Pesquisar

domingo, 4 de outubro de 2020

8º ano

 Queridos alunos e responsáveis

As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.

 


LÍNGUA PORTUGUESA

8º ano B, C, D - Professora Aline

Livro didático – Língua Portuguesa. Observe a introdução sobre Haicai – pág. 188. Observe a aula do Centro de mídias – (https://www.youtube.com/watch?v=jaBRMFqA7Ak) e responda no caderno as atividades 01 à 04 – págs. 188 e 189 do livro.

- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO.   ( alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)


8º ano A - Professora Marlene

Caderno do aluno volume 3

 - Atividade 5  -  “outros labirintos”   pag: 24 e 25

- Atividade 6  -  “ a construção do idioma”  pag: 27 e 28

 As atividades deverão ser enviadas para:

Prof:   Marlene  por   e-mail  marlene.ibruklemar@gmail.com.br

 

8º ano E, F, G - Professora Beth

ATIVIDADE 4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST, RÁDIO NOVELA OU TEATRO DE BONECOS.

 

Individual e com auxílio de amigos ou familiares de forma remota, produzir roteiro para a produção de podcast, rádio novela ou teatro de bonecos.

 Tema: Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio.

 Lembre-se de:

Elaborar um roteiro - É preciso criar uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá orientar o trabalho e garantir que o podcast fique objetivo e claro.

Ensaiar - O ensaio irá ajudar a verificar se há problemas no roteiro e a resolver eventuais questões técnicas, permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a clareza na exposição de ideias.

Controlar o ambiente de gravação - A gravação deve ocorrer, se possível, em um espaço sem maiores distrações ou intervenções sonoras para facilitar o processo de edição.

Editar o material - Existem muitos programas gratuitos que permitem a edição e vários aplicativos para celular que podem fazer uma boa edição do trabalho. É o momento de verificar quais trechos precisam ser refeitos, modificados ou excluídos.

 Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=eLrOS2G8R4Q

Material de apoio - https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

Paródia da música trem bala, setembro amarelo - https://www.youtube.com/watch?v=tr1LnSu2ap0

 Enviar roteiro por e-mail para -  elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br

Observação: Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira


INGLÊS 

8º ano A, B, C, D - Professor Carlos

Good Morning students! How is it going?

Como atividade de recuperação de 28/09 a 16/10 os alunos deverão fazer as atividades 1 a 7 do caderno do aluno vol. 3, atividades essas já analisadas, explicadas durante o bimestre, isso significa que os alunos que já enviaram essas atividades por e-mail estão com a situação OK.

ARTE

8º ano F, G - Professora Solange


Trabalho em conjunto com a professora Beth

ATIVIDADE 4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST, RÁDIO NOVELA OU TEATRO DE BONECOS.

 

Individual e com auxílio de amigos ou familiares de forma remota, produzir roteiro para a produção de podcast, rádio novela ou teatro de bonecos.

 Tema: Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio.

 Lembre-se de:

Elaborar um roteiro - É preciso criar uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá orientar o trabalho e garantir que o podcast fique objetivo e claro.

Ensaiar - O ensaio irá ajudar a verificar se há problemas no roteiro e a resolver eventuais questões técnicas, permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a clareza na exposição de ideias.

Controlar o ambiente de gravação - A gravação deve ocorrer, se possível, em um espaço sem maiores distrações ou intervenções sonoras para facilitar o processo de edição.

Editar o material - Existem muitos programas gratuitos que permitem a edição e vários aplicativos para celular que podem fazer uma boa edição do trabalho. É o momento de verificar quais trechos precisam ser refeitos, modificados ou excluídos.

Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=eLrOS2G8R4Q

Material de apoio - https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

Paródia da música trem bala, setembro amarelo - https://www.youtube.com/watch?v=tr1LnSu2ap0



8º ano A - Professora Mariana

 

Leia o texto para responder as questões abaixo:

 Elementos do Teatro e tipos de palco

Nos Bastidores
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

Cenografia
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico. cenógrafo é aquele que cria o cenário. 

Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. 
O 
figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.

Maquiagem
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem. 
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.

Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.

Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.

 

ATIVIDADES

Copie as questões, responda e me envie por e-mail: marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br  pode fazer no Word ou no caderno ( se fizer no caderno, fotografe e me envie)

 1 – Para se fazer teatro basta ter bons atores, cenário, figurino etc., não são necessários desde que o ator tenha técnica e consiga interpretar com maestria.

Verdadeiro (  ) Falso (  )

 

2 – Sobre a Cenografia:

a)    Nada mais é do que decoração.

b)    Pode ser feito por qualquer pessoa.

c)    A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.

 

3 – Cenografia é arte de:

a)    Criar cenários para espetáculos teatrais, ambientando e dando mais veracidade a peça teatral.

b)    Decoração.

c)    Construir edifícios teatrais.

 

4 – O figurinista é responsável por:

a)    Cuidar das cores usadas na cenografia.

b)    Criar e cuidar das Roupas, sapatos e acessórios dos personagens.

c)    Costurar e confeccionar as roupas.

5 - A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores.

Verdadeiro (  ) Falso (  )

 

6 – Qual a função do sonoplasta?

a)    Colocar a música para tocar.

b)    Tocar a música ao vivo.

c)    Compor ou pesquisar músicas e fazer funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral, podendo ser ao vivo, ou por meio mecânico (mesa de som).

 

7 - A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos:

a)    Trazer claridade para que o espectador possa ver melhor os atores no palco.

b)    Clarear o palco para os atores não caírem.

c)    A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode

limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos.

 

8 - O teatro existe a partir de um palco, tradicionalmente. Não podendo ocupar outros espaços, naturalmente, como as ruas, igrejas, espaços públicos, ônibus,

casas inteiras… e tantos outros locais. Mas, desde os primórdios, na Grécia

antiga, ocupa um palco. No caso dos gregos, o teatro de arena, que, por sua

vez, pode ser circular, semicircular, quadrado, triangular ou ovalado.

Verdadeiro (  ) Falso (  )

 

9 - Teatro Elizabetano tem esse nome devido:

a)    Uma grande Atriz Italiana chamada Elizabete.

b)    O Teatro Elisabetano corresponde ao teatro produzido durante o reinado de  Elisabeth I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como seu grande expoente William Shakespeare.

c)    A Rainha Elizabete ter exigido que seu nome fosse dado ao teatro.

10 – O Palco mais usado nos dias de hoje é o:

a)   Italiano

b)    Arena

c)    Elizabetano

 

8º ano B, C, D - Professora Michele

Pesquisa : Profissões Teatrais .

Enviar por e-mail: michelek@prof.educacao.sp.gov.br


8º ano E - Professor Antônio Edgar

Entregar por e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br

1.Pesquise, responda e cite a bibliografia:

a)O que é figurino e adereços?

b)O que é sonoplastia?

c)O que é visagismo?

2.A poética pessoal é o estilo do artista. Ela acontece dentro das dimensões da vida. Explique sobre as dimensões:

a)Cultural:

b)Econômica:


3.Existem vários tipos de teatro. Escolha um e explique sobre ele.



EDUCAÇÃO FÍSICA

8º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Fabiana


Roteiro de Estudo

Leia o caderno do aluno;

Responda as questões do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBSGf8dkl4-y5TVTdtt0ZXIPQF9oMFzP5i0Ey7I0WO3T0iiQ/viewform?usp=sf_link


 

GEOGRAFIA 

8º ano A, B,C - Professor Marcelo

Peço a gentileza que leiam o texto páginas 84 e 85 (para refletir), e respondam as perguntas contidas no final da página 85.

Enviar para oferreira@prof.educacao.sp.gov.br


8º ano D - Professora Márcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Obs: Receberei, as 10 questões sobre o BRICS, até o dia 08/10/20

 PROJETO SETEMBRO AMARELO

Assistir esses vídeos abaixo, relacionados ao tema do projeto.

https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A

https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE

https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk

Após assistirem aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine, que é uma mine revista com o tema trabalhado, conforme discutidos em nosso plantão de dúvidas. O fanzine, deverá conter: Textos, frases, imagens ou desenhos de incentivo à vida.

Segue abaixo, link do vídeo como fazer um fanzine, existem vários vídeos no yutube, fiquem à vontade para explorar.

Caprichem!! Vocês são capazes, eu acredito no potencial de cada um!

https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU

https://www.youtube.com/watch?v=zIXuZCbZrUQ&t=12s

Forte abraço a todos!!

Essa atividade deverá ser entregue até dia 16/10/20, no e-mail acima registrado.


8º ano G - Professora Maria Roseli

 Leitura da página 109 do  livro e responder em folha separada para entregar os exercícios 1 e 2.

Página 112 exercícios 1,2 e 3.  

Página 113 exercícios 1 e 2.

Para o aluno Pablo. Desenhar as atividades extrativista do Brasil.

exemplo. Extração vegetal: castanha, madeira, açaí, látex.

                Extração animal: pesca, caça.

                 Extração mineral: ouro, petróleo, diamante.

Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br


 8º ano E, F - Professora Liliana


1- Pesquisar características gerais da América do Sul

2- Pesquisar quais são as províncias que formam o território argentino

3- Responder às seguintes questões:

– Cite todos os países da América do Sul e suas respectivas capitais, incluindo a Guiana Francesa que é um território ultramarino da França

– Em cerca de 8 linhas descreva aspectos relevantes da geografia argentina

– Cite todas as províncias que formam o território argentino e destaque, em cerca de 5 linhas, características importantes da pronvíncia onde está situada a capital do país, Buenos Aires

Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisas em sites relaciondos ao tema e Google Classroom

 Enviar para: liliana15sp@gmail.com


HISTÓRIA 

8º ano A, B, C - Professor Ricardo

ATIVIDADE 1 DE HISTÓRIA

QUESTÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 1-   QUAL FOI A PRIMEIRA MEDIDA DE D. JOÃO AO CHEGAR AO BRASIL QUE CARACTERIZOU O INÍCIO DO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA?

2-  O QUE SIGNIFICOU PARA O BRASIL O DECRETO DE D. JOÃO QUE UNIFICOU OS REINOS DE PORTUGAL E BRASIL? 

3-   CITE DUAS DECISÕES TOMADAS PELAS CORTES PORTUGUESAS APÓS A REVOLUÇÃO DO PORTO DE 1820. 

4- POR QUE AS CORTES PORTUGUESAS PRESSIONAVAM PARA O RETORNO DE D. PEDRO À PORTUGAL?

5-   A INDEPENÊNCIA DO BRASIL FOI UM MOVIMENTO CONSTRUÍDO PELO POVO OU PELAS ELITES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 

6-   O DIA DA INDEPENDÊNCIA, 7 DE SETEMBRO DE 1822, FICOU PARA A HISTÓRIA OFICIAL COMO UM ATO HERÓICO DE D. PEDRO, MAS SABEMOS QUE NÃO FOI BEM ISSO. DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS, FAÇA UMA NARRAÇÃO DESSE FATO DE ACORDO COM A REALIDADE HISTÓRICA.

 

 ATIVIDADE 2 DE HISTÓRIA 

 COMPARAR AS DIFERENÇAS ENTRE A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

 

ATIVIDADE 3 DE HISTÓRIA

 O BRASIL HOJE, É UM PAÍS MARCADO PELA CONCENTRAÇÃO DA RIQUEZA E PELA DESIGUALDADE SOCIAL. NOSSA HISTÓRIA DE BRASIL INDEPENDENTE, COMO NAÇÃO, COMEÇOU COM MEDIDAS QUE DERAM INÍCIO A ESSA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS E DESIGUALDADE. QUAIS FORAM ESSAS MEDIDAS (CONSTITUIÇÃO DE 1824) QUE EXPLICAM ESSA CARACTERÍSTICAS DO BRASIL CITADAS ACIMA.

 

ENVIAR PARA O EMAIL DO PROFESSOR ricardodealmeida@prof.educacao.sp.gov.br

 

8º ano D, E, F, G - Professor David

Realizar a atividade abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWWU192BppedIb0SklUXA1xOntAesVymbPacQf0La6WJY5Ew/viewform?usp=sf_link

 

https://drive.google.com/file/d/1v7fnygrm58ji7se55GRA3HsI83JKdHo2/view?usp=sharing


PROJETO DE VIDA 

8º ano B, C - Professora Luciana

Apostila São Paulo Faz Escola – Volume 3

Atividade 1 – Leia o Trecho Abaixo e Reflita:

(Atividade 2 da Apostila) Leia com muita atenção o texto das páginas 60, 61 e 62 sobre reciclagem e sustentabilidade e responda individualmente a atividade “Mão na Massa” em seu caderno.

 Atividade 2 – Questões

(Atividade 3 da Apostila) Responda individualmente e na Apostila as questões sobre a temática.

Importante:

Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e capricho.

Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br

As atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias.

Fiquem bem e se cuidem!

 

8º ano A - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Os alunos que não enviaram essa atividade ainda, poderão enviar até o dia 08/10, e deverão também, fazer o projeto sobre Setembro Amarelo.

Conforme a aula de 08/07, do Centro de mídias, Maneiras de agir na comunidade, baseada na página 75 da apostila do 2º. Bimestre, deverão acompanhar a aula no yutube, o vídeo transmitido na aula, em seguida, copiar e responder às questões no caderno:

1)    Na sua casa você separa o lixo?

2)    Qual foi o último item que você consertou ao invés ao invés de descartar?

3)    Quais outras ações são possíveis fazer para evitar o desperdício?

Atividade será sobre setembro Amarelo, conscientização ao suicídio e o incentivo à vida, o qual discutimos em nossos plantões de dúvidas.

Deverão assistir aos vídeos abaixo indicados, sobre o tema proposto.

https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A

https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE

https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk

Após assistirem aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine, que é uma mini revista sobre determinado assunto, como vimos nos nossos plantões de dúvidas. No fanzine, deverá conter frases, textos, figuras com recortes ou desenhos de incentivo à vida, ou também sobre o cuidado com próximo.

Caprichem! Eu acredito do potencial de todos, para desenvolverem esse trabalho.

Segue aqui, um vídeo sobre como elaborar um fanzine, tem vários no yutube, ficam à vontade para explorar.

https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25s

Após terminar, enviar foto de cada página no e-mail acima registrado.

Forte abraço a todos!



8º ano D - Professora Joyce

 

ATIVIDADE 1 – PASSOS PARA A CRIAÇÃO DE PODCAST STORYTELLING

SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE

Escreva uma história sobre Sustentabilidade e Consumo Consciente, releia o seu texto pensando da mesma forma que você escreveria uma postagem em uma rede social: com muito planejamento e preparação cuidadosa. Isso significa verificar detalhes e reunir muitas informações, como: personagens, lugar/espaços onde se passa a história, a principal mensagem do texto, a data, valores e visões de mundo nas histórias contadas etc.

 

Esta técnica de contar histórias exige que você tenha muito para trabalhar a cada vez que contá--la, por isso deve-se retomar o texto original.

 

Coloque ação na sua história

 

As histórias que envolvem e descrevem a ação de um personagem – de justiça, amor, triunfo, perseguição – são muito mais interessantes porque o personagem realmente faz alguma coisa. Mantenha-se concentrado(a) na atividade, no drama da história, para que tenha resultados na audiência comprometida e interessada dos seus colegas, familiares e/ou comunidade escolar.

 

Combine a sua história há um formato de podcast storytelling

(Apoio: https://tumpats.com.br/o-que-e-podcast-storytelling/)

 

 

Escrever para os ouvidos não é o mesmo que escrever para os olhos (postagens em redes sociais, blog,ebooks, artigos, anúncios). É importante estar claro para quem irá endereçar sua proposta, quem será o público-alvo e garantir o formato adequado.

 

Ao escrever para formatos de áudio, fique atento(a) em especial a:

 

• Volume e tom de voz;

• Ritmos e pausas.

 

Ao escrever para formato de texto como postagens de podcast, fique atento(a) em especial:

 

• Pontuação;

• Voz e estilo;

• Ritmo da história.

 

Fotografe e envie as imagens para meu e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br

Plantão de dúvidas: segundas-feiras, 16h30; pelo MEET https://meet.google.com/osd-vvod-gbx


8º ano E, F, G - Professora Alecsandra

1- Elabore uma carta onde você vai destacar seus 5 pontos fortes e como eles te ajudarão a desenvolver e alcançar seus objetivos de 2020 até 2025. A carta deve ter no mínimo 30 linhas.

Enviar por email para:  alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br

 

ELETIVA 

8º ano A - Professor Vanderlei

Pesquise e faça uma resenha da origem dos colégios militares no Brasil e onde estão situados esse colégios. Cite também que outras profissões além da militar, podem ser exercidas dentro das forças armadas.  

Enviar para  vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br


8º ano B, C - Professora Marcia

E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com

 

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Obs: Receberei o texto sobre Setembro Amarelo, até dia 08/10/20

Atividade de recuperação do 3º.Bimestre.

 

Assistir esses vídeos abaixo, relacionados ao tema do projeto.

https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A

https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE

https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk

Após assistirem aos vídeos, deverão confeccionar um fanzine, que é uma mine revista com o tema trabalhado, conforme discutidos em nosso plantão de dúvidas. O fanzine, deverá conter: Textos, frases, imagens ou desenhos de incentivo à vida.

Segue abaixo, link do vídeo como fazer um fanzine, existem vários vídeos no yutube, fiquem à vontade para explorar.

Caprichem!! Vocês são capazes, eu acredito no potencial de cada um!

https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25

Forte abraço a todos!!

Essa atividade deverá ser entregue até dia 16/10/20, no e-mail acima registrado.


CIÊNCIAS  

8º ano A - Professora Alecsandra

1- Pesquisar 5 doenças causadas por:

  

Bactérias

 

Fungos

 

Vírus

Protozoários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Ilustre o ciclo de vida de um dos exemplos (doenças) citadas acima.

3- Ilustre a pirâmide alimentar.

Enviar por email para:  alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br

  

8º ano B, C, D - Professora Cristiane

TEMA: Métodos Contraceptivos e ISTs


ATIVIDADE: Questionário

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:

1-    Com o apoio do livro didático e materiais disponibilizados no Google Classroom copie e responda as questões.

2-    Envie para o e-mail cristianemambro@prof.educacao.sp.gov.br uma foto da atividade realizada.

3-    Participe dos Plantões de Dúvidas – 3ª feira – 15h45 às 16h30.

Questões:

1-Sobre os métodos contraceptivos, marque com V ou F as afirmativas abaixo:

A- (  ) A camisinha, além de prevenir uma gravidez não planejada, protege o casal de todas as doenças sexualmente transmissíveis.

B - (  ) É realizado um procedimento cirúrgico em que o médico utiliza um instrumento que bloqueia a passagem do espermatozoide até o óvulo. Em alguns casos é removido um pedaço da trompa.

C - (  ) Qualquer mulher pode utilizar o método da tabelinha para evitar a concepção, sendo bastante eficaz quanto a este objetivo.

D- (  ) pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez, são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.

2- Marque a sentença incorreta:

(A) O método mais eficaz de se prevenir a gravidez é a abstinência sexual.

(B) A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada corriqueiramente já que, dentre vários fatores, sua alta dosagem hormonal aumenta o risco de efeitos colaterais.

(C) A camisinha feminina é tão eficaz quanto a masculina.

(D) O DIU não é indicado para mulheres jovens, já que nem sempre a cirurgia pode ser desfeita.

(E) Após ser retirado da vagina, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro e, depois de seco, deve ser guardado em sua caixinha.

3- Os métodos contraceptivos garantem a proteção contra uma gravidez indesejada. Apesar de prevenir a gravidez, eles, normalmente, não garantem proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Marque a alternativa que indica corretamente o nome de um método que garante proteção contra IST.

a) DIU

b) Pílula do dia seguinte

c) Diafragma

d) Camisinha

e) Coito interrompido

 

4- As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:

a) Testosterona e progesterona

b) Testosterona e adrenalina

c) Adrenalina e noradrenalina

d) Progesterona e estrogênio

e) Estrogênio e adrenalina

 

5- As Infecções sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diferentes agentes, tais como fungos, vírus, bactérias e protozoários. Entre as doenças abaixo, marque a única causada por um protozoário.

a) Aids

b) Tricomoníase

c) Hepatite

d) Candidíase

e) Gonorreia

 

6-O HPV provoca uma doença que ocasiona uma verruga genital, além de ter relação direta com o câncer do colo do útero. Analise as alternativas a seguir e marque o nome da IST provocada pelo HPV.

a) Herpes genital.

b) Gonorreia

c) Sífilis

d) Condiloma acuminado

 e) Cancro mole

 

7- A Aids é uma doença que se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico, o que desencadeia o surgimento de doenças oportunistas. Sobre a Aids, marque a alternativa correta:

a) A Aids é causada por um vírus chamado de HPV

b) A Aids é transmitida exclusivamente por via sexual

c) A Aids, se tratada precocemente, apresenta 100% de chances de cura

d) O exame para detectar o vírus da Aids é feito por meio da coleta de sangue e não é disponível gratuitamente

e) O uso de medicamentos antirretrovirais ajuda a aumentar a sobrevida dos soropositivos.

8- A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo de doenças. Quanto às formas de transmissão do vírus HIV, assinale a alternativa incorreta.

 a) relações sexuais desprotegidas

b) compartilhamento de seringas contaminadas

c) transmissão de mãe para filho durante a gravidez

d) compartilhamento de roupas e utensílios 



8º ano A - Professor José Luiz

PesquisarTítulo: " Como se deu a descoberta do microondas caseiro"

Enviar para jose6luiz11@gmail.com



MATEMÁTICA   

8º ano B - Professora Marcela

Responder a atividade do Formulário abaixo:

https://forms.gle/rnL46nc99CCzjUjS8

8º ano E, F, G - Professor Nilton

Entregar por e-mail: nilton@prof.educacao.sp.gov.br

 

VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

1) Assista a aula do plantão de dúvidas do dia 02/10/20 sobre o assunto, no link:

 

https://drive.google.com/file/d/1932zXgDW-K2RL0kqVpQ8v8sQ7HK4iI3z/view

 

2) Calcule o valor numérico das expressões:

a)x – y   (para x = 5 e y = - 4) 

b) 3x + a    (para x = 2 e a = 6) 

c) 2x + m   (para x = -1 e m = - 3) 

d) m – 2ª   (para m = 3 e a = - 5) 

e) x + y   (para x = ½ e y = -1/5) (R: 3/10)

f) a – b   ( para a = 3 e b = -1/2)

g) a³ - 5ª   (para a = - 2)

h) x² - 2y   ( para x = - 3 e y = 5) 

i) 3a² - b²   (para a = - 2 e b = - 7) 

j) 5a² + 3ab   (para a = - 3 e b = 4) 

Pronto. Agora é só enviar para correção. Abs!


8º ano A - Professor José Luiz




Enviar para 
jose6luiz11@gmail.com

8º ano C, D - Professora Simone
Mandar para o e-mail: simoneg61@gmail.com 
ATIVIDADE 4 – ÁLGEBRA E O CONTEXTO GEOMÉTRICO
 
4.1 Cláudia está fazendo uma reforma e comprou duas placas retangulares para colocar na parede e fazer uma decoração. Ela vai precisar juntar as duas placas para que seu projeto dê certo. Ao juntar as duas placas, sem sobrepô-las e sem deixar espaços entre elas, quais serão as novas medidas de comprimento e largura, de acordo com as indicações da figura abaixo?


4.2 Para fazer a decoração, ela usará gesso no contorno da placa. Expresse a medida desse contorno com uma expressão algébrica. 
4.3 Um fazendeiro, preocupado em não danificar o solo e fazer o plantio de café de forma correta, contratou um engenheiro agrônomo para avaliar a área que tinha disponível para a plantação, em formato de um retângulo. O engenheiro percebeu que, para aquele terreno, as medidas dos lados podiam ser representadas por x² + 6 e x² . Sabendo que x = 12 m, determine a área da plantação.
4.4 Elabore um problema que envolva uma expressão algébrica, utilizando o cálculo de área. Troque o problema com o de seu colega e depois confiram a resolução.

 ATIVIDADE 5 – CONTEXTO ALGÉBRICO
5.1 Em companhia de um colega de turma, escreva as possíveis maneiras de escrever os resultados para: 
a) O triplo de um número adicionado a sua terça parte.
b) O cubo de um número adicionado a 5.
 c) A diferença entre um número elevado a quarta potência e seu dobro. 
d) O quadrado da diferença de dois números. 
e) O produto da quinta parte de um número pelo seu antecessor

Tecnologia - Prof. Roseli

Atividade - 1  Semanal de Tecnologia de 28/10 a 16/10/20

(Recuperação e aprofundamento)  - Turmas 8 BCD - Tarde

Profa. Roseli Faria E-mail : rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

Tema: A Publicidade e o Consumismo

O lixo eletrônico no mundo

A quantidade de dispositivos eletrônicos ao nosso redor só aumenta. Consumimos cada  vez mais, pelas mais variadas motivações, como você deve ter ouvido de seu amigo ou familiar  na entrevista. Pode ser porque queremos ter o último modelo de um aparelho (mesmo sem  precisar), porque não conseguimos consertar o antigo, buscamos uma nova funcionalidade,  enfim, temos sempre uma explicação. Mas é preciso estar alerta, porque a fabricação dos  dispositivos tecnológicos causa impacto enorme no ambiente. Resultado: o que fazer com todo  o lixo eletrônico gerado no mundo?  Fonte: SPFE,2020

                                  


Pixabay

Atividade 1 – A publicidade e o consumismo

Você deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar... O descarte de celulares não é o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles se tornaram um objeto de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam de aparelho a cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo, trocam sem necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para usar um produto eletrônico?

Vamos fazer um teste? Analise anúncios de grandes lojas e de operadoras de telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.

1) Quem define que está na hora de trocar o celular?

2) Analisando os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são veiculadas?

3) Na sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?

4) Será que precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo, quando eles ainda estão em bom estado? Justifique.

5) Por que os celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito?

 

Atividade-2 Semanal de Tecnologia de 28/10 a 16/10/20.
(Recuperação e aprofundamento) - turmas 8 BCD - Tarde.

Profa. Roseli Faria E-mail: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Tema:  Mão na Massa ( Cultura Maker).

 

 Criar um Robô,  com materiais recicláveis), com movimento , efeitos, luzes ou não.

(Não precisa comprar material, utilize os materiais recicláveis que você tem em casa )

 

Click no link da aula do centro de mídias da Profa. Débora Garófalo.

Cultura Maker.

https://www.youtube.com/watch?v=VdUzGgS90cQ&t=1810s

 


Pixabay

 

Bom Trabalho!

Profa. Roseli Faria

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GESTÃO EM FOCO