Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
1ª série A, B, C, D, E - Professora Sandra e Marlene
1-Faça uma pesquisa sobre as funções da linguagem. Quais são(seis tipos).Descreva-as e dê exemplos.
2- Crie uma tirinha para cada tipo de função da linguagem e não se esqueça de escrever qual o tipo de função cada uma representa.
3-Leia a apostila do 3º bimestre, páginas 88 a 100,e responda as questões em folha a parte. Só respostas. Tire suas dúvidas no plantão.
4-Leia o caderno SP Faz Escola e responda em folha a parte(só respostas) as questões de 01 a 16.
5-Produção Textual: crie um artigo de opinião sobre o tema “Vidas negras importam” -título, mínimo 3 parágrafos ,use a norma culta, mínimo 20 linhas (tire suas dúvidas no plantão)
1ª série F, G, H, I, J - Professoras Nilse, Simone e Geny
PROFESSOR (A): GENY RAMOS
- SÉRIE (ES): 1º F - DISCIPLINA: Língua
Portuguesa.
E-Mail: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br
PROFESSOR (A): NILSE HARDUIN SÉRIE (ES): 1ª G - DISCIPLINA: Língua Portuguesa
E- Mail: nharduim@gmail.com
PROFESSOR (A): SIMONE A. DA FONSECA - SÉRIE (ES): 1º H/ I / J - DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
E-Mail: monefonseca36@gmail.com
De acordo com a historiografia, a
Idade Média posiciona-se entre os séculos V e XV. Foi nesse período que o
trovadorismo (Movimento Literário) se desenvolveu. Nesse contexto, é comum
depararmos com termos como música, instrumentos musicais (viola, lira, flauta e
harpa), vassalagem, cavalaria, feudalismo, subjetividade, cristianismo e
cancioneiros. Além desses, a literatura trovadoresca apresenta-nos as cantigas,
que se classificam em: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
RESPONDA:
1) Você tem dificuldade para decorar letras de canções?
2) Por que as canções, que falam de sofrimento amoroso, fazem tanto sucesso?
3) Quais são os temas preferidos das canções que você gosta?
4) O que é um MOVIMENTO LITERÁRIO?
5) O que é CANCIONEIRO?
6) Quais as características da CANTIGA DE AMOR?
7) Cite uma CANTIGA DE AMOR:
8) Quais as características da CANTIGA DE AMIGO?
9) Cite uma CANTIGA DE AMIGO:
10)
Ouça as cantigas de amor e de amigo
disponibilizadas nas plataformas de vídeos e áudio na internet. Escreva abaixo
suas impressões a respeito das cantigas que você ouviu.
1) Como você imagina que era a vida das pessoas na idade média?
2) Quem eram os TROVADORES?
3) Pesquise o que é uma cantiga:
4) Quais os dois tipos de cantigas lírico amorosas do PERÍODO MEDIEVAL?
5) Pesquise a Cantiga de amigo de Dom Diniz e copie:
6)
Além das cantigas lírico amorosas, havia
também as satíricas que foram classificadas
em_____________________________________ e _____________________________.
7)
A Cantiga abaixo está escrita em
galego-português. Faça um esforço e tente identificar o assunto e então escreva
qual é:
“Ai dona fea, foste-vos queixar”
De João Garcia de Guilhade.
Ai,
dona fea, fostes-vos queixar
Que
vos nunca louve’en meu trobar;
Mais
ora quero fazer um cantar
Em
que vos louvarei toda via;
E
vedes como vos quero loar;
Dona
fea, velha e sandia;
Dona
fea, sea Deus mi perdon,
Pois
havedes [a] tan gran coraçon
Que
vos eu loe, em esta razon
Vos
quero já loar toda via;
E
vedes qual será a loaçon;
Dona
fea, velha e sandia!
Dona
fea, nunca vos eu loei
Em
meu trobar, pero muito trobei;
Mais
ora já um bomcantar farei
Em
que vos loarei toda via;
E
direi-vos como vos loarei;
Dona
fea, velha e sandia!
8) Quais palavras, nessa cantiga, rimam entre si?
9) Pesquise a versão atualizada dessa cantiga, “Ai dona fea, foste-vos queixar” e copie abaixo.
10)
A Cantiga “Ai dona fea, foste-vos queixar”, de
João Garcia de Guilhade, é de escarnio ou de maldizer?
MATEMÁTICA
1ª série A, B, C, I, J - Professor Vitor
Exercícios de
1 até 5 da apostila volume 3
1ª série E - Professor Francisco
Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas
Videoaulas do Centro de Mídias.
FUNÇÃO QUADRÁTICA
Definição: É toda função do tipo f (x) = ax² + bx + c, (com a, b e c números reais e a ≠ 0).
Gráfico: É uma parábola.
Concavidade: É a abertura da curva. A
concavidade pode estar voltada para cima ou para baixo. O que determina o
sentido da concavidade é o valor de a.
Assim temos:
Se a > 0, a concavidade está voltada para
cima.
Se a < 0, a concavidade está voltada para
baixo.
Zeros ou raízes da função quadrática
A interseção da parábola f(x) = ax² + bx + c,
com o eixo x, ocorre nos pontos (x1,0) e (x2,0), onde x1
e x2 são zeros da parábola.
Os zeros são valores de x tais que f (x) = 0. Então:
A fórmula de Bhaskara, por meio do discriminante,
nos conduz imediatamente às raízes (zeros) da função. Assim para D > 0, a fórmula fornece dois zeros, para D = 0, apenas um zero e D < 0 não fornece zero real.
OBS.: A interseção da parábola com o eixo y acontece
no ponto (0,c).
Eixo de
simetria e vértice
A função quadrática apresenta um eixo de simetria, que é uma reta paralela ao eixo das ordenadas. O eixo de simetria intercepta a parábola no ponto V(xv, yv) denominado vértice. Esse ponto é o extremo da função. V é ponto máximo quando a < 0 e mínimo quando a > 0. As coordenadas de V podem ser obtidas por meio das relações:
Gráficos
da função quadrática f(x) = a.x² + b.x + c
ATIVIDADES
Esboce o gráfico das funções abaixo:
a)
x² – 13x + 42 = 0 b) 5x² – 3x – 2 = 0
2. (UFSCar–SP) Uma bola, ao ser chutada num
tiro de meta por um goleiro, numa partida de futebol, teve sua trajetória
descrita pela equação h(t) = – 2t² + 8t (t ≥ 0) ,
onde t é o tempo medido em segundo e h(t) é a altura em
metros da bola no instante t. Determine, após o chute:
a) o instante em que a bola retornará ao solo. b) a altura
atingida pela bola.
3. (PC MG 2008 – Acadepol). O número de ocorrências registradas das 12 às 18 horas em um dia do mês de janeiro, em uma delegacia do interior de Minas Gerais, é dado por f(t) = – t² + 30t – 216, em que 12 ≤ t ≤ 18 é a hora desse dia. Pode-se afirmar que o número máximo de ocorrências nesse período do dia foi
(A) 0 (B)
9 (C) 15 (D) 18
4. (PM ES 2013 – Funcab) Dada a função quadrática
f(x) = -2x² + 4x – 9, as coordenadas do vértice do gráfico da parábola definida
por f(x), é:
(A) V = (-7; 1)
(B) V = (1; -7)
(C) V = (0; 1)
(D) V = (-7; 0)
(E) V = (0; 0)
5. (UFRGS) O movimento de um projétil,
lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação y= -40x² + 200x. Onde
y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o
lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no
ar corresponde, respectivamente, a
(A) 6,25 m, 5s
(B) 250 m, 0s
(C) 250 m, 5s
(D) 250 m, 200s
(E) 10.000 m, 5s
6. O vértice da parábola que corresponde à função
y= (x-2)² + 2 é
(A) (-2, -2) (B)
(-2, 0) (C) (-2, 2) (D) (2, -2) (E) (2, 2)
1ª série D - Professor José Luiz
LÍNGUA INGLESA
1ª série A - Professora Elisete
1ª série
A
SP FAZ
ESCOLA - CADERNO DO ALUNO Volume 3 – Parte 1, págs. 101 à 104 .
Activity 1
KWL Chart
Energy
Preencha a
primeira e a segunda colunas
What I
know ( O que eu sei) / What I want to know ( O que eu quero saber)
Activity
2
a.
Observe as imagens e identifique o que elas têm em comum.
b.
Nomeie cada fonte de energia.
Activity 3
a.
Classifique as fontes de energia como fontes primárias ou
secundárias. .
b.
Relacione as fontes de energia com suas formas de geração e anote em seu caderno.
Activity 4
a.
Complete as afirmações com fontes de energia renováveis e não
renováveis.
b.
Faça uma pesquisa sobre os benefícios e desvantagens das fontes de
energia.
c.
Em sua opinião, quais fontes de energia trazem os melhores
benefícios: renováveis ou ao renováveis? Por quê?
Após fazer as
atividades, tire fotos da apostila, e encaminhe-as para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com.
Em caso de
dúvidas, participe dos plantões, ou entre em contato por e-mail.
Caderno do aluno volume 3 ( páginas 102, 103, 104, 105) .
- Fazer entrevista com os colegas através das mídias
sociais quando necessário.
1ª série H, I, J - Professor Carlos
Roteiro para responder as atividades do caderno
do aluno vol. 3 (Páginas 104 a 108):
Atividade 4
a) Alguma fontes de energia nunca se esgotam, por isso são chamadas de fontes renováveis. Outras, algum dia irão se acabar, são chamadas não-renováveis. Complete o quadro com tipos de fontes de energia renováveis e não-renováveis.
b) Ambas fontes possuem seus benefícios e desvantangens, pesquise sobre e preencha o quadro. (Em inglês, seguindo o exemplo)
c) Na sua opinião, qual fonte de energia traz os melhores benefícios? Por quê? (Resposta em inglês ou Português)
d) Escolha amigos ou familiares e faça uma pequena entrevista seguindo o modelo abaixo:
Atividade 5
a) Olhe as imagens. As imagens representam a mesma fonte de energia?
b) Leia o texto. (Use dicionário, tradutor, etc)
c) Preencha o organograma com as fontes de energia mencionadas no texto.
d) Os tipos de energia passam por transformações. Seguindo o modelo complete com os tipos de energia presentes nas transformações. (Em inglês)
Atividade 6
a) Leia o diálogo.
b) John e Paul não sabem explicar o que aconteceu, mas são capazes de identificar um fenômeno em que energia está envolvida. Você sabe que fenômeno é esse? (Resposta em Inglês ou Português)
c) Leia a definição de energia cinética apresentada no texto.
d) NÃO É NECESSÁRIO FAZER.
e) Retorne a atividade 1 e preencha a 3ª coluna do quadro KWL.
Atividade
a) Leia o texto e pesquise as palavras que você não conhece.
b) Você conhece alguma invenção parecida com “Soccket”?
c) Que benefícios uma invenção como essa pode trazer a sociedade e a natureza? (Resposta em inglês ou português)
d) NÃO É NECESSÁRIO FAZER (Poderá ser feita no retorno das aulas presenciais)
Prazo: 18/09
Good Luck!
Teacher Carlos
PROFª Geny Ramos e-mail:
genyramos@prof.educacao.sp.gov.br
Frases afirmativas, escolhas as palavras corretas para preencher as lacunas e responda os exercícios, depois faça a tradução.
PART I.
Choose the best answer to complete each sentence.
1.
late?
a. He is
b. Am I
c. We are
2.
in the United States?
a. Where your family
b. Is your family
c. Your family
3. your grades?
a. How are
b. Are
c. Are good
4. is Stefan from?
a. Who
b. Where
c. What
5.
your business class difficult?
a. Is it
b. How is
c. Is
6.
Who is ?
a. the test
b. the children
c. the teacher
PART
II. Find the error in each sentence and correct it.
1. How your roommate is?
2. Where my magazine?
3. You and Bill employees
here?
4.
No,
it no is.
5.
Who is they?
6.
Is
athletic your best friend?
PART III. Choose the best answer to
complete each conversation.
1.
A:
Are your friends busy?
B:
a. Yes, they are.
b. No, it isn’t.
c. Yes, he is.
14. A:
B: Fine, thanks.
a. Who is he?
b. Where am I?
c. How are you?
15.
A:
Where is the apartment?
B:
a. It’s cheap.
b. It’s large.
c. It’s on the third floor.
16. A: B: Yes, he is.
a. Is Mr. Chang the manager?
b. Who is the manager?
c. Where is the manager?
17. A: Are you students?
B:
a. Yes, they
are.
b. Yes, we
are.
c. No, I’m
not.
18. A: B: At 12:00.
a. How is lunch?
b. Where is lunch?
c. When is lunch?
19. A:
B: No, you aren’t.
a. Where are we?
b. Are we late?
c. Who are you?
20. A:
B: Pete Johnson.
a. How is Pete?
b. Who are they?
c. What’s your name?
ARTE
1ª série A, B, C, D, E - Professora Solange
Atividade - Intervenção
Artística Urbana
P Assistir os vídeos
indicados .
P Analisar atentamente
as imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte apresentados. Após a apreciação, respostas as
seguintes questões e envie-as por e-mail.
1.
Quais modalidades artísticas foram
apresentadas nos vídeos?
2.
Quais são os elementos, os objetos, as
matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
3.
Ao
imaginar o tema das obras apresentadas, quais poderiam ser os seus títulos?
4.
Quais materiais foram utilizados por esses
artistas nas obras analisadas?
5.
Quais ferramentas e procedimentos foram
necessários para a produção e criação artística das obras apresentadas?
6.
Pela observação das obras, quais objetos
podem se transformar em matéria para as intervenções?
7.
Quais materiais descartados pela sociedade
poderiam ser usados em obras e construções para materializar ideias
expressivas?
8.
O que precisaria ser pesquisado para a
elaboração de um projeto tendo como referência os artistas apresentados?
9.
Que formas, conteúdos e matérias se
interpenetram para a criação de uma produção estética?
10.
Que ideias estas imagens suscitam em você, para
a elaboração de um projeto de intervenção?
11.
Em qual modalidade das artes visuais você
gostaria de desenvolver um projeto? arquitetura, pintura, fotografia etc.)
Links:
·
Eduardo Srur. Disponível em:
Acesso em: 16 dez. 2019
·
Monumentos com coletes salva-vidas - Repórter
Karina Godoy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9DPj3icMfBQ.
Acesso em: 16 dez.
2019.
·
Eduardo Srur: Manual de Intervenção Urbana.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=bw6mJaOJsNE>
Acesso
em 16 dez. 2019.
·
Intervenção urbana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BJQPtK2u1tk
Acesso em: 16 dez. 2019.
·
Eduardo Srur – Pets. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vYJIk4MtRx4.
1ª série F, G - Professora Sonia
Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno fotografada
e enviada nos meus endereços de: face book, Messenger ou no meu e-mail pessoal.
(so_bartolo@hotmail.com).
*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome
da escola, para que possa ser computada a nota e a presença. Data para entrega
da atividade até o dia 18/09.
APRECIAÇÕES
EM ARTES VISUAIS
Imagine dois ou mais
intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida
por um DJ ou um músico tocando um instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados
nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora imagine
essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando pela
praça no centro da cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de
modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que
transitam nesses espaços públicos. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem
inspirado muitas pessoas. O objetivo é possibilitar que muitas pessoas possam
interagir como produtor cultural, pensando, planejando e executando um projeto
cultural de intervenção artística em locais de grande movimento levando assim a
arte a todos que por ali transitar.
Para
provocar um olhar sensível e uma melhor percepção visual em arte, assista
alguns dos vídeos abaixo mencionados. Em seguida responda as questões.
www.eduardosrur.com.br (acessado
em 26/02/2019) – Site do artista – Eduardo Srur
https://www.youtube.com/watch?v=OsgkclmeVD8
(acessado em 26/02/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=bw6mJaOJsNE
(acessado em 26/02/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=BJQPtK2u1tk
(acessado em 26/02/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=RZ7erstEBgw
(acessado 4m 26/02/2019)
https://www.youtube.com/watch?v=vYJIk4MtRx4
(Eduardo Srur – Pets)
https://www.youtube.com/watch?v=WcPDyajKnok
(acessado em 26²2019)
QUESTÕES.
1 – Quais modalidades artísticas
foram apresentadas nos vídeos?
2 – Quais são os elementos,
objetos e matérias que compõem as obras destas imagens?
3 – Ao imaginar o tema das obras
apresentadas, quais poderiam ser os títulos?
4 – Quais materiais foram
utilizados por esses artistas?
5 – Quais ferramentas e
procedimentos foram necessários?
6- Pela observação das obras,
quais objetos podem se transformar em matéria para uma intervenção?
7 – Quais materiais descartáveis
podem ser utilizados para a criação de uma ideia expressiva?
8 – Em qual linguagem da arte
você gostaria de desenvolver um projeto de intervenção?
HISTÓRIA
1ª série C, D, E, F, G, H, I, J - Professora Claudirene
SP FAZ ESCOLA- Caderno do aluno
Fazer no caderno atividades
das páginas 58, 59, 60,61 e página 62 somente até as questões refere a atividade da página anterior.
Enviar as atividades pelo
Whatsapp ou pelo e-mail majortelmo1his@gmail.com
1ª série A, B - David
- Elaborar uma redação sobre os fundamentos do surgimento do Islamismo na Península Arábica do século VII;
- Elaborar outra redação sobre a conquista da Península Ibérica (Portugal e Espanha) pelos árabes e suas heranças culturais;
GEOGRAFIA
1ª série A, B, C, D, E, J - Professora Liliana
1- Pesquisar o conceito de Climatologia
2- Pesquisar e diferenciar os conceitos de tempo meteorológico e clima
3- Pesquisar quatro fatores que interferem no clima
4- Pesquisar a ocorrência de furacões no Caribe e Estados Unidos,
especialmente sobre a passagem do “Laura” em agosto deste ano.
5- Responder às seguintes questões:
– Conceitue tempo meteorológico e clima
– Cite e exemplifique dois fatores que mais interferem no clima
– Discorra, em cerca de 15 linhas, sobre a ocorrência de furacões no Caribe e sudeste dos Estados Unidos e as consequências da passagem do “Laura” por estas regiões no mês de agosto de 2020
-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisa em sites especializados e Google Classroom
1ª série F, G, H, I - Professor Allyson
Fazer as seguintes atividades do caderno do aluno volume 3:
Atividade 1. Domínios inorgânicos e suas dinâmicas pag. 49 e 50 .
Atividade 2. O tempo geológico e o tempo humano . Pag 50 e 51
QUÍMICA
1ª série A, B, C - Professor Tiago
Realizar os
exercícios da página 31 da apostila.
Videoaula sobre o conteúdo:
Tabela periódica:
1-) https://www.youtube.com/watch?v=99b6_HneB64&feature=youtu.be
1ª série F - Professor Francisco
Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas
Videoaulas do Centro de Mídias e Youtube.
Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço nas segundas-feiras às 19:00hs e responder as questões disponíveis no link:
FÍSICA
1ª série A, B, C, D, E, F, G, H - Professor Rogério
Trabalho
5 – 3º Bimestre - TEMA 1 – UNIVERSO –
ELEMENTOS QUE O COMPÕEM – do Caderno do Aluno
Fazer as atividades 1, 2, 3 e 4
do Caderno do Aluno (páginas 23 a 25).
Para a atividade 1 veja: https://pt.khanacademy.org/science/9-ano/terra-e-universo-nosso-sistema-solar/nosso-sistema-solar/a/os-planetas
Para a atividade 2 assista ao
vídeo: O SISTEMA SOLAR EM ESCALA DE VOLUMES 3D em: https://www.youtube.com/watch?v=obXOcqEWf-c&feature=youtu.be
Para a atividade 3 assista ao
vídeo: VIAJANDO PELO SISTEMA SOLAR https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8
Distância
entre a Terra e o Sol: 148 895 992 km
Enviem as
respostas das questões nas atividades e para:
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Quem não puder enviar email,
anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos
Usem o Google Classrroom para
tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias
, as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.
Acessar o
link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro
de Mídias.
BIOLOGIA
1ª série A, B, C, F - Professor Tiago
Realizar os exercícios 1, 3 e 4. da página 41 (referentes à tabela da página 40)
Videoaulas sobre o conteúdo:
Como a poluição do ar afeta nossa saúde?
https://www.youtube.com/watch?
Alimentos cancerígenos
https://www.youtube.com/watch?
1ª série D, E, G, H, I, J - Professor Silvio
INSTRUÇÕES
Faça um álbum ilustrado sobre as relações ecológicas, com base no texto em anexo, sobre:
· Mutualismo
· Comensalismo
· Colônias
· Sociedades
· Competição intraespecífica
· Competição interespecífica
· Predação
· Parasitismo
· Amensalismo
Como no exemplo que se segue:
Predatismo
PROJETO DE VIDA
1ª série A, B - Professora Maria Roseli
Responder às páginas 137,138,139,140,141. da apostila.
1ª série C, D, E, - Professora Sandra
1-Escolha um filme a seu critério que trabalhe o tema do preconceito e justifique a escolha do mesmo. 2-Faça a resenha crítica do mesmo 3-Aponte os elementos da narrativa:narrador(quem é e o tipo), personagens(principais e secundários), tempo(linear ou flashback),espaço(sua importância para a história), enredo(começo, meio, clímax e fim) 4-De acordo com o filme escolhido comente a seguinte frase:"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” 5-De que forma o filme abordou as questão do preconceito e/ou opressão social?Como terminou a história? O conflito foi resolvido a contento?
ELETIVA
1ª série A, B - Professor Tiago
Assista o vídeo e reflita sobre o assunto.
Nesse mês, os plantões da disciplina de eletiva serão destinados a conversar sobre esse tema.
Videoaula sobre o conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?
1ª série C, D, E - Professoras Sandra e Camila
Roteiro de Estudos - Análise e
Composição audiovisual
ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o
texto! Copiar somente a questão e
responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo
nome, número e série descritos no assunto do email.
TEMA: Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a
prevenção do suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas
resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Símbolo
Atividade: Assista ao vídeo da música Pais e filhos ( Legião Urbana
), acompanhe a letra e escreva um parágrafo dizendo com suas palavras sobre o
que diz a música e qual sua relação com o tema “ Setembro Amarelo “.
Pais e filhos – Legião Urbana
Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo, vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar pra pensar
Na verdade não há
Me diz por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
É preciso…
TECNOLOGIA
1ª série A, B, C, D, E - Professor Rogério
Trabalho
5 – Tecnologia – 3º bimestre - E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? – do
Caderno do Aluno
Para fazer a atividade 1 e 2 do Caderno do Aluno, vejam o
vídeo, as imagens e leiam o noticiário conforme os links abaixo:
Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o
smartphone sustentável.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s
. Acesso em: 2 jun. 2020.
Imagem de consumismo exagerado:
https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2016/06/consumismo02-1024x682.jpg
e http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT318979-17180,00.html
E a notícia:
Atividade 1 – Em busca de respostas –
Responda às seguintes questões:
1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo
espera que durem?
2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item,
especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas
de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?
3. Foi fácil fazer o conserto?
4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um
aparelho novo em vez de consertar?
5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos
deliberadamente para teruma vida útil pequena?
6. Você se considera uma pessoa consumista?
7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você
e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?
8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma
influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?
9 . Você já foi vítima (ou conhece alguém que tenha sido) da
obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de
algum produto/bem adquirido?
10. Que aparelho aparece em maior número entre os
dispositivos eletrônicos ativos no Brasil?
11. Entre 2018 e 2019, qual foi o aumento no número desses
aparelhos ativos?
12. Que argumentos você usaria para demonstrar que o Brasil
é um país conectado?
13. O que deve acontecer com a venda de aparelhos celulares
nos próximos anos?
Atividade 2 – É assim que eu reajo
Leiam a atividade e vejam o Porvir. Sucesso nas redes
sociais, memes também podem ensinar. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podemensinar/.
Acesso em: 2 jun. 2020.
Enviem as
respostas das questões e o meme para:
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar
dicas e também assistam as aulas do
Centro de Mídias
EDUCAÇÃO FÍSICA
1ª série A, B, C, D, E - Professora Lauren
Pesquisa sobre Rúgbi e Futebol
Americano.
• Origem
• Descreva o
local onde é praticado e os materiais utilizados.
• Qual o
número de jogadores das equipes?
• Em que
situação se devem usar os pés ou as mãos?
• Se na
mesma equipe há jogadores que apenas defendem e jogadores que apenas atacam.
• Descreva o
posicionamento tático da modalidade pesquisada.
• Qual é o
objetivo do jogo?
• Como se
pontua?
• Quais as
principais diferenças de regras entre as duas modalidades?
1ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica
Unidade temática: Esportes
Esportes de invasão: Rúgbi e Futebol Americano
Caderno do Aluno 3 – pag. 109
Preencha o quadro abaixo:
Após preencher o quadro comparativo, destaque as principais semelhanças e diferenças entre os três esportes.
Unidade temática: Corpo, saúde e beleza
Diferenciação entre atividade física e exercício físico e saúde individual e coletiva
Caderno do aluno 3 – pag. 113
Responda as questões abaixo:
Qual a diferença entre atividade física e exercícios físicos?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qual a definição de saúde?
Você se considera um indivíduo saudável?
Realize individualmente a atividade 1, pag. 114.
Realize individualmente a atividade 4, pag. 115, siga o roteiro e entreviste apenas uma pessoa, e depois proponha intervenções de como melhorar a prática de atividades físicas no seu bairro.
FILOSOFIA
1ª série A, B, C, D - Professora Marta
Tema:
“Introdução
à Filosofia Política”.
Vamos realizar reflexões sobre o papel do Estado e suas relações de poder.
1 - ATIVIDADE
A) Pesquise, em livros de
Filosofia e na internet, sobre o campo de estudos da Filosofia Política.
B) Indique os filósofos mais
representativos deste campo de estudos.
C) A partir da sua
experiência cotidiana e escolar, responda as questões disponíveis nos quadros
que seguem.
OBS: ATIVIDADE PARA ENTREGAR NO E-MAIL INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br)
NAS DATAS DETERMINADA
Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno.
Leia atentamente o texto do caderno do aluno, volume 03 e realize as atividades da página 67.
Responda a seguinte Questão:
01 – Como você descreve a política do seu Estado neste tempo de pandemia?
SOCIOLOGIA
1ª série A, B, C, D, E - Professor Flavio
Faça uma
síntese, que são os pontos principais que foram trabalhados na aula do dia 6/08/2020,
que passou no Centro de Mídias sobre Juventude-Afinidades, entre 30 e 40
linhas, e também cite um ou dois grupos que escolheu participar e o que você
tem afinidade em comum com este (s) grupo (s)
Observações:
1)
Resumo # Síntese. O primeiro é escrever em algumas frases ou palavras o que
entendeu e o segundo é anotar os pontos ou tópicos que constituem no assunto da
aula
2) Segue
o link da aula disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=v2Q3wWSsBus
Email:
flaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br
1ª série F, G, H, I, J - Professor André
Fazer os exercícios da página 81 – Caderno do Aluno – SP faz Escola.














Nenhum comentário:
Postar um comentário