Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
9º ano A, B, C, D, G - Professoras Joyce e Maria Julia
ATIVIDADE – A LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO
Agora, vamos refletir um pouco sobre a variação que a
língua portuguesa sofre com o passar do tempo. O texto a seguir é o trecho de
uma série de crônicas intitulada “Balas de Estalo”, do escritor Machado de
Assis.
TEXTO 1
4 de julho
Ocorreu-me compor umas certas regras para uso dos que
frequentam bondes. O desenvolvimento que tem tido entre nós esse meio de
locomoção, essencialmente democrático, exige que ele não seja deixado ao puro
capricho dos passageiros. Não posso dar aqui mais do que alguns extratos do meu
trabalho [...].
ART. I
Dos encatarroados
Os encatarroados podem entrar nos bondes com a
condição de não tossirem mais de três vezes dentro de uma hora, e no caso de
pigarro, quatro.
Quando a tosse for tão teimosa, que não permita esta
limitação, os encatarroados têm dois alvitres: - ou irem a pé, que é bom
exercício, ou meterem-se na cama.
[...]
Os encatarroados que estiverem nas extremidades dos
bancos, devem escarrar para o lado da rua, em vez de o fazerem no próprio bonde
[...].
[...]
ART. III
Da leitura dos jornais
Cada vez que um passageiro abrir a folha que
estiver lendo, terá o cuidado de não roçar as ventas dos vizinhos, nem
levar-lhes os chapéus. Também não é bonito encostá-los no passageiro da
frente.
ART. IV
Dos quebra-queixos
É permitido o uso de quebra-queixos em duas
circunstâncias: - a primeira quando não for ninguém no bonde, e a segunda ao
descer.
[...]
ART. VII
Das conversas
Quando duas pessoas, sentadas a distância, quiserem
dizer alguma coisa em voz alta, terão cuidado de não gastar mais de quinze ou
vinte palavras, e, em todo caso, sem alusões maliciosas, principalmente se
houver senhoras.
ASSIS, Machado de. Balas de estalo. Disponível em:
<http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/
category/26-cronica?start=12>.
Acesso em: 20 set. 2019.
1- Responda às questões a seguir.
a) Qual é o tema do fragmento da crônica “Balas de
estalo”?
b) Você percebeu que há diferenças na língua
portuguesa utilizada no século XIX? Preencha abaixo, apontando aquelas que mais
chamaram sua atenção.
Vocábulos
Expressões
c)Você conseguiu descobrir o significado de algumas palavras pelo contexto, ou seja, apenas lendo o texto? Anote apenas essas palavras e o significado delas de acordo com o que você compreendeu.
Vocábulo
Significado
d) Pesquise em dicionários ou em sites o significado
das palavras que vocês ainda não conhecem.
e) Bonde era um meio de transporte público na época de
Machado de Assis. Alguns costumes daqueles que utilizavam o transporte
incomodavam o narrador. Cite alguns deles.
f) Há costumes do século XIX que persistem até os dias
atuais entre aqueles que utilizam transporte público? Quais são eles?
g) O autor organiza o texto com vários títulos e
subtítulos. Essa composição nos remete ao formato dos textos jurídicos, como
leis e resoluções. Qual é a intenção do autor ao escolher essa estrutura?
h) No trecho “É permitido o uso de quebra-queixos em
duas situações: - a primeira quando não for ninguém no bonde, e a segunda ao
descer”, percebe-se uma ironia do narrador ao estabelecer este critério para os
fumantes. Das alternativas abaixo, qual ilustra melhor a ironia presente
no “ART. IV – Dos quebra-queixos”?
( ) O
narrador alude ao fato de que o quebra-queixo pode ser usado apenas em duas
possibilidades.
( ) O uso de
quebra-queixos por um dos passageiros desagrada muito aos outros usuários do
bonde.
( ) Os
passageiros poderão fumar quebra-queixos apenas quando estiverem fora do bonde.
( ) Mesmo
sendo permitido por lei, os passageiros nunca conseguirão fumar no bonde.
2- Podemos dizer que o texto de Machado de Assis
possui características literárias.
a) Identifique o trecho que configura uma narrativa.
b) A parte que fala dos Artigos pode ser considerada
literária? O que a diferencia dos textos legalistas? Justifique de acordo com o
contexto.
Adaptado: SPFE - Caderno do Aluno, vol 1, 9º ano, 2020
- Atividade 2 - Situação de Aprendizagem 1 -pág. 11, 12 e 13.
Você poderá
assistir à aula no YouTube com esse link: https://www.youtube.com/watch?v=GJh-CRsuuko&list=PLAbRprP4phEi9pzcnjOywaEbwkAzrfDK2&index=8
Fotografe suas atividades e envie
para os e-mails:
9º A, B, C e D joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
9º G mariajuliamartins@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão de dúvidas: terças-feiras,
9h30; pelo MEET https://meet.google.com/yax-kosv-dke
9º ano E, F - Professora Dulce
PROJETO DE VIDA
9º ano A, B, C, G - Professora Beth
Caderno do aluno – Volume 3 - páginas 60 e 61
Situação de Aprendizagem 1: Atividade 2 – FANZINE.
Crie um fanzine cuja temática central será seu Projeto de Vida.:27
Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA
Enviar por e-mail para elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br
Enviar cópia para o e-mail da professora de artes (Solange) solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br
Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira
9º ano E, F - Professora Joyce
Caderno
do aluno – Volume 3 - páginas 60 e 61
Situação
de Aprendizagem 1: Atividade 2 – FANZINE.
Crie um fanzine
cuja temática central será seu Projeto de Vida.:
Aula
de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA
Fotografe suas atividades e envie para o e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão de dúvidas: terças-feiras, 8h45; pelo MEET https://meet.google.com/osd-vvod-gbx
9º ano D - Professor Vanderlei
Preencher as fichas de Situação de
aprendizagem 2 das paginas 62 e 63.
Situação de aprendizagem 3, quadro de
aprendizagem da pagina 66.
Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
CIÊNCIAS
9º ano C, D, E, F, G - Professor Vinícius
A Atividade apresenta uma versão tradicional e uma versão on line. Fica a critério do aluno responder de forma tradicional ou on line ( Preferência no formulário on line).
Evolução Humana
Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a ideia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
Em 1836, de volta à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a ideia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
A ideia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores descobriram esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.
Após a Leitura do Texto responda as questões propostas.
1. Quais idéias defendem o Criacionismo ?
2. Qual a idéia central da Teoria da Evolução ?
3. O que defende a idéia da Seleção Natural de Darwin?
4. Por que a idéias que o ser humano e o Macaco teria um ancestral comum causaram indignação na sociedade na época?
Texto 2
Evolução
Entende-se por evolução a adaptação dos seres vivos às alterações ocorridas no meio ambiente. Esta adaptação foi bastante discutida no século XVIII, pois acreditavam numa doutrina chamada fixismo. Esta dizia que as espécies eram criadas pelo Ser Divino assim como são sob forma imutável não podendo assim evoluir.
Apesar de Jean-Baptiste Lamarck apresentar a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo, foi Charles Darwin, no século XIX, quem provocou inúmeras discussões e indecisões a cerca do fixismo, fazendo com que admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos por causa das alterações do meio ambiente que acontecem constantemente.
Os fósseis, a partir deste período, tornaram-se importantíssimos para o estudo evolucionista, já que podem comprovar a evolução de inúmeras espécies de seres vivos apresentando organismos simples de um determinado período que aparece em outro com características mais complexas, mostrando as alterações ocorridas ao longo do tempo.
Na medida em que o evolucionismo se espalhava, vários cientistas tentavam explicar este processo, o que originou inúmeras teorias, onde se destacava o Lamarckismo e o Darwinismo.
Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações.
Descobriu-se que as transformações (mutações) que acontecem no DNA originam as alterações nas características dos seres vivos. Novas características, porém, surgem quando ocorrem variações isoladas no DNA, criando uma recombinação genética.
Questões Texto 2.
1. O que é Evolução?
2. O que defendia a idéia do Fixismo?
3. Por que os fósseis tornaram-se importantes para as idéias evolucionistas?
4. Pesquise e elabore um breve resumo do Lamarckismo e do Darwinismo.
5. Como a evolução se relaciona com a genética?
Obs: Segue a Versão online desse mesmo questionário ! (Preferencial).
Email: viniciusalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
ELETIVA
9º ano A, B - Professor Vanderlei
Pesquise e
faça uma resenha sobre origem dos colégios militares no Brasil e onde
estão situados esse colégios. Cite também que outras profissões além da
militar, podem ser exercidas dentro das forças armadas.
Enviar para:
Enviar para: vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
9º ano F, G - Professor Tiago
(Queimadas no Pantanal)
A atividade está no link do formulário: https://forms.gle/vfmdRE46thAjU9oG6
9º ano C, D - Professora Marcela
AUTOCUIDADO E AUTOCONHECIMENTO
Eu sou o meu melhor amigo (a)
Como sabemos, estamos vivenciando um momento atípico do nosso século, em que a pandemia de Covid-19 está nos impondo um isolamento social para que possamos nos cuidar e evitar sermos contaminados.
Ficar
mais tempo em casa nos impõe uma nova forma de avaliar, não só as nossas
relações com as pessoas com quem convivemos como também a relação que temos com
nós mesmos.
·
Reflita e responda:
1 - Cite no máximo 5 qualidades que
você aprecia em você mesmo.
2 - Cite no máximo 5 qualidades ou
habilidades que você descobriu em você mesmo durante esse período de
isolamento.
3 - Cite no máximo 5 características
em sua personalidade que você precisa trabalhar.
4 - Cite no máximo 5 características
que você descobriu que precisa ser trabalhadas durante esse período de
isolamento
·
Com base nas qualidades
que você citou, escolha até duas delas e faça um autoelogio, enaltecendo as
qualidades que você tem e como elas te tornam especiais e únicos (as).
·
Agora, escolha até 2
características a serem trabalhadas. Em seguida, você fará de conta que é o seu
melhor amigo e irá escrever um conselho que você se daria para ir trabalhando
essas características.
Exemplo de resposta:
1-
Sou inteligente, gentil,
divertido (a), paciente e educado (a)
2-
Paciência.
3-
Sou ansioso (a), nervoso
(a) e distraído (a).
4-
Descobri que não sou tão
tolerante assim.
Autoelogio:
“ Eu gosto de você por ser divertido. É por isso que você tem amigos e
que eles sempre te procuram quando estão tristes, porque você tem a capacidade
de melhorar o dia de alguém.”
“ Eu aprecio você por ser gentil.
O mundo anda muito hostil e ele está precisando de mais pessoas como você.”.
Conselho para mim:
“ Amigo (a) , você é muito distraído
(a), e isso não é muito legal. Voce é cheio de capacidades e o mundo abriu para
você muitas oportunidades que foram perdidas por conta da sua distração.
Coloque seus pés no chão, viva o momento de forma consciente e preste bastante
atenção as coisas que te dizem e ao que acontece a sua volta. Faça no seu
tempo, que você vai conseguir superar isso.”
“Amigo, (a), como assim você
descobriu que não é assim tão tolerante? Você é a tolerância em pessoa!! Todos
nós estamos passando por esse momento complicado, não deixe que essa pandemia e
o isolamento te façam esquecer de quem você é. Respire. Continue tolerante com
quem merece a sua tolerância. Fique bem”.
Observações:
·
A resposta acima se
trata de um exemplo. A resposta deve ser pessoal, tendo como base suas qualidades
e características solicitadas no exercício.
·
Enviem essa atividade no
e-mail: marcelaasantos@prof.educacao.sp.gov.br
·
Nosso plantão de dúvidas
é toda sexta-feira, as 11h e as 17:15.
EDUCAÇÃO FÍSICA
9º ano B, C, D - Professora Angélica
Link para a atividade
9º ano A - Professora Fabiana
Leia o caderno do aluno;
Responda as questões do link abaixo:
Exemplifique duas situações de preconceitos
Fale duas diferenças marcantes entre Futsal e Basquete
Enviar por e-mail com Nome Completo, série e turma.
Profª Láuren – lauren@prof.educacao.sp.gov.br
LÍNGUA INGLESA
9º ano A, B, C, D, E - Professora Elisete
Caderno
do aluno SÃO PAULO FAZ ESCOLA - VOL. 3 – Parte 1
Activity
6 - PAG 33
a)
Leia
o texto.
b)
Qual
das seguintes imagens ilustra a definição?
c)
Complete
o organizador visual com palavras que você pode relacionar a tornados.
Activity 8 - PAG 35
a)
Vamos
lembrar algumas coisas sobre energia elétrica. Marque as afirmações verdadeiras
sobre energia.
b)
Coloque
as palavras na ordem correta para desembaralhar as frases.
Activity
10 - PAG 38 e 39
a)
Leia
o texto.
b)
Considerando
o que você leu na atividade anterior, nomeie cada um dos seguintes exemplos de
energia química.
c)
Use
as palavras da última atividade para escrever frases. Siga o exemplo.
Respostas
em inglês
Tire fotos
das atividades e encaminhe-as para teacherelis2019@gmail.com
Em caso de dúvidas,
participe dos plantões, ou envie um e-mail.
9º ano F, G - Professora Adriana
Faça as páginas 35, 36, 37, 38 e 39 do caderno do aluno volume 3.
ENVIAR PARA : pitukobebe10@gmail.com
GEOGRAFIA
9º ano A, B, C, D, E - Professora Maria Roseli
Qual o
significado de CENSO. Para que serve?
Pesquisar
. Os polos tecnológicos do Brasil.
Quais os
tipos de extrativismo do Brasil?
Globalização
(Um mundo cada vez mais Globalizado)
O que é a Globalização?
Chama-se de
Globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os
povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “ ALDEIA GLOBAL ” , pois parece que o planeta
esta ficando cada dia menor e que todos se conhecem ( assistem a programas
semelhantes na televisão, ficam sabendo na mesma hora tudo que ocorre no mundo
inteiro etc..). Houve um enorme desenvolvimento nos meios de transporte e
comunicação, nas viagens e no turismo internacional, nas trocas comerciais
entre os países em geral. Vivemos assim a era da GLOBALIZAÇÃO, também conhecido como Meio Técnico Científico Informacional.
Para ter uma
noção desse processo é preciso analisar algumas informações:
·
Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de
pessoas viajavam de avião de um país para outro por ano. Hoje em dia esse
número se aproxima de 800 milhões de pessoas.
·
Em 1960 foram feitas duas milhões de ligações telefônicas entre
Estados Unidos e a Europa; Atualmente essas ligações se aproximam de 2 bilhões
por ano.
·
Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião
comercial cruzar o Oceano Atlântico, fazendo rota entre New York – Londres. Desde 2010 já é possível fazer o mesmo percurso em menos de 3 horas, com um avião
supersônico.
·
Em 1865,
quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assinado, a notícia
levou treze dias para chegar a Europa. Hoje em dia bastariam alguns segundos
para uma notícia qualquer cruzar o Planeta.
·
Quando em 1958 o Brasil conquistava a sua
primeira Copa do Mundo na Suécia, a notícia pode ser comemorada de 5 até 15 dias após o resultado da partida, em boa
parte do país, podendo esse tempo ser ainda maior nas regiões mais afastadas.
Hoje a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais assistidos em diversas
partes do Globo simultaneamente.
Além disso,
existe uma uniformização dos hábitos: Em qualquer região do Planeta atualmente,
as pessoas cada vez mais comem nas mesmas cadeias de fast-food, bebem os mesmos
refrigerantes, vestem jeans, ouvem as mesmas músicas e assistem aos mesmos
filmes e programas.
QUESTÕES DE REFLEXÃO:
1-
Para você quais são os equipamentos, ações,
hábitos ou até mesmo os costumes que mais representam ou sintetizam o mundo
moderno e Globalizado? Justifique sua reposta.
Hoje tudo aparenta ser mais rápido, mais próximo, dinâmico. Você acredita que o mundo tem diminuído suas distâncias com o passar do tempo? Justifique sua reposta.
3-
Comente a seguinte frase:
“O mundo moderno pode ser chamado de uma
Aldeia Global, mesmo mantendo suas
distâncias gigantescas”.
HISTÓRIA
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professor Maurício
Fazer Síntese de sua autoria de no máximo uma página, na Fonte: Times New Roman - tamanho 12 – cor: preta, no Word.
Enviar com nome completo e sala no endereço eletrônico e-mail smauricio@prof.educacao.sp.gov.br
Síntese
Tema: Globalização
Síntese
Tema: Guerra Fria
Síntese
Tema: África e Ásia na Luta pela independência
Recursos: pesquisar Livro didático de história e internet.
ARTE
9º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Solange
1-
Assistir a aula CMSP sobre Gêneros e Estilos
Musicais https://youtu.be/USCHou96FvI
2- Observar
qual a diferença entre gênero musical e estilo musical.
3- Escolher
um gênero e um estilo musical que faça parte dos melhores momentos de sua vida.
4- Registrar o nome da
música, o gênero e o estilo a que pertence, no Fanzine
que você vai fazer na disciplina de Projeto de Vida. Colocar
também um link da sua música.
Aula
de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA
Enviar cópia do Fanzine para o e-mail: solangepaz@prof.educacao.sp.gov.br
TECNOLOGIA
9º ano B, C - Professor José Luiz
Título: " Como se deu a descoberta do microondas caseiro"
Enviar para: jose6luiz11@gmail.com
9º ano A - Professora Roberta
Preencher o formulário
9º ano D, E, F, G - Professor Rogério
Fazer a atividade 1 do Caderno do Aluno, página 46 do 9º
ano, página 121 do 1º ano, página 128 do 2º ano e página 130 do 3º ano.
Vejam o vídeo do link abaixo e façam a Atividade 1 – Números Binários
Canal Youtube:
O que é sistema binário? Entendendo a linguagem que o computador usa| Computação sem Caô
https://www.youtube.com/watch?v=0ihEaXVnF3g
Meu email: fisicarogeriomtelmo@gmail.com
Usem o Google Classrroom para tirar dúvidas, vou deixar dicas e também assistam as aulas do Centro de Mídias
Matemática
9° A, B,C,D,E,F,G - Professores Roberta/ Vânia
Preencher o formulário
https://forms.gle/ioaFEnT6Yki8c3vBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário