Caros alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
1ª série A, B - Professora Marlene
Para iniciarmos as atividades responda as questões a seguir:
a)Por quais meios de comunicação você costuma se manter informado?
b)O que é necessário para que uma notícia ou uma reportagem sejam consideradas de qualidade?
c) Na sua opinião, quais assuntos podem ser tratados em textos poéticos?
d) Qual a diferença entre utilizar a palavra ANIMAL e a palavra BICHO em determinadas frases?
Leia o poema de Manuel Bandeira:
O BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu deus! era um homem.
02) Responda ao que se pede abaixo:
a.) Nas primeiras estrofes do poema, há a descrição da presença de um bicho. Que bicho é esse?
b) O que a expectativa criada a partir da descrição do BICHO causa no leitor?
c) Por que em sua opinião, o homem, ao encontrar alguma coisa, não a examinava nem cheirava?
d) Levante hipótese. Por que o eu lírico utiliza a palavra COISA nessa estrofe?
e) A revelação sobre o bicho causa qual efeito no eu-lírico? Comprove com elementos do texto.
f). O poema foi publicado em 1947. Ele ainda é um poema atual? Por quê?
As atividades deverão ser enviadas ao e-mail marlene.ibruklemar@gmail.com.br
identificadas com nome completo e série. Beijos da Prof.
1ª série C, D, E - Professora Sandra
sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
Conteúdo
1-Retire da internet
textos que sejam exemplos de: (1 de cada)
a) Editorial
b) Artigo de Opinião
c) Dissertativo
(Não se esqueça de
apontar a fonte)
2-Aponte as principais
diferenças entre os três gêneros textuais acima
3-Conjugue os verbos
VIR e VER em todos os modos e tempos verbais
4- Retire da internet
dois poemas de cada autor do período denominado Parnasianismo / Simbolismo
a)Olavo Bilac
b)Cruz e Souza
c)Arthur Rimbaud
d)Afonso Henrique da
Costa Guimarães
5-Faça relatório de 2
aulas de Língua Portuguesa do Centro de mídias (escolha o dia que quiser e não
se esqueça de apontar a data )
TEXTO 1 –
SETEMBRO AMARELO
Desde 2015, o Brasil acolhe o movimento “Setembro Amarelo”, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. Embora o número de casos tenha diminuído cerca de 30% nas últimas 3 décadas, como aponta o estudo Global Burden of Disease Study 2016, ainda é a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.
Como o suicídio é um ato
evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a
ceifar a própria vida podem reverter esse quadro. Além disso, o suicídio pode
atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças, por isso é
preciso ter atenção redobrada a qualquer mudança de comportamento.
TEXTO 2
Pontes Indestrutíveis
Charlie Brown Jr.
Buscando um novo rumo
Que faça sentido
Nesse mundo louco
Com o coração partido, eu
Tomo cuidado
Pra que os desequilibrados
Não abalem minha fé
Pra eu enfrentar com otimismo essa loucura
Os homens podem falar
Mas os anjos podem voar
Quem é de verdade
Sabe quem é de mentira
Não menospreze o dever
Que a consciência te impõe
Não deixe pra depois
Valorize a vida
Resgate suas forças e se
sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura
Fragmentos da realidade
Estilo mundo cão
Tem gente que desanda
Por falta de opção
E toda fé que eu tenho
Eu tô ligado
Que ainda é pouco
Os bandidos de verdade
Tão em Brasília, tudo solto
Eu faço da dificuldade
A minha motivação
A volta por cima
Vem na continuação
O que se leva dessa vida
É o que se vive, é o que se faz
Saber muito é muito pouco
Stay Real — esteja em paz
Que importa é se sentir
bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir
bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Prosperar também
Que importa é se sentir
bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Resgate suas forças e se
sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura
Difícil é entender e
viver no paraíso perdido
Mas não seja mais um iludido
Derrotado e sem juízo
Então!
Resgate suas forças e se
sinta bem
Rompendo a sombra da própria loucura
Cuide de quem corre do seu lado
E quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura
Que importa é se sentir
bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir
bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Prosperar também
Que importa é se sentir
bem
Que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo
Evoluir também
Que importa é se sentir bem
Viver, viver e ser livre
Saber dar valor para as coisas mais simples
Só o amor constrói
Pontes Indestrutíveis
Estamos no Setembro Amarelo. Você sabe o que é? Trata-se do mês de campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.
Para começarmos a falar do assunto, leia a letra da música “Pontes Indestrutíveis” com atenção e responda:
1- Explique com suas palavras o que busca o "eu poético" desta canção?
2 - Ele faz uma distinção/ estabelece uma diferença entre o que deseja e o que encontra no mundo? Explique
3 - Escreva palavras que comprovem sua resposta 2.
4- Com a leitura da segunda e terceira estrofes, diga que atitudes ele aconselha às pessoas?
5- Quais seriam para ele as consequências benéficas dessas atitudes aconselhadas?
6- Na sua opinião, quem são as pessoas de verdade e as de mentira?
7-Ao ler a quarta estrofe, explique o que seria esse "mundo cão" e quem o habita? Pessoas de que tipo?
8- Diga o que entende por estes versos; resgate suas forças e se sinta bem Rompendo a sombra da própria loucura"
9- Que sentimentos formam "pontes indestrutíveis"?
10- Que relação podemos estabelecer entre a música e o Setembro Amarelo?
1ª G email: nharduim@gmail.com
1ª F email: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br
1ª H/ I / J email: monefonseca36@gmail.com
1ª série A - Professor Tiago
Link do
formulário: https://forms.gle/pj8LKquJPjmzT3dUA
1ª série C, D - Professora Sandra
sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
1-Você será candidato a vereador(a), crie um
fanzine com sua plataforma de intenções (propaganda eleitoral)
Pesquisar sobre: Direitos e cidadania.
Enviar para : mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série E - Professora Camila
1ª série A - Professora Elisete
Livro didático Way to go!
Old heroes, new heroes
1)
Warming up
Analise as imagens e
respondas as questões. (pág. 89)
2)
Faça os exercícios (págs. 90 e 91)
3)
Leia o texto. (pág. 92)
Faça os exercícios.
(pág. 93)
Tire fotos e envie-as para o e-mail: elisetef@prof.educacao.sp.gov.br
Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.
1ª série C, D, E - Professora Adriana
Fazer a produção de uma história em quadrinhos em inglês sobre o
Halloween.
Enviar para: fadriana1@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série F, G - Professora Geny
Fazer a atividade do link abaixo:
1ª série H, I, J - Professor Carlos
English task
Halloween
Pesquisar a história do Halloween, quando e onde surgiu, como era celebrado e quais mudanças aconteceram até a comemoração que conhecemos hoje.
Escolher um personagem relacionado ao tema terror (livros, filmes, lendas, etc) e escrever uma breve biografia sobre a trajetória desse personagem.
Estrutura: Capa, índice, introdução, texto narrativo em Inglês ou Português, ilustrações, conclusão, manuscrito ou digitado.
1ª série A, B - Professor David
Fazer um trabalho por escrito com o seguinte tema: "As Guerras de Reconquista e a Formação de Portugal e Espanha".
Enviar para: davidmiranda@prof.educacao.sp.gov.br
Assista a aula abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1zwU6tgs-zc8Q_8zNfphomeLhHhYmpgsp/view
1ª série C, D, E - Professor Luiz
E-mail do professor para enviar atividade: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br
Grécia Antiga
Após a revisão via Meet estudamos um pouco sobre a Grécia e sua rica história e contribuições ao mediterrâneo. Essa atividade se baseia em uma pesquisa e descrições desses períodos
Expliquem os acontecimentos nos períodos?
Pré Homérico?
Período Arcaico?
Período Clássico
Período Helenístico?
Comente mais sobre o os povos Espartanos? Quais suas principais Características?
1ª série F, G - Professora Marcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º.
Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que
todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o
ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês
foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço
e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar?
Atividade1) Continuando a aula do Centro de Mídias, conforme link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=liI7Uj-95mM
Vocês
farão uma charge, retratando a relação entre Patrícios e Plebeus dentro da
política na República Romana.
Atividade
2) Dentro do contexto da aula, é trabalhado a questão da Reforma Agrária em
Roma. E no Brasil, como isso acontece?
Assistam
essa vídeo aula, cujo link segue abaixo, em seguida, façam uma pesquisa sobre a
Reforma Agrária no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=cv_qWIRGhhA
Essa
pesquisa deve conter capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e
bibliografia.
Bom
estudo a todos!!
Forte
abraço!!
Fazer a atividade abaixo:
QUÍMICA
1ª série A, B, C - Professor Tiago
(Balanceamento de equações quimicas parte II)
Link do formulário: https://forms.gle/Q5cu8Q6rbTVaVAhS7
1ª série F - Professor Francisco
Acessar o
link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020
1ª série D - Professora Claudia
Exercícios – Balanceamento e Massa Molecular
1. Determine as massas
moleculares das substâncias abaixo:
a) N2
b) CO2
c) HNO3
d) H2SO4
e) C6H12O6
f) Ca(OH) 2
g) Ca(ClO3) 2
h) (NH4) 2SO4
i) Ca3 (PO4)
2
j) Al(OH) 3
2 - Balancear as equações químicas
abaixo:
a)
C6H12O6 → C2H6O + CO2
b)
FeS2 +
O2 → Fe2O3 + SO2
c)
Ca(OH)2
+ H3PO4 → Ca3(PO4)2 + H2O
d)
Al + Cl2 → AlCl3
e)
KMnO4
+ H2SO4 → Mn2O7 + K2SO4 + H2O
3 - A decomposição térmica de 1 mol de dicromato de amônio é
representada pela equação:
(NH4) 2Cr2O7 → N2 + CrxOy + z H2O
Quais são os valores de x, y e z são, respectivamente:
a) 2, 3 e 4 b) 2, 7 e
4 c) 2, 7 e 8 d) 3, 2 e 4 e)
3, 2 e 8
4 - A soma dos coeficientes da equação abaixo é igual a:
Br2 +
KOH →
KBrO3 + KBr
+ H2O
a) 13 b) 20 c) 19
d) 15 e) 18
5 - A equação química abaixo está apenas com os reagentes, forme
as substâncias compostas dos produtos usando o mecanismo de reação de dupla
troca:
Mg(OH)2 + HCl →
2 MgCl2 + 4 H2O
a) Após a completa
reação, balanceie a equação química.
b) Somar os coeficientes estequiométricos.
Fazer no caderno e enviar a foto para: claudiaproquimica@gmail.com
1ª série E - Professora Marilene
Email:
marilenemarcelino@prof.educacao.sp.gov.br
Olá pessoal, tudo bem?
Atividade 1: Caderno do Aluno SP faz Escola
Assistir o Documentário “História da Tabela Periódica” e realize a atividade – 1D
·
Assistir ao vídeo
Bem Estar “Ferro é fundamental para o transporte de oxigênio no organismo” e
realize a atividade 1F
·
Assistir o vídeo
– “Funcionamento de um alto forno” e realize a atividade 2C
· Assista as videoaulas do CMSP:
Dia 10/08/2020 - Representação das substâncias químicas: Uso e símbolos e fórmulas.
Link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=t16TRmjpT5c
1ª série G, H, I, J - Professor Wilson
Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço nas segundas-feiras às 19:00hs e responder as questões disponíveis no link
FILOSOFIA
1ª série A, B, C, D - Professora Marta
E-MAIL PARA POSTAGEM: martafer@prof.educacao.sp.gov.br
NÃO ENVIAR NO CORPO DO E-MAIL E SIM EM ANEXO DO E-MAIL, SE NÃO SOUBER REALIZAR CHAME WHATSAPP.
NÃO ESQUEÇA CAPA DE
IDENTIFICAÇÃO
1- Atividade
Desenvolver uma revisão das atividades desde o primeiro bimestre.
Segue Modelo
A IMAGEM É SÓ UM MODELO, NO, CENTO VOCÊS DEVEM COLOCAR O TEMA DA ATIVIDADE QUE FOI TRABALHADA, OU SEJA, DESENVOLVIDA EM CADA QUINZENA. PARA CADA QUINZENA FAÇA UMA ATIVIDADE, NESSE MODELO. SE VOCÊ NÃO REALIZOU A ATIVIDADE UM ÓTIMO MOMENTO PARA DESENVOLVER E POR EM DIA OS ESTUDOS DO ANO.
OBS. PODE SER
DIGITADO, ALMAÇO OU NA PRÓPRIA FOLHA DO CADERNO.
1ª série E, F, G, H, I, J - Professora Valquires
OBS: ATIVIDADE DEVERÁ SE ENTREGUE NO E-MAIL INSTITUCIONAL
(valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)
Fazer em folha
separada. Pode ser folha de caderno.
Leia atentamente o texto, e realize as atividades.
Jean-Paul Sartre (1905-1980), considerado o pai da corrente
filosófica Existencialismo, é certamente um dos nomes mais lembrados dentre os
filósofos do Século XX. Ao longo de sua obra, trata de temas inerentes à
existência humana, como liberdade, possibilidades e angústia. De acordo com
ele, o homem está condenado a ser livre e isso o torna o único responsável por suas
ações.
Jean-Paul Sartre nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905
e lá passou a maior parte de sua vida. Aos 19 anos, ingressou na Escola Normal
Superior, onde conheceu Simone de Beauvoir. Alguns anos depois, em 1936,
publicou seus primeiros ensaios filosóficos, concomitantemente à produção de
seus primeiros textos de ficção. Dois anos mais tarde, publicou seu primeiro romance,
A Náusea, que já denotava os traços existencialistas do filósofo. Durante a 2ª
Guerra Mundial, serviu ao exército francês e, na ocasião, foi capturado e
enviado a um campo de concentração na Alemanha, no qual ficou preso por um ano.
Posteriormente, além da dedicação à literatura ficcional, à filosofia e ao
teatro, tornou-se muito ativo politicamente. Em decorrência disto, fundou um
influente jornal de opinião chamado Les Temps Modernes, junto com Beauvoir,
Merleau-Ponty e outros intelectuais. Neste meio tempo, apoiou a militância
estudantil francesa nos protestos de Maio de 1968 e colaborou com diversos
jornais de esquerda e órgãos da imprensa libertária. Por outro lado, viveu uma relação
de amor e ódio com o Partido Comunista Francês.
Ademais, destaca-se em sua biografia a recusa em receber o
Prêmio Nobel de Literatura em 1964, pois não desejava ter seu nome confundido
com o da instituição. Por fim, sobre seu falecimento em 1980, um jornal
parisiense teria lamentado: “a França perde sua consciência”. Um amor
necessário dentre amores contingentes.
Da juventude à sua morte, Sartre teve um famoso
relacionamento com a também filósofa Simone de Beauvoir. Ambos contestavam os ideais
burgueses, inclusive a tradição matrimonial. Por isso, optaram por viver um
relacionamento aberto. Neste ínterim, chegaram a viver juntos por dois anos sob
um contrato, porém, após finalizado o prazo, passaram a se relacionar também
com outras pessoas. Apesar disso, persistiram em seus laços de amor e amizade,
além da parceria intelectual. Afinal, a respeito da peculiaridade deste relacionamento,
Sartre teria dito a Beauvoir: “trata-se de um amor necessário; convém que conheçamos
também amores contingentes”.
A filosofia de Sartre
Em síntese, na filosofia sartreana, o homem não foi
concebido a partir de uma essência, isto é, a partir de características
preestabelecidas que fundamentam seu ser. Pelo contrário, Sartre afirma que a
existência precede a essência . Ou seja, o homem só é algo a partir do momento em
que ele se projeta no mundo e faz de si alguma coisa, a partir do momento em
que ele passa a existir. Isso significa que, antes disso, ele não é nada. A
seguir, destacamos dois conceitos fundamentais para se entender este princípio
filosófico, a saber: existencialismo e liberdade.
Existencialismo
Este termo indica um conjunto de filosofias ou correntes de
pensamento que se dedicam à análise da existência. A respeito disto, Abbagnano
(2007) afirma: “existir significa relacionar-se com o mundo, ou seja, com as
coisas e com os outros homens e, como se trata de relações não-necessárias em
suas várias modalidades, as situações em que elas se configuram só podem ser
analisadas em termos de possibilidades”. Acerca disto, de acordo com Sartre, a possibilidade
última do homem é o “projeto fundamental”: neste projeto, estão todas as ações e
as vontades do ser humano que só são possíveis por sua liberdade absoluta e
incondicional.
Liberdade
Conforme Sartre, a liberdade faz parte do projeto do ser
humano. Além disso, o homem está condenado a ser livre. Isso significa que o
ser humano é o único responsável por suas escolhas. O ônus desta liberdade,
entretanto, é a angústia. O fato de não haver um plano superior a quem se deva
nosso destino, como o Deus cristão, causa o sentimento de estarmos à deriva. Em
outras palavras, há a percepção de estarmos constantemente fazendo escolhas e, consequentemente,
aniquilando tantas outras alternativas. Esta liberdade que dá ao homem tanto
poder sobre si gera medo e desejo de não mais possuir tal liberdade. Neste
caso, o homem desiste de exercer sua liberdade e fazer escolhas o que, no
entanto, é impossível, pois mesmo o ato de se conformar é uma escolha. Estes,
portanto, são alguns conceitos-chave para começar a compreender Jean-Paul
Sartre. Deste modo, é importante ter em mente ao se falar do filósofo francês
que o ser humano existe e é algo a partir do momento que age. Embora o ato de
constantemente fazer escolhas (e, assim, deixar para trás tantas
possibilidades) cause angústia, estar alheio a si e deixar a existência fluir,
isentando-se de tomar decisões e resignando-se, não exime o homem das responsabilidades
que possui consigo e com os outros.
7 frases de Sartre
O filósofo parisiense dedicou grande parte de sua obra à
existência humana e ao conceito de liberdade intrínseco a ela. Dito isto,
listamos algumas frases que expressam seu pensamento:
1. “A existência precede e comanda a essência”. (O ser e o
nada)
2. “Eu estou condenado a ser livre”. (O ser e o nada)
3. “Eu sou responsável por tudo, salvo por minha própria
responsabilidade, porque eu
não sou o fundamento de meu ser”. (O ser e o nada)
4. “É preciso ter a coragem de fazer como todo mundo para
não ser como ninguém”.
5. “O inferno são os outros”
6. “Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar
dizendo que o homem está condenado a ser livre”.
7. “O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo”. (O existencialismo é um humanismo)
Nota-se que algumas destas frases são bastante conhecidas e
amplamente reproduzidas. Lembramos, todavia, que para a compreensão de qualquer
escritor é fundamental saber contextualizar suas citações de acordo com a obra.
Cabe ressaltar, portanto, que sempre que possível, deve-se buscar ter contato
com seus textos integrais.
ATIVIDADE
Após a leitura do texto, responda:
1º O é existencialismo?
2º Com base na frase de número 07, escreva um pequeno texto,
falando sobre você e suas escolhas .
3º Refletindo sobre as suas escolhas, discorra sobre a frase
05.
ARTE
1ª série A, B, C, D, E - Professora Solange
1 Pesquise sobre Intervenções Urbanas, Instalações, Arte conceitual, Site specific, Painéis, Design, Comunicação visual e Fanzines.
Monte um painel (Físico ou Digital) com imagens e textos contendo breves comentários a respeito dos conceitos, características principais, artistas expoentes, curiosidades, origem entre outras coisas, sobre:
1. Intervenções Urbanas, 2. Instalações, 3. Arte Conceitual, 4. Site Specific, 5. Painéis, 6. Design, 7. Comunicação visual, 8. Fanzines. (um exemplo de cada).
Pode enviar a atividade no e-mail
solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série F, G - Professora Sônia
Observação: Esta atividade deverá ser realizada em folha de sulfite e
conter capa. Obrigatoriamente deverá ser entregue na escola. Podem enviar
também no meu e-mail pessoal (so_bartolo@hotmail.com)
*Ao enviar por favor não se esqueçam
de colocar o nome completo, e a série e o nome da escola para que possa ser
computada a nota e a presença.
Observação: Atividade referente ao período de 19 á 30/10.
GRAFITE X PICHAÇÃO
O grafite, muito presente nas
cidades, é uma manifestação de arte de rua, mas que tem ganhado espaço nas
galerias, e até participado de projetos ousados como o que envolveu os
brasileiros. Os Gêmeos, Nina Pandolfo e Nunca, convidados a grafitar o Castelo
de Kelburn na Escócia.
Já Alexandre Órion transformou em
arte urbana a poluição de túneis da cidade de São Paulo. Durante 13 madrugadas,
com dezenas de pedaços de pano, desenhou caveiras limpando as paredes internas
do túnel Nove de Julho, são mais de 3 mil delas em 250 metros de extensão.
O grafite aponta a liberdade de
expressão. No lado 0cidental do muro de Berlim, por exemplo, ele imperava,
enquanto o lado Oriental ostentava paredes limpas, livres de qualquer marca.
Pichação e grafite tem pontos
comuns, mas diferem em relação a uma intencionalidade também estética. O
desafio do grafite não é pichar lugares proibidos, difíceis ou quase
inacessíveis, mas dialogar com a cidade.
- Acredito que todos saibam a
diferença entre Grafite e Pichação, no olhar da arte, já que o grafite sempre é
bem colorido e a pichação geralmente são usadas frases e geralmente usam apenas
uma ou duas cores.
* Portanto, para a atividade desta aula,
gostaria de criassem um grafite bem colorido e uma pichação. Usem uma folha de
sulfite dividam ao meio e em cada parte faça as atividades.
Obs. Em caso de duvidas façam uma pesquisa sobre as imagens
de grafite e pichação, ou entrem em contato comigo.
SOCIOLOGIA
1ª série A, B, C, D, E - Professor Flavio
Desigualdades:
Classe, Etnia e Gênero
Algumas
pessoas conseguem ter mais do que outras nas sociedades: mais dinheiro, mais
prestígio, mais poder, mais oportunidades, mais vida e mais tudo aquilo que as
pessoas valorizam. Tais desigualdades criam divisões com respeito à idade,
gênero, riqueza, poder e outros. Isto é chamado de desigualdade social.
A Desigualdade social é o fenômeno
em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade,
colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que
outros.
Aqueles
no topo nessas divisões querem manter suas vantagens e privilégios; aqueles que
estão em um nível inferior querem mais e muitos ficam num estado de raiva e
frustração. Assim a desigualdade é uma máquina que produz tensão nas sociedades
humanas.
É
a fonte de energia por trás dos movimentos sociais, protestos, tumultos e
revoluções. As sociedades podem por um período de tempo, abafar esses grupos,
mas, se as desigualdades persistirem, a tensão e o conflito serão freqüentes.
A
desigualdade em uma sociedade gira em torno da distribuição diferenciada de
recursos de valor às variadas categorias de indivíduos, sendo as três
principais categorias mais importantes: classe, etnia e gênero.
Segue abaixo o links do
vídeos pra assistir e refletir:
https://www.youtube.com/watch?v=BFHhcK0k4PE
Título: Sociologia Desigualdade
Social (Resumo) de 2 minutos (Canal Resume Aí)
https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc
Título: Igualdade de
Gênero
(Canal Mulheres Brasil)
Atividade
1-A
desigualdade social pode ser definida, como sendo:
A-Fenômeno
social que cria diferenças entre grupos sociais a ponto de um dos grupos
estarem numa situação privilegiada e a outra prejudicada ou em desvantagem.
B-É
um fenômeno biológico onde no reino animal todas as fêmeas já têm
características inferiores aos machos.
C-É
um fenômeno normal da sociedade pelo fato que cada um vive no grupo que se
identifica mais.
2-É
correto afirmar que A desigualdade social ao longo da história;
A-É
Um fenômeno que sempre existiu desde que existe ser humano no mundo porque está
na genética do ser humano em querem ser melhor que todos.
B-É
Um fenômeno construído historicamente e socialmente e que por isto, é possível
uma nação, povo e/ou grupos sociais lutarem por direitos que promovam
igualdade, respeito e oportunidade a todos.
C-É
um fenômeno compreendido dentro do Cristianismo de que se alguns têm uma vida
vantajosa e de regalias sobre outros, é porque em outras reencarnações alguns
eram bons e outros maus e estão nesta vida colhendo o que plantaram.
3-Com
base no texto e nos vídeos assistidos, pode se afirmar que em relação â
desigualdades sociais:
A-O
Brasil é um país livre de desigualdades sociais.
B-Não
existe no Brasil desigualdades sociais entre homens e mulheres, como acontece
em muitos países de maioria islâmica.
C-O
Brasil é um país com muitas riquezas naturais e apesar disto, tem muita
desigualdade social em diversos aspectos, como por exemplo, na distribuição de
renda, desigualdade racial e desigualdade entre homens e mulheres.
1ª série F, G, H, I, J - Professor André
Charge realizada pelo
cartunista Carlos Latuff reproduz genocídio da população negra nas periferias
do Brasil
Submundo do
subúrbio, faz vítima em tudo: família acusa polícia por morte de jovem no Morro
São Carlos
Segundo reportagem
divulgada pelo jornal Extra, na manhã desta sexta-feira, 22, a
família de Shayene Santos, de 14 anos, acusa a polícia de ter disparado
contra a adolescente, morta na madrugada desta sexta-feira, no Morro do São
Carlos, região central da capital fluminense.
Em entrevista ao
jornal, a mãe da menina, Dayse dos Santos, de 39 anos, afirmou que os tiros
partiram de policiais:
“Houve disparo sim.
Minha filha foi mais uma vítima de bala perdida. Eles mataram mais uma
inocente, que é a minha filha. Minha filha era linda, minha filha estudava,
minha filha estava indo embora para casa. Não foi bandido que atirou – disse a
auxiliar de serviços gerais”.
Ainda na
entrevista, a tia da jovem, Cristiane de Souza Braga, reafirmou a
versão de que oficiais do BOPE (Batalhão de Operação Especiais) faziam uma
operação do Morro da Coroa, no mesmo complexo. Ela também lembrou a perda de
Carlos Eduardo Nogueira da Silva, 20 anos, sobrinho de consideração, que foi
baleado por policiais enquanto tomava água de coco no Morro do Querosene.
Sua morte ganhou
destaque nos noticiários recentes e colocam em debate a atuação da polícia na
cidade – especificamente nos morros e vielas onde balas se perdem, saco de
pipoca ou celulares são confundidos com armas. E a marcha fúnebre prossegue.
“Ele era um sobrinho
para mim, me chamava de tia e pedia bênção. Agora, é a minha sobrinha de sangue
passando pela mesma coisa. Eles se conheciam desde crianças”.
1. Atividade:
Leia o fragmento retirado da internet acima e faça um texto dissertativo de
aproximadamente 20 linhas considerando as formas de manifestação dos diferentes
tipos de violência, analisando os processos de produção e reprodução da
violência institucional do Estado, principalmente aquela que é provocada pela
desigualdade social e econômica no Brasil.
TECNOLOGIA
1ª série A, B, C, D, E - Professor Rogério
Trabalho
7 – Tecnologia - APRENDENDO A PROGRAMAR – do Caderno do Aluno – contagem
Binária
Para fazer a Atividade 2 – Contagem em linguagem binária, página 47 do 9º
ano, página 122 do
1º ano, página 129 do 2º ano e página 131 do 3º ano.
Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 2
Canal Youtube:
Como transformar um número Binário em Decimal
https://www.youtube.com/watch?v=zToihF2FE9I
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
FÍSICA
1ª série A, B, C, D, E, F, G, H - Professor Rogério
Trabalho
7 - TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O
COMPÕEM – do Caderno do Aluno - continuação
Fazer a atividade do Caderno do
Aluno (páginas 27 a 28).
TEMA – INTERAÇÃO GRAVITACIONAL –
Atividade 2
Para resolver a Atividade 2, assista antes o vídeo a seguir:
Velocidade de escape: https://www.youtube.com/watch?v=hTC53QNFBdg
E responda às questões 1, 2 e 3.
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para
tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias
, as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
1ª série I, J - Professor Francisco
Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre de 2020
BIOLOGIA
1ª série A, B, C, F - Professor Tiago
BIOLOGIA (Vacinas)
Link do
formulário: https://forms.gle/jm7bpoygnWwUtAcY8
1ª série D, E, G, H, I, J - Professor Silvio
Em termos ambientais, quais são os aspectos
negativos das usinas:
- Hidrelétricas?
- Termoelétricas?
- Termonucleares?
Enviar para silviofogaca@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série C, D, E - Professora Sandra
sandrapaiao@prof.educacao.sp.gov.br
1- :Assistam a
um dos filmes citados abaixo.
A) Anjos do Sol
B) A cor púrpura
2) Façam a resenha
critica do filme.
3)Façam a análise do
elementos da narrativa do filme( personagens, enredo, tempo, lugar,
protagonista, antagonista, narrador, tipo de discurso, clímax,e desfecho)
1ª série A, B - Professora Maria Roseli
Fazer a atividade da Apostila - Sabotar os sonhos exercício 1 e páginas 155 e 156.
Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série A, B, C, I, J - Professor Vitor
Atividades 11 até 15 da apostila Volume 3
Enviar para: vitorcorredor@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série D - Professor José Luiz
Livro didático - pags. 214 à 221 " Trigonometria no triângulo retângulo " e " Razões trigonométricas "
- apresentar os exercícios 1/2/3/4/ da pag. 222.
- apresentar o exercícios 2 ( a/b/c/d/e/f ) da pag. 226
OBSERVAÇÃO : quero ver as resoluções ( as continhas ).
- tirar fotos legíveis e enviar no e-mail : jose6luiz11@gmail.com
1ª série E - Professor Francisco
Acessar o link para os Formulários com as Atividades para o 4º Bimestre
de 2020
1ª série F, G, H - Professora Ana Paula
Segue atividades e vídeo aulas para o próxima
período.
Vídeo-aulas
1. https://youtu.be/3EXISt9iVqg
2. https://youtu.be/9FGtZt84w6U
3. https://youtu.be/NPBry6hE3NA
E-mail para esclarecimento de dúvidas: anademanboro@prof.educacao.sp.gov.br
(A) 0,3 (B) −0,3 (C) −0,2 (D) 0,2 (E) 0
1ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica
Fazer a atividade do link abaixo:
https://forms.gle/qEUGnFYsZ54oD9sA9
1ª série F, G, H, I - Professor Allyson
Capitalismo
Surgiu com a decadência do sistema feudal na Europa a partir do séc. XVIII, e tem como objetivo a disputa de mercado e a visão de crescimento econômico a partir do lucro e acumulo de capitais.
Este sistema
caracteriza em linhas gerais:
- pela propriedade privada ou particular dos
meios de produção;
- pelo trabalho assalariado;
- pelo predomínio da livre iniciativa sobre a
planificação estatal.
- A interferência do Estado nos negócios é
pequena.
- a sociedade capitalista divide-se em duas
classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia;
a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado.
- chamado Economia de mercado, pois a produção é
destinada ao mercado.
- Elemento central: Capital = todo o dinheiro
investido na produção com o fim de gerar lucro
- O ciclo de reprodução do capital - produção,
consumo e distribuição - desenvolve-se em função das necessidades do
mercado.
- O dinheiro é à base de trocas, o que torna
importantes os bancos e outros intermediários financeiros.
Socialismo
A preocupação com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade. Desde a Antigüidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta.
Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução
Industrial, as idéias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim
que surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon,
Karl Marx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como
socialistas.
Essas idéias socialistas espalharam-se pela Europa e depois por todo
mundo; e não ficaram somente na teoria. é o caso da Revolução Socialista de
1917, na Rússia, onde a população colocou em prática as idéias
socialistas.
Até 1917 a Rússia era um país feudal e capitalista. O povo não
participava da vida política e vivia em condições miseráveis. Esta situação fez
com que a população, apoiada nas idéias socialistas, principalmente nas de
Marx, derrubasse o governo do czar Nicolau II e organizasse uma nova sociedade
oposta à capitalista – a socialista. A Rússia foi o primeiro país a se tornar
socialista e, posteriormente, passou a se chamar União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS).
As características do
sistema socialista
- não existe propriedade privada ou particular
dos meios de produção;
- a economia é controlada pelo Estado com o
objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as
pessoas da sociedade;
- o trabalho é pago segundo a quantidade e
qualidade do mesmo.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), outros países se tornaram
socialistas, como, por exemplo. A Iugoslávia, a Polônia, a China, o Vietnã, a
Coréia do Norte e Cuba. Entretanto, este novo sistema colocado em prática
nesses países, principalmente na União Soviética, apresenta vários
problemas:
- falta de participação do povo nas decisões
governamentais;
- falta de liberdade de pensamento e
expressão;
- formação de um grupo político altamente
privilegiado.
|
|
Viva o capitalismo! Nós somos o mundo livre! Defendemos a liberdade
individual e a democracia. Na nossa sociedade as pessoas não são presas por
discordar do governo nem o Estado é dono de todas as empresas. As pessoas têm
chances iguais de alcançar o sucesso e a fortuna. A competição econômica
estimula o progresso, e os que se esforçam são premiados com a riqueza.
Rejeitamos a sociedade social porque ela é impossível. A igualdade social
acaba com a liberdade e emperra o desenvolvimento da economia. O socialismo
não funciona, é contrário à natureza humana competitiva. |
Viva o socialismo! O que vocês chamam de democracia é na verdade a
liberdade da burguesia atirar o povo na miséria. As eleições e os meios de
comunicação são dominados pelas grandes empresas. Nem nos países mais ricos a
pobreza foi eliminada. O proletário trabalha desde criança e passa fome,
enquanto a burguesia vive no luxo e no desperdício. Vocês são imperialistas e
exploram os países mais pobres. Mas o capitalismo não evita as crises. O
socialismo acabou com a pobreza e a desigualdade social. A união dos
trabalhadores do mundo inteiro vai destruir o capitalismo e construir o
socialismo. |
Atividades
1. A partir da tabela acima responda:
Qual dos dois regimes em sua opinião representa melhor as necessidades
do povo? Justifique sua resposta.
2. Preencha os espaços respectivos de acordo como o regime existente
(capitalismo / socialismo)
a.
Visa o lucro:_____________
b.
A sociedade é igualitária_______________
c.
O governo controla a economia:______________________
d.
Prega a livre iniciativa: _________________
e. Divide-se em duas classes sociais: a burguesia e
proletário:______________
f.
A Rússia foi o primeiro país a implantar esse
regime:______________
g.
O Brasil adota esse regime:______________
h.
Existe a propriedade privada:______________
i.
O governo se ausenta da economia:______________
j.
Surgiu com o fim do feudalismo:______________
k.
Os EUA é o principal líder desse
regime:______________
l.
Não existe propriedade privada:______________
m.
O dinheiro é à base de trocas no mercado:______________
n.
A democracia é restrita:______________
o. Friedrich Engels e Karl Marx idealizaram esse
modelo econômico:____________
p.
Existe muita desigualdade social:______________
q.
Falta liberdade de pensamento e
expressão:______________
3. Preencha o quadro comparativo abaixo:
CAPITALISMO |
SOCIALISMO |
|
Surgimento |
|
|
Objetivos |
|
|
Propriedade |
|
|
Economia |
|
|
Classes sociais |
|
1- Pesquisar o que são considerados Problemas Ambientais
2- Pesquisar sobre as Conferências Ambientais, promovidas pela ONU, desde a primeira em 1972 até a última ocorrida em 2012
3- Pesquisar o conceito de Aquecimento Global
4- Responder às seguintes questões:
– Com suas palavras, fale um pouco sobre os principais problemas ambientais mais comuns em escala planetária
– Cite todas as Conferências ambientais promovidas pela Organização das Nações Unidas (cidade onde ocorreu e o ano)
– Em cerca de 8 linhas, explique o que é o Aquecimento Global segundo teorias que negam que este fenômeno é causado pelo homem
Nenhum comentário:
Postar um comentário