Queridos alunos e responsáveis
As atividades abaixo correspondem ao período de 05 à 16/10/20, referentes ao 3º bimestre.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o professor através do email, do Google Classroom ou dos horários de plantão de dúvidas no Google Meet.
LÍNGUA PORTUGUESA
8º ano B, C, D - Professora Aline
Livro didático – Língua Portuguesa. Observe a introdução
sobre Haicai – pág. 188. Observe a aula do Centro de mídias – (https://www.youtube.com/watch?v=jaBRMFqA7Ak) e responda no
caderno as atividades 01 à 04 – págs. 188 e 189 do livro.
- ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA POR E-MAIL (FOTO OU
ARQUIVO E NÃO ESCREVER NO CORPO DO E-MAIL). COLOCAR NO E-MAIL O NOME COMPLETO
DO ALUNO, DISCIPLINA E SÉRIE/ANO. ( alinesoldera@prof.educacao.sp.gov.br)
8º ano A - Professora Marlene
Caderno do aluno volume
3
- Atividade 6 - “ a
construção do idioma” pag: 27 e 28
Prof: Marlene
por e-mail marlene.ibruklemar@gmail.com.br
8º ano E, F, G - Professora Beth
ATIVIDADE
4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST, RÁDIO NOVELA OU TEATRO DE BONECOS.
Individual
e com auxílio de amigos ou familiares de forma remota, produzir roteiro para a
produção de podcast, rádio novela ou teatro de bonecos.
Tema: Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio.
Lembre-se de:
Elaborar um roteiro - É preciso criar uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá orientar o trabalho e garantir que o podcast fique objetivo e claro.
Ensaiar - O ensaio irá ajudar a verificar se há problemas no roteiro e a resolver eventuais questões técnicas, permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a clareza na exposição de ideias.
Controlar o ambiente de gravação
- A gravação deve ocorrer, se possível, em um espaço sem maiores distrações ou
intervenções sonoras para facilitar o processo de edição.
Editar o material - Existem
muitos programas gratuitos que permitem a edição e vários aplicativos para
celular que podem fazer uma boa edição do trabalho. É o momento de verificar
quais trechos precisam ser refeitos, modificados ou excluídos.
Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=eLrOS2G8R4Q
Material
de apoio - https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Paródia da música trem bala, setembro amarelo - https://www.youtube.com/watch?v=tr1LnSu2ap0
Enviar roteiro por e-mail para - elisabethxavier@prof.educacao.sp.gov.br
Observação:
Tirar dúvidas no plantão de quinta-feira
INGLÊS
8º ano A, B, C, D - Professor Carlos
Good Morning students! How is it going?
Como atividade de recuperação de 28/09 a 16/10 os alunos deverão fazer as atividades 1 a 7 do caderno do aluno vol. 3, atividades essas já analisadas, explicadas durante o bimestre, isso significa que os alunos que já enviaram essas atividades por e-mail estão com a situação OK.
ARTE
8º ano F, G - Professora Solange
Trabalho em conjunto com a professora Beth
ATIVIDADE
4 – PRODUÇÃO TEXTUAL: PODCAST, RÁDIO NOVELA OU TEATRO DE BONECOS.
Individual
e com auxílio de amigos ou familiares de forma remota, produzir roteiro para a
produção de podcast, rádio novela ou teatro de bonecos.
Tema: Setembro amarelo: Prevenção ao suicídio.
Lembre-se de:
Elaborar um roteiro - É preciso
criar uma sequência do que vai ser gravado. Isso irá orientar o trabalho e
garantir que o podcast fique objetivo e claro.
Ensaiar - O ensaio irá ajudar a
verificar se há problemas no roteiro e a resolver eventuais questões técnicas,
permitir treinar a oralidade, o respeito aos turnos da fala e a clareza na
exposição de ideias.
Controlar o ambiente de gravação
- A gravação deve ocorrer, se possível, em um espaço sem maiores distrações ou
intervenções sonoras para facilitar o processo de edição.
Editar o material - Existem
muitos programas gratuitos que permitem a edição e vários aplicativos para
celular que podem fazer uma boa edição do trabalho. É o momento de verificar
quais trechos precisam ser refeitos, modificados ou excluídos.
Aula de apoio – https://www.youtube.com/watch?v=eLrOS2G8R4Q
Material
de apoio - https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Paródia da música trem bala, setembro amarelo - https://www.youtube.com/watch?v=tr1LnSu2ap0
8º ano A - Professora Mariana
Leia o texto para
responder as questões abaixo:
Nos
Bastidores
Uma
peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras
pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são
fundamentais para que o espetáculo se realize.
Cenografia
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de
organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é
parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo
materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A
cenografia cria e transforma o espaço cênico. O cenógrafo é
aquele que cria o cenário.
Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além
das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do
personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico
do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e
acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que
acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é
o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
Maquiagem
A
maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que
auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O
maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a
concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem
aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é
o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e
ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a
envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons
utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o
sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é
aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer
relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode
limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos.
A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos
ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o
iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor
do espetáculo.
O iluminador é
aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
ATIVIDADES
Copie as questões, responda e me envie por e-mail: marianacorina@prof.educacao.sp.gov.br pode fazer no Word ou no caderno ( se fizer no caderno, fotografe e me envie)
Verdadeiro ( ) Falso (
)
2 – Sobre a Cenografia:
a)
Nada mais é do que decoração.
b)
Pode ser feito por qualquer pessoa.
c)
A cenografia é parte importante do
espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o
imaginário e aproximando o público da representação.
3 – Cenografia é arte de:
a)
Criar cenários para espetáculos teatrais,
ambientando e dando mais veracidade a peça teatral.
b)
Decoração.
c)
Construir edifícios teatrais.
4 – O figurinista é
responsável por:
a)
Cuidar das cores usadas na cenografia.
b)
Criar e cuidar das Roupas, sapatos e
acessórios dos personagens.
c)
Costurar e confeccionar as roupas.
5 - A maquiagem é parte da
composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação
do personagem e na transformação estética dos atores.
Verdadeiro ( ) Falso (
)
6 – Qual a função do
sonoplasta?
a)
Colocar a música para tocar.
b)
Tocar a música ao vivo.
c)
Compor ou pesquisar músicas e fazer funcionar
os ruídos e sons de um espetáculo teatral, podendo ser ao vivo, ou por meio
mecânico (mesa de som).
7 - A iluminação é muito importante
para o teatro, pois através dela podemos:
a)
Trazer claridade para que o espectador possa
ver melhor os atores no palco.
b)
Clarear o palco para os atores não caírem.
c)
A iluminação pode dar ênfase a certos
aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode
enfatizar as expressões do ator, pode
limitar
o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos.
8 - O teatro existe a partir
de um palco, tradicionalmente. Não podendo ocupar outros espaços, naturalmente,
como as ruas, igrejas, espaços públicos, ônibus,
casas inteiras… e tantos
outros locais. Mas, desde os primórdios, na Grécia
antiga, ocupa um palco. No
caso dos gregos, o teatro de arena, que, por sua
vez, pode ser circular,
semicircular, quadrado, triangular ou ovalado.
Verdadeiro ( ) Falso (
)
9 - Teatro Elizabetano tem
esse nome devido:
a)
Uma grande Atriz Italiana chamada Elizabete.
b)
O Teatro Elisabetano corresponde ao teatro
produzido durante o reinado de Elisabeth
I da Inglaterra, de 1558 a 1603, tendo como seu grande expoente William
Shakespeare.
c)
A Rainha Elizabete ter exigido que seu nome
fosse dado ao teatro.
10 – O Palco mais usado nos
dias de hoje é o:
a) Italiano
b)
Arena
c)
Elizabetano
Pesquisa : Profissões Teatrais .
Enviar por e-mail: michelek@prof.educacao.sp.gov.br
Entregar por e-mail: edgarmarques@prof.educacao.sp.gov.br
1.Pesquise, responda e cite a bibliografia:
a)O que é figurino e adereços?
b)O que é sonoplastia?
c)O que é visagismo?
2.A poética pessoal é o estilo do artista. Ela acontece dentro das dimensões da vida. Explique sobre as dimensões:
a)Cultural:
b)Econômica:
3.Existem vários tipos de teatro. Escolha um e explique sobre ele.
EDUCAÇÃO FÍSICA
8º ano A, B, C, D, E, F, G - Professora Fabiana
Roteiro
de Estudo
Leia o caderno do aluno;
Responda as questões do link abaixo:
GEOGRAFIA
8º ano A, B,C - Professor Marcelo
Peço a gentileza que leiam o texto páginas 84 e 85 (para refletir), e respondam as perguntas contidas no final da página 85.
Enviar para oferreira@prof.educacao.sp.gov.br
8º ano D - Professora Márcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá! Espero que estejam todos bem!!!
Obs: Receberei, as 10 questões sobre o BRICS, até o dia 08/10/20
PROJETO SETEMBRO AMARELO
Assistir esses vídeos abaixo, relacionados ao tema do
projeto.
https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A
https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE
https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk
Após assistirem aos
vídeos, deverão confeccionar um fanzine, que é uma mine revista com o tema
trabalhado, conforme discutidos em nosso plantão de dúvidas. O fanzine, deverá
conter: Textos, frases, imagens ou desenhos de incentivo à vida.
Segue abaixo, link do
vídeo como fazer um fanzine, existem vários vídeos no yutube, fiquem à vontade
para explorar.
Caprichem!! Vocês são
capazes, eu acredito no potencial de cada um!
https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU
https://www.youtube.com/watch?v=zIXuZCbZrUQ&t=12s
Forte abraço a todos!!
Essa atividade deverá ser entregue até dia 16/10/20, no
e-mail acima registrado.
8º ano G - Professora Maria Roseli
Leitura
da página 109 do livro e responder em folha separada para entregar
os exercícios 1 e 2.
Página
112 exercícios 1,2 e 3.
Página
113 exercícios 1 e 2.
Para o
aluno Pablo. Desenhar as atividades extrativista do Brasil.
exemplo.
Extração vegetal: castanha, madeira, açaí, látex.
Extração animal: pesca, caça.
Extração mineral: ouro,
petróleo, diamante.
Enviar para: mariaroselilopes@prof.educacao.sp.gov.br
1- Pesquisar características gerais da América do Sul
2- Pesquisar quais são as províncias que formam o território
argentino
3- Responder às seguintes questões:
– Cite todos os países da América do Sul e suas respectivas capitais, incluindo a Guiana Francesa que é um território ultramarino da França
– Em cerca de 8 linhas descreva aspectos relevantes da geografia argentina
– Cite todas as províncias que formam o território argentino e destaque, em cerca de 5 linhas, características importantes da pronvíncia onde está situada a capital do país, Buenos Aires
Métodos: uso do livro didático, aulas do Centro de Mídias, pesquisas em sites relaciondos ao tema e Google Classroom
HISTÓRIA
8º ano A, B, C - Professor Ricardo
ATIVIDADE 1 DE HISTÓRIA
QUESTÕES SOBRE A
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
1- QUAL FOI A PRIMEIRA MEDIDA DE D. JOÃO AO CHEGAR AO BRASIL QUE CARACTERIZOU O INÍCIO DO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA?
2- O QUE SIGNIFICOU PARA O BRASIL O DECRETO DE D. JOÃO QUE UNIFICOU OS REINOS DE PORTUGAL E BRASIL?
3- CITE DUAS DECISÕES TOMADAS PELAS CORTES PORTUGUESAS APÓS A REVOLUÇÃO DO PORTO DE 1820.
4- POR QUE AS CORTES PORTUGUESAS PRESSIONAVAM PARA O RETORNO DE D. PEDRO À PORTUGAL?
5- A INDEPENÊNCIA DO BRASIL FOI UM MOVIMENTO CONSTRUÍDO PELO POVO OU PELAS ELITES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
6- O DIA DA INDEPENDÊNCIA, 7 DE SETEMBRO DE 1822, FICOU PARA A HISTÓRIA OFICIAL COMO UM ATO HERÓICO DE D. PEDRO, MAS SABEMOS QUE NÃO FOI BEM ISSO. DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS, FAÇA UMA NARRAÇÃO DESSE FATO DE ACORDO COM A REALIDADE HISTÓRICA.
ATIVIDADE 2 DE HISTÓRIA
COMPARAR AS DIFERENÇAS ENTRE A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
ATIVIDADE 3 DE HISTÓRIA
O BRASIL HOJE, É UM PAÍS MARCADO PELA CONCENTRAÇÃO DA RIQUEZA E PELA DESIGUALDADE SOCIAL. NOSSA HISTÓRIA DE BRASIL INDEPENDENTE, COMO NAÇÃO, COMEÇOU COM MEDIDAS QUE DERAM INÍCIO A ESSA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS E DESIGUALDADE. QUAIS FORAM ESSAS MEDIDAS (CONSTITUIÇÃO DE 1824) QUE EXPLICAM ESSA CARACTERÍSTICAS DO BRASIL CITADAS ACIMA.
ENVIAR PARA O EMAIL DO
PROFESSOR ricardodealmeida@prof.educacao.sp.gov.br
8º ano D, E, F, G - Professor David
Realizar a atividade abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1v7fnygrm58ji7se55GRA3HsI83JKdHo2/view?usp=sharing
PROJETO DE VIDA
8º ano B, C - Professora Luciana
Apostila
São Paulo Faz Escola – Volume 3
Atividade 1 – Leia o Trecho Abaixo e Reflita:
(Atividade 2 da Apostila) Leia com muita atenção o texto das
páginas 60, 61 e 62 sobre reciclagem e sustentabilidade e responda
individualmente a atividade “Mão na Massa” em seu caderno.
Atividade 2 – Questões
(Atividade 3 da Apostila) Responda individualmente e na
Apostila as questões sobre a temática.
Importante:
Os alunos deverão fazer as Atividades com muita atenção e
capricho.
Fotografe ou digitalize sua lição e a entrega deverá ser
feita através do Classroom ou pelo e-mail: lucianaalvesalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
As
atividades foram elaboradas de acordo com as aulas do Centro de Mídias.
Fiquem bem e se cuidem!
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá! Espero que estejam todos bem!!!
Os alunos que não enviaram essa atividade ainda, poderão
enviar até o dia 08/10, e deverão também, fazer o projeto sobre Setembro
Amarelo.
Conforme a aula de 08/07, do Centro de mídias, Maneiras de
agir na comunidade, baseada na página 75 da apostila do 2º. Bimestre, deverão
acompanhar a aula no yutube, o vídeo transmitido na aula, em seguida, copiar e
responder às questões no caderno:
1)
Na sua casa você separa o lixo?
2)
Qual foi o último item que você
consertou ao invés ao invés de descartar?
3)
Quais outras ações são possíveis
fazer para evitar o desperdício?
Atividade será sobre setembro Amarelo, conscientização ao
suicídio e o incentivo à vida, o qual discutimos em nossos plantões de dúvidas.
Deverão assistir aos vídeos abaixo indicados, sobre o tema
proposto.
https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A
https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE
https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk
Após assistirem aos vídeos, deverão confeccionar um
fanzine, que é uma mini revista sobre determinado assunto, como vimos nos
nossos plantões de dúvidas. No fanzine, deverá conter frases, textos,
figuras com recortes ou desenhos de incentivo à vida, ou também sobre o cuidado
com próximo.
Caprichem! Eu acredito do potencial de todos, para
desenvolverem esse trabalho.
Segue aqui, um vídeo sobre como elaborar um fanzine, tem
vários no yutube, ficam à vontade para explorar.
https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25s
Após
terminar, enviar foto de cada página no e-mail acima registrado.
Forte abraço
a todos!
8º ano D - Professora Joyce
ATIVIDADE 1 – PASSOS PARA A CRIAÇÃO DE PODCAST
STORYTELLING
SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE
Escreva uma história sobre
Sustentabilidade e Consumo Consciente, releia o seu texto pensando da mesma
forma que você escreveria uma postagem em uma rede social: com muito
planejamento e preparação cuidadosa. Isso significa verificar detalhes e reunir
muitas informações, como: personagens, lugar/espaços onde se passa a história,
a principal mensagem do texto, a data, valores e visões de mundo nas histórias
contadas etc.
Esta técnica de contar histórias exige
que você tenha muito para trabalhar a cada vez que contá--la, por isso deve-se
retomar o texto original.
Coloque ação na sua história
As histórias que envolvem e descrevem a
ação de um personagem – de justiça, amor, triunfo, perseguição – são muito mais
interessantes porque o personagem realmente faz alguma coisa. Mantenha-se
concentrado(a) na atividade, no drama da história, para que tenha resultados na
audiência comprometida e interessada dos seus colegas, familiares e/ou
comunidade escolar.
Combine
a sua história há um formato de podcast storytelling
(Apoio:
https://tumpats.com.br/o-que-e-podcast-storytelling/)
Escrever para os ouvidos não é o mesmo
que escrever para os olhos (postagens em redes sociais, blog,ebooks, artigos,
anúncios). É importante estar claro para quem irá endereçar sua proposta, quem
será o público-alvo e garantir o formato adequado.
Ao escrever para formatos de áudio,
fique atento(a) em especial a:
• Volume e tom de voz;
• Ritmos e pausas.
Ao escrever para formato de texto como
postagens de podcast, fique atento(a) em especial:
• Pontuação;
• Voz e estilo;
• Ritmo da história.
Fotografe e envie
as imagens para meu e-mail: joycecristina@prof.educacao.sp.gov.br
Plantão de dúvidas: segundas-feiras, 16h30; pelo
MEET https://meet.google.com/osd-vvod-gbx
8º ano E, F, G - Professora Alecsandra
1- Elabore
uma carta onde você vai destacar seus 5 pontos fortes e como eles te ajudarão a
desenvolver e alcançar seus objetivos de 2020 até 2025. A carta deve ter no
mínimo 30 linhas.
Enviar por
email para: alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br
ELETIVA
8º ano A - Professor Vanderlei
Pesquise e faça uma resenha da origem dos colégios militares no Brasil e onde estão situados esse colégios. Cite também que outras profissões além da militar, podem ser exercidas dentro das forças armadas.
Enviar para vanderleileite@prof.educacao.sp.gov.br
8º ano B, C - Professora Marcia
E-MAIL: profamarciadecamargo@gmail.com
Olá! Espero que estejam todos bem!!!
Obs: Receberei o texto sobre Setembro Amarelo, até dia
08/10/20
Atividade de recuperação do
3º.Bimestre.
Assistir esses vídeos abaixo, relacionados ao tema do projeto.
https://www.youtube.com/watch?v=Ladqumkt_4A
https://www.youtube.com/watch?v=mo1aCIP_ztE
https://www.youtube.com/watch?v=mt_Z8m32GYk
Após assistirem aos
vídeos, deverão confeccionar um fanzine, que é uma mine revista com o tema
trabalhado, conforme discutidos em nosso plantão de dúvidas. O fanzine, deverá
conter: Textos, frases, imagens ou desenhos de incentivo à vida.
Segue abaixo, link do
vídeo como fazer um fanzine, existem vários vídeos no yutube, fiquem à vontade
para explorar.
Caprichem!! Vocês são
capazes, eu acredito no potencial de cada um!
https://www.youtube.com/watch?v=iAd9xJwuDIU&t=25
Forte abraço a todos!!
Essa atividade deverá ser entregue até dia 16/10/20, no e-mail acima registrado.
CIÊNCIAS
8º ano A - Professora Alecsandra
1- Pesquisar
5 doenças causadas por:
|
Bactérias |
Fungos |
Vírus |
Protozoários |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2- Ilustre o ciclo de vida de um dos exemplos (doenças) citadas acima.
3- Ilustre a
pirâmide alimentar.
Enviar por
email para: alecsandrap@prof.educacao.sp.gov.br
8º ano B, C, D - Professora Cristiane
|
TEMA: Métodos Contraceptivos e ISTs |
|
|
|
ATIVIDADE: Questionário |
|
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES: 1- Com o apoio do livro didático e
materiais disponibilizados no Google Classroom copie e responda as questões. 2- Envie para o e-mail cristianemambro@prof.educacao.sp.gov.br uma foto da atividade realizada. 3- Participe dos Plantões de
Dúvidas – 3ª feira – 15h45 às 16h30. |
|
Questões: 1-Sobre os métodos contraceptivos, marque com V ou F as afirmativas
abaixo: A- ( ) A camisinha, além de prevenir uma gravidez não planejada,
protege o casal de todas as doenças sexualmente transmissíveis. B - ( ) É realizado um procedimento cirúrgico em que o médico
utiliza um instrumento que bloqueia a passagem do espermatozoide até o óvulo.
Em alguns casos é removido um pedaço da trompa. C - ( ) Qualquer mulher pode utilizar o método da tabelinha para
evitar a concepção, sendo bastante eficaz quanto a este objetivo. D- ( ) pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez,
são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome
dos ovários policísticos. 2- Marque a sentença incorreta: (A) O método mais eficaz de se prevenir a gravidez é a abstinência
sexual. (B) A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada corriqueiramente
já que, dentre vários fatores, sua alta dosagem hormonal aumenta o risco de
efeitos colaterais. (C) A camisinha feminina é tão eficaz quanto a masculina. (D) O DIU não é indicado para mulheres jovens, já que nem sempre a
cirurgia pode ser desfeita. (E) Após ser retirado da vagina, o diafragma deve ser lavado com água
fria e sabão neutro e, depois de seco, deve ser guardado em sua caixinha. 3-
Os métodos contraceptivos garantem a proteção contra uma gravidez indesejada.
Apesar de prevenir a gravidez, eles, normalmente, não garantem proteção
contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Marque a alternativa que
indica corretamente o nome de um método que garante proteção contra IST. a) DIU b) Pílula do dia seguinte c) Diafragma d) Camisinha e) Coito interrompido 4- As
pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que
impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes
nas pílulas anticoncepcionais combinadas são: a) Testosterona e progesterona b) Testosterona e adrenalina c) Adrenalina e noradrenalina d) Progesterona e estrogênio e) Estrogênio e adrenalina 5- As
Infecções sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diferentes
agentes, tais como fungos, vírus, bactérias e protozoários. Entre as doenças
abaixo, marque a única causada por um protozoário. a)
Aids b)
Tricomoníase c)
Hepatite d)
Candidíase e)
Gonorreia 6-O
HPV provoca uma doença que ocasiona uma verruga genital, além de ter relação
direta com o câncer do colo do útero. Analise as alternativas a seguir e
marque o nome da IST provocada pelo HPV. a)
Herpes genital. b)
Gonorreia c)
Sífilis d)
Condiloma acuminado e) Cancro mole 7- A Aids é uma doença que se caracteriza pelo
enfraquecimento do sistema imunológico, o que desencadeia o surgimento de
doenças oportunistas. Sobre a Aids, marque a alternativa correta: a)
A Aids é causada por um vírus chamado de HPV b)
A Aids é transmitida exclusivamente por via sexual c)
A Aids, se tratada precocemente, apresenta 100% de chances de cura d)
O exame para detectar o vírus da Aids é feito por meio da coleta de sangue e
não é disponível gratuitamente e)
O uso de medicamentos antirretrovirais ajuda a aumentar a sobrevida dos
soropositivos. 8- A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo de doenças. Quanto às formas de transmissão do vírus HIV, assinale a alternativa incorreta. b) compartilhamento de seringas contaminadas c) transmissão de mãe para filho durante a
gravidez d) compartilhamento de roupas e utensílios |
TECNOLOGIA
8º ano E, F, G - Professora Roberta
Preencher o formulário:
8º ano A - Professor José Luiz
Pesquisar: Título: " Como se deu a descoberta do microondas caseiro"
Enviar para jose6luiz11@gmail.com
MATEMÁTICA
8º ano B - Professora Marcela
Responder a atividade do Formulário abaixo:
https://forms.gle/rnL46nc99CCzjUjS8
8º ano E, F, G - Professor Nilton
Entregar por e-mail: nilton@prof.educacao.sp.gov.br
VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO
ALGÉBRICA
1) Assista a aula do plantão de dúvidas do dia 02/10/20 sobre o assunto,
no link:
https://drive.google.com/file/d/1932zXgDW-K2RL0kqVpQ8v8sQ7HK4iI3z/view
2)
Calcule o valor numérico das expressões:
a)x
– y (para x = 5 e y = - 4)
b)
3x + a (para x = 2 e a = 6)
c)
2x + m (para x = -1 e m = - 3)
d) m
– 2ª (para m = 3 e a = - 5)
e) x
+ y (para x = ½ e y = -1/5) (R: 3/10)
f) a
– b ( para a = 3 e b = -1/2)
g) a³
- 5ª (para a = - 2)
h)
x² - 2y ( para x = - 3 e y = 5)
i)
3a² - b² (para a = - 2 e b = - 7)
j)
5a² + 3ab (para a = - 3 e b = 4)
Pronto. Agora é só enviar para correção. Abs!
8º ano A - Professor José Luiz
Atividade -
1 Semanal de Tecnologia de 28/10 a
16/10/20
(Recuperação e
aprofundamento) - Turmas 8 BCD - Tarde
Profa. Roseli
Faria E-mail : rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: A
Publicidade e o Consumismo
O lixo eletrônico no mundo
A quantidade de dispositivos eletrônicos ao nosso redor
só aumenta. Consumimos cada vez mais,
pelas mais variadas motivações, como você deve ter ouvido de seu amigo ou
familiar na entrevista. Pode ser porque
queremos ter o último modelo de um aparelho (mesmo sem precisar), porque não conseguimos consertar o
antigo, buscamos uma nova funcionalidade,
enfim, temos sempre uma explicação. Mas é preciso estar alerta, porque a
fabricação dos dispositivos tecnológicos
causa impacto enorme no ambiente. Resultado: o que fazer com todo o lixo eletrônico gerado no mundo? Fonte: SPFE,2020
Pixabay
Atividade 1 – A publicidade e o consumismo
Você deve estar se perguntando onde isso tudo vai parar... O descarte
de celulares não é o único vilão na questão de lixo eletrônico, mas como eles
se tornaram um objeto de desejo cada vez mais acessível, os brasileiros trocam
de aparelho a cada ano, em média. E, assim como em outros países do mundo,
trocam sem necessariamente precisar. Você não acha que é muito pouco tempo para
usar um produto eletrônico?
Vamos fazer um teste? Analise anúncios de grandes lojas e de
operadoras de telefonia, e depois responda as perguntas a seguir.
1) Quem define que está na hora de trocar o celular?
2) Analisando os anúncios publicitários, qual o tipo de “pressão” são
veiculadas?
3) Na sua opinião, qual é o objetivo desse tipo de propaganda?
4) Será que precisamos mesmo trocar de celular em tão pouco tempo,
quando eles ainda estão em bom estado? Justifique.
5) Por que os celulares e outros produtos eletrônicos não duram muito?
Atividade-2
Semanal de Tecnologia de 28/10 a 16/10/20.
(Recuperação e aprofundamento) - turmas 8 BCD - Tarde.
Profa. Roseli
Faria E-mail: rosfaria@prof.educacao.sp.gov.br
Tema: Mão na Massa ( Cultura Maker).
Criar um Robô,
com materiais recicláveis), com movimento , efeitos, luzes ou não.
(Não precisa
comprar material, utilize os materiais recicláveis que você tem em casa )
Click no link da
aula do centro de mídias da Profa. Débora Garófalo.
Cultura Maker.
https://www.youtube.com/watch?v=VdUzGgS90cQ&t=1810s
Pixabay
Bom Trabalho!
Profa. Roseli Faria







Nenhum comentário:
Postar um comentário