Pesquisar

domingo, 18 de outubro de 2020

1ª série

  Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1ª série A, B - Professora Marlene

Para iniciarmos as atividades responda as questões a seguir:

a)Por quais meios de comunicação você costuma se manter informado?

b)O que é necessário para que uma notícia ou uma reportagem sejam  consideradas de qualidade?

c) Na sua opinião, quais assuntos podem ser tratados em textos poéticos?

d) Qual a diferença entre utilizar a palavra ANIMAL e a palavra BICHO em determinadas frases?

Leia o poema de Manuel Bandeira:

                       O BICHO

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão

Não era um gato,

Não era um rato.


O bicho, meu deus! era um homem.


02)  Responda ao que se pede abaixo:

a.) Nas primeiras estrofes do poema, há a descrição da presença de um bicho. Que bicho é esse?

b) O que a expectativa criada a partir da descrição do BICHO causa no leitor?

c) Por que em sua opinião, o homem, ao encontrar alguma coisa, não a examinava nem cheirava?

d) Levante hipótese. Por que o eu lírico utiliza a palavra COISA nessa estrofe?

e) A revelação sobre o bicho causa qual efeito no eu-lírico? Comprove com elementos do texto.

f). O poema foi publicado em 1947. Ele ainda é um poema atual? Por quê?



As atividades deverão ser enviadas ao e-mail  marlene.ibruklemar@gmail.com.br

identificadas com nome completo e série. Beijos da Prof.


1ª série C, D, E - Professora Sandra

sandradiaspaiao@gmail.com

sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br

Conteúdo

1-Retire da internet textos que sejam exemplos de: (1 de  cada)  

a) Editorial

b) Artigo de Opinião

c) Dissertativo

(Não se esqueça de apontar a fonte)

2-Aponte as principais diferenças entre os três gêneros textuais acima

3-Conjugue os verbos VIR e VER em todos os modos e tempos verbais

4- Retire da internet dois poemas de cada autor do período denominado Parnasianismo / Simbolismo

a)Olavo Bilac

b)Cruz e Souza

c)Arthur Rimbaud

d)Afonso Henrique da Costa Guimarães

5-Faça relatório de 2 aulas de Língua Portuguesa do Centro de mídias (escolha o dia que quiser e não se esqueça de apontar a data ) 

 

  1ª série F, G, H, I, J - Professoras Simone, Nilse e Geny

   TEXTO 1 – SETEMBRO AMARELO

 Conheça o movimento “Setembro Amarelo” e entenda a importância do diálogo para a prevenção do suicídio.

Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento “Setembro Amarelo”, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. Embora o número de casos tenha diminuído cerca de 30% nas últimas 3 décadas, como aponta o estudo Global Burden of Disease Study 2016, ainda é a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

Como o suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro. Além disso, o suicídio pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças, por isso é preciso ter atenção redobrada a qualquer mudança de comportamento.

 

 TEXTO 2

 Pontes Indestrutíveis

Charlie Brown Jr.

Buscando um novo rumo
Que faça sentido
Nesse mundo louco
Com o coração partido, eu
Tomo cuidado
Pra que os desequilibrados
Não abalem minha fé
Pra eu enfrentar com otimismo essa loucura

Os homens podem falar
Mas os anjos podem voar
Quem é de verdade
Sabe quem é de mentira
Não menospreze o dever
Que a consciência te impõe
Não deixe pra depois
Valorize a vida

Resgate suas forças e se sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura

Fragmentos da realidade
Estilo mundo cão
Tem gente que desanda
Por falta de opção
E toda fé que eu tenho
Eu tô ligado
Que ainda é pouco
Os bandidos de verdade
Tão em Brasília, tudo solto

Eu faço da dificuldade
A minha motivação
A volta por cima
Vem na continuação
O que se leva dessa vida
É o que se vive, é o que se faz
Saber muito é muito pouco
Stay Real — esteja em paz

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Prosperar também

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem

Resgate suas forças e se sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura

Difícil é entender e viver no paraíso perdido
Mas não seja mais um iludido
Derrotado e sem juízo
Então!

Resgate suas forças e se sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Prosperar também

Que importa é se sentir bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem

Viver, viver e ser livre
Saber dar valor para as coisas mais simples
Só o amor constrói
Pontes Indestrutíveis

Estamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. 

Para começarmos a falar do assunto, leia a letra da música “Pontes Indestrutíveis” com atenção e responda:

1- Explique com suas palavras o que busca  o "eu poético" desta canção?

2 - Ele faz uma distinção/ estabelece uma diferença entre o que deseja e o que encontra no mundo? Explique

3 - Escreva palavras que comprovem sua resposta 2.

4- Com a leitura da segunda e terceira estrofes, diga que atitudes ele aconselha às pessoas?

5- Quais seriam para ele as consequências benéficas dessas atitudes aconselhadas?

6- Na sua opinião, quem são as pessoas de verdade e as de mentira?

7-Ao ler a quarta estrofe, explique o que seria esse "mundo cão" e quem o habita?  Pessoas de que tipo?

8- Diga o que entende por estes versos; resgate suas forças e se sinta bem Rompendo a sombra da própria loucura"

9- Que sentimentos formam "pontes indestrutíveis"?

10- Que relação podemos estabelecer entre a música e o Setembro Amarelo?

1ª G email: nharduim@gmail.com  

1ª F email: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br

1ª H/ I / J email: monefonseca36@gmail.com


 ELETIVA

1ª série A - Professor Tiago

 Link do formulário: https://forms.gle/pj8LKquJPjmzT3dUA


1ª série C, D - Professora Sandra

sandradiaspaiao@gmail.com

sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br

 

1-Você será candidato a vereador(a), crie um fanzine com sua plataforma de intenções (propaganda eleitoral)


1ª série B - Professora Roseli

Pesquisar sobre: Direitos e cidadania.

Enviar para : mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br

1ª série E - Professora Camila

Elaborar vasos de cimento de acordo com o vídeo: 


Enviar para: camilaq.fortunato@gmail.com

 LÍNGUA INGLESA

1ª série A - Professora Elisete

Livro didático Way to go!

Old heroes, new heroes

1)           Warming up

           Analise as imagens e respondas as questões. (pág. 89)

2)           Faça os exercícios (págs. 90 e 91)

3)           Leia o texto. (pág. 92)

           Faça os exercícios. (pág. 93)

 Respostas em inglês.

Tire fotos e envie-as para o e-mail: elisetef@prof.educacao.sp.gov.br

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail. 

1ª série B - Professora Camila

Assistir o vídeo abaixo: 

1ª série C, D, E - Professora Adriana

Fazer a produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre o Halloween. 

Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série F, G - Professora Geny

Fazer a atividade do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1Ac1tKmxFGfwuD7tGzaFzKQ18v3TqBA8e2FT9Xr41qto/edit?ts=5f87c83f&gxids=7757


1ª série H, I, J - Professor Carlos

English task

Halloween


Pesquisar a história do Halloween, quando e onde surgiu, como era celebrado e quais mudanças aconteceram até a comemoração que conhecemos hoje.

Escolher um personagem relacionado ao tema terror (livros, filmes, lendas, etc) e escrever uma breve biografia sobre a trajetória desse personagem.

Estrutura: Capa, índice, introdução, texto narrativo em Inglês ou Português, ilustrações, conclusão, manuscrito ou digitado.

 Good Luck!

 Enviar para: carloslouro@prof.educacao.sp.gov.br

 

  HISTÓRIA

1ª série A, B - Professor David

Fazer um trabalho por escrito com o seguinte tema: "As Guerras de Reconquista e a Formação de Portugal e Espanha".

Enviar para: davidmiranda@prof.educacao.sp.gov.br

Assista a aula abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1zwU6tgs-zc8Q_8zNfphomeLhHhYmpgsp/view


1ª série C, D, E - Professor Luiz

E-mail do professor para enviar atividade: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br

Grécia Antiga

 Após a revisão via Meet estudamos um pouco sobre a Grécia e sua rica história e contribuições ao mediterrâneo. Essa atividade se baseia em uma pesquisa e descrições desses períodos

 Expliquem os acontecimentos nos períodos?

Pré Homérico?

Período Arcaico?

Período Clássico

Período Helenístico?

Comente mais sobre o os povos Espartanos? Quais suas principais Características?

1ª série F, G - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?

 Política e sociedade na República Romana

 

Atividade1) Continuando a aula do Centro de Mídias, conforme link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=liI7Uj-95mM

Vocês farão uma charge, retratando a relação entre Patrícios e Plebeus dentro da política na República Romana.

Atividade 2) Dentro do contexto da aula, é trabalhado a questão da Reforma Agrária em Roma. E no Brasil, como isso acontece?

Assistam essa vídeo aula, cujo link segue abaixo, em seguida, façam uma pesquisa sobre a Reforma Agrária no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=cv_qWIRGhhA

Essa pesquisa deve conter capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

Bom estudo a todos!!

Forte abraço!!

 

 1ª série H, I, J - Professora Marcela

Fazer a atividade abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjLNokKJ_IkwReP7Iwi6VeKMo6nMd4mpRUyplB18L3qQtsqg/viewform?usp=sf_link

 

QUÍMICA

1ª série A, B, C - Professor Tiago

(Balanceamento de equações quimicas parte II) 

 Link do formulário:  https://forms.gle/Q5cu8Q6rbTVaVAhS7


1ª série F - Professor Francisco

Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHLa_j1MGrvQ-adQKhRVm9PUkNM2bdh_v_ex6RJLcfz13LwA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 

 


1ª série D - Professora Claudia

Exercícios – Balanceamento  e Massa Molecular

1. Determine as massas moleculares das substâncias abaixo:

a) N2

b) CO2

c) HNO3

d) H2SO4 

e) C6H12O6

f) Ca(OH) 2 

g) Ca(ClO3) 2

h) (NH4) 2SO4

i) Ca3 (PO4) 2

j) Al(OH) 3

 

2 - Balancear as equações químicas abaixo:

a)     C6H12O6         C2H6O  +  CO2

b)    FeS2   +  O2   →  Fe2O3   +  SO2

c)     Ca(OH)2  +  H3PO4        Ca3(PO4)2  +  H2O

d)    Al + Cl2 AlCl3

e)    KMnO4  +  H2SO4        Mn2O7  +  K2SO4  +  H2

 

 

3 - A decomposição térmica de 1 mol de dicromato de amônio é representada pela equação:

 

(NH4) 2Cr2O7         N2  +  CrxOy  +  z H2O

 

Quais são os valores de x, y e z são, respectivamente:

a) 2, 3 e 4     b) 2, 7 e 4       c) 2, 7 e 8      d) 3, 2 e 4      e) 3, 2 e 8 

 

4 - A soma dos coeficientes da equação abaixo é igual a:    

 Br2  +  KOH            KBrO3  +  KBr  +  H2O

a) 13   b) 20     c) 19     d) 15      e) 18 

 

5 - A equação química abaixo está apenas com os reagentes, forme as substâncias compostas dos produtos usando o mecanismo de reação de dupla troca:

Mg(OH)2  +   HCl         2 MgCl2  +  4 H2O

 

a)     Após a completa reação, balanceie a equação química.

b)    Somar os coeficientes estequiométricos.

Fazer no caderno e enviar a foto para: claudiaproquimica@gmail.com

 

 1ª série E - Professora Marilene

Email: marilenemarcelino@prof.educacao.sp.gov.br

Olá pessoal, tudo bem?

 Atividade 1: Caderno do Aluno SP faz Escola

Assistir o Documentário “História da Tabela Periódica” e realize a atividade – 1D  

·         Assistir ao vídeo Bem Estar “Ferro é fundamental para o transporte de oxigênio no organismo” e realize a atividade 1F

·         Assistir o vídeo – “Funcionamento de um alto forno” e realize a atividade 2C

·     Assista as videoaulas do CMSP:

  Dia 10/08/2020 -   Representação das substâncias químicas: Uso e símbolos e fórmulas.

Link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=t16TRmjpT5c

 

1ª série G, H, I, J - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço nas segundas-feiras às 19:00hs e responder as questões disponíveis no link 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfMSqRic7OUiegMZrhSK6FuSbm2Wmy4nolk9hsvfcxHR9snLQ/viewform?usp=sf_link


 FILOSOFIA

1ª série A, B, C, D - Professora Marta

E-MAIL PARA POSTAGEM: martafer@prof.educacao.sp.gov.br

NÃO ENVIAR NO CORPO DO E-MAIL E SIM EM ANEXO DO E-MAIL, SE NÃO SOUBER REALIZAR CHAME  WHATSAPP.

NÃO ESQUEÇA CAPA DE IDENTIFICAÇÃO

1-       Atividade

 Desenvolver uma revisão das atividades desde o primeiro bimestre.

 Segue  Modelo

 


 A IMAGEM É SÓ UM MODELO, NO, CENTO VOCÊS DEVEM COLOCAR O TEMA DA ATIVIDADE QUE FOI TRABALHADA, OU SEJA, DESENVOLVIDA EM CADA QUINZENA. PARA CADA QUINZENA FAÇA UMA ATIVIDADE, NESSE MODELO.  SE VOCÊ NÃO REALIZOU A ATIVIDADE UM ÓTIMO MOMENTO PARA DESENVOLVER E POR EM DIA OS ESTUDOS DO ANO.

 

OBS. PODE SER DIGITADO,  ALMAÇO OU NA PRÓPRIA  FOLHA DO CADERNO.


 1ª série E, F, G, H, I, J - Professora Valquires

  OBS: ATIVIDADE DEVERÁ SE ENTREGUE NO E-MAIL INSTITUCIONAL

(valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)

 Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno.

Leia atentamente o texto, e realize as atividades.

Jean-Paul Sartre (1905-1980), considerado o pai da corrente filosófica Existencialismo, é certamente um dos nomes mais lembrados dentre os filósofos do Século XX. Ao longo de sua obra, trata de temas inerentes à existência humana, como liberdade, possibilidades e angústia. De acordo com ele, o homem está condenado a ser livre e isso o torna o único responsável por suas ações.

Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905 e lá passou a maior parte de sua vida. Aos 19 anos, ingressou na Escola Normal Superior, onde conheceu Simone de Beauvoir. Alguns anos depois, em 1936, publicou seus primeiros ensaios filosóficos, concomitantemente à produção de seus primeiros textos de ficção. Dois anos mais tarde, publicou seu primeiro romance, A Náusea, que já denotava os traços existencialistas do filósofo. Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu ao exército francês e, na ocasião, foi capturado e enviado a um campo de concentração na Alemanha, no qual ficou preso por um ano. Posteriormente, além da dedicação à literatura ficcional, à filosofia e ao teatro, tornou-se muito ativo politicamente. Em decorrência disto, fundou um influente jornal de opinião chamado Les Temps Modernes, junto com Beauvoir, Merleau-Ponty e outros intelectuais. Neste meio tempo, apoiou a militância estudantil francesa nos protestos de Maio de 1968 e colaborou com diversos jornais de esquerda e órgãos da imprensa libertária. Por outro lado, viveu uma relação de amor e ódio com o Partido Comunista Francês.

Ademais, destaca-se em sua biografia a recusa em receber o Prêmio Nobel de Literatura em 1964, pois não desejava ter seu nome confundido com o da instituição. Por fim, sobre seu falecimento em 1980, um jornal parisiense teria lamentado: “a França perde sua consciência”. Um amor necessário dentre amores contingentes.

Da juventude à sua morte, Sartre teve um famoso relacionamento com a também filósofa Simone de Beauvoir. Ambos contestavam os ideais burgueses, inclusive a tradição matrimonial. Por isso, optaram por viver um relacionamento aberto. Neste ínterim, chegaram a viver juntos por dois anos sob um contrato, porém, após finalizado o prazo, passaram a se relacionar também com outras pessoas. Apesar disso, persistiram em seus laços de amor e amizade, além da parceria intelectual. Afinal, a respeito da peculiaridade deste relacionamento, Sartre teria dito a Beauvoir: “trata-se de um amor necessário; convém que conheçamos também amores contingentes”.

A filosofia de Sartre

Em síntese, na filosofia sartreana, o homem não foi concebido a partir de uma essência, isto é, a partir de características preestabelecidas que fundamentam seu ser. Pelo contrário, Sartre afirma que a existência precede a essência . Ou seja, o homem só é algo a partir do momento em que ele se projeta no mundo e faz de si alguma coisa, a partir do momento em que ele passa a existir. Isso significa que, antes disso, ele não é nada. A seguir, destacamos dois conceitos fundamentais para se entender este princípio filosófico, a saber: existencialismo e liberdade.

Existencialismo

Este termo indica um conjunto de filosofias ou correntes de pensamento que se dedicam à análise da existência. A respeito disto, Abbagnano (2007) afirma: “existir significa relacionar-se com o mundo, ou seja, com as coisas e com os outros homens e, como se trata de relações não-necessárias em suas várias modalidades, as situações em que elas se configuram só podem ser analisadas em termos de possibilidades”. Acerca disto, de acordo com Sartre, a possibilidade última do homem é o “projeto fundamental”: neste projeto, estão todas as ações e as vontades do ser humano que só são possíveis por sua liberdade absoluta e incondicional.

Liberdade

Conforme Sartre, a liberdade faz parte do projeto do ser humano. Além disso, o homem está condenado a ser livre. Isso significa que o ser humano é o único responsável por suas escolhas. O ônus desta liberdade, entretanto, é a angústia. O fato de não haver um plano superior a quem se deva nosso destino, como o Deus cristão, causa o sentimento de estarmos à deriva. Em outras palavras, há a percepção de estarmos constantemente fazendo escolhas e, consequentemente, aniquilando tantas outras alternativas. Esta liberdade que dá ao homem tanto poder sobre si gera medo e desejo de não mais possuir tal liberdade. Neste caso, o homem desiste de exercer sua liberdade e fazer escolhas o que, no entanto, é impossível, pois mesmo o ato de se conformar é uma escolha. Estes, portanto, são alguns conceitos-chave para começar a compreender Jean-Paul Sartre. Deste modo, é importante ter em mente ao se falar do filósofo francês que o ser humano existe e é algo a partir do momento que age. Embora o ato de constantemente fazer escolhas (e, assim, deixar para trás tantas possibilidades) cause angústia, estar alheio a si e deixar a existência fluir, isentando-se de tomar decisões e resignando-se, não exime o homem das responsabilidades que possui consigo e com os outros.

7 frases de Sartre

O filósofo parisiense dedicou grande parte de sua obra à existência humana e ao conceito de liberdade intrínseco a ela. Dito isto, listamos algumas frases que expressam seu pensamento:

1. “A existência precede e comanda a essência”. (O ser e o nada)

2. “Eu estou condenado a ser livre”. (O ser e o nada)

3. “Eu sou responsável por tudo, salvo por minha própria responsabilidade, porque eu

não sou o fundamento de meu ser”. (O ser e o nada)

4. “É preciso ter a coragem de fazer como todo mundo para não ser como ninguém”.

5. “O inferno são os outros”

6. “Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre”.

7. “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo”. (O existencialismo é um humanismo)

Nota-se que algumas destas frases são bastante conhecidas e amplamente reproduzidas. Lembramos, todavia, que para a compreensão de qualquer escritor é fundamental saber contextualizar suas citações de acordo com a obra. Cabe ressaltar, portanto, que sempre que possível, deve-se buscar ter contato com seus textos integrais.

 ATIVIDADE

Após a leitura do texto, responda:

1º O é existencialismo?

2º Com base na frase de número 07, escreva um pequeno texto, falando sobre você e suas escolhas .

3º Refletindo sobre as suas escolhas, discorra sobre a frase 05.

 

  ARTE

1ª série A, B, C, D, E - Professora Solange

1    Pesquise sobre Intervenções Urbanas, Instalações, Arte conceitual, Site specific, Painéis, Design, Comunicação visual e Fanzines.

 Monte um painel (Físico ou Digital) com imagens e textos contendo breves comentários a respeito dos conceitos, características principais, artistas expoentes, curiosidades, origem entre outras coisas, sobre:

 1. Intervenções Urbanas, 2. Instalações, 3. Arte Conceitual, 4. Site Specific, 5. Painéis, 6. Design, 7. Comunicação visual, 8. Fanzines. (um exemplo de cada).

 

Pode enviar a atividade no e-mail

solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série F, G - Professora Sônia

Observação: Esta atividade deverá ser realizada em folha de sulfite e conter capa. Obrigatoriamente deverá ser entregue na escola. Podem enviar também no meu e-mail pessoal (so_bartolo@hotmail.com)

 *Ao enviar por favor não se esqueçam de colocar o nome completo, e a série e o nome da escola para que possa ser computada a nota e a presença.

Observação: Atividade referente ao período de 19 á 30/10.

GRAFITE X PICHAÇÃO

O grafite, muito presente nas cidades, é uma manifestação de arte de rua, mas que tem ganhado espaço nas galerias, e até participado de projetos ousados como o que envolveu os brasileiros. Os Gêmeos, Nina Pandolfo e Nunca, convidados a grafitar o Castelo de Kelburn na Escócia.

Já Alexandre Órion transformou em arte urbana a poluição de túneis da cidade de São Paulo. Durante 13 madrugadas, com dezenas de pedaços de pano, desenhou caveiras limpando as paredes internas do túnel Nove de Julho, são mais de 3 mil delas em 250 metros de extensão.

O grafite aponta a liberdade de expressão. No lado 0cidental do muro de Berlim, por exemplo, ele imperava, enquanto o lado Oriental ostentava paredes limpas, livres de qualquer marca.

Pichação e grafite tem pontos comuns, mas diferem em relação a uma intencionalidade também estética. O desafio do grafite não é pichar lugares proibidos, difíceis ou quase inacessíveis, mas dialogar com a cidade.

- Acredito que todos saibam a diferença entre Grafite e Pichação, no olhar da arte, já que o grafite sempre é bem colorido e a pichação geralmente são usadas frases e geralmente usam apenas uma ou duas cores.

* Portanto, para a atividade desta aula, gostaria de criassem um grafite bem colorido e uma pichação. Usem uma folha de sulfite dividam ao meio e em cada parte faça as atividades.       

Obs. Em caso de duvidas façam uma pesquisa sobre as imagens de grafite e pichação, ou entrem em contato comigo.

  

   SOCIOLOGIA

1ª série A, B, C, D, E - Professor Flavio

Desigualdades: Classe, Etnia e Gênero

Algumas pessoas conseguem ter mais do que outras nas sociedades: mais dinheiro, mais prestígio, mais poder, mais oportunidades, mais vida e mais tudo aquilo que as pessoas valorizam. Tais desigualdades criam divisões com respeito à idade, gênero, riqueza, poder e outros. Isto é chamado de desigualdade social.

A Desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros.

Aqueles no topo nessas divisões querem manter suas vantagens e privilégios; aqueles que estão em um nível inferior querem mais e muitos ficam num estado de raiva e frustração. Assim a desigualdade é uma máquina que produz tensão nas sociedades humanas.



É a fonte de energia por trás dos movimentos sociais, protestos, tumultos e revoluções. As sociedades podem por um período de tempo, abafar esses grupos, mas, se as desigualdades persistirem, a tensão e o conflito serão freqüentes.

 

A desigualdade em uma sociedade gira em torno da distribuição diferenciada de recursos de valor às variadas categorias de indivíduos, sendo as três principais categorias mais importantes: classe, etnia e gênero.

 



 

Segue abaixo o links do vídeos pra assistir e refletir:

https://www.youtube.com/watch?v=BFHhcK0k4PE

Título: Sociologia Desigualdade Social (Resumo) de 2 minutos (Canal Resume Aí)

https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc

Título: Igualdade de Gênero

(Canal Mulheres Brasil)

Atividade

1-A desigualdade social pode ser definida, como sendo:

A-Fenômeno social que cria diferenças entre grupos sociais a ponto de um dos grupos estarem numa situação privilegiada e a outra prejudicada ou em desvantagem.

B-É um fenômeno biológico onde no reino animal todas as fêmeas já têm características inferiores aos machos.

C-É um fenômeno normal da sociedade pelo fato que cada um vive no grupo que se identifica mais.

 

2-É correto afirmar que A desigualdade social ao longo da história;

A-É Um fenômeno que sempre existiu desde que existe ser humano no mundo porque está na genética do ser humano em querem ser melhor que todos.

B-É Um fenômeno construído historicamente e socialmente e que por isto, é possível uma nação, povo e/ou grupos sociais lutarem por direitos que promovam igualdade, respeito e oportunidade a todos.

C-É um fenômeno compreendido dentro do Cristianismo de que se alguns têm uma vida vantajosa e de regalias sobre outros, é porque em outras reencarnações alguns eram bons e outros maus e estão nesta vida colhendo o que plantaram.

 

3-Com base no texto e nos vídeos assistidos, pode se afirmar que em relação â desigualdades sociais:

 

A-O Brasil é um país livre de desigualdades sociais.

B-Não existe no Brasil desigualdades sociais entre homens e mulheres, como acontece em muitos países de maioria islâmica.

C-O Brasil é um país com muitas riquezas naturais e apesar disto, tem muita desigualdade social em diversos aspectos, como por exemplo, na distribuição de renda, desigualdade racial e desigualdade entre homens e mulheres.


1ª série F, G, H, I, J - Professor André

Charge realizada pelo cartunista Carlos Latuff reproduz genocídio da população negra nas periferias do Brasil

Submundo do subúrbio, faz vítima em tudo: família acusa polícia por morte de jovem no Morro São Carlos

Segundo reportagem divulgada pelo jornal Extra, na manhã desta sexta-feira, 22, a  família de Shayene Santos, de 14 anos, acusa a polícia de ter disparado contra a adolescente, morta na madrugada desta sexta-feira, no Morro do São Carlos, região central da capital fluminense.

Em entrevista ao jornal, a mãe da menina, Dayse dos Santos, de 39 anos, afirmou que os tiros partiram de policiais:

“Houve disparo sim. Minha filha foi mais uma vítima de bala perdida. Eles mataram mais uma inocente, que é a minha filha. Minha filha era linda, minha filha estudava, minha filha estava indo embora para casa. Não foi bandido que atirou – disse a auxiliar de serviços gerais”.

 Nos morros e favelas, bala perdida tem sempre o mesmo destino

Ainda na entrevista, a tia da jovem, Cristiane de Souza Braga, reafirmou a versão de que oficiais do BOPE (Batalhão de Operação Especiais) faziam uma operação do Morro da Coroa, no mesmo complexo. Ela também lembrou a perda de Carlos Eduardo Nogueira da Silva, 20 anos, sobrinho de consideração, que foi baleado por policiais enquanto tomava água de coco no Morro do Querosene.

Sua morte ganhou destaque nos noticiários recentes e colocam em debate a atuação da polícia na cidade – especificamente nos morros e vielas onde balas se perdem, saco de pipoca ou celulares são confundidos com armas. E a marcha fúnebre prossegue.

“Ele era um sobrinho para mim, me chamava de tia e pedia bênção. Agora, é a minha sobrinha de sangue passando pela mesma coisa. Eles se conheciam desde crianças”.

 

 

1.    Atividade: Leia o fragmento retirado da internet acima e faça um texto dissertativo de aproximadamente 20 linhas considerando as formas de manifestação dos diferentes tipos de violência, analisando os processos de produção e reprodução da violência institucional do Estado, principalmente aquela que é provocada pela desigualdade social e econômica no Brasil.

 


   TECNOLOGIA

1ª série A, B, C, D, E - Professor Rogério

Trabalho 7 – Tecnologia - APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem Binária

Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 47 do 9º

  ano, página 122 do 1º ano, página 129 do 2º ano e página 131 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2

Canal Youtube:                               

Como transformar um número Binário em Decimal

https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias

FÍSICA

1ª série A, B, C, D, E, F, G, H - Professor Rogério

Trabalho 7 - TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM – do Caderno do Aluno - continuação

Fazer a atividade do Caderno do Aluno (páginas 27 a 28).

TEMA – INTERAÇÃO GRAVITACIONAL – Atividade 2

Para resolver a Atividade 2, assista antes o vídeo a seguir:

Velocidade de escape: https://www.youtube.com/watch?v=hTC53QNFBdg

E responda às questões 1, 2 e 3.

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.

1ª série I, J - Professor Francisco

Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1_PO5KaOsTwZ_3spnc0iFhTcHJ-Af3EHwhAYWDKTnxSv7rQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 

 

 BIOLOGIA

1ª série A, B, C, F - Professor Tiago

BIOLOGIA (Vacinas) 

 Link do formulário:  https://forms.gle/jm7bpoygnWwUtAcY8

1ª série D, E, G, H, I, J - Professor Silvio

Em termos ambientais, quais são os aspectos negativos das usinas:

- Hidrelétricas?

- Termoelétricas?

- Termonucleares?

                

Enviar para silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br

 

  PROJETO DE VIDA

1ª série C, D, E - Professora Sandra

sandradiaspaiao@gmail.com

sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br

 

1- :Assistam a  um dos  filmes citados abaixo. 

A)      Anjos do Sol

B)      A cor púrpura

2) Façam a resenha critica do filme.

3)Façam a análise do elementos da narrativa do filme( personagens, enredo, tempo, lugar, protagonista, antagonista, narrador, tipo de discurso, clímax,e desfecho)


1ª série A, B - Professora Maria Roseli


Fazer a atividade da Apostila -  Sabotar os sonhos exercício 1 e páginas 155 e 156.

Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


  MATEMÁTICA

1ª série A, B, C, I, J - Professor Vitor

Atividades 11 até 15 da apostila Volume 3

Enviar para: vitorcorredor@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série D - Professor José Luiz

Livro didático - pags. 214 à 221 " Trigonometria no triângulo retângulo " e  " Razões trigonométricas "

                      - apresentar os exercícios 1/2/3/4/ da pag. 222.

                      - apresentar o exercícios 2 ( a/b/c/d/e/f ) da pag. 226

OBSERVAÇÃO : quero ver as resoluções ( as continhas ).

                          - tirar fotos legíveis e enviar no e-mail : jose6luiz11@gmail.com


1ª série E - Professor Francisco

Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLDOeIvCmvUxY7c8bvJrxScBuezayC00LyEnAnJ64tuKVcrw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0


1ª série F, G, H - Professora Ana Paula 

Segue atividades e vídeo aulas para o próxima período.

 Vídeo-aulas

 1. https://youtu.be/3EXISt9iVqg

 

2. https://youtu.be/9FGtZt84w6U

 

3. https://youtu.be/NPBry6hE3NA

 

E-mail para esclarecimento de dúvidas: anademanboro@prof.educacao.sp.gov.br

 


         

(A) 0,3                        (B) −0,3                (C) −0,2                   (D) 0,2                    (E) 0


  EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica

Fazer a atividade do link abaixo:  

https://forms.gle/qEUGnFYsZ54oD9sA9 

 

1ª série A, B, C, D, E - Professora Lauren

Responder ao formulário abaixo 



  GEOGRAFIA

1ª série F, G, H, I - Professor Allyson

Capitalismo

Surgiu com a decadência do sistema feudal na Europa a partir do séc. XVIII, e tem como objetivo a disputa de mercado e a visão de crescimento econômico a partir do lucro e acumulo de capitais.

 

Este sistema caracteriza em linhas gerais: 

 

  • pela propriedade privada ou particular dos meios de produção; 
  • pelo trabalho assalariado; 
  • pelo predomínio da livre iniciativa sobre a planificação estatal.
  • A interferência do Estado nos negócios é pequena.
  • a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia; a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado.
  • chamado Economia de mercado, pois a produção é destinada ao mercado. 
  • Elemento central: Capital = todo o dinheiro investido na produção com o fim de gerar lucro 
  • O ciclo de reprodução do capital - produção, consumo e distribuição - desenvolve-se em função das necessidades do mercado. 
  • O dinheiro é à base de trocas, o que torna importantes os bancos e outros intermediários financeiros. 

 

Socialismo

A preocupação com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a Antigüidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta. 

Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as idéias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.

 

Essas idéias socialistas espalharam-se pela Europa e depois por todo mundo; e não ficaram somente na teoria. é o caso da Revolução Socialista de 1917, na Rússia, onde a população colocou em prática as idéias socialistas. 

 

Até 1917 a Rússia era um país feudal e capitalista. O povo não participava da vida política e vivia em condições miseráveis. Esta situação fez com que a população, apoiada nas idéias socialistas, principalmente nas de Marx, derrubasse o governo do czar Nicolau II e organizasse uma nova sociedade oposta à capitalista – a socialista. A Rússia foi o primeiro país a se tornar socialista e, posteriormente, passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

 

As características do sistema socialista

 

  • não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção; 
  • a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade; 
  • o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

           

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), outros países se tornaram socialistas, como, por exemplo. A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a Coréia do Norte e Cuba. Entretanto, este novo sistema colocado em prática nesses países, principalmente na União Soviética, apresenta vários problemas: 

  • falta de participação do povo nas decisões governamentais; 
  • falta de liberdade de pensamento e expressão; 
  • formação de um grupo político altamente privilegiado.

 

                                         

Viva o capitalismo! Nós somos o mundo livre! Defendemos a liberdade individual e a democracia. Na nossa sociedade as pessoas não são presas por discordar do governo nem o Estado é dono de todas as empresas. As pessoas têm chances iguais de alcançar o sucesso e a fortuna. A competição econômica estimula o progresso, e os que se esforçam são premiados com a riqueza. Rejeitamos a sociedade social porque ela é impossível. A igualdade social acaba com a liberdade e emperra o desenvolvimento da economia. O socialismo não funciona, é contrário à natureza humana competitiva.

Viva o socialismo! O que vocês chamam de democracia é na verdade a liberdade da burguesia atirar o povo na miséria. As eleições e os meios de comunicação são dominados pelas grandes empresas. Nem nos países mais ricos a pobreza foi eliminada. O proletário trabalha desde criança e passa fome, enquanto a burguesia vive no luxo e no desperdício. Vocês são imperialistas e exploram os países mais pobres. Mas o capitalismo não evita as crises. O socialismo acabou com a pobreza e a desigualdade social. A união dos trabalhadores do mundo inteiro vai destruir o capitalismo e construir o socialismo. 

 

Atividades

 

1. A partir da tabela acima responda:

 

Qual dos dois regimes em sua opinião representa melhor as necessidades do povo? Justifique sua resposta.


2. Preencha os espaços respectivos de acordo como o regime existente (capitalismo / socialismo)

 

a.            Visa o lucro:_____________

b.            A sociedade é igualitária_______________

c.            O governo controla a economia:______________________

d.            Prega a livre iniciativa: _________________

e.      Divide-se em duas classes sociais: a burguesia e proletário:______________

f.             A Rússia foi o primeiro país a implantar esse regime:______________

g.            O Brasil adota esse regime:______________

h.            Existe a propriedade privada:______________

i.             O governo se ausenta da economia:______________

j.             Surgiu com o fim do feudalismo:______________

k.            Os EUA é o principal líder desse regime:______________

l.             Não existe propriedade privada:______________

m.           O dinheiro é à base de trocas no mercado:______________

n.            A democracia é restrita:______________

o.  Friedrich Engels e Karl Marx idealizaram esse modelo econômico:____________

p.            Existe muita desigualdade social:______________

q.            Falta liberdade de pensamento e expressão:______________



3. Preencha o quadro comparativo abaixo: 

 

CAPITALISMO

SOCIALISMO

Surgimento 

 

Objetivos

 

 

Propriedade

 

 

Economia

 

 

Classes sociais

 

 

 

 

 

 Enviar para : allysonl@prof.educacao.sp.gov.br


 1ª série A, B, C, D, E, J - Professora Liliana

1- Pesquisar o que são considerados Problemas Ambientais 

2- Pesquisar sobre as Conferências Ambientais, promovidas pela ONU, desde a primeira em 1972 até a última ocorrida em 2012 

3- Pesquisar o conceito de Aquecimento Global 

4- Responder às seguintes questões: 

– Com suas palavras, fale um pouco sobre os principais problemas ambientais mais comuns em escala planetária 

– Cite todas as Conferências ambientais promovidas pela Organização das Nações Unidas (cidade onde ocorreu e o ano) 

– Em cerca de 8 linhas, explique o que é o Aquecimento Global segundo teorias que negam que este fenômeno é causado pelo homem 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO