Pesquisar

sábado, 17 de outubro de 2020

7º ano

  Caros alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 19 à 30/10/20, referentes ao 4º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

7º ano A, B, C - Professoras Aline e Shirley

Continuação/ sequência da atividade anterior  -  Livro didático – Língua Portuguesa. Leia a reportagem das págs. 114, 115, 116 e 117. 

Após ler o texto e refletir sobre as características da reportagem comentadas na aula do Centro de mídias – (https://www.youtube.com/watch?v=WELNYwrESJI), responda no caderno as atividades 08 à 12 – pág. 119 do livro. 

Após, leia com atenção os boxes verdes (Anota aí) da página 119 do livro e produza um depoimento como se vocês fizessem parte desta reportagem lida, baseando-se nos depoimentos lidos e no assunto abordado.

- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO.  

 alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br – 7º ano C

 smacline@prof.educacao.sp.gov.br  - 7º anos A e B


7º ano D, E - Professora Margarete

Caderno do aluno volume 3 (Apostila Currículo Paulista). Página 37 – atividade 6: responder 1 a, b e c – 2 completar o quadro e 3 produzir uma notícia.

 Enviar para o e-mail: margaretemaria@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas as quartas feiras as 15:45

Google Meet: btv-fxqr-vqt 


7º ano F - Professora Beth

Caderno do aluno – Volume 3 – páginas 35 a 37

ATIVIDADE 5 – O OLHAR DO FUTURO – Ler textos A, B e C (páginas 35 e 36), responda as questões 4 e 5 (pagina36)

ATIVIDADE 6 – PRODUÇÃO TEXTUAL – (página 37) - Elaborando a notícia do futuro

 Aulas de apoio

18/08 - 7º ano EF - Língua Portuguesa - É preciso esperançar!!!

https://www.youtube.com/watch?v=YEk44UuceCs&list=PLXyA-zl-y4WHPrArpbl3-UxQNxD1PFtL_&index=43

21/08 - 7º ano EF - Língua Portuguesa - E preciso esperançar: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=Aaryzf2S1ps&list=PLXyA-zl-y4WHPrArpbl3-UxQNxD1PFtL_&index=44

 Enviar por e-mail para -  elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira no Google Meet.


CIÊNCIAS 

7º ano A, B, C, D, E, F - Professora Carla

Assistir os vídeos sobre vírus e vacinas, disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=StO7aM4JUzc&t=4s e https://www.youtube.com/watch?v=d5NdqZGaWmQ

 

Fazer um relatório sobre os vídeos e enviar para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br  com o nome completo, número e a série.

 

LÍNGUA INGLESA

7º ano A, B, C, D, E, F - Professora Elisete

Livro: Way to English

Unit 5 – The Entertainment Industry

1)           Warming up

           Analise as imagens e responda a questão. (págs. 94 e 95)

2)           Reading Comprehension

           Faça os exercícios. (págs. 96 e 97)

           Vocabulary Study

           Kinds of TV Show- exercícios 1, 2, 3 e 4 (págs. 98 e 99)

           No exercício 4 apenas responda as questões)

Respostas em inglês.

Tire fotos e envie-as para o e-mail: elisetef@prof.educacao.sp.gov.br

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.  

 

HISTÓRIA 

7º ano A, B, C, D, E - Professora Paula


Atividade 1 : Utilizando o livro didático págs. 146,147,148,149,150,151,152,153,155,156157– e responda as questões das págs.160 e 161.

160 - Questões 1,2,3 e 4.

161- Questões  1 e 2.

 

 

Atividade 2: Fazer uma pesquisa sobre : As invasões holandesas e francesa no Brasil colônia.

 

Pesquisa de 25 linhas no mínimo.


 

7º ano F - Professor David

Trabalho por escrito, fazer uma pesquisa com o seguinte tema: 

"A Formação da Espanha: Isabel de Castela e Fernando de Aragão"


Enviar para: davidmiranda@prof.educacao.sp.gov.br


ARTE

7º ano A, B, C - Professora Michele

1 - Faça um mosaico. 

 Exemplos : 

 


Tema do mosaico : natureza 

 Material para recorte : tesoura 

 Papel para recorte : livre (espelho, laminado,  revista, etc.)

 Folha para a montagem : papel canson A4.

Enviar por e-mail : michelek@prof.educacao.sp.gov.br


7º ano D, E - Professora Solange

Assistir a aula do CMSP do dia 14-09-2020 – Sobre Performance e improviso

https://youtu.be/3kYSfyVf5N0

Responder:

1 – O que você entende por Performance?

2- O que é um parangolé e para que serve? Quem o criou e quando?

3- Criar dois ou mais personagens para teatro de dedoches.

4- Criar uma tirinha de HQ com seus personagens explicando uns para os outros o que é um Parangolé.

Pode enviar a atividade no e-mail

solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br

Orientações no Plantão às quintas-feiras às 16:30

Segue o link:

http://meet.google.com/cmt-pdzy-iej

7º ano F - Professora Mariana

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 - PÁGINA 12

 

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – DICIONÁRIO DE TEATRO

Para ampliar seu conhecimento e seu vocabulário, pesquise em livros, revistas, folhetos, jornais, internet, etc., imagens e textos de personagens, adereços,

cenário, iluminação e sonoplastia de Teatro.

Finalizada a pesquisa, é o momento de iniciar o processo criativo na construção de um “Dicionário de Teatro”, utilizando todo o material pesquisado.

Você precisará decidir e planejar como acontecerá a criação do dicionário, podendo acrescentar recortes, colagens e os próprios desenhos para fazer a ilustração.

Por exemplo:

Figurino – roupas que os atores usam para interpretar os personagens.  (colocar uma imagem)

O Dicionário pode ser feito de forma física, em Word, ou qualquer outro programa de seu conhecimento.

 ATENÇÃO:

Este trabalho já vale nota para o 4º bimestre e deve ser entregue até o dia 30 de novembro no e-mail: marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br 

Qualquer dúvida, me chamem no whats 11 96184-6962.


PROJETO DE VIDA

7º ano A, B, C - Professora Elisete

1)           Assista ao filme Tá dando onda (2007), disponível no youtube (gratuito) e em outras plataformas.

2)           Faça um resumo da história, mencionando qual era o sonho do personagem principal, que desafios ele enfrentou, quem o ajudou, se ele conseguiu realizar seu sonho, e o que você mais gostou no filme.

3)           Reflita sobre o seu projeto de vida e escreva como você poderá realizá-lo, e quem poderá ajudá-lo.

Envie as atividades para o e-mail: elisetef@prof.educacao.sp.gov.br

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail. 


7º ano D, E, F - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá queridos, estamos iniciando atividades referentes ao 4º. Bimestre, portanto, entrando na reta final do ano de 2020. Peço de coração que todos se empenhem na entrega dessas atividades, para que possamos encerrar o ano com sentimento de vitória, mesmo diante de tantas dificuldades... Vocês foram guerreiros, e juntos, nos fortalecemos. Tenho muita gratidão pelo esforço e empenho que tiveram com os estudos em 2020. Bora começar? 

 Fazer a leitura do texto da página 65, embora peça em dupla, ou grupos, a distância da sala de aula, nos impede de realizar a atividade dessa forma. Então, peço que as realizem de forma individual.

A DIFERENÇA ENTRE O SONHO E A FANTASIA.  

Assistir as aulas do Centro de Mídias, do dia 12/08/20 e dia 19/08/20, referentes a esse tema, que trabalharemos nessa etapa do conhecimento. Segue os links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=jSHIYDDCebo https://www.youtube.com/watch?v=AqrJPv_58ZY

Em seguida, realizar as atividades solicitadas abaixo:

ATIVIDADE 1)

Nesta atividade, você irá representar seus sonhos da forma que sua mente imaginar, podendo ser escrita ou até em forma de imagem, como o exemplo no caderno de projeto de Vida, do aluno.

Após contemplar uma imagem e refletir sobre ela, e, assim, poder entender que existem outras formas de expressão sobre a fantasia. Observe que a imagem da página 65, trás frutos de imaginação, uma vez que há uma mistura de elementos reais e elementos fantasiosos, tais como: o cenário dentro do livro em que o menino empina uma pipa; crianças parecem felizes brincando de ciranda e interagindo também com livros; um pequeno lago cheio de aves voando; um castelo ao fundo e uma grande nuvem atrás. Todos os elementos fazem sentido, apesar das últimas imagens estarem fora das margens do livro maior.

Depois da atividade do desenho pronto, responder as questões abaixo, no caderno. Favor colocar cabeçalho na folha, como: Nome da escola, nome completo do aluno, série.  

Atividade 2) 

Questões  

1.   O que se pode pensar vendo elementos reais misturados com elementos fantasiosos?

2. O ponto de partida dos seus sonhos foi baseado em fantasias?

3. O quanto de fantasia faz parte deles?

 4. Como a fantasia o ajudou a construí-los?

 5. O que é preciso ultrapassar em suas fantasias para que seus sonhos possam se tornar realidade?

6. Os obstáculos a serem superados começam quando? No presente ou só no futuro?  

Favor enviar para o e-mail acima registrado.  

Bom Estudo a todos

Forte abraço!

 

 

ELETIVA

7º ano A, E - Professor Luiz 

E-mail do professor para enviar atividade: joseluizribeiro@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade Motivacional: O Tema é Honestidade

               O tema da nossa aula de hoje é Honestidade. Como devemos proceder com aos demais seres humanos e amigos na sociedade. Através da Charge vamos analisar e descrever o que entendemos!

Vídeo material de apoio:  https://www.youtube.com/watch?v=bR0pVDGj07A



 Respondam logo abaixo as seguintes perguntas

 1)      É Certo a Atitude do menino na imagem?

 2)      Um ato desonesto pode prejudicar diversas famílias descrevam como podemos evitar essas situações?

 3)       O Mal que não quero para mim não desejo para o próximo. Qual analise faço das minhas condutas na sociedade?

 

7º ano D - Professora Claudia

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão  e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

Assista ao vídeo, leia o texto a seguir e responda as questões:

https://youtu.be/vjzKTYZMO_8

A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

A violência contra a mulher é uma das manifestações mais cruéis e evidentes da desigualdade de gênero no Brasil. Fundada em uma cultura patriarcal impregnada de valores sexistas, nossa sociedade vem sofrendo com um problema que, mais do que persistente, tem se mostrado crescente em meio a um cotidiano perverso e sustentado por relações sociais profundamente tóxicas e agressivas. A violência não se limita às ruas, ao transporte público ou a espaços de lazer: a ameaça, na grande maioria das vezes, está dentro de casa e longe do olhar vigilante de estranhos, o que representa um agente facilitador para o cometimento desse tipo de crime.

Nas últimas décadas a questão foi sendo paulatinamente colocada no centro do debate público, até ser finalmente considerada como prática que não deve ser tolerada. Isso se deu com a edição de diversas leis, como a Maria da Penha, em 2006, a do feminicídio, em 2015, e, por fim, com a de importunação sexual, de 2018, dentre outros exemplos. Todavia, é nítido o descompasso entre o notável reforço no arcabouço legal e a implementação de frágeis políticas públicas voltadas ao combate a esse tipo de violência. Ao contrário do que se imagina, a rede de proteção estatal, idealmente desenhada pela lei, frequentemente tem demonstrado incapacidade de dar guarida às vítimas, que geralmente preferem o silêncio a efetivar a denúncia, seja por medo, vergonha ou culpa.

Aliado a isso, a ineficácia de tais ações pode ser apontada como a responsável pelo sentimento de impunidade por parte do agressor que, não raro, permanece em liberdade e dando continuidade às suas ameaças. Isso aumenta não só a sensação de insegurança da ofendida, como também o descrédito relativamente ao amparo do poder público. Como se não bastasse, o próprio preconceito, já cristalizado na mente da população, contribui para o julgamento equivocado do contexto em que ocorre a agressão, sendo comuns as situações de inversão da atribuição de culpa, em que esta recai sobre a mulher que sofreu o ataque. Sob esse aspecto, a questão revela-se ainda mais complexa, uma vez que extrapola a esfera criminal e passa a assumir contornos culturais e psicossociais.

Isto posto, mostra-se imprescindível a adoção de medidas que efetivamente neutralizem o poder de ação do autor da violência, tanto no âmbito da segurança pública, quanto em relação a políticas de prevenção. Para isso, é preciso inibir o reforço a estereótipos que impõem a linguagem da violência como referência em nossa sociedade, investindo em projetos socioeducativos direcionados à valorização e à proteção da figura da mulher. Além disso, no que concerne ao recrudescimento da repressão aos atos de violência, deve-se intensificar a fiscalização do cumprimento de medidas cautelares protetivas, bem como dotar de maior agilidade os procedimentos administrativos e judicias de urgência, visando conter a investida e a continuidade dessa espécie de crime.

Questões

1 – Como a música representa a luta das mulheres por seus direitos?

2 – O que é feminismo?

3 – Que obstáculos as mulheres continuam a enfrentar na sociedade atual?

4 – Por que a violência doméstica aumentou durante o período de pandemia? Cite indícios que compravam essa realidade?

5 – De que forma as mulheres podem seguir lutando para conseguir garantir seus direitos?

 

 7º ano B - Professora Marcela

 Fazer a atividade abaixo: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe17KyvAQSmrs-w7FeK_i15TM_6b3UxBWgdq697LU0rK1QtBA/formrestricted

 

 EDUCAÇÃO FÍSICA

7º ano A, B, C, D - Professor Edgar
Roteiro de Estudo:
Responder as questões do link abaixo, caso tenha dúvidas, consultar as apostilas 2 e 3.

7º ano E, F - Professora Fabiana

E-mail: thome@professor.educacao.sp.gov.br                       

Roteiro de Estudo

Leia o caderno do aluno;

Responda as questões do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzrLubnaccyNIT7NT8A8SE3vh1D6oFdwCBftN2S6rHg2-DOA/viewform?usp=sf_link



  GEOGRAFIA

7º ano A, B, C, D, E, F - Professor Marcos

UTILIZANDO  O LIVRO ARARIBA 7º ANOS , PÁGINAS 106,107, 108, 109,110,  RESPONDA O QUESTIONÁRIO ABAIXO:

A)     O QUE SIGNIFICA ESPAÇO RURAL, DE EXEMPLO DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO E QUAIS AS SUAS CARACTERISTICAS.?

B)      O QUE SIGNIFICA AGRICULTURA FAMILIAR?

C)      QUAL É A IMPORTANCIA DO AGRONEGÓCIO  PARA O BRASIL?

D)     QUAL A  IMPORTANCIA DO AGRONEGÓCIO  PARA A RELAÇÃO ENTRE O BRASIL E CHINA?

E)      O QUE SIGNIFICA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRICÓLA? E QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIAS PARA A TERRAS INDIGÉNAS?

F)      O QUE SÃO MOVIMENTOS  SOCIAIS NO CAMPO?

G)     QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SETORES DA SOCIEDADE AFETADO PELAS PRÁTICAS AGRICÓLAS?

Enviar para: marcostadeusilva@prof.educacao.sp.gov.br


  MATEMÁTICA

7º ano D, E, F - Professor José Luiz

Livro Didático

- Pag. 156 "Equações na resolução de problemas"

 Ler as pags.156/157/158 ( use o M.M.C., nas operações com frações).

 - Fazer os exercícios 1/2/3/4  da pag. 159.

  Ler as pags. 160/161.

 - Fazer o exercício 2 (a/b/c/d).

OBSERVAÇÕES : 

- quero ver as resoluções dos exercícios ( as continhas) 

- colocar os números das páginas e seus respectivos exercícios

- tirar fotos legíveis e enviar no e-mail:  jose6luiz11@gmail.com

 

7º ano A, B, C - Professor Vinícius

Roteiro de Estudo e atividades de Matemática 

https://forms.gle/AqpcJJaCFAK2okEa8


  TECNOLOGIA

7º ano A, B - Professor Vinícius

Atividades de Tecnologia e Roteiro de Estudo 

https://forms.gle/fH35W9ktVrWGLR2E8

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO