Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
9º ano A, B, C, D, G - Professoras Joyce e Maria Julia
Faça as
atividades de Língua Portuguesa das páginas 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 da
apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 9º Ano Volume 3 Parte 1.
Tire
fotos das atividades e envie para os e-mails:
9º A,
B, C e D joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
9º G mariajuliamartins@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão
de dúvidas: sextas-feiras, 8h45; pelo MEET https://meet.google.com/yax-kosv-dke
Disponível
em:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq
MATEMÁTICA
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professoras Roberta e Vânia
Preencher o link
CIÊNCIAS
9º ano A, B, C, D, E, F. G - Professores Vinícius e Antônio
1Leitura e Interpretação de Texto
Introdução ao estudo de Genética
Prof. Vinicius/
Ciências
É comum ouvirmos que uma pessoa possui
determinadas características em virtude da Genética. Entretanto, poucas pessoas
sabem o real significado dessa palavra. Que tal aprendermos mais sobre a
Genética e sua importância para a ciência?
Genética é a parte da Biologia que
estuda como ocorre a transmissão das características de uma pessoa à outra ao
longo das gerações (hereditariedade). Entender como as características são
transmitidas ajuda-nos, por exemplo, a obter plantas mais fortes e resistentes
a pragas ou ainda entender a probabilidade de um casal que apresenta uma doença
grave passar essa enfermidade para seus filhos.
A Genética estuda mais precisamente os genes,
que são porções de DNA capazes de produzir uma proteína que
será responsável por cada característica. Cada pessoa possui no núcleo de suas
células genes responsáveis pela cor do olho, do cabelo e assim por diante. Ao
conjunto de genes que cada pessoa possui damos o nome de genoma.
As características são passadas por
meio dos genes no momento da reprodução. Isso acontece porque, no óvulo e no
espermatozóide, encontram-se os genes da mãe e do pai, respectivamente. Sendo
assim, quando o espermatozóide entra no óvulo, as informações genéticas do pai
e da mãe estão presentes para formar um novo ser (Leia também: Sexo dos bebês).
Hoje já é bem entendida a forma como as
características são passadas de pai para filho. No passado, no entanto, essa
era uma dúvida que muitos pesquisadores possuíam e várias pesquisas eram
realizadas para resolver o mistério.
Os primeiros estudos em Genética foram
realizados por Gregor Mendel no século XIX. Esse importante pesquisador
realizou experimentos com ervilhas e concluiu que as características eram
herdadas por fatores provenientes da mãe e do pai. Esses fatores, que
posteriormente foram chamados de genes, estavam presentes nos gametas (óvulo e
espermatozóide) e eram transmitidos na fecundação.
A partir do entendimento de como essas
características são passadas entre as gerações, muitos avanços foram feitos. É
graças à Genética que hoje conseguimos fazer produtos transgênicos, entender o
desenvolvimento de alguns tipos de tumores, criar clones, realizar testes de
DNA, entre várias outras importantes descobertas.
Obs: Você pode optar pela versão on line ou pela versão tradicional para responder o questionário. Caso opte pela versão tradicional pode enviar as questões respondidas no e-mail. Não se esqueça de copiar as questões e responder. Ah ! Coloque nome, número e turma. Bons Estudos!
Questionário Versão on line:
Introdução ao estudo de Genética
Questionário Tradicional
1) O que é genética?
2) Qual a importância do estudo da genética?
3) Defina gene.
4) O que é genoma?
5) Como são passadas as
características de um indivíduo para outro?
6) Qual a importância do trabalho de
Mendel?
7) Qual a importância da genética no mundo
atual?
8) Você acredita que é possível graças aos
avanços da genética criarmos seres vivos com características previamente
definidos?
9) Elaborar um breve
relato sobre a vida e o trabalho científico realizado por
Gregor Mendel .
2. Realizar as atividades do Caderno São Paulo faz Escola 3 - Situação de Aprendizagem 1 - Evolução das Espécies pg 6,7,8 e 9. * Verificação de Elaboração de exercícios no possível retorno ou por fotos enviada por e-mail : viniciusalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
HISTÓRIA
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professor Maurício
A DITADURA CIVIL-MILITAR E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Ler e responder as atividades dso caderno SP faz escola volume 3 , páginas 29 à 34.
MODERNIZAÇÃO, DITADURA CIVIL-MILITAR E REDEMOCRATIZAÇÃO
Ler e responder as atividades do caderno SP faz escola volume 3, páginas 35 à 40.
Enviar por email: smauricio@prof.educacao.sp.gov.br
GEOGRAFIA
9º ano F, G - Professor Alan
Globalização
(Um mundo cada vez mais Globalizado)
O que é a Globalização?
Chama-se de
Globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os
povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “ ALDEIA GLOBAL ” , pois parece que o planeta
esta ficando cada dia menor e que todos se conhecem ( assistem a programas
semelhantes na televisão, ficam sabendo na mesma hora tudo que ocorre no mundo
inteiro etc..). Houve um enorme desenvolvimento nos meios de transporte e
comunicação, nas viagens e no turismo internacional, nas trocas comerciais
entre os países em geral. Vivemos assim a era da GLOBALIZAÇÃO, também conhecido como Meio Técnico Científico Informacional.
Para ter uma
noção desse processo é preciso analisar algumas informações:
·
Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de
pessoas viajavam de avião de um país para outro por ano. Hoje em dia esse
número se aproxima de 800 milhões de pessoas.
·
Em 1960 foram feitas duas milhões de ligações telefônicas entre
Estados Unidos e a Europa; Atualmente essas ligações se aproximam de 2 bilhões por
ano.
·
Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião
comercial cruzar o Oceano Atlântico, fazendo rota entre New York –
Londres. Desde 2010 já é possível fazer o mesmo percurso em menos de 3 horas, com um avião
supersônico.
·
Em 1865,
quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assinado, a notícia
levou treze dias para chegar a Europa. Hoje em dia bastariam alguns segundos
para uma notícia qualquer cruzar o Planeta.
·
Quando em 1958 o Brasil conquistava a sua
primeira Copa do Mundo na Suécia, a notícia pode ser comemorada de 5 até 15 dias após o resultado da partida, em boa
parte do país, podendo esse tempo ser ainda maior nas regiões mais afastadas.
Hoje a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais assistidos em diversas
partes do Globo simultaneamente.
Além disso,
existe uma uniformização dos hábitos: Em qualquer região do Planeta atualmente,
as pessoas cada vez mais comem nas mesmas cadeias de fast-food, bebem os mesmos
refrigerantes, vestem jeans, ouvem as mesmas músicas e assistem aos mesmos
filmes e programas.
QUESTÕES DE REFLEXÃO:
1- Para você quais são os equipamentos, ações, hábitos ou até mesmo os costumes que mais representam ou sintetizam o mundo moderno e Globalizado? Justifique sua reposta.
3- Comente a seguinte frase:
“O mundo moderno pode ser chamado de uma
Aldeia Global, mesmo mantendo suas
distâncias gigantescas”.
9º ano A, B, C, D, E - Professora Maria Roseli
. Responder às páginas 21, exercício 3 da página 22. Da apostila Volume 3
LÍNGUA INGLESA
9º ano A, B, C, D, E - Professora Elisete
SP FAZ
ESCOLA - CADERNO DO ALUNO Volume 3 – Parte 1, págs. 29 à 32.
Activity
1
O que você sabe
sobre experimentos? Preencha a primeira e segunda colunas da tabela KWL.
KWL Chart -
Experiments
Activity 2
a.
Leia a definição de experimento. Você também pode pegar o Caderno
do aluno volume 1 do 7º ano para responder as questões.
b.
Para que são usados os experimentos?
c.
Que tipos de profissionais fazem experimentos?
d.
Qualquer pessoa pode fazer experimentos?
e.
Você já fez um experimento? Se sim, o que você fez?
Activity 3
Você não
precisa de itens profissionais para fazer experimentos, é possível fazê-los,
usado coisas que você pode encontrar em casa. Nomeie cada material na tabela
abaixo.
a.
Complete as frases com palavras da tabela.
Activirty
4
a.
Nesta atividade finja que você é um engenheiro e pense sobre:
É possível
proteger um ovo de uma queda de 2 metros?
b.
Agora, usando apenas os materiais dos quadros abaixo, pense em uma
maneira de proteger um ovo de uma queda de 2 metros.
Após fazer as atividades,
tire fotos, e encaminhe-as para o e-mail: teacherelis2019@gmail.com.
Em caso de
dúvidas, participe dos plantões, ou entre em contato por e-mail.
Caderno do aluno volume 3 ( páginas 29, 30, 33, 34).
ARTE
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Solange
Elementos Cênicos
1- Quais são os elementos envolvidos na composição dos
acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema?
2- Criar um painel/cartaz com imagens de cada um
destes elementos. Pode imprimir e colar ou desenhar. Fotografar e enviar a
imagem por e-mail.
*Antes da atividade assista a aula do CMSP do dia
31/08 – Arte – Elementos Cênicos, que se encontra no Youtube.
EDUCAÇÃO FÍSICA
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professoras Fabiana, Lauren, Angélica
Angélica, e-mail: angelicanegry@prof.educacao.sp.gov.br
Fabiana, e-mail: thome@professor.educacao.sp.gov.br
Laurén, e-mail: lauren@prof.educacao.sp.gov.br
Realizar as atividades do
caderno do aluno
Aulas 1 e 2
Semana: 08/09 a 11/09
Unidade Temática: Esporte de
Invasão: Basquete
Atividade 1- O
que eu sei sobre Basquetebol? Pág. 40.
Responda
as questões da págs. 40 e 41.
Atividade 3 –
Aspecto técnico e tático do Basquete
Leia
as informações do caderno do aluno referente as posições dos jogadores na pág. 43 e os sistemas de jogo na
pág. 44.
Preencha
o quadro da pág. 45.
Aula 3 e 4
Semana: 14/09 a 18/09
Unidade temática: Esporte de
invasão: Futsal
Atividade 5 – O
que eu sei sobre o Futsal? Pág. 48
Responda
as questões da pág. 48.
Atividade 7 –
Aspecto técnico e tático do futsal, pág.
49.
Leia
as informações do caderno do aluno referente as posições dos jogadores na pág. 50 e o sistema de jogo nas págs. 51, 52, 53.
Preencha
o quadro da pág. 54 referente
as informações do goleiro.
Obs.:
As atividades devem ser mandadas para o e-mail dos professores, com nome,
número e série.
Se
você não conseguiu assistir as aulas do Centro de Mídias, segue o link para ter
auxílio na realização das atividades.
Aula
do dia 06/08 - Desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão e combate:
https://www.youtube.com/watch?v=H91kUov09P0
Aula
do dia 13/08 – Desafios Técnicos e táticos nos esportes de invasão: Basquete.
https://www.youtube.com/watch?v=vF-Ku3f6fdw
Aula
do dia 20/08 – Desafios Técnicos e Táticos nos esportes de invasão: Futsal.
https://www.youtube.com/watch?v=WxB3I3952wE
Aula
do dia 03/09 – Elementos técnicos e ou táticos dos esportes de invasão:
https://www.youtube.com/watch?v=XzUGA8GvdMA
Bons
Estudos!
PROJETO DE VIDA
9º ano A, B, C, G - Professora Beth
Caderno
do aluno – Volume 3 - páginas 58 e 59
Situação de Aprendizagem 1: NÓS: HOJE E NO FUTURO
Meus Projetos de Vida individuais
Meus Projetos de Coletivos
Aula
do centro de mídia do estado de São Paulo:
12/08 - 9° ano EF - Projeto
de Vida - Nós: Hoje e no futuro
https://www.youtube.com/watch?v=L7mB5BfIhzE&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=12
Faça as
atividades de Projeto de Vida das páginas 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67 e 68
da apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 9º Ano Volume 3 Parte 2.
Tire
fotos das atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão
de dúvidas: sextas-feiras, 9h30; pelo MEET https://meet.google.com/yax-kosv-dke
Disponível
em:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq
Atividade1 – Apostila do aluno Vol 3 parte 2, responder
as questões das páginas 58 e 59.
Atividade 2 -
conforme orientações da atividade 2 presentes nas paginas 60 e 61, crie
um Fanzine sobre seu Projeto de Vida.
Após concluir a
atividade , enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
ELETIVA
9º ano A, B - Professor Vanderlei
Faça uma pesquisa sobre o setembro amarelo, e explique
qual a importância desta campanha e de que maneira você pode contribuir para
ajudar.
Após concluir a atividade , enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
9º ano C, D, E - Professoras Marcela e Camila
Assista
atentamente ao vídeo disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=sWrdxRFfJdY&feature=youtu.be
Observe que o suicídio é um ato
desesperado causado por uma série de motivos. O principal deles é a depressão.
Agora,
observe a tirinha abaixo:
A tirinha criada pela artista Raquel
Segal foi retirada da página “Aquele Eita!”, disponível em: https://www.facebook.com/AqueleEita
Saiba mais na matéria do site da Uol
disponível em:
Atividade:
·
Pense numa frase ou numa palavra de
apoio para alguém que esteja passando pela situação mostrada no vídeo.
·
Faça uma tirinha usando a frase pensada
como tema, conforme o modelo da tirinha da artista Raquel Segal, mostrada
acima.
·
A tirinha deve ter, no máximo, 6
quadros.
·
Envie a atividade no e-mail: marcela_guilherme.santos@yahoo.com.br
·
Não se esqueçam de por nome, número de
chamada e a turma.
·
Qualquer duvida, pode envia-las no
mesmo e-mail.
Boa atividade!
Cuidem-se.
9º ano F, G - Professor Tiago
Assista o vídeo e reflita sobre o assunto.
Nesse mês, os plantões da disciplina de eletiva serão destinados a conversar sobre esse tema.
Videoaula sobre o conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?
TECNOLOGIA
9º ano D, E, F, G - Professor Rogério
Trabalho
5 – Tecnologia – 3º bimestre - E SE AS COISAS FOSSEM FEITAS PARA DURAR? – do
Caderno do Aluno
Para fazer a atividade 1 e 2 do Caderno do Aluno, vejam o
vídeo, as imagens e leiam o noticiário conforme os links abaixo:
Canal Youtube. Publicado em 16.05.2019. Fairphone, o
smartphone sustentável.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uhAs7bSWjfE&list=PLeOnee5XZLR2UVrNxVDtyQFBWTzSyvSyf&index=59&t=0s
. Acesso em: 2 jun. 2020.
Imagem de consumismo exagerado:
https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2016/06/consumismo02-1024x682.jpg
e http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT318979-17180,00.html
E a notícia:
Atividade 1 – Em busca de respostas –
Responda às seguintes questões:
1. Quando você compra produtos eletrônicos, quanto tempo
espera que durem?
2. Você ou alguém da sua casa comprou algum item,
especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas
de lavar, frigoríficos etc.), que duraram pouco ou quebraram depois da compra?
3. Foi fácil fazer o conserto?
4. Você (ou alguém que você conhece) já preferiu comprar um
aparelho novo em vez de consertar?
5. Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos
deliberadamente para teruma vida útil pequena?
6. Você se considera uma pessoa consumista?
7. Qual é o dispositivo eletrônico mais importante para você
e com qual periodicidade você já trocou esse produto por modelos mais novos?
8. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma
influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra? Por quê?
9 . Você já foi vítima (ou conhece alguém que tenha sido) da
obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de
algum produto/bem adquirido?
10. Que aparelho aparece em maior número entre os
dispositivos eletrônicos ativos no Brasil?
11. Entre 2018 e 2019, qual foi o aumento no número desses
aparelhos ativos?
12. Que argumentos você usaria para demonstrar que o Brasil
é um país conectado?

Nenhum comentário:
Postar um comentário