Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
6º ano A, B, C, D, E, F - Professoras Luciana, Shirley e Marlene
Apostila
São Paulo Faz Escola – Volume 3
Atividade
1 – Oralidade, Escrita, Representação.
Leia com
muita atenção o TEXTO 2 – A esfinge e o oráculo de Apolo.
(páginas 22
até a 25)
Copie e
responda no seu caderno a questão 5 da página 25.
Na Apostila
questão 6 – Crie um texto construindo a cena 7
(página 26)
Atividade
2 – Considerações
Copie e responda
no seu caderno as questões 1,2,3,e 4 -Referentes ao TEXTO 2 – A esfinge e o
oráculo de Apolo.
Atividade
3 – Comparando Textos
Leia com
atenção o TEXTO 3 – Um trecho do Livro “O Minotauro: maravilhosas aventuras dos
netos de Dona Benta na Grécia Antiga” de
Monteiro Lobato.
(página 29)
Copie e
responda no seu caderno as questões da página 29.
Preencha na
Apostila o quadro “O heleno concluiu que o remédio...
Importante:
Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e
capricho.
Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser
feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias.
MATEMÁTICA
6º A, B - Professora Adriana
Assistir
as aulas do CMSP realizando as atividades da apostila "São Paulo Faz
Escola - Caderno do Aluno - Volume 3". Manter contato com a professora
para esclarecer as dúvidas pelo Meet, Classroom, CMSP, WhatsApp e e-mail.
Para entregar: enviar para o e-mail (adrianaaragao@prof.educacao.sp.gov.br) a atividade 1 sobre polígonos
das páginas 71, 72 e 73 (todos os itens 1.1, 1.2 e 1.3). Estas atividades foram
estudadas nas aulas do CMSP nos dias 31/08, 01 e 02/09 e estão disponíveis em:
https://youtu.be/nuZkDoFaFJs
https://www.youtube.com/WMeVZooHC0Q
https://www.youtube.com/watch?v=JXY4r7wzJeY
6º ano C, D - Professora Alecsandra
Enviar as
atividades para o email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br ou via whatsApp
2- Preencha a Cruzadinha
3) Os polígonos que
aparecem na formação das colmeias recebem o nome de :
a) Pentágono
b) Hexágono
c) Triângulo
d) Círculo
e) Cubos
4) Complete com o
que se pede:
5) Use a malha
quadriculada abaixo, desenhe 3 polígonos e pinte-os.
6º ano E, F - Professor Francisco
Realizar a Situação de Aprendizagem 1, páginas 62 e 63 da apostila Aprender Sempre, 3° bimestre
Acompanhar
os plantões de dúvidas todas as quartas feiras 16:30h as 17:15h
Enviar foto
para o email: franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br
HISTÓRIA
6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Claudia
Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br
Instagram - @profclaudiaborges
ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno de história. Não precisa
copiar o texto! Copiar somente as questões e responder. Tirar uma foto da
atividade e enviar no email da professora contendo nome, número e série
descritos no assunto do email.
TEMA: Grécia e Roma antiga – Antiguidade Clássica
Atividade 1 – Leia o texto abaixo e responda a questões a seguir:
O paradoxo da democracia e cidadania
O
princípio da democracia surgiu na Grécia antiga, onde pela primeira vez as
decisões sobre as diversas questões de interesse público começam a ser realizadas
por meio de votação, os cidadãos passaram a participar de que escolhas que
influenciavam na vida da população como: aprovação de leis, criação de
impostos, organização de festas, participação em guerras, etc. Mas quem era
considerado cidadão na Grécia antiga? Eles eram minoria entre a população
ateniense, proprietários de terra, comerciantes, todos do sexo masculino,
filhos de pais atenienses, eles tinham direitos civis, políticos, militares e
religiosos. Por se tratar de uma sociedade patriarcal, mulheres não podiam
possuir propriedades, administrar negócios, ter direitos políticos, portanto,
não eram consideradas cidadãs. Estrangeiros e escravos também não possuíam
garantia de seus direitos.
Na
atualidade, em governos democráticos, a elaboração de leis ou a administração
pública não estão a cargo dos cidadãos, porém, são os cidadãos que elegem
representantes de acordo com seus interesses para fazer as leis, administrar
cidades, estados e o país. Mas o conceito de democracia mudou ao longo do
tempo, hoje um país para ser considerado democrático não basta somente garantir
o voto ao cidadão e respeitar a vontade da maioria nas urnas, tem que lhe
garantir também a liberdade de expressão, o exercício dos direitos humanos, o
acesso de TODOS os cidadãos à educação, ao trabalho, condições dignas de vida,
respeitar as diferenças étnicas, de gênero e orientação sexual.
Percebendo
as mudanças na maneira como a democracia e a própria cidadania se dispuseram ao
longo do tempo, percebemos aí o paradoxo dessa “evolução” de conceitos: somos realmente TODOS
considerados cidadãos? Não!!! O que podemos observar é que direitos e deveres
não são respeitados! Isso porque, muitos dos representantes eleitos para lutar
pelos interesses do coletivo, muitas vezes colocam seus interesses pessoais
como prioridade acima da soberania popular, deixando de lado as necessidades da
população e tornando cada vez mais precário o difícil exercício da cidadania,
evidenciando que uma parte da população fica apenas com os direitos, enquanto a
grande maioria fica com os deveres.
A
realidade pandêmica a qual estamos inseridos hoje nos mostra e evidencia o
abismo que existe no exercício do direito democrático cidadão. Famílias
inteiras dizimadas pela falta de estrutura financeira, saúde e saneamento
básico. Enquanto o lema é “Fique em casa!”, muitos não podem se dar a esse
luxo, precisam continuar trabalhando para garantir o sustento de seus
familiares, sujeitos a infecção da doença ainda desconhecida. Quando não
conseguem permanecer em seus empregos, dependem das condições precárias
oferecidas pelo governo para tentar garantir a própria sobrevivência.
E
a educação? Premissa primordial do direito democrático! Essa mais uma vez está
apta àqueles que realmente são considerados cidadãos como lá nos primórdios da
Grécia antiga, apenas para uma pequena camada da população detentora da
verdadeira cidadania, em contra partida, aqueles que dependem do poder público,
que lhes foi atribuído através desse mesmo direito democrático na hora do voto,
não desfrutam desses direitos quando a questão é justamente a educação, essa
que é a única capaz de formar verdadeiros cidadãos conscientes para a sociedade.
Dessa forma seguimos sendo apenas cidadãos de papel.
Autora: Prof.Claudia Borges Corrêa da Silva
1 – Procure o significado das
seguintes palavras:
a) Democracia
b) Cidadania
c) Paradoxo
2 – De que forma você exerce a
cidadania atualmente?
3 – Pensando em seu futuro, o que
você enquanto cidadão poderá fazer para que a democracia e a cidadania sejam
plenamente cumpridas?
4 – Quem era considerado cidadão
na Grécia antiga?
5 – De acordo com a compreensão
moderna da democracia, podemos dizer que ela é vivenciada por todos no Brasil?
Justifique sua resposta.
6 – Observe a charge que
acompanha o texto:
a) Explique
qual a ligação entre a charge e o texto.
b) De
que forma a charge representa o atual momento que estamos vivendo?
c) Como
podemos comparar a charge com a questão da educação no Brasil durante a
pandemia?
Atividades do Caderno do Aluno Volume 3
Atividade 2 pág 35 e 36
Atividade 3 pág 36 e 37
Atividade 5.2 pág 38 e 39
GEOGRAFIA
6º ano A, B, C, D, E, F - Professor Emílio
Fazer o mapa das bacias hidrográficas do Brasil, pode ser em folha de papel vegetal ou sulfite A4
Pesquisar conceitos de taxas de mortalidade, natalidade e crescimento vegetativo .
ARTE
6º ano A, B, C, D, E, F - Professora Michele
- Crie uma máscara teatral.
Materiais
- Folha : canson A4
- Decoração : Livre
- Recortes : Tesoura
Obs: As atividades poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail ou apresentadas no retorno das aulas.
Exemplo:
Leitura das páginas 44 até a página 63 do livro didático e responder os exercícios das páginas 6 a 11 da apostila – volume 3.
Responder os exercícios das páginas 7 a 10 da apostila – volume 3.
Enviar
foto das atividades para o e-mail carlauehara@prof.educacao.sp.gov.br
1)
Leiam a unidade 2 do livro de Ciências
(páginas 48 a 55), copie e responda no caderno as atividades das paginas 49,
51, 53 e 54.
2)
Apostila SP FAZ ESCOLA,volume 3 – parte 2,
respondam as atividades das paginas 6 até a 11.
Vídeos de apoio :
·
O olho
e as suas partes
https://www.youtube.com/watch?v=2fcxZTyaREk
·
O
Sentido do Paladar - Como funciona?
https://www.youtube.com/watch?v=BO4D0vQtHvE
·
O
ouvido e suas partes
https://www.youtube.com/watch?v=6JrtYTzoGc8
·
O
cérebro. O que é e como funciona?
https://www.youtube.com/watch?v=NU5zA9sOWxk
Enviar as
atividades para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br
ou para o WhatsApp seguindo as orientações de postagens.
LÍNGUA INGLESA
6º A, B, C, D, E - Professora Rosana
Material: São Paulo Faz Escola- Caderno do aluno volume 3 -Parte 1
Copiar e responder em folha separada. Colocar nome completo e série
Conteúdo interdisciplinar: English X Science
1.
Responda em Português:
* O que você sabe sobre células?
* O que você sabe sobre herança genética?
2. Leia o texto da pág.37 - CELLS - atividade 2. Retire do texto as palavras cognatas e dê o seu significado em Português.
3. Desenhe uma célula com suas três partes principais. Escreva-as em Inglês. (pág.37)
4. Copie e responda em Inglês as perguntas: A, B, C, D, Ede acordo com o texto (pág.37) atividade 2.
5.
Leia o texto: WHO ARE YOU? - pág. 37
a) Retire as palavras cognatas e dê o seu significado em Português.
b) Procure no dicionário o significado das palavras grifadas no texto.
6.
Leia o texto: THE HUMAN BODY - pág.38 - atividade 3
a) retire as palavras cognatas e dê o seu significado em Português.
b) Procure no dicionário as palavras grifadas.
7.
Copie e complete as sentenças com informações retiradas do texto: THE
HUMAN BODY -pág.38.
8.
Faça um desenho de uma pessoa (pág.39) colocando as partes do corpo em
inglês. Utilize vocabulário abaixo:
belly-eye-hair-neck-finger-foot-arm-leg-ear-hand-mouth
Email: rosanafrdomingues@gmail.com
6º F - Professora Joyce
Faça as
atividades de Língua Inglesa das páginas 36, 37, 38, 39, 40 e 41 da apostila
São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 6º Ano Volume 3 Parte 1.
Tire
fotos das atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão
de dúvidas: sextas-feiras, 15h45; pelo MEET
https://meet.google.com/kjk-cfvc-qde
Disponível
em:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq
e-mail: edgardo@prof.educacao.sp.gov.br
Roteiro de Estudo
Realizar
as atividades do caderno do aluno
Aula 1 e 2
Semana:
08/09 a 11/09 Unidade Temática: Capacidades Físicas na prática dos esportes e
da ginástica.
Atividade 1- Ler o texto e responder as questões da página 48(Atividade 3) do caderno do aluno.
Link
da vídeo-aula: https://youtu.be/Q9vBZ75pZlk
Aula 3 e 4
Semana:
14/09 a 18/09 – Unidade temática: Identificando Exercício Físico e Atividade
Física.
Atividade 1- Página 49 do caderno do aluno. Ler e responder as questões de 1 à 5.
Link
da vídeo-aula: https://youtu.be/hAhXzbzYIL4
Obs.: As atividades devem ser mandadas para o e-mail dos professores.
Bons
Estudos!
PROJETO DE VIDA
6º ano A, B - Professora Aline
- Organização e
empatia
- Observar a Situação de aprendizagem 02 – apostila volume
03 – parte 02 (Definindo minhas regras)
- Responder as questões: 1) O que são regras? 2) Para que elas servem? 3) Por que precisamos ter regras na
vida? ( páginas 67 e 68 )
- Fazer a Atividade 02 ( Regras? Para quê?) – página 61 ( preencher os quadros com informações
pessoais)
- As atividades deverão ser respondidas na própria apostila
ou no caderno de Projeto de vida. Poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail
ou aguardar retorno para serem vistadas.
6º ano C, D, E, F - Professor Vanderlei
1 - Use o exemplo da tabela para montar e planejar um
roteiro de estudo utilizando as atividades do blog.
2 – Responda as questões da situação de aprendizagem 2 da
apostila (66, 67 e 68). Com o auxilio de um familiar faça a atividade do Jogo
de pontinhos ( página 68, 69 e 70).
Enviar as atividades resolvidas para : vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
Obs: dúvidas e
orientações entrar em contato pelo Grupo da sala e acompanhar o Meet.
ELETIVAS
6º ano A, B - Professora Claudia e Fabiana
Contatos: email – borgescorrea@prof.educacao.sp.gov.br
Instagram -
@profclaudiaborges
ORIENTAÇÕES: Realizar as atividades no caderno. Não precisa copiar o
texto! Copiar somente a questão e
responder. Tirar uma foto da atividade e enviar no email da professora contendo
nome, número e série descritos no assunto do email.
TEMA: Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a
prevenção do suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas
resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Símbolo
Atividade: Assista ao vídeo da música Pais e filhos ( Legião Urbana
), acompanhe a letra e escreva um parágrafo dizendo com suas palavras sobre o
que diz a música e qual sua relação com o tema “ Setembro Amarelo “.
Pais e filhos – Legião Urbana
Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo, vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar pra pensar
Na verdade não há
Me diz por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
É preciso…
Assistir o vídeo e fazer uma resenha sobre o vídeo
https://youtu.be/sWrdxRFfJdY
Fazer no
caderno e enviar foto para o email: franciscoalixandre@prof.educacao.sp.gov.br
TECNOLOGIA
Tema: Linha do Tempo
A tarefa nesta atividade é fazer uma linha do
tempo dos smartphones, os mais diversos para montar a linha do tempo,
pesquisem, na internet, informações sobre o modelo de smartphone que escolherem
e selecionem os marcos mais importantes para ressaltar a evolução dos
aparelhos. A ideia é levá-los a questionar por que os fabricantes fazem
lançamentos tão frequentes de novos modelos (uma média de 12 a 18 meses entre
um e outro).
Atenção!!!
Dados para a pesquisa.
1) Para que servem os
smartphones? 2) Eles influenciam o comportamento das pessoas? Em que sentido?
3) Por que tantas pessoas têm ou querem ter um smartphone? 4) Quanto tempo dura
um smartphone? 5) Quais os impactos essa quantidade de smartphones produzidos
causam ou podem causar ao meio ambiente?
– Linha do tempo - vamos investigar um pouco mais esta história?
Escolham um modelo de celular e façam uma pesquisa sobre a evolução desse
aparelho, desde o lançamento do primeiro modelo, colocando as datas das versões
que se seguiram.
Essa atividade poderá ser feita plugada(usando aplicativo www.canva.com), apresentação de um infográfico ou desplugada somente com ilustração , desenho feito em cartaz , poster ou folha de papel, ou HQ histórias em quadrinhos.
Enviar a atividade para o email da professora Roseli
Tecnologia
rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
Capriche!
Até...
Atividade
1 e 2 do caderno do aluno, 3° bimestre, páginas 48 e 49



O trabalho erer vai ajudar né por um exemplo tirei dez no erer aí vai dar 2 pontos na média ou não ?
ResponderExcluirSim
ResponderExcluir