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sábado, 17 de outubro de 2020

6º ano

 Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

6º ano A, B, C, D, F - Professoras Luciana e Shirley

Livro Didático – Geração Alpha – Língua Portuguesa 6 Anos.

Atividade 1 – Variação Linguística: Variedades Situacionais e Sociais.

Leia com muita atenção, copie no seu caderno e responda as questões 1 e 2 da página 62.

Atividade 2 – Variedades Sociais

Leia com muita atenção, copie no seu caderno e responda as questões 3 e 4 da página 63

Atividade 3 – Produção Textual

Crie uma tirinha com no máximo 3 quadros, tendo como base a tirinha lida na questão 3. Deve ser feita em seu caderno.

Lembre-se: A tirinha é uma sequência de quadrinhos com personagens e falas, deve ser desenhada, colorida e escrita por você.

Importante:

Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e capricho.

Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser feita através do Classroom ou pelos e-mails:

6 Anos A,B,C, D lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

6 Ano F smacline@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídia.

Fiquem bem e se cuidem!!!!

6º ano E - Professora Marlene

Leia o conto a seguir:

                                                                Maria Angula

    Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso, tinha fama de leva-e-traz, linguaruda, e era chamada de moleca fofoqueira.

 Assim, viveu Maria Angula até os dezesseis anos, decidida a armar confusão entre os vizinhos, sem ter tempo para aprender a cuidar da casa e a preparar pratos saborosos. Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.

 Queimando as mãos com uma mecha embebida em gordura, acendeu o carvão e levou ao fogo um caldeirão com água, sal e colorau, mas não conseguiu sair disso: não fazia ideia de como continuar.

 Maria lembrou-se, então, de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.

— Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?

— Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.

— Só isso?

— Só, vizinha.

— Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia!

E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.

No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu:

— Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?

E, como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula  exclamou:

— Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo.


1)Agora,  após a leitura, registre abaixo, as impressões que você teve sobre o conto:

a. Que fato motivou a história?

b. Quem são as personagens?

c. Onde acontecem os fatos?

d. Quando acontecem os fatos?

e) Como você imagina o final dessa história? Será que Maria Angula seguiu a receita de Dona

Mercedes?


2) Agora,  leia os trechos a seguir, 1 e 2, observando como as falas das personagens são identificadas.

TRECHO 1

...“Maria lembrou-se então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá.

— Minha cara vizinha, por acaso a senhora sabe fazer sopa de pão com miúdos?

— Claro, dona Maria. É assim: primeiro coloca-se o pão de molho em uma xícara

de leite, depois despeja-se este pão no caldo e, antes que ferva, acrescentam-se os miúdos.

— Só isso?

— Só, vizinha.

— Ah — disse Maria Angula —, mas isso eu já sabia!

E voou para a sua cozinha a fim de não esquecer a receita.

No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu:

— Dona Mercedes, a senhora sabe como se faz o ensopado de batatas com toicinho?

E, como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações,

Maria Angula exclamou:

— Ah! É só? Mas isso eu já sabia! — E correu imediatamente para casa a fim de prepará-lo.

Como isso acontecia todas as manhãs, dona Mercedes acabou se enfezando.

Maria Angula vinha sempre com a mesma história: "Ah, é assim que se faz o arroz com carneiro? Mas isso eu já sabia! Ah, é assim que se prepara a dobradinha? Mas isso eu já sabia!". Por isso a mulher decidiu dar-lhe uma lição e, no dia seguinte…

— Dona Mercedinha!

— O que deseja, dona Maria?

— Nada, querida, só que meu marido quer comer no jantar um caldo de tripas e bucho e eu…

— Ah, mas isso é fácil demais! — disse dona Mercedes. E, antes que Maria Angula a interrompesse, continuou:

— Veja: vá ao cemitério levando um facão bem afiado. Depois espere chegar o último defunto do dia e, sem que ninguém a veja, retire as tripas e o estômago dele. Ao chegar em casa, lave-os muito bem e cozinhe-os com água, sal e cebolas. Depois que ferver uns dez minutos, acrescente alguns grãos de amendoim e está pronto. É o prato mais saboroso que existe.

— Ah! — disse como sempre Maria Angula. — É só? Mas isso eu já sabia!

E, num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho...”


TRECHO 2

“Maria se lembrou então de que na casa vizinha morava dona Mercedes, cozinheira de mão-cheia, e, sem pensar duas vezes, correu até lá. Perguntou se por um acaso ela sabia fazer sopa de pão com miúdos.

A vizinha disse que sabia, explicou que primeiro ela teria que colocar o pão de molho em uma xícara de leite e depois despejar o pão no caldo e, antes que fervesse, explicou que era para acrescentar os miúdos. Maria perguntou à vizinha se seria só isso e sua vizinha afirmou que sim. Maria Angula virou para a vizinha, disse que isso ela já sabia e voou para a sua cozinha para que não se esquecesse da receita.

No dia seguinte, como o marido lhe pediu que fizesse um ensopado de batatas com toicinho, a história se repetiu. E Maria foi novamente pedir ajuda à Dona Mercedes, perguntando-lhe se ela sabia fazer ensopado de batatas com toicinho. E, como da outra vez, tão logo a sua boa amiga lhe deu todas as explicações, Maria Angula lhe disse que isso ela já sabia. E correu imediatamente para a sua casa a fim de prepará-lo.

Como isso acontecia todas as manhãs, dona Mercedes acabou se enfezando. Maria Angula vinha sempre com a mesma história, perguntava se era assim que se fazia o arroz com carneiro. E depois falava que isso ela já sabia! É assim que se prepara a dobradinha, dizia dona Mercedes. E repetia que isso já sabia! Por isso a mulher decidiu dar-lhe uma lição e, no dia seguinte… Maria Angula novamente foi à procura de Dona Mercedinha. Dona Mercedes perguntou à Maria sobre o que ela queria. Ela lhe respondeu que nada, só gostaria de atender o seu marido que queria jantar um caldo de tripas e bucho.

Dona Mercedes lhe disse que isso era fácil demais. E, antes que Maria Angula a interrompesse, começou a ensinar. Falou para ela ir ao cemitério, levando um facão bem afiado. E depois que esperasse chegar o último defunto do dia, sem que ninguém a visse, retirasse as tripas e o estômago dele. Falou que quando ela chegasse em casa, lavasse bem os miúdos bem e cozinhasse com água, sal e cebolas. Depois disso deixasse ferver uns 10 minutos, acescentasse alguns grãos de amendoim e, assim, estaria pronto o prato mais saboroso que existe. Como sempre, Maria Angula  disse que isso ela já sabia! E num piscar de olhos, estava ela no cemitério, esperando pela chegada do defunto mais fresquinho”.

.

3) Agora, responda:

a) Durante as leituras dos dois trechos, vocês encontraram semelhanças, diferenças, ou os dois?

b) Que diferenças vocês notaram quando comparam o trecho 1 com o trecho 2? Essa diferença

causa algum efeito na leitura?

c).No trecho 2, quem fornece as informações ao leitor a respeito das intenções de Maria Angula?


As atividades deverão ser enviadas ao e-mail: marlene.ibruklemar@gmail.com.br

identificados com nome completo e série.



LÍNGUA INGLESA

6º ano A, B, C, D, E - Professora Rosana

1-LEIA O TEXTO “ WHAT IS DNA?”  - PÁGINA 45  CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA -VOLUME 3 – PARTE 1.

2-RESPONDA EM INGLÊS DE ACORDO COM O TEXTO:

a)      What is DNA?

b)      What are Chemical bases of the DNA?

c)       How many bases does the human DNA consist of?

  3-TRADUZA O TEXTO ABAIXO ( texto não consta na apostila)

 

                                      MY HEREDITARY TREE SAMPLE

                            My hereditary tree sample shows brown eyes because it is a characteristic of my parents and I have brown hair like my father.

                            By the way, I am short and I have a small nose and round face like my mother.

                             I think I look like my mother because we have many genetic traits in common.

                             I like to read books and dance.

                             I am a friendly, organized and talkative person.

 

VOCABULARY:

Sample- amostra

Show- mostrar

Like- como( usado como preposição expressa semelhança)

By the way- a propósito

Look like- parecer

TIRAR DÚVIDAS: EMAIL: rosanafrdomingues@gmail.com


6º ano F - Professora Joyce

Preencher o gabarito abaixo: https://forms.gle/ArrWv631uoHmNkMH8


ARTE

6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Michele

1 - Faça uma dobradura.

2 - Monte uma composição com essa dobradura.

Exemplos  : 



Tema da dobradura : Livre

Folha para a dobradura : Livre 

Folha para a composição : Sulfite ou Canson A4.

Materiais para a pintura : Lápis de cor ou tinta.

Enviar por e-mail : michelek@prof.educacao.sp.gov.br

 

MATEMÁTICA

6º ano A, B, C, D - Professoras Adriana e Alecsandra

Para realizar esta atividade estudem grandezas e unidades de medida (Aulas do CMSP de 5, 6 e 7 de outubro) e perímetro e áreas (Caderno do Aluno, Volume 3, páginas 75-77. 

Caso não fique satisfeito com a nota, pode refazer esta atividade!

 https://forms.gle/wsX2yEBS5rvzgDDW8

 (Atividade disponível por e-mail e pelo Classroom)


6º ano E, F - Professor Francisco


Segue abaixo a atividade de matemática:

CIÊNCIAS

6º ano A - Professora Carla

Assistir o vídeo sobre sustentação e movimentação dos animais, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MLTcLfUEKaU e o vídeo do CMSP disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bGMaT2qMXoA&t=126s

Fazer um relatório sobre os vídeos e enviar para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br com o nome completo, número e a série.


6º ano B, C, D, E, F - Professores Alecsandra e Vanderei 

 Livro didático (Tema: O planeta Terra)

              Ler páginas 82 a 93

              Responder questões páginas 81, 85 e 93

              Fazer resumo dos diferentes tipos de rochas página 87 a 90 ( contendo no mínimo 20 linhas). 

 Enviar para: alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br


PROJETO DE VIDA

6º ano A, B - Professora Aline

Caderno SP Faz Escola – volume 03 – parte 2. Situação de aprendizagem 04 – “Fazemos sempre o que queremos?” – pág. 76. 

Coloque no celular e/ou rádio e/ou outro eletrônico uma música relaxante ( pode ser apenas som ou ruído, pode ser uma música que você goste e sinta-se bem ouvindo; ou seja, algo escolhido por você e que te agrade). 

Em seguida, feche os olhos e sente-se ou deite-se numa posição que fique confortável ( é importante que esteja sozinho no ambiente para uma maior concentração). 

Durante a música tente relaxar e sentir todas as emoções e sentimentos que a música te traz. Após o relaxamento, expresse suas emoções e sentimentos numa folha de sulfite ou, se não tiver em casa, no próprio caderno de Projeto de vida. 

Você pode utilizar recorte de revistas, desenhar, pintar, escrever ou outra forma que achar interessante. Use sua criatividade para simbolizar esse momento, quanto maior a criatividade, mais interessante ficará a atividade.

- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO. 

Enviar para: alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br


6º ano C, D, E, F - Professor Vanderlei

     Assista o vídeo 1,  copie e responda todas as questões feitas durante a atividade do CMSP

https://www.youtube.com/watch?v=wG1VQc-Mb-o&list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC&index=14  

     Assistir o vídeo 2 do minuto 15  ao  25 ( final da peça: Quintal da Cultura ) e responda às questões que aparecem logo após a peça. Faça uma análise dos pontos positivos e negativos de um dia sem regras.

 

https://www.youtube.com/watch?v=BwvmDVDJx0c&list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC&index=21

 Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


HISTÓRIA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Claudia

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno de história. Não precisa copiar o texto! Copiar somente as questões e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

Tema: Transição da Idade Antiga para a Idade Média

Atividade 1

Assista ao vídeo sobre o Fim do Império Romano leia o texto sobre as invasões dos povos bárbaros e responda as questões:

https://youtu.be/1JUHVpzGe04

Invasões Bárbaras

A formação de um vasto império proporcionou aos romanos uma série de dificuldades ligadas à manutenção dos limites territoriais com outros povos europeus. Durante o século IV os povos germânicos foram gradativamente atraídos pela disponibilidade de terras férteis e o clima ameno das possessões romanas. Paralelamente, essas populações também sofriam com a pressão militar exercida pelos hunos, habilidosos guerreiros mongóis que forçavam a entrada dos germânicos no Império Romano.

Naquele período, os romanos tinham o costume de chamar esses invasores estrangeiros de “bárbaros”. Essa palavra de origem grega era genericamente destinada a todo aquele que não tinha capacidade de assimilar a língua e os costumes romanos. Apesar dessa distinção, as invasões bárbaras foram responsáveis diretas por um intenso intercâmbio cultural que modificou profundamente a formação étnica, política, econômica, linguística e religiosa do mundo ocidental.

Inicialmente, a aproximação entre os romanos e bárbaros ocorreu de maneira pacífica ao longo da fronteira natural estabelecida pelo Rio Reno. No século XII a.C., a tentativa de expansão dos territórios romanos estabeleceu o envio de tropas para as imediações do rio Elba. Tal ação poderia ser o primeiro passo para que o Império Romano pudesse estabelecer novos domínios na Germânia. Contudo, os povos dessa região acabaram impondo a fronteira romana para trás do rio Reno.

Progressivamente, o contato com os bárbaros permitiu a entrada de estrangeiros na própria estrutura de poder romana. Alguns germânicos eram contratados para realizar a guarda pessoal dos imperadores. Ao mesmo tempo, os povos que habitavam a fronteira foram reconhecidos como federados, tendo a função de evitar que outros povos estrangeiros adentrassem os domínios romanos. Entretanto, no momento que os hunos atacaram as tribos germânicas, a entrada de estrangeiros se intensificou.

Fugindo do terror imposto pelos hunos, os visigodos romperam a fronteira do Império e pediram ajuda das autoridades romanas. O Imperador Valente decidiu abrigá-los na Macedônia com a condição de garantirem a proteção das fronteiras daquela região. Contudo, a presença dos visigodos se tornou uma ameaça no momento em que estes estrangeiros tentaram controlar politicamente o espaço macedônico. Logo em seguida, outras tribos buscaram a Europa como refúgio.

Observando a fragilidade militar dos romanos, algumas tribos germânicas vislumbraram a possibilidade de conquistar algumas partes do Império. Por volta de 402, o rei Alarico, da tribo dos visigodos, promoveu uma série de campanhas militares que deveriam conquistar a Península Itálica. Para que não tomasse a cidade de Roma, este monarca recebeu das autoridades romanas uma vultosa indenização em terras e tributos. Logo em seguida, os visigodos tomaram a Península Ibérica e a região sul da Gália.

Por volta de 406, as tribos germânicas dos quados, vândalos, suevos e alanos também adentraram o militarmente combalido território romano. Os vândalos conquistaram o norte da África e, sob o comando de Genserico, formaram seu reino com capital em Cartago. Em 455, aproveitaram de seu fortalecimento econômico e militar para saquear a cidade de Roma.

Os francos conquistaram a porção norte da Gália. Os burúngios, em 433, se fixaram na região do rio Ródano. Jutos, anglos e saxões promoveram em conjunto a conquista da ilha da Bretanha. O Império Romano se mostrava todo desfigurado com a formação de novos reinos que tomaram toda Europa Ocidental. Aos romanos ainda restava o controle da Península Itálica. Contudo, no ano de 476, os hérulos, comandados pelo rei Odoraco, depuseram Rômulo Augústulo, o último imperador do Império Romano do Ocidente.
Por RainerSousa - Mestre em História

Questões

1 – Por quais motivos o Império Romano entrou em declínio?

2 – De que forma o surgimento do cristianismo contribuiu com o fim do Império Romano?

3 – Quem eram os povos bárbaros?

4 – Por que a população durante o final Império Romano começa a fugir para o campo?

Atividade 2

 Assista ao vídeo sobre o Feudalismo, logo após faça um desenho que represente um feudo:

https://youtu.be/o-DbNBzdXOY

Atividade 3

Construa a pirâmide da sociedade feudal.


EDUCAÇÃO FÍSICA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Edgard 

Responder as questões do link abaixo, caso tenha dúvidas, consultar as apostilas 2 e 3.


TECNOLOGIA

6º ano A, B, C, D - Professora Roseli 

 Email: Rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

 Tema:  O Lixo eletrônico

 De olho no Lixo!

Cada vez mais populares, os celulares são o principal meio de acesso à internet entre crianças,  adolescentes e adultos no Brasil, como mostrou uma pesquisa importante chamada TIC Kids  Online Brasil, em 2018. 

E isso você deve saber melhor que ninguém! Mas, depois de ver o número  de aparelhos ativos e constatar a quantidade de lançamentos ,na atividade anterior da linha do tempo dos smarthphone. (e como as pessoas trocam de  modelo rapidamente), será que você já se perguntou para onde vai tudo isso depois do descarte?

Esse é um tema cada vez mais importante na nossa sociedade de consumo, na qual  os produtos não são feitos para durar muito: o lixo. Fonte: SPFE, 2020

Mãos na Massa!

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. ... Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais.

Tem até Super-Herói falando sobre essas letrinhas....

A tarefa agora é  construir uma HQ (história em quadrinhos), digital ou não, sobre descarte e reaproveitamento de dispositivos eletrônicos em 2050, imaginando/propondo soluções para a questão do consumo exacerbado e do impacto no ambiente.

Sugestão: https://www.pixton.com/?classic (Criação de história em quadrinhos).

Bom Trabalho!!!

 6º ano E, F - Professor Francisco

Caderno do aluno 
"Aprendendo a programar" 
Atividade 1 e 2.
Enviar para: franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br

ELETIVA

6º ano A - Professora Claudia

 

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão  e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

Assista ao vídeo, leia o texto a seguir e responda as questões:

https://youtu.be/vjzKTYZMO_8

A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

A violência contra a mulher é uma das manifestações mais cruéis e evidentes da desigualdade de gênero no Brasil. Fundada em uma cultura patriarcal impregnada de valores sexistas, nossa sociedade vem sofrendo com um problema que, mais do que persistente, tem se mostrado crescente em meio a um cotidiano perverso e sustentado por relações sociais profundamente tóxicas e agressivas. A violência não se limita às ruas, ao transporte público ou a espaços de lazer: a ameaça, na grande maioria das vezes, está dentro de casa e longe do olhar vigilante de estranhos, o que representa um agente facilitador para o cometimento desse tipo de crime.

Nas últimas décadas a questão foi sendo paulatinamente colocada no centro do debate público, até ser finalmente considerada como prática que não deve ser tolerada. Isso se deu com a edição de diversas leis, como a Maria da Penha, em 2006, a do feminicídio, em 2015, e, por fim, com a de importunação sexual, de 2018, dentre outros exemplos. Todavia, é nítido o descompasso entre o notável reforço no arcabouço legal e a implementação de frágeis políticas públicas voltadas ao combate a esse tipo de violência. Ao contrário do que se imagina, a rede de proteção estatal, idealmente desenhada pela lei, frequentemente tem demonstrado incapacidade de dar guarida às vítimas, que geralmente preferem o silêncio a efetivar a denúncia, seja por medo, vergonha ou culpa.

Aliado a isso, a ineficácia de tais ações pode ser apontada como a responsável pelo sentimento de impunidade por parte do agressor que, não raro, permanece em liberdade e dando continuidade às suas ameaças. Isso aumenta não só a sensação de insegurança da ofendida, como também o descrédito relativamente ao amparo do poder público. Como se não bastasse, o próprio preconceito, já cristalizado na mente da população, contribui para o julgamento equivocado do contexto em que ocorre a agressão, sendo comuns as situações de inversão da atribuição de culpa, em que esta recai sobre a mulher que sofreu o ataque. Sob esse aspecto, a questão revela-se ainda mais complexa, uma vez que extrapola a esfera criminal e passa a assumir contornos culturais e psicossociais.

Isto posto, mostra-se imprescindível a adoção de medidas que efetivamente neutralizem o poder de ação do autor da violência, tanto no âmbito da segurança pública, quanto em relação a políticas de prevenção. Para isso, é preciso inibir o reforço a estereótipos que impõem a linguagem da violência como referência em nossa sociedade, investindo em projetos socioeducativos direcionados à valorização e à proteção da figura da mulher. Além disso, no que concerne ao recrudescimento da repressão aos atos de violência, deve-se intensificar a fiscalização do cumprimento de medidas cautelares protetivas, bem como dotar de maior agilidade os procedimentos administrativos e judicias de urgência, visando conter a investida e a continuidade dessa espécie de crime.

Questões

1 – Como a música representa a luta das mulheres por seus direitos?

2 – O que é feminismo?

3 – Que obstáculos as mulheres continuam a enfrentar na sociedade atual?

4 – Por que a violência doméstica aumentou durante o período de pandemia? Cite indícios que compravam essa realidade?

5 – De que forma as mulheres podem seguir lutando para conseguir garantir seus direitos?

6º ano B - Professora Fabiana

E-mail: thome@prof.educacao.sp.gov.br                     

Roteiro de Estudo

Fazer um parágrafo falando sobre uma dança relacionada ao local de onde sua família veio. Exemplo: se veio do sudeste a Catira, se do nordeste, o Forró, se do norte, Carimbó e assim por diante.


6º ano D, E - Professora Marcela

Responder o formulário abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe17KyvAQSmrs-w7FeK_i15TM_6b3UxBWgdq697LU0rK1QtBA/viewform?usp=sf_link


Com base na leitura do texto, realize as atividades a seguir:

1 - Assinale a alternativa correta.

a)     A vida é coisa séria

(  )Vovó Sonia

(  )Vovó Ester

b)     Dava conselhos

(  )Vovó Sonia

(  )Vovó Ester

 c)     Sempre adorou dar beijos

(  )Vovó Sonia

(  )Vovó Ester

 d)     Que cada um leve a sua vida

(  )Vovó Sonia

(  )Vovó Ester

 

2 - O texto mostra que cada vovó tem personalidades diferentes. Ao analiza-lo, podemos concluir que vovó Sonia e vovó Ester são, respectivamente:

(  )Conservadora/Moderna

(  )Carinhosa/Séria

(  )Atenta/Distraída

(  )Boa/Má

 

3 - Assinale a alternativa que completa a frase:

 a)  Vovó Sonia não dava conselhos:

(  )Que cada um levasse a sua vida

(  )Ela não sabia o que dizer

(  )Nao estava nem aí

 b)  Vovó Ester não dava muitos beijos...

(  )...por isso, não tinha amigos

(  )... e era amiga de todos

(  )... não gostava muito de dar beijos

 c)  Com vovó Ester aprendi...

(  )...que a vida é triste

(  )...que a vida é uma grande brincadeira

(  )...que a vida, apesar de tudo, é coisa séria

4 - Com quais dessas avós você mais se identifica? Por que?




GEOGRAFIA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Emílio

 

Fazer a atividade no Caderno do Aluno SP Faz Escola (apostila volume 3), ler e responder as atividades das páginas 21 a 23. Caso tenham dúvidas, podem consultar o livro didático.

Enviar para: rapussi@prof.educacao.sp.gov.br



 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


                  

 

        

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