Pesquisar

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

6º ano

Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professoras Luciana, Shirley e Marlene

Apostila São Paulo Faz Escola – Volume 3

Atividade 1 – Oralidade, Escrita, Representação.

Leia com muita atenção o TEXTO 2 – A esfinge e o oráculo de Apolo.

(páginas 22 até a 25)

Copie e responda no seu caderno a questão 5 da página 25.

Na Apostila questão 6 – Crie um texto construindo a cena 7

(página 26)

Atividade 2 – Considerações

Copie e responda no seu caderno as questões 1,2,3,e 4 -Referentes ao TEXTO 2 – A esfinge e o oráculo de Apolo.

Atividade 3 – Comparando Textos

Leia com atenção o TEXTO 3 – Um trecho do Livro “O Minotauro: maravilhosas aventuras dos netos de Dona Benta na Grécia Antiga” de  Monteiro Lobato.

(página 29)

Copie e responda no seu caderno as questões da página 29.

Preencha na Apostila o quadro “O heleno concluiu que o remédio...

 

Importante:

Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e capricho.

Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias. 


MATEMÁTICA

6º A, B - Professora Adriana

Assistir as aulas do CMSP realizando as atividades da apostila  "São Paulo Faz Escola - Caderno do Aluno - Volume 3". Manter contato com a professora para esclarecer as dúvidas pelo Meet, Classroom, CMSP, WhatsApp e e-mail.


Para entregar: enviar para o e-mail (
adrianaaragao@prof.educacao.sp.gov.br) a atividade 1 sobre polígonos das páginas 71, 72 e 73 (todos os itens 1.1, 1.2 e 1.3). Estas atividades foram estudadas nas aulas do CMSP nos dias 31/08, 01 e 02/09 e estão disponíveis em:
https://youtu.be/nuZkDoFaFJs
https://www.youtube.com/WMeVZooHC0Q
https://www.youtube.com/watch?v=JXY4r7wzJeY


6º ano C, D - Professora Alecsandra

Enviar as atividades para o email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br ou via whatsApp

 1- Reveja as aulas sobre Polígonos e Poliedros disponibilizada no Centro de Mídias dos dias 31/08, 01/09 e 02/09 para resolver as questões da apostila volume 3 parte 1 páginas 71 a 74.

2- Preencha a Cruzadinha

3) Os polígonos que aparecem na formação das colmeias recebem o nome de :

 

a)      Pentágono

b)      Hexágono

c)       Triângulo

d)      Círculo                         

e)      Cubos


4) Complete com o que se pede:

5) Use a malha quadriculada abaixo, desenhe 3 polígonos e pinte-os.



6º ano E, F - Professor Francisco

Realizar a Situação de Aprendizagem 1, páginas 62 e 63 da apostila Aprender Sempre, 3° bimestre

Acompanhar os plantões de dúvidas todas as quartas feiras 16:30h as 17:15h

Enviar foto para o email: franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br

 

HISTÓRIA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Claudia

Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno de história. Não precisa copiar o texto! Copiar somente as questões e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

TEMA: Grécia e Roma antiga – Antiguidade Clássica

Atividade 1 – Leia o texto abaixo e responda a questões a seguir:

O paradoxo da democracia e cidadania

                O princípio da democracia surgiu na Grécia antiga, onde pela primeira vez as decisões sobre as diversas questões de interesse público começam a ser realizadas por meio de votação, os cidadãos passaram a participar de que escolhas que influenciavam na vida da população como: aprovação de leis, criação de impostos, organização de festas, participação em guerras, etc. Mas quem era considerado cidadão na Grécia antiga? Eles eram minoria entre a população ateniense, proprietários de terra, comerciantes, todos do sexo masculino, filhos de pais atenienses, eles tinham direitos civis, políticos, militares e religiosos. Por se tratar de uma sociedade patriarcal, mulheres não podiam possuir propriedades, administrar negócios, ter direitos políticos, portanto, não eram consideradas cidadãs. Estrangeiros e escravos também não possuíam garantia de seus direitos.

                Na atualidade, em governos democráticos, a elaboração de leis ou a administração pública não estão a cargo dos cidadãos, porém, são os cidadãos que elegem representantes de acordo com seus interesses para fazer as leis, administrar cidades, estados e o país. Mas o conceito de democracia mudou ao longo do tempo, hoje um país para ser considerado democrático não basta somente garantir o voto ao cidadão e respeitar a vontade da maioria nas urnas, tem que lhe garantir também a liberdade de expressão, o exercício dos direitos humanos, o acesso de TODOS os cidadãos à educação, ao trabalho, condições dignas de vida, respeitar as diferenças étnicas, de gênero e orientação sexual.

                Percebendo as mudanças na maneira como a democracia e a própria cidadania se dispuseram ao longo do tempo, percebemos aí o paradoxo dessa  “evolução” de conceitos: somos realmente TODOS considerados cidadãos? Não!!! O que podemos observar é que direitos e deveres não são respeitados! Isso porque, muitos dos representantes eleitos para lutar pelos interesses do coletivo, muitas vezes colocam seus interesses pessoais como prioridade acima da soberania popular, deixando de lado as necessidades da população e tornando cada vez mais precário o difícil exercício da cidadania, evidenciando que uma parte da população fica apenas com os direitos, enquanto a grande maioria fica com os deveres.

                A realidade pandêmica a qual estamos inseridos hoje nos mostra e evidencia o abismo que existe no exercício do direito democrático cidadão. Famílias inteiras dizimadas pela falta de estrutura financeira, saúde e saneamento básico. Enquanto o lema é “Fique em casa!”, muitos não podem se dar a esse luxo, precisam continuar trabalhando para garantir o sustento de seus familiares, sujeitos a infecção da doença ainda desconhecida. Quando não conseguem permanecer em seus empregos, dependem das condições precárias oferecidas pelo governo para tentar garantir a própria sobrevivência.

                E a educação? Premissa primordial do direito democrático! Essa mais uma vez está apta àqueles que realmente são considerados cidadãos como lá nos primórdios da Grécia antiga, apenas para uma pequena camada da população detentora da verdadeira cidadania, em contra partida, aqueles que dependem do poder público, que lhes foi atribuído através desse mesmo direito democrático na hora do voto, não desfrutam desses direitos quando a questão é justamente a educação, essa que é a única capaz de formar verdadeiros cidadãos conscientes para a sociedade. Dessa forma seguimos sendo apenas cidadãos de papel.

Autora: Prof.Claudia Borges Corrêa da Silva

 



 Questões sobre o texto:

1 – Procure o significado das seguintes palavras:

a)      Democracia

b)      Cidadania

c)       Paradoxo

2 – De que forma você exerce a cidadania atualmente?

3 – Pensando em seu futuro, o que você enquanto cidadão poderá fazer para que a democracia e a cidadania sejam plenamente cumpridas?

4 – Quem era considerado cidadão na Grécia antiga?

5 – De acordo com a compreensão moderna da democracia, podemos dizer que ela é vivenciada por todos no Brasil? Justifique sua resposta.

6 – Observe a charge que acompanha o texto:

a)      Explique qual a ligação entre a charge e o texto.

b)      De que forma a charge representa o atual momento que estamos vivendo?

c)       Como podemos comparar a charge com a questão da educação no Brasil durante a pandemia?

Atividades do Caderno do Aluno Volume 3

Atividade 2 pág 35 e 36

Atividade 3 pág 36 e 37

Atividade 5.2 pág 38 e 39 



GEOGRAFIA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Emílio

Fazer o mapa das bacias hidrográficas do Brasil, pode ser em folha de papel vegetal ou sulfite A4

Pesquisar conceitos de taxas de mortalidade, natalidade e crescimento vegetativo .


ARTE

6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Michele

- Crie uma máscara teatral.

Materiais 

- Folha :  canson A4

- Decoração : Livre 

- Recortes : Tesoura

 Obs: As atividades poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail ou apresentadas no retorno das aulas.

 Exemplo: 




CIÊNCIAS
6º ano A - Professora Carla

Leitura das páginas 44 até a página 63 do livro didático e responder os exercícios das páginas 6 a 11 da apostila – volume 3.

Responder os exercícios das páginas 7 a 10 da apostila – volume 3.

Enviar foto das atividades para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br

 

6º ano B, C, D, E, F - Prof. Alecsandra e Prof. Vanderlei

1)      Leiam a unidade 2 do livro de Ciências (páginas 48 a 55), copie e responda no caderno as atividades das paginas 49, 51, 53 e 54.

2)      Apostila SP FAZ ESCOLA,volume 3 – parte 2, respondam as atividades das paginas 6 até a 11.

Vídeos  de apoio :

·         O olho e as suas partes

 https://www.youtube.com/watch?v=2fcxZTyaREk

·         O Sentido do Paladar - Como funciona?

https://www.youtube.com/watch?v=BO4D0vQtHvE

·         O ouvido e suas partes

https://www.youtube.com/watch?v=6JrtYTzoGc8

·         O cérebro.  O que é e como funciona?

https://www.youtube.com/watch?v=NU5zA9sOWxk

Enviar as atividades para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br

                                               alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br

ou para o WhatsApp seguindo as orientações de postagens.



LÍNGUA INGLESA

6º A, B, C, D, E - Professora Rosana

Material: São Paulo Faz Escola- Caderno do aluno volume 3 -Parte 1

Copiar e responder em folha separada. Colocar nome completo e série

Conteúdo interdisciplinar: English X Science

                                              

1.       Responda em Português:

* O que você sabe sobre células?

* O que você sabe sobre herança genética?

 

2.       Leia o texto da pág.37 - CELLS - atividade 2. Retire do texto as palavras cognatas e dê o seu significado em Português. 

3.       Desenhe uma célula com suas três partes principais. Escreva-as em Inglês. (pág.37) 

4.       Copie e responda em Inglês as perguntas: A, B, C, D, Ede acordo com o texto (pág.37) atividade 2. 

5.       Leia o texto: WHO ARE YOU? - pág. 37

a) Retire as palavras cognatas e dê o seu significado em Português.

b) Procure no dicionário o significado das palavras grifadas no texto.

 

6.       Leia o texto: THE HUMAN BODY - pág.38 - atividade 3

a) retire as palavras cognatas e dê o seu significado em Português.

b) Procure no dicionário as palavras grifadas.

 

7.       Copie e complete as sentenças com informações retiradas do texto: THE HUMAN BODY -pág.38.

 

8.       Faça um desenho de uma pessoa (pág.39) colocando as partes do corpo em inglês. Utilize vocabulário abaixo:

belly-eye-hair-neck-finger-foot-arm-leg-ear-hand-mouth

 

Email: rosanafrdomingues@gmail.com


6º F - Professora Joyce

Faça as atividades de Língua Inglesa das páginas 36, 37, 38, 39, 40 e 41 da apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 6º Ano Volume 3 Parte 1.

Tire fotos das atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas: sextas-feiras, 15h45; pelo MEET https://meet.google.com/kjk-cfvc-qde

Disponível em: 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Edgard

e-mail: edgardo@prof.educacao.sp.gov.br

                                                      Roteiro de Estudo

Realizar as atividades do caderno do aluno

 

Aula 1 e 2

Semana: 08/09 a 11/09 Unidade Temática: Capacidades Físicas na prática dos esportes e da ginástica.

 Atividade 1-  Ler o texto e responder as questões da página 48(Atividade 3) do caderno do aluno.

Link da vídeo-aula: https://youtu.be/Q9vBZ75pZlk

 

Aula 3 e 4

Semana: 14/09 a 18/09 – Unidade temática: Identificando Exercício Físico e Atividade Física.

 Atividade 1- Página 49 do caderno do aluno. Ler e responder as questões de 1 à 5.

Link da vídeo-aula: https://youtu.be/hAhXzbzYIL4

 Obs.: As atividades devem ser mandadas para o e-mail dos professores.

Bons Estudos!

 

 PROJETO DE VIDA

6º ano A, B - Professora Aline

 - Organização e empatia

- Observar a Situação de aprendizagem 02 – apostila volume 03 – parte 02 (Definindo minhas regras)

- Responder as questões: 1) O que são regras?     2) Para que elas servem?    3) Por que precisamos ter regras na vida?      ( páginas 67 e 68 )

- Fazer a Atividade 02 ( Regras? Para quê?) – página 61  ( preencher os quadros com informações pessoais)

- As atividades deverão ser respondidas na própria apostila ou no caderno de Projeto de vida. Poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail ou aguardar retorno para serem vistadas.


6º ano C, D, E, F - Professor Vanderlei

1 - Use o exemplo da tabela para montar e planejar um roteiro de estudo utilizando as atividades do blog.

2 – Responda as questões da situação de aprendizagem 2 da apostila (66, 67 e 68). Com o auxilio de um familiar faça a atividade do Jogo de pontinhos ( página 68, 69 e 70).

Enviar as atividades resolvidas para : vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br

Obs: dúvidas e orientações entrar em contato pelo Grupo da sala e acompanhar o Meet.


ELETIVAS

6º ano A, B - Professora Claudia e Fabiana

Contatos: emailborgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br

Instagram - @profclaudiaborges

 

ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto! Copiar somente a questão  e responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série descritos no assunto do email.

TEMA: Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Símbolo



Atividade: Assista ao vídeo da música Pais e filhos ( Legião Urbana ), acompanhe a letra e escreva um parágrafo dizendo com suas palavras sobre o que diz a música e qual sua relação com o tema “ Setembro Amarelo “.

https://youtu.be/kVbSB843JSc

Pais e filhos – Legião Urbana

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo, vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais

É preciso…

 6º ano F - Professor Francisco

 Assistir o vídeo e fazer uma resenha sobre o vídeo

https://youtu.be/sWrdxRFfJdY

Fazer no caderno e enviar foto para o email: franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br


TECNOLOGIA

6º ano A, B, C, D - Professora Roseli

Tema: Linha do Tempo

 

 A tarefa nesta atividade é fazer uma linha do tempo dos smartphones, os mais diversos para montar a linha do tempo, pesquisem, na internet, informações sobre o modelo de smartphone que escolherem e selecionem os marcos mais importantes para ressaltar a evolução dos aparelhos. A ideia é levá-los a questionar por que os fabricantes fazem lançamentos tão frequentes de novos modelos (uma média de 12 a 18 meses entre um e outro).

 

Atenção!!!

 

Dados para a pesquisa.

 

1) Para que servem os smartphones? 2) Eles influenciam o comportamento das pessoas? Em que sentido? 3) Por que tantas pessoas têm ou querem ter um smartphone? 4) Quanto tempo dura um smartphone? 5) Quais os impactos essa quantidade de smartphones produzidos causam ou podem causar ao meio ambiente?

 – Linha do tempo -  vamos investigar um pouco mais esta história? Escolham um modelo de celular e façam uma pesquisa sobre a evolução desse aparelho, desde o lançamento do primeiro modelo, colocando as datas das versões que se seguiram.

Essa atividade poderá ser feita plugada(usando aplicativo www.canva.com), apresentação de um infográfico ou desplugada somente com ilustração , desenho feito em cartaz , poster ou folha de papel, ou HQ histórias em quadrinhos.

 Não esqueçam!

Enviar a atividade para o email da professora Roseli Tecnologia

rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

Capriche!

Até...

 

6º ano E, F - Professor Francisco

Atividade 1 e 2 do caderno do aluno, 3° bimestre, páginas 48 e 49

Enviar foto para o email: franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br


 



2 comentários:

GESTÃO EM FOCO