Pesquisar

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

9º ano

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

9º ano A, B, C, D, G - Professoras Joyce e Maria Julia


ATIVIDADE – A LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO

Agora, vamos refletir um pouco sobre a variação que a língua portuguesa sofre com o passar do tempo. O texto a seguir é o trecho de uma série de crônicas intitulada “Balas de Estalo”, do escritor Machado de Assis.

TEXTO 1

4 de julho

Ocorreu-me compor umas certas regras para uso dos que frequentam bondes. O desenvolvimento que tem tido entre nós esse meio de locomoção, essencialmente democrático, exige que ele não seja deixado ao puro capricho dos passageiros. Não posso dar aqui mais do que alguns extratos do meu trabalho [...].

ART. I

Dos encatarroados

Os encatarroados podem entrar nos bondes com a condição de não tossirem mais de três vezes dentro de uma hora, e no caso de pigarro, quatro.

Quando a tosse for tão teimosa, que não permita esta limitação, os encatarroados têm dois alvitres: - ou irem a pé, que é bom exercício, ou meterem-se na cama.

[...]

Os encatarroados que estiverem nas extremidades dos bancos, devem escarrar para o lado da rua, em vez de o fazerem no próprio bonde [...].

[...]

ART. III

Da leitura dos jornais 

Cada vez que um passageiro abrir a folha que estiver lendo, terá o cuidado de não roçar as ventas dos vizinhos, nem levar-lhes os chapéus. Também não é bonito encostá-los no passageiro da frente. 

 ART. IV

Dos quebra-queixos

É permitido o uso de quebra-queixos em duas circunstâncias: - a primeira quando não for ninguém no bonde, e a segunda ao descer. 

[...]

ART. VII

Das conversas

Quando duas pessoas, sentadas a distância, quiserem dizer alguma coisa em voz alta, terão cuidado de não gastar mais de quinze ou vinte palavras, e, em todo caso, sem alusões maliciosas, principalmente se houver senhoras.

                                                                                   

                                                                                    ASSIS, Machado de. Balas de estalo. Disponível em:

 <http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/

category/26-cronica?start=12>. Acesso em: 20 set. 2019.

1- Responda às questões a seguir.

a) Qual é o tema do fragmento da crônica “Balas de estalo”?

b) Você percebeu que há diferenças na língua portuguesa utilizada no século XIX? Preencha abaixo, apontando aquelas que mais chamaram sua atenção.

Vocábulos

  

 Expressões

 

 c)Você conseguiu descobrir o significado de algumas palavras pelo contexto, ou seja, apenas lendo o texto? Anote apenas essas palavras e o significado delas de acordo com o que você compreendeu.

Vocábulo

 

Significado

 

 

d) Pesquise em dicionários ou em sites o significado das palavras que vocês ainda não conhecem.

e) Bonde era um meio de transporte público na época de Machado de Assis. Alguns costumes daqueles que utilizavam o transporte incomodavam o narrador. Cite alguns deles.

f) Há costumes do século XIX que persistem até os dias atuais entre aqueles que utilizam transporte público? Quais são eles?

g) O autor organiza o texto com vários títulos e subtítulos. Essa composição nos remete ao formato dos textos jurídicos, como leis e resoluções. Qual é a intenção do autor ao escolher essa estrutura?

h) No trecho “É permitido o uso de quebra-queixos em duas situações: - a primeira quando não for ninguém no bonde, e a segunda ao descer”, percebe-se uma ironia do narrador ao estabelecer este critério para os fumantes. Das alternativas abaixo, qual ilustra melhor a ironia presente no  “ART. IV – Dos quebra-queixos”?

(    ) O narrador alude ao fato de que o quebra-queixo pode ser usado apenas em duas possibilidades.

(    ) O uso de quebra-queixos por um dos passageiros desagrada muito aos outros usuários do bonde.

(    ) Os passageiros poderão fumar quebra-queixos apenas quando estiverem fora do bonde.

(    ) Mesmo sendo permitido por lei, os passageiros nunca conseguirão fumar no bonde.

2- Podemos dizer que o texto de Machado de Assis possui características literárias.

a) Identifique o trecho que configura uma narrativa.

b) A parte que fala dos Artigos pode ser considerada literária? O que a diferencia dos textos legalistas? Justifique de acordo com o contexto.

Adaptado: SPFE - Caderno do Aluno, vol 1, 9º ano, 2020 - Atividade 2 - Situação de Aprendizagem 1 -pág. 11, 12 e 13.

Você poderá assistir à aula no YouTube com esse link: https://www.youtube.com/watch?v=GJh-CRsuuko&list=PLAbRprP4phEi9pzcnjOywaEbwkAzrfDK2&index=8

Fotografe suas atividades e envie para os e-mails: 

9º A, B, C e D joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br  

9º G  mariajuliamartins@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas: terças-feiras, 9h30; pelo MEET https://meet.google.com/yax-kosv-dke

 

 

 9º ano E, F - Professora Dulce

PRODUÇÃO ESCRITA
Texto dissertativo argumentativo 
Tema: “Os maus tratos aos animais”

Segundo as orientações nos plantões de dúvidas e nas aulas do CMSP, redija uma redação com 04 parágrafos, sendo o primeiro voltado à introdução, o segundo às causas, o terceiro às consequências e o último para a conclusão.
Não se esqueça de pontuar seu ponto de vista (opinião) no segundo e terceiro parágrafos.

Capricho em relação à letra, ortografia, acentuação, pontuação e paragrafação, é fundamental.

Obs. Escreva à mão.
Enviar para: dulce.marun@yahoo.com.br




PROJETO DE VIDA

9º ano A, B, C, G - Professora Beth

Caderno do aluno – Volume 3 - páginas 60 e 61

 Situação de Aprendizagem 1: Atividade 2 – FANZINE.

Crie um fanzine cuja temática central será seu Projeto de Vida.:27

 

Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA

 Enviar por e-mail para  elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br

Enviar cópia para o e-mail da professora de artes (Solange) solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira


9º ano E, F - Professora Joyce

Caderno do aluno – Volume 3 - páginas 60 e 61

 

Situação de Aprendizagem 1:            Atividade 2 – FANZINE.

 

Crie um fanzine cuja temática central será seu Projeto de Vida.:

 

Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA

 

Fotografe suas atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br

 

Plantão de dúvidas: terças-feiras, 8h45; pelo MEET https://meet.google.com/osd-vvod-gbx

 

9º ano D - Professor Vanderlei


Preencher as fichas de Situação de aprendizagem 2 das paginas 62 e 63.

Situação de aprendizagem 3, quadro de aprendizagem da pagina 66.

Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


CIÊNCIAS

9º ano C, D, E, F, G - Professor Vinícius

A Atividade   apresenta uma versão   tradicional e  uma   versão    on  line.  Fica  a critério do  aluno  responder de forma tradicional  ou  on  line ( Preferência  no formulário   on line).  

Evolução  Humana

Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a ideia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.

Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.

Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.

Em 1836, de volta  à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.

A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a ideia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.

No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]

A ideia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores  descobriram esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.

 

Após a  Leitura do  Texto responda as   questões propostas.

1.    Quais idéias defendem o  Criacionismo ?

2.     Qual a idéia central da  Teoria  da Evolução ?

3.     O que defende a idéia  da  Seleção  Natural de Darwin?

4.     Por que  a  idéias  que   o ser humano  e o Macaco teria  um ancestral comum causaram  indignação   na sociedade  na época?

 

Texto 2

Evolução 

Entende-se por evolução a adaptação dos seres vivos às alterações ocorridas no meio ambiente. Esta adaptação foi bastante discutida no século XVIII, pois acreditavam numa doutrina chamada fixismo. Esta dizia que as espécies eram criadas pelo Ser Divino assim como são sob forma imutável não podendo assim evoluir.

Apesar de Jean-Baptiste Lamarck apresentar a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo, foi Charles Darwin, no século XIX, quem provocou inúmeras discussões e indecisões a cerca do fixismo, fazendo com que admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos por causa das alterações do meio ambiente que acontecem constantemente.

Os fósseis, a partir deste período, tornaram-se importantíssimos para o estudo evolucionista, já que podem comprovar a evolução de inúmeras espécies de seres vivos apresentando organismos simples de um determinado período que aparece em outro com características mais complexas, mostrando as alterações ocorridas ao longo do tempo.

Na medida em que o evolucionismo se espalhava, vários cientistas tentavam explicar este processo, o que originou inúmeras teorias, onde se destacava o Lamarckismo e o Darwinismo.

Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações.

Descobriu-se que as transformações (mutações) que acontecem no DNA originam as alterações nas características dos seres vivos. Novas características, porém, surgem quando ocorrem variações isoladas no DNA, criando uma recombinação genética.

 Questões Texto 2.

1. O que é Evolução?

2. O que defendia a idéia do  Fixismo?

3. Por que   os fósseis  tornaram-se importantes  para as   idéias evolucionistas?

4. Pesquise e  elabore  um breve resumo do Lamarckismo  e   do  Darwinismo.

5.   Como a evolução  se relaciona com a genética?

Obs:   Segue a   Versão  online    desse mesmo  questionário ! (Preferencial).

https://docs.google.com/forms/d/1Mnw7JyUMGgNEJe37B8Ks5rcrnPfSswNBn3mc7nr9xUs/viewform?gxids=7757&edit_requested=true

Email: viniciusalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


ELETIVA

9º ano A, B - Professor Vanderlei

Pesquise e faça uma resenha sobre origem dos colégios militares no Brasil e onde estão situados esse colégios. Cite também que outras profissões além da militar, podem ser exercidas dentro das forças armadas.

Enviar para: 

Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


9º ano F, G - Professor Tiago

(Queimadas no Pantanal)

A atividade está no link do formulário: https://forms.gle/vfmdRE46thAjU9oG6

 

9º ano C, D - Professora Marcela


AUTOCUIDADO E AUTOCONHECIMENTO

Eu sou o meu melhor amigo (a)

Como sabemos, estamos vivenciando um momento atípico do nosso século, em que a pandemia de Covid-19 está nos impondo um isolamento social para que possamos nos cuidar e evitar sermos contaminados.

 

Ficar mais tempo em casa nos impõe uma nova forma de avaliar, não só as nossas relações com as pessoas com quem convivemos como também a relação que temos com nós mesmos.

 

·         Reflita e responda:

1 - Cite no máximo 5 qualidades que você aprecia em você mesmo.

2 - Cite no máximo 5 qualidades ou habilidades que você descobriu em você mesmo durante esse período de isolamento.

3 - Cite no máximo 5 características em sua personalidade que você precisa trabalhar.

4 - Cite no máximo 5 características que você descobriu que precisa ser trabalhadas durante esse período de isolamento

·         Com base nas qualidades que você citou, escolha até duas delas e faça um autoelogio, enaltecendo as qualidades que você tem e como elas te tornam especiais e únicos (as).

·         Agora, escolha até 2 características a serem trabalhadas. Em seguida, você fará de conta que é o seu melhor amigo e irá escrever um conselho que você se daria para ir trabalhando essas características.

 

Exemplo de resposta:

1-    Sou inteligente, gentil, divertido (a), paciente e educado (a)

2-    Paciência.

3-    Sou ansioso (a), nervoso (a) e distraído (a).

4-    Descobri que não sou tão tolerante assim.

Autoelogio:

“ Eu gosto de você por ser divertido. É por isso que você tem amigos e que eles sempre te procuram quando estão tristes, porque você tem a capacidade de melhorar o dia de alguém.”

“ Eu aprecio você por ser gentil. O mundo anda muito hostil e ele está precisando de mais pessoas como você.”.

Conselho para mim:

“ Amigo (a) , você é muito distraído (a), e isso não é muito legal. Voce é cheio de capacidades e o mundo abriu para você muitas oportunidades que foram perdidas por conta da sua distração. Coloque seus pés no chão, viva o momento de forma consciente e preste bastante atenção as coisas que te dizem e ao que acontece a sua volta. Faça no seu tempo, que você vai conseguir superar isso.”

“Amigo, (a), como assim você descobriu que não é assim tão tolerante? Você é a tolerância em pessoa!! Todos nós estamos passando por esse momento complicado, não deixe que essa pandemia e o isolamento te façam esquecer de quem você é. Respire. Continue tolerante com quem merece a sua tolerância. Fique bem”.

Observações:

·         A resposta acima se trata de um exemplo. A resposta deve ser pessoal, tendo como base suas qualidades e características solicitadas no exercício.

·         Enviem essa atividade no e-mail: marcelaasantos@prof.educacao.sp.gov.br

·         Nosso plantão de dúvidas é toda sexta-feira, as 11h e as 17:15.

 Boa atividade! Cuidem-se.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

9º ano B, C, D - Professora Angélica

Link para a atividade

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4BrWLrQ9aLFfnQuDeorQLWxHBUfyZHQd-uPGH1bZEGRyzrw/viewform?usp=sf_link


9º ano A - Professora Fabiana

Leia o caderno do aluno;

Responda as questões do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzfLOyN6C1Hw9MmHdOQdZfNZq8s_eSTb7GvYT0BAIGfpXoaA/viewform?usp=sf_link

 

9º ano E, F, G - Professora Lauren

Exemplifique duas situações de preconceitos

Fale duas diferenças marcantes entre Futsal e Basquete

Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.

Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br

 

LÍNGUA INGLESA

9º ano A, B, C, D, E - Professora Elisete

Caderno do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA - VOL. 3 – Parte 1

Activity 6 - PAG 33

a)    Leia o texto.

b)    Qual das seguintes imagens ilustra a definição?

c)    Complete o organizador visual com palavras que você pode relacionar a tornados.

Activity  8 - PAG 35

a)    Vamos lembrar algumas coisas sobre energia elétrica. Marque as afirmações verdadeiras sobre energia.

b)    Coloque as palavras na ordem correta para desembaralhar as frases.

Activity 10 - PAG 38 e 39

a)    Leia o texto.

b)    Considerando o que você leu na atividade anterior, nomeie cada um dos seguintes exemplos de energia química.

c)    Use as palavras da última atividade para escrever frases. Siga o exemplo.

 

Respostas em inglês

Tire fotos das atividades e encaminhe-as  para teacherelis2019@gmail.com

Em caso de dúvidas, participe dos plantões, ou envie um e-mail.

 

 

9º ano F, G - Professora Adriana

Faça as páginas 35, 36, 37, 38 e 39 do caderno do aluno volume 3. 

ENVIAR PARA : pitukobebe10@gmail.com



GEOGRAFIA

9º ano A, B, C, D, E - Professora Maria Roseli

Qual o significado de CENSO. Para que serve?

Pesquisar . Os polos tecnológicos do Brasil.

Quais os tipos de extrativismo do Brasil?

9º ano F,G - Professor Alan

Globalização

(Um mundo cada vez mais Globalizado)

O que é a Globalização?

         Chama-se de Globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em  “ ALDEIA GLOBAL ” , pois parece que o planeta esta ficando cada dia menor e que todos se conhecem ( assistem a programas semelhantes na televisão, ficam sabendo na mesma hora tudo que ocorre no mundo inteiro etc..). Houve um enorme desenvolvimento nos meios de transporte e comunicação, nas viagens e no turismo internacional, nas trocas comerciais entre os países em geral. Vivemos assim a era da GLOBALIZAÇÃO, também conhecido como Meio Técnico Científico Informacional.

       Para ter uma noção desse processo é preciso analisar algumas informações:

·         Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de pessoas viajavam de avião de um país para outro por ano. Hoje em dia esse número se aproxima de 800 milhões de pessoas.

·         Em 1960 foram feitas  duas milhões de ligações telefônicas entre Estados Unidos e a Europa; Atualmente essas ligações se aproximam de 2 bilhões por ano.

·         Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião comercial cruzar o Oceano Atlântico, fazendo rota entre New York – Londres.  Desde 2010 já é possível  fazer o mesmo percurso  em menos de 3 horas, com um avião supersônico.

·          Em 1865, quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assinado, a notícia levou treze dias para chegar a Europa. Hoje em dia bastariam alguns segundos para uma notícia qualquer cruzar o Planeta.

·         Quando em 1958 o Brasil conquistava a sua primeira Copa do Mundo na Suécia, a notícia pode ser comemorada de 5 até  15 dias após o resultado da partida, em boa parte do país, podendo esse tempo ser ainda maior nas regiões mais afastadas. Hoje a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais assistidos em diversas partes do Globo simultaneamente.

        Além disso, existe uma uniformização dos hábitos: Em qualquer região do Planeta atualmente, as pessoas cada vez mais comem nas mesmas cadeias de fast-food, bebem os mesmos refrigerantes, vestem jeans, ouvem as mesmas músicas e assistem aos mesmos filmes e programas.

QUESTÕES DE REFLEXÃO:

1-      Para você quais são os equipamentos, ações, hábitos ou até mesmo os costumes que mais representam ou sintetizam o mundo moderno e Globalizado? Justifique sua reposta.



    Hoje tudo aparenta ser mais rápido, mais próximo, dinâmico. Você acredita que o mundo tem diminuído suas distâncias com o passar do tempo? Justifique sua reposta.


 

3-      Comente a seguinte frase:

“O mundo moderno pode ser chamado de uma Aldeia Global,  mesmo mantendo suas distâncias gigantescas”.

 ENVIAR PARA : alanluizdecayreslino@gmail.com

HISTÓRIA

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professor Maurício

Fazer Síntese de sua autoria de no máximo uma página, na Fonte: Times New Roman - tamanho 12 – cor: preta, no Word. 

Enviar com nome completo e sala no endereço eletrônico  e-mail smauricio@prof.educacao.sp.gov.br

Síntese Tema: Globalização

Síntese Tema: Guerra Fria

Síntese Tema: África e Ásia na Luta pela independência

Recursos: pesquisar Livro didático de história e internet.  



ARTE

9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Solange

1-      Assistir a aula CMSP sobre Gêneros e Estilos Musicais https://youtu.be/USCHou96FvI

2-      Observar qual a diferença entre gênero musical e estilo musical.

3-      Escolher um gênero e um estilo musical que faça parte dos melhores momentos de sua vida.

4-      Registrar  o nome da  música, o gênero e o estilo a que pertence, no Fanzine  que você vai fazer na disciplina de Projeto de Vida. Colocar também um link da sua música.

  

Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA

Enviar cópia do Fanzine para o e-mail: solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br


TECNOLOGIA

9º ano B, C - Professor José Luiz

Título: " Como se deu a descoberta do microondas caseiro"

Enviar parajose6luiz11@gmail.com


9º ano A - Professora Roberta

Preencher o formulário 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsJkBcq3Lq2BHqTGo5yDaOKsBFmtxVMFTlZ4qyfPxFUHO1tQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7757

 

9º ano D, E, F, G - Professor Rogério

Fazer a atividade 1 do Caderno do Aluno, página 46 do 9º

  ano, página 121 do 1º ano, página 128 do 2º ano e página 130 do 3º ano.

Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 1 – Números Binários

Canal Youtube:

O que é sistema binário? Entendendo a linguagem que o computador usa| Computação sem Caô

https://www.youtube.com/watch?v=0ihEaXVnF3g

Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com

Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas  e também assistam as aulas do Centro de Mídias



Matemática 

9° A, B,C,D,E,F,G - Professores Roberta/ Vânia

Preencher o formulário

https://forms.gle/ioaFEnT6Yki8c3vBA


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO