Pesquisar

terça-feira, 8 de setembro de 2020

1ª série

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

1ª série A, B, C, D, E - Professora Sandra e Marlene

1-Faça uma pesquisa sobre as funções da linguagem. Quais são(seis tipos).Descreva-as e dê exemplos.

2- Crie uma tirinha para cada tipo de função da linguagem e não se esqueça de escrever qual o tipo de função cada uma representa.

3-Leia a apostila do 3º bimestre, páginas 88 a 100,e responda as questões em folha a parte. Só respostas. Tire suas dúvidas no plantão.

4-Leia o caderno SP Faz Escola e responda em folha a parte(só respostas) as questões de 01 a 16.

5-Produção Textual: crie um artigo de opinião sobre o tema “Vidas negras importam” -título, mínimo 3 parágrafos ,use a norma culta, mínimo 20 linhas (tire suas dúvidas no plantão)

1ª série F, G, H, I, J - Professoras Nilse, Simone e Geny

PROFESSOR (A): GENY  RAMOS -  SÉRIE (ES): 1º F - DISCIPLINA: Língua Portuguesa.

E-Mail: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br

PROFESSOR (A): NILSE HARDUIN    SÉRIE (ES): 1ª  G -   DISCIPLINA: Língua Portuguesa

 E- Mail: nharduim@gmail.com

PROFESSOR (A): SIMONE A. DA FONSECA -  SÉRIE (ES): 1º  H/ I / J -  DISCIPLINA: Língua Portuguesa.

E-Mail: monefonseca36@gmail.com


De acordo com a historiografia, a Idade Média posiciona-se entre os séculos V e XV. Foi nesse período que o trovadorismo (Movimento Literário) se desenvolveu. Nesse contexto, é comum depararmos com termos como música, instrumentos musicais (viola, lira, flauta e harpa), vassalagem, cavalaria, feudalismo, subjetividade, cristianismo e cancioneiros. Além desses, a literatura trovadoresca apresenta-nos as cantigas, que se classificam em: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.


RESPONDA:

1)      Você tem dificuldade para decorar letras de canções?

2)      Por que as canções, que falam de sofrimento amoroso, fazem tanto sucesso?

3)      Quais são os temas preferidos das canções que você gosta?

4)      O que é um MOVIMENTO LITERÁRIO?

5)      O que é CANCIONEIRO?

6)      Quais as características da CANTIGA DE AMOR?

7)      Cite  uma CANTIGA DE AMOR:

8)      Quais as características da CANTIGA DE AMIGO?

9)      Cite uma CANTIGA DE AMIGO:

10)   Ouça as cantigas de amor e de amigo disponibilizadas nas plataformas de vídeos e áudio na internet. Escreva abaixo suas impressões a respeito das cantigas que você ouviu.

1)      Como você imagina que era a vida das pessoas na idade média?

2)      Quem  eram os TROVADORES?

3)      Pesquise o que é uma cantiga:

4)      Quais os dois tipos de cantigas lírico amorosas do PERÍODO MEDIEVAL?

5)      Pesquise a Cantiga de amigo de Dom Diniz e copie:

6)      Além das cantigas lírico amorosas, havia também as satíricas que foram classificadas em_____________________________________ e _____________________________.

 

7)      A Cantiga abaixo está escrita em galego-português. Faça um esforço e tente identificar o assunto e então escreva qual é: 

“Ai dona fea, foste-vos queixar”

De João Garcia de Guilhade.

 

Ai, dona fea, fostes-vos queixar

Que vos nunca louve’en meu trobar;

Mais ora quero fazer um cantar

Em que vos louvarei toda via;

E vedes como vos quero loar;

Dona fea, velha e sandia;

 

Dona fea, sea Deus mi perdon,

Pois havedes [a] tan gran coraçon

Que vos eu loe, em esta razon

Vos quero já loar toda via;

E vedes qual será a loaçon;

Dona fea, velha e sandia!

 

Dona fea, nunca vos eu loei

Em meu trobar, pero muito trobei;

Mais ora já um bomcantar farei

Em que vos loarei toda via;

E direi-vos como vos loarei;

Dona fea, velha e sandia!

 

8)      Quais palavras, nessa cantiga, rimam entre si?

9)      Pesquise a versão atualizada dessa cantiga, “Ai dona fea, foste-vos queixar” e copie abaixo.

10)   A Cantiga “Ai dona fea, foste-vos queixar”, de João Garcia de Guilhade, é de escarnio ou de maldizer?


MATEMÁTICA

1ª série A, B, C, I, J - Professor Vitor

Exercícios de 1 até 5 da apostila volume 3


1ª série E - Professor Francisco

Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd57Q2Zd2WYtIAC5KIdHDp9GXseBzBm-9IwZ0-doWw4Im3rHg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

1ª série F, G, H - Professora Ana Paula

Links das vídeo aulas: 



FUNÇÃO QUADRÁTICA

 Definição: É toda função do tipo f (x) = ax² + bx + c, (com a, b e c números reais e a 0).

 Gráfico: É uma parábola.

Concavidade: É a abertura da curva. A concavidade pode estar voltada para cima ou para baixo. O que determina o sentido da concavidade é o valor de a.

Assim temos:

Se a > 0, a concavidade está voltada para cima.

Se a < 0, a concavidade está voltada para baixo.

 

Zeros ou raízes da função quadrática

 

A interseção da parábola f(x) = ax² + bx + c, com o eixo x, ocorre nos pontos (x1,0) e (x2,0), onde x1 e x2 são zeros da parábola.

Os zeros são valores de x tais que f (x) = 0. Então:

  

A fórmula de Bhaskara, por meio do discriminante, nos conduz imediatamente às raízes (zeros) da função. Assim para D > 0, a fórmula fornece dois zeros, para D = 0, apenas um zero e D < 0 não fornece zero real.

 

OBS.: A interseção da parábola com o eixo y acontece no ponto (0,c).

 

Eixo de simetria e vértice

 

A função quadrática apresenta um eixo de simetria, que é uma reta paralela ao eixo das ordenadas. O eixo de simetria intercepta a parábola no ponto V(xv, yv) denominado vértice. Esse ponto é o extremo da função. V é ponto máximo quando a < 0 e mínimo quando a > 0. As coordenadas de V podem ser obtidas por meio das relações:

Gráficos da função quadrática f(x) = a.x² + b.x + c

 

ATIVIDADES

 

Esboce o gráfico das funções abaixo:

 

a)      x² – 13x + 42 = 0                                            b) 5x² – 3x – 2 = 0

                       


2. (UFSCar–SP) Uma bola, ao ser chutada num tiro de meta por um goleiro, numa partida de futebol, teve sua trajetória descrita pela equação h(t) = – 2t² + 8t (t ≥ 0) , onde t é o tempo medido em segundo e h(t) é a altura em metros da bola no instante t. Determine, após o chute:

 

a) o instante em que a bola retornará ao solo.                               b) a altura atingida pela bola.

 3. (PC MG 2008 – Acadepol). O número de ocorrências registradas das 12 às 18 horas em um dia do mês de janeiro, em uma delegacia do interior de Minas Gerais, é dado por f(t) = – t² + 30t – 216, em que 12 ≤ t ≤ 18 é a hora desse dia. Pode-se afirmar que o número máximo de ocorrências nesse período do dia foi

 

(A) 0                (B) 9                (C) 15              (D) 18

 

4. (PM ES 2013 – Funcab) Dada a função quadrática f(x) = -2x² + 4x – 9, as coordenadas do vértice do gráfico da parábola definida por f(x), é:

 

(A) V = (-7; 1)             

(B) V = (1; -7)             

(C) V = (0; 1)              

(D) V = (-7; 0)            

(E) V = (0; 0)

 

5. (UFRGS) O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação y= -40x² + 200x. Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar corresponde, respectivamente, a

 

(A) 6,25 m, 5s            

(B) 250 m, 0s             

(C) 250 m, 5s             

(D) 250 m, 200s                    

(E) 10.000 m, 5s

 

6. O vértice da parábola que corresponde à função y= (x-2)² + 2 é

 

(A) (-2, -2)                   (B) (-2, 0)                    (C) (-2, 2)                    (D) (2, -2)                    (E) (2, 2)

 

1ª série D - Professor José Luiz

-Livro- Pags.127/128/129/130, resolver os exercícios
1 e 3.

          - Pags.132/134, resolver os exercícios 8 da pag.133.
           -Pag. 135, resolver os exercícios 15; ler "Potência de expoente 
irracional".
           -Pag.136/137 - LEMBRETE : consultar a pag.28 , " O conjunto R dos números 
reais ". Consultar/revisando, propriedades da " Potenciação e Radiciação ".

OBSERVAÇÕES : 1-) Copiar as questões;
                              2-) Quero ver as resoluções (" as continhas");
Enviar por email: jose6luiz11@gmail.com

 

LÍNGUA INGLESA

1ª série A - Professora Elisete

1ª série A 

SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO Volume 3 – Parte 1, págs. 101 à 104 .

Activity 1

KWL  Chart Energy 

Preencha a primeira e a segunda colunas

What I know  ( O que eu sei)  / What I want to know ( O que eu quero saber)

Activity 2 

a.            Observe as imagens e identifique o que elas têm em comum.

b.            Nomeie cada fonte de energia.

Activity 3

a.            Classifique as fontes de energia como fontes primárias ou secundárias. .

b.            Relacione as fontes de energia com suas formas de geração e anote em seu caderno.

Activity 4 

a.            Complete as afirmações com fontes de energia renováveis e não renováveis.

b.            Faça uma pesquisa sobre os benefícios e desvantagens das fontes de energia. 

c.            Em  sua opinião, quais fontes de energia trazem os melhores benefícios: renováveis ou ao renováveis? Por quê?

Após fazer as atividades, tire fotos da apostila, e encaminhe-as para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com.

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou entre em contato por e-mail.

 

1ª série B, C, D, E - Professoras Adriana e Camila

Caderno do aluno volume 3 ( páginas 102, 103, 104, 105) .

- Fazer entrevista com os colegas através das mídias sociais  quando necessário.


1ª série H, I, J - Professor Carlos

Roteiro para responder as atividades do caderno do aluno vol. 3 (Páginas 104 a 108):

 

Atividade 4

a)    Alguma fontes de energia nunca se esgotam, por isso são chamadas de fontes renováveis. Outras, algum dia irão se acabar, são chamadas não-renováveis. Complete o quadro com tipos de fontes de energia renováveis e não-renováveis.

b)    Ambas fontes possuem seus benefícios e desvantangens, pesquise sobre e preencha o quadro. (Em inglês, seguindo o exemplo)

c)    Na sua opinião, qual fonte de energia traz os melhores benefícios? Por quê? (Resposta em inglês ou Português)

d)    Escolha amigos ou familiares e faça uma pequena entrevista seguindo o modelo abaixo:

Atividade 5

a)    Olhe as imagens. As imagens representam a mesma fonte de energia?

b)    Leia o texto. (Use dicionário, tradutor, etc)

c)    Preencha o organograma com as fontes de energia mencionadas no texto. 

d)    Os tipos de energia passam por transformações. Seguindo o modelo complete com os tipos de energia presentes nas transformações. (Em inglês)

 

Atividade 6

 a)    Leia o diálogo. 

b)    John e Paul não sabem explicar o que aconteceu, mas são capazes de identificar um fenômeno em que energia está envolvida. Você sabe que fenômeno é esse? (Resposta em Inglês ou Português)

c)    Leia a definição de energia cinética apresentada no texto.

d)    NÃO É NECESSÁRIO FAZER.

e)    Retorne a atividade 1 e preencha a 3ª coluna do quadro KWL.

 

Atividade 

a)    Leia o texto e pesquise as palavras que você não conhece.

b)    Você conhece alguma invenção parecida com “Soccket”?

c)    Que benefícios uma invenção como essa pode trazer a sociedade e a natureza? (Resposta em inglês ou português)

d)    NÃO É NECESSÁRIO FAZER (Poderá ser feita no retorno das aulas presenciais)

 

         Prazo: 18/09

Good Luck!

Teacher Carlos

 1ª série F, G - Professora Geny

PROFª Geny Ramos e-mail: genyramos@prof.educacao.sp.gov.br

Frases afirmativas, escolhas as palavras corretas para preencher as lacunas e responda os exercícios, depois faça a tradução.

PART I. Choose the best answer to complete each sentence.

1.                     late?

a.  He is

b. Am I

c. We are

2.                     in the United States?

a. Where your family

b. Is your family

c. Your family

3.                     your grades?

a.  How are

b. Are

c. Are good

       4.                     is Stefan from?

a. Who

b. Where

c. What

5.                     your business class difficult?

a. Is it

b. How is

c. Is

6.        Who is            ?

a.  the test

b. the children

c.  the teacher

PART II. Find the error in each sentence and correct it.

1.        How your roommate is?

2.        Where my magazine?

3.       You and Bill employees here?

  4.               No, it no is.

  5.               Who is they?

  6.               Is athletic your best friend?


PART III. Choose the best answer to complete each conversation.


1.                A: Are your friends busy?

B:            

a. Yes, they are.

b. No, it isn’t.

c. Yes, he is.

14. A:           

B: Fine, thanks.

a. Who is he?

b. Where am I?

c.  How are you?

15.         A: Where is the apartment?

B:            

a. It’s cheap.

b. It’s large.

c. It’s on the third floor.

16. A:             B: Yes, he is.

a. Is Mr. Chang the manager?

b. Who is the manager?

c. Where is the manager?


17. A: Are you students?

B:            

a. Yes, they are.

b. Yes, we are.

c. No, I’m not.

18. A:             B: At 12:00.

a.  How is lunch?

b. Where is lunch?

c. When is lunch?

19. A:           

B: No, you aren’t.

a. Where are we?

b. Are we late?

c. Who are you?

20. A:           

B: Pete Johnson.

a.  How is Pete?

b. Who are they?

c. What’s your name?


ARTE

1ª série A, B, C, D, E - Professora Solange

Atividade - Intervenção  Artística Urbana

P Assistir os vídeos indicados .

P Analisar atentamente as imagens, falas e as diversas linguagens e modalidades de Arte    apresentados. Após a apreciação, respostas as seguintes questões e envie-as por e-mail.

 

1.            Quais modalidades artísticas foram apresentadas nos vídeos?

2.            Quais são os elementos, os objetos, as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?

3.             Ao imaginar o tema das obras apresentadas, quais poderiam ser os seus títulos?

4.            Quais materiais foram utilizados por esses artistas nas obras analisadas?

5.            Quais ferramentas e procedimentos foram necessários para a produção e criação artística das obras apresentadas?

6.            Pela observação das obras, quais objetos podem se transformar em matéria para as intervenções?

7.            Quais materiais descartados pela sociedade poderiam ser usados em obras e construções para materializar ideias expressivas?

8.            O que precisaria ser pesquisado para a elaboração de um projeto tendo como referência os artistas apresentados?

9.            Que formas, conteúdos e matérias se interpenetram para a criação de uma produção estética?

10.         Que ideias estas imagens suscitam em você, para a elaboração de um projeto de intervenção?

11.         Em qual modalidade das artes visuais você gostaria de desenvolver um projeto? arquitetura, pintura, fotografia etc.)

 

 Links:

·                    Eduardo Srur. Disponível em:

 www.eduardosrur.com.br.

 Acesso em: 16 dez. 2019

·                    Monumentos com coletes salva-vidas - Repórter Karina Godoy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9DPj3icMfBQ.

 Acesso em: 16 dez. 2019.

·                    Eduardo Srur: Manual de Intervenção Urbana. Disponível em:

       https://www.youtube.com/watch?v=bw6mJaOJsNE>

Acesso em 16 dez. 2019.

·                     Intervenção urbana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BJQPtK2u1tk

 Acesso em: 16 dez. 2019.

·                     Eduardo Srur – Pets. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vYJIk4MtRx4.


1ª série F, G - Professora Sonia

Observação: Esta atividade deverá ser realizada no caderno fotografada e enviada nos meus endereços de: face book, Messenger ou no meu e-mail pessoal. (so_bartolo@hotmail.com).

*Por favor não se esqueçam de colocar o nome completo a série e o nome da escola, para que possa ser computada a nota e a presença. Data para entrega da atividade até o dia 18/09.

                                    APRECIAÇÕES EM ARTES VISUAIS

            Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico tocando um instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando pela praça no centro da cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que transitam nesses espaços públicos. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas. O objetivo é possibilitar que muitas pessoas possam interagir como produtor cultural, pensando, planejando e executando um projeto cultural de intervenção artística em locais de grande movimento levando assim a arte a todos que por ali transitar.

                Para provocar um olhar sensível e uma melhor percepção visual em arte, assista alguns dos vídeos abaixo mencionados. Em seguida responda as questões.

www.eduardosrur.com.br (acessado em 26/02/2019) – Site do artista – Eduardo Srur

https://www.youtube.com/watch?v=OsgkclmeVD8 (acessado em 26/02/2019)

https://www.youtube.com/watch?v=bw6mJaOJsNE (acessado em 26/02/2019)

https://www.youtube.com/watch?v=BJQPtK2u1tk (acessado em 26/02/2019)

https://www.youtube.com/watch?v=RZ7erstEBgw (acessado 4m 26/02/2019)

https://www.youtube.com/watch?v=vYJIk4MtRx4 (Eduardo Srur – Pets)

https://www.youtube.com/watch?v=WcPDyajKnok (acessado em 26²2019)

QUESTÕES.

1 – Quais modalidades artísticas foram apresentadas nos vídeos?

2 – Quais são os elementos, objetos e matérias que compõem as obras destas imagens?

3 – Ao imaginar o tema das obras apresentadas, quais poderiam ser os títulos?

4 – Quais materiais foram utilizados por esses artistas?

5 – Quais ferramentas e procedimentos foram necessários?

6- Pela observação das obras, quais objetos podem se transformar em matéria para uma intervenção?

7 – Quais materiais descartáveis podem ser utilizados para a criação de uma ideia expressiva?

8 – Em qual linguagem da arte você gostaria de desenvolver um projeto de intervenção?



HISTÓRIA

1ª série C, D, E, F, G, H, I, J - Professora Claudirene

SP FAZ ESCOLA- Caderno do aluno

Fazer no caderno atividades das páginas 58, 59, 60,61 e página 62 somente até as questões  refere a atividade da página anterior.

Enviar as atividades pelo Whatsapp ou pelo e-mail  majortelmo1his@gmail.com


1ª série A, B - David

  1. Elaborar uma redação sobre os fundamentos do surgimento do Islamismo na Península Arábica do século VII; 
  2. Elaborar outra redação sobre a conquista da Península Ibérica (Portugal e Espanha) pelos árabes e suas heranças culturais;


GEOGRAFIA

1ª série A, B, C, D, E, J - Professora Liliana

1- Pesquisar o conceito de Climatologia

2- Pesquisar e diferenciar os conceitos de tempo meteorológico e clima

3- Pesquisar quatro fatores que interferem no clima

4- Pesquisar a ocorrência de furacões no Caribe e Estados Unidos,

especialmente sobre a passagem do “Laura” em agosto deste ano.

5- Responder às seguintes questões:

– Conceitue tempo meteorológico e clima

– Cite e exemplifique dois fatores que mais interferem no clima

– Discorra, em cerca de 15 linhas, sobre a ocorrência de furacões no Caribe e sudeste dos Estados Unidos e as consequências da passagem do “Laura” por estas regiões no mês de agosto de 2020

-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisa em sites especializados e Google Classroom 



1ª série F, G, H, I - Professor Allyson

Fazer as seguintes atividades do caderno do aluno volume 3:

Atividade 1. Domínios inorgânicos e suas dinâmicas pag. 49 e 50 .

Atividade 2. O tempo geológico e o tempo humano . Pag 50 e 51


QUÍMICA

1ª série A, B, C - Professor Tiago

Realizar os exercícios da página 31 da apostila.

 Videoaula sobre o conteúdo:

Tabela periódica:

1-) https://www.youtube.com/watch?v=99b6_HneB64&feature=youtu.be


1ª série F - Professor Francisco

Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro de Mídias e Youtube.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7H1o3qgq5W552tYhVt8PJ-sR0muo8S3ELaNF7J3nnq2IscA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

1ª série G, H, I, J - Professor Wilson

Assistir as aulas no centro de mídias e as aulas de reforço nas segundas-feiras às 19:00hs e responder as questões disponíveis no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScesJgsGu131zHB7OlxeSX1ONqL9E8_N0fiHOParcT_EDFQzQ/viewform?usp=sf_link

 

FÍSICA

1ª série A, B, C, D, E, F, G, H - Professor Rogério

Trabalho 5 – 3º Bimestre - TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM – do Caderno do Aluno

Fazer as atividades 1, 2, 3 e 4 do Caderno do Aluno (páginas 23 a 25).

Para a atividade 1 veja: https://pt.khanacademy.org/science/9-ano/terra-e-universo-nosso-sistema-solar/nosso-sistema-solar/a/os-planetas

Para a atividade 2 assista ao vídeo: O SISTEMA SOLAR EM ESCALA DE VOLUMES 3D em: https://www.youtube.com/watch?v=obXOcqEWf-c&feature=youtu.be

Para a atividade 3 assista ao vídeo: VIAJANDO PELO SISTEMA SOLAR     https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8

RELEMBRANDO OS CÁLCULOS DE VELOCIDADE MÉDIA DO 1º SEMESTRE, VAMOS USAR A FÓRMULA 

Distância entre a Terra e o Sol: 148 895 992 km

Enviem as respostas das questões nas atividades e para:

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Quem não puder enviar email, anote no caderno para podermos discutir em sala e simularmos

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias , as de física eu tenho assistido e são muito boas e divertidas.


1ª série I, J - Professor Francisco

Acessar o link abaixo com o Formulário Google para assistir algumas Videoaulas do Centro de Mídias.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0xiWsiBjxVrkiLKAcWLihCniOOlQGAGYC1LPLMBIQSL2CKQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

BIOLOGIA

1ª série A, B, C, F - Professor Tiago 

Realizar os exercícios 1, 3 e 4. da página 41 (referentes à tabela da página 40)

 

Videoaulas sobre o conteúdo:

Como a poluição do ar afeta nossa saúde?

https://www.youtube.com/watch?v=6OopxyQd4Bc

Alimentos cancerígenos

https://www.youtube.com/watch?v=smm4iGPfv_I


1ª série D, E, G, H, I, J - Professor Silvio

INSTRUÇÕES

Faça um álbum ilustrado sobre as relações ecológicas, com base no texto em anexo, sobre:

·         Mutualismo

·         Comensalismo

·         Colônias

·         Sociedades

·         Competição intraespecífica

·         Competição interespecífica

·         Predação

·         Parasitismo

·         Amensalismo

Como no exemplo que se segue:


Predatismo














PROJETO DE VIDA

1ª série A, B - Professora Maria Roseli

Responder às páginas 137,138,139,140,141. da apostila.


1ª série C, D, E, - Professora Sandra

1-Escolha um filme a seu critério que trabalhe o tema do preconceito e justifique a escolha do mesmo. 2-Faça a resenha crítica do mesmo 3-Aponte os elementos da narrativa:narrador(quem é e o tipo), personagens(principais e secundários), tempo(linear ou flashback),espaço(sua importância para a história), enredo(começo, meio, clímax e fim) 4-De acordo com o filme escolhido comente a seguinte frase:"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” 5-De que forma o filme abordou as questão do preconceito e/ou opressão social?Como terminou a história? O conflito foi resolvido a contento?



ELETIVA

1ª série A, B - Professor Tiago

Assista o vídeo e reflita sobre o assunto. 

Nesse mês, os plantões da disciplina de eletiva serão destinados a conversar sobre esse tema. 

 

Videoaula sobre o conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY


1ª série C, D, E - Professoras Sandra e Camila

Roteiro de Estudos -  Análise e Composição audiovisual

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão  e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

TEMA: Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Símbolo



Atividade: Assista ao vídeo da música Pais e filhos ( Legião Urbana ), acompanhe a letra e escreva um parágrafo dizendo com suas palavras sobre o que diz a música e qual sua relação com o tema “ Setembro Amarelo “.

https://youtu.be/kVbSB843JSc

Pais e filhos – Legião Urbana

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo, vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais

É preciso…

 

 

TECNOLOGIA

1ª série A, B, C, D, E - Professor Rogério

Trabalho 5 – Tecnologia – 3º bimestre - E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? – do Caderno do Aluno

Para fazer a atividade 1 e 2 do Caderno do Aluno, vejam o vídeo, as imagens e leiam o noticiário conforme os links abaixo:

Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o smartphone sustentável.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s . Acesso em: 2 jun. 2020.

Imagem de consumismo exagerado:

https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2016/06/consumismo02-1024x682.jpg e http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT318979-17180,00.html

E  a notícia:

https://www.telesintese.com.br/brasil-tera-420-milhoes-de-dispositivos-digitais-em-uso-ao-final-de-2019/

Atividade 1 – Em busca de respostas – Responda às seguintes questões:

1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?

2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?

3. Foi fácil fazer o conserto?

4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?

5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para teruma vida útil pequena?

6. Você se considera uma pessoa consumista?

7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?

8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?

9 . Você já foi vítima (ou conhece alguém que tenha sido) da obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de algum produto/bem adquirido?

10. Que aparelho aparece em maior número entre os dispositivos eletrônicos ativos no Brasil?

11. Entre 2018 e 2019, qual foi o aumento no número desses aparelhos ativos?

12. Que argumentos você usaria para demonstrar que o Brasil é um país conectado?

13. O que deve acontecer com a venda de aparelhos celulares nos próximos anos?

Atividade 2 – É assim que eu reajo

Leiam a atividade e vejam o Porvir. Sucesso nas redes sociais, memes também podem ensinar. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podemensinar/. Acesso em: 2 jun. 2020.

Enviem as respostas das questões e o meme para:

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias


EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª série A, B, C, D, E - Professora Lauren


Pesquisa sobre Rúgbi e Futebol Americano.

• Origem

• Descreva o local onde é praticado e os materiais utilizados.

• Qual o número de jogadores das equipes?

• Em que situação se devem usar os pés ou as mãos?

• Se na mesma equipe há jogadores que apenas defendem e jogadores que apenas atacam.

• Descreva o posicionamento tático da modalidade pesquisada.

• Qual é o objetivo do jogo?

• Como se pontua?

• Quais as principais diferenças de regras entre as duas modalidades?


1ª série F, G, H, I, J - Professora Angélica

Unidade temática: Esportes

Esportes de invasão: Rúgbi e Futebol Americano

Caderno do Aluno 3 – pag. 109

Preencha o quadro abaixo:


Após preencher o quadro comparativo, destaque as principais semelhanças e diferenças entre os três esportes.


Unidade temática: Corpo, saúde e beleza

Diferenciação entre atividade física e exercício físico e saúde individual e coletiva

Caderno do aluno 3 – pag. 113

Responda as questões abaixo:

  1. Qual a diferença entre atividade física e exercícios físicos?

  2. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qual a definição de saúde?

  3. Você se considera um indivíduo saudável?

  4. Realize individualmente a atividade 1, pag. 114.

  5. Realize individualmente a atividade 4, pag. 115, siga o roteiro e entreviste apenas uma pessoa, e depois proponha intervenções de como melhorar a prática de atividades físicas no seu bairro.

 


FILOSOFIA

1ª série A, B, C, D - Professora Marta

Tema: “Introdução à Filosofia Política”.

Vamos realizar reflexões sobre o papel do Estado e suas relações de poder.


 ANEXOS 1- TEXTO COMPLEMENTAR

 

 

1 - ATIVIDADE

A) Pesquise, em livros de Filosofia e na internet, sobre o campo de estudos da Filosofia Política.

B) Indique os filósofos mais representativos deste campo de estudos.

C) A partir da sua experiência cotidiana e escolar, responda as questões disponíveis nos quadros que seguem.


1ª série E, F, G, H, I, J -  Professora Valquires

 OBS: ATIVIDADE PARA ENTREGAR  NO E-MAIL  INSTITUCIONAL (valquiresmachado@prof.educacao.sp.gov.br) 

 NAS DATAS DETERMINADA 

 Fazer em folha separada. Pode ser folha de caderno. 

Leia atentamente o texto do caderno do aluno, volume 03 e realize as atividades da página  67.  

Responda a seguinte Questão: 

01 – Como você descreve a política do seu Estado neste tempo de pandemia?





SOCIOLOGIA

1ª série A, B, C, D, E - Professor Flavio



Faça uma síntese, que são os pontos principais que foram trabalhados na aula do dia 6/08/2020, que passou no Centro de Mídias sobre Juventude-Afinidades, entre 30 e 40 linhas, e também cite um ou dois grupos que escolheu participar e o que você tem afinidade em comum com este (s) grupo (s)

Observações:

1) Resumo # Síntese. O primeiro é escrever em algumas frases ou palavras o que entendeu e o segundo é anotar os pontos ou tópicos que constituem no assunto da aula

2) Segue o link da aula disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=v2Q3wWSsBus

Email: flaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br


1ª série F, G, H, I, J - Professor André

Fazer os exercícios da página 81        Caderno do Aluno – SP faz Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO