relação/ 4a. relação ), apresentando 2 ( dois ) exercícios de cada relação.

OBSERVAÇÕES ; 

- quero ver as resoluções dos exercícios 

- tirar fotos legíveis e enviar no e-mail : jose6luiz11@gmail.com


8º ano B - Professora Marcela

Fazer a atividade proposta no formulário abaixo:

https://forms.gle/nhz9DUWSr4aVcqhf6


8º ano C, D - Professora Simone

Enviar por e-mail simoneg61@gmail.com

As questões serão comentadas nos plantões do Google Meet

Probabilidade

Se uma ação é composta de duas etapas sucessivas, sendo que a primeira pode ser realizada de m modos e, para cada um destes, a segunda pode ser feita de n modos, então o número de modos de realizar a ação é m x n.

Exercícios:

1) Adriana deseja formar um conjunto calça-blusa para vestir-se. Se ela dispõe de 4 calças e 6 blusas para escolher, de quantos modos pode formar o conjunto?

2) Um carro é fabricado com quatro tipos de acabamento: padrão, luxo, super luxo e executivo. O motor pode ser a álcool, gasolina ou diesel. Quantas opções desse carro a fábrica oferece ao comprador?

3) Em um baile há 15 moças e 8 rapazes. Quantos casais podem ser formados?

4) Quantos números de dois algarismos podemos formar, sabendo-se que o algarismo das dezenas só pode ser 1 ou 2, e o outro algarismo só pode ser 7, 8 ou 9?

5) Um rato deve chegar ao compartimento C, passando antes, uma única vez, pelos comprimentos A e B.

A ----- ----- ----- -----

B ----- ----- ----- ----- -----

C ----- ----- ----- ----- ----- -----

Há 4 portas de entrada em A, 5 em B e 7 em C. De quantos modos distintos ele pode chegar a C?

6) Quantos trajes diferentes podemos formar com 2 calças, 5 camisas e 3 paletós?

7) Os times finalistas e de um campeonato paulista foram:

 Palmeiras Corinthians

 Santos São Paulo

 Combine todas as possibilidades de jogos, sabendo-se que todos os times se enfrentaram uma única vez.

8) Numa reunião há 3 pessoas:

a) Se cada uma trocar um aperto de mão com todas as outras, quantos apertos de mão serão dados?

b) Se o grupo tivesse 4 pessoas, quantos apertos de mão serão dados?

c) Se o grupo tivesse 5 pessoas, quantos apertos de mão seriam dados?

9) Cláudio foi a um supermercado comprar latas de refrigerantes e observou as seguintes promoções:

4 latas------------- R$ 3,60

5 latas-------------- R$ 4,00

6 latas-------------- R$ 4,50

a) Responda de quantas maneiras Cláudio pode comprar exatamente 20 latas?

b) Indique a maneira mais barata de comprar 20 latas e calcule quanto ela custa?


8º ano E, F, G - Professor Nilton

Entrega: até 30/10/2020 por e-mail: nilton@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp do professor  cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

1° passo:

Assista a aula do plantão de dúvidas do dia 25/09/20 sobre o assunto, no link:

 

https://drive.google.com/file/d/1kkyceVtefxIPMIO8VS2kg3aw7MmQqqMq/view?usp=sharing

 

2° passo: Faça uma pesquisa sobre como calcular pixels de uma imagem

(só para seu conhecimento – não precisa entregar a pesquisa)

Resolver as atividades do caderno do aluno vol.2 – São Paulo faz escola

(manuscrito no caderno de preferência)

 Situação de aprendizagem 1 (página 59 e 60)

Atividade 3 – Trabalhando com números grandes e pequenos

Exercício 3.1 e 3.2 (pág.60)

 3° passo: fotografar e enviar para o professor

 

LÍNGUA INGLESA

8º ano A, B, C, D - Professor Carlos

English task

Halloween

Pesquisar a história do Halloween, quando e onde surgiu, como era celebrado e quais mudanças aconteceram até a comemoração que conhecemos hoje.

 

Escolher um personagem relacionado ao tema terror (livros, filmes, lendas, etc) e escrever uma breve biografia sobre a trajetória desse personagem.

 

Estrutura: Capa, índice, introdução, texto narrativo em Inglês ou Português, ilustrações, conclusão, manuscrito ou digitado.

Data: 30/10/20              Good Luck!

Enviar para: carloslouro@prof.educacao.sp.gov.br


8º ano E, F, G - Professora Adriana

Produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre o Halloween. 

Enviar para fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br

 

ELETIVA

8º ano B, C - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. 

Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... 

Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

 

Atividade 1) Assistir ao vídeo sobre sustentabilidade, com o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ya_u4o5MwJ4

Em seguida, fazer o mapa mental da explicação dada no vídeo.

Atividade 2) Assistir ao vídeo sobre a reportagem referente às queimadas no Pantanal, conforme link abaixo, podem realizar outras pesquisas sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=-mUKbDAC0mU

Em seguida, fazer um artigo de opinião a respeito do tema.

Enviar as atividades no e-mail acima registrado.

Bom Estudo!!

Forte abraço

8º ano A, E - Professores Vanderlei e Luiz

     Faça uma pesquisa sobre 1 carreira civil que se pode exercer nas forças armadas e quais processos/ etapas o candidato deve cumprir para ingressar nas forças e assim exercer esta atividade.

      Faça uma análise apontando as vantagens e desvantagens de exercê-la dentro ou fora das forças armadas. 

 Enviar para : vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


 TECNOLOGIA

8º ano A - Professor José Luiz

Fazer uma pesquisa sobre : " A descoberta e evolução da tecnologia dos foguetes, que são lançados no espaço extra-terrestre "

OBSERVAÇÃO ; tirar fotos bem legíveis e envia no e-mail ; jose6luiz11@gmail.com

 

8º ano B, C, D - Professora Roseli

Tema: O lixo Eletrônico

Depois de ter criado o cartaz digital ou não ,  sobre o descarte consciente do lixo eletrônico da aula anterior e refletido sobre tantos aspectos do consumo, qual seria, na sua opinião, o tamanho da urgência de repensarmos hábitos e agir de forma mais consciente, sabendo dos impactos de cada uma de nossas ações (e de nossas compras)? Faça um x na tabela abaixo.

 

Pequeno

Médio

Grande

Imenso

 

 

 

 

 

Há várias maneiras de se mobilizar e, felizmente, é o que muitas empresas, instituições,

governos, escolas, crianças, jovens e adultos têm feito. Entre elas estão as charges (ou “tirinhas”),que são uma forma inteligente de chamar atenção para um tema, misturando crítica e humor.

Por isso, muita atenção à conversa sobre este gênero e à análise que você vai fazer de algumas tirinhas!

Mão Na Massa!

Criar  uma charge , tirinha sobre uso e descarte de lixo eletrônico, digital ou não.

Sugestão: https://www.pixton.com/?classic (Criação de Charges).

Enviar para: Email: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º ano E, F, G - Professora Roberta

Preencher a atividade do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScm80BKYPwj5NbJGi6RWxM_k9VAmyRIhh6KGlNMJ6CrZS3Q0Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7757

 

HISTÓRIA

8º ano A, B, C - Professor Ricardo

ATIVIDADE DE HISTÓRIA PARA O 4º BIMESTRE

QUESTÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL E A QUESTÃO DO NEGRO NOS DIAS ATUAIS

 

1-   Descreva como era a vinda dos negros africanos nos navios negreiros que faziam a travessia da África para o Brasil.

2-   Pesquise 3 etnias africanas de negros que vinham para o Brasil e apresente as características de cada uma delas.

3-   Diferencie o negro “ladino” do negro “boçal”

4-   Explique os tipos de escravidão no Brasil: “escravo do eito”; “escravo de ganho”; “escravo doméstico” e “escravo de mina”.

5-   Sobre o Quilombo de Palmares responda:

a)   Qual era a sua localização?

b)   Como viviam os negros no Quilombo?

c)    Fale sobre os personagens Acotirene; Gangazumba e Zumbi.

d)   Por que o sistema escravista queria destruir o Quilombo? Como isso ocorreu?

6-    Descreva outras formas de resistência do negro no Brasil além da organização de quilombos.

7-   Identifique 3 fatores responsáveis pelo fim da escravidão no Brasil.

8-   Como ficou a situação do negro liberto após a abolição da escravidão em 13/05/1888?

9-   Identifique pelo menos 3 movimentos ocorridos no Brasil, após a abolição, vinculado aos movimentos negros no Brasil e sua luta para a conquista da igualdade.

10-                  Elabore um texto de no mínimo 20 linhas falando sobre o “Racismo Estrutural”.

 

 Enviar para: ricardodealmeida@prof.educacao.sp.gov.br


 

8º ano D, E, F, G - Professor David

Trabalho por escrito com o seguinte tema: "A Revolta da Vacina e as lições para o momento atual do nosso país com a COVID-19". 

Enviar para: davidmiranda@prof.educacao.sp.gov.br

Assistam a aula: https://drive.google.com/file/d/1zwU6tgs-zc8Q_8zNfphomeLhHhYmpgsp/view


CIÊNCIAS

8º ano B, C, D - Professora Cristiane

E.E MAJOR TELMO COELHO FILHO

DISCIPLINA: Ciências – Professora Cristiane – 8º ano B, C e D

TEMA: Saúde e Prevenção

PERÍODO: 19 a 30/10

ATIVIDADE:  

- Caderno do aluno (Volume 3) - Situação de aprendizagem 2 - Saúde e Prevenção: As infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Realizar a atividade 2 da página 11 (conforme orientações abaixo).

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

1      Conforme indicado na atividade da apostila, produza um material informativo de prevenção referente a ISTs-HIV/AIDS.

      Você pode produzir um cartaz digital ou enviar uma foto do material elaborado.

MATERIAL DE APOIO: Livro Didático (Capítulo 3) e Google Classroom

Enviar para: cristianemambro@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º ano A - Professora Alecsandra

  •  

  •     Livro didático (Tema: Como o clima nos afeta?)

  •    Ler páginas 162 a 171

  •    Responder questões páginas 163, 167,172 

  •    Fazer a ilustração das camadas da atmosfera explicando resumidamente cada uma.

 alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO