Pesquisar

terça-feira, 8 de setembro de 2020

8º ano

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

8º ano A, B, C, D - Professora Aline e Marlene

- Fazer a Atividade 01 – apostila volume 03 – parte 01 ( Entre labirintos); páginas 20 e 21

- Fazer a Atividade 02 – apostila volume 03 – parte 01 ( (Re)visitando a gramática); páginas 21 e 22

- Fazer a Atividade 03 – apostila volume 03 – parte 01 ( Conectando labirintos); páginas 22 e 23

- As atividades deverão ser respondidas na própria apostila ou no caderno de Língua Portuguesa. Poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail ou aguardar retorno para serem vistadas.


8º ano E, F, G - Professora Beth

Caderno do aluno – Volume 3

ATIVIDADE 1 – ENTRE LABIRINTOS – p. 20 e 21

ATIVIDADE 2 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA – p. 21 e 22

ATIVIDADE 3 – CONECTANDO LABIRINTOS – p.22 e 23

ATIVIDADE 5 – OUTROS LABIRINTOS – p. 24 e 25

ATIVIDADE 6 - A CONSTRUÇÃO DO IDIOMA – p. 27 e 28

 

Aula do centro de mídia do estado de São Paulo:

 

04/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Essa aula é mito

https://www.youtube.com/watch?v=_gHJV6phDW0&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=35&t=0s

 

06/08 - 8° ano EF - Língua Portuguesa – Flexibilização

https://www.youtube.com/watch?v=pBhffZA8sfM&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=36

 

07/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Entre labirintos e discursos

https://www.youtube.com/watch?v=-8hnt0dHjV8&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=37

 

11/08 - 8° ano EF - Língua Portuguesa - Passeando pela crônica e morfemas

https://www.youtube.com/watch?v=dAuoUO5Ihjw&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=38


MATEMÁTICA

8º ano A - Professor José Luiz

-Livro : Pgs. 134/135 - "Equações";
           - Pags. 136 à 139 - resolver os exercícios 1/2 da pag. 139.
            -Pag.140 - "Resolvendo problemas".
            -Pag.141 - Resolver os exercícios 1/2/3.
            -Pag.146 - "Equações literais do 1o.grau na incógnita x", e fazer os exer-
cícios 1 (a/b/c/d/e).

OBSERVAÇÕES : 1-) Copiar as questões;
                              2-) Quero ver as resoluções (" as continhas");

Enviar para o email: jose6luiz8@hotmail.com


8º ano B - Professora Marcela

Realizar exercícios da Apostila  São Paulo faz escola, 3 ° bimestre. Página: 63

Exercícios: 1-1;1-2;1-3

Esclarecer dúvidas no plantão as quarta feiras as 15:45.

 Enviar foto da apostila para e-mail

Marcelamartinss@prof.educacao.SP.gov.br

8º ano C, D - Professora Simone

Assistir aulas do dia 03/08 e 04/08 no CMSP.
Enviar por email:
simoneg61@gmail.com
Essa atividade está no caderno do aluno entregue na escola, pagina 63.

ATIVIDADE 1 – MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES

 1.1 Pense em um número natural diferente de zero e registre:

a) O dobro desse número.
b) A metade desse número.
 c) O sucessor desse número.
 d) A raiz quadrada desse número.

1.2 Junte-se a um colega para converterem as adições abaixo em multiplicações:

 a) 3 + 3 + 3 + 3 =
 b) a + a + a + a + a +a + a =
 c) x² + x² + x² + x² =
 d) h + h + h =

1.3 Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

 a) 2a² + 2a² + 3a² =
c) 25y – 12y =
 b) 4x + 10x + 5x =
 d) 48k + 23k – 13k =

1.4 Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:

 a) (3x³) . (45x) =                    c) (125a) : (25a) =
 b) (28x²) . (7x) =                    d) (216y4 ) : (4y³) =

 1.5 Se A= x + 2y; B= 5x – 4 e C= 7 – 8x, resolva as expressões indicadas por:
 a) A + B             c) B – C
 b) C – A            d) A + B + C

  

8º ano E, F, G - Professor Nilton


Resolução das atividades no caderno do aluno

SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO - VOLUME 2 Parte 1

Páginas 77, 78 e 79

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7

ATIVIDADE 1 - ESTUDO DE GRÁFICOS

ATIVIDADE 2 – A ESCOLHA ADEQUADA DO GRÁFICO

ATIVIDADE 4 – A EXPANSÃO DA PRODUÇÃO DE CARNES NO BRASIL



LÍNGUA INGLESA

8º ano A, B, C, D - Professor Carlos

Roteiro para responder as atividades do caderno do aluno vol. 3 (Páginas 42 a 49):

 

Atividade 4

 

a)    Leia o texto a seguir e complete com as palavras acima (Use dicionário, tradutor, etc.)

b)    Circule as palavras mais difíceis e as procure no dicionário.

c)    De acordo com o texto como foi criado a culinária brasileira. (Resposta em português)

d)    Quem trouxe as especiarias, temperos do oriente?

e)    Relacione as especiarias e temperos usados na cozinha brasileira com as imagens.

f)    Complete as frases com palavras vistas no exercício anterior.

 

Atividade 5

   

a)    No quadro abaixo há algumas das comidas mais consumidas no Brasil. Marque com um X as que você consome.

b)    Compare com um amigo ou familiar e complete as frases abaixo.

1.    Quais comidas vocês marcaram em comum? (Complete em Inglês)

2.    Há alguma comida que vocês não marcaram? Quais? (Em Inglês)

3.    Há alguma comida que você frequentemente consome em casa? Quais? (Em inglês)

 

c)    Você e sobre essa mesma pessoa complete o quadro abaixo: Quais alimentos vocês consomem e quais temperos vocês usam. Caso vocês não saibam cozinhar perguntem aos responsáveis, preencha em Inglês.

d)    Agora escreva frases com as informações acima seguindo o modelo  abaixo.

 

Atividade 6

 

a)    Leia o texto a seguir.

b)    De acordo com o texto o que é Virado à Paulista? (Resposta em Português)

c)    Você já comeu Virado à Paulista?

d)    Há algum prato tradicional da comida brasileira que você gosta? Quais?

e)    NÃO É NECESSÁRIO FAZER.

f)    NÃO É NECESSÁRIO FAZER.

g)    Leia o texto acima e complete a 3ª coluna do quadro KWL na atividade 1.

8º ano E, F, G - Professora Adriana 

Caderno do aluno volume 3 ( páginas 39, 40, 41, 42). 


CIÊNCIAS

8º ano A - Professora Alecsandra

Obs: Consultar o livro didático página 95 a 112

Enviar as atividades para o email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br ou via whatsApp


1)      Ler o artigo : https://www.todamateria.com.br/gravidez-na-adolescencia/ , fazer um resumo contendo no mínimo 20 linhas.

2)      Responder no caderno de ciências as questões da apostila páginas 7,9,10,11.

3)      Pesquisar e escrever em folha almaço ou sulfite sobre os Métodos Contraceptivos.

Fazer um breve resumo de cada método, não esquecer de ilustrar.

a)      Métodos de Barreira

b)      Métodos Comportamentais

c)       Métodos Hormonais

d)      Métodos Cirúrgicos


8º ano B, C, D, E, F, G - Professora Cristiane/ Prof. Antonio

TEMA: A Gravidez na Adolescência

ATIVIDADES: Realizar as atividades 2 e 3 do Caderno do Aluno - Volume 3 -Páginas 6 e 7

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:

1-    Realizar a leitura da atividade 2 – DADOS SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 - Responder em uma folha as questões 1 e 2, conforme suas ideias/opiniões.

 

2-    Realizar a atividade 3 – ADOLESCÊNCIA E GRAVIDEZ: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS – Utilizando o livro didático, internet ou outros materiais realizar uma pesquisa sobre no mínimo 4 (quatro) tipos de métodos contraceptivos que existem. Registrar a pesquisa em uma folha seguindo o modelo do quadro disponível na apostila (método, como funciona, vantagens e desvantagens).

 

Não esqueça de elaborar uma capa com o tema, nome, número e série.

MATERIAL DE APOIO: Livro Didático (Capítulo 3) e Google Classroom


HISTÓRIA

8º ano A, B, C - Professor Ricardo

PROFESSOR.(ricardodealmeida@prof.educacao.sp.gov.br)

 

1-    CITE 5 MEDIDAS TOMADAS POR NAPOLEÃO BONAPARTE APÓS SUA CHEGADA AO PODER.

2-    COMO NAPOLEÃO BONAPARTE CONSEGUIU SE TORNAR IMPERADOR DA FRANÇA?

3-    O QUE FOI O BLOQUEIO CONTINENTAL?

4-    QUAL ERA O OBJETIVO DO BLOQUEIO CONTINENTAL EM RELAÇÃO À INGLATERRA?

5-    APRESENTE DOIS ARGUMENTOS QUE EXPLICAM O FRACASSO DO BLOQUEIO CONTINENTAL.

6-    EXPLIQUE A DERROTA DO EXÉRCITO FRANCÊS DIANTE DAS TROPAS RUSSAS EM 1812.

7-    POR QUE PORTUGAL ROMPEU COM O BLOQUEIO CONTINENTAL?

8-    QUAL FOI A ATITUDE DE NAPOLEÃO BONAPARTE AO PERCEBER QUE D. JOÃO, PRÍNCIPE REGENTE DE PORTUGAL, NÃO ESTAVA RESPEITANDO O BLOQUEIO CONTINENTAL?

9-    QUAL FOI A CONSEQUÊNCIA DA RUPTURA ENTRE PORTUGAL E FRANÇA QUE SE RELACIONA DIRETAMENTE AO BRASIL.

10- DESCREVA COMO FOI A TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL.

 


8º ano D, E, F, G - Professor David


  1. Elaborar uma redação sobre os motivos que levaram à independência do Brasil e suas consequências para o Brasil; 
  2. Elaborar outra redação sobre os impactos da abolição da escravidão para a população afrodescendente até os dias de hoje; 


GEOGRAFIA

8º ano A, B, C - Professor Marcelo

Solicito-vos que leiam o capítulo 5 Diferentes formas de regionalização (páginas 61 até a 81). Semana de 8 a 11 setembro.

 Elaborar um resumo do capítulo (páginas 61 até a 81), semana de 14 a 18 de setembro.


8º ano D - Professora Márcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Estamos caminhando para mais uma atividade referente ao 3º. Bimestre, conto com o empenho de todos na entrega das atividades. O tema dessa atividade está na apostila do aluno, 3º. Bimestre, página 19

Conforme a aula de 03/09, do Centro de mídias, “Espaço econômico e os Brics, parte II” e a vídeo aula no yutube, referente ao mesmo assunto, Segue atividade dessa quinzena.

ATIVIDADE:

Após assistirem aos vídeos no yutube, indicado abaixo, copiar as questões no caderno e respondê-las.

https://www.youtube.com/watch?v=ilh7OS8OaTc

https://www.youtube.com/watch?v=5thMlHJHhdE  (Aula no Centro de Mídias)

1)    Quais os 4 países que fazem parte do BRICS ?

2)    O que são os BRICS?

3)    Qual é o objetivo dos BRICS?

4)    Onde e quando foi a primeira reunião de cúpula dos BRICS?

5)    Explique a entrada da África do Sul no BRICS?

6)    Quando a África do Sul foi incluída no Bloco.?

7)    Quando aconteceu a reunião de cúpula no Brasil? Quem a presidiu?

8)    Comente sobre a 6ª. cúpula do BRICS.

9)    Qual é a importância estratégica do BRICS?

10)                      Faça um resumo da aula do centro de Mídias do dia 03/09 – “Espaço econômico e o BRICS parte II, indicado no link do yutube indicado acima.

Essa atividade deve ser enviada para o e-mail acima registrado, até o dia 18/09/2020.     

Obrigada!      Forte abraço a todos!!


8º ano G - Professora Maria Roseli

Responder às páginas 19, 20 e 21 da apostila. (Caderno do Aluno - volume 3)


8º ano E, F - Professora Liliana

1- Pesquisar quais são os principais destinos turísticos do Caribe

2- Pesquisar quais as principais ilhas caribenhas que fazem parte de rotas de cruzeiros marítimos

3- Pesquisar quais são as empresas do ramo de viagens de cruzeiro marítimo que mais atuam no setor turístico do Caribe

4- Pesquisar o que são paraísos fiscais e quais ilhas caribenhas são consideradas como tal

5- Responder às seguintes questões:

– Cite três países caribenhos que possuem o turismo como importante fonte de seu PIB e tente explicar por que estes países atraem um número alto de turistas todos os anos

– Cite duas empresas do ramo de cruzeiros marítimos mais atuantes no Caribe

- O que são paraísos fiscais? Cite três ilhas do Caribe consideradas como sendo um paraíso fiscal


-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisas em sites relaciondos ao tema e Google classroom


ARTE

8º ano A - Professora Mariana

Olá pessoal! Espero que todos estejam bem!

 Leia o texto abaixo:

Elementos do Teatro e tipos de palco

Nos Bastidores
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

Cenografia
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário. 

Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. 
O 
figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.

Maquiagem
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem. 
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.

Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.

Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.

Após a leitura do texto faça a ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 7 DO CADERNO DO ALUNO:

Registre em seu caderno os espetáculos teatrais que você já assistiu (pode ser pela internet, com a pandemia diversos grupos estão se apresentando online).

Assista ao Video https://www.youtube.com/watch?v=wM9ENzxUZrQ e faça as atividades abaixo:

ATIVIDADE 3 DA PÁGINA 8 DO CADERNO DO ALUNO

Pesquisar e escrever em seu caderno:

1. Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz indígena, africanas e afro-brasileira de diferentes épocas;

2. Elementos constitutivos do teatro: figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia;

3. Organização da atuação profissional no teatro;

4. Como é o processo de criação e produção de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas;

5. Como acontece a divulgação e circulação de informações sobre manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas.

Após o término das atividades fotografe e me envie por e-mail marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br identificando seu nome, número série, turma e escola.

Não se esqueçam que temos plantão de dúvidas das 14:15 as 15:00 toda segunda-feira, entrem!

Dúvidas podem me chamar no WhatsApp 11 96184-6962

Beijos,

Professora Mariana Martins

 

8º ano B, C, D - Professora Michele

- Crie um desenho para retratar a sua poética pessoal ( sentimentos ).

 Tema : Pandemia 

Margem : 2 cm 

Materiais : Sulfite e lápis de cor.

Técnica : Degradê ou tradicional.

Obs: As atividades poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail ou apresentadas no retorno das aulas.

8º ano E - Professor Edgar

 Entregar por email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br até: 21/09/2020.

Atividade de Arte referente as aulas de 10 e 31/08/2020 do CMSP.

 1.Relacione corretamente:

 

a.            Teatro de bonecos              

b.            Teatro de sombras

c.            Teatro de mímica

d.            Teatro de máscaras

e.            Teatro convencional

f.             Teatro musical

 

(    ) Em vez de falas  e textos, é a música que conta a encenação. Hoje em dia, para contar essas histórias musicadas, temos a ópera, o drama cantado, os musicais de contos de fadas, entre outros.(0,83 pontos)

(    ) Com um foco de luz projetado nas mãos ou em imagens recortadas, acontece a sombra, que pode ser projetada na parede, em papel transparente ou tecido.(0,83 pontos)

(    ) Surgiu na Grécia antiga, onde se utilizavam as máscaras para representar deuses e heróis, mas nos dias atuais, elas ainda são muito utilizadas.(0,83 pontos)

(    ) São bonecos, geralmente feitos em madeira, presos por fios ou varetas e controlados pelas mãos.(0,83 pontos)

(    ) A intencionalidade da peça é vista por meio de gestos e expressões do ator (mímico), que transmitem sentimentos e pensamentos diversos sem o uso da voz.(0,83 pontos)

(    ) Os sentimentos e as vivências dos dias atuais são contados muitas vezes de forma irreverente no teatro convencional nos dias de hoje.(0,83 pontos)

 2.Criar um vídeo de curta metragem (3 minutos + ou -)com tema livre sobre a sua poética pessoal. Poética Pessoal é uma ideia com estilo próprio. Qualquer dúvida tirarei no plantão de dúvidas ou assista a aula do CMSP do dia 31/08/2020 no Youtube.(5 pontos). Enviar o vídeo no meu email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br


8º ano F, G - Professora Solange

Teatro de matriz  Indígena, Africana e Afro-brasileira    

1-      Pesquisa  sobre “O Bando de Teatro Olodum” Insira também imagens ao texto. (pode ser desenho ou imagem impressa)

2-      Escreva  brevemente sobre cada uma das formas de teatro:

a)       Teatro de bonecos

b)      Teatro de sombras

c)       Mímica

d)      Teatro de máscaras

e)      Teatro convencional

f)        Musical

g)       Circo

 *Antes da atividade assista a aula do CMSP do dia 10/08 – Arte –  Teatro de matriz  Indígena, Africana e Afro-brasileira, que se encontra no Youtube.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

8º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Fabiana

e-mail: thome@professor.educacao.sp.gov.br

Realizar as atividades do caderno do aluno

Aula 1 e 2

Semana: 08/09 a 11/09 Unidade Temática: Ginástica de conscientização corporal.

Leia o texto sobre Ginástica de conscientização corporal da pág. 50

Atividade 1- Para início de conversa, pág. 51

Responda as questões referentes ao seu conhecimento sobre ginástica.

 Atividade 3 – Yoga ou Ioga? Pág. 51

Faça a leitura do texto sobre: Yoga ou Ioga? E escolha um dos estilos de ginástica apresentados no caderno do aluno (página 52) para realizar uma breve pesquisa, contendo o objetivo, principais características e movimentos da ginástica escolhida.

 

Aula 3 e 4

Semana: 14/09 a 18/09 Unidade temática: Ginástica de conscientização corporal.

 Atividade 4 – Praticando.... Pág.53

Após a leitura das informações para a prática e ao assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY

Tente realizar os movimentos proposto no vídeo e responda as questões referente à prática e a atividade 4.

 Atividade 7- Refletindo... Pág.54

Produção de texto (redação)

Tema: Ginástica de conscientização corporal e suas relações com aspectos da melhoria da qualidade de vida.

Obs.: As atividades devem ser mandadas para o meu e-mail, com nome, número e série.

Se você não conseguiu assistir as aulas do Centro de Mídias, segue o link para ter auxílio na realização das atividades.

 Aula 06/08 Ginástica de conscientização corporal:

https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y

 Aula 13/08 Ginástica de conscientização corporal:

https://www.youtube.com/watch?v=6cdzqlHDlXs

 Aula do dia 03/09 Ginástica de conscientização corporal, conhecendo outros tipos:

https://www.youtube.com/watch?v=EByN8GkDoqA

 Bons Estudos!



PROJETO DE VIDA

8º ano A - Professora Márcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Estamos caminhando para mais uma atividade referente ao 3º. Bimestre, conto com o empenho de todos na entrega das atividades.

 Conforme a aula de 08/07, do Centro de mídias, Maneiras de agir na comunidade, baseada na página 75 da apostila do 2º. Bimestre, deverão acompanhar a aula no youtube, o vídeo transmitido na aula, em seguida, copiar e responder às questões no caderno:

1)   Na sua casa você separa o lixo?

2)   Qual foi o último item que você consertou ao invés ao invés de descartar?

3)   Quais outras ações são possíveis fazer para evitar o desperdício?

 Deverão colocar o nome da escola, os dados do aluno, como: nome, no., série, período da atividade e encaminhar para o

e-mail acima registrado.

Obrigada!!

 Forte abraço!!


 8º ano D - Professora Joyce


Faça as atividades de Projeto de Vida das páginas 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67 e 68 da apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 8º Ano Volume 3 Parte 2.

Tire fotos das atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas: sextas-feiras, 15h; pelo MEET meet.google.com/osd-vvod-gbx

Disponível em: 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq

 

 8º ano E, F, G - Professora Alecsandra

Enviar as atividades para o email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br ou via whatsApp

  1)      Ler e responder às atividades  da apostila página 60 a 65

2)      Assista alguns vídeos no youtube : Consciente Coletivo  para realizar a atividade 5 da apostila página 63. Lembre-se que assistimos um dos vídeos durante a aula do meet. https://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&t=5s


3)      Crie um mapa mental sobre Coleta Seletiva, onde deve constar os objetivos, soluções, meios de separação e destino do lixo. Faça o mapa mental em uma folha de sulfite.

 

  8º ano B, C - Professora Luciana

Proposta de Atividade 08 até 18/08

Atividade 1 – Leia o texto com bastante atenção

O paradoxo da democracia e cidadania

                O princípio da democracia surgiu na Grécia antiga, onde pela primeira vez as decisões sobre as diversas questões de interesse público começam a ser realizadas por meio de votação, os cidadãos passaram a participar de que escolhas que influenciavam na vida da população como: aprovação de leis, criação de impostos, organização de festas, participação em guerras, etc. Mas quem era considerado cidadão na Grécia antiga? Eles eram minoria entre a população ateniense, proprietários de terra, comerciantes, todos do sexo masculino, filhos de pais atenienses, eles tinham direitos civis, políticos, militares e religiosos. Por se tratar de uma sociedade patriarcal, mulheres não podiam possuir propriedades, administrar negócios, ter direitos políticos, portanto, não eram consideradas cidadãs. Estrangeiros e escravos também não possuíam garantia de seus direitos.

                Na atualidade, em governos democráticos, a elaboração de leis ou a administração pública não estão a cargo dos cidadãos, porém, são os cidadãos que elegem representantes de acordo com seus interesses para fazer as leis, administrar cidades, estados e o país. Mas o conceito de democracia mudou ao longo do tempo, hoje um país para ser considerado democrático não basta somente garantir o voto ao cidadão e respeitar a vontade da maioria nas urnas, tem que lhe garantir também a liberdade de expressão, o exercício dos direitos humanos, o acesso de TODOS os cidadãos à educação, ao trabalho, condições dignas de vida, respeitar as diferenças étnicas, de gênero e orientação sexual.

                Percebendo as mudanças na maneira como a democracia e a própria cidadania se dispuseram ao longo do tempo, percebemos aí o paradoxo dessa  “evolução” de conceitos: somos realmente TODOS considerados cidadãos? Não!!! O que podemos observar é que direitos e deveres não são respeitados! Isso porque, muitos dos representantes eleitos para lutar pelos interesses do coletivo, muitas vezes colocam seus interesses pessoais como prioridade acima da soberania popular, deixando de lado as necessidades da população e tornando cada vez mais precário o difícil exercício da cidadania, evidenciando que uma parte da população fica apenas com os direitos, enquanto a grande maioria fica com os deveres.

                A realidade pandêmica a qual estamos inseridos hoje nos mostra e evidencia o abismo que existe no exercício do direito democrático cidadão. Famílias inteiras dizimadas pela falta de estrutura financeira, saúde e saneamento básico. Enquanto o lema é “Fique em casa!”, muitos não podem se dar a esse luxo, precisam continuar trabalhando para garantir o sustento de seus familiares, sujeitos a infecção da doença ainda desconhecida. Quando não conseguem permanecer em seus empregos, dependem das condições precárias oferecidas pelo governo para tentar garantir a própria sobrevivência.

                E a educação? Premissa primordial do direito democrático! Essa mais uma vez está apta àqueles que realmente são considerados cidadãos como lá nos primórdios da Grécia antiga, apenas para uma pequena camada da população detentora da verdadeira cidadania, em contra partida, aqueles que dependem do poder público, que lhes foi atribuído através desse mesmo direito democrático na hora do voto, não desfrutam desses direitos quando a questão é justamente a educação, essa que é a única capaz de formar verdadeiros cidadãos conscientes para a sociedade. Dessa forma seguimos sendo apenas cidadãos de papel.

Autora: Prof.Claudia Borges Corrêa da Silva

 - Desenvolva no seu caderno uma Charge, tendo como base o texto acima.

Atividade 2  - Observe a Charge abaixo 



a) Faça uma comparação da Charge da Atividade 2  com o texto lido.

b) Explique, no contexto atual da nossa sociedade, o que a charge da Atividade 2 retrata.

c) Analise e a Charge que você criou, com a charge da Atividade 2 e compare-as.

CHARGE

      Gênero textual que mescla linguagens verbal e visual e revela um posicionamento crítico – uma visão subjetiva (particular do cartunista) perante um fato noticiado.

Importante:

Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e capricho.

Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias.

 ELETIVA

8º ano A - Professor Vanderlei

Faça uma pesquisa sobre o setembro amarelo, e explique qual a importância desta campanha e de que maneira você pode contribuir para ajudar.

Após concluir a atividade , enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br

    

8º ano B, C - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Estamos caminhando para mais uma atividade referente ao 3º. Bimestre, conto com o empenho de todos na entrega das atividades. Como tema desse mês , escolhemos , SETEMBRO AMARELO, embora o assunto deva ser abordado constantemente, esse mês, se desempenha uma importância maior, onde todas as áreas abordam o tema. Discutiremos o assunto, também em nossos plantões de dúvidas.

ATIVIDADE:

A princípio, indico esse vídeo abaixo, para assistirem com atenção.

https://www.youtube.com/watch?v=gJBlY3opAVU

 Em seguida, elaborar um texto contando qual a importância que a sua família tem na sua vida?!

Lembrando que quando um ser humano pratica o suicídio, deixa marcas dolorosas nas pessoas que o amam.

Seja qual for a situação, diga sim à vida!!!!

Essa atividade deve ser enviada no e-mail acima registrado, até dia 18/09/2020.

Obrigada!!

Forte Abraço a todos!!

8º ano F - Professor Vitor

Com relação à atividade das eletivas, como vocês disseram que deveria ser algo bastante simples, gostaria de solicitar para minhas salas (8F e 2A) que escrevam uma pequena resenha do vídeo no link: 

 https://www.youtube.com/watch?v=gJBlY3opAVU

 É um vídeo bastante instrutivo (embora curto) que trata dos efeitos de "contágio social" sobre casos de suicídio.

 


 TECNOLOGIA

8º ano B, C, D - Professora Roseli

E-mail: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

 Tema:  Campanha -  “Descarte Consciente do lixo eletrônico”.

 Criar uma campanha para uso e descarte consciente do lixo eletrônico, usando folhas de sulfite e canetinhas para fazer um cartaz, ou um recurso digital, online como o Canva www.canva.com, por exemplo. Trata-se de uma plataforma gratuita, que possibilita criar diferentes tipos de infográficos. Baixe também o app Canva.

A atividade poderá ser plugada (uso de celular), ou desplugada(cartaz, poster, papel sulfite e canetinhas coloridas ou H.Q (história em quadrinhos).

 Quando o cartaz estiver pronto, vocês poderão publicar no www.padlet.com plataforma gratuita. (se estiver em papel, vale fotografar para compartilhar).

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO