Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 08 à 18/09/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
8º ano A, B, C, D - Professora Aline e Marlene
- Fazer a Atividade 01 – apostila volume 03 – parte 01 (
Entre labirintos); páginas 20 e 21
- Fazer a Atividade 02 – apostila volume 03 – parte 01 (
(Re)visitando a gramática); páginas 21 e 22
- Fazer a Atividade 03 – apostila volume 03 – parte 01 (
Conectando labirintos); páginas 22 e 23
- As atividades deverão ser respondidas na própria apostila
ou no caderno de Língua Portuguesa. Poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail
ou aguardar retorno para serem vistadas.
8º ano E, F, G - Professora Beth
Caderno
do aluno – Volume 3
ATIVIDADE
1 – ENTRE LABIRINTOS – p. 20 e 21
ATIVIDADE
2 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA – p. 21 e 22
ATIVIDADE
3 – CONECTANDO LABIRINTOS – p.22 e 23
ATIVIDADE
5 – OUTROS LABIRINTOS – p. 24 e 25
ATIVIDADE
6 - A CONSTRUÇÃO DO IDIOMA – p. 27 e 28
Aula
do centro de mídia do estado de São Paulo:
04/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Essa aula é mito
https://www.youtube.com/watch?v=_gHJV6phDW0&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=35&t=0s
06/08 - 8° ano EF - Língua Portuguesa – Flexibilização
https://www.youtube.com/watch?v=pBhffZA8sfM&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=36
07/08 - 8º ano EF - Língua Portuguesa - Entre labirintos e discursos
https://www.youtube.com/watch?v=-8hnt0dHjV8&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=37
11/08 - 8° ano EF - Língua
Portuguesa - Passeando pela crônica e morfemas
https://www.youtube.com/watch?v=dAuoUO5Ihjw&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=38
MATEMÁTICA
8º ano A - Professor José Luiz
8º ano B - Professora Marcela
Realizar exercícios da Apostila São Paulo faz escola, 3 ° bimestre. Página: 63
Exercícios: 1-1;1-2;1-3
Esclarecer dúvidas no plantão as quarta feiras as 15:45.
Marcelamartinss@prof.educacao.SP.gov.br
Assistir aulas do dia 03/08 e 04/08 no CMSP.
Enviar por email: simoneg61@gmail.com
Essa atividade está no caderno do aluno entregue na escola,
pagina 63.
ATIVIDADE 1 –
MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES
1.1 Pense em um número natural diferente de
zero e registre:
a) O dobro
desse número.
b) A metade desse número.
c) O sucessor desse número.
d) A raiz quadrada desse número.
1.2 Junte-se
a um colega para converterem as adições abaixo em multiplicações:
a) 3 + 3 + 3 + 3 =
b) a + a + a + a + a +a + a =
c) x² + x² + x² + x² =
d) h + h + h =
1.3 Sempre
que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e
subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique
como resolveu as equações.
a) 2a² + 2a² + 3a² =
c) 25y – 12y =
b) 4x + 10x + 5x =
d) 48k + 23k – 13k =
1.4 Após
resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:
a) (3x³) . (45x) = c) (125a) : (25a) =
b) (28x²) . (7x) = d) (216y4 ) : (4y³) =
1.5 Se A= x + 2y; B= 5x – 4 e C= 7 – 8x,
resolva as expressões indicadas por:
a) A + B c) B – C
b) C – A d) A + B + C
Resolução das atividades no caderno do aluno
SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO - VOLUME 2 Parte 1
Páginas 77, 78 e 79
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7
ATIVIDADE 1 - ESTUDO
DE GRÁFICOS
ATIVIDADE 2 – A
ESCOLHA ADEQUADA DO GRÁFICO
ATIVIDADE 4 – A
EXPANSÃO DA PRODUÇÃO DE CARNES NO BRASIL
LÍNGUA INGLESA
8º ano A, B, C, D - Professor Carlos
Roteiro para responder as atividades do caderno
do aluno vol. 3 (Páginas 42 a 49):
Atividade 4
a) Leia o texto a seguir e complete com as palavras
acima (Use dicionário, tradutor, etc.)
b) Circule as palavras mais difíceis e as procure
no dicionário.
c) De acordo com o texto como foi criado a
culinária brasileira. (Resposta em português)
d) Quem trouxe as especiarias, temperos do oriente?
e) Relacione as especiarias e temperos usados na
cozinha brasileira com as imagens.
f) Complete as frases com palavras vistas no
exercício anterior.
Atividade 5
a)
No quadro abaixo há algumas
das comidas mais consumidas no Brasil. Marque com um X as que você consome.
b)
Compare com um amigo ou
familiar e complete as frases abaixo.
1.
Quais comidas vocês
marcaram em comum? (Complete em Inglês)
2.
Há alguma comida que vocês
não marcaram? Quais? (Em Inglês)
3.
Há alguma comida que você
frequentemente consome em casa? Quais? (Em inglês)
c)
Você e sobre essa mesma
pessoa complete o quadro abaixo: Quais alimentos vocês consomem e quais
temperos vocês usam. Caso vocês não saibam cozinhar perguntem aos responsáveis,
preencha em Inglês.
d)
Agora escreva frases com as
informações acima seguindo o modelo abaixo.
Atividade 6
a)
Leia o texto a seguir.
b)
De acordo com o texto o que
é Virado à Paulista? (Resposta em Português)
c)
Você já comeu Virado à
Paulista?
d)
Há algum prato tradicional
da comida brasileira que você gosta? Quais?
e)
NÃO É NECESSÁRIO FAZER.
f)
NÃO É NECESSÁRIO FAZER.
g) Leia o texto acima e complete a 3ª coluna do quadro KWL na atividade 1.
8º ano E, F, G - Professora Adriana
Caderno do aluno volume 3 ( páginas 39, 40, 41, 42).
8º ano A - Professora Alecsandra
Obs: Consultar o livro didático
página 95 a 112
Enviar as
atividades para o email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br ou via whatsApp
1) Ler o artigo : https://www.todamateria.com.br/gravidez-na-adolescencia/ , fazer um resumo contendo no mínimo 20 linhas.
2) Responder no caderno de ciências as questões
da apostila páginas 7,9,10,11.
3) Pesquisar e escrever em folha almaço ou
sulfite sobre os Métodos Contraceptivos.
Fazer um breve resumo de cada método, não esquecer de ilustrar.
a) Métodos de Barreira
b) Métodos Comportamentais
c) Métodos Hormonais
d) Métodos Cirúrgicos
8º ano B, C, D, E, F, G - Professora Cristiane/ Prof. Antonio
TEMA: A Gravidez na Adolescência
ATIVIDADES: Realizar as atividades 2 e 3 do Caderno do Aluno - Volume 3 -Páginas 6 e 7
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
1- Realizar a leitura da atividade 2 – DADOS SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
- Responder em uma folha as questões 1 e 2, conforme
suas ideias/opiniões.
2- Realizar a atividade 3 – ADOLESCÊNCIA E GRAVIDEZ:
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS – Utilizando o livro didático, internet ou outros
materiais realizar uma pesquisa sobre no mínimo 4 (quatro) tipos de métodos
contraceptivos que existem. Registrar a pesquisa em uma folha seguindo o modelo
do quadro disponível na apostila (método, como funciona, vantagens e
desvantagens).
Não esqueça de elaborar uma capa com o tema, nome, número e série.
MATERIAL DE APOIO: Livro Didático (Capítulo 3) e Google Classroom
HISTÓRIA
8º ano A, B, C - Professor Ricardo
PROFESSOR.(ricardodealmeida@prof.educacao.sp.gov.br)
1-
CITE 5 MEDIDAS TOMADAS POR NAPOLEÃO BONAPARTE
APÓS SUA CHEGADA AO PODER.
2-
COMO NAPOLEÃO BONAPARTE CONSEGUIU SE TORNAR
IMPERADOR DA FRANÇA?
3-
O QUE FOI O BLOQUEIO CONTINENTAL?
4-
QUAL ERA O OBJETIVO DO BLOQUEIO CONTINENTAL
EM RELAÇÃO À INGLATERRA?
5-
APRESENTE DOIS ARGUMENTOS QUE EXPLICAM O
FRACASSO DO BLOQUEIO CONTINENTAL.
6-
EXPLIQUE A DERROTA DO EXÉRCITO FRANCÊS DIANTE
DAS TROPAS RUSSAS EM 1812.
7-
POR QUE PORTUGAL ROMPEU COM O BLOQUEIO
CONTINENTAL?
8-
QUAL FOI A ATITUDE DE NAPOLEÃO BONAPARTE AO
PERCEBER QUE D. JOÃO, PRÍNCIPE REGENTE DE PORTUGAL, NÃO ESTAVA RESPEITANDO O
BLOQUEIO CONTINENTAL?
9-
QUAL FOI A CONSEQUÊNCIA DA RUPTURA ENTRE
PORTUGAL E FRANÇA QUE SE RELACIONA DIRETAMENTE AO BRASIL.
10- DESCREVA
COMO FOI A TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL.
8º ano D, E, F, G - Professor David
- Elaborar uma redação sobre os motivos que levaram à independência do Brasil e suas consequências para o Brasil;
- Elaborar outra redação sobre os impactos da abolição da escravidão para a população afrodescendente até os dias de hoje;
GEOGRAFIA
8º ano A, B, C - Professor Marcelo
Solicito-vos
que leiam o capítulo 5 Diferentes formas de regionalização (páginas 61 até a
81). Semana de 8 a 11 setembro.
8º ano D - Professora Márcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá! Espero que estejam todos bem!!!
Estamos caminhando para mais uma atividade referente ao
3º. Bimestre, conto com o empenho de todos na entrega das atividades. O tema
dessa atividade está na apostila do aluno, 3º. Bimestre, página 19
Conforme a aula de 03/09, do Centro de mídias, “Espaço
econômico e os Brics, parte II” e a vídeo aula no yutube, referente ao mesmo
assunto, Segue atividade dessa quinzena.
ATIVIDADE:
Após assistirem aos vídeos no yutube, indicado abaixo,
copiar as questões no caderno e respondê-las.
https://www.youtube.com/watch?v=ilh7OS8OaTc
https://www.youtube.com/watch?v=5thMlHJHhdE (Aula no Centro de Mídias)
1) Quais os 4 países que fazem parte do
BRICS ?
2) O que são os BRICS?
3) Qual é o objetivo dos BRICS?
4) Onde e quando foi a primeira reunião
de cúpula dos BRICS?
5) Explique a entrada da África do Sul
no BRICS?
6) Quando a África do Sul foi incluída
no Bloco.?
7) Quando aconteceu a reunião de cúpula
no Brasil? Quem a presidiu?
8) Comente sobre a 6ª. cúpula do BRICS.
9) Qual é a importância estratégica do
BRICS?
10)
Faça
um resumo da aula do centro de Mídias do dia 03/09 – “Espaço econômico e o
BRICS parte II, indicado no link do yutube indicado acima.
Essa
atividade deve ser enviada para o e-mail acima registrado, até o dia 18/09/2020.
Obrigada! Forte
abraço a todos!!
8º ano G - Professora Maria Roseli
Responder às páginas 19, 20 e 21 da apostila. (Caderno do Aluno - volume 3)
8º ano E, F - Professora Liliana
1- Pesquisar quais são os principais destinos turísticos do Caribe
2- Pesquisar quais as principais ilhas caribenhas que fazem parte de rotas de cruzeiros marítimos
3- Pesquisar quais são as empresas do ramo de viagens de cruzeiro marítimo que mais atuam no setor turístico do Caribe
4- Pesquisar o que são paraísos fiscais e quais ilhas caribenhas são consideradas como tal
5- Responder às seguintes questões:
– Cite três países caribenhos que possuem o turismo como importante fonte de seu PIB e tente explicar por que estes países atraem um número alto de turistas todos os anos
– Cite duas empresas do ramo de cruzeiros marítimos mais atuantes no Caribe
- O que são paraísos fiscais? Cite três ilhas do Caribe consideradas como sendo um paraíso fiscal
-Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisas em sites relaciondos ao tema e Google classroom
ARTE
8º ano A - Professora Mariana
Olá pessoal! Espero que
todos estejam bem!
Elementos do Teatro e tipos de palco
Nos
Bastidores
Uma
peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras
pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são
fundamentais para que o espetáculo se realize.
Cenografia
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de
organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é
parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo
materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A
cenografia cria e transforma o espaço cênico. O cenógrafo é
aquele que cria o cenário.
Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além
das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do
personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico
do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e
acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que
acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é
o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
Maquiagem
A
maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que
auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O
maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a
concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem
aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é
o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e
ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a
envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons
utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o
sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é
aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer
relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode
limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos.
A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos
ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o
iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor
do espetáculo.
O iluminador é
aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
Após a leitura
do texto faça a ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 7 DO CADERNO DO ALUNO:
Registre em seu caderno os
espetáculos teatrais que você já assistiu (pode ser pela internet, com a
pandemia diversos grupos estão se apresentando online).
Assista ao Video https://www.youtube.com/watch?v=wM9ENzxUZrQ e faça as atividades abaixo:
ATIVIDADE 3 DA
PÁGINA 8 DO CADERNO DO ALUNO
Pesquisar e
escrever em seu caderno:
1. Artistas,
grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz
indígena, africanas e afro-brasileira de diferentes épocas;
2. Elementos
constitutivos do teatro: figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e
sonoplastia;
3. Organização
da atuação profissional no teatro;
4. Como é o
processo de criação e produção de manifestações cênicas de matriz indígena,
africana e afro-brasileira de diferentes épocas;
5. Como
acontece a divulgação e circulação de informações sobre manifestações cênicas
de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas.
Após o término das atividades fotografe e me envie por e-mail marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br identificando seu nome, número série, turma e escola.
Não se esqueçam que temos plantão de dúvidas das 14:15 as 15:00
toda segunda-feira, entrem!
Dúvidas podem me chamar no WhatsApp 11 96184-6962
Beijos,
Professora Mariana Martins
- Crie um desenho para retratar a sua poética pessoal ( sentimentos ).
Margem : 2 cm
Materiais : Sulfite e lápis de cor.
Técnica : Degradê ou tradicional.
Obs: As atividades poderão ser enviadas pelo classroom, e-mail ou apresentadas no retorno das aulas.
8º ano E - Professor Edgar
Entregar por
email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br até: 21/09/2020.
Atividade de Arte
referente as aulas de 10 e 31/08/2020 do CMSP.
1.Relacione corretamente:
a.
Teatro de
bonecos
b.
Teatro de sombras
c.
Teatro de mímica
d.
Teatro de máscaras
e.
Teatro convencional
f.
Teatro musical
( ) Em
vez de falas e textos, é a música que conta a encenação. Hoje em dia,
para contar essas histórias musicadas, temos a ópera, o drama cantado, os
musicais de contos de fadas, entre outros.(0,83 pontos)
( ) Com
um foco de luz projetado nas mãos ou em imagens recortadas, acontece a sombra,
que pode ser projetada na parede, em papel transparente ou tecido.(0,83 pontos)
( )
Surgiu na Grécia antiga, onde se utilizavam as máscaras para representar deuses
e heróis, mas nos dias atuais, elas ainda são muito utilizadas.(0,83 pontos)
( ) São
bonecos, geralmente feitos em madeira, presos por fios ou varetas e controlados
pelas mãos.(0,83 pontos)
( ) A
intencionalidade da peça é vista por meio de gestos e expressões do ator
(mímico), que transmitem sentimentos e pensamentos diversos sem o uso da voz.(0,83
pontos)
( ) Os
sentimentos e as vivências dos dias atuais são contados muitas vezes de forma
irreverente no teatro convencional nos dias de hoje.(0,83 pontos)
2.Criar um vídeo de curta metragem (3 minutos + ou -)com tema livre sobre a sua poética pessoal. Poética Pessoal é uma ideia com estilo próprio. Qualquer dúvida tirarei no plantão de dúvidas ou assista a aula do CMSP do dia 31/08/2020 no Youtube.(5 pontos). Enviar o vídeo no meu email: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br
8º ano F, G - Professora Solange
Teatro de matriz
Indígena, Africana e Afro-brasileira
1- Pesquisa sobre “O Bando de Teatro Olodum” Insira também imagens ao
texto. (pode ser desenho ou imagem impressa)
2- Escreva brevemente sobre cada uma das formas de teatro:
a) Teatro de bonecos
b) Teatro de sombras
c) Mímica
d) Teatro de máscaras
e) Teatro convencional
f) Musical
g) Circo
*Antes da atividade assista a aula do CMSP do dia 10/08 – Arte –
Teatro de matriz Indígena, Africana e Afro-brasileira, que se
encontra no Youtube.
EDUCAÇÃO FÍSICA
8º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Fabiana
e-mail: thome@professor.educacao.sp.gov.br
Realizar
as atividades do caderno do aluno
Aula 1 e 2
Semana:
08/09 a 11/09 Unidade Temática: Ginástica de conscientização corporal.
Leia o texto sobre Ginástica de conscientização corporal
da pág. 50
Atividade 1- Para
início de conversa, pág. 51
Responda
as questões referentes ao seu conhecimento sobre ginástica.
Atividade 3 – Yoga ou Ioga? Pág. 51
Faça
a leitura do texto sobre: Yoga ou Ioga? E escolha um dos estilos de ginástica
apresentados no caderno do aluno (página 52)
para realizar uma breve pesquisa, contendo o objetivo, principais
características e movimentos da ginástica escolhida.
Aula 3 e 4
Semana: 14/09 a 18/09 Unidade temática:
Ginástica de conscientização corporal.
Atividade 4 – Praticando.... Pág.53
Após
a leitura das informações para a prática e ao assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY
Tente
realizar os movimentos proposto no vídeo e responda as questões referente à
prática e a atividade 4.
Atividade 7- Refletindo... Pág.54
Produção
de texto (redação)
Tema:
Ginástica de conscientização corporal e suas relações com aspectos da melhoria
da qualidade de vida.
Obs.:
As atividades devem ser mandadas para o meu e-mail, com nome, número e série.
Se
você não conseguiu assistir as aulas do Centro de Mídias, segue o link para ter
auxílio na realização das atividades.
https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y
https://www.youtube.com/watch?v=6cdzqlHDlXs
https://www.youtube.com/watch?v=EByN8GkDoqA
PROJETO DE VIDA
8º ano A - Professora Márcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá! Espero que estejam todos bem!!!
Estamos caminhando para mais uma atividade referente ao
3º. Bimestre, conto com o empenho de todos na entrega das atividades.
Conforme a aula de 08/07, do Centro de mídias, Maneiras de agir na comunidade, baseada na página 75 da apostila do 2º. Bimestre, deverão acompanhar a aula no youtube, o vídeo transmitido na aula, em seguida, copiar e responder às questões no caderno:
1)
Na sua casa você separa o lixo?
2)
Qual foi o último item que você
consertou ao invés ao invés de descartar?
3)
Quais outras ações são possíveis fazer
para evitar o desperdício?
Deverão colocar o nome da escola, os dados do aluno, como: nome, no., série, período da atividade e encaminhar para o
e-mail acima registrado.
Obrigada!!
Forte abraço!!
Faça as
atividades de Projeto de Vida das páginas 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67 e 68
da apostila São Paulo Faz Escola Caderno do Aluno 8º Ano Volume 3 Parte 2.
Tire
fotos das atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão
de dúvidas: sextas-feiras, 15h; pelo MEET meet.google.com/osd-vvod-gbx
Disponível
em:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1UYcOmJacei-elEq1maWvAVnS0oEAAgJq
Enviar as
atividades para o email : alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br ou via whatsApp
2) Assista alguns vídeos no youtube : Consciente Coletivo para realizar a atividade 5 da apostila página 63. Lembre-se que assistimos um dos vídeos durante a aula do meet. https://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&t=5s
3) Crie um mapa mental sobre Coleta Seletiva, onde deve constar os objetivos, soluções, meios de separação e destino do lixo. Faça o mapa mental em uma folha de sulfite.
Proposta de Atividade 08 até 18/08
Atividade 1 – Leia o texto com bastante atenção
O paradoxo da democracia e cidadania
O
princípio da democracia surgiu na Grécia antiga, onde pela primeira vez as
decisões sobre as diversas questões de interesse público começam a ser
realizadas por meio de votação, os cidadãos passaram a participar de que
escolhas que influenciavam na vida da população como: aprovação de leis,
criação de impostos, organização de festas, participação em guerras, etc. Mas
quem era considerado cidadão na Grécia antiga? Eles eram minoria entre a
população ateniense, proprietários de terra, comerciantes, todos do sexo
masculino, filhos de pais atenienses, eles tinham direitos civis, políticos,
militares e religiosos. Por se tratar de uma sociedade patriarcal, mulheres não
podiam possuir propriedades, administrar negócios, ter direitos políticos,
portanto, não eram consideradas cidadãs. Estrangeiros e escravos também não
possuíam garantia de seus direitos.
Na
atualidade, em governos democráticos, a elaboração de leis ou a administração
pública não estão a cargo dos cidadãos, porém, são os cidadãos que elegem
representantes de acordo com seus interesses para fazer as leis, administrar
cidades, estados e o país. Mas o conceito de democracia mudou ao longo do
tempo, hoje um país para ser considerado democrático não basta somente garantir
o voto ao cidadão e respeitar a vontade da maioria nas urnas, tem que lhe
garantir também a liberdade de expressão, o exercício dos direitos humanos, o
acesso de TODOS os cidadãos à educação, ao trabalho, condições dignas de vida,
respeitar as diferenças étnicas, de gênero e orientação sexual.
Percebendo
as mudanças na maneira como a democracia e a própria cidadania se dispuseram ao
longo do tempo, percebemos aí o paradoxo dessa
“evolução” de conceitos: somos realmente TODOS considerados cidadãos?
Não!!! O que podemos observar é que direitos e deveres não são respeitados!
Isso porque, muitos dos representantes eleitos para lutar pelos interesses do
coletivo, muitas vezes colocam seus interesses pessoais como prioridade acima
da soberania popular, deixando de lado as necessidades da população e tornando
cada vez mais precário o difícil exercício da cidadania, evidenciando que uma
parte da população fica apenas com os direitos, enquanto a grande maioria fica
com os deveres.
A
realidade pandêmica a qual estamos inseridos hoje nos mostra e evidencia o
abismo que existe no exercício do direito democrático cidadão. Famílias
inteiras dizimadas pela falta de estrutura financeira, saúde e saneamento
básico. Enquanto o lema é “Fique em casa!”, muitos não podem se dar a esse
luxo, precisam continuar trabalhando para garantir o sustento de seus
familiares, sujeitos a infecção da doença ainda desconhecida. Quando não
conseguem permanecer em seus empregos, dependem das condições precárias
oferecidas pelo governo para tentar garantir a própria sobrevivência.
E
a educação? Premissa primordial do direito democrático! Essa mais uma vez está
apta àqueles que realmente são considerados cidadãos como lá nos primórdios da
Grécia antiga, apenas para uma pequena camada da população detentora da
verdadeira cidadania, em contra partida, aqueles que dependem do poder público,
que lhes foi atribuído através desse mesmo direito democrático na hora do voto,
não desfrutam desses direitos quando a questão é justamente a educação, essa
que é a única capaz de formar verdadeiros cidadãos conscientes para a
sociedade. Dessa forma seguimos sendo apenas cidadãos de papel.
Autora: Prof.Claudia Borges Corrêa da Silva
- Desenvolva no seu caderno uma Charge, tendo
como base o texto acima.
Atividade 2 - Observe a Charge abaixo
a) Faça uma comparação
da Charge da Atividade 2 com o texto
lido.
b) Explique,
no contexto atual da nossa sociedade, o que a charge da Atividade 2 retrata.
c) Analise e
a Charge que você criou, com a charge da Atividade 2 e compare-as.
CHARGE
• Gênero textual que mescla linguagens
verbal e visual e revela um posicionamento crítico – uma visão subjetiva
(particular do cartunista) perante um fato noticiado.
Importante:
Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e
capricho.
Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser
feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
As
atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias.
8º ano A - Professor Vanderlei
Faça uma pesquisa sobre o setembro amarelo, e explique
qual a importância desta campanha e de que maneira você pode contribuir para
ajudar.
Após concluir a atividade , enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
8º ano B, C - Professora Marcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Estamos caminhando para mais uma atividade referente ao
3º. Bimestre, conto com o empenho de todos na entrega das atividades. Como tema
desse mês , escolhemos , SETEMBRO
AMARELO, embora o assunto deva ser abordado constantemente, esse mês, se
desempenha uma importância maior, onde todas as áreas abordam o tema.
Discutiremos o assunto, também em nossos plantões de dúvidas.
ATIVIDADE:
A princípio, indico esse vídeo abaixo, para assistirem com atenção.
https://www.youtube.com/watch?v=gJBlY3opAVU
Em seguida, elaborar um texto contando qual a
importância que a sua família tem na sua vida?!
Lembrando que quando um ser
humano pratica o suicídio, deixa marcas dolorosas nas pessoas que o amam.
Seja qual for a situação, diga
sim à vida!!!!
Essa atividade deve ser enviada no e-mail acima
registrado, até dia 18/09/2020.
Obrigada!!
Forte Abraço a todos!!
Com
relação à atividade das eletivas, como vocês disseram que deveria ser algo
bastante simples, gostaria de solicitar para minhas salas (8F e 2A) que
escrevam uma pequena resenha do vídeo no link:
https://www.youtube.com/watch?v=gJBlY3opAVU
É um vídeo bastante instrutivo (embora curto) que trata dos efeitos de "contágio social" sobre casos de suicídio.
8º ano B, C, D - Professora Roseli
E-mail: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
A atividade poderá ser plugada
(uso de celular), ou desplugada(cartaz, poster, papel sulfite e canetinhas
coloridas ou H.Q (história em quadrinhos).

Nenhum comentário:
Postar um comentário