Pesquisar

terça-feira, 8 de setembro de 2020

9º ano

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

9º ano A, B, C, D, G - Professoras Joyce e Maria Julia

Faça as atividades de Língua Portuguesa das páginas 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 da apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 9º Ano Volume 3 Parte 1.

Tire fotos das atividades e envie para os e-mails: 

9º A, B, C e D joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br  

9º G  mariajuliamartins@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas: sextas-feiras, 8h45; pelo MEET https://meet.google.com/yax-kosv-dke

Disponível em: 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq

 

9º ano E, F - Professora Dulce

I PARTE

1- Leia o texto com atenção e, em seguida, responda às questões abaixo.

“ Baleia respirava depressa, a boca aberta, os queixos desgovernados, a língua pendente é insensível. Não sabia o que tinha sucedido.O estrondo, a pancada que recebera no quarto e a viagem difícil do barreiro ao fim do pátio desvaneciam-se no seu espírito. Provavelmente estava na cozinha, entre as pedras que serviam de trempe. Antes de se deitar, Sinhá Vitória retirava dali os carvões e a cinza, varria com um molho de vassourinha o chão queimado, e aquilo ficava um bom lugar para cachorro descansar. O calor afugentava as pulgas, a terra se amaciava. E, findos os cochilos, numerosos preás corriam e saltavam, um formigueiro de preás invadia a cozinha. [...] Baleia encontrava a cabecinha fatigada na pedra. A pedra estava fria, [...] Baleia queria dormir. Acordaria feliz num mundo cheio de preás.[...]
                     Graciliano Ramos

1- O narrador encontra-se em primeira pessoa, segunda ou é onisciente? Justifique com uma oração do texto.
2- Quantos são as personagens?
3- Qual o tempo verbal predominante no texto?
4- Há figuras de linguagem no texto? Se sim, qual (is)?
5- O que é intertextualidade?

II - PARTE
EU E MINHAS EMOÇÕES 
1- Exemplifique, a partir de um emoji, seus sentimentos no início da pandemia, outro para o momento atual e, um terceiro para suas expectativas futuras.
2- A seguir, passe a linguagem não - verbal (emoji) para a linguagem verbal.
3- Quais foram os hábitos ruins adquiridos por você durante o período de isolamento?
3- E os hábitos bons adquiridos? Quais foram?

CAPRICHO!


MATEMÁTICA

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professoras Roberta e Vânia

Preencher o link

CIÊNCIAS

9º ano A, B, C, D, E, F. G - Professores Vinícius e Antônio

1Leitura e  Interpretação de Texto  Introdução ao  estudo de Genética

 Introdução ao Estudo de Genética

Prof. Vinicius/ Ciências 

É comum ouvirmos que uma pessoa possui determinadas características em virtude da Genética. Entretanto, poucas pessoas sabem o real significado dessa palavra. Que tal aprendermos mais sobre a Genética e sua importância para a ciência?

Genética é a parte da Biologia que estuda como ocorre a transmissão das características de uma pessoa à outra ao longo das gerações (hereditariedade). Entender como as características são transmitidas ajuda-nos, por exemplo, a obter plantas mais fortes e resistentes a pragas ou ainda entender a probabilidade de um casal que apresenta uma doença grave passar essa enfermidade para seus filhos.

A Genética estuda mais precisamente os genes, que são porções de DNA capazes de produzir uma proteína que será responsável por cada característica. Cada pessoa possui no núcleo de suas células genes responsáveis pela cor do olho, do cabelo e assim por diante. Ao conjunto de genes que cada pessoa possui damos o nome de genoma.

As características são passadas por meio dos genes no momento da reprodução. Isso acontece porque, no óvulo e no espermatozóide, encontram-se os genes da mãe e do pai, respectivamente. Sendo assim, quando o espermatozóide entra no óvulo, as informações genéticas do pai e da mãe estão presentes para formar um novo ser (Leia também: Sexo dos bebês).

Hoje já é bem entendida a forma como as características são passadas de pai para filho. No passado, no entanto, essa era uma dúvida que muitos pesquisadores possuíam e várias pesquisas eram realizadas para resolver o mistério.

Os primeiros estudos em Genética foram realizados por Gregor Mendel no século XIX. Esse importante pesquisador realizou experimentos com ervilhas e concluiu que as características eram herdadas por fatores provenientes da mãe e do pai. Esses fatores, que posteriormente foram chamados de genes, estavam presentes nos gametas (óvulo e espermatozóide) e eram transmitidos na fecundação.

A partir do entendimento de como essas características são passadas entre as gerações, muitos avanços foram feitos. É graças à Genética que hoje conseguimos fazer produtos transgênicos, entender o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, criar clones, realizar testes de DNA, entre várias outras importantes descobertas.

 

Obs:   Você   pode optar pela versão  on line  ou  pela versão tradicional  para responder o questionário. Caso  opte pela versão  tradicional   pode enviar  as questões respondidas    no e-mail.  Não se esqueça   de copiar   as questões e responder.  Ah !  Coloque nome, número e turma.  Bons Estudos!

Questionário Versão  on line: 

 Introdução ao estudo de  Genética 

 Questionário Tradicional

1)       O que é genética?

2)       Qual a importância do estudo da genética?

3)       Defina gene.

4)       O que é genoma?

5)       Como são  passadas as características de um indivíduo para outro?

6)       Qual a importância  do trabalho de Mendel?

7)       Qual a importância da genética no mundo atual?

8)       Você acredita que é possível graças aos avanços da genética criarmos seres vivos com características previamente definidos?

9)        Elaborar  um breve  relato sobre  a vida e o trabalho científico realizado  por  Gregor   Mendel .   

 

2.  Realizar as atividades do Caderno  São  Paulo faz Escola  3  - Situação de  Aprendizagem 1 - Evolução das  Espécies pg 6,7,8 e  9.   * Verificação  de   Elaboração     de exercícios  no  possível retorno ou    por  fotos  enviada  por e-mail :  viniciusalmeida@prof.educacao.sp.gov.br  


HISTÓRIA

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professor Maurício

A DITADURA CIVIL-MILITAR E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Ler e responder as atividades dso caderno SP faz escola volume 3 , páginas 29 à 34.

MODERNIZAÇÃO, DITADURA CIVIL-MILITAR E REDEMOCRATIZAÇÃO

Ler e responder as atividades do caderno SP faz escola volume 3, páginas 35 à 40.

Enviar por email: smauricio@prof.educacao.sp.gov.br


GEOGRAFIA

9º ano F, G - Professor Alan

Globalização

(Um mundo cada vez mais Globalizado)

O que é a Globalização?

         Chama-se de Globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em  “ ALDEIA GLOBAL ” , pois parece que o planeta esta ficando cada dia menor e que todos se conhecem ( assistem a programas semelhantes na televisão, ficam sabendo na mesma hora tudo que ocorre no mundo inteiro etc..). Houve um enorme desenvolvimento nos meios de transporte e comunicação, nas viagens e no turismo internacional, nas trocas comerciais entre os países em geral. Vivemos assim a era da GLOBALIZAÇÃO, também conhecido como Meio Técnico Científico Informacional.

       Para ter uma noção desse processo é preciso analisar algumas informações:

·         Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de pessoas viajavam de avião de um país para outro por ano. Hoje em dia esse número se aproxima de 800 milhões de pessoas.

·         Em 1960 foram feitas  duas milhões de ligações telefônicas entre Estados Unidos e a Europa; Atualmente essas ligações se aproximam de 2 bilhões por ano.

·         Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião comercial cruzar o Oceano Atlântico, fazendo rota entre New York – Londres.  Desde 2010 já é possível  fazer o mesmo percurso  em menos de 3 horas, com um avião supersônico.

·          Em 1865, quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assinado, a notícia levou treze dias para chegar a Europa. Hoje em dia bastariam alguns segundos para uma notícia qualquer cruzar o Planeta.

·         Quando em 1958 o Brasil conquistava a sua primeira Copa do Mundo na Suécia, a notícia pode ser comemorada de 5 até  15 dias após o resultado da partida, em boa parte do país, podendo esse tempo ser ainda maior nas regiões mais afastadas. Hoje a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais assistidos em diversas partes do Globo simultaneamente.

        Além disso, existe uma uniformização dos hábitos: Em qualquer região do Planeta atualmente, as pessoas cada vez mais comem nas mesmas cadeias de fast-food, bebem os mesmos refrigerantes, vestem jeans, ouvem as mesmas músicas e assistem aos mesmos filmes e programas.

QUESTÕES DE REFLEXÃO:

1-      Para você quais são os equipamentos, ações, hábitos ou até mesmo os costumes que mais representam ou sintetizam o mundo moderno e Globalizado? Justifique sua reposta.

 2-      Hoje tudo aparenta ser mais rápido, mais próximo, dinâmico. Você acredita que o mundo tem diminuído suas distâncias com o passar do tempo? Justifique sua reposta.

3-      Comente a seguinte frase:

“O mundo moderno pode ser chamado de uma Aldeia Global,  mesmo mantendo suas distâncias gigantescas”.


9º ano A, B, C, D, E - Professora Maria Roseli

.  Responder às páginas 21, exercício 3 da página 22. Da apostila Volume 3 


LÍNGUA INGLESA

9º ano A, B, C, D, E - Professora Elisete

SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO Volume 3 – Parte 1, págs. 29 à 32.

Activity 1 

O que você sabe sobre experimentos? Preencha a primeira e segunda colunas da tabela KWL.

KWL Chart - Experiments

Activity 2

a.            Leia a definição de experimento. Você também pode pegar o Caderno do aluno volume 1 do 7º ano para responder as questões. 

b.            Para que são usados os experimentos?

c.            Que tipos de profissionais fazem experimentos?

d.            Qualquer pessoa pode fazer experimentos?

e.            Você já fez um experimento? Se sim, o que você fez?

Activity 3

Você não precisa de itens profissionais para fazer experimentos, é possível fazê-los, usado coisas que você pode encontrar em casa. Nomeie cada material na tabela abaixo. 

a.    Complete as frases com palavras da tabela.

Activirty 4 

a.            Nesta atividade finja que você é um engenheiro e pense sobre:

É possível proteger um ovo de uma queda de 2 metros?

b.    Agora, usando apenas os materiais dos quadros abaixo, pense em uma maneira de proteger um ovo de uma queda de 2 metros.

  

Após fazer as atividades, tire fotos, e encaminhe-as  para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com.

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou entre em contato por e-mail. 

 

9º ano F, G - Professora Adriana

Caderno do aluno volume 3 ( páginas 29, 30, 33, 34).


ARTE

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Solange


Elementos Cênicos

1-      Quais são os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema?

2-      Criar um painel/cartaz com imagens de cada um destes elementos. Pode imprimir e colar ou desenhar. Fotografar e enviar a imagem por e-mail. 

*Antes da atividade assista a aula do CMSP do dia 31/08 – Arte –  Elementos Cênicos, que se encontra no Youtube.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professoras Fabiana, Lauren, Angélica

Angélica, e-mail: angelicanegry@prof.educacao.sp.gov.br

Fabiana, e-mail: thome@professor.educacao.sp.gov.br

Laurén, e-mail: lauren@prof.educacao.sp.gov.br

Realizar as atividades do caderno do aluno

 

Aulas 1 e 2

Semana: 08/09 a 11/09

Unidade Temática: Esporte de Invasão: Basquete

 

Atividade 1- O que eu sei sobre Basquetebol? Pág. 40.

Responda as questões da págs. 40 e 41.

 

Atividade 3 – Aspecto técnico e tático do Basquete

Leia as informações do caderno do aluno referente as posições dos jogadores na pág. 43 e os sistemas de jogo na pág. 44.

Preencha o quadro da pág. 45.

 

Aula 3 e 4

Semana: 14/09 a 18/09

Unidade temática: Esporte de invasão: Futsal

 

Atividade 5 – O que eu sei sobre o Futsal? Pág. 48

Responda as questões da pág. 48.

 

Atividade 7 – Aspecto técnico e tático do futsal, pág. 49.

Leia as informações do caderno do aluno referente as posições dos jogadores na pág. 50 e o sistema de jogo nas págs. 51, 52, 53.

Preencha o quadro da pág. 54 referente as informações do goleiro.

 

Obs.: As atividades devem ser mandadas para o e-mail dos professores, com nome, número e série.

Se você não conseguiu assistir as aulas do Centro de Mídias, segue o link para ter auxílio na realização das atividades.

 

Aula do dia 06/08 - Desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão e combate:

https://www.youtube.com/watch?v=H91kUov09P0

Aula do dia 13/08 – Desafios Técnicos e táticos nos esportes de invasão: Basquete.

https://www.youtube.com/watch?v=vF-Ku3f6fdw

Aula do dia 20/08 – Desafios Técnicos e Táticos nos esportes de invasão: Futsal.

https://www.youtube.com/watch?v=WxB3I3952wE

Aula do dia 03/09 – Elementos técnicos e ou táticos dos esportes de invasão:

https://www.youtube.com/watch?v=XzUGA8GvdMA

Bons Estudos!



PROJETO DE VIDA

9º ano A, B, C, G - Professora Beth

 

Caderno do aluno – Volume 3 - páginas 58 e 59

 Situação de Aprendizagem 1: NÓS: HOJE E NO FUTURO

Meus Projetos de Vida individuais

Meus Projetos de Coletivos

 

Aula do centro de mídia do estado de São Paulo:

12/08 - 9° ano EF - Projeto de Vida - Nós: Hoje e no futuro

https://www.youtube.com/watch?v=L7mB5BfIhzE&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=12

 

 9º ano E, F - Professora Joyce

Faça as atividades de Projeto de Vida das páginas 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67 e 68 da apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 9º Ano Volume 3 Parte 2.

Tire fotos das atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas: sextas-feiras, 9h30; pelo MEET https://meet.google.com/yax-kosv-dke

Disponível em: 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq



 9º ano D - Professor Vanderlei

Atividade1 – Apostila do aluno Vol 3 parte 2, responder as questões das páginas 58 e 59.

Atividade 2 -  conforme orientações da atividade 2 presentes nas paginas 60 e 61, crie um Fanzine sobre seu Projeto de Vida.

 Após concluir a atividade , enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br



ELETIVA

9º ano A, B - Professor Vanderlei


Faça uma pesquisa sobre o setembro amarelo, e explique qual a importância desta campanha e de que maneira você pode contribuir para ajudar.

Após concluir a atividade , enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


9º ano C, D, E - Professoras Marcela e Camila

Assista atentamente ao vídeo disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=sWrdxRFfJdY&feature=youtu.be

Observe que o suicídio é um ato desesperado causado por uma série de motivos. O principal deles é a depressão.

Agora, observe a tirinha abaixo:



A tirinha criada pela artista Raquel Segal foi retirada da página “Aquele Eita!”, disponível em: https://www.facebook.com/AqueleEita

Saiba mais na matéria do site da Uol disponível em:

https://m.blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2017/09/20/corrente-do-bem-pagina-na-web-viraliza-com-tirinhas-contra-o-suicidio/

 

Atividade:

·         Pense numa frase ou numa palavra de apoio para alguém que esteja passando pela situação mostrada no vídeo.

·         Faça uma tirinha usando a frase pensada como tema, conforme o modelo da tirinha da artista Raquel Segal, mostrada acima.

·         A tirinha deve ter, no máximo, 6 quadros.

·         Envie a atividade no e-mail: marcela_guilherme.santos@yahoo.com.br

·         Não se esqueçam de por nome, número de chamada e a turma.

·         Qualquer duvida, pode envia-las no mesmo e-mail.

 

Boa atividade!
Cuidem-se.

9º ano F, G - Professor Tiago

Assista o vídeo e reflita sobre o assunto. 

Nesse mês, os plantões da disciplina de eletiva serão destinados a conversar sobre esse tema. 

 

Videoaula sobre o conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY

TECNOLOGIA  

9º ano D, E, F, G - Professor Rogério

Trabalho 5 – Tecnologia – 3º bimestre - E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? – do Caderno do Aluno

Para fazer a atividade 1 e 2 do Caderno do Aluno, vejam o vídeo, as imagens e leiam o noticiário conforme os links abaixo:

Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o smartphone sustentável.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s . Acesso em: 2 jun. 2020.

Imagem de consumismo exagerado:

https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2016/06/consumismo02-1024x682.jpg e http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT318979-17180,00.html

E  a notícia:

https://www.telesintese.com.br/brasil-tera-420-milhoes-de-dispositivos-digitais-em-uso-ao-final-de-2019/

Atividade 1 – Em busca de respostas – Responda às seguintes questões:

1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo espera que durem?

2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item, especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?

3. Foi fácil fazer o conserto?

4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um aparelho novo em vez de consertar?

5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para teruma vida útil pequena?

6. Você se considera uma pessoa consumista?

7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?

8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?

9 . Você já foi vítima (ou conhece alguém que tenha sido) da obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de algum produto/bem adquirido?

10. Que aparelho aparece em maior número entre os dispositivos eletrônicos ativos no Brasil?

11. Entre 2018 e 2019, qual foi o aumento no número desses aparelhos ativos?

12. Que argumentos você usaria para demonstrar que o Brasil é um país conectado?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO